PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Francisco João e Maria de Moura

 

 

Bartyra Sette

 

 

Francisco João e Maria de Moura, reinóis, tiveram pelo menos dois filhos que emigraram para o Brasil. Um se estabeleceu em Pernambuco e o outro nas Minas gerais nas primeiras decadas do século XVIII:

 

1- Sargento Mor Antonio de Moura, natural da Freguesia de São Miguel de Gêmeos, Termo da Vila de Bastos, Arcebispado de Braga. Faleceu em S. João del Rei, com testamento feito no Córgo em 14-04-1756 e aberto aos 18-03-1765. Solteiro, deixo legado a cunhada Ursula Maria de Araújo, viúva de Manoel de Moura da Silva abaixo, e a seus sobrinhos filhos do mesmo casal. Instituiu a alma como herdeira, inventário neste site.

 

2- Manoel de Moura da Silva falecido antes do irmão Antonio deixando viúva Ursula Maria de Araújo. Foram pais de e.o:

2-1 Manoel de Moura e Silva, legatário do tio Antonio. Que segue:

2-2 Frei Antonio de Moura, religioso do Carmo.

2-3 filha, casada em Pernambuco.

2-4 Teresa

2-n religiosas

 

2-1 Manoel de Moura e Silva, batizado na freguesia de S. Pedro Gonçalves da matriz de Corpo Santo, cidade de Olinda-PE. Fez seu testamento na chácara do Corgo suburbios da vila de São João del Rei aos 16-06-1788 e faleceu em 22 do mesmo mês. Foi casado em Pernambuco, por procuração, com D. Maria Josefa Ferreira, filha de Dona Isabel Correa de Melo que não veio ao encontro do marido. Manoel declarou dois filhos naturais, tidos com Rosa Pereira de Moura, e uma exposta que criou e não era sua filha.

          Foi inventariado em São João del Rei em 21-07-1788, inventário neste site colaboração do Moacyr Villela.

São João del Rei, MG Igreja N Sra do Pilar obitos - aos 22-06-1788 faleceu Manoel de Moira e Silva, natural de Pernambuco e casado condicionalmente com D. Maria Josefa Ferreira como declara no seu testamento. Sepultado dentro da capela da Veneravel Ordem Terceira de N. Sra do Carmo desta vila. Tudo na forma de seu dito testamento:

(...)  eu Manoel de Moura e Silva (...) sou natural de Pernambuco, batizado na freg. de S. Pedro Glz matriz do Corpo Santo bispado da cidade de Olinda, f.l. do Cel. Manoel de Moura da Silva e D. Ursula Maria de Araujo, já falecidos. Declaro que antes de vir para estas Minas tinha justo na minha patria de me desposar com Dona Maria Josefa Ferreira, filha de Dona Isabel Correa de Melo, mas sucedendo retirar me sem se efetuar este casamento, depois de estar nesta comarca do Rio das Mortes (...) mandei procuração para se celebrar em meu nome o dito matrimonio. (...) e ela depois de ter se recebido em fase da igreja nunca quis vir, faltando ao acordo de nosso trato

Declaro que tive dois filhos naturais com mulher solteira por nome Rosa ---era de Moura que depois se casou com Leandro de Morais nesta mesma Freguesia e hoje é falecida. Os quais filhos sempre conservei em minha companhia e são: Eugenia Pereira de Moura e Joaquim Jose de Moura.

Meus testamenteiros darão a Euqueria de Moura hoje casada com Antonio Martins de Mello, que desde pequenina criei em minha casa e companhia e reporto ela me chamava de seu pai por força desta criação, é certo que não é minha filha.

(...) como herdeiro que sou do falecido meu tio o Sarg. Mor Antonio de Moura (...)

Nesta minha chácara do Corgo suburbios da vila de São João del Rei aos 16 dias do mes de Junho de 1788 - Manoel de Moura da Silva

Segue aprovação aos 16 de Junho de 1788.

 

Rosa, parda forra, era filha de Martinho da Costa e Antonia Fernandes. Aos 09-02-1772 casou com Leandro de Moraes Lopes Chaves, natural de S. José (Tiradentes) filho natural de Rosa Maria de Andrade, preta forra.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar S.João del Rei, MG e capelas filiadas aos 09-02-1772 na capela do Sr. de Matosinhos filial desta matriz da vila de S. João del Rei Leandro de Moraes Lopes Chaves, n/b na freg. de Santo Antonio da vila de São Jose, f. de Rosa Maria de Andrade, preta forra e pai incognito = cc Rosa Pereira de Moira, n/b nesta freguesia, filha de Martinho da Costa e s/m Antonia Fernandes.

Já falecida em 1788, Rosa teve com Leandro os filhos, q.d.:

- Antonio de Moraes aos 02-02-1795 casou com Anastacia Luiza de Magalhães, filha natural de Luiza Maria de Oliveira.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 02-02-1795 na capela do Corgo, Antonio de Moraes, f.l. Leandro de Moraes e Rosa Pereira de Moura, n. matriz do Pilar de S. João del Rei = cc Anastacia Luiza de Magalhães, natural de S. Jose, filha natural de Luiza Maria de Oliveira.

- Barbara Pereira de Moraes, batizada em 13-12-1772. Aos 04-02-1799 casou com João Alves dos Santos, filho de Antonio Alves dos Santos e Feliciana Fernandes Barbosa

Matriz de Nossa Senhora do Pilar S.João del Rei, MG e capelas filiadas aos 13-12-1772 na matriz da vila de S. Jose desta comarca bat a Barbara, f.l. Leandro de Moraes Lopes Chaves e Rosa Pereira de Moura, pardos forros desta freguesia; padr.: Alf. Antonio Jose Ferreira, solteiro e Euqueria de Moura e Araujo, solteira desta freguesia.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 04-02-1799 na capela do Bom Despacho, João Alves dos Santos, n. de São Jose, f.l. Antonio Alves dos Santos e Feliciana Fernandes Barbosa = cc Barbara Pereira de Moraes, n. S. Jose, f.l. Leandro de Moraes e Rosa Pereira de Moura.

 

 

Manoel e Rosa tiveram dois filhos:

2-1-1 Eugenia Pereira de Moura e

2-1-2 Joaquim José de Moura, testamenteiro e inventariante paterno. Provavelmente casou com Antonia Clara Teixeira e foram pais de: Joaquim e Manoel, gemeos, nascidos em 14-08-1797:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-08-1797 matriz, Joaquim gemeo n. aos 14, f.l. Joaquim Jose de Moura e Antonia Clara Teixeira, padr.: Cap. Manoel Lobo de Castro e Rita Januaria, filha de Manoel Coelho de Souza, todos desta freguesia.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-08-1797 matriz, Manoel gemeo n. aos 14, f.l. Joaquim Jose de Moura e Antonia Clara Teixeira, pardos, padr.: Manoel Coelho de Souza, casado e Barbara Pereira de Moraes, filha de Leandro de Moraes esta da freguesia de S. João del Rei e os mais desta freguesia da vila de S. Jose.

 

2-1-3ex Euqueria Maria de Moura, criada em casa de Manoel de Moura da Silva. Aos 23-05-1776 casou com Antonio Martins de Mello, exposto.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar S.João del Rei, MG e capelas filiadas aos 23-05-1776 na capela do Sr. de Matosinhos filial desta matriz Antonio Martins de Mello, exposto em casa de Antonio Martins de Mello, nat/bat na freg. de Santo Antonio da vila de São Jose = cc Euqueria Maria de Moura, f. natural de Manoel de Moura da Silva e de Rosa Pereira de Moura, nat/bat nesta freguesia