PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

FRANCISCO MARTINS BORRALHO

(atualizado em 29-abril-2016)

 

 

Bartyra Sette

Regina M. Junqueira

 

Francisco Martins Borralho, natural da Freguesia de São Vicente de Alfenas, Bispado do Porto, casou com Sebastiana Francisca Maciel, natural da Borda do Campo, MG. O casal afazendou-se em Aiuruoca, na paragem Olhos d’Água onde foram vizinhos do Tenente Antonio da Cunha de Carvalho, Manoel Rodrigues de Siqueira, João Tavares Pereira e Domingos Alves de Carvalho. Possuíam também casa no Arraial de Serranos.

Francisco faleceu aos 15-12-1767 e teve seu inventário aberto por sua mulher em “Olhos d’Água” aos 07-05-1768.

Sebastiana Francisca faleceu ainda durante a inventariança do marido aos 12-08-1771 e foi sepultada dentro da Capela de Serranos, deixando nove filhos, dos quais alguns adotaram como apelido o nome da freguesia de origem do pai, origem dos “Martins Alfenas” de Aiuruoca. Aos filhos arrolados no inventário paterno (neste site), acrescentamos outros que descobrimos em termos de batismo, bem como mais informações também documentadas sobre os demais:

 

1- José Martins Alfenas, batizado aos 04-08-1739 na matriz de Aiuruoca. Tutor dos filhos de Francisco Martins Alfenas abaixo.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 04 agosto 1739 matriz, Joze, f. Francisco Martins Borralho e Sebastiana Francisca Maciel, padr.: Antonio Ferreira de Faria, solteiro e Izabel de Moraes Alz., solteira.

 

Alferes José, aos 21-08-1775 na matriz de São João del Rei, casou-se com Josefa Barbosa do Amaral Magalhães, filha do Capitão João Peixoto do Amaral e Ana Barbosa de Magalhães. Família “Joaquim Pinto de Magalhães”.

(RMJ) Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 21-08-1775 - Matriz - 5hs da tarde, Alferes José Martins Alfena, nasc. e bat na Freguesia de Juruoca, filho leg de Francisco Martins Borralho e Sebastiana Francisca Maciel. C.c. Josefa Barbosa do Amaral Magalhães, natural desta, filha leg. do Capitão João Peixoto do Amaral e de Donna Anna Barbosa de Magalhães.

José e Josefa tiveram, q.d.:

1-1 Claudina, batizada na capela de S. Gonçalo em 02-02-1793.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 02-02-1793 na capela de S. Gonçalo filial desta matriz de Campanha bat a Claudina, f.l. de Jose Martins Alfena e Josefa Barbosa do Amaral; foram padrinhos Joam Martins Borralho, solteiro e D. Ana Barbosa de Magalhães, por uma pp que apresentou  D. Ana Custodia da Silveira, filha de D. Ana Custodia de Magalhães.

1-2 Teresa batizada em 26-11-1794 na fazenda da Boa Vista de Cabo Verde.

Cabo Berde, MG Igreja N Sra da Conceição aos 26-11-1794 na fazenda da Boa Vista de Cabo Verde bat a Theresa, f.l. do Alf. Jose Martins Alfena e Josefa Barbosa de Magalhães; foram padrinhos o Alf. Domingos Vieira e Silva, casado e Theresa Joaquina Maciel, solteira, esta da vila de S. João e os mais desta freguesia.

2- Antonio, batizado aos 24-06-1741, provavelmente falecido na infância, não consta no inventário paterno.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 24 junho 1741, Lagoa, Antonio, f. Francisco Martins Borralho e s/m Sebastiana Francisca Maciel, padr.: Antonio Ferreira de Faria e Amatildes de Siqueira ----res, filha de Manoel de Moraes Siqueira.

3- Francisco Martins Alfenas, batizado em Aiuruoca aos 19-03-1743.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 19 março 1743 matriz,  Francisco, f. de Francisco Martins Borralho e s/m Sebastiana Francisca Maciel, padr.: Joze Martins Borralho e Maria Barbosa, filha de Francisco Barbosa de Lima, solteiros.

Casou com Josefa de Souza, filha de João Rodrigues Pugas e Catarina de Souza, família “João Rodrigues Pugas”, neste site.

Francisco faleceu em Serranos em Janeiro de 1774 e foi inventariado por seu irmão José Martins Alfenas. Sua viúva mudou-se para “as partes da Picada”, levando consigo os filhos menores.

Segundo seu inventário (neste site), Francisco deixou seis filhos menores, tutelados por seu irmão José Martins Alfenas:

 

3-1 Joana Francisca Maciel, batizada em Serranos em Julho de 1762, sendo seu padrinho o avô paterno. Aos 19-02-1776 casou com Joaquim de Souza Guimarães, filho de Manoel de Souza Guimarães e Izabel de Oliveira:

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos onze (?) julho 1762 Serranos, Joanna, f.l. de Francisco Martins Alfenas e s/m Josepha de Souza, padr.: avô paterno Francisco Martins Borralho.

 

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição aos 19-02-1776 Joaquim de Souza Guimarães, f.l. Manoel de Souza Guimarães e Izabel de Oliveira = cc Joana Francisca Maciel, f.l. Francisco Martins Alfenas e Josefa de Souza

          Joana Francisca, em 1831 com 70 anos, era moradora no fogo 14 do 8º quarteirão do Turvo, e era a seguinte a composição de sua família:

censo do Turvo 5-12-1831, 8º Quarteirão, 14

Joana Francisca Maciel, branco, 70, casado, de roça

Jacinto Theodoro, branco, 38, solteiro, tropeiro

Valentim de Souza, branco, 36, solteiro, lavrador

Antonio Leonardo, branco, 17, solteiro

Mauricio de Souza, branco, 12

Michaela de Souza, branco, 50, solteiro

Luzia Placidina. branco. 40. solteiro

Anna Leonarda, branco, 39, solteiro

          Encontramos o casamento dos filhos seguintes:

3-1-1 Elias de Souza Maciel, aos 30-10-1808 casou com Rufina Floriana da Cunha.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 30 out 1808 cap. Turvo - Elias de Soisa Maciel, f.l. de Joaquim de Soisa Guimarães e Jo----na (?--- rasgado) Francisca Maciel; c/ Rufina Floriana da Cunha, f.l. de Joseph Luis da Cunha e Euphrasia Maria de Jesus. Ns. e bts. nesta freguesia.

 

Rufina era filha única de José Luis da Cunha e Eufrasia Maria de Jesus, casados em Abril de 1788. Eufrasia faleceu com testamento registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca, aos 19-07-1818.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, - em abril de 1788 na matriz de S. João del Rei - Joseph Luiz da Cunha cc. Euphrasia Maria de Sexas. Testemunhas: cap. Gonçallo Ferreira de Freitas e João de Souza Caldas e, por não ser lançado em tempo, o lanço agora, por informações de pessoas fidedignas inqueridas pelo reverendo Joaquim Rodrigues de Soisa.

 

Igreja N. Sra. da Conceição - Aiuruoca: obitos  - 19 julho 1818 - Euphasia Maria de Jesus, viúva de João Luis da Cunha, c/test.

Eu Euphasia Maria de Jesus, n. e b. na freg. de N. S. da vila de S. João del Rei. Fui cc. Jose Luis da Cunha, falecido ha anos, e tivemos uma filha Rufina cc. Elias de Souza Maciel, a qual filha instituo minha herdeira.

testamenteiros: alf. Antonio Francisco Sardinha; 2- ten. Francisco Pereira; 3- alf. Francisco Pires de Andrade.

Registrado aos 01 julho 1818.

 

         Em 1831 eram moradores no fogo 3 do 7º quarteirão do Turvo, ele com 50 anos e ela com 48:

Elias de Souza, branco, 50, casado, agricultor

Rufina Mariana, branco, 48, casado, costureira

Justino de Souza, branco, 19, solteiro, ferreiro

Jose, branco, 10

Joaquim, branco, 7

Casemiro, branco, 1

Maria, branco, 14, solteiro, fiadeira

Anna, branco, 4

 

Entre seus filhos:

3-1-1-1 Guido Jose da Cunha, aos 22-12-1835, casou com Mariana Flausina de Moura

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 25  A vinte dous de Dzbr.o 1835 nesta Matris do Turvo as des horas da manhã, em prez.ca das Test.as Manoel de Seichas Ribr.o, e Vicente Roiz~ do Nascim.to recebi em Matr.o p.r palavras de prez.te, e abençoei os noivos digo, os Contrahentes Guido J.e da Cunha filho legitimo de Elias de Souza Maciel, e Mariaña Flausina de Moura, Viuva q~ ficou de Joaq.m Ribr.o de que p.a constar fis este assento.

Fran.co J.e de Sz.a Montr.o

Vig. Encõmd.o

 

Mariana era viúva em primeiras núpcias de José Francisco Nunes e, em segundas, de Joaquim de Souza Ribeiro com quem se casou aos 08-10-1831. Joaquim de Souza era filho de Felix Ribeiro do Valle e Quiteria de Souza e Silva.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 8  A oito de Oitubro de mil oito centos e trinta e hum pelo meio dia nesta Capella do Turvo da Aiuruôca em virtude da competente licença a vista das testemunhas abaixo assignadas, e outras, assisti ao Matrimonio, que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Joaquim de Sousa Ribeiro, filho legitimo de Felis Ribeiro do Valle, e Quiteria de Sousa, e Silva, e Marianna Flausina de Moura, Viuva de Jose Francisco Nunes, e para constar fiz este assento que assignei.

P.e Arantes

Beraldo Joze Chaves

Marianno Bezerra de Almd.a

 

3-1-1-2 José Justino de Souza, batizado aos 04-07-1819. Aos 27-11-1839 casou com Ana Maria do Carmo,  batizada aos 10-01-1819, filha de Quintiliano José de Faria e Generosa Francisca (ou Maria).

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos - aos 04 julho 1819 cap. Turvo, JOSE, f.l. de Elias de Sousa Maciel e Rufina Floriana da Cunha; padr.: Bernardino Mendes Seixas e Genofeva Ponciana de Brito. Todos desta freguesia.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 46  A 27 de 9br.o 1839 nesta Matris do Turvo a húa hora da tarde, feitas as deligencias do estilo, e em prezença das testemunhas Antonino Pereira Gustavo, e o Ajudante Fortunato do Couto Godinho, assisti ao Matrimonio que celebrarão os Contrahentes Joze Justino de Souza, filho legitimo de Elias de Souza Maciel, e Rofina Floriana da Cunha, e Anna Maria do Carmo, filha legitima de Quintiliano de Faria, ja falescido, e Generoza Francisca, e lhes dei as bençãos de que fis este assento para constar.

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos - aos 10 jan 1819 cap. Turvo, ANNA, f.l. de Quintiliano Jose de Faria e Generosa Maria; padr.: Francisco Antonio do Nascimento e Berarda Maria de Jesus, mulher deste.

 

 

3-1-1-3 José Elias de Souza, com 25 anos em 1841 (nascido por 1816). Aos 27-10-1841 casou com Ana Maria do Carmo, filha de Quintiliano Joaquim(?) de Faria e Generosa Maria da Conceição. Seria Ana Maria viúva de José Justino supra ????.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 74 A vinte sete Oitubro de mil oito centos e quarenta e hum nesta Matris do Turvo, as duas horas da tarde, recebi em Matrimonio, e abençoei os Contrahentes Joze Elias de Souza, e Anna Maria do Carmo, ambos desta Freguezia, aquele filho legitimo de Elias de Souza Maciel, e Rofina Floriana, e ésta filha legitima de Quintiliano Joaq.m de Faria, e Generoza Maria da Conceição, de idade de desenove annos, e aquele de idade de vinte cinco; sendo testemunhas o Tenente Antonio Pereira, e o Ajudante Fortunato do Couto Godinho; de que fis este assento: sendo dispençados da consanguinidade em quarto gráo.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

 

3-1-1-4 Joaquim Maciel de Souza, batizado aos 21-12-1820. Aos 29-11-1841 casou com Rita Maria de Jesus, filha de José Pires de Moraes e Ana Marcelina de Mattos.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos - aos 21 dez 1820 cap. Turvo, JOAQUIM, f.l. de Elias de Souza Maciel e Rufina Floriana da Cunha; padr.: Domingos Fernandes de Moraes e Luzia Maria filha de Joaquim de Souza.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 91  A vinte nove de novembro de mil oito centos e quarenta e tres, em Caza de Joze Pires de Morais, e Oratorio a hi erecto por provizão do Senhor Vigario da Vara Antonio dos Reys, feitas as deligencias do estilo, e dispençados do impedimento de consanguinidade em quarto gráo mixto de terceiro, e d'affinidade illicita em segundo grao mixto de primeiro, porque o Orador conheceo casualmente húa Thia, r Sobrinha da Oradora; recebi em Matrimonio os Contrahentes Joaquim Maciel da Costa (*), filho legitimo de Elias de Souza Maciel, e Rofina da Cunha, com Rita Maria de Jezus, filha legitima de Joze Pires de Morais, e Anna Marcelina de Matos, e lhes dei as bençãos, sendo testemunhas João Coitinho Pereira, e Flavio Joze Pereira: de que fis este assento.

João Coitinho Pr.a

Flavio Joze Per.a

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

(*) À margem: Joaq.m Maciel de Sz.a.

 

 

3-1-2 Romana Marcelina de Souza, aos 21-02-1814 na matriz de Aiuruoca, casou com Antonio Francisco Ramos, natural de Prados, filho de Manoel Francisco dos Santos e Francisca Roza de Jesus.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 21 fev 1814 matriz - Antonio Francisco Ramos, f.l. de Manoel Francisco dos Santos e Francisca Roza de Jesus, n. e b. freg. Prados; c/ Romana Marcelina de Soiza, f.l. de Joaquim de Soiza Guimarães e Joanna Francisca Maciel, n. e b. nesta freguesia.

3-2 Catarina, batizada aos 04-04-1764. “ele tutor do seu poder e a pôs em casa de Domingos Roiz Silva, tio da mesma órfã”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-. aos 04 abril 1764 Serranos, Catharina, f.l. de Francisco Martins Borralho e s/m Josepha de Sousa, padr.: Francisco Gomes, solteiro e Catharina de Sousa, A--- materna.

          Catarina Antonia Maciel casou com Joaquim Fernandes de Leão, filho de Manoel Fernandes Leão e Maria do Rosário, neto materno de Tomé Garcia da Rosa ou do Amaral e Joana do Rosario - família “Tomé Garcia da Rosa ou do Amaral”, neste site.

Livro de casamentos Aiuruoca– Aos vinte e um de janeiro de 1778 na capela dos Serranos. Joaquim Fernandes Leão filho de Manoel Fernandes Leão e Maria do Rosário natural da freguesia de Carijós e Catarina Antonia Maciel filha de Francisco Martins Alfenas e Josefa de Sousa natural desta freguesia

          Joaquim já era falecido em 1838. Catarina faleceu em Baependi onde morava na Fazenda Cachoeira, aos 19-10-1839, com testamento onde declarou naturalidade, filiação, e seu casamento do qual teve 15 filhos, sendo 13 vivos em 1838. Foi inventariada em 1839 (inventário neste site):

B7: Baependi - Óbitos, aos 19-10-1839 sep. na matriz Catharina Antonia Maciel, viuva de Joaquim Fernandes de Leão, idade 80 anos.

Testamento (trechos)

Eu Catharina Antonia Maciel, f.l. Francisco Martins Alfena e Josepha de Souza, já falecidos, n. da freguesia da vila de Aiuruoca, Bispado de Mariana desta Provincia de MG, e moradora nesta paragem da Caxoeira, freguesia de Baependi.

Declaro que fui cc. Joaquim Fernandes Leão, já falecido, de cujo matrimônio tivemos quinze filhos, dos quais existem vivos doze e três falecidos deixando filhos e são os seguintes: Francisco Marcos Leão, cc. = João Fernandes Mciel, cc. = Joaquim Fernandes Maciel, viuvo = Jose Fernandes Maciel, cc. = Thomas Joaquim Maciel, cc. = Gabriel Fernandes Maciel, cc = Custodio Fernandes Maciel, solteiro = Maria Joaquina da Conceição cc. Lourenço Jose da Costa = Josepha Claudina Maciel cc Thome Antonio Dias = Anna Joaquina cc Miguel Antonio de Souza = Joaquina Zeoherina Maciel cc Joaquim Jose Pinto = e Genovefa Flora Maciel cc Francisco Monteiro Pinto = vicente Fernandes Maciel, falecido, cc. que foi com Ana Rosa deixando os filhos: Jose, Ana e Maria; = Antonio Fernandes Maciel, falecido, casado que foi com Ana de Paula deixando os filhos: Lino, Custodio, Felizarda, Catharina = e Manoel Joaquim da ;silva, também falecido, cc. que foi com Ana Placidina deixando os filhos: Floriano, Manoel, Felisbina, Joam, Antonio, Jose, Francisco, Joaquim, Thomas, Permitivo, Maria, Luciana, Ana, Generosa, Balandina e Candida.

Testamenteiros: 1º meu filho João Fernandes Maciel, 2º meu afilhado Jose Rodrigues de Souza, 3º meu filho Gabriel Fernandes Maciel.

Legados, entre eles:

- a minha neta Felisbina, filha do falecido Manoel Joaquim da Silva meu filho.

(...) roguei a Alexandre Pinto de Aguiar que este por mijm escrevesse. Paragem da Caxoeira, freguesia e termo da vila de Baependi Comarca da Paraibuna 01-07-1838.

Aprovação

Registro aos 24-10-1839

 

3-2-1 Manoel Joaquim da Silva foi casado, pelo menos, duas vezes. Em primeiras nupcias na Capela de S. Tomé das Letras aos 22-02-1802, casou-se com Mariana Rosa de Jesus, filha de Bento José Pinto e Maria Eugênia, neta paterna de Manoel Antonio e Natalia Pinta, naturais de S. Pedro de Canedo Bispado do Porto, neta materna de Izabel Rodrigues da Siva, natural de S. João del Rei, e seu segundo marido Antonio Teixeira Castro, natural da vila de Guimarães Arcebispado de Braga (outras informações na família “João Rodrigues Pugas”, neste site)

Baependi, MG -. aos 22 fevereiro 1802 capela S. Thome das Letras - Manoel Joaquim da S.a e Marianna Rosa de Jesus. Ele f.l. de Joaquim Fernandes Leão e Catharina Antonia Maciel; n. e b. nesta freg. de Baependy. Ela, f.l. de Bento Jose Pinto e Maria Eugenia; n. e b. na freg. de Aiuruoca.

 

         Mariana Rosa faleceu em 02-07-1814 com 30 anos. Manoel pediu dispensa de afinidade ilicita para se casar com Ana Placedina do Bom Sucesso, batizada em Aiuruoca aos 02-07-1797, filha do falecido Antonio Dias de Mattos e Maria Rita de Jesus.

Aiuruoca, MG livro misto 1815-1816

Querem casar Manoel Joaquim da Silva, viuvo q ficou por falecimento de Mariana Rosa de Jesus, morador nesta freg.; da Aiuruoca, com:

Ana Placedina do Bom Sucesso, f.l. do falecido Antonio Dias de Mattos e Maria Rita de Jesus, n/b nesta mesma freguesia.

(...) é verdade que, logo que faleceu a mulher do orador, correu o boato que tinha sido assassinada pelo marido, mas nunca se verificou isso, e nem as Justiças tomaram conhecimento: é verdade q Catarina Antonia Maciel, mãe do orador, em setembro do corrente ano impudio(?) tambem este filho com impedimento de crime, e pq agora foi inquirida novamente sobre a mesma materia, da qual dizia ser sa\bedora uma escrava do mesmo filho, reportava com juramento que nada pode afirmar ao certo, mais que pelo voato(sic) que correu, e que não fazia gosto neste casamento.

No Livro de Obitos 8º fl. 54v se acha o seg.: Aos 02-07-1814 faleceu da vida presente, sem sacramento, de morte subita, de idade 30 anos Mariana Rosa, casada com Manoel Joaquim da Silva, acompanhada e encomendada pelo Revdo Capelão, missa de corpo presente já dentro da capela da Alagoa desta freguesia.

No Lv. 6 de batizados a fl. 96: aos 02-07-1797 nesta matriz de N Sra da Conceição da Aiuruoca bat a Ana, f.l. Antonio Dias de Mattos e Maria Joaquina de Jesus, q nasceu a 4 de junho do dito ano, foram padr.: Lourenço Jose Ferreira, filho de Jose da Costa, e Inacia Maria de Jesus, filha do mesmo. Aiuruoca 12-11-1815

 

Aos 10-11-1815 Juramento dos contraentes:

Manoel Joaquim da Silva, f.l. Joaquim Fernandes Leão e Catarina Antonia Maciel, n/b na freguesia de Baependi e morador nesta freguesia da Aiuruoca, viuvo de Mariana Rosa de Jesus

Ana Placedina do Bom Sucesso, f.l. Antonio Dias de Mattos e Maria Rita de Jesus, n/b na freg. da Aiuruoca - afinidade ilicita

 

Testemunhas:

1ª Alf. Inacio Pereira Gularte. homem branco, casado, natural desta freguesia e nela morador, onde vive de agricultura, idade 62 anos. Os oradores estão ligados com impedimento de afinidade ilicita pq tinha noticia q Vicente, irmão do orador, tinha tido copula ilicita com a oradora - afinidade em 1º grau de linha transversal igual. A oradora é órfã de pai.

2º Jose de Abreu e Silva

3ª Manoel Joaquim de Araujo, homem branco, casado, natural desta freguesia e nela mmorador onde vive de sua agencia, de idade 54 anos

Depoimento dos oradores Manoel Joaquim da Silvas, (...) por fragilidade teve tambem copula ilicita com a oradora.

Ana Placedina, mulher branca, natural desta freguesia, de idade 19 anos

 

         Manoel Joaquim já era falecido em 1838 e foi representado no testamento e inventário materno por 15 de seus 16 filhos, de uma e outra nupcias:

3-2-1-1 Floriano José, casado, morador no Monte Belo da Vila de Aiuruoca.

3-2-1-2 Manoel Joaquim, demente, com 28 anos em 1839, morador na Lagoa da Aiuruoca

3-2-1-3 Felisbina, casada com Miguel Francisco de Oliveira, morador na Freguesia da Aiuruoca.

3-2-1-4 Cândida, casada com Manoel Vicente, morador na Fazenda dos Dois Irmãos da Freguesia da Aiuruoca.

3-2-1-5 João Algripio, casado, morador na Freguesia da Aiuruoca.

3-2-1-6 Maria, casada com Francisco Pinto, morador na Freguesia da Aiuruoca.

3-2-1-7 Luciana, casada com Joaquim Pinto, morador na Freguesia da Aiuruoca.

3-2-1-8 Antonio, 16 anos.

3-2-1-9 José, 14.

3-2-1-10 Francisco, 13.

3-2-1-11 Joaquim, 12.

3-2-1-12 Thomás, 11.

3-2-1-13 Ana, 10.

3-2-1-14 Generosa, 9.

3-2-1-15 Pirmitivo(?), 8.

3-2-1-16 Blandina, vivia em 1838 e faleceu antes da avó paterna.

 

3-2-2 Francisco Marcos de Leão, casado, morador em Casa Branca em 1839

3-2-3 Maria Joaquina da Conceição casada aos 12-01-1804 com Lourenço José da Costa, filho de José da Costa e Rita Maria de Jesus. Geração na família “José Martins do Prado”, neste site. Moradores na Lagoa da Aiuruoca

Baependi-MG aos 12-01-1804 nesta matriz se receberam Lourenço Jose da Costa, f.l. de Jose da Costa e Rita Maria de Jesus, n/b em Aiuruoca = E Maria Joaquina da Conceição, f.l. de Joaquim Fernandes Leão e Catarina Antonia Macfiel, n/b e moradora nesta freguesia de Baependi. Test.: Manoel Joaquim da Silva e Antonio Jose da Silva Coutinho

3-2-4 João Fernandes Maciel (ou Leão) casado aos 05-10-1808 com Antonia Maria de Jesus, filha de José da Costa e Rita Maria de Jesus, família “José Martins do Prado”, neste site. Moradores na Lagoa da Aiuruoca

Aiuruoca, MG matr - aos 05-10-1808 nesta matriz se receberam João Fernandes Maciel, f.l. de Joaquim Fernandes Leão e Catarina Antonia Maciel, n/b na freguesia de Baependi = E Antonia Maria de Jesus, f.l. de Jose da Costa e Rita Maria de Jesus, n/b nsta freguesia. Test.: Miguel Joaquim Bernardino e Antonio Teodoro de Araujo.

3-2-5 Ana, batizada em 22-01-1789 na capela do Favacho filial de Baependi com registro em Aiuruoca onde os pais eram fregueses. Ana Joaquina casou com Miguel Antonio de Souza, moradores em Caldas.

Livro de batizados Aiuruoca Aos vinte e dois de janeiro de 1789 na capela de São Jose do Favacho filial de Baependi o padre Manoel Gonçalves Correa batizou Ana filha de Joaquim Fernandes Leão e Catarina Antonia Maciel foi madrinha Maria Rodrigues de Sousa mulher de Domingos Rodrigues Silva todos desta freguesia de Aiuruoca (pesq. Moacyr Villela).

3-2-6 Joaquim Fernandes Maciel, batizado em 30-08-1790 na capela do Favacho com registro em Aiuruoca.

Livro de batizados Aiuruoca- Aos trinta de agosto de 1790 o padre Manoel Gonçalves Correa na capela do Favacho filial de Baependi batizou Joaquim filho de Joaquim Fernandes Leão e Catarina Antonia Maciel. Padrinhos Diogo Gonçalves Correa e Inácia de São Jose mulher de Luis Jose de Sousa esta da freguesia de Baependi e aqueles de Aiuruoca (pesq. Moacyr Villela).

         Em Aiuruoca aos 07-02-1810, casou com Rosa Maria de Jesus, filha de Antonio Dias de Mattos e Maria Rita. Maria Rita já era falecida em 1838 e Joaquim era morador em Aiuruoca em 1839.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 07 fevereiro 1810 matriz - Joaquim Fernandes Maciel, f.l. de Joaquim Fernandes Leão e Catharina Antonia Maciel; c/ Rosa Maria de Jesus, f.l. de Antonio Dias de Matos e Maria Rita. Ns. e bts. nesta freguesia.

3-2-7 Josefa Claudina Maciel casada Tomé Antonio Dias, moradores em Baependi

3-2-8 Vicente Ferreira Maciel casou com Ana Rosa de Souza. Vicente faleceu em Baependi aos 26-01-1831 e foi inventariado pela viúva em 1832 (inventário neste site). Foram filhos do casal:

3-2-8-1 José, com 9 anos em 1832. José Fernandes estava casado em 1839.

3-2-8-2 Maria com 7. Maria, solteira em 1847.

3-2-8-3 Ana com 4. Aos 26-04-1845 casou-se com Francisco Antonio Maciel.

 

3-2-9 José Fernandes Maciel casado com Maria Honória de Souza, moradores em Aiuruoca.

3-2-10 Antonio Fernandes Maciel, casado, com Ana Zeferina de Paula. Já falecido em 1838, foi representado no inventário materno por seus quatro filhos, todos moradores em Serranos.

3-2-10-1 Rita (ou Felizarda segundo o testamento da avó), com 18 anos em 1839, casada com Fulano Furtado.

3-2-10-2 Lino, 16 anos.

3-2-10-3 Catarina, batizada aos 02-09-1825

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -- batismos - aos 02 set 1825 Serranos, CATHARINA, f.l. de Antonio Fernandes Maciel e Anna Zepherina de Paula, padr.: Domiciano Vieira e Delphina Maria de Carvalho.

3-2-10-4 Custódio, batizado aos 19-11-1826.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -- batismos - aos 19 nov 1826 Serranos, CUSTODIO, f.l. de Antonio Fernandes Maciel e Anna Zepherina de Paula, padr.: alf. Antonio Machado da Silva e Joaquina Luiza da Conceição.

 

3-2-11 Thomás Joaquim (Fernandes) Maciel, casado com Ana Claudina de Arantes. Pais de, pelo menos:

3-2-11-1 Tomás, batizado em Aiuruoca aos 23-09-1848

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos - aos 23-9-1848 matriz, THOMAS, f.l. de Thomas Joaquim Maciel e Anna Claudina de Arantes, padr.: Bento Thomas Maciel e Claudina Ferreira de Arantesz.

3-2-12 Joaquina Zeferina Maciel casada com Joaquim José Pinto, moradores em Baependi.

3-2-13 Custódio Fernandes Maciel, solteiro em 1838 e casado em 1839. Morador em Baependi.

3-2-14 Gabriel Fernandes Maciel, casado, morador em Baependi.

3-2-15 Genoveva Flora Maciel casada com Francisco Monteiro Pinto

 

3-3 José, batizado aos 27-10-1765, sendo seus padrinhos o tio paterno e a avo paterna.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 27 outubro 1765, Serranos, Joseph, f.l. de Francisco Martins Borr.º, o mosso, e s/m Josepha de Souza, padr.: Jose Martins Alfenas thio do baptizado e sua avó paterna Sebastiana Fca. Maciel.

3-4 Jacinta, com 6 anos em 1774, vivia em companhia de sua mãe, juntamente com os irmãos abaixo.

3-5 João, com 4 anos em 1774

3-6 Dorotea, nasceu aos 02 e foi batizada aos 22-12-1771

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- a margem: Dorothea//Thomazia, aos 22 dezembro 1771, cap. Serranos., bat. a Thomazia, f.l. de Francisco Martins Alfena e s/m Josefa Rodrigues de Sousa, q.n. aos 02 de dezembro, madr.: Anna Maria Leyte viuva.

3-7 Floreana, nascida aos 06 e batizada aos 25-01-1774. Não consta no inventário paterno

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 25 janeiro 1774 Varadouro, Floreana n. aos 06 do dito, f.l. de Francisco Martins Alfena e s/m Josefa de Sousa, padr.: Jose Ribeiro de Oliveira e Sylva e Antonia Leonarda de Jesus.

 

4- Joaquim Martins Borralho, batizado na Capela de Serranos aos 04-02-1745.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 04 fev 1745 Serranos, Joaquim, f. de Francisco Martins Borralho e s/m Sebastiana Francisca; padr.: Marin (?) Gonçalves Britto e Josefa Francisca mulher de Antonio Pereira da Costa, todos desta freguesia.

Na Capela do Porto do Turvo aos 27-01-1763, Joaquim casou com Ana Joaquina Pereira (ou dos Santos), natural de S. João del Rei, filha de Manoel Pereira dos Santos natural da Ilha Fayal freguesia de S. Salvador Bispado de Angra e de Izabel Pereira natural da freguesia de N. Sra. da Conceição Prados, neta paterna de Jose Pereira e Rosa de Santo Antonio, neta materna de Brás Pereira Cabral, natural da vila de Taubaté-SP, e de Maria Rodrigues do Prado, natural da freguesia dos Prados. Por Brás bisneta de José Pereira e Rosa de Santo Antonio e por Maria Rodrigues bisneta de Manoel Gonçalves Gil e Ana Rodrigues Velha naturais de Pindamonhangaba-SP, família “Manoel Gonçalves Gil”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG,. aos 27 janeiro 1773 - cap. Porto do Turvo - Joaquim Martins Borralho, n. b. na freg. de Aiuruoca, f.l. de Francisco Martins Borralho e de Sebastiana Francisca Maciel; com Anna Pereira, n. b. freg. Pillar, vila S. João del Rei, f.l. de Manoel Pereira dos Santos e Isabel Pereira.

 

Encontramos os filhos:

4-1 José, nascido aos 01 e batizado aos 12-12-1773, sendo seus padrinhos o tio paterno e a avó materna.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 12 dez 1773 Porto do Turvo, JOSE n. aos 01 do dito, f.l. de Joaquim Martins Borralho n. desta freguesia e s/m Anna Joaquina Pereira n. desta freguesia digo, n. da freg. de S. João del Rei; np de Francisco Martins Borralho n. do Lugar de S. Vicente de Alfena, bispado Porto e s/m Sebastiana Francisca Maciel n. da Borda do Campo deste bispado; nm de Manoel Pereira dos Santos n. da Ilha Fayal freg. S. Salvador bisp. de Angra e s/m Izabel Pereira n. da freg. de N. Sra. da Conceição de Prados; padr.: Jose Martins Alfena solteiro e Izabel Pereira mulher de Manoel Pereira dos Santos desta freguesia.

4-2 José (outro), batizado aos 09-09-1775, padrinhos o tio paterno e a tia materna.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 09 set 1775 Serranos, JOSE, f.l. de Joaquim Martins Borralho e Anna Joaquina de Oliveira digo Joaquina Pereira, padr.: Joam Martins Borralho e --- Pereira filha de Manoel Pereira, ambos solteiros.

          José Martins Alfenas aos 11-05-1800 na Campanha casou com Maria Francisca Umbelina, filha de Francisco de Azevedo Chaves e de Magarida Antunes do Prado - família “Lucrecia Leme Barbosa”.

Campanha, MG aos 11-05-1800 Jose Martins Alfenas, f. de Joaquim Martins Alfenas e de Ana Joaquina dos Santos, n/b na freguesia de Aiuruoca = cc Maria Francisca Umbelina, f. de Francisco de Azevedo Chaves e de Magarida Antunes do Prado, n. desta freguesia.

 

5- João Martins Borralho, batizado aos 29-06-1747. (ver ASBRAP 5, fls. 240 por Eduardo Dias Roxo Nobre)

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 29 junho 1747 João, f.l. de Francisco Martins Borralho e s/m Sebastiana Francisca, ambos moradores na capela dos Serranos, padr.: Antonio da Cunha de Carvalho casado, e Florencia Ferreira mulher do dito ?.

 

6- Maria Francisca Maciel, em 04-05-1768 casou com Luis Gonçalves da Costa, natural da freguesia de Santa Bárbara da Ilha Terceira bispado de Angra, filho de Francisco Gonçalves Mol e Francisca Antonia do Sacramento, estes pais também de Francisco Gonçalves da Costa tronco da família do mesmo nome, neste site, com ascendência dos dois irmão.

Aiuruoca, MG aos 04-05-1768 na capela da Sra do Bom Sucesso dos Serranos se receberam Luiz Gonçalves da Costa, f.l. de Francisco Gonçalgves Mol e Francisca Antonia do Sacramento, n. da freguesia de Sta. Barbara da Ilha Terceira Bispado de An gra = E Maria Francisca Maciel, f.l. de Francisco Martins Borralho e Sebastiana Francisca Maciel, n. desta freguesia. Test.: Cap. Roque de Sza Magalhães e Ten. Henrique de Vasconcellos.

          Pais de, e.o.:

6-1 Francisco batizado na Borda do Campo em 1769:

Barbacena, MG no ano de 1769 na capela de Sta Rita, filial da matriz de Barbacena, bat a Francisco, f.l. de Luiz Gonçalves da Costa e Maria Francisca Maciel, foram padrinhos Francisco Gonçalves da Costa e Josefa Maria do Espirito Santo.

6-2 Maria Josefa batizada em 06-06-1772. Casou com Manoel Joaquim de Araújo. (família “Os Araújo Martins” Cap. 1º).

Aiuruoca, MG aos 06-06-1772 na capela dos Serranos bat a Maria, f.l. de Luiz Gonçalves da Costa e Maria Francisca, q nasceu aos 29 dias do mes de maio do dito ano, foram padrinhos Jose Martins Alfena e Ana Maria, solteira filha de Sebastiana Francisca, todos desta freguesia.

          Maria Josefa teve, antes de seu casamento, relações com o futuro marido, um irmão e três primos irmãos dele. Manoel Joaquim por sua vez também se relacionou com uma irmã e uma prima de Maria Josefa. Embora no processo matrimonial constasse que Manoel e Maria Josefa já tinham 6 filhos em comum antes de seu casamento, parece que Manoel não tinha muita certeza disso, em parte porque esses filhos não foram legitimados pelo casamento dos pais e também pelo que Manoel diz em seu testamento:

"Não incluo neste testamento os filhos que minha mulher teve antes do nosso casamento porque eles já entraram na legitima materna, ficando meus herdeiros somente meus filhos legítimos....."

          Conforme documentos consultados, entre eles o processo matrimonial de Manoel e Maria e o testamento de Manoel, ambos neste site, dessas "relações inter- familiares" resultou que Maria Josefa teve 9 filhos:

6-2-1 Filho ou filha de pai não identificado

6-2-2 Maria Porcina de Araújo, filha natural e não legitimada pelo casamento dos pais. Casou com Bernardo Ribeiro da Silva. Geração na família os “Ribeiro da Silva de Baependi”.

6-2-3 a 6-2-7 Cinco filhos naturais tidos de Manoel Joaquim (segundo o processo matrimonial) e não legitimados pelo sub-sequente casamento dos pais.

Dois filhos legítimos, havidos depois do casamento dos pais, descritos na família supra citada

6-2-8 Vicente Cândido de Araújo, filho de legítimo matrimonio, em 1837 era casado e estava "ausente por estar Pronunciado em um crime de morte" segundo está no inventário de seu pai.

6-2-9 Ana, também legitima, casada com Laurentino José da Fonseca, inventariante do sogro.

 

6-3 Bonifácio, batizado em Serranos aos 11-03-1774

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 11 março 1774 Serranos, BONIFACIO n. aos 01, f.l. de Luiz Gonçalves da Costa n. da freg. de Santa Bárbara da Ilha Terceira bispado de Angra e s/m Maria Francisca Maciel n. desta freg.; np de Francisco Gonçalves Mol e Francisca Antonia do Sacramento; nm de Francisco Martins Borralho e Sebastiana Francisca Maciel; padr.: Jose da Silva Pacheco e Theresa Maria Maciel, solteira.

 

          Bonifacio Gonçalves da Costa aos 16-01-1804 se casou com Ana Correa de Mendonça, filha de Manoel Correa de Mendonça e sua primeira mulher Ana Francisca de Jesus, família “Francisco da Cruz Souza”.

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição - Aos 16-01-1804 na capela do Turvo desta freguesia da Aiuruoca e testemunhas Manoel Cardoso Pereira e Francisco Xavier de Barros, se receberam Bonifacio Gonçalves da Costa, f.l. Luiz Gonçalves da Costa e Maria Francisca Maciel, n/b nesta freguesia = cc Ana Correa de Mendonça, filha de Manoel Correa de Mendonça e Ana Franicsca de Jesus, natural desta mesma freguesia e batizada na freguesia da vila de Barbacena.

Pais de, q.d.:

6-3-1 Joaquim Gonçalves de Mendonça aos 10-05-1824 se casou com Mariana Flauzina de Carvalho, filha de Manoel Borges Leal e Joaquina Luiza da Conceição, neta materna de Ana Rodrigues de Jesus e seu segundo marido Domingos Carvalho da Cunha, família “Araujo Martins e Araújo Sampaio”, neste site.

Serranos, MG Igreja N Sra do Bom Sucesso - nesta capela do Serrano freguesia da Aiuruoca, presentes as testemunhas Bento Jose Moreira e João Custodio Rodrigues no dia dez de maio de 1824 se receberam Joaquim Gonçalves de Mendonça, f.l. de Bonifacio Gonçalves da Costa e Anna Francisca(sic) de Mendonça = cc Floriana Flauzina de Carvalho, f.l. Manoel Borges Leal e Joaquina Luiza da Conceição. Ambos naturais, batizados, e moradores nesta freguersia da Aiuruoca.

 

Joaquim e Mariana tiveram, pelo menos:

6-1-1-1 Luciana, batizada em 19-02-1825.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -  batismos - aos 19 fev 1825 Serranos, LUCIANA, f.l. de Joaquim Gonçalves de Mendonça e Mariana Flauzina de Carvalho, padr.: alf. Felisardo Vieira da Silva e s/m Bernarda Roza Vieira por pp apres. por Maria Luciana.

6-4 João batizado em 31-08-1775.

Aiuruoca, MG aos 31-08-1775 na capela dos Serranos bat a João q nasceu aos 26 dias do dito mes, f.l. Luiz Gonçalves da Costa e Maria Francisca Maciel, foram padrinhos João Francisco Gomes(?), solteiro e Ana Francisca Maciel, solteira.

6-5 Floreana em 02-07-1780

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 02-07-1780 na capela de S. Tiago, bat a Floreana, f.l. Luiz Gonçalves da Costa e Maria Francisca Maciel, foram padrinhos o Revdo. João Peixoto do Amaral e D. Josefa Barbosa do Amaral, casada, por pp que apresentou D. Ana Barbosa de Magalhães, todos desta freguesia.

6-6 Francisca em 02-07-1780.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 02-07-1780 na capela de S. Tiago, bat a Francisca, f.l. Luiz Gonçalves da Costa e Maria Francisca Maciel, foram padrinhos Lourenço Jose Martins e D. Ana Barbosa de Magalhães, casada, todos desta freguesia.

6-3 Ana Francisca Maciel aos 12-08-1824 casou com Inocencio Pereira de Moraes, filho de José Pereira de Moraes e Francisca Venancia

S. Vicente de Minas, MG - Igreja S. Vicente Ferrer - aos 12-08-1824 Inocencio Pereira de Moraes, f.l. Jose Pereira de Moraes e Francisca Venancia = cc Ana Francisca Maciel, f.l. Luiz Glz da Costa e Maria Francisca Maciel, n. da vila de S. João e o contraente desta da Aiuruoca. Test.: Manoel Joaquim de Araujo e Ten. Tomas Merndes dos Santos.

 

7- Manoel Martins Borralho, nascido por 1751, com 16 anos em 1767. Faleceu aos 28-11-1769

 

8- Ana, com 11 anos em 1767. Ana Francisca Maciel, na Matriz de São João del Rei aos 04-08-1779, casou-se com José Antonio de Souza, filho do Capitão João Loubão Botelho e Francisca Rosa de Bittencourt.

(RMJ) Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 04-08-1779 - Capela de São Thiago Maior, José Antonio de Souza, filho do Capitão João Loubam Botelho e D. Francisca Rosa de Bitencourt, natural da Vila de S Pedro do Rio Grande, Bispado do RJ. C.c. Ana Francisca Maciel, nascida e batizada em Aiuruoca, filha do Alferes Francisco Martins Borralho e Donna Sebastina Francisca Maciel.

 

José Antonio casou em segundas aos 13-02-1787 com Francisca Maria de Jesus:

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 13-02-1787 Cap. Santa Rita, Jose Antonio de Souza, f.l. João Lobão Botelho e D. Francisca Rosa de Bitancur, viuvo de Ana Francisca Maciel, n/b na freg. de S. Pedro do ----; = cc. Francisca Maria de Jesus, f.l. ---- --------------- --------- e Maria [muito danificado], n/b na freg. desta vila

 

9- Lourenço, com 8 anos.

 

10- Antonio (outro), batizado aos 06-10-1762. Com cerca de 6 anos em 1767

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 06 out 1762 Serranos, Antonio, f.l. de Francisco Martins Borralho e s/m Sebastiana Francisca ---, padr.: Antonio da Cunha Carvalho e s/m Bernarda Dutra da Silveira.