PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

GOULART DE ANDRADE

(atualizado em 08-março-2017)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Miguel Goulart nasceu na freguesia de Sta. Luzia da ilha do Faial, filho de Silvestre de Andrade e Maria da Luz naturais da mesma freguesia. Ele saiu de sua terra natal em meados do século XVIIII dirigindo-se às minas do Brasil.

 

Aqui casou aos 28-08-1753 com Bernarda Maria de Oliveira natural de Prados, filha de Luiz Pinto da Costa natural da freguesia da Sé do Rio de Janeiro e Perpétua de Oliveira, natural de S. Paulo e batizada na Igreja de N. Sra da Penha, neta paterna de Antonio Pinto Leitão e Joana Cardoso, neta materna de José Vaz Moniz e Ana Pires de Oliveira (SL. 8º, 360, 1-2).

(pesq. Alda Câmara Bueno de Moraes in “Familias Antigas”) Aos vinte e oito dias do mês de agosto de mil setecentos e cinquenta e três, de manhã nesta Matriz de N. S.a da Conceição dos Prados, feitas as denunciações recomendadas pelo Concílio Tridentino, nesta mesma freguesia onde os contraentes são moradores e nas partes em que se deviam fazer, sem descobrir impedimento, como consta de uma provisão do muito Revdo. Dr. José Sobral de Sousa, que fica em meu poder, e em presença das mais testemunhas Vicente Antonio Nunes e Revdo. Jerônimo de Sousa Barbosa, se casaram em face da igreja, solenemente por palavras - Miguel Goulart de Andrade, natural e batizado na freguesia de Santa Luzia, Vila de Feteira, Ilha do Faial, Bispado de Angra. Filho legítimo de Silvestre de Andrade e Maria da Luz, já defuntos e - Bernarda Maria de Oliveira, natural e batizada nesta freguesia de N. Sra. da Conceição dos Prados, filha legítima de Luiz Pinto da Costa e Perpétua de Oliveira e logo lhes dei as bênçãos nupciais conforme os ritos da Santa Madare Igreja, do que tudo para constar fiz este assento - Vig. Manoel Martins de Carvalho

 

Miguel e Bernarda, casal tronco dos “Goulart de Andrade” do sul de Minas Gerais, tiveram e.o.:

 

1- José Goulart de Andrade batizado em 13-05-1754. Aos 27-11-1782 casou Joana Rosa de Jesus, filha de Manoel Gomes Sandim e de Francisca de Souza Caldas. Geração na família “Gomes Sandim”.

Prados, MG aos 13-05-1754 bat a Jose, f.l. de Miguel Goulart e de s/m Bernarda Maria de Oliveira, np de Silvestre de Andrade e de s/m Maria da Luz, naturais pai e avós da freguesia de Santa Luzia da ilha do Faial Bispado de Angra, nm de Luiz Pinto da Costa n. da freguesia da Candelaria da cidade do Rio de Janeiro e de Perpetua de Oliveira, n. da freguesia de N. Sra da Penha bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Jose Luiz Cardoso por pp que fez ao Ten. João Gonçalves de Moura, e Perpetua de Oliveira, viuva.

2- Teresa Paula de Oliveira batizada em 09-09-1755. Aos 25-06-1770 casou com Manoel José de Gouvea, filho de José de Gouvea e Teodosia de Oliveira, neto paterno de Manoel de Gouvea e Maria de Santo Inácio, neto materno de Manoel de Oliveira Couto e Maria da Silva Brito. Família “José de Gouvea”.

Prados, MG aos 09-09-1755 nesta matriz bat a Teresa, f.l. de Miguel Goulart e de s/m Bernarda Maria de Oliveira, natural esta desta dita freguesia e aquele da freguesia de Santa Luzia da ilha do Faial Bispado de Anfra, np de Silvestre de Andrade e de s/m Maria da Luz, nts da dita fregusia de Santa Luzia, nmaterna de Luiz Pinto da Costa n. da freguesia da Candelaria do Rio de Janeiro e de s/m Perpetua de Oliveira n. da freg. de N. Sra da Penha Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Antonio Martins Leal, solteiro e Teresa de Souza Caldas, mulher do Cap. Jose Viçoso todos moradores nesta freguesia.

 

In “Pólis 30” copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG), Casamentos da Matriz de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena do Livro E-14 (Casamentos 1752/1781) fls. 128 e v. Santana do Garambéu, 25/06/1770, Manoel Joze de Gouveia, natural desta freguezia, filho de Joze de Gouveia e de Theodozia de Oliveira, com Thereza Paula de Oliveira, natural de Prados, filha de Miguel Goulart de Andrade e de Bemarda Maria.

Teresa e Manoel José tiveram, e.o.:

2-1 Joaquim José de Gouvea casou duas vezes. Primeira vez aos 01-07-1799 com Margarida Francisca de Jesus, filha de Manoel Domingos da Costa, natural de Santa Marinha Arc. de Braga e Teresa Maria de Jesus casados em 27-11-1766, neta paterna de João Domingues e Maria Gonçalves do Monte, neta materna de Bento Rabelo de Carvalho e Maria Teresa de Jesus.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 01-07-1799 Capela S. Miguel do Cajuru, Joaquim Jose de Gouvea, f.l. Manoel Jose de Gouvea e Thereza Paula de Oliveira; = cc. Margarida Francisca de Jesus, f.l. Manoel Domingos da Costa e Theresa Maria de Jesus.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 27-11-1766 Manoel Domingues, n. Santa Marinha Arc. Braga, f.l. João Domingues e Maria Gonçalves do Monte = cc Teresa Maria de Jesus, n. desta, f.l. Bento Rabelo de Carvalho e Maria Teresa de Jesus. Test.: Francisco Correa e Pefro Alves.

 

Manoel Domingos, falecido em abril 1808 e Teresa Maria de Jesus tiveram onze filhos, segundo inventário de Manoel (neste site), situação em 27-06-1808:

- Manoel Domingues, casado.

- João Domingues, batizado em 09-05-1769. Casado.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. n. Sra do Bom Sucesso aos 09-05-1769 João, f.l. Manoel Domingues e Teresa Maria de Jesus, padr.: João de Abreu Villas Boas e s/m Josefa Maria

- Mariana, casada com João Pedro Gularte (ou de Andrade) em 7 abaixo.

- Teresa de Jesus Maria, casada com Ignacio Gularte de Andrade

- Antonio Domingues, casado

- Luzia, batizada em 16-09-1781. Casou com João Alves Ferreira

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 16-09-1781 Luzia, f.l. Manoel Domingues e Teresa Maria de Jesus, padr.: Caetano Carvalho Duarte, solteiro e Luzia Maria de Jesus.

- Francisco Domingues, solteiro, 25 anos. Francisco Domingues da Costa aos 01-03-1810 casou com Bárbara Maria de Jesus, filha de Joaquina Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 01-03-1810 Francisco Domingues da Costa, desta freg., f.l. Manoel Domingues da Costa e Teresa Maria de Jesus = cc Barbara Maria de Jesus, desta freg., f. Joaquina Maria de Jesus. Test.: Inacio Antonio Pereira e Antonio dos Anjos Pereira.

- José Domingues, solteiro, 16 anos.

- Ana, batizada em 13-10-1793. Solteira com 15 anos em 1808.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 13-10-1793 Ana, f.l. Manoel Domingues e Teresa Maria de Jesus, padr.: Inacio Jose e Ana Maria de Jesus, solteiros da freguesia da Borda do Campo.

- Severino, 10 anos.

- Margarida, falecida, casada que foi com Joaquim José de Gouveia

 

Segunda vez aos 20-10-1802 com Francisca Luiza Maria do Nascimento, filha de João José de Ávila e Quiteria Maria do Nascimento (ou de Jesus), neta materna de João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição. Família “Maria Inácia de Jesus”.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 20-10-1802 Cap. Sto. Antonio Bertioga, Joaquim Jose de Gouvea, f.l. Manoel Jose de Gouvea e Thereza Paula de Oliveira, viuvo de Margarida Francisca; = cc. Francisca Luiza Maria do Nascimento, f.l. João Jose de Avila e Quiteria Maria do Nascimento, n/b nesta freguesia.

 

Joaquim e Margarida tiveram o filho único, representante da mãe no inventário de Manoel Domingues , avô materno do órfão:

2-1-1 Antonio, com 8 anos em 1808.

 

2-2 José Joaquim de Gouvea aos 15-06-1808 casou com Ana Clara de Jesus, filha de João Coutinho Portugal e Rita Maria, família “Manoel José do Bem”.

B7: casamentos Barbacena - Garambeu aos 15-06-1808 Jose Joaquim de Gouvea, f.l. de Manoel Jose de Gouvea e de Tereza Paula; = Anna Clara de Jesus, f.l. de João Cou.to Portugal e de Rita Maria. Nts e bts na dita capela.

2-3 Teresa, batizada em 14-11-1776

Barbacena, MG bat. - aos 14-11-1776 na capela Santa Ana do Garambeo bat. Teresa n. aos 05 do dito mes e ano, f.l. Manoel Jose de Gouvea e Teresa Paula de Oliveira, padr.: Jose de Gouvea, casado e Maria de Oliveira, todos desta freguesia.

2-4 Rita em 01-11-1782.

Barbacena, MG bat. - aos 01-11-1782 capela S. Ana do Garambeo filial desta matriz da Borda do Campo bat. Rita n. aos 22 do dito(sic) mes, f.l. Manoel Jose de Gouvea e Teresa Paula de Oliveira, padr.: Manoel Francisco de Macedo por pp a Antonio Jose de Gouvea, e Maria Teresa de Jesus mulher de Jose de Gouvea e S.ª.

2-5 Antonio, batizado aos 08-03-1789.

B7: Barbacena - Garambeu aos 08-03-1789 Antonio, nascido aos 25-02, f.l. de Manoel Jose de Gouvea e de Theresa Paula de Oliveira. Padr.: João Coutinho Portugal, casado e Joaquina Berarda, solteira.

2-6 Delfina, batizada aos 30-01-1792. Delfina Maria do Espirito Santo aos 12-01-1811 casou com José Coutinho Portugal, filho de João Coutinho Portugal e Rita Maria de Jesus, família “Manoel José do Bem”.

B7: Barbacena - Garambeu, aos 30-01-1792, Delfina, f.l. de Manoel Jose de Gouvea e Thereza Paula de Olivr.ª; padr.: João Pedro Gularte e Ursula Maria, mulher de Joze Mendes.

 

Barbacena, MG matr. - Aos 12-01-1811 capela Santa Ana do Garambeo, Jose Coutinho Portugal, f.l. João Coutinho Portugal e Rita Maria = cc Delfina Maria do Espirito Santo, f.ll. Manoel Jose de Gouvea e Teresa Paula. Ambos nts e bts nesta capela, testemunhas> Jose Joaquim de Gouvea e Jose Francisco do Bem.

2-7 Mariana, legatária do avô paterno

2-8 Sebastiana Maria do Espírito Santo aos 27-11-1809 casou com o viúvo Manoel da Costa de Mendonça..

Barbacena, MG matr. - aos 27-11-1809 cap. Sta. Ana do Garambeo filial desta matriz, Manoel da Costa de Mendonça, viuvo de Ana Rosa = cc Sebastiana Maria do Espirito Santo, f.l. Manoel Jose de Gouvea e Teresa de Paula, n/b nesta capela, test.: Antonio V. de Vasconcellos e João Coutinho Portugal.

          Manoel era viúvo de Ana Rosa, com geração deste matrimônio na família “João da Silva de Oliveira”. Muito provavelmente era filho de Bernardo da Costa de Mendonça, inventariado em 03-03-1812 e Maria Teresa de Jesus - família “Bernardo da Costa de Mendonça”.

 

3- Perpetua, batizada em 03-03-1757.

Prados, MG aos 03-03-1757 bat a Perpetua, f.l. de Miguel Goulart, n/b na freguesia do Espirito Santo Ilha do Faial Bispado de Angra e de Bernarda Maria de Oliveira n./b nesta dita freguesia dos Prados, np de Silvestre de Andrade e s/m Maria da Luz, da sobredita freguesia do Espirito Santo, nm de Luiz Pinto da Costa, n. da freguesia da Candelaria do Rio de Janeiro e de s/m Perpetua de Oliveira n. da cidade de S. Paulo. Foram padrinhos Antonio Jose Barreto e Leonor de Assunção mulher de Francisco Rodrigues Goulart, todos assistentes nesta freguesia.

 

4- Maria batizada em 12-09-1758.

Prados, MG aos 12-09-1758 nesta matriz bat a Maria, f.l. de de Miguel Goulart, n/b na freguesia do Espirito Santo da Feiteira da Ilha do Faial Bispado de Angra e de Bernarda Maria de Oliveira n./b nsta dita freguesia dos Prados, np de Silvestre de Andrade e s/m Maria da Luz, da sobredita freguesia do Espirito Santo, nm de Luiz Pinto da Costa, n. do Rio de Janeiro e de s/m Perpetua de Oliveira n. da cidade de S. Paulo. Foram padrinhos Tome do Coito, solteiro e [-------------] de Oliveira, todos desta freguesia,

 

5- Inácio batizado aos 19-07-1769 em Barbacena.

B7: Batismos Barbacena - Garambeu aos 19-07-1769 IGNACIO nascido aos 19-06, f.l. de Miguel Goularte natural da freguesia de Sta. Luzia da ilha do Faial e s/m Bernarda Maria de Oliveira natural de Prados; np de Silvestre de Andrade e s/m Maria da Luz naturais da mesma freguesia; nm de Luiz P.(?) da Costa natural da freguesia da Sé do Rio de Janeiro e s/m Perpétua de Oliveira natural de S. Paulo. Padr.: ---- Cypriano Jose da Costa, morador em Prados e Theresa de Jesus mulher de Manoel Jose de Bem (?)

Inácio Goulart de Andrade casou com Teresa Maria de Jesus, irmã de Margarida Francisca de Jesus em 2-1 supra. Moradores em Boa Esperança em 1831, ele com 61 anos declarados e Teresa com 54.

Censo Boa Esperança 1831- 323, todos brancos:

- Ignacio Goularte de Andrade, 61 anos, cc., agricultor;

- Teresa Maria, 54, cc.

- Jose Ign.cio de Andr.e, 22, solt.

- Francisca Maria, 16 solt.

- Antonia Maria, 15 solt.

- Mariana Antonia, 13 solt.

Entre os filhos do casal:

5-1 Maria batizada em 25-03-1795.

Barbacena, MG - Garambeo aos 25-03-1795 Maria, f.l. de In.co Gularte e Thereza Maria, padr.: In.co Joze do Bem e Teresa Maria, casados.

5-2 Francisco em 26-10-1796.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 26-10-1796 Francisco, f.l. Inacio Goulart de Andrade e Teresa Maria de Jesus, padr.: Francisco Xavier de Mendonça, da freg. de Barbacena e Teresa Maria de Jesus avó do batizando.

5-3 Ana Teresa de Jesus, batizada em 18-09-1803. Aos 25-06-1823 casou com Joaquim José do Amaral, filho de Manoel Jose do Amaral e Maria Angelica Faustina, família “Isabel Rosa de Jesus”, neste site.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 18-09-1803 Ana, f.l. Inacio Goulart de Andrade e Teresa Maria de Jesus, padr.: Antonio Correa de Noronha e s/m Caetana Maria Duarte.

 

6- Ana da Luz Goulart batizada em Barbacena aos 07-02-1771. Aos 08-06-1808 casou com Joaquim José do Bem, viúvo de Rita Joaquina.

Barbacena, MG aos 07-02-1771 bat a Ana, f.l. de Miguel Goulart e de s/m Bernarda Maria de Oliveira, foram Padrinhos Pedro Barbosa, solteiro e D. Teresa Maria mulher de Manoel Jose de Gouvea. Nasceu aos 20 de janeiro do dito ano.

 

B7: casamentos Barbacena - Garambeu aos 08-06-1808 Joaquim Jose do Bem, viúvo de Rita Joaq.a; = Anna da Luz Goularte, f.l. de Mig.el Gularte de Andrade e Bernarda Maria, n/b nesta.

 

7- Cipriano José da Costa casou aos 22-02-1797 com Valentina Maria do Espirito Santo, filha de Manoel Gomes Sandim e Francisca de Souza Caldas. Família “Gomes Sandim”.

B7: Prados, matriz aos 22-02-1797 Cypriano Jose da Costa, f.l. de Miguel Gularte de Andrade e Bernarda Maria de Oliveira, n/b freguesia Barbacena = Valentina Maria do Espirito Santo, n/b nesta, f.l. de Manoel Gomes Sandim e Francisca de Souza Caldas.

 

8- Mathias Goulart da Luz casou com Teresa Francisca de Jesus, irmã inteira de Valentina Maria supra. Família citada.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 08-11-1790 Mathias Golarte da Luz, f.l. de Miguel Golarte de Andrade e Bernarda Maria de Oliveira = Thereza Francisca de Jesus, f.l. de Manoel Gomes Sandim e Francisca de Souza Caldas. Nts/bts nesta freguesia Prados.

 

9- João Pedro de Andrade aos 18-09-1794 casou com Mariana Antonia de Jesus, irmã inteira de Margarida Francisca do 2-1.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 18-09-1794 Capela S. Miguel do Cajuru, João Pedro de Andrade, f.l. Miguel Gularte de Andrade e Bernarda Maria de Oliveira, n/b freg. vila Barbacena; = cc. Mariana Antonia de Jesus, f.l. Manoel Domingues e Thereza Maria de Jesus, n/b nesta freguesia.