PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

GREGÓRIO JOSÉ ALVES

(atualizado em 11-abril-2016)

 

 

Regina M. Junqueira

Bartyra Sette

 

Gregório José nasceu aos 12-03-1719 na freguesia da Vila Nova da Muía, Termo da Vila da Barca, Arcebispado de Braga, filho de Simão Alves e Ana Antunes ou Fernandes. Era irmão inteiro de Brás Alves Antunes, tronco dos “Alves Antunes” de São João del Rei (família neste site) onde encontramos a ascendência dos dois irmãos.

(pesq. Moacyr Villela) Paroquia de Vila Nova da Muía livro de batismos 1718-1742 fl 9. Aos 12-03-1719 nasceu Gregorio Jose filho legitimo de Simão Alves e de sua mulher Ana Antunes do lugar do Casal. Dom Lourenço da Trindade, cônego regular de Santo Agostinho vigario paroquial da  freguesia o batizou a 19 de Março do mesmo ano.Padrinhos  Belquior Cerqueira Barros e sua mulher Dona Sebastiana Barbosa da freguesia de São Jorge lugar do Contado, termo da Vila de Arcos. Testemunhas – Francisco Leitão e Agostinho Cerqueira ambos do lugar do Casal.

 

Em 29-10-1760 na Capela da Madre de Deus filial da matriz de N. Sra. do Pilar de S. João del Rei, Gregório casou-se com Catarina Maria do Espírito Santo (ou de Jesus), filha de Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade. Família “Diogo Garcia”.

 (RMJ): Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, 29-10-1760, na da Madre de Deus, Gregório Alves Antunes, nat da Freg de Santa Maria da Vila de Muya, f. de Simão Alves e Ana Antunes. C.c.Catarina --ria do Spirito Santo, nat de ---, f. de Diogo Garcia e Julia Maria. Test: Braz Alves Antunes e Manoel ---- do Amaral

 

Aqui documentamos parte da descendência de Gregório José e Catarina, alguns radicados em Barbacena/Aiuruoca

 

1- Joaquim José Alves, natural de Barbacena, no Livramento aos 26-02-1794 casou-se com Esméria Mendes de Brito, filha de Manoel Mendes de Abreu e Dorotea Maria do Espirito Santo, neta materna de Antonio de Brito Peixoto e Maria de Moraes Ribeiro, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 26 fevereiro 1794 Livramento - Joaquim Jose Alves, f.l. de Gregorio Jose Alves e de Catharina Maria do Espirito Santo, n. e b. vila Barbacena; = c/ Esmeria Mendes de Brito, f.l. de Manoel Mendes Abreu e Dorotea Maria do Espirito Santo, n. e b. freg. de Aiuruoca.

Entre seus filhos:

1-1 Ana Esméria Alves, foi a primeira mulher de Francisco Joaquim Villela. Geração na família “Villela” Cap. 8º.

1-2 Prudenciana Alvares de Andrade, casou com José Joaquim Villela. Geração na família citada Cap. 8º.

1-3 Dorotéia Placidina Alves Andrade, batizada aos 19-03-1806. Foi a primeira mulher de Boaventura Tomás Villela, geração em “A Família Villela” Cap. 8º.

1-4 Antonio Joaquim Alves, em 1832 habilitou-se para casar com Maria Carolina de Gouvea, filha do Alferes Martinho Dias de Gouveia e Mariana Clara Villela, família e capítulo citados.

-A oradora é filha legitima do Alferes Martinho Dias de Gouveia e da falecida Dona Mariana Clara, batizada na Freguesia de Lavras, órfã de mãe, 16 anos, vive com o pai e tem 400.000 reis de seus.

-O orador é filho legitimo do Alferes Joaquim Jose Alves e de Esmeria Mendes de Brito, solteiro, 22 anos,

O orador é primo da mãe da oradora:

MARIA                             irmã de                   ESMERIA

MARIANA

MARIA  oradora                                              ANTONIO – orador

 

1-5 Emerenciano Alves de Andrade (ou Azevedo?), casou-se com Rita de Cássia Villela, filha de Antonio Joaquim Villela e Ana Felizarda Leite de Barros, idem, idem em 2-4

1-6 Francisco, batizado aos 08-12-1811.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 08 dez 1811 Livramento, Francisco, f.l. do alf. Jose Alvares e Esmeria Mendes de Brito, padr.: Cap. Antonio da Costa Pereira e D. Anna Marcellina sua mulher.

1-7 Maria Julia, batizada aos 05-08-1821. Foi a segunda mulher de seu cunhado Boaventura, viúvo de Dorotéa 1-3 supra. Geração em “A Família Villela” Cap. 8º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 05 agosto 1821 Livramento, MARIA JULIA, f.l. do alf. Joaquim Jose Alvares e D. Esmeria Mendes; padr.: Jose Joaquim Villela casado e Mariana Alvares de Andrade cc. Joaquim Fabiano Alvares.

1-8 Mariana Placidina Alves, casou com Joaquim Fabiano Alves 3-8 abaixo a geração.

 

 

2- Pedro José Alves, natural de Barbacena, no Livramento aos 23-11-1801 casou-se com Mariana Mendes de Abreu (ou de Jesus), filha de Manoel Mendes de Abreu e Dorotea Maria de Jesus - família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - Livramento (desordenado) aos 23 nov 1801, Pedro Joseph Alves, f.l. de Gregorio Joseph Alves e Catharina Maria de Jesus, n. e b. freg. da vila de Barbacena; c/ Marianna Mendes de Jesus, f.l. de Manoel Mendes de Abreo e Dorothea Maria de Jesus, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca.

          Pedro José foi inventariado em 1819 por sua viúva na Fazenda do Rio Grande, Aplicação da Capela de Santana do Garambéu. Compareceram os filhos, tutelados por Anastácio Leite Ribeiro até 1824, quando o tutor já tinha se mudado para o Rio de Janeiro e os órfãos moravam com a mãe (inventário neste site):

 

2-1 Delfina, solteira, 15 anos. Casou antes de 1824 mas ainda durante a inventariança com Francisco Inácio de Moraes, morador em Santana do Garambéu.

2-2 José, solteiro, 14 anos. José Pedro Alves, em Andrelândia aos 08-08-1832, casou-se com Umbelina Jacinta de São José, batizada aos 23-04-1815, filha de Inácio Ribeiro Salgado e Ana Luisa Teixeira - família “Bento Ribeiro Salgado”  § 11º.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 12. Aos oito de Agosto de mil oito centos e trinta e dois pelas quatro horas da tarde na Capella da Madre de Deos com a competente licença a vista das testemunhas o Alf.s João Gualberto de Carvalho, Antonio Belfort de Arantes, e outras muitas o R.do Camillo de Lellis Roiz~ Cruz assistio ao Matrimonio, que depois de dispensados do impedimento de consanguinidade, com que se achavão ligados, celebrarão Jose Pedro Alves, filho legitimo de Pedro Jose Alves, e D. Marianna Mendes da Freguesia da Ibitipoca, e D. Umbelina Jacinta de S. Jose, filha legitima de Ignacio Ribeiro Salgado, e D. Anna Luisa Teixeira, e logo lhes deo as bençãos nupciaes, e para que conste fiz este assento que assignei.

P.e Arantes

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 23 abril 1815 cap. Madre de Deos, filial da Vila de S. João, UMBELINA, f.l. de Ignacio Ribeiro Salgado e d. Anna Luisa Teixeira; padr.: Jose Ribeiro --- do Valle e d. Barbara Teixeira.

 

2-3 Ana, solteira, com 13 anos em 1819.

2-4 Domiciano, 10 anos.

 

3- Francisco Alves Garcia, alferes, casou-se com Ana Teresa de São Pedro, filha de José Rodrigues Braga e Bernardina Caetana do Sacramento - família “Bernardina Caetana do Sacramento”, neste site.

Tiveram os filhos José, Francisco, Maria, Ana e Joaquina já falecidos em 1866 quando o irmão Joaquim deixou em seu testamento missas por suas almas.

Francisco foi sepultado na capela de São Domingos da Bocaína em julho de 1831 e Ana Teresa em 1833 da capela de Santana do Garambéu. Tiveram oito filhos nomeados no inventário do filho Francisco (inventário neste site, disponibilizado por Paulo Cezar Ribeiro Luz).

3-1 Manoel, “primeiro filho do matrimônio dos sobreditos Francisco Alves Garcia e de Dona Ana Tereza de São Pedro o qual dois anos depois nasceu e foi segundo dizem batizado nesta, outrora capela pelo Reverendo José Ferreira Paiva foram padrinhos Gregório José Alves, avô paterno do batizado,e dona Bernardina Caetana do Sacramento, avó materna”

3-2 José, batizado em 02-05-1786. O irmão Joaquim, em 1866,  deixou missas por sua alma.

B7: - batismos Barbacena - Garambeu aos 02-05-1786 JOSE, f.l. de Francisco Alz Garcia e D. Anna Tereza de S. Pedro. Padr.: Joze Dutra e Catarina Maria mulher de Gregorio Jose Alz.

          José Joaquim Alves requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º gau para se casar com sua prima Joaquina de Paula, filha do Cap. Franciso de Paula Souza e Ana Maria do Espírito Santo, 7-1 abaixo.

www.familysearch.org (record search pilot)

Aiuruoca, MGLivro Misto 1810-1813

Oradores Jose Joaquim Alvares e D. Joaquina de Paula

Impedimento em consanguinidade em 2º grau da linha transversa por serem primos coirmãos

Testemunhas:

- Jose Cabral de Mello, homem branco, casado, vive da lavoura, n. da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra, de idade de 45 anos morador em Santa Ana do Garambeo freg. de Barbacena, aos costumes disse nada.

O orador é filho do Alf. Francisco Alvares Garcia e s/m Ana Teresa de S. Pedro e a oradora do Cap. Francisco de Paula e Souza e s/m D. Ana Maria do Espirito Santo.

- Jose Joaquim de Gouvea, homem branco, casado, vive da lavoura, n. de Santa do Garambeu freg. de Barbacena, idade 32 anos, aos costumes disse nada. Que do Alf. Francisco Alvares Garcia nasceu o orador e de Ana Maria do Espirito Santo, irmã do dito Garcia, nasceu a oradora - impedidos em 2º grau da linha transversal igual.

- João Coitinho Portugal, homem branco, casado, n. S. Cristovão Bispado do Porto, de idade 63 anos, aos costumes disse nada. - 2º grau da linha transversal igual (...) que os pais da oradora tem alem da oradora, mais cinco filhas femeas e quatro machos menores.

Depoimento dos oradores

Jose Joaquim Alves, n. desta freguesia, f. do Alf. Francisco Alves Garcia e de s/m Ana Teresa de S. Pedro.

D. Joaquina de Paula, n/b nesta freg. de Barbacena, f. do Cap. Francisco de Paula e Souza e s/m D. Ana Maria do Espirito Santo e o orador do Alf. Francisco Alvares Garcia e s/m Ana Teresa de S. Pedro - impedimento em 2º grau de linha tranversal

Os oradores cumpriram as peneitencias. Aiuruoca 06-07-1813.

 

3-3 Maria Romana de São Joaquim, nasceu em 20-01-1788 e foi batizada aos 03-02 do mesmo ano em Santana do Garambéu.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Fl. 361 – Aos 3 de fevereiro de 1788, na capela de Santana do Garambéu, filial desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, o Padre Manoel Pereira da Cunha, de licença minha batizou e pos os santos óleos a Maria inocente, nascida a 20 de janeiro do dito ano, filha legítima de Francisco Alves Garcia e Ana Tereza. Padrinhos: Joaquim José, solteiro, e Joaquina mulher de José Alves, todos desta freguesia, de que mandei fazer este assento, que assinei. O Vig. Agostinho Pitta de Castro.

Aos 22-04-1811 casou com Antonio Rodrigues Gomes, batizado em 22-04-1786, filho do Cap. Antonio Rodrigues Gomes, natural de Santa Maria das Neves do Pedroso Arc. Braga e Jacinta Rosa de Jesus, natural da Ilha do Pico, neta paterna de João Rodrigues Trute e Ana Gomes, neta materna de Antonio Francisco Pimentel e Rita Teresa de Jesus. Outras informações da família de Antonio na família “Francisco Rodrigues Guimarães”

Barbacena, MG matr. - Aos 22-04-1811 capela Santa Ana do Garambeo, Antonio Roiz Gomes, filho legitimo de outro e de Jacinta Rosa de Jesus = cc Maria Romana de S. Joaquim, f.l. Francisco Alves Garcia e Ana Teresa. Ambos nts e bts nesta freguesia. Test.: Francisco de Paula e Sza e Anastacio Leite Ribeiro.

 

Barbacena, MG bat. - aos 05-06-1786 na capela da Ibitipoca bat, Antonio, f.l. Cap. Antonio Rodrigues Gomes e D. Jacinta Rosa de Jesus, padr.: Antonio Francisco Pimentel e Maria Rosa de Jesuys mulher de João Coelho, todos desta freguesia.

 

Maria Romana faleceu em novembro de 1817 e foi inventariada pelo viúvo em 06-04-1818. Compareceram quatro filhos do casal (inventário neste site), três deles representaram a mãe no inventário de Francisco de Paula Alves.

3-3-1 Francisco, com 6 anos, foram seus padrinhos major José Joaquim Alves e dona Ana Tereza de São Pedro aquele tio materno do batizado e esta avó (inventário do tio Francisco). Francisco Antonio Rodrigues casou com Anastácia Carolina do Sacramento e faleceu durante a inventariança do tio Francisco.

3-3-2 Manoel, 3 anos, “padrinhos Manoel Tomás de Aquino e dona Jacinta Rosa de Jesus avó do batizado”. Manoel Jacinto Rodrigues casou com Joaquina Cândida de São José.

3-3-3 Mariana, 2 anos, “foram padrinhos Tomas de Aquino Alves e sua mulher dona Mariana Pulucina(sic.) de Jesus”. Mariana Esméria de São Joaquim casou com Manoel Francisco de Paula.

3-3-4 Maria, 5 meses. Já falecida no inventário do tio materno Francisco.

 

3-4 Ana, batizada em 04-10-1789.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo da Cúria Arquidiocesana de Mariana – microfilme 1252365 – Livro 3 (1780-1798) - Fl. 419 – Aos 4 de outubro de 1789, na capela de Santana do Garambéu, filial desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, o Padre José Ferreira Paiva, de licença minha batizou e pos os santos óleos a Ana inocente, filha legítima de Francisco Alves Garcia e de Ana Thereza de São Pedro. Padrinhos: Sebastião Correa e Ana Maria do Espírito Santo, todos desta freguesia, de que mandei fazer este assento, que assinei. O Vig. Agostinho Pitta de Castro.

          Ana Teodora do Nascimento já era falecida em 1866. Em Barbacena aos 19-10-1815, com dispensa de impedimento por afinidade lícita de segundo grau da linha transversal, casou com o viúvo Alf. Antonio Pereira da Silva, filho de Antonio da Silva Pinto e Maria Josefa de Jesus - família “Silva Pinto” de Queluz.

          Alferes Antonio era viúvo de Ana Eulalia da Encarnação, inventariada em 1814, filha de José Alves Garcia e Joaquina Antonia de São José, neta materna de José Rodrigues Braga e Bernardina Caetana do Sacramento, avós também de Ana Teodora - família Bernardina Caetana do Sacramento, neste site.

 

3-5 Francisco, batizado em 19-12-1790. Francisco de Paula Alves, solteiro, faleceu abintestado em 27-11-1840. Habilitaram-se a herança dois filhos naturais: José e Severino. Por sentença herdaram seus irmãos germanos e os filhos de sua falecida irmã (inventário neste site, disponibilizado por Paulo Cezar Ribeiro Luz).

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo da Cúria Arquidiocesana de Mariana – microfilme 1252365 – Livro 3 (1780-1798) - Fl. 420v – Aos 19 de dezembro de 1790, na capela de Santana do Garambéu, filial desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, o Padre José Ferreira Paiva, de licença minha batizou e pos os santos óleos a Francisco, inocente, filho legítimo de Francisco Alves Garcia e de Ana Thereza de São Pedro. Padrinhos: Francisco José Alves pp que apresentou a Francisco de Paula e Souza e Anastácia Adriana de Jesus, todos desta freguesia, de que mandei fazer este assento, que assinei. O Vig. Agostinho Pitta de Castro.

 

3-6 Joaquina Lucia do Sacramento, batizada em 1794 e já falecida em 1866. Foi casada com Manoel José Rodrigues, filho de Francisco Rodrigues Guimarães e Ana Francisca de Jesus. Geração na família “Francisco Rodrigues Guimarães”.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Arquidiocesana de Mariana, Paróquia de Barbacena, microfilme 1252363, Livro de batismos Nº 2 (1740-1804) – Fl. 106 – No ano de 1794, na Capela da Sa. da Conceição da Ibitipoca, filial desta matriz de Barbacena, o Pe. José Ferreira Paiva, de licença minha batizou e pos os santos óleos a Joaquina, in, filha legítima de Francisco Alves Garcia e de Ana Tereza de São Pedro. Foram padrinhos o José Rodrigues de Oliveira, casado, e Maria Caetana, todos desta freguesia, e por não aparecer este assento nos livros dos batizados me informei com as palavras fidedignas e mandei lançar neste suplemento dos mesmos assentos. O Vig. Dom Agostinho Pitta de Castro.

3-7 Mariana Policena casou com Manoel Alves Gomes. Co-herdeira do irmão Francisco.

Inventário do irmão Francisco:

Item que não achando assento do sétimo filho de Francisco Alves Garcia e de sua consorte dona Ana Tereza de São Pedro vim no conhecimento de que foi Mariana a qual ainda existe, e há 46 anos mais ou menos , em dia e mês incertos foi batizada na capela de Santana pelo reverendo Manoel Pereira da Cunha foram padrinhos Tomás de Aquino Alves, e Bernardina de tal,mulher de Francisco José do Bem tia da mencionada Mariana=

 

3-8 Joaquim Fabiano Alves, major, natural de Ibitipoca, foi casado duas vezes. Em primeiras núpcias com Mariana Placidina Alves, filha de Joaquim Jose Alves e Esméria Mendes de Brito 1-8 supra. Em 1857 já estava casado em segundas com Francisca Claudina dos Santos, batizada aos 07-08-1825, filha do Capitão José Esaú dos Santos e Maria Claudina Villela - família “Villela” Cap. 3º.

          Morador no Livramento em 1831, já viúvo, residia com os filhos no fogo 2 e em 1867 no fogo 78 com sua segunda mulher.

Censo Livramento 30-10-1838, fogo 2,

Joaquim Fabiano Alves, branco, 36, viúvo, lavrador

Ismeria, branco, filho, 16, solteiro

Antonio, branco, filho, 11

Merenciano, branco, filho, 9

Maria, branco, filho, 8

Militão, branco, filho, 7

Ana, branco, filho, 5,

Jose, branco, filho, 3

Pedro Alves, branco, agregado, 65, solteiro, jornaleiro

33 escravos, cativos

 

censo Livramento -1857 fogo  78

Joaquim Fabiano Alves, branco, 55, casado, fazendeiro

Francisca Claudina dos Santos, branco, 30, casado

63 escravos.

 

          Major Joaquim, proprietário de terras em várias fazendas tais como: Cabeceiras do Turvo, Moreira, Paracatu, Macacos, Mendes, Antonio, Pedro e Serras, Pessegueiros dos Gonçalves, Macacos e Mendes, Portãozinho, Corimbá e Formiga, Fazenda do Rio Grande do Livramento, Curralinhos, na Estrada do Passa Vinte vertentes ao Bananal. Faleceu aos 25-11-1876 com testamento e foi inventariado no ano seguinte por sua viúva a quem deixou o remanescente de sua terça:

Tendo a dita minha mulher Francisca Claudina dos Santos a metade da terça dos meus bens conforme o contrato ante-nupcial, em atenção também do amor, zelo e dedicação que sempre manifestou-me e aos bons serviços que me tem prestado, de minha livre vontade instituo a dita minha mulher Dona Francisca Claudina dos Santos herdeira de todo o restante da terça de meus bens.

 

          Sem geração das segundas nupcias, teve com Mariana sete filhos (inventário neste site):

 

3-8-1 Emerenciano Fabiano Alves

3-8-2 Militão Fabiano Alves casado com Rita Cássia de Assis Alves, moradores na fazenda do Jardim, Distrito de São José do Rio Preto Termo de Juiz de Fora

3-8-3 José Fabiano Alves, casado com Honória Idalina Alves,  moradores em São Joaquim da Barra Mansa-RJ.

         Honória foi batizada em São Joaquim aos 28-12-1847, filha de Vicente Jose Lopes e Maria Leopoldina de Araújo, neta paterna do Capitão José Lopes de Araújo e Gertrudes Maria de Jesus, neta materna do Capitão Manoel Antonio de Araújo e Maria Justina da Silva.

lv. 1, fls. 76v. aos 28 dezembro 1847, Honoria, parvula, f.l. de Vicente Jose Lopez e de Maria Leopoldina de Araujo, np do cap. Jose Lopez de Araujo e Gertrudes Maria de Jesus; nm do cap. Manoel Antonio de Araujo e Maria Justina da Silva; padr.: Antonio Jacintho de Carvalho e D. Maria Ciprianna da Cunha, mulher de Antonio Lopez de Araujo, todos deste Curato. O Cura Joaquim Flausino Moreira (pesq. Plinio Marcondes)

 

         Honória faleceu em São Joaquim aos 02-04-1920 viúva, deixando cinco filhos vivos:

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-4, Fls. 183 nº 20 aos 03 abril 1920 declarante capitão Elmano Teixeira de Mendonça como parente.

Faleceu ontem na fazenda do Avahy deste distrito, Dona  Honoria Idalina Alves com 72 anos, natural deste estado filha de Vicente Jose Lopes e Maria Leopoldina de Araujo Leite.

Viuva de Jose Fabiano Alves deixa bens e 5 filhos: Almerinda Alves Milward, Joaquim Fabiano Alves, Francisca Alves de Almeida, Marianna Alves de Almeida e Maria Alves Milward. Cemiterio da Irmandade do S.S. Passos do Senhor.

 

3-8-3-1 Joaquim Fabiano Alves casado com  Anna Franco, filha de Lucas de Siqueira (ou Souza) Franco e Idalina Maria de Oliveira Simões. Pais de, pelo menos:

3-8-3-1-1 José, nascido e falecido em 06-08-1890

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. A-1, Fls. 113 nº 89 aos 06 agosto 1890 declarante Joaquim Fabiano Alves.

Nasceu hoje, e foi batizado em casa,  falecendo momentos depois, masculino Jose, filho do declarante natural desta paroquia e Anna Franco Alves natural de S.Paulo e casados na paroquia de Santa Efigenia, lavradores.

Avos paternos Jose Fabiano Alves e Honoria Idalina Alves; maternos Coronel Lucas de Siqueira Franco e Idalina de Souza Franco.

3-8-3-1-2 Joaquim nascido e falecido em 26-03-1891

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. A-1, Fls. 145v. nº 36 aos 26 março 1891 declarante Joaquim Fabiano Alves. Nasceu hoje na fazenda  do Avahy (?) neste distrito, masculino, Joaquim, faleceu poucas horas depois. Filho do declarante natural desta paroquia e de Anna Franco Alves natural de S.Paulo, casados em Santa Efigenia, S.Paulo. Avos paternos Jose Fabiano Alves e Honoria Idalina Alves; maternos coronel Lucas de Souza Franco  e Idalina de Souza Franco.

3-8-3-1-3 Joaquim, nascido aos 17-06-1895

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. A-2, Fls. 183 nº 91 aos 20 junho 1895 declarante Joquim Fabiano Alves aqui casado  com Anna Franco Alves lavradores, moradores em S.Paulo e atualmente residentes neste distrito. Nasceu aos 17, masculino, branco, Joaquim, segundo de igual nome, filho do declarante.

Avos paternos Jose Fabiano Alves e Honoria Idalina Alves; maternos Lucas de Siqueira Franco e Idalina Maria de Oliveira Simões

 

3-8-3-2 Almerinda Fabiano Alves, aos 19-05-1899, casou-se com o médico Guilherme Alberto das Neves Milward, viúvo, filho de Roberto Henrique Milward e Belisandra Emilia das Neves Milward

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. B-1, Fls. 181v aos 10 maio 1899 Dr. Guilherme Alberto das Neves Milward e Almerinda Fabiano Alves.

Ele médico, viuvo, 55 anos, natural de Minas Gerais, morador em Santa Izabel do Rio Preto, filho de Roberto Henrique Milward e Belisandra Emilia das Neves Milward.

Ela solteira, 29 anos, natural deste estado filha do major Jose Fabiano Alves e Honoria Idalina Alves.

3-8-3-3 Francisca Placidina Alves, em São Joaquim aos 16-01-1892, casou-se com Juliano Martins de Almeida, filho de João Baptista Martins de Almeida e Maria (Justina) de Campos Mello (segundo registro de nascimento de netos).

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. B-1, Fls. 89 aos 16 janeiro 1892, em residência de Jose Fabiano Alves. Juliano Martins de Almeida e Francisca Placidina Alves.

Ele 21 anos, natural de Santa Izabel do Rio Preto, solteiro, lavrador e morador em S. Manoel do Paraiso, SP; filho de João Baptista Martins de Almeida e Maria Justina de Almeida.

Ela com 16 anos, natural desta freguesia e residente neste distrito, filha de Jose Fabiano Alves e Honoria Idalina Alves. São Parentes em 4º grao simples atingido ao 5º.

Testemunhas: Cantidio Martins de Almeida 30 anos e morador em Sta. Izabel do Rio Preto, e Oliveira Martins de Almeida 30 anos, lavrador em Sta. Izabel do Rio Preto.

3-8-3-4 Mariana Alves de Almeida.

3-8-3-5 Maria Alves casada com José Milward de Azevedo, filho de Antonio Norberto de Azevedo, batizado em 13-06-1827 e Mariana Emilia Milward, neto paterno de Bonifácio Antonio de Azevedo e Sabina Emerenciana de Mendonça casados em 18-07-1824, neto materno de Roberto Henrique Milward e Belisandra Emília das Neves

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -  batismos - aos 13 junho 1827 cap. Turvo, ANTONIO, f.l. de Bonifacio Antonio de Azevedo e d. Sabina Emerenciana; padr.: Domingos Ribeiro do Valle e d. --- Ignacia mulher do alf. João Gualberto de Carvalho.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 18 julho 1804 (desordenado) na Ermida da Sra. das Dores do Turvo desta freguesia de Aiuruoca - Bonifacio Antonio de Azevedo, f.l. de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus; c/ Sabina Emerenciana de Mendonça, f.l. do capitão João de Mendonça Coelho e d. Cecilia Maria da Conceição. Ns., bts. e moradores nesta freguesia.

Presentes: Joseph Francisco de Moura e Isidoro Faustino de Mendonça.

 

Pais de, q.d.:

3-8-3-5-1 José Alves Milward de Azevedo nascido em 11-03-1896 em São Joaquim-RJ.

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. A-3, Fls. 25 nº 37 aos 16 março 1896 declarante Jose Milward de Azevedo aqui casado com Dona Maria Alves Milward de Azevedo, lavradores, naturais deste estado. Nasceu aos 11, masculino, Jose Alves Milward de Azevedo, filho do declarante. Avos paternos Antonio Norberto de Azevedo e Marianna Emilia Milward de Azevedo; maternos major Jose Fabiano Alves e Honoria Idalina Alves.

 

3-8-4 Maria Julia, batizada aos 05-08-1821 (gemêa com a abaixo?), não comparece nem é representada no testamento e inventário paterno.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -- batismos - aos 05 agosto 1821 Livramento, MARIA JULIA, f.l. do alf. Joaquim Jose Alvares e d. Esmeria Mendes; padr.: Jose Joaquim Villela cc., e Mariana Alvares de Andrade cc. Joaquim Fabiano Alvares.

 

3-8-5 Esméria Carolina Alves, batizada aos 05-08-1821.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -- batismos - aos 05 agosto 1821 Livramento, ESMERIA, f.l. de Joaquim Fabiano Alvares e Mariana Alvares de Andrade, baptizada em necessidade pelo alf. Joaquim Jose Alvares avô --terno que assistio como padrinho e Esmeria Mendes por pp apresentada por Pudenciana Alvares. Todos desta freguesia.

 

Casou com o Capitão Antonio Faustino da Silva Pinto. Em 1877 eram moradores no Distrito de Santa Bárbara.

3-8-5-1 Mariana, legatária do avô materno

 

3-8-6 Ana Tereza Alves, casada com o Capitão José Gomes Alves, moradores em Ipiabas Termo de Valença-RJ.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -- batismos - aos 19 jan 1823/4, ANNA f.l. de Joaquim Fabiano Alvares e Maria----; padr.: alf. Francisco Alvares e Anna Thereza avós paternos do baptizando, moradores na freg. de Ibitipoca, os mais desta.

3-8-7 Maria da Glória Alves, foi casada com Antonio Martins de Almeida, filho de Victoriano Martins de Almeida e Margarida Cândida de Jesus, neto materno de José Lopes de Araujo e Gertrudes Maria de Jesus; família Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1 § 2º.

Registro de Terras: S Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 09, fls. 81, 102- Antonio Martins de Almeida, por herança de meu pai Victorianno Mir. de Almeida, Boa Vista 13 jan 1856.

 

         Antonio testou na Fazenda Boa Vista em 29-01-1860 e faleceu no Amparo da Barra Mansa em 11 de fevereiro do mesmo ano (testamento neste site). Declarou três filhos de seu casal e uma filha natural, esta descrita na família supra citada

 

         Em 1877 Maria da Glória era moradora Freguesia de Santo Antonio do Passa Vinte-MG.

Segundo o testamento de Antonio foram filhos do casal:

3-8-7-1 Joaquim Alves Martins batizado em 15-05-1853. Casou com Mafalda Martins de Almeida. Faleceu com testamento de 15-04-1879.

L. 1 - 1830 / 1862 - Batizados - fl. 116 v. - Igreja de São Joaquim da Barra Mansa 15.05.1853 - Joaquim - fl. de Antonio Martins de Almeida e D. Maria da Glória Alves - np. de Victorianno Martins de Almeida e Margarida Candida de Jesús - nm. de Joaquim Fabiano Alves e Marianna Frãcelina Alves - fp. Joaquim Fabiano Alves e D. Margarida Candida de Jesús (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho).

 

Registro do Testamento de Joaquim  Alves Martins. Filho legitimo de Antonio Martins de Almeida e de Dona Maria da Glória Alves. É casado com Mafalda Martins de Almeida. -Não tem filhos vivos.Teve 4 filhos, que morreram.

É sobrinho de José Fabiano Alves  e de Joaquim Martins de Almeida.

São Joaquim da Barra Mansa, 15.04.1879 (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza).

3-8-7-2 Maria, batizada em 10-11-1857.

L. 1 - 1830 / 1862 - Batizados - fl. 162 v. -  Igreja de São Joaquim da Barra Mansa 10.11.1857 - Maria - fl. de Antonio Martins de Almeida e D. Maria da Glória - np. de Victorianno Martins de Almeida e D. Margarida Candida de Jesús - nm. de Joaquim Fabiano Alves e D. Marianna Carolina Alves - fp. João Baptista Martins de Almeida e D. Maria Leopoldina de Araujo (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho).

3-8-7-3 José.

3-8-8 Antonio Joaquim Fabiano Alves, batizado em 1827. Em 1877 era morador em Juiz de Fora-MG.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos aos d--- 1827 Livramento, ANTONIO, f.l. de Joaquim Fabiano Alves e d. Mariana Mendes, padr.: Antonio Joaquim Alves e d. Anna Theodora.

 

4- João Alves Garcia, nascido aos 20-09 e batizado aos 14-10-1769.

Batismos - Barbacena - Garambeu aos 04-10-1769 JOÃO nascido aos 20-09, f.l. de Gregorio José Alz natural da freguesia de S. Maria de Maya freguesia de Barcelos Arc. de Braga e s/m Catarina Maria natural da freguesia de N. Sra. do Pilar da vila de São João del Rei; np de Simão Alz e s/m Anna Antunes da mesma freguesia da Maya; nm de Diogo Garcia e Julia Maria naturais da freguesia de N. S. das Angustias ilha do Faial Bispado de ?Angra. Padr.: Rvdo. Manoel Gls Correa da freguesia de S. João e Elena de Jesus, viuva, da freguesia de ----.

 

          Alferes João casou com Anastácia Adriana de Jesus, filha de José Rodrigues Braga e Bernardina Caetana do Sacramento, já citados (família “Bernardina Caetana do Sacramento”). Anástacia foi sepultada aos 04-01-1830, faleceu com testamento (neste site) redigido no Ribeirão de Santa Ana aos 10-11-1829 onde declara filiação e seus oito filhos. Seu testamenteiro foi o genro Manoel Coutinho Portugal.

João faleceu com testamento em 30-07-1844 e foi inventariado em 21 de agosto do mesmo ano. Reconheceu o filho natural, tido no estado de solteiro:

- Pedro José Alves Garcia, recebeu legado da madrasta:” Mando se dê a Pedro Alves Garcia que trabalhou em minha casa e nela foi criado, da minha terça, duzentos mil réis de esmola pelos bons serviços que me fez.”

Foram pais de, segundo a testamentária, inventários (neste site) e termos paroquiais:

4-1 Joana, batizada em 25-11-1792. Não é nomeada no testamento materno

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo da Cúria Arquidiocesana de Mariana – microfilme 1252365 – Livro 3 (1780-1798) - Fl. 457 – Aos 25 de novembro de 1792, na capela de Santana do Garambéu, filial desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, o Padre Manoel Pereira da Cunha, de licença minha batizou e pos os santos óleos a Joana inocente, filha legítima de João Alves Garcia e de Anastácia Adriana de Jesus. Padrinhos: Joaquim José de Souza pp de Manoel Alves Antunes e Catarina Maria do Espírito Santo, todos desta freguesia, de que mandei fazer este assento, que assinei. O Vig. Agostinho Pitta de Castro.

4-2 João, batizado aos 23-02-1794, provavelmente falecido na infância.

Barbacena -Ibitipoca aos 23-02-1794 João, f.l. de João Alz Garcia e Anastassia Adriana de Jesus, padr.: João Francisco do Bem e Bernardina Caetana do Sacramento.

4-3 Anastácia, batizada no ano de 1794. Anastacia Adriana de Jesus aos 07-01-1811 casou com Manoel Coutinho Portugal, filho de João Coutinho Portugal e Rita Maria de Jesus; família “Manoel José do Bem”.

Barbacena - Garambeu ano de 1794 ANASTACIA, f.l. de João Alves Garcia e Anastacia Adriana de Jesus. Padr.: Antonio Dutra Nicacio e Maria Angelica de Santo Ignacio.

 

Barbacena, MG - aos 07-01-1811 capela da Sra da Conceição da Ibitipoca filial desta matriz de Barbacena, Manoel Coutinho Portugal, f.l. João Coutinho Portugal e Rita Maria = cc Anastacia Adriana de Jesus, f.l. João Alves Garcia e Anastacia Adriana. Ambos nts e bts nesta freguesia, test.: Francisco de Paula Souza e Jose Joaquim Alves.

4-4 João Alves Rodrigues (ou Rodrigues Alves), batizado aos 26-02-1796. Solteiro em 1830. Administrou a casa paterna de 1816 a 1823.

Barbacena - Ibitipoca aos 26-02-1796 João, f.l. de João Alz Garcia e Anastassia Adriana de Jesus, padr.: João Franciso do Bem e Bernardina Caetana do Sacramento.

4-5 José, batizado em Julho de 1799. Não é nomeado no testamento materno

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo da Cúria Arquidiocesana de Mariana – microfilme 1252365 – Livro 1 (1797-1809) - Fl. 21v – Aos __ de julho de 1799, na capela de Santana do Garambéu, filial desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, o Padre Joaquim Rodrigues de Souza, de licença minha batizou e pos os santos óleos a José inocente, filho legítimo de João Alves Garcia e Anastácia Adriana de Jesus. Padrinhos: o dito Padre e Mariana Policena de Jesus, todos desta freguesia, de que mandei fazer este assento, que assinei. O Vig. Agostinho Pitta de Castro.

4-6 Mariana, batizada no ano de 1801. Mariana Lucia de Jesus casada com Manoel Joaquim da Silva Pinto

Barbacena - Ibitipoca no ano de 1801 MARIANA, f.l. de João Alves Garcia e de Anastacia Adriana. Padr.: o mesmo Padre (José Ferr.ª Paiva doliv.ª) e Francisca Maria do Espirito Santo mulher de Fr.co João Pinheiro.

4-7 Ana Teresa de São Pedro, batizada em 24-07-1803 em Ibitipoca.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo da Cúria Arquidiocesana de Mariana – microfilme 1252365 – Livro 1 (1797-1809) - Fl. 163 – Aos 24 de julho de 1803, na capela da Sra. da Conceição da Ibitipoca, filial desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, o Padre José Ferreira Paiva, de licença minha batizou e pos os santos óleos a Ana inocente, filha legítima de João Alves Garcia e de Anastácia Adriana de Jesus. Padrinhos: José Alves Garcia e Ana Teresa de São Pedro, de que mandei fazer este assento, que assinei. O Vig. Agostinho Pitta de Castro.

          Casou com Antonio Rodrigues de Assis (ou Gomes). Antonio faleceu assassinado e teve seu inventário aberto pela viúva em 04-12-1833. Foram indicados para tutor dos órfãos:” aos órfãos deste inventário pode ser João Alves Garcia avô dos mesmos, ou João Rodrigues Alves, Manoel Joaquim Pinto, tios deles”.

          Em 1844 Ana estava casada com Leandro Ferreira de Castro

          Ana Teresa e Antonio Rodrigues Gomes tiveram oito filhos, segundo o inventário (neste site):

4-7-1 João, com 15 anos em 1833.

4-7-2 Joaquim, com 13 anos.

4-7-3 Manoel, com 12 anos.

4-7-4 Antonio, com 11 anos.

4-7-5 Francisco, com 8 anos.

4-7-6 Mariana, com 6 anos. Mariana Esméria de Jesus casou com José Ferreira de Castro.

inserida no inventário paterno: f.28 - Certidão

Certifico que sendo o capelão desta capela de Santa Bárbara de Monte Verde recebi em matrimônio ao Senhor Jose Ferreira de Castro, e D. Marianna Esmeria de Jesus o referido é verdade que afirmo com juramento aos Santos Evangelhos.Santa Bárbara do Monte Verde, 28 de Mario de 1843.

O Padre Joaquim da Silva Maia

4-7-7 Carolina, com 4 anos.

4-7-8 Vicente, com 2 anos.

4-8 Luiza, batizada aos 08-10-1804. Luiza Teodora de Jesus casada com Francisco Inácio de Bem.

Barbacena - Garambeu aos 08-10-1804 Luiza, f.l. de João Alves Garcia e Anastassia Adriana, padr.: Jacinto Glz Campos e Emerenciana Teresa de jesus.

Luiza teve, pelo menos, a filha:

4-8-1 Ana, legatária do avô materno.

4-9 Bernardina, batizada em 29-11-1805. Não é nomeada no testamento materno

Barbacena - Garambeu aos 29-11-1805 Bernardina, f.l. de João Alves Garcia e Anastassia Adriana, padr.: Floriano Francisco dos S.tos Franco e Joaquina Eulalia de S. Jose.

4-10 Joaquim José Alves, solteiro em 1830.

4-11 Maria, casada com Joaquim Inácio Fernandes. Pais de, pelo menos:

4-11-1 Bernardina, recebeu de legado da avó materna “um crioulinho”.

4-12 Florência, batizada em 06-01-1808.

Barbacena - Garambeo aos 06-01-1808 Florencia, f.l. de João Alves Garcia e Anastassia Adriana, padr.: Florencio Francisco dos S.tos Franco, por pp q ap Thomas de Aquino Alves, e D. Mariana Policena.

        Florência Lúcia de Jesus em 1829 estava casada com Domingos José Inácio Fernandes. Compareceram no inventário do avô materno:

4-12-1 Domingos, legatário da avó materna. Com 16 anos em 1844.

4-12-2 Francisca, 13 anos. Legatária do avô materno

4-12-3 Theodoro, 12 anos.

4-12-4 Antonio, 10 anos.

4-12-5 Manoel, 7 anos.

4-12-6 Florêncio, 5 anos.

4-12-7 Mariana, 4 anos. Legatária do avô materno

 

5- Teresa batizada em 09-01-1771.

Barbacena, MG aos 09-01-1771 em Santa Ana do Garambeo bat a Teresa nascida em 30 de Dezembro, f.l. de Gregorio Jose Alz e Catarina Maria. Foram padrinhos José de Barros Monteiro e s/m Ana Teresa da freguesia da Aiuruoca.

 

6- Tomás de Aquino Alves, capitão, batizado aos 24-03-1772 na capela de Santa Ana do Garambeo.

Barbacena, MG aos 24-03-1772 na capela de Santa Ana do Garambeo, filial desta matriz, bat a Tomas, f..l. de Gregorio Jose Alves, natural da freguesia de Santa Maria de Vila Nova de Muya Arc. Braga, e Catarina Maria natural da freguesia de N. Sra do Pilar ae Vila de S. João del Rei, neto paterno de Simão Alz e s/m Ana Antunes naturais da dita freguesia de Muya, neto materno de Diogo Garcia e s/m Julia Maria naturais da freguesia de S. Sra das Angustias da Ilha do Faial Bispado de Angra. Foram padrinhos Bras Alz Antunes morador na fila de S. João del Rei e Maria Emerenciana, mulher dee Domingos Rois Carneiro morador nesta freguesia. Nasceu no dia sete do dito mes e ano.

          Casou com Mariana Policena de Jesus, filha de Jacinta Rosa de Jesus e do Cap. Antonio Rodrigues Gomes inventariado em Barbacena em 1797 (inventário neste site). Outras informações da família de Mariana inseridas na família “Francisco Rodrigues Guimarães”, neste site.

          Tomás faleceu viúvo com testamento redigido na Fazenda Safira no Turvo aonde morava, aos 18-04-1840 e aberto aos 23-12 do mesmo ano. Repartiu, em vida, seus bens com os filhos reservando-se apenas a terça. Deixou legados a diversos sobrinhos e netos. Foi inventariado em 1843 na Fazenda Monta Cavalo da Aplicação de São José da Paraibuna, Termo da cidade de Barbacena. Entre seus legatários, existia um menor (inventário neste site, colaboração de Paulo Ribeiro)

Teve sete filhos, com a seguinte situação em 1843:

6-1 Manoel Thomás de Aquino, batizado em 31-01-1797. Tenente Manoel, testamenteiro paterno, casado com Francisca Bernardina de Barros.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo da Cúria Arquidiocesana de Mariana – microfilme 1252365 – Livro 3 (1780-1798) – Fl. 563 – Aos 31 de janeiro de 1797, na capela da Sra. da Conceição da Ibitipoca, filial desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, o Padre José Ferreira Paiva, de licença minha batizou e pos os santos óleos a Manoel, inocente, filho legítimo de Thomaz de Aquino Alves e de Mariana Policena de Jesus. Padrinhos: Antonio Rodrigues Gomes e Ana Maria do Espírito Santo, todos desta freguesia, de que mandei fazer este assento, que assinei. O Vig. Agostinho Pitta de Castro.

 

censo do Turvo 5-12-1831, 13º Quarteirão, 27

Manoel Tomas de  A(quino) *, branco, 35, casado

* escrutinador assembleia 1834, 124 votos.primeiro Juiz de Paz eleito

Francisca Bernardina, branco, 27, casado

Antonio, branco, 11

Iria, branco, 10

Mariana, branco, 9

Joaquina, branco, 8

Anna, branco, 6

Francisco, branco, 2

 

          Francisca Bernardina era filha de Antonio Leite Ribeiro e Bernardina Constança de Barros casados em Aiuruoca em 08-05-1797, neta paterna do Sargento Mor José Leite Ribeiro e Escolástica Maria de Jesus, neta materna do Capitão José de Barros Monteiro e Ana Teresa da Assunção (família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 3º).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 08 maio 1797 Antonio Leite Ribeiro, f.l. do sargento mor Joseph Leite Ribeiro e d. Escolastica Maria de Jesus, n. e b. freg. de S. João del Rei; = c/ Bernardina Constança de Barros, f.l. do cap. Joseph de Barros Monteiro e d. Anna Theresa da Assumpção, n. e b. nsta freg. de Aiuruoca.

 

6-1-1 Mariana, afilhada e legatária do avô paterno.

6-1-2 Ana, legatária do avô paterno.

6-1-3 Bernardina, idem

6-1-4  Constancia, idem.

6-1-5 Francisca, batizada em 28-01-1827

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 28 jan 1827 cap. Turvo, FRANCISCA, f.l. de Manoel Thomas de Aquino e Francisca Bernardina de Barros, padr.: João Luiz Gomes e D. Maria Ignacia cc Antonio Francisco Sardinha.

 

6-1-6 Luciano, batizado em 06-01-1841.

(pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho) Andrelandia-MG, Igreja N.Sra. do Portodo Turvo Lv. 1840-1853, 6.01.1841 - Nesta Igreja Matriz do Turvo - Luciano - c/ 18 dias - fl. Manuel Thomaz d'Aquino e Francisca Bernardina do Sacramento - fp. Antonio Belfort de Arantes e Anna Thereza de São José, mulher de José  Amâncio d'Aquino

 

6-2 Joaquim Rodrigues de Aquino, 2º testamenteiro paterno. Aos 28-07-1825 casou com Mariana Osória Cândida Leite, irmã de Francisca Bernardina supra citada. Geração na família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 3º.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 28-07-1825 Cap. N. Sra. Nazareth, Joaquim Rodrigues de Aquino, f.l. Alf. Thomas de Aquino Alves e D. Mariana Policena de Jesus; = cc. D. Mariana Ozoria Candida, f.l. Cap. Antonio Leite Ribeiro e D. Bernardina Constança de Barros.

Entre seus filhos:

6-2-1 Mariana, afilhada e legatária do avô paterno

6-2-2 Thomás, legatário do avô paterno.

6-3 Francisco de Assis Alves, casado. 3º testamenteiro.

6-3-1 Mariana, afilhada e legatária do avô paterno.

6-3-2 outra filha, legatária do avô paterno.

6-4 Ana Esméria do Sacramento casou com Francisco de Assis Vieira. Ana faleceu em 07-03-1875 em Juiz de Fora-MG e foi inventariada pelo viúvo em 1876. Compareceram quatro filhos (inventário neste site):

6-4-1 Mariana Policena, afilhada e legatária do avô paterno. Casou com o Major José Custódio Vieira, filho de Custódio José Vieira e Ana Maria de Souza.

Mariana, já falecida em 1876, foi representada no inventário materno pelos nove filhos de seu casal. Geraçao na família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 9º, § 6º.

6-4-2 José Custódio de Assis Vieira casou com Ana Inácia, está já falecida em 1878. Foram pais de:

6-4-2-1 Ana, com 2 anos em 1878.

 

6-4-3 Joaquim Lourenço de Assis Vieira casado com Francisca.

6-4-4 Francisca casada com Dr. José Caetano de Morais e Castro

 

6-5 Anastácio Rodrigues de Aquino, casado

6-6 Mariana Inocência do Nascimento, casada com Joaquim de Paula e Souza

6-7 Jose Amâncio de Aquino, casado. 4º testamenteiro paterno.

6-7-1 Manoel, afilhado e legatário do avo.

6-7-2 José, legatário do avô

 

7- Ana Maria do Espirito Santo casou com Cap. Francisco de Paula Souza. Pais de, q.d.:

7-1 Joaquina de Paula requereu dispensa para se casar com seu primo José Joaquim Alves, filho de Francisco Alves Garcia e Ana Teresa de São Pedro, 3-2 supra,

7-2 Francisca, batizada na capela do Garambeu em 05-06-1794.

B7: Barbacena-MG, cap. Garambeo aos 05-06-1794 Francisca, fa.l. de Francisco de Paula Sz.ª e Anna Maria, padr.: Caetano Joze de Sza e Joaq.na An.ta de S. Jose, casados.

7-3 João, em 10-10-1800.

B7: Barbacena-MG, cap. Garambeu aos 10-10-1800 Joam, filho l. do Cap. Francisco de Paulla e Souza e D. Anna Maria do Esp. Sto., padr.: Alf. Francisco Alves Garcia por pp q apr Joam Sutil de Oliveira e D. Anna Thereza de S. Pedro.

 

8- Diogo José Alves, era provavelmente filho de Gregorio José Alves e Catarina Maria do Espirito Santo segundo processo matrimonial de seu filho Manoel abaixo: “Dispensa 21-01-1837 consanguinidade em 4º grau mixto de 3º: "Sendo primos irmãos Manoel Joaquim de Santa Ana e Diogo Jose Alves deste veio o orador Manoel Jose Alves e daquele veio Laureana e desta a oradora Maria Felicia de Andrade "

Em 1803 já estava casado com Joaquina Candida de S. José, filha do Cap. Antonio Rodrigues Gomes e Jacinta Rosa de Jesus, já citados - família Francisco Rodrigues Guimarães

Diogo já tinha falecido em 1831 quando Joaquina Candida foi recenseada no Curato do Turvo: “Viuva com 51 anos acompanhada de 10 filhos”. Era moradora na fazenda do Maranhão onde alguns de seus filhos se casaram.

No registro de terras de 1855 numero 226 Freguesia do Turvo (Arquivo Publico Mineiro) Joaquina Candida consta como proprietaria de 400 alqueires vizinha de Manoel Ribeiro do Valle, João Mariano de Souza, José Pedro de Almeida e Manoel José Alves.

Censo do Curato do Turvo 1831 - 9º Quarteirão

Lista da população do quarteirão N.9 de que é oficial Floriano da Silva Pereira

Fogo 1

Da. Joaquina C.... branca, 51 anos,viuva, lavradora

Jose, branco, 20 anos, solteiro

Anastacio, branco, 19 anos solteiro

Manoel, branco, 14 anos solteiro

Diogo, branco, 10 anos

Anna, branca 27 anos, solteira

Jacinta, branca 23 anos solteira

Marianna, branca 28 anos solteira

Joaquina,  branca 17 anos

Francisca, branca 8 anos

Marianna, branca 3 anos

45 pessoas no fogo 34 escravos.

 

Entre os filhos do casal:

8-1 Mariana com 28 anos no censo de 1831, solteira

8-2- Ana com 27 anos , solteira;

8-3 Jacinta Candida de São Jose, com 23 anos em 1831. Aos 18-02-1833 casou com Manoel Ribeiro do Valle, filho de Francisco Ribeiro Salgado e Maria Angela do Valle, familia “Bento Ribeiro Salgado”.

8-4 José 20 anos.

8-5 Anastacio com 19 anos.

8-6 Joaquina, com 17 anos em 1831.

8-7 Floriana Maria da Assunção, casou em Andrelândia aos 18-07-1835 com Joaquim Tristão de Campos, filho de João Tristão de Campos e Maria Joaquina de Assunção, familia “Bento Ribeiro Salgado” § 8º.

8-8 Manoel José Alves, com 14 anos em 1831. Em 19-04-1837 em Andrelândia, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau mixto de 3º, casou com Maria Felícia de Andrade, filha de Vicente Ribeiro da Silva e Laureana Felicia de Andrade, familia “Souza Monteiro” Cap 1.

 (pesq. Moacyr Villela) Processo matrimonial AEAM Mariana numero 118707 - aberto em 21-01-1837.na Freguesia do Turvo (Andrelandia) Pede dispensa de impedimento de consanguinidade em quarto grau mixto de terceiro.

“Sendo primos irmãos Manoel Joaquim de Santa Ana e Diogo Jose Alves deste veio o orador Manoel Jose Alves e daquele veio Laureana e desta a aradora Maria Felicia de Andrade. “

O orador natural do Turvo tem 800.000 reis de legitima paterna e podera herdar igual quantia no futuro. Tem 21 anos e vive em companhia da mãe

A oradora vive com a avó que é viuva. Natural da Freguesia de Carrancas . 17 anos.

Testemunhas:

-Inacio Ribeiro do Valle , branco , casado, natural do Turvo, vive de lavoura, 54 anos, parente dos oradores

-Francisco Teodoro Teixeira, branco, casado, natural do Turvo. Voce de lavoura, 40 anos, afim dos oradores; - declara que sabe que o pai do orador é primo cóirmão do avó ,materno da oradora.

-Antonio Belfort de Arantes, branco, casado, natural de Aiuruoca, vive de seu negocio, 39 anos.

 

Manoel José e Maria Felicia tiveram os filhos, q.d.:

8-8-1 Ana, batizada em 06-01-1848

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - A seis de Janeiro de mil oitocentos e quarenta e oito nesta Matriz do Turvo, baptizei solenemente a Anna, fl. de Manoel José Alves e Maria Felicia de Andrade, fp. José Marcelino de Andrade e Laurianna Felicia de Andrade, p/ proc. de Anna Paulina de Andrade e nascida de noventa dias. Do que para constar.......

8-8-2 Maria, em 17-05-1851.

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - A 17.05.1851, o Pe. Francisco José de Sousa Monteiro, baptizou solenemente a Maria, fl. de Manoel José Alves e Maria Felicidade de Andrade, fp. José Joaquim Rodrigues e Marianna Ozória de São José. Do que para constar......

8-9 Diogo Joaquim Alves , com 10 anos em 1831. Aos 29-04-1844 com 23 anos, dispensados do impedimento de consanguiniade em 4º grau misto de 3º, casou com Maria Venancia de Andrade, de 21 anos, filha de Francisco Teodoro Teixeira e Maria Emerenciana de Andrade. Geração na familia “Bento Ribeiro Salgado” § 2º.

Andrelandia, MG aos 29-04-1844 Diogo Joaquim Alves 23 anos, f.l. Diogo Jose Alves, ja falecido e Joaquina Candida = cc Maria Venancia de Andrade, de 21 anos, f.l. Francisco Teodoro e Maria Emerenciana. Test.: Gabriel Ribeiro Salgado e Manoel Ribeiro do Valle. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau misto de 3º.

8-10 Francisca Candida de São José com 8 anos no censo de 1831. Casou no Turvo em 03-09-1845 com Joaquim Gonçalves Ribeiro filho de Manoel Gonçalves Pereira e Rita Candida de Jesus, familia Bento Ribeiro Salgado § 8º.

Andrelandia, MG aos 03-09-1845 em casa de Joaquina Candida. Joaquim Gonçalves Ribeiro, branco 26 anos, f.l. Manoel Gonçalves Pereira e Rita Candida de Jesus, ambos desta freguesia  cc Francisca Candida de São Jose, branca de 21 anos, f.l. Diogo Jose Alves, já falecido e Joaquina Candida de S. Jose. Test.: Domingos Alves Pedrosa e Manoel Gonçalves Pereira.

Filhos que documentamos:

8-10-1 Joaquim batizado em 23-08-1846

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - A 23.08.1846, nesta Matriz do Turvo baptizei solenemente a Joaquim, fl. de Joaquim Gonçalves Ribeiro e Francisca Felisbina de São José, baptizada em casa por Manoel Gonçalves Pereira e nascido de 35 dias. Do que para constar.......

8-10-2 Manoel batizado em 28-01-1848

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) LDS Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação A vinte e oito de Janeiro de mil oitocentos e quarenta e oito nesta Matriz do Turvo, baptizei solenemente a Manoel, fl. de Joaquim Gonçalves Ribeiro e de Francisca Felisbina, fp. Manoel Ribeiro do Valle e Rita Candida de Jesús e nascido de onze dias. Do que para constar.......

8-10-3 Diogo batizado em 30-06-1850

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - Aos 30.06.1850, nesta Matriz do Turvo, baptizei solenemente a Diogo, fl. de Joaquim Gonçalves Ribeiro e Francisca Felisbina de São José, fp. José Alves Gomes e Maria das Dores. Do que para constar.......

8-10-4 Joaquim batizado em 07-03-1852

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - 7.03.1852, baptizei solenemente a Joaquim, fl. de Joaquim Gonçalves Ribeiro e Francisca Felisbina de São José, fp. João  Gonçalves Ribeiro e Luiza Felisbina de Jesús. Do que para constar.......

8-10-5 José Gonçalves Pereira com 21 anos em 24-07-1875 casou no Turvo com Maria Inacia de Jesus, com 15 anos, filha de Severino Candido da Silva e Mariana Placidina de Jesus, família “Villela” Cap.2º.

(pesq.MVillela) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação casamentos - Aos 24 de Julho de 1875 em casa de Severino Candido da Silva Villela casou Jose Gonçalves Pereira filho de Joaquim Gonçalves Ribeiro e Francisca Felisbina de São Jose , com Maria Inacia de Jesus filha de Severino Candido e Mariana Placidina. Ele com 21 anos e ela com 15 anos. Testemunhas Teofilo Belfort de Arantes e Alexandre Belfort.

8-10-6 Rita Candida de Jesus com 15 anos em 24-07-1875 casou no Turvo com Francisco da Silva Villela, com 21 anos, filho de Severino Candido da Silva e Mariana Placidina de Jesus, família “Villela” Cap. 2º.

(pesq.MVillela) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação casamentos - Aos 24 de Julho de 1875 em casa de Severino Candido da Silva tendo por testemunhas Francisco Teofilo dos Reis e Militão Homem de Carvalho casou Francisco Inacio da Silva Villela filho legitimo de Severino Candido da Silva e Mariana Placidina de Jesus com Rita Candida de Jesus filha legitima de Joaquim Gonçalves Ribeiro e Francisca Felisbina de São jose . Aquele com 21 anos e esta com 15.

8-11 Mariana Onoria de Jesus com 3 anos em 1831. Com 22 anos, casou em Andrelândia aos 24-11-1851 com João Marciano de Souza, de 20 anos, filho de José de Souza Teles e Manoela Juliana (ou Galeana) de Jesus, familia “Manoel José do Bem”.

(pesq.MVillela) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação casamentos [João Marciano e Mariana Onoria] Aos 24 de Novembro de 1851 em oratorio ereto em casa de Dona Joaquina Eulalia casou Marciano de Souza com Mariana Onoria de Jesus. Ele filho de Jose de Souza Teles e Manoela Juliana de Jesus .ela  filha de Diogo Jose Alves e Dona Joaquina Eulalia Candida. Ele com 20 anos e ela com 22 anos. Testemunhas o Alferes Manoel Ribeiro do Valle e Jose Joaquim Rodrigues da Fonseca.