PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

FRANCISCO MARTINS COELHO

atualizado em 25-novembro-2015)

 

 

Bartyra Sette

Colaboração de Moacyr Urbano Villela

 

 

Os Martins Coelhos do sul de Minas tiveram origem no casal de açorianos Francisco Martins Coelho e sua mulher Luzia Inácia de Jesus.

 

Francisco nasceu e foi batizado na Freguesia de São Roque da Ilha Terceira e Luzia na Freguesia de N Sra das Angustias da Ilha do Fayal, ele filho de Simão Martins Coelho e Agueda Martins, ela filha de Antonio de Ávila e Maria Correa. Casaram em Carrancas-MG aos 06-09-1747.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-09-1747 Francisco Martins Coelho, n/b na freg; de S. Roque do lugar dos Altos arez da Ilha Terceira Bispado de Angra, f.l. Simão Martins Coelho e Agueda Martins Coelha, já falecidos; = cc. Luzia Inácia de Jesus, n/b na freg. de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial do dito bispado de Angra, f.l. Antonio de Avila e Maria Correa, já falecidos. Test.: Luiz Pereira Dias, fregues da freguesia de N. Sra do Monserrate de Baependi e o Alf. Daniel Simões, fregues desta freguesia.

 

Um irmão inteiro de Luzia Inácia também se casou em Carrancas:

-Francisco Correa, natural da Ilha do Faial. Em Carrancas aos 13-05-1748 casou com Maria Antônia da Conceição, natural da mesma ilha, filha de Antonio Furtado de Medeiros e Izabel Dutra, já falecidos.

B7: casamentos -  Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-05-1748 Francisco Correa, n/b na freg. N. Sra das Angustias da Ilha do Faial Bispado de Angra, f.l. Antonio de Avila e Maria Correa, já falecidos; = cc  Maria Antônia da Conceição, n/b na freg. do Salvador [--------] da dita ilha do Faial, f.l. Antonio Furtado de Medeiros e Izabel Dutra, já falecidos. Test.: Diogo Garcia, homem casado fregues da freguesia de S. João del Rei, João Pereira de Carvalho, fregues desta freguesia e João Batista Telles, solteiro natural do Reino.

 

Francisco e Luzia Inacia estabeleceram-se em Serranos, onde nasceram alguns filhos. Já eram falecidos em 1773 deixando, ao menos:

 

1- Ana Francisca de Jesus

2- Lourenço Martins Coelho

3- Luiz Lourenço Martins

4- Francisco Martins Coelho

 

1-Ana Francisca de Jesus, batizada em Serranos em 30-09-1748. Aos 11-01-1765 casou com Agostinho Fernandes, natural da Freguesia de Santo Antonio Ilha da Madeira do Bispado do Funchal, filho de Antonio Fernandes e Maria Fernandes, este casal já era falecido em 1773.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 30 set 1748 Serranos, Anna, f.l. de Francisco Martins Coelho e s/m Luzia Ignacia de Jezus, padr.: In--- Garcia Duarte casado e morador na freguesia de S. Jo-- del Rey, e Maria Antonia da Conceição mulher de Francisco Correa, moradora na freguesia de Carrancas.

 

Aiuruoca, MG aos 11-01-1765 na matriz da Sra do Pilar da Vila de S. João del Rei, com provisão, se receberam Agostinho Fernandes, f.l. de Antonio Fernandes e Maria Fernandes, batizado n a freg. de S. Antonio da Ilha da Madeira = Com Ana Francisca de Jesus, f.l. de Francisco Martins Coelho e Luzia Ignacia de Jesus, bat nesta freguesia. Testemunhas o Pe. João Glz da Cruz e Luiz -r.ª Lour.ço.

 

Agostinho faleceu aos 02-03-1817, viúvo, com testamento registrado no Livro de Óbtios de Aiuruoca (e neste site) onde declara naturalidade, filiação, matrimônio e os 13 filhos:

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG,  02 março 1817 fal. de idade nonagenaria, Agostinho Fernandes, branco, n. da Ilha da Madeira, viúvo de Anna Francisca de Jesus, com testamento.

Cópia do testamento.

Eu Agostinho Fernandes, n. da freg. de Santo Antonio do bispado do Funchal, f.l. de Antonio Fernandes e Maria Fernandes.

Testamenteiros:

1- alf. Antonio Francisco Sardinha.

2- meu filho Jose Fernandes.

3- meu genro Antonio Alves Fagundes.

Legados:

1- a minha neta Anna, f. de João Antonio Tavares;

2- a minha neta e afilhada Anna, f. de Antonio Tavares e de Anna;

3- esmola p/ Justina, órfã, f. da fal. Theodora Pereira Matozo.

Declaro que fui cc. Anna Francisca de Jesus, tivemos 13 filhos a saber: Antonio, Joaquim, Augustinho, Pedro, João, Jose, Valerio, Luzia, Anna, Joanna, Marianna, Maria e Felicia.

Arraial de Serranos de Aiuruoca, 01 fevereiro 1816.

Testemunhas: Tristão Antonio da Silva e Abreu, Jose Francisco Tostes, João Gualberto de Carvalho, Joaquim Gonçalves Gomes e Antonio Mariano Gonçalves.

Registrado a 03 março 1817.

- Francisco, batizado em 25-02-1771. Não é citado no testamento paterno:

Aiuruoca, MG aos 25-02-1771 na Capela dos Serranos bat a Francisco, f.l. de Agostinho Fernandes e de Ana Francisca, q nasceu a 2? do mesmo mes, foram padrinhos Francisco Correa e Maria Teresa mulher de Luiz Correa Lour.ço.

1-1 Antonio Fernandes, com 51 anos em 1817, foi casado duas vezes.

Aiuruoca, MG aos 03-02-1789 na Capela da Sra do Porto do Turvo, filial desta matriz se receberam Antonio Fernandes, f.l. de Agostinho Fernandes e de Ana Francisca de Jesus = E Teresa Maria, f.l. de Domingos Francisco e Ana Maria. Naturais desta freguesia da Aiuruoca.

          Aos 03-02-1789 casou com Teresa Maria de Jesus, filha de Domingos João de Azevedo e Ana Maria do Rosário. Geração na família Antonio Vieira Cap. 1º § 1º.

Aiuruoca, MG aos 03-02-1789 na Capela da Sra do Porto do Turvo, filial desta matriz se receberam Antonio Fernandes, f.l. de Agostinho Fernandes e de Ana Francisca de Jesus = E Teresa Maria, f.l. de Domingos Francisco e Ana Maria. Naturais desta freguesia da Aiuruoca.

          Dispensados do impedimento de cópula licita em 1º grau, Antonio casou segunda vez com sua cunhada Joaquina Teodora (irmã de Teresa Maria), família supra citada.ç

 

1-2 Joaquim Fernandes Martins, batizado aos 26-07-1767. Capitão de Ordenanças, morador na Freguesia de Dores.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-. aos 26 julho 1767 Joaquim, nasceu aos 06 do mesmo, f.l. de A---tinho Fernandes e s/m Anna Fran.ca, pad.: Manoel Mir, solteiro e sua mãe Luzia Ignacia; npaterno de Antonio Fernandes e s/m Maria Fernandes naturais da Ilha da Madeira, freguesia de Sto Antonio; nmaterno de Fran.co Mir Coelho e s/m Lusia de Jesus, naturais da Ilha do Fayal.

          Casou com Maria Inocência de Figueiredo, filha de José Alves de Figueiredo e Maria Villela do Espirito Santo. Geração na família “Villela” Cap. 7º.

 

1-3 Agostinho Fernandes dos Reis, batizado em 22-01-1769. Alferes de Ordenanças com 48 anos em 1817.

Aiuruoca, MG aos 22-01-1769 na Capela dos Serranos bat a Agostinho, f.l. de Agostinho Fernandes e de Ana Francisca, q nasceu em 6 do dito mes, foram padrinhos Pedro Dias Pr.ª e Luzia Ignacia de Jesus avo materna.

          Casou com Helena Maria do Nascimento, falecida em 19-01-1813 em Baependi, filha do Alferes João Luis Gonçalves e Maria Angela da Cruz. Geração na família “Alferes João Luiz Gonçalves”. Em 10-1817 o viúvo já estava casado novamente.

 

1-4 Pedro José Fernandes, batizado em Serranos aos 03-05-1773. Em 1817 assina procuração na Freguesia das Dores.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 03 maio 1773 Serranos, PEDRO n. aos 11 abril, f.l. de Agostinho Fernandes n/b freg. de Santo Antonio da Ilha Madeira bispado Funchal e s/m Anna Francisca n/b N. Sra do Bom Sucesso de Serranos; npaterno de Antonio Fernandes e Maria Fernandes já falecidos; nmaterno Francisco Martins Coelho e Luisa Ignacia de Jesus, já falecidos; padr.: Pedro Dias Pereira solteiro, e Maria Angella mulher de João Luiz Gonçalves.

1-5 Luzia Inácia de Jesus, batizada em 16-07-1775.

Aiuruoca, MG aos 16-07-1775 na Capela dos Serranos bat a Luzia q nasceu em o primeiro do dito mes, f.l. de Agostinho Fernandes e de Ana Francisca, foram padrinhos Pedro Dias Pereira e Maria Angela casada com João Luiz Gonçalves todos desta freguesia.

          Aos 17-06-1790 casou com Ten. João Antonio da Costa Pacheco, natural de Itaverava, filho do Alf. Manoel Tavares Pacheco e Maria da Conceição de São José

Aiuruoca, MG aos 17-06-1790 na Capela dos Serranos e testemunhas o Guarda Mor Antonio Jose da Silva e Agostinho Fernandes se receberam o Tenente João Antonio da Costa Pacheco, f.l. do Alf. Manoel Tavares Pacheco e Maria da Conceição de São Jose, n/b na freguesia de Itabrava = E Luzia Inacia de Jesus, f.l. de Agostinho Fernandes e Ana Francisca de Jesus, n/b nesta freguesia da Aiurujoca.

          No testamento do sogro, João Antonio é citado “Tavares” e no inventário como “da Silva”. Tiveram pelo menos, a filha:

1-5-1 Ana, legatária do avô materno: “para minha neta Ana filha de João Antonio Tavares e de Luzia Inácia de Jesus”.

1-6 Ana Francisca de Jesus, batizada em 01-06-1777.

Aiuruoca, MG aos 01-06-1777 na Capela dos Serranos bat a Ana n. a -- de maio, f.l. de Agostinho Fernandes e Ana Francisca, foram padrinhos Luiz Gonçalves e sua mulher Maria Angela.

          Aos 13-08-1792 casou com Antonio Tavares (ou da Costa) Pacheco, natural de Itaverava, filho de Manoel Tavares Pacheco e Maria da Conceição de São José.

Aiuruoca, MG aos 13-08-1792 na Capela dos Serranos e testemunhas Lourenço Martins Coelçho e Antonio Fernandes se receberam Antonio Tavares Pacheco, f.l. de Manoel Tavares Pacheco e Maria da Conceição de São Jose, n/b na freguesia da Campanha do Rio Verde = E Ana Francisca de Jesus, f.l. de Agostinho Fernandes e Ana Francisca, n/b nesta freguesia.

          Pais de, pelo menos:

1-6-1 Ana, legatária do avô materno, casada com Antonio José.

 

1-7 João Fernandes Martins, batizado em 14-03-1779. Com 38 anos em 1817.

Aiuruoca, MG aos 14-03-1779 na Capela dos Serranos bat a João, f.l. de Agostinho Fernandes e Ana Francisca, foram padrinhos Pedro Dias Pereira, solteiro e Felicia Maria de Jesus mulher de Lourenço Martins Coelho, todos desta freguesia.

          Na Capela N. Sra. das Dores, filial de Santa Ana das Lavras do Funil, em 18-08-1806 casou-se com Maria Angelica (ou Angela) de Figueiredo, filha de João Alves de Figueiredo e Teresa Villela do Espirito Santo. Geração na família “Villela” Cap. 9º.

1-8 José Joaquim Fernandes, batizado em 09-11-1780.

Aiuruoca, MG na Capela dos Serranos aos 09-11-1780 bat a Jose n. em 31 de outubro, f.l. de Agostinho Fernandes e Ana Francisca, foram padrinhos Antonio Ferreira de Freitas e D. Vitoria Maria de Jesus, viuva.

          Em Aiuruoca aos 14-04-1804 casou com Floriana Maria da Conceição (ou Rodrigues Carneiro), filha de Francisco Rodrigues Carneiro e Ana Maria Vitoria, família “Clemente de Siqueira”.

Aiuruoca, MG Igreja N. Sra da Conceição aos 14-04-1804 na matriz de Baependi Jose Joaquim Fernandes, f.l. de Augustinho Fernandes e Ana Francisca de Jesus e Floriana Maria da Conceição, f.l. Francisco Rodrigues Carneiro e Ana Maria Vitoria. Ambos contraentes nts e bts e moradores nesta freguesia. Test.: Jose de Faria de Andrade e Antonio Rodrigues Carneiro.

          José Joaquim faleceu em 07-10-1816 e foi sepultado na Ermida de S. Vicente Ferrer.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 07-10-1816 faleceu de febre de idade de 35 ano Jose Joaquim Fernandes casado com Floriana Maria da Conceição. Jaz dentro da ermida de S. Vicente.

Em Delfim Moreira aos 13-01-1820, Floriana casou segunda vez com Francisco Ribeiro de Toledo, natural das Lavras, filho de Manoel Joaquim de Toledo e Maria Lemes Ribeira, família “João Bicudo do Espirito Santo”.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3 fls.42 aos 13-01-1820 Francisco Ribeiro de Toledo, f.l. Manuel Joaquim de Toledo e Maria Lemes Ribeira, nat das Lavras do Funil = cc Floriana Rodrigues Carneira, viuva de Jose Joaquim Fernandes sepultado na capela de S. Vicente Ferrer, filial de Aiuruoca.

José Joaquim foi representado no inventário paterno (1817) pelos três filhos do seu casal:

1-8-1 Francisco, com 7 anos em 1817. Francisco José Fernandes, em Itajuba Velha aos 13-07-1828 casou com Maria Justina de São José, natural de Lavras do Funil, filha do falecido Felipe Antonio Martins (Felipe Ferreira da Silva), e de Bernardina Rosa de Faria, família “André Fernandes Chaves”.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3 fls. 63 aos 13-07-1828 Francisco Jose Fernandes, f. Jose Joaquim Fernandes e Floriana Maria de Jesus, nat da capela de S. Vicente filial de Aiuruoca = cc Maria Justina de São Jose, f. Felipe Antonio Martins, falecido e de Bernardina Rosa de Faria, nat de Lavras do Funil do Serro, capela de Santa Barbara Bispado de Mariana.

1-8-2 Mariana, 5 anos.

1-8-3 Luzia, 1 ano.

1-9 Felícia Inácia de Jesus, batizada em 22-09-1782. Casada com o Capitão Manoel Vitorino de Pontes (ou Mello).

Aiuruoca, MG aos 22-09-1782 na Capela dos Serranos bat a Felicia, f.l. de Agostinho Fernandes e Ana Francisca, foram padrinhos Lourenço Martins Coelho e s/m Felicia Francisca de Jesus.

1-10 Joana Maria Inocência, batizada em 04-07-1784. Casada com Antonio Alves Fagundes.

Aiuruoca, MG. aos 04-07-1784 na Capela dos Serranos bat a Joana, f.l. de Agostinho Fernandes e Ana Francisca, foram padrinhos Jose da Silva Moraes e s/m Maria Angelica.

          Pais de, q. documentamos:

1-10-1 Manoel Joaquim Fagundes, nascido em Aiuruoca por 1801, faleceu a 09-09-1845 em Santa Catarina-MG, solteiro sem descendentes, deixou legados a vários sobrinhos e como herdeiros “Deixo como co-herdeiros aos meus Três irmãos testamenteiros” (testamento neste site).

censo Sta. Catarina, MG - 1839, fogo 298

Manoel Joaquim Fagundes, branco, 38, solteiro, lavrador, sabe ler

Francisco Alves, branco, 24, solteiro

23 escravos

1-10-2 Ana Inocência de Jesus, batizada em Serranos aos 04-08-1805. Casou com Antonio Martins Coelho, filho de Lourenço Martins Coelho e Felícia Francisca de Jesus. Geração na família “Tenente Manoel Francisco Guimarães”.

1-10-3 Mariana Francisca, casada com Manoel Ferreira Gomes, pais de, pelo menos:

1-10-3-1 José, afilhado e legatário do tio materno Manoel Joaquim Fagundes.

1-10-4 filha casada com Manoel José Bernardes, 4º testamenteiro do cunhado Francisco abaixo.

1-10-5 José Alves Fagundes, nascido por 1810, 1º testamenteiro e co-herdeiro do irmão Manoel. Casou, com dispensa de do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto ao 2º (processo neste site) com Ana Escolastica de Jesus, filha de Antonio Gonçalves Teixeira e Floriana Maria de Jesus. Geração na família “Simão Gonçalves Teixeira”.

1-10-6 Joaquim Alves Fagundes, batizado em Serranos aos 15-11-1812. 3º Testamenteiro e herdeiro do irmão Manoel.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 15 nov. 1812 Serranos, JOAQUIM, f.l. de Antonio Alvares Fagundes e Joana Maria Innocencia; padr.: alf. Antonio Francisco Sardinha e d. Maria Ignacia mulher do mesmo.

       Dispensados do 2º grau de consanguinidade (processo matrimonial neste site), casou com Luciana Antonia 1-11-1, filha de Mariana Francisca, esta irmã de Joana Maria. Pais de, pelo menos:

1-10-6-1 Manoel Alves Fagundes em 1852 pediu dispensa para se casar, como casou aos 10-01-1853 com sua prima em segundo grau Maria Flausina de Jesus, filha de José Alves Fagundes e Ana Escolastica e Jesus 1-10-5 supra

Natercia, MG Igreja Santa Catarina aos 10-01-1853 dispensados do impedimento de consanguinidade duplicado em 2º grau da linha transversal igual se recebram  em matrimonio Manoel Alves Fagundes, f.l. Joaquim Alz Fagundes e Luciana Antonia Clementina, de idade de 20 anos = cc Maria Flausinas de Jesus, f.l. Jose Alves Fagundes e Ana Escolastica e Jesus, de idade de 14 anos. Naturais desta. Test.: João Eusebio de Almeida e Pedro de Alcantara Pereira.

1-10-7 Francisco Alves Fagundes, nascido por 1815, 2º testamenteiro e herdeiro do irmão Manoel. Faleceu solteiro, com testamento, e foi inventariado em 1852. Deixou legados aos irmãos, sobrinhos e como seus herdeiros os irmãos José e Joaquim (inventário neste site).

1-10-8 Antonio Alves Fagundes, legatário do irmão Francisco.

1-10-9 Maria Inácia Martins, legatária do irmão Francisco

1-10-11 Gertrudes Maria Fagundes, também legatária do irmão Francisco

1-10-12 João Alves Fagundes, 3º testamenteiro do irmão Francisco.

 

1-11 Mariana Francisca de Jesus batizada em 19-03-1786.

Aiuruoca, MG aos 19-03-1786 na Capela dos Serranos bat a Mariana, f.l. de Agostinho Fernandes e Ana Francisca, foram padrinhos Antonio e Luzia filhos do mesmo

          Aos 15-02-1805 casou com Marcos José de Souza Mendes, filho de outro e Maria da Silva de Oliveira.

São Vicente de Minas, MG Igreja S. Vicente Ferrer aos 15-02-1805 nesta Ermida de S. Vicente filial desta matriz da Aiuruoca Marcos Jose de Souza Mendes, f.l. Marcos Jose de Soisa Mendes e Maria da S.ª de Oliveira, n/b na freg. de Baependi = cc Mariana Francisca de Jesus n/b nesta freguesia da Aiuruoca.

Pais de, pelo menos:

1-11-1 Luciana Antonia, casou com seu primo Joaquim Alves Fagundes, 1-10-6 supra.

 

1-12 Maria Teresa de Jesus, aos 21-04-1806 casou com Antonio José Fernandes, natural de Baependi, filho de Francisco Fernandes de Oliveira e Joana Leme da Silva - família “Viveiros” Cap. 1º.

Aiuruoca, MG aos 21-04-1806 na Capela dos Serranos se receberam Antonio Jose Fernandes, f.l. de Francisco Fernandes de Oliveira e Joana Leme da Silva, bat. na freguesia de Baependi = E Maria Teresa de Jesus, f.l. de Agostinho Fernandes e Ana Francisca de Jesus, n/b nesta freguesia. Testemunhas o Cap. João Fernandes da Silva e João Fernandes Marrtins.

          Maria Teresa foi inventariada por Antonio em 1826. Deixou filho único:

Arquivo: Forum Fausto Dias Ferraz

Pesq. Cristiano Corte Restitutti

Inventariada Maria Teresa de Jesus- ano 1826

Inventariante Antonio Jose Fernandes

Local Corrego Redondo, Aplicação do Carmo na freguesia de Pouso Alto

Herdeiro: 1 filho

1- Pedro, menor.

1-12-1 Pedro, menor em 1826.

 

1-13 Valério José Fernandes, 30 anos. 2º testamenteiro paterno.

 

 

2- Lourenço Martins Coelho, foi o primeiro marido de Felícia Francisca de Jesus, filha do Tenente Manoel Francisco Guimarães e Vitória Maria de Jesus. Com geração na família “Tenente Manoel Francisco Guimarães”.

 

3- Luiz Lourenço Martins, em S. João del Rei aos 21-02-1789, casou-se com Eufrasia Maria de Jesus, filha de Manoel Vieira e Maria dos Santos Silva.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 21-02-1789 paroquial de S. João del Rei, Luiz Lourenço Martins, f.l. Francisco Martins Coelho e Luiza Ignacia de Jesus, n/b freg. Aiuruoca; = cc. Eufrasia Maria de Jesus, f.l. Manoel Vieira e Maria dos Santos Silva, n/b freg. da vila de S. João e moradores nesta.

 

4- Francisco Martins Coelho, natural de Aiuruoca, casou com Ana Maria (Vitória) de Jesus, natural da Campanha, filha de Vitória Nunes da Silva e seu segundo marido João Pereira Dias, natural de Santa Maria Madalena das Alturas do Barroso arcebispado de Braga, filho de Pedro Dias e Maria Pereira.

Vitória Nunes da Silva natural do Facão (Cunha)-SP, filha do Cap. Manoel Lopes Figueira e Joana da Silva, foi primeira vez casada com João Fernandes de Freitas, viúvo de Escolástica de Viveiros Machado. Geração de ambos os matrimônios de João Fernandes na família “Viveiros”.

Foram irmãos inteiros de Ana Maria de Jesus, filhos de João Pereira Dias e Vitória, q.d.:

- Francisco José Pereira casado com Madalena Maria da Costa, filha de Domingos Borges da Costa e Madalena Cardoso, família “Sargento Mor Lourenço de Brito Leme”.

- Antonio, batizado em 26-01-1766.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-01-1766 matriz, Antonio, f.l. João Pereira Dias n/b na freg das Alturas de S. Maria Madalena Arc, de Braga e Vitoria Nunes da Silva n/b na freg. do Facão Bispado de S. Paulo, padr.: Domingos Rodrigues Afonso, casado e Ana Maria de Jesus mulher de Antonio Luiz Ferreira. Avos pat. Pedro Dias e Maria Pereira, falecidos, maternos Cap. Manoel Gomes Figueira e Joana da Silva, falecida.

- Teresa em 26-06-1768.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-06-1768 Teresa n. de oito dias, f.l. João Pereira Dias n. da freg. de Santa Maria Madalena das Alturas do Arc. Braga e Vitoria Nunes da Silva n. da freg. de Guaratingueta e hoje dividada da freguesia do Facão do Bispado de S. Paulo; np Pedro Dias, falecido e Maria Pereira; nm Manoel Lopes Figueira e Joana da Silva, falecida. Padr.: Ajudante Jose Teixeira de Mello, casado e Rita Nunes da Silva mulher de João de Souza Ribeiro.

 

          Ana Maria deixou o marido e filhos e, com os escravos do casal, foi para Campanha onde viveu mais de 30 anos apartada da familia. Em 1812 foi aberto o inventário de seus bens, que seriam sete escravos e uma casa em Campanha.

Compareceram no inventário (neste site) quatro filhos:

- Vitória batizada em 24-04-1778 na matriz da Campanha, não foi mencionada.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio. "Aos 24 de abril de 1778 nesta Matriz de Campanha batizei a inocente Vitoria nascida a 14 dias, filha legitima de Francisco Martins Coelho natural da freguesia de Aiuruoca e de Ana Vitoria Pereira natural da Campanha. Avós paternos: Francisco Martins Coelho e Luzia Inacia de Jesus. Avós maternos João Pereira Dias e Vitoria Nunes que foi madrinha junto com seu filho Francisco Jose Pereira por procuração de Pedro Dias Pereira. O vigario Bernardo de Souza Lobo." (pesq. Moacyr Villela)

4-1 José Martins Coelho. Aos 19-07-1787 casou na Matriz de São João Del Rei com Maria Severina da Assunção, filha de José Fernando Amado e Apolônia Rodrigues Barbosa

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 19-07-1787 matriz, Jose Martins Coelho, f.l. Francisco Martins Coelho e Ana Maria de Jesus; = cc. Maria Severina da Assumpção, f.l. Jose Fernandes Amado e de Apolonia Ridrigues Barbosa. Nts/bts nesta freguesia.

4-2 Teodoro Martins Coelho, em 02-06-1794 casou com Ana Teresa de Jesus, filha de Antonio Rodrigues da Costa e Francisca Martins de Souza. Geração na família “Antonio Borges”.

4-3 Antonio Martins Coelho. Aos 12-11-1791 casou na matriz de N Sra do Pilar com Ana Rosa de Jesus.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 12-11-1791 matriz, Antonio Martins Coelho, f.l. de Francisco Martins Coelho e Anna Maria de ---, n/b na freg. da vila de Barbacena = cc. Anna Rosa de Jesus, exposta em casa de Manoel -----, n/b nesta freguesia 

4-4 Ana Martins Coelho