PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Francisco Vieira Antunes

 

SL 8o, 153, Cap. 13-1 Izabel Manoel Alvares de Souza que casou com Francisco Vieira Antunes, natural de S. Martinho de Ventosa, f.º de Adrião Vieira e de Agueda Dias.

Cônego Roque Luiz de Macedo Paes Leme, Nobiliarquia Brasiliense - Árvore de Costado 26ª - D. Ignacia Vieira Ir. de Angela Vieira. Filha de: Francisco Vieira e Isabel Mel. de Soiza. Neta paterna de: Adriano Vieira (f. de Simam Antunes Abade de Sta. Ma. de Rendosinho) e Agueda Dias de Eiros (f. de Brás Dias de Eiros e Cecilia Gonçalves).

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

Segundo Silva Leme, Francisco Vieira Antunes nasceu na Freguesia de São Martinho da Ventosa, filho de Adrião Vieira e Agueda Dias.

Conego Roque Luiz de Macedo Paes Leme acrescenta mais uma geração na ascendência de Francisco Vieira: Abade Simão Antunes, pai de Adrião Vieira, e os avós maternos Braz Dias e Cecilia Gonçalves.

Encontramos Adrião Vieira e Agueda Dias nos livros paroquiais de Ventosa, freguesia de Vieira do Minho, concelho vizinho ao de Povoa do Lanhoso, onde fica a freguesia de Rendufinho, cujo orago é Santa Maria.

O primeiro livro de batizados da Igreja de Santa Maria de Rendufinho data de 1 de janeiro de 1580 “em o qual 1. Jnrº entrou por abb da dita Igra Simão Antunes”.

Abade Simão Antunes faleceu antes de 1622, ano em que casou sua “familiar” Madalena Antunes”.

Sta Maria de Rendufinho, 1º lv misto- Era de 1622 anos casarão Fco Antunes com Madanella Antunes familiar do abbade Simão Antunes já defunto e o dito Fco Antunes é de amarellos da fonte todos desta freguesia na era de mil seiscentos e vinte e dous anos presente Frco glz’ outeiro e martim glz’ caseiro  digo de moure e toda mais ----- presente. (assina Simão Antunes)

 

A ele sucedeu outro Abade Simão Antunes, que por sua vez também teve “familiares”. Do uso desse “familiar” nos assentos de Rendufinho, resulta a impressão de que servia para marcar parentesco sem explicita-lo. Como encontramos familiares dos abades bem designados “meu primo”, “mãe do abade”, “sobrinho do abade” etc (não no genérico “familiar”), fica a critério dos leitores imaginar que tipo de parentesco teriam esses “familiares” com seus abades.

 

Abade Simão Antunes,o moço, em mais de um termo, se declarou primo de Adrião Vieira, abade de São Martinho da Ventosa

AD Porto - Rendufinho casamentos- Recebeu meu primo Adrião Vieira Abbade de São Martinho da Ventosa a Frco Glz e Cizilia Glz filha de Glo Vaz e s/m Mº Roiz do cerado desta freguesia de Sta Maria de Rendufinho aos vinte dias do prezente ano de mil seis centos e trinta e hum anos –   Simão Antunes

 

AD Porto - Rendufinho casamentos- Caterina Antunes - recebeo meu primo Adriano Vieira ---ario da Ventosa a domingos frz’ e a Caterina Antunes familiar do abade Simão Antunes de Rendufinho aos 24-02-1642.   Simão Antunes

 

Durante algum tempo, Abade Simão Antunes, o primo do Abade Adrião Vieira, seguiu a frente da Igreja de Rendufinho, com a assistência do Padre Gregório Antunes do Rego. Em 1634 morreu uma sua irmã, e aos 09-04-1658 faleceu o próprio Simão Antunes, sepultado na Capela da Igreja de Rendufinho.

Rendufinho óbitos: Faleceu minha irmã Anna Glz aos 19- digo aos 21-02-1634- Simão Antunes

 

Rendufinho óbitos: falleseo Simão Antunes Abde que foi desta Igra aos 09-04-1658 ficou seu erdeiro João Antunes dos amarellos (t)oca  lhe de fazer os bens da alma está sepultado na ( )pella da dita Igra de Rendufinho e por verdade  ( ) este assento era ut supra - -  O Abbade Gro Antunes

Como este Simão Antunes, que faleceu em 1658, era primo de Adrião Vieira, deduz-se que o Abade Simão Antunes citado por Conego Roque como o pai de Adrião, foi o primeiro abade de Rendufinho, falecido antes de 1622.

A mãe do referido Abade Adrião, avó paterna do nosso Francisco Vieira Antunes, chamava-se Maria Rodrigues. Faleceu em Rendufinho aos 12-02-1642.

AD Braga- Rendufinho – óbitos- Falleceo maria Roiz may do Abbade Adriano Vieira aos 12-02-1642 esta sepultada nesta Igreja ao pé do Altar de Nossa Snra e por verdae mandei fazer este assento q asignei era ut supra   Simão Antunes

Abade Adrião Vieira foi zeloso no cumprimento de seus deveres como responsável pela Igreja de São Martinho de Ventosa. ”Deu” o primeiro livro de assentos datado de 1620.

AD Braga – Ventosa- 1º livro misto de assentos fl1 – “Este Livro deu Adriano Vieira para se escreverem nelle os nomes dos baptizados e todos casados e fallecidos da sua freguesia de s martinº da Ventosa no anno de 1620”

No mesmo ano Abade Adrião batizou Mateus, filho de Isabel, solteira, filha de Braz Dias do lugar de Eiró, já falecido:

AD Braga- S Martinho de Ventosa- Batismos- Aos 24-09-1620 batizei eu Adrião Vieira nesta minha Igreja de São Martinho de Ventosa a Mateos filho de Izabel, solteira de Eiros, fª que ficou de de Braz Dias desta freguesia a qual nasceo aos vinte dias do mesmo mês a noite. Padrinhos: Pe Gonçalo de Araujo de Paredes e Maria Gonçalves mulher de Antonio Gonçalves de Quintães, Cova O Abbade Adrião Vieira

Abade Adrião batizava quase todos os filhos de seus fregueses, anotava os assentos de próprio punho e assinava. Com pouquíssimas exceções, que foram regras quando se tratava dos registros de batismo dos filhos de Agueda Dias, mulher solteira, filha de Braz Dias e Cecilia Gonçalves do lugar de Eirós, justamente a mãe do nosso Francisco Vieira. Quando essas crianças nasceram, Abade Adrião esteve convenientemente “ausente”, lavrando os assentos a posteriori, por depoimentos de terceiros.

 

Adrião Vieira continuou a frente da sua freguesia de Ventosa até dezembro de 1636 quando no dia de natal batizou Domingos, filho de Domingos Dias, do lugar de Eiros, e Maria Fernandes. Em janeiro de 1637 foi substituído pelo Abade João Dias da Costa. Aparentemente mudou-se para Rendufinho, onde celebrou batismos e casamentos, em alguns se assinou não mais “Adrião”, mas “Adriano”.

 

Filhos de Agueda Dias, nascidos em Ventosa na “ausência” do Abade Adrião Vieira:

- Maria, nascida aos 08-02-1623 foi batizada na Igreja de S João de Cova aos 05-03 do mesmo ano. Faleceu em janeiro de 1629. Abade Adrião fez questão de registrar no livro de Ventosa o termo de batismo desta Maria, lavrado em S João da Cova. Mais tarde anotou também a confirmação da menina e seu óbito em janeiro de 1629.

AD Braga- S João de Cova, batismos- Maria, bat 05-03-1623 filha de Agueda Dias solteira de Eiros, Ventosa. Padrinhos: Pedro de Freitas e Ignes Gonçalves, ambos de Ventosa.

 

AD Braga- São Martinho de Ventosa, batismos-Aos 05-03-1623 – Maria filha de Agueda de eirós solteira filha que ficou de Braz Diaz’ ja defunto e de Cecilia Glz’ a qual criança batizou o Rev Andre de Campos na sua Igreja de São João (da Cova) com minha ausência a qual me disseram nacera a 28 de fevro que não era dia de entrudo e forão padrinhos P- de Freitas soltrº e Ines Glz’ soltrª que ficou de Glo Pires. Todos desta freguesia de São Martinho de Ventosa --- o Abade Adrião Vieira – a margem – foi confirmada a --- de mayo de ~~~- Faleceu esta Mª em dia de Janro –ho ano de 629

- João nascido aos 27-06-1724 e batizado aos 01-07 do mesmo ano

AD Braga- São Martinho de Ventosa, batismos Aos 01-07-1624 –batizou o Reverendo Andre de Campos nesta minha freguesia de Ventosa por eu ser ausente. Ha  João fl de Agueda Dias solteira deiros – o qual menino me disseram nascera aos 27-06 ao meio dia – Padrinhos Jorge miz’ de paredes e Anna fª de Francisca Glz’ todos desta freguesia --- o Abade Adrião Vieira

- Simão Felix, nascido aos 30-08-1631, batizado aos nove dias do mes seguinte. Foi sua madrinha Prudencia Vieira, irmã do abade Adrião.

AD Braga- São Martinho de Ventosa, batismos Aos 03-09-1631 – batizou o Rdo Gaspar Dias de Carvalho abde de Cantelães em minha ausência a Simão Felix filho de Agada dias mulher não casada o qual me disseram nascera aos trinta dias do mesmo de agosto e foi padrinho João Afonso de Bouças e madrinha Prudencia Vieira minha irman todos desta freguesia da Ventosa --- o Abade Adriano Vieira  A margem- era dia de São Felix

 

Em Ventosa não encontramos o termo de batismo de Francisco, talvez nascido antes de 1620, ano em que Abade Adrião assumiu, ou possivelmente depois de 1636, ultimo ano dele a frente da freguesia de Ventosa.

 

Francisco Vieira Antunes veio para o Brasil e aqui casou com Izabel Manoel, natural de São Paulo onde foi batizada em 1641

N Sra da Assunção– Batizou aos 16 do mesmo (corria o ano de 1641) aIzabel filha de Mel Alves de Souza e sua mulher Maria Carneira. Forão padrinhos Inacio de --------de  Vasconcelos e Caterina de Barros.

 

Francisco e Isabel foram proprietários de um sitio na paragem de Pacaneibu (Pacaembú?), termo da vila de São Paulo. Faleceram antes de 1705, ano em que seus herdeiros receberam a parte que lhes coube na venda desse sitio - SAESPp vol 2º neste site.

 

Compareceram por si ou seus representantes, os nove filhos do casal descritos em SL. 8º, 152, 3-1.

1 Inacio Vieira Antunes

2 Inacia Vieira

3 Agueda Vieira

4 José Vieira Antunes

5 Izabel Vieira

6 Francisco Vieira

7 Maria das Neves

8 Antonio Vieira

9 A mulher de Manoel Coelho dos Santos

 

Cap 1º Inacio Vieira Antunes

 

Inacio Vieira Antunes, filho de Francisco Vieira Antunes e Isabel Manoel, em 1705 estava nas minas, para onde foi anos antes, deixando em São Paulo sua mulher Mariana da Cunha. Mariana alegou estar passando necessidades e morando de favor, por isso pediu para receber a herança do marido ausente. Tinha uma filha para sustentar. Mariana faleceu aos 26-10-1731:

SP, SP aos 26-10-1731 faleceu Mariana da Cunha, casada, sogra do Cap. Gaspar de Mattos, foi sepultada no Convento do Carmo desta cidade, era natural e freguesa desta,

 

1-1 Maria Vieira da Cunha casou com Gaspar de Mattos. Foram moradores em S Paulo, onde ela faleceu aos 28-03-1718, provavelmente de parto, deixando seis filhos, o caçula recém nascido. Gaspar faleceu em 14-09-1734, com inventario aberto em 1735. Além dos filhos que teve com Maria Vieira, deixou filhos menores de segundo casamento com Maria da Silva Leite, descritos na família Maria da Silva Leite, neste site.

SAESP Inventarios e Testamentos não publicados

(pesq. Bartyra Sette/Fabricio Gerin)

Maria Vieira Antunes

Autos 08-08-1718 cidade de S. Paulo

Inventariante o viuvo Gaspar de Mattos

Ficaram seis filhos: Maria 12 = Sebastião 7 = Catarina 6 = Antonio 5 = Francisco 3 = Joseph quatro meses.

Falecera aos 28-03-1718.

 

N Sra da Assunção – óbitos:Gaspar de Mattos -  Aos 14-09-1734 faleceu da vida presente Gasp( )—tos morador nesta cidade ....

 

SAESP Inventários e Testamentos não publicados

Inventariado Gaspar de Mattos - ano 1735

Juizo de Órfãos

(não tem as paginas iniciais iniciais)

 

Termo de Tutoria aos filhos herdeiros e menores deste inventario, do segundo matrimônio:

Local: em casas de morada do inventariado.

 

Julgo estas partilhas por sentença por estarem feitas (...) 19-fevereiro-1735

Quitação que da o Guarda Mor Bartolomeu de Freitas Esmeraldo como procurador da viuva Maria Leite da Silva e o Capitão Manoel [danificado]za como tutor dos orfãos do primeiro matrimônio e Francisco de Sales Ribeiro como tutor dos órfãos do segundo matrimonio, e Manoel de Macedo por cabeça de sua mulher Escolastica da Silva.

 

Diz Jose da Silva Ferrão curador e administrador dos bens de seus enteados Francisca, Gaspar, Bento e Maria, filhos de seu antecessor Gaspar de Mattos (...).

Conta da órfã Francisca

Conta do órfão Gaspar

Conta do orfão Bento

Diz o Sargento Mor Matias Als Vieira, morador nesta cidade, como cabeça de sua mulher Francisca Maria Xavier de Mattos, que na folha de partilha (...). (novembro 1748)

 

Diz o Revdo P.e Fr. Sebastião de Mattos, por seu procurador, q fazendo se lhe pagamento de sua legitima, no inventario e partilhas q se fez neste Juizo, por morte de seu pai Gaspar de Mattos (...).

 

Diz o Sargento Mor Matias Alves Vieira de Castro, como tutor dos orfãos seus cunhados, filhos do defunto seu sogro Gaspar de Mattos, (...) que ao orfão Bento se adjudicaram, como tambem se darem em pagamento na mesma forma a seus irmãos os RR. PP. Fr. Sebastião e Jose Vieira (...). (abril de 1750)

 

Diz o P.e Bento Caetano de Mattos por seu pp (...) e pq quer haver a dita sua legitima.

Diz Bento Caetano de Mattos, clerigo de menores, filho do defunto Gaspar de Mattos e de s/m Maria da Silva Leite, moradores na cidade de S. Paulo deste estado, que ele se acha com a idade de 21 anos (...) para poder ser entregue da sua legitima.

 

Diz Maria Caetana da Assunção, órfã que ficou do defunto Gaspar de Mattos (...) com efeito de ser emancipada, e se lhe entregue o que de sua legitima paterna lhe pertencer para livre o reger e administrar,

Alvara de Emancipação a Bento Caetano de Mattos e Maria Caetana de Mattos (.,..) se acham com capacidade para regerem seus bens e terem de idade mais de 18 anos, como constou da certidão do seu batismo (...) Rio de Janeiro 07-outubro-1752

 

Maria Vieira e Gaspar tiveram seis filhos: (idades em 1718)

1-1-1 Maria 12 anos. Maria Josefa de Mattos, em 1735 já estava casada com Francisco de Sales Ribeiro, natural da freguesia de N. Sra dos Martires da cidade de Lisboa, tutor de seus cunhados órfãos. de quem foi a segunda mulher

          Maria faleceu em 11-05-1747 e Francisco em 08-10-1779 com 92 anos declarados.

N Sra da Assunção- óbitos - Aos 11-05-1747 fal Maria Josepha de Matos mulher de Francisco de Salles ---eyro desta cidade, sepultada na Capela da Ordem terceira de S Francisco, abintestada.

 

SP, SP aos 08-outubro-1779 faleceu Francisco de Sales Ribeiro, natural da freguesia de N. Sra dos Martires da cidade de Lisboa, foi casado segunda vez com Maria Josefa de Mattos, natural desta cidade, de idade 92 anos. Não fez testamento.

 

1-1-2 Sebastião 7 anos Frei Sebastião de Mattos.

1-1-3 Catarina 6 anos

1-1-4 Antonio 5 anos

1-1-5 Francisco 3 anos.

1-1-6 José, 4 meses. Frei José Vieira

 

Cap 2º Inacia Vieira

 

Inacia, filha de Francisco Vieira Antunes e Isabel Manoel, natural de São Paulo, casou com Manoel Velloso, natural da Freguesia de S Claudio de Geme, na época do Concelho de Pico de Regalados (hoje pertence ao Concelho de Vila Verde), Arcebispado de Braga, filho de Francisco Velho e Esperança Domingues.

Foram moradores de São Paulo onde ambos faleceram, ela aos 22-10-1745 e ele em 26-03-1752.

N Sra da Assunção – óbitos: Aos 11-02-1745 faleceu da vida presente Inacia Vieira mulher que foi de Manoel Velloso natural e moradora desta cidade, sepultada na capela da ordem terceira de N Sra do Carmo com o habito da mesma ordem- Deixou missas.

 

N Sra da Assunção – óbitos: Aos 26-03-1752 fal Manoel Velloso nat da freg de S Claudio de Gems arc de Braga filho de Francisco Velho e sua mulher Esperança Domingues morador que foi nesta cidade e cc Ignacia Vieira. Fez test e deixou o resto da terça para os netos Joaquim e Anna. Deixou os moveis e alfaias da casa para o filho Padre Manoel Velloso Vieira. Testamenteiros: Padre Manoel Velloso Vieira seu filho, o genro Thome Rabello Pinto e o neto Lopo dos Santos Serra

 

Arquivo do ESP- Inventarios não Publicados- C00528

1752- Inventario de Manoel Velloso

12-05-1752- Diz o Pe Manoel Velloso Vrª como testamenteiro cabeça de cazal do defunto seu Pay Manoel Velloso (que ele quer dar os bens que ficaram de seu pai a inventario)- Que seu pai faleceu aos 23(sic)-03 do presente ano com testamento

Diz o Padre Manoel Velloso Vieira (que fez inventario dos bens e quer fazer partilhas porque alguns bens “correm risco de vida”. Há herdeiros ausentes em Cuiaba e Goiazes, pede para que se dê curador para Luiz Roiz Villares ausente no Cuiabá por cabeça de sua mulher Angela Vrª e ao Sargento Mor Pedro Taques por sua mulher Maria Eufrasia de Crasto e ao Sragento Mor Manoel D’Avila da Silveira por cabeça de sua mulher Gertrudes Maria, a Christovão da Rocha por sua mulher Anna Francisca e ao Padre Joachim de Castro assistentes nos Gouyazes)  todos por Catharina Velosa já defunta e “legm.a herdr.a do Pay do Supp.te”.

Lopo dos Santos Serra alegou ter outras atribuições e cinco filhos, e pediu para não ser curador neste inventario.

Notifique o Pe Manoel Velloso inventariante e o Pe Antonio Rodrigues Villares tutor e curador dos herdeiros deste inventario... a Thome Rebello Pinto por cabeça de sua mulher Escolastica Vellosa como também a Manoel Mendes da Costa tutor e curador dos órfãos menores de Maria Josefa Velosa e de Ignacio da Costa de Siqueira (para dar andamento as pertilhas)

Titulo dos Herdeiros

- O Reverendo Padre Manoel Velloso Vieira herdeiro, testamenteiro e inventariante

- Angela Vieira casada com Luiz Rodrigues Villares

- Escolastica Velosa casada com Thome Rebello Pinto

- Catarina Vellosa já defunta casada com Gregorio de Crasto e desta ficou quatro filhos a saber Maria Eufrasia de Crasto molher do Sargento Mor Pedro Taques de Almeida Pais, Gertrudes Maria de Crasto cc Sargento Mor Manoel d’Avila da Siveira, Anna Francisca de Crasto casada com o Alferes Christovão da Rocha Rodrigues, Joachim de Crasto clérigo tonsurado

- Maria Josepha Vellosa casada com Ignacio da Costa de Siqueira já falecida ficaram os filhos a saber Joachim de 12 anos pouco mais ou menos, Anna de dez anos pouco mais ou menos (tutelados de Manoel Mendes da Costa)

Diz Manoel Velloso Vieira (Que seu pai ficou lhe devendo 697$46 da legitima de sua mãe Ignacia Vieira e mais a terça que sua mãe lhe deixou.

 

Filhos de Manoel e Inacia que compareceram ou foram representados no inventario do pai:

2-1 Manoel Velloso Vieira, padre, inventariante do pai.

2-2 Angela Vieira, casada com Luiz Rodrigues Villares filho de Luiz Teixeira de Magalhães natural de Vila Real, Provincia de Traz os Montes, Arc de Braga e de Maria Rodrigues, do lugar de Villares concelho de Coura arc de Braga. . Em 1752 Luiz assistia nas minas de Cuiabá. Angela faleceu viúva com 76 anos aos 06-10-1780, em S Paulo de onde era natural e moradora, com inventario aberto no mesmo ano.

N Sra da Assunção- Obitos - Aos 06-10-1780 fal Angela Vieira com todos os sacramentos nat desta cidade de idade de 76 annos foi casada com Luiz Rodrigues Villares já defunto não fez testamento

 

Arquivo do Estado de SP – Inventarios não publicados

1780 – Inventario de Angela Vieira

Inventariante: Padre Antonio Rodrigues Vilares- Declarou que sua mãe faleceu aos 12-10-1780 sem testamento

Titulo dos herdeiros:

- Padre Antonio Rodrigues Vilares

- Pessoas que representam o falecido herdeiro Ignacia Maria mulher do Cap Lopo dos Santos

         Reverendo D.or Luiz Rodrigues Villares

         Maria Violante do Ceo mulher de Fr.co Pupo Corrª moradores no Rio de Janeiro

         O Capitão Joaq.im Jose dos Santos

         D. Gertrudes Matildes do Imperio 25 a

Diz Francisco Xavier dos Santos que no inventario de sua avó Angela Vieira....

 

Filhos de Luiz Rodrigues Villares e Angela Vieira:

2-2-1 Antonio Rodrigues Villares, inventariante dos bens de sua mãe. Com vinte anos de idade fazia parte do coro de meninos da Sé de São Paulo. Em 1747 habilitou-se ao sacerdócio e em seu processo se encontram noticias sobre seus ascendentes portugueses.

ACMSP- Aplicação Sacerdotal- 1747

Habilitando: Antonio Rodrigues Villares

Data da Sentença: 05-12-1749

Diz Antonio Roiz Villares (  ) cidade de S Paulo e atualmente (menino ) do coro da Se da mesma (  ) legitimo de Luiz Rodrigues Villares nascido e baptizado na freg de S Mamede de Ferreira lugar de Villares consº de Coura Arc de Braga e de Angela Vrª sua mulher n.al desta cidade de S Paulo (quer servir a Deus e a Igreja ... e proceder as diligencias de genere)

Declara o suplicante ser np de Luiz Teixeira de Mag.es nat de Vila real Provincia de Trz dos Montes Arc de Braga e Maria Rodrigues por alcunha geitoza do lugar de Villares concelho de Coura arc de Braga; nm de Manoel Velloso n.al de Sam Claudio de Gene do lugar de Portella do Arc de Braga e de Ignacia Vieira natural desta cidade.

O suplicante é limpo de sangue e tido por cristão velho na cidade sem fama ou humor algum em sua geração continua na ocupação de menino de coro e no estudo de grammatica, assistindo com muito zelo na Irmandade do Rosario da Capella de S Antonio, se confessa a miúdo, tem vinte anos...

2-2-2 Inacia Maria Rodrigues casada com o sargento-mor Lopo dos Santos Serra. Faleceu antes de sua mãe e foi representada no inventário desta por seus cinco filhos:

2-2-2-1 Francisco Xavier dos Santos

2-2-2-2 Luiz Rodrigues Villares, padre

2-2-2-3 Maria Violante do Ceo (ou Maria Rodrigues) batizada na Sé de S Paulo aos 04-03-1745. Casou com provisão de 1744 com Francisco Pupo Correa, natural da Freguesia de Santo Idelfonso da Cidade do Porto, filho de Sebastião Pupo e de Micaela Maria. Em 1780 moravam no Rio de Janeiro

ACMSP – Dispensas Matrimoniais 1764

14-07-1744- Justificação de Francisco Pupo Correa de que era solteiro e desimpedido

25-07-1744 – Querem casar Francisco Pupo Correa filho leg de Seb.am Lupo s s/m Michaela Maria nat e bat na freg de S Idelfonso da Cidade do Porto. Com Maria  Vilolnate do Ceo filha leg de Lopo dos Santos Serra e s/m Ignacia Maria Roiz nat desta cidade.

Se Batismos- Aos 04-03-1745 nesta igreja Matriz bat (  ) filha leg de Lopo dos Santos Serra e s/m In.ca Maria Roiz Padrinhos C mor Mel  Mendes de Alm.da e Anna de Olivrª Montes solteira ambos moradores nesta cidade.

2-2-2-4 Joaquim José dos Santos

2-2-2-5 Gertrudes Matildes do Imperio com 25 anos declarados em 1780

2-2-2-6 Ana batizada na Sé de S Paulo aos 31-07-1741, falecida na infância (em 1753 no inventário de Manoel Velloso, seu pai declarou ter cinco filhos que seriam os acima).

N Sra da Assunção- Batismos- Aos 31-07-1741- nesta Matriz bat Anna filha de Lopo dos Santos Serra e sua mulher Ignacia Maria Rodrigues. Padrinhos: Reverendo Padre Mathias Lourenço de Carvalho e Ignacia Vieira casada.

 

2-3 Escolastica Veloso (Vieira), foi primeiro casada com Bento Gomes de Oliveira (ou do Amaral). Em 1733, com provisão, casou com Tome Rabello Pinto, natural da freguesia de S. Vicente de Campos conselho de Ruivaens comarca e Arcebispado de Braga, filho. de Jose Rabello Pinto e de Maria de Araujo.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1733

Thome Rabello Pinto e Escolastica Velloza 09-abril-1733

Justificante Thome Rabello Pinto, morador nesta cidade, natural do conselho de Ruivaens, freguesia de S. Vicente de Campos, comarca e Arcebispado de Braga, f. de Joseph Rabello Pinto e de Maria de Araujo todos da dita freguesia, e donde o suplicante foi batizado. Escolastica Velloza, viuva de Bento Gomes de Oliveira, filha leg. do Cap. Manoel Velloso e de s/m Ignacia Vieira, todos moradores nesta cidade

Testemunhas, entre elas:

Manoel de Macedo, morador nesta cidade, vive de seu negocio, natural a vila de Guimarães de idade 22 anos.

 

Depoimento do justificante aos 14-abril-1733 (...)

Termo de Fiança.

Arcebispado de Braga (...),Thome Rabello Pinto, filho de Jose Rabelo Pinto e de s/m Maria de Araujo, natural da freguesia de S. Vicente de Campos aonde foi batizado em 24-dezembro-1701(?).

 

          Escolastica faleceu aos 27-10-1753.

N Sra da Assunção– Aos 27-10-1753 fal.com todos os sacramentos Escolastica Velosa moradora desta cidade e nella cc Thome Rabello Pinto filha de Manoel Veloso e sua mulher Ignacia Vieira, sepultada na Capela da Ordem Terceira da Penitencia no habito de S Francisco; fez testamento. Testamenteiros: seu marido Thome Rabello Pinto, seu irmão Padre Manoel Veloso Vieira e seu genro Jose Rodrigues Pereira e seu sobrinho Lopo dos Santos Serra.

 

          Escolastica teve uma filha do primeiro casamento, e cinco filhos com Tome Rebelo, todos descritos em SL 8º, 168, 5-1. Entre eles:

2-3-1 Ana de Oliveira Montes, batizada em 19-05-1724, filha de Bento Gomes de Oliveira e Escolastica. Com provisão de 1745, casou com José Rodrigues Pereira, batizado em 31-03-1703 na freguesia de S. Martinho de Ruivães Arc. Braga, filho dos falecidos Inácio Rodrigues e Margarida Rodrigues.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1745

Jose Rodrigues Pereira e Ana de Oliveira Montes 09-novembro-1745

Jose Rodrigues Pereira, morador na cidade do Rio de Janeiro, natural do Lugar de Prades e batizado na matriz de Ruivaens Arc. Braga, f. de Ignacio Roiz e de s/m Margarida Roiz, ja defuntos = com Ana de Oliveira Montes, f.l. de Bento Gomes de Amaral, ja defunto e de s/m Escolastica Velloza, natural e batizada nesta freguesia de S. Paulo.

- aos 19-maio-1724 bat a Ana, f. de Bento Gomes e de s/m Escolastica Vellosa Vr.ª, foram padrinhos o Sarg. Mor Tome Roiz da Silva e Ignacia Vieira. S. Paulo 10-dezembro-1743

 

Jose Rodrigues Pereira se desobrigou na freguesia da Sé da cidade do Rio de Janeiro.

Testemunhas:

- Tome Rabello Pinto, natural e batizado na freguesia de S. Vicente de Campos, casado, vive de seus negocios, de idade de 43 anos, aos costumes disse ser primo do justificante. Disse que o justificantge Jose Rodrigues Pereira é f.l. de Ignacio Rodrigues e de s/m Margarida Rodrigues, os quais são naturais do Lugar de Frades do Pinheiro Arc. Braga. Tem de idade 25 para 26 anos que veio para esta America desembarcando na cidade do Rio de Janeiro donde assistiu 3 para 4 anos e dai partiu para as minas dos Goiases na vila da Senhora Santa Ana donde assistiu 14 para 15 e dai se recolheu para o Rio de Janeiro onde assisti. Veio de sua patria de idade de 16 anos e havera vinte e cinco para vinte e seis anos.

 

Depoente Jose Rodrigues Pereira (...) de idade de 42 anos.

Freguesia de São Martinho da vila de Ruivaens Arc. Primas de Braga:

Jose Rodrigues Pereira, assistente na cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro, natural e batizado na freguesia de São Martinho de Ruivaens deste arcebispado, f.l. de Ignacio Rodrigues e de s/m Margarida Rodrigues, ja defuntos, e moradores que foram do lugar de Frades da mesma freguesia de Ruivaens (...) batizado aos 31-março-1703. Dada em Braga aos 02-março-1746

 

          Ana faleceu sem testamento em 29-10-1764 e Tenente José, com testamento, em 21-11-1770.

SP, SP aos 29-10-1764 faleceu D. Ana de Oliveira Montes, natural desta freguesia, f.l. de Bento Gomes de Oliveira e de s/m Escolastica Velloza. Foi sepultada em a Veneravel Ordem Terceira de S. Francisco; era casada com o Tenente Jose Rodrigues Pereira e faleceu sem testamento.

 

SP, SP aos 21-novembro-1770 faleceu Tenente Jose Rodrigues Pereira, viuvo de D. Ana de Oliveira Montes, e foi sepultado na capela dos Terceiros de S. Francisco. Fez seu testamento. Deixou missas e legados pios. É testamenteiro seu genro Bento Borges Chaves.

 

2-3-2 Padre José Rebello Pinto, batizado na Sé de S Paulo aos 23-06-1734. Em 1747 habilitou-se ao sacerdócio com processo arquivado na Curia Metropolitana de S Paulo

N Sra da Assunção – batismos – Aos 23-06-1734 bat Joseph filho de Thome --- e sua mulher Escolastiva Vellosa – Partinhos Padre Vigario Mathias Lourenço de Carvalho e Angela Vieira mulher de Luiz Rodrigues Villares

2-3-3 Padre Manoel Veloso Rebelo de Vasconcelos, batizado aos 24-07-1736 na Sé de São Paulo. Habilitou-se ao sacerdócio em 1756, onde declarou sua naturalidade e ascendência e se declarou irmão do Padre José Rebello Pinto.

ACMSP – Processo de Habilitação de Genere et Moribus 1756

Manoel Veloso Rebelo de Vasconcelos, natural de São Paulo, filho de Tome Rebelo Pinto, e de Escolástica Velosa. Irmão do padre José Rebelo Pinto. NP de José Rebelo Pinto, e Maria de Araújo; NM de Manoel Veloso, e Inácia Vieira.

Certidão: aos 24-julho-1736 a Manoel, f. Tome Rabello e de s/m Escolastica Vellosa, foram padrinhos Jose Rodrigues Pereira por pp que em seu nome apresentou Manoel Velloso, e Ignacia Vieira mulher de Manoel Velloso.

 

2-4 Catharina Velloso, natural de São Paulo, filha de Manoel Veloso e Inacia Vieira. Casou com Gregorio de Castro Esteves, filho de Braz de Castro e Maria Antunes. Foram moradores em São Paulo, onde ela faleceu aos 26-05-1746.

N Sra da Assunção – óbitos – Aos 26-05-1746 faleceu com todos os sacramentos Caterina Vellosa natural e moradora nesta cidade, mulher casada com Gregorio de Crasto Esteves, sepultada na Capella da Ordem Terceira de S Francisco como terceira que era fez testamento. Testamenteiros:seo genro Pedro Taques de Almeida a Lopo dos Santos e a seo pai Manoel Velloso.

Catarina foi representada no inventario de seu pai pelos filhos:

2-4-1 Maria Eufrasia de Castro casada com o sargento-mor Pedro Taques de Almeida Paes. Citando Silva Leme “o ilustre genealogista paulistano do século 18º, f.º do capitão Bartholomeu Paes de Abreu e de Leonor de Siqueira Paes. Com geração no V. 2.º pág. 474, entre eles

2-4-1-1 Antonio batizado na Sé de S Paulo em 01-11-1745.

N Sra da Assunção – batismos – Ao 01-11-1745 bat Antonio filho de Pedro Taques de Almeida Pais e Maria Eufrasia de Castro.. Padrinhos: ( )ogo Pinto -------o e -------

2-4-1-2 Joaquim batizado em 05-09-1747.

N Sra da Assunção – batismos – Aos 05-09-1747- Padre Manoel Veloso Vieira bat Joaquim filho do Sargento Mor Pedro Taques de Almeida Paes e sua mulher Maria Eufrasia de Crasto. Padrinhos: Dr Joseph Nunes solteiro .

 

2-4-2 Joaquim de Castro Veloso, natural de Vila Boa dos Goyazes. Em 1746 habilitou-se ao sacerdócio. Depois de frequentar a Universidade de Coimbra se nomeou Joaquim Mariano de Castro Lomba. Em 1761, formado nos Sagrados Canones pela citada Universidade justificou seus banhos, por ter nascido em Goias.

Dispensas Matrimoniais 1761 vol 535 –

24-12-1761 - Autos de uma certidão de banhos a favor de Joaquim de Castro alias Marianno de Castro Lomba

Diz Joaquim Marianno de Castro Lomba formado nos Sagrados Cacones pela Universidade de Coimbra...

Joaquim Marianno de Castro Lomba formado nos Sagrados Cacones pela Universidade de Coimbra nat e bat na Freguesia de S Anna da Villa Boa dos Goyazes bisp do Rio de Janeiro, filho leg de leg matrimonio do Capitão Gregorio de Crasto e de sua mulher Catarina Velloso já defunta (morador nesta cidade a mais de 10 anos, quer demonstrar que é livre e desimpedido para tomar qq estado)

 

ACMSP- Habilitação Sacerdotal – 1746-

Diz Joaquim de Crasto Veloso, natural de São Paulo, filho de Gregório de Castro Esteves nat da freg de N Sra de Monteserrate de Viana do Minho, Arcebispado de Braga, e de Catarina Velosa natural desta cidade e batizada na Matriz dela. NP de Braz de Castro, e Maria Antunes; ambos naturais da mesma vila de Viana do Minho, NM de Manoel Veloso nat da freg de S Claudio de Geme, arc de Braga, e Inácia Vieira, de S Paulo..

 

2-4-3 Anna Francisca de Castro, casada com Cristovão da Rocha Rodrigues.

2-4-4 Gertrudes Maria de Castro, casada com o Sargento Mor Manoel de Avila da Silveira.

 

2-5 Maria Josefa Velloso, filha de Manoel Veloso e Inacia Vieira, casou primeiro com Gonçalo José de Sá. Segunda vez em 1739, com provisão, casou com Ignacio da Costa de Siqueira, filho de João da Costa Siqueira e Izabel da Costa Coutinho, da freguesia de S. Maria de Siqueira, termo de Barcelos Arc de Braga. Faleceu viúva aos 22-10-1750, com inventario aberto pelo pai no mês seguinte. Deixou apenas dois filhos, ambos do segundo leito.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- 23-01-1739

Com o favor de Deos quer casar Ignacio da Costa de Syqrª da Cidade de Braga e assistente nesta cidade de S Paulo filho leg de João da Costa e Syqrª e s/m Izabel da Costa Coutinha todos da freg de S Maria de Syqrª termo de Barcellos Arc de Braga; com Maria Josefa Vellosa viúva de Gonçalo Joseph de Sa, nat e moradores desta cid de S Paulo, filha leg de Manoel Velloso e s/m Ignacia Vieira todos moradores nesta mesma cidade.

Matheos Lourenço de Carvalho vigário colado da Matriz de S Paulo .....certifico que o primeiro marido da contraente he falecido como se verifica pelo testamento que fez  que tenho em meu poder como seu testamenteiro e foi sepultado na ordem terceira de S Francisco do Rio de Janeiro

 

N Sra da Assunção – óbitos: Aos 22-10-1750 fal Maria Josepha Velosa filha de Manoel Veloso e Ignacia Vieira c1c Gonçalo José e c2c Ignacio da Costa de quem era viúva.sepultada na capela da Ordem Terceira de Sam Francico no habito da mesma ordem. Não fez testamento.

 

Arq do ESP- Inventarios n publicados C00626

1750- Autos de Inventario de Maria Josepha Velloza- Inventariante Manoel Vellozo

05-11-1750- Manoel Veloso prestou juramento de praxe e disse que a falecida sua filha falecera em 22-10 proximo passado sem testamento e deixou dois filhos de seu matrimonio com o defunto Ignacio da Costa

Titulo dos herdeiros:

Joachim (6?) anos e Anna 8 anos

Termo de Curadoria – a Thome Rebello Pinto, para ser tutor e curador de seus sobrinhos filhos da inventariada Maria Josepha Velloza

Diz o Cap Manoel Velloso que por falecimento de sua filha Maria Josepha Vellosa (ficou por inventariante mas estava de cama muito doente...)

Nas prestações de contas do tutor:

- Recebi de Thome Rebello Pinto nove mil seiscentos procedidos do corte de uma saya de ---guette castor ... uqe deve ser pª a orpha Anna Eufrosina Velloza filha de Ignacio da Costa de Siqrª...10-02-1758

- Recebi de meu cunhado Thome Rebello Pinto cento e trinta e seis mil reis procedidos de hum laço e brincos de diamantes cravados em prata que comprei na cidade do Rio de Janeiro ... e tudo foi para minha sobrinha Anna Eufrozina Velloza ... Manoel Vellozo Vrª

- Diz Joaquim da Costa Syqrª que por se achar emancipado e habilitado pª poder reger seus bens..

1751- Arrematação dos bens de Maria Josphá Vellosa

- Diz Fran.co Coelho Ayres boticário aprovado desta cidade que ele assistiu a defunta Mara Josepha Velloza com vários medicamentos....

          Maria Josefa e Inacio da Costa Siqueira tiveram filhos, dos quais dois sobreviveram e herdaram dos pais e avós:

2-5-1 Joaquim da Costa Siqueira, com 12 anos em 1752. Mais tarde obteve a emancipação e tirou sua folha de partilha.

2-5-2 Ana Eufrosina Veloso, com 10 anos em 1752. Foi tutelada de seu tio por afinidade Tome Rebello Pinto, que lhe proveu roupas finas e joias.

2-5-3 Marta, batizada em outubro de 1749. Não sobreviveu a mãe.

N Sra da Assunção – Batismos – Aos vinte (  )co de ( )ubro 1745 nesta Matriz bat Martha filha de Ignacio da Costa de Siqueira e sua mulher Maria Josepha Vello(). Padrinhos:Manoel Gomes da Costa e Catarina Velosa ambos cazados e moradores nesta.

 

Cap 3º Agueda Vieira

 

Agueda Vieira, filha de Francisco Vieira Antunes e Isabel Manoel, casou com Luiz Gonçalves também conhecido como Luiz Gonçalves Palmela.

Luiz faleceu aos 21-10-1721, com inventario aberto pela viúva no mês seguinte:

Arquivo do ESP - Autos de Inventario –

ano 1721 – São Paulo

Aos 17-11-1721, na Cidade de São Paulo, nas casas do falecido Luiz Gonçalves Palmela, foi o Cap João Dias da Silva com o escrivão fazer o inventario dos bens que ficaram por falecimento do dito defunto e estando prezente a viúva Inventariante Agueda Vieira a quem o juiz deu juramento para que declarasse os bens fazenda, dinheiro escravos da terra etc, se fez testamento, quando faleceu e herdeiros que deixou. Disse que defunto faleceu aos 21de outubro deste presente ano, fizera testamento e que ficaram seis filhos a saber

- Francisco Xavier, casado

- Izabel Vieira cc Luiz de Andrade

- Luzia Vieira solteira, 13 para 14 anos

- Luiz Gonçalves 16 para 17 anos

- Ignacio Vieira 12 anos

- Manoel de 6 anos 

Assinou a rogo pela viúva Lourenço da Costa Martins

Curador dos órfãos nas avaliações e nas partilhas: Cap Manoel Veloso

Bens de Raiz: uma morada de casas de dois lanços com corredor e quintal no beco que vai para a Rua do Cap João de Toledo q de hua banda partem com as casas do Reverendo Pe Antonio Nunes e de outra banda com o quintal do defunto Gaspar de Godoy Collaço, avaliadas em 200$000

Avaliaram-se caixas, metais e um escravo negro de nome João.

Dividas que se deviam ao casal- devedores: Pe Antonio de Oliveira Gago, Francisco de Barros, Sebastião Preto, Manoel Cardoso de Azevedo

Dividas que devia a viuva: Credores: seu cunhado Manoel Veloso pelo resto de uma sentença que alcançou contra seu marido, despesas do funeral

 

Luiz e Agueda tiveram seis filhos arrolados no inventário paterno:

1- Francisco Xavier Gonçalves

2- Isabel Vieira

3- Luiz Gonçalves

4- Luzia Vieira

5- Inacio Vieira

6- Manoel

 

3-1 Francisco Xavier Gonçalves casou duas vezes. Primeiro com Maria de Mendonça de Figueiró, filha de João de Mendonça e Julianna de Figueiró - família Irmãos Furtado. Segunda vez casou com Josepha de Oliveira Guedes, filha de José Pinto Guedes e de Timothea de Oliveira - família “Pinto Guedes”. Faleceu aos 02-03-1778 inventariado um ano depois.

N Sra da Assunção- - Aos 02-03-1778 falleceu com todos os sacramentos de idade de oitenta anos Francisco Xavier Gonçalves nat e morador .. casado com Josefa Guedes de Oliveira (parte inferior da pagina danificada) ... Misericordia ... sepultado na capela da dita ordem em habito franciscano.

 

Arquivo do ESP- Inventarios não publicados C00679

Inventario dos bens de Francisco Xavier Gonçalves

Bairro do Pirajussara 1779

Inventariante a viúva Josefa de Oliveira Guedes

Juiz Jeronimo Rodrigues - Escrivão Matheus Jose Botelho

Local-  bairro de Pirajussara, termo desta cidade, casas e sítio do defunto Francisco Xavier Gonçalves

 

Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1779 annos aos trez dias do mês de Março do dito anno no Bairro de Pirajuçara termo desta cidade e citio do defunto Francisco Xavier Gonçalves onde eu escrivão do Juiz dos Orphãos o licenciado Jeronimo Rodrigues (para proceder ao inventário dos bens do falecido) e sendo ai a viúva inventariante Josefa de Oliveira Guedes (prestou juramento)  e declarou que o inventariado seu marido falecera da presente vida aos dous de Março do anno próximo passado de 1778, deixando filhos dos dois matrimônios e que declararia os bens que deixou .

Assino a rogo da inventariante minha mai Josefa de Oliveira Guedes  Vicente Ferª Vieira

 

Titulo dos Herdeiros

Do primeiro matrimonio com Maria de Mendonça

1. Agueda Vieira viúva do defunto Ignacio Domingues

2. Frca Vieira viúva do defunto Pedro Antunes

3. Os filhos do defunto Ignacio Vieira netos do defunto inventariado que sam os seguintes

Vicente Vieira Glz casado; Tereza Vieira Glz casada; João Vieira  Glz maior de 25 annos; Anna Maria Vieira maior de 25 annos; Ignacia Vieira Glz casada; Jeronimo Vieira Glz casado; Maximo Vieira Glz casado  16 anos; Jose Vieira Glz de idade de 14 anos;

4. Antonio Vieira Antunes

5. Escolastica Vieira viúva do defunto Antonio Domingues de Oliveira;

6. Bento Vieira;

7. José Lopes por cabeça de sua mulher Maria Vieira;

 8. Isidoro Vieira Gonçalves

 

Do segundo matrimonio com Josefa de Oliveira Guedes

9. Vicente de Moraes por cabeça de sua mulher Thimotia de Oliveira Guedes;

10. Anna Vieira de Oliveira casada com Ignacio (Dinis nas partilhas)do Rego;

11 Jorge Moreira (de Moraes Maciel nas partilhas) por cabeça de sua mulher Margarida Vieira de Oliveira;

12. Antonio Franco por cabeça de sua mulher Thereza Vieira de Oliveira;

13. Pedro de Moraes (Camargo nas partilhas)por cabeça de sua mulher Escolastica Vieira de Oliveira;

14. Joaquim de Miranda por cabeça de sua mulher Maria Vieira de Oliveira;

15. Vicente Ferreira Vieira de idade de 29 annos;

16. João Vieira de Oliveira de idade de 27 annos

 

Seguem as avaliações. Bens de raiz

Um citio em Pirajussara com casas de cinco laços e mais uma grande que servia de cozinha. Avaliado pelos avaliadores Martinho e Inacio Alvares de Figueiró em 250$000

Entre os bens uma colher de prata que o defunto dera a seu filho João e uma imagem grande de Cristo Crucicado dada a seu filho Izidoro.

Tinha o defunto varias dividas com  irmão Inacio Vieira Antunes, com o Capitão Francisco Pereira Mendes além de dever aos filhos do primeiro casamento a legitima materna.

Tambem devia dotes ou meio dotes aos genros.

 

          Francisco deixou ao todo dezesseis filhos, oito de cada leito. Geração dos filhos que teve com Josefa de Oliveira Guedes já descrita na família Pinto Guedes Cap. 2ª § 3º.

          Filhos de Francisco e sua primeira mulher Maria de Mendonça, Figueiró, Ribeira ou combinações destes apelidos:

3-1-1 Agueda Vieira Gonçalves casou com Ignacio Domingues de Oliveira, filho de João Domingues Barreiros e Teresa Pedroso. Com geração na família Clemente Alvares Cap. 1º, neste site.

3-1-2 Francisca Vieira Gonçalves casou com Pedro Antunes (Maciel) já falecido em 1779. Geração de doze filhos em SL 1º, 136, 4-2.

3-1-3 Ignacio Vieira Gonçalves casou com Eugenia Domingues (ou Pedroso), filha de João Domingues Barreiros e Tereza Pedroso, com geração na família Clemente Alvares 1-4-4-1-7, neste site.

3-1-4 Antonio Vieira Antunes ou Gonçalves , casou com Joana Blanco, filha de  José Blanco Raposo e  Maria Pinto Machado, família Nunes de Pontes Cap1º, § 1º, neste site.

3-1-5 Escholastica Vieira Gonçalves casou com Francisco Domingues Vaz filho de João Domingues Barreiros e de Thereza Pedroso. Com geração na família Clemente Alvares, Cap 1º, neste site

3-1-6 Bento Vieira Gonçalves casou em 1751 em Santo Amaro com Maria Blanca Machado filha de José Blanco Raposo e de Maria Pinto Machado, imã inteira de Joana Ribeiro supra, família Nunes de Pontes Cap1º, § 1º, neste site

3-1-7 Maria Vieira Gonçalves batizada na Se de S Paulo aos 16-06-1725. Casou em 1745 com José Lopes, viandante, natural de Paranagua onde foi batizado aos 12-06-1717, filho de outro José Lopes e de Ana Maria de Oliveira. Geração em SL 8º, 177, 6-7.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais – vol 171

28-09-1745- Quer cazar Jose Lopes filho leg de Jose Lopes e s/m/Anna Maria ambos já defuntos moradores na freg de Parnagua com Mª Vr filha leg de Fr.co X.er Glz’ e s/m Maria de Mendonça já defunta

Se de SP Batismos- fl 131- Aos 12-06-1725 bat Maria filha de Francisco Xavier Gonçalves e s/m Maria de Mendonça. Padrinhos: Gregorio de Crasto e ESC( ) Velosa.

Parnagua batismos fl 20 – Aos 12-06-1717 bat Jose filho Jose Lopes e s/m Anna Maria de Oliveira. Padrinhos J(  )to da Cunha (papel danificado.

Entre os filhos de Maria Vieira e José Lopes:

3-1-7-1 Maria Vieira, batizada em S Paulo aos 13-05-1753 .Em 1775 pediu dispensa de 4º grau de consanguinidade para casar com José Joaquim de Siqueira, filho de  Antonio Rodrigues da Silva e Ana Domingues de Siqueira (tambem Ana Luiza do Passo).

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- 1775- vol 1122

18-08-1775- Dizem os humildes oradores Jose Joaquim de Siqueira e Maria Vieira Lopes (que têm impedimento de sangue ) porque:

- Que João de Mendonça é irmão legitimo de Clara Domingues

- Que de João de Mendonça procedeu Maria de Mendonça e desta Maria Vieira mãe da oradora Maria Vieira Lopes

- Que de Clara Domingues procedeo Maria Gonçalves e desta Anna Domingues mãe do orador

Com o favor de Deus quer casar Jose Joaquim de Siqueira filho leg de Antonio Rodrigues da Silva e s/m Anna Domingues de Siqueira nat da freg de S Amaro onde é morador; com Maria Vieira Lopes filha leg de Jose Lopes de Oliveira e s/m Maria Vieira  desta freg da Cidade de S Paulo, impedidos no quarto grau de consanguinidade

Lv de bat fl 67- aos 13-05-1753 bat Maria filha leg de Jose Lopes e s/m Maria Vieira. Padrinhos: Isidoro Gonçalves solteiro e Angela Vieira casada

- aos 24-fevereiro-1752 bat a Joseph, f.l. de Antonio Rodrigues da Silva e de s/m Ana Luiza do Passo, foram padrinhos João Martins da Cruz, morador de Parnaiba em cujo lugar poz lhe a mão Manoel Pires de Siqueira apresentando-me procuração do dito João Martins da Cruz e Ana de ---- mulher de Joseph de Madureira, moradores todos desta freguesia de Santo Amaro. Padre João Domingues. E não continha mais o dito assento, q dezendo ser filho, digo Joseph filho de Ana Luiza do Passo, e os banhos dizer filho de Ana Domingues de Siqueira, e porque mudou a mãe o sobrenome depois do batismo feito.

3-1-8 Izidoro Vieira Gonçalves, filho de Francisco Xavier Gonçalves e Maria de Mendonça, batizado na Sé de S Paulo aos 25-05-1728. Casou na Cotia aos 09-05-1758 com Rosa Francisca de Oliveira, filha de José Francisco de Oliveira (ou da Silva), de Santo Amaro, e Josefa Rodrigues de Araujo, de Guarulhos. Neta paterna de Manoel Francisco de Oliveira da freguesia de Bom Despacho Arcebispado de Braga e Anna Fernandes de Oliveira de S Amaro, nm de Paulo Rodrigues Carassa e Izabel de Araujo de Guarulhos. Com doze filhos em SL 8º, 178, 6-8.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- 1758- Autos de Casamento de Jose Francisco digo de Izidoro Vieira Gonçalves e Rosa Francª de Olivrª

Quer cazar Izidoro Vrª Glz’ fº lgª de Francª Xer Glz’ e e s/m Maria de Mendonça já defunta com Roza Francª de Olivrª fª de Francº de Olivrª e s/m Josefa Roiz de Arº bat S Amaro, fregueses da Cotia

Sé de SP bat – aos 25-05-1728 bat I-idoro ( ) Francisco Xavier (  ) e sua mulher Maria de Mendonça. Padrinhos: Matheus de Figueyro e Catherina Vellosa

S Amaro bat- Aos 04-10-1738 bat Roza filha leg de Jose Francisco da Silva e s/m Josefa de Araujo. Padrinhos: João Fagundes e Anna Fernandes

Provisão: 21-04-1758

 

Cotia, SP - Aos 09-05-1758 de manhã na presença das test Leandro Luiz Ferreira e Antonio Fernandes Nunes, se receberam Izidoro Vieira Gonçalves fl leg de Francisco Xavier Gonçalves de s/m Maria de Mendonça, naturais de S Paulo, np de Luiz Gonçalves nat de Parnaiba e s/m Agueda Vieira Antunes, nm de João de Mendonça Gouvea e s/m Juliana de Figueiro nat da cidade de S Paulo; com Roza Francisca de Oliveira fl leg de Joseph Rodrigues de Araujo naturais de S Amaro e s/m Josepha Rodrigues de Araujo nat de Guarulhos, np de Manoel Francisco de Oliveira nat da freg de Bom Despacho arc de Braga e s/m Anna Fernandes de Oliveira nat de S Amaro, nm de Paulo Rodrigues Carassa e s/m Izabel de Araujo nat de Conceição dos Guarulhos

 

3-2 Isabel Vieira, filha de Luiz Gonçalves e Agueda Vieira, casou com Luiz de Andrade. Isabel faleceu com testamento e foi inventariada aos 11-04-1739, quando seu marido estava “ausente na vila de Paranagua”. Deixou um único filho:

Arquivo do ESP- Inventarios n Publicados- 1739

11-04-1739- Auto de Inventario que fez o Juiz dos órfãos Coronel Manoel Antunes Bettim dos bens que ficaram por falecimento de Izabel Vieira mulher que foi de Luiz de Andrade ausente

Em casa do Cap Mathias da Silva vindo ai o juiz dos órfãos deu juramento ao dito capitão como inventariante dos bens- declarou que a defunta morreu com testamento, casada com Luiz de Andrade que estava ausente e deixou um filho menor de nome Bento

Cabela de Cazal – Luiz de Andrade ausente

Menor família – Bento de 16 anos

Termo de juramento dado a Ignacio Vieira Antunes para ser tutor dos órfãos

Entre os bens: ouro, prata lavrada, dinheiro em moeda,

Diz Ignacio Vieira Antunes como tutor e curador dos órfãos... e como Luiz de Andrade está ausente na vila de Paranagua...

3-2-1 Bento, com 16 anos em 1739, tutelado por Inacio Vieira Antunes.

 

3-3 Luiz Gonçalves com 16 para 17 anos em 1721 (inventario do pai Luiz Gonçalves Palmela). Casou primeiro com Ana Luiz do Passo também chamada Ana de Mendonça. Ana faleceu em S Paulo em 03-10-1731.

SP, SP aos 03-10-1731 faleceu Ana Luiz do Passo; deixou por seu testamenteiro seu marido Luiz Gonçalves e a seu cunhado Francisco Xavier Gonçalves.

          Luiz casou em segundas aos 12-01-1733 com Maria da Silva filha de Nicolau Pereira e Joanna Collassa, SL. 8º, 182, 5-6.

Santo Amaro Casamentos, fls 28- Aos 12-01-1733 as três da tarde feitas as denunciações nesta Igreja de S Amaro e na freguesia da cidade onde o contraente é fregues se receberam Luiz Gonçalves, o moço, filho de Luiz Gonçalves já defunto e Agueda Vieira, morador na cidade de S. Paulo; com. Maria da Silva- filha de Nicolao Pereira e Joana Colassa, moradores nesta freguesia. T: João Paes Colona e José Pinto Guedes;

Encontramos em documentos sete filhos de Luiz Gonçalves e Ana Luiz do Passo ou de Mendonça:

3-3-1 Francisca Vieira Gonçalves casou com José Dias da Rocha (ou Furtado), filho de Antonio Dias Furtado e Mecia da Rocha. Com treze filhos (organizados por ordem cronológica):

3-3-1-1 José Dias Vieira batizado aos 19-12-1743. Casou em S Amaro aos 23-01-1770 com Serafina Machado, batizada na Cotia aos 20-01-1740, filha de Pedro Domingues Barreiros e Maria do Rosario, np de Pedro Domingues Barreiros e Serafina de Afonseca ou de Oliveira, nm de Francisco Machado de Oliveira e Ana de Siqueira. Familia Clemente Alvares Cap. 1°.

Santo Amaro- Aos 19-12-1743 bat Jose filho de Jose Dias Furtado e s/m Francisca Vieira. Padrinhos: João de Mendonça cazado e Clara Domingues do Passo, viúva.

 

Cotia Batismos- aos 20-01-1740 bat Serafina, f.l. de Pedro Domingues Barreiros e Maria do Rosário – pp. Francisco Machado, casado, e Maria de Oliveira, solteira

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais -

Com o favor de Deus querem cazar Jose Dias Vieira Filho leg de Jose Dias da Rocha e s/m Francisca Vieira Glz’ com Serafina Machada fl leg de Pedro Domingues Barreiro já defunto e s/m Maria do Rosario (ele de S Amaro e ela da Cotia)

Aos 19-12-1743 bat Jose (termo muito apagado)

 

Santo Amaro Casamentos, Aos 23-01-1770 se receberam Jose Dias Vieira, filho  de Jose Dias da Rocha e Francisca Vieira Gonçalves, np de Antonio Dias furtado e Mecia da Rocha, nm de Luiz Gonçalves Vieira e Ana de Mendonça; com Serafina Machada, da Cotia, filha de Pedro Domingues Barreiros e Maria do Rosario, np de Pedro Domingues Barreiros e Serafina de Affonseca, nm de Francisco Machado de Oliveira e Ana de Siqueira,

 

3-3-1-2 João Dias Vieira, batizado em Santo Amaro aos 14-11-1745. Casou com provisão de março de 1767 com Custodia Francisca, filha de José Francisco de Oliveira e de Josefa Rodrigues Carassa,

ACMSP, Dispensas Matrimoniais- vol 790- 1767

Qiuer cazar João Dias Vrª filho de Jose Dias da Rocha e s/m Fran.ca Vrª Glz’ nat e bat na freg de S Amaro com Custodia Fran.ca filha de Jose Fran.co de Olivrª e de s/m Josefa Roiz Caraça, nat da freg de S Amaro e freguesa da Cutia

Lv bat fl 83- Aos 14-11-1745 Bat João filho de Jose Dias Furtado e s/m Francisca Vieira. Padrinhos: Antonio Blanco Raposo e Theodora Nardy todos desta freg de S Amaro

Provisão de 27-03-1767

 

Cotia, SP = João Dias Vieira e Custodia Francisca = aos 16-junho-1767 nesta matriz e freguesia da Cotia, com provisão, aos 13(sic) de junho da mesma era conferi as bençãos nupciais a João Dias Vieira e Custodia Francisca de Oliveira.

 

3-3-1-3 Ana Dias Vieira batizada em S Amaro aos 21-10-1747. Casou com provisão de 1766 com João Rodrigues da Silva, batizado no mesmo lugar aos 17-05-1744, filho de Salvador Rodrigues Maciel e Maria Nunes Pinto. C.g.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais- vol 737

30-05-1766 – Com o favor de Deus quer casar João Roiz da Silva fl leg de Salvador Rodrigues Maciel e de s/m Maria (  )Pinta já defunta com Anna Vieira da Rocha, filha leg de Joseph Dias Futado e s/m Fran.ca Vrª todos nat desta freg de S Amaro

Lv de bat desta freg fls 74v – Aos 17-05-1744 bat João filho de Salvador Rodrigues e sua mulher Maria Nunes. Padrinhos:Constantino Mendes da Silveira morador na Cid de S Paulo  solteiro e Joanna Morª fª solteira solteira do falecido Bartholomeu Saavedra moradora nesta freg de S Amaro.

Ms Lv fl 95 – Aos 21-10-1747 bat Anna fl leg de Jose Dias Furtado e Francisca Vieira desta freg. Padrinhos: o Alferes Agnacio Vieira Antunes da freg da Sé e Maria Nunes mulher de Jose da Silva de Carvalho.

3-3-1-4 Inacia, filha de José Dias da Rocha ou Furtado e Francisca Vieira, batizada em Santo Amaro aos 28-07-1749

S Amaro - Aos 28-07-1749 bat Ignacia filha leg  de Jose Dias Furtado e sua mulher Francisca Vieira. Padrinhos: Antonio Blanco e Anna de Mendonça solteira

3-3-1-5 Vicente Dias Furtado, batizado em S Amaro aos 20-05-1751. Casou aos 12-05-1772 com Gertrudes Paes, filha de Bento Pires de Oliveira e Ana Maria Nunes - familia Gaspar Nunes Sarmento.

S Amaro - Aos 20-05-1751 bat Vicente filho leg de Joseph Dias e Francisca Vieira. Padrinhos: Alferes Martinhos Rodrigues Gatto e Angela Machado mulher de Antonio Blanco Rodrigues.

 

Santo Amaro- Casamento- Aos 12-05-1772 se casaram Vicente Dias Furtado f de Jose Dias Furtado e Francisca Vieira, Np de Antonio Dias Vieira e Mecia da Rocha, nm de Luiz Gonçalves e Anna de Mendonça; com  Gertrudes Pais. f de Bento Pires e Anna Moreira, Np de Salvador de Oliveira e Josefa Paes, nm de Francisco Álvares Moreira e sua mulher Maria Nunes

 

3-3-1-6 Inacio Dias Vieira,batizado em S Amaro aos 21-05-1753. Casou na Cotia aos 30-05-1780 com Maria Domingues de Jesus filha de Agostinho Nogueira de Andrade, de Lisboa, e Rosa Maria Domingues, da Cotia.: C.g.

S Amaro - Aos 21-05-1753 bat Ignacio filho leg de Joseph Dias e s/m Francisca Vieira. Padrinhos: Francisco Cardoso de Almeida e sua consorte Izabel de Lima

 

Cotia casamentos, Aos 30-05-1780 nesta Igreja de N Sra de Monteserrate de Cotia na presença das testemunhas João Dias Vieira e Ignacio Jacinto Vieira se cazarão Ignacio Dias Vieira nat da freg desta Igreja filho de Jose Dias da Rocha nat de S Amaro e s/m Francisca Vieira nat de S Paulo, np de Antonio Dias Furtado e s/m Mecia da Rocha, nm de Luiz Gonçalves nat de S Amaro e Anna de Mendonça nat de S Amaro; e Maria Domingues de Jesus nat da freg desta Igreja, filha de Agostinho Nogueira de Andrade nat de Lisboa e s/m Roza Maria Domingues nat desta freguesia, np e nm ignoram os nomes

3-3-1-7 Maria Dias Vieira, batizada em S Amaro aos 30-10-1755. Casou aos 04-07-1775 com Antonio Pinto de Moraes filho de Victorino Domingues de Moraes e Teresa Pinto Machado, np de Teodozio Domingues de Oliveira e Maria de Siqueira, nm de Francisco Pinto Machado e Maria do Rozario. Geração em SL V. Cap 7, 82.

S Amaro - Aos 30-10-1755 bat Maria filha de Joze Dias da Rocha e s/m Francisca Vieyra. Padrinhos: Vicente de Mendonça e Rita de Mendonça solteiros filhos de João de Mendonça.

 

S Amaro - Aos 04-07-1775 de manhã nesta Matriz de S Amaro donde os contraesrtes são fregueses nas presença das testemunhas Antonio Frazam de Meyreles e Estevam Vieyra Gonalves se casaram Antonio Pinto de Morais filho de Vitorino Domingues de Morais e de s/m Maria Pinta Machada, np de Theodozio Domingues de Oliveira e s/m Maria de Siqueira, nm de Francisco Pinto Machado e s/m Maria do Rosario; com Maria Dias Vieyra filha de Joze Dias da Rocha e s/m Francisca Vieyra, np de Antonio Dias e Mecias da Rocha, nm de Luiz Gonçalves e s/m Anna de Figueiró.

3-3-1-8 Apolonia Dias Vieira batizada aos 15-04-1757. Casou com provisão de 1799 com Inacio Dias da Luz, viúvo de Maria do Rosario.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais- 1799- vol 2334

Quer cazar Ign.co Dias da Luz viuvo q ficou de Maria do Rozario freguês desta freg de S Amaro com Pelonia dias virª filha leg de Jose Dias da Rocha e de fran.ca Virª já defuntos desta freg e de presente freguês da Cotia;

Lv bat- Aos 15-04-1757 bat Apolonia filha de Jose Dias da Rocha e Francisca Vieira. Padrinhos: Bento (Alberto?) de Siqueira casado e Thereza Vieira cazada.

Lv Obitos- Aos 02-05-1799 no Bairro da Capelinha com os sacramentos da Penitencia e extrema unção faleceu Maria do Rozario natural da Cotia de idade de 40 anos cc Ignacio Dias da Luz desta freg, sem testamento sepultada dentro desta Matriz.

Provisão de 20-11-1799

3-3-1-9 Rosa Maria Vieira, batizada em S Amaro aos 30 de novembro de 1758. Casou aos 09-02-1784 com Agostinho da Silva de Siqueira filho de João da Silva de Siqueira e de Catarina da Silva, np de Severino Barreiros e Izabel da Silva, nm de Marinho Rodrigues Cubas e Maria da Silva Godoy.

Santo Amaro - Aos 30-11-1758 bat Roza Maria filha leg de Joze Dias da Rocha e s/m Francisca Vieyra. Padrinhos: Bento Joze de Salles e Maria de Miranda cazados.

 

Santo Amaro – Casamentos - Aos 09-02-1784 na presença das test Bento Joseph de Salles e Pedro de Moraes Camargo pelas quatro horas da tarde se casaram Agostinho da Silva de Siqueira filho leg de João da Silva de Siqueira e Catharina da Silva, np de Severino Barreiros e Izabel da Silva, nm de Marinho Rodrigues Cubas e Maria da Silva Godoy, naturais desta freguesia; com Roza Maria Vieira filha leg de Jose Dias da Rocha e Francisca Vieira, np de Antonio Dias Furtado e s/m Messia da Rocha e nm de Luiz Gonçalves e s/m Anna dos Passos de Mendonça nat da Cidade  de S Paulo.

3-3-1-10 Martinho Dias Vieira batizado em Santo Amaro aos 28-03-1761. Casou aos 20-04-1784 com Gertrudes Maria de Jesus, filha de Manoel Rodrigues da Silva e Izabel Maria, np. de Luiz Rodrigues da Silva, portugues, e Maria Rodrigues de Conceição dos Guarulhos, nm de Pedro Quaresma de Carvalho, de Portugal e de Antonia Domingues Requeixo.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais

17-04-1784- Quer cazar Martinhos Dias Vieira filho leg de Jose Dias da Roxa já defunto e s/m Fran.ca Virª já defunta com Gertrudes Maria de (   ) legitima de Manole Roiz da Silva e s/m (  ) Maria ambos contarentes nat e bat nesta freg de S Amaro

Lv de bat- fl 98- Aos 28-03-1761 bat Martnho filho leg de Joseph Dias da Rocha e s/m Francisca Vieira. Padrinhos: Bernardo Ribeiro e s/m Anna Pedrosa.

Lv de apensos dos Bat- Aos 29-05-1766 bat Gertrudes filha de Manoel Roiz da Sª e s/m Izabel Maria. Padrinhos: Bento Vieira cazado e Maria Domingues cazada.pp de Josefa Maria de Jesus.

 

Santo Amaro – Casamentos - Aos 20-04-1784 na presença das test Bento Vieira Gonçalves e Salvador Leonardo de Oliveira pelas 11h da manhã se casaram Martinho Dias Vieira fl de Josph Dias da Rocha e Francisca Vieira nat desta freg, np de Antonio Dias Furtado e s/m Messia da Rocha e nm de Luiz Gonçalves e s/m Anna da Silva de Mendonça  nat da Cid de S Paulo; com Gertrudes Maria de Jesus filha leg de Manuel Rodrigues da Silva nat de S Paulo e Izabel Maria nat desta, np de Luiz Rodrigues da Silva nat do Reino de Portugal e Maria Rodrigues nat de Conceição dos Guarulhos, nm de Pedro Quaresma de Carvalho nat do Reino de Portugal e Anna Requeixo  desta freguesia.

3-3-1-11 Gertrudes Dias Vieira, batizada aos 04-05-1763. Casou  em Santo Amaro aos 29-10-1783 com José Quaresma de Carvalho, filho de Francisco Rodrigues da Silva e Maria Domingues de Carvalho, np de Luiz Rodrigues da Silva de Portugal e Maria Rodrigues Pires de S Paulo, nm de Pedro Quaresma de Carvalho de Portugal e Antonia Domingues Requeixo, de Santo Amaro. C.g.

S Amaro batismos - Aos 04-05-1763 bat Gertrudes filhaleg de Joze Dias da Rocha e s/m Francisca Vieyra. Padrinhos: Braz Domingues de Siqueira casado e Maria Vieyra casada.

 

S Amaro Casamentos- Aos 29-10-1783 na presença das test Manoel Rodrigues de Carvalho e Joaquim Marianno da Costa se casaram Joseph Quaresma de Carvalho desta freguesia fl leg de Francisco Rodrigues da Silva e Maria Domingues de Carvalho, np de Luiz Rodrigues da Silva nat do Reino de Portugal e Maria Rodrigues Pires nat da Cid de S Paulo, nm de Pedro Quaresma de Carvalho nat de Portugal e Antonia Domingues Requeixo nat desta freguesia; com Gertrudes Dias Vieira nat desta freg filha leg de Joseph Dias da Rocha e Francisca Vieira, np de Antonio Dias Furtado e Mecia da Rocha, nm de Luiz Gonçalves e Anna de Mendonça.

3-3-1-12 Antonio Dias Vieira batizado em Santo Amaro aos 06-04-1765. Casou no mesmo lugar aos 07-06-1785 com Gertrudes de Oliveira, batizada aos 11-10-1766, filha de Jorge da Silva de Carvalho e Anna de Oliveira, np. de José da Silva de Carvalho e Maria Nunes, nm. de Antonio Lopes de Oliveira e de Maria Pereira.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais –

31-05-1785- Com o favor de Deus quer cazar Antonio Dias Vrª fl leg de Jose Dias da Rocha já defunto e s/m Francisca Vieira já defunta; com Gertrudes de Oli(  ) legitima de Jorge da Sylva de Carvalho e s/m Anna de Olivrª todos moradores desta freg de S Amaro.

Lv apensos dos bar fl 225- Aos 06-04-1765 bat Antonio filho de Jose Dias da Rocha e s/m Francisca Vieira. Padrinhos: Jose Luiz casado e Maria Ribeira casada

Outro lv- Aos 11-10-1766 bat Gertrudes filha de Jorge da Sª de Carvalho e s/m Anna de Oliveira. Padrinhos: Jose da Sylva de Carvalho casado e Maria Pereira casada.

 

Santo Amaro – Casamentos - Aos 07-06-1785 as duas horas da tarde se receberam Antonio Dias Vieira nat desta freg filho de Jose Dias da Rocha e s/m Francisca Vieira, np de Antonio Dias Furtado e s/m Messia da Rocha e nm de Luiz Gonçalves e s/m Anna de Mendonça; com  Gertrudes de Oliveira filha de Jorge da Silva de Carvalho e s/m Anna de Oliveira nat desta freg, np de Jose da Silva de Carvalho e s/m Maria Nunes, nm de Antonio Lopes de Oliveira e s/m Maria Pereira. Test: João Francisco da Silva e Francisco Xavier Pereira.

 

3-3-1-13 Teresa Vieira, filha de Francisca Vieira Gonçalves e José Dias da Rocha (ou Furtado) foi batizada em Santo Amaro aos 11-09-1770. Casou aos 16-02-1790 na Cotia com José Barbosa de Lima, batizado na Capela da Ajuda aos 11-08-1781, filho João Maciel Barbosa e de Maria Pires da Rocha. Jose foi primeiro casado em S Roque aos 04-02-1781 com Maria Francisca de Jesus, filha de João Pacheco Gato e Maria Domingues, com dispensa de 4º grau de consanguinidade - família Amaro Domingues, neste site.

ACMSP - Dispensas Matrimoniais- 1790

Quer cazar Jose Barbosa de Lima viuvo de Maria Fran.ca de Jesus com Th(  ) Vieira filha leg de Jose Dias da Rocha e Fran.ca Vieira ambos ja defuntos, o contraente freguês de S Roque e a contrahente nat e bat nesta freg de S Amaro de (  )te freguês da Freguesia de N Sra de Monteserrate da Cotia

Lv de bat fl 42- Aos 11-09-1770 nesta Igreja de S Amaro bat Thereza fª legª de Jose Dias da Rocha e s/m Francisca Vieira. Padrinhos: Tem Caetano Barbosa casado e Izabel Vieira m.er de Gaspar Nunes de Brito.

Lv dos falecidos f 71- Aos 05-07-1787 faleceu Maria Francisca de Jesus casada que foi com Jose Barbosa de Lima.. S Roque

 

Cotia - Aos 16-02-1790 se casaram Jose Barbosa de Lima viuvo q ficou de Maria Francisca nat de Conceição dos Guarulhos com Thereza Vieira filha de Jose Dias da Rocha e s/m Francisca Vieira np de Antonio Dias Furtado e s/m Messia da Roxa, nm de Luiz Gonçalves e s/m já (pagado) todos desta freguesia de onde a contarente he natural e freguesa.

3-3-2 Teresa Vieira Gonçalves, filha de Luiz Gonçalves e Ana Luiz do Passo, casou com Francisco Dias da Rocha, filho de Antonio Dias Furtado e Mecia da Rocha, irmão inteiro de José Dias Furtado ou da Rocha do 3-3-1 acima. Foram pais de:

3-3-2-1 Manoel Dias Vieira casou em Santo Amaro aos 14-11-1768 com Florencia Pereira da Cunha, filha de Antonio Godinho Paes e Antonia Pereira da Cunha já falecida. Np de Manoel Godinho de Souza, portugues, e Izabel Paes Tenório, nm José Pereira Evanos e Joana da Cunha. Geração em SL 8º, 185,7-1.

Santo Amaro casamentos; Aos 14-11-1768 na presença das testemunhas Cap Baltazar Rodrigues Borba e Thomas Pereira da Cunha se casaram  Manoel Dias Vieira, filho de Francisco Dias da Rocha e Tereza Vieira já falecida, np de Antonio Dias Furtado e Mecia da Rocha, nm de Luiz Gonçalves Vieira e Ana Luiz do Paço, desta; com. Florencia Pereira da Cunha, filha de Antonio Godinho Paes e  Antonia Pereira da Cunha já falecida. Np de Manoel Godinho de Souza, natural de Portugal, e Izabel Paes Tenório, nm José Pereira Evanos e Joana da Cunha.

3-3-2-2 Ana Vieira da Rocha, batizada em 04-01-1746. Casou em Santo Amaro aos 21-05-1765 com José Nunes da Silva, batizado em 26-01-1744, filho de José da Silva Carvalho e Maria Nunes. C.g.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1765

Jose Nunes da Silva e Ana Vieira da Rocha 20-maio-1765

Jose Nunes da Silva, f.l. de Jose da Silva de Carvalho e de s/m Maria Nunes = com Ana Vieira da Rocha, f.l. de Francisco Dias da Rocha e de s/m Teresa Vieira, ja defunta, Todos moradores desta freguesia de Santo Amaro.

- aos 26-janeiro-1744 bat a Jose, f.l. de Jose da Silva de Carvalho e de s/m Maria Nunes, foram padrinhos Jose de Madureira, casado e Maria Tenoria, mulhe5r de Tomas Paes, moradores nesta freguesia de Santo Anaro.

- aos 04-janeiro-1746 bat Ana, f. de Francisco Dias da Rocha e de s/m Teresa Vieira, foram padrinhos o Alf. Ignacio Vieira Antunes e Joana, solteira filha de D.os Rodrigues Leme, todos desta freguesia de Santo Amaro.

 

S Amaro- Casamentos- 21-05-1765; José Nunes da Silva, fl de José da Silva Carvalho e Maria Nunes, desta; cc. Ana Vieira da Rocha, fl de Francisco Dias da Rocha e Tereza Vieira já falecida, desta, e dos avós não souberam dizer. T: Pedro Domingues Pais e João da Silva Rocha.

 

3-3-2-3 Joaquim Dias da Rocha, batizado aos 20-07-1750. Casou na Cotia aos 26-05-1773 em 1773 com Inacia Paes filha de Francisco Xavier de Almeida e de Escolastica de Moraes Pires - familia Bento de Oliveira Pires, neste site.

S Amaro - aos 20-07-1750 bat Joaquim f leg de Francisco Dias da Rocha e s/m Thereza Vieira, Padrinhos: Francisco Maritins e Maria Domingues, solteiros. 

 

Cotia casamentos 1751 a 1775– im 129-  Aos 26-maio-1773 nesta paroquial Igreja de N Sra de Monteserrate da Cotiae testemunhas o Cap. Martinho Alvares e Francisco Alvares de Figueiro,se casaram Joaquim Dias da Roxa, natural e fregues da igreja de Santo Amaro, f. de Francisco Dias da Roxa, tambem natural da freguesia de Santo Amaro e de s/m Teresa Vieira natural da cidade de S. Paulo, neto paterno de Antonio Dias Furtado, ja defunto e de s/m Messia da Roxa ambos tambem naturais de Santo Amaro, neto materno de Luiz Gonçalves e de s/m Ana Luiz do Passo ambos naturais da cidade de S. Paulo = e Ignacia Paes, natural da freguesia da Cotia, f. de Francisco Xavier de Almeida e de s/m Escolastica de Moraes Pires, ambos naturais desta freguesia da Cotia, npaterna de João Paes de Almeida e de s/m Maria de Moura, naturais das Minas Gerais, neta materna de Jose de Moraes Pires e de s/m Izabel Gonçalves Paes, esta natural desta freguesia e aquele da cidade de S. Paulo. A contraente freguesa desta igreja da Cotia.

3-3-2-4 Ignacio Dias Vieira batizado em S Amaro aos 02-09-1752. Casou aos 26-01-1773 com Francisca Maria de Jesus, exposta de Maria do Rosario Pinto.

S Amaro - Aos 02-09-1752 bat Ignacio filho leg de Francisco Dias da Rocha es/m Thereza Vieira. Padrinhos: Joseph Leme da Silva solteiro e Francisca Vieira mulher de Joseph Dias

 

Santo Amaro casamentos; Aos 26-02-1773 as 11h da manhã nesta Igreja Matriz de S Amaro donde os contraentes são naturais e fregueses presentes as test Baltazar Domingues de Andrade e Joze Dias se cazaram Ignacio Dias Vieira fl leg de Francisci Dias da Roxa e s/m Thereza Vieira, np de Antonio Dias Furtado e s/m Mecia da Roxa, nm de Luiz Gonçalves e s/m Anna Luiz do Paço ele nat de S Paulo e os mais desta freguesia; com Francisca Maria de Jesus exposta em casa de Maria do Rozario Pinto dona viúva.

3-3-2-5 Estevão Dias Vieira, filho de Tereza Vieira e Francisco Dias da Rocha, batizado em Santo Amaro aos 09-02-1755. Casou na Cotia aos 05-11-1782 com Maria Soares do Rosario, filha de Balthasar Soares e Maria Correa da Silva, np de Felix Soares e Anna de Borba, nm de Antonio Correa de Meira e de Catharina Lopes da Silva. C.g.

S Amaro – Batismos - Aos 09-02-1755 bat Estevão filho de Francisco Dias e Thereza Dias (sic). Padrinhos: Sebastião Dias Barreiros e Maria Paes mulher de Francisco de Oliveira Pires.

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais- 1782 - Com o favor de Deos quer cazar Estevão Dias vrª filho leg.o de Francisco Dias da Rocha e Thereza Vieyra já defunta m.res e nat da freg de S.Amaro com Maria Soares do Rozario filha leg.ma de Balthazar Soares de Borba e de Maria Correa da Silva moradores e nat desta freg da Cottia

Lv Bat: Aos 08-02-175(...) anos nesta Matriz da freg da Cotia bat Maria fl de Baltazar Soares e s/m Maria Correa. Foi madrinhas Maria Josefa Mendes da Sylva casada.

 

Cotia casamentos –- Aos 05-11-1782 se casarão solenemente Estevão Dias Vieira nat de S Amaro filho de Francisco Dias da Rocha e s/m Thereza Vieira naturais de Santo Amaro, np de Antonio Dias Furtado e s/m Mecia da Roxa, nm de Luiz Gonçalves. (não sabe a naturalidade dos avós e o nome da avó materna) e Maria Soares do Rozario nat da freg desta Igreja, filha de Bathazar Soares e s/m Maria Correia da Silva.naturais dsta Freguesia, np de Feliz Soares e s/m Anna de Borba nm de Antonio Correia de Meyra e s/m Catarina Lopes da Silva nat desta.

3-3-2-6 Antonio, filho de Teresa e Francisco Dias da Rocha batizado em Santo Amaro aos 10-08-1759.

S Amaro- - Aos 10-08-1759 bat Antonio filho leg de Francisco Dias da Rocha e s/m Thereza Dias (sic). Padrinhos: Jose Rodrigues Pereyra e s/m Anna de Oliveyra Montes. .

3-3-3 Paula Vieira Gonçalves, filha de Luiz Gonçalves e Ana Luiz do Paço, faleceu solteira em S. Paulo aos 18-09-1744.

N Sra da Assunção- Obitos- Aos 18-09-1744 faleceu Paula Vieira solteira filha  leg de Luiz Gonçalves e s/m/Anna de Mendonça sepultada na Igreja de S Francisco no habito da mesma religião. Deixou missas. Testamenteiros Francisco Xavier Gonçalves e Ignacio Xavier Gonçalves

3-3-4 Estevão Vieira Gonçalves filho de Luiz Gonçalves e Ana Luiz do Paço casou aos 27-07-1747 com Angela Domingues filha de João Vaz Domingues, e Joana Pedroso Cavalheiro - família Clemente Alvares Cap. 1º.

Cotia Matrimonio - Aos 27-07-1747 se receberam Estevão Vieira Glz bat na Matriz de S Paulo filho leg de Luiz Glz e Anna Luiz, com Angela Domingues nat e bat na freg de Cotia filha leg de João Vaz Domingues e Joanna Pedrosa Cavalheira. Test: Francisco Xavier Gonçalves de S Paulo e Joseph Ortiz de Camargo da Cotia;

3-3-5 Ana Vieira Gonçalves batizada na Sé de S Paulo aos 19-07-1731, juntamente com sua irmã gêmea Maria 3-3-6 abaixo. Em 1748 tirou provisão para casar com Antonio Martins de Almeida, natural da Freguesia de Verissimo de Valbom do bispado do Porto, filho de Manoel de Almeida e Luiza Martins.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais 1747

16-10-1747 - Autos de casamento de Antonio Martins de Almeida e  Anna Vieyra Glz’

Quer cazar Antonio Miz de Almeida filho leg de Manoel de Almeida e de s/m Luiza Martins, nat e bat na freg de S. Verissimo de Balbon Bispado do Porto com Anna Vieira Gonçalves, filha leg de Luiz Gonçalves e s/m Anna de Mendonça já defuntos nat e bat nesta Se de S Paulo

Se de SP lv de bat fl 41 – Aos 19-07-1731 bat Anna e Maria gêmeas filhas de Ignacio Glz e sua mulher Anna de Mendonça. Padrinhos de Anna Josph Pinto Guedes (  ) de Mar(  ) cisco Xavier Glz’

(a margem do assento da contraente) Aos 04-09-1747 por mandado do vigrº geral Joseph de Abranches mandei este assento por equivocação- o pai das batizadas se chama Luiz Gonçalves e não Ignacio Glz.

Diz Anna de Mendonça desta cidade

Depoimento do orador- Que se chama Antonio Martins de Almeida filho leg de Manoel de Almeida e Luzia Martins da freg de Valbom do Arc do Porto, 28 anos. Veio para o Barsil com onze para doze anos, aportou na Bahia e foi para Santos onde viveu na casa de seu tio Manoel Martins Velho. A cinco ou seis anos foi para as minas de Goias duas vezes e voltou para Santos. De lá para Itu e finalmente S Paulo, sempre solteiro

 

ACMSP - Dispensas Matrimoniais 1748

Antonio Martins de Almeida e Ana Vieira Gonçalves

Autos de Justificação de desimpedido a favor de Antonio Miz de Almeida - 1748

Se fez denunciar na vila de Santos;

          Ana faleceu em S Paulo em 01-02-1781 com inventario aberto pelo viuvo no mesmo ano.

Arquivo do Estado de SP – Inventarios não publicados

Juizado dos órfãos- 1781

Inventariada: Ana Vieira Gonçalves

Inventariante: Antonio Marins de Alm.da seu marido

Que a falecida sua mulher falecera ao primeiro do mês de feve-- próximo passado sem testamento

Erdeiros

Gertrudes (Escolastica) de Almeida casada com João Domingues moradores em Curitiba

Maria (Antonia) 18 anos

Escolastica de 15 anos

Anna 12 annos

E houve ele inventariante por declarados os erdeiros

Curador dos órfãos: Antonio Nunes

14-07-1781 – Procuração que passa João Domingues Leitão para Jose Joaquim da Rocha e Manoel Jose da Encarnação para representa-lo no inventario de sua sogra

Diz João da Costa Marinho desta cidade que ele se acha casado com Maria Antonia de Jesus de Almeida filha de Antonio Martins de  Almeida e Anna Vieira Gonçalves já defunta... 26-04-1785

29-12-1804 nesta cidade de S Paulo em casas do inventariado Antonio Martins de Almeida e sendo ahi presente João Pereira de Magalhães para ser tutor dos orfãos deste inventario

14-08-1805 citei as 2 herdr.as D Escolastica e D Anna.

 

Segundo o inventario, Ana e Antonio foram pais de:

3-3-5-1 Gertrudes Escolastica de Almeida, batizada na Sé de S Paulo aos 17-02-1754. Em 1770 tirou provisão para casar, como casou, com João Domingues Leitão natural de Pousadas de Vedras, bispado de Coimbra, batizado aos 05-10-1723, filho de Simão João e Maria (Izabel) Domingues. Em 1781 moravam em Curitiba.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais 1770 vol 904

Com o favor de Deus quer cazar João Domingues Leytão filho leg de Simão João e s/m Izabel Domingues nat e bat na Freg da Conceição da vila de Redinha; com Gertrudes Escolastica de Alm.da filha leg de Na.to Martins de Almeida e s/m Ana Vieyra Gonçalves nat e bat nesta Cidade.

Catedral desta Cidade- bat- Aos 17-02-1754 bat Gertrudes filha leg de Antonio Martins de Almeida e Anna Vieira Gonçalves. Padrinhos:Antonio da Costa Lobo casado e Ignacia Maria mulher de Lopo dos Santos Serra.

25-07-1770 apareceu João Soares de Figueiredo dizendo que Gertrudes Escolastica lhe prometera casamento

João Soares de Figueiredo Cardoso nat da freg de S Miguel de Oliveira Bisp do Porto, morador nesta cidade 22 ou 23 anos.

Gertrudes Escolastica de Almeida nat desta cidade...

Certifico eu o P. Manoel Domingues Leitão vigrº desta Igreja Matriz de N Sra da Lux de Corytyba (que denunciou os oradores e não saiu impedimento algum) 08-05-1770

Diz João D.es nat de Pouzadas Vedras da Vª de Redinha Bispado de Coimbra, fº leg de Simão João e Izabel Dom.es.... cujos banhos se acham incorporados nos banhos de seu irm. Simão João Dom.es q se acham no Cartorio deste juízo

Escrivão do Cart da Vila de Paranagua revendo os autos de casam.to de Simão João – Certidão de Banhos- Simam Joam Domingues e João Domingues filhos de Simam João e s/m Izabel Domingues do lugar de Pouzadas Vedras da villa (parte superior da folha danificada).

Livro de Bat de 1723 fls 97 – Em 05-10-1723 bat o Padre M.el Domingues de Pouzadas de Vedras a Joam filho de seu cunhado Simao Joam e de sua irmam Maria Domingues. Padrinhos: Domingos Roiz e Domingas do Sacramento m.er de M.el ----

3-3-5-2 Maria Antonia de Jesus, 18 anos declarados em 1781. Casou depois com João da Costa Marinho, que pediu a legitima da mulher no inventario da sogra.

3-3-5-3 Escolastica, 15 anos declarados em 1781. Em 1805 Dona Escolastica foi citada para partilhas no inventario do pai.

3-3-4-4 Ana, com 12 anos declarados em 1781, teria nascido por 1759. Em 1805 D. Ana também foi citada no inventario do pai.

 

Encontramos nos livros de batismos da Sé de S Paulo, mais três filhas de Antonio Martins de Almeida e Ana Vieira Gonçalves, com os mesmos nomes das acima. Estas tres seriam maiores em 1781. Possivelmente morreram na infância e foram “substituídas” por irmãs homônimas mais novas.

- Maria, batizada aos 21-09-1749. Teria 31 para 32 anos em março de 1781.

N Sra da Assunção – Batismos – Aos 21-09-1749 bat Maria fl de Antonio (  ) de Almeida e sua mulher Ana Vieyra Gonçalves moradores desta. Padrinhos: Manoel da Costa Pimenta casado e Maria Josefa Velosa viúva todos moradores desta freguesia.

- Ana, batizada aos 16-09-1751, teria 30 anos em 1781

N Sra da Assunção – Batismos – Aos 16-09-1751 nesta Sé bat Anna filha de Antonio Martins de Almeida e sua mulher Anna Vieira Gonçalves. Padrinhos: Manoel de Faria Couto Angela Vieira ambos casados

- Escolastica, batizada aos 18-04-1756, 25 anos em 1781

N Sra da Assunção – Batismos – Aos 18-04-1756 bat Escolastica filha de Antonio Martins de Almeyda e sua mulher Anna Vieira. Padrinhos Francisco Pinto de Araujo solteiro e Inacia Maria Rodrigues cazada.

 

3-3-6 Maria Vieira Gonçalves, gemea de Ana 3-3-5, também batizada na Matriz de S Paulo aos 19-07-1731. Com 18 anos de idade aos 22-04-1750 quando casou com Sebastião Dias Barreiros, de 62 anos, viuvo de Sebastiana Paes, com quem foi casado por quarenta anos e que lhe deixou seis filhos, já descritos na família Nunes de Pontes Cap. 1º § 7º, neste site. Sebastião era filho de João Dias Rodrigues e Maria Barreiros, neto paterno de Pascoal Dias Rodrigues e Margarida Antunes, neto materno de Belchior Barreiros e Ana Tenória, família “Clemente Alvares” Cap.7º § 6º.

Santo Amaro – Casamentos - Aos 22-04-1750 casaram Sebastião Dias Barreiros, viuvo de Sebastiana Paes, filho de João Dias, já defunto e Maria Barreiros, com Maria Vieira, filha de Luiz Gonçalves Vieira e Ana Luiz do Paço, falecidos. T.: João Paes Colona, Francisco Xavier Gonçalves, Helena de Moraes e Maria Ribeira.

 

Santo Amaro- batismos- Aos 14-06-1687 bat Sebastião filho de João Dias e Maria Barreiros. Padrinhos: Fernão Alves  Paulina de Arzão.

          Sebastião faleceu aos 04-09-1659, com inventario aberto em 1761.

Santo Amaro – óbitos - Aos 04-09-1759 faleceo da vida presente Sebastião Dias Barreiros casado com Maria Vieira com t0dos os sacramentos de idade de setenta e tantos anos foi amortalhado em lençol e não fez testamento e foi sepultado dentro desta Igreja, onde era natural, e foi encomendado por mim e acompanhado da Cruz de fabrica ... O Vigrª Salv.or de Camargo Lima.

 

Arquivo do ESP – Inventarios não Publicados

Juizo de Orfãos- 1761 (Abertura e primeiraS declarações em papel muito estragado por traças e borrado, leitura comprometida)

Herdeiros do 1º cazal

- Antonio Dias Domingues, já de maior, auzente nas minas a anos

- Joam Dias Domingues, já de mayor, morador na freguesia de Santo Amaro

- Pedro Domingues Paes já de mayor, casado, morador na freguesia de Santo Amaro

- Belchior Domingues Paes, já de mayor casado morador na mesma freguesia

- Maria Paes (parte inferior da folha em parte rasgada, em parte borrada sendo possível ler apenas partes de palavras entre elas “deixando”) 

Salvador de dezesseis anos de idade pouco mais ou menos

Maria de idade pouco mais ou menos de (nove?) annos

Josefa de idade mais ou menos de nove annos

- Suzana Paes solteira

Filhos do segundo cazal do defunto inventariado

- Petronilla de idade pouco mais ou menos de onze anos

- Vicente de idade pouco mais ou menos de nove anos

- Joaquim de idade pouco mais ou menos de sete anos

- Luiz de idade pouco mais ou menos de quatro annos

- Francisco de idade pouco mais ou menos de trez anos

Diz o C Mor Joseph da Sylva Pontes morador na cidade de Marianna ..sendo lhe devedor o (defunto?) Sebam Dias Barreiros da freguesia de Santo Amaro....

 

29-10-1766 na vila de São Paulo no cartório em presença do escrivão apareceram Suzanna Paes herdeira de Sebastião Dias Barreiros e Joam Domingues Paes tutor dos órfãos do dito defunto e por ele ambos juntamente me foi dito em presença das testemunhas adiante nomeadas e ssignadas que como era verdade ---- (que devia)----- o dito defunto testador ao Capitão Mor Joseph da Sylva Pontes morador na Cidade de Marianna e não (hirdeyro?) no cazal com ?????? aquella ???? ????? contentes que se desse de pagamento o escravo Domingos pela sua avaliação de sincoenta e ??? mil reis... Assinam: João Domes Pais – assino a rogo de minha irma Suzana Pais  João Dias Pais

 

Diz Pedro Domingues Pais morador na freguesia de Santo Amaro que por este juízo de Orphaos se esta procedendo o Inventario dos bens que ficaram por morte e falecimento da defunta Maria Barreyra e por q por morte da dita defunta ( pagou 13.000$200 reis dos funerais seu pai Sebastião Dias Barreiros)

 

          Em 03-05-1761, Maria Vieira casou em segundas com Manoel Ferreira da Luz, natural de Guaratinguetá, filho de João Ferreira Pinto de Portugal e Maria Leme da Luz, nm de Lourenço Ribeiro Leme e Gracia de Andrade

Santo Amaro –- Aos 03-05-1761 se casaram Manoel Ferreira da Luz, natural de Guaratinguetá, fl de João Ferreira Pinto e Maria Leme da Luz, avós paternos do Reino, nm de Lourenço Ribeiro Leme e Gracia de Andrade; com Maria Vieira, fl de Luiz Gonçalves e Ana Ribeiro de Figueiró, np de João de Mendonça do Passo e Juliana Ribeira de Figueiró T: João Paes Colona e Bernardo Ribeiro.

 

Sebastião Dias Barreiros e Maria Vieira foram pais de:

3-3-6-1 Petronilha Vieira, batizada em S Amaro aos 06-06-1751. Casou aos 02-02-1766 com Salvador Mendes Moreira, filho de de Cristovão Mendes Moreira e Ana da Cunha de Guarulhos, np de Mateus Jacob e de Ignez Nunes, nm. de Antonio Pedroso de Oliveira e de Esmeria da Cunha.

06-06-1751; Petronilla; Sebastião Dias Barreiros e Maria Vieira; João Domingues Barreiros e Suzana Paes, solteiros; filhos do dito Sebastião Dias

 

Santo Amaro – Casamentos - Aos 02-02-1766 casaram Salvador Mendes Moreira, filho de Cristovão Mendes Moreira e Ana da Cunha, de Guarulhos, np de Mateus Jacob e Ines Mendes e não disseram a naturalidade, nm de Antonio Pedroso de Oliveira e Esméria da Cunha, ignoram a naturalidade; cc. Petronila Vieira, fl de Sebastião Dias Barreiros e Maria Vieira, desta, np de João Dias e Maria Barreira, nm de Luiz Gonçalves, de São Paulo e Ana de Mendonça, desta. T: Braz Domingues e Francisco Mendes de Oliveira.

3-3-6-2 Vicente Dias Vieira, batizado em S Amaro aos 26-09-1752. Casou na Cotia aos 28-09- 1770 com Teresa Francisca de Oliveira, batizada em Conceição dos Guarulhos em 25-08-1749, filha de José Francisco de Oliveira e Josepha Rodrigues Carassa, np de Manoel Francisco da Silva e Anna Fernandes, nm de Manuel Rodrigues Caraça e Izabel de Araujo.

S Amaro Batismos- Aos 26-09-1752 bat Vicente filho de Sebastião Dias Barreiros e s/m Maria Vieira. Padrinhos: Francisco de Oliveira e Florencia Paes casados, todos moradores desta freguesia.

 

ACMSP – Dispensas Matrimoniais-

28-09-1770- Com o favor de Deoz querem cazar Vicente Dias Vieyra filho leg de Sebastião Dias Barreiros e s/m Maria Vieira ambos já defuntos com Thereza Francisca filha leg de Jose Fran.co de Olivrª e sua mer Josefa Paes, Ele nat e bat em S Amaro, ela em Conceição dos Guarulhos.

Aos 25-08-1749 bat Theresa, filha de Joseph Francisco e de sua mulher Josefa Rodrigues Carassa do Bayrro de San Miguel Padrinhos: Jose Rodrigues Carassa e Domingas mulher de João da Sylva. Conceyção 27-09-1770

 

Cotia- Casamentos - Aos 05-11-1770 com as test João Dias Vieira e Antonio Francisco, se casaram Vicea filho de Sebastião Dias Barreiros e s/m Maria Vieira nat de S Amaro np de avo não sabiam o nome avo avó Barreiros, nm de Luiz Gonçalves e s/m Maria de Mendonça nt de S Paulo; com Tereza Francisca de Oliveira nat de Guarulhos e freguesa desta freguesia, filha de Joseph Francisco de Oliveira nat de S Amaro e Josepha Rodrigues de Guarulhos, np de Manoel Francisco da Silva cuja nat não sabiam e s/m Anna Fernandes nat de S Amaro, nm de Manule Rodrigues Caraça cuja nat não sabiam e Izabel de Araujo dos Guarulhos.

3-3-6-3 Joaquim Dias Vieira, batizado em Santo Amaro aos 04-08-1754. Casou na Cotia aos 10-05-1785 com Anna Ferreira, filha de Leandro Luiz Ferreira e Maria Dias, np de Francisco Luiz Tavares e Gracia Ferreira, nm de Thome Dias Gonçalves e Izabel Fernandes.

S Amaro Batismos- Aos 04-08-1754 bat Joaquim filho de Sebastião Dias Barreiros e Maria Vieira. Padrinhos: João Paes Collona e Maria de Jesus solteira filha de João Paes

 

Cotia Casamentos– Aos 10-05-1785 na presença das testemunha Mathias da Costa e Antonio Domingues Vieira se receberam Joaquim Dias Vieira filho de Sebastião Dias Barreios e s/m Maria Vieira, np se ignorava nm tb se ignorava; com Anna Ferreira filha de Leandro Luiz Ferreira e Maria Dias, np de Francisco Luiz Tavares e Gracia Ferreira nm de Thome Dias Gonçalves e Izabel Fernandes aqueles de Lisboa e os mais desta freguesia. 

3-3-6-4 Luiz Dias Vieira, batizado aos 22-08-1756 em Santo Amaro. Casou na Cotia aos 1779 com Anna Maria de Oliveira, filha de Pedro Celestino e Luzia Pereira - família Agostinho de Oliveira Costa, neste site.

S Amaro - Aos 22-08-1756 bat Luiz filho de Sebastião Dias Barreiros e s/m Maria Vieira. Padrinhos: Ambrozio Paes solteiro e Maria Paes casada.

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais- 12-06-1779-

Com o favor de Deos quer casar Luiz Dias Vieira nat de S Amaro filho leg de Sebastião Dias Barreiros e s/m Maria Vieira já defuntos; com Anna Maria de Oliveira filha leg de Pedro Celestino de Oliveira já defunto e s/m Luzia Pereira Domingues todos moradores nesta freg de N Sra de Monteserrate da Cotia.

Certidão- Aos 30-07-1762 bat Anna filha de Pedro Celestino de Oliveira e de Luzia Pereira. Padrinhos: Inofre Pereira da Sylva e Mariana Vaz Domingues.

Entre os filhos de Luiz e Ana Maria:

3-3-6-4-1 Joaquim Dias Vieira, Casou aos 12-07-1808 sua prima irmã Gertrudes Dias, natural de S. Roque, filha de Vicente Dias Vieira e Tereza Francisca 3-3-6-2 supra.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais- 01-06-1808

Dizem os oradores Joaquim Dias Vrª e G.es Dias Vr.a (que querem se casar mas precisam de dispensa de 2º grau de consanguinidade)

- Que Luiz Dias Vrª he ir. De Vicente Dias Vrª e daquele nasceo o orador e desta a oradora

Depoimento do Orador- Joaquim Dias Vieira nat e freguês da Cotia, 20 anos pouco mais ou menos (confirmou os itens)

Depoimento da Oradora-Gertrudes Dias Vieira nat de S Roque e freguesa da Cotia,

João Vieira de Moraes nat da Cotia, casado, 31 anos, parente dos oradores no 3º grau.

Francisco Pinto de Moraes, casado, (3)7 anos, parente dos oradores em grau remoto

Jeronimo Domingues Vieira, nat de S Roque e freguês da Cotia, 20 anos parente da oradora em 4º grau de consanguinidade

 

Cotia Matrimonios– Aos 12-07-1808 dispensados de segundo grau de consanguinidade transversal pelas 11h com as test Francisco Dias Vieira e Luiz Dias se receberam Joaquim Dias Vieira nat desta filho leg de Luiz Dias Vieira de S Amaro e s/m Anna Maria d’Oliveira nat desta freg, com Gertrudes Dias nat de S Roque filha de Vicente Dias nat de S Amaro e s/m Thereza Francisca da Se de S Paulo. Os avos dos contraídos se chamam Sebastião Dias e Maria Vieira de S Amaro. Pela materna o contraído é neto de Pedro Celestino e s/m Luzia Pereira desta freg; a contraída nm de Jose Francisco de Oliveira e Josefa Rodrigues.nats de S Amaro. 

3-3-6-5 Francisco Dias Vieira, batizado em Santo Amaro aos 05-11-1758. Casou na Cotia aos 28-04-1783 com Rita Pereira Domingues, filha de Pedro Celestino e Luzia Pereira Domingues, np de Pedro Nolasco de Oliveira, família Agostinho de Oliveira Costa, onde vemos que Pedro Celestino foi filho de Maria Joée de Jesus, primeira mulher de Pedro Nolasco, e não de Izabel Pereira.

S Amaro - Aos 05-11-1758 bat Francisco filho de Sebastião Dias Barreiros e s/m Maria Vieeyra. Padrinhos: Francisco Furtado de Medeiros e Helena de Crasto Leyte.

 

Cotia Matrimonios - Aos 28-05-1783 sem impedimentos na presença das testemunhas Carlos de Figueiro e João Dias Vieira se receberam Francisco Dias Vieira filho de Sebastião Dias Barreiros e s/m Maria Vieira, neto pela paterna e materna se ignoram; com Ritta Pereira Domingues filha de Pedro Selestino e Luzia Pereira Domingues, np de Pedro Nolasco e  Izabel Pereira, nm de Joseph Pereira e Marianna Vaz Domingues todos nat e freg desta freguesia.

 

3-4 Luzia Vieira 13 para 14 anos em outubro de 1721, declarados na abertura do inventario de seu pai Luiz Gonçalves Palmela.

3-5 Inacio Vieira Antunes, filho de Luiz Gonçalves e Agueda Vieira, com 12 anos em 1721. Casou com Maria da Silva Ferreira (ou de Figueiro) falecida em São Paulo aos 14-04-1774 com testamento. Capitão Inacio faleceu aos 20-09-1788 com assento escrito no livro de óbitos de Santo Amaro aos 18-01-1789.

N Sra da Assunção- óbitos – Aos 14-04-1774 faleceu Maria da Silva Ferreira faleceu com todos os sacramentos já velha da idade Maria da Silva Ferreira mulher de Inacio Vieira. Fez testamento em que deixou cem missas entre estas seis de corpo presente; foi amortathada em habito Franciscano --- sepultada na tumba da Misericordia; foi testamenteiro o dito Inacio Vieira...

 

S Amaro óbitos - Aos 27-09-1788 faleceu da vida presente sem sacrementos por ter morte repentina o Capitão Inacio Vieira Antunes viuvo q’ ficou de Maria Ferreira da Silva de idade de setenta anos pouco mais ou menos, sepultado na Ordem Terceira de S Francisco de que era irmão. Fez testamento.Do que fiz este assento aos 18-01 por causa de não constar nem saber do testamento.

Inacio e Maria foram pais de:

3-5-1 Izabel Vieira da Silva casou com Gaspar Nunes de Brito, filho de Miguel Bicudo de Brito e Ana Maria Nunes - familia Gaspar Nunes Sarmento, aí a geração.

3-5-2 Francisca Vieira da Silva batizada aos 23-10-1732 na Sé de S Paulo, casou com Antonio Bicudo de Brito irmão inteiro de Gaspar Nunes de Brito supra, com onze filhos descritos na mesma família Gaspar Nunes Sarmento.

N Sra da Assunção –- aos 23-10-1732 bat Francisca filha de Ignacio Vieira e sua mulher Maria da Silva foram padrinhos Francisco Xavier Gonçalves e Caterina de Figueyros

3-5-3 Escholastica Vieira Antunes ou da Silva, casou aos 10-01-1752 em Santo Amaro com Baltasar Rodrigues Borba filho do alferes Martinho Rodrigues Gato e Maria Machado Pinto. Com geração em SL. 7.º, 59, 5-3.

Santo Amaro casamentos - Aos 10-01-1752 se receberam Baltazar de Borba, filho do Alferes Martinho Rodrigues Gato e Maria Machado com Escolástica Vieira Antunes, filha do Capitão Inácio Vieira Antunes e Maria da Silva Ferreira. T.: Reverendos Simão Pinto Guedes e Antonio Rodrigues Villares, Ana de Oliveira e Ângela Vieira.

Entre seus filhos:

3-5-3-1 Ana Maria Vieira ou da Silva, batizada em Santo Amaro aos 02-03-1755. Casou com Balthazar Domingues de Andrade filho de João Domingues de Pontes e Inacia Maria Machado ou de Andrade. Casaram em boa fé mas depois tiveram que pedir dispensa de 4º grau de consanguinidade duplicado. Geração na família Nunes de Pontes Cap 1º, §7º.

Santo Amaro – batismos- Aos 02-03-1755 bat Ana filha de Baltazar Rodrigues Borba e Escolastica Vieira. Padrinhos: Inacio Vieira Antunes casado e Maria Machada cc Martinho Rodrigues .

 

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- 22-10-1776

Dizem B.ar Domingues de Andr.e da freg de S Amaro (casou com Anna --- e estão impedidos no 4º grau de

Consanguinidade)

Que Thereza Machada e Angela Machada foram irmãs. De Tereza Machada nasceu outra Tereza Machada e desta Ignacia Mª de Andrade e desta o suplicante B.ar Domin-- --

Que de Angela Machada nasceo Maria Machada e desta o Cap.am B.ar Roiz Borba e este gerou Anna Mªda Sª. a suplicante

Que se casaram em boa fé e a oradora está pejada

Outro impedimento:

Manoel Pinto Guedes irmão de Antº Pinto Guedes.

Manoel Pinto Guedes pai de Maria Machada mãe de Balthazar Roiz Borba pai de Anna Maria da Sª

Antonio Pinto Guedes pai de Thereza Machada mãe de Ign.ca Maia de Andr.e, mãe de Balthazar Dom.es de Andr.e

 

3-5-3-2 Maria Gertrudes Vieira ou da Silva, batizada em S Amaro aos 14-11-1756. Casou aos 13-10-1772 com Cosme da Silva Rodrigues, filho de Manoel da Silva Rodrigues e de Teresa Maria. Geração em SL 5º, 386, 6-1.

S Amaro - Aos 14-11-1756 bat Maria filha de Baltazar de Borba Gato e Escolastica Vieira. Padrinhos:Martinho Rodrigues Gato casado e Catarina de Figueiro viuva.

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais –19-09-1772

Com o favor de Deos quer casar Cosme da Sylva Roiz filho leg do el Manoel Roiz da Sylva e s/m Thereza Maria; com Maria Gertrudes Vrª da Sylva filha do Cap.am Balthezar Roiz Borba e s/m Escolastica da Sylva de S Amaro e o contarente da Sé de S Paulo.

Santo Amaro Lv bat- Aos --- de 1750 bat Co--- filho leg de Manoel da Silva e s/m Thereza de Jesus. Padrinhos: Bento Monteiro casado e Nataria Domingues, viúva q ficou de Antonio da Silva.

Ms livro- Aos 14-11-1756 nesta Matriz de S Amaro bat Maria filha de Baltazar Rodrigues Gato e s/m Escolastica Vieira. Foram padrinhos Martinho Rodrigues Gato e Catharina de Figueiro viúva.

 

S Amaro casamentos - Aos 13-10-1772 de manã ns presença das test Thomas Francisco e Vicente Ferreira da Silva se casaram Cosme da Silva Rodrigues filho leg de Vicente Manoel Rodrigues da Silva e de s/m Thereza Maria, np de Antonio da Silva e s/m Nataria Domingues, nm de Jose da Silva e s/m Anna de Moraes nat e freg desta freguesia; com Maria Gertrudes Vieira  filha leg do Capitam Balthezar Rodrigues Borba e s/m Dona Escolastica Vieira da Silva, np de Martinho Rodrigues Gato e s/m Maria Maxada nm do Capitam Ignacio Vieira Antunes e s/m Dona Maria da Silva Teixeira.

3-5-3-3 Manoel, batizado em S Amaro aos 13-05-1759

S Amaro - Aos 13-05-1759 bat Manoel filho do tenente Baltazar Rodrigues Gato e Escolastica Vieira. Padrinhos: Francoisco Xavier Gonçalves e Maria da Silva casados.

3-5-3-4 Gertrudes Maria da Silva, batizada aos 03-08-1760 em S Amaro. Em dezembro de 1775 tirou provisão para casar com seu parente Agostinho Homem de Goes filho de Thomé Homem de Góes e de Josefa Machado, casados na Cotia em 07-10-1755, neto paterno de Caetano Homem e Maria de Goes, neto materno de Pedro Machado da Silva e Ana Domingues.

S Amaro batismos v- Aos 03-08-1760 bat Gertrudes, filha de Baltazar Rodrigues Borba e Escolastica Vieira Antunes. Padrinhos: Padre Manoel de Jesus Pereira e D. Maria Mendes de ---.

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais ano 1775

Agostinho Homem de Goes e Gertrudes Maria da Silva – 09-12-1775

Dizem os oradores Agostinho Homem de Goes da Cotia e Gertrudes Maria da Silva de S Amaro (querem casar mas estão impedidos em 4º grau de consanguinidade)

- Que Marianna Machada e Angela Machada foram irmãs.

De Marianna Machada procedeo Pedro Machado e deste Josefa Machada e desta Agostinho Homem de Goes

De Angela Machada procedeo Maria Machada e desta Cap.am Belthezar Roiz Borba do qual procedeo a oradora Gertrudes Maria da Silva

Que a oradora é das principais famílias da Com.ca (e precisa casar com alguém da sua igualha)

Que o pai da oradora tem bens mas tem outras filhas para dotar e por isso não pode dar dote a altura

Que o pai da oradora é Cap.am de Cavallos e vive em diligencias...

Quer casar Agostinho Homem de Goes, f.l. do Alf. Thome Homem de Goes e de s/m Josefa Machado da Silva com D. Gertrudes Maria da Silva, f.l. do Cap. Balthazar Roiz Borba e de s/m D. Escolastica Vieira da Silva; o contraente natural da freguesia da Cotia e a contraente batizada na freguesia de Santo Amaro e freguesa da Sé de S. Paulo.

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais ano 1755

Thome Homem de Goes e Josefa Machada da Silva -

Autos de Justificação de batismo de Thome Homem de Goes - 01-outubro-1755

Filho leg. de Caetano Homem e de s/m Maria de Goes, natural e batizado na freguesia da Cotia.

Testemunhas.

Autos do Casamento 02-outubro-1755

Thome Homem de Goes, f.l. de Caetano Homem e Maria de Goes = Josefa Machada da Silva, f.l. de Pedro Machado e Silva e Ana Domingues da Silva. Todos motadores e freguess desta freguesia onde ambos os contraentes foram batizados.

= Josepha, f.l. de Pedro Machado e Ana Domingues, nasceu aos 22 de outubro de 1739, foi batizada em 28 do mesmo mes e era; foram padrinhos Duarte |Pacheco de Albuquerque e Maria Machado, casados.

Em nenhum dos livros se acha o assento do batismo do contraente. Cotia ... 1755

 

Cotia, SP aos 07-10-1755 nesta matriz e testemunhas Antonio Fernandes Nunes e Antonio Teixeira Paiva, se receberam Tome Homem de Goes, f.l. de Caetano Homem e Maria de Goes com Josefa Machada da Silva, f.l. Pedro Machado da Silva e Ana Domingues da Silva, naturais desta freguesia e dela todos fregueses.

 

3-5-3-5 Antonio Manoel Rodrigues Borba batizado aos 11-07-1762 em S Amaro. Casou na Cotia aos 05-08-1783 com sua parente Ana Teresa de Jesus, filha de Eugenio Martins de Barcellos e Rita Machado da Silva.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais – 30-05-1783

Dizem os oradores Antonio Manuel Rodrigues Borba de S Amaro e Anna Thereza de Jesus da Cotia (para casar precisam ser dispensados de 4º grau de consanguinidade)

Que Angela Machada da Silva era irmã de Marianna Machada da Silva

Que de Angela Machada nasceu Maria Machada e desta Baltazar Rodrigues Borba pay do orador.

Que de Marianna Machado nasceu Pedro Machado da Sª e deste Rita Machada da Sª e desta a oradora.

Que os oradores são pessoas nobres, o orador é tenente da Cavalari e se trata a lei de nobreza

A oradora é órfã de pay...tem 20 anos, sua may é pobre e tem mais oito filhos e não tem como dotar a oradora

Cotia – Batismo-fl 56v?  Aos (tinha lavada) de mil setecentos e sessenta e três bat Anna filha leg de Eugenio (Martins)de Barcelos e Rita Maria da Silva. Padrinhos:Pascoal Antonio de Almeida e Ignaci- de Araujo cazados. 

S Amaro Batismos- Aos onze de julho (  )centos e secenta e dois bat Antonio Manoel filho do tenente Balthezar Roiz Borba e s/m Escolastica Vrª. Padrinhos: Francisco Pereira casado e Maria Velosa da Conceição mulher de Joseph (  ) da Sª

 

Cotia – Casamentos-  Aos 05-08-1783 nesta Igreja Parochial da Senhora de Monteserrate da Cutia na presença das testemunhas Tenente João Pinto Guedes e Agostinho Homem se receberam o tenente Antonio Manoel Rodrigues Borba filho do Capitão Balthazar Rodrigues Borba e Escolastica Vieira, np de Martinho Rodrigues Gato e s/m Maria Maxada Pinta nm de Ignacio Vieira Antunes e s/m Maria da Silva de Figueiró todos de S Amaro; com Anna Thereza de Jesus filha de Eugenio Martins e s/m Rita Maxada, np de (Paulo?) Martins e s/m Roza Maria, nm de Pedro Maxado da Silva e s/m Anna Domingues de Matos todos desta Freguesia.

3-5-3-6 Escolastica Maria de Moraes batizada aos 16-05-1765. Em 1788 tirou provisão para casar com Francisco Antonio de Brito filho de Antonio Francisco de Brito e Ana Maria de Jesus.

S Amaro Aos 16-05-1765 bat Escolastica filha leg de Baltazar Rodrigues Borba e Escolastica Vieira. Padrinhos: Rev Dr João da Silva Leal e D Antonia (dobra) solteria.

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais – 1788 VOL 1786

Francico Antonio de Brito e Escolastica Maria de Moraes

Com o favor de Deos quer cazar Fran.co A--- de Brito filho leg de Antonio Fran.co de B---- e s/m Anna Maria de Jesus com Escolastica Maria de Moraes filha leg do C.am Balthezar Roiz Borba e s/m D. Escolastica Vrª o contraente freguês e nat da Se e a contraente de S Amaro.

Sé: - aos 20-12-1763 bat a Francisco, f. de Antonio Francisco de [---]to e de s/m Ana Maria de Jesus; foram padrinhos Hyeronimo de Crasto Guimarães, filho de Pedro de Crasto r de [--------]

S Amaro bat – Aos 16-05-1765 bat Escolastica filha de Balthazar Roiz ---ba e s/m Escolastica Vrª Antunes (leitura comprometida)

 

3-5-3-7 Carlos Mariano Rodrigues Borba, casou com Maria Gertrudes de Brito, filha de Antonio Francisco de Brito e Ana Maria de Jesus, ja citados. Geração em SL 7º, 60, 6-8. Entre seus filhos:

3-5-3-7-1 Antonio Manoel Rodrigues Borba batizado aos 24-01-1790. Casou na Parnaiba aos 14-09-1815 com Joaquina Maria da Anunciação ai batizada aos 08-07-1788, filha do sargento-mor José de Medeiros Sousa e de Maria Leite de Assunção.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais ano 1815–11-09-1815

Com o favor de Deos querem casar Antonio M.el Roiz Borba filho leg de Carlos Mariano Roiz Borba e Maria Gertrudes de Brito nat e bat na Cid de S Paulo com Dona Joaquina Maria da Assumpção, fa leg deo Drg.mor Joze de Medeiros e Souza e D Naria Leyte da Assumpção o contraente freguês de N Sra do Ó e a contraente de Santa Anna de Parnahiba de onde he nat e batizada.

Lv de Bat – Aos 08-07-1788 bat Joaquina filha leg do Cap Jose de Souza de Medeiros e Maria Leita da Assumção. Padrinhos: Ignacio Rodrigues Fam solteiro filho do falecido Manoel Rodrigues Fam e Izabel Maria de Oliveira mulher de Vicente João Rodrigues Fam.

Lv de bat- Aos 24-01-1790 bat Antonio filho de Carlos Mariano Rz’ Borba e Maria Gertrudes de Brito. Padrinhos: Salvador Fran.co Gomes e Anna Maria de Jesus.

 

Santana de Parnaiba - Aos 14-09-1815 pelas 9h da manhã se casou Antonio Manoel de Borba de 25 anos filho leg de Carlos Mariano Rodrigues Borba e Maria Gertrudes de Brito, np de Bathazar Rodrigues Borba e Dona Escolastica Vieira da Silva, nm de Francisco Antonio de Brito e Anna Maria de Jesus; com Anna Joaquina Maria da Anunciação 27 annos natural desta freg, filha leg do falecido Jose de Souza de Medeiros e Dona Maria Leite de Assumpção, np de Jose de Souza Nunes e Izabel de Almeida, nm do Capitão Mor Antonio Correa de Lemos e Dona Marianna Paes de (Oliveira?) já falecidos moradores no bairro do Juqueri-guaçu.. 

3-5-4 Ana Vieira da Silva, filha do Capitão Inacio Vieira Antunes e Maria da Silva Ferreira, batizada na Sé de São Paulo aos 06-05-1739, juntamente com seu irmão gêmeo Bento, 3-5-6 abaixo. Casou no mesmo lugar aos 15-01-1757 com Procópio Pinto Guedes filho de Manoel Pinto Guedes e de Angela Machado da Silva, família Pinto Guedes Cap. 3º § 6º.

          Falecendo seu marido em 1761, Ana casou em segundas núpcias aos 26-10-1762 com Cláudio Furquim de Almeida, filho de João da Cunha de Almeida e Maria Furquim da Silva (ou de Abreu).  Ana faleceu aos 17-04-1778 e Claudio em 25-05-1783. Resumos dos inventario e demais documentos na família Pinto Guedes já citada.

Ana teve duas filhas e um filho de seu primeiro marido:

3-5-4-1 Angela Vieira da Silva, já descrita na família do pai

3-5-4-2 Maria Vieira da Silva, também descrita na família Pinto Guedes

3-5-4-3 Procopio, póstumo, não sobreviveu a mãe nem foi representado no inventario dela.

Ana e Claudio tiveram um filho único:

3-5-4-4- João de Almeida e Cunha, batizado em fevereiro de 1764, casou duas vezes. Primeiro em 1784 com Leonor Custodia de Araujo, filha de Manoel Ferraz de Araujo e Isabel Pedroso Leite. Segunda vez casou em 1806 com sua cunhada Maria Rosa Ferraz. João faleceu aos 26-07-1811.

ACMSP – Dispensas matrimoniais – 1784-

João de Almeida e Cunha e Leonor Custodia de Araujo

Com o favor de Deos querem cazar (João) d- Alm.da e Cª fº leg de Claudio Furquim e s/m Anna Vrª da Sª já defuntos bat nesta freg com Leonor Custodia de Araujo filha leg do Alferes M.el Ferraz de Arº e de s/m Izabel Pedroza Leite nat e bat em Mogi das Cruzes

Lv de bat – aos 16-agosto-1763 se me apresentou uma certidão que aos qua---ze do dito mes e ano na capela da Sra Santa Ana  bat Joam filho de Claudio Furquim -------- e de s/m Anna Vieira da Silva. Padrinhos: Ignacio Vieira Antunes e s/m Maria Ferreira. S. Paulo 2? de dezembro de 1784.

Lv de bat- Aos seis de fevereiro de 1764 na Capela da Ajuda bat ( )onor filha de Manoel Ferraz de Araujo e (  )bel Pedroza Leite, padrinho Bento, solteiro, filho de Francisco da Cunha Lobo, fregues de S. Paulo e os mais desta.

 

ACMSP – Dispensas matrimoniais - 11-11-1806

Autos de justificação de Estado a favor do Tenente João de Almeida e Cunha e D. Maria Rosa Ferraz

Dizem o Ten.e João de Almeida e Cunha viuvo por óbito de D. Leonor Custodia de Arº e Dona Maria Roza Ferraz nat desta freg filha leg do Cap Manoel (Ferraz) de Arº e D Izabel Pedroza Leite (pecisam justificar que são eles mesmos, e que são livres para se casar. Que a justificante tem idade de 23? anos.

Autos de casamento a favor de Ten.e João de Almdª e Cunha e D. Maria Roza Ferraz

Acham-se cazados com fiança de banhos o Ten.e João de Alm.da Cunha viuvo q ficou por falecimento de D. Leonor Custodia de Arº, com D. Maria Roza Ferraz filha leg do Cap.am Manoel ferraz de Arº e s/m D. Izabel Pedroza Leite, ambos os contraentes nat e freg desta Cidade.

 

          Em 1817 Maria Rosa, com 39 anos declarados, tirou provisão para casar com Antonio José Fernandes, de 22 anos, natural da Freguesia de Sampaio do Arc de Braga, filho de Pedro Antonio de Souza e Tereza Soares. Em 1845, viuvo, Antonio Jose justificou seu estado de livre para casar com Gertrudes Tereza de Siqueira Bueno, de 44 anos, viúva do Sarg. Mor José Soares de Cerqueira (SL. 7º, 208, 6-5).

ACMSP – Dispensas Matrimonioais- 1817 ano.

27-junho-1817

Diz Antonio Jose Frz’ nal da Fregª de Sampaio do Arc de Braga filho leg de Pedro Antonio de Szª e s/m Thereza Soares morador nesta Cidade, e D. Maria Roza Ferraz viúva por óbito do Tem.e João de Alm.da e Cunha (querem mostrar que ele veio de sua pátria com menos de 14 anos, que tem mais de vinte e que ela é viúva)

Depondo o justificante disse ter 22 anos de idade, e vivia de seus negócios de molhados

Depoimento de Maria Rosa Ferraz, 39 anos, que é viúva sem impedimentos para se casar

Lv óbito da Se: Aos 26-07-1811 faleceo c todos os sacramentos de moléstia interior de secenta anos de idade pouco mais ou menos o Tenente João de Almeida e Cunha cc D. Maria Roza Ferraz sepultado na ordem terceira de S Francisco desta cidade.

 

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1845

Antonio Jose Fernandes e Gertrudes Teresa de Siqueira Bueno -

Autos de Justificação de estado livre 01-fevereiro-1845

Alf. Antonio Jose Fernandes, natural de Braga, viuvo de D. Maria Rosa Ferrraz = e D. Gertrudes Teresa de Siqueira Bueno, n. de Conceição de Guarulhos, viuva do Sarg. Mor Jose Soares de Cerqueira. Ambos fregueses da Sé

Testemunhas:

Depoimento do orador: Alferes Antonio Jose Fernandes, viuvo, natural de Braga, morador nesta cidade onde vive de seus negocios de fazenda seca, de idade 50 anos.

Depoimento da oradora: D. Gertrudes Teresa de Siqueira Bueno, n. da Conceição dos Guarulhos e moradora nesta cidade onde vive de seus negocios, de idade 44 anos,

Autos de Casamento -1845

 

3-5-5 Bento, gêmeo de Ana 3-5-4 supra, batizados na Sé de S Paulo aos 06-05-1739. Faleceu solteiro aos 27-12-1761.

N Sra da Assunção- - Bento e Anna gemeos – Aos 06-05-1739 bat Bento e Anna .------ filhos ---gitimos de Ign--- --eira e de sua mulher ----- Silva

 

N Sra da Assunção- óbitos – Aos 27-12-1761 faleceu da vida presente Bento ?????? Antunes solteiro filho de Ignacio Vieira Antunes e sua mulher Maria da Silva ....... O cura Antonio Tolledo de Lara

3-5-6 Angela Vieira da Silva, filha de Inacio Vieira Antunes e Maria da Silva Ferreira. Casou com provisão de fevereiro de 1766 com João Franco de Camargo, natural de Atibaia onde foi batizado em 01-07-1742, filho de Jeronimo de Camargo Pimentel e de Maria Francisca do Prado.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- 09-02-1766

Quer cazar João Franco de Camargo, nat e freguês de S João de Atibaya filho leg de Jeronimo de Camargo Pimentel e s/m Maria Francisca do Prado; Com Angela Vieira da Silva filha leg do Cap Ignacio Vieira Antunes e s/m Maria da Sª Ferrª nat e bat na freg de S Amaro e de presente freguesa da Se.

S João de Atibaya bat – Ao 01-07-1742 bat João filho de Hyeronimo de Camargo Pimentel e s/m Maria Franca. Padrinhos: João Franco Viegas e Maria da Rocha todos moradores nesta freguesia.

S Amaro bat- Aos 14-12-1750 bat Angela filha leg do Cap Ignacio Vieira Antunes e s/m Maria da Sylva. Padrinhos: Ajudante Lopo dos Santos Serra e Angela Vieira mulher do Cap Luiz Rodrigues Villares.

          Anos depois de casado, João decidiu comprar um sitio em Atibaia mas faleceu aos 13-12-1782, de mordida de cobra. Foi inventariado no ano seguinte por sua viúva que, poucos dias depois, aos 25-09-1783 pediu provisão para casar com Manoel Antonio Barreto filho de Antonio Bicudo da Silva e Maria de Jesus.

S João de Atibaia – óbitos im 150- Aos 13-12-1782 faleceu da vida presente picado de huma cobra João Franco casado com Angela Vieira freguesa de Santo Amaro o qual a pouco tinha comprado sitio nesta freguesia....

 

Arq do Estado de SP- Inventarios não Publicados- Juizo dos Orfãos 1783

Inventariado: João Franco de Camargo

Inv.te: Viuva cabeça de casal  D Angela Vieira da Sylva

18-09-1783- declarou a inventariante que seu marido falecera na Vila de S João de Atibaia em junho próximo passado digo averia dez meses mais ou menos Assinou a rogo o Cap Ignacio Vieira Antunes

Titulo dos erdeiros

Francisco de Camargo solteiro (14?) anos

Maria 10 a

Anna 8 a

Jose 6 a

Joaquim 2 a

Gertrudes 2 a

Juramento do tutor: Ignacio Vieira Antunes para ser tutor e curadorde seus netos filhos do inventariado seu genro João Franco de Camargo...

15-06-1789- Ignacio Vieira Antunes falecido, a viúva estava casada com o guarda mor Manoel Antonio Barreto, chamado a prestar conta dos órfãos. Disse que Francisco era soldado no regimento dos voluntários e os mais viviam em companhia da mãe

 

ACMSP – Dispensas Matrimoniais-25-09-1783

Com o favor de Deos quer casar Manoel Antonio Barreto filho leg de Antonio Bicudo da Sylva e s/m Maria de Jesus bt na villa de Parnaiba, com Angela Vrª da Sylva viúva de João Franco d( ) Camargo filha leg do Cap Ignacio Vieira Antunes e s/m Maria da Sylva Ferrª os contraentes fregueses desta Sé

 

          Angela faleceu em S Paulo aos 25-08-1798, e foi sepultada na Igreja do Rosario. Deixou seis filhos de seu primeiro marido, descritos em SL 1º, 340, 3-4, e apenas um do segundo leito - João Antonio Barreto - que casou com Luzia de Oliveira Prestes, família Agostinho de Oliveira Costa, neste site.

Santo Amaro - Aos 25-08-1798 faleceu na Cidade com todos os sacramentos Angela Vieira da Silva viúva de João Franco, 50 anos pouco mais ou menos, sepultada dentro da Igreja de N Sra do Rosario em habito de S Francisco, era freguesa desta paroquia.

 

Arquivo do ESP – Inventarios não Publicados – 1798

Inventariada –Angela Vieira da Silva

Autuação

Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil setecentos e noventa e oito na  Cidade de São Paulo aos doze dias do mês de Setembro do dito anno (o inventariante João Vieira de Camargo prestou juramento e declarou que a inventariada falecera aos sete dias do mesmo mes de agosto do presente ano com testamento)

Titulo dos erdeiros

Do Primeiro Matrimonio

Francisco Franco de Camargo, 30 anos

Anna cazada com Rafael Cardoso

Maria, solteira, 25 anos

José ausente

Joaquim

Gertrudes casada com o Alferes Jose de Oliveira

Do 2º matrimonio

João 15 anos

 

 

Cap 4º José Vieira Antunes

 

José Vieira Antunes, filho de Francisco Vieira Antunes e Izabel Manoel.

SL. 8, 187, 4-4 José Vieira Antunes, em 1706 estava nas minas, foi casado com Leonor de Araujo f.ª de Domingos de Araujo, de Portugal, e de Marina de Chaves.

 

Casou com Leonor de Araujo (ou Chaves), filha de Domingos de Araujo falecido em 1715 e Marina de Chaves, falecida em 1702.

SAESP inv. test ñ publicados

Inventariada Marina Chaves

Autos 04-11-1715 nesta cidade de S. Paulo

Inventariante o filho testamenteiro João de Araujo

Sua mãe falecera ha 13 anos sem testamento e seu pai falecera no fim do mes de agosto deste ano de 1715 com testamento. Ficaram cinco filhos

Francisco de Araujo Chaves = ele inventariante = Ana de Chaves cc Joao de Mattos = Leonor de Chaves cc Jose Vieira Antunes, ausente nas minas = Domingas de Chaves cc Manoel Ribeiro Simões.

José foi para as minas antes de 1705 e por lá ficou, deixando em São Paulo mulher e cinco filhos entre machos e femeas.

 

 

Cap 5º Izabel Vieira

 

Izabel Vieira, filha de Francisco Vieira Antunes e Isabel Manoel, casou com José de Abreu Fialho, que a representou no inventario do pai. Foi em sua casa que viveu e morreu Maria das Neves, cap 7º abaixo.

 

 

 

Cap 6º Francisco Vieira

 

Francisco Vieira. Provavelmente falecido sem herdeiros necessários depois dos pais e antes de 1705. Nesse ano Manoel Caminha, procurador dos Terceiros do Carmo, recebeu o dinheiro da venda do sitio de Francisco Vieira Antunes e Izabel Manoel, para reter a parte que caberia por herança a Francisco e redistribuir o restante para os demais herdeiros.

 

 

Cap 7º Maria das Neves

 

Maria das Neves já falecida quando foi distribuído o dinheiro da venda do sitio de seus pais. Recebeu sua parte o cunhado José de Abreu Fialho para ressarcimento das despesas que teve com os cuidados e o funeral de Maria das Neves.

 

 

Cap 8º Antonio Vieira

 

Antonio Vieira foi casado com Maria de Araujo, irmã de Leonor de Araujo, ambas filhas de Domingos de Araujo.

Antonio foi para as minas onde faleceu depois de seu pai e mãe. Sua parte na herança foi dividida entre a meação da mulher e a herança de um filho, que faleceu depois sem geração.

Maria de Araujo faleceu sem filhos, depois do sogro e do marido. Sua meação foi recebida por seu pai Domingos de Araujo aos 01-03-1706, quando assinou o respectivo termo de recibo e obrigação. Por falecer antes dos pais e sem filhos, não foi citada no inventario destes.

 

 

Cap 9º Ana Maria Vieira

 

Ana Maria Vieira, filha de Francisco Vieira Antunes e Isabel Manoel, Foi casada com Manoel Coelho dos Santos. Em 1706 moravam em Parati