PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

HORTA

(atualizado em 29-março-2017) 

 

Antônio Carlos de Castro

 

 

SL. 4º, 331, 2-4, Francisco Paes de Oliveira Horta, fal. em 1701 em Santana de Parnaíba, foi C.c. Mariana Paes Leme, fal. em 1738 em Santana de Parnaíba com 70 e tantos anos de idade, f.a do Governador Fernão Dias Paes e de Maria Garcia Betim. V. 2.o pag. 463. Teve (C. O. de S. Paulo) os seguintes f.os: 3.1 a 3.8

3-1 Antonia Paes de Queiroz foi casada com o sargento-mor André Pinto da Fonseca. (fls. 331)

3-2 Guarda-mor Maximiano de Oliveira Leite

3-3 Maria Garcia

3-4 Barbara Paes de Queiroz

3-5 Escholastica de Oliveira Paes (369)

3-6 Francisca Paes de Oliveira

3-7 Bento Paes de Oliveira

3-8 Capitão Francisco Paes de Oliveira Horta

 

 

              Encontramos alguns dos filhos e netos de Francisco Paes de Oliveira Horta vivendo em Mariana-MG:

 

3-1 Antonia Paes de Queiroz foi casada com o sargento-mor André Pinto da Fonseca.

Sargento mor André e Antonia foram pais de, q.d.:

3-1-1 Maria Angélica da Fonseca aos 16-10-1647 em Mariana-MG casou com o Alferes Fortunato Gomes Carneiro, natural de Portugal e filho de Alexandre Gomes.

Igreja de Sao Sebastiao de Bandeirantes, distrito de Mariana-MG;

Aos desaseis de outubro de mil setecentos e quarenta e sete, de manha, feitas as denunciações na forma do sagrado Concilio Tridentino, nesta igr.a de S.Sebastiam, onde os contrahentes sam moradores nesta freguezia, se cazaram solenemente em face da Igr.a por palavras de prezente, Fortunato Gomez Carneyro, natural do Reino de Portugal, q. dice ser legitimo filho de Alexandre Gomez, e de sua mulher, e D. Maria Angelica, natural destas Minas e dice ser filha legitima do Cap.m Andre Pinto da Fonseca e de sua mulher Antonia Paes de Queiroz, com sentenca de habilitacam q. me appresentaram do Rev.do Vigario da Vara desta Comarca Antonio Ribeiro Rangel, onde nao se expressaram os nomes dos Pais dos Conteahentes, como della consta. E logo o dito, L.de comissario lhe deu as bencoes na forma do escrito, e dito da santa Madre Igr.a como tendo me conta por fe do dito comissario. De q. fiz este assento q. assigney com as testemunhas. Joze Esteves do Amaral – Vig.º.

 

Segundo Conego Trindade in Genealogia da Zona do Carmo fls. 405: “Fortunato Gomes Carneiro era natural de São João Batista da Vila do Conde, Arcebispado de Braga, filho de Alexandre Gomes da Costa, natural de São Salvador de Lemenhe termo de Barcelos Comarca da Maia e Teresa Carneiro de Azevedo, natural de Santa Clara do Torrão. Couto de Entre Ambos os Rios, Bispado do Porto, neto paterno de João Gomes e Maria da Costa, neto materno de Mauricio Carneiro e Batista de Azevedo.”

          Tiveram, entre outros filhos:

3-1-1-1 Antonia Paes de Oliveira casada com o Alferes Miguel Alves e Mesquita, filho de Francisco Alves e de D. Pudenciana e Mesquita, naturais de São Salvador de Ribas, Arcebispado de Braga (GZC, fls 406)

Antonia e Miguel tiveram, q.d.:

3-1-1-1 Antonio Alvares de Mesquita casou com Ana Michaela da Silva, filha de Dr. Antônio da Silva e Souza e Rosa Joaquina da Silva. Pais de, q.d.:

3-1-1-1-1 Francisco, batizado em 03-09-1814 em Mariana-MG

Livro de Batismos/Pag.190 Igreja N.Sra. da Assunção, Mariana-MG, Arquidiocese de Mariana. Batismo do Francisco em 03/09/1814

Pais: Antônio Alves de Mesquita e Anna Michaella da Silva.

Avós paternos: Alferes Miguel Alves de Mesquita e Antonia Paes de Oliveira.

Avós maternos: Doutor Antonio da Silva e Souza e Roza Joaquina da Silva.

Padrinhos: Francisco de Paula de Oliveira e D.Aniceta Raimunda da Silva.

Pároco: Cura Manoel Preto Roiz.

Foi batizado na Cathedral

3-1-1-1-1-2 Luiz, batizado em 01-12-1818 em Mariana-MG

Livro de Batismos/Pag.23v. Igreja N.Sra. da Assunção, Mariana-MG,  Arquidiocese de Mariana, Batismo do Luiz em 01/12/1818

Pais: Cap. Antônio Álvares de Mesquita e Anna Michaella da S.a.

Avós paternos: Alferes Miguel Alves de Mesquita e Antonia Paes de Oliveira.

Avós maternos: Doutor Antonio da Silva e Sza e Roza Joaquina da S.a.

Padrinhos: Dr. Luiz José de Godoy Torres e D.Francisca Sales Fidelis de Godoy, viúva do Cap-mor José Joaquim Soares, todos desta freg.a.

Padre: José de Souza Ferreira

Pároco: Cura Joaquim José Roiz Rego.

Foi batizado na Cathedral.

 

3-1-2 Helena Maria da Cruz aos 26-06-1748 em Bandeirantes-MG casou com Manoel das Neves Collaço, natural de Coimbra e filho de André das Neves e Maria Dias já falecidos.

Fl.14 do Livro de Casamentos dos anos de 1735-1807 Igreja São Sebastião, Bandeirantes, Mariana-MG, Matriz,  Arquidiocese de Mariana

Igreja de Sao Sebastiao de Bandeirantes, distrito de Mariana-MG

Aos vinte e seis dias do mez de junho de mil setecentos e quarenta e oyto da tarde, feytas as denunciações na forma do Sagrado Concilio Tridentino, nesta igreja de S.Sebastiam, onde os contrahentes sam moradores, sem descobrir impedimento algum, e com sentenca de habilitacam, q. me appresentaram do Rev.mo D.or Vig.Geral Governador deste Bispado Lourenco Joze de Queiroz Coimbra em minha prezenca e das testemunhas com abaixo assignadas, se cazaram solenemente em face da igr.a, por palavras de prezente, Manoel das Neves Collaco, filho legítimo de Andre das Neves e de Maria Dias, já defuntos, natural e bautizado na freguezia de Nossa Senhora das Neves, Villa de -----, Coimbra, e de D.Helena Maria da Cruz, filha legitima do Capitao Andre Pinto da Fonseca e de Antonia Paes de Queiroz, natural e bautizada nesta freguezia de S.Sebastiam. E logo lhe dey as bencoes, na forma do escrito, e dito da Sancta M.e igr.a . De que fiz este assento com, digo, assignei com as testemunhas abaixo assignadas. Jozé Esteves do Amaral .Vigr.º.

 

3-1-3 Capitão Antonio Ferreira Coutinho, natural de Mariana-MG. Em Carrancas aos 23-11-1751 casou com Rita Lemes da Silva, dai natural, filha de José da Silva Monteiro natural de Santos-SP e Maria Lemes de Siqueira natural de São Paulo, família “João Bicudo do Espirito Santo”, neste site.

B7: casamentos -Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-11-1751 cap. N. Sra. de Nazare filial de S. João del Rei, Cap. Antonio Ferreira Coutinho, n/b na freg. da cidade de Mariana, f.l. Andre Pinto da Fonseca Coutinho, já defunto, e D. Antonia Pais de Queiroz; = cc  Rita Lemes da Silva, n/b freg. N. Sra. da Conceição das Carrancas, f.l. Jose da Silva Monteiro e Maria Lemes de Siqueira. Test.: Jose da Silva Monteiro, casado, pai da contraente e Salvador Moreira, solteiro, filho de Margarida Antunes, viuva, todos desta freguesia.

 

          Rita, viúva, aos 17-09-1759 casou com Manoel Rodrigues Angeja, do Bispado de Coimbra, filho de Manoel Rodrigues e Maria Luiz, já falecidos.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-09-1759 Manoel Rodrigues Angeja, n. da freg. de N. Sra de Angeja Bispado de Coimbra, f.l. Manoel Rodrigues e Maria Luiz, já defuntos; = cc.  Rita Leme da Silva, n/b nesta freg., f.l. Jose da Silva Monteiro e Maria Lemes de Siqueira, e viuva de seu primeiro marido Antonio Ferreira Coutinho; todos moradores desta freguesia.

 

Capitão Antonio e Rita tiveram, q.d.:

3-1-3-1 Jacinta Leme Ferreira, batizada aos 27-08-1752 em Carrancas onde aos 28-11-1775 casou com Francisco Rodrigues Lima de Castro, natural do Serro Frio, filho de José Rodrigues Lima de Castro e Ana Maria da Fonseca.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-08-1752 Jacinta n. aos 18, f.l. Cap. Antonio Ferreira Coutinho e Rita Leme da Silva, padr.: por pp que apresentou Miguel Lopes da Silva, Diogo Bueno da Fonseca, e madrinha Julia Maria do Nascimento mulher do dito Miguel Lopes, todos desta freguesia.

 

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-11-1775 Francisco Rodrigues Lima de Castro, f.l. Jose Rodrigues Lima de Castro e D. Ana Maria de Afonseca, n/b na freg. N. Sra da Conceição da vila do Principe Serro do Frio; = cc D. Jacinta Leme Ferreira, f.l. Cap. Antonio Ferreira Coutinho, já defunto e D. Rita Leme da Silva, n/b nesta freguesia das Carrancas.

 

3-1-3-2 Francisca, em 03-12-1753.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-05-1754 cap. Rio Grande, Francisca n. aos 03-12-1753, f.l. Cap. Antonio Ferreira Cout.º n. da cidade de Mariana e Rita Lemes da Silva n. desta freguesia, np Cap. Andre Pinto de Afonseca Coutinho n. de Vila Real e D. Antonia Paes de Queioz n. da vila de Parnaiba Bispado de S. Paulo, nm Jose da Silva Monteiro n. da vila de Santos e Maria Lemes de Siqueira n. de S. Paulo, padr.: Diogo Garcia n. das Ilhas e D. Lucrecia Leme de Siqueira mulher de Manoel Francisco Xavier natural de S. Paulo; por pp a Miguel Lopes da Silva procurador de Diogo Garcia, e Julia Maria do Nascimento procuradora de D. Lucrecia, todos moradores desta freguesia.

 

SL. 4º, 332, 3-2, Guarda-mor das minas do Carmo, coronel Maximiano de Oliveira Leite, fidalgo da casa real, casou-se por procuração em 1722 com Ignacia Pires de Arruda, f.ª de Francisco Pires Ribeiro e de Maria de Arruda (C. Ec. de S. Paulo) V. 2.º pág. 130. Teve 7 f.ºs que são: 4.1 a 4.7

 

3-2 Cel. Maximiano de Oliveira Leite casou com Inácia Pires de Arruda, falecida em Sumidouro, Mariana-MG em 27-09-1771

Fl.69 do Livro de Óbitos-Testamento dos anos de 1776-1775 Igreja Nossa Senhora do Rosário, Sumidouro atual Padre Viegas, distrito de Mariana-MG, Arquidiocese de Mariana

Aos vinte e sette de Setembro de mil settecentos setenta e hum, faleceo de vida presente e sem os Sacramentos por morrer de morte apressada, D. Ignácia Pires de Arruda , foi encomendada, e foi sepultada nesta Matriz de Sumidouro na Capella-mor .................., que tera com a Irmandade do Santissimo Sacramento, conforme..................................... funeral e sendo amortalhada em abito .........................., e para constar, mandei fazer este assento, que assignei. O Vig. Joao Domingues Gomes.

 

                   Entre seus filhos e descendentes, documentamos:

 

3-2-1 Ana Inácia de Oliveira, casada com Custódio de Sá (SL), tiveram:

3-2-1-2 Inácia Custódia de Sá de Oliveira Leite, casada com Capitão Manoel Furtado Leite de Mendonça, tiveram :

3-2-1-2-1 Mariana Manoela Furtado Leite de Mendonça, casado com o Coronel Felício Muniz Pinto Coelho da Cunha. Geração na família “Pinto Coelho da Cunha”.

3-2-1-2-2 Ana Casimira Furtado Leite de Mendonça, casada com o Brig. Antônio Caetano Pinto Coelho da Cunha. Geração na família “Pinto Coelho da Cunha”.

 

3-2-2 Maria Inácia Pires de Oliveira casada com o Capitão Leonel de Abreu Lima, filho de Bento de Melo Bezerra e Francisca Coelho Marinho. Com geração na família “Leonel de Abreu Lima”.

 

3-2-3 Mariana Dias Paes, casada com o Capitão mor José da Silva Pontes de Carvalho, filho de Francisco da Silva de Carvalho e Costa e Inês Domingues de Pontes, estes casados em Santo Amaro-SP aos 30-04-1703, família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 7º.

(RMJ) 1º LIVRO DE CASAMENTOS DE SANTO AMARO - 1686 a 1707, fls 128

Aos 30-04-1703, nesta Matriz (Santo Amaro) - Francisco da Silva Carvalho e Ines Domingues Pontes. Testemunhas: Martinho Paes, Manoel Pacheco, Benta Garcia, Izabel da Silva

          Entre os filhos de Mariana e do Capitão-mor documentamos:

3-2-3-1 Cap.-mor José Pires da Silva Pontes, batizado em Sumidouro, Mariana-MG em 25-03-1748. Em Mariana-MG aos 29-11-1787 casou com Maria Valentina Ferreira da Silva Leal, filha do Dr. Manoel Brás Ferreira (citado no casamento de Maria Valentina como João Botelho)  e Antônia Luiza da Silva Leal.

Fl.75(88) do Livro de Batismos dos anos de 1790-1815 Igreja N.Sra.de Nazaré, S.Rita Durão,distrito de Mariana-MG, Matriz de Sumidouro, Arquidiocese de Mariana

Igreja Nossa Senhora de Nazare de Santa Rita Durão (Inficionado), distrito de Mariana-MG.

Aos vinte e sinco do mez de Março de mil settecentos e quarenta e oito, nesta Matriz de Sumidouro, o R.P. Luiz Jayme de Mag.es V.R. de lic.a minha, baptizou e pos os Santos Óleos a Jozé, parvulo, f.o leg.mo do Cap.m Jozé da Silva Pontes e de D.Marianna Dias Paez, moradores na Freguezia do Inficion., neto pela parte paterna do Cap.,m Francisco da Silva de Carvalho, e de sua m.er Ignez Domingues, naturaes da cidade de S.Paulo, neto pelo lado materno de Maximiano de Oliv.a Leite e de sua mulher D.Ignácia de Arruda Pires, naturaes de Parnahiba do Bispado de S.Paulo. Forão padrinhos, o Ten.te Coronel João Gon.z Braga e D.Ignácia Pires de Oliv.a, mulher do Cap.m Custódio de Sá Ferreira, de q. fiz este assento em q. me assignei = O Vig. Manoel do Pinto Candido não continha mais ad.o assento, traslado fielm.e, e p.verd.e q. mes.o assignei, aos onze de Fev.ro de 1752. O V.o Antônio Dias Delgado de Carvalho.

 

Fl76v do Livro de Casamentos dos anos de 1770-1808 Igreja N.Sra. da Assunção, Mariana-MG, Oratório do Dr.Manoel Bras, Arquidiocese de Mariana - Casamento de José da Silva Pontes e Maria Valentina da Silva Leal

Aos vinte e nove de Novembro de mil settecentos e oitenta e sette no Oratorio particular da caza do falecido Doutor Manoel Braz com Despacho de sua Excelencia R.ma, Administrou o R.Jozé Lino Correa(?) de Licentia Parochi o Sacramento de Matrimonio que celebrarão na forma do Concilio pelas palavras de prezente o Capitão-Mor Jozé da Silva Pontes, filho legitimo do outro(?) e D.Marianna Paes de Oliveira, natural de --- e Dona Maria Valentina da Silva Leal, filha legitima do João --- Botelho e Dona Antonia Luiza da S.ª Leal, natural e moradora desta Cidade e lhes dei as Bensoans nupciaes do Ritual Romano sendo testemunhas o coronel Jozé da Silva Tavares e o Tenente coronel Francisco de Paula Freire de Andrade e Jozé Baptista --- . E para constar faso este assento. O Coadjutor Manoel da Costa Negreiros.

 

Pais de, q.d.:

3-2-3-1-1 José, batizado aos 20-07-1792 em Santa Rita Durão, Mariana-MG.

Fl.10 do Livro de Batismos dos anos de 1790-1815 Igreja N.Sra.de Nazaré, S.Rita Durão,distrito de Mariana-MG, Ermida N.S.Remédios, Arquidiocese de Mariana - Batismo de José em 20/07/1792

Pais: Guarda-mor José Pires da Silva Pontes e Maria Valentina Ferreira da Silva Leal

Avós Paternos: Cap.-mor Jozé da Silva Pontes e D.Marianna Dias Pais.

Avós Maternos: Dr.Manoel Bras Ferreira e D.Antonia Luiza da Silva Leal.

Padrinhos: Ten.Cel.João Baptista dos Santos Ar.o com procuração do Dr.Francisco Pais de Oliveira Leite, e D.Antonia Luiza da Silva Leal.

Padre: Jaquim Jozé do Monte com licença do Vigário Manoel Jozé Soares.

Coadjutor: João Rosa Pimenta.

A Ermida Nossa Senhora dos Remédios era do Sarg.-Mor João Baptista dos Santos Araujo.

3-2-3-1-2 Maria, em 06-01-1799.

Fl.28v do Livro de Batismos dos anos de 1788-1803 Igreja N.Sra.da Assunção, Mariana-MG, Ermida do Cap.José da Silva Pontes no Piracicaba, Arquid.e de Mariana - Batismo de Maria em 06/01/1799 n. em 22/10/1798

Pais: Cap.-mor José da Silva Pontes e D.Maria Valentina da Silva Leal.

Padrinhos: Ten.Cel.José Joaquim de Oliveira Cardoso e D.Antonia Luiza da Silva Leal..

Padre: Joaquim Coelho Leal.

Vigário: João Roiz Pimenta.

3-2-3-2 Antonio, batizado em 16-04-1749 em Sumidouro-MG.

Fl.75(88) do Livro de Batismos dos anos de 1790-1815 Igreja N.Sra.de Nazaré, S.Rita Durão,distrito de Mariana-MG, Matriz de Sumidouro, Arquidiocese de Mariana.

Igreja Nossa Senhora de Nazare de Santa Rita Durão (Inficionado), distrito de Mariana-MG.

Aos dezassete dias do mez de Abril de mil settecentos e quarenta e nove na Matriz desta Freguezia de Sumidouro, o M.R. Dr. Giraldo Luiz de Abrantes, Vigario Geral deste Bispado, baptizou e pos os S.tos Oleos a Antonio, parvulo, filho lig.mo do Cap.m Joze da Silva Pontes e de Marianna Dias Paes, neto por parte paterna do Cap.m Fran.co da S.a de Carvalho, e de sua m.er Ignez Domingues, naturaes da cid. de S.Paulo, e neto pela parte materna de Maximiano de Oliv.a Leite e de sua mulher D.Ignacia de Arruda Pires, naturaes da Villa de Parnahiba, do Bisp. De S.Paulo. Forao padr.os Coronel Caetano Al.z Rodrigues e D.Maria de Siqueira Brandam, e Declaro os Paes do r.o parvulo, moradores na Freg.a de S.Sebastiam deste Bisp. de q. fiz este assento em q. me assignei = O Vig.o Manoel de Pinto Candido = e nao continha mais ad.to assento, q. fielm.e trasladei, aos onze de Fev.ro de 1752. O Vig. Antonio Dias Delgado de Carvalho.

3-2-3-3 Inácia Feliciana da Silva Pontes, batizada em Santa Rita Durão, Mariana-MG aos 28-03-1751. Casou com João Batista dos Santos Araújo, filho do Cap. José da Costa dos Santos e de Escolástica de Araújo.

Fl.106 do Livro de Batismos dos anos de 1732/1881/1788 Igreja Católica, N.Sra.de Nazaré, S.Rita Durão,distrito de Mariana-MG, Ermida N.S.Remédios, Arquidiocese de Mariana-

Igreja Nossa Senhora de Nazare de Santa Rita Durao (Inficionado) distrito de Mariana-MG;

Aos vinte e oito de Marco de mil setecentos e sincoenta e hum annos, Batizou e pos os Santos Oleos, com licenca minha o Conego Vicente Gon.z de Almeida, a Ignacia, filha legitima do Cap. Joze da Silva Pontes e Dona Marianna Dias Paes. Forao padrinhos, Francisco Paes de Oliv.a, filho do Guarda-Mor Maximiano de Olivr.a Leite e de (sua m.er D.Ignacia de Arruda Pires, digo) e D.Ignacia, m.er do Guarda-Mor de q. fiz este asento. Declaro que foi Batizada no Oratorio de Joze Caetano Roiz de Horta, por desp.de S.Ex.a Rev.a Joze Soares Aranha Brandam = e nao continha mais ad.o assento q. fielm.e trasladei com o parentesis supra. Declaro, porem p.melhor certeza, q. a parvula, he netta pela parte paterna do Capt.m Francisco da Silva de Carvalho e de sua m.er Ignez Domingues, naturaes da Cidade de S.Paulo, e pela materna de Maxiamiano Oliv.a Leite e de sua m.er D.Ignacia Arruda Pires, naturaes da Villa de Parnahiba do Bisp. De S.Paulo. T.bem declaro q. a parvula foi baptizada por desp.o do Ex.mp Bispo, D.Manoel da Cruz, no Oratorio de Joze Caetano Roiz da Horta, filial da Freg.a de S.Sebastiam. T.bem declaro mais q. os Paes desta parvula, sao moradores nesta Freguezia do Inficionado e por acaso se achavao nesta Freg.a de S.Sebastiam, n.tem porque batizar a parvula asima nomeada. Passei o referido por verd.de de q. fiz este assento aos onze de Fev.o de 1752. O Vig.o Antonio Dias Delgado de Carvalho.

Pais de, q.d.:

3-2-3-3-1 João, batizado aos 16-03-1785

F.106 do Livro de Batismos dos anos de 1732/1881/1788 Igreja Católica, N.Sra.de Nazaré, S.Rita Durão,distrito de Mariana-MG, Ermida N.S.Remédios, Arquidiocese de Mariana- Batismo de João em 16/03/1785

Pais: Sarg.-mor João Batista dos Santos Araújo e D.Inácia Feliciana da Silva Pontes

Avós Paternos: Cap.Jozé da Costa dos Santos e Escolástica de Araujo.

Avós Maternos: Cap.-mor Jozé da Silva Pontes e Marianna Dias Paes.

Padrinhos: Cap. Jozé Pereira do --- e D.Catharina de Souza Passanha, viuva.

Padre: Antonio Freire da Costa

Coadjutor: João da Silva Bra.m.

3-2-3-3-2 Escolástica, nascida aos 20-03-1786 e batizada em 25 de abril do mesmo ano.

Fls.114v e 115 do Livro de Batismos dos anos de 1732/1881/1788 Igreja N.Sra.de Nazaré, S.Rita Durão,distrito de Mariana-MG, Ermida N.S.Remédios, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Escolástica em 25/04/1786 n. em 20/03/1786

Pais: Sarg.-mor João Batista dos Santos Araújo e D.Inácia Feliciana da Silva Pontes

Avós Paternos: Cap.Jozé da Costa dos Santos e Escolástica de Araujo.

Avós Maternos: Cap.-mor Jozé da Silva Pontes e Marianna Dias Paes.

Padrinhos: --- , sua sobrinha; o P.Domingos Pereira Fraga --- Juliana Fr.a Paes de Oliveira.

Padre: Gonçalo Justiniano Vr.a Siqueira.

Vigário: Manoel Jozé Soares.

3-2-3-4 Maria, batizada em Mariana-MG em 28-03-175.

Fl.33/Livro de Batismos 1731-1805 Igreja Nossa Senhora da Assunção, Mariana-MG, em casa do Cap.Jozé da Silva Pontes, Arquidiocese de Mariana,

Igreja de Nossa Senhora de Assuncao, Vila do Ribeirao do Carmo,  Mariana-MG.

Aos vinte e dois do mes de Agosto de mil setecentos e sincoenta e quatro, o R.Vigr.o D.r Antonio Dias Delgado de Carvalho, com lic.a de S.Ex.a, baptizou em caza do Capitam Joze da S.a Pontes, a Maria, parvula, f.a do dec.o e de sua mulher Mariana Dias Paes, netta pela parte paterna do Cap.Francisco da S.a de Carvalho e Ignez Domingues, naturaes de S.Paulo e pella p.te materna de Maximiano de Oliveira Leite e de sua m.er D.Ignacia de Arruda Pires, naturaes da c.de de Parnayba do Bispado de S.Paulo. Forao padrinhos o Alferes Joao da S.a Soares e Catharina de Souza, m.er de M.el Matheus Tinoco, de que fiz este assento. O Coadjutor Joze Roiz Froez.

3-3-4 Inácia Maria Pires de Oliveira, casada com o Cel. José Caetano Rodrigues Horta, filho do Cel.Caetano Álvares Rodrigues e Francisca Paes de Oliveira. Geração em 3-6-1.

3-3-5 Juliana Francisca de Oliveira, casada com o Cap.-mor José Alves Maciel, natural de Viana do Castelo, filho de Francisco Álvares da Cruz e Antonia Maciel, ambos de Viana do Castelo (fonte: Tiradentes: A Inconfidência diante da História, 2º vol. tomo II Jose Álvares Maciel nota 1: conf. “Autos”, vol 3, pags. 343-344, autor José Cruz Rodrigues Vieira).

         Entre seus filhos:

3-3-5-1 Izabel Querubina (ou Carolina) de Oliveira Maciel, filha primogenita, nascida em 1758 (conforme os “Autos” supra citado). Casada com Ten.Cel. Francisco de Paula Freire de Andrade, do Rio de Janeiro, filho natural de José Antônio Freire de Andrade e Maria do Bom Sucesso Correa de Sá (SL 4, 354, 5-5 e ad. geral vol. 9: 5-5 Izabel Carolina de Oliveira escrevemo-la (por informações) casada com o tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrada, f.° natural do (2º) conde de Bobadella; entretanto, em Ouro Preto encontramos o casamento deste mesmo tenente-coronel em 1782 com Maria n.º 5-7 de pág. 356, irmã de Izabel Carolina n.º 5-5; é possível que fosse casado com duas irmãs):

Entre seus filhos, documentamos:

3-3-5-1-1 Maria Luisa Freire de Andrade, casada com o Cap. Francisco Pires de Abreu Melo (SL. 4º, 346, 6-3 e 355, 6-4). Francisco faleceu em Mariana-MG em 18-03-1852, com testamento. Geração na família “Leonel de Abreu Lima”.

3-3-5-1-2 Gomes Freire de Andrade, Barão de Itabira. Casou com Francisca de Sá e Castro (SL. 4º, 354, 6-1). Entre seus filhos:

3-3-5-1-2-1 Francisca de Paula Freire de Andrade casada com o Conselheiro Herculano Ferreira Penna (SL. 4º, 355, 7-1). Entre seus filhos:

3-3-5-1-2-1-1 Isabel Herculana, casou com Dr. Augusto Freire de Andrade, 3-3-5-1-2-3 abaixo.

3-3-5-1-2-2 Maria Clemencia Freire de Andrade casou com Manoel Dias Paes Leme, filho de Manoel José Pires da Silva Pontes e Mariana Rodrigues Horta. Geração em 3-6-1-9-1-1.

3-3-5-1-2-3 Dr. Augusto Freire de Andrade, batizado em 21-10-1821 e falecido em Furquim-MG aos 13-03-1854. Foi casado com  Izabel Herculana, filha do Conselheiro Herculano Ferreira Pena e Francisca de Paula Freire de Andrade, 3-3-5-1-2-1-1  supra.

Fl.235v do Livro de Batismos dos anos de 1817-1850 Igreja N.Sra.da Assunção, Mariana-MG, Capella de S.Antonio do Morro da Passagem, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Augusto em 21/10/1821

Pais: Sarg.-mor Gomes Freire de Andrade e Francisca de Paula Freitas.

Padrinhos: Cap.Ignacio Jozé Roiz Duarte e D.Gracianna Florisbella..

Coadjutor: Francisco Rodrigues de Paula.

Cura: Jozé Bonifácio de Souza Barradas.

Consta também no /Livro de Batismos/Pag.81:

Pais: Sarg.-mor Gomes Freire de Andrade e Francisca de Paula Freitas.

Padrinhos: Cap.Ignacio Jozé Roiz Duarte e D.Gracianna Florisbella.

Pároco: o Cura Joaquim José Roiz Rego.

Foi batizado na Capela da Passagem.

Este registro está riscado e consta; Ordem Superior do Sarg-mor Gomes Freire de Andrade.

 

Fl.8v do Livro de Óbitos dos anos de 1854 Igreja Bom Jesus do Monte, Furquim, distrito de Mariana-MG, Arquidiocese de Marianna - Óbito de Augusto Freire de Andrade em 13/03/1854

Faleceu de hidropisia, cazado na idade de trinta e cinco annos.

O Vigr.o Antonio Gomes Carv.o.

 

3-3-5-2 José Álvares Maciel - “Inconfidente”. Conforme os “Autos” citado vol. 2, pag. 271, nascido por 1760 e falecido nos primeiros dias de março de 1804, sepultado na igreja de Massangano em Angola.

3-3-5-3 Teotonio, nascido em 1762 (Autos citado)

3-3-5-4 Maximiano, em 1764 (Autos citado)

3-3-5-5 Domingos, em 1765 (Autos citado). Coronel Domingos Alves Maciel segundo a Genealogia Paulistana: (vol. 4, 354, 5-3 (1) Esta descendência do coronel Domingos Aves de Oliveira Maciel n.° 5-3 nos foi comunicada pelo estudioso professor Lafayette de Toledo, de Casa Branca) casou-se com ...  e teve dois filhos:

3-3-5-5-1 João Severiano Maciel da Costa, marquês de Queluz, natural de Queluz, foi senador e desembargador; faleceu em 1833.

Pag.210v Igreja N.S.a da Conceição Raposos-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Registros Paroquiais 1736-1930, Óbito de João Severiano Maciel da Costa em 19/11/1833

Aos dezanove de Novembro de mil oito centos e trinta e tres, faleceu da prezente vida com os Sacramentos da Penitencia Rigorosa e Extrema Unção, João Severiano Maciel da Costa. Marques de Quelus; foi depois do Officio Solenne de Corpo Prezente acompanhado para o Cemitério e Encomendado por mim e mais sacerdotes, seguio, digo, tudo por ordem de sua viúva, de que fasso este assento.

O Vigr.o José Ararújo da Cunha.

 

Comparar com o abaixo:

- Luiz Augusto Maciel da Costa, filho da Marquesa de Queluz, faleceu em Raposos-MG em 09-11-1842 com 60(sic) anos declarados:

Pag.227. Igreja N.S.a da Conceição Raposos-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Óbito de Luiz Augusto Maciel da Costa em 09/11/1842

Nome: Luis Augusto Maciel da Costa, filho da Excellentíssima Marquesa de Queluz.

Faleceu com os Sacramentos da Penitência e Extrema-Unção, foi acompanhado pelas Irmandades da Freguezia, por mim e dous sacerdotes, sepultado na Matriz.

Pároco: José de Araújo da Costa. Consta na lateral do registro a idade de 60 anos.

 

3-3-5-5-2 Joanna Theodora Ignacia Xavier foi casada com.... Com geração em SL. 4º, 354, 4-2.

 

3-3-5-6 Francisca, de 1769 (Autos citado). Francisca Teodora de Oliveira Maciel foi a segunda mulher do Brigadeiro Pedro Afonso Galvão de São Martinho. Família “Pedro Afonso Galvão de São Martinho”.

3-3-5-7 Maria, de 1770 (Autos citado). (

3-3-5-8 Ana Clemência, de 1772 (Autos citado)

3-3-5-9 Francisco, de 1773 (Autos citado)

 

 

3-6 Francisca Paes de Oliveira, f.ª de 2-4, casou-se em 1716 em Parnaíba com o coronel Caetano Alves Rodrigues, natural de Portugal(1). Teve q. d.:

(1) Em outros apontamentos de família que tivemos em mãos encontramos esse coronel Caetano Alves Rodrigues com o nome de "Caetano Rodrigues Alvares d'Horta, natural de Lisboa, f.° de João Alvares d'Horta e de Maria Rodrigues, fidalgos portugueses"; entretanto é certo o que ficou escrito no n.° 3-6, pois é o que consta do assento de seu casamento em 1716 em Parnaíba, em que não vem mencionada a sua filiação.

4-1 Tenente coronel José Caetano Rodrigues Horta, que casou em Minas Gerais com sua prima Ignacia de Arruda Pires, f.ª do guarda-mor Maximiano de Oliveira Leite. Teve: 5-1 a 9 (e adenda geral vol. 9)

 

3-6 Francisca Paes de Oliveira, nascida e batizada em Santana do Parnaíba-SP onde aos 23-11-1735 casou com o Coronel Caetano Álvares Rodrigues.

Livro de Casamentos dos anos de 1722-1755/Fl.61v  Igreja Igreja Santa Ana, Santana de Parnaíba-SP - Casamento de Caetano Alvares Rodrigues e Francisca Paes de Oliveira em 23/11/1735

Noivo: Cel. Caetano Alvarez Roiz.

Noiva: Francisca Paes de Oliveira.

Pais do Noivo: não constam.

Pais da Noiva: Francisco Paes de Oliveyra e Marianna Paes.

Testemunhas: Capitão Francisco Jorge e Salvador de Oliveira.

Padre: Frey João da Natividades.

Pároco: Izidoro Pinto de Godoy.

 

          Coronel Caetano já era falecido 28-03-1751 (casamento do filho). Tiveram o filho único

 

3-6-1 José Caetano Rodrigues Horta, natural de Ouro Preto-MG. Em Bandeirantes distrito de Mariana-MG, dispensados do impedimento de consanguinidae em 2º grau, aos 28-03-1751 casou com Inácia Maria Pires de Oliveira, natural do Sumidouro-MG e filha do Cel. Maximiano de Oliveira Leite e Inácia Pires de Arruda, nesta família.

Fl.19 ou 20 do Livro de Casamentos dos anos de 1735-1807 Igreja S.Sebastião, Bandeirantes, Mariana-MG, Oratório do José Caetano R.z de Horta, Arquidiocese de Mariana -

Igreja de Sao Sebastiao de Bandeirantes, distrito de Mariana-MG. Aos vinte e oyto de Março de mil setecentos e cincoenta e hum, feitas as denunciacoes e mais de legitima necessaria nesta freguezia, conforme a Const. e Sagrado Concílio Trident. mostrando se primeyro dispensado do segundo grao de consanguinid.e por S.Santidade e no que S.Ex.a R.ma, se cazarao com palavras do prezente na prezenca do M.R.do D.r Vigr. Gr.l Giraldo Joseph de Abranches, Joseph Caetano R.z de Horta, filho legitimo do defunto Coronel Caetano Al.z Rodrigues e de D.Francisca Paes de Oliveyra com D.Ignacia Pires de Oliveira, filha legitima do Guarda-mor Maximiano de Oliveyra Leyte e D.Ignacia Pires de Arruda, p. o q. também conforme nos fizerao Licenca do dito Snr.Dr.Vigr.o Ger.al pelos poderes recebidos de licenca do Ex.mo Snr.Bispo, p.a se receberem no Oratório do contrahente com efeito de receberão diante das Test.as minhas Capitam Joseph da Silva Fontes, Leonel de Abreu e Fortunato Gomes Carneyro. E aos vinte e sete de Abril lhe dey as bencoans, que agora receberão por ser tempo prohibido, de que fiz este assento que assignei. Joseph Soares Ar.a(?) Brandao. Vigr.o.

 

          José faleceu aos 10-09-1795 e Inácia em 15-06-1810, ambos em em Ouro Preto-MG. Foram inventariados em Mariana em 1815 (inventário neste site colaboração do autor).

Fl.337(227) do Livro de Óbitos da Capella de Nossa Senhora do Carmo dos anos de 1770-1796 Igreja Nossa Senhora Senhora da Conceição de Ouro Preto-MG,  Arquidiocese de Mariana - -Freguezia da Nossa Senhora da Conceicao de Antonio Dias, Ouro Preto-MG.Cel.Joseph Caetano Rodrigues de Horta

Aos des dias do mes de Septembro do anno de mil sete centos e noventa e cinco, falleceu de vida presente com todos os Sacramentos, o Coronel Joseph Caetano Rodrigues de Horta, Cavalleiro Professo na Ordem de Christo e casado com Dona Ignacia Maria Pires de Oliveira, no dia seguinte, foi em habito da dita ordem e em caixao, conduzido de sua casa a Capella de Nossa Senhora do Carmo, onde foi sepultado depois de encomendado por mim e pelo Reverendo Comissario(?), acompanhado pelos Reverendos Sacerdotes de sua e outra Freguezia, os quaes todos disserao Missa de corpo presente, e pelos Terceiros do Carmo. De que, para constar, fis este assento, que assignei. O Vig.o Francisco d'Abreu Silva.

 

Fl.190 do Livro de Óbitos da Matriz dos anos de 1796-1821 Igreja Nossa Senhora Senhora da Conceição de Ouro Preto-MG,  Arquidiocese de Mariana - -Freguezia da Nossa Senhora da Conceicao de Antonio Dias, Ouro Preto-MG.

Ignacia Maria Pires de Oliveira

Aos quinze do do Mez de Junho de mil oitocentos e dez, faleceo da Vida prezente sem Sacramentos, por ser de improvizo, Dona Ignacia Maria Pires de Oliveira, branca, Viuva do Coronel Joze Caetano Rodrigues Orta, Moradora abaixo da ladeira, ao pe da Capella da Veneravel Ordem 3a. de Sam Francisco, filha legitima do falecido Goarda-Mor Maximiano de Oliveira Leite e de sua mulher Donna Ignacia Maria Pires de Oliveira Leite, foi encommendada pelo Reverendo Parocho e dez Reverendos Sacerdotes, os quais fizerao Mica de Corpo prezente, a Mortalhada em habito branco e Sepultada em caixao nesta Matriz em cova da fabrica, foi nascida e baptizada na Freguezia de Sumidouro, para constar, fiz este assento. O coadjutor Fran.co de Almeida Pinto.

Compareceram ou foram representados no inventário, ou ainda encontramos em documentos:

3-6-1-1 Ana Francisca Joaquina de Oliveira Horta casou duas vezes. Em Ouro Preto-MG aos 16-03-1772 com Gregório Caldeira Brant, filho de Felisberto Caldeira Brant e Branca de Almeida Lara. Ana Francisca casou segunda vez com o Sargento Mor Garcia Roiz Paes Leme, com geração. Já era falecida em 1815

Fl.257 do Livro de Casamentos dos anos de 1727-1782, Igreja N.Sra. da Conceição de Ouro Preto-MG, Antonio Dias, Arquidiocese de Mariana - Certidão de Casamento de Gregorio Caldeira Brant e Anna Francysca Joaquina de Oliveira Dorta em 16/03/1772.

Pais do noivo: Cap.Felysberto Caldeyra Brant e D.Branca de Almeyda Lara.

Pais da noiva: Ten.Cel.Jozé Caetano Rodrigues Dorta e D.Ignacia Maria Pires de Oliveyra.

Testemunhas: Rev.do Laureano Correa Rebelo e o Rev. Caetano Pinto da Motta e Castro.

Padres: Com Provisão do Gov.do Bispado Francysco Xavier da Rua e presença do Rev. Conego Magystral Dr.João Rodrigues Cordeyro

Vigário: Estanislau da Sylvera Ebano.

A dita contrahente se recebeo por seo procurador Manoel de Chaves Cabral (ipisis verbis).

A noiva é filha de que morava na casa do Dr.Jozé Pereyra, auxiliar da distribuidora.

 

         Ana Francisca e Gregório tiveram os filhos (segundo o inventário):

3-6-1-1-1 Tenente General Felisberto Caldeira Brant Pontes

3-6-1-1-2 Ildefonso João de Oliveira

 

Ana Fancisca e o Sargento Mor Garcia Rodrigues Paes Leme tiveram os filhos (segundo o inventário):

3-6-1-1-3 Barão Pedro Dias Forjas Leme

3-6-1-1-4 Francisca Garcia

3-6-1-3 Maria Joaquina Cândida de Oliveira Horta, em Ouro Preto-MG aos 30-04-1783 casou com o Capitão José Antonio Neves, natural da freguesia das Aguas Santas Bispado do Porto e filho de Antonio Goncalves Fontes e de Felipa Antonia da Costa.

Igreja Nossa Senhora da Conceicao de Antonio Dias, Ouro Preto-MG: Casamento de Cap. Joze Antonio Neves e Maria Joaquina Candida de Oliveira Dorta:

Aos trinta dias do mez de Abril do anno de mil setecentos e oitenta e tres na Capella da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo desta Villa Rica com Provizao do Reverendo Doutor Vigario Geral deste Bispado, Francisco Pereira Santa Apolonia, da qual constou nao haver impedimento canonico em presenca do Reverendo Coadjutor da freguezia do Oiro preto, Luiz Caetano de Oliveira Lobo, de licenca in seviptis do Reverendo Parocho desta Freguezia se-casarao o Capitao Joze Antonio Neves, filho legitimo de Antonio Goncalves Fontes e de Fellipa Antonia da Costa, natural e baptizado na freguezia de Santa Maria de Agoas Santas do Bispado do Porto, morador na cidade Mariana e Dona Maria Joaquina Candida de Oliveira Dorta, filha legitima do Coronel Jose Caetano Rodrigues Dorta e de Dona Ignacia Maria Paes de Oliveira, natural e baptizada na freguezia de Sao Sebastiao e moradores nesta de Nossa Senhora da Conceicao de Villa Rica; receberao as bencoes nupciais na forma do Rittual Romano; sendo testemunhas, alem de outros o Tenente Coronel Francisco de Paula Freire de Andrada, cazado, e morador no Oiro Preto; e o Doutor Francisco Paes de Oliveira Leite, solteiro, de Sumidouro. De que fiz este assento por Ordem de Sua Excellencia Reverendissima, que assignei. O Vigr.o Bern.do Joseph da Enc.am.

 

         Ambos já eram falecidos em 1815, testamenteiro o Ajudante Jose Felicianno Pereira da Silva. Entre seus filhos:

3-6-1-3-1 Bárbara Hermeliana Fausta de Oliveira Horta, nascida e batizada em Mariana-MG. casada em 23/11/1800 em Ouro Preto-MG com João Pereira de Vasconcellos, natural da Freguezia de Santa Maria de Vermoin, Barcelos, Arc. Braga. e filho de Manoel Rodrigues Machado e Gertrudes Rosa de Vasconcellos. João faleceu em 07-08-1810 em Ouro Preto-MG,

Igreja de Mariana, MG: Joao Pereira dos Vaz Concellos e Barbara Hermilliana Fausta Oliveira Orta

Aos vinte e trez do mez de Novembro do anno de mil oitocentos e onze oras da manha a por e o mais ou Menos com provizao do Muito Reverendo Vigario da Vara desta Com Marca Vidal Joze do Valle o Vigario confirmado desta freguezia cavaleiro profeço na Ordem de Nosso Senhor Jezus Christo Joao Antonio Pinto Arruda, em presenca do coal se receberao por palavras do prezente Joao Pereira de Vaz Concellos, filho legitimo de Dona Gertrudes Rosa de Vaz Concellos, natural e baptizado na freguezia de Santa Maria de Vermuin, Termo da Villa de Barcellos, Arcebispado de Braga e Dona Barbara Hermilliana Fausta Oliveira Orta, filha legitima do Capitao Antonio Neves e de Maria Joaquina Candida de Oliveira Orta, natural e baptizada na Santa Se de Mariana, ambos Parochiannos desta Freguezia, Logo receberao as Bensoenz no mesmo acto, na Capella de Nossa Senhora das Merces, filial desta Freguezia, prezente as testemunhas, o Desembargador Intendente Ignacio Joze de Souza Rebelo, cazado e morador no Pillar do Ouro preto e o Doutor Diogo Pereira Ribeiro, cazado e Morador nesta freguezia, ao pe do Passo, Que vai para a Praca e Sua Mulher Donna Maria do Carmo. Para constar fiz este assento, que a sino. O coadj.or Fran.co de Almeida Pinto.

 

Freguezia da Nossa Senhora da Conceicao de Antonio Dias, Ouro Preto-MG.

Aos sete dias do Mes de Agosto de mil oitocentos e dez, faleceo de Vida presente com os Sacramentos da penitencia Rigorosa e Uncao e nao recebeo o Sagrado Viatico, por impedimento da Molestia, Jose Pereira de Vasconcellos, branco, cazado com a filha do fallecido Coronel Jose Caetana Dorta, moradores ao Pasio(?), em caza do seu tio Doutor Diogo de Vasconcellos, era natural de Portugal, natural e baptizado na freguezia de Santa Maria de Vermuim, termo da Villa de Barcellos, Arcebispado de Braga, filho legitimo Manoel Rodrigues Machado e de Dona Gertudez Roza de Vasconcellos. Declaro que o falecido era casado com Dona Barbara Hermilianna Fausta de Oliveira Dorta, filha legitima do Capitao Jose Antonio Neves, e o dito Coronel Jose Caetano Dorta era seu avo(?). Foi a Mortalhado, em habito de Nossa Senhora do Carmo, e depozitado nesta Matriz, encomendado pelo Reverendo Parocho e alguns Reverendos sacerdotes, e jaz sepultado nesta Matriz em cova da fabrica, para constar, fiz este assento. O Coadjtor Fran.co de Almeida Pinto.

 

3-6-1-4 Capitão José Caetano Rodrigues Horta, inventariante dos pais. Casou com Bárbara Eufrosina de Almeida Rolim. Capitão José já era falecido em 28-11-1822 (casamento da filha Maria Felisberta). Faleceu durante a inventariança dos pais:

[fl26] (...) Capitão Jose Caetano Roiz de / Orta falecido neste Termo aonde deixou filhos menores e herdeiros maiores existindo u/ma herdeira casada com Capitão Luiz Soares de Govea, no Termo da Vila do Caethe da-/ mesma Comarca do Sabará. (....)Por falecimento do dito inventariante Capitão / Jose Caetano, ficou a sua viúva neste Termo D. Barbara Eufrazina, em compa-/nhia de quem vivem os Órfãos menores seus filhos (...)

         Bárbara faleceu em Raposos-MG e foi sepultada em Sabara-MG em 06-11-1852.

Igreja Igreja N.S.a da Conceição Raposos-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Óbito de Bárbara Eufrozina de Almeida Rolim sep. em 06/11/1852

Nome: Bárbara Eufrozina de Almeida Rolim, viúva do Cap. José Caetano Rodrigues Horta.

Foi sepultada nas catacumbas da Ordem Terceira do Carmo de Sabará. Encomendada e de licença para ser enterrada.

Pároco: José de Araújo da Cunha

 

Entre seus filhos (SL 6-1 a 19):

3-6-1-4-3 Bárbara Pires Lemes de Oliveira Horta em Mariana-MG aos 12-07-1811 casou com o Capitão Luiz Soares de Gouvêa, viúvo de Francisca Carolina Benedita de Araújo

Fl.15v do Livro de Casamentos dos anos de 1794-1872 Igreja São Sebastião, Bandeirantes, Mariana-MG, Matriz,  Arquidiocese de Mariana -

Aos doze de Julho de mil oitocentos e onze pela onze oras do dia, nesta Matriz com Provizam do Illustrissimo Reverendissimo Doutor Provizor Vigario Geral deste Bispado, o Senhor Marcos Antonio Monteiro de Barros em minha presenca e testemunhas abaixo assignadas, estando bastante gente junta, Se receberam com palavras de prezente e mutuo consentimento, o Capitam Luis Soares de Gouveia, viuvo da falecida Dona Francysca Benedita Carollina de Araujo, e Dona Barbara Pires Lemes de Oliveira Orta, filha legitima do Capitam Joze Caetano Rodrigues Orta e Dona Barbara Eufrosina de Almeida Rolim, natural da Vila de Pitangui e receberam as bencaos Nupciais conforme determina o Sagrado Concílio Tridentino e constituicoens do Bispado. Do que mandei fazer este assento que assignei. Vigr.o Joze Joachim Soares

P.e Sacristam Jose Joachim Theobaldo Pinto da Motta, Fran.co(?) Paes(?) de Oliveira(?) Orta(?) e Pe.Lourenco de Abreu Lima.

Entre seus filhos, documentamos:

3-6-1-4-3-1 Ten.Cel. Emílio Soares de Gouvêa Horta, casado com Maria Caetana de Carvalho Pinto, filha do Cap.Joaquim Roberto de Carvalho e Macedo e Ana Amália de Ataíde Portugal. Geração na família “Pinto Coelho a Cunha”.

3-6-1-4-5 José Caetano Rodrigues Horta casado com Maria José do Vale Amado, filha do Cap. João José do Vale Amado e Francisca Claudina de Abreu e Mello - família “Leonel de Abreu Lima”.

Entre seus filhos (SL. 4º, 371, 6-5):

3-6-1-4-5-1 José Caetano Rodrigues Horta Júnior, casado com Flora Barbosa da Silva.

3-6-1-4-6 Maria Felisberta de Oliveira Horta em Bandeirantes, Mariana-MG em 28-11-1822 casou com José Antônio de Lima, natural de Santa Ana do Sapucai-MG e filho natural de Maria Tereza do Nascimento

Fl.19v do Livro de Casamentos dos anos de 1794-1872 Igreja de Sao Sebastiao de Bandeirantes, distrito de Mariana-MG;

Aos vinte e oito de Novembro de mil oitocentos e vinte e dous pelas sinco horas da tarde, nesta Matriz com Provizao do Ilustrissimo e Reverendissimo Doutor Provisor Arcediago Vigario Geral deste Bispado o Senhor Marcos Antonio Monteiro de Barros, Professo na Ordem de Christo em minha prezenca e de testemunhas abaixo assignadas, alem de mais povo que prezente estava, Se receberam Com palavras de prezente muttuo Consentimento Jozé Antonio de Lima, filho natural de Dona Maria Thereza do Nascimento, nascido e baptizado na Freguezia de Santa Anna de Sapochahi, Bispado de Sam Paulo, e morador na Freguezia de Pouso Alegre, e Dona Maria Felisberta de Oliveira Horta, filha legítima de Joze Caetano Rodrigues de Horta, ja falecido, e de Dona Barbara Eufrozina de Almeida Rolim, nascida e Baptizada na Vila de Caetes deste Bispado e moradora nesta Freguezia. Receberam as Bencoans Nupciaes conforme determina o Sagrado Concilio Tridentino Ritual Romano, e Constituicoens deste Bispado. O Vig.o Caetano Rodrigues Milagres.

Maximiano Paes de Oliveira Horta e outros

3-6-1-4-7 Florisbela Umbelina de Oliveira Horta casou duas vezes. Primeiro com Capitão Hilário Mendes da Cunha Jardim, falecido em Rio Acima-MG em 20-08-1843 com 70 anos declarados e sepultado em Sabará-MG:

Livro de Óbitos/Pag.16 Igreja Santo Antônio Rio Acima-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Óbito de Hilário Mendes da Cunha Jardim em 20/08/1843

Nome do Falecido: Cap.Hilário Mendes da Cunha Jardim, com a idade de 70 anos, casado com Florisbella Umbelina de Oliveira Horta.

Pároco: Quintiliano Augusto de Lima.

Foi sepultado na Capella de N.Sr.a do Carmo da cidade de Sabará

 

          Segunda vez com 46 anos aos 21-10-1845 em Rio Acima-MG casou com o Sargento mor José Francisco Freire de Andrade Parreiras, com 37 anos.

Livro de Casamentos/Pag.13v e 14 Igreja Santo Antônio Rio Acima-MG, Capella de N.Sr.a da Conceição do Saco, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Casamento de José Freire de Andrade Parreiras e Florisbella Umbelina Horta em 21/10/1845

Noivo: Sarg.-mor José Freire de Andrade Parreiras, 37 anos.

Noiva: D.Florisbella Umbelina Horta, 46 anos, viúva do finado Cap. Hilário Mendes.

Testemunhas: Exm.o Presidente Felicino(?) José da Silva e Dr. Luis Antonio ---bra da Silva, este da cidade de Sabará.

Celebrante: José de Araújo da Cunha.

Pároco: Quintiliano Augusto de Lima.

A cerimônia foi realizada na Capella de N.Sr.a da Conceição do Saco.

Foram dispensados de proclamas pelo Ilmo. Vigário Geral Francisco --- de Paula.

Florisbela e Hilário tiveram os filhos que documentamos, batizados em Rio Acima-MG:

3-6-1-4-7-1 Antonio aos 19-11-1829.

Livro de Batismos n.o 6/Pag.13v Igreja, Igreja Santo Antônio Rio Acima-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Batismo de Antonio em 19/11/1829

Pais: Cap.Hilário Mendes da Cunha Jardim e Florisbella Umbelina de Oliveira Horta.

Padrinhos: --- Mendes da Cunha Jardim e Dona --- .

Celebrante: --- Araújo da Cunha, Vigário de Raposos, de licença.

Pároco: Ricardo José de Queirós.

Foi batizado na Capela de N.Sr.a da Conceição, filial da Freg.a de S.to Antônio do Rio Acima.

3-6-1-4-7-2 Francisco, em 29-11-1830.

Livro no.6-Batismos/Pag.16v Igreja Católica, Igreja Santo Antônio Rio Acima-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Batismo de Francisco em 29/11/1830

Pais: Cap.Hilário Mendes da Cunha Jardim e Florisbella Umbelina de Oliveira Horta.

Padrinhos: Francisco Mis Marques e ---, moradores em Sabará.

Celebrante: Agostinho da Silva Campos.

Pároco: Ricardo José de Queirós.

Foi batizado na Capela de N.Sr.a da Conceição, filial da Freg.a de S.to Antônio do Rio Acima.

3-6-1-4-7-3 Hilário em 10-08-1831

Livro N.o 6-Batismos/Pag.17 Igreja Santo Antônio Rio Acima-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Batismo de Hilário em 10/08/1831

Pais: Cap.Hilário Mendes da Cunha Jardim e Florisbella Umbelina de Oliveira Horta.

Celebrante: José Agostinho da Silva Campos.

Pároco: Ricardo José de Queirós.

Foi batizado por perículo vita em casa. Capela de N.Sr.a da Conceição, filial da Freg.a de S.to Antônio do Rio Acima.

3-6-1-4-7-4 Antonio em 30-08-1833

Livro 6-Batismos/Pag.26 Igreja Católica, Igreja Santo Antônio Rio Acima-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Batismo de Antônio em 30/08/1833

Pais: Cap.Hilário Mendes da Cunha Jardim e Florisbella Umbelina de Oliveira Horta.

Padrinhos: Cap. Antônio Carlos(?), morador no Arraial dos Siqueiros, desta Freg.a.

Celebrante

Pároco: Ricardo José de Queirós.

Foi batizado na Capela de N.Sr.a da Conceição, filial da Freg.a de S.to Antônio do Rio Acima.

3-6-1-4-7-5 João, em 30-09-1834.

Livro 6-Batismos/Pag.30v Igreja Santo Antônio Rio Acima-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Batismo de João em 30/09/1834

Pais: Cap.Hilário Mendes da Cunha Jardim e Florisbella Umbelina de Oliveira Horta.

Padrinhos: P.e João Carlos, por proc.que apresentou o P.e Antonio Mendes da Cunha Jardim e D. Antonia Amalte de Oliveira.

Celebrante: José Agostinho da Silva Campos.

Pároco: Ricardo José de Queirós.

Foi batizado na Capela de N.Sr.a da Conceição, filial da Freg.a de S.to Antônio do Rio Acima.

3-6-1-4-7-6 Antonio, em 02-02-1836.

Livro 6-Batismos/Pag.35 Igreja Santo Antônio Rio Acima-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Batismo de Antônio em 02/02/1836 n. em 14/12/1835

Pais: Cap.Hilário Mendes da Cunha Jardim e Florisbella Umbelina de Oliveira Horta.

Padrinhos: Dr. Caetano Alves Rodrigues Horta, solteiro, morador em Sabará e Ex.a Marquesa de Queluz, viuva, da Freg.a de Raposos.

Celebrante: O vigário de Raposos.

Pároco: O vigário encomendado Justino Pinto Fon.a.

Foi batizado na Capela de N.Sr.a da Conceição, filial desta Matriz.

3-6-1-4-7-7 Manoela Luiza de Oliveira Horta, com 17 anos em 18-03-1857 em Rio Acima-MG casou com Antônio Xavier da Silva Júnior, com 26 anos e filho de Antonio Xavier da Silva e Maria Bárbara de Souza Carvalho.

Livro de Casamentos/Pag.29.  Igreja Santo Antônio Rio Acima-MG, Oratório do Barão de Sabará, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Casamento de Antônio Xavier da Silva e Manoela Luiza de Oliveira Horta em 18/03/1857

Noivo: Antônio Xavier da Silva, 26 anos.

Noiva: Manoela Luiza de Oliveira Horta, 17 anos.

Pais do noivo: não constam.

Pais da noiva: não constam.

Testemunhas: Exmo. Cel. Antônio Pacheco, Barão de Sabará e Rev.Dr. José Marcianno Gomes Baptista.

Celebrante: José Augusto Ferreira.

Pároco: José Sabino Marques.

A cerimônia foi realizada as 3:30 horas no Oratório do Ex.mo Barão de Sabará.

Pais de, q.d.:

3-6-1-4-7-7-1 Petrino, nascido em 06-02-1864 e batizado aos 28-03 do mesmo ano.

Livro 6-Batismos/Pag.9v Igreja Santo Antônio Rio Acima-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Batismo de Petrino em 28/03/1864 n. em 06/02/1864

Pais: Antônio Xavier da Silva e Manoella Luiza Horta Xavier.

Avós paternos: Antonio Xavier da Silva e Maria Barboza de Souza Carvalho.

Avós maternos: Cap. Hilário Mendes da Cunha Jardim e D.Florisbela Umbelina Horta.

Padrinhos: O avô paterno, e por ele apresentou proc.Antonio Caetano Alves Horta e a avó materna D.Florisbela Umbelina Horta.

Celebrante: Monsenhor José Augusto.

Pároco: José Sabino Marques.

Foi batizado na Fazenda St.a Rita de licença parochial.

3-6-1-4-7-7-2 Petrina, nascida aos 22-06-1866 e batizada em 15-09 do meswmo ano.

Pag.25v. Igreja Santo Antônio Rio Acima-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Batismo de Petrina em 15/09/1866 n. em 22/06/1866

Pais: Antonio Xavier da Silva Junior e D.Manoella Luiza Horta Xavier.

Padrinhos: Dr.Caetano Rodrigues Horta e D.Florisbella, avó materna da batizada.

Pároco: José Sabino Marques.

Foi batizada no Oratótio da Fazenda de D.Florisbella Umbelina Horta, nesta Freg.a de S.to Antônio do Rio Acima.

 

Florisbela e o Sargento mor José Francisco Freire de Andrade Parreiras tiveram dois filhos (SL. 4º, 372, 6-7), entre eles:

3-6-1-4-7-8 Dr. Alberto de Andrade Parreiras Horta, filho do Tenente Coronel José Freire de Andrade e Florisbela Umbelina, casou com Maria Eugenia Parreiras Horta, filha do Barão de Itatiaia (José Caetano Rodrigues Horta) e Flora Barbosa da Silva (SL. 4º, 371, 7-1) e 3-6-1-4-5-1 supra. Pais de, pelo menos:

3-6-1-4-7-8-1 Alberto, nasceu em 12-01-1882 e foi batizado aos doze do mesmo mês na fazenda Paciência.

(indicação de Carlos J.M. Oliveira) Barbacena, MG bat 1829-1882 im 103 aos 20-01-1882 na fazenda da Paciencia freguesia de Juiz de Fora bat Alberto, nascido no dia 12 do corrente mes, f.l. do Dr. Alberto de Andrade Parreiras Horta e de D. Maria Eugenia Parreiras Horta, npaterno do Ten. Cel. Jose Freire de Andrade e D. Florisbela Umbelina Parreira Horta, nmaterno do Exmo Sr. Barão de Itatiaia e D. Flora Barbosa Horta. Foram padrinhos seu avô o Exmo Barão de Itatiaia e D. Florisbella Umbelina Parreira Horta; e como não tendo aparecido no livro o dito ascento mandeio abrir este por uma nota dada por seu pai.

 

3-6-1-4-11 Rita Carolina de Oliveira Horta casou em Raposos-MG aos 23-06-1833 com João Antônio de Lemos Júnior, filho de João Antônio de Lemos e sua primeira mulher Luiza Amalia de Lemos. Família “Villela” Cap. 2º.

Igreja N.S.a da Conceição Raposos-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Casamento de João Antônio de Lemos Júnior e Rita Carolina de Oliveira Horta em 23/06/1833

Noivo: João Antônio de Lemos Júnior, n.al do Bispado de São Paulo.

Noiva: Rita Carolina de Oliveira Horta, nal deste Bispado.

Pais do noivo:  João Antônio de Lemos e  não consta a mãe.

Pais da noiva: José Caetano de Oliveira Horta e D.Barbara Eufrozina de Almeida Rollim.

Testemunhas: Dr. José Joaquim Fernandes Torres, da freg.a de Ouro Preto, e Cap. Francisco Martins Marques, desta freg.a.

Celebrante: Maximiano Soares de Menezes.

Pároco: José de Araújo da Cunha.

O matrimônio foi realizado no Oratório da Fazenda do Sarg.-mor Manoel de Freitas. Pacheco.

 

3-6-1-4-12 Ana Francisca Leme Horta, casou duas vezes. Primeiro com Manoel de Freitas Pacheco e segunda vez com o Alferes Manoel Correa de Macedo (SL. 4º, 373, 6-12).

Ana e Manoel de Freitas tiveram, q.d.:

3-6-1-4-12-1 Manoela, falecida em Raposos-MG em 24-09-1829.

Pag.197 Igreja, Igreja N.S.a da Conceição Raposos-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Óbito de Manoela em 24/09/1829

Pai: Sargento-mor Manoel Freitas Pacheco.

Mãe: Ana Francisca Lemes Horta.

Vigário: José de Araújo da Cunha.

A inocente foi sepultada na Capella de S.to Ant.o do Arraial Velho.

3-6-1-4-12-2 Luiza Patrícia de Freitas, natural de Raposos-MG onde aos 05-10-1842 casou com Joaquim Rodrigues Goulart, nascido em Araxá-MG, filho de Manoel Rodrigues de Mattos e Ana de Moraes Breno.

Pag.55 e 55v Igreja Igreja N.S.a da Conceição, Capela do Hospício, Raposos-MG, Cúria Metropolitana de Belo Horizonte - Casamento de Joaquim Rodrigues Goulart e Luiza Patrícia de Freitas em 05/10/1842

Noivo: Joaquim Rodrigues Goulart, n.a da Freg.a de S.Domingos de Araxá.

Noiva: Luiz Patricia de Freitas, natural, batizada e moradora nesta freg.a.

Pais do noivo: Manoel Rodrigues de Mattos e Anna de Moraes Bremmo.

Pais da noiva: Sarg.-mor Manoel de Freitas Pacheco e Anna Francisca Lemos Horta.

Testemunhas: Cel. Manoel Antônio Pacheco e o Dr. Quintiliano José da Silva.

Celebrante: Vig.o de Sabará, José Maia Vieira.

Pároco: José de Araújo Cunha.

A cerimônia foi realizada na Capela do Hospício.

Os noivos foram dispensados das proclamas pelo Cônego Miguel de Noronha Pires, por despacho de 30/09 deste ano.

Ana e Alferes Manoel Correa tiveram, q.d.:

3-6-1-4-12-3 Ana, nasceu em Brumado, Santa Bárbara-MG em 12-03-1844, batizada em 01 de Maio do mesmo ano.

Fl.17v(15v) do Livro de Batismos No.12 dos anos de 1833-1857  Igreja Santo Antônio, Santa Bárbara-MG, Capela Santo Amaro do Brumado, Arquid.Mariana - Batismo de Ana em 01/05/1844 n. em 12/03/1844

Pais:Alferes Manoel Correa de Macedo e Anna Francisca Leme Horta.

Padrinhos: José Joaquim Rodrigues Gularte e D.Paula Virginia de Freitas Horta.

Padre: Luis Antônio dos Santos.

Vigário: Joam Bap.ta d'Figr.do.

 

3-6-1-4-14 Marianna foi casada com Bernardo José de Araujo, natural de Minas Gerais (SL. 4, 374, 6-14). Entre seus filhos:

3-6-1-4-14-1 José, batizado em Barão de Cocais-MG em 17-07-1835.

Fl.48v(51v) do Livro de batismos No.2 dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG,  Arquidiocese de Mariana - Batismo de José em 17-07-1835

Pais: S.Mor Bernardo Jozé de Araujo e D.Marianna Augusta de Oliveira Horta.

Padrinhos: Cel.Jozé Felicianno Pinto Coelho, por procuração que apresentou o Cap.m Francisco de Assis Pinto Coelho, e a D.Julia Amalia de Araujo.

Padre: Vicente Aleixo de Olivr.a.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

 

3-6-1-5 Francisco Paes Rodrigues Horta, já falecido em 1815. Ficaram filhos “residentes na Comarca da Fidelíssima Vila do Sabará”.

3-6-1-6 Antonia, nascido em Ouro Preto-MG aos 04-09-1767 e batizada aos 18 de novembro do mesmo ano. Solteira em 1810.

Igreja Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto-MG, Arquidiocese de Marianna

-Antonia: Aos dezoito dias do mes de Novembro do anno de mil sette centos e sessenta e sette, nesta Matriz de licenca minha, baptizou o Reverendo Joao Ferreira de Carvalho, e pos os Santos Oleos a Antonia, innocente, nascida a 4 de Septembro, filha legitima do Goarda-Mor Jose Caetano Rodrigues Dorta Rangel  e  de sua Mulher Dona Ignacia Maria Pires de Oliveyra, natural e baptizada na freguezia de Sao Sebastiao do Bispado de Mariana, e assistentes da presente nesta Villa: nepta pela parte paterna do Coronel Caetano Alvares Rodrigues, natural e baptizado na freguezia de Sao Juliao do Patriarchado de Lisboa, e de sua mulher Dona Francisca Pires de Oliveira, natural e baptizada na freguezia de Santa Anna da Villa de Parnaiba do Bispado de Sao Paulo; e pela materna do Goarda-Mor Maximiano de Oliveira, natural da Villa de Parnaiba e de sua mulher Dona Ignacia de Arruda Pires do Bispado de Sao Paulo. Forao padrinhos o Doutor Desembargador Joao Fernandes de Oliveyra, do Serro Frio, por seu procurador bastante Ventura Fernandes de Oliveira, de Ouro pretto e Dona Anna Francisca Paes de Oliveira, casada no Virasayas. Do que, para constar, fiz este assento, que assignei. O Coadj.or Bern.do Joseph da Enc.ao.

3-6-1-7 Marianna

3-6-1-8 Inácia Joaquina Rodrigues Horta,  Solteira em 1810 e já falecida em 1815.

3-6-1-9 Francisca Constança Rodrigues Horta, nascida em Ouro Preto-MG em 13-05-1770 e batizada aos 21 do mesmo mês. Casou com o Capitão Antonio Manoel Pereira da Silva, natural da freguesia de Santa Maria da Villa de Vianna do Arcebispado de Braga e filho de Felipe Francisco e Francisca Margarida da Silva.

Fl.470v do Livro de Batismos dos anos de 1740-1772 Igreja Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto-MG, Arquidiocese de Marianna - Batismo de Francisca em 21/05/1770 n. 13/05/1770

Pais: Ten.Cel. José Caetano Rodrigues Dorta e D.Ignacia Paes de Oliveyra.

Padrinhos: Dr.Desemb.João Caetano Soares Barreto e D.Anna Francisca Pires de Oliveira.

Padre: Thomas Machado de Miranda

Coadjutor: Ignacio Jozé Correa.

 

Em 1815: Declaro haverem outros netos, o Alferes Luiz Antônio, o Ajudante Jose Ricardo, D.Marianna, Antonio Carlos, e D. Matildes, idade de 20 anos; mas ocultou residirem naquela Comarca do Sabara, e um deles segundo consta, na Ba/hia

 

3-6-1-9-1 Mariana Constança Rodrigues Horta, casada em Sabara aos 26-08-1807 com seu parente o major Manoel José Pires da Silva Pontes, f.° do capitão-mor Manoel José Pereira Porto Espínola e de Maria Catharina da Silva Pontes. Com geração em Tit. Domingues. SL. 8º, 119, 7-2 Major Manoel José Pires da Silva Pontes (filho de 6-3 Ignacia Feliciana foi casada com o capitão-mór João Baptista dos Santos Araujo ) que casou com sua prima Marianna Rodrigues Horta f.ª do major Antonio Manoel Pereira da Silva, natural de Portugal, e de Francisca Constança Rodrigues Horta. V. 4.° pág. 377

Sabara, MG aos 26-08-1807 no oratorio das casas do Dr. Desembargador e Ouvidor desta Comarca de Sabara e as testemunhas o sobredito Desembargador Antonio Luiz Pereira da Cunha e o Dr. Intendente Basilio Teixeira Cardoso de Saavedra Freire se receberam o Capitão Manoel Jose Pires da Silva Pontes, f.l. do Cap. Manoel Jose Pereira Porto e de D. Maria Catarina da Silva Pontes, n. da freguesia de Santa Barbara = e D. Mariana Constança Rodrigues Horta, f.l. do Sarg. Mor Antonio Manoel Pereira da Silva e de D. Francisca Constança Rodrigues Horta, n/b e moradora nesta freguesia.

Entre seus filhos:

3-6-1-9-1-1 Manoel Dias Paes Leme casado com sua prima Maria Freire de Andrade 3-3-5-1-2-2, ambos naturais das Minas Gerais, filha do coronel Gomes Freire de Andrade e de Francisca Freire de Andrade, Barões de Itabira. (SL. 8º, 119, 8-2).

          Tiveram, q.d.:

3-6-1-9-1-1-1 Manoela, batizada aos 07-12-1849 em Furqim-MG.

Fl.37 do Livro de Batismos dos anos de 1772-1857 Igreja Bom Jesus do Monte, Hermida do Barão de Itabira, Furquim, distrito de Mariana-MG, Arquidioc.de Marianna - Batismo de Manoela em 07/12/1849

Pais: Ten.Cel.Manoel Dias Paes Leme e D.Maria Clemencia Freire de Andrade.

Padrinhos: Barão de Itabira e o Dr.Augusto Freire de Andrade.

Padre: Ignacio Jozé Duarte.

Vigário: Ignácio Jozé Duarte.

 

3-6-1-9-2 Ana Francisca Rodrigues Horta casada em Sabara aos 03-11-1808 com o major Manoel José Gomes Rebello, natural da freguesia de S. Francisco de Vilarinho das Paranheiras, filho de José Gomes REbello e D. Anonia Maria Alves Delgado. Geração de seis filhos citados em SL. 4º, 377, 6-2.

Sabara, MG aos 03-11-1808 na capela da Sra do Rosario, filial desta matriz de Sabara e as testemunhas Cap. Domingos Gonçalves da Cruz e o Sarg. Mor Francisco Paes Rodrigues Horta, se receberam o Ajudante Manoel Jose Gomes Rebello, f.l. de Jose Gomes Rebello e D. Antonia Maria Alves Delgada, n. da freguesia de S. Francisco de Vilarinho das Paranheiras = e D. Ana Francisca Rodrigues Horta, f.l. do Sarg. Mor Antonio Manoel Pereira da Silva e de D. Francisca Constança Rodrigues Horta, n/b nesta freguesia onde residem ambos os contraentes.

          Entre seus filhos:

3-6-1-9-2-1 Francisco Paes Rebelo Horta casado com Maria Izabel de Aguiar Leite Pinto, filha do Cap.José de Aguiar Vasconcelos de Mendonça e Emerenciana Claudomira Pinto Coelho da Cunha. Geração na família “Pinto Coelho da Cunha”.

3-6-1-9-2-2 Antônio Carlos Rebelo Horta casado com Clara Augusta Pinto Coelho da Cunha, filha do Cel. Felício Muniz Pinto Coelho da Cunha e Maria da Conceição de Souza Coutino. Geração na família “Pinto Coelho da Cunha”.

3-6-1-9-3 Mathilde, casada com o Dr. Arthur O'Leary, natural de Irlanda. Pais de:

3-6-1-9-3-1 Arthur Horta O'Leary.(SL)

3-6-1-9-3-2 (por engano, na GP foi colocado como irmão da mãe: SL. 4º, 378, 6-8 Dr. Daniel Arthur Horta O'Leary casado com Virgínia Cunha Porto à pág. 337. SL. 4º, 337, 9-1 Virginia Cunha Porto, casada com o dr. Daniel Arthur Horta O'Leary, seu primo, f.º do dr. Arthur O'Leary, natural de Irlanda, e de Mathilde O'Leary. Família “Pinto Coelho da Cunha”.

 

3-6-1-9-4 Antonio Carlos da Silva Horta, casado com Maria Angélica de Lima

3-6-1-9-5 Ajudante José Ricardo da Silva Horta,nascido em Ouro Preto-MG aos 14-02-1788 e foi batizado aos 29 de março do mesmo ano.  Visconde de Gameiro, casou com Camilla Constança Leonor Gameiro, viscondessa do mesmo título, f.ª do visconde de Itabaiana (SL. 4º, 378, 6-5)

Livro de Batismos No.6 dos anos de 1780-1792  Igreja Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto-MG, Arquidiocese de Marianna

Aos vinte e nove dias de Marco do anno de mil setecentos e oitenta e oito, na pia batismal desta Matriz, de licenca minha, baptizou e pos os santos Oleos o Reverendo Joaquim Pereira Coimbra, a Joze, innocente, nascido a catorze de fevereiro passado, filho legitimo do Capitao Antonio Manoel Pereira da Silva, natural da freguezia de Santa Maria da Villa de Vianna do Arcebispado de Braga, e de sua mulher, Dona Francisca Constancia Rodrigues de Horta, natural e baptizada nesta freguezia de Nossa Senhora da Conceicao da Villa Rica do Bispado de Mariana, e moradores na Rua dos Paulistas, nepto por parte paterna de Fellippe Francisco e de sua mulher Francisca Margarida da Silva, do dito Arcebispado de Braga, e pela parte materna do Coreonel Jose Caetano Rodrigues de Horta, natural e baptizado nesta dita freguezia da Conceicao de Villa Rica, e de sua mulher Dona Ignacia Maria Pires de Oliveira, natural da freguezia de Sumidouro, deste mesmo Bispado de Mariana: forao padrinhos o Ilustrissimo e Excelentissimo Luiz da Cunha Menezes, Governador desta Capitania de Minas Gerais e a dita sua avo materna Dona Ignacia Maria. Do que, para constar, fiz este assento, que assignei. O Vig.Reveren.do Bern.do Joze da Enc.am.

 

3-6-1-9-6 Francisco de Paula (SL)

3-6-1-9-7 Luiz Antonio da Silva Horta, casado com Luiza Maria do Corpo de Deus Horta, natural da Bahia.

 

3-6-1-10 Maximianna Narciza Angelica de Oliveira Horta, batizada em Ouro Preto-MG aos 02-01-1761. Solteira em 1810.

Fls.253 e 253v do Livro de Batismos dos anos de 1740-1773 Igreja Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto-MG, Arquidiocese de Mariana -

-Freguezia da Nossa Senhora da Conceicao de Antonio Dias, Ouro Preto-MG.

Maximiana: Aos dous dias de Janeiro do anno de mil sette centos e sexcenta  e hum, nesta freguezia, de licenca do Reverendo Vigario, Antonio Freyre da Costa, baptizou e pos os Santos Oleos o Padre Joze Moniz Barretto, a Maximiana, filha legitima do Capitao Joze Caetano Rodrigues de Orta, natural e baptizado na freguezia de Sao Sebastiao da cidade de Mariana, e de sua mulher, D.Ignacia Maria Pires de Oliveira, natural e baptizada na dita freguezia; nepta pela parte paterna do Coronel Caetano Alvares Rodrigues, natural da cidade de Lisboa, e de sua mulher, Dona Francisca Paes de Oliveira, natural e baptizada na freguezia da Villa de Parnahiba do Bispado de Sao Paulo; e pela materna do Goarda-mor Maximiano de Oliveira Leyte, ja defunto, natural da Villa de Parnahiba e de sua mulher, Dona Ignacia Pires de Arruda, natural e baptizada na freguezia da Villa de Itu do Bispado de Sao Paulo. Forao padrinhos, o Provedor da Real fazenda, Sylverio Teixeira e Dona Ignacia Custodia de Sa Ferreyra, filha do Capitao Custodio de Sa Ferreyra, todos desta freguezia. E, Para cosntar, fiz este assento, que assigney. o Coadjutor Bernardo Joseph da Encarnacao.

 

3-6-1-11 Jozefa Caetana Rodrigues Horta, solteira em 1810 e já falecida em 1815.

3-6-1-12 Maximiano, batizado em Ouro Preto-MG aos 12-06-1775.

Igreja Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto-MG, Arquidiocese de Marianna

MAXIMIANO: Aos douz diaz de Junho do anno de mil setecentos e setenta e cinco, nesta Matriz de Nossa Senhora da Conceicao da Villa Rica, bautizou e pos os Santos Oleos o Reverendo Vigario Joze Munis Barreto, a Maximiano, filho Legitimo do Tenente Coronel Joze Caetano Rodrigues d'Orta, natural e bautizado na Freguezia de Sao Sebastiao da Cidade de Mariana, e de Donna Inacia Maria Pires de Oliveira, natural e bautizada na dita Freguezia; Netto pela parte Paterna do Coronel Caetano Alvares Rodrigues, natural da cidade de Lisboa, e de sua mulher, Dona Francisca Paes de Oliveyra, natural e bautizada na freguezia da Villa de Parnahiba do Bispado de Sam Paulo; e pella Materna do Goarda-Mor Maximiano de Oliveyra Leite,  natural da mesma Villa de Parnaiba e de sua mulher, Dona Inacia Pires de Arruda, natural e bautizada na Freguezia da Villa de Itu do Bispado de Sam Paulo, nasceo o bautizado a dezesete de Abril: Forao padrinhos, O Ilustrissimo e Excelentissimo Senhor Capitao General, Dom Antonio de Noronha e Menezes e Dona Izabel de Seyxas, mulher do Capitao Francisco Sanches. De que faco este asento, que assino. O Coad.or Franc.o de Palhares.