PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Francisco Inácio Botelho

de Portugal à Lavras do Funil

(atualizado em 21-janeiro-2013)

 

Bartyra Sette

Maria Ângela Araújo Caiafa Lagoa

Rafael de Casto Baker Botelho

 

 

Francisco Inácio Botelho nasceu na Vila Covilhã, Concelho de Covilhã, distrito de Castelo Branco aos 02-02-1734 e foi batizado na freguesia de Santiago aos 11 do mesmo mês, sendo padrinhos o Doutor Felipe José Cardoso, da freguesia de Santa Maria e Luiza Bernarda, da freguesia de Santa Maria Madalena, solteira e filha de Amaro Mendes.

"Francisco filho legitimo de Francisco Jose Botelho natural da Cidade da Guarda e de sua mulher Theresa Maria Joanna natural desta Villa e moradores nesta freguesia de Sam Thiago netto pella parte paterna de Manoel Botelho Manso e de sua mulher Mariannna gomes ambos naturais da Cidade da Guarda da freguesia da See  e pella parte materna de Antonio Mendes Bordalo e de sua mulher Catherina Saraiva  ambos naturais desta Villa e desta freguezia de Sam Thiago. nasceu Sendo do primeiro matrimonio dentre ambos em os dois dias do mes de Fevereiro de mil  Sete Centos e trinta quatro annos e foi bautisado por mim o Prior desta Igreja Manoel dos Santos de Bastos abaixo asinado em os onze dias do dito mes de Fevereiro era ut  Supr  e lhe pus os Sanctos oleos ; sendo padrinhos o Doutor Felipe Jose Cardoso e Luiza Bernarda Solteira filha de Amaro Mendes e de Briatris Cardona sendo o padrinho da freguezia de Sancta Maria desta Villa e a madrinha da freguezia de Sancta Maria Madalena. Sendo testemunhas que presentes estavam André de Almeida Saraiva e Pedro Fernandes da Cruz e por  ser verdade fis este  termo  dia  mês, era ut Supra.

   (aa)    O Prior Manoel dos Santos de Bastos

 Pedro Fernandes da Cruz

André de Almeida Saraiva.”

 (Pesquisa: Maria Ângela Araújo Caiafa Lagoa- dia 14/12/2006- Torre do Tombo (IANTT) Lisboa, PT - MF 180, diversos, item 4, fl. 65v.)

 

Ascendência de Francisco Inácio Botelho

 

Emigrando para o Brasil casou com Maria Theresa de Araújo Menezes, natural da Campanha do Rio Verde e batizada na capela de S. Gonçalo aos 16-09-1750.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-09-1750 S. Gonçalo, Maria, f.l. Domingos Gonçalves Vianna n. da freg. de S. Tiago de Arcozelo Arc. Braga e D. Branca Teresa de Toledo n. da vila de Taubaté Bispado de SP, no Manoel Gonçalves e Serafina Alves nts da freg. de Arcozelo, nm Guarda Mor Salvador Correa Bocarro e D. Ana Ferreira de Toledo n. da freg. N. Sra da Conceição das Carrancas bispado de Mariana e aquele n. da vila de Taubate Bispado de SP; padr.: Rvdo Dr. João Bernardo da Costa Estrada vigario desta freguesia e Maria da Assunção mulher de Dionisio da Fonseca moradores em S. Gonçalo desta freguesia

 

Maria Theresa era filha de Domingos Gonçalves Vianna natural de S. Tiago de Arcozelo arcebispado de Braga e Branca Teresa de Toledo natural de Taubaté-SP, neta paterna de Manoel Gonçalves e Serafina Alves naturais de Arcozelo, neta materna do Guarda Mor Salvador Correa Bocarro e Ana Ferreira de Toledo natural de Carrancas-MG, família “Francisco Felix Correa”, neste site.

 

Francisco Inácio, viúvo, faleceu aos 04-08-1796 com testamento de 20-10-1790 feito no Arraial das Lavras do Funil Freguesia de Santa Ana. Nele declara naturalidade, filiação, casamento, os cinco filhos legítimos e reconhece a filha natural “E nas desordens de minha mocidade tive uma filha natural na Vila do Príncipe do Serro Frio de Arcângela, sobrinha da Pascoinha do Arraial de Baixo a qual se chama Marcelina Maria da Silva casada com João Felis da Silva”. Deixou diversos legados, inclusive para seus cunhados Domingos Jaime Gonçalves Vianna e Leonor Izabel e para sua irmã Genoveva “casada com o Doutor João Ignacio de Almeida morador no lugar da Fatella da Vila do Fundão”.

 

Francisco teve os filhos (inventário e testamento neste site):

 

Filha natural com Arcângela, sobrinha da Pascoinha:

1n- Marcelina Maria da Silva, natural do Serro Frio, casada com João Felix da Silva.

 

Filhos Legítimos:

1- Antonia Violante do Espirito Santo, batizada na capela do Rosário em 19-05-1768. Aos 20-06-1787 casou com Manoel Joaquim da Costa Valle. filho de Manoel da Costa Valle e Maria do Rosário Pedroso. Família “Manoel da Costa Valle”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-05-1768 cap. Rosario, Antonia, f.l. Francisco Inacio Botelho n. freg. S. Tiago da vila de Covilhã Bispado da Guarda e Maria de Araujo Menezes n. da freg. da Campanha. Foi batizada em casa de necessidade por Jose Ribeiro da Costa.

 

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 20-06-1787 nesta paroquia, Manoel Joaquim da Costa Valle, f.l. Manoel da Costa Valle e Maria Pedrosa de Moraes; = cc. Antonia Violante do Spirito Santo, f.l. Francisco Ignacio Botelho e D. Maria Theresa de Araujo Meneses. Nts. desta freguesia

 

Manoel Joaquim casou mais duas vezes. Segunda vez, aos 21-01-1793, com Mariana de Souza Monteiro, filha André Martins Ferreira e Maria de Souza Monteiro. Geração na família “Souza Monteiro” Cap. 1º, § 9º.

B7: SJDRei, aos 21-01-1793 Capela S. Gonçalo da Ibituruna, Manoel Joaquim da Costa, f.l. Manoel da Costa Valle e Maria do Rozario Pedrosa e Moraes, viúvo de Antonia Violante do Espirito Santo; = cc. Mariana de Souza Monteiro, f.l. Andre Martins Ferreira e Maria de Souza Monteiro, n/b nesta freguesia.

 

          Ainda durante a inventariança de Mariana o viúvo casou, pela terceira vez, com Mariana Vitória de Moraes, natural das Lavras, filha de Pedro Gonçalves da Silva e de Maria da Conceição Pedrosa de Moraes, Neta paterna do Sargento Mor Inacio Gonçalves da Silva e Maria da Silva, neta materna de João Pedroso de Moraes e Ana Barbosa de Lima (SL. 3, 50, 4-8 e Genealogia Guaratinguetaense; pe. Adalberto Ortmann: AGL nº 4; 1952, fls. 371, Tn93:).

Mariana Vitória foi casada primeira vez com o Capitão José Manoel de Oliveira, natural da freguesia de S. Salvador, Bispado do Porto, filho de Manoel de Oliveira e Ana Maria do Rosário. Capitão José foi casado três vezes, geração na família “Manoel da Costa Valle”.

 

Mariana Vitória faleceu aos 15-05-1860. Sem filhos seus, deixou por herdeiros os enteados, filhos do segundo casamento de Manoel Joaquim. Deixou legados a diversas pessoas, entre elas:

- Maria e Mariana, filhas de meu finado irmão Polidoro

- Joana e Antonia, filhas de minha irmã Joaquina

- Mariana, filha de minha irmã Rosa

-A Maria e Ana filhas da dita sobrinha Mariana

 

O inventario de Manoel Joaquim foi aberto em São José por seu filho Vicente aos 28-07-1835. Entre seus bens a Fazenda Porto Alegre, na Aplicação do Senhor Bom Jesus dos Perdões, freguesia de Santo Antônio do Amparo, termo da Vila de São José e várias outras propriedades (inventários de Manoel Joaquim neste site, e o de Marianna no site de Luiz Antonio Villas Boas)

 

Antonia Violante faleceu em 20-09-1790 e foi inventariada em 1791.

Manoel e Antonia tiveram três filhos, segundo seus inventários (neste site):

1-1 Bernarda Inácia do Rosário, com dois anos e meio em 1791. Aos 15-10-1806 casou com seu primo José de Bastos Antunes, filho de Domingos de Bastos Antunes e Maria Francisca de Moraes, neto materno de Manoel da Costa Valle e Maria do Rosario Pedrosa de Moraes. Família “Manoel da Costa Valle”.

1-2 Maria Tereza de Jesus, gêmea da anterior, não foi citada no inventário materno mas aquinhoada no testamento do avô Francisco Inácio Botelho.

1-3 Genoveva Joaquina do Espírito Santo, um ano e meio, afilhada do avô Francisco Inácio. Aos 15-10-1806 casou com José de Carvalho Ferreira, filho de Luiz de Carvalho Ferreira e Ana Maria de Jesus, moradores na paragem chamada Registro em Lavras. Família “Lemos-Oliveira-Godoy” Cap. 2º.

Lavras,MG – aos 15-10-1806 nesta matriz, Jose de Carvalho Ferreira, f.l. Luiz de Carvalho Ferreira e Ana Maria de Js = cc Genoveva Joaquina do Espirito Santo, f.l. Alf. Manoel Joaquim Costa e Antonia Violante do Espirito Santo. Ambos nts desta freguesia de Lavras do Funil. Test.: Antonio Gonçalves e Ten. Manoel Antonio Teixeira.

          Genoveva faleceu em janeiro de 1810 com inventário aberto pelo viúvo (inventário neste site). Deixou uma filha pequena:

1-3-1 Cândida com 7 anos em outubro de 1815, quando vivia com sua avó paterna. Cândida Francisca de Assis aos 07-09-1825 casou com Francisco Correa, filho de Antonio Correa Afonso e Silveria Maria de Jesus

Lavras,MG –aos 07-09-1825 nesta matriz, test.: Cap. Francisco Jose da Silva e Joaquim Pereira. Francisco Correa, f.l. Antonio Correa Afonço e Silveria Maria de Jesus = cc Candida Francisca de Assis, f.l. Jose de Carvalho Ferreira e Genoveva Joaquina do Espirito Santo

 

2- Mariana Teresa de Jesus, batizada em Carrancas aos 07-12-1769 onde aos 06-10-1789 casou com Domingos Monteiro Lopes, filho de Domingos Monteiro Lopes e Marianna de Souza Monteiro. Geração na família “Souza Monteiro” Cap. 3º.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-01-1770 matriz, Mariana n. aos 07-12-1769, f.l. Francisco Inacio Botelho e D. Maria Teresa de Araujo Menezes, np Francisco Jose Botelho e Teresa de Jesus nts a freg. da vila de Covilhã Bispado da Guarda, nm Domingos Gonçalves Vianna e D. Branca Teresa de Toledo n. desta freguesia; padr.: Manoel Souto Teixeira, viuvo e D. Branca Teresa de Toledo, viuva.

 

          Entre seus filhos:

2-1 Francisco, legatário do avô materno: “Deixo a meu neto Francisco, filho de minha filha Mariana e Domingos Monteiro Lopes, trinta e duas oitavas (...)”. Francisco não consta, nem é representado, no inventário paterno em 1822.

 

3- Francisco José de Araújo, batizado em 21-05-1771. Em 1796 estava casado com Maria Rita Profetiza Queiroz Monteiro.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 21-05-1771 Francisco Jose n. aos 07, f.l. Francisco Inacio Botelho e D. Maria Teresa de Araujo Menezes, np Francisco Jose Botelho e Teresa (na entrelinha M.ª Joana)de Jesus nts freguesia e vila de Covilhã Bispado da Guarda, materna de Domingos Gonçalves Vianna n. da freg. S. Tiago de Arcozelo Arc. Braga e D. Branca Teresa de Toledo n. desta freguesia e Bispado de Mariana. (a margem: Teresa Maria Joana)

 

Maria Rita, com 9 anos em em 1788, filha do Sargento Mor João da Silva Ribeiro de Queiroz, natural de Santa Maria Arc. Braga e Felizarda Matildes de Moraes Salgado natural de S. João del Rei-MG casados em Carrancas aos 31-01-1768, neta paterna de José Francisco Monteiro e Luzia/Luiza da Silva Ribeiro. Sargento Mor faleceu em 25 de outubro de 1788 com testamento (inventário neste site)

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 31-01-1768 João da Silva Ribeiro de Queirós, n. freg. Santa Maria de -udans Arc. Braga, f.l. [dobra da pg] Monteiro, já defunto e Luzia da Silva Ribeira; = cc. Felizarda Matildes de Moraes Salgado, n. freg. S. João del Rei, exposta em casa de Francisco Marques das Neves. Test.: Alf. Luiz Gomes Salgado e Padre Manoel da Silva de Jesus.

 

Lavras, MG aos 25-10-1788 faleceu João da Silva Ribeiro de Queiroz casado com Felizarda Matildes de Moraes Salgada, sepultado dentro da freguesia de Santa Ana das Larvas do Funil acima das grades. Fez seu solene testamento: (...) eu João da Silva Ribeiro de Queiroz faço este testamento na forma seguinte. Sou natural e batizado na freguesia de Santa Maria de Ida Arc. Braga, f.l. Jose Francisco Monteiro e Luiza da Silva Ribeira, já falecidos. Sou morador neste arraial e freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do B ispado de Mariana. Sou casado com Felizarda Matildes de Moraes Salgada de cujo matrimonio temos três filhjos: Antonio = João = Maria, os quais instituo por meus universais herdeiros nas duas partes dos meus bens.

Testamenteiros em 1º lugar a minha mulher junto com o Cap. Gaspar Jose de Abreu.

Da minha terça disponho na forma seguinte: encomendações pias, entre elas mandarão dizer em Portugal 600 missas tambem por minha alma de esmola de 200 reis remetidas estas a me sobrinho Antonio Rodrigues Monteiro, ausente de Manoel Jose Pereira, moradores no Bom Jesus de Barrosas adonde estes mandaram dizer a terceira parte das ditas missas em a freguesia em que nasci, e as outras duas partes das ditas missas mandarão estas dizer por meu irmão Frei Jose de Barrosas religioso de Santo Antonio dos reformados da vila de Guimarães, por si e seus irmãos religiosas. (...) pela alma de meu irmão Antonio da Silva Ribeiro.

Legados pios. A minha comadre D. Josefa de Moraes Salgada pela sua boa conduta, e boa companhia que me tem feito e governar a minha casa e dar-lhe bom exemplo 400$000 rs para a sua sutentação. Deixo a quatro(sic) filhas de minha comadre Maria do Espirito Santo, moradora na chacara destas Lavras, a saber a minha afilhada Maria 40$000 rs, a Ana 20$000 rs, e a Rita já casada 10$000 rs. Deixo a minha comadre Izabel, mulher de Gabriel Rosales, 20$000 rs para si e sua filha solteira que no tempo presente se acha em sua companhia para se vestirem.  Deixo a uma parda por nome Felicia, filha de Gabriel Rosales dos Prazeres, que se cha em minha casa e nela se criou, 150$000 rs. A Teodora filha de Bartolomeu da Rosa, moradora em casa do Alf. Antonio Dias nesta freguesia das Lavras, 50$000 rs = a Jacinta, filha de Rita Lemes, moradora em Capivari em fazenda para se vestir, e suas filhas, 25$000 rs = a minha afilhada Ana, filha da viuva Francisca Gonçalves moradora nesta freugesia das Lavras, 20$000 rs = deixo a Manoel Gomes da Silva, por ter sido grato, 200$000 rs. O que sobeijar de minha terça se repartira em quatro partes, e desta se dara uma a minha mulher Felizarda Matildes de Moraes Salgada, a outra parte se reparetira pelos meus tres filhos, e a outra parte deixo a meu sobrinho Antonio Rodrigues Monteiro morador no Senhor Bom Jesus de Barrosas, e da outra parte a deixo para se comprarem ornamentos para esta matriz de Santa Ana.

Lavras aos 09 dias do mes de Outubro de 1788 João da S.ª Ribeiro de Queiroz.

Foram irmãos inteiros de Maria Rita:

- Capitão Antonio Justiniano Monteiro de Queiroz, batizado em 01-03-1775, com 14 anos em 1788. Foi o segundo marido de Francisca de Paula Galdina de Rezende. Geração na família “Capitão Domingos dos Reis e Silva” § 8º. Faleceu em 16-10-1828.

Lavras-MG Igreja Santa Ana aos 01-03-1775 nesta paroquial igreja de N Sra da Conceição e Santa Ana das Lavras do Funil bat a Antonio, f.l. João da Silva Ribeiro de Queiroz e Felizarda Matildes de Moraes Salgada fregueses desta freguesia. Padr.: Antonio Ribeiro da Silva, morador na cidade do Rio de Janeiro tio paterno do batizado por pp q me foi apresentada, em cujo nome toquei o dito batizado, e D. Josefa Maria de Moraes, solteira freguesa desta freguesia.

 

B7: Óbitos 1810-1854 Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), a 16 de 10br.º de 1828 faleceu Antonio Justiniano Monteiro de Queiroz, encomendado (54 anos).

- João da Silva Ribeiro de Queiroz, batizado em 23-02-1777, com 12 anos em 1788.

Lavras, MG Igreja Santana aos 23-02-1777 nesta paroquial igreja bat a João, f.l. João da Silva Ribeiro de Queiroz e Felizarda Matildes de Moraes Salgado, padr.: Antonio da Silva Ribeiro morador no Rio de Janeiro, e D. Rita Maria de Moraes, todos desta freguesia, e o padrinho como fica dito ele tio paterno do batizado, e a madrinha é mulher do Cap. Francisco Alves Landim.

Capitão João foi casado e teve, pelo menos:

- Emilia Justiniana Monteira de Queiroz aos 28-08-1811 casou com Valentim Evangelista da Fonseca, filho do Capitão Valentim José da Fonseca e Ana Izabel de Jesus.

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 28-08-1811 matriz, Valentim Evangelista da Fonseca, f.l. do Cap. Valentim Jose da Fon.ca e D. Anna Izabel de Jesus; = cc. D. Emilia Justinianna Montr.ª de Queiros, f.l. do Cap. João da S.ª Ribr.º de Queiros. Nts/bts nesta.

 

Entre os filhos de Francisco José e Maria Rita:

3-1 Maria, batizada em 28-03-1803.

Lavras, MG Igreja Santana aos 28-03-1803 nesta matriz bat a Maria, f.l. Cap. Francisco Jose de Araujo e D. Maria Rita, padr.: Cap. Antonio Justin[---] Monteiro de Queiroz e D. Felizarda Matildes de Moraes Salgada.

3-2 Francisco, em 27-01-1807.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplemento aos vinte e sete de janeiro de 1807 nesta matriz bat a Francisco, f.l. Cap. Francisco Jose de Araujo e D. Maria Rita Profetiza de Queiroz, padr.: Cap. Tome Inacio Botelho e s/m D. Emerenciana Candida de Andrade.

 

4- Tomé Inácio Botelho, batizado aos 14-03-1774 na capela do Rosário, filial de Lavras onde foi morador e faleceu.

Lavras, MG Igreja S. Ana aos 14-03-1774 na capela do Rosario filial desta matriz das Carrancas bat a Tome, f.l. Francisco Inacio Botelho e D. Maria Teresa de Araujo Menezes, padr.: Frutuoso Dias de Oliveira, casado e D. Joana Batista mulher do Cap. Diogo Bueno de Affonseca, todos desta.

 

Alferes Tomé foi casado com Emerenciana Constância de Andrade, filha de Jerônimo de Andrade Brito e Maria de Souza Monteiro.

Tomé faleceu com testamento redigido aos 07-09-1825, véspera de sua morte, com inventário aberto em 1828. O fato de o Testador ter falecido um dia após a escrita do Testamento, os interessados precisam provar a verdade do mesmo, e para isso há Inquirição de testemunhas.

Em seu testamento (neste site), além dos filhos legítimos que deixou como legatários de sua terça, teve mais um filho natural. Geração legítima na família “Souza Monteiro” Cap. 1º.

 

Filho natural de Teresa Amada de Jesus, então moradora na Aplicação de Bom Sucesso:

4-1 Fidelis Inácio Botelho, batizado em 18-10-1796 em Bom Sucesso-MG.

Fidelles - Aos 18 de 8bro 1796 O Pe. João Mxd. de Fritas Baptizou Soleneme. a Fidelles fo. nl. de Thereza Amada de Jesus Padr.os João Leite Guedes e Chatarina Jozefa (pesq. Rafael de Castro Baker Botelho)

 

          Fidelis faleceu na Corte do Rio de Janeiro, em 22-01-1826, com testamento e com inventário aberto em Lavras aos 05-12-1829 (neste site). Era solteiro mas teve com Joaquina Miquelina Cândida de Oliveira, filha de Mariana Cândida de Oliveira, dois filhos.

Inventariado: Fidélis Inácio Botelho

Inventariante: José Lourenço Dias

Data: 06.02.1829 (f. em 22.01.1826)

Local: Rio de Janeiro, RJ

Monte-mor: 3:099$203

Herdeiros:- Maria Altina de Oliveira - Mizael Inácio Botelho

Localização: Arquivo Nacional, maço 461, nº 8876 (Rio de Janeiro, RJ),

Disponibilizado por Rafael de Castro Baker Botelho

Observações: A grafia de todos os textos foi atualizada

 

Fls. 2

Diz José Lourenço Dias que aceitando o testamento que instituiu o falecido Fidélis Inácio Botelho e tendo este dois filhos menores e naturais que existe nas Lavras do Funil quer o suplicante na forma da lei dar o seu juramento e principiar o inventário dos bens deixados por aquele falecido [...]

 

Fls. 3

Dia do falecimento

Declarou o inventariante que o inventariado faleceu com testamento em vinte dois de janeiro do corrente ano [1826] e deixou os herdeiros seguintes.

Filhos naturais havidos de Joaquina Miquelina:

- Maria de idade de 3 anos

- Miguel, aliás Mizael de 2 anos

E por nada mais declarar faço este termo em que assina Eu José de Souza Carvalho o escrevi

José Lourenço Dias

 

Fls. 4

Bens deixados [roupas e tecidos]

Fls. 5

Adição de bens [créditos e despesas com funeral]

Fls. 7

Diz o Alf. José Lourenço Dias testamenteiro de Fidélis Inácio Botelho, que precisa que o Escrivão de Orfãos desta Vara lhe passe por certidão o teor do termo de tutela, que assinou nesta juízo o tutor nomeado por ele aos órfãos filhos e herdeiros do dito finado.

 

Certidão passada por Antônio Balbino Negreiros de Carvalho, escrivão de órfãos vitalício nesta Vila de São João del Rei e seu termo, na qual o Alf. Francisco Inácio Botelho assume a tutela de seus sobrinhos Mizael e Maria, filhos de Fidélis Inácio Botelho, conforme procuração constante das fls. 74 do inventário de seu pai, Cap. Tomé Inácio Botelho.

 

Fls. seguintes

Despesas com o falecido e partilha dos bens.

 

          Os órfãos foram tutelados por Francisco Inácio Botelho, depois pelo Capitão Azarias José de Queiros e tambem pelo Capitão José Esteves de Andrade Botelho que presta contas em agosto de 1843:

4-1-1 Maria Altina de Oliveira, maior de 20 anos em 1843. Casou em Lavras, aos 26-08-1843, com Francisco Joaquim Coelho, batizado em 03-11-1821, filho de José Joaquim Coelho e Ana Rita de Jesus.

Certidão no Inventário de Fidelis Inácio -  Na Matriz de Lavras do Funil a 26 de agosto de 1843, tendo por testemunhas Jose Esteves de Andrade Botelho e Silvestre Álvares de Azevedo , se receberão em matrimonio Francisco Joaquim Coelho filho legitimo de Jose Joaquim Coelho e Ana Rita de Jesus e Maria Altina de Oliveira, de 21 anos, filha de Joaquina Miquelina de Oliveira- O vigário interino João Tomas de Souza.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 03-11-1821 Francisco, f.l. . Jose Joaquim Coelho e D. Ana Rita de Jesus, padr.: Alf. Jose Maximiano Batista e D, Ana Custodia Magalhães, solteiros.

 

 

         Foram irmãos inteiros de Francisco Joaquim, filhos de José Joaquim Coelho e Ana Rita de Jesus casados em 13-10-1816:

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos aos 13-10-1816 Jose Joaquim Coelho cc Ana Rita de Jesus. Test.: Padre Joaquim Jose Pereira e Quintiliano Jose da Silva

- Delfina Emilia de Carvalho casada com Antonio Pedro de Carvalho, filho de Jose Pedro de Carvalho e Mariana Bernardina Silva, família “Pereira da Silva”.

- José Cesário Coelho casado com Emerenciana Felisbina da Costa, filha de Elias da Costa Souto e Ana Cândida de Jesus, família “Manoel Costa Couto”.

- Joaquim Ernesto Coelho, batizado em 13-01-1834 teve por padrinhos padr.: Geraldo Reis Silva Rezende e D. Mariana. Aos 06-04-1861 casou com Carolina Augusta de Oliveira, filha do falecido José Ribeiro Guimarães.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 06-04-1861 Joaquim Ernesto Coelho, de S. João del Rei, f.l. do falecido Jose Joaquim Coelho e Ana Rita de Jesus = cc Carolina Augusta de Oliveira, f.l. do falecido Jose Ribeiro Guimarães. Test.: Dr. Oliveira e Inacio Bernardes de Souza.

 

         Maria Altina faleceu em 13-03-1880 e teve seu inventário aberto em 19-01-1891, em Lavras-MG.

Localização: CEMEC-SM, caixa 271 (Campanha, MG)

Disponibilizado por Rafael de Castro Baker Botelho

Observações: A grafia de todos os textos foi atualizada

Inventariado: Maria Altina Fidélis do Bonfim

Inventariante: Francisco Joaquim Coelho

Data: 19.01.1891

Local: Lavras, MG

Monte-mor: 3:420$000

Herdeiros:

- João Ernesto Coelho, solteiro, maior;

- D. Maria das Dores do Bonfim, casada com Estanisláu Joaquim de Souza;

- Francisco Joaquim Coelho Junior, casado;

- Pe. Gustavo Ernesto Coelho;

- Augusto Ernesto Coelho, casado com d. Elfrida;

- D. Gabriela Amélia do Bonfim, casada com José Gonçalves de Melo;

- Antônio Leôncio Coelho;

- D. Emerenciana Augusta Coelho, solteira, menor.

 

Fls. 1

Ano de Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1891, aos 19 de janeiro nesta cidade de Lavras [...]

Fls. 2

Diz José Gonçalves de Melo, por cabeça de seu casal, que tendo falecido no dia 13 de março de 1880, D. Maria Altina Fidélis do Bonfim, mãe da mulher do suplicante, de quem foi viúvo Franciso Joaquim Coelho, casado em 2as núpcias com D. Maria Luiza do Bonfim, já falecida [...]

Fls. 10

Procuração de João Ernesto Coelho, morador na freguesia de Santa Rita de Cássia, município de Passos, MG, passada a Francisco Joaquim Coelho, seu pai, e José Gonçalves, em 23.01.1890.

Fls. 24v

Certifico que nesta cidade intimei em sua própria pessoa o cidadão Francisco Joaquim Coelho Junior pelo conteúdo da presente carta-precatória, que toda foi lida, e ficou o mesmo de tudo bem ciente do que dou fé. Franca 24 de abril de 1891.

Fls. 29 - Filhos:

1- João Ernesto Coelho, solteiro, maior;

2- D. Maria das Dores do Bonfim, casada com Estanisláu Joaquim de Souza;

3- Francisco Joaquim Coelho Junior, casado;

4- Pe. Gustavo Ernesto Coelho;

5- Augusto Ernesto Coelho, casado com d. Elfrida;

6- D. Gabriela Amélia do Bonfim, casada com José Gonçalves de Melo;

7- Antônio Leôncio Coelho;

8- D. Emerenciana Augusta Coelho, solteira, menor.

Fls. 33 Descrição dos bens

 

         Francisco Joaquim Coelho casou-se, em segundas núpcias, após 12 de abril de 1886, com Maria Luísa do Bonfim, viúva de Guilherme Tel Gonzaga:

Resumo da dispensa matrimonial de Francisco Joaquim Coelho e Maria Luisa do Bonfim

Oradores: Francisco Joaquim Coelho e Maria Luisa do Bonfim

Data: 12.04.1886

Local: Lavras, MG

Localização: MF 1285470, item 3

Disponibilizado por Rafael de Castro Baker Botelho

Observações:A grafia de todos os textos foi atualizada

 

Fls. 1

Ano de Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1886 aos 12 de abril do dito ano no Cartório da Camara Eclesiástica [...]

 

Fls. 2

Os oradores Francisco Joaquim Coelho, viúvo de d. Maria Altina Fidélis do Bonfim, e d. Maria Luisa do Bonfim, viúva de Guilherme Tel Gonzaga, estão juntos para se casarem, mas não podem fazer por se acharem ligados com os impedimentos de afinidade ilícita em primeiro grau igual, porque o orador conheceu carnal e ilicitamente a uma irmã da oradora, e espiritual de segunda espécie porque o orador tocou na pia batismal a uma filha da oradora, e batizou em artigo de morte a uma criança, filha dos oradores [...] = Eles são minimamente pobres, e carregados de filhos, e por sua fragilidade vivem em concubinato, de 4 anos, do qual lhes resultou três filhos, dois mortos e que está vivo, e agora desejam ardentemente apartarem-se deste estado pecaminoso. Nenhum outro impedimento há entre eles.

[...]

         Francisco Joaquim e Maria Altina tiveram onze filhos (pesquisa de Rafael de Castro Baker Botelho):

4-1-1-1 Fidélis, batizado em 27-03-1845, em Lavras, pelo vigário Manoel de Souza Lima. Foram padrinhos Francisco Joaquim Coelho e o cap. José Esteves de Andrade Botelho, todos desta freguesia. Provavelmente morreu sem descendentes, pois não é mencionado no inventário de sua mãe.

4-1-1-2 João Ernesto Coelho, nascido em 20-08-1846 e batizado em 14 de novembro deste ano, em Lavras, pelo vigário Manoel de Souza Lima. Forão padrinhos João José de Araújo de Oliveira, morador do Rio de Janeiro, por seu procurador Francisco José de Araújo, e d. Umbelina Honória de Andrade da freguesia de Lavras.

          Em 23-01-1890, por ocasião do inventário de sua mãe, João Ernesto passou procuração a seu pai e a José Gonçalves para representá-lo, identificando-se como morador na freguesia de Santa Rita de Cássia, município de Passos, Minas Gerais.

4-1-1-3 Francisca, nascida em 26-06-1848 e batizada em 21 de setembro deste ano, em Lavras, pelo pe. Joaquim Anselmo Coelho. Foram padrinhos o batizante e d. Francisca de Paula Álvares de Azevedo. Provavelmente morreu sem descendentes, pois não é mencionada no inventário de sua mãe.

4-1-1-4 Maria das Dores de Bonfim, aos 2 meses, foi batizada em 04-02-1851, na Matriz de Lavras, pelo vigário Manoel de Souza Lima. Foram padrinhos o dr. João da Costa e d. Antônia Miquelina do Nascimento, mulher do cap. Silvestre Alves de Azevedo. Casou-se com Estanisláu Joaquim de Souza.

4-1-1-5 Pe. Gustavo Ernesto Coelho, batizado em 08-04-1853, em Lavras, pelo vigário Manoel de Souza Lima. Foram padrinhos José Domingues de Carvalho e d. Inácia Carolina de Andrade.

4-1-1-6 Umbelina, sepultada no Cemitério de Lavras, em 26-11-1855, aos 9 meses.

4-1-1-7 Augusto Ernesto Coelho, nascido em 16-06-1856 e batizado em 21 deste mês e ano na Matriz de Lavras. Foram padrinhos o ten. Saturnino José de Pádua e Maria Ambrosina. Casou-se com Elfrida Ciríaca da Silva.

4-1-1-8 Antônio Leôncio Coelho, batizado em 24-10-1858, em Lavras, pelo vigário José Bento Ferreira de Mesquita. Foram padrinhos Francisco José de Araújo e Eufrosina Cândida de Oliveira, por procuração que apresentou.

4-1-1-9 Gabriela Amélia de Bonfim, batizada em 02-03-1863, em Lavras, pelo vigário José Bento Ferreira de Mesquita. Foram padrinhos o próprio batizante e o dr. Francisco Azarias de Queiroz Botelho. Casou-se com José Gonçalves de Melo.

4-1-1-10 Emerenciana Augusta Coelho, batizada em 13-09-1865, na Matriz de Lavras, pelo vigário José Bento Ferreira de Mesquita. Foram padrinhos João Evaristo Coelho e d. Maria Emerenciana da Conceição.

4-1-1-11 Francisco Joaquim Coelho Júnior. Morava em Franca, em 1891, quando foi feito o inventários dos bens deixados por sua mãe.

 

4-1-2 Mizael Inácio Botelho, com 20 anos em 1843, foi morar em companhia de seu tio Pedro Amado na Vila de Araxá, Comarca de Parana-MG de onde passou uma procuração em 1844.

 

5- João Batista Botelho, com 22 anos em 1796

 

 

______________________________________________________________________________________

 

ASCENDÊNCIA de

Francisco Inácio Botelho

 

 

João Carlos Paulino de Campos Almiro Simões - Lisboa-PT

Maria Ângela Araújo Caiafa Lagoa

 

PAIS

Francisco José Botelho - Teresa Maria Joana

 

 

2- Francisco José Botelho, batizado aos 28-03-1708 na cidade da Guarda-PT.

Torre Tombo- Lisboa-   RP- MF 746 – item 3, fl. 56 v.  Freguesia Guarda, Concelho Guarda, Distrito Guarda.

" Aos vinte e dois dias do mes de março de mil setecentos e oito anos Baptizei solenemente na pia batismal da Sé a Francisco f. de Mel. Botelho e de sua mulher Mariana Gomes desta cidade, meus fregueses, foram padrinhos Simão Vaz Mendes marido de Pascoa  Borges e sua filha Mariana Borges de (...) da freguesia da V. de  S. M.........(....) (pesq. Maria Ângela em 28/07/2008)

 

          Francisco José, boticario, casou duas vezes. Aos 24-11-1732 em Covilhã [Santiago] com Teresa Maria Joana, dai natural, filha de Antonio Mendes Bordalo e Caterina Saraiva.

(pesq. M.Angela) Torre do Tombo-PT. Freguesia de Covilhã (Santiago) fls. 142: Aos 24-11-1732 nesta igreja de Santiago da vila de Covilhã em presença de mim o Prior da dita igreja Manoel dos Santos de Bastos e das testemunhas abaixo asinadas se receberam por palavras de presente preedendo as denunciações na forma do Sagrado Conclio Tridentino e Constiuição deste Bispado como por certidões dos Reverendos Parocos desta vila e da cidade da Guarda, Francisco Jose Botelho, solteiro, filho legitimo de Manoel Botelho Manço e de sua mulher Mariana Gomes da Silva, todos naturais e moradores na dita ciade da Guarda, sendo o contraente morador nesta freguesia. Com Thereza Maria Joanna, solteira, filha legitima de Antonio Merndes Boradalo e de sua mulher Catherina Saraiva, já defunta, naturais desta vila e moradores nesta freguesia e receberam as bençoens sendo testemunhas que presentes estava o Padre Antonio Ribeiro, Jose Ribeiro o moço e Andre de Almeida todos desta vila e por verdade fiz este termo que assinei com as testemunhas no mesmo dia era ut supra. o Prior Manoel Santos de Bastos - P.e An.to Ribr.º - Joseph Ribr.º o moço- Andre de Almd.ª Sarayva.

 

             Segunda vez aos 26-04-1745 no Teixoso com Luísa Maria de Gouvêa (pesq. João Almiro).

 

Francisco José e Teresa Maria tiveram:

2-1 Francisco Inácio Botelho, título deste estudo.

2-2 Genoveva, faleceu aos 19-08-1737 com menos de sete meses.

(pesq. M.Angela) Torre do Tombo. RP- MF 177, item 2, fl. 84,  Freguesia  de Santa Maria-  Concelho Covilhã, distrito de  Castelo Branco.

"Genoveva menor de idade de sete meses filha de Fran.co José Botelho viúvo, e Boticário morador nesta freguesia de Santa Maria e de sua primeira mulher Tereza Maria faleceo da vida presente aos dezanove dias do mês de agosto de mil e setecentos, e trinta e sete e foi supultada nesta Igreja em Cova da fábrica de que fiz este termo que assinei dia mês, era ut Supra.

O Vigário João Nogueira de Moura.")

 

Francisco e Luísa Maria tiveram, pelo menos:

2-3 Genoveva em 1790 estava casada com o Dr. João Ignacio de Almeida. Legatária do irmão Francisco Ignacio: “Deixo a minha irmã Genoveva casada com o Doutor João Ignacio de Almeida morador no lugar da Fatella da Vila do Fundão cinquenta mil réis.”

 

3- Teresa Maria Joana, batizada em 10 dezembro 1708 em Covilhã, [Santiago] e faleceu em 10 março 1737 em Covilhã, [Santa Maria] e foi sepultada em Cova da Fábrica da Igreja de Santa Maria. Herdeira da terça materna, cujo usufruto era do pai.

(pesq. Maria Ângela ) Torre do Tombo IN/TT – Lisboa- Freguesia de Santiago, Covilhã, Registros Paroquiais,  MF 180, item 4, fl. 110 v. (página manchada)

THERESA “Aos dez dias do mês de dezembro da era de mil e Sete Centos e oito annos, Eu o Cura abaixo asinado, baptizei Solemnemente a Thereza, fa. de Antonio Mendes (Bordallo) e de sua mulher Catherina  Saraiva, meus fregueses e de legitimo matrimonio q nasceo em os ..... dias  do dito mês e foram seus padrinhos Sebastião  Leitão  da ........ (?) e Theresa Saraiva  ambos ....? e testemunhas o Pe.  Francisco de Souza  e Diogo Roballo  e por ser ver.de  fiz este termo q. asignei; dia, mês era ut Sup.

(aa): O Cura  Pe. Manoel Espinho; Fran.co de Souza; Diogo Roballo.

 

Torre do Tombo IN/TT – Lisboa. Registros paroquiais, MF 177, item 2 , fl. 77  – Covilhã – óbitos. Freguesia de Santa Maria , concelho de Covilhã, distrito de Castelo Branco,  (assento todo borrado)  

THERESA “Thereza (Maria) Joana maior de idade de trinta annos mais ou menos, casada com Francisco José Botelho, Boticário, natural da (...) Guarda moradores nesta Igreja de Santa Maria, faleceu da presente vida aos ...... dez dias do mês de março de mil setecentos e trinta e sete (...?)  sepultada nesta Igreja de Santa Maria em Cova da fábrica não fez testamento de que fiz este termo que assinei dia, mês e era ut supra.

a)    O  Vigário João Nogueira de Moura.

 

 

AVÓS

Manoel Botelho Manso - Mariana Gomes da Silva

Antonio Mendes Bordalo - Caterina da Conceição Saraiva

 

4- Manoel Botelho Manso

Ambos naturais da freguesia da Sé da cidade da Guarda.

5- Mariana Gomes da Silva

 

6- Antonio Mendes Bordalo nasceu em Covilhã, [Santiago] PT e faleceu em 11 abril 1747 em Covilhã, Distrito Castelo Branco-PT e foi sepultado em Igreja de São Paulo, Cova da Fábrica, Covilhã.

(Pesquisa Maria Ângela) - Torre do Tombo IN/TT - Lisboa Registros paroquiais, MF 186, item 9, fl. 19 v. Casamentos e óbitos 1673-1716, Freguesia de São Paulo- M-1,  Concelho de Covilhã, distrito de Castelo Branco)

"Aos onze dias do mês de Abril deste presente anno de mil sete/centos e quarenta e sette faleceo da vida presente com todos os sacramentos ANTÔNIO MENDES BORDALLO viúvo de Catherina Saraiva naturais e moradores desta vila de Covillam he meus fregueses de idade de sessenta e seis annos pouco mais ou menos não fez testamento e está sepultado nesta Igreja de São Paulo  Em cova da fábrica que de que fis este termo e que assino Covilham dia  mês e era ut Supra.

(a)     O Prior Antonio Rib.ro Mendes

 

          Casou em 03-08-1699 em Covilhã, [São Pedro] com Caterina da Conceição Saraiva

(Pesquisa Maria Ângela)– Torre do Tombo IN/TT – Lisboa.  Registros paroquiais, MF 186, item 10 fl. 155 ou 55? Casamentos e óbitos 1673-1716, Freguesia de São Paulo– M-1,  Concelho de Covilhã, distrito de Castelo Branco).

 “Aos três dias do mês de Agosto de mil e Seiscentos e Noventa e Nove annos em  presença de mi o Pe. Manoel Afon.ca Pinto Cura desta Igr.a de S. P.o (São Pedro) e do Pe. Fran.co de Souza e de Mathias Mendes de Siqueira testemunhas que se achara presentes Se casarão por palavras de juramento solene em face de Igreja na forma do Sagrado (...?)  deste Bispado Antonio Mendes Bordallo , solteiro, f.o de  Manoel Mendes Bordalo já defunto e de Anna Mendes, da freguesia de São Tiago, desta Igreja, e Catherina da Conceição Saraiva,  f.a de Fran.co de Almeida e de Maria Saraiva desta Igreja , e freguesia e por ser verdade eu fiz este termo que assinei aos dias, mês e era ut supra.

(a): O Cura Manoel Afon.ca Pinto

(a) Fran.co de Souza

(a) Mathias Mendes Siqueira.

             Antonio e Caterina tiveram, entre outros:

-Rosaura, nasceu aos 08-06-1704 e foi batizada aos 16 do mesmo mês.

(pesq. Maria Ângela páginas manchadas e tinta transpassada) Freguesia de Santiago, Covilhã, Registros Paroquiais,  MF 180, item 3, fl. 102.

ROSAURA - “filha legitima de Antonio Mendes/ Bordallo, e de sua primeira m.er Catherina / Saraiva, nasceo aos oito de junho de mil sette/centos, e quatro, eabaptizei Solemnem.de? e pus/ os Sanctos olleos em os dezaseis do d.o mês, e era/ forão Padrinhos Domingos Duarte Aguiro e sua mer. Car.a Saraiva  e testas q. asignarão/ / Joseph Rib.ro Mendes e Brás de Almeida, e por / ver.de  passei o presente que asignei hoje dia, mes,/ e era ut Sup.

Assinam : O Cura   Mel. da Costa - Joseph Ribeiro Mendes - Bras de Almeida.”

- Carlos, nasceu aos 28-10-1716 na Freguesia de Santiago, Covilhã-PT

Carlos, fº legítimo de António Mendes Bordallo e de Catharina Saraiva, desta vila e freguesia, neto paterno do Padre Manuel Mendes Bordallo e de Ana Mendes e pela materna de Francisco de Almeida, do lugar do Couto. do bispado de Viseu e de sua mulher Maria Saraiva desta vila da Covilhã, donde também eram naturais os sobreditos avós paternos. nasceu do primeiro matrimónio aos 28-10-1716 (. . .)In: Fregª de Santiago Mistos1, fls 130.) (Torre do Tombo)(pesq. João Almiro)

 

7- Caterina da Conceição Saraiva, nasceu em 2 novembro 1675 em Covilhã, [Madalena] e faleceu em 6 fevereiro 1728 em Covilhã, Santiago, PT, com testamento.

(pesq. Maria Ângela) Freg. S. Maria Madalena, Covilhã, Castelo Branco, Liv. 1 -M, fl. 126 v. - Caterina filha de Francisco de Almeida e Maria Saraiva nasceo a dois de novembro da era de mil e seis Centos e setenta e cinco, e foi baptizada por mim o Pe. Mel de Affn.ca Pinto  Cura desta Igreja de S® Maria Madalena, a dez do dito mes, forão Padrinhos  Antonio Pires e sua filha Caterina Pires, e por verdade fiz esta termo que assinei no dia, mes, era ut supra. Manoel Affonseca Pinto (?)

 

(pesq. Maria Ângela - em 30/07/ 2008)   Torre do Tombo – Lisboa- RP- MF 180 - item 4-  Freguesia de Santiago, Concelho Covilhã, Distrito Castelo Branco, (fls. 86 v. e 87 À margem: fez testamento.

"Aos seis dias do mes de fevereiro de mil setecentos e vinte e oito annos faleceu da vida presente Catherina de Saraiva casada que foi com Antonio Mendes Bordalo meos fregueses, esta sepultada em sepultura da fabriqua de que fiz este assento dia mes, era acima e fez seu testamento da maneira seguintes:

Que queria seu corpo envolto em hum habito de ---- de São Francisco e q. a  acompanhe os religiosos que no Convento se acharem e nove clerigos e que seja sepultada na Igreja de Sam Tiago donde era fregueza e queria se lhe fizece Hum oficio de nove lições (?) (fl 87) pella obrigaçam da Igreja o mais breve que puder ser e que selebrassem cem missas pela sua alma e destas se digam dez no altar previlegiado do Convento de Sam Francisco deixo  se me digam tres missas em louvor das  tres pessoas da Santissima Trindade:=  deixo mais duas Missas em louvor da Sra. do Rosario= ditas no Seu  Altar na Igreja de Sam Pedro = Mais deixo duas Missas ao Anjo de minha guarda= Deixo mais duas a Sancta de meu nome= e pellas almas de meos pais dez Missas= mais pella alma de minha sogra Duas Missas = Mais seis Missas pela alma de Catherina Mendes Bordala. Mais duas Missas pella alma de minha Irmam Thereza = Mais ---- aos Irmãos a que tendo faltado (....) com a ordem terceira ... da Misericordia a seis Missas = Mais pellas penitencias mal cumpridas quatro Missas= Deixo a meu marido Antonio Mendes Bordalo por meu testamenteiro e o instituo por meu herdeiro da remanescente da minha terça depois de meu bem ------- cumprido a qual terça  gozara  somente em sua vida e por sua morte quero que passe a Thereza filha que tivemos deentre ambos para isso a instituo por erdeira e que o rremanecente da minha terça se tiver as pessas de uso e vestidos que se acharem em Casa ao tempo de meu falecimento e não ----- mais o dito testamento em verdade ------ aqui Covilham 6 de fevereiro de 1728. (aa) o Prior Manoel dos Santos Bastos."

 

 

BISAVÓS

Padre Manoel Mendes Bordalo - Ana Mendes

Francisco de Almeida - Maria Saraiva

 

12- Padre Manoel Mendes Bordallo, já falecido em 03-08-1699.

 

13- Ana Mendes, da freguesia de São Tiago.

 

14- Francisco de Almeida, do lugar do Couto do bispado de Viseu.

Francisco e Maria Saraiva tiveram os filhos, q.d.:

- Teresa, já falecida em 1728. Sua irmã Catarina deixou missas por sua alma:”duas Missas pella alma de minha Irmam Thereza”.

- Brás, nasceu aos 04-02-1673 e foi batizado aos 13 do mesmo mês.

(pesq, Maria Ângela em 11-13 de dezembro de 2007) Torre do Tombo IN/TT – Lisboa-PT, Registros paroquiais, MF 178, item 1, fl. 125 v.- Misto 1611-1751, Freguesia de Madalena,  Concelho de Covilhã, distrito de Castelo Branco.(páginas manchadas e tinta transpassada)

Brás filho de Francisco de Almeida e de Maria Saraiva desta freguesia nasceu a quatro de fevereiro do ano de seiscentos e setenta e três (1673) e foi batizado a treze do mesmo mês por mim o Pe. Manoel Mendes foram padrinhos Antonio Frs e Fr.ª Lopes solteira, e por verdade fiz este assento e que assinei mês e era ut supra e foi batizado nesta Igreja de Madalena.

(a) O pe. Manoel Mendes Bordallo.

(a) Henrique ----

- Francisca, batizada aos 10-09-1680

(pesq. Maria Ângela em 13/12/2007) Torre do Tombo IN/TT – Lisboa- PT, Registros paroquiais,  Freguesia de Santiago, Covilhã, MF 180, item 3, fl. 30 v. (páginas manchadas e tinta transpassada) . (filha de meus antepassados) .

FRANCISCA “Fran.ca filha legitima de Fran.co de Almeida e de/   sua molher M.a Saraiva,  naceo a (folha dobrada) ...es (três?) de Setembro de mil seiscentos e oitenta foi batizada a dez do dito mês forão padrinhos Sebastião Pinto Lobo, e sua may D.a Inês, e foi batizada/ por  mim João Freire e Albuquerq prior da igreja de S. Thiago, e  por verdade fiz este termo, q. asinei, mes dia e anno ut Supra.

(a) João Freire e Albuquerque.

- Luis, nasceu aos 10-02-1683 e foi batizado aos 18 do mesmo mês.

(pesq. Maria Ângela em 13/12/2007) Torre do Tombo IN/TT – Lisboa- PT, Registros paroquiais,  Freguesia de Santiago, Covilhã, MF 180, item 3, fl. 33  (páginas manchadas e tinta transpassada)

LUIS “ Luis fo de fran.co de Almeida e de sua mer. M.a Saraiva (folha dobrada) ... aos dez de/ fevereiro foi baptizado aos dezoito do ditto mês por  (folha dobrada)..m fran.co ---- Coelho Cura nesta igra. de S. Thiago forão padr.... Jorge Gomes e Luiz S.... e por verdade fiz este asento quem...ignei dia, mês/ era ut Sup= 683 anos=

(a)Francisco ---- Coelho

 

15- Maria Saraiva, da vila de Covilhã.