PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

FRANCISCO JOSÉ PINHEIRO, alferes

 

 

 

Colaboração: Paulo Cezar Ribeiro Luz

 

 

Francisco José Pinheiro, filho de Manoel Pinheiro e Joana Maria. aos 11-08-1792 casou com Francisca Maria do Espirito Santo, por vezes referida como Francisca Maria de Jesus, batizada aos 02-03-1767, filha de Manoel José do Bem e Teresa Maria de Jesus. Família “Manoel José do Bem” 7.

(Nilza Cantoni) Conceição de Ibitipoca Fls 132 - 11.08.1792 no Pilar SJRei - Francisco José Pinheiro e Francisca Maria do Espírito Santo. Ele filho de Manoel Pinheiro e Joana Maria. Ela filha de Manoel José de Bem e Teresa Maria de Jesus.

 

Foram moradores em Barbacena onde possuíam a Fazenda Ribeirão de São João, vizinha da Fazenda do Bahu, da qual Francisco José também possuía uma parte por herança.

 

Alferes Francisco foi inventariado em 1813 e Francisca teve seus bens partilhados em 18-03-1814.

 

No inventário, neste site, compareceram os oito filhos do casal, sendo um falecido. Na época os menores eram tutelados por Francisco Rodrigues Gomes, passando depois a tutela para Inácio José do Bem, tio dos órfãos, que morava próximo a eles.

 

Filhos de Francisco José e Francisca Maria:

 

1-Maria Porfiria de Jesus casou com Francisco Rodrigues Gomes.

 

2- Ana Francisca do Espírito Santo (ou de Jesus), batizada em 31-03-1793. Aos 14-09-1814 casou com Bento José de Faria, batizado aos 02-05-1797, filho de Euzébio Fernandes Chaves e Madalena Maria. Família “Manoel Francisco Braga” 8-1

B7: Barbacena - Garambeu aos 31-03-1793 Ana, f.l. de Francisco Jose Pinr.º e Francisca Maria, padr.: In.co Jose do Bem e Ana Maria, solteira.

 

inserido no inventário do sogro:

“Certifico que revendo os livros dos assentos do batizado desta freguesia de Barbacena no respectivo a folha 565 se acha um do teor seguinte= Aos dois dias do mês de maio de 1797 na Capela da Ibitipoca, filial desta matriz de Barbacena o Padre José Ferreira de Paiva de licença minha batizou e pôs os Santos Óleos a Bento filho legítimo de Euzébio Fernandes Chaves, e Madalena Maria, padrinhos Manoel Francisco Braga, e Quitéria Maria todos desta freguesia de que mandei fazer este assento que assinei= O vigário Dom Agostinho Pita de Castro= E não se continha mais no dito assento que bem e fielmente aqui copiei o seu original a que me reporto. Barbacena, 07 de setembro de 1815.

 

B7: casamentos Barbacena - S. Domingos da Bocaina aos 14-09-1814 Bento José de Faria, f.l. de Euzebio Frz Chaves e Madalena Maria = Anna Francisca do Espirito Santo, f.l. de Francisco José Pinheiro e Francisca Maria. Nts e bts nesta.

 

3- Vicente José Pinheiro, batizado em 11-03-1795. Aos 26-04-1813 casou com Ana Francisca das Chagas, filha do Capitão José Rodrigues Carneiro e Ana Lourença de Souza. Família “Pascoal Correa de Aguiar” § 1, 2-13

B7: Barbacena - Garambeo aos 11-03-1795 Vicente, f.l. de Fran.co Joze Pinr.º e Francisca Maria , padr.: Fran.co Jose do Bem e Anna Maria.

 

B7: casamentos Barbacena - Garambeu aos 26-04-1813 Vicente José Pinheiro, f.l. de Francisco José Pinheiro e de Francisca Maria; = D. Anna Francisca das Chagas, f.l. do Cap. Jose Roiz Carnr.º e D. Anna Lour.ca de Souza. Nts e bts nesta

 

censo 10-10-1831 Garambéu-MG, 4º quarteirão fogo 76

Vicente Jose Pinheiro, branco, 38, casado

Ana Francisca, branca, 33, casada

Maria Emerenciana, branca, 2

15 escravos

 

4-Ignacio José Pinheiro casou na Capela de Santana do Garimbéu aos 14-09-1819 com Maria Joaquina de Mello.

inserido no inv. paterno: f.67

"Com licença do Reverendíssimo Pároco de Barbacena e provisão de habilitação do juízo eclesiástico da Vila de São João Del Rei em presença do Reverendo José Pereira de Payva, et coram Tutibus (sic.) o capitão Francisco de Paula e Souza e Anastácia Leite Ribeiro se casarão com palavras de presente et in face Ecleseos(sic.) Ignácio José Pinheiro, e Maria Joaquina de Mello, aquele filho legítimo dos falecido Francisco José Pinheiro, e de Francisca Maria do Espírito Santo, e logo o mesmo Reverendo presidente e principal, e qualificada testemunha lhe conferiu as bençãos nupciais, o exposto celebrado nesta Capela Santana do Garambéu, filial da matriz de Nossa Senhora da Piedade daquela Vila de Barbacena, e por esta me ser pedida a passo que sendo necessário juro por Santa Dei Evangelia. Lugar supra , e de 14 de setembro de 1819."

 

5- Anastácia Adriana de Jesus, batizada aos 13-03-1803. Casou com Francisco Correa Pereira, filho do Capitão Leonardo João Chagas e Leonarda Luiza de Saudade.

B7: Barbacena - Garambeo aos 13-03-1803 Anastassia, f.l. de Francisco Jose Pinheiro e Francisca do Espirito Santo, padr.: João Alves Gacia e Anastassia Gordiana de Jesus.

 

inserido no inventário paterno:

"Certifico que nesta Capela de São Domingos da Bocaína perante mim se receberão em matrimônio Francisco Correa Pereira, filho legítimo do capitão Leonardo João Chagas e Leonarda Luiza de Saurdade (sic.) e Anastácia Adriana de Jesus filha legítima de Francisco José Pinheiro e Francisca Maria de Espírito Santo já falecidos. O que sendo necessário juro por Santos Evangelhos Dei: São Domingos da Bocaína, 08 de dezembro de 1819."

O capelão Alexandre Carvalho de Macedo

 

6-Antônio, batizado aos 16-12-1804

inserido no inv. paterno:

“Certifico que revendo o Livro 7º dos Assentos dos batizados nesta Paróquia, nele a folha 199 se acha um do teor seguinte= Aos dezesseis de dezembro 1804 anos, na capela de Santa Ana do Garambéu, filial desta matriz de Barbacena, o Padre Manoel Valente de Vasconcelos, de licença minha batizou, e pôs os Santos Óleos a = Antônio – inocente, filho legítimo de Francisco José Pinheiro, e de Francisca do Espírito Santo: forão padrinhos Domingos Pereira dos Santos, e Dona Mariana Feliciana de Jesus. De que mandei fazer este assento. O vigário Dom Agostinho Pitta de Castro – Nada mais se continha em o dito assento que aqui fielmente copiei, e afirmo o referido in fide Parochi.

Barbacena, 21 de março de 1833.

O vigário Antônio Marques de Sam Jam (sic.)”.

 

7-Manoel José Pinheiro, batizado em 27-07-1807. Em 1833 estava casado.

inserido no inv. paterno:

“Certifico que revendo o Livro 8º dos batizados nesta paróquia no mesmo a folha 25 verso se acha um do teor seguinte= Aos vinte e sete de julho de 1807 anos na Ermida de São Domingos da Bocaína filial desta matriz de Barbacena o Padre Francisco José de Oliveira Flores de licença minha batizou e pôs os Santos Óleos a Manoel inocente filho legítimo de Francisco Pinheiro, e de Francisca Maria de Jesus foram padrinhos o mesmo Padre e Ana Pereira mulher de Francisco Rodrigues Gomes de que mandei fazer  este assento= O vigário dom Agostinho Pita de Castro nada mais se continha em o dito assento que aqui me reporto, e afirma todo o referido in fide(sic.) Parochi= Barbacena, 03 de fevereiro de1833.”8- Joaquim ou Francisco, falecidoantes da mãe. Herdaram seus irmãos. “Durante o pagamento aos herdeiros receberam parte da herança do irmão falecido, cujo nome apresenta-se por Joaquim e não Francisco, como consta a folha 9.”

 

8- Francisco ou Joaquim, falecido, herdaram seus irmãos: “herdeiro Francisco é falecido da vida presente antes da morte da mãe comum, e que os bens que se derão em pagamento ao dito órfão se acham em seu poder dele tutor os quais se deve agora repartir com os mais herdeiros”. Durante o pagamento aos herdeiros receberam parte da herança do irmão falecido, cujo nome apresenta-se por Joaquim