PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 5º - Maria do Rosário Lima ou Achioly e Albuquerque

 

 

Bartyra Sette

 

 

Maria do Rosário Lima ou Achioly e Albuquerque, habitualmente referida como Dona Maria do Rosário.

Na Capela de Santa Ana da Guapiara aos 05-06-1782, casou-se com o Guarda mor Antonio Bueno Freire, natural de São João del Rei, filho de José Teixeira (ou Freire) de Figueiredo, natural de Conceição dos Guarulhos e Escolástica Bueno Franco natural da cidade de São Paulo, neto paterno de Lourenço Correa de Moraes e Maria Freire de Godoy naturais da vila de Mogi, neto materno de Balthazar da Veiga Bueno e Ana Maria da Silveira, naturais da cidade de São Paulo.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - (a margem: Ant.º Bueno e D. M.ª do Rosario) - Aos 05-06-1782 na Capela de Santa Ana da Guapiara, filial desta matriz, pelo meio dia, sem se descobrir impedimento algum se receberam por palavras de presente (...) na minha presença e das testemunhas o Padre João Rodrigues Coelho e José Arnout, Antonio Bueno Freyre, f.l. do Alferes Jose Teixeira(sic) de Figueiredo e Escholastica Bueno da Silveyra, viuvo que ficou por falecimento de Maria Joaquina; = com D. Maria do Rosario Achioly e Albuquerque, f.l. do Capitão Cosme do Rego Barros e D. Maria Barbosa de Lima, natural desta freguesia de Ayuroca (...). Vig. João de Rezende Costa. (pesq. Bartyra Sette)

 

Antonio era viúvo de Maria Joaquina Franco, casados aos 08-08-1771 em Conceição dos Guarulhos-SP, filha de Miguel Franco do Prado, de Atibaia e Eleonor de Camargo, natural de Guarulhos, neta paterna Lourenço Franco do Prado e de sua mulher “incógnita”, naturais de Atibaia (SL. 7º, 286, 5-2 e SL. 2º, 293: 6-2)

(pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho) IGREJA  MATRIZ DE  NOSSA  SENHORA  DA  CONCEIÇÃO DOS  GUARULHOS-LIVRO  DE  CASAMENTOS nº 3  - Fl. 3 v. - Antonio Bueno Freyre com Maria Joachina Franco

Aos oito dias do mez de agosto de mil sette centos e settenta e um annos nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora da Concepçam dos Guarulhos : pelas onze horas da manhã, feitas as denunciaçoins na forma do Sagrado Concilio Tridentino e constituição do bispado, com provisão do muito benvindo Dom Vigário capitular Matheus Lourenço de Carvalho, passada aos onze dias do dicto mez, e sem impedimento algum, em presença minha coadjutor desta freguezia e das testemunhas abaixo assignadas, Zacarias de Godoy Moraes Sobrinho, filho de Lourenço Correa de Moraes e Francisco da Cunha Lobo Sobrinho, filho de Francisco da Cunha Lobo, freguezes desta freguezia, se casarão in facie Ecclésia por marido e mulher do presente, Antonio Bueno Freyre, freguez da villa de Mogi, digo Jacany, natural da Villa de Sam Joam de El Rey, bispado de Mariana, filho legitimo de Josepe Freyre de Figueiredo, natural desta freguezia e de sua mulher Escolástica Bueno da Silogna, natural da cidade de Sam Paulo, nepto pela parte paterna de Lourenço Correa de Moraes e de sua mulher Maria Freyre de Godoy, naturaes da Villa de Mogy e pela parte materna nepto de Balthazar Veigas Bueno e de sua mulher Anna Maria Silogna, naturaes da cidade de Sam Paulo, com Maria Joachina Franco natural e fregueza desta freguezia, filha legitima de Miguel Franco do Prado da Villa de Sam João de Atybaia e de sua mulher Eleonor de Camargo, natural desta freguezia, e pela parte paterna nepta de Lourenço Franco do Prado e de sua mulher incógnito, naturaes da Villa de São João de Atybaia ; logo lhes dei as bençans nupciais na forma do Ritual Romano ; do que fiz este aponto, que assignei com as sobreditas testemunhas.

         Coadjutor Josepe Gabriel da Cunha

Zacarias de Godoy Moraes

Francisco da Cunha Lobo

Guarulhos, 24 de Junho de 2003     Pe. Jair Oliveira Costa - Chanceler

 

Maria do Rosário e Antonio tiveram, q.d.:

1- Leonarda, batizada na Guapiara aos 21-01-1789

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 21 jan 1789 Gupiara, Leonarda, f.l. do Guarda mor Antonio Boeno Freire e D. Maria do Rosario; padr.: Cosme do Rego Barros e D. Maria Barbosa; todos desta freguesia.

2- Ana Beralda de Lima, batizada na mesma capela aos 04-08-1790.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 04 agosto 1790 Gupiara, Anna, f.l. do Guarda mor Antonio Boeno Freire e D. Maria do Rosario; padr.: Manoel Teixeira Martins solteiro e, D. Maria Antonia do Sacramento mulher do Alf. Joseph Joaquim de Bayrros. Todos desta freguesia.

 

          Casou com o Alferes Antonio Romão Soares Louzada, filho do Capitão José Soares Louzada batizado na capela da Alagoa em Aiuruoca aos 18-07-1745 e Maria da Cunha do Espirito Santo natural de Resende-RJ onde casaram aos 03-02-1778, neto paterno de Nicolau Soares Louzada e Joana Maria de Jesus. (SL. 7º, 395, 2-1 e SL. 3º, 56, 4-1), neto materno de Manoel da Cunha Gago e Catharina do Prado

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 18 julho 1745 Alagoa, Joze, f. Nicolau Soares Lousada e s/m Joanna Maria, padr.: Lourenço de Freytas solteiro, e Josefa Rodrigues mulher de Joze Dinis, todos desta freguesia.

 

03-02-1778 na freg. de N.S. da Conc. do Campo Alegre pelo Padre José Lopes de Oliveira, coadjutor. José Soares Louzada, n/b em Aiuruoca, Minas, f.l. de Nicolao Soares Louzada, já defunto e Joanna Maria de Jesus; = cc. Maria da Cunha, n/b nesta freguesia, f.l. de Manoel da Cunha Gago e Da. Catharina do Prado. Test.: Antonio Teixeira Fonseca e Manoel Alves Vidal (Acervo Itamar Bopp ficha 0184)

          Alferes Antonio Romão faleceu em Barra Mansa-RJ aos 15-08-1855, com 65 anos, casado segunda vez com Felisbina Cândida do Nascimento, filha de João Rodrigues de Faria falecido em 1842 e Maria José Ribeira, com geração.

15-08-1855 sepultado em Barra Mansa, faleceu aos 65 anos Alferes Antonio Romão Soares, f.l. Jose Soares Louzada e Maria Dias da Cunha. Casou-se em 2as. nupcias com Felismina Candida do Nascimento, f.l. João Rodrigues de Faria, falecido em 1842 e Da. Maria Jose Ribeiro. Do casal nasceu: Honoria 01-01-1842 (Acervo Itamar Bopp ficha 1571)

O Alferes e Ana foram pais de, pelo menos:

2-1 Manoel, batizado em Serranos aos 20-05-1805.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-, aos 20 maio 1805 Serranos, Manoel, f.l. do Alf. Antonio Romão Soares Louzada e Anna Berarda de Lima; npaterno do Cap. Joseph Soares Louzada n. desta freguesia e D. Maria da Cunha do Espirito Santo n. da vila de Resende, bispado de SP; nmaterno de Antonio Boeno n. da vila de S. João del Rei e D. Maria do Rosario Lima, n. desta freguesia. Padr.: Antonio Boeno Freire, por pp. que apresentou o Alf. Pedro de Soisa Magalhães morador na vila de Resende, e s/m D. Maria do Rosario Lima, avós maternos do batizado.

          Manoel Vitor Freire casou com Maria Cândida de Jesus, filha de José Rezende de Carvalho e Cândida Teresa de Jesus.

26-11-1832 Manoel Victor Freire, com 25 anos, sabendo ler e escrever, chegado a esta vila com menos de um ano, n/b na Capela dos Serranos Prov. de Minas, f.l. Antonio Romão Soares e Ana Beralda de Lima, para se casar mandou buscar sua certidão de banhos e batismo onde nasceu. (Acervo Itamar Bopp, ficha 1571)

Entre os filhos do casal:

2-1-1 Joaquim, batizado em Quatis-RJ aos 30-08-1858.

L. 2 - Batizados - fl. 14 v. -  Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa, 30.08.1858 - Joaquim - n. 22.08.1858 - fl. de Manoel Victor Freire e Maria Cândida de Jesús - np. de Antonio Romão Soares e Anna Beralda de Lima - nm. de José Rezende e Cândida Thereza de Jesús - fp. Modesto Antonio de Araújo e s/filha  Maria Francisca de Araújo. (pesquisa Plinio Usulino Marcondes de Carvalho):

2-1-2 Maximiano Vitor Freire casou duas vezes. Primeira vez com Claudina Pereira Rangel e aos 20-04-1872 com Francisca Teresa do Nascimento, filha de José Correa Coimbra e Teresa Maria de Jesus.

20-04-1872 na matriz de S.V.Ferrer perante o Padre João Higino de Camargo Lessa, Maximiano Victor Freire, f.l. Manoel Victor Freire e Maria Candida de Jesus, viuvo de Claudina Pereira Rangel; = cc. Francisca Teresa do Nascimento, n/b nesta freg., f.l. Jose Correia Coimbra e Teresa Maria de Jesus (Acervo Itamar Bopp, ficha 3004)

2-1-3 Maria Olimpia do Rosario aos 20-03-1871 casou com Bernardo José da Silva, filho de Bibiano José da Silva e Joana Maria de Jesus. Com geração.

20-03-1871 na matriz de S.V.Ferrer perante o Padre João Higino de Camargo Lessa, Bernardo Jose da Silva, f.l. Bibiano Jose da Silva e Joana Maria de Jesus; = cc. Da. Maria Olimpia do Rosario, f.l. Manoel Victor Freire e Maria Candida de Jesus, ambos os contraentes nasc. na freg. de N.S. do Rosario (Acervo Itamar Bopp, ficha 2990)

2-1-4 Domiciano P. de Carvalho aos 18-05-1865 casou com Margarida Maria de Jesus, filha de José Correa Coimbra e Teresa Maria de Jesus, já citados.

18-05-1865 na matriz de S. V. Ferrer p. Padre João Hygino de Camargo Lessa, Domiciano Pifano (ou Pereira ?) de Carvalho, n/b N.S.R. dos Quatis, f.l. Manoel Victor Freires e Maria Candida de Jesus; = cc. Margarida Maria de Jesus, n/b na freg. de S. Joaquim, f.l. Jose Correia Coimbra e Teresa Maria de Jesus (Acervo Itamar Bopp, ficha 2924)

2-1-5 Vitalina Cândida de Lima aos 18-05-1865 casou com José Pedro do Nascimento, irmão de Margarida e Francisca supra citadas.

18-05-1865 na matriz de S. V. Ferrer p. Vig. João Higino de Camargo Lessa, Jose Pedro do Nascimento, f.l. Jose Correia Coimbra e Teresa Maria de Jesus; = cc. Vitalina Candida de Lima, f.l. Manoel Victor Freires e Maria Candida de Jesus. Ambos n/b em N. S. do Rosario dos Quatis da Barra Mansa (Acervo Itamar Bopp, ficha 2924)

2-2 Flora, batizada em Resende - RJ aos 17-10-1813.

17-10-1813 Flora, n. 09-10, f.l. do Alferes Antonio Ramom Soares, n. desta vila e Ana Beralda de Lima, n. de Aiuruoca; np do Capitão Jose Soares Louzada, n. Aiuruoca e Maria Dias da Cunha, n. desta vila; nm de Antonio Bueno Freire e Maria Soares de Lima; padr.: Manoel Dias do Prado e Protetora N.Senhora. Batizado feito no Oratorio do Senhor Bom Jesus do Ribeirão da Pedra, na fazenda do Capitão João Soares Louzada, pelo Padre Joaquim Pereira Escobar. (Acervo Itamar Bopp, ficha 0851)

2-3 Antonio Joaquim de Barros, batizado em Resende-RJ aos 20-09-1816. Casou com Ana Jacinta de Vasconcellos, natural de Baependi-MG e filha de José Alves de Vasconcellos e Ana Silvéria Placedina de Souza.

20-09-1816 Antonio, f.l. do Alferes Antonio Romão e Ana Bernarda de Lima, n. Aiuruoca; np Capitão Jose Soares (Louzada) e Maria da Cunha. n. desta vila; nm Antonio Xavier e Maria do Rosario, n. das Minas; padr.: Francisco Correia da Costa e Ana Joaquina. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp, ficha 0941)

Pais de, q.d.:

2-3-1 Diniz, batizado aos 11-08-1844.

L. 1 - Batizados - fl. 172 - Igreja de São Sebastião de Barra Mansa / RJ, 11.08.1844 - na Capella filial a Matriz de Resende, da Fazenda de Sancta Anna - Diniz - fl. de Antonio Joaquim de Barros, da Freguezia de Barra Mansa e D. Anna Jacintha de Vasconcellos, de Baependy, Bispado de Marianna - np. do Alferes Antonio Romão Soares de Souza e D. Anna Berarda de Lima - nm. de José Alves de Vasconcellos e D. Anna Silvéria Placidina de Souza - fp. Francisco Antonio de Lima (pesq. Plinio Ursulino Marcondes de Carvalho).

2-4 Gustavo Adolpho Freire aos 25-10-1853, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Hygina Izolina Louzada de Andrade, filha do Alferes José Teotonio Soares Louzada e Clara Carolina de Andrade. Com geração.

L. 1 - 1853 / 1880 - Casamentos - fl. 2. - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa, 25.10.1853 - disp. do imp. De 2o. grau de consangüinidade na linha colateral igual, como se demonstrou na sentença proferida a 10.08 do corrente anno, pelo Ilmo. Provisor Cônego João Rodrigues de Araújo - test. José Carvalho Rezende e José Florêncio de Souza Costa Villas Boas - nub. Gustavo Adolpho Freire e Hygina Izolina Louzada de Andrade - ele, fl. do Alferes Antonio Romão Soares e D. Anna Bernarda de Lima - ela, fl. de  Alferes José Theotonio Soares Louzada e D. Clara Carolina de Andrade (pesq. Plinio Ursulino Marcondes de Carvalho).

 

2-5 Antonio Francisco Freire casou com Ana Maria da Conceição, filha de José Rezende de Carvalho e Cândida Tereza de Jesus, já citados.

Entre seus filhos:

2-5-1 Higina, batizada aos 15-08-1853.

Quatis-RJ, Lv 1, Fl. 2 - 21.09.1853 - Hygina - n. 15.08.1853 - fl. de Antonio Francisco Freire e D. Anna Maria da Conceição - np. de Antonio Romão Soares e D. Anna Beralda de Lima, já fallecida - nm. de José Rezende de Carvalho e D. Cândida Tereza de Jesús - fp. Tristão da Silva Ferreira Caldas e D. Hygina Soares (pesq. Plinio Ursulino Marcondes de Carvalho).

3- Bibiana Barbosa Lima, batizada na capela da Alagoa de Aiuruoca. Na matriz de Resende aos 02-04-1813 casou com Rafael Pinto de Souza, filho do Tenente Pedro de Souza Magalhães e Ana Esméria do Sacramento. Família “Antonio Soares Louzada” 7-3-8.

Pais de, q.d.:

3-1 Leonor de Souza Barros, na matriz de Resende Aos 07-08-1835, casou com Antonio Pinto Coelho de Barros, nascido na freguesia de Santa Maria do Viade Bispado do Porto, filho de Francisco Teixeira Pinto Coelho e Maria Joaquina Coelho.

07-07-1835 na Matriz de Rezende pelo Reverendo Manoel dos Anjos Barros, Antonio Pinto Coelho de Barros, n/b na freg. de N. S. do Viade Bispado do Porto, f.l. Francisco Teixeira Pinto Coelho e Maria Joaquina; = cc. Leonor de Souza Barros, n/b nesta matriz da vila de Resende, f.l. de Rafael Pinto de Souza e Bibiana Barbosa Lima. Test.: Domingos Gomes Jardim e Reverendo Francisco do Carmo Fróes (Acervo Itamar Bopp ficha 1642)

          Entre os filhos do casal:

3-1-1 Heduwiges de Souza Barros, batizada em 1836 na matriz. Aos 05-11-1853 casou com João Marinho Coelho de Barros que apresentou Provisão de Dispensa do Impedimento do 2º grau de consanguinidade e Certidão de Batismo da Igreja de Santa Maria do Viade de N. S. dos Prazeres da Goma, do Celurico de Bastos no dia 01-09-1828, filho de José Marinho da Silva Macedo da freg. de Sam Miguel de Carvalho e Claudia Genebres, natural de Viade da Sagrada Ordem, neto paterno de Domingos Marinho da Silva e Maria Luiza Coelho, natural de Covas da Freg. de São Miguel de Carvalho; neto materno de Francisco Teixeira Pinto e Maria Joaquina Coelha de Barros, da freg. de Viade. Com geração.

??-11-1836 pelo Vigario José Marques da Motta, Heduviges, f.l. Antonio Pinto Coelho de Barros e Leonor de Souza Barros, np Francisco Teixeira Pinto Coelho e Maria Joaquina, nm Rafael Pinto de Souza e Bibiana Barbosa de Lima; padr.: Claudio Manoel Correia e Ignacia Antonia Jardim (Acervo Itamar Bopp ficha 1667)

 

05-02-1853 em Resende pelo Vig. Ignacio Ferreira Franco, João Marinho Coelho de Barros (veja certidão de batismo), f.l. Jose Marinho de Souza Barros e Claudina Genebres Teixeira Pinto; = cc. Heduwiges de Souza Barros, n. Resende, f.l. Antonio Pinto Coelho de Barros e Leonor de Souza Barros. Test. : Comendador Fabiano Pereira Barreto e Dr. Antonio de Paula Ramos (Acervo Itamar Bopp fichas 2755 e 4039)

 

25-01-1853 perante o Padre Manoel da Fonseca Mello e as test.: Francisco Augusto do Nascimento, homem branco, casado, natural de Portugal, morador nesta cidade onde vive de seu negocio e de idade de 30 anos sabendo ler e escrever, justifica que João Marinho Coelho de Barros veio para Resende com a idade de 13 anos e daqui não foi para outro qualquer lugar; Bernardino Jose Monteiro Guimarães, branco, solteiro, natural de Portugal, morador nesta cidade de Resende, que vive do seu emprego de Procurador de Causas e com 35 anos de idade, sabendo ler e escrever, disse conhecer perfeitamente o contraente.Certidão de Batismo: JOÃO MARINHO COELHO DE BARROS, f.l. de Jose Marinho da Silva Macedo, natural da freguesia de S. Miguel de Carvalho e Dona Claudia Genebres, natural desta freguesia de Santa Maria do Viade da Sagrada Ordem NEJERUSLEMILANA e de presente ambos assistentes no lugar da Boucinha desta mesma freguesia, neto paterno de Domingos Marinho da Silva e Maria Luiza Coelho, naturais do lugar de Covas freguesia de S. Miguel de Carvalho, e materno de Francisco Teixeira Pinto e Maria Joaquina Coelho de Barros, naturais desta mesma freguesia. Nasceu no primeiro dia do mes de Setembro de 1828 e foi solenemente batizado com imposição dos santos óleos nesta igreja pelo reverendo Coadj. Padre Jose Pinto Vinagre aos 4 do dito mes e ano e foram padrinhos João Teixeira da Fonseca e Maria Joaquina Coelho de Barros. = Casou-se com sua parenta em 2° grau Da. HEDUWIGES DE SOUZA BARROS, moradora nesta cidade de Resende, no dia 25 de Janeiro de 1853. (Acervo Itamar Bopp ficha 2551)

3-1-2 Leonor Amélia de Souza Barros, aos 23-09-1878 na casa de residência de sua mãe viúva Leonor de Souza Barros, casou com João da Silva Pinheiros Guimarães, com 39 anos, filho de Manoel da Silva Guimarães e Ana Claudina de Azevedo Maia Silva. João era viúvo de Honória Soares da Rocha. Família “Antonio Soares Louzada” 6-1-3-5-2

23-12-1876 nas casas de residencia de Da. Leonor de Souza Barros pelas oito e meia da noite nesta cidade, p. Vigario João da Matta Tarlé, João da Silva Pinheiro Guimarães, com 39 anos, n. desta freguesia, viuvo em primeiras nupcias de Da. Honoria Soares da Rocha; =  Leonor de Souza Barros, 29 anos n/b nesta matriz, f.l. Antonio Pinto Coelho de Barros, falecido e Da. Leonor de Souza Barros. Test. : Dr. Joaquim Augusto Ribeiro da Luz e Jose Antonio da Silva e Jose Pedro Ribeiro (Acervo Itamar Bopp ficha 3666)

3-1-3 Rosa Ernestina de Souza Barros nasceu aos 08-08-1849 e foi batizada aos 30-09 do mesmo ano. Aos 08-04-1870 na matriz, casou com João Teixeira de Carvalho, nascido em N. S. da Guia de Mangaratiba em14-08-1841, filho do Capitão Jorge Teixeira de Carvalho e Maria Antonia Teixeira

30-09-1849 Rosa, n. 08-08-1849, f. Antonio Pinto Coelho de Barros e Leonor de Souza Barros, padr.: Capitão Jose Rodrigues Neves e s/m (Acervo Itamar Bopp ficha 2444)

 

08-04-1870 João Teixeira de Carvalho, bat. Mangaratiba 14-08-1841 e fal. em Resende aos 12-05-1897, f. do Cap. Jorge Teixeira de Azevedo e Da. Maria Antonia Teixeira; = cc. Rosa Ernestina de Barros Teixeira, n. Resende, falecida aos 27-06-1872 com 23 anos, f. de Antonio Pinto Coelho de Barros e Da. Leonor de Souza Barros. Pais de: Maria Antonia, falecida em 14-11-1872 com 5 meses e meio. (Acervo Itamar Bopp ficha 2262 e v)

         João casou segunda vez, aos 08-05-1875 na matriz, com Francisca Cornelia Brandão do Valle. Família “Paiva” Cap. 2º, § 3º 10-1-3.

08-05-1875 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarle, João Teixeira de Carvalho, n/b em N.S. da Guia de Mangaratiba, com 38 anos, f.l. Cap. Jorge Teixeira de Azevedo e Maria Antonia Teixeira, falecidos: = cc. Francisca Cornelia Brandão do Valle, n/b nesta freguesia, com 29 anos, f.l. Pedro de Alcantara Cordeiro do Valle e Bernarda Emilia do Prado Brandão e Cordeiro. Test.: Alfredo Thomaz Whately e Frederico da Cunha Bittencourt (Acervo Itamar Bopp ficha 3344)

3-2 Maria do Rosário Lima, batizada na matriz aos 29-11-1815. Aos 14-02-1833 casou com Joaquim do Rego Barros, n. desta, filho de Francisco do Rego Barros e Teresa Maria de Jesus.

29-11-1815 Maria, f.l. de Rafael Pinto de Souza, n. desta vila e Bebiana Maria, n. Aiuruoca; np Pedro de Souza Magalhães e Ana Esmeria do Sacramento; nm Antonio Bueno Freire e Maria do Rosario, naturais de Aiuruoca; padr.: Pedro de Souza Magalhães e Maria Carneira. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0927)

 

14-02-1833 em Resende pelo Vigario Mariano Joaquim de Ameida Luz, Joaquim do Rego Barros, n. desta freguesia, f.l. Francisco do Rego Barros e Teresa Maria de Jesus; = cc. Maria do Rosario Lima, n. desta freguesia, f.l. Rafael Pinto de Soiza e Bibiana Barbosa Lima (Acervo Itamar Bopp ficha 1544)

Entre seus filhos:

3-2-1 José, batizado aos 24-12-1834.

24-12-1834 Jose, f.l. Joaquim do Rego Barros e Maria do Rosario, n. Resende; np Francisco do Rego e Maria Teresa de Jesus; nm Raphael Pinto de Souza e Balbina Maria; padr.: Antonio Bueno Rangel e Maria Esmeria do Sacramento (Acervo Itamar Bopp ficha 1585)

3-3 Barbara Hypolita de Souza, aos 11-10-1843 em Resende-RJ, casou com João Crysostomo dos Santos Magano, filho de João dos Santos Mangano e de Rosa Alexandrina Mangano, Com geração.

11-10-1843 na Fazenda de Jose Joaquim Braga, João Crysostomo dos Santos, n. na freg. Engenho Velho, Rio de Janeiro, f.l. João Jose dos Santos Magano e Rosa Alexandrino Magalho; = cc. Barbara Hyppolita de Souza, n.  Resende, f.l. Raphael Pinto (Souza) e Claudina Hyppolita de Souza; test.: Antonio Pinto Coelho de Barros e Antonio Bueno Rangel (Acervo Itamar Bopp ficha 2117)

4- Antonio Bueno Freire, casado com Delfina Rosa do Sacramento, filha do Capitão Pedro de Souza Magalhães e Ana Esméria do Sacramento. Família “Antonio Soares Louzada” 7-3-4.

Pais de, pelo menos:

4-1 Francisco Bueno Freire, aos 28-10-1839 na matriz de Resende, casou com Prudenciana Hipólita, filha de Rafael Pinto e Claudina Hipóloita.

28-10-1839 na Matriz de Resende pelo Vigario Jose Marques da Motta. Francisco Bueno Freire, n/b nesta freguesia, f.l. Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa; = cc. Prudenciana Hypholitta, n/b nesta freg., f.l. de Rafael Pinto e Claudina Hipolitta. (Acervo Itamar Bopp ficha 1932)

4-2 Maria Delminda do Nascimento, nascida em Aiuruoca-MG, na matriz de Resende aos 18-01-1827 casou com Francisco Pereira da Cunha Pedrada, nascido por 1802 no Bispado do Porto, filho de Custódio da Cunha Pedrada e Maria Antonia da Rosa.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-aos 17 nov 1805 Serranos, Delmina, f.l. de Antonio Bueno Freire e Delphina Rosa do Sacramento; padr.: alf. Pedro de Soisa Magalhães e d. Margarida Nunes Rangel moradores na vila de Resende, por pp que apresentou o alf. Manoel Correa Rangel e d. Maria Antonia do Sacramento s/m, moradores nesta freguesia.

 

09-01-1827 - Maria Delminda do Sacramento, perante o Juizo Eclesiastico justifica sua menoridade nos seguintes termos: Diz Maria Delminda do Sacramento, f.l. de Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento, n/b na Capela do Bomsucesso filial da Matriz de Aiuruoca do Bispado de Mariana, que para se casar precisa justificar a sua menoridade com que veio de sua pátria para esta vila, e ser solteira, livre e desempedida, com idade completa de dezenove anos; apresenta as testemunhas: Bernardino Ferreira Salgado, h. branco, cc. natural de Braga e de presente morador nesta vila onde vive de seu negocio de molhados, 36 anos, sabe ler e escrever, e sabe que Maria Delminda chegou a esta vila com quatro meses, etc...; Francisco Antonio de Oliveira, br., cc., n. da vila de Lorena do Bispado de SP, vive do seu oficio de alfaiate, 50 anos; Torquato Jose de Oliveira Guimarães, morador nesta vila, vive de seu negocio de fazenda seca, n. de Guimarães, solteiro, 21 anos, sabendo ler e escrever. Juramentos prestados em 09 de janeiro de 1827. (Acervo Itamar Bopp ficha 1290v)

 

18-01-1827 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Francisco Pereira da Cunha Pedrada, n/b na Ramato de Baixo Bispado do Porto, f.l. Custodio da Cunha Pereira e Maria Antonia do Rosario; = cc. Maria Delminda do Sacramento, n/b na Capela de N.S. do Bom Sucesso, (filial da Matriz de Aiuruoca, Bispado de Mariana, com 19 anos), f.l. Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento (Acervo Itamar Bopp ficha 1472)

 

Francisco Pereira da Cunha Pedrada, com 24 anos, n/b na freguesia Rhamalde de Baixo do Bispado do Porto, morador n/freguesia de Resende, f.l. Custodio da Cunha Pereira e Maria Antonia da Rosa, justifica sua idade com as testemunhas: Manuel Antonio da Cunha Vieira, n. do Rio, morador nesta vila onde vive de seu negócio, 27 anos, sabendo ler e escrever, que veio para esta vila com 15 anos, o justificante Francisco; Joaquim Ferreira Couto, cc., n. de Braga, morador nesta vila onde vive de seu negocio de fazenda seca, 26 anos; Antonio Joaquim Mendes, n. Ilha Terceira Bispado de Angra, 23 anos, vive de seu negocio (Acervo Itamar Bopp ficha 1402v)

Pais de, q.d.:

4-2-1 Cândido, batizado aos 20-11-1829.

22-11-1829 nasceu Candido, f.l. Francisco Pereira da Cunha Pedrada e Da. Maria Delminda do Sacramento, padr.: Manoel, filho de Manoel Gonçalves e Candida, mulher de Bernardino Ferreira Salgado, todos desta freguesia. Certidão passada em Resende em 23-03-1857 pelo Coadjutor João Baptista Lopes Chaves (Acervo Itamar Bopp fichas 0215 e 1290)

4-2-2 Luiza, aos 26-10-1831.

26-10-1831 pelo Padre Tito Pereira de Carvalho, Luiza, f.l. Francisco Pereira da Cunha Pedroso e Maria Dulcinda do Sacramento; padr.: Desembargador Antonio Pereira Barreto Pedroso e Carolina Maria (Acervo Itamar Bopp ficha 1394)

4-3 Alferes João Bueno Rangel, aos 24-09-1845 casou com Ana Silvéria Soares (ou da Conceição), filha de Silverio Soares Lucindo e Maria Esmeria do Nascimento. Família “Antonio Soares Louzada” 6-8-2.

24-09-1845 João Bueno Rangel; cc Ana Silveria Soares. Primos. Requerimento provando que duplicado parentesco de sanguinidade no terceiro grau lateral e no terceiro mixto ao quarto grau e justifica o seguinte: 1) que Maria do Rosario era irmã de Joaquim do Rego Barros, que daquela Maria nasceu Antonio e deste procedeu João, o orador; - que daquele Joaquim do Rego Barros procedeu Maria e desta nasceu Ana Silveria Soares, a oradora, que por este lado acham-se ligados no terceiro grau lateral. 2) que Nicolao Soares Louzada era irmão de Maria Soares, que daquele Nicolao procedeo Silveria Soares Lucinda e desta Ana Silveria, a oradora. Que daquela Maria Soares nasceu Pedro de Souza, deste procedeu Delfina e desta nasceu João, o orador, e por este lado se acham ligados no terceiro grau lateral mixto com o quarto. 3) que os oradores se amam mutuamente, e a oradora nãofoi raptada, antes se acha em casa de seu pai, etc..etc.... Sentença assinada pelo Comego João Rodrigues de Araujo, professor jubilado da cadeira de filosofia racional e moral do Curso Juridico da cidade de Olinda, por S. M. o Imperador ... (Acervo Itamar Bopp ficha 2194 e v)

Entre os filhos do casal:

4-3-1 Ambrosina Ernestina Rangel, batizada em 20-05-1849. Aos 22-05-1875 casou com Pedro Soares da Rocha, filho de Antonio Soares da Rocha, falecido e Silvéria Soares Lucinda. Família “Antonio Soares Louzada” 6-8-3-2

20-05-1849 Ambrosina, f. João Bueno Rangel e Ana Silveria da Conceição, np Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento, nm Silverio Soares Lucindo e Maria da Luz (Acervo Itamar Bopp fichas 2436 e 3400)

 

22-05-1875 em Vargem Grande, Pedro Soares da Rocha, com 26 anos, f.l. Antonio Soares da Rocha, falecido e Silveria Soares Lucinda; = cc. Ambrozina Ernestina Rangel, bat. Resende 20-05-1849, f.l. Alf. João Bueno Rangel e Ana Silveria da Conceição. Test.: Cap. Jose Antonio Moreira Guimarães e Fermino Joaquim Pereira da Veiga (Acervo Itamar Bopp ficha 3400)

4-3-2 Procópio, batizado aos 25-12-1850.

25-12-1850 pelo Padre Ignacio Ferreira Franco, Procopio, f.l. João Bueno Rangel e Ana Silveria do Sacramento, np Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento, nm Silverio Soares Lucindo e Maria do Rego Barros, falecida, padr.: Antonio Bueno Rangel e s/m Ana Esmeria do Sacramento (Acervo Itamar Bopp ficha 2498)

4-3-3 Miguel, batizado aos 12-06-1853

12-06-1853 pelo Pe. Ignacio Ferreira Franco, Miguel, f.l. João Bueno Rangel e Ana Silveria da Conceição, padr.: Miguel Joaquim de Almada e Silveria Soares (Acervo Itamar Bopp ficha 2732) (faleceu em 03-03-73 R. Janeiro)

4-3-4 América Augusta Rangel, com 17 anos em 09-02-1874 quaqndo casou com Alfredo Martins de Carvalho, com 23 anos e filho de Teofilo Martins de Carvalho e Antonia Carolina Couto

09-02-1874 na matriz de Resende pelo Vig. Felipe Jose Correa de Mello, Alfredo Martins de Carvalho, n/b nesta freg. com 23 anos, f.l. Teofilo Martins de Carvalho e Antonia Carolina Couto de Carvalho; = cc. America Augusta Rangel, n/b nesta freg. com 17 anos, f.l. João Bueno Rangel e Ana Silveria da Conceição Rangel (Acervo Itamar Bopp ficha 3343)

4-3-5 Ana Izabel Bueno, com 24 anos aos 01-11-1883 quando se casou com Bernardino Monteiro de Brito, de 25 anos natural de Queçluz-Sp e filho de Mariano Monteiro de Brito e Laurinda Ferreira da Palma

01-11-1883 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarlé, Bernardino Monteiro de Brito, de 25 anos, n/b na freg. de S. João Batista de Queluz-SP, morador na vila de Cruzeiro Bispado e Prov. de SP, f.l. Mariano Monteiro de Brito e Da. Laurinda Ferreira da Palma; = cc. Da. Ana Izabel Bueno, de 24 anos n/b nesta freg., f.l. Alferes João Bueno Rangel e Da. Ana Silveria da Conceição Rangel. Test.: Jose do Rego Barros e Joaquim Antonio Barbosa (Acervo Itamar Bopp ficha 3597)

4-3-6 Maria America Bueno, com 21 anos em 06-09-1890 quando casou com Joaquim Candido Coelho, de 28 anos natural do Porto-PT e filho de José Maria Coelho e Ana Cândida Coelho

06-09-1890 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarlé, Joaquim Candido Coelho, branco, de 28 anos n/b na freg. da Sé do Porto, Portugal e morador nesta freg., f.l. de Jose Maria Coelho e Ana Candida Coelho; = cc. Da. Maria America Bueno, branca, de 21 anos n/b nesta freg., f.l. de João Bueno Rangel e Da. Ana Silveria da Conceição (Acervo Itamar Bopp ficha 3874)

4-4 José Bueno de Souza (ou Rangel), casou com Zeferina Almeida de Vasconcellos, filha de Bento Cardoso de Vasconcellos e Ana Justina de Almeida.

          Pais de, q.d.:

4-4-1 Cândida Bueno, com 15 anos em 12-10-1867 quando casou com Francisco Moreira dos Santos, com 21 anos e filho de José Moreira de Aguiar e Ana Maria de Jesus

12-10-1867 em S. Ana; Francisco Moreira dos Santos, n. S. Ana, com 21 anos, f.l. Jose Moreira de Aguiar e Ana Maria de Jesus; = cc. Candida Bueno Daniel, n. Resende, com 15 anos, f.l. Jose Bueno de Souza, falecido e Zeferina Almeida Vasconcellos. Test.: Antonio Jose Villaça Junior e Domiciano de Alvarenga Freire (Acervo Itamar Bopp ficha 3041)

4-4-2 Emilia Bueno Rangel, nascida aos 30-08-1855 e batizada em Quatis-RJ aos 13-09-1855. Aos 18-05-1872 casou com Laurindo Moreira de Aguiar, com 20 anos e filho de Antonio Moreira de Aguiar e Anacleta Lopes de Faria

Quatis- RJ, Livro de Batizados nº 1 Folha 46v - 13/09/1855 - Emilia, nascida em 30/08/1855, filha de João(?) Boeno de Souza e Zeferina Almeida de Vasconcellos. NP Antonio Boeno Freire e Delfina Rosa do Sacramento; NM Bento Cardoso de Vasconcellos e Anna Justina de Almeida, todos naturais de Resende e moradores nesta freguesia. Padrinhos: Gervasio Jose Pereira dos Santos e Maria Umbelina de Campos. (pesquisa de Terezinha de Jesus Nunes Souza)

 

18-05-1872 em S. Ana, Laurindo Moreira de Aguiar, com 20 anos, n. S. Ana, f.l. Antonio Moreira de Aguiar e Anacleta Lopes de Farias; = cc. Emilia Bueno Rangel, com 14 anos, n. S.J. dos Quatis, f.l. Jose Bueno Rangel, falecido e Zeferina Almeida de Vasconcellos. Test.: Major Francisco Pereira Ramos e Jose Gonçalves Guimarães (Acervo Itamar Bopp ficha 3226)

4-5 Antonio Bueno Rangel aos 05-10-1830 casou com Ana Esméria do Sacramento, filha do Capitão Anselmo Bueno Freire e Maria Esméria do Sacramento, 5-2 abaixo.

05-10-1830 em Resende, Antonio Bueno Rangel, n. Resende, f.l. Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento; = cc. Ana Esmeria do Sacramento, f.l. Anselmo Bueno Freire (capitão) e Da. Maria Esmeria do Sacramento; test.: Antonio Pinto Coelho de Barros (comendador) (Acervo Itamar Bopp ficha 1355)

Pais de, q.d.:

4-5-1 José, batizado aos 31-03-1834.

31-03-1834 pelo Vigario Antonio Maria Ribas Sandim, Jose, f.l. de Antonio Bueno Rangel, n. de Minas e Anna Esmeria do Sacramento, n. de Resende; np de Anselmo Bueno Freire e Maria Esmeria do Sacramento; nm de Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento; padr.: avós paternos (1621) (Acervo Itamar Bopp ficha 1355)

B7: avós trocados

4-5-2 Ana, batizada aos 27-01-1836.

27-01-1836 Anna, f.l. de Antonio Bueno Rangel e Anna Esmeria do Sacramento. Padr.: Francisco Moreira de Mattos. Bat. pelo Vigario José Marques da Motta (Acervo Itamar Bopp ficha 0212)

4-5-3 Leopoldina, aos 06-11-1837.

06-11-1837 pelo Vigario Jose Marques da Motta, Leopoldina, f.l. Antonio Bueno Rangel e Ana (Ismeria), padr.: Ignacio Ferreira Franco (Acervo Itamar Bopp ficha 1830)

4-5-4 Firmina, aos 18-11-1838

18-11-1838 Firmina, f.l. de Antonio Boeno Rangel e Anna Esmeria. Padr.: Joze Antonio Moreia Guimarães e Nossa Senhora da Conceição. Bat. em Resende pelo Vig. Jose Marques da Motta Acervo Itamar Bopp ficha (0301)

4-5-5 Virgilio, aos 28-03-1843

28-03-1843 na matriz de Resende pelo Vig. Manoel da Fonseca Mello, Virgilio, f.l. Antonio Bueno Rangel e Ana Esmeria do Sacramento, padr.: Luiz Mendes de Andrada e Almada e N, S, Protetora (Acervo Itamar Bopp ficha 2717)

4-5-6 Benvinda, aos 26-12-1848.

26-12-1848 Benvinda, n. 21-12-1848, f. Antonio Bueno Rangel e Ana Esmeria do Sacramento, np Antonio Bueno Freire e Maria Esmeria do Sacramento, nm Anselmo Bueno Freire e Maria Esmeria do Sacramento, padr.: Alf. Miguel Joaquim de Andrade Almada (Acervo Itamar Bopp ficha 2298)

B7: engano na avó paterna.

4-5-7 Delfina, aos 21-07-1853.

21-07-1853 pelo Pe. Ignacio Ferreira Franco, Delfina, f.l. Antonio Bueno Rangel e Ana Esmeria do Sacramento, padr.: Dr. Joaquim Pinto Brasil e s/m Joana Pinto Brasil (Acervo Itamar Bopp ficha 2725)

4-6 Ana Rosa do Sacramento aos 26-02-1840 casou com Joaquim Dias Carneiro, filho de Antonio José Dias Coelho e Escolástica Carneiro de Sá. Família “Antonio Soares Louzada” 6-1-5-5

26-02-1840 na Matriz de Resende pelo Vigario Jose Marques da Motta. Joaquim Dias Carneiro, n/b nesta freguesia, f.l. Antonio Jose Dias Coelho e Escolastica Carneiro de Sá; = cc. Ana Rosa do Sacramento, n/b nesta freguesia, f.l. Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento. Test.: Antonio Bueno Rangel e Joaquim da Luz Barros (Acervo Itamar Bopp ficha 1931)

Pais de, pelo menos:

4-6-1 José, batizado aos 30-07-1841

30-07-1841 na Matriz de Resende pelo Vigario Encomendado Manoel da Fonseca Mello, Jose, f.l. Joaquim Dias Carneiro e Ana Delphina Rosa do Sacramento, padr.: Francisco Antonio Barata e Delphina Rosa do Sacramento, avós maternos. (Acervo Itamar Bopp ficha 1930)

4-7 Policarpo Bueno Rangel, aos 16-11-1841 casou com Pulqueria Cândida de Paiva Brandão, natural de Ouro Preto-MG e filha do Sargento Mor João Urbano Brandão, já falecido e Maria de Paiva. Família “Paiva” Cap. 2, § 3, 10-3.

16-11-1841 na fazenda de Antonio Bueno Freire. Policarpo Bueno Rangel, f.l. Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento; = cc. Pulqueria Candida de Paiva Brandão, f.l. Sargento Mor João Urbano Brandão e Da. Maria de Paiva. Test.: Francisco de Paula Ferreira e Joaquim Dias Carneiro (Acervo Itamar Bopp ficha 1927v)

 

16-11-1841 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel da Fonseca Mello, Policarpo Bueno Rangel, n/b nesta freg., f.l. Antonio Bueno Freire e Delfina Roza do Sacramento; = cc. Pulqueria Candida de Paiva Brandão, n/b Ouro Preto Bispado de Minas, f.l. Sargento Mor João Urbano Brandão, já fal. e Maria de Paiva; test.: Joaquim Dias Carneiro e Francisco de Paula Ferreira (Acervo Itamar Bopp ficha 2091)

Pais de, pelo menos:

4-7-1 João, batizado aos 19-05-1844

19-05-1844 na Paroquia de Resende pelo Vigario Manoel da Fonseca Mello, João, f.l. Policarpo Boeno Rangel e Pulqueria Urbana da Silva Brandão, padr.: Honorio Ribeiro e Theodora Urbana Brandão (Acervo Itamar Bopp ficha 2189)

4-8 Carolina Rosa do Sacramento, aos 09-12-1835 casou com José Machado Ferreira, filho de Luiz Machado Ferreira e Cosntancia Antonia de Freitas.

09-12-1835 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Marques da Motta, Jose Machado Ferreira, n. do Arraial de Sto. Antonio, f.l. Luiz Machado Ferreira e Cosntancia Antonia de Freitas; = cc. Dona Carolina Rosa do Sacramento, n. desta freguesia, f.l. Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento. Test.: Vicente Francisco de Araujo e o Reverendo Marianno Jose da Rocha (Acervo Itamar Bopp ficha 1715)

4-9 Constança Esméria, batizada aos 01-10-1826. Aos 26-02-1840 casou com Aureliano do Rego Barros, natural de Minas Gerais, filho de Joaquim do Rego Barros e Esmeria Jacintha. Nesta família II-Cap. 3º, 5.

01-10-1826 Constancia, f. Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento; np Antonio Bueno Freire e Maria do Rosario, n. Minas; nm Pedro de Souza Magalhães e Ana Carneira (Acervo Itamar Bopp fichas 1029 e 1030v)

 

26-02-1840 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Marques da Motta, Aureliano do Rego Barros, n. das Minas, f.l. Joaquim do Rego Barros e Esmeria Jacintha; = cc. Constancia Esmeria, n. desta freguesia, f.l. Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa doSacramento. Test.: Antonio Pinto Coelho de Barros e Francisco Antonio Barata (Acervo Itamar Bopp ficha 1844)

4-10 Izabel, batizada aos 14-03-1830

14-03-1830 Izabel, f. Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa (Acervo Itamar Bopp ficha 1324)

4-11 Aureliano, batizado aos 31-03-1834.

31-03-1834 pelo Vigario Antonio Maria Ribas Sandim, Aureliano, f.l. Antonio Bueno Freire, n. de Minas e Delfina Rosa do Sacramento; np de Pedro de Souza Magalhães e Anna Esmeria; nm de Antonio Bueno Freire e Maria do Rosario Lima; padr.: Reverendo Thomaz Villa Nova Portella (Acervo Itamar Bopp ficha 1621)

B7: avos  trocados

5- Anselmo Bueno Freire casou duas vezes. Primeira vez com Maria Esmeria do Sacramento, filha de Pedro de Souza Magalhães e Ana Esmeria do Sacramento. Família “Antonio Soares Louzada”” 7-3-6.

          Aos 18-03-1856 casou segunda vez com Teodora Urbana da Silva Brandão, filha do Major João Urbano da Silva Brandão e Da. Maria Vilhena de Paiva Brandão. Família “Paiva” Cap. 2º, § 3º, 10-2.

18-03-1856 em Resende, Capitão Anselmo Bueno Freire, viuvo de Maria Esmeria do Sacramento; = cc. Theodora Urbana da Silva Brandão, n. em Presidio (de Obá) de Minas Gerais, f.l. Major João Urbano da Silva Brandão e Da. Maria Vilhena de Paiva Brandão. Test.: Antonio Pinto Ceolho de Barros e Jose Urbano da Silva Brandão (Acervo Itamar Bopp ficha 2879)

Anselmo e Maria Esméria tiveram, e.o.:

5-1 Francisco, batizado aos 10-09-1815.

10-09-1815 Francisco, f.l. de Anselmo Bueno Freire, n. Aiuruoca e Maria Esmeria, n. desta vila; np Antonio Bueno Freire, n. Mogi das Cruzes e Da. Maria do Rosario, n. Aiuruoca; nm Pedro de Souza Magalhães, n. desta e Ana Esmeria, n. Aiuruoca; padr.: Pedro de Souza Magalhães e Claudina Rosa. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0912)

5-2 Ana Esméria do Sacramento, batizada aos 21-04-1817. Aos 05-10-1830 casou com Antonio Bueno Rangel, filho de Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento. Geração em 4-5 supra.

21-04-1817 na Matriz de Resende pelo Coadj. Domiciano Pereira Leite, Anna, f.l. de Anselmo Boeno Freire, n. Aiuruoca e Maria Esmeria, desta vila; np Antonio Boeno Freire, n. Mogi das Cruzes e Maria do Rosario, n. Aiuruoca de Baependi das Minas; nm Pedro de Souza Magalhães, n. desta vila e Ana Esmeria, n. Guaratingueta; padr.: Francisco da Silva e Ana Francisca. (Acervo Itamar Bopp ficha 0972)

5-3 Maria Esmeria da Conceição aos 10-04-1839 casou com Paulino do Rego Barros, n. da freguesia de Aiuruoca, filho de Joaquim do Rego Barros e Esmeria Furquim da Luz. Geração no II-Cap. 3º, 4 nesta família.

10-04-1839 na Matriz de Resende pelo Vigario Jose Marques da Motta. Paulino do Rego Barros, n. da freguesia de Aiuruoca, f.l. Joaquim do Rego Barros e Esmeria Furquim da Luz; = cc. Maria Esmeria da Conceição, n. desta freguesia, f.l. Anselmo Bueno Freire e Maria Esmeria do Sacramento. Test.: Antonio Bueno Freire e Joaquim da Luz barros (Acervo Itamar Bopp ficha 1922)

5-4 Francisco, aos 06-07-1829.

06-07-1829 Francisco, f. Anselmo Bueno de Freire e Maria Esmeria do Sacramento (Acervo Itamar Bopp ficha 1261)

5-5 Florinda Esmeria do Sacramento, aos 12-05-1843 casou com Domingos Ribeiro Pereira Caldas, filho de Antonio Ribeiro da Costa Caldas e Honoria Felisbina Pereira Caldas - família Sargento Mor Alexandre Pereira de Araújo, neste site.

12-05-1843 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel da Fonseca Mello, Domingos Ribeiro Pereira Caldas, f.l. Antonio Ribeiro da Costa Caldas e Honoria Felisbina Pereira Caldas; = cc. Florinda Esmeria do Sacramento, f.l. Anselmo Bueno Freire e Maria Esmeria do Sacramento; test.: Antonio Bueno Rangel e Jose da Rocha Paris (Acervo Itamar Bopp fichas 2125 e 3982)

Pais de, q.d.:

5-5-1 Francisco, batizado aos 23-05-1848.

23-05-1848 Francisco, n. 11-05-1848, f. Domingos Ribeiro Pereira Caldas e Florinda Esmeria do Sacramento, np Antonio Ribeiro da Costa Caldas, nm Amselmo Bueno Rangel e Maria Esmeria do E. Santo, padr.: Francisco Ribeiro Pereira Caldas e Aguida do Carmo Fróes (Acervo Itamar Bopp ficha 2266)

5-6 Emilia, aos 02-05-1831

02-05-1831 Emilia, f. Anselmo Bueno Freire e Maria Esmeria do Sacramento (Acervo Itamar Bopp ficha 1395v)

5-7 Maximiano, aos 10-06-1838

10-06-1838 pelo Vigario Jose Marques da Motta, Maximiano, f.l. Anselmo Boeno Freire e Maria Esmeria do Sacramento, np Antonio Boeno Freire e Maria do Rosario, nm Pedro de Sousa Magalhães e Ana Esmeria do Sacramento, padr.: Francisco Ferreira Franco e Maria Francisca Nunes (Acervo Itamar Bopp ficha 1787)

 

Anselmo e Teodora tiveram, q.d.:

 

5-8 Berozio Bueno Freire, com 24 aos 30-04-1887, casou com Brazilia América de Oliveira, 21 anos e filha do Capitão Antonio Jose de Oliveira Guimarães e Ana Augusta de Souza Bueno.

30-04-1887 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarlé, Berozio Bueno Freire, 24 anos n/b nesta freg., f.l. do finado Cap. Anselmo Bueno Freire e Da. Teodora Urbana Freire, já falecida; = cc. Da. Brazilia America de Oliveira, 21 anos n/b nesta freg., f.l. Cap. Antonio Jose de Oliveira Guimarães e Da. Ana Augusta de Souza Bueno. Test.: Cel. Juam Baptista Braziel e João Teixeira de Carvalho (Acervo Itamar Bopp ficha 3675)