PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 3º - Maria Madalena da Conceição

(atualizado em 30-maio-2014)

 

Bartyra Sette

 

 

Maria Madalena da Conceição, batizada aos 03-06-1748 em Aiuruoca onde aos 25-11-1772 casou-se com Miguel Caetano de Carvalho Magalhães, natural da vila de S. João da Pesqueira, Bispado do Lamego, filho do Capitão Manoel Carvalho de Sá e de Luisa Theresa de Magalhães Serqueira.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 03 junho 1748 Maria, f.l. de Jose Martins Borralho e s/m Theodora Barbosa de Lima, np de Manoel Antonio e s/m Izabel Martins Borralho naturais da freguesia de Sam Vicente de Alfins, bispado do Porto; nmaterno do Sargento mor Francisco Barbosa Lima natural da cidade de S. Paulo e sua mulher Maria de Andrade natural da vila de Jacarey, bispado de S. Paulo. Nasceu aos 25 de maio da era supra.

Padrinhos: Antonio Barboza de Lima solteiro, e Francisca Leyte de Moraes, mulher do Sargento mor Francisco Barbosa de Lima, ambos desta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 25 novembro 1772 - Miguel Caetano de Carvalho Magalhães, f.l. do Cap. Manoel de Carvalho de Sá e de D. Luisa Theresa de Magalhães Serqueira, n. e b. vila de S. João da Pesqueira, bispado de Lamego; Com Maria Magdalena da Conceição, f.l. de Jose Martins Borralho e de Theodora Barbosa de Lima, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca.

 

Em solteiro, Alferes Miguel teve dois filhos naturais com Tecla Caetana do Sacramento, filha de Luiz Pestana de Brito, do Rio de Janeiro e Ana Maria da Boa Morte, de Pitangui:

1n- José, batizado em S. João del Rei em 27-12-1764.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 27-12-1764 Jose n. 10-12-1764, filho natural de Miguel Caetano de Carlho e Tecla Maria Caetana do Sacramento, solteiros, np Cap. Manoel Carvalho de Sá e D. Luiza Teresa de Magalhães, da comarca de Pinhel-Lamego, nm Luiz Pestana de Brito, do Rio de Janeiro e Ana Maria da Boa Morte, da vila de Pitangui; padr.: Jose Alves de Magalhães.

2n- Florinda, em 05-02-1767

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 05-02-1767 Florinda, filha natural de Miguel Caetano de Carvalho e Tecla Maria Caetana do Sacramento, solteiros, padr.: Dr. Manoel Jose Dias e D. Inacia Joaquina Francisca de Mello

 

Maria Madalena e Miguel tiveram os filhos, q.d.:

 

1- Luiza Teresa de Magalhães e Serqueira, batizada em S. João del Rei aos 05-09-1773. Em Aiuruoca aos 18-05-1791 casou com o Tenente Cristovão da Cunha de Carvalho, filho do Coronel Antonio da Cunha Magalhães e Bernarda Dutra da Silveira. Geração na família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 5º.

(pesquisa de Silvia Buttros) Matriz do Pilar de São João del Rei. Aos 05/09/1773 Luísa, filha do Alferes Miguel Caetano de Carvalho Magalhães e de Maria Madalena da Conceição, sendo avós paternos Manoel Carvalho de Sá e Luísa Teresa de Magalhães, nat. da freg. de S.João Batista, avós maternos José Martins Borralho e Teodora Barbosa de Lima. Padrinhos: Doutor Antônio Tavares da Rocha e Dona Teodora Barbosa de Lima.

 

2- José Caetano de Carvalho, natural de São João del Rei, faleceu em 06-01-1828 com testamento ditado em Baependi em 14-07-1827. Solteiro, sem filhos, instituiu herdeira “a minha prima Francisca filha de meu tio Jose Martins Borralho e Dona Luciana de Magalhães”, deixou mais para a dita Francisca como legado “100.000 reis pela caridade que praticou seu pai o dito meu tio Jose Miz Borralho com minhas irmãs quando elas ficaram ao desamparo por falecimento de nosso pai.”

CEMEC - Campanha – Livro de Testamentos de Baependi CPA 034

Testador: José Caetano de Carvalho

Testamenteiro – Capitão Francisco de Paula Pereira e Souza

Data – 06/01/1828 data do falecimento

Local – Freguesia de Aiuruoca, Vila de Baependi.

Anotado por: Moacyr Villela.

Data da Transcrição: 2007

Registro do Testamento com que faleceu Jose Caetano de Carvalho do qual é testamenteiro, o Capitão Francisco de Paula Pereira e Souza

TESTAMENTO – trechos

Eu sou natural e batizado na Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João Del Rei, filho legitimo do Alferes Miguel Caetano de Carvalho e Dona Maria Madalena da Conceição ambos já falecidos. Sou solteiro e não tenho filhos nem outros herdeiros forçados.

Primeiro Testamenteiro – Capitão Francisco de Paula Pereira e Souza;

Segundo – Alferes Francisco Marcelino de Castro;

Terceiro – Alferes Jose Correa da Silva.

Instituo como minha herdeira universal a minha prima Francisca filha de meu tio Jose Martins Borralho e Dona Luciana de Magalhães todos moradores na Freguesia de Aiuruoca.

Deixo de legado a minha dita prima Francisca 100.000 reis pela caridade que praticou seu pai o dito meu tio Jose Miz Borralho com minhas irmãs quando elas ficaram ao desamparo por falecimento de nosso pai.

Deixo 10.000 reis a meu sobrinho Francisco Antonio de Carvalho filho de Ana Justina e do Alferes Joaquim Antonio de Carvalho.

Deixo a Miquelino Jose de Carvalho irmão do dito Francisco e também filho de Ana Justina e do Alferes Joaquim Antonio de Carvalho 10.000. Todos são moradores em Aiuruoca.

Escrito a rogo por Francisco de Paula Xavier em Baependi a 14 de julho de 1827

 

3- Josefa Joaquina de Magalhães aos 01-10-1798 casou com Domingos José de Souza, filho de Domingos de Souza Leme e de Florencia Fernandes do Prado

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. -  aos 01 out 1798 matriz, test.: Joseph Martins Borralho, Bento Teixeira Pinto. Domingos Joseph de Souza, f.l. de Domingos de Souza Leme e de Florencia Fernandes do Prado; c/ Josefa Joaquina de Magalhães, f.l. do alf. Miguel Caetano de Carvalho e d. Maria Madalena da Conceição. Ns. e bts. nesta freg. de Aiuruoca.

 

          Domingos já era falecido em 1831 e Josefa residia em Aiuruoca, com 52 anos declarados.

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 2º quarteirão, fogo 1 - Josefa Joaquina de Mag.es., br. 52 anos, viúva, fiadeira;

-Deonisia, br. 33 anos, sol

 

4- Joaquim Antonio de Carvalho, alferes, aos 30-03-1813 casou com Gervásia Gonçalves de Siqueira (citada como Alves no casamento e em alguns batismos de filhos), filha do Alferes Romão Gonçalves Gil e Gervasia Nunes de Siqueira.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 30 março 1813 matriz Baependi - alf. Joaquim Antonio de Carvalho, f.l. de Miguel Caetano de Carvalho, n. e b. freg. da vila de São João del Rei (não consta o nome da mãe). c/ d. Gervasia Alvares de Siqueira, f.l. do alf. Romão Gonçalves Gil e d. Gervasia Nunes de Siqueira, n. b. e moradora nesta freguesia

 

          Joaquim ditou seu testamento, em Baependi onde morava na Fazenda Três Pinheiros, em 25-11-1842. Declarou naturalidade, filiação, o único matrimônio, seis filhos legitimos e alguns expurios:

B7: Baependi -MG, Óbitos, Testamento (trechos)

Eu o Alferes Joaquim Antonio de Carvalho, f.l. Miguel Caetano de Carvalho e Maria Magdalena da Conceição, já falecidos, batizado na freguesia da cidade de SJDRei e morador na vila de Baependi.

Testamenteiros: 1º a minha mulher D. Gervasia Gonçalves de Siqueira; em 2º meu filho Custódio Gonçalves de Carvalho; em 3º meu filho Joaquim Paulino de Carvalho.

Sendo meu falecimento na fazenda dos Três Pinheiros onde moro, meu corpo envolto em hábito de S. Francisco e em caichão sera conduzido a matriz da vila de Aiuruoca onde  --- a sepultura por jazerem alios restos de meus pais.

Sou cc. a face da igreja com D. Gervasia Gonçalves de Siqueira e temos os seguintes filhos: Joaquim Paulino = Custodio Francisco = Custodia, casada com Gabriel Martins de Barros = Delphina, com Joaquim Carlos Nogueira = Claudina, com Francisco Monteiro de Barros = e Maria, solteira. São estes os meus únicos e universais herdeiros quer de legitimas quer remanescentes da terça se houver; digo isso logo porque, dando me por filhos em tempo de solteiro, eram todos eles concebidos de mulheres impedidas para comigo por afinidade ilicita havida antes da conceição dos mesmos de pessoa a mim conjunta dentro do segundo grau contado canonicamente, a cujas -----as devo muito respeito; e por afinidade tambem, por minha parte, meu testamenteiro sustenha nesta declaração como verdadeira, que emvihe, evitando a toda difamação, o quanto for possivel.

(...) nomeio a minha mulher tutora de nossos filhos menores se os houverem no tempo de meu óbito, digo, por se os houverem porque a innocencia da idade de dezouto a dezenove anos dei-lhe nesta data título de emancipação, na entrega o titulo querendo se julge necessário antes do meu falecimento e a maior por --- , se for Deus servido dar estado ainda em minha vida, estando os mais emancipados pela idade e casamento.

Declaro que, Francisco Antonio, um dos presumidos meus filhos expurios, alem de contas que deve-me, é me devedor de cento e cincoenta mil réis, que despendi em seu livramento da morte que fez em Joaquim de tal. E assim mais outros cento e cincoenta mil reis que recebeu de jornais de meu escravo Mathias em São Domingos, de que passara crédito que se acha em meu poder.

Dara meu testamenteiro a meu filho Innocencio duzentos mil réis no prazo de dois anos.

Declaro e ratifico a doação que fiz a meu neto e afilhado, filho de minha filha Delfina, de uma creolinha de nome Maria.

Por mim ditado e assinado. Três Pinheiros, 25-11-1842 Joaquim Antonio de Carvalho.

 

          Segundo declarou em seu testamento, Alferes Joaquim teve com Gervásia seis filhos legitimos, “..meus únicos e universais herdeiros..”

4-1 Joaquim, batizado aos 01-07-1814, padrinhos os avós maternos.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 01 julho 1814 matriz, JOAQUIM, f.l. do alf. Joaquim Antonio de Carvalho e Gervasia Alvares de Siqueira, padr.: alf. Romão Gonçalves Gil e d. Gervasia Nunes de Siqueira, avós maternos.

          Joaquim Paulino de Carvalho, 3º testamenteiro paterno. Provavelmente o casado com Maria Bernardina dos Reis e pais de, q.d.:

4-1-1 Antonio Paulino de Carvalho, dispensado do impedimento de consanguinidade em 3º grau atingente ao 2º ou em 4º de linha lateral, casou com Ana Tolentina de Andrade, filha de Lucio Marciliano de Araujo e Candida Clara de Andrade - família “João Ferreira Felgas” § 1º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 05 abril 1880 em casa de d. Candida Clara de Andrade; disp. imp. cons. 3º grau atingente ao 2º ou em 4º de linha lateral. Antonio Paulino de Carvalho, f.l. de Joaquim Paulino de Carvalho e Maria Bernard.ª dos Reis, n. e morador em Baependi; c/ d. Anna Tholentina de Andrade, f.l. de Lucio Marcilianno de Araujo e d. Candida Clara de Andrade, n. b. e moradora nesta freguesia.

 

4-1-2 Paulino José de Carvalho sod 15-06-1880 casou com Maria Tolentina de Andrade, filha de Antonio Tolentino de Andrade e Ana Rita Emilia de Andrade - família “João Ferreira Felgas” § 1º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas., aos 15 jun 1880 matris - Paulino Jose de Carvalho, f.l. de Joaquim Paulino de Carvalho e d. Maria Bernardina dos Reis, n. e b. e morador na freg. de Baependi; c/ Maria Tolentina de Andrade, f.l. de Antonio Tolentino de Andrade e d. Anna Rita, n. e b. e moradora nesta cidade

 

4-1-3 Maria Ermelinda de Carvalho aos 16-10-1862 casou com José Carlos Nogueira de Sá.

B7: Diocese de Campanha, paroquia de Baependi, aos 16 outubro 1862 Jose Carlos Nogueira de Sá e Maria Ermelinda de Carvalho, f. de Joaquim Paulino de Carvalho e D. Maria Bernardina, desta freg. Test.: Pedro Gomes Nogueira Cobra e D. Maria Clementina Nogueira.

 

SL. 6º, 383, 9-3 José Carlos Nogueira de Sá casado com Maria f.ª de Joaquim Paulino de Carvalho. Teve f.º único: 10-1 Djalma

 

4-1-4 Josefina aos 23-03-1870, dispensados do impedimentode consanguinidade em 2º grau transversal igual, casou com Antonio Bernardino dos Reis, filho de José Bernardino dos Reis e Bernardina Carolina da Conceição.

B7: Diocese de Campanha, paroquia de Baependi - cas. - matriz - Aos 12 novembro 1873 na capela Boa Vista - Antonio Bernardino dos Reis, f. de Jose Bernardino dos Reis e D. Bernardina Carolina da Conceição, falecida, n. e b. na freg. de Aiuruoca, atualmente morador nesta.

Josefina f.l. de Joaquim Paulino de Carvalho, falecido e Maria Bernardina dos Reis, n. e b. nesta.

Dispensados do imp. De cons. 2º grau transversal igual.

Test.: Francisco Pereira de Andrade e Joze Paulino de Carvalho.

 

4-2 Custódio Francisco Gonçalves de Carvalho, 2º testamenteiro paterno.

4-3 Custódia, batizada em 16-10-1816.

B7: Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 16 out 1816 matriz, Custodia, f.l. do alf. Joaquim Antonio de Carvalho e de Gervasia Alvares de Siqueira, padr.: cap. Custodio Jose Vieira e d. Marianna Antonia de Jesus cc. cap. Jose de Sousa Meirelles. Os pais da freguesia de Baependi  e os padrinhos desta.

          Em 1842 Custódia estava casada com Gabriel Martins de Barros e pais de pelo menos um filho afilhado e legatário do avô materno.

4-4 Delfina, batizada aos 22-10-1820. Em 1842 estava casada com Joaquim Carlos Nogueira.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 22 out 1820 matriz, DELFINA, f.l. do alf. Joaquim Antonio de Carvalho e de -------Gonsalves de Siqueira fregueses da vila de Baependi.------ fui eu o ----- e d. Maria Claudina Villela cc, o cap. Jose Esau dos Santos.

4-5 Claudina em 1842 estava casada com Francisco Monteiro de Barros.

4-6 Maria  com 18 para 19 anos em 1842, recebeu do pai título de emancipação.

 

Joaquim Antonio de Carvalho teve em solteiro outros filhos com mais de uma mulher “concebidos de mulheres impedidas para comigo por afinidade ilicita havida antes da conceição dos mesmos de pessoa a mim conjunta dentro do segundo grau contado canonicamente...”

Descobrimos:

4-7 Francisco Antonio de Carvalho, filho de Ana Justina, legatário do tio José Caetano. Devedor paterno, e por isto citado no testamento do pai.

4-8 Miquelino José de Carvalho, também filho de Ana Justina e legatário do tio José Caetano

4-9 Graciano Antonio de Carvalho, filho natural de Ana Justina e do Alf. Joaquim Antonio de Carvalho. Legatario, juntamente com seu irmão Miquelino José de Carvalho, de José Caetano de Carvalho:

testamento de José Caetano de Carvalho 21-12-1827: Deixo 10.000 réis de esmola a meus sobrinhos Garcianno Antonio de Carvalho, f. de Ana Justina e do Alf. Joaquim Antonio de Carvalho; deixo a Miquelino Jose de Carvalho, irmão do dito acima 10.000, tambem filho de Ana Justina e o Alf. Joaquim de Carvalho, faço por conhecer que são meus sobrinhos, não só porque seu pai me tem dito, mas porque os ajudei a criar, são moradores na freguesia de Aiuruoca.

         Graciano Antonio casou duas vezes. Aos 08-06-1830 casou primeira vez com Quintiliana Maria do Carmo, filha de João Francisco Lima, e Anna Maria do Carmo - família “Inacia de Jesus Mattos”.

Andrelandia, MG matr. lv. 1 Igreja N. Sra do Porto fls. 1, Pelas duas horas da tarde do dia oito de Junho de mil oito centos e trinta nesta Capella do Turvo da Aiuruoca em virtude da competente licença a vista das testemunhas abaixo assignadas, e outras assisti ao Matrimonio de Graciano Antonio de Carvalho, filho natural de Anna Justina, e Quintiliana Maria do Carmo, filha de João Francisco Lima, e Anna Maria do Carmo, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fis este assento.

P.e Ant.o Ferreira Arantes

João Chrisostomo Ribr.o

Felisberto Per.a Dutra.

Segunda vez, dispensados do impedimento de consanguinidade duvidoso em 2º grau de linha colateral igual, casou com Jacinta Leopoldina de Andrade, filha de Candido José de Jesus e Ana Cristina de Andrade, familia “João Ferreira Felgas” § 1º.

Graciano e Quintiliana tiveram, pelo menos:

4-9-1 Maria Candida com 18 anos em 04-05-1846 casou com José Francisco da Silva, natural da Ilha Grande-RJ com 24 anos, filho de Francisco da Silva e Helena Maria.

Andrelandia, MG cas. - aos 04-05-1846 em casa de Antonino Pereira Gustavo. Jose Francisco da Silva e Maria Candida. Ele branco 24 anos, f.l. Francisco da Silva e Helena Maria, natural da Ilha Grande e Bispado do Rio de Janeiro. Ela branca de idade 18 anos, f.l. Graciano Antonio de Carvalho e Quintiliana Maria, natural desta freguesia. Test.: Elias de Souza Maciel e Antonio Pereira Gustavo.

 

4-10 Inocêncio, não mencionado como filho legítimo no testamento, recebeu legado do pai, sem mencionar a mãe: “Dara meu testamenteiro a meu filho Innocencio duzentos mil réis no prazo de dois anos.”