PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

FRANCISCO XAVIER DE SOUZA e JOANA MARIA DO ESPÍRITO SANTO

 

 

 

Bartyra Sette

 

 

Francisco Xavier de Souza nascido na vila de Guimarães, casou com Joana Maria do Espirito Santo, natural da freguesia S. Julião da cidade de  Lisboa.

 

Na primeira metade século XVIII o casal assistia na Vila Rica de Ouro Preto-MG, com passagem pelo Rio de Janeiro. Nesses locais batizaram filhos.

 

Por volta de 1745 a família se transferiu para a Comarca do Rio das Mortes onde teve mais filhos e deixou grande geração que encontramos em documentos.

 

Joana Maria, viúva, faleceu em S. João del Rei aos 23-01-1786:

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas  obitos - aos 23-01-1786 faleceu Joana Maria do Espirito Santo, viuva de Francisco Xavier da Costa. Sepultada dentro da capela da Veneravel Ordem Tercera de S. Francisco desta vila.

 

1- Emerenciana Helena de Santa Ana, natural de Ouro Preto, casou duas vezes. Primeiro com Manoel de Jesus Pereira, Manoel de Jesus Pereira natual da Vila de Alcobaça, Patriarcado de Lisboa, filho legítimo de Antonio Pereira dos Santos e Violante Maria. São o tronco da família “Manoel de Jesus Pereira”.

          Segunda vez aos 19-06-1782 com Manoel Inácio Villas Boas, filho de Manoel Gomes Villas Boas e Inácia Quitéria de Almeida, com quem não teve filhos.

 

2- Laureana Joaqina de São José, natural de Ouro Preto, casou com Cap. José de Souza Gonçalves, natural de Santo André de Ferreira Bispado de Viseu, filho de Manoel Gonçalves e Maria de Souza.

          Ambos faleceram com testamento e sem geração. Laureana em 05-01-1793 e Capitão José foi inventariado em 1796.

RMJ: Igreja Nossa Senhora do Pilar, São João del Rei-MG - Óbitos. Aos 05-01-1793 faleceo D. Laureana Joaquina de São José, casada com o Capitão José de Souza Gonçalves.

Testamento - Em nome da santíssima Trindade (...) Nomeio por testamenteiros (pela ordem) meu marido o Cap José de Szª Glz, Capitão Antonio Dias Rapozo, Capitão Joaquim Coelho de Szª. Sou natural de batizada na Freg de N Sra do Pilar de Vlla Rica, filha de Francisco Xavier de Szª e Joana Maria da Trindade, já defuntos. Nomeio por meu herdeiro universal meu marido por eu não ter herdeiros forçados .Declaro que hua menina por nome Joana que foi exposta nesta casa e se acha casada com o Capitão Antonio Dias Rapozo se lhe demos alguns bens (casas e escravos) ainda sem escritura de doação. SJDR, Abril de 1792

 

Museu Regional de São João Del Rei - Inventários cx 99

Inventariado: José de Souza Gonçalves - Inventariante - Capitão Joaquim Coelho de Souza

Data do Inventario - 1796

Local - Vila de São João Del Rei.

Transcrito por: Moacyr Villela

TESTAMENTO - trechos

Natural e batizado na freguesia de Santo André, Conselho de Ferreira de A..(?)...do lugar de (Loures?) comarca.....Vizeu. Filho legitimo de Manoel Gonçalves e de sua mulher Maria de Souza ambos já falecidos.

Testamenteiros - Primeiro - Capitão Joaquim Coelho de Souza, Segundo - Alferes Domingos Fernandes Gomes, Terceiro - Manoel Fernandes Gomes, Quarto - Capitão Luis Cardoso Fontes.

Declaro que fui casado com Dona Lauriana Joaquina de São Jose hoje falecida de cujo matrimonio não tivemos filhos.

Tem terras minerais e bens de raiz

BENS -

- 28 escravos;

- Morada de casas na rua da Capela do Rosário na Vila de São João Del Rei - 550$000;

- Outra morada de casa na Vila - 270$000

MONTE MOR - 2:776$000

 

José Gonçalves e Laureana tiveram uma exposta:

2ex-1 Joana Escolástica da Trindade, aos 05-05-1791 casou com Cap. Antonio Dias Raposo, filho do Cap. Luiz Dias Raposo e Ana Josefa Teresa, família “Luiz Dias Raposo”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela N. Sra do Rosario aos 05-05-1791 Antonio Dias Raposo, da freg. da vila de S. jose, f.l. Cap. Luiz Dias Raposo e Ana Josefa Teresa = cc D. Joana Escolastica da Trindade, desta, exposta ao Cap. Jose de Souza Gonçalves. Test.: Cap. Jose de Souza Gonçalves e Cap. Joaquim Coelho de Souza.

 

3- Anastácio José de Souza, natural da cidade do Rio de Janeiro. Aos 11-05-1766 casou com Maxima Jesuína da Silveira, filha de Manoel Ribeiro de Souza e Teresa de Jesus da Silveira. Geração na família “Amaro da Silveira”.

 

4- Luciana Clara de Santa Rosa aos 20-06-1757 casou com  Sargento Mor Brás Alves Antunes, filho de Simão Alves e Ana Antunes. Tronco da família “Os Alves Antunes” de São João del Rei.

 

5- Tomás Carlos de Souza aos 16-10-1754 casou com Teresa Fidelis da Silveira, filha do Cap. Jerônimo de Paiva e Teodora Barbosa de Magalhães. Geração na família “Joaquim Pinto de Magalhães.

 

6- Ana, batizada em 02-11-1745,

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 02-11-1745 Ana, f.l. Francisco Xavier de Souza e Joana Maria do Espírito Santo, padr.: Padre Manoel da Rosa Coutinho.

 

7- Padre Joaquim José de Souza batizado em 07-08-1748.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 07-08-1748 Joaquim, f.l. Francisco Xavier de Souza e Joana Maria do Espírito Santo, padr.: Revdo Manoel da Costa Faro e D. Ana Maria Margarida por pp a seu marido Manoel Alexandre de Andrade.

 

          Morador em São João Del Rei onde ditou seu testamento ao Dr Gomes da Silva Pereira aos 23-09-1795, aberto em primeiro de outubro do mesmo ano. Declarou que antes de se ordenar teve dois filhos naturais que nomeou por seus herdeiros (inventário neste site).

7-1 Francisca Benedita de Paula, 22 anos, filha de mulher solteira. Foi enjeitada de Maria Josefa, moradora na Rua da Prata em São João Del Rei.

7-2 Bernardo José de Souza, filho de ThomasIa mulher parda, batizado aos 09-06-1775. Em 1795 eram ambos escravos de Joaquim Martins Alfena. Foi alforriado em troca de dois escravos herdados do pai.

Aos nove de Junho de mil setecentos e setenta e cinco nesta Matriz de São João del Rei batizei e pus os santos óleos a = Bernardo, filho de Thomasia parda, escrava do Capitão João Peixoto do Amaral. Foram padrinhos o Reverendo Joaquim Pinto da Silveira e Dona Maria Leonarda da Silveira, solteira, por procuração que apresentou o Alferes Simão da Silva Pereira, todos desta freguesia. Vigário Lourenço dos Santos Batista Jaques

     

8- Ana, batizada em 1751, afilhada da irmã Laureana.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, em 1751 Ana, f.l. Francisco Xavier de Souza e Joana Maria do Espírito Santo, padr.: Jose Ferreira Vila Nova, solteiro e Laureana Joaquina, solteira irmã da batizanda.

          Ana Claudia de São Bernardo, legatária da irmã Emerenciana, aos 14-02-1765 casou com João da Costa Valle, natural de Santa Maria Arcebispado de Braga, filho de outro e Maria Marques Simões.

Ordeno mais que meu testamenteiro dará as minhas IRMÃS Dona LUCIANA CLARA DE SANTA ROSA e Dona ANA CLÁUDIA DE SÃO BERNARDO a cada uma vinte oitavas de ouro e sendo falecida a dita minha primeira irmã se repartirá o dito legado igualmente pelos seus filhos solteiros. E havendo a segunda irmã dita ANA CLÁUDIA também falecida se dividirá em duas partes uma para seu marido JOÃO DA COSTA VALLE e a outra parte se tornará a dividir em duas, uma parte se dirá missas pela sua alma e outra parte por intenção dessas ambas se dará esmola a uma injeitada TEREZA INÁCIA DE JESUS.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 14-02-1765 João da Costa Valle, n. Santa Maria Arc. Braga, f.l. João da Costa Valle e Maria Marques Simões = cc Ana Claudia de São Bernardo, desta, ------------------; test.: Manoel da Costa Valle e Jose de Souza.

 

9- Francisca Escolastica de Santa Teresa aos 14-04-1768 casou com João Gonçalves Gomes, natural de Santa Maria de Serraquinhos Arcebispado de Braga, filho de João Gonçalves Rico e Catarina Gonçalves Lage.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 14-04-1768 João Gonçalves Gomes, de Santa Maria de Serraquinhos Arc. Braga, f.l. João Gonçalves e Catarina Gonçalves = cc Francisca Escolastica de Santa Teresa, f.l. ------ Xavier de Souza e Joana Maria do Espirito Santo. Test.: Antonio - e Carlos Caetano Monteiro.

 

          João faleceu aos 08-01-1800, com inventário aberto em 1806. Em 1827 foi feita a partilha de seus bens entre a viúva e filhos. Além do sobrado da Rua direita, entraram também nas partilhas uma casa “no canto da Rua de São Roque” e duas lavras minerais. Nenhum sitio ou fazenda, ou casa de comércio, o que leva a crer que não era lavrador nem comerciante, apenas minerador.

          Segundo seu inventário (neste site) João e Francisca Escolástica tiveram oito filhos. Os três abaixo não comparecem e sim seus irmãos mais novos:

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 09-01-1771 Ana n. aos 31-12-1771, f.l. João Gonçalves Gomes e Francisca Escolastica de Santa Clara, np João Gonçalves e Catarina Gonçalves Lage, da fregesia de Sarrasquinho Arc. Braga, nm Francisco Xavier de Souza, de Guimarães Arc. Braga e Joana Maria do Espirito Santo da cidade de Lisboa, padr.: Antonio Fernandes da Costa, solteiro e Ana Claudia de S. Bernardo, casada.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 13-08-1780 Joaquina, f.l. João Goçalves Gomes e Francisca Escolástica de Santa Teresa, padr.: Padre Agostinho Fernandes Costa e Ana Claudia de S. Bernardo, casada.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 01-04-1782 Joaquim, f.l. João Goçalves Gomes e Francisca Escolástica de Santa Teresa, padr.: João Gonçalves Liberal, solteiro por pp ao Padre Agostinho Fernandes Costa, e D. Luciana Clara de Santa Rosa, casada.

 

9-1 Dr. José Gonçalves Gomes, batizado em 19-06-1769. Aos 11-05-1800 casou com Ana Felizarda de Souza, filha do Dr. Domingos José de Souza e Gertrudes Caetana Soares de Jesus. Ana Felizarda era irmã de Maria Caetana Hermelinda de Souza primeira mulher de João Alves Antunes (família ”Os Alves Antunes”).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 19-06-1769 Jose, f.l. João Goçalves Gomes e Francisca Escolástica de Santa Teresa, np João Gonçalves Rico e Catarina, da freg. Santa Maria Serraquinhas Arc. Braga, nm Francisco Xavier de Souza, da vila de Guimarães e Joana Maria do Espirito Santo da freg. S. Julião Lisboa-PT, padr.: João da Costa Valle e s/m Ana Claudia de S. Bernardo.

 

Casamentos - SJDRei, aos 11-05-1800 matriz, Doutor Joze Gonçalves Gomes, f.l. João Gonçalves Gomes e D. Francisca Escolastica de Santa Teresa, n/b nesta freguesia; = cc. D. Anna Felizarda de Souza, f.l. do Dr. Domingos Jose de Souza e D. Getrudes Caetana Soares de Jesus, n/b freg. da vila de S. Jose.

 

9-2 Mariana do Espirito Santo, batizada em 13-12-1772 Solteira em 1806.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 13-12-1772 Mariana, f.l. João Goçalves Gomes e D. Francisca Escolástica de Santa Teresa, padr.: Manoel de Jesus Pereira e s/m D. Emerenciana Helena de Santana.

 

9-3 Ana Custódia do Sacramento, solteira com 27 anos em 1806.

 

9-4 Joaquina Cândida de Jesus, batizada em 04-09-1783. Casou na Matriz de S João del Rei aos 12-09-1800 com Antonio de Seixas Ribeiro de quem foi a segunda mulher.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 12-09-1800 matriz, Capitão Antonio de Seixas Ribeiro, viúvo de [espaço]; = cc. D. Joaquina Candida de Jesus, f.l. João Gonçalves Gomes e D. Francisca Escolastica de Santa Teresa, n/b nesta.

Carvalho Duarte. Test.: Padre Francisco Monteiro Pereira e Francisco Carvalho Duarte.

 

          Capitão Antonio era filho de outro Antonio de Seixas Ribeiro e Rosa Maria Pires, ele português de São Miguel das Caldas, termo de Guimarães e ela nascida em Prados-MG de ascendência paulista (família “Antonio de Seixas Ribeiro”). Antonio fora primeiro casado com Tereza Maria de Jesus, falecida em 1799, filha de Maria de Carvalho Duarte e José Rabello de Macedo.

          Foram moradores no Arraial do Turvo onde tinham casa e as fazendas da Serra do Turvo e “do Francês”.

          Antonio faleceu aos 13-03-1809 com inventário aberto por Joaquina na Ponta da Serra do Turvo, Freguesia de Aiuruoca. Em testamento declarou sua naturalidade e filiação e nomeou por testamenteiro o irmão Alferes Jose Manoel de Seixas. Declarou e nomeou os quatro filhos que tivera, todos das primeiras núpcias, e uma filha natural, descritos na família “Os Carvalho Duarte”, Cap 9º, § 11º, neste site.

 

9-5 Maria Escolástica de Santa Clara, batizada em 10-07-1785. Solteira em 1806.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 10-07-1785 Maria, f.l. João Goçalves Gomes e D. Francisca Escolástica de Santa Teresa, padr.: Cap. Gonçalo Ferreira de Freitas, solteiro e D. Ana Claudia de S. Bernardo, casada.

9-6 Joana Clara de Santa Rita, batizada em 19-08-1787. Solteira em 1806.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 19-08-1787 Joana, f.l. João Goçalves Gomes e D. Francisca Escolástica de Santa Teresa, padr.: Cap. Luiz Cardoso Fontes, solteiro e D. Laureana Joaquina de S. Jose, casada.

9-7 Joaquim Gonçalves Gomes, batizado em 20-12-1789. Solteiro em 1806, em 1827 era morador em Serranos-MG.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 20-12-1789 Joaquim, f.l. João Goçalves Gomes e D. Francisca Escolástica de Santa Teresa, padr.: Anastacio Jose de Souza, casado e D. Luciana Clara, viuva.

9-8 João Gonçalves Gomes, batizado em 20-11-1791. Casou com Carlota Joaquina de Jesus, filha do Capitão José Lourenço Dias e Teresa Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 20-11-1791 João, f.l. João Goçalves Gomes e D. Francisca Escolástica de Santa Teresa, padr.: Luiz Correa Lourenço, casado e D. Luciana Clara de Santa Rosa, viúva.

          Capitão João faleceu em 29-09-1869 e Carlota em 12-03-1894 com testamento. Tiveram dez filhos, segundo seus inventários (neste site), descritos na família “José Lourenço Dias”.