PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Francisco Vieira da Costa, capitão

 

Bartyra Sette

 

Francisco Vieira da Costa, natural de Angra Ilha Terceira, filho de Domingos Figueira, natural da vila de Nordeste Ilha de S. Miguel Bispado de Angra e Beatriz da Costa Alpoim natural da vila Franca do Campo, Bispado da Ilha Terceira,  casou duas vezes. Primeira vez casou com Antonia Rodrigues de Jesus, filha de Joaquim Paulo, natural de Lisboa e de Antonia Rodrigues de Jesus, natural do Rio de Janeiro.

 

Segunda vez, aos 23-04-1738 em Mogi Guaçu, casou com a Francisca Pires de Jesus (ou da Anunciação), viúva de Luiz de Siqueira Gil, e filha de João dos Reis de Araujo e Maria de Peralta, família João dos Reis de Araujo, neste site.

Lv1 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Francisco Vieira da Costa cc Francisca Pires da ---- aos 23-04-1738, Mogi do Campo. Ele n. da freguesia de S. Jorge da vila de Al------- Angra, viuvo de sua 1a. mulher Antonia Rodrigues de Jesus, filho de Domingos Figueira e Beatriz (Vieira?) da Costa. Ela n. Pindamonhangaba, viuva de seu 1º marido Luiz de Siqueira Gil, filha de João dos Reis de Araujo e Maria de Peralta.

Francisca e Luiz de Siqueira tiveram, pelos menos, os filhos naturais de Pindamonhangaba:

I- Manoel de Siqueira Gil em Mogi Guaçu aos 11-05-1752 casou com Maria Rodrigues de Jesus, 3 abaixo.

II- Salvador de Siqueira Gil aos 2-7-1760 casou com Martinha Rodrigues de Jesus 4 abaixo

 

Filhos de Francisco e Antonia Rodrigues de Jesus:

1- José Vieira da Costa

2- Rita da Assunção de Jesus

3- Maria Rodrigues de Jesus

4- Ana Rodrigues de Jesus

5- Martinha Rodrigues de Jesus

6- Francisco Vieira

 

 

Filhos de Francisco e Francisca Pires de Jesus:

7- Quiteria

8- João Batista da Costa

 

 

1- José Vieira da Costa, natural de Jundiai, casou duas vezes. Primeira vez em Mogi Guaçu aos 4-06-1753 com Maria do Rosario de Jesus, já falecida em 1754, filha de Inacio Vieira Fajardo e Ana de Brito de Jesus - família João dos Reis de Araujo.

Lv1 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Jose Vieira da Costa cc Maria do Rosario de Jesus aos 4-6-1753 no sertão, de Mogi Guassu. Ele n. de Jundiai, f. Francisco Vieira da Costa e Antonia Rodrigues de Jesus (falecida). Ela n. Mogi Guassu, fa. de Ignacio Vieira Fajardo e Ana de Brito de Jesus.

 

ACMSP Dispensas matrimoniais ano 1754

Justificação de batismo de Joseph Vieira da Costa 23-abril-1754.

Diz Jose Vieira da Costa, morador no sertão de Mogi Guaçu que para haver de casar novamente precisa da desobriga, correu os seus banhos na vila de Jundiai donde é natural e batizado, filho leg. de Francisco Vieira da Costa e de Antonia Rodrigues.

Testemunhas.

          José casou segunda vez com Angela Maria Soares, filha de Braz Esteves do Prado e Brigida Soares de Faria, naturais de Jacarei - SL. 8º, 286, 6-3.

José e Angela tiveram, q.d.:

1-1 Gertrudes Maria de Jesus, batizada aos 26-07-1770 em Mogi Mirim. Em Bragança Paulista aos 04-09-1787, com provisão, casou com Alf. Antonio Barreto Cardoso, viúvo de Ana Domingues falecida em 04-06-1787, e filho de Jose Vieira da Costa e Angela Maria de Jesus. Geração em SL. 8º, 235, 5-1.

ACMSP Dispensas matrimoniais ano 1787

Antonio Barreto Cardoso, alferes e Gertrudes Maria de Jesus 18-agosto-1787

Antonio Barreto Cardoso, viuvo de Ana Dom,ingues da Cunha com Gertrudes Maria de Jesus, n/b nesta freguesia de S. Jose de Mogi Mirim, f.l. de Jose Vieira da Costa e de s/m Angela Maria de Jesus; e os contraentes fregueses da freguesia de N. Sra da Conceição de Jaguari deste bispado.

Freguesia de S. Jose de Mogi Mirim: aos 26-julho-1770 bat a Gertrudes, f. de Jose Vieira da Costa e de s/m Angela Maria de Jesus. Foram padrinhos Domingos Rodrigues Machado e s/m Ana Pedrosa de Siqueira, todos fregueses desta freguesia.

 

Aos 04-junho-1787 nesta freguesia de N. Sra da Conceição do Jaguari, faleceu no bairro Gua-ipoca, Ana Domingues da Cunha, de idade 53 anos pouco mais ou menos, mulher que foi do alferes Antonio Barreto Cardoso, morador desta freguesia. Morreu abintestado por não fazer testamento, sepultada dentro da igreja.

 

Bragança Paulista, SP matr Antonio Barreto Cardoso com Gertrudes Maria de Jesus aos 04-setembro-1787 nesta matriz de Jaguari se receberam o Alf. Antonio Barreto Cardoso, f.l. de Sebastião Barreto Cardoso e Antonia Pires Ribeira, da freguesia da Conceição dos Guarulhos, neto paterno de Alvaro Barreto Cardoso e Margarida -----, tambem da dita freguesia, e pela materna neto de Mnoel Pires Ribeiro cuja mulher não se sabe como chamava, da dita freguesia. Com Gertrudes Maria de Jesus, f.l. de Jose Vieira da Costa e Angela Maria de Jesus desta freguesia, neta paterna de Francisco Vieira da Costa e Antonia ----- fregueses de Mogi Guaçu, e pela materna de Braz Esteves do Prado e Brigida Soares de Faria, da freguesia de Mogi Miri. O contraente viuvo de Ana Domingues.

2- Rita da Assunção de Jesus, natural de Carijos-MG. Em Mogi Guaçu em 1750 casou com Timoteo dos Reis Araujo, natural de Pindamonhangaba, filho de João dos Reis de Araujo e Maria de Peralta. Geração na família João dos Reis de Araujo.

Lv1 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins.Timoteo dos Reis cc Rita Vieira entre abril/junho de 1750, Mogi do Campo. Ele n. Pindamonhangaba, f. de João dos Reis de Araujo e Maria de Peralta. Ela n. freg. N. Sra da Conceição dos Carijos, fa. de Francisco Vieira da Costa e Antonia Rodrigues de Jesus (falecida).

3- Maria Rodrigues de Jesus aos 11-05-1752 casou com Manoel de Siqueira Gil, natural de Pindamonhangaba, filho de Francisca da Anunciação e seu primeiro marido Luiz de Siqueira Gil.

Lv1 (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Manoel de Siqueira Gil cc Maria Rodrigues de Jesus aos 11-5-1752 no sitio Boa Vista, de Francisco da Costa Vieira, Mogi Guassu. Ele n. Pindamonhangaba, f. Luis de Siqueira Gil e Francisca da Anunciação. Ela n. Mogi Guassu, f. de Francisco Vieira da Costa e Antonia Rodrigues.

 

4- Ana Rodrigues de Jesus aos 14-05-1752 casou com João Vieira de Araujo, filho de Inacio Vieira Fajardo e Ana de Brito de Jesus. Geração na família Francisco Vieira da Costa

Lv1 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins.João Vieira de Araujo cc Ana Rodrigues aos 14-5-1752 no sitio Boa Vista de Francisco Vieira da Costa, caminho dos Goiases Mogi Guassu,. Ele n. Pindamonhangaba, f. de Ignacio Vieira Faj(ardo) e Ana de Brito. Ela n. de Mogi Guassu, fa. de Francisco Vieira da Costa e Antonia Rodrigues.

5- Martinha Rodrigues de Jesus em 02-07-1760 casou com Salvador de Siqueira Gil, natural de Pindamonhangaba, filho de Francisca dos Reis de Araujo e seu primeiro marido Luiz de Siqueira Gil.

Lv1 (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. povoação do sertão do desemboque em casas do Cap. Francisco Vieira da Costa freguesia de Mogi Guassu. Ele n. Pindamonhangaba, f. de Luis de Siqueira e Francisca dos Reis de Araujo, np Lu----- de Siqueira (nb. cidade de Lisboa) e ------, nm de João dos Reis de Araujo e Maria de Peralta (nats da vila de Pindamonhangaba). Ela n. Mogi Guassu, f. do Cap. Francisco Vieira da Costa e Antonia Rodrigues de Jesus, np Domingos (Viei?)ra (n. vila de Nordeste Bispado da Ilha Terceira) e Beatriz da (Cos)ta de Alpoim (n. Vila Franca do Campo Bispado da Ilha Terceira) nm de Joaquim Paulo (n. Corte de Lisboa) e Antonia Rodrigues (n. cidade do Rio de Janeiro).

6- Francisco Vieira aos 02-07-1760 casou com Ana Leme da Silva, filha de Inacio Vieira Fajardo e Ana de Brito de Jesus, np de Jeronimo Rabelo de Macedo e Ana Leme da Silva naturais de Lorena-SP, nm João dos Reis de Araujo e Maria de Peralta naturais de Pindamonhangaba - família João dos Reis Araujo, neste site.

Lv1 cas 1738-1739 (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins - Francisco Vieira cc Ana Leme da Silva aos 2-7-1760 na povoação do Desemboque, em casas do Cap. Francisco Vieira da Costa, freg. Mogi Guassu. Ele n. Mogi Guassu, f. Cap. Francisco Vieira da Costa e Antonia Rodrigues de Jesus, np de Domingos Figueira (n. vila de Nordeste, Ilha de S. Miguel, Bispado da Ilha Terceira) e Beatriz da Costa Alpoim (n. da vila Franca do Campo, Bispado da Ilha Terceira), nm de Joaquim Paulo (n. cidade de Lisboa) e Antonia /Rodrigues de Jesus (n. cidade do Rio de Janeiro). Ela f. Ignacio Vieira Fajardo e Ana de Brito de Jesus, np de Jeronimo Rabelo de Macedo (n. Piedade de Guaratingueta) e Ana Leme da Silva (n. Piedade de Guaratingueta), nm João dos Reis de Araujo e Maria de Peralta (nats Pindamonhangaba).

 

Filhos de Francisco e Francisca Pires de Jesus:

 

7- Quiteria, batizada em 19-05-1739, filha de Francisco Vieira da Costa e sua segunda mulher Francisca Pires de Jesus.

Lv1 (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins.

Francisco Vieira da Costa cc Francisca Pires de Jesus, Pais de:

1) Quiteria bat 19-5-1739 Mogi do Campo (PP João dos Reis de Araujo e s/mer Maria de Peralta).

 

8- João Batista da Costa casou com Genoveva Maria da Silva, batizada em Campanha em 10-03-1763, filha de Antonio Simões Domingues de Moura e sua segunda mulher Maria Leme da Silva. Geração na família Lamin - desentroncados.