PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Francisco da Silva Novaes

 

 

Bartyra Sette

 

 

Francisco da Silva Novaes, nasceu na freguesia de Santa Maria de Labrujo Arc. Braga, filho de Antonio da Silva Novaes, natural de Celorico de Bastos e de sua mulher Benta de Araujo, da freguesia de Santa Maria de Labrujo Arc. Braga.

 

Casou com Ana Euzebia de Oliveira, filha de Francisco da Silva, portugues e de sua mulher Pascoa de Oliveira, da freguesia de S. Salvador dos Campos dos Goitacazes Bispado do Rio de Janeiro. Nos assentos paroquiais, Francisco também aparece como Verissimo Francisco da Silva e Verissimo da Silva Franco.

 

Foram moradores em Prados-MG na primeira metade do século XVIII, onde encontramos os filhos:

1- Ana Perpetua de Oliveira

2- Francisca de Oliveira Silva

3- João, batizado em Prados em 21-02-1753.

Prados, MG aos 21-02-1753 na Capela da Ressaca bat a João, f.l.. Francisco da Silva Novaes e Ana Euzebia, npaterno de Antonio da Silva Novaes e s/m Benta de Araujo da freguesia de Santa Maria de Labrujo Arc. Braga, nmaterna de Francisco da Silva e de s/m Pascoa de Oliveira da freguesia de S. Salvador dos Campos dos Goitacazes Bispado do Rio de Janeiro. Foram padrinhos Manoel Matias, viandante solteiro, e Pascoa de Oliveira, viúva, desta freguesia.

4- Joana, em 30-06-1754.

Prados, MG aos 30-06-1754 na Capela da Ressaca bat a Joana, f.l.. Francisco da Silva Novaes e Ana Euzebia de Oliveira, assistentes nesta freguesia, npaterna de Antonio da Silva Novaes e s/m Benta de Araujo, da freguesia de Santa Maria de Labrujo Arc. Braga. nmaterna de Verissimo Francisco da Silva e de s/m Pascoa de Oliveira da freguesia de S. Salvador dos Campos dos Goitacazes Bispado do Rio de Janeiro. Foram padrinhos Francisco Rodrigues Manso, solteiro e Ana Perpetua de Oliveira mulher de Antonio de Oliveira Maya.

5- Pedro em 14-02-1757.

Prados, MG aos 14-02-1757 na Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca, filial desta matriz dos Prados bat a Pedro, f.l. de Francisco da Silva Nobais e de Ana Perpetua(sic) de Oli[danificado]; padrinhos Francisco Rodrigues Manço, solteiro e Josefa da Costa filha de Luiz da Costa. Neto paterno de Antonio da [danificado] e s/m Benta de Araujo da freguesia de Santa Maria de [danificado] Arc. Braga, neto materno de Verissimo Francisco da [danificado] e sua mulher Pascoa de Oliveira, da freguesia de S. Salvador das Itacases Bispado do Rio de Janeiro

6- Francisco, em 26-03-1758.

Prados, MG aos 26-03-1758 na Capela da Ressaca bat a Francisco, f.l. Francisco da Silva Nobaes, n. da freguesia de Santa Maria de Labrujo termo de Ponte de Lima, Arc. Braga e Ana Euzebia de Oliveira, n. dos Campos dos Macacus freguesia de S. Salvador Bispado do Rio de Janeiro, npaterna de Antonio da Silva Novaes, n. de Celorico de Basto e s/m Benta de Araujo, da freguesia de Santa Maria de Labrujo Arc. Braga. nmaterna de Verissimo da Silva Franco, natural do reino de Portugal e de s/m Pascoa de Oliveira, natural da dita freguesia de S. Salvador dos Campos dos Goitacazes Bispado do Rio de Janeiro. Foram padrinhos Antonio da Silva Valle, e Ana Luiza da Silva mulher de João Jacome assistentes nesta freguesia.

 

 

1- Ana Perpetua de Oliveira, em Prados aos 09-01-1750, casou com Antonio de Oliveira Maia, natural da freguesia de S. Cristovão do Muro Bispado do Porto, filho de Sebastião Sanches e Luiza Tome.

Prados, MG matr -Antonio de Oliveira e Ana Perpetua de Oliveira - Aos 09-01-1750 se receberam Antonio de Oliveira Maya, natural  freguesia S. Cristovão do Muro Bispado do Porto, f.l. Sebastião Sanches e Luiza Tome = Com Ana Perpetua de Oliveira, f.l. Francisco da Silva Novaes e de Ana Euzebia de Oliveira.

 

          Posteriormente Antonio passou a assinar Antonio de Oliveira Sanches.

          Ana, viúva, faleceu em 01-03-1794.

Prados, MG obitos - aos 01-03-1794 na Aplicação da capela da Ressaca faleceu Ana Perpetua de Oliveiral, viuva de Antonio de Oliveira Sanches, sepultada dentro da dita capela.

          Deixaram grande geração em Prados:

 

1-1 Antonio, batizado em 21-01-1751.

Prados, MG aos 21-01-1751 na Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca, filial desta matriz, bat a Antonio, f.l. de Antonio de Oliveira e Ana Perpetua, foi padrinho Manoel Sanches, solteiro, todos desta freguesia dos Prados.

1-2 Perpétua, batizada em maio de 1752.

Prados, MG aos 08-05-1752 na Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca, filial desta matriz, bat a Perpetua, f.l. de Antonio de Oliveira Maya e Ana Perpetua; foram padrinhos Francisco da Silva Novais, casado e Pascoa de Oliveira, todos desta freguesia.

 

Prados, MG aos 10-05-1752 na Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca, filial desta matriz, bat a Perpetua, f.l. de Antonio de Oliveira Maya e Ana Perpetua; foram padrinhos Francisco da Silva Novais, casado e Pascoa de Oliveira, todos desta freguesia.

1-3 Maria em 13-08-1753.

Prados, MG aos 13-08-1753 na capela da Ressaca foi batizada Maria, f.l. de Antonio de Oliveira Maya e s/m Ana Perpetua de Oliveira, foram padrinhos Francisco Rodrigues Manço e Francisca de Oliveira Silva, tia da batizada mulher de Antonio da Silva Valle o que tudo me constou por informações que julguei veridicas por serem todas de pessoas fidedignas,e por se não ter enviado nesse tempo o assento o lancei neste livro. Prados 25-06-1789. E não houve duvida o sobrenome, pois é o mesmo, pois nesse tempo se assinava por Maya, e o mudou para Sanches. o Coad.jor João Glz de Moira.

1-4 Narciso em 29-09-1754.

Prados, MG - Ressaca - aos 29-09-1754 na Capela da Ressaca filial desta matriz bat a Narcizo, f.l. de Antonio de Oliveira Maya e Ana Perpetua de Oliveira moradores em o Passatempo, freguesia da vila de São Jose; foram padrinhos Francisco Ferreira da Silva, solteiro e Ana Eu[danificado] de Oliveira, avó do batizado. Neto paterno de Sebastião Sanches e s/m Luiza Tome naturais de S. Cristovão do Muro Bispado do Porto, nmaterno de Francisco da Silva [--]vais e s/m Ana Euzebia de Oliveira, deste bispado de Mariana. (...) no tempo competente o lancei neste livro.

1-5 Custódio em 04-01-1756.

Prados, MG aos 04-01-1756 na Capela da Ressaca filial desta matriz bat a Narcizo, f.l. de Antonio de Oliveira Maya, n. da freg. de S. Cristovão do Muro Bispado do Porto e Ana Perpetua de Oliveira, n. desta freguesia dos Prados, np Sebastião Sanches e s/m Luiza Tome naturais da freg. de S. Cristovão, nmaterno de Francisco da Silva Nobais n. da freg. de Santa Maria de Labrujo Arc. Braga e de s/m Ana Euzebia n. da freg. de S. Salvador dos Campos de Itacazes Bispado do Rio de Janeiro; foram padrinhos o dito Francisco da Silva Nobaes e Pascoa de Oliveira, solteira, assistentes nesta dita freguesia.

1-6 Ana, em 24-08-1757.

Prados, MG aos 24-08-1757 nasceu Ana, f.l. de Antonio de Oliveira Maya da freg. de S. Cristovão do Muro Bispado da cidade do Porto e de Ana Perpetua de Oliveira n. desta freguesia, np de Sebastião Sanches e s/m Luiza Tome da dita freguesia de S. Cristovão, nmaterna de Francisco da Silva Novaes, n. da freg. de Santa Maria de Labrujo termp de Ponte de Lima Arc. de Braga e ade s/m Ana Euzebia de Oliveira, n. da freg. de S. Salvador dos Campos dos Vitacazes Bispado do Rio da Janeiro. Foram padrinhos Pedro Manso por pp q apresentou de Francisco Rodrigues Manso, e Ana Euzebia mulher do dito Novaes, todos assistentes nesta freguesia. Foi batizada aos 11 de setembro debaixo de condição, por ter sido batizada em caso de necessidade pelo dito Francisco Rodrigues Manso.

1-7 Francisca, batizada em 12-07-1761.

Prados, MG aos 12-07-1761 na Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca bat a Francisca, f.l. de Antonio de Oliveira Maya e de Ana Perpetua de Oliveira; foram padrinhos Antonio da Silva Valle e Pascoa de Oliveira, todos desta freguesia.

1-8 Gertrudes de Oliveira Sanches, em Prados aos 29-06-1783, casou com João Rodrigues de Aguiar, natural da Borda do Campo, filho de Manoel Rodrigues de Aguiar, natural de S. Bartolomeu da Vila de Paredes da Beira Bispado de Lamego e Teresa de Jesus, batizada em Barbacena em 22-12-1738 e aí casados em 02-07-1752, neto paterno de Jeronimo Rodrigues e Luisa de Aguiar naturais da dita Vila de Paredes, neto materno de João Gonçalves Ramos, natural da freguesia de S. Salvador de Covas Arc. Braga e de Ana Felicia, natural da freguesia de Santa Cruz da Ilha Graciosa.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ressaca aos 29-06-1783 João Rodrigues de Aguiar, f.l. de Manoel Rodrigues de Aguiar e Thereza de Jesus, n/b na freguesia da Borda do Campo = Gertrudes de Oliveira Chanxes, f.l. Antonio de Oliveira Sanxes e Anna Perpetua de Oliveira, n/b freguesia de Prados

 

Barbacena, MG aos 22-12-1738 na Capela do Ribeirão bat a Teresa, f.l. João Glz Ramos e Ana Felicia; foram padrinhos Manoel Carneiro e Teresa de Jesus todos moradores nesta freguesia. E por ser verdade fiz este assento aos 03-01-1739.

 

Barbacena, MG matr - aos 02-07-1752 na Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca, filial desta matriz se casaram Manoel Rodrigues de Aguiar, f.l. Jeronimo Rodrigues e Luisa de Aguiar, n/b na freguesia de S. Bartolomeu da Vila de Paredes da Beira Bispado de Lamego = Com Teresa de Jesus, f.l. de João Glz Ramos e Ana Felicia, n/b nesta freguesia da Borda do Campo aonde todos são moradores. Testemunhas Manoel de Albuquerque e Tomas da Costa moradores na freguesia dos Prados.

 

1-9 Ana Clara Sanches, natural de Prados. Aos 29-06-1783 casou com Manoel Rodrigues de Aguiar, batizado em Barbacena aos 03-01-1763, filho de Manoel Rodrigues de Aguiar e Teresa de Jesus citados em 1-8 supra.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ressaca aos 29-06-1783 Manoel Rodrigues de Aguiar, f.l. de Manoel Rodrigues de Aguiar e Thereza de Jesus, n/b na freguesia da Borda do Campo = Ana Clara Sanxes, f.l. Antonio de Oliveira Sanxes e Anna Perpetua de Oliveira, n/b freguesia de Prados

 

Barbacena, MG - Ribeirão aos 03-01-1763 MANOEL nascido aos 23-12-1762, f.l. de Manoel Roiz de Aguiar natural da freguesia e vila de Paredes da Beyra Bispado de Lamego, e s/m Teresa de Jesus natural desta; np de Jeronimo Roiz e s/m Luiza de Aguiar naturais da vila de Paredes; nm de João Gls Ramos natural da freguesia de S. Salvador de Covas Arcebispado de Braga e s/m Anna Felicia natural da freguesia de Santa Cruz da Ilha Graciosa. Padr.: Antonio Jose de Abranche, solteiro, viandante do caminho e Marioa de Jesus, solteira, filha de Antonio Pinto da Silva.

Tiveram os filhos, batizados na Capela dos Remédios, q.d.:

1-9-1 Maria Constancia de Jesus aos 25-07-1810 casou com João Batista Lamim, natural da freguesia de Santa Maria do Olival Bispado do Porto, filho de Agostinho Lamim e Maria Catarina.

Barbacena, MG aos 25-07-1810 na capela da Sra dos Remedios filial desta matriz de Barbacena, João Batista Lamim, f.l. Agostinho Lamim e Maria Caterina, n/b na freg. Sta. Maria do Olival Bispado do Porto = cc Maria Constancia de Jesus, f.l. Manoel Rodrigues de Aguiar e Ana Clara Sanches, n/b na capela da Ressaca da freguesia dos Prados, test.: Francisco Pereira da Silveira e Domingos Jose dos Santos.

1-9-2 Francisco batizado em 23-03-1794.

Barbacena, MG - Remedios aos 03-03-1794 bat a Francisco, f.l. de Manoel Roiz de Aguiar e Anna Clara dos Anjos(sic), padr.: Francisco da S.ª Novaes e Genovefa do Esp.to St.º, casada. Digo foi a 23 de março.

1-9-3 Antonio em 13-05-1798.

Barbacena-MG Remedios aos 13-05-1798 Antonio, f.l. de Manoel Roiz de Aguiar e Anna Clara Sanches, padr.: Francisco Domingos de Carv.º e sua filha Francisca Bernarda, todos desta freguesia.

 

1-10 Rita Clara Sanches aos 10-08-1789 casou com Manoel Viveiros de Assumpção, batizado em Carijos aos 28-05-1765, filho de Manoel Viveiros e de sua segunda mulher Catarina Ferreira da Conceição

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ressaca aos 10-08-1789 Manoel de Viveiros de Assumpção, f.l. de Manoel Viveiros e de Catharina Ferreira da Conceição, n/b Carijos = Rita Clara Sanches, f.l. de Antonio de Oliveira Sanches e de Anna Perpetua de Oliveira, n/b nesta.

       Manoel de Viveiros, natural da freguesia das Calhetas da Ilha de S. Miguel, filho de André Correa e Maria da Costa, na Capela de S. Gonçalo de Camapuã, casou com Maria da Costa, natural de Antonio Dias-MG, filha natural de Francisco da Costa Rios e de Mariana, preta. Faleceu Maria da Costa aos 08-04-1736.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 13-04-1733 na Capela de S. Gonçalo de Camapuã se receberam Manoel de Viveiros, f.l. de Andre Correa e de sua mãe Catarina da Costa, n/b na ilha de S. Miguel freguesia das Calhetas = Com Maria da Costa, filha natural de Francisco da Costa Rios e de Mariana, preta, natural da freguesia de N. Sra da Conceição de Antonio Dias. Testemunhas Pedro de Souza e Antonio da Costa.

 

Conselheiro Lafaiete, MG aos 08-04-1736 faleceu Maria da Costa mulher de Manoel de Viveiros e foi sepultada na Capela de Santo Gonçalo. Não fez testamento por ser pobre.

       Segunda vez aos 19-09-1763, Manoel de Viveiros casou com Catarina Ferreira da Conceição, batizada aos 04-05-1743 em S. João del Rei-MG, filha do falecido Antonio de Lemos, natural da freguesia de S. Jorge Arc. Braga e Francisca Ferreira da Conceição, natural de S. João del Rei e aí casados em 20-12-1733, neta paterna de Manoel de Lemos e Mariana Alvares, neta materna de Joana Ferreira e incognito.

Conselheiro Lafaiete, MG [Manoel de Viveiros e Catarina Frr.ª] aos 19-09-1763 na Capela de Santa Ana, filial desta matriz, e testemunhas Agostinho Jose Pinto e João de Almeida, se receberam Manoel de Viveiros, n/b na freguesia de N. Sra da Conceição da Ilha de São [-------]l Bispado de Angra, f.l. de Andre Correa e Catarina da Costa = Com [danificado] Conceição, n/b na freguesia de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei desta comarca, f.l. de Antonio de Lemos, já defunto e de Francisca Correa(sic).

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 04-05-1743 na Capela de S. Gonçalo do Brumado pos os santos oleos a Catarina, f.l. de Antonio de Lemos e de Francisca Ferreira da Conceição, por ter sido batizada em casa por Antonio de Freitas Soares.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 20-12-1733 na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes se receberam Antonio de Lemos, f.l. de Manoel de Lemos e Mariana Alvares, natural e batizado na freguesia de S. Jorge do Arc. Braga = Com Francisca Ferreira, filha de Joana Ferreira e pai incognito, natural desta freguesia. Foram testemunhas Pedro de Almeida e Oliveira e Maria Lemos de Oliveira, moradores desta mesma freguesia.

 

Manoel e Maria tiveram, pelo menos, o filho:

I- Manoel falecido em 23-10-1734.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 23-10-1734 faleceu Manoel, inocente, filho de Manoel de Viveiros. Foi sepultado no adro desta igreja.

Manoel e Catarina tiveram os filhos, q.d.:

II- Manoel Viveiros da Assunção, batizado em 28-05-1765.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 28-05-1765 na Capela N. Sra da Gloria, filial desta matriz, bat a Manoel n. aos 16 do dito mes, f.l. de Manoel de Viveiros e de Catarina Ferreira da Conceição, neto paterno de Andre Correa n. da freguesia da Vila do Nordeste da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra e de Catarina da Costa natural de N. Sra da Boa Viagem do Lugar das Calhetas da dita Ilha e Bispado, neto materno de Antonio de Lemos, natural de São Gonsalo de Amarante Bispado do Porto e de Francisca Ferreira da Conceição, natural da freguesia de S. João del Rei deste Bispado. Foram padrinhos Antonio de Lemos e Francisca Rosa, todos desta freguesia.

III- Francisco Ferreira de Viveiros, batizado em 17-04-1768. Em 1-11 abaixo.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 17-04-1768 na Capela de Santa Ana, filial desta matriz bat a Francisco n. a 9 do mesmo mes, f.l. de Manoel de Viveiros e de Catarina Ferreira da Conceição, neto paterno de Andre Correa e s/m Catarina da Costa, neto materno de Antonio de Lemos e s/m Francisca Ferreira. Foram padrinhos João de Almeida e Francisca Ferreira, todos desta freguesia.

IV- Joaquim José de Santana em 1-12.

 

1-11 Leonor Francelina Sanches, natural de Prados onde aos 10-08-1789 casou com Francisco Ferreira de Viveiros, batizado aos 17-04-1768 em Carijós-MG, filho de de Manoel de Viveiros e de sua segunda mulher Catarina Ferreira da Conceição em 1-10 supra.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ressaca aos 10-08-1789 Francisco Ferreira de Viveiros, f.l. de Manoel de Viveiros e de Catharina Fer.ª da Conceição, n/b freg. Carijos = Leonor Francelina Sanches, f.l. de Antonio de Oliveira Sanches e de Anna Perpetua de Oliveira, n/b nesta.

1-12 Ursula Joaquina Sanches em Prados aos 10-08-1789 casou com Joaquim José de Santana, natural de Carijós, filho de Manoel de Viveiros e Catarina Ferreira da Assunção em 1-10 sura.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ressaca aos 10-08-1789 Joachim Joze de Santa Anna, f.l. de Manoel Lourenço(sic) e de Catharina Ferreira da Conceição, n/b freg. Carijos = Ursula Joachina Sanches, f.l. de Antonio de Oliveira Sanches e de Anna Perpetua de Oliveira, n/b nesta.

 

2- Francisca de Oliveira Silva, natural de Carijos, filha de Francisco da Silva Novaes e Ana Eusebia de Oliveira. Em 13-08-1753 foi madrinha da sobrinha Maria, filha de Ana Perpétua de Oliveira.

          Em Prados aos 09-02-1750 casou com Antonio da Silva Valle, filho de Manoel Francisco da Silva e Margarida Domingues Vale, da freguesia de S. Tiago de Bougado Bispado do Porto.

Prados, MG matr - [Antonio da Silva Valle e Francisca de Oliveira Silva] aos 09-02-1750 se receberam [muito apagado] Antonio da Silva Valle, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Margarida Domingues = e Francisca de Oliveira Silva, Francisco da Silva Novaes e de Ana Euzebia de Oliveira

Tiveram os filhos, batizados em Prados, q.d.:

2-1 Custódia em 25-01-1751.

Prados, MG aos 25-01-1751 na Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca bat a Custodia, f.l. de Antonio da Silva Valle e Francisca de Oliveira Silva, foram padrinhos o Padre Pedro Vieira e Ana Euzebia de Oliveira Silva mulher de Francisco da Silva, todos moradores nesta freguesia.

2-2 José em 02-01-1753.

Prados, MG aos 02-01-1753 na Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca bat a Jose, f.l. de Antonio da Silva Valle e Francisca de Oliveira Silva, n. da freguesia de Carijos, np de de Manoel Francisco da Silva e s/m Margarida Domingues Vale, da freguesia de S. Tiago de Bougado Bispado do Porto, nmaterno de Francisco da Silva Novaes, n. da freg. de Santa Maria de Labrujo de Ponte de Lima Arc. de Braga e de s/m Ana Euzebia, n. do Limão freguesia de S. Salvador dos Campos dos Itaguazes Bispado do Rio de Janeiro. Foram padrinhos o Padre Pedro Vieira e Ana Perpetua de Oliveira, casada moradores nesta freguesia.

2-3 José em 15-01-1755.

Prados, MG aos 15-01-1755 na Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca bat a Jose, f.l. de Antonio da Silva Valle e Francisca de Oliveira Silva, np de de Manoel Francisco da Silva e s/m Margarida Domingues Vale, da freguesia de S. Tiago de Bougado Bispado do Porto, nmaterno de Francisco da Silva Nobaes, n. da freg. de Santa Maria de Labrujo de Ponte de Lima Arc. de Braga e de s/m Ana Euzebia, n. da freguesia de S. Salvador de Lima dos Campos dos Itaguazes Bispado do Rio de Janeiro. Foram padrinhos o Padre Pedro Vieira Botelho assistente nesta freguesia.

2-4 Pedro em 17-12-1758.

Prados, MG aos 17-12-1758 na Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca bat a Pedro, f.l. de Antonio da Silva Valle, n. da freg, de S. Tiago de Bougado Bisapdo do Porto e Francisca de Oliveira Silva, n. da freg. de N. Sra da Conceição dos Carijos; np de Manoel Francisco da Silva e s/m Maria Domingues da dita freguesia de Bougado, nmaterno de Francisco da Silva Novaes da freguesia de Santa Maria de Labrujo ARc. Braga e de s/m Ana Euzebia de Oliveira nb. da freguesia de S. Salvador dos Campos dos Itacases Bispado do Rio de Janeiro. Foram padrinhos Pedro Rodrigues Manço e Ana Perpetua de Oliveira Silva mulher de Antonio de Oliveira Maya, assistentes nesta freguesia.

2-5 Antonio, batizado em 20-04-1763.

Prados, MG - Ressaca aos 20-04-1763 bat Antonio, f.l. de Antonio da Silva Valle e Francisca de Oliveira, npaterno de Manoel Francisco da Silva e de Margarida Domingues Valle, da freguesia de S. Tiago de Bougado Bispado do Porto, neto materno de Francisco da Silva Nobais e Ana Euzebia de Oliveira, ele natural da freguesia de Santa Maria de Labrujo Arc. Braga e ela natural da freguesia de S. Salvador dos Campos dos Itacazes Bispado do Rio de Janeiro. Foram padrinhos Antonio da Silva Maia e s/m Ana Perpetua moradores nesta freguesia dos Prados.