PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

GABRIEL NUNES e IZABEL PEDROSA RANGEL

 

 

Bartyra Sette

 

Gabriel Nunes (Unhate) natural da ilha de São Sebastião, filho de Manoel Jorge e Apolonia Nunes, já falecidos em 1726, casou duas vezes. Primeira vez, Gabriel casou com Izabel Pedrosa Rangel, natural de Santos-SP, filha de J. Domingues Branco e Maria Dias dos Reis.

Segunda vez Gabriel casou com Catarina Bicuda, natural de Taubate, filha de Miguel Delgado de Escovar e de s/m Izabel Bicuda. Sem geração deste matrimônio.

Gabriel testou em Taubate em 18-11-1726 e faleceu em 2 de dezembro do mesmo ano. Foi inventariado aos 27-03-1727 por sua filha Ana Pedrosa, a viúva Catarina Bicuda estava ausente.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

 

Inventariado Gabriel Nunes Unhate 1727

Inventariante Ana Pedrosa.

Autos aos 27-março-1727 presente Ana Pedrosa, filha do defunto Gabriel Nunes Unhate. Tinha filhos do primeiro matrimonio de sua mãe Izabel Pedrosa, e segunda vez era casado com Cat[danificado] Bicuda, filha de Miguel Delgado, cujo não tiveram filhos e esta estava ausente. Seu pai falecera aos 02-dezembro-1726 com testamneto que apresentava.

 

Titulo dos filhos:

1- Manoel Nunes de Souza, casado

2- Padre João de Souza Rangel, clerigo do habito de São Pedro.

3- Gaspar dos Reis Pedroso, casado.

4- Gabriel Nunes Alfama. casado.

5- Ignez Dias, defunta, lhe ficaram os filhos casados: Rosa Bernardes e Pedro Simões.

6- Branca de Souza casada com Se[danificado]

7- Maria Nunes

8- Pelonia Nunes casada com João

9- Ana Pedrosa, solteira de idade de 30 anos.

 

Testamento: (...) eu Gabriel Nunes (...); encomenda a alma.

Testamenteiros: a meu filho Padre João de Souza Rangel e Manoel Nunes de Souza; encomenda o sepultamento e missas..

Sou natural da ilha de São Sebatião, f.l. de Manoel Jorge e de s/m Pelonia Nunes, ja defuntos. Fui casado primeira vez com Izabel Pedrosa Rangel, natural da vila de Santos, f.l. de J[danificado] Duminges Branco e de s/m Maria Dias dos Reis; e entre ambos tivemos os filhos seguintes: o Pe. João de Souza Rangel; Manoel Nunes de Souza; Gaspar dos Reis; Gabriel Nunes; Ignez Dias que é falecida e tem filhos; Branca de Souza; Maria Dias Rangel; Pelonia Nunes; Ana Pedrosa, solteira, os quais filhos e filhas são meus herdeiros. Casei minha filha Ignez Dias com Manoel de Oliveira Bernardes e são falecidos e deixaram filhos, Pedro Simões e Rosa Bernardes.

Casei minhas filhas Branca de [danificado] com Seb[danificado] da Silveira Reis; Maria Dias Rangel com João de Farias; [danificado]llonia Nunes com João da Silva, e a todas dotei.

Tornei segunda vez a casar com Catarina Bicuda, natural desta vila, filha de Miguel Delgado de Escovar e de s/m Izabel Bicuda, e até o presente não temos filhos.

Declara bens - meu genro Sebastião da Silveira Reis me é a dever ...; devo a meus netos Pedro Simões e sua irmã Rosa Bernardes 80 mil reis em dinheiro, procedidos de um legado q o R.do Pe João de Farias filho deu para a defunta mãe dos ditos meus netos. (...) vila de S. Francisco das Chagas de Taubate aos 18-novembro-1726 Gabriel Nunes

Aprovação 18-novembro-1726

Abertura aos 02-dezembro-1726

 

Foram nove os filhos de Gabriel e Izabel:

 

1- Manoel Nunes de Souza, natural da ilha Grande, casou com Tomasia Ribeiro de Alvarenga, natural de Taubate-SP, filha de Pedro Leme do Prado e Francisca de Arruda Cabral.

Alem da filha Francisca citada em SL. 3º,11, 3-2, Manoel e Tomasia tiveram outra filha, q.d.:

1-1 Francisca de Arruda Cabral casou com Carlos Paes da Fonseca, filho de Manoel Paes da Fonseca e Joana do Prado de Siqueira. Geração na família “Sebastião Gil” Cap. 5º.

1-2 Úrsula Pedrosa Rangel, natural de Taubate-SP, casou com Baltazar Correa natural de Pindamonhangaba-SP, filho de João Bicudo Correa da freguesia de Jacarei e Ana da Costa Colaço, da freguesia de Pindamonhangaba (filiação de Ursula e a de Baltazar nos termos de batismo de filhos):

          Ursula foi sepultada em Campanha em 23-02-1793 e Baltazar em 30-07-1812.

Campanha, MG aos 23-02-1793 foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo Ursula Pedrosa Rangel, mulher de Baltazar Correa, moradores no Mato dentro.

 

Campanha, MG aos 30-07-1812 foi sepultado no adro da capela de S. Gonçalo Baltazar Correa, de idade cento e um anos, morador em Mato dentro.

          Tiveram filhos nascidos em Taubaté e depois muitos outros em Campanha-MG, q.d.:

1-2-1 Ana, madrinha dos irmãos caçulas. Solteira em 1767.

1-2-2 Tomás de Aquino Correa, natural de Taubate, casou com Brigida Januária Correa, filha de Jerônimo Correa e Inácia de Loiola.

          Segunda vez, Tomás casou com Maria Teresa de Jesus, filha de Baltazar Gomes Lima e Maria Cardosa, com geração na família “Lourenço de Brito Leme”, neste site.

Tomás e Brigida tiveram os filhos, q.d.:

1-2-2-1 João, batizado em Campanha em 26-10-1772.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-10-1772 cap. S. Gonçalo, João, f.l. Tomas de Aquino n. vila Taubate e Brigida Correa n, desta da Campanha, avos paternos Baltazar Correa e Ursula Pedrosa, maternos Jeronimo Correa e Inacia de Loiola, padr.: o dito Jeronimo e a dita Ursula Pedrosa.

 

Notar:

(pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. “No ano de 1773 pouco mais ou menos, na Capela de São Gonçalo o Capelão dela Rv. Antonio da Fonseca batizou João filho legitimo de Tomaz de Aquino Correa e de Brizida Januaria foram padrinhos Jeronimo Correa Guimarães e Ursula Pedrosa Rangel e por não aparecer esse assento infomado dele lancei aqui para a todo o tempo constar.” .

1-2-2-2 Maria em 13-03-1774.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-03-1774 cap. S. Gonçalo, Maria n. aos 04, f.l. Tomas --------- Correa e Brigida Januaria, avos paternos Baltazar Correa e Ursula Pedrosa, maternos Jeronimo Correa e Inacia de Loiola. Padr.: Baltazar Correa e Faustina Ribeira

1-2-3 João Alvino de Souza, padrinho em 1763 juntamente com sua mãe.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 04-09-1763 cap. S. Gonçalo, Rita, enjeitada que puseram a Baltazar Correa; padr.: João Alvino de Souza f.l. de Baltasar Correa, e Ursula Pedrosa Rangel mulher do mesmo.

1-2-4 Faustina (tambem Cristina e Anastacia) Ribeiro de Alvarenga casou com Salvador Correa Bocarro, filho de Serafino Correa Bocarro e Catarina Paes de Siqueira, família Guiomar de Alvarenga Cap. 8º, neste site.

          Salvador faleceu aos 65 anos e foi sepultado em 25-05-1812.

Campanha, MG aos 25-05-1812 foi sepultado no adro da capela de S. Gonçalo de idade de 65 anos Salvador Correa Bocarro, branco, morador em Mato dentro.

Tiveram os filhos, batizados na Campanha, q.d.:

1-2-4-1 Ana em 14-03-1773.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 14-03-1773 cap. S. Gonçalo, Ana, f.l. Salvador Correa Bocarro e Faustina Ribeira de Alvarenga, padr.: Tomas de Aquino com pp de Serafino Correa Bocarro, e Ursula Pedrosa Rangel.

1-2-4-2 Teodora Maria da Conceição batizada em 1777. Aos 30-04-1799 casou com Antonio Ribeiro da Silva, viúvo de Maria Borges da Silva.

Campanha, MG livro suplementos batismos no ano de 1777 na capela de S. Gonçalo bat a Teodora, f.l. de Salvador Correa Bocarro e de Faustina Ribeira de Alvarenga, foram padrinhos Baltazar Correa e Ana Ignacia, solteira filha de D. Ana Joaquina, e por não aparecer este assento, informado dele, o lancei aqui para todo o tempo constar.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 30-04-1799 Antonio Ribeiro da Silva, viuvo de Maria Borges da Silva; = Theodora Maria da Conceição, f. de Salvador Correa Bocarro e s/m Cristina(sic) Ribeira de Alvarenga, n/b freguesia da Campanha

1-2-4-3 Felicia em 1779.

Campanha, MG livro suplementos batismos no ano de 1779 na capela de S. Gonçalo bat a Felicia, f.l. de Salvador Correa Bocarro e de Faustina Ribeira, foram padrinhos Francisco ---- e Ana da Costa Collassa, e por não aparecer este assento, informado dele, o lancei aqui para todo o tempo constar.

1-2-4-4 Maria em 22-09-1782.

Campanha, MG aos 22-09-1782 na capela de S. Gonçalo bat a Maria de dez dias, f.l. de Salvador Correa Bocarro, n. da freguesia de S. Ana do Sapucai bispado de S. Paulo e de Anastacia(sic) Ribeira de Alvarenga, n. desta freguesia, avos paternos Serafino Correa Bocarro e Catarina de tal, maternos Baltazar Correa e Ursula Pedrosa Rangel. Foram padrinhos Bento Corra de Mello, solteiro e D. Maria da Visitação, viuva.

1-2-4-5 Salvador em 29-07-1786.

Campanha, MG aos 29-07-1786 na capela de S. Gonçalo bat a Salvador, f.l. de Salvador Correa Bocarro e de Faustina Ribeira de Alvarenga, foram padrinhos Francisco Luiz da Costa e Inacia Maria de Siqueira.

1-2-5 Maria em 01-04-1752.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-04-1752 Maria, f.l. Baltazar Correa n. freg. Pindamonhanga e Ursula Pedrosa Rangel n.vila de Taubate, np João Bicudo Correa da freg. de Jacarei e s/m Ana da Costa Colassa da freg. de Pindamonhangaba, nm Manoel Nunes de Souza n. da Ilha Grande e Tomasia Ribeira de Alvarenga n. de Taubate-SP, padr.: Manoel Teixeira Ribeiro e D. Blanca Teresa de Toledo mulher de Domingos Gonçalves Vianna.

1-2-6 Baltazar em 03-02-1754.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-02-1754 Baltazar, f.l. Baltazar Correa e Ursula Pedrosa Rangel, padr.: Manoel Teixeira de Carvalho por pp e Caterina Dias.

1-2-7 Úrsula Maria de Jesus batizada em 23-11-1755. Casou com José Francisco de Lemos, filho de Manoel Francisco de Lemos e Maria Antonia, naturais da ilha Terceira.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-11-1755 cap. S. Gonçalo, Ursula, f.l. Baltazar Correa e Ursula Pedrosa Rangel nts da vila de Taubate-SP, np João Bicudo Correa e Ana da Costa Colassa nts de Pindamonhangaba-SP, nm Manoel Nunes de Souza e Tomasia Ribeira de Alvarenga nts de Taubate-SP, padr.: Francisco Bicudo Rangel, casado e Bernardina, solteira filha de Francisco Xavier da Silva.

Tiveram filhos batizados na Campanha, entre eles:

1-2-7-1 Maria Antonia de Jesus batizada em maio de 1778. Em 25-04-1798 casou com Justino Custodio da Silva, natural de S. João del Rei, filho de João da Silva da Fonseca e Ana Ribeira da Fonseca. Com geração na Campanha.

Campanha, MG livro suplementos em dias de maio de 1778 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, f.l.de Jose Francisco de Lemos e Ursula Maria de Jesus, forram padrinhos Salvador Correa Bocarro e Ursula Pedrosa Rangel; e por não aparecer este assento o lancei aqui.

 

Campanha, MG aos 25-04-1798 nesta matriz Justino Custodio da Silva, f. de João da Silva de Af---ca e de Ana Ribeira de Afonseca, n/b na freg. de S. João del Rei = cc Maria Antonia de Jesus, f.l. de Jose Francisco de Lemos, ja defunto e de Ursula Maria de Jesus, n/b nesta freguesia.

1-2-7-2 Joaquim em 03-02-1782

Campanha, MG aos 03-02-1782 na capela de S. Gonçalo, bat a Joaquim, f.l. de Jose Francisco de Lemos e de Ursula Maria de Jesus, avos paternos Manoel Francisco de Lemos e Maria Antonia da ilha terceira Bispado de Angra, avos maternos Baltazar Correa e Ursula Pedrosa Rangel, natural esta da vila de Taubate e aquele da vila de Pindamonhangaba bispado de S. Paulo. Foram padrinhos João de Saa, e Margarida Felicia de Nazare.

1-2-7-3 Ursula Bernardina, batizada em 09-03-1783. Aos 23-02-1800 casou com Luiz Antonio de Azevedo, filho de Pedro Rodrigo e Maria de Lima. Com geração na Campanha.

Campanha, MG bat 1774-1784 aos 09-03-1783 na capela de S. Gonçalo, bat a Ursula, f.l. de de Jose Francisco de Lemos e de Ursula Maria de Jesus, foram padrinhos Antonio da Costa Pimentel e Ursula Bernara de Sam Paio, filho de D. Ana Joaquina do Rosario.

 

Campanha, MG [Luiz Antonio de Azevedo com Ursula Bernardina] aos 23-02-1800 na capela de S. Gonçalo se receberam Luiz Antonio de Azevedo, f. de Pedro Rodrigo e Maria de Lima = cc Ursula Bernardina, filha de Jose Francisco Lemos e Ursula Maria de Jesus. Ambos naturais e batizados nesta freguesia. Testemunhas Manoel Bernardino de Paiva  e Jose Apolinario de Paiva.

1-2-8 Manoel em 07-09-1757

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-09-1757 S. Gonçalo, Manoel, f.l. Baltazar Correa n. de Pindamonhangaba e Ursula Perosa Rangel n. Taubate, np João Bicudo Correa n. Taubate e s/m Ana da Costa Colassa n. Pindamonhangaba tudo Bispado de S. Paulo, nm Manoel Nunes de Souza n. Ilha de S. Sebastião do Rio de Janeiro e Tomasia Ribeira de Alvarenga n. de Taubate supra dita, padr.: Tomas Correa Dias, casado e Maria da Conceição mulher de Gregorio Lopes dos Reis.

1-2-9 Margarida em 01-04-1759.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-04-1759 cap. S. Gonçalo, Margarida, f.l. Baltazar Correa n/b na freg. Pindamonhangaba Bispado de S.Paulo e Ursula Pedrosa Rangel n/b na vila de Taubaté do mesmo bispado, padr.: Francisco de Lemos Marins, solteiro e Maria da Visitação mulher de Bento Correa de Mello; avós paternos João Bicudo Correa e Ana da Costa Collaça, avos maternos Manoel Nunes de Souza e Tomazia Ribeira de Alvarenga.

1-2-10 Francisco batizado em 29-03-1761. Francisco Bicudo faleceu com 40 anos declarados e foi sepultado aos 09-12-1807.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-03-1761 cap. S. Gonçalo, Francisco, f.l. Baltazar Correa n/b na freg. de Pindamonhangaba e Ursula Pedrosa Rangel n/b na vila de Taubate ambos Bispado de SPaulo, np João Bicudo Correa e Ana da Costa Colassa, maternos Manoel Nunes de Souza e Tomasia Ribeira de Alvarenga, padr.: Gregorio Lopes dos Reis, casado e Maria do Nascimento mulher do Alf. Dionisio de Affonseca.

 

Campanha, MG aos 09-12-1807 foi sepultado no adro da capela de S. Gonçalo, Francisco Bicudo, f. de Baltazar Correa, morador em mato dentro, tendo de idade 40 anos.

1-2-11 Teodosio em 01-01-1763.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-01-1763 cap. S. Gonçalo, Teodosio, f.l. Baltazar Correa n. da vila de Pindamonhangaba e Ursula Pedrosa Rangel n. da vila de Taubate, todos bispado de S. Paulo, np João Bicudo Correa e Ana da Costa Collassa, maternos Manoel Nunes de Souza e Tomasia Ribeira de Alvarenga, já defuntos; padr.: Bento Correa de Mello, casado e Escolastica, solteira filha de Antonio Soares de Almeida.

1-2-12 Bernarda Teodora de Alvarenga batizada em 17-03-1765. Aos 09-01-1787 casou com João Ferreira Negrão, natural de S. Caetano-MG, filho de Jose Martins Nogueira e de Maria Ferreira de Santa Rita

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-03-1765 cap. S. Gonçalo, Bernarda, f.l. Baltazar Correa n/b na vila de Pindamonhangaba-SP e Ursula Pedrosa Rangel n/b na vila de Taubate-SP, np João Bicudo Correa e Ana da Costa Colasa, maternos Manoel Nunes de Souza e Tomasia Ribeira de Alvarenga, padr.: Tome de Gouvea e Jacina Maria mulher de Gregorio Lopes.

 

Campanha, MG aos 09-01-1787 nesta matriz João Ferreira Negram, f.l. de Jose Martins Nogueira e de Maria Ferreira de Santa Rita, n/b na freg. de S. Caetano deste bispado = cc Bernarda Teodora de Alvarenga, f.l. de Baltazar Correa e Ursula Pedrosa, n/b nesta freguesia.

Entre os filhos do casal, batizados na Campanha:

1-2-12-1 Ana Ferreira, batizada em 08-06-1787. Aos 09-02-1805 casou com Mariano Soares, natural de S. Roque-SP, filho de Miguel Soares e Rita Maria. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 08-06-1787 na capela de S. Gonçalo bat a Ana, f.l. de João Ferreira Negrão e Bernarda Tedora de Alvarenga, e Ursula Pedroza Rangel.

 

Campanha, MG aos 09-02-1805 Mariano Soares, f. de Miguel Soares e Rita Maria, n/b na freg. de S. Roque bispado de S. Paulo = cc Ana Ferreira, f. de João João Ferreira Negrão e Bernarda Teodora de Alvarenga n/b nesta freguesia.

1-2-12-2 Maria Ferreira de Jesus testou na Fazenda de Campestre de São Domingos em 01-06-1854. Declarou filiação, o matrimônio com Felisberto José Mendes com a geração de três filhos, um já falecido. Faleceu em 06-08-1854

Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu Maria Ferreira de Jesus, moradora na Mutuca deste municipio, a 06-08-1854, de quem é testamenteiro Fran.co de Salles Mendes.

Eu, Maria Pereira de Jesus, n. da cidade da Campanha e de presente moradora no Curato da Mutuca Distrito do mesmo Termo, f.l. de João Ferreira Negrão e Bernarda Theodora de Alvarenga, todos já falecidos. Sou cc. Felisberto Jose Mendes de cujo matrimônio tivemos os filhos seguintes: = João, já falecido, foi cc. Purcina de tal de cujo matrimonio tiveram filhos que sub-existem; = Rafael cc. Anna Malvina = e Francisco.

Testamenteiros: 1º meu marido Felisberto Jose Mendes, 2º ao dito meu filho Francisco, 3º a Gabriel Mendes Pereira.

-para minha afilhada Delfina, filha de Francisco Mendes, já falecido e Barbara Ferreira, deixo 20$000;

(...) instituo por herdeiro do remanescente de minha terça a meu filho Raphael e aos meus netos filhos de meu finado filho João.

Fazenda de Campestre de São Domingos 01-06-1854 Maria Ferreira de Jesus

Aprovação: 01-06-1854

Abertura: 06-08-1854

Desistencia: 25-10-1854 Felisberto Jose Mendes

Aceitação: 25-10-1854 Francisco de Salles Mendes

1-2-12-2-1 João, já falecido, foi cc. Purcina de tal. Seus filhos foram co herdeiros da terça da avó paterna.

1-2-12-2-2 Rafael casado com Ana Malvina

1-2-12-2-3 Francisco de Salles Mendes, testamenteiro materno.

1-2-13 José em 01-11-1767.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-11-1767 cap. S. Gonçalo, Jose n. aos 23-10, f.l. Baltazar Correa n/b na vila de Pindamonhangaba-SP e Ursula Pedrosa Rangel n/b vila Taubate-SP, avos paternos João Bicudo Correa e Ana da Costa Colaça, maternos Manoel Nunes de Souza e Tomasia Ribeira Alvarenga. Padr.: Francisco Inacio Botelho, casado e Ana, solteira irmã do batizado.

1-2-14 José, em 04-06-1760

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 04-06-1769 cap. S. Gonçalo, Jose, f.l. Baltazar Correa n. Pindamonhangaba-SP e Ursula Pedrosa Rangel n. Taubate-SP, np João Bicudo Correa e Ana da Costa, maternos Manoel Nunes de Souza e Tomasia Ribeira de Alvarenga. padr.: Jeronimo Correa, casado e Ana filha de Baltazar Correa.

2- Padre João de Souza Rangel, clerigo do habito de São Pedro.

3- Gaspar dos Reis Pedroso, casado.

4- Gabriel Nunes Alfama, casado

5- Ignez Dias casada com Manoel de Oliveira Bernardes, ambos já falecidos em 1726. Deixaram os filhos:

5-1 Pedro Simões

5-2 Rosa Bernardes

6- Branca de Souza casada com Sebastião da Silveira Reis.

7- Maria Nunes ou Maria Dias Rangel casada com João de Farias.

8- Apolonia Nunes casada com João da Silva

9- Ana Pedrosa, solteira de 30 anos.