PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

GASPAR JOÃO BARRETO, o filho

(atualizado em 16-abril-2019)

 

SL. 6, 224, 4-1 Gaspar João Barreto que casou com Maria Barbosa de Lima, f.ª de Gabriel Barbosa de Lima e de Maria de Lima do Rosario. Tit. Moraes. Teve 12 f.ºs: 5-1 a 5-12

 

Bartyra Sette

 

 

Gaspar João Barreto, filho de outro do mesmo nome e Francisca Cubas, casou com Maria Barbosa de Lima (ou Maria de Lima Barbosa), filha de Gabriel Barbosa de Lima e Maria de Lima do Rosario.

 

Maria, viúva, testou em 11-02-1715 e faleceu aos 21 do mesmo mês e ano. Foi inventariada na cidade de São Paulo aos 20 de setembro do mesmo ano por seu filho José Barbosa de Lima, inventário SAESP não publicados, neste site.

 

Foram doze os filhos do casal, situação em 30-09-1715 na ordem em que são citados no testamento materno:

1- Pe Antonio Barreto de Lima, licenciado. Vigario da Vara em Taubaté.

2- Domingos Barreto de Lima, casado. Se achava nas minas gerais.

3- Salvador Barreto de Lima, maior

4- Gabriel Barbosa de Lima, casado

5- João Barreto de Lima, solteiro, maior. Tambem se achava nas minas gerais.

6- Alexandre Barreto de Lima, casado

7- José Barbosa de Lima, maior

8- Francisco Barbosa de Lima, com 24 anos, morador na vila de Jacarei.

9- Gaspar João Barreto, já falecido ficaram dois filhos menores: Onofre, 22 anos e Maria de 15

10- Maria Barbosa de Lima, viuva de Onofre Jorge Velho.

11- Francisca Cubas (ou Francisca Barbosa de Lima) casada com Salvador Jorge, moradores na vila de Guaratinguetá.

12- Rosa de Lima casada com Estevão Correa, moradores na vila de Taubaté.

 

 

1- Antonio Barreto de Lima

SL. 6, 228, 5-7 Padre Antonio Barreto de Lima, falecido em 1723, foi vigário de Taubaté

Antonio recebeu os santos óleos na Matriz de São Paulo aos 16-03-1663. Em 1684, com 21 anos, habilitou-se ao sacerdócio. No processo encontramos a certidão de seu batismo e nos testemunhos são citados os nomes e naturalidaes de seus avós, todos tidos e havidos por cristãos velhos, sem nenhum sangue de raça imunda”.

(pesquisa Regina M. Junqueira) Arquidiocese de São Paulo

ACMSP ano 1684 -Processo de Habilitação Sacerdotal

Habilitando: Antonio Barreto de Lima

Juiz: José de Barros Alarcão

Escrivão: Estevão de Souza Araujo

 

Nota: Todas as folhas do processo foram molhadas o que apagou tudo o que esteve escrito no terço superior das paginas.

Abertura

Anno de Nosso Senhor Jesus Christo de mil seiscentos e oitenta e quatro anos aos doze dias do mês de Abril nesta Villa de São Paulo Estado do Brazil e Bispado do Rio de Janeiro em pousadas de mim escrivão   Antonio Barreto de Lima ... (compareceu apresentando petição)

 

 (apagado) fo—legitimo de Gaspar ---------------------------- de Lima moradores ------------------------- to por parte paterna de ---par Joam ------------------ ural de ---- f-- da espada na cinta morador (que foi nesta ) villa e de sua molher Fracª Cubas (moradora que foi nesta villa) neto por parte materna de Gabriel Barbosa de Lima natural de Ponte de Lima e morador que foi nesta Villa e de sua mulher Maria de Lima  natural e moradora nesta villa que ele com o favor de Deos sequer Ordenar de ordens menores (e para isso mostrar que é cristão velho por ele e seus avós paternos e maternos)

 Que se mande tirar sua inquirição de genere et moribus ....

 

Depoimento de João do Prado da Cunha morador em São Paulo, 66 anos, do costume disse nada. Disse que os pais do habilitando, Gaspar João Barreto e sua mulher Maria de Lima moradores e naturais de S Paulo sempre foram tidos por cristãos velhos. Conheceu Gaspar João Barreto nascido em Freixo de Espada a Cinta e sua mulher Francisca moradores em S Paulo, também tidos e havidos por cristãos velhos. Conheceu Gabriel Barbosa Lima, natural de Ponte de Lima e sua mulher Maria de Lima também sem raça imunda nenhuma e têm dois filhos padres da Companhia.

 

Depoimentos no mesmo teor de:

Onofre George de ------, natural e morador em São Paulo, 38 anos,

Fernão de Camargo, natural e morador da Vila de São Paulo, (5)5 anos, do costume disse nada.

Antonio de Lima (nome extraído da assinatura, qualificações da testemunha estão apagadas)

Vigario Pedro Leme do Prado, natural de São Paulo, 5(6) anos, do costume disse nada

 

Certidão de Batismo do Habilitando

Igreja Matriz da Villa de São Paulo - Aos 16-03-1663  puz os santos óleos por me constar que já estava batizado a Antº filho de Gaspar João Barreto e e Maria de Lima. Foi padrinho Hieronimo de Moura – João Leite de Silva.

 

3- Salvador Barreto de Lima.

SL. 6, 228, 5-7 Salvador Barreto de Lima, f.o de 4-1(Gaspar João Barreto que casou com Maria Barbosa de Lima), casou com Maria da Silva Dias, fal. em 1778, f.a de André Teixeira Dias e de Francisca Corrêa de Lemos. Tit. Dultras Machados. Fal. em 1782 e teve os 7 f.os (Resíduos de Testamentos C. Ec. de S. Paulo):

SL. 9, 45, 1-3 Maria da Silva Dias foi casada com Salvador Barreto de Lima, falecido em 1782, f.º de Gaspar João Barreto e de Francisca Cubas. Com geração no V. 6.º pág. 228.

 

Engano em SL. 9, 45, 1-3 na filiação de Salvador, assim como no ano de seu óbito.

 

Salvador Barreto de Lima o filho de Gaspar João Barreto e Maria Barbosa de Lima, neto paterno de outro Gaspar João Barreto e Francisca Cubas, neto materno de Gabriel Barbosa de Lima e Maria de Lima do Rosário, já era falecido em 1749 (batismo do neto Joaquim 3-2-1). Foi casado aos 11-07-1717 com Maria da Silva Dias, batizada em 07-03-1703, filha de Andre Teixeira Dias e de s/m Francisca Correa de Lemos, neta materna de Salvador Correa de Lemos e Maria da Cunha de Mendonça - família “Domingos de Góes”, neste site.

de genere de Antonio da Cunha Lima:

Certifico que em um dos livros dos casamentos desta freguesia se acha o assento: aos 11-07-1717 se recebeu na igreja matriz Salvador Barreto de Lima, f. de Gaspar João Barreto e de s/m Maria de Lima, ja defuntos = com Maria da Silva Dias, f. de Andre Teixeira Dias e de s/m Francisca Correa de Lemos, todos moradores nesta cidade e perante as testemunhas Gabriel Barbosa, Manoel Dutra o moço, Luzia Barbosa e Maria da Silva. S. Paulo 11-09-1798.

Dentre os filhos de Salvador citados por Silva Leme:

3-1 Antonio Barbosa de Lima, batizado na Sé de S. Paulo aos 27-08-1718. Em 14-02-1752 casou com Izabel Bicuda de Siqueira, com cerca de 28 anos, filha de Francisco Alvares da Cunha e Ana Vidal de Siqueira naturais desta freguesia onde casaram em 06-03-1707, neta paterna de Sebastião Alvares de Figueiredo(*), natural da ilha de São Sebastião e de s/m Izabel de Unhate natural desta freguesia, e neta materna de Francisco de Siqueira de Mendonça e de sua mulher Joanna Leme de Brito, naturais desta mesma freguesia.

(*)Silva Leme, repetindo Pedro Taques, informa que Sebastião Alvares de Figueiredo, que foi morador na ilha de S. Sebastião, foi o primeiro marido de Catharina de Unhate de Medeiros com os filhos: o dito Francisco Alvares da Cunha e Jose Alvares de Figueiredo. Catarina testou em 14-05-1695 e declara somente o casamento com o falecido Ignacio Moreira e os filhos deste matrimônio: Aportes à GP: Catharina de Unhate de Medeiros - SL. II, 10, 2-2, neste site.

de genere de Antonio da Cunha Lima

Certifico que em um dos livros dos casamentos desta Sé e freguesia a f 205v se acha: aos 14-02-1752 se receberam Antonio Barbosa Lima, f. de Salvador Barbosa de Lima e de s/m Maria da Silva Dias, naturais desta freguesia, neto paterno de João Barreto e de s/m Maria de Lima, e neto materno de Andre Teixeira Dias e de s/m Francisca Correa, todos desta freguesia = com Izabel Bicuda de Siqueira, f. de Francisco Alvares da Cunha e de s/m Ana Vidal de Siqueira, nts desta freguesia, neta paterna de Sebastião Alvares de Figueiredo, natural da ilha de São Sebastião e de s/m Izabel de Unhate natural desta freguesia, e neta materna de Francisco de Siqueira e de sua mulher Joanna Leme de Brito, naturais desta mesma freguesia. Sendo testemunhas Francisco dda Rocha Leme e Salvador Correa da Silva, ambos casados.

 

SP. SP ACMSP - Dispensas Matrimoniais ano 1752

Antonio Barbosa Lima e Izabel Bicuda de Siqueira

Autos de Casamento 28-01-1752 cidade de S. Paulo

Antonio Barbosa Lima, f.l. de Salvador Barreto de Lima, ja defunto e de s/m Maria da Silva Dias = Com Izabel Bicuda de Siqueira, f.l. de Francisco Alz da Cunha e de s/m Ana Vidal de Siqueira, todos naturais e moradores desta cidade.

 

(...) Cura da Sé Catedral de S. Paulo certifico que em um dos livros dos batizados a f 42 se acha o assento do teor seguinte: aos 27-08-1718 bat a Antonio, f. de Salvador Barreto e de s/m Maria da Silva Dias, foram padrinhos Andre Teixeira e Maria Barbosa de Lima.

Certifico em como não achei o assento do batismo da contraente que busquei na vila competente (...). S. Paulo 22-01-1752.

 

Autos de Justificação de batismo de Izabel Bicuda de Siqueira: aos 27-01-1752 feita uma justificaçãode seu batismo (...). Foram apresentadas as testemunhas:

- Catarina Jorge, casada, n. desta cidade e moradora no bairro de N. Sra do O, de idade 59 anos. (...) que é filha legitima de Francisco Alvres da Cunha e Ana Vidal, e que foi batizada na Igreja da Aldeia dos Pinheiros pelo Reverendo Padre Luiz do Rosario, religioso de S. Bento, havera vinte e oito anos, sendo padrinhos João Bicudo e Joana Leme, já defunta; e que sabe pela ver levar e trazer da igreja e ser público naquela vizinhança.

- Luzia Leme de Siqueira, solteira, natural desta cidade e moradora no bairro de N. Sra do Ó, de idade 40 anos. (...) e madrinha Joana Leme, mãe dela testemunha.

-Luciana Diniz, viuva, natural de Araçariguama e moradora no bairro de N. Sra do Ó, de idade 50 e tantos anos (...) disse que a justificante foi batizada na igreja e aldeia dos Pinheiros pelo P. Francisco do Rosario, religioso de S. Bento havera vinte e outo anos, pouco mais ou menos, sendo padrinho João Bicudo e madrinha Joana Leme e sabe por ter levado a batizar a justificante e haver presenciado.

Entre os filhos de Antonio e Izabel citados em SL. 6º, 228, 6-1:

3-1-1 Antonio da Cunha Lima batizado na Sé de São Paulo em 17-12-1755. Casou com Ursula Maria Xavier, natural de São Paulo onde faleceu aos 27-11-1797.

         Antonio habilitou-se às ordens sacras em 1799:

SP. SP ACMSP Aplicação Sacerdotal (genere et moribus) ano1798

Habilitando Antonio da Cunha Lima - 02-01-1799

Escritura de doação do Patrimonio:

Doadora Ana Maria de Siqueira a Antonio da Cunha Lima, sitio e terras

Data aos 29-12-1798 neste bairro da Agoa Branca, termo e distrito da cidade de S. Paulo e sitio de Ana Maria de Siqueira

 

Ana Maria de Siqueira, (...) o tivera por herança de seus pais Antonio Alz Bitancor e Catarina Bicuda de Siqueira (...) em o qual tiveram partes  iguais os irmãos da mesma, sendo um deles o Reverendo Francisco Bicudo de Siqueira e aos mais todos pagou a dita doadora as partes que nele tinham ficando por esta razão a mesma doadora na posse e dominio do mesmo sitio(...).

 

Autos de deligencias a favor do habilitando 25-05-1798 nesta cidade de S. Paulo:

Diz Antonio da Cunha Lima, natural desta cidade, f.l. de Antonio Barbosa de Lima e de Izabel Bicuda de Siqueira naturais desta mesma cidade, neto paterno de Salvador Barreto, n. desta cidade ou da vila de Taubate e de Maria da Silva Dias, n. desta cidade, neto materno de Francisco Alz da C.ª, n. da vila de S. Sebastião e de Ana Vidal de Siqueira, n. desta cidade ou da vila de Parnaiba (...)

 

Certifico que em um dos Livros dos batizados desta Sé e freguesia a f. 125 se acha o assento: aos 17-12-1755 nesta Sé bat a Antonio, filho por lume de Antonio Barbosa de Lima e de s/m Izabel Bicuda de Siqueira, foram padrinhos Alexandre Barreto de Lima, solteiro e Ignez Barbosa de Lima, solteira, todos desta freguesia. S. Paulo 11-09-1798

 

Certifico que em um dos Livros dos batizados desta Sé e freguesia a f. 42v se acha o assento: aos 27-08-1718 bat a Antonio, f. de Salvador Barreto e s/m Maria da Silva Dias, foram padrinhos Andre Teixeira e Maria Barbosa de Lima. S. Paulo 15-09-1798

 

Certifico que revendo os autos de Justificação de Batismo de Izabel Bicuda de Siqueira, neles a f 5 se acha a sentença do teor e forma seguinte: = hei por justificado o batismo da contraente Izabel Bicuda de Siqueira e tambem o ter idade para celebrar o sacramento do matrimônio vistos os ditos das testemunhas. São Paulo 27-01-1752.

 

Certifico que em um dos livros dos casamentos desta Sé e freguesia a f 205v se acha: aos 14-02-1752 se receberam Antonio Barbosa Lima, f. de Salvador Barbosa de Lima e de s/m Maria da Silva Dias, naturais desta freguesia, neto paterno de João Barreto e de s/m Maria de Lima, e neto materno de Andre Teixeira Dias e de s/m Francisca Correa, todos desta freguesia = com Izabel Bicuda de Siqueira, f. de Francisco Alvares da Cunha e de s/m Ana Vidal de Siqueira, nts desta freguesia, neta paterna de Sebastião Alvares de Figueiredo, natural da ilha de São Sebastião e de s/m Izabel de Unhate natural desta freguesia, e neta materna de Francisco de Siqueira e de sua mulher Joanna Leme de Brito, naturais desta mesma freguesia. Sendo testemunhas Francisco dda Rocha Leme e Salvador Correa da Silva, ambos casados.

 

Diz Antonio da Cunha Lima, n. desta cidade, f.l. de Antonio Barbosa Lima e Izabel Bicuda de Siqueira, que lhe passem por certidão o teor dos assentos de casamento de seus avos paternos Salvador Barbosa de Lima e Maria da Silva Dias, e de seus avos maternos Francisco Alz da Cunha e Ana Vidal de Siqueira, todos nts desta cidade.

 

i33 certidão: Certifico que em um dos livros dos casamentos desta Sé e freguesia a f --- se acha o assento: aos 11-07-1717 se recebeu na igreja matriz Salvador Barreto de Lima, f. de Gaspar João Barreto e de s/m Maria de Lima, ja defuntos = com Maria da Silva Dias, f. de Andre Teixeira Dias e de s/m Francisca Correa de Lemos, todos moradores nesta cidade e perante as testemunhas Gabriel Barbosa, Manoel Dutra o moço, Luzia Barbosa e Maria da Silva. S. Paulo 11-09-1798.

 

Certifico que no mesmo livro a f 56 se ve o assento: aos 06-03-1707 se recebeu em esta igreja matriz Francisco da Cunha, f. de Sebastião Alvres e de s/m Izabel de Unhate moradores que foram em Itu = com Ana Vidal, f. de Francisco de Siqueira de Mendonça e s/m Joana Leme de Brito. Test.: João Vidal de Siqueira e Maria de Abreu. São Paulo 12-09-1798

 

Certifico que em um dos livros dos óbitos desta Sé e freguesia a f 182v se acha: aos 27-11-1797 faleceu Ursula Maria Xavier, natural desta cidade, casada com Antonio da Cunha Lima. Não fez testamento. Jaz sepultada na igreja de Santo Antonio. São Paulo 29-08-1798.

 

 (..) livros de batizados desta freguesia a f 188 se acha: aos 07-03-1703 anos bat a Maria, f. de Andre Teixeira e de s/m Francisca Correa, foram padrinhos Manoel Dultra e Maria da Silva mulher do dito Manoel Dultra. S. Paulo 24-12-1798.

 

3-2 Alexandre Caetano era natural da freguesia de S. Caetano-SP. Solteiro teve com Custódia da Conceição, natural de Mogi das Cruzes-SP, filha natural de João Soares, portugues já falecido em 1749 e Lizarda de Oliveira, natural de Mogi das Cruzes, o filho:

3-2-1 Joaquim, batizado em 26-10-1749 em Campanha-MG, filho natural

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-10-1749 Joaquim, f. nat. de Alexandre Caetano, solteiro bat. na freg. de S. Caetano bispado de S. Paulo, e Custodia Maria da Conceição, solteira n. da freg. de Mogi bispado de S. Paulo, np Salvador Barreto, já defunto e s/m Maria da Silva da dita freguesia e bispado; nm (natural) de João Soares, já defunto n. do reino e Lizarda de Oliveira, solteira da vila de Mogi, mas a dita Custodia nascida no Rio Grande Caminho dos Goiases, padr.: Jose Pedro da Silveira e Maria de Brito mulher de Miguel Cubas de Moraes irmão do dito Alexandre Caetano.

 

Alem dos sete filhos citados na GP, Salvador teve mais um filho, natural ou de outro matrimônio:

3-8 Capitão Miguel Cubas de Moraes, natural de São Paulo, era filho de Salvador Barreto Lima, natural de São Paulo e já falecido em 1749. Casou com Maria (Bicuda) de Brito falecida na Campanha em 20-10-1755 com cerca de 50 anos. Capitão Miguel já era falecido em agosto de 1773 (batismo do neto João 3-8-2-9)

Campanha, MG Igreja Santo Antonio obitos aos 20-10-1755 fal. Maria Bicuda de Brito mulher de Miguel de Cubas de Moraes morador no sitio da Palmela desta freguesia, de idade 50 anos pouco mais ou menos.

 

          Salvo improvável homonimia de pai e filho, o mesmo Miguel Cubas de Moraes, natural de S. Paulo, filho de Salvador Barreto de Lima e Ana Rodrigues, ambos já falecidos em 1765 (batismo do neto Manoel 3-10-11), casou em segundas com Izabel Nunes de Siqueira, natural de Baependi-MG, filha de Salvador Teixeira e Domingas Ribeira do Prado, com filhos batizados na Campanha.

          Viuva, Izabel Nunes casou segunda vez, em Jacui-MG aos 16-04-1798, com João Vieira Monteiro, viuvo de Ana Maria Ferreira.

Jacui, MG matr. - aos 16-04-1798 nesta matriz João Vieira Monteiro viuvo de Ana Maria Ferreira = cc Izabel Nunes de Siqueira viuva de Miguel Cubas de Moraes. Ambos os contraentes assistentes nesta freguesia e a perto de um ano e vindos da campanha do Rio Verde e presentemente moradores no bairro da Bocaina.

 

Capitão Miguel Cubas de Moraes e Maria de Brito tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

3-8-1 Maria Barbosa de Lima, batizada em fevereiro de 1728 em Baependi, casou com João Paes Moreira. Maria faleceu com testamento de 11-03-1819 aberto aos 24 de Julho do mesmo ano.

Baependi-MG Igreja N Sra do Monte Serrate - Aos [-----] dias de Fevereiro de 1728 bat. a Maria filha de Miguel Cu[---] e Maria de Brito, padrinhos Antonio Fr. e Paula Mor.ª

Teve os filhos, segundo seu testamento (neste site):

3-8-1-1 Miguel Paes

3-8-1-2 Salvador Moreira

3-8-1-3 Inácio Barbosa

3-8-1-4 Tomé Moreira

3-8-1-5 Ângelo

3-8-1-6 Catarina casada com Caetano José.

3-8-1-7 Teresa casada com Januário Monteiro.

3-8-1-8 Maria Francisca, em Baependi aos 21-09-1768 casou com Manoel Alves da Silva, natural de S. Mamede do Vermil termo da vila de Guimarães Arc. Braga, filho de Francisco de Oliveira e Batista Dias da Silva.

 (pesq. Moacyr Villela) Casamentos de Baependi-MG “Aos 21 de Setembro de 1768 na Matriz de Baependi,... Manoel Alvares da Silva natural e batizado na Freguesia de São Mamede de Vermil Couto de ...(Ronfe?) ...Termo da Vila de Guimarães, Arcebispado de Braga filho legitimo de Francisco de Oliveira e Batista Dias da Silva e Maria Francisca natural e batizada nesta Freguesia filha legitima de João Paes Moreira e Maria Barbosa...”

          Já falecida em 1819, Maria deixou os filhos: “Thomé Antonio, Felisberta, Rita, Leonor”

3-8-1-9 Rosa, falecida, foi casada com Frutuoso Nunes. Deixou os filhos: Manoel, José, João, Joaquina, Catherina.

3-8-1-10 João Barbosa de Lima, já falecido em 1819, foi casado duas vezes com geração de ambas as nupcias. Aos 24-06-1792 casou com Maria Leite do Prado, natural de Baependi e filha de Sebastião Leite do Prado e Maria da Silva Pedrosa.

Diocese de Campanha, paroquia de Baependi-MG, aos 24 junho 1792,  João Barbosa de Lima e Maria Leite do Prado.

Ele f.l. de João Paes Moreira e Maria Barbosa Lima, n. e b. na freg. de Baependi.

Ela f. l. de Sebastião Leite do Prado e Maria da Silva Pedrosa, n. e b. nesta mesma freguesia.

          João e Maria Leite tiveram: “João, Manoel, Joana e Ana”. Segunda vez casou com Maria Bernarda e teve os filhos: “Damazo e outro cujo nome ignora-se”.

3-8-2 Izabel Maria da Conceição casou com Inácio da Silva, filho do Cap. Mor José de Góes e Moraes e Cordula da Silva Bueno, família “José de Góes e Moraes”, capitão mor, neste site.

Pais de, q.d., batizados em Campanha:

3-8-2-1 Anastácio erm 20-05-1758.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-05-1758 Anastacio, f.l. Inacio da Silva n. da cidade de S. Paulo e Izabel Maria da Conceição n. desta freguesia, padr.: Bento Ferreira, solteiro e Maria Cardosa mulher de Baltazar Gomes Lima.

3-8-2-2 Felisberto em 29-09-1759.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-09-1759 Felisberto, f.l. Inacio da Silva e Izabel Maria da Conceição, padr: Caetano Jose de Almeida, casado e Ana Maria de Almeida mulher de Tome Moreira.

3-8-2-3 José em 13-06-1761

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-06-1761 Jose, f.l. Inacio da Silva n. da cidade de S. Paulo e Izabel Maria da Conceição n. desta freguesia, np Cap. Mor Jose de Goes e Moraes e Cordula da Silva, materno Miguel Cubas de Moraes e Maria de Brito, padr.: Jose Ferreira Ribeiro e Ana Izabel de Gouvea mulher de Bernardo da Cunha Cobra.

3-8-2-4 José em 19-03-1763

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 19-03-1763 matriz, Jose, f.l. Inacio da Silva n/b na cidade de S. Paulo e Izabel Maria a Conceição n/b nesta matriz, np Cap. Mor Jose de Goes de Moraes e Cordula da Silva Buena, materno de Miguel Cubas de Moraes e Maria de Brito, já defunta, padr.: João Rabelo da Costa e D. Joana Felicia mulher de Caetano Jose de Almeida.

3-8-2-5 Leonor Francisca das Chagas, batizada em 18-11-1764. Aos 15-10-1781 casou com Manoel Antonio Rodrigues natural da Borda do Campo filho de Antonio Jose Rodrigues e de Maria Teresa de Jesus, familia “Antonio Luiz de Medeiros”, neste site.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-11-1764 matriz, Leonor, f.l. Inacio da Silva n. a cidade de S. Paulo e Izabel Maria da Conceição n.desta matriz, padr.: Domingos Borges da Costa, casado e Jose Ferreira do Amaral com pp que apresentou de sua mulher Ana Gonçalves de Moraes. Avos paternos Jose de Goes e Moraes e Cordula da Silva, falecidos, maternos Miguel Cubas de Moraes e Maria de Brito, já defunta,

 

(pesq.Moacyr Villela) matrimonios de Campanha, MG “Aos 15 de Outubro de 1781 na ermida de Santo Antonio e Nossa Senhora do Rosario , filial das Freguesia das Lavras ... sem impedimentos, em presença do reverendo Manoel Caetano de Figueiredo e das testemunhas Jose de Azevedo Braga e do Ajudante Jose Ferreira de Melo se receberam em matrimônio Manoel Antonio Rodrigues, filho legitimo de Antonio Jose Rodrigues e de Maria Teresa de Jesus, ja defunta, natural e batizado na Freguesia da Borda do Campo e Leonor Francisca das Chagas de Jesus , filha legitima de Inacio da Silva e de Izabel Maria da Conceição natural da Campanha...”

3-8-2-6 Joaquim em 23-01-1767.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-01-1767 Joaquim n. aos 15, f.l. Inacio da Silva n. da cidade de S.Paulo e Izabel Maria da Conceição n. desta freguesia, np Jose de Goes de Moraes e Cordula da Silva Buena, falecidos, maternos Miguel Cubas de Moraes e Maria de Brito, falecida; padr.: Antonio Machado de Moura, solteiro e D. Escolastica Joaquina Moreira, solteira.

3-8-2-7 Ana em 26-07-1769. Ana Izabel, solteira em agosto de 1784 (batismo do irmão Elizário)

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-07-1769 matriz, Ana de trinta e cinco dias, f.l. Inacio da Silva n. da cidade de S. Paulo e Izabel Maria da Conceição n. desta freguesia, np Jose de Goes e Moraes e Cordula da Silva Buena, maternos Miguel Cubas e Maria de Brito. Padr.: o Revdo Antonio Manoel de Alvarenga e Maria Teresa de Jesus mulher de Antonio Jose Rodrigues.

3-8-2-8 Luiz em 07-07-1771

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-07-1771  Luiz, f.l. Inacio da Silva n. da cidade de S. Paulo e Izabel Maria da Conceição n. desta freguesia, np Jose de Goes e Moraes e Cordula da Silva Buena, nm Miguel Cubas de Moraes e Maria de Brito falecida. Padr.: Cap. Manoel Leite Ferreira e o Cap. Jose de Oliveira com pp de s/mulher D. Ana Esmeria Jacinta Ribeira da Silva.

3-8-2-9 João em 22-08-1773.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-08-1773 matriz João de trinta dias, f.l. Inacio da Silva n. da cidade de S. Paulo e Izabel Maria da Conceição n. desta freguesia, padr.: Cap. Jose de Oliveira e D. Maria de Araujo viuva de Pascoal Leite Paes. Avos paternos o Cap. Jose de Goes e Moraes e Cordula da Silva, falecidos todos da cidade de S. Paulo. Maternos Miguel Cubas de Moraes e Maria de Britto, falecidos.

3-8-2-10 Maria batizada em 25-02-1775.

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha “Aos 25 de Fevereiro  de 1775 nesta Matriz da Campanha batizei e puz os santos óleos a inocente Maria nascida a quinze dias,  filha legitima  de Inacio da Silva natural da Cidade de São Paulo e de Izabel Maria da Conceição natural desta Matriz. Foram padrinhos Ponciano Ferreira da Silva solteiro e Maria Teresa solteira filha de Baltazar Gomes de Lima.  Avós PP o Capitão Jose de Goes e Moraes  e Cordula da Silva Buena. Maternos Miguel Cubas de Moraes  e Maria de Brito ja defuntos”

3-8-2-11 Antonio em 13-06-1779

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha “Aos 13 de Junho de 1779  nesta Matriz da Campanha o reverendo Domingos da Silva Lobobatizoui e pos  os santos óleos ao inocente Antonio  nascido  de nove dias,  filho legitimo  de Inacio da Silva natural da Cidade de São Paulo e de Izabel Maria da Conceição natural da Campanha.... Foram padrinhos João Antonio de Azevedo e sua mulher Inacia Antonia da Silveira”

3-8-2-12 Cordula em 31-07-1782

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha “Aos 31 de Julho de 1782  nesta Matriz da Campanha batizei e pus os santos óleos a inocente Cordulade quinze dias mais ou menos, filha legitima  de Inacio da Silva natural da Cidade de São Paulo e de Izabel Maria da Conceição natural da Campanha.... Foram padrinhos  o Capitão Luis Antonio de Araujo e Leonor Francisca das Chagas mulher de Manoel Antonio”

3-8-2-13 Elizario em 24-08-1784

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha “Aos 24 de Agosto de 1784  nesta Matriz da Campanha o vigario Domingos da Silva Lobo batizou... Elizario nascido a 20 de Julho. filho legitimoa de Inacio da Silva natural da Cidade de São Paulo e de Izabel Maria da Conceição natural da Campanha.... Foram padrinhos  o Capitão reverendo Doutor Manoel Ribeiro Taborda e Ana Izabel solteira filha do mesmo Inacio da Silva”

 

3-8-3 Maria de Brito da Conceição, batizada em 19-03-1731. Madrinha de vários sobrinhos.

Baependi-MG Igreja N Sra do MonteSerrate.. Aos 19-03-1731 bat a Maria, f.l. Miguel Cubas e e Maria de Brito, padrinhos Francisco Alves, andante do caminho das Minas e Maria Moreira mulher de João Alves assistentes na Palmeirinha.

 

3-8-4 Rita de Jesus casou duas vezes. Primeira vez com Antonio Domingues Porto, natural da vila da Feira Bispado do Porto, filho de Antonio Fernandes e Maria Domingues. Antonio testou em 04-05-1755 e faleceu aos 17 do mesmo mês e ano:

Campanha, MG Igreja Santo Antonio obitos - aos 17-05-1755 faleceu Antonio Domingues Porto casado com Rita de Jesus, filho leg. de Antonio Fernandes e Maria Domingues, naturais da freguesia de Paramos comarca da vila da Feira Bispado do Porto. De idade 45 anos pouco mais ou menos foi sepultado dentro da matriz. Fez seu testamento.

(...)

Aos 04-05-1755 neste Arraial de Santo Antonio do Vale da Piedade da Campanha do Rio Verde eu Antonio Domingues Porto (...). Testamenteiros: Pedro da Silveira e meu sogro Miguel Cubas de Moraes e Francisco X.er da Silva.

Sou n. da Igreja de Paramos Comarca da vila da Feira Bispado do Porto, f.l. Antonio Frz e Maria Domingues. Sou cc Rita de Jesus e tenho quatro filhos, tres machos e uma femea.

Aprovação: 05-05-1755

Abertura: 17-05-1755

 

         Segunda vez, Rita casou com Manoel José Correa de Castro, natural de Baependi e filho de Manoel Correa de Alvarenga e Maria José de Castro.

         Ambos foram sepultados na capela de S. Gonçalo, Rita em 27-12-1804 e Manoel em 18-08-1814.

Campanha, MG aos 27-12-1804 foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo Rita de Jesus, mulher de Manoel Jose de Castro, tendo de idade setenta anos, é moradora do arraial.

 

Campanha, MG aos 18-08-1814 faleceu de uma diarrea de idade de 80 anos Manoel Jose de Castro, branco, morador no Tangua. Sepultado dentro da capela de S. Gonçalo. Obrigou-se a pagar seu filho Domingos Jose de Castro.

         Rita e Antonio tiveram quatro filhos batizados em Campanha:

3-8-4-1 José em 01-09-1748

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-09-1748 Jose, f.l. Antonio Domingues Porto n. freg. Paramos comarca da Feira Bispado do Porto e Rita de Jesus n. da freg. de N. Sra Monserrate de Baependi deste dito bispado, padr.: Jose Pedro da Silveira e Maria da Conceição, solteira filha de Miguel Cubas, tia do batizado.

3-8-4-2 Antonio em 12-07-1752

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 12-07-1752 Antonio, f.l. Antonio Domingues n. freg. de Paramos vila da Feira Bispado do Porto e Rita de Jesus n. Baependi bispado de Mariana, np Antonio Fernandes n. da freg. de Parantos e Maria Domingues da mesma freguesia, nm Miguel Cubas Moraes n. da cidade de S. Paulo e s/m Maria de Brito n. Guaratingueta-SP, padr.: Manoel Vieira da Silva, casado e Maria de Brito cc Miguel Cubas de Moraes

3-8-4-3 Miguel Cubas de Moraes, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º, casou com Ângela Barbosa ou Vieira, ambos descendentes do gentio da terra. Ana era filha de Francisco Vieira da Costa e Francisca Barbosa de Lima, neta materna do Capitão Antonio Barreto Lima e Ana Moreira Barbosa; § 10-4º.

Campanha-MG Livro misto 1763-1777

Miguel de Moraes e Angela Barbosa - 28-09-1763

Ambos os oradores são pobres, que se sustentam pelo seu braço; a oradora vive em companhia de sua mãe; os oradores são descendentes do gentio da terra.

Miguel de Moraes, f.l. Antonio Domingues, já defunto e Rita de Jesus, n/b nesta freguesia da Campanha do Rio Verde Bispado de Mariana.

Angela Barbosa, f.l. Francisco Vieira, já defunto e Francisca Barbosa, n/b nesta mesma freguesia da Campanha.

Impedimento em 4º grau de consanguinidade.

Que Miguel Cubas de Moraes e o Capitão Antonio Barreto de Lima são primos irmãos = o dito Miguel Cubas de Moraes é pai de Rita de Jesus mãe do dito orador Miguel de Moraes.

Que o dito Cap. Antonio Barreto de Lima é pai de Francisca Barbosa mãe da oradora Angela Barbosa = 4º grau de consanguinidade.

Que o orador por fragilidade e miseria humana teve copula ilicita com a oradora de quem tem um filho.

Testemunhas:

- Domingos Barreto, homem descendente do gentio da terra, solteiro, n. da freg. de N. Sra do Monserrate de Baependi deste Bispado de Mariana, de idade 40 anos pouco mais ou menos; morador na Palmela desta freguesia, que vive das suas roças = aos costumes disse que era tio legitimo da oradora; (6) disse que o orador tinha um filho da oradora, cujo filho é macho, e pelas frequencias dele tio a casa da oradora (...) (aa ? Domingos Barreto)

- Jose Barreto de Lima, solteiro, n. da freg. N. Sra. do Monserrate de Baependi deste bispado, de idade 38 anos pouco mais ou menos, morador na Palmela desta freguesia onde vive de suas roças, aos costumes disse que era tio da oradora - (...) os oradores são descendentes do gentio da terra (...) e que tudo sabe pela razão de seu dito é que como vive com a oradora em casa por ser seu tio como já fica dito, e parente da oradora ; (aa sinal de Jose Barreto de Lima)

- João Manoel de Crasto, homem solteiro, natural da vila de Jacarei Bispado de S. Paulo, idade 30 anos, morador nesta freguesia onde vive de sua agencia; aos costumes disse nada;

 

Termo de Assentada aos 10-12-1763

Orador Miguel de Moraes, dise que: Miguel Cubas de Moraes é primo de Antonio Barreto de Lima mas não esta certo em que grau; e que Miguel Cubas de Moraes é avô dele orador por ser pai de sua mãe Rita de Jesus. Que Antonio Barreto de Lima é avô da contraente oradora por ser pai da mãe da oradora Angela Vieira, e que a mãe da oradora se chama Fran (....) sinal de Miguel de Moraes

A depoente Angela Vieira:

Miguel Cubas de Moraes e Cap. Antonio Barreto de Lima são primos irmãos; e que o dito Antonio Barreto de Lima é pai de Francisca de Barbosa de Lima mãe dela oradora neta do dito Antonio Barreto de Lima. Miguel Cubas de Moraes é pai de Rita de Jesus mãe do orador Miguel de Moraes

Conclusão:  certifico que Miguel de Moraes e Angela Barbosa satisfizeram todas as penitencias (...) 07-02-1765

 

Angela faleceu com 50 anos declarados e foi sepultada aos 22-11-1800.

Campanha, MG aos 22-11-1800 foi sepultada nesta matriz Angela Vieira, branca, mulher de Miguel Cubas morador no taboão da Consquista. Morreu de um apustema e idade de 50 anos.

 

Tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

3-8-4-3-1 Ângelo, batizado em 23-02-1763 antes do casamento dos pais.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-02-1763 Angelo, f. nat de Miguel Cubas, solteiro e Angela Barbosa; padr.: Manoel Jose Correa casado com Rita de Jesus, e Maria Pedrosa mulher de Miguel Vieira de Almeida.

3-8-4-3-2 Ana em 03--08-1764. Os pais solteiros.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-08-1764 Ana, f. de Angela Vieira, solteira e Miguel Cubas de Moraes, solteiro, Padr.: Manoel Marques da Fonseca, solteiro e Ursula Maria enteada de Manoel Jose Ferreira.

3-8-4-3-3 Maria em 03-08-1766.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-08-1766 Maria, f.l. Miguel Cubas de Moraes n. desta freg. e Angela Barbosa tambem n. desta, np Antonio Domingues, falecido e Rita Maria, maternos Francisca Barbosa de Lima e Francisco Vieira, falecido. Padr.: Guilherme da Cunha Gago, casado e Maria Francisca do Nascimento mulher de Antonio Rodrigues de Souza.

3-8-4-3-4 Rita Maria de Jesus batizada em 05-12-1767. Aos 12-10-1796 casou com José Joaquim Rodrigues, batizado em 27-02-1774, filho de Leandro Rodrigues e Ana Maria, descendentes da terra.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 05-12-1767 matriz, Rita n. aos 270-11, f.l. Miguel Cubas de Moraes e Angela Vieira, nts desta freguesia, padr.: Jose Frrnandes Leite e Ana Barbosa de Lima, solteira, Avos paternos Antonio Domingues Porto, falecido e Rita de Jesus, esta natural da freguesia de Baependi deste bispado e o avo n. da cidade do Porto; maternos Francisco Vieira, falecido e Francisca Barbosa n. da freg. de Carrancas hoje de S. Ana das Lavras.

 

Campanha, MG aos 12-10-1796 Jose Joaquim Rodrigues, f.l. de Leandro Rodrigues, ja defunto e de Ana Maria, n/b nesta freguesia = cc Rita Maria de Jesus, f.l. de Miguel Cubas de Moraes e Angela Vieira, n/b nesta freguesia e nella moradores.

 

Campanha, MG aos 27-02-1774 nesta matriz bat a Jose, f.l. de Leandro Rodrigues e s/m Ana Maria, descendentes da terra; foram padrinhos Jose Gomes e Maria Teresa, solteiros, filhos do defunto Baltazar Gomes.

3-8-4-3-5 Tomé em 15-08-1770

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-08-1770 matriz, Tome de nove dias, f.l. Miguel Cubas de Moraes e Angela Vieira ambos nts desta freguesia da Campanha, np Antonio Domingues e Rita Maria, maternos Francisco Vieira e Franisca Barbosa. Padr.: João Tavares. e Ana Nunes mulher de Jose Fernandes.

3-8-4-3-6 Maria Angela da Conceição batizada em 03-08-1772. Aos 16-11-1792 casou com Antonio José Barreto, filho natural de Joana Maria da Rosa

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-08-1772 Maria de treze dias, f.l. Miguel Cubas de Moraes n/b nesta freguesia e Angela Vieira n. deste bispado. Avos pat. Antonio Domingues Porto e Rita de Jesus, maternos Francisca Barbosa e Antonio(sic) Vieira. Padr.: Manoel Jose de Crasto e s/m Rita Maria.

 

Campanha, MG aos 16-11-1792 Antonio Jose Barreto, f. natural de Joana Maria da Rosa e pai incognito = cc Maria Angela da Conceição, f.l. de Miguel Cubas de Moraes e Angela Vieira da Costa. Ambos nts e bts nesta freguesia da Campanha do Rio Verde

3-8-4-3-7 José em 27-12-1773.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 27-12-1773 Jose de dez dias, f.l. Miguel Cubas de Moraes e Angela Vieira da Costa n. freg. Santa Ana do Sapucai deste bispados e ambos batizados nesta da campanha donde ele pe natural, avos paternos Antonio Domingues e Rita de Jesus, maternos Francisco Vieira e Francisca Barbosa. Padr.: Padre Jose da Silva Salgado e Josefa Maria mulher de Manoel Leme da Silva.

3-8-4-3-8 Antonio em 25-07-1775.

Campanha, MG aos 25-07-1775 bat a Antonio nascido a 13 dias, f.l. de Miguel Cubas de Moraes, n. desta matriz e de s/m Angela Vieira da Costa, n. desta freguesia; foram padrinhos Jose Pedro da Silveira, solteiro e D. Teresa Angelica de Tolledo, viuva de Jose Pedro da Silveira; avos paternos Antonio Domingues Porto e Rita Maria de Jesus, maternos Francisco Vieira e Francisca Barbosa.

3-8-4-3-9 Joaquim batizado em 26-10-1776.

Campanha, MG aos 26-10-1776 nesta matriz bat a Joaquim nascido de vinte e um dias, f.l. de Miguel Cubas de Moraes e Angela Vieira da Costa, nts desta Campanha, avos paternos Antonio Domingues ja defunto e Rita de Jesus, avos maternos Francisco Vieira e Francisca Barbosa. Foram padrinhos o Revdo Manoel Caetano Rodrigues e a dita Rita de Jesus.

3-8-4-3-10 Joaquim batizado em 1783..

Campanha, MG Suplementos de batismos no ano de 1783 na capela de S. Gonçalo bat a Joaquim, f.l. de Miguel Cubas [--------] e Angela Vieira da Costa; foram padrinhos [apagado], casada e por não aparecer este assento, informado dele, o lancei aqui para todo o tempo constar.

3-8-4-3-11 Antonio em 19-10-1785.

Campanha, MG aos 19-10-1785 na capela de S. Gonçalo bat a Antonio, f.l. de Miguel Cubas de Moraes e Angela Vieira; foram padrinhos Joaquim Jose de Castro e D. Anacleta Maria do Nascimento mulher do Alf. Fernando Antonio.

3-8-4-4 Ana Ursula de Jesus batizada em 01-11-1755. Casou com José Ferreira de Godoy, natural de Guaratingueta-SP, filho de Felix de Godoy e de Jeronima Ferreira de Vasconcellos.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-11-1755 Ana, f.l. Antonio Domingues Porto e Rita de Jesus, nmaterno Miguel Cubas de Moraes e s/m Maria de Brito, padr.: Jose Denis Salgueros cirurgião e Maria Cardosa mulher de Baltazar Gomes de Lima

Entre os filhos do casal, batizados na Campanha:

3-8-4-4-1 Ana Isabel batizada em 14-08-1777. Casou com João de Piza Barreto.

Campanha, MG aos 14-08-1777 bat a Ana, nascida de 12 dias,  f.l. de Jose Ferreira, n. de Guaratingueta, e de Ana Ursula, n. desta Campanha, avos paternos Felix de Godoy e Jeronima Moreira, avos maternos Antonio Domingues Porto e Rita Maria de Jesus. Foram padrinhos Manoel Jose Correa, hoje marido desta e sua flha Felicia.

Pais de, pelo menos:

3-8-4-4-1-1 Francisca, batizada em 30-11-1795. Sepultada aos dois de dezembro do mesmo ano, obrigou-se seu avô materno.

Campanha, MG, aos 30-11-1795 na capela de S. Gonçalo bat a Francisca, f. de João de Piza Barreto e Ana Isabel, foram padrinhos Jose Ferreira de Godoy e Ana Ursula mulher do dito.

 

Campanha, MG aos 02-12-1795 foi sepultada dento a capela de S. Gonçalo, Francisca, filha de João de Pisa Barreto. Obrigou-se a pagar o enterro seu sogro Jose Ferreira de Godoy.

3-8-4-4-2 Jacinta em 18-11-1780.

Campanha, MG aos 18-11-1780 na capela de S. Gonçalo bat a Jacinta, f.l. de Jose Ferreira de Godois e Ana Ursula da Conceição, foram padrinhos João Crisostomo da Fonseca Reis e D. Jacinta Maria mulher do Ajudante Gregorio Lopes dos Reis.

3-8-4-4-3 Maria Rita de Jesus batizada em 1781. Aos 26-11-1796 casou com Inacio Manoel Cobra, filho de Bernardo da Cunha Cobra e Ana Izabel de Gouvea, família “Sargento Mor Manoel Nunes de Gouvea”.

          Inacio Manoel foi primeira vez casado com Escolástica Barbosa de Alvarenga, filha de Antonio Soares de Almeida e Maria Barbosa de Siqueira, com geração deste matrimônio na família “Antonio Soares de Almeida”.

Campanha, MG livro suplementos batismos no ano de 1781, pouco mais ou menos, na capela de S. Gonçalo bat a Maria, f.l. de Jose Ferreira de Godois e Ana Ursula, foram padrinhos Francisco Xavier Pereira e Rita de Jesus mulher de Manoel Jose de [--] e por não aparecer este assento, informado dele, o lansei aqui para todo o tempo constar.

 

Campanha, MG aos 26-11-1796 nesta matriz Inacio Manoel Cobra, viuvo de Escolastica Barbosa de Alvarenga = cc Maria Rita de Jesus, f.l.de Jose Ferreira de Godoy e de Ana Ursula da Conceição, n/b nesta freguesia.

          Inácio faleceu de retenção de urinas e foi sepultado aos 22-12-1801 com 62 anos declarados.

Campanha, MG aos 22-12-1801 na capela de S. Gonçalo foi sepultado Inacio Manoel Cobra, de idade sessenta e dois anos, de uma retenção de urinas.

 

          Em 1804 requereu dispensa por afinidade ilicita em 2º grau para se casar com Luciano Lopes de Siqueira, filho de Matias Lopes de Siqueira e Ana Joaquina de Lima, família Lopes de Siqueira Cap. 5º.

Processo Matrimonial - Campanha-MG - Livro Misto 1791

Luciano Lopes de Siqueira e Maria Rita de Jesus - 1804

Depoimento dos oradores:

Luciano Lopes de Siqueira, f.l. Matias Lopes de Siqueira e Ana Joaquina de Lima, n/b nesta freg. da Campanha. Que conhece muito bem a Miguel Cubas o qual é tido e havido por irmão de Ana Ursula de Jesus e que desta nasceu a oradora Maria Rita de Jesus e daquele nasceu Maria Teresa. Que ele orador teve acessos criminosos com Maria Teresa - impedimento em 2º grau de afinidade em linha transversal. Teve acessos criminosos com a oradora

Depoimento da oradora aos 27-01-1804: Maria Rita de Jesus, f.l. Jose Ferreira de Godois e Ana Ursula de Jesus, n/b nesta freguesia da Campanha. Que Miguel Cubas sempre foi tido e havido por irmão de Ana Ursula de Jesus, mãe da Oradora. Q de Miguel Cubas nascera Maria Teresa q vem a ser prima da oradora.

Testemunhas: Assentada aos 27-01-1804 nesta vila da Campanha

- Baltazar Gomes Lima, homem branco, casado, n. desta freguesia da Campanha e nela morador onde vive de sua lavoura, 46 anos, tio do habilitando.

-(?)disse ser tio da oradora. O orador é f.l. de Matias Lopes de Siqueira e Ana Joaquina de Lima e a oradora é f.l. de Jose Ferreira de Godois e Ana Ursula de Jesus. Que Miguel Cubas é irmão dele testemunha como tambem irmão de Ana Ursula de Jesus, desta nasceu a oradora e daquele nasceu Maria Teresa .

- Manoel Antonio de Souza, homem branco, solteiro, n/b nesta freguesia onde vive de seu oficio de alfaiate, de idade 23 anos, parente da oradora. (aa) Manoel Antonio de Sza.

3-8-4-4-4 Laureana em 17-11-1782.

Campanha, MG aos 17-11-1782 na capela de S. Gonçalo bat a Laureana de doze dias, f.l. de Jose Ferreira de Godois, n. da vila de Guaratingueta bispado de S. Paulo e de Ana Ursula da Conceição, natural desta freguesia, avos paternos Felis de Godois e Jeronima Ferreira e Vasconcellos, maternos Antonio Domingues e Rita Maria de Jesus. Foram padrinhos Francisco Jose Alvares e Luiz Correa Dias com pp de Angela Isabel de Alvaenga.

3-8-4-4-5 Gegorio em 11-01-1785.

Campanha, MG aos 11-01-1785 na capela de S. Gonçalo bat a Gregorio, f.l. de Jose Ferreira de Godois e Ana Ursula. Foram padrinhos Francisco Manoel de Paiva e s/m Maria Lopes.

3-8-4-4-6 Anacleta em 28-08-1786.

Campanha, MG aos 28-08-1786 na capela de S. Gonçalo bat a Anacleta, f.l. de Jose Ferreira de Godois e Ana Ursula da Conceição. Foram padrinhos Luiz Antonio de Azevedo e D. Maria do Nascimento.

 

Rita de Jesus e seu segundo marido Manoel José tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

3-8-4-5 Manoel em 28-09-1757.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-09-1757 Manoel, f.l. Manoel Jose de Castro n. freg. de Baependi e Rita de Jesus natural da dita freguesia, padr.: Juiz Ordinario Dr. Telles da Silva, solteiro e Maria Jose de Castro avó do batizado, todos moradores nesta freguesia.

3-8-4-6 Feliciana em 26-05-1759.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-05-1759 Feliciana, f.l. Manoel João(sic) Correa e Rita de Jesus nts da freg. de Baependi deste bispado, padr.: Manoel Tavares Pacheco, casado e Luzia Maria do Sacramento mulher de Antonio Craveiro todos meus paroquianos desta dita matriz; npaterna de Manoel Correa e s/m Maria Jose de Crasto, nm Miguel Cubas de Moraes e s/m Maria de Brito já defunta.

3-8-4-7 Monica em 16-05-1761.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-05-1761 Monica, f.l. Manoel Jose Correa e Rita de Jesus, padr.: Revdo Vigario da Vara da comarca Manoel Affonso Pereira, e D. Teresa Angelica de Tolledo viuva de Jose Pedro da Silveira.

3-8-4-8 Caetana em 27-03-1763.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 27-03-1763 Caetana, f.l. Manoel Jose Correa n. freg. Baependi e Rita de Jesus n/b na dita freguesia, padr.: Revdo Vigario atual Manoel Caetano Rodrigues, Avos paternos Manoel Correa de Alvarenga e Maria Jose de Crasto, maternos Miguel Cubas de Moraes e Maria de Brito, já defunta.

3-8-4-9 João em 08-04-1765

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-04-1765 matriz, João, f.l. Manoel Jose Correa e Rita de Jesus nts freg. Baependi deste bispado, np Manoel Correa de Alvarenga, solteiro e Maria Jose de Crasto, viuva, maternos Miguel Cubas de Moraes e Maria de Brito, falecida; padr.: Miguel Cubas de Moraes, casado e Luzia Maria do Sacramento.

3-8-4-10 Domingos José de Castro batizado em 31-03-1767.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 31-03-1767 Domingos, f.l. Manoel Jose Correa n. de Baependi e Rita de Jesus n/b Baependi; avos paternos incognito e Maria Jose de Castro, maternos Miguel Cubas e Maria de Brito, falecida. Padr.: --------------------

 

Provavel Duplicata:

Livro suplementos batismos aos 10-05-1773 nesta matriz bat a Domingos, f.l. de Manoel Jose de Crasto e de s/m Rita de Jesus, foram padrinhos Francisco da Costa Teixeira e Ana Cardosa, solteira; e por não aparecer este assento, informado, lancei aqui para todo o tempo constar.

          Aos 14-12-1796 casou com Maria Jeronima de Jesus, viúva de Francisco Rodrigues de Siqueira e filha de João Garcia da Rosa e Joana de Moura Rocha - famílias Lamim “desentroncados” e família “Bernardo Gomes Alves”. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 14-12-1796 nesta matriz Domingos Jose de Castro, f.l. Alf. Manoel Jose Correa de Castro e Rita de Jesus, n/b nesta matriz = cc Jeronima de Jesus, viuva de Francisco Rodrigues de Siqueira, sepultado na capela de S. Gonçalo filial esta matriz. A contraente Maria Jeronima de Jesus.

 

3-8-5 João Cubas de Moraes, solteiro em 1756, padrinho juntamente com sua irmã Maria Francisca.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-05-1756 Ana, f. nat. João Alves Paiva e Ana Maria de S. Jose, padr.: João Cubas de Moraes, solteiro filho de Miguel Cubas, e Maria Francisca Ribeira, solteira filha do dito Miguel Cubas.

Muito provavelmente, como João Barreto de Lima casou com Maria Antunes Maciel, natural de Prados (ou S. João del Rei, filha de André Martins e Jerônima Fernandes.

Tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

3-8-5-1 Teodoro, em 17-11-1785.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG batismos. Em 17 de Novembro de 1785 batismo de Teodoro de 12 dias, legitimo de João Barreto de Lima natural de Baependi e de Maria Antunes Maciel natural de Prados . avós PP Miguel Cubas de Morais e Izabel Nunes. MM Andre Martins e Jeronima Fernandes, padrinhos Angelo Rodrigues Airão e Francisca Rodrigues neta de Pedro Ferreira

3-8-5-2 Marcelino, em 24-09-1787

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG batismos. Em 24 de Setembro de 1787 batismo de Marcelino de 12 dias. Filho legitimo de João Barreto de Lima natural desta Campanha e de Maria Antunes Maciel natural da Vila de São João Del Rei, avós PP Miguel Cubas e Izabel Nunes. Avós maternos Andre Martins e Jeronima Fernandes, padrinhos o padre Jose da Silva Salgado com procuração do Furriel Joaquim Bernardo e Inacia Maria mulher de Antonio Vieira

 

3-8-6 Maria Francisca Ribeira (ou Maria Francisca da Conceição), solteira em 1756. Madrinha em conjunto com seu irmão supra. Aos 28-08-1758 casou com José de Oliveira, natural de Baependi, filho de Francisco Xavier Fajarte e Teresa de Oliveira.

Baependi, MG aos 28-08-1758 nesta matriz e testemunhas Jose Paes, casado e Pedro dos Santos, solteiro se receberam Jose de Oliveira, n/b nesta freguesia de Baependi, f.l. de Francisco Xavier Fajarte e Teresa de Oliveira = e Maria Francisca da Conceição, n/b nesta dita freguesia, f.l. de Miguel Gubas de Moraes e de Maria de Brito da Conceição, todos desta freguesia.

 

3-8-7 Francisco Xavier de Lima, natural de Pindamonhanga, casou duas vezes. Primeira vez com Teresa de Jesus, natural de S. Paulo e filha de João Dias (ou Manoel Dias de Siqueira) e Margarida de Guilleyz (ou Nervitler).

         Francisco casou segunda vez com Maria Pacheca de Toledo, natural de Taubaté-SP.

Francisco e Teresa tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

3-8-7-1 João, batizado em 18-01-1750.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-01-1750 João, f.l. Francisco Xavier de Lima n. da freguesia de Pindamonhangaba-SP e Teresa de Jesus, n. da Sra da Penha freg. da Penha bispado de S. Paulo, np Miguel Cubas, n. da cidade de S. Paulo e s/m Maria de Brito, n. de Santo Antonio da vila de Guaratingueta-SP, nm João Dias, da dita freguesia e s/m Margarida de Guilleys, já defunta do dito bispado de S. Paulo, padr.: Jose Correa e Maria de Brito, solteira filha do dito Miguel Cubas.

3-8-7-2 Antonio em 11-04-1751.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-04-1751 Antonio, f.l. Francisco Xavier de Lima n. da vila de Guaratingueta e Teresa de Jesus n. da freg. da Conceição do bispado de SP, np Miguel Cubas de Moraes n. da cidade de S. Paulo e s/m Maria de Brito n. da vila de Guaratingueta, nm Manoel Dias de Siqueira n. da dita freg. da Conceição e s/m Margarida da Nervitler n. da vila de Santos, padr.: Fernando Pereira Soares de Albergaria, e Maria Soares, solteira filha do mesmo.

3-8-7-3 Maria de Brito, batizada em 09-12-1753. Casou com Salvador Correa de Mello, natural da Piedade-SP, filho de Pedro Correa de Olivveira e Maria Cabral.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-12-1753 Maria, f.l. Francisco Xavier de Lima e Teresa de Jesus, padr.: Baltazar Gomes Lima, e Maria Francisca filha de Miguel Cubas.

Salvador faleceu com cerca de 70 anos e foi sepultado aos 12-10-1801.

Campanha, MG aos 12-10-1801 foi sepultado no adro desta matriz Salvador Correa de Mello, homem branco, casado com Maria de Brito moradora na Palmella. Morreu de hidropisia de idade de setenta anos.

 

Pais de, q.d., batizados em Campanha:

3-8-7-3-1 Custódia Maria de Jesus, batizada em 26-03-1768. Em 23-11-1785 casou com Baltazar Gomes de Lima, filho de outro e Maria Cardosa. Geração na família “Lourenço de Brito Leme”

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-03-1768 Custodia n. de oito dias, f.l. Salvador Correa de Mello n. da Piedade do Bispado de S. Paulo e Maria de Brito n/b nesta freguesia da Campanha, nm Francisco Xavier da Silva e Teresa de Jesus, falecida, paternos Pedro Correa e Maria Cabral a qual foi madrinha e o dito Francisco Xavier padrinho.

3-8-7-3-2 Ana em 14-01-1770

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 14-01-1770 matriz, Ana de nove dias, f.l. Salvador Correa de Mello n. Taubate e Maria de Brito n. desta freguesia, np Pedro Correa e Maria Cabral, maternos Francisco Xavier de Lima e Teresa de Jesus, falecida, padr.: Jose Henriques, casado e Maria Pacheca de Toledo hoje mulher de Francisco Xavier de Lima.

3-8-7-3-3 Antonio Correa de Lima batizado em 10-01-1773. Aos 24-10-1805 casou com Teresa Vitoria de Jesus, batizada aos 03-04-1788, filha de Vitoriano Martins de Azevedo e Ana Felizarda da Fonseca, família “João Martins de Azevedo”.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-01-1773 Antonio de nove dias, f.l. Salvador Correa de Mello n. da vila de Taubate-SP e Maria de Brito de Jesus n, desta freguesia, padr.: João de Villas Boas, casado e Joana casada com Jose Pereira.

 

Campanha, MG aos 24-10-1805 nesta matriz Antonio Correa de Lima, f.l. de Salvador Correa de Mello e de Maria de Brito da Conceição = cc Teresa Vitoria de Jesus, f.l. de Vitoriano Miz de Azevedo e Ana Felizarda.

 

Campanha, MG aos 03-04-1788 nesta matriz bat a Teresa de nove dias, f.l. de Vitoriano Martins de Azevedo e de Ana Felizarda, esta natural da freguesia de Lavras e ele desta da Campanha; foram padrinhos o Ten. Paschoal Rodrigues da Silva, e D. Ana Leonor de Gusmão, viuva.

          Vitoriano Martins de Azevedo, batizado na Campanha aos 02-12-1764 era filho de Domingos Martins de Azevedo e Feliciana da Mota. Casou aos 21-04-1784 com Ana Felizarda da Fonseca, exposta em casa de D. Izabel Buena da Fonseca. Vitoriano foi sepultado aos 08-01-1798, com geração na Campanha.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-12-1764 matriz, Vitoriano, f.l. Domingos Martins de Azevedo e Feliciana da Motta, padr.: João Antonio de Afonseca, solteiro e Agostinha Maria mulher de Manoel Vaz de Souza.

 

Campanha, MG aos 21-04-1784 nesta matriz Vitoriano Martins de Azevedo, f.l. de Domingos Martins de Azevedo e de Feliciana da Mota, n/b nsta freguesia = cc Ana Felizarda da Fonseca, filha de pais incognitos, exposta em casa de D. Izabel Buena da Fonseca, n/b na freguesia das Lavras do Funil deste bispado.

 

Campanha, MG aos 08-01-1798 foi sepultado no adro desta matriz Vitoriano Martins, casado, morador nesta arraial e se obrigou do enterro seu pai Domingos Martins

3-8-7-3-4 Joaquim, batizado em 16-03-1777.

Campanha, MG aos 16-03-1777 nesta matriz bat a Joaquim, f.l. de Salvador Correa de Mello e de Maria de Brito de Jesus, foram padrinhos Joaquim da Silva Campos e s/m Ana Maria; avos paternos Pedro Correa de Oliveira e Maria Cabral, maternos Francisco Xavier de Lima e Teresa de Jesus

3-8-7-3-5 Maria em 08-08-1779.

Campanha, MG aos 08-08-1779 nesta matriz bat a Maria, f.l. de Salvador Correa de Mello e de Maria de Brito, foram padrinhos Joaquim da Silva Campos e Maria Bella mulher de Manoel Luiz. Tinha oito dias mais ou menos.

3-8-7-3-6 Isabel Eleodora do Espirito Santo batizada aos 01-08-1784. Em 03-08-1805 casou com Ignacio Rodrigues Lima, natural de Lorena-SP, filho de José Rodrigues Lima e Mariana Antonia. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 01-08-1784 nesta matriz batizei a Isabel de um mes quase, f.l. de Salvador Correa de Mello e Maria da Conceição natural desta freguesia, avo materna(sic) Maria Cabral, avos maternos Francisco Cubas e s/m não houve mais noticias. Foram padrinhos o batizante e Ana Maria do Nasdcimento por sua procuração que aparesentou seu marido Joaquim da Silva Campos. O Vigr.º Bernardo da S.ª Lobo.

 

Campanha, MG aos 03-08-1805 Ignacio Rodrigues Lima, f. de Jose Rodrigues Lima e Mariana Antonia, batizado na freguesia de N. Sra da Piedade da vila de Lorena bispado de S. Paulo = cc Isabel Eleodora do Espirito Santo, f.l. de Salvador Correa de Mello e Maria de Brito da Conceição, bat nesta freguesia

3-8-7-3-8 Silveria, batizada em 29-06-1786.

Campanha, MG aos 29-06-1786 nesta matriz bat a Silveria, f.l. de Salvador Correa de Mello e Maria Teresa de Jesus, foram padrinhos Baltazar Gomes Lima e s/m Custodia Teresa de Jesus.

3-8-7-3-9 Ana batizada em 01-11-1794 e sepultada aos 18-01-1796.

Campanha, MG aos 01-11-1794 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Salvador Correa de Mello e Maria de Brito moradores nesta freguesia, foram padrinhos Joaquim da Silva Campos e [----] Maria do Nascimento moradores nesta freguesia.

 

Campanha, MG aos 18-01-1796 no adro desta matriz foi sepultada Ana, filha de Salvador Correa de Mello morador na Palmella.

 

Francisco e Maria Pacheca tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

3-8-7-4 Ana em 09-06-1758.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-06-1758 Ana, f.l. Francisco Xavier de Lima n. Pindamonhangaba bispado de S.Paulo e Maria Pacheca n. Taubate bispado de S.Paulo, padr.: Jose da Silva Salgado, solteiro e Maria Cabral de Mello, viuva.

3-8-7-5 Izabel em 03-04-1763.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-04-1763, Izabel, f.l. Francisco Xavier de Lima e Maria Pacheca de Tolledo, padr.: João de Siqueira e s/m Rosa Maria, pardos forros.

3-8-7-6 Rosa em 28-05-1765.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-05-1765 matiz, Rosa, f.l. Francisco Xavier de Lima e Maria Pacheca de Toledo, padr.: Antonio Francisco Grilo, solteiro e Izabel Nunes de Siqueira mulher de Miguel Cubas.

3-8-7-7 Felícia em 07-08-1768.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-08-1768 Felicia n. de nove dias, f.l. Francisco Xavier de Lima n. de Guaratingueta-SP e Maria Pacheca dee Toledo n. da Taubate-SP; padr.: Manoel de Souza Guimarães, casado e Maria Cardosa, casada.

 

Miguel Cubas de Moraes e Izabel Nunes de Siqueira tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

3-8-8 Escolástica em 25-01-1759. Escolastica Maria casou com Joaquim Rodrigues batizado em 28-02-1759 na Campanha e filho de Sebastião Rodrigues de Oliveira natural da vila de Mogi das Cruzes-SP e Inacia Nunes (de Jesus) de Pindamonhangaba - família “Sebastião Rodrigues de Oliveira”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-01-1759 Escolastica, f.l. Miguel Cubas n. da cidade de S. Paulo e Izabel Nunes de Sequeira n. da freg. Baependi deste bispado, padr.: Jose Ferreira do Amaral cc Maria Barbosa de Lima, e Escolastica Barbosa mulher de Amaro Ferreira Neto.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-02-1759 bat. Joaquim, f.l. Sebastião Roiz de Oliveira n. da vila de Mogi das Cruzes e Inacia de Jesus n. Pidamonhangaba ambos bispado de SPaulo; padr.: João Correa Pinto casado, e D. Ana Ferreira de Toledo, viuva.

         Pais de, pelo menos:

3-8-8-1 Vicente  batizado em 24-11-1782

(pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG - Em 24 de Novembro de 1782 batismo de Vicente de 10 dias, f. legitimo de Joaquim Rodrigues e de Escolastica Maria naturais desta Campanha. Avós Mm Miguel Cubas e Izabel de tal . Avós PP Sebastião Rodrigues e Inacia Nunes, padrinhos Joaquim Jose Pereira e sua mulher Maria Antonia.

 

3-8-9 Miguel em 13-05-1760.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-05-1760 Miguel, f.l. Miguel Cubas de Moraes n. da cidade de S. Paulo e Izabel Nunes de Siqueira n. da freg. da Piedade do mesmo Bispado de SPaulo, padr.: Domingos Jorge Lima, casado e Ana Maria da Coneição, solteira e filha de Amaro Ferreira Neto e de Escolastica Barbosa. Avos paternos Salvador Barreto de Lima e Ana Rodrigues, maternos Salvador Teixeira e Domingas Ribeira do Prado.

3-9-10 Izabel em 01-05-1763.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-05-1763 Izabel, f.l. Miguel Cubas de Moraes e Izabel Nunes de Siqueira, padr.: Revdo Vigario atual Manoel Caetano Rodrigues e Maria de Jesus, solteira filha do Cap. Manoel Leme da Silva.

3-10-11 Manoel em 25-03-1765

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-03-1765 Manoel, f.l. Miguel Cubas de Moraes n. da cidade de S. Paulo e Izabel Nunes n. da freg. da Piedade bispado de S. Paulo, np Salvador Barreto de Lima e Ana Rodrigues, falecidos, maternos Salvador Teixeira e Domingas Ribeira, padr.: Bento Teixeira, solteiro e Maria Cardoza mulher de Baltazar Gomes Lima.

3-10-12 Ana, batizada em 07-08-1767. Ana Maria de Moraes natural da Campanha casou com Salvador Moreira de Castilho batizado em 09-02-1749 em Campanha, filho de João Delgado de Oliveira e Isabel Tavares ambos naturais de Guaratingueta.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-08-1767 Ana n. ha nove dias, f.l. Miguel Cubas de Moraes n/b em S. Paulo e Izabel Nunes, np Salvador Barreto de Lima e Ana Rodrigues, falecidos, maternos Salvador Teixeira e Domingas Ribeira. Padr.: Manoel Jose Correa, casado e Maria Cabral, viuva.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) cap. S. Gonçalo aos 09-02-1749 Salvador, f.l. João Delgado de Oliveira e Izabel Tavares, ambos nts da vila de Guaratingueta-SP, padr.: Lcdo. Dionisio de Affronseca e Maria da Luz.

 

Filhos batizados em Campanha, q.d.:

3-8-12-1- Geraldo em 03-03-1781.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG batismos. Em 3 de Março de 1781 batismo de Geraldo de 9 dias filho legitimo de Salvador Moreira de Castilho e de Ana Maria naturais desta Campanha, avós PP João Delgado e Isabel Tavares. Avós MM Miguel Cubas e Izabel Nunes, padrinhos Manoel Vaz Cardoso casado e a dita Izabel Tavares.

3-8-12-2- Antonio em 1786

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG batismos. Em 15 de Agosto de 1786  batismo de Antonio de 19 dias. legitimo de Salvador Moreira e Castilho e Ana Maria de Moraes naturais desta Freguesia. Avos PP João Delgado e Izabel Tavares, MM Miguel Cubas e Izabel de Moraes(sic), padrinhos o Capitão João da Fonseca e sua mulher Dona Ana Rodrigues

 

4- Gabriel Barbosa de Lima, natural de S. Paulo, era filho de Gaspar João Barreto e Maria Barbosa de Lima. Casou com Ana Leme de Lima, natural da freguesia de N. Sra da Penha da cidade de S. Paulo, filha de Sebastião Bicudo de Siqueira e Maria Leme (de Lima), família Seba\stião Bicudo de Mendonça, neste site.

SL. 6, 225, 5-2 Gabriel Barbosa de Lima, foi casado com Ana Leme, fal. em 1750, f.a de Sebastião Bicudo de Siqueira e de Maria Leme. Tit. Siqueiras Mendonças. pais de 6-1 a 6-6.

 

          Alem da geração legítima, Gabriel teve um filho ilegítimo com Joana da Silva Leme, batizada em Itu aos 23-01-1700, filha de Andre Fernandes do Prado e de s/m Lucrecia Leme de Serqueira, casados em Itu aos 06-06-1682, np de Dionisio Fernandes e de s/m Izabel do Prado, nm Antonio Borges e de s/m Maria de Freitas - família Lucrecia Leme de Cerqueira, neste site.

SL. 6, 225, 5-2 Gabriel Barbosa de Lima. Encontramos também a habilitação de genere de Antonio José de S. Francisco em que diz ser f.º deste Gabriel Barbosa Lima e de Joanna da Silva Leme; por esta, neto de André Fernandes do Prado e de Lucrecia Leme de Cerqueira, V. 3.º pág. 517 ; pelo que julgamos que o dito Gabriel Barbosa foi casado duas vezes

SL. 3, 517, 3-6 Joanna da Silva Leme, f.ª de 2-1, foi casada com Gabriel Barbosa de Lima f.º de Gaspar João Barreto e de Maria Barbosa de Lima. Com f.º único em Tit. Cubas.

 

4-1i Antonio José de S. Francisco, filho ilegítimo de Gabriel Barbosa de Lima e Joana da Silva Leme. Habilitou-se em 1747.

ACMSP - Aplicação Sacerdotal (Genere et Moribus) ano 1747

Habilitando Antonio José de S. Francisco

Autos de Inquirição

Diz o L.do Antonio Jose de S. Francisco, natural e batizado na catedral desta cidade, de idade de 24 anos, f. de Gabriel Barbosa de Lima, natural desta cidade e de Joana da Silva Leme, moradora nesta cidade e batizada na vila de Itu deste bispado (...) a fazer suas deligencias de genere.

Neto paterno de Gaspar João Barreto e de Maria de Lima, ambos desta cidade. Neto materno de Andre Frz do Prado e de Lucrecia Leme de Siqueira, ambos da vila de Itu.

 

Certidão de Casamento dos avós maternos Andre Frz do Prado e Lucrecia Leme de Serqueira.

Igreja N. Sra da Candelaria de Itu - em um dos livros dos casamentos desta paroquia, em um deles a f. 2 verso achei um assento do teor seguinte: = aos 06-02-1682 presentes Francisco Bicudo Denis e Antonio de Oliveira se casaram Andre do Prado, f. de Dionisio Fernandes e de s/m Izabel do Prado = com Lucrecia Leme, f. de Antonio Borges e de s/m Maria de Freitas. Vila de Itu 19-07-1747 anos.

 

Certidão de Batismo:- em um dos livros de batizados desta vila a f. 19 achei o do teor seguinte: Aos 23-01-1700 bat a Joana, f. de Andre Fernandes do Prado e de s/m Lucrecia Leme de Serqueira, foram padrinhos Antonio Pedroso e Ana Ribeira de Alvarenga. Vila de Itu 21-07-1747 anos.

 

Nas inquirições feitas nas proprias origens mostrasse que o habilitando é filho ilegitimo de Gabriel Barbosa, natural da mesma cidade e de Joana da Silva Leme, mulher solteira que era no tempo que teve o habilitando, natural da vila de Itu e hoje casada e moradora nesta cidade. Mostrasse que ele é neto paterno de Gaspar João Barreto e de Maria de Lima, naturais da dita cidade e pela materna de Andre Frz do Prado e de Lucrecia Leme de Serqueira, naturais e moradores que foram da vila de Itu, todos deste bispado.

 

 

          Ana testou em Sto Antonio do Val da Piedade do Rio Verde-MG aos 23-04-1751. Declarou: “ha nove anos que sou fora de meu marido Gabriel Barbosa de Lima por má vida e pouco trato”. Faleceu aos 4 de maio do mesmo ano.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio obitos - aos 04-05-1751 fal. Ana Leme de Lima mulher de Gabriel Barbosa, de idade 70 anos e foi sepultada nesta matriz. Com testamento.

(...) aos 23-04-1751 neste arraial de Sto Antonio do Val da Piedade do Rio Verde eu Ana Leme de Lima (...)

Testamenteiros: D.os Jorge, Antonio Alvres Franco e Mel. Barbosa de Lima e a Francisco Cubas moradores na cidade de S. Paulo, e Amaro Ferreira.

Sou casada e natural da freg. de N. Sra da Penha da cidade de S. Paulo, f.l. Sebastião Bicudo de Siqueira e Maria Leme de Lima, ambos já defuntos. Declaro que ha nove anos que sou fora de meu marido Gabriel Barbosa de Lima por má vida e pouco trato, cujo esta morador na freg. de N. Sra da Conceição da cidade de S. Paulo. Declaro que tenho quatro filhos legitimos a saber: Manoel Barbosa de Lima = Gaspar Jose Barbosa = Escolastica Barbosa de Lima = e Maria Barbosa de Lima os quais são meus legitimos herdeiros. Herdeira do remanescente da terça a neta, filha de minha filha Escolastica Barbosa de Lima.

Declara bens, entre eles: Declaro que tinha um sitio em a freguesia da Conceição, q me dizem o dera meu marido a uma filha natural sem consentimento meu.

Sinal de Ana Leme de Lima

Termo de abertura: aos 04-05-1751 abri este testamento com que faleceu Ana Leme de Lima moradora nste arraial da Campanmha, casada com Gabriel Barbosa de Lima assistente na cidade de S. Paulo em a freguesia da Conceição, que me foi apresentado por Amaro Ferreira genro da dita defunta, em cuja casa faleceu.

 

          Gabriel faleceu com testamento aos 06-03-1768 em Guarulhos-SP:

Guarulhos, SP obitos - aos 06-03-1768 fal. Gabriel Barbosa de Lima viuvo. Testamenteiros Cap. Alexandre Barreto de Lima e Moraes, Manoel Alves Dantas, e Ten. Antonio Cabral Dornellas. Cap. Miguel Franco do Prado. Natural da cidade de S. Paulo, f.l. Gaspar João Barreto e Maria Barbosa de Lima. Foi cc Ana Leme de Lima de cujo matrimonio tivera seis filhos: Jose e Inacio, já falecidos e vivos Manoel e Gaspar e Maria cc Francisco Cubas do Prado, e Escolastica cc Amaro Ferreira. Legados: a sua neta e afilhada Escolastica, filha de Francisco Cubas do Prado e a menina Maria exposta em sua casa.

 

          Segundo os testamentos foram seis os filhos do casal.

4-1 e 4-2 José e Inácio já falecidos em 1751

4-3 Manoel Barbosa Lima

4-4 Gaspar José Barbosa (testamento materno). Gaspar Barreto de Lima aos 15-09-1772 em Conceição dos Guarulhos-SP casou com Maria Buena da Silveira, daí natural, filha de Francisco Bueno da Silveira natural da cidade de S. Paulo e Gertrudes de Moraes Fajarda natural dessa freguesia, neta paterna dos falecidos Baltazar da Veiga Bueno e Ana Maria da Silveira, neta materna dos falecidos João Pedroso de Moraes natural dessa freguesia e Suzana Telles Fugaça natural da vila de Santos.

LDS Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. - aos 15-09-1772 nesta igreja matriz da Sra da Conceição dos Guarulhos, sem impedimento algum e testemunhas o Cap. João da Cunha Pinto e o Ten. Antonio Cabral Dornellas, ambos casados e moradores nesta freguesia. Gaspar Barreto de Lima, natural da freguesia de Santo Antonio do arraial velho Bispado de Mariana e fregues desta freguesia, f.l. de Gabriel Barboa de Lima e Ana Leme, já defunta, ambos naturais da cidade de S. Paulo, neto paterno de Gaspar João Barreto e s/m Maria Barbosa Lima natural da cidade de S. Paulo e ambos já falecidos; e neto materno de Sebastião Bicudo de Siqueira e s/m Maria Leme, ambos falecidos e naturais da ciade de S. Paulo = cc Maria Buena da Silveira, natural e freguesa desta freguesia, f.l. de Francisco Bueno da Silveira natural da cidade de S. Paulo e Gertrudes de Moraes Fajarda natural desta freguesia, neta paterna de Baltazar da Veiga Bueno e s/m Ana Maria da Silveira, ambos defuntos e naturais da cidade de S. Paulo, e neta materna de João Pedroso de Moraes natural desta freguesia e s/m Suzana Telles Fugaça natural da vila de Santos, e ambos defuntos.

4-5 Maria Barbosa de Lima casada com Francisco Cubas do Prado, de quem foi a segunda mulher. Francisco foi primeiro casado com Ana Gordilha do Prado, filha de João Pinheiro do Prado e Juliana Maciel, família “Pinheiro, os irmãos Francisco e João” Cap. 2º.

          Francisco Cubas do Prado e Maria Barbosa de Lima com geração de seis filhos citados em SL. 3, 249, 3-2. Entre seus filhos:

- Margarida, falecida aos 22 anos em 14-12-1772. muda e louca. Não consta no rol de seus irmãos.

Guarulhos, SP obitos - aos 14-12-1772 faleceu nesta freguesia Margarida, muda e louca, de idade de 22 anos natural e freguesa desta, f. de Francisco Cubas do Prado e Maria Barbosa de Lima. Sepultada dentro da matriz.

4-5-1 Benta Cubas, em Guarulhos aos 12-01-1763 casou com João de Carvalho, filho de João de Carvalho Lisboa e Ana Maria Cardosa. João não consta no rol de seus irmãos (SL. 8, 489, 5-1)

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. - aos 12-01-1763 João Carvalho, f.l. João Carvalho Lisboa e Ana Maria Cardosa, npaterno digo materno de Domingos Jose de Averos e s/m Izabel Cardosa, e da paterna ignoram = cc Benta Cubas, f.l. Francisco Cubas do Prado e Maria Barbosa de Lima, npaterna de Tomas Gago Raposo e Margarida de Siqueira e pela materna de Gabriel Barbosa e s/m Ana Leme de Lima, todos desta freguesia.

4-5-2 Escolástica, batizada em 03-10-1736, afilhada e legatária do avô materno. Escolastica Barbosa de Lima aos 07-02-1769, com provisão, casou com Marcelino Pereira de Oliveira, batizado na Sé de São Paulo em 03-10-1736, filho de Manoel João de Oliveira e Simoa Pereira de Siqueira, neto paterno de Manoel João de Oliveira e Francisca de Lima, neto materno de Manoel Pereira Padilha e Ignez de Siqueira (SL. 7º, 134, 4-8).

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1769

Autos de Casamento Marcelino Pereira de Oliveira e Escolastica Barbosa de Lima 31-janeiro-1769

Marcelino Pereira de Oliveira, f.l. de Manoel João de Oliveira e de s/m Simoa Pereira de Siqueira, ja defuntos, n/b nesta cidade de S. Paulo = com Escolastica Barbosa de Lima, n/b na freguesia de N. Sra da Conceição do termo desta mesma ciade.

- aos 18-junho-1726 bat a Marcelino, f. de Manoel João de Oliveira e Simoa Pereira, foram padrinhos Aleixo Leme da Silva e Joana de Meira. S. Paulo 30-janeiro-1769

 

Escolastica Barbosa de Lima, f.l. de Francisco Cubas do Prado e de s/m Maria Barbosa de Lima, ambos fregueses de N. Sra da Conceição, a contraente batizada nesta freguesia.

- aos 03-outubro-1736 bat a Escolastica, f. de Francisco Cubas do Prado e de s/m Maria Barbosa de Lima, foram padrinhos o Cap. Gabriel Barbosa de Lima e Francisca da Cunha, viuva.

 

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. [Marcelino Pereira de Oliveira e Escolastica Barbosa de Lima] aos 07-02-1769 nesta igreja matriz e testemunhas Felisberto Jose de Oliveira, solteiro filho de Antonio João, e Antonio Cabral Dornellas, casado. Se receberam Marcelino Pereira de Oliveira, f.l. Manoel João de Oliveira e Simoa Pereira de Siqueira, natural desta cidade, npaterno de Manoel João de Oliveira e Francisca de Lima naturais da cidade, nmaterno de Manoel Pereira Padilha e Ignez de Siqueira ele natural de Lisboa e que não bem sabe com certeza e ela natural da cidade de S. Paulo e logo lhes dei as bençãos.

Obs: não tem a filiação da conjuge.

 

 

4-5-3 Antonio Cubas do Prado, em Guarulhos aos 22-06-1784 viúvo de Virginia Maria de Pontes, casou com Custódia Maria de Moraes, filha de Francisco Bueno da Silveira e Gertrudes de Moraes, neta paterna de Baltazar da Veiga e Ana Maria de S. Jose, neta materna de João Pedroso de Moraes e de  Suzana Telles de Menezes (SL. 3, 209, 5-7)

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr - aos 22-06-1784 nesta matriz e test.: Jose Joaquim da Cunha Bueno casado com Maria Joaquina, alias Ana Joaquina, e Francisco Bueno da Silveira casado com Gertrudes de Moraes. Antonio Cubas do Prado, viuvo que ficou de Virginia Maria de Pontes, natural e fregues desta freguesia, filho leg. de Francisco Cubas do Prado e s/m Maria Barbosa de Lima naturais desta dita freguesia neto por parte paterna Thomas Gago e s/m Maria Cubas, e pela materna de Gabriel Barbosa de Lima e s/m Maria Leme, todos nts desta dita freguesia = cc Custodia Maria de Moraes f.l. Francisco Bueno da Silveira e Gertrudes de Moraes, aquele natural da cidade de S. Paulo e este desta dita freguesia, neta por parte paterna de Baltazar da Veiga e s/m Ana Maria de S. Jose nts da cidade de S. Paulo, e por parte materna de Joam Pedroso de Moraes e de s/m Suzana Telles de Menezes, aquele natural desta freguesia e esta de Nazare.

 

4-6 Escolástica Barbosa de Lima casada, com provisão de 1745, com Amaro Ferreira (posteriormente acrescentou o Neto), nasceu em 21-01-1709 na freguesia de Santa Barbara da Ilha Terceira, filho de Manoel Ferreira e Izabel da Conceição naturais da mesma ilha.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1745

Contraentes Amaro Ferreira e Escolastica Barbosa de Lima 24-dezembro-1745

Amaro Ferreira, natural da Ilha Terceira batizado na freguesia de Santa Barbara, f.l. de Manoel Ferreira e de s/m Izabel da Conceição

Amaro Ferreira veio de sua terra livre e desimpedido havera dois anos, para a cidade do Rio de Janeiro e de la logo subiu para esta cidade (...).

Testemunhas:

- Manoel Rodrigues do Amaral, n/ b na ilha do Pico Bispado da ilha Terceira, casado e morador na vila de Mogi, vive de sua agencia, de idade 37 anos.

- Francisco Correa Sarafona, n/b na ilha do Faial, morador na freguesia da Conceição, vive de suas lavoiuras, de idade 26 anos.

- Jose de Medeiros, n/b na ilha de S. Miguel, casadi, morador nesta cidade, idade [danificado] e cinco anos.

Depoimento do contraente: (...) de idade 30 anos pouco mais ou menos.

Escolastica Barbosa de Lima, f.l. de Gabriel Barbosa de Lima e de s/m Ana Leme, freguesa desta freguesia de N. Sra da Conceição.

- aos 09-dezembro-172[danificado] bat a Escolastica, f. de Gabriel Barbosa de Lima e de s/m Ana Leme, foram padrinhos Domingos Barreto [danificado] e Teresa Silv[danificado]

Termo de Fiança - 01-fevereiro-1746

Certidão de Banhos - Cidade de Angra.

- o dito contraente Amaro Ferreira fora batizado aos 21-janeiro-1709,

          Uma das filhas do casal foi herdeira do remanescente da terça da avó materna: “Herdeira do remanescente da terça a neta, filha de minha filha Escolastica Barbosa de Lima.” Tiveram, q.d.:

4-6-1 Ana Josefa da Conceição, natural da Conceição dos Guarulhos-SP. Casou com José Mendes dos Santos, natural da freguesia de S. Cruz de Alvarenga do Bispado de Lamego, filho de Manoel Gomes e Maria Mendes.

         José e Ana Josefa faleceram na Campanha_MG e foram sepultados na matriz, ele em 01-07-1813 e Ana em 28-08-1813.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 01-07-1803 foi sepultado Jose Mendes dos Santos, com 86 anos de idade, era branco e casado.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 28-08-1813 falecendo de idade 59 anos Ana Josefa da Conceição, viuva de Jose Mendes, foi sepultada em cova da almas.

         Tiveram filhos batizados em Campanha-MG, q.d.:

4-6-1-1 José, aos 29-07-1761.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-07-1761 Jose, f.l. Jose Mendes dos Santos n/b na freg. de S. Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego e Ana Josefa da Conceição n/b na freg. de N. S. da Conceição Bispado de S. Paulo, np Manoel Gomes e Maria Mendes, maternos Amaro Ferreira Neto e Escolastica Barbosa de Lima, padr.: Jose Barreiros de Andrade, e Escolastica Barbosa de Lima.

4-6-1-2 Joaquim Mendes dos Santos, batizado em 05-06-1763. Aos 1-09-1792 casou com Tomasia Antonia Cândida de Paiva, filha de José de Paiva e Silva e Isabel Nunes de Siqueira, família “Paiva” Cap. 2º.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 05-06-1763 Joaquim, f.l. Jose Mendes dos Santos n/b na freg. de S. Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego e Ana Josefa da Conceição dos Guarulhos Bispado de S. Paulo, np Manoel Gomes, já defunto e Maria Mendes defunta, nm Amaro Ferreira Neto e Escolastica Barbosa de Lima. Padr.: Licenciado Manoel Antonio de Sampaio e Brigida Sobrinha, filha de Antonio da Silva Gago.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 10-09-1792 nesta matriz Joaquim Mendes dos Santos, f.l. Jose Mendes dos Santos e Ana Josefa da Conceição, n/b nesta freguesia da Campanha do Rio Verde = cc Tomasia Antonia Candida de Paiva, f.l. de Jose de Paiva e Silva e Izabel Nunes de Siqueira, n/b na freg. da Aiuruoca deste mesmo bispado.

 

          Viúvo e sem geração, Joaquim testou na Vila de Santa Maria de Baependi em 08-03-1839 onde faleceu e foi sepultado aos 15-01-1840. Instituiu herdeira a afilhada exposta: Cândida Honória

B7: Baependi, MG - Óbitos - aos 15-01-1840 sep. nesta matriz o Alferes Joaquim Mendes dos Santos, branco, viuvo, idade 80 anos, falecido de estupor.

Registro do Testamento (trechos)

Joaquim Mendes dos Santos, f.l. Jose Mendes dos Santos e Ana Josepha da Conceição, já falecidos, n. freg. Campanha da Princesa e morador nesta de Baependi.

Testamenteiros: 1º Cel. Joaquim Nogueira de Sá; 2º Cap. Antonio Pereira Pinto, 3º Tenente Francisco Jose de Souza Rodrigues.

Declaro que fui cc. D. Thomasia Antonia Candida de Paiva, falecida, de cujo matrimônio não tivemos filhos.

(...) minha herdeira universal minha afilhada exposta Candida Honoria, que existe em minha companhia.

Vila Santa Maria Baependi 08-03-1839

Aprovação

Registro Vila de Baependi 15-01-1840

4-6-1-3 Vitória, batizada em 28-04-1765.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-04-1765 matriz, Vitoria, f.l. Jose Mendes dos Santos n/b na freg. de Alvarenga de S. Cruz do Bispado de Lamego e Ana Josefa da Conceição n/b na freg. da Conceição dos Guarulhos do Bispado de S. Paulo, np Manoel Gomes, falecido e Maria Mendes, falecida, maternos Amaro Ferreira Neto e Escolastica Barbosa de Lima, padr.: Antonio Francisco da Cunha, solteiro e Vitoria Nunes mulher de João Pereira Dias.

4-6-1-4 Ana Angélica de Jesus, batizada em 02-02-1767. Aos 08-11-1783 casou com Alexandre Pinto de Aguiar, natural de Taubaté-SP, filho de Francisco Tomás Camilo e Rita Maria de Jesus.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-02-1767 matriz, Ana n. ha onze dias, f.l. Jose Mendes dos Santos n. da freg. de Santa Cruz de Alvarenga Bispado Lamego e Ana Josefa da Conceição n/b na cidade de S. Paulo, avos maternos Amaro Ferreira Neto e Escolastica Barbosa de Lima, avos paternos Manoel Gomes e Maria Mendes, falecidos. Padr.: a dita Escolastica Barbosa e João ---- com pp dp Revdo Manoel Caetano de Figueiredo.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 08-11-1783 Alexandre Pinto de Aguiar, f.l. de Francisco Thomaz Camilo e Rita Maria de Jesus, natural da vila de Taubaté, Bispado de S.Paulo; = Ana Angelica de Jesus, f.l. de Jose Mendes dos Santos e Anna Josefa da Conceição, natural desta freguesia.

Netos do casal, cuja filiação não foi identificada:

Bernardo José Marianno = Antonio Pinto Xavier dos Reys = Maria Alexandrina cc. Gabriel Flavio da Silva.

 

Entre os filhos do casal:

4-6-1-4-1 Joaquim, batizado em 14-01-1803.

Campanha, MG Igreja Sto Antono bat aos 14-01-1803 nesta matriz da vila da Campanha da Princesa bat a Joaquim, f.l. Cap. Alexandre Pinto de Aguiar e D. Ana Angelica de Jesus, foram padrinhos Alf. Jose Pinto de Moraes e Ana Marcelina de Castilho por pp q apresentou Custodia Angelica de Jesus.

4-6-1-4-2 Maria Lucia Alexandrina de Aguiar testou na Campanha aos 21-12-1869 onde faleeu aos 25 do mesmo m^s e ano. Solteira, instituiu herdeiros aos irmãos: Antonio Joaquim Pinto, João Baptista Pinto e Iria Angelica de Jesus

Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871

Registro do testamento com que faleceu Maria Lucia Alexandrina de Aguiar, aos 25-12-1869, de quem é testamenteira Iria Angelica de Jesus.

Eu, Maria Lucia Alexandrina de Aguiar, n. desta freguesia da Campanha, f. de Alexandre Pinto de Aguiar e Anna Angelica de Jesus, sou filha legitima e nunca fui casada.

Deixo a minha escrava Thereza para servir seis anos a Sra. Anna Angelica de Jesus e outros seis a Iria Angelica de Jesus (...).

Instituo por herdeiros dos remanescentes meus irmãos Antonio Joaquim Pinto, João Baptista Pinto e minha irmã Iria Angelica de Jesus.

Testamenteiros: minha irmã Iria

Cidade da Campanha 21-12-1869 Maria Lucia Alexandrina de Aguiar

Aprovação 22-12-1869

Abertura 25-12-1869

Aceitação 01-04-1870 D. Iria Angelica de Jesus

4-6-1-4-3 Antonio Joaquim Pinto, co-herdeiro da irmã Maria Lúcia.

4-6-1-4-4 João Batista Pinto, co-herdeiro da irmã Maria Lúcia.

4-6-1-4-5 Iria Angélica de Jesus, batizada em 09-07-1804. Solteira, testou em Campanha aos 20-11-1876 e faleceu aos 18-11-1878. Nomeou testamenteiros aos sobrinhos Bernardo Jose Marianno e Antonio Pinto Xavier dos Reys e instituiu herdeira a sobrinha Maria Alexandrina casada com. Gabriel Flavio da Silva.

Campanha, MG Igreja Sto Antono bat. Aos 09-07-1804 bat a Iria, f.l. Cap. Alexandre Pinto de Aguiar e D. Ana Angelica de Jesus, foram padrinhos Antonio Marques de Oliveira e Angelica Maria de S. Jose.

 

Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897;

Registro do testamento com que faleceu D. Iria Angelica de Jesus, testamenteiro Bernardo Jose Marianno.

Eu, Iria Angelica de Jesus, f.l. Alexandre Pinto de Aguiar e Anna Angelica de Jesus, nasci nesta cidade há 71 anos. Sou solteira e não tenho descendentes nem ascendentes.

(...) missas pela alma de meus pais, irmãos e irmãs já falecidos.

Declaro que há tempos dei a meu sobrinho Antonio Pinto Xavier dos Reys, o mulatinho Joaquim, filho de minha escrava Antonia, com a condição de que esta doação só ficaria completa e perfeita depois de minha morte; posteriormente porem, concluindo me que aquela criança ficasse cativa, ao passo que sua irmã é ingenua e conhecendo aquela doação que só deveria verificar-se depois de minha morte, era perfeitamente revogabel. resolvi revoga-la, como de fato revoguei-a para o fim de libertar aquele mulatinho Joaquim, como o libertei por uma carta de mão que foi entregue a seu padrinho ficando ele completamente liberto, o que confirmo. Como porem tal revogação tem por fundamento os motivos que acima declarei e não indica por forma alguma que o donatario tenha decaido de minha estima e amizade, julguei dever indeniza-lo pela maneira que me é possivel e para este fim deixo ao dito meu sobrinho Antonio Pinto Xavier (ou a sua mulher e filhos, caso ele faleça antes de mim) a parte que por herança paterna tenho nesta casa em que moro na rua d'Austria ou do Marques do Herval.

(...) liberta escravos.

O mais que possuo consta de alguns objetos moveis e das partes que, por herança de minha mãe e de minha irmã Maria Lucia, tenho nesta casa; estes objetos e estas partes da casa ficam destinados para pagamento do meu enterro e para as despesas de cumprimento e contas deste meu testamento; o que disto sobrar pertencerá a minha sobrinha Maria Alexandrina cc. Gabriel Flavio da Silva.

Peço a meus sobrinhos Bernardo Jose Marianno e Antonio Pinto Xavier dos Reys, para qualquer um deles, na ordem em que se acham, sirva de meu testamenteiro (...).

Campanha 20-11-1876 Iria Angelica de Jesus

Aprovação 22-11-1876

Abertura 18-11-1878

Aceitação 21-11-1878 Bernardo Jose Marianno

 

4-6-1-5 Luiz Mendes dos Santos, batizado em 10-01-1769. Foi sepultado aos 01-08-1805.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-01-1769 Luiz, f.l. João Mendes dos Santos n. freg. de S. Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego e Ana Josefa da Conceição n. cidade de S. Paulo, padr.: Luiz Antonio de Araujo Alvares, casado e Leonor Margarida mulher de Adriano Martins Barbosa. Avos pat. Manoel Gomes e Maria Mendes, falecidos, nts da mesma freg. de Sta Cruz de Alvarenga, maternos Amaro Ferreira Netto n. das Ilhas e Escolastica Barbosa de Lima n. freg. Conceição dos Guarulhos-SP.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 01-08-1805 sepultou-se no adro desta matriz Luiz Mendes dos Santos, filho de Ana Josefa da Conceição, de idade de 30 anos.

4-6-1-6 Maria Silveria de Jesus batizada em 25-12-1770. Aos 24-09-1797 casou com Tomé da Silva Gago, filho de Antonio da Silva Gago e Anastácia Moreira de Aguiar - família “Sebastião Bicudo de Mendonça”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-12-1770 matriz, Maria de oito dias, f.l. Jose Mendes dos Santos n. Santa Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego e Ana Josefa da Conceição n. da cidade de S. Paulo, np Manoel Gomes e Maria Mendes, maternos Amaro Fereira Neto e Escolastica Barbosa de Lima, padr.: L.do Francisco Jose de Mattos e Maria Joaquina mulher de Antonio Francisco da Cunha.

4-6-1-7 Francisco Mendes dos Santos batizado em 16-05-1773. Aos 29-06-1802 casou com Izabel Teodora a Silveira, filha do falecido Manoel da Silveira Duarte e Maria Roa do Sacramento.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-05-1773 matriz, Francisco de nove dias, f.l. Jose Mendes dos Santos n. da freg. de Santa Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego e Ana Josefa da Conceição n. da Conceição dos Guarulhos-SP, avos paternos Manoel Gomes e Maria Mendes, maternos Amaro Ferreira Neto e Escolastica Barbosa Lima. Padr.: Alf. Francisco Jose de Mattos e Vitoria Nunes da Silva mulher de Jão Pereira Dias.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 29-06-1802 nesta matriz Francisco Mendes dos Santos, f.l. Jose Mendes dos Santos e Ana Josefa da Conceição, n/b nesta freguesia da Campanha = cc Izabel Teodora da Silveira, f. de Manoel da Silveira Do Arte, ja defunto e de Maria Rosa do Sacramento, n/b na capela de N Sra das Candeas da freguesia da vila de Tamandua e moradores nesta da Campanha.

 

4-6-1-8 Vitoria Angelica de Jesus batizada aos 03-09-1775. Em 15-08-1796 casou com José da Silva de Aguiar, filho do falecido Antonio da Silva Gago e Anastacia Moreira de Aguiar, família “Sebastião Bicudo de Mendonça” já citada.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 03-09-1775 nsta matriz bat a Vitoria Angelica, nascida de doze dias, f.l. de Jose Mendes dos Santos naturalda freg. de S. Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego, e de Ana Josefa a Conceição natural da freguesia dos Guarulhos Bispado de S. Paulo; avo paternos Manoel Gomes e Maria Mendes, avós maternos Amaro Ferreira Neto e Escolastica Barbosa de Lima. Foram padrinhos o Padre Jose da S. Salgado e Francisca Teresa de Jesus, mulher de João Antonio da Fonseca.

4-6-1-9 Angelica Maria batizada em 02-11-1777.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 02-11-1777 nesta matriz bat a Angelica Maria, nascida de oito ias, f.l. de Jose Mendes dos Santos natural da freg. de S. Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego, e de Ana Josefa a Conceição natural da freguesia dos Guarulhos Bispado de S. Paulo; avo paternos Manoel Gomes e Maria Mendes, avós maternos Amaro Ferreira Neto e Escolastica Barbosa de Lima. Foram padrinhos o Revdo Domingos da Silva Lobo e D. Madalena Garcia, viuva.

4-6-1-10 Mariana batizada em 30-11-1780. Mariana Sabina de Jesus aos 16-02-1802 casou com José Mariano de Queiroz, batizado em 04-04-1779, filho de Francisco Xavier Mariano, natural de Lorena-SP e Ana Silveria de Azevedo, natural das Congonhas-MG, neto paterno de João de Mello de Viveiros e Bernarda Gertrudes Rosa, neto materno de José de Queiroz Ferreira e Teresa de Azevedo Correa - família “Viveiros” Cap. 2º, neste site.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 30-11-1780 nesta matriz bat a Mariana, f.l. de Jose Mendes dos Santos natural da freg. de S. Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego, e de Ana Josefa a Conceição natural da freguesia dos Guarulhos Bispado de S. Paulo; avos paternos Manoel Gomes e Maria Mendes, avós maternos Amaro Ferreira Neto e Escolastica Barbosa de Lima. Foram padrinhos Escolastica, filha dos ---- e Bernardo Antonio dos Santos.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 16-06-1802 nesta matriz Jose Mariano de Queiroz, f.l. de Francisco Xavier Mariano e Ana Silveria de Queiroz = cc Mariana Sabina de Jesus, f.l. de Jose Mendes dos Santos e Ana Josefa da Conceição. Ambos naturais e batizados nesta freguesia da Campanha.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio nesta matriz aos 04-04-1779 bat a Jose, de doze dias, f.l. de Francisco Xavier Mariano, natural da Piedade-SP e Ana Silveria, natural da freg. das Congonhas do Campo; avos paternos João de Mello e Bernarda Gertrudes, avos maternos Jose de Queiroz e Teresa de tal. Foram padrinhos Antonio Luiz Ferreira e, Escolatica de Moraes casada com Thomas Alves.

 

4-6-1-11 Alexandre batizado em 11-09-1786.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 11-09-1786 nesta matriz bat a Alexandre, de onze dias, f.l. de Jose Mendes dos Santos natural da freg. de S. Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego, e de Ana Josefa a Conceição natural da freguesia dos Guarulhos Bispado de S. Paulo; avos paternos Manoel Gomes e Maria Mendes, avós maternos Amaro Ferreira Neto e Escolastica Barbosa de Lima. Foram padrinhos Alexandre Pinto de Aguiar e s/m Ana Angelica de Jesus.

 

4-6-2 filho nasceu e faleceu aos 02-11-1749 em Campanha, MG.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-11-1749 neste arraial de Santo Antonio de Vale da Piedade do Rio Verde Bispado de Mariana, at. alud criança nato Creatura de Deos, filho legitimo de Amaro Ferreira, n. da Ilha Terceira e Escolastica Barbosa de São Paulo e logo faleceu, e no dito dia fez enterrado na igreja matriz.

4-6-3 Maria Joaquina, batizada em Campanha aos 26-11-1755. Casou com Antonio Francisco da Cunha natural da freguesia de S. Miguel da Cunha do termo de Guimarães Arc. Braga, filho de Manoel Tome e Maria Francisca.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-11-1755 Maria, f.l. Amaro Ferreira n. da Ilha Terceira e Escolastica Barbosa de Lima n. da cidade de S. Paulo, np Manoel Ferreira e Izabel da Conceição nts da Ilha Terceira, nm Gabriel Barbosa de Lima e Ana Leme de Lima nts da cidade de S. Paulo, padr.: Jose Antonio da Fonseca, solteiro e Maria Moreira da Silva mulher de Manoel da Silva Paços.

Pais de, q.d.:

4-6-3-1 Ana Maria de Jesus, batizada aos 10-03-1771 em Campanha. Foram padrinhos os avós maternos.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-03-1771 matriz, Ana Maria de oito dias, f.l. Antonio Francisco da Cunha n. freg. S. Miguel da Cunha do termo de Guimarães Arc. Braga e Maria Joaquina n. desta freguesia, np Manoel Tome e Maria Francisca, maternos Amaro Ferreira Neto e Escolastica Barbosa Lima os quais foram padrinhos.

          Aos 11-05-1791 casou com José Mariano de Vasconcellos, batizado na Sé de S. Paulo, filho de Francisco Correa de Vasconcellos e de Gertrudes Maria do Espirito Santo família “Paulo da Costa”. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 11-05-1791 nesta matriz Jose Mariano de Vasconcellos, f.l. de Francisco Correa de Vasconcellos e de Gertrudes Maria do Espirito Santo, n/b na Sé da cidade de S. Paulo = cc Ana Maria de Jesus, f.l. de Antonio Francisco da Cunha e Maria Joaquina de Jesus, n/b e moradora nesta freguesia.

 

4-6-3-2 Maria Francisca de Jesus, batizada em 24-01-1773. Aos 15-05-1793 casou com Manoel Joaquim da Silveira, natural de Queluz-MG, filho de Manoel da Silveira Duarte e de Maria Rosa do Sacramento. Com geração na Campanha.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-01-1773 matriz, Maria Francisca de dez dias, f.l. Antonio Francisco da Cunha n. freg. S. Miguel da Cunha do termo de Guimarães Arc. Braga e Maria Joaquina de Jesus n. desta, avos paternos Manoel Tome e Maria Francisca, maternos Amaro Ferreira Neto e Escolastica Barbosa de Lima, padr.: Jose Mendes dos Santos, casado e Maria Pereira da Silva mulher de Jose Alvares da Costa da freg; das Lavras moradores.

 

Campanha, MG aos 15-05-1793 nesta matriz Manoel Joaquim da Silveira, f.l. de Manoel da Silveira Duarte e de Maria Rosa do Sacramento, n/b na freg. de Queluz deste bispado = cc Maria Francisca de Jesus, f.l. de Antonio Francisco da Cunha e Maria Joaquina de Jesus, n/b nesta freguesia.

4-6-3-3 Luiza Angélica, batizada em 08-09-1776

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 8 de Setembro de 1776 batismo de Luiza Angelica nascida de 12 dias filha de Antonio Francisco da Cunha natural da Freguesia de São Miguel da Cunha do Arcebispado de Braga e de Maria Joaquina de Jesus natural da Campanha. Avós pp Manoel Tomé e Maria Francisca; Maternos: Amaro Ferreira Neto e Escolastica Barbosa de Lima. Padrinhos Jose da Silva Santiago e Dona Ana Josefa da Conceição

4-6-3-4 Escolástica em 09-07-1778

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 9 de Julho de 1778 batismo de Escolastica nascida de 11 dias filha de Antonio Francisco da Cunha natural da Freguesia de São Miguel da Cunha do Arcebispado de Braga e de Maria Joaquina de Jesus natural da Campanha. Avós pp Manoel Tomé e Maria Francisca. Maternos : Amaro Ferreira  e Escolastica Barbosa de Lima. Padrinhos Escolastica  filha  destes e o Padre Bernardo da Silva Lobo

4-6-3-5 Francisca em 14-11-1779

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio . aos 14 de Novembro de 1779 batismo de Francisca de 7 dias filha de Antonio Francisco da Cunha natural da Freguesia de São Miguel da Cunha do Arcebispado do Porto(sic) Termo de Guimarães e de Maria Joaquina de Jesus natural da Campanha. Avós pp Manoel Tomé e Maria Francisca. mm: Amaro Ferreira  e Escolastica Barbosa de Lima. Padrinhos João Antonio de Azevedo e sua mulher Francisca Teresa

4-6-3-6 Madalena em 15-08-1781.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 15 de Agosto de 1781 batismo de Madalena nascida de 8 dias filha de Antonio Francisco da Cunha natural da Freguesia de São Miguel da Cunha do Arcebispado de Braga,  Termo de Guimarães e de Maria Joaquina de Jesus natural da Campanha. Avós pp Manoel Tomé e Maria Francisca. mm: Amaro Ferreira  e Escolastica Barbosa de Lima. Padrinhos o Guarda Mor João Antonio da Fonseca com procuração de Domingos Dias de Barros, e Dona Madalena Maria Garcia viuva

4-6-3-7 Angélica em 03-07-1783.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 3 de Julho de 1783 batismo de Angelica de 8 dias filha de Antonio Francisco da Cunha natural da Freguesia de São Miguel da Cunha do Arcebispado de Braga, e de Maria Joaquina de Jesus natural da Campanha. Avós pp Manoel Tomé e Maria Francisca. MM: Amaro Ferreira  Neto e Escolastica Barbosa de Lima. Padrinhos Jose Francisco Ferreira solteiro filho de Amaro Ferreira e Ana Angelica solteira filha de Jose Mendes dos Santos

4-6-3-8 José Francisco em 28-03-1785.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 28 de Março de 1785 batismo de Jose Francisco de 10 dias filho de Antonio Francisco da Cunha natural da Freguesia de São Miguel da Cunha do Arcebispado de Braga, e de Maria Joaquina de Jesus natural da Campanha. Avós pp Manoel Tomé e Maria Francisca .mm:Amaro Ferreira  Neto e Escolastica Barbosa de Lima. Padrinhos Cap. Domingos Dias de Barros por seu procurador o alferes Francisco da Costa Teixeira e Dona Maria Josefa solteira filha do dito Capitão Domingos Dias por sua procuradora Maria Felicia mulher do dito alferes Francisco da Costa Teixeira.

4-6-3-9 Francisco em 13-02-1793.

Campanha, MG aos 13-02-1793 nesta matriz bat a Francisco, Antonio Francisco da Cunha e Maria Joaquina de Jesus, foram padrinhos Jose Mariano de Vasconcellos e Maria Francisa sua mulher.

 

4-6-4 Escolástica, batizada em 02-04-1758.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-04-1758 Escolastica, f.l. Amaro Ferreira Neto n. da Ilha Terceira Bispado de Angra e Escolastica Barbosa de Lima n. cidade de S. Paulo, padr.: Jose Ferreira do Amaral cc Maria Barbosa de Lima, e Anastacia Moreira mulher de Antonio da Silva Gago.

4-6-5 Ângela, batizada aos 23-09-1759 e falecida em 15-07-1760.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-09-1759 Angela, f.l. Amaro Ferreira e Escolastica Barbosa de Lima, padr.: o batizante e Maria Moreira da Silva mulher de Manoel da Silva Passos.

 

Campanha, MG Igreja Santo Antonio obitos - aos 15-07-1760 nesta freguesia da Campanha do Rio Verde faleceu Angela, f.l. Amaro Ferreira e Escolastica Barbosa de Lima. Foi sepultada nesta matriz de Santo Antonio.

4-6-6 José, batizado em 29-07-1761.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-07-1761 matriz, Jose, f.l. Amaro Ferreira Neto n/b na freg. de S. Barbara da Ilha Terceira e Escolastica Barbosa de Lima n/b na freg. de N. Sra da Conceição do Bispado de S.Paulo, np Manoel Ferreira Neto e Izabel da Conceição, maternos Gabriel Barbosa e Ana Lemes de Lima, padr.: Jose Barreiros de Andrade, e Ana Josefa da Conceição mulher de Jose Mendes dos Santos.

 

5- João Barreto de Lima, solteiro, maior, se achava nas minas gerais em 1715. Faleceu em S. Paulo aos 11-05-1758, solteiro e com testamento.

SP, SP ob 1757-1777 im 5 aos 11-maio-1758 faleceu João Barreto de Lima, solteiro, natural desta cidade, f.l. de Gaspar João Barreto e de s/m Maria de Lima. Fez testamento, testamenteiros a Alexandre Barreto de Lima, a Tomé Portes, e a Francisco Nobre da Luz.

 

6- Brigadeiro Alexandre Barreto de Lima, natural da cidade de S. Paulo casou com Maria de Vaz Cardosa (ou Maria de Siqueira Cardoza), natural de Taubate. Ela viúva de Andre Correa de Lacerda e filha de Domingos Vaz de Siqueira e de s/m Maria de Gusmão.

          Maria faleceu em 22-08-1757 e Alexandre em 30-10-1757.

SP, SP ob - aos 22-agosto-1757 faleceu Maria de Siqueira Cardosa, natural da vila de Taubate, viuva de Andre Correa de Lacerda e segunda vez casada com o Brigadeiro Alexandre Barreto de Lima. Sepultada na igreja de Santo Antonio. Fez testamento, declarou ser filha leg. de Domingos Vas de Siqueira e de s/m Maria de Gusmão. Testamenteiros seu filho Alexandre Barreto de Lima, a Tome Portes e Jose de Medeiros Pereira.

 

SP, SP ob - 30-outubro-1757 faleceu Alexandre Barreto de Lima, viuvo de Maria de Siqueira Cardosa, natural desta cidade, f.l. de Gaspar João Barreto e de s/m Maria Barbosa de Lima. Sepultado da capela dos terceiros de N. Sra do Carmo.

 

          Entre os cinco filhos do casal, citados em SL. 6º, 227, 5-6:

6-4 Cap. Alexandre Barreto Lima, batizado em Taubaté em 27-12-1717. Em 11-05-1758 requereu dispensa, do impedimento em 2º grau de consanguinidade mixto com 3º, para se casar com Maria Barbosa de Lima, filha de Matheus de Siqueira e Mendonça e Maria Barbosa de Lima, 10-2-6 abaixo.

SP, SP Dispensas matrimoniais - 1758 -

Autos de casamento do Cap. Alexandre Barreto Lima e D. Maria Barbosa de Lima - 11-05-1758 nesta cidade de S. Paulo. Impedimento em 2º grau de consanguinidade mixto com 3º

Alexandre Barreto Lima, natural da vila de Taubate, f.l. do Brigadeiro Alexandre Barreto de Lima e de Maria de Siqueira Cardoza, ambos já defuntos, naturais desta cidade = com Maria Barbosa de Lima, f.l. de Matheus de Siqueira e Mendonça, ja defunto e Maria Barbosa de Lima, todos naturais desta cidade. Francisco Alves de Oliveira, cura da cidade de S. Paulo (...) em um dos lv. de batizados a f. 238 se acha o assento seguinte: aos 15-03-1738 bat a Maria, f.l. Matheus de Siqueira e Mendonça e Maria Barbosa de Lima; foram padrinhos Diogo Marques da Silveia, casado e Teresa Cardosa, solteira, ambos moradores nesta freguesia.

O L.do João de Bessa Passos, vigario colado na igreja matriz de S.Francisco das Chagas da vila de Taubate certifico (...) no lv. 3 que servio dos assentos de batizados desta freguesia a fl. --- esta o assento do teor e forma seguinte: aos 27-12-1717 bat a Alexandre, f. de Alexandre Barreto de Lima e de s/m Messia Vaz Cardoza; foram padrinhos Bernardo Jose de Figueiró e Maria Correa de Lacerda. Antonio Barreto de Lima. (...) e não continha mais (...) Taubate 08-05-1758

Fiadores para a fiança arbitrada pelo banhos do contraente na freguesia dos Crixas de Goyas : Jose de Medeiros Pereira e Francisco Nobre da Luz.

Diz o Cap. Alexandre Barreto Lima que para se casar com Maria Barbosa de Lima lhe foi necessario dar fiança a banhos p o mandar vir das Minas de Goyas freguesia dos Crixas por nelas ter assistido algum tempo, para o q lhe foi concedido o tempo de um ano (...).

Depoimento do orador: Cap. Alexandre Barreto Lima, nat/morador desta cidade, que vive de seus bens, filho do Brigadeiro Alexandre Barreto de Lima e que é natural da freguesia de Taubate e que idade tinha de 40 anos, e que sendo de idade de nove anos veio de sua natualidade para esta cidade em companhia do dito seu pai, de morada, aonde assistiu ate a idade de 20anos e daqui foi para a freguezia de Chrixas da comarca de Goyas em companha do referido seu pai onde assistio onze para 12 anos, desobrigando-se sempre na dita freguesia (...).

Testemunhas: Sargento Mor Pedro Taques de Almeida Paes Leme, natural desta cidade e nela morador, que vive de ser Tesoureiro da Bula, de idade 44 anos incompletos, confirmou os itens.

- João de Siqueira Barbosa, nat/morador e lavrador na freguesia desta cidade, de idade 27 p/ 28 anos, parente do justificante em 3º grau de conanguinidade mixto com 2º e irmão da contraente.

- Jose da Silva Brito n. da freg. de Santa Maria de Goés termo do Arc. de Braga, casado e morador nesta cidade, de idade 52 anos, vive de sua lavoura.

Autos conclusos 02-05-1758

          Mestre de Campo Alexandre Barreto de Lima faleceu, sem testamento, em 02-05-1778.

SP, SP Igreja N. Sra da Assunção - aos 02-05-1778 faleceu o Mestre de Campo Alexandre Barreto de Lima casado com D. Maria Barbosa Lima, de idade 60 anos pouco mais ou menos. Não fez testamento; sepultado na capela da Ordem Terceira.

8- Francisco Barbosa de Lima, batizado na Sé de São Paulo aos 01-01-1692, filho de Gaspar João Barreto e Maria Barbosa de Lima. Com 24 anos em 30-09-1715, morador na vila de Jacarei. Casou duas vezes, é o Tronco da família “Os Barbosa Lima” de Aiuruoca, neste site.

São Paulo, SP Igreja N Sra da Assunção. Aos prº de Janeiro de 1692 batizei e pus os santos oleos a Francisco, filho de Gaspar João Barreto e de M(dobra) de Lima. Foram padrinhos Salvador Jorge e Mar-- Ana Buena. An.to Barreto de Lima.

9 Gaspar João Barreto foi casado com Maria Jorge de Lima, filha de Onofre Jorge Velho e de Ignez da Costa 9 SL. 8, 381, 2-11).

Já falecido em 30-09-1715, Gaspar foi representado no inventário materno pelos dois filhos de seu casal moradores em Guaratinguetá:

9-1 Onofre Jorge de Lima, com 22 anos em 1715. Em Guaratinguetá aos 16-08-1742 casou com a viúva Maria Gomes do Amaral, filha dos falecidos Rafael Gomes do Amaral e Catarina Pascoa, falecidos

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 16-08-1742 Inofre Jorge de Lima, n;b na cidade de S. Paulo, f.l. de Gaspar João Barreto e Maria Jorge de Lima, = cc Maria Gomes do Amaral, viuva de Francisco Rodrigues Por--la, f.l. de Rafael Gomes do Amaral e Catarina Pascoa, falecidos

Maria foi casada primeira vez aos 24-06-1738 com Francisco Rodrigues de Olivel Portela, natural da vila de Cezimbra, filho dos falecidos Manoel Rodrigues Portela e Maria da Costa de Olivel (SL. 3, 62, 4-2)

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 24-06-1738 Francisco Rodrigues de Olivel Portela(?), f.l. Manoel Rodrigues Portela e Maria da Costa de Olivel, já defuntos, natural da vila de Cezimbra e batizado na freguesia de ----ago = cc  Maria Gomes do Amaral, n. Pindamonhangaba, f.l. Raphael Gomes do Amaral e Catarina Pascoa Barbosa

 

       Faleceu Maria Gomes com testamento redigido em agosto de 1743, em que declarou sua naturalidade e filiação, o primeiro casamento do qual não teve filhos, e uma filha do segundo leito. Onofre casou em segundas com Catarina de Sene Bicuda, filha de Miguel Garcia Bicudo e Margarida Rodrigues de Siqueira - família “maria do Prado cc Miguel de Almeida”.

          Sempre morando em Guaratinguetá onde tinha sitio, fez seu testamento aos 14-09-1767 e faleceu aos 15-02-1769.

APESP – Autos de Contas de Testamento

Ano 1750 – Processo 15462

Local: Guaratinguetá

Testador: Maria Gomes do Amaral

Testamenteiro: Inofre Jorge de Lima

Pesquisa: Regina M. Junqueira

Testamento:

Agosto de 1743– declaro que sou natural da Vila de S Antonio de Guaratinguetá, filha legitima de Rafael Gomes do Amaral e sua mulher (  )therina (  )hoa Barboza;

Fui casada primeira vez com Francisco Rodrigues Potella, sem filhos. Segunda vez com Onofre Jorge de Lima, com uma filha, Maria.

Declarou que foi testamenteira do primeiro marido, pequenas dividas etc.

Termo de Abertura: aos 18-08-1743.

 

APESP – Autos de Contas de Testamento

Ano 1776

Local: Guaratinguetá

Testador: Onofre Jorge de Lima

Testamenteiro: José Barbosa de Lima

Pesquisa: Regina M. Junqueira

 

Diz Jose Barbosa de Lima testamentrº do defunto seu pay Inofre Jorge de Lima..........

TESTAMENTO

Aos 14-09-1767 Onofre Jorge de Lima “faço meu Testamento na forma seguinte”:

Primeiramente (encomendou a alma, fez invocações pias)

Rogo a meu filho José Barbosa de Lima, a Francisco Borges Roiz queiram ser meus testamenteiros

Declaro que sou natural da Cidade de Sam Paulo filho legitimo de Gaspar João Barreto e sua mulher Maria Jorge –

Declaro que fui casado com Maria Gomes Amaral de cujo matrimonio tivemos somente hua filha por nome Maria (e a mãe morreu ficando ele com a filha)

Declaro que segunda vez fui casado com Catharina de Sene de cujo matrimonio tivemos filhos José de 21 anos, Francisco de 18 anos, Izabel de 13 anos, Ana de 12 anos, Margarida de 10 anos e Antonio de 8 anos,(todos pouco mais ou menos)

Declaro que minha terça se de esmola a minha filha Margarida

Declarou os bens (casa na roça, um negro crioulo, cavalos etc.)

 

Lv óbitos de brancos de Guaratinguetá fl 86 – Aos desase (16 ou17?) de fevereiro de 1769 faleceu com os sacramentos Inofre Jorge natural de São Paulo de idade de ?? anos casado com Catª de Senne, foi encomendado ....

 

Margarida Nunes, filha do testador e herdeira da terça, declarou que não houve terça e por isso não recebeu, por não saber ler nem escrever pediu ao Mathias Barboza Villela que fizesse o termo e assinasse.14 junho 1776

Segundo os testamentos, Onofre e Maria Gomes tiveram a filha única:

9-1-1 Maria Barbosa de Lima, nascida em 1743, casada em 1774 em Guaratinguetá com José Dias de Proença, filho de pais portugueses.

         José Dias de Proença era natural do Bispado da Guarda, filho de Manoel de Proença Cabeça e Maria Antunes. Viúvo, testou na Aplicação de N Sra da Conceição do Rio Verde em 24-02-1821 e faleceu aos 16 de maio do mesmo ano. Declarou cinco filhos de seu casal e nomeou apenas quatro:

Baependi, MG - Óbitos, aos 16-05-1821 fal. Jose Dias Pruença, viuvo. Fez seu testamento, jaz dentro da capela de N Sra da Conceição do Rio Verde, filial desta matriz

Testamento (trechos)

Eu Jose Dias Pruença, f.l. Manoel de Pruença Cabeça e Mareta Antunes, n/b freg. N. Sra das Choras(?) Bispado Guarda.

Test.: a meu genro Francisco Garcia de Oliveira; 2º João ---- de Oliveira e 3º a Francisco Pimenta de Alvarenga.

Fui cc. Maria Barboza de Lima, já falecida de cujo matrimonio tive 5 filhos a saber: Maria, cc. Antonio de Souza Teixeira; = Ana, cc. João Baptista de Oliveira meu 2º testamenteiro; = Thereza, já falecida, cc. Joaquim Marques de Oliveira de cujo matrimonio deixou uma filha de nome Ana Roza, cc. Francisco Garcia de Oliveira meu 1º testamenteiro; = Jose Dias de Oliveira.

(...) a meu rogo pelo Reverendo Antonio Gomes Nogueira Freire, Citio --- do Rio Verde Aplicação de N. Sra. da Conceição aos 24-02-1821.

Registro aos 17-05-1821

9-1-1-1 Maria casada com Antonio de Souza Teixeira.

9-1-1-2 Ana casada com João Baptista de Oliveira

9-1-1-3 Teresa Maria de Jesus, já falecida em fevereiro de 1821. Em 1809, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau misto de 3º em linha transversal desigual, casou com Joaquim Marques de Oliveira, filho de Francisco Leme de Oliveira, falecido em 10-09-1820 e Ana Pereira dos Santos, família “Francisco Leme de Oliveira”.

Pais de:

9-1-1-3-1 Ana Rosa casada com Francisco Garcia de Oliveira, 1º testamenteiro de José Dias Proença.

9-1-1-4 José Dias de Oliveira

 

Segundo o testamento de Onofre, ele e Catarina de Senne tiveram (idades em 1767):

9-2 José Barbosa de Lima, com 21 anos declarados pelo pai em testamento. Em Guaratinguetá aos 07-10-1766 casou com Maria Josefa de Jesus, filha de Manoel da Costa Villas Boas e Maria Josefa de Jesus (SL. 3, 76, 5-1)

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - em 07-10-1766 Jose Barbosa de Lima, f.l. Onofre Jorge de Lima e Catarina de Senna= cc Maria Josefa de Jesus, f.l. Manoel da Costa Villas Boas e Maria Josefa de Jesus. Ambos os contraentes nts bts e moradores nesta mesma freguês.

9-1-3 Francisco, 18 anos

9-1-4 Izabel, 13 anos

9-1-5 Ana, 12 anos

9-1-6 Margarida, 10 anos. Margarida Nunes na testamentária do pai.

9-1-7 Antonio, 8 anos

 

9-2 Maria de Lima, com 15 anos em 1715. Aos 22-06-1721 casou com Manoel Nunes dos Reis, viúvo, filho de Jose Nunes e Francisca da Silva naturais da freguesia de S. Julião da cidade de Lisboa.

inserido no inventário da avó paterna:

Lv de Casamentos da freguesia de Santo Antonio de Guaratingueta: Aos 22-06-1721 Manoel Nunes dos Reis, viuvo que ficou na vila de Guaratingueta, f.l. Jose Nunes e Francisca da Silva, ja defuntos naturais da cidade de Lisboa, batizados na freguesia de S. Julião = com Maria de Lima, f.l. Gaspar João Barreto, ja defunto e Maria Jorge naturais que foram de São Paulo e moradores na vila de Guaratingueta. Test.: Domingos Rtodrigues de Carvalho, Rosa de Lima, Beatriz Bicuda e João de Campos Tourinho.

 

10- Maria Barbosa de Lima casou em 1689 (C. Ec. de S. Paulo) com seu parente em 3.º grau de consangüinidade misto ao 4.º Onofre Jorge Velho f.º de outro de igual nome e de Ignez da Costa.

SL. 8, 378, 2-2 Onofre Jorge Velho, que casou-se em 1689 com Maria Barbosa de Lima, f.a de Gaspar João Barreto e de Maria Barbosa de Lima. V. 6.o pag. 224. Teve: 3-1 a 3-3

3-1 Salvador Barbosa de Lima, que casou com Maria Bueno de Moraes, f.ª do alferes Luiz Correa de Moraes, V. 7.º pág. 142; faleceu em 1748 em S. Paulo deixando sua mulher grávida.

3-2 Maria Barbosa de Lima, que casou com Matheus de Siqueira de Mendonça, f.º de João do Prado da Cunha e 1.ª mulher Maria Paes de Siqueira. Com geração no V. 3.º pág. 245; faleceu em 1794 no bairro de S. Miguel.

3-3 Ignez Barbosa de Lima faleceu solteira com testamento em 1775.

 

Maria Barbosa de Lima ou Maria de Lima e sua irmã Francisca de Lima ou Francisca Barbosa de Lima tiveram processo de dispensa conjunta do impedimento de consanguinidade em 3º e 4º graus para se casarem:

(pesq. Regina Junqueira) CMSP 2-4-1 - 1689 a 1699

1 Onofre Georges e Maria de Lima

1 Salvador Georges e Francisca Barbosa de Lima

05-10-1689 RJ

Processo de Dispensa conjunta

3º e 4º graus de consanguinidade

Maria da Costa e Maria de Lima eram irmãs.

Maria da Costa foi mãe de Ines da Costa da qual nasceram os oradores

De Maria de Lima nasceu outra Maria de Lima que he may de Maria Barbosa Lima, may das oradoras

Causas que alegam para pedir dispensa he que os oradores são moços que vivem sobresi sem pai e mãe e que podem sustentar suas mulheres

As oradoras são moças honradas e bem procedidas mas seus pais são faltos de cabedal para as dotar. Elas têm irmãs e também oito irmãos

Testemunhas que confirmam as alegações:

Antonio Ribeiro Bayão, 60 anos

Sebastião de Proença, 80 anos

Paulo Nunes de Siqueira, -centa e quatro anos

Antonio Pimentel 40 anos.

 

Onofre Jorge Velho já era falecido em 1715. Além dos três filhos descritos em SL 8º, 378, 2-2 tiveram mais o filho:

 

Antonio Barreto Lima que segue no § 10 -4.

 

10-1 Salvador Barbosa de Lima, batizado na Sé de São Paulo em maio de 1701. Em 14-04-1747 tirou provisão para se casar com Maria Buena de Moraes, batizada na capela de N. Sra da Penha em 1711, filha dos falecidos Luiz Correa de Moraes e de s/m Maria da Cunha.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1747

Autos de Casamento de Salvador Barbosa de Lima e Maria Barbosa de Moraes 14-04-1747

Salvador Barbosa de Lima, f.l. de Ignofre Jorge Velho e s/m Maria Barbosa de Lima, ja defuntos, naturais e fregueses desta cidade de S. Paulo = Com Maria Buena de Moraes, f.l. de Luiz Correa de Moraes e de s/m Maria da Cunha, já defuntos, naturais desta cidade e fregueses da freguesia de N. Sra. da Conceição dos Guarulhos termos desta dita ciade.

 

Sé Catedral desta cidade:

(...) lv. dos batizados a f 171 achei o seguinte: ao [----] de maio de 1701 bat a Salvador, f. de Onofre George Velho e de s/m Maria de Lima, foram padrinhos Salvador George de [--------------] Pedrosa.

 

 (...) Justificação de Batismo de Maria Buena de Moraes:

Testemunhas: o Revdo Estanislau de Moraes, sacerdote do hábito de S. Pedro = Francisca Alves da Cunha = Mateus de Siqueira e Mendonça, que sabe que o Padre Francisco Ribeiro Bayão na era de 1711 bat na capela de N. Sra da Penha sendo padrinhos Guilherme de Oliveira e sua irmã Maria Pedrosa, ja defuntos, desta cidade.

          Faleceu Salvador em 17-08-1748, com testamento, deixando sua mulher grávida:

SP, SP Igreja N. Sra da Assunção - aos 17-08-1748 faleceu Salvador Barbosa de Lima, f. de Onofre George e de s/m Maria Barbosa de Lima, natural desta freguesia, casado com Maria Buena de Moraes. Sepultado na igreja da Sé, fez seu testamento, nomeava a sobredita sua mulher por herdeira de tudo. Testamenteiros a Salvador Machado Fagundes,. a Jose de Medeiros Pereira, e a dita sua mulher. Tambem fez seu codicilo (...) no seu testamento e que nele declarava fosse sua mulher herdeira, e que como agora estava pejada, queria fosse seu herdeiro seu filho postumo (...).

          Em 04-05-1751 Maria Buena tirou provisão para se casar com João Martins Pedroso, natural de Araçariguama, filho do Sargento Mor José Martins Cesar e Ana Leme de Brito. Geração em SL. 6º, 549, 1-1

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1751

João Martins Pedroso e Maria Buena de Moraes

Autos de Justificação de batismo de João Martins Pedroso - 04-05-1751 nesta cidade de S.Paulo.

Diz João Martins Pedroso, n/b na freguesia de N. Sra da Penha de Araçariguama, f.l. do Sarg. Mor Jose Miz Cesar e de s/m Ana Leme de Britto = com Maria Buena de Moraes.

Testemunhas: Maximiano da Silva Bueno = Andre Francisco da Silva = Francisco Xavier Borges

 

Autos do Casamento - 04-05-1751

 (...) em um dos livros dos defuntos desta freguesia (...) aos 17-08-1748 faleceu Salvador Barbosa de Lima, f. de Onofre George e de s/m Maria Barbosa de Lima, natural desta freguesia, casado com Maria Bueana de Moraes. Sepultado na igreja da Sé, fez seu testamento, [-------------------------------------------------]

 

10-2 Maria Barbosa de Lima casou com Mateus de Siqueira de Mendonça, filho de João do Prado da Cunha, e 1.a mulher Maria Paes de Siqueira. Entre seus doze filhos, citados em SL. 3, 245, 3-1:

10-2-2 João de Siqueira Barbosa com 27 para 28 anos em 1758 na dispensa da irmã Maria, abaixo citada.

10-2-6 Maria Barbosa de Lima, batizada em 15-03-1738 na Sé de S. Paulo. Em 11-05-1758 requereu dispensa, do impedimento em 2º grau de consanguinidade misto com 3º, para se casar com Cap. Alexandre Barreto Lima, batizado em Taubaté-SP em 27-12-1717, filho de Alexandre Barreto de Lima e Messia Vaz Cardoza, 6-4 supra.

 

11- Francisca de Lima ou Francisca Babosa de Lima ou Francisca Cubas de Lima, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau (processo de dispensa conjunta em 10 supra) casou com Salvador Jorge de Lima. Geração de 14 filhos descritos em SL. 8º, 379, 2-5.

Entre os filhos do casal:

11-1 Tomé Barbosa de Lima, natural da cidade de São Paulo. Fez seu testamento na Campanha aos 27-10-1753, aberto em 11 do mês segunte. Instituiu a alma por universal herdeira.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio obitos - Testamento de Tome Barbosa de Lima

(...) eu Tome Barbosa de Lima (...) f.l. Salvador Jorge de Lima e Francisca Cubas de Lima, n. de S. Paulo onde nasci e fui batizado na igreja matriz da cidade, e já são falecidos os ditos meus pais.

Declaro que meu irmão Gaspar João Barreto ficou a dever, quando andou no caminho das minas com a tropa, a Pedro Frz de Avellar oito oitavas de ouro de mil e quinhetos rs as quais se lhe devem pagar de meus bens, por eu ter tomado a mim os bens com que se lhe devião pagar. Pela mesma razão determino se pague aos herdeiros de Pedro Dias, que morava na passagem do Rio Grande la para os Goiases, 23 patacas de prata e não sei como se chamam aos herdeiros e ouvi dizer que se chamava um João Leite. (...) se pague a Jose de Paiva morador para os Goiases.

A meu irmão Domingos Jorge, a quem nomeio por meu testamenteiro, e em 2º lugar a meu primo Amaro Ferreira, em 3º Jose Ferreira do Amaral.

Instituo por minha universal herdeira a minha alma.

Deixo a meu irmão Domingos Jorge um escravo, para com os seus seviços se ajudar alimentar e tratar minha irmã Francisca Barbosa, que lhe peço recolha para sua casa e caso minha irmã tome estado sempre o escravo ficara ao dito meu irmão.

Tenho umas eguas e uns potros em S. Paulo e os deixo a meu irmão Jose Barbosa Cubas para que ele pague a criação de um enjeitadinho meu afilhado por nome João.

Deixo uma vaca a minha irmã Francisca Barbosa de Lima de que ja acima tratei (...)

Campanha 27 de 8bro de 1753 Tome Barbosa Lima

Aprovação aos 28-10-1753

Abertura 11-11-1753 Vig. João Teixeira de Mello.

 

11-2 Inacio Barbosa falecido em 02-05-1751.

SP, SP aos 02-maio-1751 faleceu Inacio Barbosa, morador no bairro da Borda do Campo desta freguesia, f. de Salvador Jorge de Lima e de s/m Francisca Cubas.

11-4 Gaspar João de Moraes, natural da Sé da cidade de S. Paulo. Em Aiuruoca-MG aos 15-08-1759 casou com Izabel da Paixão, natural de Congonhas do Campo, filha de Marcos Rodrigues e Maria Bicuda.

 (pesq. Moacyr Villela) Aiuroca-MG [Gaspar João de Moraes com Izabel da Paixão]. Aos 15 de Agosto de 1759 na Matriz de Airuruoca casamento de Gaspar João de Morais filho legitimo de Salvador Jorge de Lima e de sua mulher Francisca de Cubas, natural da Freguesia da Sé, Cidade de São Paulo com Isabel da ..xão filha legitima de Marcos Rodrigues e de Maria Bicuda natural de Congonhas do Campo

 

11-6 Domingos Jorge de Lima, filho de Salvador Jorge de Lima e Francisca Cubas de Lima, segundo SL casou duas vezes. Em 1740 com Catarina Dias Teixeira. Foram moradores em Campanha- MG onde também assistia Tomas Correa Dias, irmão de Catarina, com geração na família “Domingos de Góes”.

Em 1782 Domingos casou com Ana Maria do Nascimento cuja ascendência é descrita por Silva Leme em Jorge Velhos. Ana Maria não aparece como filha de seus pais no vol 5º, onde deve ser acrescentada.

Ana Maria e Domingos, já falecido, foram pais de:

11-6-5 Maria, póstuma, batizada em 30-03-1784.

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha

 “Aos 30 de Março de 1784 nesta Matriz da Campanha batizei e pus os santos óleos a inocente Maria de 17 dias, filha legitima de Domingos Jorge de Lima ja defunto natural da Cidade de São Paulo e de Ana Maria do Nascimento natural da mesma Cidade. Foi padrinho Miguel Rodrigues da Silva casado em São Paulo.” O coadjutor Domingos da Silva Lobo.

 

De Domingos e sua primeira mulher Catarina, Silva Leme encontrou apenas um filho: Antonio Barbosa de Lima. Encontramos nos documentos de Campanha as filhas do casal que não constam da GP:

11-6-2 Maria Barbosa de Lima, batizada na Sé de São Paulo em 11-08-1742.

ACMSP - Dispensas Matrimoniais ano 1756

Autos de Banhos de Maria Barbosa Lima - 05-11-1756 nesta ciade de S. Paulo

Maria Barbosa Lima,

(...) cura da Sé da cidade de S. Paulo. Em um dos livros de batizados a f 340? se acha o termo seguinte: aos 11-08-1742 bat a Maria, f.l. Domingos George de Lima e de s/m Catarina Dias Ferreira, foram padrinhos Andre Teixeira Dias e Francisca Correa Lemos, S. Paulo 3 de 9bro de 1756.

         Casou com José Ferreira do Amaral, natural da freguesia de Ceremil Bispado de Viseu, filho de Manoel Ferreira, da mesma freguesia e Rosária do Amaral do lugar de Cavalhais do mesmo bispado. Foram moradores no então arraial de Campanha-MG, onde Maria faleceu sem testamento aos 25-11-1760. Seu inventário, neste site, foi aberto pelo viúvo no ano seguinte na paragem Madrugada.

José casou segunda vez com Ana Gonçalves de Moraes, natural de Guarapiranga-MG, filha de Miguel Borges da Costa, natural de São Pedro do Atei comarca de Chaves arcebispado de Braga e Tomasia Gonçalves de Moraes, natural de Guarapiranga. Geração na família “Antonio Borges da Costa”.

José testou Vila da Campanha em 24-01-1804 e foi sepultado em 5 de fevereiro do mesmo ano. Declarou a geração dos dois casamentos (testamento na família “Antonio Borges da Costa”).

Maria Barbosa de Lima e José Ferreira tiveram a filha única:

11-6-2-1 Maria, batizada em Campanha aos 02-02-1759, padrinhos os avós maternos.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-02-1759 Maria, f.l. Jose Ferreira do Amaral n. do lugar e freguesia de Ceremil comarca e bispado de Viseu e Maria Barbosa de Lima n. da cidade de S. Paulo, np Manoel Ferreira do dito lugar de Ceremil e Rosaria do Amaral n. do lugar de Carvalhais da mesma comarca e bispado de Viseu, nm Domingos Jorge de Lima n. da cidade de S. Paulo e Catarina Dias natural da mesma cidade, padr.: o mesmo Domingos Jorge Lima por seu pp Manoel Moniz Barreto, e s/mulher Catarina Dias, todos moradores nesta freguesia.

         Maria Ferreira de Lima casou com Alf. Domingos Borges da Costa. Alferes Domingos, batizado em 11-01-1750, filho de outro e de Madalena Cardosa, testou na vila da Campanha em 28-04-1807 e faleceu em 22-08-1818 em Silvianópolis, MG. Sem geração e sem herdeiros forçados, instituiu a mulher sua universal herdeira; família “Lourenço de Brito Leme”

11-6-3 Maria, batizada em 17-02-1749. Faleceu com um dia.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-02-1749 Maria, f.l. Domingos Jorge de Lima e Caterina Dias Teixeira, ambos nts da cidade de S. Paulo, padr.: Maria das Neves, viuva; e faleceu com um dia.

 

11-6-4 Ana Maria de Jesus foi a segunda mulher de Luiz Collaço Moreira, filho de Inácio Moreira de Alvarenga e Ana Barreto de Almeida, aportes à GP “Ana Barreto de Almeida - SL. V, 372, 4-5”.

Luiz foi primeira vez casado com Leonor Domingues de Camargo, filha de Antonio Cardoso Bicudo e Maria de Camargo de Almeida (SL. 5, 373, 5 3). Pais de, q.d.:

- Joaquim, batizado em Campanha em 20-11-1757.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-11-1757Joaquim, f.l. Luiz Colaço Moreira n. freg. Piranga deste bispado e Leonor Domingues n. da cidade de SPaulo,np Inacio Moreira e Ana Barreta nts da cidade de S.Paulo, nm Antonio Cardoso Bicudo e Maria de Camargos da dita cidade de S. Paulo, padr.: Tome Moreira de Godois cc. Ana(sic) Mecia, e Maria da Visitação mulher de Bento Correa de Mello.

Ana Maria e Luiz tiveram, q.d.:

11-6-4-1 Domingos, batizado em Campanha aos 11-02-1770.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-02-1770 matriz, Domingos de oito dias, f.l. Luiz Collaço Moreira n. freg. da Piranga deste bispado e Ana Maria de Jesus n. desta freguesia, padr.: Domingos Jorge Lima e Catarina Dias Teixeira avos maternos do batizado; avos paternos Sarg. Mor Inacio Moreira de Alvarenga e Ana Barreta de Almeida, falecidos.

11-6-4-2 Leonor Francisca de Jesus, batizada aos 30-11-1771. Foi a primeira mulher de Gaspar José de Paiva, casados na Campanha em 12-04-1788, filho de José de Paiva e Silva e de Maria Josefa da Trindade - família “Paiva” Cap. 2º.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 30-11-1771 Leonor, f.l. Luiz Collaço Moreira n. freg. da PIranga deste bispado e Ana Maria de Jesus n. desta freguesia, padr.: Revdo Domingos da Silva Lobo, e D. Joana Felicia Moreira, viuva. Avos paternos Sarg. Mor Inacio Moreira de Alvarenga, falecido e D. Ana Barreta de Almeida, falecida, maternos Domingos Jorge Lima e Catarina Dias Teixeira.

          Leonor faleceu de sobre parto e foi sepultada aos 02-09-1804.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 02-09-1804 foi sepultada dentro desta matriz Leonor Francisca de Jesus, mulher do Alf. Gaspar Jose de Paiva, faleceu de um sobre parto, de idade de 32 anos pouco mais ou menos.

11-6-4-3 Luiza Francisca do Nascimento, batizada em 20-05-1773. Na Campanha em 09-05-1790 casou com João Borges Leite, filho dos falecidos Miguel Borges da Costa e Thomazia Gonçalves de Moraes - família “Antonio Borge da Costa”. João faleceu com testamento aos 11-02-1801. Sem geração.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-05-1773 matriz, Luiza de oito dias, f.l. Luiz Colaço Moreira n. da freg. Guarapiranga deste bispado e Ana Maria de Jesus n. desta da Campanha, avos paternos Inacio Moreira e Ana Barreta, maternos Domingos Jorge Lima e Caterina Dias. Padr.: Tome Moreira, casado e D. Escolastica Joaquina Moreira, solteira.

 

Campanha-MG - casamentos -aos 09-05-1790 na matriz, João Borges Leite, f.l. de Miguel Borges da Costa e s/m Thomazia Gonçalves de Moraes, já falecidos/ = Luiza Francisca do Nascimento, f.l. de Luiz Colasso Moreira e s/m Anna Maria de Jesus. Ambos os contraentes nts/bts nesta.

11-6-4-4 Inácio, batizado em 11-04-1775.

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha  “Aos 11 de abril de 1775 nesta Matriz batizei ao inocente Inacio de 8 dias, filho legitimo de Luiz Colaço Moreira natural da Freguesia da Guarapiranga e de Ana Maria de Jesus natural desta da Campanha. Avós paternos, o sargento mor Inacio Moreira de Alvarenga e Ana Barreta de Almeida ja defuntos. Avós maternos Domingos George de Lima e Catarina Dias Teixeira. Foram padrinhos Maria Ferreira mulher de Domingos Borges e o padre Bernardo da Silva Lobo.”

11-6-4-5  Jose, em 16-09-1776

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha “Aos 16 de Setembro de 1776. nesta Matriz batizei ao inocente Jose,  filho legitimo de Luiz Colaço Moreira natural da Freguesia da Guarapiranga e de Ana Maria de Jesus natural desta da Campanha. Avós paternos o sargento mor Inacio Moreira de Alvarenga ja defunto e Ana Barreta de Almeida ja defunta . Avós maternos Domingos George de Lima e Catarina Dias Teixeira. Foi nascido de 8 dias. Foram padrinhos Inacio de Gois solteiro e Dona Rita de Gusmão mulher de Mauricio Joaquim

11-6-4-6 Francisco, em 29-08-1779

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha “Aos 29 de Agosto de 1779. nesta Matriz batizei ao inocente Francisco de 11 dias  filho legitimo de Luiz Colaço Moreira natural da Freguesia da Guarapiranga e de Ana Maria de Jesus natural desta da Campanha. Avós paternos o sargento mor Inacio Moreira de Alvarenga ja defunto e Ana Barreta de Almeida. Avós maternos Domingos George de Lima e Catarina Dias. Foi padrinho Alferes Francisco Jose de Matos”

11-6-4-7 Tomé, em 24-08-1781.

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha “Aos 24 de Agosto de 1781 batizei e pus os santos óleos ao inocente Tomé nascido a 15 deste,  filho legitimo de Luiz Colaço Moreira natural da Freguesia da Guarapiranga e de Ana Maria de Jesus natural desta da Campanha. Avós paternos o sargento mor Inacio Moreira de Alvarenga ja defunto e Dona Ana Barreta de Almeida. Avós maternos Domingos Jorge de Lima e Catarina Dias Teixeira.Foram padrinhos o C. Luiz Antonio de Araujo Alves casado e Dona Ana Severina mulher do C Carlos Fascião(?) Ozorio com procuração de Dona Escolastica dos Reis Misel viúva. De que fiz este assento na Matriz da Campanha”

11-6-4-8 Luiz Carlos, em 11-11-1785

(pesq. Moacyr Villela) batismos de Campanha  “Aos 11 de Novembro de 1785 nesta Matriz da Campanha batizei ... Luiz Carlos de oito dias, filho legitimo de Luiz Colasso Moreira natural da Fregueisa de Guarapiranga  e de Ana Maria de Jesus natural desta Freguesia, Avós paternos o sargento mor Inacio Moreira de Alvarenga e Dona Ana Barreta de Almeida. Maternos, Domingos Jose...e Catarina Dias Teixeira. Foram padrinhos o reverendo Jose Xavier da Silva Toledo e Dona Ana Izabel solteira filha do Capitão Manoel de Paiva e Silva”

 

11-11 Francisca Barbosa de Lima, natural da cidade de S. Paulo com 70 anos e viúva de Manoel Martins Canedo, faleceu na Campanha aos 14-10-1764.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio obitos aos 14-10-1764 faleceu Francisca Barbosa de Lima, viuva de Manoel Martins Canedo, natural da cidade de S. Paulo, de idade de 70 anos pouco mais ou menos, f.l. Salvador Jorge de Lima e Francisca Cubas de Lima. Morreu pobre. Sep. na matriz.

11-12 Ana Barbosa de Lima foi casada primeira vez, com provisão de 1738, com José do Prado da Cunha, filho dos falecidos João do Prado da Cunha e de s/m Messia Raposa.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1738

Jose do Prado da Cunha e Ana Barbosa de Lima 10-junho-1738

Jose do Prado da Cunha, f. de João do Prado da Cunha e de s/m Messia Raposa, ja defuntos = Ana Barbosa de Lima, f. de Salvador Jorge de Lima e de s/m Francisca Cubas de Lima, todos moradores e fregueses desta cidade de S. Paulo.

Diz Jose do Prado da Cunha, f.l. de João do Prado da Cunha e de s/m Mexia Raposa, ja defunta, morador desta cidade, foi batizado na vilsa de N. Sra do Bom Sucesso pelo R.do Padre Gaspar Cubas, q Deus haja, sendo seus padrinhos o dito padre e Brizida Sobrinha.

Testemunhas:

- Estevão Raposo Bocarro, natural desta cidade, vive de suas lavouras, de idade 67 anos. Confirma os itens. (...) e tudo sabe pelos ditios padrinhos o tratarem de afilhado.

- Estevão Raposo de Siqueira, n/morador nesta cidade, vive de suas lavouras, de idade 39 anos.

- Mateus de Siqueira de Mendonça, n/morador no bairro de S. Miguel, vive de suas lavouras, de idade 43 anos.

          José faleceu com testamento em 03-06-1747:

SP, SP aos 03-junho-1747 faleceu Jose do Prado da Cunha, marido de Ana Barbosa, do bairro de S. Miguel desta freguesia, foi sespultado no meio da igreja matriz. Nomeou por testamenteiros ao Cap. Matias de Siqueira, a seu irmão Manoel do Prado e a Tome Barbosa.

          Com provisão de 17748, Ana casou segunda vez com José de Camargo Bueno, batizado em Juqueri aos 20-05-1712, filho de José da Costa de Camargo e de Ana Bueno de Albuquerque - SL. 1º, 315, 3-2 onde não consta o nome da conjuge e família Duarte Pacheco de Albuquerque Cap. 7º.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1748 im 21

Autos de Casamento Jose de Camargo Bueno e Ana Barbosa de Lima 28-junho-1748

Jose de Camargo Bueno, naturqalo da cidade de S. Paulo e batizado na freguesia de N. Sra do Desterro do Juqueri e assistente no bairro da Penha do termo desta cidade, f.l. de Jose da Costa de Camargo e de Ana Bueno de Albuquerque, todos desta cidade = Ana Barbosa de Lima, viuva de Jose do Prado, f.l. de Salvador Jorge de Lima e Francisca Cubas de Lima, ja defuntos.

- aos 03-junho-1747 faleceu Jose do prado da Cunha, marido de Ana Barbosa, do bvairro de S. Miguel desta freguesia; foi sepultado na igreja matriz. Fez seu testamento. S. Paulo 28-junho-1748.

- Freguesia de N. Sra do Desterro de Juqueri - aos vinte de maio bat. a Jose, f. de [danificado] Costa e de s/m Ana Buena, foram padrinhos Fernande de [danificado] e Jose nde Camargo, no ano de 1712 nesta igreja da Senhora do [danificado]. Juqueri 25-junho-1748

          Ana faleceu em São Paulo em 19-10-1753.

SP, SP aos 19-outubro-1753 faleceu Ana Barbosa de Lima, casada com Jose de Camargo Bueno, filha de Salvador Jorge de Lima e de s/m Francisca Cubas, natural e moradora nesta freguesia. Não fez testamento.

Geração de Ana Barbosa Lima e José do Prado da Cunha descrita em SL. 3º, 253, 2-8:

11-12-1 Maria batizada em 11-04-1739.

SP, SP aos 11-abril-1739 bat a Maria f. de Jose do Prado da Cunha e Ana Barbosa, foram padrinhos Domingos Barreto de Lima e Mecia de Jesus, beata solteira, todos moradores nesta.

11-12-2 José do Prado Barbosa, batizado em Conceição dos Guarulhos, casou três vezes. Em 12-05-1767, com 26 anos, casou com Margarida Maria de Santana, batizada aos 21-03-1747, filha de Rodrigo de Moraes Fajardo e de s/m Rosa Buena da Silveira, neta paterna de João Pedroso e s/m Suzana Telles de Menezes. pela materna de Baltazar da Veiga e s/m Ana Buena. Geração em SL. 3º, 253, 3-2.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1767

Jose do Prado Barbosa e Margarida Maria de Santana

Auto de Justificação que faz Jose do Prado Barbosa 20-abril-1767

Testemunhas em 22-abril-1767

- Antonio de Camargo de Albuquerque, n. da freguesia da Sé desta cidade em cuju distrito é morador em o bairro de Santana, casado vive de suas lavouras, idade de 33 anos. (...) o contraente fora batizado na freguesia de Conceição dos Guarulhos, pelo Revdo Conego Faustino Xavier do Prado sendo paroco naquela freguesia ha 26 anos pouco mais ou menos, sendo padrinhoJeronimo Fernandes e Maria da -----

- Bartolomeu Fernandes, n. desta cidade e morador no baitrtro de S. Miguel onde é casado, fregues da Conceição de Guarulhos, vive de sua lavouras, de idade de 50 anos. (...) fora batizado ha 26 anos, pouco mais o menos, sendo padrinhos Jeronimo Fernandes e Maria da Conceição, o que sabia por presenciar o referido batismo.

- Francisco Xavier de Avila, n. desta cidade e morador nas freg. de NM. Sra da Conceição dos Guarulhos, vive de suas lavouras, de idade de 49 anos.

 

Autos de Casamento - 04-maio9-1767

Jose do Prado Barbosa, f.l. de Jose do Prado da Cunha, ja defunto e de s/m Ana Barbosa de Lima, ja defunta = com Magalena Maria de Santa Ana, f.l. de Rodrigo de Moraes Fajardo e de s/m Rosa Buena da Silveira, todos fregueses na freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos.

- aos 21-março-1747 nesta matriz bat a Madalena, f.l. de Rodrigo de Moraes Fajardo e de s/m Rosa Buena da Silveira, naturais e fregueses desta, foram padrinhos João de Moraes, fregues desta e Escolastica Barbosa de Lima, solteira e freguesa da cidade de S. Paulo.

 

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. 1749-1788 imagem 61 aos 12-05-1767 Joze do Prado Barbosa, Jose do Prado Cunha e Ana Barbosa de Lima = cc Madalena Maria de S. Ana, f.l. Rodrigo de Moraes Fajardo e Rosa Buena da Silveira, neta paterna de João Pedroso e s/m Suzana Telles de Menezes. pela materna de Baltazar da Veiga e s/m Ana Buena.

         Madalena faleceu em 31-03-1771 em Conceição dos Guarulhos. Em Mogi das Cruzes aos 11-08-1777, com provisão, José casou com Isabel da Silva Cardosa, batizada em 13-07-1730, filha de Antonio da Cunha Gago e Branca da Silva Freitas, np Valerio de Mendonça Gago e Maria Vaz Moniz, nm Francisco Dias Antunes e Ana Pedrosa.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1777

Autos de casamento de Jose do Prado Barbosa e Isabel da Silva Cardosa 07-agosto-1777

Jose do Prado Barbosa, f.l. de Jose do Prado da Cunha e de s/m Ana Barbosa de Lima, ja todos defuntos, viuvo de Maria Madalena(sic) = com Izabel da Silva Cardosa, f.l. de Antonio da Cunha /gago e de s/m Branca da Silva, ja todos defuntos; o contraente natural da freguesia da Conceição dos Guarulhos e a contraente natural e batizada na cidade de Mogi das Cruzes.

- aos 13-julho-1730 bat a Isabel, f. de Antonio da Cunha Gago e de s/m Branca da S.ª Freitas na capela de N. Sra da Ajuda; foram padrinhos Domingos Lopes de Godoy e Ana das Neves.

- aos 31-março-1771 faleceu Maria Madalena de Santa Ana, de idade de 29 anos pocuo mais ou menos, casada com Jose do Prado, sepultada dentro da capela de N. Sra do Rosario. Não fez testamento, era natural e freguesa desta freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos. Guarulhos 6-agosto-1777.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, fls 161 aos 11-08-1777 Jose do Prado Barbosa, n. freg. Conceição e nela morador, viuvo de Maria Madalena de Santa Ana, f.l. Jose do Prado da Cunha e Ana Barbosa de Lima, np João da Cunha e Mecia Raposa, nm Salvador Jorge de Lima e Francisca de Moraes = cc Izabel da Silva Cardosa, n. desta, f.l. Antonio da Cunha Gago e Branca da Silva Freitas, np Valerio de Mendonça e Maria Vaz Moniz, nm Francisco Dias e Ana Pedrosa.

         Terceira vez aos 03-02-1795, José casou com Maria Policena, filha de Aleixo Leme de Faro, n. da Sé de S. Paulo e de Luiza de Santa Ana Moraes, n. da vila de Jacarei, neta paterna de Jose Pereira de Faro e Ignez de Siqueira e Moraes, nts da cidade, neta materna do Cap.Miguel de Moraes Ferreira,, n. da freguesia de Barcelos de traz dos Montes lugar das Areas comarca de Bragança e de Messia Nunes de Siqueira, n. da freguesia de Juqueri.

Guraulhos, SP aos 03-fevereiro-1795 e testemunhas o Alf. Francisco Leandro Leme de Moraes e Gaspar Barreto de Lima se receberam Jose do Prado Barbosa, viuvo da primeira mulher Maria Madalena, e da sergunda Izabel da Silva Cardosa, natural e fregues desta igreja, f.l. de Jose do Prado da Cunha e de Ana Barbosa de Lima naturais da Sé de S. Paulo = com Maria Policena, n/freguesa desta igreja, f.l. de Aleixo Leme de Faro, n. da Sé de S. Paulo e de Luiza de Santa Ana Moraes, n. da vila de Jacarei; ele neto paterno de João da Cunha e de Messia Raposa nts da cidade, e neto materno de Salvador Jorge de Lima e Francisca Cubas de Moraes nts da mesma cidade; ela neta paterna de Jose Pereira de Faro e Ignez de Siqueira e Moraes, nts da cidade, neta materna do Cap.Miguel de Moraes Ferreira,, n. da freguesia de Barcelos de traz dos Montes lugar das Areas comarca de Bragança e de Messia Nunes de Siqueira, n. da freguesia de Juqueri.

11-12-3 João em 23-10-1743.

SP, SP aos 23-10-1743 na igreja de S. Miguel bat a João, f. de Jose do Prado e Ana Barbosa de Lima, foram padrinhos Manoel do Prado de Siqueira, viuvo e Maria Barbosa Lima, casada, ambos moradores nesta freguesia.

11-12-4 Domingos em 12-09-1744

SP, SP aos 12-09-1744 bat a Domingos, f. de Jose do Prado da Cunha e de Ana Barbosa de Lima, padrinhos Estevão Raposo Bocarro e Maria ----, ambos solteiros, moradores nesta freguesia.

11-13 Escolastica Barbosa de Lima, batizada em outubro de 1703. Com provisão de 1746, casou com Antonio Braz de Moraes, viuvo de Vitória da Cunha Alves, filho de Rufina de Moraes e seu primeiro marido Antonio Alves Vieira - Aportes à GP: Rufina de Moraes - SL VIIº, 93-7, neste site.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1746

Antonio Braz de Moraes e Escolastica Barbosa de Lima 02-janeiro-1746

Antonio Braz de Moraes, viuvo de Vitoria da Cunha, f.l. de Antonio Alz Vieira e de s/m Rufina de Moraes, ambos ja defuntos = com Escolastica Barbosa de Lima, f.l. de Salvador Jorge de Lima e de s/m Francisca Cubas.

Igreja paroquial da cidade de S. Paulo:

- aos [danificado] tres do mes de outubro de 1703 anos bat a Escolastica, f. de Salvador Jorge de Lemos e de s/m Francisca Cubas, foram padrinhos Joam Jorge Lemos e Maria Barbosa -

- aos 30 dias do mes de [apagado] de mil setecentos e quarenta e [apagado] faleceu Vitoria [apagado] ilha de S. Sebastião [danificado] Bras de Moraes. Sepultada na igreja desta cidade. Deixou missas e algumas esmolas como consta de seu testamento. Testamenteiros a Francisco Alvres da Cunha e Antonio Alvres de Siqueira, moradores desta freguesia.

          Antonio faleceu aos 19-04-1757, sem geração.

SP, SP aos 19-abril-1757 faleceu Antonio Bras de Moraes, natural desta cidade, filho de Antonio Alvres V[danificado] e de s/m Rufina de Moraes. Declarou ser primeira vez casado com Vitoria da Cunha de cujo matrimonio não teve filhos; casado segunda vez com Escolastica Barbosa de Lima de cujo matrimonio tambem não teve filhos. Testamenteiro Manoel Mendes de Oliveira.

 

12- Rosa de Lima casada com Estevão Correa de Lima, moradores na vila de Taubaté. Pais de, q.d.:

12-1 Ignez Barbosa de Lima casou com José Gonçalves Cruz, natural da freguesia de Santiago de Mourilhe Arc. de Braga, filho de Antonio Garcia e Madalena Gonçalves.

          Entre os filhos do casal:

12-1-1 Rosa Maria de Jesus, em 1760 casou com João de Meireles Freire, nat. de S. Salvador de Figueiras, bisp. do Porto, filho de Manoel de Meireles Freire e Agueda Figueira, neto paterno de Manoel Gonçalves e Marta de Meireles e materno de Fulano do Couto e Angela Coelho, naturais da Freguesia da Figueira. Geração na “familia Meirelles Freire”.

12-1-2 Madalena Gonçalves Cruz aos 06-05-1761 em Guaratinguetá-SP casou com José de Meirelles Freire, irmão inteiro de João de Meirelles Freire supra citado. Geração na família “Meirelles Freire”.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 06-05-1761 Jose de Meirelles Freire, n. de S. Salvador de Figueiras Bispado do Porto, f.l. Manoel de Meirelles e Agueda Figueira, np Manoel Gonçalves e Marta de Meirelles, e materno de Fulano do Couto e Angela Coelha nts da freguesia de Figueira = cc Madalena Gonçalves n. desta, f.l. Jose Gonçalves da Cruz e Ignez Barbosa, np Antonio Garcia e Madalena Gonçalves da freguesia de Santiago de Movilli e materna de Estevão Correa Lima e Rosa de Lima nts de S. Paulo

12-1-3 Cap. João Gonçalves Cruz casou com Ana Joaquina de Oliveira, natural da vila de Cunha-SP, filha de João Monteiro Ferraz e de Ana Gomes de Sousa, esta natural da Ilha Grande-RJ. Foram pais de, pelo menos:

12-1-3-1 Maria Gonçalves Cruz aos 08-10-1788 em Guaratinguetá casou com Cap. Joaquim Pereira Rangel, dai natural, filho de Manoel Pereira Fialho natural da Ilha do Pico e de Maria Madalena de Jesus, natural de Guiaratinguetá, neto materno de Andre Bernardes de Brito, natural da Parnaiba-SP e Margarida Nunes Rangel, natural de Guaratinguetá - família “Lucrecia Leme Barbosa”, neste site. Geração em SL 3º, 36, 5-9.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio matr. - aos 08-10-1788 nesta matriz de Santo Antonio de Guaratinguetá sem impedimento algum e na presença das testemunhas Cap. João de Meirelles Freire e Tenente Bartholomeu de Moura, ambos casados e moradores desta freguesia se receberam Joaquim Pereira Rangel e Maria Gonçalves Cruz. Ele natural desta vila, f.l. Manoel Pereira Fialho natural da Ilha do Pico e de Maria Madalena de Jesus, natural desta vila, avós paternos não me souberam dizer, avós maternos Andre Bernardes de Brito e Margarida Nunes Rangel, aquele natural da vila de Parnaiba e esta natural desta vila. Ela contraente natural desta vila, f.l. do Cap. João Gonçalves Cruz natural desta vila e de Ana Joaquina de Oliveira natural da vila de Cunha. Avos paternos o Ten. Jose Gonçalves Cruz natural da Praça de Xaves e Ignez Barbosa de Lima natural da vila de Taubaté. Avós paternos(sic) João Monteiro Ferraz de cuja naturalidade me não souberam dar noticia e D. Ana Gomes de Souza natural da Ilha Grande do Bispado do Rio de Janeiro.

12-1-4 Teresa Maria de Jesus ou Teresa Gonçalves de Jesus aos 11-01-1763 casou com Bento Manoel do Nascimento, natural de Valdecim Bispado de Coimbra e viúvo de Fulana Maria de Jesus. Bento era filho de Manoel Mendes de Abreu e Maria de Abranches, neto paterno de Antonio Mendes de Araújo, neto materno de Antonio Mendes das Neves.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio matr. -aos 11-01-1763 Bento Manoel do Nascimento, f.l. Manoel Mendes de Abreu e Maria de Abranches, n. de Valdecim Bispado de Coimbra e morador na freg. da Aiuruoca, viuvo de A[--]a Maria de Jesus. Neto paterno de Antonio Mendes de Araujo, neto materno de Antonio Mendes das Neves e não se lembra dos mais = cc Teresa Maria de Jesus, n. desta, f.l. Jose Gonçalves Cruz e Ignez Barbosa de Lima., npaterna de Antonio Garcia e Madalena Gonçalves, de Santiago de Morilli, nmaterna de Estevão Correa e Rosa de Lima, nts de S. Paulo.

 

Bento testou em 20-11-1795 e faleceu em 12 de dezembro do mesmo ano:

B7: Baependi-MG- Aos 12-12-1795 faleceu Bento Manoel do Nascimento, casado com Theresa Maria de Jesus, morador da Aplicação da Capela da Conceição do Rio Verde.

Testamento (trechos)

Eu Bento Manoel do Nascimento, f.l. Manoel Mendes de Abreu e Maria de Abranches, n/b na vila de Valezim(?) Bispado de Coimbra concelho da Guarda e de presente morador nesta freguesia de Baependi (...).

Testamenteiros: 1º minha mulher Theresa Maria de Jesus, 2º meu filho Bento Manoel, 3º João P.to Ribeiro, 4º Antonio Dias de Castro (...)

Cumpridos os meus legados o resto de minha terça se repartira igualmene por meus filhos e filhas. Maria, Anna e Marianna se acham já casadas e havendo de herdar entrarão com seus dotes para o monte.

Declaro que quando (......) da fazenda seca no Arraial dos Serranos de Aiuruoca tive em minha casa hum menino mulato que era filho natural de uma Izabel de Tal, filha de Pascoa Angola, ao qual menino deixo de esmola 50.000 réis. (...). 20-11-1795 Bento Mel do Nascimento

 

Entre os filhos de Bento sem comprovação de que nupcias):

12-1-4-1 Bento Manoel, 2º testamenteiro paterno.

12-1-4-2 Antonio Manoel do Nascimento, assinou a rogo da irmã Mariana em seu testamento.

 

Filhos de Bento e Teresa Maria de Jesus:

12-1-4-3 Maria Teresa do Nascimento aos 27-11-1790 em Baependi-MG casou com Francisco Ribeiro da Silva, filho de João Ribeiro da Silva e Maria Branca Leme da Silva. Geração na família “João Ribeiro da Silva”.

12-1-4-4 Ana Teresa do Nascimento em Baependi aos 28-11-1792 casou com José Dias de Castro, batizado na capela do Favacho em 01-11-1769, filho de Antonio Dias de Castro natural de Santa Cristina de Serzedelo Arc. Braga e Brizida Maria de Jesus, natural de Taubaté-SP - família “Godoys”, neste site.

Baependi-MG aos 28 novembro 1792 Jose Dias de Castro e Anna Theresa do Nascimento. Ele f.l. de Antonio Dias de Castro e Brizida Maria de Jesus. Ela f.l. de Bento Manoel do Nascimento e Thereza Maria de Jesus, n. e b. nesta freguesia.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-11-1769 cap. S. Jose do Favacho, Jose, f.l. Antonio de Crasto n. da freg. Santa Cristina do Serzedello Arc. Braga e Brizida Moreira(sic) de Jesus n. da vila de Taubate, padr.: Pedro Dias de Crasto Guimarães, solteiro e Clara Vieira, solteira.

12-1-4-5 Teresa Mendes do Nascimento aos 10-06-1802 casou com Cap. Felix Ribeiro da Silva, filho de João Ribeiro da Silva e Maria Branca da Silva. Geração na família “João Ribeiro da Silva”.

Baependi, MG Matrimônios - aos10-06-1802 nesta matriz, Cap. Felis Ribeiro da Silva, f.l. João Ribeiro da Silva e Maria Branca da Silva = cc Teresa Mendes do Nascimento, f.l. Bento Manoel do Nascimento, ja defunto e Teresa Maria de Jesus. Ambos nts e bts e moradores nesta freguesia, Testemunhas Teodosio Glz Bittencourt e Manoel Pedro Ramos.

12-1-4-6 Jacinta Maria de Jesus aos 01-08-1803 casou com José Joaquim da Luz, filho de Francisco Martins da Luz e Teresa Maria de Oliveira. Geração na família “Martins Covas” Cap. 1º

12-1-4-6 Mariana Mendes do Nascimento casou com Antonio Dias de Castro 4º testamenteiro do sogro. Mariana, viúva, testou na Fazenda da Boa Vista 11-10-1839 e foi sepultada aos 16 do mesmo mês na igreja N. Sra. da Conceição do Rio Verde, com 65 anos declarado:

B7: Baependi - MG aos 16-10-1839 sep. dentro da igreja N. Sra. da Conceição do Rio Verde, D. Marianna Mendes do Nascimento, viuva, 65 anos.

Testamento (trechos)

Digo eu Marianna Mendes do Nascimento, viuva por falecimento de Antonio Dias de Castro, n/b nesta hoje freguesia de N. Sra. Conceição do Rio Verde, f.l. de Bento Manoel do Nascimento e D. Theresa Maria de Jesus, já falecidos.

Fui cc. Antonio Dias de Castro de cujo matrimonio tivemos vários filhos e existem vivos três a saber: Bento Antonio Dias de Castro, cc. = Joaquim Antonio de Castro, cc = Hilario Antonio de Castro, solteiro.

(...) meu filho Bento Antonio Dias de Castro deixou por um crédito a quantia de 160$000 réis que deixo a minha neta e afilhada Maria Candida, filha do mesmo devedor.

Escrito pelo Padre Antonio Gomes Nogueira Freire e pedi e roguei a meu irmão Antonio Manoel do Nascimento assinasse. Fazenda da Boa Vista 11-10-1839

Registro em 28-10-1839

Foram três os filhos declarados por Mariana:

12-1-4-6-1 Bento Antonio Dias de Castro, casado, pai de:

12-1-4-6-1-1 Maria Candida, afilhada e legatária da avó paterna.

12-1-4-6-2 Joaquim Antonio de Castro, casado.

12-1-4-6-3 Hilario Antonio de Castro, solteiro.

12-1-5 Ana Barbosa de Lima aos 02-09-1764 casou com Manoel de Moura Camelo, viúvo de Catarina da Silva Reis.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 02-09-1764 Manoel de Moura Camelo, morador no Facão, viuvo de Catarina da Silva Reis, = cc Ana Barbosa de Lima, desta, filha de José Gonçalves Cruz e Inês Barbosa; n.p. de Antonio Garcia e Madalena Gonçalves, de Santiago de Morilhi e n.m. de Estevão Correa e Rosa de Lima, de S. Paulo.

12-1-6 Ignez Gonçalves Cruz aos 08-02-1766 casou com Manoel da Silva Reis, filho do Cap. Antonio da Silva, natural de Portugal e Escolastica dos Reis Maciel, natural da cidade de S. Paulo, neto materno de Francisco dos Santos Pereira e Antonia de Alvarenga. Geração em -SL. 5, 395, 6-3

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 08-02-1766 Manoel da Silva Reis, n. desta, f.l. Cap. Antonio da Silva n. Portugal e Escolastica dos Reis Maciel, n. cidade de S. Paulo, com Ignez Gonçalves Cruz, desta, f.l. de José Gonçalves Cruz, n. freg.de Santiago de ---ville arceb. de Braga, e Ignez Barbosa de Lima, n. de Taubaté.  O contraente neto pela parte materna de Francisco dos Santos Pereira, das partes do reino e s;m Antonia de Alvarenga n. de S. Paulo, e da paterna não tem noticia. A contraente npaterna de Antonio Gracia e s;m Madalena Gonçalves  nts da mesma freguesia do pai e da materna de Estevão Correa de Lima e de s/m Rosa Barbosa de Lima nts da cidade de S. Paulo.

12-1-7 José Gonçalves Cruz aos 30-07-1766 casou com Joana Ramos de Jesus, f.l. Luiz Ramos Barbosa e Quiteria Romeira de Jesus

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - em 30-07-1766 Jose Gonçalves Cruz, f.l. Jose Gonçalves Cruz e Ignez Barbosa de Lima = cc Joana Ramos de Jesus, f.l. Luiz Ramos Barbosa e Quiteria Romeira de Jesus. Ambos os contraentes nts bts e moradores nesta.

 

12-2 Gabriel Barbosa de Lima, natural da cidade de S. Paulo, filho de Estevão Correa de Lima e Rosa de Lima. Casou em Aiuruoca aos 07-10-1753 com Rita Leme do Amaral, natural de Mogi “Grande” Bispado de S. Paulo, filha de Sebastião Leme Ribeiro e Ana Rodrigues do Amaral.

(pesq. Moacyr Villela) Aiuruoca-MG - Aos 7 de Outubro de 1753 na Matriz de Airuruoca casaram sem impedimentos Gabriel Barbosa de Lima natural da Cidade de São Paulo filho legitimo de Estevão Correia de Lima e de sua mulher Rosa de Lima com Rita Leme do Amaral natural da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Mogi Grande do Termo e Bispado de São Paulo filha legitima de Sebastião Leme Ribeiro e de sua mulher Ana Rodrigues do Amaral

12-3 Inácio Barbosa de Lima, natural da cidade de S. Paulo, casou com Antonia Leme Ribeira, natural de Itu, filha de Sebastião Leme Ribeiro e de Ana Rodrigues de Sampaio (ou do Amaral). Pais de, q.d.:

12-3-1 Ana, batizada em 30-11-1744.

Aiuruoca, MG aos 30-11-1744 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Inacio Barbosa e Antonia Leme, foram padrinhos Sebastião Leme Ribeiro e Maria de Andrade, ambos casados e todos desta freguesia.

12-3-2 Joaquim Barbosa de Lima batizado em 06-11-1746. Casou com Francisca Rodrigues Moreira, filha de Antonio Moreira de Castilho, natural de Taubate-SP e Maria da Costa, naturalde Lorena-SP.

Aiuruoca, MG aos 06-11-1746 nesta matriz bat a Joaquim, f.l. de Inacio Barbosa Lima e Antonia Leme, foram padrinhos Francisco Barbosa de Lima e Francisca de Moraes Leite sua mulher, todos desta freguesia.

         Pais de, q.d.:

12-3-2-1 José, batizado na Campanha em 12-12-1771.

Campanha, MG aos 12-12-1771 na capela de S. Gonçalo bat a Jose nascido de um mes, f.l. de Joaquim Barbosa e Francisca Rodrigues. Foram padrinhos Joaquim Lucio de Souza e Maria de Brito mulher de Antonio Moreira de Castilho.

12-3-2-2 Antonio em 21-04-1774.

Campanha, MG aos 21-04-1774 na capela de S. Gonçalo bat a Antonio, f. de Joaquim Barbosa de Lima cc Francisca Moreira, np de Inacio Barbosa de Lima natural da vila de Itu e de Antonia Leme, natural da mesma vila bispado de S. Paulo, e pela materna de Antonio Moreira de Castilho n. da vila de Taubate e de Maria da Costa n. da Piedade, todos do mesmo bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Antonio de Souza e Antonia Leme.

12-3-2-3 João Barbosa aos 09-02-1798 casou com Gertrudes Maria de Jesus, filha de Antonio da Silva Leite e Teresa Maria de Jesus

Campanha, MG aos 09-02-1798 nesta matriz João Barbosa, f.l. de Joaquim Barbosa e de Francisca Moreira = cc Gertrudes Maria de Jesus, f.l. de Antonio da Silva Leite e Teresa Maria de Jesus. Ambos nts e bts nesta freguesia

Pais de, q.d., batizados na Campanha:

12-3-2-3-1 João em 10-02-1801.

Campanha, MG aos 10-02-1801 na capela de S. Gonçalo bat a João, f. de João Barbosa e Gertrudes Maria; foram padrinhos Antonio da Silva e Ana Teresa

12-3-2-3-2 Maria em 21-05-1803.

Campanha, MG aos 21-05-1803 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, branca, f. de João Barbosa e Gertrudes Maria; foram padrinhos o Revdo Francisco Mendes Ribeiro e D. Maria do Nascimento.

12-3-2-3-3 Feliciana em 19-04-1806.

Campanha, MG aos 19-04-1806 na capela de S. Gonçalo bat a Feliciana, f. de João Barbosa e Gertrudes Maria; foram padrinhos Cap. Luiz Carlos e s/m D. Quiteria [----].

12-3-2-4 Maria batizada em 15-08-1785. Falecida em 05-04-1814, demente.

Campanha, MG aos 15-08-1785 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, f.l. Joaquim Barbosa de Lima e Francisca Rodrigues Moreira; foram padrinhos Ricardo Jose, e Maria de Jesus.

 

Campanha, MG aos 05-04-1814 falecendo demente de idade de 37 anos Maria, cabocla, filha de Joaquim Barbosa morador no suburbio da Porteira. Foi sepultada {fim da pg. cortada]

12-3-2-5 Floriana em 02-10-1787.

Campanha, MG aos 02-10-1787 na capela de S. Gonçalo bat a Floriana, f.l. Joaquim Barbosa de Lima e Francisca Rodrigues Moreira; foram padrinhos Jose Correa ----, e Veronica da Silva mulher de Antonio Pires.

12-3-3 José batizado em 23-06-1748.

Aiuruoca, MG aos 23-06-1748 nesta matriz bat a Jose, f.l. de Inacio Barbosa Lima e Antonia Leme Ribeiro moradores nesta freguesia. Foram padrinhos Jose Martins Borralho e s/m Teodora Barbosa de Lima ambos desta freguesia.

12-3-4 Teresa Maria do Bom Sucesso, batizada na Campanha em 24-08-1761. Aos 19-01-1779 casou com José Pires de Oliveira, batizado em 01-12-1753, filho de João Pires de Oliveira e Teresa de Jesus. Cm geração em Campanha.

Campanha, MG aos 24-08-1761 na capela de S. Gonçalo bat a Teresa, f.l. de Inacio Barbosa n/b na cidade de S. Paulo e de Antonia Leme n/b na vila de Itu, avos paternos Estevam Correa de Lima e Rosa de Lima, maternos Sebastião Leme e Ana Rodrigues de Sampaio. Foram padrinhos Gregorio Lopes dos Reis e Ana Moreira Barbosa mulher de Antonio Barreto de Lima.

 

Campanha, MG aos 19-01-1779 na capela de S. Gonçalo filial desta matriz, sem impedimento, e testemunhas Bento Jose e Domingos ----- se receberam Jose Pires de Oliveira, f.l. João Pires de Oliveira e Teresa de Jesus = cc Teresa Maria do Bom Suceso, f.l.de Inacio Barbosa de Lima e de Antonia Leme Ribeira. Ambos nts e bts esta freguesia de Campanha.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-12-1753 Jose, f.l. João Pires e Teresa de Jesus, padr.: Jose Correa, e Agueda de Unhatte.

12-3-5 João Barbosa de Oliveira, batizado em 23-06-1763. Aos 19-11-1790 casou com Maria Moreira, filha natural de Francisco Moreira e da falecida Agostinha Monteira.

Campanha, MG aos 23-06-1763 na capela de S. Gonçalo bat a João, f.l.de Inacio Barbosa de Lima n/b na cidade de S. Paulo e de Antonia Leme n/b na vila de Itu, avos paternos Estevam Correa de Lima e Rosa de Lima, maternos Sebastião Leme Ribeiro e Ana de ----. Foram padrinhos Jose Barbosa e s/m Izabel da ----.

 

Campanha, MG aos 19-11-1790 nesta matriz, sem impedimento, João Barbosa de Oliveira, f.l. de João Barbosa de Lima e de Antonia Leme, já defunta = cc Maria Moreira, f. natural de Francisco Moreira e Agostinha Monteira, já defunta. Ambos os contraentes nts e bts nesta mesma freguesia. Testemunhas que assinam: Jose Antonio Machado e Joaquim Mariano da S.ª.

 

 

===================================================================

 

§ 10-4 ANTONIO BARRETO DE LIMA

(atualizado em 29-dezembro-2014)

 

Capitão Antonio Barreto de Lima, natural da cidade de São Paulo e filho de Onofre Jorge Velho e Maria Barbosa de Lima, não é citado no rol de seus irmãos (SL. 8, 378, 2-2)

 

Antonio esteve por Taubaté-SP onde casou com Ana Moreira Barbosa, daí natural, filha do Cap. Antonio Raposo Barreto e Juliana de Oliveira; família Maria do Prao cc Miguel de Almeida, neste site.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-08-1755 Jose n. em 28-06, f.l. Cap. Antonio Barreto de Lima n. da cidade de S. Paulo e Ana Moreira Barbosa n. da vila de Taubate-SP, np Inofre Jorge Velho e s/m Maria Barbosa de Lima ambos nts da cidade de S. Paulo, nm Cap. Antonio Raposo Barreto e s/m Juliana de Oliveira nts da sobredita vila de Taubate.

 

O casal se estabeleceu no Sul de Minas e já eram falecidos em 15-01-1777 (batismo da neta Ana, filha de Antonio):

 

Capitão Antonio teve geração legítima e ilegitima, q.d.:

Filhos ilegitimos:

1n- Domingos Barreto

2n- José Barreto de Lima

3b- Maria

 

Filhos legítimos:

1- Inácio Barbosa de Lima

2- Salvador

3- Teresa de Jesus

4- filho [danificado] = Antonio Pires Barreto

5- Lucia Maria

6- Ana

7- Maria da Conceição

8- Francisca Barbosa de Lima

9- Ignez

10- Marcos

11- Maria

12- José

 

10-4-1n- Domingos Barreto, com cerca de 40 anos em 1763.

Dispensa Matrimonial de Miguel (Cubas) de Moraes e Angela Barbosa - 28-09-1763

Testemunha: Domingos Barreto, homem descendente do gentio da terra, solteiro, n. da freg. de N. Sra do Monserrate de Baependi deste Bispado de Mariana, de idade 40 anos pouco mais ou menos; morador na Palmela desta freguesia, que vive das suas roças = aos costumes disse que era tio legitimo(sic) da oradora; disse que o orador tinha um filho da oradora, cujo filho é macho, e pelas frequencias dele tio a casa da oradora (...) (aa. Domingos Barreto)

10-4-2n- José Barreto de Lima, natural de Taubaté-SP (ou Baependi-MG conforme sua declaração em dispensa) com 38 anos em 1763 (nascido por 1725). Já era falecido em 29-09-1788 (batismo da filha Brigida).

Dispensa Matrimonial de Miguel (Cubas) de Moraes e Angela Barbosa - 28-09-1763

Testemunha: Jose Barreto de Lima, solteiro, n. da freg. N. Sra. do Monserrate de Baependi deste bispado, de idade 38 anos pouco mais ou menos, morador na Palmela desta freguesia onde vive de suas roças, aos costumes disse que era tio da oradora - (...) os oradores são descendentes do gentio da terra (...) e que tudo sabe pela razão de seu dito é que como vive com a oradora em casa por ser seu tio como já fica dito, e parente da oradora ; (aa sinal de Jose Barreto de Lima)

 

          Com mais de cinquenta anos de idade, José casou em  Aiuruoca-MG aos 14-10-1777 com Maria Leite de Moraes, natural de S. Paulo, filha de Nuno de Goes e Ana Fernandes de Moraes. Comparar com “SL. 5, 310, 4-7 Nuno de Góes Moniz cc. 1739 Mogy das Cruzes com Anna de Oliveira Leite filha do Cap. Gabriel Fernandes de Mendonça e Theresa Leite de Moraes.”

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 14 de outubro 1777 Jozé Barreto de Lima, f. natural do cap. Antonio Barreto de Lima, n. da freg. de S. Francisco das Chagas de Taubaté, bisp. de SP; c/ Maria Leite, f.l. de  Nuno de Goes --nis e de Anna Fernandes de Moraes, n. e b. na freg. de São Paulo.

José e Maria Leite tiveram os filhos, q.d.:

10-4-2n-1 Antonio Barreto de Lima, batizado aos 11-10-1778 em Aiuruoca onde aos 19-08-1800 casou com Leonor Alves da Conceição, filha de Antonio Ribeiro Leal e Maria Alves da Conceição.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 11 out 1778 matriz, Antonio, f.l. de Joseph Barreto de Lima e de Maria Leite de Morais, padr.: alf. Joachim Joseph Correa de Toledo, solteiro e, Francisca Leite viuva, todos desta freguesia.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 19 ago 1800 - matriz - Antonio Barreto Lima, f.l. de Joseph Barreto Lima e Maria Leite de Morais; c/ Leonor Alves da Conceição, f.l. de Antonio Ribeiro Leal e Maria Alves da Conceição, n. e b. freg. Aiuruoca.

10-4-2n-2 Francisca, em 07-04-1780.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 07 abril 1780 matriz - Francisca, f.l. de Jose Barreto de Lima e s/m Maria Leite de Moraes, padr.: Jose Martins Borralho casado e Theresa Maria de Jesus, solteira e tia da batizada. Todos desta freguesia.

10-4-2n-3 João, batizado em 12-04-1786.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 12 abril 1786 Rosario, Joam, filho l. de Jose Barreto Lima e Maria Leite de Morais; padr.: cap. Jose Martins Perera e D. Brigitta Maria da Conceição.

10-4-2n-4 Brigida Maria Leite, batizada em 29-09-1788. Aos 10-05-1809 casou com Antonio Leite de Abreu, natural de Taubaté-SP e filho de Joaquim Leite de Abreu e Maria Pedrosa de Aguiar.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-. aos 29 set 1788 cap. de Percicaba filial da matriz de Baependi - Brigida, f.l. de Joseph Barreto, já defunto, e Maria Leite; padr.: Antonio Marques Ferreira solteiro e, Maria do Rosario mulher de João Fernandes; todos desta freguesia.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 10 maio 1809 capela Alagoa - Antonio Leite de Abreu, f.l. de Joaquim Leite de Abreu e Maria Pedrosa d'Aguiar, n. e b. na vila de S. Francisco das Chagas de Taubaté, bisp. de SP; c/ Brigida Maria Leite, f.l. de Joseph Barreto de Lima e Maria Leite de Moraes, n. e b. nesta freguesia.

 

10-4-3b- Maria, batizada em Carrancas em 17-09-1742, filha de Antonio Barreto Lima e Joana solteira, mulata forra.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-09-1730 Maria, f. natural(sic) de Antonio Barreto de Lima, casado e Joana, solteira mulata forra; todos do sitio das Caveiras; padr.: Manoel Alves Taveira e s/m Josefa de Lemes do sitio das Caveiras.

 

 

Filhos Legítimos do Capitão Antonio Barreto de Lima e Ana Moreira Barbosa:

 

10-4-1 Inácio Barbosa de Lima, batizado em Carrancas em 17-02-1728. Casou com Margarida Teresa da Assunção, natural de Santa Ana do Sapucai, filha de Antonio Rodrigues Siqueira e Joana Teresa de Jesus.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) em 17-02-1728 bat. Inacio f. do Cap. Antonio Barreto de Lima e de Ana Moreira Barbosa, padr.: Antonio Raposo Barreto e D. Ana F.ª de Toledo. Fr. Caetano de S. Lara

Pais de, q.d.:

10-4-1-1 Bernardo, batizado em 20-04-1770.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-04-1770 cap. S. Gonçalo, Bernardo de oito dias, f.l. Inacio Barbosa Lima n. da freg. das Carrancas das Lavras do Funil e Margarida Teresa n. de Sta. Ana do Sapucai, padr.: Gregorio Lopes dos Reis, e Ana Moreira Barbosa.

10-4-1-2 Silvestre José, em 10-01-1773.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-01-1773 cap. S. Gonçalo, Silvestre Jose de onze dias, f.l. Inacio Barbosa de Lima n. das Carrancas e Margarida Teresa n. da freg. de S. Ana do Sapucai deste bispado, avos paternos Antonio Barreto de Lima e Ana Moreira Barbosa, falecidos, maternos Antonio Roiz e Joana Teresa, falecidos. Padr.: Jose Barreto de Lima e Ana Moreira, solteira.

10-4-1-3 Manoel, em 29-09-1774.

Campanha, MG aos 29-09-1774 na capela de S. Gonçalo filial desta matriz nat a Manoel, f.l. Inacio Barbosa Lima, n. da freg. das Carrangas e de Margarida Teresa da Assunçãon. da freg. de santa Ana do Sapucai, todos deste bispado de Mariana; np de Antonio Barreto de Lima e de Ana Moreira Barbosa, nm de Antonio Rodrigues Siqueira e Joana Teresa de Jesus.Foram padrinhos Manoel Tavares Pacheco, casado, e Ignez Maria de Lima, solteira.

10-4-1-4 Ana em 1775:

Campanha, MG no ano de 1775 na capela de S.Gonçalo bat a Ana, f.l. de Inacio Barbosa Lima e de Margarida Teresa da Assunção; foram padrinhos Francisco Manoel de Paiva e D. Jacinta Maria; e por não aparecer este assento olancei aqui para constar.

10-4-1-5 Margarida Teresa da Assunção, com cerca de 18 anos em 1815.

B7 Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos aos 05-06-1815 em casas de minha residencia apareceram Jose Antonio de Lima, branco, solteiro morador na Aiuruoca, e Reinaldo Alves, pardo, solteiro e morador neste arraial (...) assistiram que Margarida Teresa da Assunção, f.l. Inacio Barbosa de Lima e Margarida Teresa da Assunção, fora batizada na capela do Rio Verde ha 18 anos pouco mais ou menos, sendo padrinhos o Cap. Manoel Pinto e D. Ana Maria.

 

10-4-2 Salvador, batizado em 03-01-1730.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 03-01-1730 Salvador, f.l. Antonio Barreto de Lima e Ana Moreira Barbosa, do sitio das Caveiras; padr.: Francisco Barbosa de Lima casado morador na freguesia de N. Sra da ------ e Juliana de Oliveira cc Antonio Raposo, todos do sitio das Caveiras,

10-4-3 Teresa de Jesus, batizada em 14-10-1731. Solteira em 1757, madrinha em conjunto com seu cunhado Gregorio Lopes dos Reis.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-10-1731 Teresa, f.l. Antonio Barreto de Lima e Ana Moreira do sitio das Caveiras, padr.: Jose Moreira, solteiro e Izabel Barbosa, solteira do sitio das Carrancas de baixo.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 04-09-1757 S. Gonçalo, Inacio, f.l. Luiz Lopes n. freg. de S. Tiago de Carreiros e Rita Pires n. da freg. de Doçains ambos do Arc. de Braga, digo Rita Pires n. da freg. de Baependi deste bispado, np Manoel Fernandes n. da freg. de Doçaens e s/m Teresa Lopes n. freg. de S. Tiago ambos Arc. Braga, nm Jose Correa n. vila Jacarei e s/m Josefa Pires da vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo, padr.: Gregorio Lopes dos Reis, casado e sua cunhada Teresa de Jesus, solteira filha do Cap. Antonio Barreto, todos moradores nesta freguesia.

10-4-4 filho [danificado] batizado em 13-08-1733. Muito provavelmente Antonio Pires (ou Barbosa) Barreto, natural das Carrancas, filho de Antonio Barreto de Lima e Ana Moreira Barbosa, já falecidos em 15-01-1777, casou com Ana Maria de Jesus, natural de Aiuruoca, filha de Miguel Rodrigues de Siqueira e Maria de Jesus - família “Bernardo Gomes Alves”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-08-1733 [danificado, cortado], filho legitimo de Antonio Barreto de Lima e Ana Moreira, do sitio da Caveira, padr.: Jose da Silva, solteiro do Rio Grande e Maria de Andrade mulher de Francisco Barbosa de Lima, da freguesia da Aiuruoca.

Ana Maria faleceu na Campanha foi sepultada na capela de S. Gonçalo aos 04-01-1797.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 04-01-1797 foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo Ana Maria mulher de Antonio Barreto(sic) de Lima.

Tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

10-4-4-1 Ana Maria do Nascimento, em 15-01-1777, foram padrinhos os avós maternos. Aos 22-10-1799 casou com Manoel de Brito Leme, natural de Mogi Mirim-SP, filho de Bento Leme de Brito e Maria Terea de Godoy.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 15 de Janeiro de 1777 na Matriz de Campanha batismo de Ana Maria filha legitima de Antonio Pires Barreto natural da Freguesia das Carrancas das Lavras do Funil e Ana de Jesus natural de Aiuruoca . Avos PP Antonio Barreto de Lima e Ana Moreira Barbosa ja defuntos  avos MM Miguel Rodrigues de Siqueira e Maria de Jesus os quais foram padrinhos. Tem a inocente 15 dias.

 

Campanha, MG suplementos batismos no ano de 1777, pouco mais ou menos, bat a Ana, f.l. de Antonio Pires Barreto e de Ana Maria de Jesus, foram padrinhos Miguel Rodrigues de Siqueira e Maria de Jesus avós da batizada e por não aparecer este assento, informado dele o lancei aqui.

 

Campanha, MG aos 22-10-1799 nesta matriz Manoel de Brito Leme, f.l. de Bento Leme de Brito e Maria Teresa de Godoy, n/b na freguesia de Mogi Mirim do Bispado de S. Paulo = cc Ana Maria do Nascimento, f.l. de Antonio Pires Barreto e Ana Maria de Jesus, n/b nesta freguesia.

 

10-4-4-2 João, batizado por 1780:

Campanha, MG suplementos batismos no ano de 1780, pouco mais ou menos, na capela de S. Gonçalo bat a João, f.l. de Antonio Pires Barreto e Ana Maria, foram padrinhos [----] Manoel de [-----] e D. Maria Lopes, e por não aparecer este assento, informado dele o lancei aqui.

10-4-4-3 José, em 20-01-1781.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 20 de Janeiro de 1781 batismo de Jose filho legitimo de Antonio Pires Barreto e de Ana Maria de Jesus. Avós paternos Antonio Barreto e Ana Moreira. Maternos Miguel Rodrigues e Maria de Tal. Padrinhos Salvador e Maria filhos de Antonio Leme

10-4-4-4 Maria em 30-03-1783.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 30 de Março de 1783 na Capela de São Gonçalo batismo sob conditione.de Maria filha legitima de Antonio Pires Barreto e Ana Maria de Jesus. Batizada em casa por necessidade.

10-4-4-5 Francisco em 12-07-1785.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 12 de Julho de 1785 na Capela de São Gonçalo batismo de Franciso filho legitimo de Antonio Pires Barreto e Ana Maria de Jesus. Padrinhos Antonio Pereira Valão e Margarida do Bom Sucesso de Jesus

10-4-5 Luzia Maria, batizada em 23-09-1737. Luzia Maria de Lima, na Campanha aos 26-06-1793 casou com o viúvo Domingos João Freire, filho de outro e de Ana Maria da Silva. Domingos era viúvo primeira vez de escolastica da Fonseca e segunda vez de Maria Josefa do Nasdcimento falecida em S. João del Rei - in Aportes à GP “Ana Maria da Silva cc Domingos João Freire - SL. VI, 45, 4-2”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-09-1737 Luzia (sobrescrito o Luzia) Maria, f.l. Antonio Barreto e Ana Moreira, moradores na caveira, padr.: Antonio Ferreira e Rosa Maria, solteiros.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 26-06-1793 nesta matriz da Campanha Domingos João Freire, viuvo de Maria Josefa do Nascimento, falecida e sepultada na freguesia d S. João del Rei deste Bispado = cc Luzia Maria de Lima, f.l. do Cap. Antonio Barreto de Lima e s/m Ana Moreira, n/b na freguesia das Carrancas das Lavras deste bispado. Test.: Julio Jose de Freiria e Pedro M. do Prado.

 

10-4-6 Ana, em 07-10-1739

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 07-10-1739 Anna, filha l. Antonio Barreto de Lima e Ana Moreira, padr.: Sebastião Ferreira Leitão, solteiro da vila de S. João del Rei.

10-4-7 Maria da Conceição casou com Ajudante Gregório Lopes dos Reis, natural da cidade de Coimbra-PT, filho de Manoel Lopes dos Reis e Maria Gomes. Maria faleceu na Campanha aos 22-02-1763.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio obitos - aos 22-02-1763 faleceu Maria da Conceição, f.l. Cap. Antonio Barreto de Lima e Ana Moreira. Cc Gregorio Lopes dos Reis. Natural da freg. N. Sra da Conceição das Carrancas deste bispado, sep. nesta matriz.

 

          Em 09-03-1770 Gregorio passa procuração em S. Gonçalo, com o fim de dar quitação da legitima paterna de sua mulher Jacinta Maria da Conceição, filha de Antonio de Brito Peixoto e Maria de Moraes Ribeiro.

Inventário paterno:

Data: 9-3-1770

Local: São Gonçalo do Rio Verde

Outorgante: Gregório Lopes dos Reis

Procuradores: Domingos Alves Fontes e Joaquim Coelho de Souza

Fim: dar quitação da legítima de sua mulher Jacinta Maria da Conceição

          Em 22-10-1790, viúva e por carta de arras, Jacinta casou segunda vez com José Antonio de Almeida, f.l. de Antonio de Almeida e de Francisca Teresa Ozoria. Faleceu faleceu em 6 de Agosto de 1816 em Silvianopolis (ex- Santana do Sapucai)-MG, com testamento, e sem geraçãode ambos os matrimonios. família “Antonio Vieira-Francisa de Macedo”.

 

Ajudante Gregório e Maria da Conceição tiveram os filhos batizados em Campanha-MG, q.d.:

10-4-7-1 João em 09-12-1755.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-12-1755 S. Gonçalo, João, f.l. Gregorio Lopes dos Reis n. da freg. de S. Silvestre da cidade de Coimbra e Maria da Conceição n. da freg. das Carrancas deste bispado, np Manoel Lopes dos Reis e s/m Maria Gomes nts da cidade de Coimbra, nm Cap. Antonio Barreto de Lima n. da cidade de S.Paulo e s/m Ana Moreira Barbosa n. da dita freg. das Carrancas; padr.: João Francisco Grillo, solteiro e Maria do Nascimento mulher do Alf. Dionisio da Fonseca.

10-4-7-2 Ana batizada em 27-07-1757. Faleceu logo a seguir.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 27-07-1757 em casa por necessidade, Ana, f.l. Gregorio Lopes dos Reis e Maria da Conceição, e não recebeu os santos oleos por logo morrer.

10-4-7-3 Antonio em 12-03-1759.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 12-03-1759 cap. S. Gonçalo, Antonio, f.l. Gregorio Lopes dos Reis n/b freg. de S. Silvestre da cidade de Coimbra e Maria da Conceição n/b na freg. N. Sra da Conceição da freg. das Carrancas, np Manoel Lopes dos Reis e Maria Gomes, nm Antonio Barreto de Lima e Ana Moreira Barbosa; padr.: Manoel Teixeira Ribeiro com pp de Antonio Moraes Pessoa, e Maria da Costa Tolledo, solteira filha de Jose da Costa.

10-4-7-4 Maria Lopes dos Reis, batizada em 07-12-1760. Foi a primeira mulher do Ajudante Francisco Manoel de Paiva, filho de Domingos de Paiva e Tomasia Maria da Silva. Geração na família “Paiva” Cap. 2º § 5º.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-12-1760 cap. S. Gonçalo, Maria, f.l. Gregorio Lopes dos Reis n. de S. Silvestre Bispado de Coimbra e Maria da Conceição n/b na freg. das Carrancas deste bispado. Avos pat. Manoel Lopes dos Reis e Maria Gomes nts da mesma freg. e bispado de Coimbra, avos maternos Antonio Barreto de Lima n. de São Paulo e Ana Moreira n. das Carrancas deste bispado; padr.: Revdo Padre Manoel Afonço Pereira, e Maria do Rosario mulher de Bento Pinto da vila de S. João del Rei por pp que apresentou Manoel Tavares Pacheco, os mais desta freguesia.

 

10-4-8 Francisca Barbosa de Lima casou com Francisco Vieira da Costa

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-10-1731 Teresa, f.l. Antonio Barreto de Lima e Ana Moreira do sitio das Caveiras, padr.: Jose Moreira, solteiro e Izabel Barbosa, solteira do sitio das Carrancas de baixo.

Pais de, q.d.:

10-4-8-1 Ângela Barbosa ou Vieira casou com Miguel Cubas de Moraes, descendentes do gentio da terra. Miguel era filho de Antonio Domingues Porto e Rita de Jesus, neto materno do Cap. Miguel Cubas de Moraes e Maria de Brito. Geração em 3-8-4-3 supra.

10-4-8-2 Bernardino, batizado em 08-01-1754. Bernardino Francisco de Lima casou com Teresa Nunes da Rosa, natural de Lavras, filha de Roque Sutil e Rosa Nunes.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-01-1754 Bernardino, f.l. Francisco Vieira da Costa e Francisca Barbosa Lima, padr.: Miguel Vieira de Almeida e Maria Barbosa

          Tiveram os filhos, batizados em Campanha, q.d.

10-4-8-2-1 Antonia em 26-06-1780

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG. Aos 26 de Junho de 1780. Batismo de Antonia legitima de Bernardino Francisco e Teresa Nunes da Rosa gente descendente da terra . Padrinhos Bartolomeu Rodrigues do Prado solteiro e Maria Bella de Souza solteira filha de Manoel Luis de Souza Guimarães.

10-4-8-2-2- Francisco em 07-08-1781

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG. Aos 7 de Agosto de 1781 Batismo de Francisco legitimo de Bernardino Francisco e Teresa Nunes da Rosa . Padrinhos Francisco Dias casado e Maria filha de Francisco Antonio dos Santos. Nascido de 15 dias

10-4-8-2-3 Bernardino em 29-09-1782

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG. Aos 29 de Setembro de 1782 Batismo de Bernardino de 10 dias legitimo de Bernardino Francisco Lima natural desta Freguesia e Teresa Nunes da Rosa da Freguesia de Lavras . Avos PP Francisco Vieira da Costa e Francisca Barbosa de Lima. Maternos. Roque Sutil e não sabem agora da Avó. Padrinhos João Batista Gil solteiro e Ana Joaquina solteira  filhos de Miguel Cubas de Morais.

10-4-8-2-4 Jacinto em 17-05-1784

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG. Aos 17 de Maio 1784 Batismo de Jacinto de 15 dias . legitimo de Bernardino Francisco de Lima natural desta e Teresa Nunes da Rosa  natural de Lavras. Avos PP Francisco Vieira da Costa e Francisca Barbosa de Lima. Avos MM Roque Sutil e Rosa Nunes. Padrinhos João Caput solteiro filho de Inacio Caput e Ana Barbosa solteira filha de Ana Barbosa

10-4-8-2-5 José Bernardo em 30-10-1785

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG. Aos 30 de Outubro de 1785 Batismo de Jose Bernardo nascido de 15 dias legitimo de Bernardino Francisco de Lima natural de Santana do Sapucai(sic) e Teresa Pereira de Jesus(sic) desta Freguesia . avos PP Francisco Vieira da Costa e Francisca Barbosa de Lima . Padrinhos :Jose Barbosa Pires solteiro e Birgida Maria de Jesus  solteira filha de Inacio Caput

10-4-8-2-6 Mariana em 21-10-1787

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG. Aos  21 de Outubro de 1787 Batismo de Mariana de vinte dias . legitima de Bernardino Francisco e Teresa Nunes da Rosa bastardos. Padrinhos ; Miguel Pereira da Cruz casado e Isabel Nunes de Siqueira mulher de Jose de Paiva.

10-4-8-3 Ana Barbosa de Lima casou com Antonio de Andrade de Brito, natural de Baependi-MG, filho de Miguel de Andrade Brito e Marta de Oliveira Lobo.

Pais de, q.d., batizados em Campanha-MG:

10-4-8-3-1 Miguel de Andrade de Brito batizado em 13-04-1764. Aos 04-03-1794 casou com Ana Maria, natural de Baependi, filha de Manoel João do Nascimento e de Antonia Francisca de Oliveira,natural de Lorena-SP, casados em Baependi em 21-09-1767 neta paterna de Mateus de Oliveira e da falecida Teresa Ribeira, neta materna de Francisco Xavier e de Maria Escolastica.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-04-1764 Miguel, f.l. Antonio de Andrade Brito e Ana Barbosa de Lima, padr.: Manoel de Souza, casado e Francisca Barbosa de Lima, viuva.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 04-03-1794 nesta matriz, sem impedimento, Miguel de Andrade de Brito, f.l. de Antonio de Andrade de Brito e de Ana Barbosa, n/b nesta freguesia = cc Ana Maria, f.l. de Manoel João do Nascimento e de Antonia Francisca de Oliveira, n/b na freguesia de Baependi.

 

Baependi, MG Igreja N Sra do Monserrate aos 21-09-1767 nesta matriz Manoel João do Nascimento, natural e batizado na freguesia das Congonhas do Campo, f.l. de Matheus de Oliveira e de Teresa Ribeira, ja defunta, e viúvo de Florencia Ferreira = cc Antonia Francisca, n/b na freguesia de N. Sra da Piedade Bispado de S. Paulo e f.l. de Francisco Xavier, ja defunto e de Maria Escolastica.

             Manoel João do Nascimento foi casado primeira vez em 15-04-1765, tambem em Baependi, com Florencia Ferreira, natural das Carrancas, filha de Brás Garcia e de Coleta Ferreira

Baependi, MG Igreja N Sra do Monserrate aos 15-04-1765 nesta matriz Manoel João do Nascimento, natural e batizado na freguesia das Congonhas do Campo, f.l. de Matheus de Oliveira e de Teresa Ribeira = cc Florencia Ferreira, f.l. de Brás Garcia e de Coleta Ferreira, n/b na freg. de N. Sra da Conceição das Carrancas. Ambos fregueses desta freguesia de Baependi.

 

10-4-8-3-2 Antonio em 13-01-1766.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-01-1766 matriz, Antonio n. aos 06, f.l. Antonio de Andrade de Brito n. freg. N. S. de Monserrate de Bependi deste bispado e Ana Barbosa de Lima n. desta freguesia, padr.: João da Costa Godinho, casado e Maria de Moraes mulher de Manoel Rodrigues Manso ou Tavora; npaterno Miguel de Andrade de Brito e Martha de Oliveira, maternos Francisco Vieira da Costa, falecido e Francisca Barbosa de Lima.

10-4-8-3-3 Ana Maria de Andrade batizada em 02-05-1768. Aos 24-02-1789 casou com Antonio Serafino Ramos, filho de Diogo Dias Moreira e Francisca Rodrigues Teixeira. Geração na família “Lamin” desentroncados.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-05-1768 Ana n. aos 24-04, f.l. Antonio de Andrade e Ana Barbosa bts desta freguesia, padr.: Antonio Simões Domingues e Maria Bella de Araujo mulher de Manoel Luiz de Souza.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 24-02-1789 nesta matriz, com provisão, Antonio Serafino Ramos, f.l.de Diogo Dias Moreira e de Francisca Rodrigues Teixeira, n/b nesta freguesia = cc Ana Maria de Andrade, f. l. de Antonio de Andrade de Brito e de Ana Barbosa Lima, n/b nesta freguesia.

 

10-4-8-3-4 José em 29-10-1769

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-10-1769 matriz, Jose de nove dias, f.l. Antonio de Andrade n. freg. Baependi e Ana Barbosa n. desta freg., descendentes da terra, padr.: Manoel Luiz de Souza Guimarães, casado e sua enteada Joana da Costa do Prado.

10-4-8-3-5 Tomé em 26-05-1772

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-05-1772 matriz, Tome de dezesseis dias, f.l. Antonio de Andrade de Brito n. freg. Baependi e Ana Barbosa de Lima n. freg. Campanha, padr.: Manoel dos Santos Pereira e s/m Ignez Custodia; descendentes os pais da terra.

10-4-8-3-6 José em 23-02-1774

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-02-1774 cap. S. Gonçalo, Jose n. 28-01, f.l. de Antonio de Andrade de Brito e Ana Barbosa, padr.: Bernardino de Lima e Luzia Moreira.

10-4-8-3-7 Inácio em 21-09-1775

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG “Aos 21 de Setembro de 1775 na Capela de São Gonçalo batizou Inacio filho legitimo de Antonio de Andrade Brito e Ana Barbosa de Lima, padrinhos Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e Dona Jacinta Maria..”

10-4-8-3-8 Maria em 09-01-1777.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG. “Aos 9 de Janeiro 1777 na Capela de São Gonçalo batismo de Maria filha de Antonio de Andrade e de Ana Barbosa, foram padrinhos Francisco Manoel de Paiva e Jacinta Maria mulher do Ajudante Gregorio Lopes dos Reis”

10-4-8-3-9 Tomé em 01-02-1779.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG “Aos 1 de Fevereiro de 1779 nesta Matriz batizei Tomé de mes e meio, filho legitimo de Antonio de Andrade Brito natural de Baependi e de Ana Barbosa de Lima natural da Campanha . avós MM Francisco Vieira da Costa e Francisca Barbosa de Lima . PP Miguel de Andrade e Marta de Oliveira. Padrinhos o alferes Manoel de Paiva e Silva e Maria filha de Manoel Luis de Souza por procuração.”

10-4-8-3-10 Francisco em 11-02-1771.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG. “Aos 11 de Fevereiro de 1781nesta Matriz da Campanha  batizei Francisco de idade de 16 dias filho legitimo de Antonio de Andrade natural de Baependi e de Ana Barbosa natural desta Campanha. .Avós PP Miguel de Andrade e Marta de Oliveira  Lobo. MM Francisco Vieira e Francisca Barbosa de Lima, padrinhos Bartolomeu Rodrigues do Prado e Joana da Costa mulher de Jose Pereira”..

10-4-8-3-11 Joaquim José em 30-08-1784.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, “Aos 30 de Agosto de 1784 nesta Matriz batizei Joaquim Jose de um mes filho legitimo de Antonio de Andrade de Brito natural de Baependi e de Ana Barbosa de Lima natural desta Freguesia , padrinhos Alferes Manoel Afonso da Silva Viana casado e Ana Josefa da Conceição mulher de Jose Mendes dos Santos.”

10-4-8-3-12 Rosa em 31-08-1786

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG. “Aos 31 de Agosto de 1786 nesta Matriz da Campanha batismo de Rosa filha legitima de Antonio de Andrade Brito e de Ana Barbosa  de Lima, padrinhos Francisco Xavier Pereira solteiro e Pascoa Maria mulher de Francisco Jose de Alvarenga”

 

10-4-9 Ignez, em 16-02-1749

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) cap. S. Gonçalo aos 16-02-1749 Ignez, f.l. Cap. Antonio Barreto e Ana Moreira, nts do bispado de S. Paulo, padr.: Lcdo Dionisio de Affonseca e Teresa Moreira filha do dito Barreto.

10-4-10 Marcos em 17-05-1752.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-05-1752 Marcos, f.l. Cap. Antonio Barreto de Lima n. da cidade de S. Paulo e Ana Moreira Barbosa n. de Taubate, np Onofre Jorge Velho e s/m Maria Barbosa de Lima da dita cidade, nm Antonio Raposo e Juliana de Oliveira nts de Taubate bispado de SP, padr.: o Licenciado Manoel de Souza Silveira.

10-4-11 Maria em 20-02-1754.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-02-1754 cap. S. Gonçalo, Maria, f. l. Cap. Antonio Barreto e Ana Moreira Barbosa, padr.: Jose Pedro da Silveira.

10-4-12 José Barreto Lima, batizado em 09-08-1755.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-08-1755 Jose n. em 28-06, f.l. Cap. Antonio Barreto de Lima n. da cidade de S. Paulo e Ana Moreira Barbosa n. da vila de Taubate-SP, np Inofre Jorge Velho e s/m Maria Barbosa de Lima ambos nts da cidade de S. Paulo, nm Cap. Antonio Raposo Barreto e s/m Juliana de Oliveira nts da sobredita vila de Taubate, padr.: o Juiz Ordinario Jose Antonio Teixeira de Mello, e Maria da Conceição cc Manoel Tavares Pacheco.

 

Na Ermida de S. João Nepomuceno aos 26-11-1782 casou com Cipriana Lourença do Amaral, filha de José Lourenço do Amaral e de Isabel Rosa de Jesus, neta paterna de Manoel Lourenço do Amaral e Isabel Rosa de Jesus, naturais da ilha do Pico, família “Isabel Rosa de Jesus”.

Lavras, MG Igreja Santa Ana - aos 26/Nov/1782, Ermida de S. João Nepomuceno, José Barreto Lima, f. de Antônio Barreto Lima e de Ana Maria(sic) Barbosa, nat. e bat. na freg. de Campanha; c.c. Cipriana Lourença do Amaral, f. de José Lourenço do Amaral e de Isabel Rosa de Jesus. TT: o Capitão Manoel José Vieira e Manoel Pereira dos Santos.(pesq. Silvia Buttros)

José e Cipriana tiveram os filhos, q.d.:

10-4-12-1 Ana Rosa de Jesus aos 07-01-1817 em Boa Esperança, MG casou com Antonio Martins do Prado, filho de outro do mesmo nome e sua primeira mulher Maria Francisca de Jesus, família “Josefa Antunes da Silva”.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores  aos 07-01-1817 Antônio Martins do Prado, nat. de Campanha e f. Antônio Martins do Prado e de Maria Francisca = cc Ana Rosa de Jesus, nat. de Campanha e f. de José Barreto Lima e de Cipriana Lourença do Amaral. .(pesq. Silvia Buttros)

Antonio Martins do Prado aos 24-05-1806 casou com Isabel Nunes de Siqueira, viúva de José de Paiva e Silva de quem foi a segunda mulher; família “Paiva” Cap. 2º § 6º

Campanha-MG - casamentos - aos 24-05-1806 Antonio Martins do Prado, viuvo de Maria Francisca de Jesus sepultada nesta freguesia = Isabel Nunes de Siqueira, viuva do falecido seu marido Jose de Paiva e Silva.

 

10-4-12-2 Manoel Lourenço do Amaral, batizado em Lavras aos 28-04-1784. Em Boa Esperança aos 20-08-1821 casou com Ana Maria de Jesus, natural de S. Bento do Tamanduá e filha de Manoel Pereira dos Santos e de Ana Maria de Jesus.

Lavras, MG Igreja Santana bat aos 28-04-1784 na ermida do Senhor dos Aflitos(?) do Sapucai filial desta matriz bat a Manoel, f.l. Jose Barreto Lima e Cipriana Lourenca do Amaral, padr.: Ten. João Pinto de Magalhães e s/m D. Francisca Joaquina.

 

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores - aos 20-08-1821 Manuel Lourenço do Amaral, nat. de Dores e f. de José Barreto Lima e de Cipriana Lourença do Amaral, e Ana Maria de Jesus, nat. de S. Bento do Tamanduá e f. de Manuel Pereira dos Santos e de Ana Maria de Jesus.

10-4-12-3 Mariana Lourença do Amaral aos 29-07-1825 casou com Modesto José de Toledo, filho natural de Margarida Pereira da Silva.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 29-07-1825 Modesto José de Toledo, nat. Dores e f. nat. de Margarida Pereira da Silva e Mariana Lourença do Amaral, nat. Dores e f. de José Barreto Lima e de Cipriana Lourença do Amaral.

10-4-12-4 João, batizado em 29-06-1801.

Lavras, MG Igreja Santana -aos 29-06-1801 na capela da Sra das Dores do Pantana bat a João, f.l. Jose Barreto Lima e Cipriana Lourença, padr.: Manoel Lourenço e Maria da Conceição.