PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Francisco Jorge Nunes

(atualizado em 07-março-2018)

 

Moacyr Villela

 

 

Francisco Jorge Nunes, natural de Taubaté-SP, com 50 anos em 1732 (testemunha na dispensa da cunhada Jerônima Mendes das Neves, de quem foi padrinho de batismo) casou com Maria Vieira das Neves, natural da Piedade (Lorena-SP), filha de João de Castilho e Catarina das Neves, neta materna de Domingos das Neves Ribeiro.

 

Maria Vieira das Neves foi irmã de Jerônima Mendes das Neves, tambem natural de Lorena. Jerônima em 22-12-1732 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau para se casar com Luiz de Oliveira, natural da freguesia de Santa Maria Maior termo de Santarem, filho de Antonio Ribeiro das Neves e Maria de Oliveira.

(pesq. Moacyr Villela) Processo matrimonial AEAM – Mariana numero 5987/ 22-12-1732 Baependi

Orador - Luis de Oliveira, natural de Casével, freguesia de Santa Maria Maior, Termo de Santarém e morador em Baependi. 30 anos mais ou menos, filho legitimo de Antonio Ribeiro das Neves e de Maria de Oliveira.

Oradora – Jerônima Mendes das Neves 23 anos, natural da freguesia da Piedade, São Paulo filha legitima de João de Castilho e Catarina das Neves. Neta materna de Domingos das Neves Ribeiro

Impedimento de consanguinidade em terceiro grau

Antonio Ribeiro das Neves é irmão de Domingos das Neves Ribeiro. De Antonio nasceu o orador. De Domingos nasceu Catarina das Neves e desta a oradora Jerônima.

Testemunhas:

- Diogo Fernandes Morato, natural de Jacareí, morador em Baependi, vive de sua roça, 40 anos. Diz que conheceu Luis de Oliveira depois que este veio do Reino e sabe por ouvir falar que o avô da oradora era irmão do pai do orador. Conhece o avô da oradora da Piedade por assistirem na mesma terra.

- Elias de Moraes Florião, natural de Mogi, morador em Baependi, vive de sua roça, 30 anos mais ou menos. Diz que a oradora é prima irmã de um cunhado dele.

- Francisco Jorge Nunes, natural de Taubaté, morador em Baependi, vive de sua roça, 50 anos mais ou menos. Cunhado da oradora Jerônima Mendes. Padrinho de batismo da oradora e hoje casado com uma irmã dela. Diz que os pais da oradora são vivos e tem mais filhos e muitas dividas.

- João Pereira Tinoco, natural de Guaratinguetá, morador em Baependi, vive de sua roça.confirma os depoimentos anteriores.

 

Francisco Jorge e Maria Vieira foram moradores no vale do Paraiba, migraram para o sul de Minas onde se estabeleceram e deixaram geração. Francisco faleceu em Baependi aos 24-08-1749.

(pesq. Moacyr Villela) Baependi-MG.“Aos 24 de Agosto de 1749 faleceu da vida presente com todos os sacramentos Francisco Jorge Nunes casado com Maria Vieira natural do Bispado de São Paulo. Freguesia de Nossa Senhora da Piedade...”

 

Encontramos os filhos:

 

1 - Ana Nunes de Castilho natural da Piedade-SP em 13-02-1747 casou com José Fagundes de Siqueira (ou Rabelo) natural da Cidade de São Paulo, filho dos falecidos Francisco Fagundes Barreto e Maria de Siqueira. José era viúvo de Gertrudes de Siqueira, casados em Santo Amaro-SP aos 27-09-1731, filha de Manoel Martins de Siqueira e Maria Domingues (SL. 8º, 473, 2-9)

(pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi “Aos 13 de Fevereiro de 1747 nesta Freguesia de Baependi, sem impedimentos.. presente as testemunhas Luis Pereira Dias e Nicolau Antonio Nogueira pessoas conhecidas.... Jose Fagundes de Siqueira natural da Cidade de São Paulo filho legitimo de Francisco Fagundes Barreto e de Maria de Siqueira  ja defuntos viúvo pelo falecimento de sua primeira mulher Gertrudes de Siqueira morador na Freguesia de Pouso Alto e Ana Nunes de Castilho natural da Freguesia  da Piedade do Bispado de S. Paulo e moradora nesta Freguesia filha legitima de Francisco Jorge Nunes e de Maria Vieira das Neves...”

 

(pesq. Regina M. Junqueira) Casamentos de Sto Amaro-SP 27-09-1731; José Fagundes Rabelo- filho de Francisco Fagundes Barreto e Maria de Siqueira; cc. Gertrudes de Siqueira- filha de Manoel (Mi?) de Siqueira e Maria Domingues.

T: Salvador Nardi, Antonio Coelho de Serqueira;

 

2- Margarida Ribeira de Torres (ou Margarida Ribeira das Neves ou ainda Margarida das Neves Torres), natural de São Paulo. Em 04-06-1750 casou com Antonio Fagundes de Siqueira, natural de Pouso Alto, filho de José Fagundes Rabelo e sua primeira mulher Gertrudes de Siqueira, supra citados.

(pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi “Aos 4 de Fevereiro de 1750 nesta Matriz... casei a Antonio Fagundes natural de Pouso Alto filho legitimo de Jose Fagundes e de Gertrudes de Siqueira naturais de São Paulo , com Margarida de Torres natural de São Paulo e filha legitima de Francisco Jorge ja defunto e de Maria Vieira. Testemunhas Nicolau Antonio Nogueira e Domingos Gonçalves da Costa”

          Antonio faleceu em Baependi e foi sepultado na matriz aos 05-02-1798.

Baependi-MG - Óbitos -. aos 05-02-1798 foi sep. dentro da matriz Antonio Fagundes de Siqueira, marido que foi de Margarida Ribr.ª Torres.

Encontramos os filhos:

2-1 Clara Fagundes Torres, natural de Baependi onde aos 31-08-1772 casou com José Fernandes de Freitas, natural de Pouso Alto-MG, filho de Sebastião de Freitas Rocha e de Andresa Pedrosa de Toledo

Baependi-MG Igreja N Sra do Monteserrate aos 31-08-1772 nesta matriz Jose Fernandes de Freitas,  f.l. Sebastião de Freitas Rocha e de Andresa Pedrosa de Toledo, nat/bat Pouso Alto = cc Clara Fagundes Torres, f.l. Antonio Fagundes de Siqueira e Margarida Ribeira de Torres, nat/bat nesta freguesia.

2-2 Margarida Ribeira das Neves (ou de Torres) aos 07-06-1774 casou com Matias Vieira do Couto, filho de outro, natural da freguesia de S. Romão do Bispado do Porto e de Teresa Custodia de Jesus, natural de Parati, neto paterno de Manoel do Couto e Ana Vieira, neto materno de José da Silva da Fonseca e Maria Moreira. Outras informações sobre a família de Matias inseridas na família “José Martins do Prado”, neste site.

Baependi-MG Igreja N Sra do Monteserrate - aos 07-06-1774 nesta matriz Matias Vieira do Couto, f.l. de Matias Vieira do Couto e Teresa Custódia de Jesus = cc Margarida Ribeira das Neves, f.l. Antonio Fagundes de Siqueira e Margarida Ribeira de Torres. Ambos nts e bts nesta freguesia.

          Margarida faleceu aos 16-10-1821.

Baependi-MG Igreja N Sra do Monteserrate aos 16-10-1821 faleceu Margarida Ribeira das Neves  cc Matias Vieira do Coito. Sepultada dentro desta matriz. {a margem: Margd.ª Ribr.ª cas. br. 78]

2-2-1 Maria batizada em Baependi aos 18-04-1779, madrinha a avó materna.

Baependi, MG aos 18-04-1779 bat a Maria, f.l. Mathias Vieira do Couto e Margarida Ribeira de Torres. Foram padrinhos Jacinto Teixeira e Margarida de Torres avo da batizada, todos desta freguesia.

2-3 Maria Fagundes Torres aos 21-11-1774 casou com José Francisco Braga, de quem foi a segunda mulher. Geração na família “Manoel Francisco Braga”, neste site.

Baependi-MG Igreja N Sra do Monteserrate aos 21-11-1774 nesta matriz Jose Francisco Braga, n/b na freguesia da Aiuruoca, f.l. Manoel Francisco Braga e de Teresa Maria de Jesus = cc Maria Fagundes Torres, n/b nesta freguesia.

          José Francisco foi casado primeira vez com Joana Maria de Souza Pires, filha de Antonio de Souza Lopes e Maria Moreira. Geração na família “Antonio de Souza Lopes”.

2-4 Maria Madalena das Neves casou com José Leite do Prado. Pais de, pelo menos:

2-4-1 Teodoro Leite do Prado, natural de Baependi. Em 1809 requereu dispensa do impedimento de afinidade ilícita para se casar com Ana de Almeida do Rosário, de 20 anos natural de Aiuruoca, filha de Antonio Pompeu de Almeida, já falecido, natural da Europa e de Ana Francisca de Jesus natural do Bispado de São Paulo. Ana de Almeida teve tratos ilícitos com Manoel Francisco Braga, primo-irmão de Teodoro Leite, ambos netos maternos de Antonio Fagundes de Siqueira e Margarida das Neves Torres.

Baependi, MG Lv. Misto 1801-1809 (IMG 199, 201/291)

Teodoro Leite do Prado e Ana de Almeida do Rosario

Assentada aos 08-novembro-1809 deligencias neste arraial e freguesia de Nossa Senhora do Monserrate de Baependi.

Testemunhas:

1- Verissimo Gomes, homem pardo, casado, natural da vila de Santos bispado de S. Paulo e morador nesta freguesia, vive de agricultura, de idade de 50 anos e sem parentesco algum de consanguinidade com os oradores.

O orador Theodoro Leite do Prado é f.l. de Jose Leite do Prado e de Maria Magdalena das Neves, natural e bat. nesta freguesia; a oradora Ana de Almeida do Rosario é f.l. de Antonio Pompeu de Almeida e de Ana Francisca de Jesus, n/b na freguesia da Aiuruoca e moradora nesta

2- Filipe Alvares Pedroso, homem pardo, casado, n. da freguesia da Aiuruoca e morador nesta de Baependi, de idade de 47 anos, vive de agricultura. (...) não sabe se a oradora teve tratos ilícitos com Manoel Francisco Braga, como alega. A oradora é orfã de pai e esta fora da companhia da mãe três anos; e que no presente esta na companhia de Jose Francisco no vale Formoso, e tem um filho do orador. Os oradores são descendentes dos brancos do Brasil.

- (...) que é publico que a oradora teve tratos ilícitos com Manoel Francisco Braga, primo irmão do orador por serem suas mães irmãs, filhas de Antonio Fagundes de Siqueira e Margarida das Neves Torres. (...) que os pais do orador são naturais deste Brasil, chamados brancos da terra, e que não sabe dos pais da oradora.

 

Depoimento do orador Theodoro Leite do Prado, f.l. de Jose Leite do Prado e de Maria Magdalena das Neves, natural e bat. nesta freguesia e que a oradora era a propria Ana Joaquina de Almeida, f.l. de Antonio Pompeu de Almeida e Ana Francisca de Jesus, n/b na freguesia da Aiuruoca e moradora nesta de Baependi. Que é verdade que a oradora teve cópula com Manoel Francisco Braga, primo irmão dele orador, por serem suas mães irmãs filhas de Antonio Fagundes de Siqueira e Margarida das Neves Torres. A oradora é orfã de pai e esta hoje em casa de João Antonio, seu tio, a quatro meses por determinação do seu vigario e que tem um filho da oradora.

Depoimento da Oradora: (...) é verdade que ela oradora teve tratos ilicitos com Manoel Francisco Braga, primo irmão do orador, por serem suas mães irmãs Ela oradora é orfã de pai, e por sua miséria ter acompanhado ao orador dois para três anos por fora desta freguesia e que recolhendo-se para ela veio para casa de sua mãe onde existiu sete meses e no presente habita no vale Formoso em casa de João Antonio, o qual se acha na companhia de Jose Francisco. Que ela oradora ja teve do orador dois filhos que faleceram e um que existe vivo. Que ela oradora espera uma pequena herança de seu pai procedida de uma sorte de terras que valerão cem mil reis para se dividir com ela oradora, e filhos de outra irmã, alem da meação de sua mãe. Seu pai era natural da Europa, e sua mãe do Bispado de São Paulo

 

Juramento do orador Theodoro Leite do Prado, homem branco da terra, solteiro, nat/bat nesta freguesia de idade de 25 anos, vive de agricultura e agregado a seu tio João Antonio de Toledo.

 

Juramento da oradora Ana Joaquina de Almeida, mulher solteira, nat/bat na freguesia da Aiuruoca e de presente moradora nesta de Baependi, de idade de 20 anos, f.l. de Antonio Pompeu de Almeida e Ana Francisca de Jesus; e o orador Theodoro Leite do Prado, f.l. de Jose Leite do Prado e Magdalena das Neves

3 - Angela dos Santos Vieira natural da Piedade-SP. Em 05-06-1752 casou com Antonio de Souza Lopes viuvo de Ana Moreira. Geração na familia “Antonio de Souza Lopes”, neste site.

 (pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi  “Aos 5 de Junho de 1752 na Matriz .. testemunha o capitão Domingos Teixeira Vilela casado e Nicolau Antonio Nogueira solteiro.. Antonio de Souza Lopes filho legitimo de João Antonio Lopes e Ana de Souza natural  da Freguesia de São João de Nespereira Bispado do Porto, viuvo que ficou de Maria Moreira e Angela dos Santos Vieira filha legitima de Francisco Jorge Nunes e Maria Vieira das Neves natural da Freguesia da Piedade Bispado de São Paulo e moradora nesta Freguesia e o contraente na freguesia das Carrancas...”

 

4- Bernardo Vieira Neves natural da Piedade-SP, em 22-06-1762 casou Maria dos Santos da Cruz, natural de Guaratingueta, filha de José Antonio da Cruz e da falecida Joana Antunes dos Reis, e viúva de João do Cabo Pereira

 (pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi  “Aos 22 de Junho de 1762 nesta Matriz de Baependi, ... Bernardo Vieira  Neves batizado na Freguesia da Piedade de São Paulo filho legitimo de Francisco Jorge Nunes ja defunto e Maria Vieira das Neves com Maria dos Santos da Cruz natural de Guaratingueta filha legitima de Jose Antonio da Cruz e sua mulher Joana Antunes dos Reis ja defunta , viúva que ficou de seu primeiro marido João do Cabo Pereira que se acha sepultado na Aiuruoca...”

 

5- Maria da Conceição natural de Baependi em 08-02-1752 casou com Antonio do Prado natural de Baependi e filho de João do Prado Leme e Ana Rodrigues de Siqueira

(pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi  “Aos 8 de Fevereiro de 1752 na Matriz de Baependi sem se descobrir impedimento  algum.. testemunhas  Antonio Correa Neto casado e Francisco Coelho de Abreu casado... Antonio do Prado natural e batizado em Baependi filho legitimo de João do Prado Leme e de Ana Rodrigues de Oliveira(?) e Maria da Conceição natural e batizada nesta Freguesia filha legitima de Francisco Jorge e de Maria Vieira ..”

 

6- Maria do Rosario natural de Baependi em 23-01-1753 casou com Inácio Rodrigues do Prado, natural de Baependi, irmão de Antonio do Prado supra

 (pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi  “Aos 23 de Janeiro de 1753 na Matriz sem impedimentos... testemunhas Atanasio Vieira de Melo casado e Antonio... da Silva solteiro se receberam ... Inacio Rodrigues do Prado filho legitimo de João do Prado Leme e sua mulher Ana Rodrigues e Maria do Rosario filha legitima de Francisco Jorge Nunes e de Maria Vieira das Neves naturais desta Freguesia...”

 

7- Manoel Jorge de Jesus batizado em 1729 em Baependi. Em 28-02-1764 casou com Maria Duarte tambem de Baependi, filha de João Duarte e Rosa de Godois

Baependi-MG .Aos 12 dias do mes [-----] de 1729 bat a Manoel, f.l. Francisco Jorge Nu--- e Maria Vieira das Neves, foram padrinhos Luiz de Oliveira e Joana Vieira.

 

(pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi  “Aos 28 de Fevereiro na Matriz de Baependi ...Manoel Jorge de Jesus natural de Baependi filho de Francisco Jorge e sua mulher Maria Vieira das Neves com Maria Duarte natural desta Freguesia filha legitima de João Duarte e de sua mulher Rosa de Godoes.”

 

8- José batizado em 1732.

Baependi-MG. Aos 4 dias do mes de [------] de 1732 bat a Joseph, f.l. Francisco Jorge e s/m [-------] Neves, foram padrinhos Manoel [--------] e Angela. solteira filha de [--------] Tome Rois.

 

9- Ana Jorge Nunes batizada em 1737 em Baependi. Aos 10-01-1763 casou com João de Moura Fontoura, natural de Lorena-SP, filho de Luiz de Moura e Ana Rodrigues Nunes e viúvo de Paula da Cunha sepultada em Pouso Alto

Baependi-MG aos 15-08-1737 bat a Ana f.l. Francisco Jorge Nunes e [----]ia Vieira das Neves, foram padrinhos Luis Coelho de Abreu e s/m(?) Ana Nu[---] de Castilho.

 

(pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi  “Aos 10 de Janeiro de 1763 na Matriz.. João de Moura Frontoura(sic). Natural da freguesia da Piedade S. Paulo filho legitimo de Luis de Moura? e sua mulher Ana Rodrigues Nunes. Viúvo que ficou por falecimento de sua primeira mulher Paula da Cunha sepultada em Pouso Alto . com Ana Jorge Nunes natural desta Freguesia  filha legitima de Francisco Jorge Nunes e Maria Ayres Correa(sic)” .