PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

GUILHERME DA CUNHA GAGO

(atualizado em 27-fevereiro-2017)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Guilherme da Cunha Gago foi morador em Baependi-MG onde em 1730 já estava casado com Mécia da Veiga Leme.

Baependi, MG aos 22-03-1730 Diogo, f. de Diogo Dias e Luzia Moreira, padr.: Mecia da Veiga mulher de Guilherme da Cunha Gago.

 

Em 29-01-1748, Guilherme já era falecido, quando sua mulher e seu filho Jerônimo foram padrinhos em batismo:

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-01-1748, Antonia, f. Bras Nunes Gonçalves, n. da freg. de Santo Antonio da vila de Guaratingueta do bispado de S.Paulo e de s/m Izabel Alves, n. freg. da Borda do Campo, padr.: Jeronimo da Veiga Lemos, solteiro filho de Guilherme da Cunha Gago já defunto e de s/mulher Mecia da Veiga Leme, viuva.

 

Mecia da Veiga Leme em 1756 estava casada segunda vez com Manoel Machado de Souza (ou Neto).

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-02-1756 matriz, Salvador, f.l. Leandro Gonçalves de Oliveira n. da freg. N. Sra do Pilar de Ouro Preto deste bispado e Caterina Rodrigues Moreira n. vila de Jacarei Bispado de SP, padr.: o Revdo Dr. Luiz da Rocha Pinto, e Messia da Veiga mulher de Manoel Machado Neto.

 

Foram filhos de Guilherme e Mécia, batizados em Baependi, q.d.:

 

1-Jerônimo da Veiga Leme, batizado em 08-01-1732, solteiro em 29-01-1748.

Baependi, MG aos 08-01-1732 Hieronimo, f. de Guilherme da Cunha e Mecia da Veiga, padr.: Manoel de Sá, solteiro assistente no sitio da Encruzilhada, todos desta.

          Casou com Ana Angelica da Silva, batizada na Campanha em 05-05-1753, filha de José Rodrigues Tavora, natural de Itu-SP e Margarida da Silva Tourinho, natural de S. João del Rei-MG, neta paterna de José Rodrigues da Costa e Maria de Tavora Lima, neta materna de Lourenço da Silva Tourinho, natural do Rio de Janeiro e Maria Fragoso de Mello, natural de Taubaté ou Pindamonhangaba-SP - tronco da família “Lourenço da Silva Tourinho”, neste site.

Jerônimo e Ana Angélica tiveram os filhos batizados na Campanha, q.d.:

1-1 Jerônimo da Veiga Florenciano, batizado em 25-04-1762. Em 22-08-1791 casou com Josefa Maria do Rego (ou Duarte ou de Jesus), natural de Aiuruoca, filha natural de José Duarte do Rego e Maximiana Dias Fernandes.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-04-1762 matriz, Jeronimo, f.l. Jeronimo da Veiga Leme n/b na freg. de Baependi e Ana Angelica da Silva n/b nesta freguesia, np Guilherme da Cunha Gago, defunto e Mecia da Veiga Leme mulher de Manoel Maxada; maternos Jose Rodrigues Lima(sic) e Margarida da Silva Tourinha, padr.: Cap. Domingos Teles da Silva, e Mecia da Veiga Leme mulher de Manoel Maxado.

 

Campanha, MG aos 22-08-1791 nesta matriz com provisão Jeronimo da Veiga Florenciano, f.l. de Jeronimo da Veiga Leme e Ana Angelica da Silva, n/b nesta freguesia = cc Josefa Maria do Rego, f. natural de Jose Duarte do Rego e Maximiana Dias Fer----des,  n/b na freg. da Aiuruoca.

José Duarte do Rego, natural da freguesia de N. Sra da Luz do lugar de Fanais Bispado de Angra na ilha de São Miguel, era filho de Manoel do Rego de Taves e Maria Tavares. José testou na paragem de São Bernardo da Vila da Campanha em 16-10-1805. Declarou naturalidade, filiação, seu casamento com Francisca Dutra da Silva. Deixou legado as sobrinhas Ana Marcelina e Damiana, filhas de Antonio Jose de Castilho. Declarou que casou Josefa com Jeronimo da Veiga Florenciano, mas não a declarou como filha. Instituiu por herdeiro a Francisco de Oliveira seu sobrinho. Foi sepultado dentro da matriz da Campanha em 19-10-1805.

            José declarou que não teve geração de sua mulher Francisca Dutra, mas encontramos o batismo de Ana em 11-04-1783, provavelmete falecida na infância.

Campanha, MG aos 11-04-1783 nesta freguesia da Campanha bat a inocente Ana, f.l. de Jose Duarte do Rego e de Francisca Dutra da Silva. Foram padrinhos Simão de Andrade e Ignez da Roxa de Oliveira.

 

Campanha, MG aos 19-10-1805 foi sepultado dentro desta matriz Jose Duarte do Rego. Fez seu testamento que adiante se a de registrar.

Copia do Testamento de Jose Duarte do Rego:(...) aos 16-10-1805 nesta paragem denominada a Barra de São Bernardo freguesia da vila da Campanha da Princesa, eu José Duarte do Rego faço este meu testamento. Declaro em primeiro lugar que instituo por meu legitimo herdeiro a meu sobrinho Francisco de Oliveira e o mesmo em primeiro lugar meu testamenteiro, em 2º lugar Antonio Marques de Oliveira e em 3º a Manoel Pinto.

Sou f.l. de Manoel do Rego de Taves e Maria Tavares, n/b na freguesia de N. Sra da Luz do lugar de Fanais Bispado de Angra na ilha de São Miguel e meus pais são falecidos. Declaro que sou casado com Francisca Dutra da Silva de cujo matrimonio não tive flhos e por isso não tenho herdeiros forçados, por isso deixo a meu sobrinho Francisco de Oliveira por meu herdeiro testamenteiro. Encomenda missas, entre elas por alma de: meu irmão Antonio do Rego.

Deixo as minhas sobrinhas Ana Marcelina e Damiana, filhas de Antonio Jose de Castilho, dez oitavas de ouro a cada uma. Declaro que casei uma moça, por nome Josefa, com Jeronimo da Veiga Florenciano e [fim da pagina e cortado o inicio da seguinte] deixo escravos Antonio e Ana, isto pelo amor de Deus, e não tenho provante algum com a dita moça meu testamenteiro não se intormetea(?) com isto. Declaro que minha mulher, havera cinco anos pouco mais ou menos, se foi de minha companhia e levou cinco escravos pardos, todos os bens ou trastes de minha casa (...) tão bem ajudou a tirarem-me o Sítio do Lambary de minha ultima vontade que se a dita minha mulher quiser que repartilhe será obrigada a inventariar-se tudo tanto o que está comigo como o que está em poder della, e caso ella não venha não será obrigado o meu testamenteiro a dar conta senão do que está em meu poder (...).

Declaro que pagas todas as minhas disposições, e repartidos todos os meus legados, o que me restar dos meus bens é meu herdeiro o dito meu sobrinho Francisco de Oliveira e testamenteiro.

Por não poder escrever, pedi eroguei a Antonio Teixeira da Silva que por mim o escrevesse, por mim ditado na forma acima e como testemunha assinasse. Barra de São Bernardo em dia a principio declarado Jose Duarte do Rego.

 

Jeronimo da Veiga Florenciano e Josefa Maria do Rego tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

1-1-1 Maria batizada em 17-07-1792.

Campanha, MG aos 17-07-1792 nesta matriz bat a Maria, f. de Jeronimo da Veiga e Josefa Maria, foram padrinhos Jeronimo da Veiga Leme e Francisca Dutra da Silva.

1-1-2 Josefa batizada em 13-02-1794. Foi sepultada em 16-10-1796.

Campanha, MG aos 13-02-1794 nesta matriz bat a Josefa, f.l. de Jeronimo da Veiga Florenciano e de s/m Josefa Maria do Rego; foram padrinhos o Ajudante Jose Teixeira de Mello e Ana A. da Silva.

 

Campanha, MG aos 19-10-1796 dentro nesta matriz da Campanha foi sepultada Josefa, f.l. de Jeronimo da Veiga Florenciano e de Josefa Maria, e falecida no dia antecedente.

1-1-3 Maria aos 25-08-1795.

Campanha, MG aos 25-08-1795 nesta matriz pus os santos oleos a Maria, nascida de um mes, f.l. de Jeronimo da Veiga Florenciano e de Josefa Maria Duarte, a qual foi batizada por Jose Duarte do Rego.

1-1-4 Mariano batizado aos 02-04-1797.

Campanha, MG aos 02-04-1792 nesta matriz bat a Mariano, f.l.de Jeronimo da Veiga Florenciano e de Josefa Maria de Jesus. Foram padrinhos Jacinto Batista Botelho, solteiro e Francisca Vitoria de Jesus mulher de Antonio Borges da Costa.

1-2 Escolástica em 02-09-1764.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-09-1764 matriz, Escolastica, f.l. Jeronimo da Veiga n/b na freg. de Baependi e Ana Francisca da Silva n/b nesta freg., np Guilherme da Cunha Gago, falecido e Mecia da Veiga, maternos Jose Rodrigues Lima e Margarida da Silva Tourinho, Padr: Jose Henriques e Rosa Maria mulher de Jose da Silva Leme

1-3 Maria Luiza do Nascimento batizada em 22-03-1767. Aos 26-02-1786 casou com João Barbosa da Assunção, natural de Atibaia-SP, filho de Manoel de Siqueira Barbosa e de Florinda Ribeira da Costa

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-03-1767 matriz, Maria n. ha oito dias, f.l. Jeronimo da Veiga n. de Baependi e Ana Angelica da Silva n. desta freguesia, np Guilherme da Cunha Gago e Maria da Veiga, maternos Jose Rodrigues Tavora e Margarida da Silva. Padr.: Miguel Gomes Valença e Bernarda Gertrudes Rosa mulher de João de Mello.

 

Campanha, MG aos 26-02-1786 nesta matriz se receberam João Barbosa da Assunção, f.l. de Manoel de Siqueira Barbosa e de Florinda Ribeira, n/b na freg. de Atibaia de S. Paulo = cc Maria Luiza do Nascimento, f.l. de Jeronimo da Veiga e de Ana Angelica, n/b nesta freguesia

Manoel de Siqueira Barbosa ou de Alvarenga, natural de Atibaia, era filho de Antonio de Siqueira de Alvarenga e Ana Barbosa (SL. 3, 291, 5-1 sem conjuge). Em Atibaia aos 16-02-1745 em Atibaia casou com Florinda Ribeira, natual de Santo Amaro-SP, filha de Bernardo Mendes Raposo e Izabel Ribeira. Geração em SL. 8, 16, 5-2 onde não consta o filho João Barbosa de Assunção.

Atibaia, SP Igreja S. João Batista. Aos 16-02-1745 nesta igreja Manoel de Siqueira de Alvarenga, n/b nesta freguesia, f.l. Antonio de Siqueira de Alvarenga e Ana Barbosa, já defuntos = cc Florinda Ribeira, n/b na freg. de Santo Amaro, f.l. Bernardo Mendes Raposo e Izabel Ribeira, todos moradores e fregueses mesta freguesia. Test.: Manoel Preto Cardoso e João Maciel Barbosa.

 

Maria Luiza e João Barbosa tiveram, pelo menos, o filho:

1-3-1 Manoel, batizado em 08-04-1787.

Campanha, MG aos 08-04-1787 nesta matriz bat a Manoel, de dez dias, f.l. de João Barbosa da Assunção, n. da freguesia da vila de S. João de Atibaia Bispado de S. Paulo e de Maria Luiza da Silva n. desta freguesia, np de Manoel de Siqueira Barbosa e de Florinda Ribeira da Costa, nm de Jeronimo da Veiga Leme e Ana Angelica da Silva. Foram padrinhos Jeronimo da Veiga Leme por seu pp Jeronimo da Veiga e Ana Angelica da Silva.

 

1-4 Tomé, em 03-09-1769.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-09-1769 matriz, Tome n. 24-08 p.p., f.l. Jeronimo da Veiga Leme e Ana Angelica da Silva, np Guilherme da Cunha Gago e Maria da Vegia, maternos Jose Rodrigues e Maria da Silva; padr.: João Manoel Coimbra e Vitoria Nunes cc João Pereira Dias.

1-5 Francisca Teresa de Jesus batizada em 02-02-1772. Aos 14-02-1790 casou com Joaquim Machado de Souza, exposto em casa de Antonio de Andrada.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-02-1772 matriz, Francisca, f.l. Jeronimo da Veiga n. de Baependi e Ana Angelica n. desta, avos pat. Guilherme da Cunha Gago e Mecia da Veiga, maternos Jose Rodrigues Tavora e Ana(sic) da Silva Tourinha, Padr.: Jose da Costa Godinho, casado e Maria Teresa, casada.

 

Campanha, MG aos 14-02-1790 nesta matriz Joaquim Machado de Souza, exposto em casa de Antonio de Andrada = cc Francisca Teresa de Jesus, f.l. de Jeronimo da Veiga Leme e Ana Angelica. Ambos os contraentes ntes e bts nesta freguesia.

          Aos 02-11-1797 Francisca casou segunda vez com Domingos da Silva Ribeiro Lima, viúvo de Maria da Costa Sobral.

Campanha, MG aos 02-11-1797 nesta matriz Domingos da Silva Ribeiro Lima, viuvo de Maria da Costa Sobral = cc Francisca Teresa de Jesus, viuva de Joaquim Machado de ouza.Ambos moradores nesta freguesia.

 

Joaquim Machado e Francisca tiveram, pelo menos, a filha:

1-5-1 Ana, batizada em 19-08-1792.

Campanha, MG aos 19-08-1792 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Joaquim Machado de Souza e Francisca Maria de Jesus; foram padrinhos Mathias da Silva Passos e Ana Angelica da Silva.

 

1-6 Bernarda Teresa de Jesus batizada em 28-08-1774. Aos 08-02-1798 casou com Miguel Rodrigues da Fonseca, natural de Guaratingueta-SP, filho do falecido Domingos Rodrigues da Fonseca e Ana Maria de Jesus.

Campanha, MG aos 28-08-1774 nesta matriz bat a Bernarda, nascida de nove dias, f.l. de Jeronimo da Veiga e Ana Angelica da Silva, n. da Campanha, np Guilherme da Cunha Gago e Mecia da Veiga, nm de Jose Rodrigues e Margarida da Silva;foram padrinhos Jose Henriques e Ana Teresa da Silva, solteira

 

Campanha, MG aos 08-02-1798 nesta matriz Miguel Rodrigues de Afonseca, f.l. de Domingos Rodrigues de Afonseca já defunto e Anna Maria de Jesus, nat. e bat. na Vila de Guaratinguetá, Bispado de São Paulo = cc Bernarda Teresa de Jesus, f.l.de Jeronimo da Veiga Leme e de Ana Angelica da Silva, n/b nesta freguesia.

Pais de, pelo menos:

1-6-1 Pedro, batizado em 07-05-1801.

Campanha, MG aos 07-05-1801 bat a Pedro, f.l. de Miguel Rodrigues da Fonseca e de Bernarda Teresa de Jesus, todos brancos; foram padrinhos o Furriel Jose Venceslau Monteiro de Alvarenga e Ana Angelica da Silva.

1-7 Salvador batizado em 12-02-1777.

Campanha, MG aos 12-02-1777 nesta matriz bat a Salvador, nascido de oito dias, f.l. de Jeronimo da Veiga, n. de Baependi e Ana Angelica da Silva, n. da Campanha; np Guilherme da Cunha Gago e Mecia da Veiga, nm de Jose Rodrigues Tavora e Margarida da Silva; foram padrinhos Salvador Francisco Correa e Maria Luisa mulher de Julio Leme da Costa.

1-8 Ana Angelica da Silva, batizada em 23-05-1779. Aos 19-01-1798 casou com Leonardo José da Fonseca, filho do falecido José Vidal da Fonseca e Luzia Andreza de Jesus - família “Lamim” desentroncados.

Campanha, MG aos 23-05-1779 nesta matriz bat a Ana, de nove dias, f.l. de Jeronimo da Veiga, n. de Baependi e de Ana Angelica n. da Campanha; np de Guilherme da Cunha Gago e Mecia da Veiga, nm de Jose Rodrigues Tavora e Margarida da Silva. Foram padrinhos Manel de Souza Teixeira e Inacia Teixeira mulher de João Manoel Coimbra.

 

Campanha, MG aos 19-01-1798 nesta matriz Leonardo Jose de Afonseca, f. de Jose Vidal de Affonseca, ja defunto e de Luzia Andreza de Jesus = cc Ana Angelica da Silva, f. de Jeronimo da Veiga Leme e de Ana Angelica da Silva. Ambos nts e bts nesta freguesia.

1-9 Escolastica batizada em 01-12-1781.

Campanha, MG aos 01-12-1781 nesta matriz bat a Escolastica, de onze dias, f.l.de Jeronimo da Veiga Leme n/b na freg. de Baependi e Ana Angelica da Silva n/b nesta freguesia, np de Guilherme da Cunha Gago e Maria da Veiga Leme, nm de Jose Rodrigues Tabora e Margarida da Silva Tourinho. Foram padrinhos Manoel Jose Dias, solteiro, filho de Gabriel Dias Cardoso e Escolastica da Silva Leme, mulher de Salvador Francisco Correa.

1-10 Mariana em 27-07-1784.

Campanha, MG aos 27-07-1784 nesta matriz bat a Mariana, f.l.de Jeronimo da Veiga e Ana Angelica da Silva. Foram padrinhos Manoel Machado de Souza e Izabel Ferreira de Mello por pp a Leonor Francisca mulher de Ignacio Rodrigues.

1-11 José, em 06-01-1787.

Campanha, MG aos 06-01-1787 nesta matriz bat a Jose, de quinze dias, f.l.de Jeronimo da Veiga, n. de Baependi e Ana Angelica da Silva, n. desta Campanha, np Guilherme da Cunha Gago e Mecia da Veiga, maternos Jose Rodrigues e Ana da Silva. Foram padrinhos João Gomes de Azevedo, casado e Maria Luiza irmã do batizado, casada com João Barbosa.

 

2- Francisca, batizada em 25-10-1735.

Baependi, MG aos 25-10-1735 bat Francisca, nesta freguesia bat a Francisca, f. de Guilherme da Cunha e s/m Mecia da Veiga, foram padrinhos Manoel de Sá, solteiro e Joana Nogueira do Prado, casada, todos desta freguesia.

 

3- José da Silva Leme, batizado em Baependi em 02-06-1737, filho de Guilherme da Cunha Gago e Mecia da Veiga Leme.

Baependi, MG aos 02-06-1737 bat a Joseph, f.l. de Guilherme da Cunha Gago e Mecia da Veiga, foram padrinhos Luiz Pereira Dias e D. Ana Nogueira Leme, todos desta freguesia.

          Em Aiuruoca aos 16-05-1764 casou com Rosa Maria Goulart, natural de Baependi, filha de Antonio Pereira Goulart e Felicia da Costa.

Aiuruoca, MG aos 16-05-1764 Jose da Silva Leme, f.l. de Guilherme da Cunha Gago e de Mecia da Veiga = cc Rosa Maria, f.l. de Antonio Pereira Golarte e Felicia da Costa. Testemunhas Diogo Pinto Passos e João Rois de Oliveira.

          Furriel José da Silva Leme foi sepultado dentro da matriz de Campanha em 04-03-1807.

Campanha, MG aos 04-03-1807 foi sepultado dentro desta matriz o Furriel Jose da Silva Leme de idade de settenta e sette anos, pouco mais ou menos.

          Rosa Maria testou na Campanha da Princesa em 27-04-1813. Declarou treze filhos de seu casal. A filha Maria Joaquina, já falecida, representada pelos cinco filhos de seu casal.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio obitos - Testamento com que faleceu Rosa Maria Goularte, n/b na freguesia de Baependi deste bispado, f.l. de Antonio Pereira Gularte e Maria Felicia da Costa, ja defuntos. Fui casada com Jose da Silva Leme de cujo matrimonio tivemos treze filhos: Inacia = Francisco = Ana = Maria Felicia = Joaquina digo Inacia casada com José Rodrigues Lima; Francisco, Ana, Maria Felicia casada com Jose Antonio Rodrigues, Joaquina casada com Antonio Rodrigues, Maria Joaquina casada com Tome Martins Ribeiro, hoje falecida e deixou cinco filhos que são Ana Isabel, Jose, Francisco, Mariana, Manoel, que todos estes cinco representam a pessoa da dita sua mãe; Maria Antonia casada com João Rodrigues, Izabel casada com o mesmo Tome Martins Ribeiro, Francisca, Joana, Manoel, Domingos e Vicente que todos estes treze são meus herdeiros nas duas partes de meus bens.

Testamenteiros em 1º lugar a meu genro Tome Martins Ribeiro, em 2º a meu filho Vicente da Silva Lemes, em 3º a meu genro Jose Antonio Rodrigues. Deixo a minha terça as minhas tres filhas solteiras Ana, Francisca e Joana. Vila da Campanha da Princesa 27-04-1813. Seguia a aprovação do tabelião e as testemunhas. Vila da Campanha 3 de junho de 1813.

3-1 Inacia Maria de Jesus, batizada em 10-03-1765. Aos 11-07-1798 casou com José Rodrigues Lima, natural de Pitangui, filho de Inacio da Costa Homem e Inacia Maria de Jesus - família Marcelo Rodrigues Tavora.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-03-1765 Inacia, f.l. Jose da Silva Leme n. de Baependi deste bispado e Rosa Maria n. da mesma freguesia, np Guilherme da Cunha Gago, falecido e Mecia da Veiga Leme, nm Antonio Pereira Goulart e Felicia da Costa; padr.: Manoel Machado de Souza e s/m Mecia da Veiga Leme.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 11-07-1798 Jose Roiz Lima, f. de Ignacio da Costa Homem e Ignacia Maria de Jesus, n/b na vila de Pitangui; = Ignacia Maria de Jesus filha do Furriel Joze da Silva Leme e Rosa Maria Gularte, n/b nesta.

Tiveram os filhos batizados na Campanha, q.d.:

3-1-1 Manoel, batizado em 14-09-1800. Faleceu aos 30-01-1813.

Campanha, MG aos 14-09-1800 nesta matriz bat a Manoel, f.l. de José Rodrigues Lima e Inacia Maria; foram padrinhos Jose da Silva Leme e Inacia Maria de Jesus, todos desta freguesia.

 

Campanha, MG [Manoel - 12 anos] aos 30-01-1813 falecendo Manoel, f. de Jose Rodrigues Lima foisepultado dentro deta matriz,

3-1-3 Francisco em 01-12-1805.

Campanha, MG aos 01-12-1805 bat a Francisco, f. de José Rodrigues Lima e Inacia Maria de Jesus; foram padrinhos Cap. Francisco Moreira de Pisa Barreto e Ana da Silva.

 

3-2 Francisco da Silva Leme batizado em 15-08-1766. Aos 26-08-1802 casou com Ana Antonia da Silva, natural de Pouso Alto-MG, filha de Francisco Fernandes de Oliveira e Joana Leme da Silva, família Viveiros Cap. 1º.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-08-1766 Francisco, f.l. Jose da Silva Leme e Rosa Maria nts de Baependi deste bispado, np Guilherme da Cunha Gago e Mecia da Veiga Leme, nm Antonio Pereira Goulart e Felicia da Costa; padr.: Manoel da Silva ----, casado e Ana Angelica da Silva mulher de Jeronimo da Veiga

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 26-08-1802 Francisco da Silva Leme, f.l. de Furriel José da Silva Leme e Roza Maria Gularte, n/b nesta = Anna Antonia da Silva, f.l. de Francisco Fernandes de Oliveira e Joanna Leme da Silva, n/b na freguesia de Pouso Alto.

Tiveram pelo menos:

3-2-1 José, batizado em 01-11-1803.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio .Aos 01-11-1803 bat a Jose, f.l. Francisco da Silva Leme e Ana Antonia da Silva, foram padr.: Jose da Silva Leme e Rosa Maria Golarte.

3-3 Ana Angelica da Silva Goulart batizada em 11-10-1768. Ana testou em 14-04-1855 e faleceu aos 04-09-1857, sem geração.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-10-1768 Ana n. aos 04, f.l. Jose da Silva Lima e Rosa Maria nts da freg. Baependi; padr.: Joaquim de Mello, solteiro e Maria Moreira da Silva mulher de Manoel da Silva Passos. Avos pat, Guilherme da Cunha Gago, falecido e Mecia da Veiga, maternos Antonio Pereira Golarte e Felicia da Costa

 

Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu Anna Angelica da S.ª Goulart aos 04-7bro-1857 de quem é testamenteiro M.el Miz Ribr.º.

Eu, Anna Angelica da Silva Goulart, f.l. de Jose da Silva Lemes e Roza Maria Goulart, já falecidos, moradora na freg. desta cidade, não tendo herdeiro algum legitimo resolvo fazer meu testamento (...).

Testamenteiros: 1º a meu afilhado Manoel Martins Ribeiro e na sua falta a Jose Martins Ribeiro, e na falta deste a Jose Vicente da Silva Lemes.

De acordo com minha irmã falecida Francisca, libertei todos os meus escravos.

Possuo a quarta parte da fazenda Bela Vista e dela vendi três alqueires a Alexandre Pinto de Menezes e agora deixo oito alqueires para os supra citados meus escravos e o resto deixo para meu afilhado e primeiro testamenteiro Manoel Martins Ribeiro.

Deixo para os mesmos meus escravos a parte que tenho nas casas, paiol, terreiro (...) com todos os trastes, milho colhido e por colher e plantações (...).

(...) deixo uma novilha para Anna, filha de Manoel Martins Ribeiro.

Declaro que as terras dadas aos ditos meus escravos eles não poderão vender e sim passara de uns para outros.

Campanha, 14-04-1855 Anna Angelica da Silva Goulart

Aprovação 14-04-1855

Abertura 04-09-1857

Aceitação: 04-09-1857 Manoel Martins Ribeiro

3-4 Maria Felicia da Silva batizada em 02-11-1771. Aos 14-07-1790 casou com José Antonio Rodrigues, filho de Antonio José Rodrigues e da falecida Maria Teresa de Jesus - família Antonio Luiz de Medeiros.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-11-1771 Maria Felicia de oito dias, f.l. Furriel Jose da Silva Leme n. freg. Baependi e Rosa Maria Golarte n. da mesma, np Guilherme da Cunha Gago, falecido e Mecia da Veiga, maternos Antonio Pereira Golarte e Felicia da Costa, Padr.: Luiz Francisco dos Santos, e Ana sua mulher.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 14-07-1790 Joze Antonio Rodrigues, f.l. de Antonio Jose Rodrigues e s/falecida mulher Maria Tereza de Jesus; = Maria Felicia da Silva, f.l. de Furriel Joze da Silva Leme e Rosa Maria Gularte. Ambos os contraentes nts/bts nesta.

3-5 Joaquina Maria Goulart batizada em 23-05-1773. Aos 24-11-1802 casou com Antonio Rodrigues de Souza, natural de Baependi, filho de Julio de Souza de Andrade e de Margarida do Bom Sucesso de Jesus (ou da Conceição).

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-05-1773 matriz, Joaquina de dez dias, f.l. Furriel Jose da Silva Leme n. freg. Baependi e Rosa Maria Golarte n. Aiuruoca, avos paternos Mecia da Veiga e Guilherme da Cunha Gago, maternos Antonio Pereira e Felicia da Costa. Padr.: Manoel Machado de Souza e s/m Mecia da Veiga.

 

Campanha, MG aos 24-11-1802 nesta matriz Antonio Rodrigues de Souza, n/b Baependi f.l. de Julio de Souza de Andrade e de Margarida do Bomsucesso de Jesus = cc Joaquina Maria Gularte, n. desta, f.l. de Jose da Silva Leme e Rosa Maria Gularte.

             Julio de Souza de Andrade natural de Pouso Alto, filho de Antonio de Souza de Andrade e Domingas Ribeira Leme, em Aiuruoca aos 13-10-1773 casou com Margarida da Conceição (ou do Bom Sucesso de Jeus) natural da Alagoa de Aiuruoca, filha de Miguel Rodrigues de Siqueira e Maria de Jesus - família “Bernardo Comes Alve”s.

(pesq. Moacyr Villela) Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição. Aos 13 de Outubro de 1773 na Matriz casamento de Julio de Souza de Andrade filho legitimo de Antonio de Souza de Andrade e Domingas Ribeira Leme natural de Pouso Alto e Margarida da Conceição filha legitima de Miguel Rodrigues de Siqueira e Maria de Jesus natural da Capela de Nossa Senhora do Rosario da Alagoa . Testemunhas João de Oliveira e Domingos Rebordões.

 

Joaquina Maria e Antonio Rodrigues tiveram os filhos, batizados em Campanha, q.d.:

3-5-1 Joaquim batizado em 20-05-1806.

Campanha, MG aos 15-05-1806 na capela dos Santissimos Corações de Jesus bat a Joaquim, de oito dias, f.l. de Antonio Rodrigues de Souza e Joaquina Maria Gularte, foram padrinhos Jose da Silva Leme e Margarida do Bom Sucesso.

3-5-2 Inacia aos 24-07-1808.

Campanha, MG aos 24-07-1808 na capela dos Santissimos Corações de Jesus pos os santos oleos a Inacia, f.l. de Antonio Rodrigues de Souza e Joaquina Maria Gularte, foram padrinhos Miguel Rodrigues de Siqueira e Teresa Maria Gularte.

3-5-3 João em 15-12-1811.

Campanha, MG aos 15-12-1811 na capela dos Santissimos Corações de Jesus bat a João, f.l.de Antonio Rodrigues de Souza e Joaquina Maria, foram padrinhos João Rodrigues de Souza e Joana da Silva Lemes.

 

3-6 Maria Joaquina da Silva, batizada em 13-11-1774. Aos 18-06-1801 casou com Tomé Martins Ribeiro, filho dos falecidos Alf. Tomé Martins Ribeiro e sua primeira mulher Maria Inácia de Jesus - família “Maria Alves da Porciuncula” inseridos em 4-7.

Campanha, MG aos 13-11-1774 nesta matriz bat a Maria Joaquina, nascida a dez dias, f.l. do Furriel Jose da Silva Leme n. de Baependi e de Rosa Maria Golarte da mesma freguesia de Baependi, foram padrinhos Manoel Ferreira Campanhã, casado e Maria Moreira da Silva, mulher do Furriel Manoel da Silva Passos. Avos paternos Guilherme da Cunha Gago e Maria da Veyga, maternos Antonio Pereira Golarte e Felicia da Costa.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 18-06-1801 Thome Martins Ribeiro, f.l. do Alferes Thome Martins Ribeiro e s/m D. Maria Ignacia de Jesus, já falecidos, = Maria Joaquina da Silva, filha do Furriel Jose da Silva Leme e de s/m Rosa Maria Golarte. Nts/bts na freguesia da Campanha.

 

          Maria Joaquina faleceu aos 32 anos de pós parto e foi sepultada aos 13-12-1810. Em 1811 Tomé requereu dispensa de afinidade licita em 1º grau para se casar com Izabel da Silva Gulart, irmã de Maria Joaquina, em 2-10 abaixo.

Processo Matrimonial - Campanha-MG - Livro Misto 1818

Tome Martins Ribeiro e Izabel da Silva Gularte - 1811/1812

Em o Lº 6 de obitos a f 286 se acha o assento seguinte: Aos 13-12-1810 foi encomendade e sepultada dentro desta matris das grades para cima, Maria Joaquina da Silva, mulher de Tome Alves Ribeiro, de idade 30 anos pouco mais ou menos, faleceu de um sobreparto. O Vig. Jose de Souza Lima.

Tome e Maria Joaquina tiveram cinco filhos, batizados na Campanha:

3-6-1 Ana Isabel da Silva, batizada em 19-09-1792. Casou com João Antonio Rodrigues, sepultado em Campanha aos 09-09-1854.

Campanha, MG aos 19-09-1792 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Tome Martins Ribeiro e Maria Joaquina da Silva, padr.: Jose da Silva Leme e Rosa Maria Goulart.

 

(pesq. Silvia Buttros) Campanha, MG. Aos 09-09-1854, foi encomendado com assistencia da Ordem do Carmo, e sepultado João Antonio Rodrigues, conduzido em Deposito. Pro Parocho João Damasceno Teixeira

 

         João Antonio Rodrigues, muito provavelmente o batizado em 21-01-1808 na Campanha, filho do Cap. Antonio José Rodrigues e Maria Vitoria da Silva, família “Antonio Luiz de Medeiros”.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 20-01-1808 bat a João, f.l. do Alf. Antonio Jose Rodrigues e Maria Vitoria da Silva; foi madrinha Dona Ana Angelica de Jesus, mulher do Cap. Alexandre Pinto de Aguiar.

         Ana Isabel testou em Cambuquira aos18-08-1870. Declarou filiação, seu casamento com João Antonio Rodrigues e a geração de três filhos. Faleceu em 28-02-1871.

Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897

Registro do testamento com que faleceu D. Anna Izabel da Silva, a 28-02-1871, testamenteiro João Carlos Rodrigues.

Eu, Ana Izabel da Silva, n. da freg. da cidade da Campanha, f.l. de Thome Martins Ribeiro e D. Maria Joaquina da Silva, ambos já falecidos. Sou viuva de João Antonio Rodrigues de cujo matrimonio tivemos três filhos: Jose = Maria = e João, aos quais instituo por meus legitimos herdeiros.

Deixo a meu enjeitado Bernardo a quantia de 600$000 réis, cuja quantia ficara em poder do segundo testamenteiro, pagando-lhe o juro da Lei; ao mesmo Bernardo, para sua sub-existencia e receberá os 600$000 quando esteja na qualidade de reger sua pessoa e bens e falecendo antes de sua emancipação reverterá esta deixa aos meus legitimos herdeiros.

Testamenteiros a meus filhos: 1º Jose Martins Rodrigues, 2º João Carlos Rodrigues.

Camboquira 18-08-1870 Anna Izabel da Silva

Aprovação 18-08-1870

Abertura 28-02-1871

Desistencia 12-03-1871 Jose Martins Rodrigues, morador no municipio de Areas da Provincia de S. Paulo

Aceitação 23-03-1871 João Carlos Rodrigues, segundo testamenteiro, morador na freguesia desta cidade e distrito da Cambuquira.

3-6-1-1 José Martins Rodrigues, batizado em 08-09-1828, teve por padrinhos o avô materno e a provavel avó paterna. 1º testamenteiro materno, morador em Areias-SP em 1871.

(pesq. Silvia Buttros) Campanha, batismos. Aos 08/09/1828, Joseph, f.l. de João Alvz. (sic) Rodrigues e Anna Isabel da Silva. Padrinhos: o Cap.tam Thome Martins Rib.ro e D. Maria Victoria da Silva.

3-6-1-2 Maria batizada em 16-10-1830.

(pesq. Silvia Buttros) Campanha, batismos. Aos 16/10/1830, Maria, f.l. de João Antonio Rodrigues e Anna izabel. Foram padrinhos: José Martins Ribeiro e Feliciana da Silva.

3-6-1-3 João Carlos Rodrigues, batizado em 20-11-1831. 2º testamenteiro materno, morador em Cambuquira em 1871.

(pesq. Silvia Buttros) Campanha, batismos. Aos 20/11/1831, João, f.l. de João Antonio Rodrigues e Anna Izabel da silva. Padrinhos: Antonio Joaquim da Fonseca e Maria Moreira da Silva.

3-6-2 José Martins Ribeiro batizado em 16-12-1804. Em 16-06-1838 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau em linha transversal igual para se casar com Maria Rita das Dores, 2-9-10 abaixo, filha de Vicente da Silva Leme e Escolastica Joaquina Ribeira.

Campanha, MG aos 16-12-1804 bat a Jose, branco, f.l. de Tome Martins Ribeiro e Maria Joaquina; foram padrinhos Jose Antonio Rodrigues e Francisca Leonarda Pereira.

 

Campanha, MG lv. misto 1837-1839 em 16-06-1838 Oradores Jose Martins Ribeiro e Maria Rita das Dores - impedimento de consanguinidade em 2º grau em linha transversal igual pq Tome Martins Ribeiro, pai do orador, é irmão de Escolastica Joaquina mãe da oradora; e pq Maria Joaquina, mãe do orador, é irmã de Vicente da Silva pai da oradora

Testemunhas:

1ª Escolastica Joaquina Ribeira, branca, casada, natural e moradora nesta freg. da Campanha onde vive em companhia de seu marido, de idade 50 anos, consanguinea dos oradores.

Antonio Joaquim Borges, branco, casado, natural e morador nesta freguesia da Campanha onde vive de lavoura, de idade 25 anos, afim dos oradores (aa) Antonio Joaquim Borges

João Evangelista da Silva, branco, solteiro, natural e morador nesta freguesia onde vive em companhia de seus pais, de idade 18 anos, consanguineo dos oradores

Juramento do orador Jose Martins Ribeiro, branco, solteiro, nat. e morador nesta vila onde vive de lavoura, de idade 33 anos

Maria Rita das Dores, branca, solteira, natural e moradora nesta freguesia onde vive com seus pais, de idade 14 anos.

3-6-3 Francisco, batizado em 10-09-1806. Faleceu em 02-02-1811.

Campanha, MG aos 10-09-1806 bat a Francisco, f.l. de Tome Martins Ribeiro e Maria Joaquina da Silva; foram padrinhos Manoel Pereira Gularte e Maria Felicia.

 

Campanha, MG aos 02-02-1811 falecendo Francisco, f. de Tome Miz Ribeiro foi sepultado no adaro da capela do Rio Verde.

3-6-4 Feliciana em 06-11-1808.

Campanha, MG aos 06-11-1808 bat a Feliciana, f.l.de Tome Martins Ribeiro e Maria Joaquina; foram padrinhos Manoel Antonio da Silva e ----------- Joaquina.

3-6-5 Manoel em 19-12-1810.

Campanha, MG aos 19-12-1810 bat a Manoel, f.l. de Tome Martins Ribeiro eMaria Joaquina da Silva, foram padrinhos Vicente da Silva Leme e Angelica da Silva.

3-7 Maria Antonia da Silva batizada em 09-06-1776. Aos 25-11-1802 casou com João Rodrigues de Siqueira, batizado em 08-07-1779, irmão inteiro de Antonio Rodrigues de Souza citado em 2-5, filhos de Julio de Souza de Andrade e de Margarida do Bom Sucesso de Jesus (ou da Conceição), netos paternos de Antonio de Souza de Andrade e Domingas Ribeira Leme, netos maternos de Miguel Rodrigues de Siqueira e Maria de Jesus - família “Bernardo Gomes Alves”.

Campanha, MG aos 09-06-1776 nesta matriz bat a Maria, nascida de oito dias, f.l. do Furriel Jose da Silva Leme e de Rosa Maria Golarte nts. de Baependi, np Guilherme da cunha Gago e Maria da Veiga, nm de Antonio Pereira Golarte e Felicia da Costa. Foram padrinhos Francisco da Costa Teixeira e Manoel Jose de Azevedo com pp de sua mulher Ana Maria do Rosario.

 

Campanha, MG aos 25-11-1802 nesta matriz João Rodrigues de Siqueira, f.l. de Julio de Souza de Andrade e Margarida do Bosucesso de Jesus = cc Maria Antonia da Silva, f.l. de Jose Leme da Silva e Rosa Maria Gularte. Ambos nts e bts nesta freguesia.

 

Campanha, MG aos 08-07-1779 na capela de S. Gonçalo bat a João, f.l. de Julio de Souza e de Margarida de Jesus; foram padrinhos Francisco Rodrigues de Siqueira e Ana Maria de Jesus.

 

          Maria Antonia testou em São Domingos de Lambari em 24-01-1855. Viúva, declarou seis filhos de seu casal. Faleceu aos 04-03-1855:

Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu Maria Antonia da Silva, a 04-03-1855 de quem é testamenteiro Jose Antonio de Souza.

Eu, Maria Antonia da Silva, n. da cidade da Campanha, f.l. de Jose da Silva Lemes e Roza Maria Goulart, ambos já falecidos. Fui cc. João Rodrigues de Souza, já falecido, de cujo consorcio tivemos seis filhos que são: = Jose = Manoel = Domingos = Bento = Antonio = e Anna, cc. João Clemente, que reconheço por meus legitimos herdeiros.

Testamenteiros: 1º meu filho Jose, 2º meu filho Domingos.

Deixo a minha terça para ser repartida pelos meus filhos Jose, Manoel, Domingos e Antonio, a saber o que couber a Antonio na minha terça seja dado aos meus netos, filhos do dito meu filho Antonio.

São Domingos de Lambari 24-01-1855 Maria Antonia da Silva

Aprovação: 24-01-1855

Abertura: 04-03-1855

Aceitação: 24-03-1855 Jose Antonio de Souza.

Eram seis os filhos do casal em 24-01-1855:

- Francisco, batizado em 28-11-1811. Não é citado nem representado no testamento materno.

Campanha, MG aos 28-11-1811 bat a Francisco, f.l. Joam Rodrigues de Souza e Maria Antonia de Jesus, foram padrinhos Domingos da Silva Leme e Francisca da Silva da Costa.

3-7-1 José.

3-7-2 Manoel batizado em 29-01-1807.

Campanha, MG aos 29-01-1807 bat a Manoel. f.l. de Joam Rodrigues de Souza e Maria Antonia de Jesus, foram padrinhos Jose Antonio Rodrigues e Ana Angelica da Silva.

3-7-3 Domingos em 23-07-1809.

Campanha, MG aos 23-07-1809 bat a Domingos, f.l. de Joam Rodrigues de Souza e Maria Antonia; foram padrinhos Miguel Rodrigues de Siqueira e Izabel da ilva Gularte.

3-7-4 Bento.

3-7-5 Antonio. Seus filhos foram coherdeiros da terça materna: “o que couber a Antonio na minha terça seja dado aos meus netos, filhos do dito meu filho Antonio”.

3-7-6 Ana casada com João Clemente.

 

3-8 Domingos José da Silva. Teve filhos que foram legatários de suas irmãs Izabel e Joana:

2-8-1 Antonio, afilhado e legatário da tia Izabel: “a meu afilhado Antonio, f. de meu irmão Domingos Jose da Silva”.

2-8-2 Joana, legatária da tia Joana: “- a uma filha do mesmo, de nome Joanna, 25$000 réis”.

2-8-3 Maria, idem: “a outra filha do mesmo de nome Maria, 25$000”.

2-8-4 Maria Madalena casada com Antonio Ribeiro, idem: “e a outra filha do mesmo de nome Maria Madalena, mulher de Antonio Ribeiro, 25$000”.

 

3-9 Vicente da Silva Leme batizado em 13-06-1780. Aos 21-04-1803 casou com Escolastica Joaquina do Monte Casino, filha do Alferes Thome Martins Ribeiro, natural de Santo Andre do Sobrado acima do Valongo, Penafiel, bispado de Arrifana de Sousa e de sua primeira mulher Maria Ignacia de Lima (ou de Jesus), natural da Campanha, neta paterna de Antonio Martins da Costa e Maria Pinta, neta materna de Jose Antonio Rolim de Moura e Maria Barbosa Lima em aportes a GP: “Maria Barbosa de Lima” - SL. VII, 428, 6-2.

Campanha, MG aos 13-06-1780 nesta matriz bat a Vicente, de treze dias, f.l. do Furriel Jose Leme da Silva e Rosa Maria Gularte, nts de Baependi, np de Guilherme da Cunha Gago, ja defunto e Messia da Veiga. Foram padrinhos Bernardo Antonio dos Santos e Maria Moreira da Silva mulher do Furriel Manoel da Silva Passos.

 

Campanha-MG - casamentos - aos 21-04-1803 Vicente da Silva Leite [rasurado para Leme], f. de Jose da Silva Leme e Rosa Maria Gularte = Escolastica Joaquina do Monte Casino, f. do Alferes Thome Martins Ribeiro e Maria Ignacia de Lima. Nts/bts nesta.

          Viúvo, Vicente testou na Campanha em 26-12-1854 e faleceu em 11-05-1855

Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu Vicente da Silva Lemes a 11-05-1855 de quem é testamenteiro Jose Vicente da S.° Lemes.

Eu, Vicente da Silva Lemes, n/b nesta freguesia, f.l. de Jose da Silva Lemes e D. Roza Maria Goulart, já falecidos. Fui cc. D. Escolastica Joaquina, já falecida, de cujo matrimonio tivemos os filhos que são: = Jose = Manoel = Antonio = Thome = Barbara, cc. Ignacio Borges, já falecida; = Francisco = Amaro = João = Ignacio = Maria, cc. Jose Martins Ribeiro =Lucas = Miguel.

Deixo a meu filho Miguel 200$000 na morada de casas nesta cidade; a meus filhos Amaro, Ignacio e Lucas 100$000 a cada um nas terras do Retiro de São Bento; a minha filha Maria mulher de Jose Martins, três novilhas; a meu filho Francisco duas novilhas.

Testamenteiros: 1º meu filho Jose Vicente, 2º a meu filho Manoel Joaquim Ribeiro, 3º meu filho Antonio Joaquim.

(...) do restante da minha terça instituo por herdeiros todos os meus filhos acima nomeados, e por morte de qualquer deles que tenha filhos passara o seu quinhão a ser repartido pelos mesmos seus filhos assim como será repartido por meus netos, filhos da falecida minha filha Barbara.

Cidade da Campanha, 26-12-1854 Vicente da Silva Lemes

Aprovação: 26-12-1854

Abertura: 11-05-1855

Aceitação: 17-06-1855 Jose Vicente da Silva Lemes

 

Vicente declarou onze filhos vivos e a filha Barbara, já falecida, representada por seus filhos:

- Generoso, batizado em 02-121-1812, não é citado no testamento paterno.

Campanha, MG aos 02-11-1812 na capela dos Santissimos Corações do Rio Verde bat a Generoso, branco, f.l. de Vicente da Silva Leme e Escolastica Joaquina, foram padrinhos Manoel Pereira da Silva e --------- de Azevedo.

3-9-1 José Vicente da Silva Lemes, batizado em 08-07-1804. 1º testamenteiro paterno.

Campanha, MG aos 08-07-1804 nesta matriz bat a Jose, f.l. de Vicente da S. Leme e Escolastica Joaquina do Monte Casino, foram padrinhos Jose da Silva Leme e Ana da Silva Leme.

3-9-2 Manoel Joaquim Ribeiro, batizado em 10-09-1806. 2º testamenteiro paterno.

Campanha, MG aos 10-09-1806 bat a Manoel, f.l. Vicente da Silva Leme e Escolastica Joaquina, foram padrinhos o ap.Bernardino Teixeira de Toledo e Inacia Maria de Jesus.

3-9-3 Antonio Joaquim, batizado em 13-03-1808. 3º testamenteiro paterno.

Campanha, MG aos 13-03-1808 bat a Antonio, f.l. de Vicente da Silva Leme e Escolastica Joaquina do Monte Sinai(sic), foram padrinhos o Alf. Antonio Jose Rodrigues e Maria Felicia da Silva.

3-9-4 Tome batizado em 10-06-1810.

Campanha, MG aos 10-06-1810 bat a Tome, f.l. de Vicente da Silva Leme e Escolastica Joaquina do Monte Cacino, foam padrinhos Tome Matins Ribeiro e Rosa Maria Goularte.

3-9-5 Bárbara, já falecida em 26-12-1854 (testamento paterno), foi casada com Inacio Borges com geração.

3-9-6 Francisco

3-9-7 Amaro

3-9-8 João

3-9-9 Inacio

3-9-10 Maria Rita das Dores em 16-06-1838 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau em linha transversal igual para se casar com José Martins Ribeiro 2-6-2, filho de Tomé Martins Ribeiro e sua primeira mulher Maria Joaquina da Silva.

3-9-11 Lucas.

3-9-12 Miguel.

 

3-10 Izabel da Silva Goulart batizada em 11-03-1782. Em 1811 requereu dispensa de afinidade licita em 1º grau para se casar com seu cunhado Tomé Martins Ribeiro, viúvo de Maria Joaquina da Silva 2-6 supra.

Campanha, MG aos 11-03-1782 nesta matriz bat a Izabel,. f.l. de Jose Leme da Silva e Rosa Maria Gularte, nts de Baependi, np Gulherme da Cunha Gagoe Messia da Veiga, maternos Antonio Pereira Gularte e Felicia da Costa. Foram padrinhos Antonio da Silva, solteiro filho de Manoel da Silva Passos, e Genoveva, solteira filha de Antonio da Silva Gago.

 

Processo Matrimonial - Campanha-MG - Livro Misto 1818

Tome Martins Ribeiro e Izabel da Silva Gularte - 1811/1812

Dizem Thome Martins Ribeiro viuvo de Maria Joaquina da Silva, filha leg. de Jose da Silva Leme, já falecido e Rosa Maria Gularte, que ele se acha justo e contratado para se receber em matrimonio com Izabel da Silva Gularte mas obsta lhe o impedimento de afinidade licita em primeiro grau de linha transversal:

- Que o orador Thome Miz Ribeiro foi casado com Maria Joaquina da Silva e por seu falecimento ficou viuvo. Que a dita Maria da Silva era inteira e legitima irmã da oradora Izabel da Silva Gularte

- Que Maria Joaquina era inteira e legitima irma da oradora, e esta é pobre e vive em companhia de sua mãe pobre e viuva.

Que Tome Miz Ribeiro foi casado com Maria Joaquina da Silva, irmã da oradora, e por isso se acham impedidos.

 

Em o Lº 6 de obitos a f 286 se acha o assento seguinte: Aos 13-12-1810 foi encomendade e sepultada dentro desta matris das grades para cima, Maria Joaquina da Silva, mulher de Tome Alves Ribeiro, de idade 30 anos pouco mais ou menos, faleceu de um sobreparto. O Vig. Jose de Souza Lima.

No L.º 8 f 194v se acha o assento: Aos ---- de março de 1782 nesta matriz da Campanha bat a Izabel, f.l. Jose da Silva Leme n. da freguesia de Baependi deste bispado de Mariana e de Rosa Maria Gularte n. da mesma freguesia. Avos paternos Guilherme da Cunha Gago e Messia da Veiga e maternos Antonio Pereira Gularte e Feicia da Costa. Foram padrinhos Antonio da Silva, solteiro filho de Manoel da Silva Passos, e Genoveva, solteira filha de Antonio da Silva Gago, de que fiz este assento. o Coadjutor Domingos ------ Lobo.

Vila da Campanha da Princesa 09-01-1812 o Vigario Jose de Souza Lima.

Testemunhas:

- Francisco Tavares Mon. (Monte?), homem branco, solteiro, morador nesta vila, natural da Ilha de S. Miguel, que vive de sua lavoura, de idade 60 anos, mora na casa do orador. (...) o orador, viúvo de Maria Joaquina da Silva, precisa da oradora para criar seus filhos cinco que lhe ficaram do matrimonio sendo todos de tenra idade

- Vicente da Silva Lemes, homem branco, casado, morador nesta vila e natural dela mesma, que vive de sua lavoura, de idade 30 anos

- Jose Antonio Rodrigues, casado, branco, morador nesta vila que vive de sua lavoura, natural desta freguesia, de idade 41 anos, casado com uma irmã da oradora.

 

          Izabel testou na cidade da Campanha em 03-11-1850. Sem geração, deixou legados a diversos sobrinhos e o marido herdeiro de todo o remanescente de sua meação, e “na falta dele a seus filhos e meus sobrinhos e enteados, bem entendido meus sobrinhos filhos de minha irmã minha antecessora”. Faleceu em 04-08-1851.

Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento de D. Izabel da Silva Goulart, falecida aos 04-08-1851 de quem é testamenteiro seu marido o Cap. Thome Martins Ribeiro, morador nesta freguesia.

Eu, Dona Izabel da Silva Goulart, f.l. de Jose da Silva Lemes e de D. Rosa Maria Goulart, já falecidos, n/b e moradora nesta freguesia.

Sou cc. o Capitão Thome Martins Ribeiro de cujo matrimonio não tive filhos e nem os tenho natural.

Testamenteiros: 1º meu marido Cap. Thomé Martins Ribeiro, 2º a meu sobrinho e enteado Jose Martins Ribeiro, 3º a meu sobrinho e enteado Manoel Martins Ribeiro.

Legados:

- a meu sobrinho e enteado Manoel Martins Ribeiro 100$000 réis;

- a meu afilhado Antonio, f. de meu irmão Domingos Jose da Silva

(...) de todo o remanescente da minha meação instituo por meu universal herdeiro ao meu referido marido e na falta dele a seus filhos e meus sobrinhos e enteados, bem entendido meus sobrinhos filhos de minha irmã minha antecessora.

Cidade da Campanha 03-11-1850 Izabel da Silva

Aprovação: 03-11-1850

Abertura: 04-08-1851

Aceitação: 09-08-1851 Capitão Thome Martins Ribeiro.

 

3-11 Joana da Silva Goulart batizada em 06-01-1784. Testou em 18-06-1852 e faleceu no dia seguinte. Solteira sem geração, instituiu herdeiro ao sobrinho e afilhado José Martins Ribeiro.

Campanha, MG aos 06-01-1784 nesta matriz bat a Joana, f.l. de Jose da Silva Leme, n. de Baependi e Rosa Maria Gularte n. de Aiuruoca, np Guilherme da Cunha Gago e Messia da Veiga, nm de Antonio Pereira Gularte e Felicia da Costa. Foram padrinhos ---- Antonio dos Santos e Felicia da Costa, viuva.

 

Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu D. Joanna da S.ª Goularte a 19-06-1852 de quem é testamenteiro Jose Martins Ribr.°.

Eu, D. Joanna da Silva Gularte, n/b nesta freguesia aonde sou moradora, f.l. Jose da Silva Lemes e D. Rosa Maria Goularte, já falecidos.

Sempre vivi em estado de solteira e nunca tive filho algum.

Legados:

- a meu sobrinho e afilhado João Evangelista 50$000 réis;

- a Domingos, meu irmão 25$000;

- a uma filha do mesmo, de nome Joanna, 25$000 réis; a outra filha do mesmo de nome Maria, 25$000; e a outra filha do mesmo de nome Maria Madalena, mulher de Antonio Ribeiro, 25$000.

- a minha afilhada Maria, f. de Manoel Martins, 12$000;

- a minha afilhada Graciana, f. de Francisco Moreira, 10$000;

- a meu sobrinho João Rodrigues de Souza, 25$000.

- deixo a Rita, mulher de FranciscoMoreira, 20$000

Testamenteiros: 1º a meu sobrinho Jose Martins Ribeiro, 2º a meu sobrinho Manoel Martins Ribeiro, 3º a meu sobrinho João Evangelista.

Cumpridas minhas disposições, do restante dos meus bens nomeio meu herdeiro ao meu primeiro testamenteiro Jose Martins Ribeiro.

Campanha da Princesa, 18-06-1852

Aprovação: 18-06-1852

Abertura: 19-06-1852

Aceitação: 25-06-1852 Jose Martins Ribeiro

3-12 Manoel batizado em 10-03-1786.

Campanha, MG aos 10-03-1786 nesta matriz bat a Manoel, de onze dias, f.l.do Furriel Jose da Silva Leme e Rosa Maria Gularte nts de Baependi, np Guilherme da Cunha Gago e Messia da Veiga, nm de Antonio Pereira Gularte e Felicia da Costa. Foram padrihos Jose de Paiva e Silva, casado e Rita Maria, filha do Furriel Manoel da Silva Passos.

3-13 Francisca da Silva Goulart, natural da Campanha onde testou em 23-07-1854 e faleceu a 21 de agosto do mesmo ano. Solteira, sem geração, instituiu herdeiro ao sobrinho e afilhado José Martins Ribeiro.

Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu Francisca da Silva Goulart, moradora nesta freg., a 21-08-1854 de quem é testamenteiro Jose Martins Ribr.º.

Eu, Francisca da Silva Goulart, n. desta freguesia, f.l. Jose da Silva Lemes e Rosa Maria Goulart, já falecidos. Declaro que sou solteira e não tenho herdeiro algum forçado.

Legados:

- a minha afilhada Victorina, f. de Antonio Borges e Feliciana sua mulher, um alqueire de terras das que possuo na Fazenda do Mato Grosso.

- a minha afilhada Maria, f. de Francisco Jose Vianna, 10$000 réis.

Declaro que sou senhora da metade dos escravos (...) e a outra metade pertence a minha irmã Anna (...)

Deixo o restante dos meus bens, depois de cumpridas todas as minhas disposições e pagas as dividas, a meu sobrinho e afilhado Jose Martins Ribeiro e, na sua falta, revertera a seus filhos.

Testamenteiros: 1º a meu sobrinho Jose Martins, 2º a meu sobrinho Thome da Silva Lemes, 3º a meu sobrinho Antonio Joaquim da Silva Lemes.

Pedi a Rufino Jose Gomes de Paiva que este por mim escrevesse,

Cidade da Campanha, 23-07-1854 Francisca da Silva Goulart

Aprovação: 24-07-1854

Abertura: 21-08-1854

Aceitação: 27-08-1854 Jose Martins Ribeiro

 

4- Angela, batizada em 20-06-1739, filha de Guilherme da Cunha Gago e Mecia da Veiga Leme.

Baependi, MG aos 20-06-1739 bat Angela, f. de Guilherme da Cunha e s/m Mecia da Veiga, foram padrinhos [-----------].