PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Gonçalo de Almeida Collaço

Aportes à Genealogia Paulistana

(atualizado em 22-março-2017)

 

 

SL. 5, 372, 3-1 Manoel Martins Collaço foi casado com Isabel de Almeida, f.ª de Gonçalo de Almeida e de Anna Barreto, V. 3.º pág. 553; faleceu em 1722 e teve (C. O. de S. Paulo): 4-1 a 4-8.

4-1 Gonçalo de Almeida Collaço que, segundo escreveu Taques, foi morador na vila de S. José do Rio das Mortes, onde foi casado e faleceu deixando filhos.

 

 

Regina Junqueira

 

 

Gonçalo de Almeida Collaço, natural de S. Paulo, filho de Manoel Martins Collaço e Izabel de Almeida. Casou com Lucrecia Pedrosa, natural de S. Paulo, filha de Brites da Silva.

 

Tiveram filhos em Tiradentes-MG, q.d.:

 

1- João Batista de Almeida, natural de Tiradentes. Aos 26-06-1742 na matriz de Barbacena, dispensados no 4º grau de consanguinidade, casou com Rosa Maria da Assunção, filha de José Nobre Fernandes, já falecido em 1742 e Izabel Maria de Jesus, neta materna de Manoel Rodrigues Leme.

Barbacena, MG aos 26-06-1740 nesta matriz se receberam João Batista de Almeida, n. da vila de S. Jose do Rio das Mortes, f.l. de Gonçalo de Almeida Collaço e de Lucrecia Pedrosa; dispensados no 4º grau de consanguinidade por impedimento = com Rosa Maria da Assunção, f.l. de Jose Nobre Frz, ja defunto e de Izabel Maria, n. da freguesia de Mogi da comarca de S. Paulo. Todos deste bispado

 

(pesq. Moacyr Villela) AEAM processo matrimonial numero 3403 / Ano: 1742

João Batista de Almeida e Rosa Maria da Conceição - oradores

Ambos moradores na Borda do Campo com banhos corridos na Vila de São Jose onde foram moradores. Parentes em quarto grau de consanguinidade - Suposto

Orador natural da Freguesia de Santo Antonio da Vila de São Jose filho legitimo de Gonçalo de Almeida Collaço e sua mulher Lucrecia Pedrosa

Oradora natural da Freguesia de Mogi das Cruzes comarca de São Paulo filha legitima de Jose Nobre Ferreira ja defunto e sua mulher Isabel Maria de Jesus

Dizem que Brites da Silva e Manoel Rodrigues Leme eram primos mas não se sabe em que grau.

De Brites da Silva nasceu Lucrecia Pedrosa e desta o orador

De Manoel Rodrigues Leme nasceu Isabel Maria de Jesus e desta a oradora.

Sendo Brites e Manoel Rodrigues primos cóirmãos, o que se duvida, estão os justificantes impedidos em quarto grau de consanguinidade.

A oradora no momento esta em casa de seu tio Francisco da Fraga

Testemunhas

Não existem testemunhas antigas que possam depor.

- Gonçalo de Almeida Collaço morador no Elvas vive de suas fazendas

- Antonio Leme, solteiro, natural de Mogi das Cruzes, 38 anos tio do orador. Declara que sua irmã Elena Pinta quando esteve nas Minas disse que Brites e Manoel eram primos mas não disse em que grau

 

          João e Rosa Maria esta falecida em 20-03-1752, tiveram, pelo menos, os filhos:

Prados, MG aos 20-03-1752 faleceu Rosa Maria mulher de João Batista; não fez testamento e foi sepultada dentro desta matriz donde era freguesa.

 

1-1 Marçal Dias de Almeida, natural de Tiradentes. Faleceu em Prados aos 19-06-1806 com testamento.

Prados, MG obitos - aos 19-06-1806 nesta matriz de Prados faleceu Marçal Dias de Almeida, solteiro, foi sepultado dentro desta matriz. Fez seu solene testamento. (...) eu Marçal Dias de Almeida, n. da freg. da vila de S. Jose, f.l. João Batista de Almeida e Rosa Maria, falecidos. E de presente morador neste arraial e freguesia de Prados e sempre me conservei no estado de solteiro.

Testamenteiros: 1º a minha irmã Ana Clara, q se acha em minha companhia, em 2º o Alf. Jose Glz Monte, em 3º Francisco de Paula Meireles.

Satisfeitas as minhas dividas, tudo o que ficar e me pertencer se conservara em poder da dita minha irmã e ficara senhora de tudo enquanto for viva e por seu falecimento tudo o que existir do que for meu ficara pertencendo a Ana Clara, filha de Tomasia Maria minha prima, moradora na Lage freguesia de S. Jose, a qual nomeio por minha universal herdeira por falecimento de minha irmã.

Prados 16-06-1806 Marçal Dias de Almeida.

1-2 Ana Clara, usufrutuária dos bens do irmão Marçal.

1-3 Clara, batizada em Prados em 124-10-1749. Será a Ana Clara  supracitada ?

Prados, MG aos 14-10-1749 nesta matriz bat Clara, f.l. de João Batista de Almeida e de Rosa Maria de Assunção, padrinhos Manoel Pires, solteiro e Clara Maria mulher de Manoel de Mello, todos desta freguesia.

1-4 Antonio batizado em 12-12-1751. Faleceu em 29-09-1752.

Prados, MG aos 12-12-1751 nesta matriz bat Antonio, f.l. de João Batista de Almeida e de Rosa Maria de Assunção, padrinhos Padre Antonio Nunes e Leonor, casada com Francisco ----- Rudarte, todos desta freguesia,

 

Prados, MG aos 29-09-1752 faleceu Antonio, inocente, f. l. de João Batista de Almeida e Rosa Maria, foi sepultado dentro desta matriz.

2- Izabel da Cruz de Almeida casou com Manoel da Fonseca Cabral, filho de Antonio Cabral e Maria da Fonseca, naturais de S. João Nepomuceno comarca e bispado do Lamego. Tiveram filhos batizados em Tiradentes-MG, q.d.:

2-1 Luiz da Fonseca Cabral, batizado aos 20-05-1753. Aos 25-04-1781 casou com Ana Paula de Mello, filha de Antonio Pereira de Mello e Isabel de Pontes, família “Souza Caldas”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-05-1753 matriz, Luiz, f.l. Manoel da Fonseca Cabral e Izabel da Cruz, padr.: Alf. Luiz Teixeira Cabral.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 25-04-1781 Luiz da Fonceca Cabral, f.l. de Manoel da Fonceca Cabral e Isabel da Cruz de Almeida, n/b e morador na freguesia da vila de S. José; = Anna Paula de Mello, f.l. de Antonio Pereira de Mello e Isabel de Pontes, n/b e moradora nesta freguesia de N. Sra. da Conceição de Prados.

 

2-2 Ana, batizada aos 23-02-1755.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 23-02-1755 matriz, Ana, f.l. Manoel da Fonseca Cabral e Izabel da Cruz, np de Antonio Cabral e Maria da Fonseca, batizados na freg. de S. João Nepomuceno comarca e bispado do Lamego, nm de Gonçalo de Almeida Colaço e Lucrecia Pedrosa, batizados na cidade de S. Paulo, padr.: Alexandre da Fonseca Cardoso e Maria Rosa da Encarnação, solteira, filha legitima de Joseph da Guerra de Chaves.

 

         Ana Fonseca Cabral casada duas vezes. Primeira vez com Dr. João Ribeiro de Freitas, filho de Sebastião Ferreira de Freitas e Maria de Akmeida de Macedo naturais de /santia Cruz do Douro Bispado de Penafiel. Segunda vez aos 26-01-1798 com Manoel da Rocha Porto, viúvo de Rita Maria de Carvalho (ou da Cunha) e filho de Antonio Carlos de Vasconcellos e Catharina Josefa Felicia.

          Geração de Manoel e Rita Maria na família “Os Irmãos Cunha de Carvalho - Carvalho Cunha” § 2.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 26-01-1798; Pilar de São João del Rei; Manoel da Rocha Porto; viúvo de Rita Maria de Carvalho; = cc. Ana da Fonseca Cabral; viúva do Dr.João Ribeiro de Freitas

 

Ana da Fonseca Cabral e Dr. João Ribeiro tiveram filhos batizados em Tiradentes, q.d.:

2-2-1 Manoel Celestino Ribeiro aos 25-09-1800 casou com Ana Maria da Conceição, filha de Estevão da Motta e Ana Maria da Conceição.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-03-1779 cap. Pilar filial desta matriz da vila de S. Jose, Manoel, f.l. Dr. João Ribeiro de Freitas e D. Ana da Fonseca Cabral, np Sebastião Ferreira de Freitas e D. Maria de Almeida de Macedo naturais da freg. de Santa Cruz do Douro hoje Bispado de Penafiel de Souza, nmaterna de Manoel da Fonseca Cabral n. de S. João Batista de Miumains(?) Bispado de Lamego e Izabel da Cruz n. desta freguesia da vila de S. Jose. Padr.: o dito Manoel da Fonseca Cabral e s/m Izabel da Cruz avos do batizado todos fregueses desta matriz.

 

São Jose del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. 25-09-1800; Pilar de São João del Rei; Manoel Celestino Ribeiro; f. Dr. João Ribeiro de Freitas e Ana da Fonseca Cabral; n. São José; = cc. Ana Maria da Conceição; f. Estevão da Mota e Ana Maria da Conceição; n. Queluz

2-2-2 João Ribeiro de Freitas, batizado em 16-04-1780. Aos 21-10-1807 casou com Joana Matildes Ladeira, filha de João Dias Ladeira e Maria Josefa de Santa Eufrazia. Família “Manoel Dias Ladeira”.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-04-1780 Padre Gaspar, João, f.l. Dr. João Ribeiro de Freitas e D. Ana da Fonseca Cabral, padr.: Marcos Duarte, e Maria filha de Manoel da Fonseca Cabral.

2-2-3 Antonio Ribeiro de Freitas, batizado em 28-06-1781. Aos 18-10-1806 casou com Maria Custódia dos Anjos, filha de Custódio José dos Anjos e Eugênia Maria de São José, família “José Rodrigues Duarte”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-06-1781 matriz, Antonio, f.l. Dr. Joam Ribeiro de Freitas e Ana da Fonseca Cabral, padr.: Manoel da Fonseca Cabral e s/m Izabel da Cruz, todos desta freguesia.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 18-10-1806 matriz dispensados do parentesco de consanguinidade; Antonio Ribeiro de Freitas, f.l. Dr. João Ribeiro de Freitas e D. Ana da Fonseca Cabral; cc Maria Custodia dos Anjos, f.l. Custodio Jose dos Anjos e Eugenia Maria de São José. Ambos nts/bts Ca. Sra. do Pilar do Padre Gaspar; test.: Revdo. Felisberto Antonio de Figueiredo Moura e Inacio Jose dos Anjos.

 

Pais de, q.d.:

2-2-3-1 Hipólita, nascida aos 05-03-1805 antes do casamento dos pais.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-03-1805 Bichinho, Hipolita n. aos 05, f. natural de Antonio Ribeiro de Freitas, que assinou comigo, e Maria Custodia dos Anjos, padr.: Antonio Vellozo Xavier e D. Ifigenia de Jesus Velloza.

2-2-3-2 Ana, batizada aos 30-11-1806.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-11-1806 Padre Gaspar, Ana, f.l. Antonio Ribeiro de Freiras e Maria Custodia, padr.: João Ribeiro de Freitas, tio paterno, e Sancha Maria, tia materna, solteiros e todos desta freguesia.

2-2-3-3 Francisco, aos 26-02-1809.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-02-1809 Padre Gaspar, Francisco, f.l. Antonio Ribeiro de Freitas e Maria Custodia, padr.: Antonio Teixeira Nogueira, da freg. de S. João e Escolastica Maria, da Onça desta freguesia.

2-2-3-4 José, aos 04-08-1811.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-08-1811 Padre GAspar, Jose, f.l. Antonio Ribeiro de Freitas e Maria Custodia, brancos, padr.: Manoel Celestino Ribeiro, tio paterno, morador na freg. de Barbacena e os mais desta.

 

2-2-4 Maria Ribeira da Purificação, batizada em 01-12-1782. Aos 25-02-1800 casou com Joaquim Ribeiro da Costa, filho de Atanásio Nunes de Siqueira e Francisca Ribeira Paes; família “Francisco Martins de Araújo”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-12-1782 Padre Gaspar, Maria, f.l. Dr. João Ribeiro de Freitas e D. Ana da Fonseca Cabral; padr.: Jose Ferreira da Fonseca e s/m Maria da Fonseca Cabral da freguesia dos Prados.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 25-02-1800; São João del Rei; Joaquim Ribeiro da Costa; f. Athazio Nunes de Siqueira e Francisca Ribeira Pais; n. Ibitipoca; = cc. Maria Ribeira da Purificação; f. Domingos(sic) João Ribeiro e Anna da Fonseca Cabral; n. São José

 

         Pais de, q.d.:

2-2-4-1 Ana, batizada em 11-02-1801, madrinha a avó materna.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-02-1801 Padre Gaspar, Ana n. 20-01, batizada em necessidade por Manoel da Rocha Porto, f.l. Joaquim da Costa e Maria Ribeira da Purificação, padr.: o dito Manoel da Rocha e s/m Ana da Fonseca Cabral, avo materna.

2-2-4-2 Claudina, gemea da supra.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-02-1801 Padre Gaspar, Claudina n. 20-01, gemea, f.l. Joaquim da Costa e Maria Ribeira da Purificação, padr.: Cap. Crispim Lopes da Silva, casado e Rita Maria do Nascimento, viuva.

2-2-4-3 Teresa, batizada em 24-10-1803.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-10-1803 matriz, Teresa n. aos 15, f.l. Joaquim Ribeiro da Costa e Maria Ribeira da Silva, padr.: João Ribeiro de Freitas, tio materno da batizada, e D. Rita da Fonseca Cabral mulher do Alf. Fernando Thomas Jose de Miranda, todos desta freguesia.

 

2-2-5 José Ribeiro de Freitas, batizado aos 27-06-1784. Aos 04-02-1810 casou com Francisca Maria de Jesus, filha de Manoel da Rocha Porto e Rita Maria da Cunha, já citados, família “Os Irmãos Cunha de Carvalho - Carvalho Cunha” § 2.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 27-06-1784 matriz, Jose, f.l. Dr. João Ribeiro de Freitas e D. Ana da Fonseca Cabral, padr.: Manoel da Afonseca Cabral e D. Joana de Souza Caldas, mulher do Ten. Antonio Gonçalves Montes da freg. dos Prados.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 04-02-1810 Padre Gaspar, dispensados do impedimento que tinham; Jose Ribeiro de Freitas, f.l. Dr. João Ribeiro de Freitas e D. Ana da Fonseca Cabral, n/b nesta matriz; cc Francisca Maria de Jesus, f.l. Manoel da [danificado] Porto e Maria de Jesus, digo Porto e de Rita Maria da Cunha, n/b cap. Turvo da freg. de Aiuruoca; test.: [-----] Rodrigues dos Santos e Domingos Lopes.

 

José e Francisca Maria tiveram, q.d.:

2-2-5-1 Joaquina, batizada aos 04-10-1810.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-10-1810 Padre Gaspar, Joaquina, f.l. Jose Ribeiro de Freitas e Francisca Maria de Jesus, padr.: Dom.os Lopes da Silva e Ana Felisberta.

 

2-2-6 Josefa, em 05-09-1787.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-09-1787 matriz, Josefa, f.l. Dr. João Ribeiro de Freitas e D. Ana da Fonseca Cabral, padr.: Revdo. Miguel Rebello Barbosa.

2-2-7 Joaquim, aos 28-07-1789

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos vinte e oito do mes de Julho de 1789 Padre Gaspar, Joaquim, f.l. Dr. João Ribeiro e D. Ana da Fonseca Cabral, padr.: Cap. Domingos Barbosa Ribeiro e s/m Brigida Pereira da Motta.

 

2-3 João, batizado aos 09-01-1757. João da Fonseca Cabral, aos05-07-1780 na matriz de S. João del Rei com resgistro em Prados, casou com Ana Rita de Jesus, filha de Antonio Lopes Chaves e Maria Rita, de quem foi o primeiro marido. Família “Nunes de Pontes”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-01-1757 matriz, João, f.l. Manoel da Fonseca Cabral e Izabel da Cruz, padr.: Revdo. João Carneiro de Barros.

 

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição matr. - aos 05-07-1780 na matriz de S. João del Rei com licença. João da Fonseca Cabral, f.l. Manoel da Fonseca Cabral e Izabel da Cruz, n/b na freguesia da vila de S. Jose = cc Ana Rita de Jesus, f.l. Antonio Lopes Chaves e [danificado] batizada nesta.

João e Ana Rita tiveram, pelo menos:

2-3-1 Maria Silvana de Jesus, batizada aos 24-08-1783 em Prados. Aos 12-07-1802 casou com João Teixeira de Carvalho, filho do Ten. Antonio Teixeira de Carvalho e D. Josepha de Jesus Monte.

Prados, MG igreja N. Sra da Conceição bat - aos 24-08-1783 nesta matriz bat a Maria, f.l. João da Fonseca e Ana Rita de Jesus, padr.: Antonio Lopes Chaves Pennafiel e Rosa Felicia de Jesus mulher de Jose Gonçalves Monta(?), todos desta freguesia.

 

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - São João, matriz, aos 12-07-1802 João Teixeira de Carvalho, f.l. do Ten. Antonio Teixeira de Carvalho e D. Josepha de Jesus Monte = Maria Silvana de Jesus, f.l. de João da Affonseca Cabral e Anna Ritta de Jesus. Nts/bts na freguesia de Prados.

2-4 Miguel da Fonseca Cabral, aos 04-07-1781 casou com Maria Rosa de São Boaventura, filha de Salvador Coelho e Rita Maria - família “Antonio de Oliveira Gago”.

          Miguel faleceu aos 10-01-1805.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 04-07-1781 Miguel da Fonceca Cabral, f.l. de Manoel da Fonceca Cabral e Izabel da Cruz, n/b na freguesia de Sto. Antonio da Vila de S. José = Maria Rosa de São Boaventura, f.l. de Salvador Coelho e Ritta Maria, n/b nesta freguesia.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - (não vale este assento, mas sim o que esta no livro de óbitos). Aos 10-01-1805 faleceu Miguel da Fonseca Cabral, filho de Manoel da Fonseca Cabral e Izabel da Cruz, e casado com Maria Roza Boaventura, morreu do peito e morava com o dito seu pai na aplicação da Capela da Sra. do Pilar do Padre Gaspar (...) sepultado dentro da capela dita do Padre Gaspar, e não me consta que fizesse testamento.

 

Pais de, q.d.:

2-4-1 Luiz da Fonseca Cabral, batizado em 08-12-1783. Aos 31-01-1809 casou com Francisca de Paula, filha do Cap. José Joaquim de Mello e Antonia Joaquina de Mello. Geração na família “Gomes Sandim”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-12-1783 cap. Pilar, Luiz, f.l. Miguel da Fonseca e Maria Rosa de São Boaventura, padr.: Dr. João Ribeiro de Freitas e Francisca, filha de Manoel da Fonseca Cabral.

 

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Livramento aos 31-01-1809 Luiz da Fonseca Cabral, f.l. de M.el da Fonseca Cabral e Maria Rosa, n/b na vila de S. Jose = D. Francisca de Paula, f.l. do Cap. Jose Joaquim de Mello e D. Antonia Joaquina de Mello, n/b nesta.

 

2-5 Maria da Fonseca Cabral casou duas vezes. Primeira vez com Antonio Marques da Fonseca, filho de Luiz Marques da Fonseca e Rosa Maria de Bessa. Segunda vez aos 11-10-1781 com José Ferreira da Fonseca, viúvo de Luzia da Conceição e filho de Manoel Ferreira Velho e Maria da Fonseca. Geração de ambos os casamentos de Maria na família “Luiz Marques da Fonseca”.

 

2-6 Antonia, batizada aos 06-05-1759

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-05-1759 cap. Pilar, Antonia, f.l. Manoel da Fonseca Cabral e Izabel da Cruz, padr.: Luiz Teixeira Cabral.

2-7 Josefa, aos 10-11-1760.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-11-1760 cap. Pilar, Josepha, f.l. Manoel da Fonseca Cabral e Izabel da Cruz, padr.: Luiz da Silva Cabral e Antonia de Almeida Colaça mulher de Luiz Teixeira Cabral.

2-8 Francisca da Fonseca Cabral, batizada aos 24-02-1763, aos 15-08-1787 casou com José Antunes Vieira, filho de Manoel Antunes Vieira, natural de S. Julião comarca de Guimarães Arc. Braga e Maria da Costa da Assunção natural de Conselheiro Lafaiete, família “Manoel Pereira Brandão”..

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-02-1763 cap. Pilar, batizou debaixo de condição por haver duvida do batismo feito em casa em necessidade e pos os santos óleos a Francisca, f.l. Manoel da Fonseca Cabral e Izabel da Cruz.

 

Pais de, q.d.:

2-8-1 Rita, batizada aos 25-05-1788

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-05-1788 Padre Gaspar, Rita, f.l. Jose Antunes Vieira e Francisca da Fonseca Cabral, padr.: Manoel da Fonseca Cabral e s/m Izabel da Cruz.

2-8-2 Maria, aos 28-07-1789

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28 do mes de Julho de 1789 Padre Gaspar, Maria, f.l. Jose Antunes Vieira e Francisca da Fonseca Cabral, padr.: Alf. Fernando Tomas Jose de Miranda.

2-8-3 Francisco Antunes Vieira aos 12-07-1815 casou com Ana Maria da Assunção, filha de Lourenço Pereira da Silva e Joana Maria da Asunção - família “Silva Pinto” de Queluz, neste site.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Casamentos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz, da folha 101 até a folha 120 verso, 107 v. Capela Nova, 12/07/1815, Francisco Antunes Vieira, desta freguesia, filho de Joze Antunes Vieira e de Francisca da Fonseca Cabral, com Anna Maria da Assumpção, filha  de  Lourenço Pereira da Silva e de Joanna Maria da Assumpção.

2-8-4 João Antunes Vieira aos 07-02-1825 casou com Maria Valentina, filha de José Venâncio de Souza e Ana Maria da Conceição.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Casamentos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz, Livro de Casamentos 1795/1883, Tomo I (1795/1824) arquivado na respectiva Paróquia, fls. 127 v. local não referido, 07/02/1825, João Antunes Vieira. filho do Alferes Joze Antunes Vieira e de Francisca da Fonseca Cabral, com Maria Valentina, filha de Joze Venancio de Souza e de Anna Maria da Conceição, ambos os contraentes desta freguezia.

 

2-9 Rita, aos 10-08-1764

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-08-1764 cap. Pilar, Rita, f.l. Manoel da Fonseca Cabral e Izabel da Cruz, padr.: Alf. Luiz Teixeira Cabral e s/m Antonia de Almeida.

3 Ana Teresa de Jesus casou com Domingos Rodrigues Guimarães, filho de Manoel Rodrigues, natural da freguesia de S. Martinho de Sande e Pascoa Francisca, natural da freguesia de S. Tomé de Caldas ambas do termo de Guimarães Arc. de Braga.

          Pais de, q.d., batizados em Prados e Tiradentes-MG:

3-1 Tomasia aos 02-01-1750 em Prados.

Prados, MG aos 02-01-1750 na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca bat a Tomasia, f.l. de Domingos Rodrigues e Ana Teresa, foi batizada condicionalmente por um primeiro batismo, e foram padrinhos Francisco Rodrigues Goulart, casado e Jose Gomes de Aguiar, solteiro desta freguesia.

3-2 José em 14-05-1752.

Prados, MG aos 14-05-1752 nesta matriz bat Jose, f.l. Domingos Rodrigues Guimarãese Ana Teresa de Jesus, foram padrinhos Domingos Rodrigues Dantas, solteiro e Maria Emerenciana de Santa Ana mulher de Souza Freitas, todos desta freguesia.

3-3 Antonio, em 06-11-1752.

Prados, MG aos 06-11-1753 bat a Antonio, f.l. de Domingos Rodrigues Guimarães, n. da freg. de S. Martinho de Sandim ARc. Braga e de Ana Teresa, n. da freg. de S. Jose Bispado de Mariana, np de Manoel Rodrigues e de Pascoa Rodrigues, naturais da mesma freguesia de S. Martinho, nmaterno de Gonçalo de Almeida e de Lucrecia Pedrosa, naturais de S. Paulo; foram padrinhos Antonio Marques, solteiro da freguesia de S. Jose e Teresa Pires, viuva, desta freguesia de Prados.

3-4 Domingos, aos 16-02-1755 em São José.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-02-1755 matriz, Domingos, f.l. Domingos Rodrigues Guimarães e Ana Teresa de Jesus, np Manoel Rodrigues e Paschoa Francisca, batizada esta na freg. de S. Tome de Caldas e aquele bat. na freg. de S. Martinho de Sande ambos do termo de Guimarães do Arc. de Braga, nm de Gonçalo de Almeida Colaço e Lucrecia Pedrosa, batizados na freg. da cidade de S. Paulo; padr.: Antonio Marques Monteiro e Lodovina Maria da Assunção, filha solteira de Joseph de Guerra Chaves.

3-5 Joaquim, aos 30-05-1756

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-05-1756 matriz, Joachim, f.l. Domingos Rodrigues Guimarães e Ana Teresa de Jesus, padr.: João Lourenço de Abreu.

3-6 Ana, aos 02-10-1757

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-10-1757 matriz, Ana, f.l. Domingos Rodrigues Guimarães e Ana Teresa de Jesus, padr.: Antonio Nunes de Resende e Catarina Alvares de Moraes, mulher de Antonio Marques Monteiro.

3-7 Miguel, aos 07-01-1759.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-01-1759 matriz, Miguel, f.l. Domingos Rodrigues Guimarães e Ana Teresa de Jesus, pader.: Revdo. Gervasio Fernandes Rodales? e Maria Antonia, mulher de Joseph Ribeiro de Miranda.

3-8 Josefa, aos 05-03-1763.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos -  aos 05-03-1763 matriz, Josepha, f.l. Domingos Rodrigues Guimaráes, n. da freg. de S. Martinho de Sande do termo de Guimarães Arc. de Braga e Ana Teresa de Jesus, n. desta freg. da vila de S. Joseph, e nela moradores, np Manoel Rodrigues e Pascoa Francisca da dita freg. de S. Martinho, nm Gonçalo de Almeida Colaço e Lucrecia Pedrosa, naturais do Bispado de S. Paulo, padr.: Thomas Pereira e Custodia Maria, mulher de Joseph Gomes.

3-9 Francisco, aos 13-11-1765

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos -  aos 13-11-1765 matriz, Francisco, f.l. Domingos Rodrigues Guimarães e Ana Teresa, padr.: Alf. Antonio Rodrigues n. da cidade de S. Paulo.

 

4 Maria da Encarnação casou com José da Guerra Chaves, filho de Antonio Domingues Guerra e Maria Gomes, naturais da vila de Chaves Arc. de Braga.

Foram filhas de José da Guerra Chaves, deste ou de outro matrimônio:

- Ludovina Maria da Assunção, solteira em 1755, madrinha de Domingos 3-4 supra.

- Ana Felicia, solteira em 1758, madrinha da irmã Joana 4-2.

 

          Maria e José tiveram filhos, batizados em Tiradentes-MG, q.d.:

4-1 Antonia, em 09-09-1755.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-09-1755 Lage, Antonia, f.l. Joseph da Guerra Chaves e Maria da Encarnação, np Antonio Domingues Guerra e Maria Gomes, naturais da vila de Chaves do Arc. de Braga, nm de Gonçalo de Almeida Colaço e Lucrecia Pedrosa, naturais do Bispado de S. Paulo, padr.: Joseph Gomes da freguesia dos Prados e Liduina Maria, irmã da batizada.

4-2 Joana Teresa de Jesus, batizada em 21-02-1758.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-02-1758 matriz, Joana, parvula, f.l. Jose da Guerra Chaves e Maria da Encarnação, np Antonio Domingues Guerra e s/m Maria Gomes nts da vila de Chaves de Tras dos Montes do Arc. de Braga, nm Gonçalo de Almeida Collasso e s/m Lucrecia Pederosa nts da cidade e bispado de S. Paulo, padr.: João Lobo de Crasto, solteiro e Ana Felicia, solteira irmã da dita parvula.

          Casou com Serafim José Pacheco e foram moradores no Passatempo-MG onde comparecem no censo de 1831, S3e3rafim com 82 anos e Joana com 74.

Censo Passatempo-MG 1831 quarteirão 8 fogo 5:

SERAFIM JOZE PACHECO; chefe do fogo; masculino; branca; 82; casado; agricultor

JOANNA TEREZA; cônjuge; feminino; branca; 74; casado;

MARIA FRANCISCA; dependente; feminino; branca; 45; solteiro;

RAFAEL; dependente; masculino; branca; 5; ;

IPIFANIA; dependente; feminino; branca; 4; ;

9 escravos

          Viúva e sem geração, Joana testou em 12-09-1840 e instituiu por sua universal herdeira a Epifania, exposta em sua casa e casada com Antonio Rodrigues Moreira. Seu testamento foi registrado no Livro de Obitos de Passatempo em 23-12-1843.

Passatempo, MG Testamento de Joana Teresa de Jesus, f.l. do S. M Jose da Guerra Chaves e D. Maria da Encarnação, ja falecidos, n/b na freguesia da vila de S. Jose e de presente sou moradora nesta freguesia do Passatempo. Sou viuva de Serafim Jose Pacheco e não tivemos filhos. Não tenho herdeiros ascendentes nem descendentes. Testamenteiros em 1º a Manoel Luiz Coelho, em 2º o Alf. Manoel Gomes Pinheiro, em 3º Gabriel Glz Campos.

Liberta escravos. Instituo por minha universal herdeira a Epifania Teresa de Jesus, exposta em minha casa e casada com Antonio Roiz Moreira,

Pedi a Jose Nunes Cardozo que este por mim fizesse e me assino. Passatempo 12 de setembro de 1840 Joana Thereza de Jesus.

E nada mais continha o dito testamento. Passatempo 23-12-1843. O Vigario Jose Fabião.

 

4-3 Joaquina, em 23-10-1761

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 23-10-1761 matriz, Joaquina, f.l. Joseph da Guerra Chaves e Maria da Encarnação, padr.: Vigario da freg. da dita vila Manoel do Pinho Cardido e Felicia de Jesus, mulher de Bernardo Antonio.

 

5- Custodia Maria de Almeida, natural e batizada em S. José. Em Prados aos 28-09-1750 casou com José Gomes de Aguiar, ai batizado em 21-10-1727, filho de Diogo Gomes de Aguiar, natural dos arrabaldes de Lisboa efalecido em Prados em 25-04-1730 e Teresa Pires de Siqueira, natural da cidade de S. Paulo.

Prados, MG aos 28-09-1750 nesta matriz se receberam Jose Gomes de Aguiar, n/b nesta freguesia, f.l. de Diogo Gomes de Aguiar, ja defunto e de Teresa Pires de Siqueira = com Custodia Maria de Almeida, n/b na freg. de Santo Antonio da vila de S. Jose, f.l. de Gonçalo de Almeida Collasso e de Lucrecia Pedrosa. Test.: João Batista de Almeida e R.do Antonio Nunes coadjutor desta dita matriz.

 

Prados, MG aos 21-10-1727 nesta matriz bat a Jose, f.l. de Diogo Gomes de Aguiar e de Teresa Pires sua mulher, foram padrinhos Paulo de Mello. Todos desta freguesia.

 

Prados, MG aos 25-04-1730 dei sepultura dentro desta matriz dos Prados a Salvador, filho menor de sete anos de Diogo Gomes.

 

Pais de, q.d., batizados em Prados:

5-1 Inacio em 06-09-1751.

Prados, MG aos 06-09-1751 nesta matriz bat a Inacio, f.l. de Jose Gomes de Aguiar e Custodia Maria de Almeida, foram padrinhos o Padre João Carneiro da freguesia de S. Jose, e Teresa Pires de Siqueira, viuva desta freguesia dos Prados.

5-2 Ana em 13-09-1753.

Prados, MG aos 13-09-1753 nesta matriz bat Ana, f.l. de Jose Gomes de Aguiar e Custodia Maria de Almeida desta freguesia, npaterna de Diogo Gomes de Aguiar, n. do Patriarcado e arrebaldes de Lisboa e de Teresa Pires, n. da cidade de S. Paulo, nmaterna de Gonçalo de Almeida Colaço e Lucrecia Pedrosa, naturais da cidade de S. Paulo; foram padrinhos o dito Gonçalo de Almeida e Leonor de Assunção mulher de Francisco Rodrigues Goulart desta freguesia.