PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Gualter Vieira Passos

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Gualter Vieira nasceu na Freguesia de São Clemente de Passos de Gaiolo, Concelho de Benviver do Bispado do Porto, onde foi batizado aos 29-04-1695. No batismo recebeu o nome de Galterio (Galtiero na Italia, Goutier em francês, derivados do alemão Walthar) modernamente Valter em português. Adotou a grafia “Gualter” por nome, “Vieira” materno por sobrenome, e por vezes “Passos” do lugar em que nasceu.

AD Porto – Marco de Canaveses- Passos de Gaiolo – Batismos - Galtorio – Aos 29-04-1695 baptizei a Ma filha de Mel Pra e Anna Frca digo q. baptizou a Galtorio filho de Anto da Silva e sua mulher Luzia Vra do lugar de Passos o Abbe Braz Roiz Gomes de minha liça forão padros eu o Abbe desta Igreja Frco ges de Araujo e Joanna Vra da frega de S Margª de Avessadas solteira filha de Amaro Vra e Cna do Couto da frega de S Marga de Avessadas –

 

Gualter foi filho de Antonio de Souza e Luzia Vieira, casados aos 19-01-1688 na citada freguesia de Passos do Giaolo do Concelho de Benviver que, em 1850, foi anexado a outros concelhos formando o de Marco de Canaveses. . Antonio faleceu no lugar de Cotello aos 10-10-1714 com mais ou menos cincoenta anos, e Luiza aos 25-07-1732.

AD Porto – Marco de Canaveses- Passos do Gaiolo – Casamentos - Aos 19-01-688 receberão nesta Igreja de S Clemente de Passos Antonio da Silva --- com Luzia Vieira. Testemunhas Manoel de Souza e Domingos Borges de ---  --- Cardozo de Leiros e outros mais.

 

AD Porto – Marco de Canaveses- Passos do Gaiolo – Obitos - Aos 10-10-1714 faleceu da vida presente com o sacramento da penitencia e unções Antonio da Sylva do lugar de Cotello e não recebeu o sagrado  ------ por não dar --- foi sepultado no dia seguinte não fez testamento sua mulher Luzia Vieira lhe fara o seu bem da alma conforme sua calidade e possibilidade faleceu de idade de cincoenta anos pouco mais ou menos de que fiz este assento- Francisco Pereira Pinto

 

AD Porto – Marco de Canaveses- Passos do Gaiolo – Obitos - Aos 25-07-1732 faleceo da vida presente com todos os sacramentos da Igreja e se sepultaram no dia seguinte dentro desta Igreja Luzia Vieira veuva que ficou de Antonio da Silva deste lugar e freguesia de Passos e fez testamento --- em que deixou a sua terça da alma a sua filha Maria solteira com a obrigação de lhe mandar fazer por sua alma três officios .)mais acompanhamentos, missas) e dez mil reis a seu sobrinho Josephe filho de Joasephe Vieira da Cidade do Porto- deixou doação de pão e azeite para o “Senhor desta freguesia” e a “N Sra da mesma freguesia”.

 

Outros filhos de Antonio e Luiza que encontramos:

- Manoel, nascido aos 26-11-1696

AD Porto – Marco de Canaveses- Passos do Gaiolo – Batismos - Aos 04-12-1696 bat nesta Igreja de Sam Clemente de Passos a Manoel  nasc. aos 26-11 filho de Antonio da Silva e sua mulher Luzia Vieira do lugar e freguesia de Passos de Gaiolo. Padrinhos: o Padre Francisco Pereira e sua irmã Maria Pereira solteira.

- Maria, nascida aos 24-04-1698, batizada quatro dias depois. Em 1732 era ainda solteira quando recebeu a terça de sua mãe com a obrigação de “fazer bem a sua alma”.-

AD Porto – Marco de Canaveses- Passos do Gaiolo – Batismos - Aos 28-04-1698 batizei nesta Igreja de Passos do Gaiolo a Maria nascida aos 24 do dito mês filha de Antonio da Silva e sua mulher Luiza Vieira do lugar e freguesia de Passos forão padrinhos Manoel solteiro e sua irmã Maria filhos de Domingos Borges forão Padrinhos e testemunhas Manoel da Silva solteiro e Domingos Borges de Passos e outras testemunhas ...

- Bernardo, batizado aos 26-11-1696

AD Porto – Marco de Canaveses- Passos do Gaiolo – Batismos– Aos 17-05-1701 –Bat  Bernardo, filho de Antonio da Silva e Luzia Vieira do lugar de Cotello desta freguesia. PP Manoel Pto e sua cunhada Cna Vieira solteira do lugar de Riomao da freguesia davessados

  Presentes Bernardo Pto e João Carnro

 

Gualter deixou sua terra natal e veio para São Paulo, morando primeiramente junto da aldeia de Pinheiros. Aos 21-05-1726 casou em Santo Amaro com Joana Moreira da Silva, aí batizada aos 07-07-1710, filha de Matias Rodrigues da Silva e Apolônia Moreira - família “Os irmãos Furtado”, neste site.

Santo Amaro – casamentos – Aos 15-08-1725 casaram Joaquim- servo do Padre Frei Jorge da Anunciação com  Luzia- administrada de Francisca Pires Pedrosa. T: Gualter Vieira Passos, moço solteiro morador na Aldeia de Pinheiros ou junto dela, Salvador Rodrigues, casado, e Luzia Barbosa e Francisca Peres moça solteira filha de Diogo Pestana, moradores desta freguesia de S Amaro. 

 

Santo Amaro – 1º lv de batismos- - Aos sete de Julho de mil setecentos e dez bautizei solemte a Joanna fª de Mateus da Silva e sua mer Apolonia Morª. PP Rodrigo Frz’ de Araujo e Catharina de Candia.

 

Santo Amaro –- Aos vinte e hum dias do mês de Abril de mil setecentos e vinte e sete annos recebi em face da Igreja nesta Igreja Matriz de Sto Amaro aos contraentes Goalter Vrª Passos fº legitimo de Anto da Sylva já defunto e de sua mulher Luzia Vrª naturais de Freguesia de São Clemente de Passos de Goyolo Concelho de Bem viver Comarca do Bispadp do Porto com Joanna Morera da Silva fª legitima de Matheus Roiz da Silva e de sua molher Polonia Morª naturais e moradores desta Freguesia da Matriz de Sto Amaro de que de tudo fiz este termo para a todo tempo constar e me assigno dia mês e anno ut supra. Declaro que os recebi depois de feitas as denunciações em três dias festivos antes da missa segundo a disposição do Sagrado Concilio Tridentino – Frei Jorge Morª da Incarnação

 

Tanto Mathias quanto Apolonia não têm ainda filiação comprovada por documentos. Eles casaram em Santo Amaro em maio de 1709, mas o padre não anotou os pais dos contraentes.

Santo Amaro – Casamentos - Em treze de Mayo de mil setecentos e nove Recebi em face da Igrª Mathias da Sylva e Appolonia Morª naturaes e moradores nesta Fregsª.TT Sdor Furtado, Beu Saavedra, Luzia Morª, Mª Frz’  Araújo – João de Pontes

Pelas testemunhas da cerimonia e pelos apadrinhamentos dos filhos que tiveram, é razoável crer que Apolonia pertence a família de Manoel Vaz Pinto e Catarina de Candia, SL VIII, 382, § 2.º , 2-1. Entre os filhos desse casal, todos radicados em Santo Amaro: 3-5 Apollonia Moreira.

Já Mathias aparece sempre nos documentos com forte ligação com o casal Rodrigo Fernandes de Araujo e Izabel João, SL I, 26, 4-3. Essa Izabel João, filha de Antonio Ferreira e Catarina de Burgos, foi irmã de Manoel Rodrigues da Silva (inv de Antonio Ferreira). Mathias, entre outras ligações com Izabel João falecida em 01-01-1713, foi seu testamenteiro juntamente com Rodrigo Fernandes. E todo posicionamento social de Mathias sugere (mas não comprova) que ele foi filho de Rodrigo e Isabel.

Santo Amaro – óbitos – Aos 01-01-1713- faleceu Izabel João – Testamenteiros Rodrigo Fr’z Araujo e Mathias Rodrigues da Sylva.

 

Gualter e Joana faleceram em Santo Amaro, ela em 05-10-1757, com inventário aberto pelo viuvo aos 04-02-1758. Gualter faleceu poucos meses depois, aos 27-03-1758.

 Santo Amaro – óbitos 1725 a 1773- fls 52v- Aos cinco dias do mês de Outubro de mil setecentos e cincoenta e sete anos faleceu da vida presente Joanna Moreyra não teve tempo para os sacramentos.. mulher de Gualter Vieyra Passos, filha de Rodrigo Fernandes digo de Mathias da Sylva e de sua mulher --- de idade de quarenta e cinco anos pouco mais ou menos moradora nesta freguesia foi amortalhada em mortalha branca e encomendada da Cruz da fabrica e na tumba da mesma fabrica e sepultada na Matriz  sendo primeiro encomendada e não fez testamento tendo de que dispor...

 

Santo Amaro – óbitos - Aos vinte e sete dias do mês de Marzo de mil setecentos e cincoenta e oito anos faleceo da vida presente com todos os sacramentos Gualter Vieyra Passos natural da freguesia de São Clemente Concelho de Bem viver Bispado do Porto filho de Antonio da Sylva e de Luzia Vieyra cazado que foy nesta freguesia com Joznna Moreyra da Silva de quem ficou viuvo fez seu codicilo em que dispôs do seguinte: (disposições pias) nomeou seu testamenteiro seu filho Antonio.

 

Arquivo do ESP – Inventarios não Publicados

Autos de Inventario dos bens do cazal da defunta Joanna Moreira da Sylva de que he inventariante o veuvo Goalter Vieira Passos

Anno do Nascimento de Nosso senhor jesus Christo de mil setecentos e concoenta e oito  aos quatro dias do mês de Fevereiro do dito anno na Cidade de Sam Paulo em casas de morada do Juiz dos órfãos Joseph Correa da Sylva (onde foi o escrivão junto com Goalter Vieira Passos para dar declarações, e jurar dizer a verdade no inventario dos bens de sua mulher Joana Moreira da Sylva)

Debaixo de juramento declarou que sua mulher falecera aos quatro de Novembro (sic) de mil setecentos e cincoenta e sette, sem testamento. Casou uma única vez com ele inventariante, tiveram sete flhos.

Filhos do casal:

Maria, casada com Antonio Machado de Moraes e dotada

Luzia de 22 annos pouco mais ou menos

Antonio 20 anos pouco mais ou menos

Joam de 19 anos pouco mais ou menos

Anna de 16 anos anos pouco mais ou menos

Ignacio de 14 anos pouco mais ou menos

Joseph de 11 anos pouco mais ou menos

 

Declarou o inventariante um sitio no Bairro de Santo Amaro na paragem chamada Boigimiri com suas casas e corredores

Seguem as avaliações dos bens móveis (pratarias, ferramentas, roupas, alfaias etc).

 

Aos 04-02-1758 apareceu Antonio Machado de Moraes por cabeça de casal de sua mulher Maria Vieira para declarar os bens que levou de dote de seu sogro e sogra.

 

O casal comparece na GP de forma dispersa, como pais ou avós, e sem filiação. Encontramos referencias a nove filhos de Gualter e Joana, sete arrolados no inventario dela:

 

1 Vitoria,

2 Maria de Jesus Vieira

3 Luzia Vieira da Silva

4 Antonio Vieira da Silva

5 João Vieira da Silva

6 Ana da Silva

7 Inácio Vieira da Silva

8 José,

9 Manoel

 

1. Vitoria, batizada em Santo Amaro aos 20-07-1728, não foi citada no inventário da mãe

Santo Amaro – Batismos –Aos 20-07-1728 bat Vitoria filha de Gualter Vieira e Joana Moreira; Padrinhos: João Vaz Domingues e Apolonia Moreira

 

2. Maria de Jesus Vieira, batizada em Santo Amaro aos 27-07-1729, casou no mesmo lugar aos 04-07-1752 com Antonio Machado de Moraes, batizado aos 20-04-1729, filho de Antonio de Moraes de Aguiar e Maria Machado, SL VII, 136, 5-7.

Santo Amaro Batismos Aos 27-07-1729 bautizei e pus os santos óleos a inocente  Maria filha legitima de Gualter Vrª Passos e Joana Morª da Sylva. Forão padros  Jose Nunes casado e Paula Morª da Sylva moça soltrª.do que continuei (sic) este assento eu  o Pe Anttº Moniz

 

ACMSP - Dispensas Matrimoniais – 1752-

Diz Antonio Machado de Moraes morador em Santo Amaro que ele está contratado para casar com Maria de Jesus.. (foram denunciados em três dias festivos, ofereceu certidão de desobriga e de batismos. Pediu provisão)

Certidões de batismos (S Amaro)

Aos 20-04-1729 bat o inocente Antonio filho de Antonio de Moraes de Aguiar e sua mulher Maria Machado. Padrinhos João Fagundes de Suqrª e Catterina de Lemos e Moraes- Fr Jorge Moreira

Aos 27-07-1729 bat Maria inocente filha legitima de Gualter Vieira Passos e sua mulher Joanna Morª da Sylva. Padrinhos: Jorge Nunes Homem casado e Paula Morª da Sylva solteira

          Antonio faleceu em 12-03-1774, e foi sepultado na Matriz da mesma freguesia ao pé da pia de água benta. Deixou filhos menores tutelados por Pedro Domingues Paes e João Vieira da Silva. O inventario de seus bens foi aberto pela viúva aos 16-04-1774.

Santo Amaro –Aos 12-03-1774 faleceo da vida presente com todos os sacramentos  Antonio Maxado fez seo apontamento no qual se mandou sepultar ao  pé da pia de agua benta declarou dever oito missas às almas e mandou dizer dez missas por sua alma  e deixou por seus procuradores  Pedro Domingues Pires e João Vieira da Silva, seo corpo foi amortalhado em pano branco com a ssistencia da Cruz da fabrica conduzido na tumba e sepultado aos p´e da pia de agoa benta nesta Igreja Matriz de Santo Amaro e para constar fiz este assento que assino – Pde Anto Joze de S Franco

 

Arquivo do ESP- Inventarios não Publicados

Inventario dos bens do defunto Antonio Maxado de Moraes

 Inventariante a viúva Maria Vieira

Juiz Jeronimo Roiz’

Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil setecentos e setenta e quatro aos dezasseis dias do mes de Abril do dito anno nesta Cidade de Sam Paulo... apareceu prezente a viúva Maria Vieira para prestar juramento e declarar os bens que ficaram por falecimento de seu marido Antonio Machado de Moraes

Disse que seu marido faleceu a doze do mês de Março do presente anno no seu citio bairro de gua -----tuca Freguesia de Santo Amaro deixando sete filhos de seu único Matrimonio

Titulo dos erdeiros

Joam Jose de Moraes, solteiro, 20 anos, soldado auxiliar de cavalaria

Manoel de Moraes solteiro 19 anos

Gertrudes solteira 16 annos

Salvador solteiro 12 annos

Anna 10 annos

Feliz 7 annos

Francisco, 4 para 5 annos

Termo de nomeação de Tutor – 16-04-1774 -  Joam Vieira da Silva

Avaliadores: Bento Jose de Salles e Pedro Domingues Pires

 

          Encontramos oito filhos de Antonio e Maria de Jesus, quatro deles relacionados por Silva Leme:

2-1 João José de Moraes, batizado em Santo Amaro aos 08-12-1754, solteiro com 20 anos em 1774, soldado auxiliar de cavalaria. Em 1780, ainda solteiro, foi padrinho de batismo.

Santo Amaro – Batismos- Aos 08-12-1754 bat José filho de Antonio Machado de Moraes e Maria de Jesus; Padrinhos: Gualter Vieira Passos casado e Maria Machada viúva.

 

Santo Amaro – Batismos- Aos 20-08-1780 bat Joaquina filha de Jeronimo Ribeiro e Ana Machada; Padrinhos: João Jose de Moraes, soldado do regimento dos voluntarios de São Paulo, filho solteiro do defunto Antonio Maxado de Moraes e Maria Vieira da Silva, viuva do mesmo Antonio Machado.

 

2-2 Manoel José de Moraes , batizado in extremis pelo avô Gualter Vieira, com assento na Matriz de Santo Amaro em 01-02-1756. Casou no mesmo lugar aos 16-08-1780 com Ana Maria Alves, de Jesus ou Machado, viúva de José de Moraes Camargo, filha de José Alvares Torres e Catarina Machado Pinto, família Clemente Alvares, cap 7º § 6º, neste site.

          Ana Maria morreu de parto em 02-08-1788, com inventario aberto no mês seguinte pelo viúvo.

ACMSP - Dispensas Matrimoniais – 1780

28-07-1780- Diz Manoel Jose de Moraes da freg de S Amaro que ele se fez proclamar com Anna Maria Alz’ sem impedimentos, pede provisão.

Querem casar Manoel José de Moraes filho leg de Antonio Machado de Morais já defunto e de sua mer Mª de Jesus Virª com Anna Maria Alz’ viúva que ficou de José de Morais Camargo ambos fregueses desta freguesia

Revendo o livro de assentos dos falecidos (de S Amaro) – Aos 23-10-1775 faleceo Jose de Moraes de Camargo casado com Anna Maria desta freg de S Amaro de idade de trinta anos pouco mais ou menos,... sepultado das grades para cima por ser provedor da Irmandade das Almas..

Lv de assentos de Batizados 154v– Ao 01-02-1756 puz os Santos óleos a Manoel filho de Antonio Maxado de Moraes e sua mulher  M--- de Jesus foi batizado em casa por Gualter Vieira Passos por nascer semivivo...

 

Matriz de Santo Amaro – Casamentos- Aos 16-08-1780 – Manoel Jose de Moraes e Anna Maria Alves – Ele filho de Antonio Maxado de Moraes e Maria de Jesus Vieira, np de Antonio de Moraes Aguiar e Maria Maxada, nm de Gualter Vieira Passos e Joana da Silva – Ela viúva que ficou de Joseph de Moraes Camargo.

 

Santo Amaro - Aos 02-08-1788 faleceo da vida presente Ana Maria Alvares casada com Manoel Jose de Moraes de idade de quarenta anos pouco mais ou menos natural desta freguesia e moradora no bairro de Guavirotiba; foi seu corpo amortalhado com pano branco e recomendado por mim com a assistência da cruz da fabrica e sepultado dentro desta Igreja de Santo Amaro. Do que fiz este assento – O Vigrº Reginaldo Anto dos Reys

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin

Ana Maria Álvares, 1788

Autos: setembro de 1788, nesta cidade de São Paulo - declarante: o viúvo Manoel José de Moraes - declarou que sua mulher falecera sem testamento aos 02/08.

Título dos herdeiros:

1 Francisco, de 15 anos, do 1º matrimônio;

2 Maria, do 2ª matrimônio, de 8 anos;

3 Antonio, de 5 anos;

4 Maria, falecida depois da inventariada.

Diz Manoel José de Moraes, morador na freguesia de Santo Amaro, termo desta cidade, que faleceu sua mulher Ana Maria Alves, de cujo casal lhe ficaram filhos, e por que a falecida ... quando o suplicante casou com Maria, de cujo primeiro matrimônio lhe ficou um filho por nome Francisco, e é tutor do dito órfão Anastácio de Moraes, e porque este e um irmão da falecida, Manoel José Machado, são inimigos públicos do suplicante, e desejam fazer-lhe todo o mal que podem, e porque necessariamente neste novo inventário que o suplicante pretende fazer do seu casal se há de inteirar aquele órfão enteado do suplicante na meação de seu pai, e há de ser ouvido o tutor, poderá perturbar ao suplicante, e para evitar esta desordem.

Tutor dos órfãos Maria e Antonio: Mariano Branco Ribeiro.

 

          Manoel José casou novamente aos 10-11-1789 com Ana Batista de Matos, filha de Bento José de Salles e Ana Maria de Eiros, família Nunes de Pontes Cap1º, § 12, neste site.

RMJ: Matriz de Santo Amaro – casamentos - Aos 10-11-1789 – Alferes Manoel Jose de Moraes, viúvo de Ana Maria Alves;.com  Anna Batista de Matos filha do Capitão Bento Jose Salles e Maria de Eiró, Np de Francisco de Sales Ribeiro e Maria Josefa de Matos, nm de João Moreira Garcia e Maria de Eiro

 

Manoel José e Ana Maria tiveram filhos batizados em Santo Amaro, q.d:

2-2-1 Maria Antonia de Jesus, batizada aos 02-04-1781. Casou com Zacarias Domingues Paes, com geração na familia Nunes de Pontes Cap. 1º § 7º, neste site. É a única filha sobrevivente que encontramos.

Matriz de Santo Amaro – batismos- Aos 02-04-1781 baptizei e puz os santos óleos a Maria filha de Manoel de Morais digo Manuel José de Morais e sua mulher Anna Maria Alves: Forão Padrinhos o tenete Josph de Araujo e Oliveira e sua mulher Anna Maria de Siqueira . Do que fiz este assento. O Vigro Felix Joseph de Olivrª

         Maria Antonia casou em segundas aos 14-09-1824 com Inacio Antonio de Borba, filho de Inacio Antonio de Azevedo e Luzia de Jesus, neto paterno Joaquim da Silva de Siqueira e Rita Maria de Azevedo, neto materno de José de Borba e Rosa Maria da Silva. SL. 8º, 453, 6-1 onde não consta a mulher de Inacio.

Matriz de Santo Amaro - Casamentos - Aos 14-09-1824 - Ignácio Antonio de Borba, filho de Ignácio Antonio de Azevedo e Luzia de Jesus, Np de Joaquim da Silva de Siqueira e Rita Maria de Azevedo, nm de Jose de Borba e Roza Maria da Silva; com Maria Antonia de Moraes, viúva de Zacarias Domingues Paes. T Joaquim Francisco de Andrade e Jose Antonio da Guerra.

2-2-2- Escolastica, falecida com três dias de idade aos 07-08-1787

Santo Amaro- óbitos- Aos 07-05-1787 faleceu Escolastica filha de Manoel Jose de Moraes e3 Ana Maria Alvares, de 3 dias, bat in extremis;

2-2-3 Antonio, com 5 anos em 1788.

2-2-4 Maria, batizada em 27-06-1788. Falecida aos 16-08-1788, catorze dias depois de sua mãe.

S Amaro Batismos- Aos 27-06-1788 nesta Igreja Matriz de Santo Amaro em minha ausência batizou e pos os Santos Olesos o Reverendo Cypriano Fernandes  a Maria filha de Manuel José de Morais e sua mulher Anna Maria Alvres: Forão Padrinhos o Capitão Antonio Branco Ribeiro e sua mulher Angela Machada, todos desta Freguesia . Do que fiz este assento. O Vigro Reginaldo Anto dos Reys

 

Santo Amaro - Obitos - Aos 16-08-1788 faleceu a inocente Maria filha de  Manoel Jose de Moraes e Ana Maria Alvares; de idade de 15 dias

 

Com Ana Batista, sua segunda mulher, Manoel José teve ao menos q.d:

2-2-5 José, batizado aos 07-10-1790.

Santo Amaro – Batismos –Im 28 – Aos 07-10-1790 fiz as cerimonias e puz os Santos óleos a José filho do Alf Manoel Jose de Moraes e sua mulher Anna Batista de Mattos por ter sido bat em casa  por João Batista de Mattos por nascer em risco de vida- Padrinhos: Joam Batista de Mattos e D. Anna Maria de Eiros

2-2-6 Reginaldo, batizado aos 08-03-1793.

Santo Amaro – Batismos –Aos 08-03-1793 bat Reginaldo filho do Alferes Manoel José de Moraes e sua mulher Anna Batista de Mattos. Padrinhos: Cap Francisco Antonio de Souza solteiro e Emerenciana Gertrudes, filha solteira de Bento Jose de Salles.

 

2-3 Gertrudes Maria de Moraes, batizada em Santo Amaro aos 29-08-1757. Casou no mesmo lugar aos 20-06-1775 com Rafael Cardoso, aí batizado em 27-06-1758, filho de José Cardoso e Maria Dias, np de Manoel Cardoso de Azevedo e Izabel Pires, nm de Domingos Martins e Izabel Dias

Santo Amaro – Batismos –Aos 29-08-1757 bat Gertrudes; filha de Antonio Machado de Moraes e Maria de Jesus; Padrinhos: João Vieira e Luizia Vieira, filhos solteiros de Gualter Vieira Passos.

 

Santo Amaro – Casamentos – Aos 20-06-1775- Rafael Cardoso e Gertrudes Maria de Moraes– Ele filho de Jose Cardoso e Maria Dias, np de Manoel Cardoso de Azevedo e Izabel Pires, nm de Domingos Martins e Izabel Dias. Ela filha de Antonio Machado de Moraes e Maria Vieira, np de Antonio de Moraes Machado e Maria Machada, nm de Gualter Vieira as Silva e Joana da Silva.

 

ACMSP - Dispensas Matrimoniais – ano 1775

27-05-1775- Diz Raphael Cardoso mor na Freguesia de S Amaro q se acha contratado para casar com Gertrudes Maria de Moraes...(pede provisão)

Com o favor de Deos querem casar Raphael Cardoso filho de José Dias Cardoso e sua mulher (  ) Dias com Gertrudes Maria de Moraes filha de Antonio Machado de Moraes já defunto e de sua mulher Maria de Jesus Vrª..

Lv de Bat fls 176- Aos 27-06-1758 batizou o Pe Superior da Igreja de S Miguel Dr Francisco de Jesus Camargo a Raphael fl leg de Jose Dias Cardoso e Maria Dias. Padrinhos: Amaro Martins e Escolastica de Moraes casada

 

2-4 Ambrosio, batizado em Santo Amaro aos 10-12-1759. Não vem no inventario do pai.

Santo Amaro – Batismos – Aos 10-12-1759 bat Ambrozio filho de Antonio Machado de Moraes e Maria de Jesus; Padrinhos: Antonio Vicente da Silva solteiro e Rita --- de Almeida, solteira.

 

2-5 Salvador de Moraes, batizado em Santo Amaro aos 24-12-1761. Casou no mesmo lugar aos 07-10-1783 com Liberata Maria de Jesus, aí batizada em 09-08-1761, filha de José Dias de Freitas e Francisca da Silva, np de Francisco Dias Furtado e Izabel Ribeira, nm de João Pereira da Silva e Anna Paes Tenoria - família Clemente Alvares Cap. 7º § 6º.

Santo Amaro – Batismos –Aos 24-12-1761; bat Salvador filho de  Antonio Machado de Moraes e Maria Vieira; Padrinhos: Felix da Costa de Andrade filho solteiro de Baltazar da Costa de Andrade e de sua mulher Tereza Machada Pinta e Paula Moreira, solteira; filha de Mathias da Silva e Pelonia Moreira.

 

Santo Amaro - Casamentos – Aos 07-10-1783 – Salvador de Moraes e Liberata Maria de Jesus – Ele fl de Antonio de Moraes Machado e Maria Vieira, Np de Antonio Machado de Moraes e Maria Maxada, nm de Gualter Vieira Passos e Joana da Silva. Ela f de Joseph Dias de Freitas e Francisca da Silva, Np de Francisco Dias Furtado e Izabel Ribeira, nm de João Pereira da Silva e Anna Paes Tenoria.

Tiveram ao menos q.d:

2-5-1 Maria Vieira de Moraes, batizada aos 20-11-1784 em Santo Amaro, onde casou aos 21-01-1800 com Salvador de Oliveira Leme, filho de José de Oliveira e Ana Maria Pereira, np de Salvador de Oliveira Prestes e Maria Leme de Godoy - família “Agostinho de Oliveira Costa”, neste site.

Santo Amaro – Batismos –Aos  20-11-1784 bat Maria filha de Salvador de Morais e Liberata Maria de Jesus. Padrinhos: José Dias de Freitas e sua mulher Francisca da Silva.

 

ACMSP - Dispensas matrimoniais ano 1800

Autos de Casamento - aos 08-01-1800

Salvador de Oliveira Leme e Maria Vieira de Moraes, da freguesia de Santo Amaro.

Salvador de Oliveira Leme, f.l. de Jose de Oliveira de Godoy e de s/m Ana Maria Pereira = com Maria Vieira de Moraes, f.l. de Salvador de Moraes e de s/m Liberata Maria de Jesus, todos naturais e fregueses desta freguesia de Santo Amaro.

Revendo o livro competente, nele a f. 151 se acha o assento do teor seguinte: aos 07-08-1783 nesta matriz bat a Salvador, f. de Jose de Oliveira e de s/m Ana Maria Pereira, foram padrinhos icente da Silva e Liberata de Moraes, filhos solteiros de Roque da Silva, todos desta freguesia.

No mesmo livro a f. 164v : aos 20-11-1784 bat a Maria, f.l. de Salvador de Moraes e s/m Liberata Maria de Jesus, foram padrinhos Jose Dias de Freitas e s/m Francisca da Silva, todos desta freguesia.

Julgo habilitados os  contraentes.

 

Santo Amaro – Casamentos – Aos 21-01-1800 – Salvador de Oliveira Leme e Maria Vieira de Morais – Ele filho de José de Oliveira e Anna Maria, neto por parte paterna de Salvador de Oliveira Prestes e pela materna(sic) de Maria de Godois Leme naturais desta freguesia = Ela filha de Salvador de Morais e Liberata Maria, neta por parte paterna(sic) de José Dias de Freitas e pela materna de Francisca da Silva, todos naturais desta freguesia.

Obs.: engano na declaração dos avós. O contraente neto paterno de Salvador de Oliveira Prestes e Maria Leme de Godoy. A contraente neta materna de José Dias de Freitas e Francisca da Silva.

 

2-5-2 Rita, batizada aos 17-03-1797

Santo Amaro – Batismos- Aos 17-03-1797 bat Rita filha de  Salvador de Moraes e Liberata Maria; Padrinhos: Antonio de Freitas e Rita Maria filhos solteiros de José Dias de Freitas.

 

2-6 Ana Antonia de Moraes, com 10 anos declarados em 1774. Casou em Santo Amaro aos 07-01-1790 com Francisco Xavier Cavalheiro, filho de Domingos Rodrigues Cavalheiro e Ana Gomes de Moraes (SL. 8º, 387, 5-3).

Santo Amaro – Casamentos- Aos 07-01-1790 – Francisco Xavier Cavalheiro e Ana Antonia de Moraes – Ele filho de Domingos Rodrigues Cavalheiro e Anna Gomes de Moraes, np de Paulo de Saavedra e Anna Rodrigues, nm de Andre de Oliveira e Maria Gomes de Moraes. Ela filha de Antonio Machado de Moraes e Maria Vieira de Jesus, Np de Antonio de Moraes e Maria Machada de Siqueira, nm de Gualter Vieira Passos Nat da Europa e Joana da Silva desta. Assinaturas das testemunhas: João Antonio de Mattos e Antonio Branco Ribeiro

          Ana Antonia faleceu aos 05-10-1793 e Francisco casou aos 13-05-1794 com Rita Maria de Jesus, filha de Manoel Rodrigues da Silva natural de Conceição dos Guarulhos, e de Izabel Maria desta freguesia, np de Luiz Rodrigues e Maria Rodrigues Pires, ele europeo e ela de Guarulhos, nm de Pedro Quaresma, europeu e Ana Domingues desta.

S Amaro – Aos 05-12-1793 com todos os sacramentos faleceu Anna Antonia de Moraes natural desta freguesia de idade de 27 annos cc Francisco Xavier Cavalheiro, sepultada dentro da Matriz em lençol branco. Não fez testamento por não ter de que.

 

Santo Amaro, SP aos 13-03-1794 nesta matriz e testemunhas Alf.Manoel Jose de Moraes e Manoel Rodrigues de Carvalho, casados, se receberam Francisco Xavier Cavalheiro, viuvo de Ana Antoia de Moraes = cc Rita Maria de Jesus, n.desta freguesia, f.l. Manoel Rodrigues da Silva, n. da freg. da Conceição dos Guarulhos e de Izabel Maria, desta freguesia, npaterna de Luiz Rodrigues e Maria Rodrigues Pires, ele da Europa e ela da Conceição dos Guarulhos, nmaterna de Pedro Quaresma e Antonia Domingues, nts ele da Europa e ela desta freguesia.

Pais de, pelo menos:

2-6-1 Rita, batizada em 02-01-1797.

Santo Amaro - Aos 02-01-1797 bat Ritta filha de Francisco Xavier Cavalheiro e sua mulher Ritta Maria. Padrinhos: Alferes Manoel José de Moraes e sua mulher Anna Batista de Mattos.

 

2-7 Felix batizado aos 21-01-1767. Com 7 anos em 1674.

Santo Amaro –Aos 21-01-1767 bat Felis, filho de Antonio Machado do Moraes e Maria Vieira de Jesus; Padrinhos: Jose Lino de Passos e sua mulher Josefa Florinda. (na assinatura) Jose Lino da Silva Passos.

2-8 Francisco, batizado aos 02-07-1769. De 4 para 5 anos em 1764.

Santo Amaro – Batismos - Aos 02-07-1769 bat Francisco;filho de Antonio Machado de Moraes e Maria Vieira de Jesus; Padrinhos: Pedro Domingues Pires e Rita de Mendonça todos desta.

 

3. Luzia Vieira da Silva, filha de Gualter Vieira e Joana Moreira, batizada aos 21-05-1731. Em 1761 casou com o português Agostinho de Oliveira Costa, do qual foi a terceira mulher.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- ano 1761-

Com o favor de Deus querem casar Agostinho de Oliveira Costa viuvo que ficou de Domingas Ribrª já defunta com Luzia Vrª filha legitima de Gualter Vrª Passos e Joana (  ) ambos já defuntos assistentes e naturais desta freguesia de S Amaro

Livro dos defuntos ... em como Domingas Ribeira mulher que foi do contraente faleceu aos 20-02-17(6)1

Lv de Bat fls 240?- Aos 21-05-1731 bat Luiza filha inocente de Gualter Vieira e Joanna da Sylva Padrinhos: João Domingues casado da freg da Cotia e sua filha solteira Maria Domingues.

 

          Agostinho era natural e batizado na freguesia de Santo Estevão de Alfama da cidade de Lisboa, f.l. de Vicente de Oliveira, este nascido e batizado na freg. de Santa Engracia e Ana Prestes, da freguesia de Santo Estevão; neto paterno de Joana de Oliveira, e neto materno de Manoel da Costa e Luiza Prestes da mesma freguesia. Casou primeira vez com Ana da Silveira Dutra, falecida em 27-12-1753. Em 15-11-1757 casou segunda vez com Domingas Ribeiro, falecida aos 20-02-1761 - família “Agostinho de Oliveira Costa”, neste site.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais – ano 1757-

Com o favor de Deus querem casar Agostinho de Oliveira Costa viuvo de Anna da Sylveira, com Domingas Ribeira, viúva de Joseph Moreira

Lv dos defuntos- Aos 29-03-1751 faleceu Anna da Sylveira mulher de Agostinho de Oliveira de 58 anos pouco mais ou menos. Não fez testamento

No ms livro- Aos 27-12-1753 faleceu Luiz Jose nat da cidade do Porto, 30 anos pouco mais ou menos cc Domingas Ribeiro filha de Braz Domingues.

 

 

Santo Amaro, SP matr -Agostinho de Oliveira Costa com Domingas Ribeiro - aos 15-11-1757 Agostinho de Oliveira Costa, viuvo de Ana da Silveira, natural e batizado na freguesia de Santo Estevão de Alfama da cidade de Lisboa, f.l. de Vicente de Oliveira, n/b na freg. de Santa Engracia e Ana Prestes, da freguesia de Santo Estevão; neto paterno de Joana de Oliveira e do avô não da noticia, e pela materna de Manoel da Costa e Luiza Prestes da mesma freguesia  = com Domingas Ribeira, viuva de Luiz Jose da Silva(sic), f.l. de Bras Domingues de Siqueira e Benta Ribeira, npaterna de Miguel Gonçalves de Siqueira e s/m Clara Domingues, e pela materna de Gaspar João de Passo e s/m Simoa Ribeira, todos naturais desta freguesia. Testemunhas Jose da Silva Teixeira, casado e João de Eiros Ferreira, solteiro, ambos desta freguesia moradores.

          Agostinho faleceu em setembro de 1773, com noventa anos declarados em seu termo de óbito.

Santo Amaro: Aos –09-1773 faleceo da vida presente Agostinho de Oliveira --- casado com Luzia Vieira de noventa anos de idade natural da Cidade de Lisboa... não fez testamento mas deixou um papel sem legado algum por sua alma e só deixou de sua terça – a sua filha Anna Maria Vieira .......

 

          Na Genealogia Paulistana aparecem vários filhos de Agostinho e sua primeira mulher. Com Luzia teve ao menos q.d:

3-1 Ana Maria de Jesus, batizada aos 25-11-1762, casou aos 04-03-1783 com Vicente Ferreira de Mongelos, filho de João Pais do Prado e Maria Pedroso, np de Martinho Paes do Prado e Maria Garcia, nm de Joseph Pedroso Mongelo e Teresa Garcia casados em Santo Amaro em 13-01-1722 (SL. 8º, 390, 3-3).

 Santo Amaro – Batismos– Aos 25-11-1762 bat Anna filha de Agostinho de Oliveira e sua mulher Luzia Vieira. Foram padrinhos João Vieira solteiro  e Anna dos Santos cazada todos desta freguesia.

 

ACMSP ano 1783 - 01-03-1783- Querem casar Vicente Ferreira de Mongellos filho leg de João Pais do Prado e Maria Pedrosa com Anna Maria filha de Agostinho (   ) e de sua mulher Luzia Vieira da Silva batizados nesta freguesia

Lv batizados–fl 60-  Aos 02-09-1756 bat Vicente filho de João Pais do Prado e ( ) Pedroza. Padrinhos: Martinho Paes do Prado casado e E(  )tica Pedrosa Casada todos fregueses desta freguesia de Santo Amaro-

Ms Lv– aos 2(5? 6? ) (  )vembro de 1762 bat Anna filha leg de (   )inho de Oliveira e Luzia Vieira. Padrinhos: ( ) Vieira solteiro e Anna dos Santos cazada todos desta freguesia.

 

Santo Amaro – Casamentos – Aos 04-03-1783 – Vicente Ferreira Mongello e Anna Maria de Jesus- Ele filho de de João Pais do Prado e Maria Pedrosa, np de Martinho Paes do Prado e Maria Garcia, nm de Joseph Pedroso Mongelo e Anna Moreira(sic).todos naturais desta freguesia, excepto o avo materno que é da freguesia de São Roque. Ela f de Agostinho de Oliveira Costa de Portugal e Luzia Vieira da Silva, natural desta freguesia, não sabem os avós paternos, nm de Gualter Vieira Passos, natural do reino de Portugal e Joana Moreira, natural desta freguesia.

 

          João Paes do Prado e Maria Pedroso, pais de Vicente Ferreira de Mongelos, casaram em Santo Amaro aos 19-07-1756, dispensados do parentesco de terceiro grau de consanguinidade. José Pedroso de Mongelos e Teresa Moreira, pais de Maria Pedroso, se casaram no mesmo lugar aos 13-01-1722.

Santo Amaro aos 19-07-1756, dispensados do impedimento no 3º grau de consanguinidade, se receberam João Paes, f. de Martinho Paes do Prado e de Maria Garcia Moreira = com Maria Pedrosa de Jesus, filha de Jose Pedroso e de Teresa Moreira de Jesus. Ambos os contraentes naturais e fregueses desta freguesia.

 

Casamentos de Sto Amaro-SP aos 13-01-1722 feitas as denunciações na forma do Sagrado Concilio Tridentino se receberam face a Igreja José Pedroso de Mongellos com Tereza Garcia. Prezentes as testemunhas Salvador Furtado, Cristóvão Raposo, Simoa Pires, Maria Garcia;

 

3-2 Francisco, batizado aos 25-08-1765

Santo Amaro – Batismos - Aos 25-08-1765 filho de Agostinho de Oliveira e Luzia Vieira – Padrinhos: Andre Pereira casado e Anna de Oliveira Prestesmulher de Jose de Madureira.

 

4. Antonio Vicente da Silva, filho de Gualter Vieira e Joana Moreira da Silva, batizado em 01-02-1733.  Em 1758 foi o testamenteiro de seu pai. Em 1759 ainda era solteiro.

Santo Amaro - Aos 01-02-1733; bat Antonio, filho de  Gualter Viera Passos e Joana Moreira da Sylva; Padrinhos Joseph Elias Moreira solteiro filho de (dobra) Maxado do Amaral morador em Pinheiros e Tereza Maxada mulher de Baltazar da Costa.

 

Santo Amaro, Batismos- Aos 12-03-1759 bat Manoel; exposto em casa de Angela Gonçalves;Padrinhos:  Antonio Vicente da Silva e Luzia Vieira da Silva filhos do defunto Gualter Vieira Passos.

 

5. João Vieira da Silva, batizado aos 11-06-1735. João, solteiro em 1764, em 1766 já estava casado com Marianna de Jesus, filha de Amaro Martins e Escolastica Porrate ou de Moraes. João faleceu em Santo Amaro aos 27-01-1776. Tinha quarenta anos de idade mas constou ter trinta.

Santo Amaro –– Aos 11-06-1735 bat João filho de Gualter Vieira Passos e Joana Moreira da Silva Padrinhos: Baltazar da Costa casado e Maria Pinta mulher de Jose Blanco Raposo

 

Santo Amaro –Aos 27-01-1776 faleceu da vida presente João Vieira da Silva casado com Mariana de Jesus; 30 anos de idade pouco mais ou menos. Não fez testamento por não ter de que dispor.

João e Mariana tiveram q.d:

5-1 Antonio Vieira da Silva. Aos 18-10-1796 casou em Santo Amaro com Maria Joaquina da Silva, filha de Jose Rodrigues da Silva e Gertrudes Vieira, np do Tenente Manoel da Silva Rodrigues e Thereza Maria, nm de Gaspar Nunes, natural de Parnaiba e Izabel Vieira, natural da Cidade (SL. 6º, 342, 7-4)

Santo Amaro – Casamentos – Aos 18-10-1796 as 2 hs da tarde se receberam  Antonio Vieira da Silva filho de Joam Vieira da Silva e Marianna de Jesus, np de Gualter Vieira não sabem de onde é natural e Joana Moreira, nm de Amaro Martins e Escolastica Porrete, todos desta; com Maria Joaquina da Silva filha de Jose Rodrigiues da Silva e Gertrudes Viiera, np do Tenente Manoel da Silva Rodrigues e Thereza Maria, nm de Gaspar Nunes natural de Parnahiba e Izabel Vieira natural da Cidade. T Anastacio de Moraes Camargo e Antonio Pinto de Andrade.

5-2 Francisco de Paula, batizado em Santo Amaro aos 16-11-1767. Casou no mesmo lugar aos 29-06-1797 com Francisca Vieira, batizada aos 03-11-1784, filha de José Rodrigues da Silva e Gertrudes Dias Vieira, irmã inteira de Maria Joaquina supra.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1797

27-06-1797- Com o favor de Deus quer casar Francisco de Paula filho leg de João Vrª e Marianna de Jesus com Francisca Virª filha de José da Silva Roiz e Gertrudes Perª

Lv competente fls 15- Aos 16-11-1767 bat Francisco filho de Jam Vieira e Marianna de Jesus. Padrinhos: Pedro Domingues Pires e sua mulher Maria de Mendonça.

Ms L- Aos 03- 11-1784 bat Francisca filha de Jose Rodrigues da Silva e Gertrudes Dias vieira. Padrinhos: Francisco Rodrigues da Silva e sua mulher Maria Domingues de Cravalho.

 

Santo Amaro – Casamentos– Aos 29-06-1797 pelas nove horas do dia na presença das testemunhas Matias da Silva e Matias de Araujo e Oliveira desta freguesia, se receberam Francisco de Paula filho legitimo de João Vieira e Mariana de Jesus np de Gualter Vieira e nm de Amaro Martins cujas mulheres não souberam dizer; com Francisca Vieira filha legitima de José da Silva Rodrigues e Gertrudes Vieira, np do Ten Manoel da Silva e Thereza  Maria, nm de Gaspar Nunes e Izabel Vieira.

 

5-3 Mariano Vieira, batizado em Santo Amaro aos 20-02-1772. Casou em 18-02-1800 com Ana Maria, filha de pais incógnitos.

Santo Amaro – Batismos - Aos  20-02-1772 bat Mariano filho de João Vieira da Silva e Mariana de Jesus; Padrinhos: João Machado de Moraes solteiro filho de Antonio Machado de Moraes e de sua mulher Maria de Jesus e Ana dos Passos viuva que ficou por falecimento de José de Oliveira., todos desta freguesia.

 

Santo Amaro-– Aos 18-02-1800 na presença das testemunhas o Alferes José da Silva de Carvalho e Antonio Paes Moreira casados desta freguesia, se receberam  Marianno Vieira filho de João Vieira e Marianna de Jesus, np de Gualter Vieira Passos e Joana Moreira, nm de Amaro Martins e Escolástica de Moraes. Com e Anna Maria  filha de pais incógnitos exposta a Joam Antunes.

 

5-4 Lucrecia Maria de Jesus, batizada em Santo Amaro aos 13-11-1774. Casou em 1798 com João do Prado Cunha, batizado em Conceição dos Guarulhos aos 05-07-1779, filho de outro e de Ana Maria da Silva (SL. 3º, 248, 5-1).

Santo Amaro – Aos 13-11-1774 bat Lucrecia filha de João Vieira da Silva e Mariana de Jesus; Padrinhos: Padre Antonio Jose de S Francisco e Maria de Salles solteira filha de Bento Jose de Salles.

 

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- Ano 1798

16-07-1798 – Autos de Casamento a favor de João do Prado Cunha e Lucrecia Maria de Jesus

Com o favor de Ds  qr cazar João do Prado Cunha fº legitimo de João do Prado Cunha, e sua mer Anna Mª da Sª moradores na freguesia desta Cidade de S Paulo o contraente batizado na Freg de N Sra da Conceição dos Guarulhos com Lucrecia Mª de Jesus fª legitima de João Viera já defunto e sua mer Marianna de Jesus moradores de fregueses da freg de Sto Amaro.

Lv bat fls 124 – Aos 05-07-1779 nesta Matriz da Conceição bat João filho de João da Cunha Portes e de sua mulher Anna Maria da Silva. Padrinhos: Ignacio Rodrigues da Silva casado com Maria Alves e Joanna Rodrigues de Pontes viúva todos desta freguesia

Livro de batizados: aos 13-11-1774 nesta matriz de Santo Amaro bat a Lucrecia, f.l. de João Vieira da Silva e de Mariana de Jesus, s/n, naturais desta freguesia. Foram padrinhos o Revdo. Antonio Jose de S. Francisco, vigario do Facam por pp sua a Francisco de Oliveira, e Maria de Sales, folteira filha de Bento de Sales e de Ana de Eyros, fregueses desta paroquia,

 

Santo Amaro – Casamentos - Aos 20-07-1798 pelo meio dia na presença das testemunhas Alferes José Francisco de Mattos e Miguel Geronimo se receberam João do Prado Cunha filho de João do Prado Cunha e sua mulher Anna Maria da Silva np de João do Prado C----lha e de Mecia Raposa de Siqueira com Lucrecia Maria, filha de João Vieira da Silva e Mariana de Jesus np de Guartel (sic) Vieira e Juana da Silva nm de Amaro Martins da luz e Escolastica de Moraes.

5-5 Rita batizada em Santo Amaro aos 26-01-1766

Santo Amaro –Aos 26-01-1766; bat Ritta filha de João Vieira da Silva e Mariana de Moraes; Padrinhos: Antonio Vicente da Silva solteiro filho de Gualter Vieira já defunto e Paula Moreira da Silva filha solteira de Mateos da Silva.nat de Conceição de Guarulhos nm de Antonio de Miranda da Silva e Juana Rodrigues de Pontes da mesma freguesia;

 

6. Ana da Silva, também referida como Ana dos Santos, batizada em Santo Amaro aos 08-11-1740. Casou em 25-08-1762 com José Anselmo de Boaventura, batizado aos 04-07-1743, filho de Amaro Martins e Escolastica de Moraes, np de João Martins Pereira e Maria da Luz Furtada, nm de Manoel Carlos de Azevedo e Izabel Pires.

ACMSP - Dispensas Matrimoniais – ano 1762-

Autos de Casamento de Jose Anselmo de Boaventura e Anna dos Santos- 22-06-1762

Como favor de Deus querem casar Jose Anselmo de Boa Ventura filho de Amaro Martins e sua mulher Escolastica de Moraes com Anna dos Santos filha legitima de Goalter Vrª Passos e sua mulher Joana Morª já defuntos nat e moradores desta freg de S Amaro do bispado de S. Paulo

Certidões

Aos 04-07-1743 batizei Jose filho leg de Amaro Martins e Escolastica de Moraes. Padrinhos: Joam de Moraes de Aguiar filho solteiro de Manoel Pedrozo e Ignacia de Moraes fa solteira de Antonio Luiz de Lima moradores nesta freguesia

Aos 08-11-1740 bat Anna filha leg de Goalter Vieira Passos e sua molher Anna Moreira. Padrinhos Estevão da Costa filho solteiro de Manoel da Costa de Macedo moradores na vila de Santos e Maria do Sacramento molher de Demetrio Furtado moradora nesta freguesia

Provisão concedida em 23-07-1762

 

Santo Amaro – Casamentos- - Aos; 25-08-1762 se receberam Jose Anselmo de Boa Ventura, filho de Amaro Martins da Luz e Escolastica de Moraes, np de João Martins Pereira e Maria da Luz Furtada, nm de Manoel Carlos de Azevedo e Izabel Pires; com Ana da Silva, filha de Gualter Vieira dos Passos e Joana Moreira da Silva, np de Antonio da Silva Marques e Luzia Vieira, nm de Mathias da Silva e Polonia Moreira.

 

Amaro Martins e Escolastica de Moraes casaram em Santo Amaro aos 16-10-1742. Na ocasião Escolastica tinha 28 anos declarados e tida por filha de pais incógnitos, exposta a Luiz Porrate. Já no casamento do filho José Anselmo, aparecem os avos maternos do contraente, os “pais incógnitos” de Escolastica: Manoel Carlos de Azevedo e Izabel Pires.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais – Ano 1742

05-10-1742

Diz Amaro Martins morador na freg de S Amaro, filho de João Miz Perª e Maria da Luz que ele se acha ajustado para casar com Escolastica da mesma freguesia filha de pais incógnitos (precisa justificar o batismo de Escolastica pelo Padre João de Pontes já falecido, que não fez o assento.)

Cert de Batismo: Aos 14-07-1719 bat Amaro filho de (  ) Martins Pereira e Maria da Luz. Padrinhos: (  )res da Rocha e Maria Egipciaca// João de Pontes

Testemunhas

- Manoel de Pontes, nat e morador em S Amaro, 54 anos- declarou que Escolastica foi bat pelo Padre João de Pontes, foram padrinhos Jose Porrates e Maria de Sá já defuntos, haveria 28 anos. Esteve presente no batismo.

- Sebastião Dias Barreiros, casado, 55 anos, nat e morador em S Amaro, vive de suas lavouras

Depoimento do contraente

Amaro Martins nat e bat e morador na freg de S Amaro filho de João Martins Pereira e Maria da Luz

Depoimento da contraente- Escolastica de Moraes nat e bat na freg de S Amaro, filha de pais incógnitos, exposta em casa de Luiz Porrate, 28 anos...

 

Santo Amaro – Casamentos - Aos 16-10-1742 se receberam Amaro Martins, filho de João Martins Pereira e Maria da Luz; com Escolastica de Moraes, filha de pais incognitos e exposta a Luiz Porrate de Moraes. T.: Ambrosio Paes (da Conceição) e Jorge Moreira.

 

José Anselmo e Ana tiveram ao menos q.d:

6-1 Ana Angelica, batizada em Santo Amaro aos 26-05-1763. Casou aos 13-12-1784 com Bento Paes, batizado no mesmo lugar aos 16-01-1759, filho de João Paes do Prado e Maria Pedrosa, np de Martinho Paes do Prado e Maria Garcia, nm de José Pedroso Mongelos e Tereza Moreira (SL. 8º, 391, 4-4).

Santo Amaro – Aos 26-05-1763 bat Anna filha leg de Jose Anselmo e sua mulher Anna dos Santos. Padrinhos: Amaro Martins e sua mulher Escolastica de Moraes.

 

ACMSP – Dispensas Matrimoniais – Ano 1784

07-12-1784

Auto de Casamento de Bento Pais e Anna Angelica

Com o favor de Deos quer cazar Bento Pais filho legitimo de João Pais do Prado e sua mulher Maria Pedroza com Anna Angelica filha legitima de Jose Anselmo e sua mulher Anna dos Santos ambos naturaes e fregueses desta Frgª de S. Amaro

Lv Bat fls 182- Aos 16-01-1759 bat Bento filho de João Pais e Maria Pedro( ). Padrinos: Jose Pedroso de Mongelos viuvo e ---- de Jesus casada da freguesia de Araçariguama

Fls 213 – Aos 22-05-1763 bat Anna filha de Jose Anselmo e Anna dos Santos. Padrinhos Amaro Martins e sua mulher Escolastica de Moraes

 

Santo Amaro – Casamentos- Aos13-12-1784 se receberam Bento Paes filho de João Paes do Prado e Maria Pedrosa, np de Martinho Paes do Prado e Maria Garcia, nm de Jose Pedroso Mongelos e Thereza Moreira; com  Anna Angélica filha  de Jose Anselmo e Anna dos Santos, np de Amaro Martins e Escolástica Porrate e nm de Gualter Vieira e Joana da Silva. Nota: por ser “tempo proibido pela Igreja retornaram aos 10-05-1785 para receberem as bênçãos nupciais de acordo com os ritos da Igreja.

 

6-2 Maria, batizada aos 17-07-1764

Santo Amaro – Batismos- 219v – Aos  17-07-1764 bat Maria filha de  Jose Anselmo e Ana dos Santos; Padrinhos: João Vieira solterio filho de Gualter Vieira e Mariana de --- filha de Amaro Martins, todos desta freguesia.

 

7. Inácio Vieira da Silva, filho de Gualter Vieira e Joana Moreira, batizado aos 16-06-1739 em Santo Amaro. Casou aos 4-9-1764 com Gertrudes Maria de Jesus, batizada aos 17-10-1751, filha de José Dias Furtado e Ana Maria do Rosario, np de Ignacio Dias Furtado e Paula da Sylva.

ACMSP Dispensas Matrimoniais – ano 1764

16-08-1764 – Autos de Casamento de Ignacio Vieira da Silva e Gertrudes de Jesus

Com o favor de Deus querem cazar Ignº Vrª da Silva fº legitimo de Goalter Vrª Passos e sua molher J() Morª ; com Gertrudes de Jesus filha legitima de Jose Dias Furtado e sua molher Anna Maria do Rosario, os contraentes naturais e batizados nesta de S Amaro

Lv de Batizados: Aos 16-06-1739 bat Ignacio filho de Gualter Vieira e sua mulher Josana Moreira. Foram padrinhos Faustino Maciel filho solteiro de Fco João Maciel e Polonia Moreira veuva de Mathias da Silva moradores desta freguesia.

Mesmo livro – Aos 17-10-1751 bat Gertrudes filha de Jose Dias Furtado e Anna Maria do Rosario. Padrinhos: Manoel de Oliveira casado e Escolastica de Moraes todos moradores dsta freguesia.

 

Santo Amaro –- Aos 04-09-1764 na presença das testemunhas Antonio Mariano e Bento José de Salles se receberam Ignacio Vieira da Sylva, filho de Guater Vieira Passos, natural do Porto, e Luzia Vieira, nm de Matheus da Sylva e Polonia Moreira desta; com Gertrudes de Jesus, filha de Jose Dias Furtado e Anna Maria do Rosario, np de Ignacio Dias Furtado e Paula da Sylva, nm não sabem por ser exposta. T Jose Antonio Marianno e Bento Jose de Salles.

 

Pais ao menos de

7-1 João José da Silva, batizado em 02-01-1768. Casou em 19-10-1791 com Maria Gertrudes, batizada aos 19-01-1769, filha de João Rodrigues da Silva e Ana Vieira, np de Salvador Rodrigues Missel e Maria Nunes, nm de Jose Dias da Rocha e Francisca Vieira (SL. 8º, 184, 8-2)

S Amaro Batismos– Aos 02-01-1768 bat Joam filho de Inacio Vieira e Gertrudes Maria. Padrinhos: Amaro Martins e sua mulher Escolastica de Moraes.

 

ACMSP – Ano 1791

15-10-1791- Com o favor de Deus quer casar (João Jose da) Silva filho leg de Igco Vrª e sua mulher Ger(  ) Maria com Maria Gertrudes fª legitima de ( )am Rodrigues da Silva e sua mulher Anna Vrª.

Estes contraentes foram denunciados em três dias festivos  ... (Não saiu impedimentos).

Em um lv desta Matriz fls 16- Aos dous dias de Janeiro de 1768 bat Joam filho de Inacio Vieira e Gertrudes Maria. Padrinhos: Amaro Martins e sua mulher Escolastica de Moraes.

Mesmo livro fls 27v- Aos 19-01-1769 bat Maria filha leg de Joam Rodrigues da Silva e sua mulher Anna Vieira. Padrinhos: Jose Dia Vieira filho solteiro de Jose Dias da Rocha e Bernarda Ribeira mulher de Antonio Dias da Rocha.

 

Santo Amaro-– Aos 19-10-1791 pelas dez horas do dia se receberam João José da Silva filho de Ignacio Vieira e Gertrudes Maria, np de Gortel (sic) Vieira e Joana Moreira, nm de Jose Dias Furtado e Anna Maria do Rosario; com Maria Gertrudes filha de João Rodrigues da Silva e Anna Vieira np de Salvador Rodrigues Missel e Maria Nunes, nm de Jose Dias da Rocha e Francisca Vieira. Testemunhas: IgnacioDias Vieira e Felis Domingues filha solteira de Rita Nardes.

7-2 Ana, batizada aos 14-09-1778

14-09-1778 Ana, filha de Ignacio Vieira e Gertrudes de Jesus. Padrinhos: Joaquim Maxado filho solteiro de Vicente Maxado e Maria de Miranda mulher do mesmo Vicente Maxado.

 

8. José, batizado aos 31-12-1744. Faleceu em Santo Amaro aos 03-12-1761.

Santo Amaro –- Aos 31-12-1744 bat Jose filho de  Gualter Vieira natural da freguesia de Passos de G---lho di bispado do Porto e Joana Moreira; Padrinhos: Antonio do Couto e Ines de Pontes.

 

Santo Amaro – Obitos– Aos 03-12-1761 faleceu Jose de Idade de nove ou dez anos filho leg de Goalter Viera Passos e sua mulher Joanna Moreira já defuntos...

 

9. Manoel, batizado em 01-08-1751, não vem no inventario de sua mãe Joana Moreira.

Santo Amaro – Batismos–- Aos 01-08-1751 bat Manuel, filho de Gualter Vieira e Joana da Sylva; Padrinhos:Padre João Domingues e Dona Leonor Garcia mulher do Sarg Mor Salvador Nardi de Vasconcellos.