PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ORIGEM em Portugal

 

Antonio Carlos de Castro

pesquisa nos microfilmes da L.D.S.

 

 

O sobrenome Leal é derivado do lugar onde nasceram estes ascendentes: Real ou Rial, da Freguesia de São Julião de Tabuacas, Concelho de Vieira do Minho, Arcebispado de Braga. Rial foi corrompido para Lial e finalmente Leal.

 

Martinho Gonçalves foi batizado na referida freguesia aos 13-11-1650, filho de Bento Gonçalves e Domingas Francisca, esta falecida em 28-06-1694.

Aos 13 de 9bro de 650, baptizei Martinho f.o de Bento Glz e sua mulher de Real foi padrinho Fr.co Vieira, de Comenda e madrinha Agueda, de Real.

 

Igreja São Julião, Taboaças, Concelho de Vieira do Minho, Braga-Pt , Óbito aos 28-06-1694  de Domingas Francisca , Fl.80 do Livro No.2 Mixto. Mãe de Martinho Glz. de real. Nao fez testamento. Abade: Pedro gomes Coelho.

 

Martinho casou com Domingas Vieira, falecida em 22-10-1703. Martinho faleceu aos 30-08-1731 deixando como herdeiro o filho Bento Gonçalves.

Igreja São Julião, Taboaças, Concelho de Vieira do Minho, Braga-Pt, Óbito aos 22-10-1703 de Domingas Vieira, Fl.85 do Livro No.3 Mixto. Mulher de Martinho Glz., de Rial. Não fez testamento. Abade: Pedro Gomes Coelho.

 

Martinho Goncalves, viuvo, do lugar de Rial, nesta Freguezia de Sam Juliao de Tabuacas, faleceo da vida prezente com os Sacramentos da penitencia e Extrema Uncao por nao estar capaz do Sagrado Viatico, e faleceo aos trinta dias do mes de Agosto do anno de mil setecentos e trinta e e hum. fiz Escriptura do seu filho Bento Goncalves e nella deixou o seguinte: o uso e costume desta Igreja som.te no dia de seu enterro se fizerao hum officio de Reza seis Padres e estes irao acompanhar seu Corpo da porta da caza até a Igreja e lhe pagarão agora duzenttos Reis, e os que nao acompanharem a cento e sincoenta e duas missas no altar prevelegiado de Sam Pedro de Rates e cem Reis aos Sn. e cem Reis as Sna. q. acompanhar seu corpo com a --- e Sam Sebastiao e ao Santo de Leocardo sincoenta Reis. E para tudo isto constitui por seu Erdeyro seu filho Bento Goncalves e por verdade fiz este assento; era ut supra. O Emcom.do Domingos Pires.

 

 

 

GONÇALVES LEAL

 

 

Bento Gonçalves, filho de Martinho Gonçalves e Domingas Vieira, casou em São Julião de Tabuaças aos 02-09-1703 com Domingas Vieira, filha de Simão Vieira, já falecido, e Domingas Gonçalves.

Igreja São Julião, Taboaças, Capella S.Adrião de Pipim, Concelho de Vieira do Minho, Braga-PT  Casamento de Bento Gonçalves e Domingas Vieira, Fl.151v do Livro No.3 Mixto. Pais do noivo: Martinho Glz. e D.as Vr.a, do dito lugar: Real. Pais da noiva: João Vr.a, já defunto e D.as Vr.a do lugar de Soutelo. Declaração: O pay da recebida D.as Vr.a se chamava Simão Vieira. Testemunhas: L.do Leonardo Leite Rebello, Julia Vr.a da Lajea e Martinho Glz, todos de Real.

 

Bento e Domingas tiveram, q.d.:

Padre Antonio Gonçalves

João Gonçalves Vieira

José Gonçalves Vieira

 

Todos esses três vieram para o Brasil em meados do sec. XVIII e se estabeleceram na região de Piranga, mais precisamente em Guaraciaba-MG.

 

1- Padre Antonio Gonçalves Vieira, nascido aos 21-02-1707 e batizado aos 26 do mesmo.

Registros Paroquiais, 1623-1875, Igreja São Julião, Taboaças, Concelho de Vieira do Minho, Braga-Pt , Fl.27v do Livro No.3 Mixto Batismo de Antônio,. N.  21 fevereiro 1707 e bat. 26 fevereiro 1707; Pais: Bento Gonçalves e D.as Vr.a Padrinhos: Ant.o Leite, solteiro, e Agueda, solteira, f.a do L.do Leonardo Leite Rebello, todos do lugar de Rial.. Abbade: Pedro Gomes Coelho.

 

Arquivo Distrital de Braga-Portugal, Inquirição de Genere(Cópia) de Antonio Gonçalves Vieira. Processo No.: 6292. Pasta: 279. Inquirido: Antonio Gonçalves, natural da Freguesia Taboaças, São Julião. Concelho: Vieira do Minho. Distrito: Braga. Pais: Bento Gonsalves e Domingas Vieira, do lugar de Rial. Avós paternos: Martinho Gonçalves, do lugar de Real e Domingas Vieyra, do lugar de Pardieiros, Freg.a de S.Pedro de Serzedelo. Avós maternos: Simão Vieyra, da Freg.a de Soutello e Domingas Gonçalves do lugar de Bezerral. Freg.a de Sam Pedro de Serzedelo.

 

          Padre Antonio foi o batizante de vários sobrinhos em Piranga-MG.

 

2- Alferes João Gonçalves Vieira, batizado aos 19-10-1704. Casou com Maria Felicia Leal, filha de Domingos Duarte Pereira e Maria Ferreira de São João, moradores de Sertão, Freguezia de Socorro Almas, Arcebispado da Bahia.

Freguesia de São Julião de Tabuaças, Vieira do Minho, Braga-Pt  - Aos dezanove de Outubro do anno acima de 1704 bautizei a Joao F.o de Bento Glz e de sua m.er D.as V.ra no lugar de Rial. Forao Padrinhos Joao Vr.a Irmao da mae do bautizado e Domingas de Araujo m.er de Torcatto Barboza Soares, de Soengas. O Abb.e Pedro Gomes Coelho.

 

          Alferes João faleceu em 28-05-1786, com testamento, e foi inventariado pela viúva no ano seguinte. Declarou nove filhos do seu casal:

AHCSM - Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana-MG

Documento: Inventário

Inventariado: Alferes João Gonçalves Vieira

Inventariante: Maria Felicia Leal

Data: 1787

Local: Fazenda dos Emparedados, freguesia de Guarapiranga

Referência: Cx: 79 / A: 1688 / 1º of

Transcrição feita por Izabella Fátima de Oliveira Sales a pedido de Antônio Carlos de Castro

[fl1] [Abertura:]

Inventário dos bens que ficaram por / falecimento do Aleres João Gonçalvez Vieira Ca/sado que foi com Maria Felicia Leal / que faleceu com testamento em 28/05/1786

[fl2] [Traslado do Testamento:]

Em nome de Deus Amém

Saibam quantos este público instumen/to de testamento última vontade / virem que sendo no ano (...) 1784 aos 10 / do mês de outubro do dito ano nes/ta fazenda dos Emparedados em casas / de minha morada eu João Gonçalves Vieira achando-me em meu perfeito ju/izo e entendimento que Deus Nosso Senhor / me deu (...) faço este meu testamen/to na forma seguinte (...) De/claro que sou natural e batizado na / freguesia de São Jullião de [Taboaeas] concelho de Vieira Arcebispado de [Bra/ga] filho legítimo de Bento Gonçalves e de / sua mulher Domingas Vieira ambos já / falecidos // Declaro que sou casado com / Maria Felicia Leal nesta freguesia assistentes e de cujo matrimônio tenho no/ve filhos a ser Serafim Francisca / [fl2v] casada com o Alferes Mano/el da Silva Correya Joanna, Faustina Anna, Miguel, Maria, Angella João Paulo, que se acha no sertão da Bahia. [fl3] Declaro que nes/ta forma ei por feito este meu testa/mento e por ele revogo outro qualquer / ou codicílio que antes deste haja feito (...) João Gonçalves Vieira

[fl6] - [Título de Herdeiros:]

1- Serafim Gonçalves Vieira - 36 anos.

2- Francisca Thereza casada com o Alferes Mano/el da Silva - 34 anos.

3- Joanna Victória, solteira - 30 anos.

4- Faustina Gonçalves, solteira - 28 anos

5- Anna Joaquinna, solteira - 26 anos.

6- João Paulo - 23 anos.

7- Miguel Antonio - 20 anos.

8- Maria Joaquina, casada com Joaquim [Jose] Moreira - 18 anos.

9- Angella, solteira - 15 anos.

2-1 Serafim Gonçalves Vieira, com 36 anos em 1787.

2-2 Francisca Teresa, com 23 anos, casada com o Alferes Manoel da Silva Correa.

2-3 Joana batizada em Março de 1757. Solteira em 1787.

Livro de Batismos dos anos de 1757-1773. Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Marianna, Batismo de Joanna em março de 1757. Registros Paroquiais 1757-1887 Pais: Alferes João Gonçalves Vieira e ---.

Padrinhos: --- Vr.a e Ana de Oliveira(?), todos desta freg.a.

Padre: Antônio Gonçalves Vieira.

Pároco: Coadjutor Fran.co Vr.a Alvares.

Batizada na Capela de Santa Anna, filial desta Matriz.

2-4 Faustina Gonçalves, solteira com 28 anos em 1787.

2-5 Ana Joaquina, solteira com 26 anos em 1787.

2-6 Ignes, batizada em 14-04-1762. Não comparece, nem é representada, no inventário paterno.

Igreja Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Marianna, Batismo de Ignes aos 14-04-1762. Pais: Alferes João Gonçalves Vieira e Maria Felícia Leal.

Padrinhos: Antonio Antunes da Silva e Ignacia Ribeira, todos desta freg.a.

Padre: Antônio Gonçalves Vieira.

Pároco: Fran.co Vieira Alvares.

Foi batizada na Capella de Santa Ana.

2-7 João Paulo, com 23 anos em 1787, se encontrava no sertão da Bahia.

2-8 Miguel Antonio Gonçalves Leal, batizado em Guaraciaba-MG aos 13-10-1766. Casou com Joaquina Cláudia de São José

Igreja Capella de Sant'Anna, Guaraciaba-MG, Arquidiocese de Marianna, Livro de Batismos dos anos de 1757-1773. Batismo de Miguel em 13 out 1766. Pais: Alferes João Gonçalves Vieira e Maria Felicia Lial. Avós Paternos: Bento Gonçalves Leal e Domingas Vieira, moradores no lugar de Visalo(?), Freguezia de São Julião das Tabuaças, Concelho de Vieira, Arcebispado de Braga. Avós maternos: Domingos Duarte Pereira e Maria Ferreira de São João, moradores do Sertão, Freguezia de Socorro Almas, Arcebispado da Bahia. Padrinhos: Antônio Antunes da Silva e Anna Maria, filha do Capitão José Gonçalves Vieira. Padre: Antônio Gonçalves Vieira. Vigário: Eme.do Jenssi Barros Souza.

 

          Capitão Miguel e Joaquina Cláudia tiveram, e.o.:

2-8-1 José, batizado aos 09-05-1796.

Capella de Sant'Anna dos Ferros, Guaraciaba-MG, Arquidiocese de Marianna, aos 09-05-1796 Batismo de José. Pais: Miguel Antônio Gonçalves Vieira e Joaquina Claudia de São José. Padrinhos: José da Cunha Rego. Padre: Manoel Gonsalves Fontes. Vigário: Manoel Gonsalves Fontes.

2-8-2 Joaquim Gonçalves Leal, batizado em 01-10-1797. Casou com Ana Umbelina Soares.

Capella de Sant'Anna dos Ferros, Guaraciaba-MG, Arquidiocese de Marianna, Livro de Baptismos dos anos de 1794-1835, aos 1 out 1797 batismo de Joaquim, n. 18-09. Pais: Miguel Antonio Gonsalves Lial e Joachina Claudia de Sam José. Padrinhos: Manoel Rodrigues Silva e Elena Maria do Espírito Santo. Padre: Manoel Glz. Quintão. Vigário: Mnaoel Glz.Quintão.

 

Pais de, q.d.:

2-8-2-1 Antonio, batizado aos 25-12-1822, padrinhos os avós paternos.

Capella de Sant'Anna dos Ferros, Guaraciaba-MG, filial de Guarapiranga, Arquidiocese de Marianna, Livro de Baptismos dos anos de 1794-1835, 25 dez 1822 batismo de Antônio, n. 18-10. Pais: Joaquim Gonçalves Leal e Ana Umbelina Soares. Padrinhos: Cap.m Miguel Antônio Gonçalves Leal e D.Joaquina Cláudia, avós do inne. Padre: Seb.am da Rocha. Coadjutor: Hypollito Antônio de Freitas.

 

2-8-2-2 Francisco, batizado aos 31-01-1826.

Capella de Sant'Anna dos Ferros, Guaraciaba-MG, filial de Guarapiranga, Arquidiocese de Marianna, Livro de Baptismos dos anos de 1825-1838, 31 jan 1826, batismo de Francisco. Pais: Joaquim Gonçalves Lial e Anna Umbelina. Padrinhos: Francisco Antônio Pereira e seu irmão. Padre: Seb.am da Rocha Silva. Coadjutor: Manoel de Bittencourt Godinho.

 

2-8-3 Maria Gonçalves Leal, batizada aos 13-10-1798.

Capella de Sant'Anna dos Ferros, Guaraciaba-MG, Arquidiocese de Marianna, Livro de Baptismos dos anos de 1794-1835, aos 13 out 1798 batismo de Maria, n. 09-09. Pais: Miguel Antonio Gonçalves Lial e Joaquina Claudia de São José. Padrinhos: Luiz da Rocha Silva, solteiro e Maria Felícia Leal, viúva. Padre: Bernardino José da Silva. Vigário: Manoel Glz.Quintão.

 

         Maria casou com Domingos Leonel de Abreu Lima, filho do Capitão Leonel de Abreu Lima e Maria Inácia Pires de Oliveira. Família “Leonel de Abreu Lima” 12.

Batismo de escravos: Firmino, ... aos cinco de Dezembro de mil oitocentos e vinte ... forao padrinhos: Dom.os Leonel de Abreu e sua sogra D.Joaq.na, m.er do Cap.m Miguel Antonio Goncalves Leal, todos desta Freguezia, e para constar, faco este assento. O Capellao Hypollito Antonio de Freitas.

 

         Maria e Domingos Leonel tiveram, e.o.:

2-8-3-1 Ana, batizada em 15-08-1819

Capella de Sant'Anna, filial de Guarapiranga (Piranga-MG), Arquidiocese de Marianna, Livro de Batismos dos anos de 1818-1822, aos 15 ago 1819 batismo de Anna. Pais: Domingos Leonel de Abreu Lima e D.Maria Gonçalves. Padrinhos: Alferes Miguel Antônio Gonçalves e sua mulher Joaquina Claudia. Vigário: Leonel de Abreu Lima.

2-8-3-2 Domingos Gonçalves de Abreu, batizado em 26-01-1822. Aos 20-06-1849 casou com Angélica Madalena de Oliveira Leite, filha do Capitão Luiz José Pinto Coelho da Cunha e sua primeira mulher D.Henriqueta Madalena de Oliveira, neta paterna do Capitao Francisco Manoel Pinto Coelho da Cunha e de D.Catharina de Abreu Lima, neta materna do Tenente Coronel Maximiano de Oliveira Leite, e de Maria Eugenia Galvão de Sao Martinho (SL. 4º, 346, 6-6 e 353, 5-11). Famílias “Leonel de Abreu Lima” 12 e “Pinto Coelho da Cunha” 4-1-3.

Capella Sant'Anna dos Ferros, filial de Guarapiranga (Piranga-MG), Arquidiocese de Marianna, Livro de Batismos dos anos de 1818-1822, aos 26 jan 1822 batismo de Domingos. Pais: Domingos de Abreu Lima e D.Maria --- . Padrinhos: Padre Lourenço de Abreu Lima e --- mulher de Francisco Antônio. Padre: Hypollito Antônio de Freitas. Vigário: Manoel de Bittencourt Godinho

 

Parochia de Sant'Anna de Guaraciaba-MG, Archidiocese de Marianna, Livro No.1 de Casamentos, aos 20 jun 1849 Casamento de Domingos Gonçalves de Abreu e Angélica Magdalena de Oliveira Leite,. O noivo nascido e batisado nesta freguesia e a noiva nascida e batisada na Catedral de Mariana. Pais do noivo: Domingos Leonel de Abreu e Maria Gonçalves Leal. Pais da noiva: Cap. Luiz José Pinto Coelho da Cunha e D.Henriqueta Madalena de Oliveira. Testemunhas: Manoel Leonel Pinto Coelho e José Lourenço Dias Vigário: Felipe Benicio Raimundo.

 

Entre seus filhos:

2-8-3-2-1 Pedro Gonçalves de Abreu casou aos 27-07-1889 com Luiza Agripina Duarte e Castro, filha do Tenente José Joaquim Duarte e Castro, já falecido e Anna Benedita de Freitas e Castro. Família Camargo 1-2-2

Cartório de Registros Civis de Guaraciaba-MG, Certidão de Casamento de Pedro Gonçalves de Abreu e Luiza Agripina Duarte e Castro aos 27-07-1889. A cerimonia foi realizada em casa de residência de D.Anna Benedicta de Freitas e Castro, na Ermida da Fazenda União. O noivo com 28 annos e a noiva, 22 annos. Pais do noivo: Domingos Gonçalves de Abreu e Angélica Magdalena de Oliveira Leite. Pais da noiva: Ten. José Joaquim Duarte e Castro, já falecido e Anna Bennedicta de Freitas e Castro. Padre: Marcos José de Oliveira. Testemunhas: Joaquim Celso Rodrigues Duarte, 36 annos, cazado, fazendeiro e Sérgio Antônio Ferreira de Sá e Castro, 45 annos, cazado, fazendeiro. Escrivão: José Pedro Duarte Jalles.

2-8-3-2-2 Francisco Gonçalves de Abreu aos 01-07-1889 casou com Collecta Benedicta Duarte e Castro, irmã inteira de Luiza Agripina supra.

2-8-3-2-3 Maria, batizada aos 12-05-1853 em Guaraciaba-MG.

Fl.19v do Livro No.2 de Assentos de Baptisados dos anos de 1850-1870 Igreja Sant'Anna , Parochia de Guaraciaba, Guaraciaba -MG, Arquidiocese de Marianna -

Maria, in.e, filha legitima de Domingos Glz de Abreu e Angélica Magdalena d'Oliveira Leite, foi baptisada a 12 de Maio de 1853.PP Francisco de Assiz Miz ~. de Castro e D.Albina Carolina D'Olivr.a Leite, todos desta Freguezia.   O Vig. Felippe Benicio Raymundo.

 

2-9 Maria Vieira Leal, batizada aos 16-05-1769. Casou com Joaquim José Moreira, filho de Luís Pinto Moreira e Inácia Maria de Jesus. Geração na família “Camargo” 1-1-1-4.

Livro de Baptismos da Capella de Santa Anna, filial de Guarapiranga, dos anos de 1757-1773 - Batismo aos dezaseis de mayo de mil setecentos e secenta e nove annos, o Padre Antonio Gonçalves Vieira, de minha licença, baptizou na Capella de Santa Anna, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga e poz os Santos Óleos a Maria, filha do Alferes João Gonçalves Vieira e de Maria Felicia Leal, neta paterna de Bento Gonçalves Leal e de sua mulher Domingas Vieira, da Freguezia de São Julião de Taboaças, Concelho de Vieira, Arcebispado de Braga e pela parte materna de Domingos Duarte Pereira e de sua mulher Maria Ferreira de São João, moradores de Sertão, Freguezia de Socorro Almas: forão padrinhos Antônio José de Castro e Anna de Jesus, mulher de Antônio da Silva Correa, todos desta mesma Freguezia, esta batizada nasceo em os dez deste mez e anno.Do que fiz este asento. O Coadjutor José Gomes de Oliveira.

 

          Maria faleceu com testamento em 05-08-1830 e foi inventariada em 1831 por seu segundo marido Patricio José de Araújo. Sem geração deste matrimônio (inventário neste site).

 

2-10 Ângela Gonçalves Leal batizada aos 27-08-1772. Solteira em 1787.

ACC: Livro de Baptismos da Capella de Sant’Anna, filial de Guarapiranga, da Igreja Nossa Senhora da Conceição da cidade de Piranga-MG.

Aos vinte e sette de Agosto de mil setecentos e setenta e dous annos, na capella de Santa Anna dos Ferros, o Padre Antônio Gonsalves Vieira de minha licença, baptizou e pos os Santos Óleos a Ângella, filha legítima do Alferes José Gonçalves Vieira e de Maria Felícia Leal; forão padrinhos o Padre Angello Peçanha e Maria Felícia Gonçalves, todos desta Freguezia, de que fis este assento. O Coadj.tor José Gomes de Oliveira.

Anotação na lateral da certidão: Esta Angella, filha legítima do Alferes João Gonçalves Vieira e não de Joseph Glz.Vieira, como por engano se pôs no assento. Fis esta declaração no despacho (xxxx) averiguado (xxxx), (xxxx).

 

          Provavelmente a Ângela Gonçalves Leal casada com Manoel Antonio de Carvalho, falecido em S. José da Barra Longa aos 03-08-1796. Ângela faleceu em 01-02-1850 e foi inventariada em 1855. Tiveram dois filhos, segundo os inventários:

AHCSM - Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana-MG

Documento: Inventário

Inventariado: Manoel Antonio de Carvalho

Inventariante: Angela Gonçalves Leal

Data: 1797

Local: Fazenda chamada Três Tiros, freguesia de Guarapiranga

Referência: Cx: 34 / A: 806 / 2ºof

Transcrição feita por Izabella Fátima de Oliveira Sales a pedido de Antônio Carlos de Castro

[fl1] [Abertura:]

Inventário dos bens que ficaram por falecimento / de Manoel Antonio de Carvalho ca/sado que foi com D. Angela Gonçalves Le/al, que faleceu sem testamento na freguesia / de São Jose da Barra Longa aos 3 de Agosto de 1796.

[fl2] [Título de Herdeiros:]

- Manoel - 4 anos

- Maria - 1 ano

 

AHCSM - Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana-MG

Documento: Inventário

Inventariado: Angela Gonçalves Leal

Inventariante: Manoel Gonçalves Carvalho

Data: 1855

Local: fazenda da Boa Esperança, freguesia de Ponte Nova

Referência: cx:82 / A: 1758 / 2º of

Transcrição feita por Izabella Fátima de Oliveira Sales a pedido de Antônio Carlos de Castro

[fl1] [Abertura:]

Inventário dos bens que ficaram / de D. Angela Gonçalves Leal, fale/cida sem testamento ao 1º de Fe/vereiro de 1850.

[fl5v] - [Título de herdeiros:]

1º- Manoel Gonçalves  de Carvalho – 70 anos casado.

2º- D. Maria Joaquina de Carvalho de 66 anos (...) casada com / Joaquim Alvares Bar/bosa de quem / vive ausente a mais de vinte anos.

 

3- Capitão José Gonçalves Vieira, nascido em 15-03-1716 em S. Julião, Taboaças, Concelho de Vieira do Minho, Braga-PT.

 Freguezia de São Julião,Taboaças, Braga, Portugal, Igreja São Julião, Taboaças, Braga, Portugal.

José, filho de Bento Gonçalves de Rial e de sua mulher Domingas Vr.a, nasceu em os quinze de M.ço de mil setecentos e dezaseis, e eu o bautizei em os dezanove do mesmo mês e anno. Forão padrinhos João Collaço de Vasc.lhos, de Soengas e Angela Soltr.a f.a de João Giraldos, de Soutello e asinou o padrinho e não houve mais

 

          Capitão José casou com Quitéria Gonçalves de Almeida, nascida em Sumidouro-MG, filha de Felix Gonçalves Tenório e Izabel Gonçalves de Almeida, naturais da cidade de São Paulo. Família “Felix Gonçalves Tenório”.

          Capitão José faleceu em 23-03-1774 com testamento, e foi inventariado pela viúva. Declarou os nove filhos do casal (inventário neste site):

3-1 Ana Maria Gonçalves, batizada aos 26-11-1747.

Livro de Baptismos da Capella de San João, filial de Guarapiranga, da Igreja Nossa Senhora da Conceição da cidade de Piranga-MG, dos anos de 1757-1773 - Batismos. Aos vinte seis dias de Novembro de mil setecentos e quarenta e sette, o Padre Antônio Gonsalves Vr.ªSilva, Capellão da Capella de Sam João, filial desta Matriz de Guarapiranga, baptizou e pos os Santos Óleos a Anna Maria, ignocente, que nasceo aos quinze do (xxxx), filha legítima de José Gonçalves Vieira e de Quitéria Gonçalves de Almeida (xxxx) de (xxxx) sua mulher Domingas (xxxx)Concelho de (xxxx) Gonçalves de Almeida, naturais de Sam Paulo, foi madrinha Izabel Gonçalves de Almeida, filha de Felis Gonçalves, de que fiz este assento. O Coadjutor Francisco Pr.a Alvares.

 

          Ana Maria casou com Luís Álvares Chaves, filho de José Álvares e Maria Gonçalves, naturais da Freguezia de Nossa Senhora da Natividade, lugar de Coilherinho, Comarca de Chaves, Arcebispado de Braga.

          Ana e Luís tiveram, q.d.:

3-1-1 José, batizado em 10-03-1771 na Capela de Santa Ana, Piranga-MG

Igreja Nossa Senhora da Conceição, Piranga, MG, Arquidiocese de Marianna, Batismo de José, aos 10 mar 1771. Pais: Luis Alvares Chaves e Anna Maria Gonçalves.

Avós Paternos: José Álvares e Maria Gonçalves, naturais da Freguezia de Nossa Senhora da Natividade, lugar de Coilherinho, Comarca de Chaves, Arcebispado de Braga. Avós Maternos: Cap. José Gonçalves Vieira, natural da Freguezia de Sam Juliam de Tabuaças, Concelho de Vieira, Arcebispado de Braga e sua mulher Quitéria Gonçalves de Almeida, desta Freguezia do Bispado.

Padrinhos: Cap.José Gonçalves Vieira e sua mulher Quitéria Gonçalves de Almeida.

Padre: Angello Pessanha.

Coadjutor: José Gomes de Oliveira.

Foi batizado na Capella de S.Anna.

 

3-2 Maria Felicia Gonçalves casou com Antonio Álvares Ferreira, filho de João Álvares e Paula Álvares, naturais da freguesia de S. Martinho de cedo feita, Bispado do Porto-PT.

3-2-1 Manoel, batizado em Piranga aos 17-10-1772

Livro de Baptismos da Capella de Santa Anna, filial de Guarapiranga, da Igreja Nossa Senhora da Conceição da cidade de Piranga-MG, dos anos de 1757-1773.

Aos dezasete do mês de Outubro de mil setecentos setenta e dous annos, o Padre Ângelo Passanha, de minha licença, baptizou na Capella de Santa Anna, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga e poz os Santos Óleos, a Manoel, parvulo, filho legítimo de Antônio Alves Ferreira e de Maria Felícia Gonçalves, moradores do Sumidouro desta dita Freguezia, neto pela parte paterna, de João Álvares e de sua mulher Paula Álvares, naturaes da freguezia de Sam Martinho de cedo feita, Byspado do Porto e pela materna do Capitão José Gonçalves Vieira, natural de São Julião de Taboassas, concelho de Vieira, Arcebyspado de Braga e de sua mulher Quitéria Gonçalves de Almeida, baptizada na Freguezia de Nossa Senhora do Rozário do Sumidouro, deste Byspado de Marianna; forão Padrinhos Mathias Alves Ferreira e Quitéria Gonçalves de Almeida, mulher do Capitão José Gonçalves Vieira, todos desta Freguezia. Do que, fiz este assento. Pedro José Per.a de Castro.

Anotação na lateral da certidão: Vide assento de 1771 a folha 317v feito na Capella de Oliveira.

 

3-3 João

3-4 Manoel

3-5 Francisco de Sales, batizado aos 03-12-1758

Livro de Baptismos da Capella de Santa Anna, filial de Guarapiranga, da Igreja Nossa Senhora da Conceição da cidade de Piranga-MG, dos anos de 1757-1773. Baptismo de Fran.co de Sales, innocente, filho legítimo de José Gonçalves Vir.ª e Quitéria Glz., nasceo aos vinte e hú de Novr.o de mil Site Centos e cincoenta e oito annos, baptizado aos tres de dezembro do ditto anno, de licença na Capella de Santa Anna, filial desta Matriz, pelo Padre Ant.o Glz.Vr.ªe lhe pos os Santos Óleos: Forão padrinhos o Alferes Luiz Jozé (xxxx), morador de Marianna e Maria Gonçalves dos Anjos, filha de Feliz Glz. Tenório, todos desta Freg.a de q. mandei fazer este asento que asignei. O Coadjutor Fran.co Pr.ª.ra Alvares.

3-6 Joaquim, batizado em 21-07-1760

Livro de Batismos dos anos de 1757-1773., Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Marianna, Batismo de Joaquim, aos 21-07-1760. Pais: José Gonçalves Vieira e Quitéria Gonçalves de Almeida.

Padrinhos: Manoel ---, todos desta freg.a. Padre: Antônio Gonçalves Vieira. Pároco: Coadjutor Fran.co Vr.a Alvares. Batizado na Capela de Santa Ana.

3-7 Margarida Rosa de Jesus casou com Francisco Ferreira de Mello, filho de Caetano Coelho da Costa e Maria de Assumpção, naturais da Ilha Terceira. Pais de, q.d.:

3-7-1 José, batizado na Capela do Porto Seguro em 21-11-1797

Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Marianna, Batismo de José. Pais: Francisco Ferreira de Mello e Margarida Roza de Jesus. Avós paternos: Caetano(?) Coelho da Costa e Maria de Assumpção, n.ais da Ilha Terceira. Avós maternos: Cap. José Gonçalves Vieira e Quitéria Gonçalves de Almeida.

Padrinhos: Manoel Afonso Dias(?) e Anna Thereza de Jesus, solteiros, todos desta freg.a.

Celebrante: João Ant.o Burgos. Pároco: Christovão Jorge de Barcellos. Foi batizado na Capella de Porto Seguro.

3-8 Ignacio

3-9 Maria Madalena, batizada aos 08-10-1769.

Capella de Santa Anna, filial de Guarapiranga, Arquidiocese de Marianna. Aos oito dias de outubro de mil setecentos e sessenta e nove na Capella de Santa Anna, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceiçam de Guarapiranga, baptizei a Maria Magdalena, innocente, filha legítima do Capitam José Gonçalves Vieira e de sua mulher Dona Quitéria Gonçalves de Almeida e lhe pus os Santos Óleos. Neta pella parte paterna de Bento Gonçalves Lial e sua mulher Domingas Vieira, naturais da Freguezia de São Joam de Tabuaças, Concelho de Vieira, Arcebispado de Braga, e pella materna  de Felix Gonçalves Tenorio e sua mulher Izabel Gonçalves de Almeida, naturais da cidade de Sam Paulo. Forão padrinhos Agostinho Gonçalves Tenorio e Francisca Gonçalves de Almeida, solteiros e irmãos da mãe da Baptizada, de que fis este assento. O vig.Encom.do Jerm.º Barroz Souza.