PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 5º - Joaquim Martins Borralho

(atualizado em 06-julho-2014)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Joaquim Martins Borralho, natural da freguesia de Aiuruoca onde aos 20-02-1786, casou com Maria Francisca da Silva, batizada na Guapiara aos 24-08-1767.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 20 fevereiro 1786 Joaquim Martins Borralho e Francisca da Silva.

Ele f.l. de Jose Martins Borralho e Theodora Barbosa de Lima.

Ela f.l. de Pedro da Silva e Francisca Veira.

Ambos naturais desta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 24 agosto 1767 Guapiara, Maria, f.l. de Pedro da Sylva, n. do --- da freguesia de Sto. Agostinho de Abielle, bispado de Oloron, filho leg. de Bartholomeu da Silva e e Joanna de Jtioesa (?), da mesma freguesia; e Fran.ca Vieyra, f.l. de Manoel Gonçalves de Carvalho natural da freg. de S. Miguel da Marinha, arc. de Braga e s/m Joanna Vieira, natural da freg. de N. Sra. da Piedade, bispado de S. Paulo; nasceu aos 15 do mesmo, padr.: Manoel Gomes Guima.es e Luzia Vieyra, ambos solteiros.

 

Maria era filha de Pedro da Silva, natural da França-Europa, e Francisca Vieira, esta falecida em Aiuruoca aos 19-10-1816 com testamento registrado no Livro de Óbitos (natural de Pindamonhangaba-SP), neta paterna de Bartolomeu da Silva (ou Izayre) e Joana, naturais da França; neta materna de Manoel Gonçalves de Carvalho, natural da Freguesia de S. Miguel da Marinha Arcebispado de Braga e de Joanna Vieira Pedroso natural de Lorena (família “Joana Vieira Pedrosa”).

 

Joaquim Martins Borralho faleceu aos 23-05-1827, com testamento feito em sua Fazenda Pedra Branca (testamento e inventário neste site), deixando a viúva e os filhos:

 

1- Margarida, batizada aos 21-07-1788, sendo seus padrinhos Salvador Vieira da Silva e sua irmã Margarida da Silva, seus tios maternos. Não consta no testamento paterno.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- 1767 a 1790 desordenado) fls. 218, aos 21 julho 1788 matriz, Margarida, f.l. de Joaquim Martins Borralho e Maria Francisca da Silva; padr.: Salvador Vieira da Silva e sua irmã Margarida da Silva.

2- Joaquim Antonio Martins, batizado em 29-04-1797. 2º testamenteiro paterno

Santana do Sapucai, MG bat aos 29/Abr/1797, Matriz, Joaquim, f. de Joaquim Martins Borralho e de Maria Francisca. Padrinhos: João Martins Borralho, solteiro, e sua irmã Teresa Joaquina Maciel, solteira, pela qual a tirou da pia com procuração o Padre José de Melo. Os padrinhos são de Cabo Verde (pesq. Silvia Buttros).

3- José Venâncio Martins, 3º testamenteiro paterno. Casado com Ana Leopoldina de Ávila

4- Ana Esméria da Silva, casada com Anacleto de Souza Vieira

5- Mariana Felicia da Silva batizada em Lavras aos 20-12-1798. Casada com João José da Silva

Lavras, MG Igreja Santana aos 20-12-1798 na capela do Espirito Santo bat a Mariana, f.l. de Joaquim Martins Borralho e Maria Francisca da Silva; foram padrinhos Alf. Matheos Luiz Garcia e Mariana Ignacia(?) do Espirito Santo filha do mesmo alferes, todos desta freguesia (indicação Decio Medeiros).

6- Francisca de Paula Vieira, casada duas vezes. Em 1827 estava casada em segundas nupcias com Joaquim Antonio de Siqueira

Teve das primeiras nupcias o filho:

6-1 Manoel (Ferreira Martins), legatário do avô materno

 

Teve, também, os filhos abaixo, sem ser determinado de que nupcias:

6-2 Francisca Romana, casada com Cirino José da Silva

6-3 Antonio Crisóstomo

6-4 Joaquim

6-5 Julia

6-6 Maria