PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Vovó da Capela - Os Rodrigues Gomes

(atualizado em 02-dezembro-2015)

 

 

Paulo Cezar Ribeiro Luz

 

 

Esta família Rodrigues Gomes teve início com Francisco Rodrigues Guimarães e sua mulher Ana Francisca de Jesus.

 

Ana Francisca, a “Vovó da Capela”, nasceu no Turvo termo de Aiuruoca-MG ode foi batizada aos 16-03-1770, filha de Antonio Rodrigues Gomes, natural de Santa Maria das Neves do Padroso Arc. Braga e Jacinta Rosa de Jesus, natural da Ilha do Pico casados em Aiuruoca aos 21-01-1769 com provisão, neta paterna de João Rodrigues Trute e Ana Gomes, neta materna de Antonio Francisco Pimentel e Rita Teresa de Jesus.

Aiuruoca, MG aos 16-03-1770 na Capela da Sra. do Porto bat a Ana, f.l. de Antonio Roiz Gomes e Jacinta Rosa, que nasceu em 8 do mesmo mes e ano, foram padrinhos João Roiz Gomes e Rita Teresa de Jesus.

 

Aiuruoca, MG aos 21-01-1769 na Capela da Sra do Porto do Turvo se receberam Antonio Rodrigues Gomes, f.l. de João Roiz Trute e Ana Gomes, da Freguesia de Santa Maria das Neves do Padroso Arc. Braga = E Jacinta Rosa de Jesus, f.l. de Antonio Francisco Pimentel e Rita Teresa de Jesus, n. da freguesia de N. Sra da Boa Nova da Ilha do Pico Bispado de Angra.

 

Antonio Rodrigues Gomes era irmão inteiro de João Rodrigues Gomes casado com Mariana Rosa de Jesus, família “João da Silva de Oliveira”, neste site.

 

Ascendência de Antonio e João Rodrigues Gomes

 

 

Aiuruoca, MG - Dispensas matrimonias livro misto 1774- 1797

Habilitação: Antonio Rodrigues Gomes e Jacinta Rosa de Jesus

Autuação aos 21-01-1769

Dizem Antonio Rodrigues Gomes, f.l. João Rodrigues Trute e Ana Gomes, da freg. Sta Maria das Neves de Pedroso termo dos Arcos Arc. Braga e assistente nesta freg. N. Sra. do Pilar do Ouro Preto.

Jacinta Rosa de Jesus, f.l. Antonio Francisco Pimentel e Rita Teresa de Jesus moradores no distrito da capela N. Sra do Porto do Tuvo freg. de N. Sra da Conceição da Aiuruoca

Aos 06-08-1772 João de Amorim Pereira tem legitimos embargos de nulidade a notificação como fiador e principal pagador dos justificantes Antonio Rodrigues Gomes e s/m Jacinta Rosa de Jesus (fiador das certidões de batismos e banhos - findo os prazos)

Querem se casar Antonio Rois Gomes, f.l. João Roiz Trute ja defunto e Ana Gomes moradores na freg. de Santa Maria das Neves do lugar Pedroso do Outeiro termo da ----  Valdevez comarca de Viana Arc. Braga.

Jacinta Rosa de Jesus, f.l. Antonio Francisco Pimentel e Rita Teresa de Jesus, moradores na freg. de N. Sra da Boa Nova lugar das ------ Ilha do Pico bispado de Angra, que viera da ilha do Pico de menor idade.

Testemunhas:

- João da Silva de Oliveira, q vive de sua roça e de criar gado, n. do pé de Braga freguesia de Nogueira, 54 anos, aos costumes disse nada.

- Antonio Alexandre da Cunha, n. freg. de --------- Arc. Braga e morador em vila Rica, que vive do oficio de ---- , aos costumes disse nada.

- Antonio Norberto Cunha, solteiro, n. da freg. de S. Cristovam do Couto do Bispado do Porto e morador em vila Rica, q vive  de suas cobranças de Antonio Jose de Abreu, de idade 20 anos aos costumes disse nada.

- João Coelho Moreira, solteiro n. freg. N. Sra da ---------, q vive de curar queijos, 25 anos, aos costumes disse nada.

- Manoel Francisco da Silva, q vive de sua roça e de criar gado, n. da freg. de S. João de Brito termo de Guimarães Arc. Braga.

- Bento Ribeiro Salgado, q vive de sua roça e de criar gado, n. da freg. de Santa Maria de Silvares termo de Guimarães Arc. Braga, de idade 58 anos, aos costumes disse nada.

 

Por Jacinta Rosa de Jesus, “Vovó da Capela” era sobrinha de:

- Izabel Inácia de Jesus, natural da Ilha do Pico, casou com Inácio Fernandes Chaves, natural da Borda do Campo, filho de Andre Fernandes e Ignacia dos Reis. Geração na família “André Fernandes Chaves”.

- Francisco Rodrigues Pimentel, natural de Aiuruoca-MG, casado em Barbacena aos 22-02-1786 com Tomasia Maria do Espirito Santo, filha de Manoel Pereira Balbão e Maria Fernandes.

Barbacena,MG matr. - aos 22-02-1786 na matriz da vila de S. João del Rei sem impedimentos, Francisco Rodrigues Pimentel, f.l. Antonio Francisco Pimentel e Rita Teresa de Jesus, n/b na freg. da Aiuruoca = cc Tomasia Maria do Espirito Santo, f.l. Manoel Pereira Valbão e Maria Fernandes, n/b na freg. da Borda do Campo, Test.: Antonio Rodrigues Gomes e Jose Garcia de Carvalho.

- João Rodrigues Pimentel, tambem natural de Aiuruoca. No mesmo dia que seu irmão Francisco casou com Teodora Maria Pereira irmã de Tomasia supra citada.

Barbacena,MG matr. aos 22-02-1786 na matriz da vila de S. João del Rei sem impedimentos, João Rodrigues Pimentel, f.l. Antonio Francisco Pimentel e Rita Teresa de Jesus, n/b na freg. da Aiuruoca = cc Teodora Maria Pereira,. f.l. Manoel Pereira Valbão e Maria Fernandes, n/b na freg. da Borda do Campo, Test.: Antonio Rodrigues Gomes e Jose Garcia de Carvalho.

 

Antonio Rodrigues Gomes faleceu em Barbacena aos 13-02-1797 e foi inventariado por Jacinta Rosa no mesmo ano (inventário neste site). Compareceram no inventário nove filhos, entre eles:

- Ana Francisca de Jesus, vovó da capela, casada com Francisco Rodrigues Guimarães

- Maria Vitória, batizada em 03-01-1773, casada com Sebastião Rodrigues de Carvalho.

Aiuruoca, MG aos 03-01-1773 na Capela da Sra. do Porto do Turvo bat a Maria, nascida em 18 de dezembro do ano preterito, f.l. de Antonio Rodrigues Gomes, n. da freguesia do Pedroso Arc. de Braga e de Jacinta Rosa de Jesus, n. da freguesia de N. Sra da Boa Nova da Ilha do Pico, foram padrinhos Jose de Barros Monteiro e s/m Ana Teresa, todos desta freguesia.

- Manoel batizado em 23-07-1775.

Aiuruoca, MG aos 23-07-1775 na Capela da Sra. do Porto do Turvo bat a Manoel, f.l. de Antonio Rodrigues Gomes, n. da freguesia de N. Sra das Neves do Padroso termo do Arc. de Braga e de Jacinta Rosa, natural da freguesia de N. Sra da Boa Nova da Ilha do Pico, neto paterno de João Rodrigues e de s/m Ana Gomes, naturais da dita freguesia dos Arcos de Valdevez, neto materno de Antonio Francisco Pimentel e de s/m Rita Teresa de Jesus, naturais da freguesia da Madalena ilha do Pico. Foram padrinhos João da Silva de Oliveira e Mariana Rosa mulher de Antonio Rodrigues Gomes, todos desta freguesia.

- Mariana Policena de Jesus casada com Tomás de Aquino Alves com geração na família “Gregório José Alves”.

- Joaquina Candida de São Jose casada com Diogo Jose Alves, com geração na família “Gregório José Alves”.

- Antonio Rodrigues Gomes aos 22-04-1811 casou com Maria Romana de S. Joaquim, filha de Francisco Alves Garcia e Ana Teresa de São Pedro. Geração na família “Gregório José Alves”.

 

 

Ana Francisca de Jesus foi moradora no Arraial de São Francisco de Paula, Torreões-MG, onde faleceu aos 22-06-1853, com testamento. Deixou por beneficiária sua filha Jacinta Felisbina de Jesus. Os demais herdeiros decidiram pedir a anulação do testamento, em libelo iniciado em 1858. Nele se fizeram representar filhos e netos da testadora, alegando que o testamento não seguira “as solenidades legais essenciais a sua validade nos expressos termos do Direito”.

 

Foram oito os filhos de Francisco Rodrigues Guimarães e Ana Francisca de Jesus, de acordo com o testamento desta (neste site):

1 - Manoel José Rodrigues, que segue.

2 – Antonio, batizado em 12-07-1791.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo da Cúria Arquidiocesana de Mariana - microfilme 1252365 - Livro 3 (1780-1798) - Fl. 437 - Aos 12 de julho de 1791, na capela da Sra. da Conceição da Ibitipoca, filial desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, o Padre José Ferreira Paiva, de licença minha batizou e pos os santos óleos a Antonio, inocente, filho legítimo de Francisco Rodrigues Guimarães e de Ana Francisca de Jesus. Padrinhos: Antonio Rodrigues Gomes e Antonia Vitória, todos desta freguesia, de que mandei fazer este assento, que assinei. O Vig. Agostinho Pitta de Castro.

3 - Jacinta Felisbina de Jesus, casada, “A beneficiada do testamento é sua filha Jacinta Felisbina de Jesus.”

4 - Francisco José Rodrigues, que segue.

5 – Ana, batizada em 31-04-1798

Arquivo da Cúria Arquidiocesana de Mariana - microfilme 1252365 - Livro 3 (1780-1798) - Fl. 587 - Aos 31 de abril de 1798, na capela da Sra. da Conceição da Ibitipoca, filial desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, o Padre José Ferreira Paiva, de licença minha batizou e pos os santos óleos a Ana, inocente, filha legítima de Francisco Rodrigues Guimarães e de Ana Francisca de Jesus. Padrinhos: Antonio José de Barros e Maria da Conceição, todos desta freguesia, de que mandei fazer este assento, que assinei. O Vig. Agostinho Pitta de Castro.

6 - José Rodrigues Gomes, que segue.

7 - Mariano

8 - Joaquina

 

 

1- Manoel José Rodrigues, batizado em 05-08-1789. Aos 22-04-1811 casou com Joaquina Lucia do Sacramento, filha de Francisco Alves Garcia e Ana Teresa de São Pedro. Família “Gregório José Alves”.

Arquivo da Cúria Arquidiocesana de Mariana - microfilme 1252365 - Livro 3 (1780-1798) - Fl. 416 - Aos 5 de agosto de 1789, na capela da Sra. da Conceição da Ibitipoca, filial desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, o Padre José Ferreira Paiva, de licença minha batizou e pos os santos óleos a Manoel, inocente, filho legítimo de Francisco Rodrigues _____ e de Ana Francisca de Jesus. Padrinhos: Sebastião Rodrigues de Carvalho e Jacinta Roza mulher de ________ Gomes, de que mandei fazer este assento, que assinei. O Vig. Agostinho Pitta de Castro. (pesq. Paulo Ribeiro Luz)

 

Barbacena, MG matr. - Aos 22-04-1811 capela Santa Ana do Garambeo, Manoel Jose Roiz, f.l. Francisco Roiz Guimarães e Ana Francisca de Jesus = cc Joaquina Lucia do Sacramento, f.l. Francisco Alves Gacria e Anqa Teresa. Ambos nts e bts nesta freguesia. Test.: Tomas de Aquino Alz e Anastacio Leite Ribeiro.

          Manoel era possuidor da fazenda de cultura denominada bom Retiro da Prapetinga e de duas partes de terra na fazenda do Bananal do Rio do Peixe, uma por legítima paterna e a outra por compra ao herdeiro Jose Rodrigues Silva.

          Manoel faleceu em 17-12-1822 e foi inventariado pela viúva em 03-04-1823. Seus oito órfãos foram tutelados pelo tio Francisco José Rodrigues (inventário neste site):

1-1 Francisco, 11 anos em 1823. Francisco de Assis (Alves) Rodrigues, dispensado do impedimento de consanguinidade em 2º grau (os pais eram irmãos), casou com Mariana Cândida, filha de Francisco José Rodrigues, 4-1 abaixo

inserido na dispensa de José Antonio Alves e Maria Romana -1835 (as avós são irmãs).

Cazamento de :

Francisco de Assis Rodrigues é filho legítimo de Manoel José Rodrigues e de Joaquina Lucia.

Mariana Cândida é filha de Francisco José Rodrigues e de Joaquina Maria.

Há impedimento de consangüinidade em segundo grau. Os pais são irmãos, filhos legítimos de Francisco Rodrigues Guimarães e Anna Francisca de Jesus.

 

          Em 1838, Francisco e sua mulher passaram procuração no Cartório de São Francisco de Assis do Capivara, Palma-MG, para serem representados no processo de contestação do testamento de Ana Francisca, avó paterna dele.

Pais de, q.d.:

1-1-1 Francisco, batizado aos 09-10-1842

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG - Igreja de São Francisco de Paula livro de 1842 a 1855, São Francisco de Paula, MG - batismos, aos batizei e pus os Santos Óleos, e crismei o inocente Francisco, em 09 de outubro de 1842, fo leg de Francisco de Assis e de Mariana Cândida. Padr : Francisco Antonio Rodrigues e Maria Romana de São José por procuração de Mariana Esméria de Jesus.

 

1-1-2 Luciana, batizada a 24-06-1855

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG, Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis – Palma - MG: Luciana, inocente, branca, filha legítima de Francisco de Assis Rodrigues e de Mariana Cândida de Jesus, nascida a 17 de junho de 1855, foi por mim batizada, nesta Capela de São Francisco de Assis, a 24 do dito mês e ano, padrinhos Joaquim Alves de Novaes e D. Francisca de Paula. O Cura Joaquim Nogueira Penido

1-1-3 Ana, batizada aos 10-01-1859.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis – Palma – MG. Ana, inocente, branca, filha legítima de Francisco de Assis Rodrigues e de Mariana Cândida de Jesus, nascida a 14 de novembro de 1858, foi por mim batizada, nesta Capela de São Francisco de Assis, a  10 de janeiro de 1859, padrinhos Manoel Jacintho Rodrigues e Luciana Maria de Jesus representada por sua procuradora Joaquina Lúcia de Jesus. O Cura Joaquim Nogueira Penido

 

1-2 Ana, 10 anos em 1823.

 

1-3 Manoel, 09 anos em 1823. Junto com sua irmã Maria Romana instituiu procurador para ser representado no processo de anulação do inventário da avó.

1-4 Maria, 6 anos em 1823. Maria Romana (de São José ou de Jesus) em 1835 requereu dispensa (as avós eram irmãs) para se casar com José Antonio Alves. Família “Ana Maria de Jesus - Paiva Coimbra e Pereira da Cunha”.

CÚRIA METROPOLITANA DE MARIANA-MG - DOC Nº 106.196

Processo Matrimonial - Ano de 1835 - Simão Pereira

Oradores: José Antonio Alves e Maria Romana

Pesquisa de Paulo Cezar Ribeiro Luz

Impedimento por Consagüinidade 3º Grau (as avós são irmãs)

4 de fevereiro de 1835

 

Escrevam neste anno de do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e trinta e cinco, aos quatro dias do mês de fevereiro do dito anno nesta Local Cidade de Mariana e Cartório da Mariana Episcopal onde eu escrivão e os oradores José Antonio Alves e Maria Romana da Freguesia do sião Pereira me foi apresentada uma petição despachada por sua Excellencia Reverendíssima pelo muito reverendo Ministro cônego Miguel de Noronha _________   Vigário Geral do Bispado na qual pede dispença(sic)  do Impedimento que as ligão a fim de validar licitar ___________   cazar.

 

José Antonio Alves, e Maria Romana, da Freguesia do Simão Pereira deste Bispado, tão justos para se cazar, mas obsta-lhes impedimento de consangüinidade em terceiro grau de linha transversal igual, por serem as avós dos oradores irmans.

Item – a oradora é órfã de pai em idade núbil e por isso faz fortuna em tomar este espozo este seu parente.

Item – Se não for possível o cazamento não achara a oradora outro igual ao orador

Item – Se o orador não he rico porque ________ outro quarto de terras e hum principio de negócios, porem como he ágil, ao cazar de adquirir com que intentar o ônus do matrimonio, e a oradora não foi rejeitada.

Maria Romana é órfã de pai.

 

Cazamento de :

Francisco de Assis Rodrigues é filho legítimo de Manoel José Rodrigues e de Joaquina Lucia.

Mariana Cândida é filha de Francisco José Rodrigues e de Joaquina Maria.

Há impedimento de consangüinidade em segundo grau. Os pais são irmãos, filhos legítimos de Francisco Rodrigues Guimarães e Anna Francisca de Jesus.

 

1ª testemunha – Joaquim Alves de Novaes, casado, 26 anos, vive de negócios.

Simão Pereira, 2 de janeiro de 1835

2ª Testemunha – José Antonio Alves, solteiro, 20 anos, vive de negócios. 

3 ª testemunha – Antonio Alves de Oliveira, solteiro, vive de ofício.

Em 02 de janeiro de 1835

 

          José Antonio Alves, passou procuração expedida em 2 de junho de 1858 no Cartório de São Francisco de Assis do Capivara, Palma-MG no processo de anulação do testamento de Ana Francisca de Jesus.

          Pais de, q.d.:

1-4-1 José Theodoro Ribeiro em 21-01-1859 requer dispensa do “impedimento de consangüinidade duplicada em segundo grau de linha colateral igual, o pai dele é irmão da mãe dela (José Antonio Alves é irmão de Mariana Lúcia Perpétua ” para se casar com Mariana Cândida Perpétua, 6-8 deste, aí a geração. (dispensa matrimonial neste site).

1-4-2 Mariana, batizada aos 24-08-1845

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG Igreja de São Francisco de Paula livro de 1842 a 1855, São Francisco de Paula, MG - batismos, aos Igreja de São Francisco de Paula livro de 1842 a 1855, São Francisco de Paula, MG – batismos – 24 de agosto de 1845, Mariana, fa José Antonio Alves e de Maria Romana de Jesus. Padr. Francisco de Paula Alves , por procuração que lhe deu José Joaquim Alves e José Theodoro Rodrigues.

1-4-3 Francisco, batizado em 29-10-1847.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG Igreja de São Francisco de Paula livro de 1842 a 1855, São Francisco de Paula, MG - batismos, aos 29 de outubro de 1847, Francisco, fo José Antonio Alves e de Maria Romana de São José. Padr. José Joaquim de Paula e Luciana Lúcia do Sacramento.

1-4-4 Joaquim

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) (Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis – Palma - MG) Joaquim, inocente, branco, filho legítimo de José Antonio Alves e de Maria Romana de São José, nascido a 16 de agosto de 1853, foi por mim batizado, nesta Capela de São Francisco de Assis, a 25 de setembro do dito ano, padrinhos . O Cura Joaquim Nogueira Penido

1-4-5 Cesário

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG (Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis – Palma – MG) Cesário, inocente, branco, filho legítimo de José Antonio Alves e de Maria Romana de São José, nascido a 20 de agosto de 1855, foi por mim batizado, nesta Capela de São Francisco de Assis, a 25 de setembro do dito ano, padrinhos Cesário José da Costa Lima e Guilhermina Lúcia Perpétua. O Cura Joaquim Nogueira Penido

1-4-6 João

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) (Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis – Palma – MG) - João, inocente, branco, filho legítimo de José Antonio Alves e de Maria Romana de São José, nascido 16 de dezembro a de 1857, foi por mim batizado, nesta Capela de São Francisco de Assis, a 28 do dito mês e ano, padrinhos João Francisco madeira(?) e Francisca de Paula de Jesus. O Cura Joaquim Nogueira Penido

 

1-5 Mariana, 5 anos em 1823. Mariana Esméria de Jesus aos 19-02-1844 casou com seu primo José Rodrigues Theodoro 4-2 abaixo.

1-6 Luciana, batizada em 16-06-1822, com 10 meses em 1823. Luciana Lucia (ou Maria) do Sacramento madrinha do sobrinho Francisco 1-4-2. Casou aos 24-11-1845 com José Joaquim de Paula, filho de José Joaquim Alves e Joaquina Cândida de Jesus.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Diocesana de Juiz de Fora-MG, Livro de batizados de 1817-1827 em Simão Pereira-MG, aos 16 de junho de 1822, na Capela de São Francisco de Paula de Monte Alegre do Rio do Peixe, Luciana, filha legítima de Manoel José Rodrigues e de Joaquina Lúcia do Sacramento, foram padrinhos José Joaquim de Carvalho e José Alves Garcia.

 

 (pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo da Cúria Diocesana de Juiz de Fora - (Livro de casamentos de 1842/1848- de São Francisco De Paula) 24 de novembro de 1845 - José Joaquim de Paula, filho legítimo de José Joaquim Alves e de Joaquina Cândida de Jesus, com Luciana Maria do Sacramento, filha legítima Manoel José Rodrigues, já falecido, e de Joaquina Lúcia do Sacramento, foram testemunhas Francisco José de Paula e José Amâncio de Aquino

 

          Em 1858 José Joaquim de Paula e sua mulher Luciana Maria de Jesus, passaram procuração no Cartório de São Francisco de Assis do Capivara, Palma-MG, para serem representados no processo de anulação do testamento de Ana Francisca de Jesus, na qualidade de herdeiros dela.

 

4- Capitão Francisco José Rodrigues, foi tutor de seus sobrinhos filhos de Manoel 1. Casou com Joaquina Maria de Jesus. Proprietários da Fazenda Claro na freguesia de São Francisco de Paula.

          Capitão Francisco faleceu aos 02-10-1844 e foi inventariado pela viúva em 27-11 do mesmo ano. Compareceram quatro filhos do casal, tutelados pelo tio José Rodrigues Gomes (inventário neste site):

4-1 Marianna Cândida casada com Francisco de Assis (Alves) Rodrigues 1-1 supra.

4-2 José Rodrigues Theodoro, aos 19-02-1844 casou com sua prima Mariana Esméria de Jesus, 1-5 supra. Também nomeou procurador em 1858 para representá-lo no processo de anulação do testamento da avó.

Arquivo da Cúria Diocesana de Juiz de Fora - (Livro de casamentos de 1842/1848- de São Francisco De Paula) 19 de fevereiro de 1844 - José Rodrigues Teodoro, filho legitimo de Francisco Rodrigues e de Joaquina Maria de Jesus, com Mariana Esméria de Jesus, filha legítima do falecido Manoel José Rodrigues e de Joaquina Lúcia do Sacramento, foram testemunhas Antonio Pereira da Silva e Joaquim Gonçalves Rodrigues.

 

Pais de, q.d.:

4-2-1 José, batizado aos 28-12-1845

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG Igreja de São Francisco de Paula livro de 1842 a 1855, São Francisco de Paula, MG - batismos, aos 28 de dezembro de 1845, José, fo José Rodrigues Theodoro e de Mariana Esméria de Jesus. Padr.  Francisco Rodrigues de Assis e de Joaquina Lúcia do Sacramento.

4-2-2 Joaquina, batizada em 29-08-1849

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG Igreja de São Francisco de Paula livro de 1842 a 1855, São Francisco de Paula, MG - batismos, aos 29 de agosto de 1849, Joaquina, nascida a 02 de agosto, fa José Rodrigues Theodoro e de Mariana Esméria de Jesus, np. de Capitão Francisco José Rodrigues e de Joaquina Maria de Jesus e nm. de Manoel José Rodrigues e de Joaquina Lúcia. Padr. José Joaquim de Paula Alves e Joaquina Maria de Jesus.

4-2-3 Francisco, batizado em 12-06-1853.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) (Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis – Palma - MG) Francisco, inocente, branco, filho legítimo de José Rodrigues Theodoro e de Maria Esméria de Jesus, nascido a 20 de março de 1853, foi por mim batizado, nesta Capela de São Francisco de Assis, a 12 de junho de 1853, padrinhos Joaquim José Rodrigues e Joaquina Lúcia do Sacramento. O Cura Joaquim Nogueira Penido

 

4-2-4 Maria, batizada em 24-07-1855.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) (Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis – Palma - MG) Maria, inocente, branca, filha legítima de José Rodrigues Theodoro e de Mariana Esméria de Jesus, nascida a 22 de junho de 1855, foi por mim batizada, nesta Capela de São Francisco de Assis, a 24 de julho do dito ano, padrinhos Manoel José Ribeiro e Maria Romana de São José. O Cura Joaquim Nogueira Penido

 

4-3 Joaquim José Rodrigues Gomes, com 22 anos em 1844. Aos 29-11-1845 casou com Mariana Osória de Jesus, filha de Antonio José Rodrigues e Teresa Maria de Jesus. Em 1858 assinaram procuração para serem representados no processo de anulação do testamento de Ana Francisca. No mesmo processo também se fizeram representar Antonio José Rodrigues e sua mulher Tereza Maria de Jesus, em procuração expedida em Cartório de São Francisco de Paula, Torreões-MG, como herdeiros de Ana Francisca.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo da Cúria Diocesana de Juiz de Fora - (Livro de casamentos de 1842/1848- de São Francisco De Paula) 29 de novembro de 1845 - Joaquim Rodrigues Gomes, filho legítimo do Capitão Francisco Rodrigues Gomes, já falecido, e de Joaquina Maria de Jesus, com Mariana Osória de Jesus, filha legítima de Antonio José Rodrigues e de Teresa Maria de Jesus, foram testemunhas Joaquim Alves de Novaes e Maximiano Esteves dos Reis.

 

Joaquim José e Mariana Osória foram pais de, q.d.:

4-3-1 Joaquina, batizada em 19-03-1853.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) -(Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis - Palma - MG). Joaquina, párvula, filha legítima de Joaquim José Rodrigues e de Mariana Ozória de Jesus, nascida a 23 de janeiro de 1853, foi por mim batizado, nesta Capela de São Francisco de Assis, a 19 de março do dito ano, padrinhos José Antonio Alves e Inácia Cândida Perpétua. O Cura Joaquim Nogueira Penido

4-3-2 Antonio, batizado aos 30-12-1855

Pais de (pesq. Paulo Ribeiro Luz) -(Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis - Palma - MG) - Antonio, inocente, branco, filho legítimo de Joaquim José Rodrigues e de Mariana Ozória de Jesus, nascido a 22 de dezembro de 1855, foi por mim batizado, nesta Capela de São Francisco de Assis, a 30 de dezembro do dito ano, padrinhos Joaquim José Alves e Francisca de Paula de Jesus. O Cura Joaquim Nogueira Penido

4-3-3 Maria, batizada a 29-07-1861.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz)-(Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis - Palma - MG) - Maria, párvula, branca, filha legítima de Joaquim José Rodrigues e de Maria Osória de Jesus, nascida a 5 de julho de 1861, foi por mim batizada, nesta Capela de São Francisco de Assis, a 29 do dito mês e ano, padrinhos Joaquim Alves de Paula e Mariana Cândida de Jesus . O Cura Joaquim Nogueira Penido

 

4-4 Antonio José Rodrigues, com 16 anos em 1844.

 

6- José Rodrigues Gomes, foi tutor de seus sobrinhos filhos de Francisco supra e testamenteiro materno. Casou duas vezes. Aos 23-10-1826 com Mariana Lucia Perpétua, filha de Antonio José Ribeiro e Porcina Euqueria de Jesus. Mariana faleceu em 1854 e foi inventariada pelo viúvo em 17-03-1855. Família Ana Maria de Jesus - Paiva Coimbra e Pereira da Cunha.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo da Cúria - (Livro de casamentos 1823/1863 - Simão Pereira) - 23 de outubro de 1826 - Na Capela de São Francisco de Paula - Aos vinte e três de outubro de mil oitocentos e vinte e seis o Padre José Joaquim de Carvalho assistiu ao matrimônio que contraíram José Rodrigues Gomes e Mariana Lúcia Perpétua, lhes conferiu as bênçãos nupciais, sendo testemunhas José Alves Garcia e Francisco Rodrigues Gomes e para constar faço este que assino. Vigário José Serqueira Leite.

 

          Segunda vez, “havendo completa separação de bens”, com Mariana Inocência de Souza.

          José faleceu em 15-06-1894 e foi inventariado no mesmo ano. Sem geração do segundo casamento, teve do primeiro 14 filhos (inventários de José e Mariana neste site)

6-1 Francisco Cândido Rodrigues, casado com Joaquina Lúcia do Sacramento. Em 1861 passa procuração no Distrito de São Francisco de Assis do Capivara (hoje município de Palma-MG). Em 1894 residente em Palma

6-1-1 Mariana, batizada aos 12-06-1856

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) (Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis – Palma – MG) - Mariana, inocente, branca, filha legítima de Francisco Candido Rodrigues e de Joaquina Lúcia do Sacramento, nascida a 11 de abril de 1856, foi por mim batizada, no oratório particular de José Antonio Alves, a 12 de junho do dito ano, padrinhos José Rodrigues Gomes representado por seu procurador Joaquim José Rodrigues e Maria Romana de São José. O Cura Joaquim Nogueira Penido

6-1-2 Maria, aos 01-10-1859

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) (Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis – Palma – MG) - Maria, párvula, branca, filha legítima de Francisco Candido Rodrigues e de Joaquina Lúcia do Sacramento, nascida a 1º de setembro de 1859, foi por mim batizada, nesta Igreja do Capivara, a 1º de outubro do dito ano, padrinhos José Antonio Alves e Mariana Cândida Perpétua. O Cura Joaquim Nogueira Penido

 

6-2 Maria Cândida Pérpetua aos 07-07-1845 casou com o Capitão José Anastácio da Costa Lima, filho do Capitão Marcelino Gonçalves da Costa e Gertrudes Teodora de Lima. Família “Francisco Gonçalves Costa”.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo da Cúria Diocesana de Juiz de Fora - (Livro de casamentos de 1842/1848- de São Francisco De Paula) 7 de julho de 1845 - José Anastácio da Costa Lima, filho legítimo do Capitão Marcelino Gonçalves da Costa e de Gertrudes Teodora de Lima, com Maria Cândida Perpétua, filha legítima de José Rodrigues Gomes e de Mariana Lúcia Perpétua, foram testemunhas o Sr Marcelino Gonçalves da Costa e Venâncio Ribeiro dos Reis.

 

          Em 1861 passa procuração no Distrito de São Francisco de Paula (hoje município de  Torreões). Em 1894 residente em em Juiz de Fora. Viúva em 1894, Maria era residente em Juiz de Fora. Maria Cândida ditou seu testamento na Fazenda do Claro, freguesia de São Francisco de Paula em 4 de abril de 1917. Sem geração, instituiu herdeiros os filhos de seu irmão Joaquim Calisto. Seu testamento (neste site) foi aberto em 12-03-1918.

 

6-3 Porcina Cândida Perpétua, casada com João Francisco Monteiro. Perpétua já era falecida em 1861 quando João passa procuração no Distrito de São Francisco de Assis do Capivara: “João Francisco Monteiro por cabeça de sua finada mulher Porcina Cândida Perpetua”.

          Porcina e João tiveram o filho único que a representou no inventário paterno:

6-3-1 José Monteiro de Barros, em 1894 era residente em Santo Antonio de Pádua

 

6-4 Antonio José Rodrigues Gomes, solteiro, com 20 anos em 1855. Em 1861 passa procuração no Distrito de São Francisco de Paula. Um deste nome foi casado com Maria Romana de Jesus e tiveram pelo menos:

6-4-1 Joaquim Rodrigues Gomes casou com Constança Joaquina de Oliveira, filha de Antonio Vicente de Oliveira da Fonseca e Silva e Joaquina Cândida Perpétua, 6-9-4

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) (Livro de Proclamas de São Francisco de Paula 1893 a ______ ) Folha 35v. Em 12 de junho de 1895(?), Joaquim Rodrigues Gomes, 25 anos de idade, natural e residente em São Sebastião da Cachoeira Alegre, município de Palma, filho legítimo de Antonio José Rodrigues Gomes e Dª Romana de Jesus casou com Constança Joaquina de Oliveira, com 18 aos de idade, natural de São Francisco de Paula, filha de Antonio Vicente de Oliveira e Silva e Dª Joaquina Cândida Perpetua. Testemunhas: Joaquim Calisto Rodrigues e José Rodrigues Gomes Netto

6-4-2 Cesário Rodrigues Gomes, com 21 anos em 12-06-1895, casou com sua prima Marianna Joaquina de Oliveira e Silva, filha de Antonio Vicente de Oliveira da Fonseca e Silva e Joaquina Cândida Perpétua, 6-9-5

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo Histórico da cidade de Juiz de Fora (Livro de registro de casamentos da Freguesia de São Francisco de Paula 1897) Folhas 31v 32 - 20 de outubro de 1900, em São Francisco de Paula, na casa de Theotonio de Oliveira e Silva, casou Cezario Rodrigues Gomes, 21 anos, lavrador, natural e morador de São Sebastião da Cachoeira Alegre, filho legítimo de Antonio José Rodrigues Gomes e de Dª Maria Romana de Jesus, com Marianna Joaquina de Oliveira e Silva, filha legítima de Antonio Vicente de Oliveira e Silva e de Joaquina Cândida Perpetua. Testemunhas: Barão de Monte Alto e José Rodrigues Gomes Netto

 

6-5 Guilhermina Cândida Perpetua, casada com Francisco de Paula Alves de Novaes. Em 1861 passa procuração no Distrito de São Francisco de Assis do Capivara. Em 1894 Guilhermina Cândida de Novaes, viúva, era moradora em Cataguases.

          Guilhermina e Francisco tiveram, pelo menos:

6-5-1 Mariana, batizada em 15-01-1854.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) (Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis – Palma - MG) - Mariana, inocente, branca, filha legítima de Francisco de Paula Alves e de Guilhermina Candida, nascida a 8 de novembro de 1853, foi por mim batizada, nesta Capela de São Francisco de Assis, a 15 de janeiro de 1854, padrinhos José Rodrigues Gomes representado por seu procurador Joaquim Alves de Novais e Mariana Cândida de Jesus. O Cura Joaquim Nogueira Penido

6-5-2 José, aos 27-05-1858.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) (Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis – Palma – MG) - José, inocente, branco, filho legítimo de Francisco de Paula Alves de Novaes e de Guilhermina Cândida Perpétua, nascido a 18 de agosto de 1860, foi por mim batizado, nesta Igreja do Capivara, a 27 de maio do dito ano, padrinhos Joaquim Alves de Novaes e Mariana Cândida de São José. O Cura Joaquim Nogueira Penido

 

6-6 Cezário, solteiro, com 16 anos. Cezário José Rodrigues em 1861 passa procuração no Distrito de São Francisco de Paula. Inventariante paterno, em 1894 era residente em Juiz de Fora. Casou com Maria da Gloria de Oliveira, provavel filha de José Vicente de Oliveira e Mariana Carolina do Sacramento, família “Francisco de Oliveira Braga”.

Pais de, q.d.:

6-6-1 Maria Cândida de Oliveira, com 34 anos em 08-09-1899, casou com José Teodoro Rodrigues viúvo de Mariana Candida de Oliveira, 6-10-1 abaixo.

6-6-2 Cesario Antonio Rodrigues, com 22 anos em 16-09-1898, casou com sua prima Albertina Umbelina Rodrigues, com 18 anos, 6-16-2 neste.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo Histórico da cidade de Juiz de Fora (Livro de registro de casamentos da Freguesia de São Francisco de Paula 1897) Folhas 15 e 15v - 16 de setembro de 1898, na casa de Joaquim Calisto Rodrigues, casou Cezario Antonio Rodrigues, 22 anos, lavrador, filho legítimo de Cezario José Rodrigues e de Maria da Gloria de Oliveira, com Albertina Umbelina Rodrigues, 18 anos, filha legítima de Joaquim Calisto Rodrigues e de Carlota Umbelina Rodrigues. Testemunhas: Emerenciano Antão Ribeiro

6-6-3 Maria das Dores de Oliveira, aos 16-09-1898 casou com seu primo José Joaquim de Assis Rodrigues 6-16-3 abaixo.

6-6-4 Francisca Paula de Oliveira, com 17 anos em 18-10-1898, casou com Vitor Guimarães Alves, com 20 anos, filho de Manoel de Assis Alves e Emilia Guimarães Alves.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo Histórico da cidade de Juiz de Fora (Livro de registro de casamentos da Freguesia de São Francisco de Paula 1897)Folha 16. Em 18 de outubro de 1898, em casa de Cezario José Rodrigues - São Francisco de Paula, casou Victor Guimarães Alves, 20 anos, lavrador, morador em São José do Rio Preto, filho de Manoel de Assis Alves e de Emília de Guimarães Alves, com Francisca Paula de Oliveira, 17 anos, moradora em São Francisco de Paula, filha legítima de Cezario José Rodrigues e de Maria da Glória Rodrigues. Testemunhas: José Joaquim de Assis Rodrigues e Francisco Guimarães Alves

6-6-5 Olivia Clementina de Oliveira, casou com seu primo Jovelino José Rodrigues 6-16-4.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz)  (Livro de Proclamas de São Francisco de Paula 1893 a ______ )Folha 31v. Em 15 de janeiro de 189?, Jovelino José Rodrigues com 18 anos , natural e morador na Freguesia de São Francisco de Paula, filho de Joaquim Calisto Rodrigues e de Carlota Umbelina Rodrigues casou com Olyvia Clementina de Oliveira, com 19 anos, filha de Cezario José Rodrigues e Maria da Gloria Oliveira. Testemunhas:Emerenciano Antão Ribeiro e José Assis Rodrigues.

 

6-7 Carlota, solteira, com 14 anos. Carlota Cândida Perpétua em 1861 passa procuração no Distrito de São Francisco de Paula. Em 1894 já era falecida e o viúvo Francisco Rodrigues de Oliveira - residente em Palma. Foi representada pelos filhos:

6-7-1 Teófilo Rodrigues de Oliveira, maior, residente em Pádua.

6-7-2 Francisco Alves de Oliveira, maior, residente em Palma.

6-7-3 Maria Carlota de Oliveira casada com José Theodoro Ribeiro, residente em Palma.

6-7-4 Luciana Cândida de Oliveira casada com Lindolpho Rodrigues Gomes, residente em Palma.

6-7-5 Mariana Cândida de Oliveira casada com José Theodoro Rodrigues Jr, 6-10-1 abaixo.

6-7-6 Antonio Elói de Oliveira, com 10 anos - residente em Palma.

 

6-8 Mariana Cândida Perpétua (ou Ribeiro), solteira, com 12 anos. Em 21-01-1859 requer dispensa do “impedimento de consangüinidade duplicada em segundo grau de linha colateral igual.” para se casar com José Theodoro Ribeiro 1-4-1 supra, filho de José Antonio Alves, este irmão de Mariana Lucia Pérpetua (dispensa matrimonial neste site).

          Em 1861 José Theodoro Ribeiro e Mariana Cândida passam procuração no Distrito de São Francisco de Assis do Capivara. Em 1894, viuva, Mariana era residente em Palma.

          Pais de, q.d.:

6-8-1 Cesário, batizado aos 20-07-1860.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz)Livro de batismos de 1851 a 1893, da Capela de São Francisco de Assis – Palma – MG) - Cesário, inocente, branco, filho legítimo de José Theodoro Ribeiro e de Mariana Cândida Perpétua, nascido a 24 de maio de 1860, foi por mim solenemente batizado, nesta Capela do Capivara, a 20 de julho do dito ano, padrinhos José Rodrigues Gomes representado por seu procurador Francisco Candido Rodrigues e Joaquina Lúcia do Sacramento. O Cura Joaquim Nogueira Penido

 

6-8-2 Emerenciano Antão Ribeiro, com 23 anos em 26-05-1893, casou com Constança Cândida Ferreira, com 14 anos, filha de Manoel Ribeiro Ferreira e Francisca Cândida Ferreira, 6-14-3.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) ARQUIVO MUNICIPAL DA CIDADE DE JUIZ DE FORA - 26 de maio de 1893, na freguesia de São Francisco de Paula, do Município de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, em casas de D. Maria Cândida Perpétua, casou Emerenciano Antão Ribeiro, brasileiro, solteiro, com 23 anos de idade, lavrador, natural e residente na Freguesia de São Sebastião da Cachoeira Alegre, Município de Palma, Estado de Minas Gerias, filho legítimo de José Theodoro Ribeiro, residente no Distrito de São Sebastião da Cachoeira Alegre, com Constança Cândida Ferreira, brasileira, solteira, com 14 anos, quatro meses e uns dias de idade, natural do Distrito de Santana do Deserto e residente nesta Freguesia, filha legítima de Manoel Ribeiro Ferreira e D. Francisca Cândida Ferreira, falecidos e em companhia de sua tia D. Maria Cândida Perpétua. Testemunhas: Capitão Joaquim Calisto Rodrigues e José Theodoro Ribeiro.

 

6-8-3 Antonio José Ribeiro, com 20 anos em 15-02-1896, casou com Francisca Cândida Ferreira, com 16 anos, filha de Manoel Ribeiro Ferreira e Francisca Cândida Ferreira, 6-14-4.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Distrito de Torreões, Município de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais. Certidão de casamento. Certifico que, sob o nº 224, às fls 13B, do livro 02-B de Registros de Casamentos, verifiquei que no dia 15 de fevereiro de 1896, foi feito o casamento de Antonio José Ribeiro e Francisca Cândida Ferreira, contraído perante o juiz Capitão Joaquim Calisto Rodrigues. Ele nascido no distrito de São Sebastião da Cachoeira Alegre, com 20 anos, lavrador, filho de José Theodoro Ribeiro e D. Mariana Cândida Perpétua. Ela nascida em Santana do Deserto, com 16 anos de idade, residente neste Distrito, filha de Manoel Ribeiro Ferreira e de Francisca Cândida Ferreira. (Certidão emitida em 18 de janeiro de 2005).

 

6-9 Joaquina, batizada em 22-01-1843. Joaquina Cândida Perpétua em 1861 passa procuração no Distrito de São Francisco de Paula. Casou com Antonio Vicente de Oliveira e Silva e em 1894 eram residentes em Juiz de Fora.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG Igreja de São Francisco de Paula livro de 1842 a 1855, São Francisco de Paula, MG - batismos, aos 22 de janeiro de 1843, Joaquina, fa José Rodrigues Gomes e de Mariana Lúcia Perpétua. Padr : Joaquim Rodrigues de Aquino e Joaquina Maria de Jesus.

 

          Joaquina faleceu em 20-09-1895 e foi inventariada pelo viúvo no mesmo ano. Teve, segundo seu inventário (neste site) seis filhos:

6-9-1 Guilhermina Cândida de Oliveira casada José Rodrigues Gomes Neto, residentes em Palma, Minas.

6-9-2 Antonio Rodrigues de Oliveira casado com Maria Romana de Oliveira, residente em Palma, Minas.

6-9-3 José Theodoro Rodrigues de Oliveira casado com Joaquina Lúcia de Oliveira, residentes em São Francisco de Paula, Minas. Ambos netos do Alferes José Rodrigues Gomes.

6-9-4 Constança Joaquina de Oliveira, solteira, com 16 anos em 1895. Casou com Joaquim Rodrigues Gomes 6-4-1.

6-9-5 Mariana Joaquina de Oliveira, solteira com 14 anos em 1895. Aos 20-10-1900 casou com Cesário Rodrigues Gomes 6-4-2.

6-9-6 Maria Joaquina de Oliveira e Silva, solteira, com 12 anos em 1795. Em 20-10-1900, casou com seu primo Alberto José Rodrigues 6-16-1 abaixo.

 

6-10 José, batizado em 11-08-1844. José Theodoro Rodrigues em 1861 passa procuração no Distrito de São Francisco de Paula. Em 1894 residente em Juiz de Fora

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG, Igreja de São Francisco de Paula livro de 1842 a 1855, São Francisco de Paula, MG - batismos, aos 11 de agosto de 1844, José, fo de José Rodrigues Gomes e de Mariana Lúcia Perpétua. Padr. José Joaquim Alves de Novaes e Joaquina Lúcia do Sacramento.

          Casou com Emília Mamede Ribeiro Ferreira, filha de Dâmaso Ferreira da Fonseca e Constança Umbelina da Silva, neta paterna de João Ferreira da Fonseca e Josefa Maria da Assunção, neta materna de Manoel Ribeiro Nunes e Carlota Teotonia da Silva; por Carlota bisneta de Jose Ferreira Armond e Constancia Candida Raimunda da Silva. Famílias Os Fortes de Bustamante, nota de rodapé “Carlos José da Silva” e “Ana Maria de Jesus - Paiva Coimbra e Pereira da Cunha”.

6-10-1 José Theodoro Rodrigues Junior, legatário de Constancia Cândida Raimunda da Silva, casou duas vezes. Em 1894 estava casado com Mariana Cândida de Oliveira, filha de Francisco Rodrigues de Oliveira e Carlota Cândida Perpetua, 6-7-5 supra.

Mariana Cândida foi inventariada em 1900. Deixou três filhos: Emilia com 10 anos, Maria com 4 e Carmen de 2 anos faleceu durante a inventariança materna.

Arquivo Histórico da Universidade Federal de Juiz de Fora

Ano: 1900; Grupo B; Cód: 1622;  Cx: 223-B

Inventariada: Mariana Cândida Rodrigues.

Inventariante: José Theodoro Rodrigues Junior, viúvo da inventariada.

Pesquisa de Paulo Cezar Ribeiro Luz

Local: freguesia de Santana do Deserto, Termo de Juiz de Fora.

Filhos:

1- Emília, de 10 anos de idade;

2- Maria, de 4 anos de idade;

3- Carmen, de 2 anos de idade.

A herdeira Carmen já não consta da partilha, entendendo que a mesma faleceu neste período.

Raiz:

Sítio da Reforma com 12 alqueires, com 36.000 pés de café plantados.

 

José Theodoro, com 33 anos em 08-09-1899, casou com sua prima Maria Cândida de Oliveira 6-6-1 supra.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo Histórico da cidade de Juiz de Fora (Livro de registro de casamentos da Freguesia de São Francisco de Paula 1897) Folhas 30 30v - Em 8 de setembro de 1899, na Fazenda Jacotinga, casou José Theodoro Rodrigues Junior, viúvo, 33 anos, lavrador, morador de Santana do Deserto, filho legítimo de José Theodoro Rodrigues e Emília Mamede,  com Maria Cândida de Oliveira, 34 anos, filha legítima de Cezario José Rodrigues e de Maria da Glória de Oliveira.Testemunhas: José Joaquim de Assis Rodrigues e Jovelino José Rodrigues

 

6-11 Ana, batizada em 08-02-1846, com 8 anos de idade. Em 1894 residente em Palma, Ana Cândida Perpetua estava casada com Francisco de Assis Ribeiro.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG Igreja de São Francisco de Paula livro de 1842 a 1855, São Francisco de Paula, MG - batismos, aos 08 de fevereiro de 1846, Ana, fa José Rodrigues Gomes e de Mariana Lúcia Perpétua. Padr.  José Ribeiro Nunes e Carolina Gonçalves da Costa.

6-12 Manoel, batizado em 29-08-1847. Não comparece no inventário materno (1855) e sim seu irmão abaixo.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG Igreja de São Francisco de Paula livro de 1842 a 1855, São Francisco de Paula, MG - batismos, aos 29 de agosto de 1847, Manoel, fo José Rodrigues Gomes e de Mariana Lúcia Perpétua. Padr. Joaquim Rodrigues Gomes e Mariana Osório de Jesus.

 

6-13 Manoel, batizado em 23-08-1850, com 6 anos em 1855. Em 1894 Manoel José Rodrigues Gomes,- residente em Palma.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG Igreja de São Francisco de Paula livro de 1842 a 1855, São Francisco de Paula, MG - batismos, aos 23 de agosto de 1850, Manoel, fo do Alferes José Rodrigues Gomes  e de Mariana Lúcia Perpétua, neto paterno Francisco Rodrigues Gomes e de Ana Francisca de Jesus, neto materno de Antonio José Ribeiro e de Porcina Euquéria de Jesus, padr: Comendador Joaquim de Paula e Souza e Ana Tereza de Jesus.

6-14 Francisca, batizada em 20-02-1853, com 3 anos em 1855. Francisca Cândida Ferreira casou com Manoel Ribeiro Ferreira da Fonseca, filho de Dâmaso Ferreira da Fonseca e Constança Umbelina da Silva. Família “Ana Maria de Jesus - Paiva Coimbra e Pereira da Cunha”.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Igreja de São Francisco de Paula, livro de 1842  a 1855, São Francisco de Paula, MG - batismos - 20 de fevereiro de 1853, Francisca, filha de José Rodrigues Gomes e de Mariana Perpétua da felicidade, foram padrinhos José Anastácio da Costa Lima e Porcina Cândida Perpétua.

          Ambos já falecidos em 1894, foram representados no inventário de José Rodrigues Gomes pelos quatro filhos do casal:

6-14-1 Antonio Ribeiro Ferreira, com 19 anos em 1894, residente em Juiz de Fora.

6-14-2 Manoel Ribeiro Ferreira, com 17 anos em 1894- residente em Juiz de Fora.

6-14-3 Constança Cândida Ferreira com 14 anos em 26-05-1893 casou com Emerenciano Antão Ribeiro, com 23 anos, filho de José Teodoro Ribeiro 6-8-2. Emerenciano foi tutor de seus cunhados.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) ARQUIVO MUNICIPAL DA CIDADE DE JUIZ DE FORA - 26 de maio de 1893, na freguesia de São Francisco de Paula, do Município de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, em casas de D. Maria Cândida Perpétua, casou Emerenciano Antão Ribeiro, brasileiro, solteiro, com 23 anos de idade, lavrador, natural e residente na Freguesia de São Sebastião da Cachoeira Alegre, Município de Palma, Estado de Minas Gerias, filho legítimo de José Theodoro Ribeiro, residente no Distrito de São Sebastião da Cachoeira Alegre, com Constança Cândida Ferreira, brasileira, solteira, com 14 anos, quatro meses e uns dias de idade, natural do Distrito de Santana do Deserto e residente nesta Freguesia, filha legítima de Manoel Ribeiro Ferreira e D. Francisca Cândida Ferreira, falecidos e em companhia de sua tia D. Maria Cândida Perpétua. Testemunhas: Capitão Joaquim Calisto Rodrigues e José Theodoro Ribeiro.

 

6-14-4 Francisca Cândida Ferreira com 13 anos em 1894, residente em Juiz de Fora. Aos 15-02-1896 casou com Antonio José Ribeiro, filho de José Teodoro Ribeiro e Mariana Cândida Perpétua. 6-8-3.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Distrito de Torreões, Município de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais. Certidão de casamento. Certifico que, sob o nº 224, às fls 13B, do livro 02-B de Registros de Casamentos, verifiquei que no dia 15 de fevereiro de 1896, foi feito o casamento de Antonio José Ribeiro e Francisca Cândida Ferreira, contraído perante o juiz Capitão Joaquim Calisto Rodrigues. Ele nascido no distrito de São Sebastião da Cachoeira Alegre, com 20 anos, lavrador, filho de José Theodoro Ribeiro e D. Mariana Cândida Perpétua. Ela nascida em Santana do Deserto, com 16 anos de idade, residente neste Distrito, filha de Manoel Ribeiro Ferreira e de Francisca Cândida Ferreira. (Certidão emitida em 18 de janeiro de 2005)

 

6-15 José, batizado em 20-02-1853. Não comparece no inventário materno (1855) e sim seu irmão mais velho.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Cúria Metropolitana de Juiz de Fora-MG Igreja de São Francisco de Paula livro de 1842 a 1855, São Francisco de Paula, MG - batismos, aos 20 de fevereiro de 1853, José, fo do Alferes José Rodrigues Gomes e de Mariana Perpétua da Felicidade, padr.: José Anastácio da Costa Lima e Porcina Cândida Perpétua .

 

6-16 Joaquim, com 6 meses em 1855. Capitão Joaquim Calisto Rodrigues, residente em Juiz de Fora em 1894, casado com Carlota Umbelina Ferreira da Silva, filha de Damaso Ferreira da Fonseca e Constança Umbelina da Silva, já citados.

          Os filhos do casal foram legatários da tia Maria Cândida Perpétua 6-2 supra (testamento 4-04-1917): “um conto de réis a Alberto José Rodrigues, além de igual parte aos outros seus irmãos José Joaquim d'Assis Rodrigues, Jovelino José Rodrigues, Albertina Umbelina Rodrigues, Euclides José Rodrigues, Maria Umbelina Rodrigues, Aristides José Rodrigues e Urbano José Rodrigues, filhos legítimos do meu irmão capitão Joaquim Calisto Rodrigues e D. Carlota Umbelina Rodrigues. Aos supraditos meus sobrinhos  instituo-os herdeiros dos meus remanescentes.”

          Carlota Umbelina Rodrigues faleceu em 12-01-1899 e foi inventariada por Joaquim no mesmo ano. Compareceram 8 filhos do casal, datas de nascimento no inventário materno (neste site, disponibilizado por Paulo Cezar Ribeiro Luz):

6-16-1 Alberto José Rodrigues, nasceu em 18-05-1879. Em 20-10-1900 casou com sua prima Maria Joaquina de Oliveira, com 18 anos, filha de Antonio Vicente de Oliveira e Silva e Joaquina Cândida Perpétua. 6-9-4.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo Histórico da cidade de Juiz de Fora - (Livro de registro de casamentos da Freguesia de São Francisco de Paula 1897) Folhas 32 e 32v - 20 de outubro de 1900, em São Francisco de Paula na casa de Vicente Antonio de Oliveira, casou Alberto José Rodrigues, 21 anos, lavrador, filho legítimo de Joaquim Calisto Rodrigues e de Carlota Umbelina Rodrigues com Maria Joaquina de Oliveira, 18 anos, filha legítima de Antonio Vicente de Oliveira e Silva e de Joaquina Cândida Perpétua.Testemunhas: José Joaquim de Assis Rodrigues e Antonio Rodrigues de Oliveira e Silva

6-16-2 Albertina Umbelina Rodrigues, com 18 anos em 16-09-1898, casou com Cesário Antonio Rodrigues, com 22 anos, filho de Cesário José Rodrigues e Maria da Glória de Oliveira; 6-6-2 supra.

6-16-3 José Joaquim de Assis Rodrigues, citado como Joaquim José no inventário materno. Com 23 anos em 16-09-1898, casou com Maria das Dores de Oliveira, 6-6-3.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) Arquivo Histórico da cidade de Juiz de Fora - (Livro de registro de casamentos da Freguesia de São Francisco de Paula 1897)Folha 14v , N° 15.

Em 16 de setembro de 1898,  em casa de Joaquim Calisto Rodrigues, casou José Joaquim de Assis Rodrigues, 23 anos de idade, filho legitimo de Joaquim Calisto Rodrigues e de Carlota Umbelina Rodrigues, com Maria das Dores de Oliveira, filha legítima de Cezario José Rodrigues e de Maria da Glória de Oliveira. Testemunhas: José Theodoro Rodrigues e Jovelino José Rodrigues

6-16-4 Jovelino José Rodrigues, com 18 anos em 15-01-189?, casou com Olyvia Clementina de Oliveira, com 19 anos, filha de Cesário José Rodrigues e Maria da Gloria de Oliveira. cc Olyvia Clementina de Oliveira, 6-6-3.

(pesq. Paulo Ribeiro Luz) (Livro de Proclamas de São Francisco de Paula 1893 a ______ )Folha 31v. Em 15 de janeiro de 189?, Jovelino José Rodrigues com 18 anos , natural e morador na Freguesia de São Francisco de Paula, filho de Joaquim Calisto Rodrigues e de Carlota Umbelina Rodrigues casou com Olyvia Clementina de Oliveira, com 19 anos, filha de Cezario José Rodrigues e Maria da Gloria Oliveira. Testemunhas:Emerenciano Antão Ribeiro e José Assis Rodrigues.

6-16-5 Euclides José Rodrigues, nasceu em 29-05-1885. Legatário da tia Maria Cândida Perpétua

6-16-6 Maria Umbelina Rodrigues, nasceu em 21-11-1888. Idem

6-16-7 Aristides José Rodrigues, nasceu em 21-01-1892. Idem

6-16-8 Urbano José Rodrigues, nasceu em 22-10-1894. Idem.