PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

FRANCISCO DE CHAVES

 

Bartyra Sette

 

 

Francisco de Chaves, inventariado em 1674 em Mogi das Cruzes-SP, casou duas vezes.

 

Primeiro com Brigida Machado, inventariada em 1643, filha de Manoel Fernandes Gigante e sua primeira mulher Agostinha Rodrigues, esta inventariada em SP em 1633 (SAESP, Vol 9, neste site).

 

Brigida ditou seu testamento em fevereiro de 1643 e teve inventário de seus bens aberto em abril do mesmo ano. Nele declarou ter tido oito filhos de seu casal.

 

Francisco casou em segundas com Catarina Nunes, sua inventariante, filha de José de Bulhões e Catarina Gomes, família “José de Bulhões”.

 

Como em 1643 Francisco já tinha oito filhos conforme declaração de sua mulher em testamento, calculamos que se casou por volta de 1630, provavelmente antes, tendo nascido no raiar do século XVII senão pouco antes.

 

Compatível portanto com o filho de Manoel de Chaves e Antonia Dias (SL 9º, 54) menor no inventario do pai, neste site em SAESP publicados vol 1. Emancipado em 1623 quando passou quitação de sua herança ao tio, Manoel Godinho de Lara.

 

Em 1636 integrou a bandeira chefiada por Antonio Raposo Tavares ao sul. Seu nome aparece entre os arrematantes dos bens de Braz Gonçalves falecido no sertão como se vê no inventário deste, neste site em SAESP publicados.

 

Conforme seu testamento e o de sua primeira mulher, neste site em SAESP não publicados, além dos filhos dos dois matrimônios, Francisco teve um filho natural e duas filhas bastardas:

1n- Bartolomeu de Chaves morador no Rio São Fancisco da vila de Mogi das Cruzes, em 1670.

1b- Luzia

2b- Maria

 

Francisco e Brigida tiveram oito filhos, 5 machos e três femeas. No inventário de Francisco comparecem seis filhos:

1- Maria de Chaves, já casada em 1643 com Elias de Moura.

 

2- Manoel Jorge (ou de Chaves). Já falecido em 1677, foi casado com Beatriz Ribeira. Pais de:

2-1 João de Chaves, já casado em 1677. Provavelmente o casado com Mécia (Nunes ou Ribeiro ou Bicudo) filha de Sebastião Bicudo de Mendonça e sua segunda mulher Angela Cardoso inventariados em Mogi das Cruzes em 1683:”Mecia casada com João de Chaves”, família Sebastião Bicudo de Mendonça

          Mécia e João tiveram, pelo menos

2-1-1 Bernardo de Chaves aos 08-11-1709 casou com Angela Fernandes Nogueira, filha de Geraldo Fernandes Nogueira e sua primeira mulher Catarina Gomes.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 08-11-1709 Bernardo de Chaves, f. João de Chaves e Messia [-------] = cc Angela Fernandes f. Geraldo Frz Nogueira e Ana(sic) Gomes

         Faleceu Bernardo aos 03-11-1720 e foi inventariado em 1722. Deixou quatro filhos de seu casal descritos na família “Miguel Fernandes Nogueira”.

Parquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 03-11-1720 faleceu da vida presente Bernardo de Chaves, marido de Angela Frz, filho de Geraldo digo de João de Chaves e de s/m Mecia Bicuda, todos nts desta vilas de Mogi, de idade de trinta anos pouco mais oou menos, foi sepultado nesta igreja matriz.

         Aos 04-11-1732, Ângela casou com João Gomes Ferreira, viúvo de Maria da Fonseca e filho de Manoel Gomes e Antonia. Geração em SL. 7, 326, 3-2

2-1-2 João Bicudo em fevereiro de 1721 casou com Maria da Cunha, filha de João Vaz da Cunha e s/m Antonia Nunes, família Matias de Oliveira.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, [termo bastante danificado-rasgado] fevereiro de 1721 João Bicudo, f.l. de João de Chaves e s/m Mecia Ribeira = cc Maria da Cunha, f. João Vaz da Cunha e s/m Antonia Nunes

2-1-3 João Bicudo da Silva aos 15-10-1723 casou com Joana de Torres filha de Salvador Fernandes Preto e Maria do Rosario.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 15-10-1723 João Bicudo da Silva f. João de Chaves e Messia Bicuda = cc Joana de Torres f. Salvador Frz Preto e Maria do Rosario

Pais de, q.d.:

2-1-3-1 Angelo, batizado em maio de 1725.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos --- de maio de 1725 bat. Angelo, f.l. [danificado] Bicudo da Silva e Joana de Torres.

2-1-3-2 Ana Maria Cardoso casou com Manoel Pereira Rodrigues, filho de Domingos Pereira Rodrigues e de Isabel Antunes:

SL. 3, 50, 4-9 Antônio da Silva Ludovico, casou em 1765 em Jacareí com Pascoa Maria Ramos, f.a de Manoel Pereira Rodrigues e de Ana Maria Cardoso, de Mogi das Cruzes, n.p. de Domingos Pereira Rodrigues e de Isabel Antunes, n.m de João de Chaves Bicudo e de Joana de Torres.

2-1-3-3 Barbara de Torres casou com João Rodrigues de Siqueira, filho de Jose da Costa Bicudo e Ana Ribeira. Pais de, q.d.:

2-1-3-3-1 José da Costa Bicudo, natural de Jacarei. Em Mogi das Cruzes aos 30-10-1788 casou com Maria Francisca, filha de João Fernandes e Joana Moreira aí casados em 10-11-1767, neta paterna de Manoel da Costa Lima e Maria da Silva Mendes, neta materna de Salvador Moreira e Josefa Cardosa

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 30-10-1788 Jose da Costa Bicudo, n. Jacarei, f.l. João Rodrigues de Siqueira e Barbara de Torres, np Jose da Costa Bicudo e Ana Ribeira, nm João de Chaves e Joana de Torres = cc Maria Francisca, n. desta, f.l. João Fernandes e Joana Moreira, np Manoel da Costa Lima e Maria Mendes, nm não souberam dizer. Test.: Antonio Correa de Siqueira de Inacio Mariano

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 10-11-1767 João Fernandes, n. desta vila, f.l. Manoel da Costa Lima e Maria da Silva Mendes, np Jose Bicudo da Costa e Ana da Costa, nm Ignez Domingues digo de Francisco Mendes e Ignez Domingues = cc Joana Moreira, n. desta, f.l. Salvador Moreira e Josefa Cardosa, np Nicolau de Candia e Ana Luiz, nm Antonio Mendes de Mattos e Izabel Cardosa. Test.: Inacio Fernandes Franco cc Luiza de Siqueira, e Caetano Mendes de Mattos cc Inacia Fernandes de Siqueira.

 

2-2 Manoel Jorge

2-3 Simão Jorge aos 02-09-1680 casou com Catarina Rodrigues, filha de Antonio Rodrigues e da falecida Simoa de Freitas.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 02-09-1680 Simao Jorge, f. Manoel Jorge e Beatriz Ribeira, ja defuntos = cc Catarina Roiz, f. Antonio Roiz e Simoa de Freitas, ja defunta. Test.: Joao Glz Alentado, Joao de Chaves, Maria Machado e Simoa de Freitas

2-4 Apolônia Jorge casada com Domingos Delgado

2-5 Maria Jorge

3- Francisco

4- Brigida Machado casada com Salvador de Castilho

5- Domingos Machado

6- Agostinha Rodrigues casada com João Nunes de Soveral

7- filho, não comparece no inventário paterno

8- filho, não comparece no inventário paterno

 

 

Francisco e Catarina tiveram dez filhos:

9- José Dias de Bulhões, testamenteiro paterno e curador de seus irmãos

10- Antonio

11- Bruno

12- Pedro. Segundo Silva Leme Pedro de Chaves casou com Angela Rodrigues, filha de Francisco Alvares Rodrigues e Lourença Vaz de Barros.

SL 3, 483, 2-2 Angela Rodrigues casada em 1695 em Itú com Pedro de Chaves f.º de Francisco de Chaves e de Catharina Nunes, de Mogi das Cruzes.

 

13- Francisco.

14- Sebastião. Segundo Silva Leme Sebastião Nunes de Chaves casou com Antonia Soares, filha de Domingos Luiz Soares e Izabel Correa, aportes à GP: “Maria Missel - SL. V, 377, 2-4”.

SL 5, 383, 4-2 Antonia Soares, casada em 1693 em Itu com Sebastião Nunes de Chaves, f.º de Francisco de Chaves e de Catharina Nunes de Bulhões, de Mogi das Cruzes.

 

15- Ana casada com Agostinho

16- Maria de Chaves aos 02-05-1676 casou com José Marques.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, [danificado] aos 02-05-1676 Jose Marques, f. Inofre ------, defunto e fulana Marques moradores e nts da vila de ------- = cc Maria de Chaves, f. Francisco de Chaves, defunto e Catarina Nunes.

17- Margarida

18- Maria (outra)