PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

Os filhos de Francisco Rodrigues Neves e Joana Rodrigues de Oliveira

(atualizado em 22-janeiro-2015)

 

Regina Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Francisco Rodrigues Neves, nasceu na Freguesia de Santa Maria a Nova da Vila de Araras, Bispado do Porto, filho de Fulano da Silva de Figueiredo e de Tereza Rodrigues Chaves já falecidos em 1765.

 

Na primeira metade do século XVIII casou com Joana Rodrigues de Oliveira, natural  e batizada na freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, filha de João de Faria Guimarães e Catarina Rodrigues de Oliveira. Francisco e Joana estabeleceram fazenda em Conceição da Barra, junto ao Rio das Mortes Pequeno.

 

Francisco faleceu com testamento redigido na sua fazenda aos 11-06-1765, aberto aos 11-05-1766. Nele declarou sua naturalidade, filiação, o casamento com Joana e os filhos do casal. Deixou legados para os netos.

 

Joana casou segunda vez, aos 29-11-1770, com Custódio Ferreira Braga, natural da Freguesia de São Pedro de Linear Termo e Arcebispado da cidade de Braga, filho de Domingos Ferreira e de sua mulher Isabel Francisca, já falecidos em 1768.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 29-11-1770 - Matriz - 6hs da tarde, Custódio Ferreira Braga, nat e bat na Freg de S Pedro de Linar, Arc de Braga, fl de Domingos Ferreira e Izabel Francisca, já defunta. C.c. Joana Rodrigues de Oliveira, nat e bat na freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, f. de João de Faria Guimarães e Catarina Rodrigues de Oliveira, viuva de Francisco Rodrigues Neves

 

Custódio faleceu em 29-10-1786 com testamento redigido em 03-05-1778. Não teve geração legitima mas reconheceu como seus sete filhos naturais (inventário neste site). Nomeou como 4º testamenteiro Manoel Ferreira Braga, seu irmão.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas  obitos - aos 29-10-1786 faleceu Custodio Ferreira Braga casado com Joana Rodrigues de Oliveira moradores no sitio do Cajuru. Sepultado dentro da capela da Veneravel Ordem Terceira de S. Francisco desta vila.

Filhos de Custódio “todos filhos de minha escrava preta por nome Clara, nação angola”:

I- Feliciano Ferreira de Moraes, com 27 anos em 1787. 1º testamenteiro paterno.

II- Maria, solteira, com vinte e cinco anos

III- Joana, solteira, com vinte e três anos

IV- Francisco, com vinte e um anos

V- Caetana, com dezenove anos

VI- Ana Custódia, com dezesseis anos. Casou depois com Domingos d’Azedias. Pais de Marcelino Antonio de Azedias, com 25 anos em 1817.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos aos 18-04-1817 declarantes Jose Ferreira Godinho, pardo, alaiate e Bento Jose da Silva, branco , roceiro, ambos casados (...) que Marcelino Antonio de Azedias, f.l. Domingos de Azedias e Ana Custodia fora batç na ermida do Padre Jose Domingues ha cerca de 25 anos, e ignoram os padrinhos;

VII- Teresa Maria de Jesus, gêmea, casada com Germano de Almeida Silva. Pais de, q.d.:

VII-1 Flávio Antonio da Silva aos 11-11-1824 casou com Ana Teresa Pereira, filha de Venâncio Gonçalves Pereira e de Maria Teresa de Oliveira,

Boa Esperança, MG - Matriz, 11/11/1824, Flávio Antônio da Silva, f.l. de Germano Almeida Silva e de Teresa Maria de Jesus, nat. e bat. na freguesia das Lavras; e Ana Teresa Pereira, f.l. de Venâncio Gonçalves Pereira e de Maria Teresa de Oliveira, nat. e bat. nesta freguesia de Dores. Testemunhas: O Capitão José Alves de Figueiredo e João Bernardes Caminha. O Vigr° José Francisco Morato (pesq. Silvia Buttros)

 

 

Francisco e Joana tiveram nove filhos que compareceram no inventário, 1 a 9 abaixo, com idades “mais ou menos” em 1767 (inventário neste site).

 

Alem desses encontramos mais:

- Bárbara, batizada em 09-11-1750

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 09-11-1750 Barbara, f.l. Francisco Rodrigues Neves e Joana Rodrigues de Oliveira,

 

1- Maria Rodrigues de Jesus, batizada em 15-12-1737. Casou com Bento Francisco Simões, natural da freguesia de S. Salvador do Arcebispado de Braga, filho de Custódio Francisco e de Maria Francisca, da mesma freguesia.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição aos 15-12-1737 Maria, f.l. Francisco Rodrigues e Joana Rodrigues, padr.: Jose Amaral e Maria Rodrigues.

          Bento Francisco Simões casou em segundas com Ana Custódia de Jesus, natural de Baependi, filha de Antonio de Souza Ferreira e de Anna de Jesus Nogueira, neta materna de Thomé Rodrigues Nogueira do Ó e Maria Leme do Prado. Geração deste matrimônio na família “Antonio de Souza Ferreira” neste site e  SL. 6º, 401, 6-5.

 

Maria foi representada no inventário paterno pelos seis filhos de seu casal, idades “pouco mais ou menos” em 1767:

1-1 José, batizado em 27-12-1752. Com quatorze anos.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 27-12-1752 Jose, f.l. Bento Francisco Simões e Maria Rodrigues, padr.: Jose Moreira da Fonseca e Joana Rodrigues de Oliveira.

1-2 Maria, batizada em 07-07-1754. Legatária do avô materno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 07-07-1754 cap. Nazare, Maria n. aos 23-06, f.l. Bento Francisco Simões n. da freg. S. Salvador de Tayilde comarca de Guimarães Arc. Braga e Maria Rodrigues de Jesus n. vila S. João del Rei moradores desta freguesia, np Custodio Francisco e Maria Francisca nts e moradores na dita freguesia de S. Salvador, materna de Francisco Rodrigues n. de Azurar Bispado do Porto e Joana Rodrigues de Oliveira n. S. João del Rei, padr.: Miguel Nunes morador de S. João del rei e Maria Francisca Ramos mulher de Antonio Pacheco desta freguesia.

1-3 Genoveva, batizada em 16-03-1756. Legatária do avô materno.

B7:Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-03-1756 cap. da Conceição, Genoveva n. aos 28-02, f.l. Bento Francisco Simões n. da freg. de S. Salvador de Fagilde do Arc. Braga e Maria Rodrigues de Jesus n. S. João del Rei deste bispado, np Custodio Francisco e Maria Francisca nts e moradores da dita freg. de S. Salvador de Fagilde, nm Francisco Rodrigues Neves n. freg. Azurar Bispado do Porto e Joana de Oliveira n. vila de S. Jose e moradores na de S. João del Rei, padr.: Miguel Nunes Pereira e s/m Maria das Neves moradores em S. João del Rei.

1-4 Manoel, batizado em 01-01-1757.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-07-1757 cap. Sta Ana, Manoel, f.l. Bento Francisco Simões n. da freg. S. Salvador de Tagil de Ribeira de Villela Arc. Braga e Maria Rodrigues de Jesus [termo incompleto, faltando o final]

1-5 Ana, batizada em 17-06-1760. Legatária do avô materno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-06-1760 cap. Sta. Ana, Ana, f.l. Bento Francisco e Maria Roiz, padr.: Jose da Costa, casado e Maria, solteira filha do dito.

           Ana Francisca de Oliveira casou com o Alferes João de Villas Boas Pereira, filho do Capitão João de Villas Boas Pereira e Maria da Silva. Tiveram q.d:

1-5-1 Jeremias Villas Boas de Oliveira, batizado em Areias em 23-04-1797. Em 1821 requereu dispensa para se casar com Joaquina Maria de Jesus, filha de Manoel Machado de Vasconcelos e Maria da Lapa de Jesus

(pesq. Moacyr Villela) Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM -03 - 1813 a 1821 Dispensa de Impedimentos e Licença

1821- Oradores - Jeremias Villas Boas de Oliveira e Joaquina Maria de Jesus

Orador - Filho legitimo do Alferes João de Villas Boas Pereira e Ana Francisca de Oliveira, natural da Freguesia de Santa Ana das Áreas onde foi batizado na matriz daquela freguesia a 23 de abril de 1797, moravam os pais no Bairro das Áreas de Cima, neto da parte paterna do Capitão João de Villas Boas Pereira e Maria da Silva, já falecidos e pela parte materna de Bento Francisco Simões e Maria Rodrigues de Jesus. Foram padrinhos André Lopes de Lara, solteiro e Rosa de Villas Boas, mulher do Tenente Manoel Ferreira Lima da Freguesia da Paraíba Nova, os demais desta Freguesia das Áreas. - assina o vigário Joaquim Jose da Silva.

Oradora - Natural de Baependi. filha legitima de Manoel Machado de Vasconcelos e Maria da Lapa de Jesus.

O pai da oradora tem sido um dos criadores e mantenedores da Capela do Espírito Santo dos Cunquibus de Pouso Alto.

Impedimento por afinidade - cópula ilícita (não especificada);

1-6 João, dois anos em 1767. João Francisco Simões na Campanha aos 12-05-1790 casou com Maria Angelica da Silva, filha de José Rodrigues da Silva e Maria do Rosario, família Lourenço da Silva Tourinho. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 12-05-1790 nesta matriz João Francisco Simões, f.l.de Bento Francisco Simões e Maria Rodrigues de Oliveira, ja defunta, n/b na freguesia da vila de S. João del Rei = cc Maria Angelica da Silva, f.l. de Jose Rodrigues da Silva e Maria do Rosario, n/b nesta freguesia da Campanha do Rio Verde.

 

 

2- Manoel Rodrigues de Oliveira (ou Neves), batizado em 05-05-1740. Com 27 anos.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 05-05-1740 Manoel, f.l. Francisco Rodrigues Neves e Joana Rodrigues de Oliveira, padr.: Francisco Castro Costa, solteiro e Joana Tavares mulher de Manoel da Silva Frias.

 

3- Francisco Rodrigues das Neves (ou de Oliveira), 25 anos, já casado em 1766.

 

4- Luzia Rodrigues de Oliveira, casada com Antonio Alves da Silveira. Uma de suas filhas foi legatária do avô materno: “Deixo a minha neta, filha de Luzia Rodrigues e Antonio Alves, cinquenta mil réis”. Note-se que por vezes nos assentos paroquiais os apelidos de Antonio e Luzia se invertem, ele aparece como “Oliveira” e ela “Silveira

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Nazare aos 15-04-1761 Antonio Alves de Siqueira, n. freg. N. Sra do Rosario da Ilha S. ----, f.l. Manoel Domingues de Oliveira ; = cc ---- Rodrigues de Oliveira, desta, f.l. Francisco Rodrigues Neves e ---- Rodrigues de Oliveira, test.: Jose Moreira e Bento Francisco.

 

Pais de, q.d.:

4-1 Antonio, batizado em 10-12-1761.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra. da Piedade aos 10-12-1761 Antonio, f.l. Antonio Alves de Oliveira e Luzia Rodrigues de Oliveira, padr.: Jose.

4-2 Francisco, em 24-01-1762.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra. da Conceição aos 24-01-1762 Francisco, f.l. Antonio Alves da Silveira e Luzia Rodrigues da Silveira, padr.: Manoel Fernandes da Mota e Ana de Jesus, solteiros.

4-3 Ana, em 01-06-1765. provavel legatária do avô materno.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra. da Conceição aos 01-06-1765 Ana, f.l. Antonio Alves da Silveira e Luzia Rodrigues da Silveira, padr.: Custódio Ferreira e Joana Rodrigues de Oliveira avó da batizanda.

4-4  José, em 10-08-1766

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra. de Nazare aos 10-08-1766 Jose, f.l. Antonio Alves de Oliveira e Luzia Rodrigues de Oliveira, np Manoel Bittencourt Machado da freg. N. Sra do Rosario da Ilha de S. Jorge e Maria Santa do Rosario, nm Francisco Rodrigues Neves, desta e Joana Rodrigues de Oliveira, desta, padr.: Leonarda Maria das Neves desta freguesia.

4-5 Maria, em 24-01-1770.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra. de Nazare aos 24-01-1770 Maria, f.l. Antonio Alves da Silveira e Luzia Rodrigues a Silveira, padr.: Martinho Soares Portela e Helena Maria de Jesus casada com Jose Antonio Sobral.

5- Ana Rodrigues de Oliveira, batizada aos 08-01-1747 (pesquisa de Luiz Gustavo de Sillos).

Pesquisa de Luiz Gustavo de Sillos nos Microfilmes dos Livros paroquiais da Matriz do Pilar:

S. João del Rei ANA, bat. em 8/1/1747, f.a de Francisco Rodrigues Neves e Joana Rodrigues de Oliveira

Aos 15-12-1764 na Capela de Nossa Senhora da Conceição casou com José Francisco Guimarães, natural da Freguesia de S. Sebastião Comarca de Guimarães Arcebispado de Braga, filho de José Francisco e Maria de Valadares.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas; aos 15-12-1764 Capela N. Sra. da Conceição, Joseph Francisco Guimarães, n/b freg. S. Sebastião Comarca de Guimarães Arcebispado de Braga, f.l. Joseph Francisco e Maria de Valladares;= cc. Ana Rodrigues de Oliveira, n/b freg. N. Sra. do Pilar, f.l. Francisco Rodrigues Neves e Joana Rodrigues de Oliveira.

 

          José faleceu em sua casa na Fazenda Catas Altas, subúrbios do Arraial de Conceição da Barra aos 11-12-1785, com testamento onde declara naturalidade, filiação, casamento e sem geração (inventário neste site).

Ana casou segunda vez aos 09-01-1787 com Manoel da Costa Rios - família “Origens dos Carneiros e Costa Rios”. Faleceu aos 01-09-1787 e não deixou filhos de seus casamentos (inventário neste site)

 

6- Izabel Rodrigues, batizada na Matriz do Pilar aos 25-01-1749 (pesquisa de Luiz Gustavo de Sillos).

Pesquisa de Luiz Gustavo de Sillos nos microfilmes dos livros paroquiais da Matriz do Pilar:

ISABEL, bat. em 25/1/1749, f.a de Francisco Rodrigues Neves e Joana Rodrigues de Oliveira

 

Casou aos 02-05-1766 com Francisco Ribeiro da Silva, natural da Freguesia de São João de Arroia, Arcebispado de Braga, filho de Domingos Pires e Ângela Ribeira da Silva.

RMJ: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 02-05-1766 - Capela de N Sra da Conceição da Barra, Francisco Ribeiro da Silva, natural da freguesia de S. João da Vila de Guimarães do Arc. de Braga, f de Domingos Pires e Ângela Ribeira. C.c. Izabel Roiz de Oliveira, nat da Freg de N Sra do Pilar, f de Francisco Roiz Neves e Joana Roiz de Oliveira

          Francisco faleceu em Nazaré, na sua Fazenda do Ribeiro Fundo, com testamento aberto em 01-06-1801 (testamento neste site).

Tiveram a filha única:

6-1 Joaquina Rodrigues, aos 09-05-1785, casou com o Alferes Manoel Antonio Pereira de Souza, portugues, filho de Manoel Pereira de Oliveira e Ana Ribeira de Souza.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 09-05-1785 Cap. de Nazaret, Alferes Manoel Antonio Pereira e Joaquina Rodrigues. Ele f.l. de Manoel Pereira de Oliveira e Ana Ribeira(?) de Soiza, n/b na freg. de Santa Maria da ----------- Arcebispado de Braga; e ela f.l. Francisco Ribeiro da Silva e Izabel Rodrigues de Oliveira, n/b nesta

 

7- José Rodrigues de Oliveira, doze anos. Antes de 1772 “se ausentou para as Gerais”.

 

8- Antonio Rodrigues Neves, oito anos. Vivia em companhia do padrasto, como se filho fosse. Foi nomeado 3º testamenteiro do padrasto.

 

9- Joaquim Rodrigues Neves, batizado em 12-03-1764. Casou aos 20-01-1788 em S. João del Rei, com Ana Ribeiro (ou Alves) de Araújo, filha de Domingos Lopes Ribeiro e Mariana Alves de Araújo; família “Domingos Lopes Ribeiro”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição aos 12-03-1764 Joaquim, f.l. Francisco Rodrigues Neves e Joana Rodrigues de Oliveira, paer.: Francisco e Luiza, filhos de Francisco Rodrigues Neves.

 

Paróquias de SJDR - Matrimonios, 20-01-1788 - Matriz, Joaquim Rodrigues Neves, f de Francisco Rodrigues Neves e Joana Rodrigues de Oliveira; c.c. Ana Ribeiro de Araújo, f. de Domingos Lopes Ribeiro e Marianna Alves de Araújo.

 

          Joaquim casou segunda vez em São José Del Rei (Tiradentes) aos 22-02-1797 com Francisca Maria da Conceição daí natural, filha de Antonio Dias de Carvalho e Sebastiana Ferreira Brandoa

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 22-02-1797; Bom Despacho; Joaquim Rodrigues Neves; viúvo de Ana Ribeira de Araújo; = cc. Francisca Maria da Conceição; f. Antonio Dias de Carvalho e Sebastiana Ferreira Brandoa; n. São José del Rei

 

Joaquim e Ana tiveram, q.d.:

9-1 Manoel Joaquim Rodrigues, batizado em 01-12-1788, casou duas vezes. Primeira vez com Rita Inacia da Costa. Segunda vez com Francisca de Paula Souza, filha de João de Souza Monteiro de Castro e Izabel Moreira Borralho (ou de Jesus), família “Barbosa Lima” de Aiuruoca I-Cap. 11º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 01-12-1788 Manoel, f.l. Joaquim Rodrigues Neves e Ana Ribeiro de Araújo, padr.: Francisco Lopes, solteiro e sua mãe Mariana Alves de Araújo, viúva.

          Manoel testou na Fazenda do Antão do Moreira aos 7 de fevereiro de 1851, declarou filiaçlão os dois matrimônios, com geração de ambos. Seu testamento foi registrado no livro de óbitos em 31 de março do mesmo ano:

Santo Antonio do Amparo, MG Igreja Santo Antonio óbitos - Test. de Manoel Joaquim Rodrigues, f.l. Joaquim Rodrigues Neves e D. Ana Ribeira, ja falecidos. Viuvo de D. Rita Ignacia da Costa e com esta tive tres filhos, dois já falecidos e Maria Ignacia da Costa que se acha presentemente cc Jose Victor.

Fui nascido e batizado na cidade de S. João del Rei, Prov. de Minas Gerais e presentemente morador neste distrito do Sr. Bom Jesus da Cana Verde termo da vila da Oliveira. Sou c2c com D. Francisca de Paula e Souza, f.l. de João de Souza Monteiro de Castro e D. Izabel Moreira Borralhos, ja falecidos, e com este matrimonio tive uma filha por nome Izabel Martins de Souza cc Francisco Alves Garcia. Encomenda missas.

Testamenteiros em 1º Revdo João Thomas de Souza, em 2º Sr. Francisco Alves Garcia, em 3º Sr. Jose Victor.

Legados: a Joana, doente de morphea, filha de Domingas 6.000 rs = a m/afilhada Ana, f. de Antonio Monteiro, 6.000 rs = a m/afilhada Balbina f. de Jose Antunes, 6.000 rs = a m/afilhado Jose, f. do finado Manoel Martins, 6.000rs = a m/neta e afilhada Ana, filha do finado Matheus Flauzino 30.000rs. Deixo o restante da minha terça a minha filha Izabel Martins de Souza. Fazenda do Antão do Moreira aos 7 de fevereiro de 1851.

Nada mais continha. Amparo 31 de março de 1851.

Manoel e Rita Inácia tiveram três filhos, dois já falecidos.

9-1-1 Maria Inácia da Costa em 1851 estava casada com José Victor.

 

9-1-?-1 Ana, filha do falecido Mateus Flauzino, afilhada e legatária do avô Manoel Joaquim: ”a m/neta e afilhada Ana, filha do finado Matheus Flauzino 30.000 rs”.

 

Manoel e Francisca de Paula tiveram a filha única:

9-1-2 Izabel Martins de Souza casada com Francisco Alves Garcia.

 

9-2 Maria Joaquina de Jesus, natural de São João Del Rei, onde casou aos 08-01-1806 com Manoel Joaquim da Silva Villas Boas, natural de Lavras, filho do Alferes Jose Izidoro da Silva e Laureana Angelica de Toledo. Família “Vicente Ferreira da Silva”.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 08-01-1806 matriz, Manoel Joaquim da Silva Villas Boas, f.l. do Alferes Jose Izidoro da Silva e Laureana Angelica de Toledo, n/b na freguesia de Lavras do Funil; = cc. Maria Joaquina de Jesus, f.l. Joaquim Rodrigues Neves e Ana Alvares de Araujo, n/b nesta freguesia.

 

Joaquim e Francisca tiveram, q.d.:

9-3 Delfina, batizada em 04-03-1798

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos -  aos 04-03-1798 matriz, Delfina n. 17-02, f.l. Joaquim Rodrigues Neves e Francisca Maria da Conceição, padr.: Joaquim Dias de Carvalho, casado e Ana Teresa Angelica de Souza mulher de Manoel Dias de Carvalho.

9-4 Ana, aos 29-12-1803.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-12-1804 matriz, Ana n. aos 13, f.l. Joaquim Rodrigues Neves e Francisca Maria de Jesus, padr.: Thomas Alves de Aquino, casado e Ana Maria da Assunção, viuva, moradores no Arraial do Corrego da aplicação desta matriz todos.

9-5 Maria, em 27-01-1807

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos -  aos 27-01-1807 matriz, Maria n. aos 15, f.l. Joaquim Rodrigues Neves e Francisca  Maria da Conceição, padr.: Antonio Alves Ramos, casado e Ana Maria de Jesus mulher de Joaquim Dias de Carvalho, e todos desta freguesia.