PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Francisco de Araújo Dantas

(atualizado em 22-agosto-2014)

 

 

Moacyr Villela

 

 

Francisco de Araújo Dantas, natural de S. João de Taborai-RJ, filho de Manoel de Araujo Dantas, natural da vila da Barca do Arc. de Braga e Ana Barbosa Cortes, natural de Taborai. Casou com Catarina Pedrosa de Almeida, natural de Pitangui-MG ou Itu-SP, filha naturl de Melchior Homem Tavora, natural de Itu-SP e Maria de Almeida.

 

Migraram para Campanha onde faleceram e deixaram grande descendência. Francisco foi sepultado no adro da matriz aos 03-08-1802 com 92 anos declarados.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio - Aos 03-08-1802 foi encomendado e sepultado no adro desta matriz Francisco de Araujo Dantas, branco de 92 anos, morreu de um estupor derrepente e sem sacramento.

Catarina testou em 28-09-1809 e foi sepultada em 07-12-1814. Seu testamento foi posteriormente transcrito no livro de Óbitos da Matriz da Campanha.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 07-12-1814 falecendo sem sacramento por morrer derrepente Catarina Pedrosa de Almeida, obrigou-se Leonor Francisca de Araujo. De idade de 100(?) anos foi sepultada dentro da matriz.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio (...) eu Catarina Pedroza de Almeida sou natural da vila de Pitangui, filha natural de Maria de Almeida e Melchior Homem Tavora, falecidos. Fui casada com Francisco de Araujo Dantas, ja falecido e de cujo matrimonio tive os filhos seguintes: Antonio de Araujo - Manoel de Araujo = Luiz Francisco de Araujo = Leonor Francisca = Maria de Araujo = Ana Pedroza de Almeida, falecida e deixou um filho natural de nome Jose Joaquim de Santa Ana, meu neto a quem pertence a herança minha e de [cortada a ultima linha e a primeira da fls seguinte] tive mais uma filha de nome Felicia casada com Jose da Silva Leal.

Testamenteiros em 1º a m/filha Leonor Francisca de Araujo Dantas, em 2º a m/filho Antonio de Araujo Dantas, em 3º a Maria de Araujo Cortes, viuva de meu falecido genro Manoel de Souza Teixeira. Encomenda missas (no texto) m/filha Maria de Araujo quando se casou foi dotada com parte das terras deste sitio (...). Devo a Jose da Costa Godinho cinco oitavas de ouro. Cumpridos os meus legados, do remanescente de minha terça instituo por minhas herdeiras a minhas filhas ditas Leonor Francisca e Felicia Pedroza de Almeida em igual parte.

Pedi a Antonio Gularte Brum que este por mim escrevesse e a meu rogo assinasse nesta paragem da Agua Virtuosa aos 28 de setembro de 1809. Segue-se a aprovação.

E para todo tempo constar fiz copiar este Testamento no Livro de Obitos aos nove dias de maio de 1817(?) anos. O Vig. Jose de Souza Lima.

 

1- Antonio de Araújo Dantas, batizado em 21-02-1741 na Campanha. Em S. João del Rei em maio de 1766 casou com Ana de Almeida, filha de Guilherme de Almeida e Rosa da Rocha, neta paterna de Bernardo de Almeida Maciel e Domingas Jorge, neta materna de João Gomes e Francisca da Rocha, família ‘Bernardo de Almeida Maciel”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 21-02-1741 Antonio, f.l. Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa, ele n. da freg. de S. João de Taborai bispado do Rio de Janeiro e ela da freg. de N. Sra. da vila de Pitangui, padr.: ---- Rebello e Maria Ribeira mulher de João Francisco que hoje é viuva; de que fiz este assento por não se o char em seu lugar.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas danificado] maio de 1766 [-----------------] çallo da [-----------] filial da [-----------] Antonio de Araujo Dantas, de Santo Antonio da Campanha do Rio Verde, f.l. Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa de Almeida = Ana de Almeida, n/b nesta freguesia, f.l. Guilherme de Almeida e Rosa da Rocha, test.: Alexandre Pinto de Lima e Francisco Gonçalves.

 

Foi proprietario da fazenda “de Tras da Serra” onde se formou o arraial das “Aguas Virtuosas” cujas terras foram adquiridas pela Camara da Vila de Campanha aos seus herdeiros – Hoje Estância Mineral de Lambari.

Antonio faleceu em 25-08-1812, sendo sepultado dentro da Matriz da Campanha.

Livro de obitos de Campanha, MG. Aos 25-08-1812 falecendo Antonio de Araujo Dantas de apoplexia de 73 anos caboclo foi encomendado e sepultado dentro desta matriz

De seu casamento nasceram 11 filhos que figuram como herdeiros da Fazenda da "Agua Virtuosa", cuja partilha e divisão se efetuaram em 11 de junho de 1836, na residência do Vigário José de Souza Lima. A viúva recebeu a sua meação.

1-1 Francisco, em 11-05-1767.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-05-1767 nesta matriz sob conditione por ser batizada em casa por necessidade por Francisco de Araujo Dantas, o inocente Francisco, nasceu aos 16 de março de Antonio de Araujo Dantas n. desta freguesia e Ana de Almeida n/b na vila de S. João del Rei, np Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa, nm Guilherme de Almeida e sua mulher cujo nome se não sabe; padr.: o mesmo avo paterno Francisco de Araujo e a avó Caterina Pedrosa.

1-2 José, em 06-04-1768

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-04-1768 Jose de dezessete dias, f.l. Antonio de Araujo Dantas n. desta freguesia e Ana de Almeida n. da freg. do Rio das Mortes, Avos pat. Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa, maternos Guilherme de Almeida e Rosa da Rocha. Padr.: Antonio de Souza Portugal e Joana Roiz filha de Jose Roiz Airão.

1-3 João, em 30-09-1770

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 30-09-1770 João de vinte e quatro dias, f.l. Antonio de Araujo n. desta freguesia e Ana de Almeida n. da Ibituruna da freg. do Rio das Mortes, padr.: Flavio de Araujo, solteiro e ------ Teixeira, solteira.

1-4 Genoveva, em 21-04-1773.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 21-04-1773 Genoveva de dez dias, f.l. Antonio de Araujo Dantas n, desta freguesia e Ana Maria n. de S. João del Rei do Rio das Mortes. Avos pat. Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa, maternos Guilherme de Almeida e Rosa da Rocha. Padr.: Vicente Ruberto e Maria filha de Francisco de Araujo Dantas.

1-5 Eugenia em 26-09-1775

Livro batismos Campanha aos 26-09-1775 bat a Eugenia  filha legitima de Antonio de Araujo Dantasnatural da Campanha e Ana Maria natural do Rio das Mortes. Avos paternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa de Almeida e maternos Guilherme de Almeida e Rosa da Rocha. Padrinhos Antonio Luis de Andrade solteiro e Juliana da Araujo mulher de João Gonçalves

1-6 Antonio em 22-02-1778

Livro batismos Campanha aos 22-02-1778 bat a Antonio  filho legitimo de Antonio de Araujo da Campanha e de sua mulher Ana Maria natural da capela da Ibituruna . padrinhos Jose Mendes dos Santos casado e Leonor solteira filha de Francisco de Araujo Dantas. Avos paternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa de Almeida. maternos Guilherme de Almeida Maciel e Rosa da Rocha.

1-7 Teodora Maria da Conceição batizada em 20-08-1780. Casou em 30-01-1799 com Inacio José de Azevedo, natural da freguesia de Juqueri SP, filho de Angelo Coelho de Azevedo e Simoa da Silva e irmão de Francisco José de Azevedo em 3-1.

Livro batismos Campanha aos 20-08-1780 bat a Teodora filha legitima de Antonio de Araujo natural desta e de Ana de Almeida natural de Ibituruna. Avos paternos Francisco de Araujo e Catarina Pedrosa. Avos maternos Guilherme e Rosa Maria. Padrinhos Tomas Alvarenga e Ana filha de [----]na.de Araujo

 

Casamentos Campanha - Inacio Jose de Azevedo filho legitimo de Angelo Coelho de Azevedo e Simoa da Silva natural e batizado na freguesia de Juqueri Bispado de S Paulo e Teodora Maria filha de Antonio de Araujo Dantas e de Ana Maria natural da Campanha. Testemunhas Jose Inacio de Mira e Jose Joaquim de Azevedo

Encontramos os filhos batizados em Campanha:

1-7-1 João em 03-06-1801

Batismos Campanha aos 03-06-1801 bat a João filho legitimo de Inacio Jose de Azevedo carijo e de Teodora Maria da Conceição. Padrinhos Jose Rodrigues Freire, casado e Eugenia filha de Antonio de Araujo;

1-7-2 Ana em 18-09-1803

Batismos Campanha aos 18-09-1803 bat a Ana filha de Inacio Jose de Azevedo e de sua mulher Teodora Maria. Padrinhos Mariano Quaresma de Carvalho e Ana Maria mulher de Antonio de Araujo Dantas

1-8 Escolastica em 02-01-1783

Batismos Campanha aos 02-01-1783 bat a Escolastica  filha legitima de Antonio de Araujo Dantas da Campanha e de Ana Maria natural da Ibituruna. Avos paternos Francisco de Araujo e Catarina Pedrosa, maternos Guilherme de Almeida e Rosa da Rocha. Padrinhos Salvador Pires Vieira e Ana Maria mulher de João Jose Pereira

1-9 Rosa Maria em 20-11-1785

Batismos Campanha aos 20-11-1785 bat a Rosa Maria filha legitima de Antonio de Araujo Dantas e Ana Maria de Almeida natural da freguesia das Lavras(sic) Foram padrinhos Angelo Rodrigues Airam e Genoveva mulher de Joaquim Baptista..

1-10 Manoel, em 19-06-1791.

Batismos Campanha aos 19-06-1791 bat a Manoel filho legitimo de Antonio de Araujo Dantas e Ana Maria. Avos paternos Francisco de Araujo e Catarina Pedrosa, maternos Guilherme de Almeida Maciel e Rosa da Rocha.

1-11 Maria, em 25-10-1793.

Batismos Campanha aos 25-10-1793 bat a Maria, filha legitima de Antonio de Araujo Dantas e Ana Maria de Almeida. Pasdr.: Vicente Jose Rodrigus e Antonia Maria de Jesus filha do Ajudante Jose Teixeira de Mello.

 

2- Juliana de Araujo Cortes natural da Campanha casou com João Gonçalves Ramos natural de São João Del Rei filho de João de Barros e Ana Nunes de Abreu. Juliana era viúva em 04-10-1784 quando foi madrinha da sobrinha Joana, filha de Hilario.

          Juliana faleceu com 62 anos declarados e foi sepultada em janeiro de 1809:

Campanha, MG Igreja Sto Antonio [cortada a primeira linha) de janeiro de 1809 foi sepultda na capela de S. Gonçalo, Juliana de Araujo Dantas, moradora em Domingos Pinto. Faleceu de uma hidropsia temdo de idade 62 anos. Recebeu todos os sacramentos, e há de pagar Joaquim Jose do Carmo, filho da mesma.

Filhos batizados em Campanha:

2-1 José em 22-06-1761

Livro batismos Campanha aos 22-06-1761 bat a Jose filho legitimo de João Gonçalves Ramos natural da freguesia de S João Del Rei e de sua mulher Ilena(sic) de Araujo natural desta freguesia. Avos paternos João de Barros e Ana Nunes. Maternos Francisco de Araujo Dantas e Caterina Pedrosa padrinhos o mesmo Francisco de Araujo Dantas e Tomazia Teixeira mulher de Jose Henriques

2-2 Maria em 21-11-1762

Livro batismos Campanha aos 21-11-1762 bat a Maria filha legitima de João Gonçalves Ramos natural da freguesia de S João Del Rei e Juliana de Araujo natural desta freguesia. Avos paternos João de Bairros defunto e Ana Nunes de Abreu. Maternos Francisco de Araujo Dantas e Caterina de Almeida padrinhos Luis da Silva Guimarães e Domingas Gonçalves mulher de Jose Borges da Costa

2-3 João em 20-08-1764.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-08-1764 João, f.l. João Gonçalves Ramos n/b na vila de S. João del Rei cap. da Conceição e Juliana de Araujo n. desta freguesia, np João de Barros, falecido e Ana Nunes de Abreu, maternos  Francisco de Araujo Dantas e Catarina de tal, padr.: Bento FErreira, solteiro e Ana Nunes de Abreu.

2-4 Ana em 05-05-1766

Livro batismos Campanha aos 05-05-1766 bat a Ana filha legitima de João Gonçalves Ramos natural da Vila de S João Del Rei e de Juliana de Araujo Cortez natural desta freguesia. Avos paternos João de Barros defunto e Ana Nunes de Abreu. Maternos Francisco de Araujo Dantas e Caterina de Almeida Pedrosa padrinhos Basilio Gonçalves Nunes solteiro e Margarida Rodrigues Bicuda

2-5 João em 19-07-1767

Livro batismos Campanha aos 19-07-1767 bat a João filho legitimo de João Gonçalves Ramos natural da freguesia de S João Del Rei e de Juliana de Araujo natural desta freguesia. Avos paternos João de Barros defunto e Ana Nunes. Maternos Francisco de Araujo Dantas e Caterina de Almeida ou Pedrosa de Almeida. padrinhos o Ajudante Jose Teixeira de Melo e sua mulher Maria do Carmo

2-6 Escolastica Maria Gonçalves batizada em 11-06-1769. Casou em 29-08-1886 com Custodio José Pereira natural de Congonhas do Campo, filho de João Garcia da Rosa e Luzia(ou Luiza) Teresa de Jesus

Livro batismos Campanha aos 11-06-1769 bat a Escolastica filha legitima de João Gonçalves Ramos natural da freguesia de S João Del Rei e de Juliana de Araujo natural desta freguesia. padrinhos o Ajudante Jose Teixeira de Melo e Dona Maria Buena mulher do Licenciado Manoel de Assis

 

Livro casamentos Campanha aos 29-08-1886 Casamento de Custodio Jose Pereira filho legitimo de João Garcia Rosa e Luzia Teresa de Jesus natural de Congonhas do Campo e Escolastica Maria Gonçalves filha legitima de João Gonçalves Ramos e de Juliana de Araujo natural desta freguesia.

Encontramos o batismo do filho:

2-6-1 Luis batizado em 28-09-1787

Livro batismos Campanha aos 28-09-1787 na Capela do Rio Verde de Baependi batismo de Luis filho legitimo de Custodio Jose Pereira e Escolastica Maria natural desta Freguesia. Avós paternos João Garcia da Rosa e Luiza Teresa de Jesus. Maternos João Gonçalves Ramos e Juliana de Araijo . Padrinhos o alferes Antonio Ribeiro de Matos casado e Dona Ana Barbosa mulher do alferes Andre Lopes

2-7 Antonio em 10-08-1771

Livro batismos Campanha aos 10-08-1771 bat a Antonio filho legitimo de João Gonçalves Ramos natural de S João Del Rei e de Juliana de Araujo natural desta freguesia. padrinhos Jeronimo Fernandes e Antonia Pais casada

2-8 Francisco em 01-06-1773

Livro batismos Campanha aos 01-06-1773 bat a Francisco filho legitimo de João Gonçalves Ramos natural de S João Del Rei e de Juliana de Araujo natural desta freguesia. Avós paternos Francisco Xavier de Toledo Piza (sic) e Ana Nunes solteira. Maternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa de Almeida. padrinhos Estalislau da Fonseca Bueno e Maria filha de Manoel de Sousa Teixeira

2-9 Joaquim José doCarmo batizado em 25-06-1775. Aos 17-05-1808 casou com Brigida Maria de Jesus, filha de Manoel Pinto Soares e Ana Joaquina de Jesus.

Livro batismos Campanha aos 25-06-1775 bat a Joaquim filho legitimo de João Gonçalves Ramos natural da Vila de S João Del Rei e de Juliana de Araujo Cortez natural desta freguesia.. padrinhos o juiz ordinario alferes Manoel Borges da Costa e Dona Branca Zeferina Alvares filha de Dona Ana Ferreira de Toledo.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 17-05-1808 Joaquim Jose do Carmo, f.l. João Gonçalves Ramos e de Juliana de Araujo = cc Brigida Maria de Jesus, f.l. Manoel Pinto Soares e Ana Joaquina de Jesus. Ambos nts/bt nesta freguesia

2-10 Manoel Gonçalves Ramos batizado em 08-06-1777. Em 15-10-1802 casou com Maria da Conceição de Jesus, flha de Luiz Antonio da Costa e Maria da Conceição de Jesus

Livro batismos Campanha aos 08-06-1777 bat a Manoel filho legitimo de João Gonçalves natural da Vila de S João Del Rei e  Juliana de Araujo natural desta Campanha. Avós paternos Ana Nunes de Abreu. Maternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina de Almeida Pedrosa.Padrinhos João Gonçalves Leite e Maria filha de Jose Borges da Costa.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 15-10-1802 nesta matriz Manoel Gonçalves de Araujo, f.l. de João Gonçalves Ramos, já falecido, e de Juliana de Araujo = cc Maria da Conceição de Jesus, f.l. de Luiz Antonio da Costa e Maria da Conceição de Jesus. Ambos nts/bts nesta freguesia,

3- Hilario de Araujo Dantas batizado em 21-01-1746. Casou com Rosa Maria de Sousa batizada em 16-07-1752 filha de Manoel de Sousa Teixeira natural de Jacarei e de sua primeira mulher Catarina Teixeira da Silva natural de Baependi, neta paterna de outro Manoel de Sousa Teixeira e Inacia de Araujo e materna de Francisco Teixeira da Silva e Jeronima Correa ambos de Jacarei SP, familia “Mateus Fernandes Agostim”.

Livro batismos Campanha aos 21-01-1746 bat. a Hilario filho legitimo de Francisco de Araujo Dantas natural da freguesia de S João de Taboray do Bispado do Rio de Janeiro e de sua mulher Catarina Pedrosa natural da freguesia de Pitangui. Foram padrinhos Matias Ferreira de Sampaio e Catarina Teixeira solteira filha de Francisco Teixeira da Silva

Hilario foisepultadonocemitério das Aguas Virtuosas em 12-02-1809.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 12-02-1809 foi sepultado no cemiterio da Agua Virtuosa Hilario de Araujo Dantas, casado, de idade de sessenta anos pouco mais ou menos.

Tiveram os filhos, batizados em Campanha, q.d.:

3-1 Francisca de Araujo Cortez batizada em 08-10-1775. Casou em 14-06-1796 com Francisco Jose de Azevedo, natural de Juqueri SP, filho de Angelo Coelho de Azevedo e Simoa da Silva, já citados.

Livro batismos Campanha aos 08-10-1775 bat. a Francisca filha legitima de Ilario de Araujo natural desta matriz da Campanha e sua mulher Rosa de Sousa natural tambem desta matriz. Padrinhos Manoel de Sousa Teixeira casado e Catarina Pedrosa de Almeida mulher de Francisco de Araujo Dantas avô paterno natural da Cidade do Rio de Janeiro e Catarina Pedrosa de Almeida natural da Vila de Pitangui. Avos maternos Manoel de Sousa Teixeira natural da Vila de Jacarei e Catarina Teixeira da Silva natural de Baependi

 

Livro casamentos Campanha aos 14-06-1796 Casamento de Francisco Jose de Azevedo filho legitimo de Angelo Coelho de Azevedo e de Simoa da Silva natural de Batizado na freguesia de Juqueri Bispado de S Paulo e Francisca de Araujo Cortez filha legitima de Ilario de Araujo e Rosa Maria de Sousa natural desta freguesia..

Encontramos o batismo dos filhos:

3-1-1 Antonia em 04-07-1796

Livro batismos Campanha aos 04-07-1796 bat. a Antonia filha de Francisco Jose de Azevedo e Francisca de Araujo Cortez. Padrinhos Jose Joaquim de Azevedo e Rosa Maria casada

3-1-2 Francisca em 14-06-1802

Livro batismos Campanha aos 14-06-1802 bat a Francisca filha legitima de Francisco Jose de Azevedo e Francisca Maria de Jesus. Padrinhos Pedro de Araujo Dantas e Pelonia Maria de Jesus

3-1-3 José em 29-04-1805

Livro batismos Campanha aos 29-04-1805 bat a Jose filho legitimo de Francisco Jose de Azevedo e Francisca Maria de Sousa. Padrinhos Vitorino Barbosa de Morais e Caterina Maria de Jesus

3-1-4 Joaquim em 02-02-1807

Livro batismos Campanha aos 02-02-1807 bat a Joaquim filho legitimo de Francisco Jose de Azevedoe Francisca Maria de Araujo. Padrinhos Vitorino Gonçalves de Oliveira e Teresa Maria

3-1-5 Maria em 09-08-1812

Livro batismos Campanha aos 09-08-1812 bat a Maria, branca filha legitima de Francisco Jose de Azevedo e Francisca Maria de Araujo. Padrinhos João de Almeida Silva e Joana Pereira

3-2 Apolonia em 02-03-1777.

Livro batismos Campanha aos 02-03-1777 bat a Apolonia  filha legitima de Ilario de Araujo e de Rosa Maria de Sousa naturais desta Campanha. Avos paternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa. Maternos Manoel de Sousa Teixeira e Catarina Teixeira ja defunta. Padrinhos Domingos Rodrigues de Siqueira e sua mulher Jacinta Custodia.

3-3 Catarina em 11-09-1778.

Livro batismos Campanha aos 11-09-1784 bat a Catarina  filha legitima de Hilario de Araujo Dantas e de Rosa Maria de Sousa naturais desta freguesia da Campanha. Padrinhos Francisco de Araujo Dantas e Domingas Angelica filha de Manoel de Sousa Teixeira.

3-4 Escolastica em 29-03-1780.

Livro batismos Campanha aos 29-03-1780 bat a Escolastica  filha legitima de Ilario de Araujo Dantas e de Rosa Maria de Sousa naturais desta matriz. Avós paternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa. Maternos Manoel de Sousa Teixeira e Catarina Teixeira. Padrinhos Francisco de Araujo Dantas e Tomazia Teixeira mulher do Furriel Jose Henriques Pereira

3-5 Pedro em 15-07-1781

Livro batismos Campanha aos 15-07-1871 bat a Pedro  filho legitimo de Hilario de Araujo e  Rosa Maria naturais desta Campanha. Avos paternos Francisco de Araujo e Catarina Pedrosa . Maternos Manoel de Sousa Teixeira e Catarina Teixeira. Padrinhos Domingos Borges da Costa e Jeronima filha de Manoel de Sousa

3-6 Julia em 12-10-1782.

Livro batismos Campanha aos 12-10-1782 bat a Julia filha legitima de Ilario de Araujo Dantas e Rosa Maria de Sousa naturais desta ..Avos paternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa. Maternos Manoel de Sousa Teixeira e Catarina Teixeira. Padrinhos Pedro Jose de Alcantara e Ana Maria mulher de Jose de Azevedo.

3-7 Joana Maria do Nasdcimento batizada em 04-10-1784. Aos 18-02-1800 casou com Antonio da Costa Padilha, natural de Guaratingueta, filho de Manoel (Angelo) da Costa e Maria Leite (Xavier).

Livro batismos Campanha aos 04-10-1784 bat a Joana filha legitima de Ilario de Araujo e Rosa de Sousa naturais desta, padrinhos Francisco Teixeira casado e Juliana de Araujo viuva.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 18-02-1800 nest matriz Antonio da Costa, f.l. de Manoel da Costa e Maria Leite, n/b na vila de Guaratingueta Bispado de S.Paulo = cc Joana Maria do Nascimento, f.l. de Ilario de Araujo Dantas e Rosa Maria de Souza, n/b nesta freguesia.

3-7-1 Cipriano batizado em 01-11-1801.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio bat 1791-1806 im 220 aos 01-11-1801 nesta matriz batizou condicional por ter sido batizado aonascer a Cipriano, de seis dias, f.l.de Antonio da Costa Padilha, n. de Guaratingueta-SP e de Joana Maria do Nascimento, desta Campanha, avós paternos Angelo Padilha e Maria Xavier, maternos Ilario de Araujo e Rosa Maria; foram padrinhos Pedro de Araujo e a dita Rosa.

3-7-2 Escolastica em 04-08-1804.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 04-08-1804 nesta matriz bat a Escolastica, branca, f. de Antonio da Costa Padilha e Joana Maria do Nascimento; foram padrinhos Francisco Jose de Azevedo e Escolastica Maria.

3-7-3 Clara em 15-10-1807.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 15-10-1807 pos os santos oleos a Clara, batizada em casa por necessidade, f. de Antonio da Costa Padilha e Joana Maria do Nascimento; padrinho Boaventura Gonçalves de Brito

3-8 Isabel Maria em 08-10-1786.

Livro batismos Campanha aos 08-10-1786 bat a Isabel Maria filha legitima de Ilario de Araujo e Rosa Teixeira. Foram padrinhos Salvador Pires Vieira e Maria Teixeira solteira.

 

4- Felicia de Almeida Pedrosa (ou Cardosa de Araujo) batizada em 27-03-1748. Casou com José da Silva Leal natural de Guaratingueta filho de Manoel Leal e Teresa Maciel do Rosario.

Livro batismos Campanha aos 27-03-1748 bat a Felicia filha legitima de Francisco de Araujo Dantas natural da freguesia de S João de Taboray do Bispado do Rio de Janeiro e de sua mulher Catarina Pedrosa natural da freguesia de Pitangui. Foram padrinhos Hyeronimo Coelho de Sousa e Domingas Barbosa Cabral mulher de Miguel Antonio

Filhos do casal batizados em Campanha:

4-1 Manoel em 28-10-1778.

Livro batismos Campanha aos 28-10-1778 bat a Manoel filho legitimo de Jose da Silva Leal natural de Guaratingueta e Felicia de Almeida natural desta. Avos paternos Manoel Leal e Teresa Maciel do Rosario. Maternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina de Almeida. Padrinhos alferes Francisco da Costa Teixeira e Maria de Araujo Cortez mulher de Manoel de Sousa Teixeira

4-2 Antonio em 01-03-1781.

Livro batismos Campanha aos 01-03-1781 bat a Antonio filho legitimo de Jose da Silva Leal de Guaratingueta e Felicia Cardosa natural da Campanha. Avos paternos Manoel Leal e Teresa Maciel. maternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa . padrinhos Furriel Jose Henriques e Ana filha de Gabriel Roiz Cardoso

4-3 Ana Maria de Araujo batizada em 20-05-1783. Casou em 09-01-1798 com José Martins de Azevedo, batizado na Campanha em 06-01-1751, filho de João Martins de Azevedo natural do termo de Barcelos Arcebispado de Braga e Teresa de Jesus Pinta natural de Itaverava. Neto paterno de Domingos Martins de Azevedo e Domingas João, materno de Mateus Pinto da Silva, natural da vila da Feira-PT e Maria dos Prazeres Barros, solteira - família “João Martins de Azevedo”.

Livro batismos Campanha aos 20-05-1783 bat a Ana, de vinte dias, filha legitima de Jose da Silva Leal natural de Guaratingueta e Felicia de Araujo natural desta Campanha, avos paternos Manoel Leal e Teresa Maciel ja defuntos e maternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa. Padrinhos Guilherme Jose de Ataide e Jeronima filha de Manoel de Sousa Teixeira

 

Livro batismos Campanha no ano de 1783 nesta matriz bat a Ana, f.l. Jose da Silva e Felicia Cardosa de Araujo, foram padrinhos Guilherme Jose de Ataide e Jeronima Teixeira de Araujo. E por não aparecer este assento, informado dele o lancei aqui para todo tempo constar.

 

Livro casamentos Campanha aos 09-01-1798 Casamento de Jose Martins de Azevedo filho legitimo de João Martins de Azevedo e Teresa de Jesus Pinta e Ana Maria de Araujo filha legitima de Jose da Silva Leal e Felicia Cardosa de Araujo ambos desta freguesia.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-01-1751 Jose, f.l. João Martins de Azevedo n. de S. Miguel do Lugar de Laundeis termo de Barcelos e Teresa de Jesus Pinta n. da freg. de Itaberava, np Domingos Martins de Azevedo e s/m Domingas João, todos da mesma freg. de S,. Miguel, nm de Matias Pinto da Silva, solteiro da vila da Feira e de Maria dos Prazeres Barros, solteira, padr.: Eduardo Jose Caetano, solteiro e Maria Zeferina mulher de Manoel Tavares.

Encontramos o batismo da filha, na capela de Tres Corações:

4-3-1 Maria em 28-11-1807.

Livro batismos Campanha aos 28-11-1807 na Capela dos Santissimos Corações de Jesus batismo de Maria filha legitima de Jose Martins de Azevedo e Ana Maria de Araujo. Padrinhos o Guarda Mor Manoel Ferreira e Josefa Maria de Jesus

5- Lourenço de Araujo Dantas batizado em 18-01-1750. Em S. João del Rei aos 09-07-1794 casou com Lucrecia Perpetua Alves de Siqueira, filha de Salvador Gil de Siqueira e Josefa Alves dos Santos.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-01-1750 Lourenço, f.l. Francisco de Araujo Dantas, n. da freg. de S. João de Taborai bispado do Rio de Janeiro e Catarina Pedrosa de Almeida, n. da freg. e vila de Itu bispado de S. Paulo, np Manoel de Araujo Dantas, n. da vila da Barca do Arc. de Braga e s/m Ana Barbosa Cortez n. da dita freguesia de Taborai; nm Melchior Homem Tavora n. da vila de Itu do bispado de S. Paulo e s/m Maria de Almeida digo filha natural dos ditos pais; padr.: Francisco Pereira e Ana Maria mulher de Antonio Jose.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas aos 09-07-1794 matriz, Lourenço de Araujo Dantas, f.l. Francisco de Araujo Dantas e Catharina Pedroza de Almeida, n/b na freg. da Campanha do Rio Verde; = cc. Lucrecia Perpetua Alves de Siqueira, f.l. Salvador Gil de Siqueira e Josefa Alves dos Santos, n/b nesta freguesia

6- Ana batizada em 07-07-1752. Ana Pedrosa de Almeida faleceu antes de 28-09-1809 (testamento materno). Teve um filho natural que a representou no inventário amterno:

Livro batismos Campanha aos 07-07-1752 bat Ana filha legitima de Francisco de Araujo Dantas natural do Rio de Janeiro e de sua mulher Catarina Pedrosa de Almeida natural da Cidade de S Paulo neta paterna de Manoel de Araujo e sua mulher Ana Cardosa naturais do Bispado do Rio de Janeiro e materna de Melchior Home Tavora e Maria de Almerida naturais da Cidade de S Paulo. Foram padrinhos Bras de Almeida e sua mulher Isabel Correia de Almeida por procuração que apresentou Jeronimo Pina Rodrigues.

 

6-1 José Joaquim de Santa Ana, citadopela avómaterna.

7- Maria de Araujo Cortes batizada em 14-10-1753 casou com Manoel de Sousa Teixeira, de Jacarei, viúvo de Catarina Teixeira da Silva de Baependi citados em 3 supra e familia “Mateus Fernandes Agostim”.

Livro batismos Campanha aos 14-10-1753 bat a Maria filha legitima de Francisco de Araujo Dantas e de sua mulher Catarina Pedrosa de Almeida. Foram padrinhos Inacio Ferreira e Maria Pedrosa sua mulher, todos desta freguesia

Manoel faleceu de uma gangrena e foi sepultado aos 15-07-1803.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 15-07-1803 foi sepultado das grades para baixo Manoel de Souza Teixeira, branco, casado,. morador nesta vila de idade de oitenta anos, Faleceu de uma gangrena.

 

Encontramos batizados em Campanha os flhos:

7-1 Manoel em 15-07-1775.

Livro batismos Campanha aos 15-07-1775 bat a Manoel filho legitimo de Manoel de Sousa Teixeira, n. da vila de Jacarei Bispado de S. Paulo e Maria de Araujo Cortes n. desta freguesia. Avos paternos manoel de Souza Teixeira e Ignacia de Araujo, avos maternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa de Almeida. Foram padrinhos o mesmo Francisco de Araujo, e Custodia ilha do dito Mannoel de Souza pai do inocenete.

7-2 João em 13-12-1777

Livro batismos Campanha aos 13-12-1777 bat a João filho legitimo de Manoel de Sousa Teixeira, n. da vila de Jacarei Bispado de S. Paulo e Maria de Araujo Cortes n. desta freguesia. Avos paternos Manoel de Souza Teixeira e Ignacia de Araujo, avos maternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa. Foram padrinhos Furriel Jose Marques e Juliana de Araujo mulher de Joam Gonçalves Ramos.

7-3 Francisco em 24-06-1779

Livro batismos Campanha aos 24-06-1779 bat a Francisco filho legitimo de Manoel de Sousa Teixeira, n. de Jacarei e Maria de Araujo Cortes n. desta Campanha, avos paternos Manoel de Souza Teixeira e Inacia de Araujo, avs maternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa. Foram padrinhos Pedro Jose Espinopla e D. Maria Boena mulher do Alf. Manoel de ----- e Silva.

7-4 Josefa Maria de Jesus batizada em 26-03-1781. Casou com José Inácio de Mira, filho de Antonio José de Mira e Margarida Rodrigues Bicudo. Geração de dez filhos descritos na família “Sargento Mor José Rodrigues Braga”.

Livro batismos Campanha aos 26-03-1781 bat a Josefa, f.l. Manoel de Sousa Teixeira, n. de Jacarei e Maria de Araujo Cortes n. desta Campanha, avos paternos Manoel de Souza e Inacia de Araujo, avos maternos Francisco de Araujo Dantas, a qual foi madrinha e padrinho AntonioLuiz de Andrade.

7-5 Ana Maria de Jesus batizada em 19-06-1785. Aos 17-11-1800 casou com José Joaquim Ramos, filho de Manoel José Ramos e Catarina Maria de Jesus.

Livro batismos Campanha aos 19-06-1785 nesta matriz bat a Ana, f.l. Manoel de Sousa Teixeira, n. de Jacarei e Maria de Araujo natural desta freguesia. Foram padrinhos Jose Bernardes da Costa e Maria Ferreira mulher de Doingos Borges.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 17-11-1800 Joze Joaquim Ramos, f.l. de Manoel Jose Ramos, já falecido e Catharina Maria de Jesus; = Anna Maria de Jesus, f. de Manel de Sousa Teicheira e s/m Maria de Araujo Cortes. Nts/bts nesta.

7-6 Maria Bernarda da Conceição batizada em 11-03-1787. Aos 23-11-1803 casou com João Custódio Gonçalves, filho de José Borges da Costa e Domingas Gonçalves de Moraes, família “Antonio Borges da Costa”.

Livro batismos Campanha aos 11-03-1787 bat a Maria, f.l. Manoel de Sousa Teixeira, n. de Jacarei e Maria de Araujo Cortes natural desta freguesia. Avos paternos Manoel de Souza Teixeira e Ignacia Teixeira, avos maternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa. Foram padrinhos Felipe Esteves Lima e Tomasia Teixeira mulher de [Jose?] Henriques.

8- Luis batizado em 6-05-1755. Luiz Francisco de Araujo.

Livro batismos Campanha aos 06-05-1755 bat a Luis filho legitimo de Francisco de Araujo Dantas natural do Rio de Janeiro e de Catarina Pedrosa de Almeida natural da Vila de Pitangui. Foram padrinhos Jose Rodrigues da Fonseca solteiro e Ana Ayres Pedrosa mulher de Jeronimo da Silva Leite

9- Leonor batizada em 12-03-1758. Leonor Francisca de Araujo Dantas 1ª testamenteira materna.

Livro batismos Campanha aos 12-03-1758 bat a Leonor filha legitima de Francisco de Araujo Dantas natural da Cidade do Rio de Janeiro e de Catarina Pedrosa de Almeida natural de Pitangui. Foram padrinhos Manoel Jose Ramos casado com Catarina Maria de Jesus e Anastacia Moreira mulher de Antonio da Silva Gago

10- Manoel Joaquim de Araujo Dantas batizado em 02-02-1760. Casou em 09-02-1782 com Isabel Leme do Prado, de Pouso Alto, filha de Guilherme Martins de Araujo e Luzia Leme do Prado

Livro batismos Campanha aos 02-02-1760 bat a Manoel filho legitimo de Francisco de Araujo Dantas e de Catarina Pedrosa de Almeida . Foram padrinhos Reverendo Domingos da Silva Lobo e Maria Martins Couto mulher de Antonio Martins Vieira

 

Livro casamentos Campanha aos 09-02-1782 Casamento de Manoel Joaquim filho legitimo de Francisco de Araujo Dantas e de Catarina Pedrosa natural da freguesia da Campanha e Isabel Leme do Prado filha legitima de Guilherme Martins de Araujo e sua mulher Luzia Leme do Prado ja defunta, natural da freguesia de Pouso Alto

Tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

10-1 Joaquim em 10-12-1781

Livro batismos Campanha aos 10-12-1781 bat a Joaquim, de quinze dias, filho natural de Manoel de Araujo Dantas, natural desta freguesia e Izabel Leme do Prado, natural da freguesia do Pouso Alto. Avós paternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa de Almeida, materno Guilherme Martins de A|raujo e Luzia Leme do Prado. Foram padrinhos Francisco de Araujo Dantas, casado e [---]na Maria da Rosa mulher de Manoel jose de Azevedo.

10-2 Vitoriana em 08-02-1784

Livro batismos Campanha aos 08-02-1784 nesta matriz o reverendo coadjutor Domingos da Silva Lobo batizou e pos os santos óleos a inocente Victoriana de nove dias filha legitima de Manoel Joaquim natural desta freguesia e de Isabel Leme natural do Pouso Alto, avós paternos Francisco de Araújo e Catarina Pedrosa. Maternos Guilherme Miz e Luzia Leme

10-3 Mariana de Araujo batizada em 23-05-1785. Aos 26-11-1808 casou com Jose Correa Barradas, batizado em 02-12-1793, filho de outro e Clara Maria da Conceição. Com geração.

Livro batismos Campanha aos 23-05-1785 nsta matriz bat a Mariana, de um mes, f.l. Manoel de Araujo Dantas, natural desta freguesia e Izabel Leme do Prado, natural da freguesia do Pouso Alto, avos paternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa de Almeida, maternos Guilherme Martins de Araujo e Luzia Leme do Prado. Foram padrinhos Jeronimo da Veiga e Maria Luiza, filhos de Jeronimo da Veiga.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 26-11-1808 Jose Correa Barradas, f.l. de Jose Correa Barradas e Clara Maria da Conceição, n/b nesta freguesia= Mariana de Araujo Cortez, f.l. Manoel Joaquim de Araujo Dantas e de Izabel Maria do Prado, n/b nesta freguesia.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 02-12-1793 nesta matriz bat a Jose, f.l. de Jose Correa Barradas e Clara Maria, foram padrinhos Car--- Barbosa e Luzia Moreira de Aguiar.

10-4 Teresa de Jesus de Araujo batizada em 26-08-1787. Aos 26-11-1808 casou com Tomás Correa Barradas irmão inteiro de José Correa Barradas supra citado. Com geração

Livro batismos Campanha aos 26-08-1787 bat a Teresa, de dez dias, f.l. Manoel de Araujo Dantas, natural desta freguesia e Izabel Leme do Prado, natural da freguesia do Pouso Alto, avos paternos Francisco de Araujo Dantas e Catarina Pedrosa. Foram padrinhos Manoel e Joaquina, filhos de Antonio da Silva Gago.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 26-11-1808 Thomas Correa Barradas, f.l.de Jose Correa Barradas e Clara Maria da Conceição, n/b nesta freguesia = cc Teresa de Jesus de Araujo, f.l. de Manoel Joaquim de Araujo Dantas e de Izabel Maria do Prado, n/b nesta freguesia.

10-5 Escolastica em abril de 1792

Livro batismos Campanha aos ??-04-1792 nesta matriz bat a Escolastica, f.l. Manoel Joaqum de Araujo e Izabel Maria. Foram padrinhos Jose Correa Barradas e Clara Maria.

10-6 Maria em 24-05-1795

Livro batismos Campanha aos 24-05-1795 nesta matriz bat a Maria, f.l. Manoel Joaqum de Araujo e Izabel Maria do Prado. Foram padrinhos Francisco Jose de Alvarenga, solteiro e Ana Maria de Jesus mulher de Antonio correa de Siqueira.

10-7 Ana em 14-02-1803

Livro batismos Campanha aos 14-02-1803 nesta matriz bat a Ana,. de dez dias, f.l. de Manoel Joaquim de Araujo, natural desta freguesia e Izabel Maria do Prado. Foram padrinhos Manoel de Souza Teixeia e s/m Maria de Araujo Cortes.

10-8 Boaventura em 11-10-1805

Livro batismos Campanha aos 11-10-1805 nesta matriz bat a Boaventura, f.l. de Manoel Joaquim de Araujo e Izabel Maria do Prado. Foram padrinhos Francisco Martins de A|raujo e Ana Aires Correa.

10-9 Laureana em 25-08-1807

Livro batismos Campanha aos 25-08-1807 nesta matriz bat a Laureana, f.l. de Manoel Joaquim de Araujo e Izabel Maria do Prado. Foram padrinhos Antonio Rodrigues e Ana Joaquina da Costa.