PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Francisco Leite de Oliveira

 

Bartyra Sette

 

 

Francisco Leite de Oliveira e sua mulher Maria Martins de Jesus foram moradores em Taubaté-SP onde nasceram seus filhos.

 

Encontramos vários deles casando nas Minas Gerais:

 

1- Teresa Maria de Jesus, natural de Taubaté. Em Carrancas-MG aos 28-01-1772 casou com Antonio Caetano de Brito, natural de Pindamonhangaba, filho de Francisco Caetano de Fontes e da falecida Maria de Brito

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-01-1772 Antônio Caetano de Brito, n/b na vila de Pindamonhangaba bispado de S. Paulo, f.l. Francisco Caetano de Fontes e Maria de Brito, já defunta; = cc Teresa Maria de Jesus, f.l. Francisco Leite de Oliveira e Maria Martins, n/b vila de Taubate do dito bispado de S. Paulo.

Antonio e Teresa tiveram os filhos, q.d.:

1-1 Joaquina Maria de Jesus, natural de Carrancas onde aos 17-08-1793 casou com Francisco Rodrigues Alves, natural de Baependi e exposto em casa de Domingos Rodrigues Alves

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 17/Ago/1793, Matriz de Lavras, Francisco Rodrigues Alves, exposto em casa de Domingos Rodrigues Alves, nat. e bat. na freg. de Baependi; c.c. Joaquina Maria de Jesus, f. de Antônio Caetano de Brito e de Teresa Maria de Jesus, nat. e bat. nesta freguesia. TT: o Capitão João de Deus Alves de Azevedo e João Pedro Ribeiro.(pesq. Silvia Buttros).

1-2 Maria Caetana de Brito, batizada em Carrancas aos 06-12-1772. Em 15-09-1800 habilitou-se para casar com Joaquim Botelho de Siqueira viuvo de Ana Joaquina, falecida em 1798.

Lavras, MG, Igreja Santa Ana, matrimonios - Lavras 15-09-1800 Habilitação- Os oradores Joaquim Botelho de Siqueira viuvo de Ana Joaquina = e Maria Caetana de Brito, f.l. Antonio Caetano de Brito e Teresa Maria,, n/b nesta freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil onde ambos são moradores

 

Certifico que no livro que ainda serve (...) assentos a fls. 17: Aos 23 de D ou F de 1798 faleceu da vida presente Ana Joaquina mulher de Joaquim Botelho. Foi sepultada dentro da capela do Sr. Bom Jesus dos Perdões filial desta matriz.

 

Certifico que em um livro findo de batizados a fls. 1 se acha o assento do teor seguinte: aos 06-12-1772 nesta igreja matriz de N. Sra da Conceição de Carrancas e Santa Ana das Lavras do Funil bat. Maria, f.l. Antonio Caetano de Brito n. de Pinamonhangaba e Teresa Maria de Jesus n. da vila de Taubate, foram padrinhos Francisco Correa das Neves e Felizarda Matildes de Moraes Salgada mulher de João da Silva Ribeiro de Queiroz, todos desta freguesia. 13 de setembro de 1800

 

2- Antonio Leite de Oliveira, natural de Taubaté. Em Carrancas aos 19-10-1774 casou com Ana Correa Leite, natural de Taubaté, filha de José Martins do Prado e Maria Leite de Miranda.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-10-1774 Antonio Leite de Oliveira, f.l. Francisco Leite de Oliveira e Maria Martins de Jesus, n;b na freg. S. Francisco das Chagas da vila de Taubaté Bispado de S. Paulo; = cc Ana Correa Leite, f.l. Jose Martins do Prado e Maria Leite de Miranda, n/b na sobredita freguesia de Taubaté.

3- Venâncio Leite de Oliveira, natural de Taubate. Na capela do Bom Sucesso filial de S. João del Rei aos 01-03-1779 casou com Maria Barbosa de Jesus, natural da Conceição dos Guarulhos, filha de Inácio Rodrigues da Cunha e Ângela da Cunha Pontes, família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 01-03-1779 Venancio Leite de Oliveira, n. freg. S. Francisco das Chagas de Taubate, f.l. Francisco Leite de Oliveira e Maria Martins de Jesus = cc Maria Barbosa de Jesus, da freg. Conceição dos Guarulhos Bispado de S. Paulo, f.l. Inacio Rodrigues da Cunha e Angela da Cunha Portes(sic), test.: Manoel Alves Mendes e Teodosio Rodrigues de Lima.

Venancio e Maria Barbosa tiveram os filhos batizados na capela do Bom Sucesso, q.d.:

3-1 Venancio Leite de Oliveira casou com Ana Felicia do Nascimento, filha de Francisco Correa Pires e Dionisia do Espirito Santo, família “Lemos Oliveira Godoy” Cap. 1º.

          Pais de, pelo menos:

3-1-1 João Leite de Oliveira batizado na capela do Bom Sucesso cerca de 1817, padrinhos o avô paterno e avó materna. Aos 22-02-1841 casou com sua prima Bárbara Maria Leite, filha de Apolinário José Leite e Vicencia Divina de Jesus.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) no ano de 1817 pouco mais ou menos nesta matriz, João, f.l. Venancio Leite de Oliveira e Ana Felicia do Nascimento, padr.: Venancio Leite de Oliveira, avo paterno e Dionisia Francisca avo pela parte materna mulher de Francisco Correa Pires.

 

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 22-02-1841 proclamados canonicamente não resultou impedimento algum, a reserva do de consanguinidade em segundo grau por serem primos co irmãos, João Leite de Oliveira f.l. Venancio Leite de Oliveira, falecido e Ana Felicia de Jesus n/b nesta matriz e hoje morador em a vila de S. Bento da Araraquara Bispado de S. Paulo = cc Barbara Maria Leite, f.l. Apolinario Jose Leite e Vicencia Divina de Jesus, n/b nesta mesma matriz.

3-2 Francelina, batizada em 08-09-1796.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 08-09-1796 Francelina, f.l. Venancio Leite de Oliveira e Maria Barbosa, padr.: Antonio Correa de Gusmão e Maria Rosa.

3-3 Joaquim, em 01-04-1798.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 01-04-1798 Joaquim, f.l. Venancio Leite de Oliveira e Maria Barbosa de Jesus, padr.: João Nunes de Avellar e Bernardina Caetana S. de Souza.

3-4 Antonia, em 08-12-1799.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 08-12-1799 Antonia, f.l. Venancio Leite de Oliveira e Maria Barbosa de Jesus, padr.: Salvador Leite de Oliveira e Josefa Maria de Jesus.

3-5 Merenciana, em 26-07-1801.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 26-07-1801 Merenciana, f.l. Venancio Leite de Oliveira e Maria Barbosa, padr.: Francisco Nunes de Avellar e Izabel Joaquina de S. Jose.

 

4- Inácio Martins de Oliveira, natural de Taubaté, casou duas vezes. Aos 10-08-1789 com Antonia Maria de Jesus, filha de Francisco Nunes de Avellar e Isidora Maria de Meneses. Geração na familia “Francisco Nunes de Avelar”

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 10-08-1789 Cap. Bom Sucesso, Ignacio Martins de Oliveira, f.l. Francisco Leite de Oliveira e Maria Martins de Jesus, n/b na vila de S. Francisco das Chagas de Taubate Bispado de S. Paulo; = cc. Antonia Maria de Jesus, f.l. de Francisco Nunes de Avellar e D. Isidora Maria de Meneses, n/b nesta freg.

 

          Aos 27-11-1798 Inácio casou segunda vez com Ana Joaquina de Jesus, filha de Antonio Correa de Gusmão e Margarida de Jesus.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 27-11-1798 Capela N. Sra. do Bom Sucesso, Ignacio Martins de Oliveira, viuvo de Antonia Maria de Jesus; = cc. Anna Joaquina de Jesus, f.l. Antonio Correa de Gusmão e Margarida de Jesus, n/b na freguesia de S. Bento do Tamanduá.

          Inácio e Ana Joaquina tiveram os filhos, q.d.:

4-1 Claudina, batizada em 18-10-1800

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 18-10-1800 Claudina, f.l. Inacio Miz de Oliveira e Ana Joaquina de Jesus, padr.: Antonio Correa de Gusmão e Margarida de Jesus.

4-2 Maria, em 13-09-1801.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 13-09-1801 Maria, f.l. Inacio Miz de Oliveira e Ana Joaquina de Jesus, padr.: Francisco Nunes de Avellar e Maria Barbosa.

4-3 Inacio Martins de Oliveira, em Franca-SP aos 11-04-1825 casou com Felisbina Teodora dos Santos, natural de Pitangui, filha de Sebastião Ribeiro da Silva e Margarida Febislina dos Santos

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 11-04-1825 Inacio Martins de Oliveira = cc Felisbina Teodora dos Santos, test.:João Paulo de Souza e Manoel de Meirelles Freire, casados, todos desta fregusia (aa Manoel Joaquim de Meirelles). Declaro que o contraente Inacio Martins de Oliveira é n. freg. S. João del Rei Bispado de Mariana, f.l. Inacio Martins de Oliveira e Ana(sic) Joaquina de Jesus. E a contraente Felisbina Teodora é n. da freg. Pitangui do mesmo bispado, f.l. Sebastião Ribeiro da Silva e Margarida Febislina dos Santos

4-4 Francelino José Martins em Franca-SP aos 14-04-1825 casou com Umbelina Maria dos Santos, natural de Pitangui, irmã inteira de Felisbina Teodora supra citada.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 14-04-1825 Francelino Jose Martins n. freg. S. João del Rei Bispado de Mariana f.l. Inacio Martins de Oliveira e Ana(sic) Joaquina de Jesus, falecidos = Umbelina Maria dos Santos n. freg. Pitangui do mesmo bispado, f.l. Sebastião Ribeiro da Silva e Margarida Felisbina dos Santos; test.: Manoel de Meirelles Freire, casado e Jose Alves de Figueiredo (aa Manoel Joaquim de Meirelles).

 

5- Maria Martins de Jesus casou com João Miguel de Almeida, filho de Miguel Vieira de Almeida e Izabel Leite de Miranda. SL. 7, 349, 3-4 onde João consta sem conjuge e geração.

Pais de, q.d.:

5-1 Miguel Martins Leite, natural de Taubaté-SP. Na ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões aos 21-11-1785 casou com Joana Maria de Jesus, natural de S.; João del Rei, filha de José Francisco de Toledo, natural de Guaratinguetá-SP e Ana Maria de Godoy, natural de Mogi das Cruzes-SP, casados em 09-07-1765, neta paterna de Roberto Francisco Guimarães e Josefa Maria de Jesus, neta materna de Angelo Cardoso e Teresa Fragoso de Godoy.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 21-11-1785 Ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões, Miguel Martins Leite, f.l. João Miguel de Almeida e Maria Alves de Jesus, n/b na vila de Taubate Bispado de S. Paulo; = cc. Joanna Maria de Jesus, f.l. Jose Francisco de Toledo e Ana Maria de Godois, n/b freg. S. João del Rei

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 09-07-1765 Jose Francisco de Toledo, de Santo Antonio da vila de Guaratingueta-SP, f.l. Roberto Francisco Guimarães e Josefa Maria de Jesus = cc Ana Maria de Godoi, de Santana das Cruzes de Mogi-SP, f.l. Angelo Cardoso e Teresa Fragoso de Godoi. Test.: Pedro Fernandes de Lima e Antonio Gonçalves de Siqueira.

5-2 Salvador, batizado em 03-02-1771.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 03-02-1771 Salvador, f.l. João Miguel de Almeida e Maria Martins de Jesus, np Miguel Vieira de Almeida e Izabel Leite de Miranda, nm Francisco Leite de Oliveira e Maria Martins de Jesus, moradores em Taubate Bispado de S. Paulo padr.: Ten. Pedroso Ferreira e Izabel Leite de Miranda mulher [danificado]nho Antonio Fragoso Neves, todos desta freguesia.

5-3 José, em 02-11-1772

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 02-11-1772 Jose, f.l. João Miguel de Almeida e Maria Martins de Jesus, np Miguel Vieira, de Taubaté e Izabel Leite de Miranda da freg. de Itu, nm Francisco Leite de Oliveira, de Taubaté e Maria Alves de Jesus, de Taubaté, padr.: Francisco Correa das Neves e Maria Leite de Miranda casada com Jose Martins do Prado.

5-4 Izabel Joaquina de Jesus, natural de Lavras. Aos 02-06-1804 casou com João Ferreira Pires, filho de Francisco Ferreira Pires e Ana Maria de Menezes, familia “Francisco Nunes de Avelar”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 02-06-1804 João Ferreira Pires, desta, f.l. Francisco Ferreira Pires e Ana Maria de Menezes = cc Izabel Joaquina de Jesus, da freg. de Lavras, f.l. João Miguel e Almeida e Maria Martins, test.: Dr. Domingos Jose de Souza e João Nunes de Avelar

5-4 Maria Joaquina de Jesus aos 09-07-1804 casou com o viúvo José Correa da Silva. José foi casado primeira vez com Floriana Maria da Soledade, com geração.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. do Bom Sucesso aos 09-07-1804 Jose Correa da Silva, viuvo de Floriana Maria da Soledade = cc Maria Joaquina de Jesus, desta, f.l. João Miguel de Almeida e Maria Martins de esus, test.: Francisco da Silveira Vaz e Jose Alves Madeira

Maria Joaquina e José tiveram, q.d.:

5-4-1 Emerenciana, batizada em 23-06-1805.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. do Bom Sucesso aos 23-06-1805 Emerencana, f.l. Jose Correa da Silva e Maria Joaquina de Jesus, padr.: Padre Manoel Jose Braga e Maria Francisca de Jesus.

5-4-2 Joaquim, em 23-05-1809

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. do Bom Sucesso aos 23-05-1809 Joaquim, f.l. Jose Correa da Silva e Maria Joaquina de Jesus, padr.: Francisco Antonio da Silva, casado e Ana Vitoria de Jesus cc Jose Alves Madeira.

6- Madalena Maria de Jesus, natural de Taubate. Em S. João del Rei aos 04-07-1774 casou com Salvador Correa Leite, tambem de Taubaté, filho de José do Prado Silva e Maria Leite de Miranda

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 04-07-1774 Salvador Correa Leite, da freg. S. Francisco das Chagas de Taubate, f.l. Jose do Prado Silva e Maria Leite de Miranda = cc Madalena Maria de Jesus, da freg. S. Francisco das Chagas de Taubate, f.l. Francisco Leite de Oliveira e Maria Martins, test.: Agostinho Antonio Fragoso e Jose Joaquim Caldas.

 

7- Manoel Martins de Oliveira, aos 11-01-1780 casou com Joana Correa da Conceição, filha de Antonio Correa da Silva e Maria Rodrigues do Prado

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 11-01-1780 Manoel Martins de Oliveira, de S. Paulo, f.l. Francisco Leite de Oliveira e Maria Martins de Jesus = cc Joana Correa da Conceição, da freg. N. Sra do Pilar, f.l. Antonio Correa da Silva e Maria Rodrigues do Prado, test.: Antonio Gonçalves de Siqueira e Antonio da Silva Barrachos.

7-1 Maria, batizada em 04-12-1780

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 04-12-1780 Maria, f.l. Manoel Martins Oliveira e Joana Correa da Conceição, padr.: Amaro Alves Madeira, casado e Ana Joaquina da Silva, casada.

7-2 Antonio Martins da Silva, batizado em 04-02-1782. Aos 26-02-1810 casou com Rosaura Maria Lapa, filha de João Correa Cardoso e Maria de Menezes.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 04-02-1782 Antonio, f.l. Manoel Martins Oliveira e Joana Correa da Conceição, padr.: João Correa Pires e D. Ana Maria.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santo Antonio do Amparo aos 26-02-1810 Antonio Martins Silva, desta, f.l. Manoel Martins de Oliveira e Joana Correa Conceição = cc Rosaura Maria Lapa, desta, f.l. João Correa Cardoso e Maria de Menezes, test.: Jose Simões Pereira e Francisco da Costa Dias.

7-2-1 Maria, batizada em 21-07-1812.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santo Antonio do Amparo aos 21-07-1812 Maria, f.l. Antonio Martins e Rosaura Maria Lapa, padr.: Manoel Martins de Oliveira e Maria Menezes cc Francisco Rodrigues Moreira.

7-2-2 Antonio, em 25-06-1815

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santo Antonio do Amparo aos 25-06-1815 Antonio, f.l. Antonio Martins e Rosaura Maria Lapa, padr.: Francisco Rodrigues Moreira e Luciana Maria dos Anjos.

7-3 Francisco, batizado em 01-11-1784

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 01-11-1784 Francisco, f.l. Manoel Martins Oliveira e Joana Correa da Conceição, padr.: Angelo Pimenta de Godoy e s/m Inacia Antonia de Jesus.

7-4 Manoel, em 14-05-1797.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 14-05-1797 Manoel, f.l. Manoel Martins Oliveira e Joana Correa da Conceição, padr.: Antonio Correa Gusmão e s/m Margarida de Jesus.