PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Francisco Félix Correa, sargento mor

(atualizado em 02-fevereiro-2017)

 

 

Regina Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Francisco Felix Correa, segundo Dr. Helvecio V. Castro Coelho in Revista da ASBRAP nº 12, fls. 92: era filho único de Andresa de Castilho (SL. 5º, 431, Cap. 1º) e seu primeiro marido Capitão Belchior Félix Perestrelo, neto paterno do Capitão Belchior Félix e Ana Sarmento, neto materno do Capitão Francisco Alvares Correa e Guiomar de Alvarenga.

 

Por Belchior Félix, Francisco era bisneto de Jacques Felix, fundador de Taubaté e Francisca Murzillo.

Segundo Felix Guisard Filho in Achegas à História de Taubaté, vol. 1º, 162: Belchior foi inventariado em 22-11-1661, teve um filho legítimo e uma filha natural:

- Páscoa, filha natural “e pediu ao irmão Manoel Vieira Sarmento, seu testamenteiro, "que a ampare como sua sobrinha”

testamento aos 13.10.1661.

Foi inventariado em 22.11.1661; teve filho único Francisco, com aproximadamente 2 anos; teve uma filha bastarda natural (Pascoa), e pediu ao irmão Manuel Vieira Sarmento, seu testamenteiro, "que a ampare como sua sobrinha"; assina pela viúva Manuel Vieira Sarmento.

Era sobrinho de Domingos Dias Felix e primo de Jacques Felix e de Alberto Lobo.

 

Sargento mor Francisco Félix Correa, com 2 anos em 1661. Em 1687 estava casado com Ana Ferreira de Mello (ou Ana Ribeira) filha do Coronel Sebastião de Freitas e de Maria Fragosa, esta inventariada em Taubaté em 1687 - família Gaspar Vaz Guedes.

 

Dos primeiros povoadores do sul de Minas Gerais, foi morador no Caminho Velho das Minas, Termo da Vila de São João del Rei, onde faleceu na freguesia do Pouso Alto e foi inventariado pela viúva em 1726. Possuia além do sítio onde faleceu “terras, sitas em Taubaté no Bairro de Tremembé, partindo com as terras de Pedro Leme e as de seu genro Manoel Nunes”.

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1726

Caixa: 390

Inventariado: Sargento Mor Francisco Félix Correa

Inventariante: Ana Ferreira de Mello

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 32

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Sargento Mor Francisco Felix Correia - Inventariante a viúva Dona Ana Ferreira de Mello.

fls. 01 - Herdeiros:

01- Capitão Francisco Felix de Andrade.

02- Dona Maria Pedrosa, mulher do Capitão Mor João de Toledo e Piza Castelhanos.

03- Dona Andreza de Castilho, mulher do Sargento Mor Manoel Pinto Barbosa.

data: 24-10-1726

Local: Sítio chamado Tororoni, do Caminho Velho das Minas, Termo da Vila de São João del Rei, em pousadas da viúva Dona Ana Ferreira de Mello.

fls. 07 - Bens de Raiz:

- este sítio com suas casas de vivenda e rancho de passageiros e três alqueires de milho plantado, com uma légua de testada  650$000

- sessenta braças de terras, sitas em Taubaté no Bairro de Tremembé, partindo com as terras de Pedro leme e as de seu genro Manoel Nunes.

Diz o Capitão Mor João de Toledo Piza e Castelhanos, morador na Freguesia de Aiuruoca Comarca da Vila de São João del Rei, que falecendo na do Pouso Alto, outrossim ali morador o Sargento Mor Francisco Felix Correa, se lhe fez inventário dos bens que ficaram a título de órfãos, quando a ultima filha, por nome Andreza de Castelhano, tinha já netos, (...).

 

Foram seus herdeiros, segundo seu inventário:

1- Capitão Francisco Felix de Andrade.

2-  Andreza de Castilho

3- Maria Pedrosa

 

 

2- Andreza de Castilho casada com o Sargento Mor Manoel Pinto Barbosa, já com netos em 1726 segundo declaração do cunhado Capitão Mor João de Toledo Piza e Castelhanos.

          Sargento mor Manoel Pinto já era falecido em 1753 quando Andreza assina petição para abster-se de herança:

Divisão Museu, Patrimonio Historico, e Arquivo: Testamentos e Inventários: petição de Andreza de Castilho para abster-se de herança:

inventariado: sargento mor Manoel Pinto Barbosa.

aos 17 março (ou maio) 1753.

 

          Andreza e o Sargento Mor Manoel Pinto Barbosa tiveram, pelo menos:

2-1 Francisca das Chagas foi a segunda mulher de Francisco de Godoy de Almeida Pires, sem geração (SL. 6º, 5, 3-1)

2-2 Maria do Monte Claro casou com João de Piza Castelhanos, filho de Miguel Pires Barreto e Joanna Pedrosa de Toledo, neto materno do capitão mor João de Toledo Piza e Castelhanos e de Maria Pedrosa. Geração em 3-3-1.

 

3- Maria Pedrosa, filha do Sargento Mor Francisco Félix Correa e Ana Ferreira de Mello, casou em Taubaté-SP com o Capitão Mor João de Toledo e Piza Castelhanos, filho de João de Toledo Castelhanos e Maria de Lara e Almeida.

          Cap. João faleceu na Campanha aos 30-12-1748, com testamento. Declarou os onze filhos de seu casal (descritos em SL 5º, 447, 1-1):

2-1 Ana Ferreira de Toledo

2-2 Branca de Toledo

2-3 Joana de Toledo,

2-4 Angela de Toledo

2-5 Dom Francisco de Piza casou em Araritaguaba com Escholastica ...

2-6 Dom João de Piza de Toledo, familiar do santo ofício.

2-7 Antonio de Toledo, solteiro.

2-8 Dom Ignacio de Piza, faleceu solteiro na Campanha do Rio Verde

2-9 Theresa Joaquina de Toledo

2-10 Maria de Lara de Toledo,

2-11 Maria Phoenix,

 

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 30-12-1748 faleceu Cap. Mor Joam de Toledo Piza Castelhanos e foi sepultado nesta matriz por assim determinar no seu testamento que é o que se segue:

(...) aos 10-11-1748 eu João de Tolledo Piza Castelhanos. (...) rogo a meus genros Salvador Correa Bocarro e Miguel Pires Barreto ser meus testamenteiros.

Sou n. da cidade de S. Paulo, f.l. João de Tolledo e Castelhanos e Maria de Lara e Almeida e sou casado em S. Francisco das Chagas da vila de Taubate com Maria Pedrosa e tenho onze filhos a saber: D. Ana cc Salvador Correa Bocarro a quem dei de dote (...) = segunda filha D. Maria cc Manoel Cavalhero Lumbria a quem dei de dote (...) = terceira filha D. Branca cc Francisco Xavier da Silva, idem = quarta filha D. Angela cc Jose da Costa Moraes, idem = a quinta filha D. Joana cc Miguel Pires Barreto = sexta filha D. Teresa cc Manel Correa Arnaut = setima filha D. Maria cc Manoel de Campos de Oliveira = um filho por nome João = mais Francisco = mais Antonio = mais Ignacio que esta nos Goyas.

Devedores, entre eles: meu irmão Sarg. Mor Simão de Castelhanos = meu compadre Antonio Pio = m/sobrinho Gaspar Gutterrez como bem sabe a sua mulher a senhora Feliciana dos Santos = m/compadre Salvador Correa = meu sobrinho Manoel de Arruda = m/compadre Domingos de Souza de Oliveira marido de Ana de Jesus que habita no Rio das Mortes = Cap. Bernardo Jose morador na vila de Taubate =

Declara dividas, entre elas: mais devo a minha sogra a senhora Ana Ferreira = a meu irmão Padre Lourenço de Tolledo (...)

Campanha e Sitio do Pega Mão 10-12-1748 João de Tolledo Piza e Castelhanos

Codicilo: declara mais dividas -  João de Tolledo Piza e Castelhanos

 

Entre eles:

3-1 Ana Ferreira de Toledo casou com Salvador Correa Bocarro, natural de Taubaté, filho de Serafino Correa e Branca Raposo, família Guiomar de Alvarenga Cap. 8º, neste site.

          Guarda Mor Salvador Correa Bocarro faleceu na Campanha aos 14-08-1750, com testamento. Declarou dez filhos de seu casal:

Campanha, MG Igreja Santo Antonio - aos 14-08-1750 faleceu o Guarda Mor Salvador Correa Bocarro, casado de idade de 58 anos pouco mais ou menos. Faleceu com testamento cuja copia é:

Aos 13-08-1750 eu Salvador Correa Bocarro (...). Testamenteiros: Revdo Dr. Jose Bernardes da Costa e a meu irmão Miguel Pires Barreto e a meus filhos Salvador Correa Bocarro, João de Tolledo e Castro.

Sou casado com D. Ana Ferreira de Tolledo de quem tenho dez filhos, três machos e sete femeas das quais se acham duas casadas; uma com Domingos Glz Vianna por nome D. Blanca Teresa de Tolledo. Outra por nome D. Ana casada com Mathias Ferreira de Sampaio.

Sou natural e bat. na freg. da vila de Taubate e casi com a dita minha mulher na freguesia do Rio Grande comarca de S. João del Rei. Sou f.l. de Serafino Correa e s/m Blanca Raposa de Brito, todos naturais da vila de Taubate Bispado de S. Paulo.

No texto: meu sogro o Cap. Mor João de Tolledo

Entre os filhos do casal, encontramos nos livros paroquiais de Carrancas e Campanha-MG:

3-1-1 Branca, batizada em Carrancas em Junho de 1721. Branca Teresa de Toledo casou com Domingos Gonçalves Viana, natural da Freguesia de São Tiago de Arcozello Arc. Braga, filho de Manoel Gonçalves e Serafina Alves.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) em o mes de Agosto de 1721 batizei na igreja de N. Sra da Conceição do Rio Grande, Branca, f.l. Cap. Salvador Correa Bocarro e D. Ana Ferreira de Toledo, padr.: Cap. Mor João de Toledo Pisa Castellanos e D. Branca de Toledo mulher de Francisco Xavier da Silva, todos desta freguesia; e fiz este assento por terem justificado perante o Reverendo Vigario da Vara Manoel da Rosa Coutinho. Carrancas 07-07-1743. o Vigr.º An.to Frr.ª

         Branca, viúva, faleceu em Campanha e foi sepultada aos 24-05-1798.

Campanha, MG aos 24-05-1798 foi sepultada dentro desta matriz Branca de Tolleo, viuva,

Entre os filhos do casal, citados em SL. 5, 448, 3-2:

3-1-1-1 Domingos Jayme Gonçalves Viana, natural da Campanha, casou com Joaquina Maria da Conceição, natural de S. João del Rei, filha do Cap. José Rodrigues Pontes e Maria da Conceição.

          Joaquina faleceu aos 50 anos e foi sepultada em 10-04-1802. Domingos faleceu com 60 e foi sepultado em 06-04-1806.

Campanha, MG aos 10-04-1802 foi sepultada dentro a capela de S. Gonçalo Joaquina Maria da Conceição mulher de Domingos Jaime Gonçalves Viana, de idade de 50 anos, de tuberculose.

 

Campanha, MG aos 06-04-1806 foi sepultado dentro desta matriz o Ten. Domingos Jaime Gonçalves Viana de Toledo, branco, viuvo, de idade de 60 anos.

Encontramos dois filhos do casal, batizados na Campanha:

3-1-1-1-1 João em 09-01-1782.

Campanha, MG aos 09-01-1782 na capela de S. Gonçalo bat a João, f.l. de Domingos Jaime Gonçalves Viana, n/b nesta freguesia da Campanha, e de Joaquina Maria da Conceição, n/b na freguesia de N. Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei. Avos paternos Domingos Gonçalves Viana e D. Branca Teresa de Toledo, maternos o C. Jose Rodrigues Pontes e Maria da Conceição. Foram padrinhos João Crisostomo da Fonseca Reis e s/m Maria Rodrigues.

3-1-1-1-2 Francisca em 13-01-1788.

Campanha, MG aos 13-01-1788 na capela de S. Gonçalo bat a Francisca, f.l. de Domingos Jaime Gonçalves Viana e de Joaquina Maria da Conceição. Foram padrinhos o Dr. Jose Gonçalve Brancoa e Maria Perpetua.

3-1-1-3 Francisco batizado em 03-12-1748.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-12-1748 Francisco, f.l. Domingos Gonçalves Vianna e D. Branca Teresa de Toledo, padr.: Antonio Francisco Silva, morador na vila de de S. Jose do Rio das Mortes e Ana Custodia do Sacramento, solteira f.l. Guarda Mor Salvador Correa Bocarro e D. Ana de Toledo.

3-1-1-4 Maria Teresa, batizada em 16-09-1750. Solteira em 03-10-1761.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-09-1750 S. Gonçalo, Maria, f.l. Domingos Gonçalves Vianna n. da freg. de S. Tiago de Arcozelo Arc. Braga e D. Branca Teresa de Toledo n. da vila de Taubaté Bispado de SP, no Manoel Gonçalves e Serafina Alves nts da freg. de Arcozelo, nm Guarda Mor Salvador Correa Bocarro e D. Ana Ferreira de Toledo n. da freg. N. Sra da Conceição das Carrancas bispado de Mariana e aquele n. da vila de Taubate Bispado de SP; padr.: Rvdo Dr. João Bernardo da Costa EStrada vigario desta freguesia e Maria da Assunção mulher de Dionisio da Fonseca moradores em S. Gonçalo desta freguesia.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-10-1761 cap. S. Gonçalo, Ana, filha natural de Antonia, solteira a qual é filha de João Bernardo Ribeiro e Antonia Ferreira; o pai da dita inocente é Jeronimo, solteiro, filho de Jose Pedroso e Sebastiana Dias. Padr.: Domingos, solteiro e Maria Teresa, solteira filhos de D. Branca Teresa.

          Maria Teresa de Araujo Meneses casou com Francisco Inácio Botelho, natural da Vila Covilhã, Concelho de Covilhã, distrito de Castelo Branco, e são o tronco da família “Francisco Inácio Botelho” neste site.

3-1-1-5 Luiza Joaquina de Araujo Meneses, batizada em 23-02-1753. Casou com Francisco Lopes da Silva, natural da cidade do Porto, filho de Francisco Lopes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-02-1753 cap. S. Gonçalo, Luiza, f.l. Domingos Gonçalves Vianna e Branca de Toledo, padr.: Antonio Teixeira, solteiro e Maria de Nazaré, solteira.

          Cap. Francisco faleceu aos 20-01-1794. Luiza Joaquina testou na vila da Campanha em 22-12-1809 e faleceu em 19-04-1810. Declarou 18 filhos de seu casal.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 20-01-1794 faleceu o Cap. Francisco Lopes da Silva casado com D. Luza Joaquina de Araujo, sem testamento.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 19-04-1810 foi encomendada e sepultada dentro desta matriz D. Luiza Joaquina de Araujo viuva do Cap. Francisco Lopes da Silva. Fez seu solene Testamento:

Eu Luiza Joaquina de Araujo Meneses, Dona viuva estando enferma de cama mas em perfeito juizo (...) faço este meu testamento. Sou f.l. de Domingos Glz Vianna e D. Branca Teresa, n/b na freguesia de S. Antonio da vila da Princesa da Campanha. Fui casada com o Cap. Francisco Lopes da Silva, já falecido, de cujo matrimonio ficaram dezoito filhos a saber: Ana cc João Evangelista = Luiza cc Antonio Leite = Izabel cc João de Moraes Diniz = Francisca = Antonio = Jose = Felipe = Joaquim = Maria = Emerenciana = João = Miguel = Teresa = Bento = Rita = Domingos = Francisco = Ignacio, os quais todos são meus legitimos herdeiros.

Testamenteiros em 1º lugar minha filha Francisca com meu filho Bento, em 2º meu filho Joaquim e em 3º meu filho João, em 4º meu filho Antonio, em 5º meu filho Domingos, com a clausula porem que sendo viva minha 1º testamenteira Maria será testamenteira com aquele que aceitar, não podendo deliberar coisa alguma desta minha testamentaria sem o parecer de minha primeira testamenteira. Sendo esta falecida, nesta caso o que aceitar deliberara com poder absoluto.

(...) meu filho Antonio serviu de Boticario na minha Botica (...).

Pagas as minhas dividas e cumpridos os meus legados, tudo o que restar da minha terça deixo a minha filha Francisca.

Vila da Campanha 22 de Dezembro de 1809 Luiza Joaquina de Araujo

Como testemunha que este fiz a rogo da testadora - Gonçalo Moreira Vas.cos

3-1-1-5-1 Ana Clara de São Joaquim, batizada em S.Ana do Sapucai em 04-02-1772.Na Campanha em 28-04-1795 casou com João Evangelista Pereira, natural da feguesia de N. Sra da Oliveira da vila de Guimarães Arc. de Braga, filho de Inacio Pereira e de s/m Benta Maria.

Silvianópolis, MG aos 04-02-1772 nesta matriz, com licença minha, o Padre Domingos da Silva Lobo pos os santos oleos em Ana, batizada em casa em caso de necessidade pelo dito Padre Domingos da Silva Lobo, filha leg. de Francisco Lopes da Silva, natural da cidade do Porto e de D. Luiza Joaquina de Araujo e Menezes, natural da freguesia da Campanha deste bispado, avos paternos Francisco Lopes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Viana e D. Blanca Teresa de Tolledo.

 

Campanha, MG aos 28-04-1795 nesta matriz João Evangelista Pereira, f. de Inacio Pereira e de s/m Benta Maria, n/b na freg. de N. Sra da Oliveira da vila de Guimarães Arc. de Braga = cc D. Ana Clara de S Joaquim, f.l. do Cap. Francisco Lopes da Silva, já defunto e de D. Luiza Joaquina de Araujo, natural e bat. em Santa Ana do Sapucai bispado de S. Paulo. TEest.: Ten. Cel. Juiz Ordinario Francisco de Salles Xavaier de Toledo e Lic. Francisco Moreira de Piza Barreto.

3-1-1-5-2 Luiza Flavia da Silva, batizada e 17-07-1773. Não consta no rol de seus irmãos, na GP.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-07-1773 matriz, Luiza f.l. Francisco Lopes da Silva n. freg. da Candelaria Bispado do Rio de Janeiro e Luiza Joaquina de Ar.º n/b nesta mesma freguesia, padr.: Alf. Manoel Pereira da Silva(?) Neves com pp que apresentou dp Alf. Luiz Antonio Neves. Avos paternos Francsco Lopes dos Santos e Izabel Maria, maternos Domingos Gonçalves Vianna, falecido e D. Branca Teresa de Toledo.

          Aos 14-11-1793 casou com Alf. Antonio Leite de Castilho, natural de Taubate-P, filho dos falecidos João Leite de Miranda e Ana Correa Moreira.

Campanha, MG aos 14-11-1792 Alf.Antonio Leite de Castilho, f.l. de João Leite de Miranda e Ana Correa Moreira, já defuntos, n/b na freg. da vila de Taubate, bispado de S. Paulo = cc D. Luiza Flavia da Silva, f.l. do Cap. Francisco Lopes da Silva e D. Luiza Joaquina de Araujo Menezes, natural e bat. nesta fregujesia da Campanha.

3-1-1-5-3 Francisca, batizada em 09-08-1774. Testamenteira materna. Francisca Madalena de Paula testamenteira do irmão Bento José.

Campanha, MG aos 09-08-1774 na capela de S. Gonçalo bat a Francisca, f.l. Francisco Lopes da Silva, n. da freg. da Candelaria bispado do Rio de Janeiro e de D. Luzia Joaquina de Araujo, n. desta freguesia, np de Francisco Lopaes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus, nm de Domingos onçalves Viana e D. Branca Teresa de Toledo. Foram padrinhos o Revdo Paroco Manoel Caetano Roiz, e D. Maria Teresa mulher de Francisco Ignacio Botelho.

3-1-1-5-4 Antonio Lopes da Silva Araujo, batizado em 01-10-1775. Serviu de boticario na minha botica materna.

Campanha, MG livro suplementos batismos aos 01-10-1775 bat a Antonio, f.l. do Cap. Francisco Lopes da Silva e de D. Luiza Joaquina de Araujo, n. desta freguesia, e por não aparecer este assento, informado do Reverendo batizanteo lancei aqui para todo o tempo constar.

          Casou com Maria Vicencia Bressane, filha do Cel. Antonio Bressane Leite e .Izabel Maria da Conceição. Geração na família “Bressane”, neste site.

3-1-1-5-5 José batizado em 21-10-1776.

Campanha, MG aos 21-10-1776 nesta matriz bat a Jose, n. 27 de setembro proximo, f.l. de Francisco Lopes da Silva, n. da freguesia da Cadelaria do Rio de Janeiro e de D. Luiza Joaquina de Araujo e Menezes, n. desta Campanha, avos paternos Francisco Lopes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Viana, ja defunto e D. Branca Teresa  de Toledo. Foram padrinhos Domingos Jose Rodrigues e D. Jacinta Maria mulher do Ajudante Gregorio Lopes dos Reis.

3-1-1-5-6 Izabel Umbelina Candida da Silva, batizada em 10-04-1778. Não consta no rol de seus irmãos, na GP.

Campanha, MG batismos aos 10-04-1778 bat a Izabel, n. de quinze dias, f.l. de Francisco Lopes da Silva, n. da freguesia da Cadelaria do Rio de Janeiro e de D. Luzia Joaquina de Araujo e Menezes, n. desta Campanha, avos paternos Francisco Lopes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Viana, ja defunto e D. Branca Teresa  de Toledo. Foram padrinhos Francisco Martins Lagoaça e D. Joana Teodora do Monte mulher do Cap. Joaão Roiz Moreira.

          Aos 26-02-1797 casou com João de Moraes Diniz, batizadonas Carranacs em 06-02-1764a, filho de Antonio de Moraes Pessoa e Escolastica Maria do Bom Sucesso. Geração na família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 3º, neste site.

3-1-1-5-7 Felipe batizado em 07-06-1779.

Campanha, MG aos 07-06-1779 nesta matriz bat a Felipe, n. de doze dias, f.l. do Quartel Mestre Francisco Lopes da Silva, n. da freguesia da Cadelaria do Rio de Janeiro e de D. Luiza Joaquina de Araujo e Menezes, n. desta Campanha, avos paternos Francisco Lopes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Viana, ja defunto e D. Branca de Toledo. Foram padrinhos Ten. João da Fonseca por pp q me apresentou do Rdo Manoel Afonso da Cunha Pereira.

3-1-1-5-8 Joaquim, em 27-10-1780.

Campanha, MG aos 27-10-1780 nesta matriz bat a Joaquim, n. de dez dias, f.l. do quartel mestre Francisco Lopes da Silva e de D. Luiza Joaquina de Araujo e Menezes, n. desta Campanha, avos maternos Domingos Gonçalves Viana, ja defunto e D. Branca de Toledo. Foram padrinhos Jose Botelho de Andrade e D. Maria Boena mulher do Alf. Manoel de -----.

3-1-1-5-9 Maria Madalena, batizada em 18-10-1781. Não consta no rol de seus irmãos na GP.

Campanha, MG batismos aos 18-10-1781 nesta matriz bat a Maria Madalena, n. 29 de setembro deste presente ano , f.l. do quartel mestre Francisco Lopes da Silva, natural da freguesia da Candelaria da Cidade do Rio de Janeiro e de D. Luiza Joaquina de Araujo e Menezes, n. desta Campanha, avos paternos Francisco Lopes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Viana, ja defunto e D. Branca Teresa de Toledo. Foram padrinhos C. Manoel Jacinto Torres desta freguesia com pp do Cap. João da Silva Ribeiro Queiroz morador na freguesia dasa Lavras, e D. Ana Rodrigues mulher do Cap. João da Fonseca Silva.

3-1-1-5-10 Emerenciana batizada em 09-04-1783.

Campanha, MG batismos aos 09-04-1783 nesta matriz bat a Emerenciana, n. a 15 de março, f.l. do quartel mestre Francisco Lopes da Silva, natural da Cidade do Rio de Janeiro e de D. Luiza Joaquina de Araujo e Menezes, foi padrinho o Sarg. Mor Gabriel Antonio de Mesquita morador na vila de S.João del Rei por seu pp o Cap.Carlos Francisco Ozorio morador nesta freguesia. Avos paternos Francisco Lopes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Viana, ja defunto e D. Branca Teresa de Toledo.

3-1-1-5-11 João Jacome de São José e Araujo, batizado em 27-03-1784.

LDS Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 27-03-1784 na matriz da Campanha bat a Joam Jacme(sic), f.l. Quartel Francisco Lopes da Silva, n. do Rio de Janeiro e D. Luiza Joaquina de Araujo natural desta freguesia, avos paternos Francisco Lopes dos Santos e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Vianna e D. Branca Teresa de Toledo. Foram padrinhos o Revdo Domingos da Silva Lobo com pp de Francisco Manoel Soares Vianna.

          Casou com Vitória Bernarda de Lorena com geração em aportes a GP: João Jacome de São José Araújo, capitão - SL. V, 449, 5-3.

3-1-1-5-12 Miguel Lopes da Silva Araújo, batizado em 27-04-1785.

Campanha, MG aos 27-04-1785 nesta matriz bat a Miguel, de oito dias , f.l. do quartel mestre Francisco Lopes da Silva, natural da Cidade do Rio de Janeiro e de D. Luiza Joaquina de Araujo e Menezes, n. desta freguesia. Avos paternos Francisco Lopes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Viana, ja defunto e D. Branca Teresa de Toledo. Foi padrinho Felipe dos Santos Lisboa por sua pp apresentada por mim O Coadj. Domingos da Silva Lobo

Miguel faleceu em Campanha aos 09-10-1837 com testamento. Foi seu testamenteiro o filho Antonio Felipe (da Silva) Araújo.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA02, Lv. 15º  de Testamentos - Campanha da Princesa 1837-1838;

Registro do testamento de Miguel Lopes da S.ª Ar.º fal. aos 09-8bro-1837, testamenteiro Ant.º Felipe de Ar.º morador nesta vila.

Eu Miguel Lopes da Silva e Araujo, f.l. Francisco Lopes da Silva e Luiza Joaquina de Araujo, já falecidos, n. e morador nesta freguesia da Campanha.

Testamenteiros: 1º meu filho Antonio Felippe da Silva e Araujo, 2º meu irmão João Jacome de São Jose, 3º meu irmão Francisco Xavier Lopes.

Instituo por meu universal herdeiro o meu filho Antonio Felippe da Silva e Araujo acima nomeado.

Escrito a meu rogo pelo Padre Flavio Antonio de Moraes Salgado e por mim somente assinado.

Campanha da Princesa 01-10-1937 Miguel Lopes da Silva

Aprovação 02-10-1837

Abertura 09-10-1837

Aceitação 21-10-1837 Antonio Felippe da Silva e Araujo

          Encontramos o testamento de seu provável filho:

3-1-1-5-12-1 Antonio Felipe de Araújo, conego, falecido em Campanha aos 04-07-1857 com testamento onde declara somente o nome da mãe Ana, moradora na vila do Bananal.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu o Conego Antonio Felipe d’Araujo, aos 04-07-1857 de quem é testamenteiro o Cap. Jose dos Reys Silva Resende

Eu o Padre Antonio Felippe d’Araujo, n. desta freguesia da Campanha, morador presentemente na freguesia de Três Pontas.

Testamenteiros: 1º Capitão Estevão Ribeiro de Resende, 2º Capitão Jose dos Reys Silva, 3º Cap. João Jacome de São Jose e Araujo.

Cumpridas as minhas disposições, aquilo que restar da terça dos meus bens deixo aos meus três testamenteiros e aquele que aceitar a minha testamentaria deixo de premio 200$000. As outras duas partes dos meus bens deixo a minha mãe Anna C--za Menira(?) no presente moradora na vila do Bananal, mas se esta tiver falecido quando eu falecer em tal caso instituo meus universais herdeiros das ditas duas partes dos meus bens aos meus três testamenteiros acima nomeados (...).

Campanha 10-02-1842 o Padre Antonio Felippe de Araujo

Aprovação: 10-02-1842

Abertura: 04-07-1857

Aceitação: 05-07-1857 Cap. Jose dos Reys Silva Resende, 2º testamenteiro por se achar ausente o primeiro testamenteiro.

3-1-1-5-13 Teresa, batizada em 18-12-1786.

Campanha, MG aos 18-12-1786 nesta matriz bat a Teresa, n. de dez dias , f.l. do quartel mestre Francisco Lopes da Silva, natural da freguesia de N. Sra das Candeias da Candelaria Bispado do Rio de Janeiro e de D. Luiza Joaquina de Araujo e Menezes, n. desta freguesia. Avos paternos Francisco Lopes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Viana e D. Branca Teresa de Toledo. Foram padrinhos o Juiz Ordinario G.Mor Manoel Ferreira da Costa Neves e s/m Vitoria Maria de Jesus

3-1-1-5-14 Bento José Labre e Araujo, batizado em 14-04-1788. Não consta no rol de seus irmãos na GP.

Campanha, MG aos 14-04-1788 nesta matriz bat a Bento Jose, n. de oito dias , f.l. do Cap. Francisco Lopes da Silva, natural/batizado na freg. da Candelaria Bispado do Rio de Janeiro e de D. Luiza Joaquina de Araujo e Menezes, n/b nesta freguesia. Avos paternos Francisco Lopes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Viana, já defunto e D. Branca Teresa de Toledo. oi padrinho o evdo Domingos da Silva Lobo

          Faleceu solteiro com testamento de 08-06-1814 registrado no livro de óbitos da Campanha em 18-09-1814:

Campanha, MG o- Testamento com que faleceu Bento Jose Labre: Eu Bento Jose Labre e Araujo, n/b nesta vila, f.l.do Cap. Francisco Lopes da Silva e D. Luiza Joaquina de aAraujo Menesez, ja defuntos, (...) ordeno meu testamento na forma seguinte: Testamenteiros em 1º lugar a minha irmã D. Francisca Madalena de Paula e a meu irmão Joaquim Lopes da Silva, ambos juntos em um só corpo, em 2º lugar meu cunhado Manoel de Oliveira Castro, em 3º meu tio e padrinho ao Cap. Francisco Moreira Piza Barreto Toledo e Mello.

Sou solteiro e não tenho herdeiros forçados ascendentes nem descendentes, e por isso, depois de pagas as minhas dividas e satisfeitas as minhas disposições, instituo por minha universal herdeira a Isabel Alves da Silva, crioula forra, e na falta dela a minha 1ª testamenteira e irmã D. Francisa Madalena de Paula.

E por não poder escrever, a meu rogo assina por mim o Alf. Inacio Gomes Midões nesta vila da Campanha da Princesa aos 08-06-1814 - A rogo o Alf. Inacio Gomes Midões como testemunha deste que fiz e vi assinar Francisco de Oliveira Carvalho. Seguia-se a aprovação do tabelião. Campanha 18-7bro-1814

3-1-1-5-15 Rita

3-1-1-5-16 Domingos, batizado em 20-06-1791.

Campanha, MG aos 20-06-1791 nesta matriz bat a Domingos, f.l. do Cap. Francisco Lopes da Silva e de D. Luiza Joaquina de Araujo e Menezes. Avos paternos Francisco Lopes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Viana e D. Branca Teresa de Toledo. Foi padrinho Pedro Antonio de Faria.

3-1-1-5-17 Francisco batizado em 08-06-1793.

Campanha, MG aos 08-06-1793 nesta matriz bat a Francisco, f.l. Francisco Lopes da Silva, n. da cidadedo Rio de Janeiro e de D. Luiza Joaquina de Araujo e Menezes, n. desta freguesia. Avos paternos Francisco Lopes dos Santos Lisboa e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Viana e D. Branca Teresa de Toledo. Foi padrinho Manoel Ferreira do Prado por pp q pres. Joaquim Luiz do Prado.

3-1-1-5-18 Inacio em 06-10-1794.

Campanha, MG aos 06-10-1794 nesta matriz bat a Inacio, f.l. Cap. Francisco Lopes da Silva e de D. Luiza Joaquina de Araujo e Menezes. Avos paternos Francisco Lopes dos Santos e Izabel Maria de Jesus, avos maternos Domingos Gonçalves Viana e D. Branca Teresa de Toledo. Foram padrinhos o Ten. Comandante Manoel Inacio de Moraes de Mesquita Pimentel e D. Maria de Seixas da Silva e Avila por pp por mim apaesentada. Declaro que foi batizado pelo Revdo. Dr.Vig. da Vara Manoel Joaquim Pereira Coimbra.

 

3-1-1-6 Isabel batizada em 21-01-1756.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 21-01-1756 S. Gonçalo, Izabel, f.l. Domingos Gonçalves Vianna n. freg. S. Tiago de Arcozelo Arc. de Braga e D, Branca de Toledo n. da freg. de N. Sra da Conceição das Carrancas deste bispado, np Manoel Gonçalves e Serafina Alves nts da dita freg. de Arcozello, nm Guarda Mor Salvador Correa Bocarro e s/m Ana Ferreira de Toledo nts da vila de Taubate Bispado de S. Paulo; padr.: Padre Manoel Afonso morador na vila de S. João del Rei por seu pp o Juiz Ordinario Jose Antonio Teixeira de Mello, solteiro e D. Andreza Moreira tia do batizado, moradores nesta freguesia.

 

3-1-2 Salvador Correa de Toledo, batizado em 1723. Padrinho de Teodora, 3-1-5-2.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) (a margem: tem outro justificado que é o certo): batizei Salvador, f. Salvador Correa e D. Ana de Toledo, padr.: Sarg. Mor João Felis e D. Maria Fr.ª de Toledo. Hoje 23-03-1720. Fr. Gabriel de Santa M.ª.

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) no ano de 1723 foi batizado Salvador Correa de Toledo, f.l. do Cap. Salvador Correa Bocarro e D. Ana Ferreira de Toledo; padr.: Sargento Mor Francisco Feles Correa, já defunto e s/m Ana Ferreira de Mello; por ser verdade fiz este assento em virtude de uma justificação q fizeram perante o Reverendo Vigario da Vara Manoel da Rosa Coutinho de cuja justificação alcançaram sentença. Carrancas 07-07-1743. o Vigr.º An.to Frr.ª

3-1-3 João, batizado em 06-12-1724.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) em 06-12-1724 batizei um filho de Salvador Correa por nome João, padr.: Ten. Bento Castelhanos e Potencia Leite; e por ser verdade mandei fazer este assento hoje 20-12-1724. Fr. Manoel da Cruz

3-1-4 Maria Custódia do Sacramento, batizada em 08-05-1729. Casou com o Licenciado Manoel de Souza da Silveira, natural da Vila do Topo da Ilha de S. Jorge, filho de Lucas de Souza Teixeira e Cunha natural de Vila Nova do Topo e Luzia Rosa da Silveira natural da cidade de Angra.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) bat Custodia, f.l. Salvador Correa Bocarro e D. Ana de Toledo, padr.: Jose Ferreira Barreto e D. Potencia Leite. 08-05-1729

         Pais de:

3-1-4-1 Joaquim, batizado em 12-12-1757. Joaquim Eloi da Silveira (SL. 5, 453, 4-1)

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 12-12-1757 matriz, Joaquim n. aos 01, f.l. L.do Manoel de Souza da Silveira n. Vila Nova do Topo Ilha de S. Jorge Bispado de Angra e Maria Custodia do Sacramento n. da freg. das Carrancas deste bispado, np Lucas de Souza Teixeira e Cunha n. de Vila Nova do Topo e s/m Luzia Rosa da Silveira n. da cidade de Angra, nm Salvador Correa Bocarro n. vila de Taubate e s/m D. Ana Ferreira de Toledo n. da mesma vila Bispado de S.Paulo, padr.: o R.do P.e João de Mattos da Silveira, e D. Ana Ferreira de Toledo viuva de Salvador Correa Bocarro, moradores nesta freguesia.

3-1-4-2 José, em 05-03-1760. José Manoel de Toledo (SL. 5, 453, 4-2)

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 05-03-1760 Jose, f.l. Manoel de Souza Silveira n. da Vila Nova do Topo e D. Maria Custodia do Sacramento n. freg. das Carrancas deste bispado, padr.: o Revdo Vigario atual Manoel Caetano Rodrigues e D. Branca de Tolledo mulher de Francisco Xavier da Silva. Avos paternos Lucas de Souza Teixeira e Cunha e Luzia Rosa da Silveira, maternos o Guarda Mor Salvador Correa Bocarro, já defunto e D. Ana Ferreira de Toledo.

3-1-5 Ana Joaquina do Rosário, batizada em Carrancas-MG aos 09-07-1732. Casou com Matias Ferreira de Sampaio, natural de Iraja-RJ, filho de Antonio Ferreira da Costa e Teodora de Oliveira Sampaio, ambos da mesma naturalidade.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 09-07-1732 Ana, f.l. Salvador Correa Bocarro e Ana Ferreira de Toledo, padr.: Jose Moreira de Castro, solteiro e Feliciana dos Santos.

         São citados 10 filhos na GP (SL. 5º, 453, 3-5 Ana Joaquina de Toledo e 12 em PFRJ vol. 2, 96, I-3). Encontramos batizados em Campanha:

3-1-5-2 Teodora, em 09-08-1749

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) cap. S. Gonçalo aos 09-08-1749 Teodora, f.l. Matias Ferreira de Sampaio n. da freg. de Iraja Bispado do Rio de Janeiro e D. Ana Joaquina do Rosario n. da freg. da Sra da Conceição das Carrancas, padr.: Salvador Correa de Toledo e D. Custodia do Sacramento, irmãos e filhos do Guarda Mor Salvador Correa Bocarro.

3-1-5-3 Ana, em 22-02-1752

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-02-1752 Ana, f.l. Matias Ferreira de Sampaion. da freg. N. Sra da Apresentação de Iraja do bispado do Rio de Janeiro e D. Ana Joaquina n. desta freguesia, np Antonio Ferreira da Costa e s/m Teodora de Oliveira ambos da mesma freg. de Iraja, nm Guarda Mor Salvador Correa Bocarro e s/m D. Ana Ferreira de Tolledo ambos nts da vila de Taubate bispado de S.Paulo, padr.: Francisco Xavier da Silva, e Maria Rosa da Conceição mulher de Manoel Teixeira.

3-1-5-4 Mariana, em 07-04-1754

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-04-1754 cap. S. Gonçalo, Mariana, f.l. Matias Ferreira de S. Payo e D. Ana Joaquina do Rosario, padr.: Jose Antonio Teixeira e D. Maria de Nazare e tia da batizada.

3-1-5-5 Jacinta, em 22-06-1756

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-06-1756 Jacinta, f.l. Matias Ferreira n. da freg. N. Sra da Apresentação de Iraja do Bispado do Rio de Janeiro e Ana Joaquina do Rosario n. freg. Rio Grande deste bispado, padr.: Bento Correa de Mello e Maria de Nazare, solteira filha de D. Ana de Toledo.

3-1-5-6 Úrsula em 21-09-1758.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 21-09-1758 cap. S. Gonçalo, Ursula, f.l. Matias Ferreira de Sampaio n. freg. N. Sra da Apresentação do Iraja Bispado do Rio de Janeiro e Ana Joaquina do Rosario n. frag. Carrancas deste bispado, padr.: Manoel Teixeira Ribeiro cc Maria Rosa, e Maria da Visitação mulher de Bento Correa de Mello.

3-1-5-7 Bernardo em 27-12-1761.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 27-12-1761 Bernardo, f.l. Matias Ferreira de Sampaio n. da freg. N. Sra da Apresentação de Iraja do Rio de Janeiro e D. Ana Joaquina do Rosario n. da freg. das Carrancas deste bispado; a qual criança tinha sido batizada logo que nasceu por Salvador Correa de Toledo. Avos paternos Antonio Ferreira da Costa e Teodora de Oliveira Sampaio, ambos defuntos, maternos o Guarda Mor Salvador Correa Bocarro, defunto e D. Ana Ferreira de Toledo.

3-1-5-8 Tomasia em 09-08-1764

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-08-1764 cap. S. Gonçalo, Tomasia, f.l. Mateus Ferreira de S. Payo e D. Ana Joaquina do Rosario, padr.: Salvador Correa de Tolledo e D. Blanca Zeferina, solteiros. Natural o dito Matias Ferreira da freg. de Iraja Bispado do R. de Janeiro e a dita Ana Joaquina n. da freg. das Carrancas deste bispado, avos maternos G. Mor Salvador Correa Bocarro e D. Ana Ferreira de Tolledo, paternos Antonio Ferreira da Costa e Teodora de Oliveira.

3-1-5-9 Francisca em 05-10-1766

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 05-10-1766 cap. S. Gonçalo, Francisca, f.l. Matias Ferreira Sampaio n. do Rio de Janeiro e Ana Joaquina n/b nas Carrancas deste bispado; np Antonio Francisco(sic) da Costa e Teodora de Oliveira, maternos Salvador Correa Bocarro e Ana Ferreira V.ª, padr.: Francisco Feles Correa, solteiro e Andreza de Castro, solteira filhos da dita Ana Ferreira.

3-1-5-10 Antonio em 22-12-1768.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-12-1768 cap. S. Gonçalo, Antonio, f.l. Matias Ferreira de Sampaio n. da freg. de N. S. Apresentação da freg. de Iraja bispao do Rio de Janeiro e D. Ana Joaquina do Rosario n. da freg. das Carrancas; padr.: Revdo Domingos da Silva Lobo. Avos pat. Antonio Ferreira da Costa e Teodora de Oliveira, maternos Salvador Correa Bocarro, falecido e D. Ana Ferreira de Toledo.

3-1-5-11 José em 17-10-1771

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-10-1771 cap. S. Gonçalo, Jose de oito dias, f.l. Matias Ferreira Sampaio n. Rio de Janeiro e D. Ana Joaquina n. das Carrancas, avos pat. Antonio Ferreira da Costa e Teodora de Oliveira, maternos o Guarda Mor Salvador Correa Bocarro e D. Ana Ferreira de Toledo. Par.: D. Ana Ursula filha desta e o P.e Antonio Manoel de Alvarenga.

3-1-6 Maria, batizada em 04-11-1735. Maria de Nazaré, solteira em 1756, madrinha de Mariana e Jacinta 3-1-5-4 e 3-1-5-5.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 04-11-1735 cap. N. Sra da Conceição do Rio Grande, Maria, f.l. Salvador Correa e D. Ana de Toledo, do Capão de Jaguara, padr.: Francisco Xavier da Silva, da Rocinha por pp do Revdo Padre Mestre Francisco de Toledo, e Julia Maria mulher de Diogo Garcia, do Tejuco freguesia de S. João del Rei.

3-1-7 Francisco, em 18-11-1737. Francisco Felix Correa, solteiro em 1766, padrinho de Francisca 3-1-5-9 juntamente com a irmã Andreza.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 18-11-1737 cap.Rio Grande, Francisco, f.l. Salvador Correa e D. Ana de Tolledo, moradores no Rio Grande, padr.: Manoel Cavalheiro, casado como pp de Francisco Xavier, tambem casado e Izabel Ferreira Albernaz; todos moradores no Rio Grande.

3-1-8 Andreza de Castro, solteira em 1766. Madrinha de Francisca juntamente com o irmão Francisco. (citada na GP como Andreza de Castanho Moreira).

3-1-9 Branca Zeferina, solteira em 1764, madrinha de Tomasia 3-1-5-8.

3-1-10 Ana Úrsula, solteira em 1771, madrinha de José 3-1-5-11.

 

3-2 Branca Ferreira de Toledo, natural de Taubaté-SP. Foi casada com Francisco Xavier da Silva, natural da cidade de Lisboa. (SL. 5º, 454, 2-2 com 11 filhos).

          Viúva, Branca testou em seu sítio Santa Luzia aos 31-01-1793, declarou onze filhos de seu casal, duas filhas já falecidas e com geração. Foi sepultada aos 16-12-1794.

Campanha, MG aos 16-12-1794 dentro desta matriz foi sepultada D. Branca de Tolledo. Fez seu testamento que é o que abaixo segue:

Copia do testamento de D. Branca de Tolledo: (...) eu D. Branca de Tolledo, f.l. do Cap.Mor João de Tolledo e Piza e D. Maria Pedrosa, ja defuntos, n/b na vila de Taubate bispado de . Paulo, viuva de Franisco Xavier da Silva, assistente nesta asa de Santa Luzia da freguesia da ampanha do Rio Verde de Santo Antonio do Val da Piedade Comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana (...)  instituo este meu testamento da forma seguinte: Testamenteiros em 1º ao Revdo Jose Xavier da Silva Tolledo, em 2º Joaquim da Silva Povoas, em 3º ao Ten. Francisco de Sales Xavier, em 4º ao Ten. Ignacio Xavier da Silva, em 5º ao sarg. Mor Manoel Xavier da Silva, em 6º ao Alf. João Francisco Grillo, quatro meus filhos e dois meus genros.

Fui casada com Francisco Xavier da Silva de cujo matrimonio tive os filhos seguintes: Revdo Jose Xavier da Silva Tolledo = Ten. Cel. Francisco de Sallles = o Ten. Ignacio Xavier = o Sarg. Mor Manoel Xavier = D. Luiza = D. Ana = D. Teresa = D. Ursula = D. Joana = D. Maria que foi cc Cap. Manoel Teixeira Ribeiro, ja defunta a quem ficam filhos, meus netos = D. Angela que foi cc o Alf. João Francisco Grillo, tambem falecida a quem ficaram filhos, meus netos = aos quais todos instituo por meus legitimos e universais herdeiros. Declara dividas, entre elas: devo a m/filha D. Ana 40 oitavas de ouro; a minha filha D. Luisa 70 oitavas de emprestimo; devo a meu filho Francisco de Salles 20$000 rs; devo a meu filho Ignacio Xavier. Declara bens, entre eles a metade desta lavra e sitio de Santa Luzia de que sou senhora com os meus herdeiros. Me deve meu genro Joaquim da Silva Povoas 185$000 rs; deve minha filha Ursula; deve meu genro João Francisco Grillo; me deve meu fillho Jose Xavier. Declaro que me deve meu neto Miguel Teixeira, 185$000 rs.

Encomenda missas. Casa e Lavras de Santa Luzia aos 31-01-1793 = Branca de Tolledo. E logo se seguia a aprovação do tabelião e a minha certidão de abertura.

E nada mais se continha no dita testamentoque aqui copiei doproprio a que me reporto in fide parochi. Campanha 16-12-1794 Vig. Antonio de Souza Monteiro Galvão.

- Teresa, batizada em Carrancas-MG aos 23-02-1727. Não consta no testamento materno e sim sua irmã mais nova

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) em 23-02 batizou Francisco Xavier uma filha por nome Teresa; padr.: João Pinheiro, do Rio de Janeiro e Maria Pedrosa; e por ser verdade mandei fazer este assento. Hoje 23-02-1727 Fr. Manoel da Cruz

3-2-1 Luiza, batizada em 06-10-1728. Luiza Rosa de Toledo, solteira em 1746. (SL. V, 447, 3-1 Luiza de Toledo, † solteira.)

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) [danificado] Luiza, f.l. Francisco Xavier e D. Branca de Toledo, padr.: Cap. Mor João de Toledo e D. Maria de Lara de Toledo. Hoje 06-10-728. o Pe. João Nogr.ª

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-08-1746 Jose, f.l. Mateus Leme Barbosa e Rosalia Maria de Jesus, desta freguesia, padr.: Jose de Souza, solteiro morador na vila de S. João del Rei e D. Luiza da Rosa de Toledo, solteira filha de Francisco Xavier da Silva moradora desta freguesia.

         Luiza faleceu solteira e com testamento, e foi sepultada aos 11-05-1804. Deixou legadosa diversos sobrinhos e como universal herdeiro o sobrinho Cap. Bernardino Teixeira de Toledo:

Campanha, MG aos 11-05-1804 foi sepultada dentro desta matriz D. Luiza Rosa de Toletado,. branca, solteira, de 70 anos. Morreu de uma desenteria. Fez seu solene testamento que abaixo vai copiad.

Copia do Testamento com que faleceu Luiza Rosa de Toledo:  (...) sou natural e batizada na capela de N Sra da Conceição do Rio Grande Bispado de Mariana, f.l. de Francisco Xavier da Silva e de D. Branca de Toledo, ja falecidos. Não tenho herdeiros nem ascendentes nem descendentes.

Testamenteiros em 1º lugar a meu sobrinho Cap. Bernardino Teixeira de Toledo, em 2º a meu sobrinho o Alf. Francisco Antonio Gonçalves Grilo, em 3º a Antonio M. da Conceição.

Encomendações pias = declara dividas =  Legados: a minhas primas Manuela e Luzia, filhas do falecido Manel de Campos, a cada uma dez oitavas = a minha prima Ana Ursula 10 oaitavas, a minha prima Maria de Nazare 10 oitavas = a meu primo Jose da Costa de Moraes, 10 oitavas = deixo a capela de S. Francisco que se esta principiando na vila da Campanha dez oitavas - deixo a m/sobrinha Maria Angela, filha de João Francisco Grilo 20 oitavas = a meu afilhado Jose Pedro, filho de meu irmão Francisco, 30 oitavas = deixo as quatro filhas de meu irmão Francisco, que são: Maria Fancisca, e Gertudes, e Branca, e Ana 30 oitavas a cada uma = e assim as de meu irmão Ignacio que são: Ana, Branca, Francisca, Ursula e Silveria 30 itavas a cada uma.

Pagas as minhas dividas, e compridos os meus legados, instituo por meu universal herdeiro de todo o resto dos meus bens a meu sobrinho o Cap. Bernardino Teixeira. Vila da Campanha da Princesa 07-11-1802 Luiza Rosa de Toledo.

Foi fielmente copiado do original.

3-2-2 (SL. V, 454, 3-2, Maria Rosa de Toledo casada com o capitão Manoel Teixeira Ribeiro, natural de Braga, Portugal, e teve 13 f.ºs: 4-1 a 4-13.)  Maria Rosa de Toledo, batizada em 27-01-1730. Já falecida em 1783, foi casada com o Cap. Manoel Teixeira Ribeiro, natural da freguesia de de S. João Batista da vila de Conde, filho do Cap. João Teixeira Ribeiro e Francisca Rosa de Siqueira.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-01-1730 Maria, f.l. Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo, padr.: Provedor Tomas Vaz de Lima e D. Joana de Toledo Piza Castelhanos.

         Capitão Manoel em 1783/84 requereu dispensa do impedimento no 2º grau de afinidade e por cognação espiritual para se casar com Maria da Costa de Toledo, filha de Ângela de Toledo, 3-4-2 abaixo.

         Cap. Manoel testou na Campanha em 14-06-1794. Seu testamento foi aberto em 24-01-1795. Sem geração do segundo matrimônio, teve doze filhos com Maria Rosa:

Campanha, MG obitos 1790-1796 im 106 aos 24-01-1794(sic) faleceu Manoel Teixeira Ribeiro casado com D. Maria da Costa de Toledo. Fez seu solene testamento cujo copia é a que abaixo se segue:

(...) eu o Cap. Manoel Teixeira Ribeiro nomeio por meus testamenteiros em 1º lugar a meu filho Bernardino Teixeira, em 2º a m/filho João Teixeira, em 3º a m/filho Miguel Teixeira, em 4º a Francisco Martins Lagoassa.

Sou f.. do Cap. João Teixeira Ribeiro e de D. Francisca Rosa de Siqueira, nat/bat na freguesia de S. João Batista da vila do Conde Arc. de Braga, os quais ja são falecidos. Fui casado duas vezes. A primeira com Maria Rosa de Toledo de cujo matrimonio tive doze filho os quais todos declaro por meus herdeiros forçados, os quais são: Bernardino = João = Miguel = Gabriel = Jose = Antonio = Joaquim = Francisco = Luiz = Manoel = Branca = e Maria. Passei a segundas nupcias com D. Maria da Costa de Tolledo por carta de ametade e deste matrimonio não tenho filhos. Foi tratado entre mim e minha mulher, que por minha morte ficara ela sustentando-se de sua meação, e que por morte dela, pago o seu funeral e missas de seu sufragio, tudo o mais que restar passara pro rata a meus herdeiros.

De minha terça deixo as minhas netas, filhas de meu filho Francisco Teixeira chamadas, uma Maria Perpetua, outra Maria Rosa 200$000 rs a cada uma, e o resto a minha filha Branca (...). Campanha 14-06-1794 Manoel Teixeia Ribeiro. Seguia-se a aprovação.

Campanha 25 janeiro 1795

 

3-2-4-1 Francisco Teixeira de Toledo, batizado em 20-08-1751.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-08-1751 Francisco, f.l. Manoel Teixeira Ribeiro bat na freg. de S. João Batista da vila de Conde e Maria Rosa de Tolledo nat. na freg. das Carrancas, np Cap. João Teixeira Ribeiro e s/m Francisca Rosa de Siqueira da mesma freguesia, nm Francisco Xavier da Silva n. do bairo de Alfama da cidade de Lisboa e s/m Blanca de Tolledo n/b na freg. de Taubate bispado de SP, padr.: o mesmo avo João Teixeira Ribeiro e avó Blanca de Tolledo por pp que dela apresentou Jose Antonio Teixeira Ribeiro.

          Alferes Francisco casou com Maria Gertrudes Franca, natural da vila de S. João de Atibaia-SP, filha de Lourenço Leme de Brito e Maria Gertrudes Franca, familia Lourenço de Brito Leme.

          Entre os filhos do casal:

3-2-4-1-1 Eliodoro batizado em Campanha aos 11-08-1782. Não consta no rol de seus irmãos na GP.

Campanha, MG aos 11-08-1782 na capela de S. Gonçalo bat a Iliodoro, f.l. do Alf. Francisco Teixeira de Toledo, n. desta freguesia e de Maria Gertrudes Franca, n. da vila de S. João de Atibaia do bispado de . Paulo, np do Cap. Manoel Teixeira Ribeiro e D. Maria Rosa, já defunta, n de Lourenço Leme de Britto e Maria Gertrudes Franca. Foram padrinhos o dito Capitão e Maria Perpetua mulher de Cipriano Coelho de Souza.

3-2-4-1-2 Maria Perpetua, legatária do avô paterno.

3-2-4-2-3 Maria Rosa, idem.

 

3-2-2-2 Manoel em 05-03-1753

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 05-03-1753 cap. S. Gonçalo, Manoel, f.l. Manoel Teixeira Ribeiro e D. Maria Rosa de Tolledo, padr.: João Francisco Grillo por pp que apresentou Jose Antonio -- de Mello, e D. Luiza da Rosa tia do batizado.

3-2-2-3 João, em 17-03-1754. João Antonio Teixeira Ribeiro, em Campanha aos 14-02-1798, casou com Emidia Luiza de Moraes, dai natural, filha de José de Moraes Pessoa, natural da freguesia de S. Tiago da Ribeira Arc. de Braga e Maria Angélica de Jesus, natural de Carrancas, casados em Carrancas aos 02-07-1764, neta paterna de João Diniz e Ana de Moraes, neta materna de Manoel da Fonseca Pinto e Luiza Maria da Cunha Carassa, família “Sebastião da Fonseca Pinto”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-03-1754 cap. S. Gonçalo, João, f.l. Manoel Teixeira Ribeiro e D. Teresa(sic) de Toledo, padr.: Jose Antonio Teixeira de Mello e D. Angela S.ª tia do batizado.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 14-02-1798 João Antonio Teixeira, f.l. de Cap. Manoel Teixeira Ribeiro e D. Maria Rosa de Tolledo, n/b nesta; = Emigdia Luisa de Moraes, f.l. de Jose de Moraes Pessoa e de Maria Angelica de Jesus, n/b nesta.

 

Casamentos (Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-07-1764 José de Moraes Pessoa, n. de S. Tiago da Ribeira de Athares(?) comarca de Chaves Arc. de Braga, f.l. de João de Niz e e Ana de Moraes; = cc. Maria Angelica de Jesus, n. desta freguesia, f.l. Manoel de Afonseca Pinto e Luiza Maria Cunha Carassa. Test.: Alf. Antonio de Moraes Pessoa e Amaro Pereira de Araujo

3-2-2-4 Rita, em 23-07-1755.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-07-1755 Rita, f.l. Manoel Teixeira Ribeiro n. vila do Conde Arc. Braga e Maria da Rosa n. freg. N. Sra da Conceição das Carrancas deste bispado, np João Teixeira Ribeiro n. S. Mamede de Alemtem Arc. Braga e Francisca Rosa de Siqueira n. da vila do Conde do mesmo arcebispado, nm Francisco Xavier da Silva n. da freg. de S. Vicente de fora da cidade de Lisboa e Branca de Toledo n. da vila de Taubate-SP, padr.: Francisco Xavier da Silva, avo do batizado e Maria, solteira filha do Alf. Jose da Costa Moraes, todos moradores nesta freguesia.

3-2-2-5 José, batizado em 07-11-1756, citado por SL como José Teixeira Ribeiro que foi juiz almotacé em 1748 (SL 5, 464, 4-6). José Joaquim Teixeira aos 21-10-1783 casou com Ana Cláudia de S. Bernardo, filha de Manoel de Jesus Pereira e Helena Emerenciana de Santana, família “Manoel de Jesus Pereira”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-11-1756 S. Gonçalo, Jose, f.l. Manoel Teixeira Ribeiro n. da vila do Conde e batizado na freg. de S. João Batista e Maria Rosa de Toledo n. freg. das Carrancas deste bispado, np João Teixeira Ribeiro e s/m Francisca Rosa de Sequeira nts da dita vila do Conde Arc. Braga, nm Francisco Xavier da Silva n/b na freg. de S. Vicente de fora da cidade de Lisboa e s/m Branca de Toledo n. de Taubate-SP, padr.: Padre Bento Ferreira, e Ana solteira filha de Francisco Xavier, moradores nesta freguesia.

3-2-2-6 Antonio, batizado em 16-05-1758.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-05-1758 cap. S. Gonçalo, Antonio, f.l. Manoel Teixeira Ribeiro n. freg. S. João Batista da vila do Conde Arc. Braga e Maria Rosa de Tolledo n. freg. das Carrancas deste bispado, np João Teixeira Ribeiro e Francisca Rosa de Siqueira nts da vila do Conde Arc. Braga, nm Francisco Xavier da Silva n. S. Vicente de Fora da cidade de Lisboa e Branca de Tolledo n. da vila de Taubate Bispado de SPaulo, padr.: Manoel da Cunha Vasconcellos, solteiro e Maria da Conceição mulher de Gregorio Lopes dos Reis

          Alferes Antonio Teixeira de Toledo casou com Mariana Vitória de Gouvea, batizada em Campanha aos 05-05-1765, filha do do Capitão Manoel Leite Ferreira e Antonia do Espirito Santo de Gouvea, neta paterna de Francisco Leite Ferreira e Ana Maria de Mello, neta materna do Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea e Maria Rosa Leme do Prado, estes tronco da família “Sargento Mor Manoel Nunes de Gouvea”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 05-05-1765 matriz, Mariana, f.l. Ten. Manoel Leite Ferreira n/b na freg. da vila de Guimarães Arc. Braga e D. Antonia do Espirito Santo n/b na freg. Baependi deste bispado, np Francisco Leite Ferreira, falecido e Ana Maria de Mello, maternos Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea e Maria Rosa, falecida; padr.: Ten. Bento Correa de Melo com pp do Guarda Mor Tome de Gouvea da Quiroga e D. Maria Angela mulher do Licenciado Antonio de Carvalho Barros.

 

          Fizeram testamento aos 04-04-1836 e declararam três filhos. Alferes Antonio faleceu em 01-08-1837 e Mariana aos 28-02-1840. Tiveram, segundo seus testamentos (abaixo):

- Ana Escolastica, batizada em 06-04-1785 e sepultada aos 08-06-1799.

Campanha, MG aos 06-04-1785 neta matriz bat a Ana Escolastica, de vinte e dois dias, f.l. de Antonio Teixeira de Toledo e de D. Mariana Vitoria de Gouvea, nts/bts neta freguesia, np do Cap. Manoel Teixeira Ribeiro e D. Maria Rosa, já defunta, nm do Cap. Manoel Leite Ferreira, ja defunto e D. Antonia do Espiito Santo Gouvea a qual foi madinha e o Cap. Joam da Fonseca.

 

Campanha, MG aos 08-06-1799 foi sepultada na capela de N Sra do Rosario dos Portos, Ana, f. de Antonio Teixeira de Toledo.

- Francisco, batizado em 04-01-1787. Não consta no testamento dos pais.

Campanha, MG aos 04-01-1787 nsta matriz bat a Francisco, f.l. de Antonio Teixeira de Toledo e de D. Mariana Vitoria de Gouvea, np do Cap. Manoel Teixeira Ribeiro e D. Maria Rosa, nm do Cap. Manoel Leite Ferreira e D. Antonia do Espiito Santo Gouvea. Foram padrinhos o Cap. Dominos Jose Rodrigues, casado e D. Ana Rodigues da Silveira mulher do Cap. Joãoda Fonseca  da Silva.

3-2-2-6-1 Maria Gertrudes Cândida de São José casada com Luiz José de Paiva, filho do Sargento Mor Gaspar José de Paiva e Leonor Francisca de Jesus. Geração na família "Juliana de Oliveira Cunha”.

3-2-2-6-2 Alferes Joaquim José Teixeira, batizado em 28-02-1792. Testamenteiro materno.

Campanha, MG aos 28-02-1792 nesta matriz bat a Joaquim, f.l. de Antonio de oledo e D. Mariana Vitoria de Gouvea, foram padrinhos o Cap. Jose Joaquim Leite Ferreira porpp do Alf. Bernardino e D. Constantina Teodora de Jesus.

 

3-2-2-6-3 Josefina casada com Antonio Manoel Xavier.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA02, Lv. 15º  de Testamentos - Campanha da Princesa 1837-1838;

Registro do testamento de Ant.º Teixr.ª de Toledo de quem é testamenteira sua mulher Mariana Victoria de Gouveia, moradora nesta vila, falecido ao 01-08-1837.

Digo eu Alferes Antonio Teixeira de Toledo, f.l. do Cap. Manoel Teixeira Ribeiro e D. Maria Rosa de Toledo, já falecidos, n. e morador nesta freguesia da vila da Campanha.

Sou cc. D. Maria Victoria de Gouveia e temos três filhos: Maria = Joaquim = e Josefina

Testamenteiros: 1º a minha mulher D. Mariana Victoria de Goueia, 2º meu filho Alferes Joaquim Jose Teixeira, 3º meu genro Luiz Jose de Paiva, 4º a meu genro Antonio Manoel Xavier.

Missas por minha alma, de minha mulher se for falecida, de meus pais, filhos, escravos (...).

O restante da minha terça terá a minha mulher o uso fruto dos ditos bens e por sua morte instituo a meus tres filhos meus herdeiros universais dos mesmos bens e se a dita minha mulher houver falecido ou algum ou alguns de meus tres filhos será revertida a partida do que falecer em beneficio daqueles que os sobreviver

Vila da Campanha 04-04-1836

Aprovação 03(sic)-04-1836

Abertura 01-08-1837

Aceitação 01-08-1837 D. Mariana Victoria de Gouveia

 

CPA02, Lv. 15º  de Testamentos - Campanha da Princesa 1837-1838;

Registro do testamento com que faleceu Mariana Victoria de Gouveia, fal. aos 26-02-1840 de quem é testamenteiro Joaquim Jose Teixeira morador nesta vila

Eu, D. Mariana Victoria de Gouveia, f.l. do Capitão Manoel Leite Ferreira e D. Antonia do Espirito Santo de Gouveia, já falecidos, n. e moradora nesta vila da Campanha.

Sou cc. o Alferes Antonio Teixeira de Tolledo e temos três filhos legitimos: Maria = Joaquim = Josefina.

Testamenteiros 1º a meu marido o Alferes Antonio Teixeira de Tolledo, 2º meu filho o Alferes Joaquim Jose Teixeira, 3º a meu genro Luiz Jose de Paiva, 4º a meu genro Antonio Manoel Xavier

Missas pela alma de meu marido se for falecido, de meus pais, filhos e escravos.

Declaro que meu genro Luiz Jose de Paiva é devedor ao meu casal a quantia de 200$000 de resto de maior quantia que por ele pagou meu marido a nosso filho Joaquim Jose Teixeira. Tratei com meu marido de darmos em beneficio de nossa filha a referida quantia dos 200$000 que sera levada em conta de nossas terças sem que o dito nosso genro tenha direito por si ou  por ou trans outrem de haver da minha terça (...).

Herdeiro do remanescente da terça meu marido, e por sua morte meus três filhos.

Vila da Campanha 04-04-1836 Mariana Victoria de Gouveia

Aprovação 04-04-1836

Abertura 26-02-1840

Aceitação 28-02-1840 Joaquim Jose Teixeira

 

3-2-2-7 Luiz, batizado em 04-07-1759

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 04-07-1759 Cap. S. Gonçalo, Luiz, f.l. Manoel Teixeira Ribeiro n. da vila do Conde e Maria Rosa n. freg. das Carrancas deste bispado, np Cap. João Teixeia Ribeiro e s/m Francisca Rosa de Siqueira, nm Francisco Xavier da Silva e s/m D. Branca de Tolledo, padr.: Revdo Vigario atual Manoel Caetano Rodrigues e Rita Angelica de Cassia, solteira filha do dito Francisco Xavier da Silva.

3-2-2-8 Bernardino Teixeira de Toledo batizado em 30-09-1761. 1º testamenteiro paterno.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 30-09-1761 cap. S. Gonçalo, Bernardino, f.l. Manoel Teixeira Ribeiro n/b na vila do Conde Arc. Braga e Maria Rosa de Toledo n/b na freg. das Carrancas deste bispado, np João Teixeira Ribeiro e Francisca Rosa de Serqueira, maternos Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo, padr.: Francisco de Sales Xavier, solteiro e Francisca Rosa de Serqueira mulher de João Teixeira Ribeiro.

          Cap. Bernardino faleceu aos 53 anos e foi sepultado em 25-10-1814.

Campanha, MG aos 25-10-1814 falecendo da idade de 53 anos o Cap. Bernardino Teixeira de Toledo, branco, foi sepultado dentro desta matriz.

3-2-2-9 Miguel Teixeira, em 18-10-1762. 3º testamenteiro paterno.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) cap. S. Gonçalo aos 18-10-1762 Miguel, f.l. Manoel Teixeira Ribeiro n/b na vila do Conde Bispado do Porto e D. Maria Rosa de Toledo n/b na freg. das Carrancas deste bispado, np João Teixeira Ribeiro e Francisca Rosa de Serqueira e Sá, nm Francisco Xavier da Silva e D. Blanca de Toledo; padr.: Francisco de Sales com pp de Jose P. de Souza, e Ana Margarida filha do Cap. João Teixeira Ribeiro,

3-2-2-10 Gabriel Teixeira, em 18-10-1762. Em 1794 requereu dispensa de consanguinidade em 3º grau para se casar com Luzia Fenix de Toledo, natural de Santa Luzia de Goiases, filha de Maria Fenix de Toledo, abaixo em 3-11-2.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) cap. S. Gonçalo aos 18-10-1762 Gabriel, f.l. Manoel Teixeira Ribeiro n/b na vila do Conde Bispado do Porto e D. Maria Rosa de Toledo n/b na freg. das Carrancas deste bispado, np João Teixeira Ribeiro e Francisca Rosa de Serqueira e Sá, nm Francisco Xavier da Silva e D. Blanca de Toledo; padr.: Francisco de Sales com pp do Cap. Tome Martins da Costa, e Izabel Blanca de Toledo filha de Jose da Costa.

 

Processo Matrimonial - Campanha-MG - Livro Misto 1791

Campanha: oradores Gabriel Teixeira e D. Luzia Fenis de Tolledo - 06-06-1794 Mariana

Dizem Gabriel Teixeira, n. da freg. de Santo Antonio do Val da Piedade da Campanha do Rio Verde = e D. Luzia Fenis de Tolledo, n. da freg. de Santa Luzia da capitania de Guaiases e assistente ha muitos anos na mesma Camapanha do Rio Verde - 3º grau de consanguinidade,

- Q D. Branca de Toledo e D. Maria Fenis de Toledo eram irmãs legitimas por serem filhas de João de Toledo Pisa e de Maria Pedrosa, que foram casados.

- q de D. Branca de Toledo nasceu D. Maria Rosa de Toledo e desta o orador Gabriel Teixeira; e daquela D. Maria Fenis de Toledo nasceu D. Luzia Fenis de Toledo oradora - 3º grau de consanguinidade,

- q o orador, por fragilidade humana, teve ajuntamento carnal com a oradora, levando-a de sua virgindade,

 

3-2-2-11 Maria em 28-02-1765

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-02-1765 cap. S. Gonçalo, Maria, f.l. Manoel Teixeira Ribeiro n. da vila do Conde Bispado do Porto e Maria Rosa n/b na freg. das Carrancas deste vispado de Mariana. Batizada em casa por Manoel de Souza Silveira. Avos pat. Cap. João Teixeira Ribeiro, falecido e Francisca Rosa de Serqueira, avos mat. Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo, cujos filhos Ursula Francisca Xavier e Alf. Francisco de Sales Xavier foram os padrinhos.

3-2-2-12 Maria, em 24-02-1768

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-02-1768 Cap. S. Gonçalo, Maria n. de um mes, f.l. Alf. Manoel Teixeira Ribeiro n. da vila do Conde Bispado do Porto e D. Maria Rosa de Toledo n. das Carrancas deste bispado. Avos pat. o falecido Cap. Jose Teixeira Ribeiro e Francisca Rosa de Siqueira, maternos Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo. Padr.: Manoel Xavier de Toledo com pp de Antonio Alvares Pereia da cidade de S. Paulo, e Manoel Alvares Machado com pp de D. Maria Teresa mulher de Manoel Xavier de Toledo.

3-2-2-13 Joaquim, batizado em 23-05-1771

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-05-1771 cap. S. Gonçalo, Joaquim, f.l. Alf. Manoel Teixeira Ribeiro n. da vila do Conde e D. Maria Rosa n. das Carrancas deste bispado, avos paternos João Teixeira Ribeiro e Francisca Rosa, falecidos, maternos Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo. Padr.: Cap. Jose de Souza

Tenente Joaquim Teixeira Ribeiro, em 1837 morador na freguesia de Caldas do Município de Pouso Alegre-MG ainda solteiro “perfilhou, e declarou pela Escriptura”, por sua filha natural Maria Umbelina Teixeira. Joaquim foi tutor de seus netos. Já era falecido em 1850 (inventário do genro José Leon).

3-2-2-13-1 Maria Umbelina Teixeira casou duas vezes. Primeira vez com José Lion, francês, falecido em 21-07-1835 e inventariado em Campanha (inventário neste site, colaboração de Silvia Buttros). Em 1837 estava casada com Pedro Kiehl, natural da Alemanha.

          José e Maria tiveram dois filhos:

3-2-2-13-1-1 Adolfo Lion Teixeira, com três anos em janeiro de 1836.

3-2-2-13-1-2 Maria José Lion, com três meses. Em Itu-SP aos 23-12-1853 casou com Henrique Edmundo Snell, inglês, filho de outro e Ana Snell (termo do casamento no inventário paterno).

3-2-3 Ana Ferreira de Toledo, batizada em 29-07-1731 (SL. V, 464, 3-4 Anna de Toledo, † solteira). Solteira em 1755, madrinha juntamente com Antonio Francisco Grillo.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-07-1731 Ana, f.l. Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo, padr.: Salvador Correa, casado e Izabel Fragoza.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-02-1755 Joaquim, f.l. Francisco João n. da freg. de Sra da Vitoria da cidade do Porto e Antonia Maria da Silva n. da freg. de N. Sra do Pilar do Ouro Preto deste bispado, padr.: Antonio Francisco Grillo, solteiro e Ana Ferreira filha de Francisco Xavier da Silva.

         Continuava solteira em 1790:

Aos 24-06-1790 na capela de S. Gonçalo filial desta matriz da Campanha, batizou e pos os santos oleos a Angela, f.l. Cap. Antonio Francisco Xavier Grilo e D. Izabel Caetana. Foram padrinhos João Francisco Grilo e D. Ana Ferreira de Tolledo, solteira, todos desta freguesia. O Vigario Antonio de Souza Monteiro Galvão.

         Faleceu solteira, sem testamento, e foi sepultada aos 26-01-1795 na Campanha.

Campanha, MG  aos 26-01-1795 faleceu sem testamento D. Ana Ferreira de Toledo, solteira. Foi seu corpo acompanhado por mim e mais oito sacerdotes.

3-2-4 Teresa, batizada em 22-08-1732 (SL. V, 464, 3-3 Teresa Angelica foi C.c. José Pedro da Silveira, natural de Portugal. Com geração.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-08-1732 Teresa, f.l. Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo, da Rocinha, padr.: Dom Francisco de Toledo e Maria Pedrosa ambos do sitio .

         Teresa Angélica de Toledo casou com José Pedro da Silveira, natural da cidade de Lisboa, filho de Domingos Ferreira da Silveira e Josefa Micaela.

         José faleceu com testamento em 03-08-1756. Teresa faleceu de hidropsia e foi sepultada aos 14-10-1814. Tiveram filho único:

Campanha, MG Igreja Santo Antonio - aos 03-08-1756 faleceu Jose Pedro da Silveira, de idade 40 anos, natural da freguesia da Madalena da cidade de Lisboa cc D. Teresa Angelica de Toledo, f.l. de Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo. ez Testamento

 (...) Eu Jose Pedro da Silveira (...) sou n/b na freg. de Madalena da cidade de Lisboa, f.l. Domingos Ferreira da Silveira e Josefa Micaela, já defuntos. Sou cc D. Teresa Angelica de Toledo e Silva da qual tenho um filho que hoje foi Deus servido dar-me e a este instituo meu herdeiro na legitima que lhe pertence e caso aconteça q este meu filho morra primeiro que eu (oque Deus quizer) então instituo por minha herdeira na legitima a minha mulher a qual tambem deixo o remanescente da minha terça.

Testamenteiros: 1º João Francisco Grillo, em 2º minha mulher, em 3º a meu sogro Francisco Xavier da Silva.

Declara dividas -

Declaro que fui testamenteiro de Manoel Lopes Lisboa q faleceu no Arraial de Campanha do Rio Verde e está a conta no Juizo Eclesiastico da vila de S. João e por varias averiguações que tenho mandado fazer a bahia e Angola para onde o dito costumava viajar, não me tem sido possivel poder conclui-la, pelo que rogo a meus testamenteiros que o mais breve que lhes for possivel a concluão.

Deixo a minha irmã(sic) Ana Ferreira de Toledo 50$000 rs = e a minhas primas, filhas do Alf. Jose da Costa, deixo a Rita 20$000rs = a Maria 20$000 rs = e a Branca outros 20$000 rs = e a meu afilhado Manoel de Siqueira, filho de Manoel de Carvalho de Sequeira 20$000 rs.

Na Lavra e vivenda do testador do Corgo de N Sra das Necessidades hoje 26 de Julho de 1756 - Joseph Pedrp da Silveira.

Aprovação: 26-07-1756

Abertura: 03-08-1756

Aceitação aos 12-08-1756 João Francisco Grillo.

 

Campanha, MG aos 14-10-1814 falecendo de hidropsia de idade setenta e oito anos D. Teresa Angelica de Toledo, branca, moradora em Santa Luzia, foi sepultada dentro desta matriz.

3-2-4-1 José, batizado em 22-08-1756.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-08-1756 S. Gonçalo, Jose, f.l. Jose Pedro da Silveira n. freg. N. Sra da Madalena da cidade de Lisboa e Teresa Angelica de Toledo n. da freg. das Carrancas deste bispado, np Domingos Ferreira da Silveira e Josefa Micaela nts da dita freg. da Madalena da cidade de Lisboa, nm Francisco Xavier da Silva n. do Bayro de Alfama da cidade de Lisboa e s/m Blanca de Toledo natural de Taubaté bispado de SPaulo, padr.: Revdo Padre Bento Ferreira morador na freg. das Carrancas por seu pp João Francisco Grillo solteiro, e D. Blanca avó do batizado.

 

3-2-5 Ângela de Toledo, solteira em 1748 e 1751:

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 04-03-1748 Felipa, f.l. Clemente da Rocha e Joana de Toledo, padr.: Francisco Correa n. das Ilhas e Angela de Toledo, solteira filha de Francisco Xavier da Silva, desta freguesia.

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-04-1751 Maria n. aos 16, f. nat de Romana Fragoza, desta freguesia e pai incognito, padr.: Cap. Antonio Raposo Barreto e Angela de Toledo, solteira filha de Francisco Xavier da Silva.

 

         Ângela Bernardina de Toledo casou com Alferes João Francisco Grillo. Foram moradores em Pitangui onde nasceram pelo menos 4 filhos que encontramos (e citados na GP):

Dispensa da neta Ângela Bernardina abaixo: Que o Cel. Francisco de Sales X.er é irmão da mãe do Cap. Antonio Fran.co X.er Grilo deste procedeu a oradora e daquele coronel o orador, e p. isso esta o orador ligado com a oradora em 3º grau de consanguinidade misto de segundo em linha transversal (...)

         Angela já era falecida em 31-01-1793, testamento materno, e foi representada por seus filhos. Alferes João foi nomeado 6º testamenteiro da sogra.

3-2-5-1 Maria Francisca Grilla, citada na GP como Maria Ângela Grillo. Faleceu aos 26-08-1846 com testamento. Solteira, sem descendentes, instituiu herdeira Ana Bernardina Gomes

SL. 5, 464, 4-1 Maria Ângela Grillo faleceu na Campanha com 84 anos, solteira, e cheia de santidade

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa-MG 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu Maria Francisca Grilla aos 26-08-1846 de quem é testamenteira Ana Bernardina Grilla, moradora nesta cidade.

Eu, Maria Francisca Grilla, n/b em Pitangui, f. de Joam Francisco Grillo e Angela Bernardina de Tolledo, ambos já falecidos. Sou solteira e nenhum herdeiro tenho forçado, por isso instituo por minha herdeira Ana Bernardina Gomes, e por meus Testamenteiros, a mesma minha herdeira, e o Cap. Jose Pedro de Salles e Lourenço Xavier da Veiga.

Campanha 23-08-1845 Maria Francisca Grilla

Aprovação 23-08-1845

Abertura 26-08-1847 digo 1846

Aceitação 14-07-1847 Ana Bernardina Gomes

3-2-5-2 Francisco Antonio Gonçalves Grillo, solteiro, faleceu com testamento feito na Campanha em 31-07-1822 e aberto em 15 de agosto seguinte. Sem descendentes, instituiu herdeiros os sobrinhos filhos do irmão Antonio Francisco Xavier Grillo:

CPA01, Testamentos - Campanha da Princesa-MG 1822-1823;

Registro do testamento com que faleceu Francisco Antonio Gonsalves Grillo

Francisco Antonio Gonsalves Grillo, f.l. de João Francisco Grillo e Angela Bernardina de Toledo, já falecidos, n.da vila de Pitangui e morador nesta da Campanha.

Testamenteiros: 1º meu sobrinho Antonio Francisco Grillo, 2º meu primo Jose Pedro Xavier de Salles, 3º meu afilhado Padre Francisco Antonio Gonsalves Grillo.

Deixo a minha irmã Maria Francisca Grilla, a minha afilhada Ana Bernardina, a Maria, mulher de Gonsallo Manuel, e a Luiza mulher de Manoel Gomes 100 oitavas a cada uma, e se alguma destas legatarias falecer primeiro que eu, se reparta pelas outros o seu legado.

Tenho um credito passado pelos herdeiros de Maria Grilla para cuja conta tenho recebido uma quantia da qual não tenho lembrança e se eu falecer sem liquidar estas contas eu as dou por feitas e lhes perdoo aquilo que me ficaram restando.

De tudo que restar, pagas as minhas dividas e disposições, instituo por meus universais herdeiros a todos os meus sobrinhos e sobrinhas, filhos de meu irmão Capitão Antonio Francisco Xavier Grillo.

Vila da Campanha da Princesa 31-07-1822 Francisco Antonio Gonsaçves Grillo

Aprovação 01-08-1822

Abertura 06 deste presente mes de Agosto de 1822

Auto do Testamento hoje 15-08-1822

3-2-5-3 João Francisco Grillo solteiro em 1755, quando foi padrinho. (SL. 5, 464, 4-3)

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-07-1755 Joaquim, f.l. Henrique da Costa n. da freg. de N. Sra do Monte termo da vila de Almada do Patriarcado de Lisboa e Jeronima Maria de Jesus n. da freg. de N. Sra de Monserrate de Baependi deste bispado, np Domingos Rodrigues Vareiro e s/m Antonia da Costa nts da sobredida freg. de Almada de Almada do Patriarcado de Lisboa, nm Bernardo da Cunha Cobra n. da vila de Almada termo de Lisboa e s/m Ana Izabel de Gouvea n. da freg. de Baependi, padr.: João Francisco Grillo, solteiro e Ana Izabel de Gouvea avó do batizado, todos moradores nesta.

3-2-5-4 Capitão Antonio Francisco (Xavier) Grillo, natural de Pitangui-MG. Aos 15-10-1787 na Campanha casou com Izabel Caetana Rodrigues de Faria, aí batizada em 14-04-1771, filha de Domingos Rodrigues Afonso, natural do Arc. Braga e Izabel Caetana de Faria (ou da Silveira) natural de S. João del Rei-MG, neta paterna de André Afonso e Domingas Rodrigues, neta materna de Critóvão de Faria e Esperança Josefa da Silveira. (SL. 5, 465, 4-4)

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 15-10-1787 Capitão Antonio Francisco Grilo, f.l. do Alferes Joam Francisco Grilo e D. Angela Bernardina, n/b freguesia da vila de Pitangui; = Izabel Caetana Rodrigues, f.l. de Domingos Rodrigues Affonço e de Izabel ----- de Faria, n/b nesta.

 

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 14-04-1771 matiz, Izabel de onze dias, f.l. Domingos Rodrigues Afonso n. de N. Sra da Assunção da Vrea do conselho de Geles da comarca da Vila Real do Arc. Braga e Izabel Caetana de Faria n. freg. da vila de S. João del Rei em a capela da Conceição, np Andre Afonso e Domingas Rodrigues, maternos Cristovão de Faria, falecido e Esperança Josefa da Silveira. Padr.: Revdo Dr. Jose Bernardo da Costa, e a mesma Esperança Josefa.

          Izabel, viúva, testou na Campanha em 13-09-1848 e faleceu aos 26 do mesmo mês. Declarou os doze filhos de seu casal, três falecidos João, Domingos e Luiz:

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu D. Izabel Caetana Roiz de Farias a 26-09-1848 de quem é testamenteira D. Angela Bernardina de Salles moradora nesta cidade de Campanha.

Eu, Izabel Caetana Rodrigues de Farias digo da Silveira, n. desta cidade, f.l. do finado Domingos Rodrigues Affonso e D. Izabel Caetana da Silveira. Fui cc. com o Cap. Antonio Francisco Xavier Grillo de cujo consorcio tivemos os filhos seguintes: Joam, já falecido = Angela = Antonio = o Padre Francisco = Joaquim = Anna = Domingos, já falecido = Luiz, já falecido = Jose = Zacarias = Isabel = Marcos.

Testamenteiros 1º minha filha D. Angela Bernardina de Salles, 2º minha filha D. Ana Izabel Grilla e seu marido Antonio Manoel da Silva Lopes ambos em um só corpo, 3º a minha filha D. Izabel Candida de Paiva e seu marido Manoel de Paiva e Silva ambos em um só corpo.

Herdeiras da terça minhas três filhas D. Angela, D, Ana e D. Izabel.

Campanha 13-09-1848 D. Izabel Caetana Rodrigues da Silveira

Aprovação 13-09-1848

Abertura 26-09-1848

Aceitação 26-09-1848 D. Angela Bernardina de Salles

- Izabel batizada em 21-07-1805 e sepultada aos 12-05-1806. Não é citada no testamento materno.

Campanha, MG aos 21-07-1805 bat Isabel, f.l. do Cap. Antonio Francisco Grillo e D. Isabel Caetana Rodrigues da Silveira, foram padrinhos Andre Rois de Faria e D. Ana Rosa da Silveira.

 

Campanha, MG aos 12-05-1806 foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo Isabel, filha do Cap. Antonio Francisco Xavier Grillo. Faleceu de maligna tendo um ano de idade.

3-2-5-4-1 João, já falecido em 1848.

3-2-5-4-2 Ângela Bernardina Grilla da Silveira, batizada na Campanha em 24-06-1790. Em 1811 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto com segundo para se casar com José Pedro Xavier de Salles, batizado na Campanha em 29-10-1788, filho de Francisco de Salles Xavier de Toledo e Maria Luiza Joaquina Leite, 3-2-6-1 abaixo.

Processo Matrimonial - Campanha-MG Livro Misto 1818

Jose Pedro X.er de Salles e D. Angela Bernardina Grilla da Silveira

Depoimento do Contraente Jose Pedro Xavier, f.l. Cel. Francisco de Sales Xavier e D. Maria Luzia Joaquina Leite, de idade 23 anos, n/b na freguesia da Campanha onde sempre tinha residido, solteiro

 

Querem casar Jose Pedro X.er de Sales, f.l. Cel. Francisco de Sales X.er Toledo e D. Luzia Joaquina Leite com D. Angela Bernardina, f.l. Cap. Antonio Fran.co X.er e Izabel Caetana de Faria, ambos nts e bts nesta freguesia da Campanha onde ambos são moradores.

 

Livro 6 de batizamentos a fls --- se acha o assento do contraente: Aos 29-10-1788 na capela de S. Gonçalo filial desta matriz, batizou e pos os santos oleos a Jose, f.l. Ten. Cel. Francisco de Sales Xavier e D. Maria Luzia Joaquina; foram padrinhos por pp de Antonio Ribeiro da Silva o Ten. Ignacio Xavier da Silva, e D. Luiz Rosa. O Coadjutor Manoel Jose dos Reis.

No mesmo Livro a fls 58 se acha o da contraente: Aos 24-06-1790 na capela de S. Gonçalo filial desta matriz da Campanha, batizou e pos os santos oleos a Angela, f.l. Cap. Antonio Francisco Xavier Grilo e D. Izabel Caetana. Foram padrinhos João Francisco Grilo e D. Ana Ferreira de Tolledo, solteira, todos desta freugesia. O Vigario Antonio de Souza Monteiro Galvão.

Vila da Campanha 13 de Janeiro de 1811

 

Certifico que em cumprimento do mandado retro me informei de pessoas fidedignas desta freguesia a cerca dos oradores Jose Pedro Xavier e Angela Bernardina (...). Que o Cel. Francisco de Sales X.er é irmão da mãe do Cap. Antonio Francisco X.er Grilo do qual procedeo a Oradora e daquele Cel. o orador e por isso são consanguineos em 3º grau misto do 2º em linha transversal. Que os pais da oradora, alem de terem dez filhos, vivem gravados com empenhos e por isso nada possue a oradora (...).  Vila da Campanha da Princesa 13 de Janeiro de 1811. o Vig. José de Souza Lima

 

Aos 13-01-1811 Depoimento da oradora: D. Angela Bernardina f.l. Cap. Antonio Francisco Xavier Grilo e D. Izabel Caetana, que tinha de idade [danificado], n/b nesta freguesia; que era consanguinea do contraente em 3º grau misto do 2º do qual impedimento já tinha procurado dispensa, que não tinha mais impedimento algum de afinidade, consanguinidade, cognação espiritual ou legal (...).

 

Diz Jose Pedro de Sales, f.l. Cel. Francisco de Sales X.er de Toledo e D. Maria Luiza Joaquina Leite, que esta justo e contratado para se receber em matrimonio com D. Angela Bernardina, f.l. Cap. Antonio Francisco Grilo e s/mulher D. Izabel Caetana de Faria, nts/bts e moradores na freg. da Campanha da Princesa deste bispado mas obsta lhes o impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º em linha transversal em que estão ligados (...).

Que o Cel. Francisco de Sales X.er é irmão da mãe do Cap. Antonio Fran.co X.er Grilo deste procedeu a oradora e daquele coronel o orador, e p. isso esta o orador ligado com a oradora em 3º grau de consanguinidade misto de segundo em linha transversal (...).

 

Testemunhas:

- Ignacio X.er de Tolledo

- Jose da Costa de Toledo, homem branco, solteiro, n. da freg. Santa Ana das Lavras do Funil, morador nesta da Campanha onde vive a favor de seus parentes, de idade de 84 anos, primo inteiro do pai do orador

- Ignacio Xavier da Silva Toledo, homem branco, casado, natural da freg. de Santa Ana das Lavras do Funil e morador nesta freg. da Campanha onde vive de sua lavoura, de idade 70 anos, tio carnal dos oradores (...)

 

Depoimento dos oradores

- Jose Pedro Xavier de Salles

- D. Angela Bernardina Grila da Silveira, mulher branca, solteira, natural e moradores nesta freguesia da Capanha onde vive em casa de seus pais, de idade de 20 anos.

 

3-2-5-4-3 Antonio.

3-2-5-4-4 Padre Francisco, batizado em 07-09-1794.

Campanha, MG aos 07-09-1794 bat a Francisco, f.l. do Cap. Antonio Francisco Xavier Grillo e D. Isabel Caetana Rodrigues, foram padrinhos Francisco Antonio Gonçalves e D. Maria Francisca Grilla.

3-2-5-4-5 Joaquim em 30-11-1796.

Campanha, MG aos 30-11-1796 na capela de S. Gonçalo bat a Joaquim, f.l. do Cap. Antonio Francisco Xavier Grillo e D. Isabel Rodrigues Caetana, foram padrinhos Jose Rodrigues de Macedo e D. Ursula Francisca.

3-2-5-4-6 Ana Izabel Grilla, nascida por 1800, casada com Antonio Manoel da Silva Lopes, natural de S. João del Rei, filho de Manoel Jose da Silva Lopes e Francisca Maria de Souza.

          Ambos faleceram na Campanha com Testamento, Ana em 25-10-1857 e Antonio em 27-03-1862. Sem geração. Ana habilitou como único e legitimo herdeiro um seu filho por nome Antonio.

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu D. Anna Izabel Grilla aos 25-8bro-1857 de quem é testamenteiro Antonio Manoel da S.ª Lopes.

Eu, Ana Izabel Grilo, n. da freg. de S. Gonçalo, f.l. do Cap. Antonio Francisco Xavier Grillo e D. Izabel Caetana, já falecidos. Sou cc. Antonio Manoel da Silva Lopes de cujo consorcio tivemos um filho que faleceu de menor idade, tendo eu um antes habelletado meu filho Antonio a quem deixo por meu legitimo e unico herdeiro.

Testamenteiros: 1º a meu marido Antonio Manoel da Silva Lopes , 2º Vicente Xavier de Tolledo.

Meu testamenteiro terá em si os bens de meu herdeiro até que o julgue capaz de reger seus bens ou mesmo quando este se case com mulher capaz (...).

O remanescente da minha terça reverterá ao meu legitimo herdeiro.

S. Gonçalo 12-07-1856

Declaro mais que deixo a minha sobrinha Mariana, filha de Manoel de Paiva, a minha sobrinha Izabel, filha de meu irmão Zacharias, a minha sobrinha Gabriella, filha de minha sobrinha America, 30$000 réis a cada uma.

Declaro ter a idade de 56 anos.

Anna Izabel Grillo

Aprovação: 13-07-1856

Abertura: 25-10-1856

Aceitação 17-11-1856 Antonio Manoel da Silva Lopes

 

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu Antonio Manoel da Silva Lopes, aos 27-03-1862, de quem é testamenteiro Miguel da Silva Lopes.

Eu, Antonio Manoel da Silva Lopes, n. da freg. de Nazaret Termo de São João del Rei e morador nesta freguesia de S. Gonçalo da Campanha, f.l. de Manoel Jose da Silva Lopes e Francisca Maria de Souza. Sou viuvo de Anna Izabel Grilla e não tenho descendentes e nem ascendentes e nem filhos naturais e por isso instituo minha unica herdeira a minha sobrinha Anna, mulher de meu irmão Miguel Lopes da Silva.

Deixo a meu afilhado João, de idade de seis anos, 500$000 réis para a sua educação da qual se incumbira a minha herdeira.

Testamenteiros: 1º a meu irmão Miguel da Silva Lopes , 2º minha sobrinha Anna, 3º a meu sobrinho Antonio Jose da Silva Lopes.

Piranga desta Freguesia de S. Gonçalo da Campanha 14-01-1862 Antonio Manoel da Silva Lopes

Aprovação 14-01-1862

Abertura 27-03-1862

Aceitação 28-05-1862 Miguel Lopes da Silva

 

3-2-5-4-6-1 Antonio, único e legitimo herdeiro habilitado pela mãe.

3-2-5-4-7 Domingos batizado em 20-04-1801. Já falecido em 13-09-1848 (testamento materno).

Campanha, MG aos 20-04-1801 na capela de S. Gonçalo bat a Domingos, f.l. do Cap. Antonio Francisco Xavier Grillo e D. Isabel Caetana Rodrigues, foram padrinhos o Dr. Juiz de Fora Jose Joaquim Carneiro de Miranda e Costa por pp que apresentou o Cap. Luiz Carlos de Afonseca Reis, e D. Isabel Caetana de Faria.

3-2-5-4-8 Luiz, batizado em 06-10-1803. Tambem já falecido em 13-09-1848.

Campanha, MG aos 06-10-1803 na capela deS. Gonçalo bat a Luiz, f.l. do Cap. Antonio Francisco Grillo e D. Isabel Caetana Rodrigues. Foram padrinhos o Alf. Luiz Gomes Ribero por pp q apres. o C. Bernardino Teixeira e D. Leonor Francisca

3-2-5-4-9 José batizado em 12-01-1806.

Campanha, MG aos 12-01-1806 na capela de S. Gonçalo bat a Jose, f.l. do Cap. Antonio Francisco Xavier Grillo e D. Isabel Caetana Rodrigues, foram padrinhos Francisco Martins Lagoaça e D. Maria Luzia.

3-2-5-4-10 Zacarias Antonio Grilo batizado em 09-02-1811.

Campanha, MG aos 09-02-1811 o Revdo Flavio Antonio de Moraes Salgado pos os santos oleos a Zacarias, batizado em casa pelo mesmo Revdo. dito, filho leg. do Cap. Antonio Francisco Xavier Grillo e D. Angela Bernardina Grila(sic)*. Foram padrinhos o el. Romualdo Jose Martins por pp q apresentou o Cel. Francisco de Sales, e Angela Bernardina Grila.

*nota: é a madrinha

          Casou com Maria Juliana, filha de Manoel Rodrigues da Costa e Maria Escolástica de Araújo, família “Marcelo Rodrigues Tavora”.

          Entre os filhos do casal:

3-2-5-4-10-1 Izabel, legatária da tia Ana Izabel:” a minha sobrinha Izabel, filha de meu irmão Zacharias”.

3-2-5-4-11 Izabel Cândida Grillo (ou de Paiva) casada com Manoel de Paiva e Silva.

          Entre seus filhos:

3-2-1-4-11-1 Mariana, legatária da tia Ana Izabel.

3-2-5-4-12 Marcos, ultimo filho de Antonio Francisco Xavier Grillo e Isabel Caetana Rodrigues da Silveira.

 

3-2-6 (SL. 5º, 468, 3-8 Coronel Francisco Xavier de Salles Toledo casou na Campanha com Maria Luzia Leite Coimbra; faleceu o Coronel Francisco Xavier em 1814 nessa vila, pais de: 4-1 a 4-12.) Francisco de Salles Xavier de Toledo, batizado em 22-05-1736. 3º testamenteiro materno.

B7:) Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-05-1736 cap. do Rio Grande, Francisco, f.l. Francisco Xavier da Silva e D. Blanca de Toledo, da Rocinha, padr.: Cap. Mor João de Toledo, casado e D. Angela de Toledo mulher do Alf. Jose da Costa, das bananeiras freguesia de S. João del Rei.

         Casou com Maria Luzia Joaquina Leite, com 11 anos em 1771, filha de Antonio Leite Coimbra e Francisca Maria de Jesus, neta materna de Francisco de Ávila Fagundes e Maria Alves da Porciuncula. Geração na família “Maria Alves da Porciuncula”.

Entre seus filhos:

3-2-6-1 José Pedro Xavier de Salles, batizado em 29-10-1788. Em 1811 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto com segundo para se casar com Ângela Bernardina Grilla da Silveira 3-2-5-4-2 supra. Geração na família “Maria Alves da Porciuncula”.

 

3-2-7 (SL. 5, 483, 3-9 Ignacio Xavier de Toledo casou com Ana Leite Coimbra, irmã de Maria Luiza Leite Coimbra que casou com o coronel Francisco Xavier de Salles Toledo n.º 3-8 precedente). Inacio Xavier da Silva Toledo, batizado em 02-04-1739. 4º testamenteiro materno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-04-1739 Inacio, f.l. Francisco Xavier e D. Branca, da Rocinha, padr.: Inacio de Toledo Piza e s/irmã Teresa, solteira do Rio Grande.

         Aos 01-07-1776 casou com Ana Bernarda Leite, com 14 anos em 1771, filha do Cap. Antonio Leite Coimbra e Francisca Maria de Jesus. Geração na família supra citada.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-07-1776 Inácio Xavier da Silva Toledo, f.l. Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo, n/b na freg. das Carrancas; = cc. D. Ana Bernarda Leite, f.l. Cap. Antonio Leite Coimbra e D. Francisca Maria de Jesus, n/b na freg. de S. João del Rei.

3-2-8 José, batizado em 23-04-1741. Padre José Xavier da Silva Tolledo 1º testamenteiro materno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-04-1741 Jose, f.l. Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo, padr.: Manoel Correa Arnaut e Julia Maria.

3-2-9 Úrsula, batizada em 15-02-1743.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 15-02-1743 Ursula, f.l. Francisco Xavier e Blanca de Toledo, padr.: Domingos da Cunha, solteiro natural de Basto e D. Maria da Porciuncula mulher de Francisco de Avila Fagundes.

 

Úrsula Francisca teve um exposto:

3-2-9-1ex Flávio Secundo de Salles, natural da Campanha. Em Douradinho-MG aos 16-05-1829 casou com Maria Luiza dos Reis, filha do Cap. Manoel Ferreira do Prado e Teresa Maria de Jesus.

B7: Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 16-05-1829 Flavio Secundo de Salles, exposto em casa de D. Ursula Francisca Xavier de Tolledo, n. freg. da vila da Campanha = cc Maria Luiza dos Reis, f.l. Cap. Manoel Ferreira do Prado e D. Teresa Maria de Jesus, n. desta freguesia.

 

3-2-10 (SL. 5, 487, 3-11 Manoel Xavier casado com Maria Theresa Rangel, natural de Pitanguy. Teve: 4-1 a 4-4.). Manoel Xavier da Silva (ou de Toledo), batizado em 24-01-1745. Casou com Maria Teresa Rangel, natural de Pitangui-MG, filha de João Barbosa e Teresa Quitéria

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-01-1745 cap. N. Sra da Conceição do Rio Grande, Manoel, f.l. Francisco Xavier da Silva e D. Branca do Toledo desta freguesia, padr.: João Francisco Grillo assistente na freguesia da Campanha com orago Santo Antonio do Valle da Piedade, e Maria da Encarnação, solteira filha de Izabel Fragosa desta freguesia.

 

3-2-10-1 Maria Fenix Xavier, batizada em 06-04-1768. Aos 17-10-1787 casou com Manoel Alves Lima, filho do Cap. José Alves Lima e Ana Maria da Conceição, família “Cap. José Alves Lima”.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-04-1768 Cap. S. Gonçalo, Maria de oito dias, f.l. Manoel Xavier de Toledo n. das Carrancas e Maria Teresa n. Pitangui, deste bispado. Avos pat. Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo os quais foram padrinhos.

3-2-10-2 Inácio Xavier Rangel, batizado aos 18-02-1770. Em 25-11-1786 casou com Maria Antonia Alvares.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-02-1770 cap. S. Gonçalo, Inacio, f.l. Manoel Xavier de Toledo n/b na freg. das Carrancas e Maria Teresa n. freg. Itabrava, np Francisco Xavier da Silva e Branca de Toledo, maternos João Barbosa e Teresa Quiteria, padr.: Luiz Antonio de Araujo e Teresa Angelica de Toledo.

 

B7: Campanha-MG - casamentos - aos vinte e cinco de novembro de mil setecentos e oitenta e seis na ermida do Revdo. Jose Xavier da Silva, test.: Manoel da Costa Gamma e Joaquim Xavier. Ignacio Xavier Rangel, f.l. do Sargento Mor Manoel Xavier de Tolledo e D. Maria Teresa, n/b nesta; = Maria Antonia Alvares. E por não aparecer este assento, informado do dito, o lansei aqui. 

Entre os filhos do casal:

3-2-10-2-1 Maria, batizada em 04-03-1804.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 04-03-1804 na capela S. Gonçalo bat a Maria, f.l. Inacio Xavier Rangel e Maria Antonia, foram padrinhos Alf. Manoel Alves Lima e D. Ana Benedeta.

3-2-10-2-2 Ana, em 12-05-1805.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 12-05-1805 na capela S. Gonçalo bat a Ana, branca, f.l. Inacio Xavier Rangel e Maria Antonia, foram padrinhos Alf. João Baptista Botelho e D. Maria Xavier Fenis

3-2-10-2-3 Rita em 29-07-188.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 29-07-1808 bat a Rita f.l. de Inacio Xavier Rangel e Maria Antonia, foi padrinho o Revdo Vigario da Vara Jose Xavier da Silva Toledo.

3-2-10-2-4 Isabel, batizada em 01-10-1810. Faleeu de bexigas e foi sepultada em 24-02-1814.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 01-10-1810 na capela S. Gonçalo bat a Isabel, f.l. Inacio Xavier Rangel e Maria Antonia, foram padrinhos Jose Alves Lima e D. Ana Leonor.

 

Campanha, MG aos 24-02-1814 falecendo de bexigas Isabel, brana, f. de Inacio Xavier Rangel morador em S. Luzia, foi sepultada no adro da capela de S. Gonçalo.

3-2-10-2-5 Helena, sepultada em 04-11-1811.

Campanha, MG obitos 1804-1817 im 332 aos 04-11-1811 foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo Elena, f. de Inacio Xavier Rangel, em Santa Luzia.

3-2-10-3 Joaquim, em 26-07-1772

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-07-1772 cap. S. Gonçalo, Joaquim de vinte e quatro dias, f.l. Manoel Xavier de Toledo e Maria Teresa Rangel, padr.: Joaquim da Silva Povoas e D. Joana filha de Francisco Xavier da Silva. Avos paternos Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo.

 

3-2-10-4 Antonio Manoel Xavier da Silva Tolledo casou com Custódia Cândida do Espirito Santo (SL. 5, 487, 4-3 Antonio Manoel Xavier casado com Custodia, teve: 5-1 a 7: Felicio = Joaquina = Domiciano = Anna = Antonio = José = Maria).

          Entre seus filhos:

3-2-10-4-1 Antonio, batizado em 04-05-1794.

Campanha, MG aos 04-05-1794 na capela de S. Gonçalo bat a Antonio, f.l. do Ten Antonio Manoel e de D. Custódia Cândida do Espirito Santo, foram padrinhos o Sarg. Mor Manoel Xavier da Silva Tolledo e D. Izabel Ferreira viúva e avo do batizado.

3-2-10-4-2 José em 06-02-1796.

Campanha, MG aos 06-02-1796 na capela de S. Gonçalo bat a Jose, f.l. do Ten Antonio Manoel e de D. Custódia Cândida do Espirito Santo, foram padrinhos o Revdo Vigario Antonio de Souza Mariano e D. Maria Teresa Rangel.

3-2-10-4-3 Joaquim Ferreira Guimarães Toledo batizado em 27-07-1802.

Campanha, MG aos 27-07-1802 na capela de S. Gonçalo bat a Joaquim, f.l. do Ten Antonio Manoel Xavier e de D. Custódia Cândida do Espirito Santo, foram padrinhos o Padre Bernardo Jose Ferreira e d. Maria do Nascimento.

          Casou com Silvéria Leopoldina de Toledo. Tenente Joaquim redigiu seu testamento na Freguesia de S. João Baptista do Douradinho em 14-01-1858, aberto em 28-05-1876. Sem geração, instituiu sua universal herdeira e testamenteira a Silvéria Leopoldina e como 2º testamenteiro seu cunhado Vicente Xavier de Toledo.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897;

Registro do testamento com que faleceu o T.e Joaquim Ferreira Guimarães Tolledo, testamenteira D. Silveria Leopoldina de Tolledo.

Eu, Joaquim Ferreira Guimarães Tolledo, f.l. Antonio Manoel Xavier da Silva Tolledo e D. Custodia Candida do Espirito Santo, já falecidos, n. da freg. de S. Gonçalo termo da cidade da Campanha. Sou cc. D. Silveria Leopoldina de Tolledo de cujo consorcio não temos filhos alguns.

Miisas pela alma de ...., de meus irmãos, de meus escravos (...);

Depois de cumpridas minhas disposições e pagas minhas dividas, instituo por universal herdeira a dita minha mulher D. Silveria Leopoldina de Tolledo.

Testamenteiros: 1º a dita minha mulher, 2º meu cunhado Vicente Xavier de Tolledo, 3º a João Antonio Xavier.

Freguesia de S. João Baptista do Douradinho, 14-01-1858 Joaquim Ferreira Guimarães Tolledo

Aprovação 14-01-1858

Cumpra-se e registre-se Campanha 29-05-1876: certifico que por carta de 29-05 do corrente ano D. Silveria Leopoldina de Tolledo, por seu procurador (...)

Abertura 28-05-1876

Aceitação 08-06-1876 D. Silveria Leopoldina de Tolledo por seu procurador Capitão Justino Xavier de Mello Lisboa

 

3-2-11 Joana Antonia Xavier de Toledo, batizada em 20-06-1747. Casou com Joaquim da Silva Povoas 2º testamenteiro a sogra (SL. 5, 468, 3-7)

B7: Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-06-1747 Joana, f.l. Francisco Xavier da Silva e Blanca de Toledo, padr.: Alf. Jose da Costa e Maria da Costa de Toledo, solteira e sua filha.

Joaquim foi sepultado dentro da capela de S. Gonçalo em 21-09-1793. Pais de, pelo menos:

Campanha, MG aos 21-09-1793 foi sepultado dentro da capela de S. Gonçalo Joaquim da Silva Povoas, morador em Santa Luzia.

3-2-11-1 Joaquim da Silva Povoas, batizado em 1773 na Campanha. Casou com Joana da Fonseca e Silva (tambem Joana Coleta da Fonseca). Joana, muito provavelmente, batizada em 14-03-1787, filha do Cap. João da Fonseca e Silva, natural de s. Maria do Baltar Bispado do Lamego e de Ana Rodrigues da Silveira, natural da Capanha-MG, neta paterna de outr Cap. João da Fonseca Silva e Maria Francisca, neta materna de Domingos Rodrigues Afonso e Isabel Caetana de Faria.

Campanha, MG livro suplementos batismos no ano de 1773 na capela de S. Gonçalo bat. a Joaquim, f.l. de Joaquim da Silva Povoas e de D. Joana Antonia X.er de Toledo. Foram padrinhos o Alf. João Francisco Grilo e d Blanca de Toledo, e por não aparecer ete assento, in formado de, o lancei aqui para todo o tempo constar.

 

Campanha, MG aos 14-03-1787 nesta matriz bat a Joana de nove dias, f.l. do Cap. João da Fonseca e Silva, n. da freguesia de S. Maria do Baltar Bispado do Lamego e de D. Ana Rodrigues da Silveira n. desta freguesia, avos paternos Cap. João da Fonseca Silva e Maria Francisca, maternos Domingos Rodrigues Afonso e Isabel Caetana de Faria. Foram padrinhos Ten. João Gonçalves de Carvalho, casado, e D. Maria Escolastica de S. Jose mulher do Ten. Jose Caetano Ferreira de S.Paio.

Joaquim e Joana tiveram os filhos, q.d.:

3-2-11-1-1 Florentina batizada em 13-07-1806. Foi sepultada em 07-07-1808.

Campanha, MG aos 13-07-1806 bat a Florentina, f.l. de Joaquim da Silva Povoas e de D. Joana da Fonseca e Silva, foram padrinhos o Cap. João da Fonseca e Silva e D. Joana Antonia de Toledo.

 

Campanha, MG aos 07-07-1808 foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo Floarentina, f. de Joaquim da Silva Povoas, morador em Santa Luzia.

3-2-11-1-2 Ana batizada em 01-02-1808. Sepultada aos 29-02-1808.

Campanha, MG aos 01-02-1808 bat Ana, f.l. de Joaquim da Silva Povoas e de D. Joana Coleta da Fonseca, foram padrinhos o Ten. Cel. Francisco de Sales Xavier de Toledo e D. Ana Rodrigues da Silveira.

 

Campanha, MG aos 29-02-1808 foi sepultada no adro desta matriz Ana, f.l. de Joaquim da Silva Povoas, tinha de idade mes e meio.

3-2-11-1-3 Ana batizada em 27-08-1809. Sepultada em 04-08-1809.

Campanha, MG aos 27-08-1809 na capela de S. Gonçalo bat a Ana, f.l. do Alf. Joaquim da Silva Povoas e de D. Joana Coleta da Fonseca, foram padrinhos o Cap. João da Fonseca e D. Joana Antonia de Toledo.

 

Campanha, MG aos 04-09-1809 foi sepultada na capela de S.Gonçalo Ana, f. do Alf. Joaquim da Silva Povoas. Faleceu de malina tendo de idade 15 dias.

3-2-11-1-4 Camila batizada em 25-11-1810.

Campanha, MG aos 25-11-1810 na capela de S. Gonçalo o Revdo Flavio Antonio, de licença, batizou a Camila, f.l. do Alf. Joaquim da Silva Povoas e de D. Joana Coleta. Foram padrinhos o Revdo João Bernardino da Silva Povoas com pp que apresentou do dito Padre Flavio, e Joana Antonia da Fonseca.

 

3-3 Joana de Toledo casou com Miguel Pires Barreto, filho de Serafino Correa e Branca Raposo, família Guiomar de Alvarenga Cap. 8º, neste site.

          Joana faleceu em 06-02-1751 com testamento. Declarou doze filhos de seu casal, sete machos e cinco femeas.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-07-1763 Maria, f.l. Luiz Gonzaga Botelho n. da freg. de S. Nicolau de Portarouca Bispado de Lamego e Fancisca Xavier da Silva n/b na freguesia e vila do Sabará deste bispado, padr.: Cap. Miguel Pires Barreto, viuvo e sua filha Maria Sofia, solteira.

 

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 06-02-1751 faleceu D. Joana Pedrosa de Tolledo mulher do Cap. Miguel Pires Barreto, de idade 35 anos, Sepultada nesta matriz, com testamento:

(...) aos 21-12-1750 eu Joana Pedrosa de Tolledo (...) testamenteiros: a meu marido Miguel Pires Barreto e a meu filho João de Pisa e Castelhanos e a meu sobrinho Salvador Correya de Tolledo. Sou casada com Miguel Pires Barreto de quem tenho doze filhos, sete machos e cinco femeas os quais são meus herdeiros. (...)  Sitio do Bom Jardim, arraial da Campanha aos 21-12-1750 Joana Pedrosa de Tolledo

SL. 3º, 88, 3-4 Miguel Pires Barreto casado com Joanna de Toledo filha do capitão mor João de Toledo Piza e Castelhanos e de Maria Pedrosa, com geração em Toledos Pizas.

SL. 5, 488, 2-3 Joanna de Toledo, f.ª do § 1.º Teve:

3-1 João de Piza Castelhanos casado com Maria do Monte Claro, natural de Taubaté, f.ª do sargento-mor Manoel Pinto Barbosa. Com geração.

3-2 Ana Joanna de Toledo, solteira

3-3 Manoel Joaquim de Alvarenga, solteiro.

3-4 Antonio Manoel de Alvarenga, clérigo do hábito de S. Pedro.

3-5 José Alberto de Toledo

3-6 Alexandre Manoel

3-7 Miguel Pires Barreto

3-8 Francisco Moreira de Castilho

3-9 Maria Sophia de Toledo

3-10 Branca Raposo

3-11 Joana de Toledo

3-12 Angela de Toledo

 

          Entre os filhos de Joana e Miguel, documentamos:

- Andreza, batizada na matriz de Aiuruoca em 03-03-1746. Não é citada na GP.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos três de março de 1746 matriz, Andreza, f. Miguel Pires Barreto  e s/m Joanna Pedrosa de Toledo, padr.: capitão mor João de Toledo Piza e Castilhanos e d. Thereza Joaquina de Toleddo, ambos casados, todos desta freguesia.

3-3-1 João de Piza Castelhanos, batizado em Carrancas em 29-05-1731. Casou com Maria do Monte Claro, natural de Taubaté, filha do Sargento-mor Manoel Pinto Barbosa e Andreza de Castilho, neta materna de Francisco Félix Correa e Ana Ferreira de Mello, 2-2 supra.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-05-1731 cap. Sra da Conceição do Rio Grande, João, f.l. Miguel Pires Barreto e Joana de Toledo, padr.: Cap. Mor João de Toledo e s/m Maria Pedrosa.

         Pais de, que documentamos:

3-3-1-1 Justa Inocência Margarida do Céu casou com Manoel de Ávila da Silveira. Família “Os Avila Raposo”.

3-3-1-1-1 Ana Eduarda Rendon Ordones de Toledo, em 1809 requer dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau para se casar com José Ponciano Ferreira, 3-9-1-1-1 abaixo, filho de José Ferreira dos Santos e Ana de Mendonça: “A oradora é órfã de pai e mãe e vive com seu tio o vigário da vara Antonio Manoel de Alvarenga Mello”. (processo matrimonial neste site).

3-3-1-2 Francisco Correa Pinto de Mello, natural de Taubaté, em Campanha aos 26-11-1783 casou com Antonia Pulquéria Emilia, filha de pais incognitos.

B7: Campanha-MG - casamentos-. aos 26-11-1783 Francisco Correa Pinto de Mello, f.l. de João de Piza Castelhano e de Maria do Monte Claro, n/b na vila de Taubaté Bispado de S.Paulo; = Antonia Pulcheria Emilia, filha de pais incognitos, n/b nesta.

3-3-1-3 Joana, batizada em Campanha em 14-09-1762.

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) 14-09-1762 matriz, Joana, f.l. João de Piza Castellano n/b na freg. das Carrancas e Maria do Monte Claro n/b freg. de Taubaté-SP; np Cap. Miguel Pires Barreto e D. Joana Pedrosa de Toledo, nm Sarg. Mor Manoel Pinto Barbosa e Andreza de Castilho e Andrade, ambos defuntos; padr.: Cap. Miguel Pires Barreto e D. Ana Joana de Toledo filha do mesmo

3-3-1-4 Antonia, em 19-06-1764.

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 19-06-1764 Antonia, f.l. João de Pisa Castelhanos n. da freg. das Carrancas e Maria do Monte Claro n. da vila da freg. de S. Francisco das Chagas de Taubate-SP, np Miguel Pires Barreto e Joana Pedroza de Toledo, falecida; maternos Sarg. Mor Manoel Pinto Barbosa, falecido n. da cidade do Rio de Janeiro e Andreza de Castilho e Andrade, falecida e n. da dita vila de Taubate; padr.: Francisco de Salles Xavier com pp que apresentou do Padre Jose Xavier de Tolledo Silva, e D. Maria Angela Teixeira mulher do Licenciado Antonio Carvalho Barros.

3-3-2 Ana, batizada em 01-11-1732. Ana Pedrosa de Toledo ou Ana Pires de Toledo, tambem Ana Joaquina de Toledo e Ana Joana de Toledo, madrinha em Campanha nos batismos abaixo:

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-11-1732 Ana, f.l. Miguel Pires e D. Joanna de Toledo, padr.: Salvador Correa e D. Branca de Toledo, ambos casados todos do sitio o Rio Grande.

 

Aos 08-09-1757 Jose, f.l. João de Mendonça n/b na vila do Sertan Priorado de Crato e Maria Teresa n/b na vila de Jacarei Bispado de SPaulo, padr.: Jose de Azevedo casado no reino, e Ana Pedrosa de Tolledo, solteira filha do Cap. Miguel Pires Barreto moradores nesta freguesia.

 

Aos 20-11-1757 Miguel, f.l. João Barbosa de Moraes n. freg. Pouso Alto deste bispado e Maria Correa n. freg. Guaratingueta do Bispado de SPaulo, padr.: Domingos da Silva Ribeiro, solteiro e Ana Pires de Tolledo, solteira filha do Cap. Miguel Pires Barreto.

 

Aos 25-04-1758 Ana, f.l. Jose de Moraes Goes e Ignez Domingas de Lima, cujas naturalidades e avos ficam em outro assento a fs. 220; padr.: João Pereira Dias e Ana Joaquina de Toledo filha do Cap. Miguel Pires Barreto, ambos solteiros.

 

Aos 10-04-1759 Rita, f.l. Manoel Leme da Silva e Rita Maria, padr.: Domingos Borges da Costa, casado e Ana Joana de Tolledo, solteira filha leg. do Cap. Miguel Pires.

3-3-3 Manoel, batizado em 30-05-1734.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos  30-05-1734 Manoel, f.l. Miguel Pires e Joana de Toledo, padr.: Mestre de Campo Fran.co de Toledo Piza e D. -----

3-3-4 Antonio Manoel de Alvarenga e Mello, batizado em 28-12-1735. Clérigo do hábito de S. Pedro. Ditou seu testamento em Baependi em 12-01-1821 aberto no mesmo mês. Instituiu herdeiros vários sobrinhos e a irmã Branca Marcelina “se for viva”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-12-1735 cap. N. Sra. a Conceição do Rio Grande, Antonio, f.l. Miguel Pires e Joana de Tolledo, padr.: Pascoal Leite Paes, casado e Maria Ribeira da Maya mulher do Provedor Antonio Rebello

 

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

Baependi Testamento 1819 a 1823;

[faltam as paginas anteriores] em 3º Francisco Antonio de Carvalho.

Missas pela alma dos pais, irmãos.

Não tenho herdeiros forçados.

Deixo ao Alferes Jose Ponciano e sua mulher D. Ana Rondon Ordonhes de Toledo

Deixo a Francisco B--- e seus irmãos, filhos da falecida m.ª irmã Dona Joana Fon.ca 50$000;

a minha sobrinha Antonia [danificado] Guilherme de Athaide e de D. Ma----- [danificado]

Manoel Coelho Neto, testamenteiro de meu irmão Francisco Mor. de Piza Barreto (...)

pagas as minhas dividas e satisfeitas minhas disposições, instituo por meus herdeiros as minhas sobrinhas D. Ana Rondão de Toledo mulher do Alferes Jose Ponciano já nomeados e D. M.ª Benedita Justiniana cc.Francisco Antonio de Carvalho, e D. Justa Inocencia Margarida bem como a minha irmã D. Branca Marcelina se for viva e a Joaquim Antonio Pinto de Mello.

Vai escrito a meu rogo por não poder eu escrever por Francisco de Paula Vasconcellos, por estar segundo eu ditei o assino nesta V. Santa Maria de Baependi 12-01-1821 Antonio Manoel de Alvarenga e Mello = este escrevi a rogo e vi assinar Francisco de Paula Vasconcellos

Lugar da Aprovação no fim da qual assinaram o testador e cinco testemunhas alem do tabelião = lugar do termo de abertura = e nada mais se continha no dito testamento que aqui se lançou e ao mesmo me reporto em poder do segundo testamenteiro que o recebeu e aqui comigo se assinou Vila Sta. Maria de Baependi  23-01-1821 o Vig. Dom.os Roiz Aff.o = Joaquim Antonio Pinto de Mello

 

CEMEC - Campanha – Livro de Testamentos de Baependi CPA 069 anexo a este livro paginas de um outro de óbitos pg 239- livro iniciado em 03/10/1799 - fragmentário

Testamenteiro – Joaquim Antonio Pinto de Melo – segundo testamenteiro

Data – 1821- data do falecimento

Local –Vila de Baependi.

Anotado por: Moacyr Villela.

Registro do Testamento com que faleceu Antonio Manoel de Alvarenga e Melo - (do documento só resta um fragmento da parte final do testamento que vai abaixo resumido):

TESTAMENTO – trechos

...Devo ao Alferes Jose Ponciano e a sua mulher Dona Ana Rondon Ordonhes de Toledo 200.000 reis

Esse valor será pago com a divida que tem comigo Francisco Xavier Martins no valor de 304.000;

Devo a Joaquim Antonio Pinto de Melo certa quantia...Que se pagara pelos bons serviços que me tem prestado fazendo-me companhia muitos anos lhe deixo mais o escravo Caetano...

Devo aos herdeiros de Leonardo de Santa Maria moradores em Santana do Bambui – 15.000;

Devo a Francisco...(?)... e seus irmãos filhos da falecida minha irmã Dona Joana Francisca – 50.000;

Deixo a minha sobrinha Antonia...(?)... Guilherme de Ataíde e de Dona Maria...(?)...-50.000;

O preço de venda da Fazenda em Campanha da Princesa que vendi a...(?)...Rabelo de Macedo da qual consta uma escritura publica.

Deixa legado a igreja da Serra das Letras;

Devo a Manoel Coelho Neto testamenteiro de meu irmão Francisco...(?)...De Piza Barreto dois créditos...;

Instituo como herdeiros aos meus sobrinhos Ana Rondão (sic) de Toledo mulher do alferes Jose Ponciano; Dona Maria Benedita Justiniana casada com Francisco Antonio de Carvalho e Dona Justa Inocência Margarida bem como a m.ª irmã Dona Branca Marcelina se for viva e a Joaquim Antonio Pinto de Melo.

...Fiquei devendo na Bahia a uma senhora de cujo nome não me recordo e existia em casa de meu (Tio) João de Piza Castilhon(sic) ...

Escrito a rogo por Francisco de Paula Vasconcelos e assinado na Vila de Baependi em  12 de janeiro de 1821

 

Entregue para ser aberto pelo segundo testamenteiro Joaquim Antonio Pinto de Melo

 

3-3-5 Alberto, batizado em 21-10-1737. Citado na GP como José Alberto.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 21-10-1737 Alberto, f.l. Miguel Pires e D. Joana de Toledo, moradores no Rio Grande, padr.: Manoel Cavalheiro como pp de Jeronimo de Paiva, solteiro morador em S. João del Rei e Feliciana dos Santos mulher de Gaspar Guterres e moradora no Rio Grande.

3-3-6 Alexandre, batizado em 27-07-1739. Alexandre Manoel de Alvarenga (ou Barreto) solteiro em 17771.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-07-1739 na cap. N. Sra da Conceição do Rio Grande, Alexandre, f.l. Miguel Pires e Joana de Toledo, padr.: Inacio de Toledo e Angela de Toledo.

 

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-01-1771 Maria de quinze dias, f.l. Pedro Jose de Arruda e Teresa de Moraes n. desta freguesia, padr.: Alexandre Manoel de Alvarenga, solteiro e Ana Joana de Toledo, solteira e filhos do Cap. Miguel Pires Barreto. Avos paternos João de Arruda e [espaço] Moreira, maternos João Barbosa de Moraes e Maria Correa de Moraes, descendentes da terra.

3-3-7 Miguel, batizado em 30-06-1741. Miguel Pires de Toledo juntamente com a irmã Maria Sofia, solteiros em 1762 quando foram padrinhos em batismo:

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 30-06-1741 Miguel, f.l. Miguel Pires Barreto e D. Joana de Toledo, padr.: Romualdo de Toledo Leme e Maria Alvares da Porciuncula

 

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-08-1762 Brizida, f.l. Inacio Caput de Valançuela, n. de S. Paulo e Inacia Barreta n. da freg. das Carrancas, padr.: Miguel Pires de Tolledo, solteiro e Maria Sofia, solteira filhos do Cap. Miguel Pires Barreto.

3-3-8 Maria Sofia, madrinha com o irmão supra, solteira em 1762.

Maria Sofia Izabel casou com o viúvo Guilherme José de Ataide, natural de Caete-MG, filho de Francisco Xavier de Ataide e Teresa Maria de Jesus.

         Guilherme foi primeira vez casado com Ana Rita da Luz, filha de Diogo Pereira Braga e Antonia de Arantes de Jesus. Tiveram os filhos, q.d.:

- Teresa Antonia de Ataide, natural da vila de S.José. Na Campanha em 24-10-1786 casou com Inacio de Godoy Moreira, filho dos falecidos Felix de Godoy Moreira e de Jeronima Ferreira de Jesus.

Campanha-MG - casamentos - na matriz aos 24-10-1786 Ignacio de Godoy Moreira, f.l. de Felix de Godoy Moreira e de Jeronima Ferreira de Jesus, já falecidos, n/b na vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo; = Teresa Antonia de Ataide, f.l. de Guilherme Jose de Ataide e Anna Rita, já falecidos, n/b na vila de S. Jose deste Bispado.

- Guilherme batizadao na Campanha em 15-08-1770.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-08-1770 matriz, Guilherme nasceu ha dez dias, f.l. Guilherme Jose de Ataide n. da Vila Nova de Caete deste bispado de Mariana e Ana Rita da Luz n. da vila de S. Jose deste bispado, padr.: João Antonio de Azevedo e sua Inacia Antonia da Silveira. Avos pat. Francisco Xavier de Ataide e Teresa Maria de Jesus, maternos Diogo Pereira Braga, falecido e Antonia de Arantes de Jesus.

- Francisco José em 21-06-1772.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 21-06-1772 matriz, Francisco Jose n. 03-05, f.l. Guilherme Jose de Ataide n. da freg. da vila de Caete deste bispado e Ana Rita da Luz n. vila de S. Jose do mesmo bispado. Avos pat. Francisco Xavier de Ataide e Teresa Maria de Jesus, maternos Diogo Pereira Braga e Antonia de Arantes de Jesus. Padr.: Ajudante Jose Teixeira de Mello e D. Joana Teodora do Monte cc Cap. João Rodrigues Moreira.

Guilherme e Maria Sofia faleceram sem atestamento e foram sepultados na Campanha;ele em 12-02-1795 e Maria sofia em 01-11-1804. Tiveram os filhos, q.d.:

Campanha, MG aos 12-02-1795 faleceu com todos os sacramentos Guilherme Jose de Ataide casado com D. Maria Sofia, não fez testamento.

 

Campanha, MG aos 01-11-1804 foi sepultada D. Maria Sofia, viuva de Guilherme Jose, na capela de N. Sra do Rosario dos Preto desta fregusia. Morreu de uma hidropsia, de idade de 60 anos.

3-3-8-1 Antonia batizada em 06-08-1776.

Campanha, MG aos 06-08-1776 nesta matriz bat a Antonia nascida de 29 dias, f.l. de Guilherme Jose de Ataide, n. da vila do Caete deste bispado de Mariana e de D. Maria Sofia Izabel, natural das Carrancas da freguesia hoe de S. Ana das Lavras domesmo bispado. Avos paternos Francisco Xavie de Ataide e Teresa Maria de Jesus, avos maternos Miguel Pires Barreto e D. Joana Pedrosa, ja defunta. Foram padrinhos o Revdo. Jose Xavier da Silva Toledo e D. Branca, filha do dito Miguel Pires.

3-3-8-2 Guilherme em 14-09-1779.

Campanha, MG aos 14-09-1779 nesta matriz bat a Guilherme de onze dias, f.l. de Guilherme Jose de Ataide, n. da vila do Caete deste bispado de Mariana e de D. Maria Sofia Izabel, natural das Carrancas da freguesia hoe de S. Ana das Lavras domesmo bispado. Avos paternos Francisco Xavie de Ataide e Teresa Maria de Jesus, avos maternos Miguel Pires Barreto e D. Joana de Toledo, ja defunta. Foram padrinhos  Revdo Francisco Pimenta de Oliveira, e Ana Severina mulher do Ldo. Carlos F. Ozorio.

3-3-8-3 Guilherme (outro), em 04-02-1781.

Campanha, MG aos 04-02-1781 nesta matriz bat a Guilherme de dez dias, f.l. de Guilherme Jose de Ataide, n. da vila do Caete deste bispado de Mariana e de D. Maria Sofia Izabel, natural das Carrancas da freguesia hoje de S. Ana das Lavras do mesmo bispado. Avos paternos Francisco Xavier de Ataide e Teresa Maria de Jesus, avos maternos Miguel Pires Barreto e D. Joana de Toledo, ja defunta. Foram padrinhos o Licenciado Carlos F. Ozorio e s/m Ana Severina de Barros.

3-3-8-4 Miguel em 29-09-1782.

Campanha, MG aos 29-09-1782 nesta matriz bat a Miguel de dez dias, f.l. de Guilherme Jose de Ataide, n. da vila do Caete deste bispado de Mariana e de D. Maria Sofia Izabel, natural das Lavras. Avos paternos Francisco Xavier de Ataide e Teresa Maria de Jesus, avos maternos C. Miguel Pires Barreto e D. Joana Pedrosa de Toledo. Foram padrinhos o Ajudante Gregorio Lopes dos Reis, casado e Rita Maria do Espirito Santo mulher de Jose Correa da Silveira.

3-3-9 Branca, batizada em 24-10-1744. Branca Marcelina herdeira do irmão Padre Antonio Manoel.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-10-1744 cap. N. Sra da Conceição do Rio Grande, Branca, f.l. Miguel Pires Barreto e D. Joana Pedroza de Toledo, padr.: Ten. João Lopes e Sequeira e Maria da Encarnação filha de Izabel Fragoza viúva, todos desta freguesia.

3-3-10 Joana Francisca, solteira em 1771, madrinha com o irmão Alexandre Manoel.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-04-1771 Manoel n. aos 29-03, f.l. Antonio Alvares de Almeida n. freg da vila de Guaratingueta-SP e Clara Moreira de Moraes n. desta freguesia, padr.: Alexandre Manoel Barreto e Joana Francisca, solteiros e filhos do Cap. Miguel Pires Barreto.

         Joana Francisca teve filhos, entre eles:

3-3-10-1 Francisco, citado pelo tio Padre Antonio Manoel.

Testamento de Antonio Manoel de Alvarenga e Mello

Devo a Francisco...(?)... e seus irmãos filhos da falecida minha irmã Dona Joana Francisca – 50.000;

3-3-11 Francisco Moreira de Castilho ou Francisco Moreira de Piza Barreto Toledo e Mello, batizado na Campanha em 31-03-1749.

Campanha, MG aos 31-03-1749 nesta matriz bat a Francisco, f.l. de Miguel Pires Barreto, n. da freg. de Taubate bispado de S. Paulo e Joana Pedrosa de Toledo, n. da dita freg. de Taubate, foram padrinhos Matias Ferreira S. Paio e D. Maria Fenix mulher de Manoel de Campos, todos meus fregueses.

         Já falecido em 1821, foi seu testamenteiro Manoel Coelho Neto.

Testamento do Padre Antonio Manoel de Alvarenga e Mello

Devo a Manoel Coelho Neto testamenteiro de meu irmão Francisco...(?)...de Piza Barreto dois créditos...;

         Capitão Francisco, natural da Campanha, testou em 30-12-1817. Solteiro reconheceu três filhas naturais, suas herdeiras:

3-3-11-1 Francisca, filha da escrava Izabel.

3-3-11-2 Joaquina, irmã inteira da supra

3-3-11-3 Josefa, filha de Isabel parda escrava que foi de Tomasia Teixeira.

Livro de óbitos de Campanha (1816-1832) - CAMP-LO 05

Transcrição de Raphaela Ferreira a pedido de Sílvia Buttros.

Testamento com que faleceo o Capitão Francisco Moreira Piza Barreto.

Em nome de Deos Amem. Eu o Capitão Francisco Moreira de Piza Barreto Toledo e Mello, natural da Freguesia desta Villa filho legitimo de Miguel Pires Barreto e Dona Joanna Pedroza de Tolledo, já falecidos istando doente; mas em meu perfeito Juizo ordeno o meu testamento na forma seguinte:

Nomeio para meos testamenteiros. Em primeiro lugar a Manoel Coelho Neto, em segundo lugar ao Alferes Manoel de Oliveira Carvalho em terceiro ao Padre Domingos de Oliveira Carvalho em quarto ao Padre Francisco de Oliveira Carvalho. Substituindo huns aos outros para os que hei por abonado que a prestar esta minha testamentária lhe deixo em primeiro de seu trabalho aventura de meus bens e vinte annos  (?).

(Parte do documento cortado por "Guilhotina")

Meu corpo será envolto em hum lençol de pano de linho singido com huma Correa de Nossa Senhora do Monte do Carmo e hum cordão de São Francisco Sepultado no Adro da Capela de Nossa Senhora da Rocans na Sepultura mais próxima a porta principal.

Declaro que o meo funeral e sufragaõs será a (?) do meu Reverendo Paroco segundo minha pobreza.

Declaro que se me deve grande somma de dinheiro que cobrando-se chega para pagar a quem devo e sobra muito e quando se não cobre pesso aquelas pessoas a quem devo me perdoem pelo amor de Deos.

Declaro que sou solteiro, porem tenho três filhos naturais que são minhas herdeiras, Francisca e Joaquina pardas filhas da minha escrava Isabel, são libertas, e assim mais Josefa tão bem parda forra filha de Isabel parda escrava que foi de Thomasia Teixeira as quais todas as três instituo por minhas herdeiras tanto as duas partes dos meus bens como do remanescente de minha terra.

E nesta forma hei por findo e acabado este meu testamento de minha ultima vontade e disposição pelo qual revogo outro qualquer cédula (sic) (?) só quero que o presente tenha o inteiro vigor e por verdade e do espendido pede a Antonio Goulart Brum, que este por mim escrevesse e vai somente por mim assignado (?) da maravilha da ditta Villa aos 30 de dezembro de mil oitocentos e dezessete.

O Vigário José de Sousa Lima.

 

3-3-12 Salvador, batizado na Campanha em 13-02-1751.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-02-1751 Salvador, f.l. Cap. Miguel Pires Barreto e D. Joana Pedrosa de Toledo, nts da vila de Taubate, np Serafino Correa da vila de Mogi e s/m Francisca Raposa de Brito da vila de Guaratingueta, nm Cap. Mor João de Toledo n. da cidade de S. Paulo e s/m Maria Pedrosa da vila de Taubate; padr.: João Bernardo da Costa Estrada, e D. Custodia do Sacramento f.l. do Guarda Mor Salvador Correa Bocarro.

 

3-4 Ângela de Toledo Piza casou com José da Costa, natural de Portugal.

PTaques. vol. 2, 211, 4-4 D. Angela de Toledo Piza casou com Jose da Costa, n. Portugal, pais de:

5-1 José da Costa de Toledo

5-2 Maria da Costa de Toledo

5-3 Rita de Cassia de Toledo

5-4 Branca Benedita de Toledo, casou com Jose Pereira Caixeta, n. de Vila-Rica.

5-5 Bento Ferreira de Toledo, casou com D. Maria ......

 

SL. 5º, 488, 2-4 Ângela de Toledo casou com José da Costa, natural de Portugal, e teve: : 3-1 a 3-6

3-1 José da Costa Toledo

3-2 Maria da Costa Toledo casou em 1792 em Atibaia com o Capitão Manuel Teixeira Ribeiro, viúvo de Maria Rosa de Toledo n.o ;3-2 de 2-2.

3-3 Rita de Cassia de Toledo

3-4 Branca Benedicta de Toledo casou com José Pereira Caixeta, natural de Villa Rica; deixou numerosa descendência na freguesia de Douradinho, termo da Campanha..

3-5 Bento Ferreira de Toledo casou com Anna Villela de Assumpção. Teve. 4-1 a 4-4

4-1 Domingos Vieira de Macedo casado 2 vezes. Com geração.

4-2 Maria Heleodora casada com Quintiliano dos Reis.

4-3 Moisés Ferreira de Toledo casado em Caconde.

4-4 Leopoldina Carolina casada com José de Arimathéa Moraes. Com geração.

3-6 João Ferreira de Toledo casou com. Maria .... na freguesia do Douradinho.Teve:

4-1 Maria Victoria da Porciuncula, casada com o coronel Manoel Jacintho Pereira, de Portugal. Teve:

5-1 João Jacintho Pereira, casado com Francisca Vieira. Teve: 6-1 a 10.

5-2 Manoel Jacintho Pereira casado com Procopia Vieira. Teve: 6-1 a 5.

5-3 José Jacintho Pereira, casado. Com geração.

5-4 Maria Victoria, †, foi casada com Fernando Antonio de Faria. Teve: 6-1 a 3.

 

3-4 Ângela de Toledo Piza, filha de Maria Pedrosa e João de Toledo Piza de Castelhanos, casou com Alferes José da Costa e Moraes. Faleceu em Carrancas aos 07-10-1746 com a idade de 39 anos.

Carrancas-MG aos 07-10-1746 faleceu D. Angela de Toledo Pisa mulher do Alf. Jose da Costa e Moraes, desta freguesia, de idade de 39 anos, com todos os sacramentos. Foi sepultada nesta igreja, não fez testamento por não ter pque testar

 

          Entre seus filhos, documentamos:

3-4-1 José da Costa de Toledo, citado na dispensa da irmã Maria.

3-4-2 (SL 3-2) Maria da Costa de Toledo em 1783/84 em Campanha requereu dispensa do impedimento de afinidade lícita em 2º grau para se casar com Cap. Manoel Teixeira Ribeiro, viúvo de Maria Rosa de Toledo 3-2-3 supra. Cap. Manoel testou na Campanha em 14-06-1794. Seu testamento foi aberto em 24-01-1795. Sem geração deste segundo matrimônio, teve doze filhos do primeiro descritos em 3-2-2

Processo Matrimonial, Campanha-MG Livro misto 1777 -1789

www.familysearch.org (record search pilot)

Manoel Teixeira Ribeiro e D. Maria da Costa de Toledo

termo de abertura aos 16-01-1784

Ajuntada aos 15-11-1783

Cap. Manoel Teixeira Ribeiro e D. Maria da Costa de Toledo

Itens:

- q. alem do referido acima, mais ter sido a oradora madrinha de batismo de uma filha do orador nascida do matrimonio que ele contraiu com D. Maria Rosa de Toledo, achando-se tambem por este principio impedidos os oradores.

- que antes de falecer a mulher do orador, prima da oradora, se achava esta morando em casa daquele e depois do falecimento da dita sua prima ficou a mesma oradora morando na dita casa governando-a e educando os filhos do orador.

- que por ocasião da assistencia que tem feito a oradora em casa do orador, se lhe tem seguido uma grande infamia na sua honra, pelo rumor que se tem levantado de que a oradora se comunicam ilicitamente com o orador, estando geralmente todos persuadidos disso q ainda os proprios filhos do mesmo orador e mais parentes.

- por causa da dita infamia que se tem conspirado contra a oradora, seus irmãos e mais parentes, de sorte q se não casar ela com o orador infalivelmente a matam e da mesma sorte o orador, tanto que um irmão daquela p nome Jose da Costa de Tolledo se acha no Sapucai só a espera de saber se se efetua ou não o casamento (...).

- que a oradora é mulher branca, das primeiras familias deste arraial e vinda do bispado de S. Paulo, estando com o pai.

 

Depoimento dos oradores:

Dizem o Cap. Manoel Teixeira Ribeiro, f.l. Cap. João Teixeira Ribeiro e D. Francisca Rosa de Siqueira, n. do Arc. de Braga e ha mais de 30 anos morador na freg. de Santo Antonio da Campanha do Rio Verde deste bispado; e D. Maria da Costa de Toledo, f.l. Alf. Jose da Costa de Moraes e D. Angela de Toledo, n/b na freg. de S. João del Rei Comarca do Rio das Mortes deste mesmo bispado = impedimento no 2º grau de afinidade e por cognação espiritual;

- Q D. Branca de Toledo era irmã de D. Angela de Toledo por serem ambas filhas de D. Maria Pedrosa e do Cap. Mor João de Toledo Piza.

- Q da dita D. Banca de Toledo nasceu D. Maria Rosa de Toledo, já falecida, cc que foi com o orador Cap. Manoel Teixeira Ribeiro.

- Q da dita D. Angela de Toledo nasceu D. Maria da Costa de Toledo estando assim em 2º grau de cinsanguinidade com a falecida D. Maria Rosa de Toledo

 

Testemunhas:

- Revdo Francisco da Silva Tavares, natural da freg. de S. João do Rio das Mortes e na mesma morador onde vive de suas ordems, de idade de 38 anos, aos costumes disse nada.

- .... de suas ordens, 40 anos, disse que pela razão de ter sido capelão na capela de S. Gonçalo da freguesia da Campanha conhece perfeitamente aos mesmos oradores e por isso sabe que são os proprios; sabe de ciencia certa pela sobredita  razão que D. Branca de Toledo era irmã de D. Angela de Toledo; da dita D. Branca de Toledo era filha D. Maria Rosa de Toledo que foi casada com o orador e hoje falecida; que daquela D. Angela de Toledo nacera a oradora D. Maria da Costa de Toledo, que é prima com irmã da falecida mulher do orador, e por essa razão se acha com ele a oradora ligada em 2º grau de afinidade;

.... e os ditos irmãos e cunhados e mais parentes são muito capazes de porem em execução o que prometeram; a oradora se retirara para a casa de Sepriano Coelho morador em Santa Ana do Sapucai Bispado de S. Paulo, com receio das iras dos ditos seus parentes, e no presente consta que a oradora se acha no sitio de sua tia Branca em casa de seu tio Fulano Vianna na dita freguesia da Campanha, como refugiada.

A ordora tem muito mais de trinta anos de idade e vive em miseria por falencia dos bens de seus pais que são falecidos, sem mais abrigo que do orador que é homem abastada

.... disse que por ser cc Joaquina Escolastica de Toledo sobrinha de D. Branca de Toledo e de sua irmã D. Angela de Toledo, sabe por ter ouvido que estas duas irmãs são filhas legitimas do Cap. Mor João de Toledo Piza e D. Maria Pedrosa;

--- sabe a oradora esteve morando na freguesia das Lavras com o irmão Bento Ferreira de Toledo e cunhado Jose Pereira Caixeta

se acham tambem embaraçados com o de cognação espiritual em razão de ter sido a oradora madrinha de batismo de uma filha do orador chamada D. Branca.

- Francisco Jose de Andrade, homem branco, casado, n. da freg. da vila de Taubate-SP, 42 anos

-Bernardo da Silva Costa, homem branco, casado, natural da freguesia das mina---- vas do fanado do Arc. do -------, 50 anos, morador na capela de S. Tome da freguesia das Lavras do Funil deste mesmo bispado, e de presente nesta freguesia de Campanha do Rio Verde, q vive de seu oficio de pedreiro, aos costumes disse nada.

 

3-4-3 Rita, batizada em Carrancas-MG em 22-05-1736

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-05-1736 Rita, f.l do Alf. Jose da Costa e D. Angela de Toledo, moradores nas bananeiras freg. de S. João del Rei. Declaro que o dito batismo se fez nesta freguesia por nascer nesta dita freguesia padr.: Jose Alvres de Moira, solteiro morador na vila de S. João del Rei e Maria de Lara, solteira moradora no Rio Grande.

3-4-4 Branca, em 27-09-1742. Izabel Branca Benedita casou com José Pereira Caixeta, natural de Ouro Preto-MG, filho de José Pereira Caixeta e Caetana do Rosário.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-09-1742 Blanca, f.l. Alf. Jose da Costa e Moraes e D. Angela de Toledo, padr.: Revdo Padre Bento Ferreira capelão de Santo Antonio e D. Joana mulher do Cap. Miguel Pires Barreto; na capela do Rio Grande de N. Sra da Conceição.

         José Pereira Caixeta faleceu com testamento feito na Vila da Campanha em 25-04-1806. Declarou os sete filhos de seu casal. Geração na família “João Pereira Caixeta”, neste site.

Entre os filhos do casal:

3-4-4-4 Maria, batizada em 29-06-1776.

Lavras, MG Igreja S. Ana bat - aos 29-06-1776 o Pe. Bento Ferreira em seu altar portatil de Campo Belo bat a Maria, f.l. Jose Pereira Caixeta e D. Izabel Branca Benedita, npaterna de João Pereira Caixeta e Caetana do Rosario moradores na freguesia de Congonhas do Campo deste bispado, nmaterna do alf. Jose da Costa Moraes e D. Angela de Toledo moradores q foram na freg. de S. João el Rei deste bispado. Padr.: Inacio Xavier de Toledo, solteiro e D. Maria da Costa de Toledo 

3-4-5 Capitão Bento Ferreira de Toledo, batizado em Carrancas em 13-02-1745, filho do Alf. José da Costa de Moraes e D. Angela de Toledo e Piza.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-02-1745 Bento, f.l. Jose da Costa e D. Angela de Toledo, padr.: Revdo Bento Ferreira e D. Luiza de Toledo, solteira filha de Francisco Xavier da Silva e D. Branca de Toledo moradores na Rocinha

         Casou com Maria Teresa do Carmo, filha do Cap. Antonio José de Macedo Ferreira e D. Maria Rosa de Siqueira moradores na vila do Conde Arc. Braga na freguesia de S. João Batista.

         Bento e Maria Do Carmo foram pais de doze filhos, segundo testamento do filho José: “o que couber a cada um dos meus onze irmãos”.

         Entre eles:

3-4-5-1 muito provavelmente Bento Ferreira de Macedo, citado por Silva Leme como filho de 2-4 Angela de Toledo e José da Costa. Bento casou com Ana Villela de Assunção, filha de Domingos Vieira da Silva e sua primeira mulher Ana Villela de Assunção. Estudo “A Família Villela” Cap. 10º.

3-4-5-2 Capitão João Ferreira de Toledo, testamenteiro do irmão José abaixo. (citado por SL como filho de 2-4 Angela de Toledo e José da Costa) Natural da Freguesia de Santa Ana do Sapucai, foi casado duas vezes. Primeira vez com Maria Rita Vieira e em segundas com Maria José de Paiva. Ditou seu testamento na Fazenda do Desterro aos 18-10-1858, aberto em Douradinho aos 29-11-1859. Foram seus filhos:

Com Rita Maria Vieira:

3-4-5-2-1 Maria Vitória da Porciuncula, em Douradinho-MG aos 19-04-1830, casou com Manoel Jacinto Pereira, natural de S. Martinho Arc. Braga, filho de Jacinto João Pereira e Josefa Pereira.

B7: Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 19-04-1830 Manoel Jacinto Pereira, f.l. Jacinto João Pereira e Josefa Pereira, n. freg. S. Martinho do Arc. Braga = cc Maria Vitoria da Porciuncula, f.l. Cap. João Ferreira de Toledo e Maria Rita Vieira da Porciuncula, n. da freg. de Cabo Verde. Test. que assinam: João Ferreira de Tolledo e Joaquim Ferreira de Toledo.

3-4-5-2-2 Maria Rita

3-4-5-2-3 Simião

3-4-5-2-4 Cândida

3-4-5-2-5 Joana

3-4-5-2-6 Luiz

3-4-5-2-7 Ana

3-4-5-2-8 Madalena Maria da Conceição, aos 08-01-1855, casou com Emidio Jose M.es, filho de José Felizardo M.es e Maria Felizarda.

B7: Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 08-01-1855 nesta matriz de S. João Batista do Douradinho, test.: Joaquim Inacio Padilha e D. Joana Jacinta Pereira e mais pessoas, Imydio Jose M.es, f.l. Jose Felizardo M.es e Maria Felizarda, falecida = cc Madalena Maria da Conceição, f.l. Cap. João Ferreira de Tolledo e Maria Rita Vieira, falecida.

 

Com Maria José:

3-4-5-2-9 João

3-4-5-2-10 Maria

3-4-5-2-11 Luiz

3-4-5-2-12 Rita

3-4-5-2-13 Bento

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu João Ferr.ª de Toledo, aos 29-11-1859 de quem é testamenteira sua mulher D. Maria Jose de Paiva

Eu, João Ferreira de Tolledo, f.l. do Capitão Bento Ferreira de Tolledo e D. Maria Ferreira do Carmo, já falecidos, n. da freguesia de Santa Ana do Sapucai e morador nesta do Douradinho, ambas do Bispado de São Paulo.

Fui casado com D. Maria Rita Vieira de cujo matrimonio ficaram oito filhos que são: = Maria Vitoria = Maria Ritta = Simião = Candida = Joanna = Luis = Anna = e Magdalena, os quais estão pagos de sua legitima materna.

Casei-me segunda vez com D. Maria Jose de Paiva e deste consórcio temos até hoje cinco filhos que são: João = Maria =Luis = Ritta = e Bento.

Nomeio para tutor dos meus herdeiros que ficarem órfãos por meu falecimento a mesma minha mulher D. Maria Joze de Paiva e para meus testamenteiros: 1º a dita minha mulher, 2º a meu sobrinho Joze de Arimathea Moraes e 3º meu filho Simão - usia da Silva.

Legados: a minha filha Maria Victoria (...); dei a minha filha Maria Rita (...).

O remanescente da minha terça para a minha mulher (...).

Fazenda do Desterro 18-10-1858 João Ferreira de Tolledo

Aprovação 18-10-1858

Abertura Doutadinho 29-11-1859

Aceitação 31-01-1860 D. Maria Joze de Paiva

 

3-4-5-3 José Ferreira de Toledo, nasceu aos 14-05-1770 em Lavras do Funil e foi batizado aos 04 do mês seguinte.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-05-1770  nasceu Jose, f.l. Bento Ferreira de Tolledo e D. Maria Teresa do Carmo, e aos 04-06 do dito ano foi batizado no altar portatil de Campo Bello do Deserto Doutrado. Neto paterno do Alf. Jose da Costa de Moraes e D. Angela de Toledo e Piza moradores que foram nesta freguesia de N. Sra do Pilar de S. João del Rei, e pela materna do Cap. Antonio Jose de Macedo Ferreira e D. Maria Rosa de Siqueira moradores na vila do Conde Arc. Braga na freguesia de S. João Batista. Padr.: Padre Bento Ferreira por pp a João da Cunha morador no sitio dos Monjollos desta freguesia.

          Foi o segundo marido de Maria Cleofa de Jesus. José, morador na freguesia de Douradinho, ditou seu testamento na Fazenda do Retiro em 12-08-1854, aberto aos 26 de setembro seguinte. Sem geração, instituiu herdeira da terça sua mulher e das duas partes de seus bens a seus onze irmãos ou seus representantes.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu Jose Ferreira de Tolledo, morador na freg. do Douradinho deste municipio a 26-7bro-1854 de quem é testamenteiro João Ferreira de T.º.

Eu, Jose Ferreira de Toledo, f.l. do Capitão Bento Ferreira de Tolledo e Dona Maria Thereza do Carmo, já falecidos, n. da vila de Lavras do Funil e morador presentemente na freguesia de São João Baptista do Douradinho Termo da cidade da Campanha. Sou cc. Dona Maria Cleofa de Jesus de qual matrimonio não tivemos filhos nem eu tenho filhos naturais.

Testamenteiros: 1º meu irmão o Cap. João Ferreira de Toledo, 2º Cap. Antonio Francisco Grillo, 3º a meu sobrinho Joaquim Pereira Caixeta.

Deixo por esmola:

- a meu escravo Antonio Banguella a quarta parte do valor de dois alqueires de terras de planta, com a condição porem de não poder vender a pessoa estranha;

- um alqueire de terras de planta na Chacara que tenho no Douradinho, a Josefa mulher de Vetusiano Jose Lobo;

- aos quatro filho do finado Jose Thomas: Jose, Francisco, Maria, e Rufino(?) o terreno que tenho no Arraial do Douradinho na rua debaixo;

- a minhas sobrinhas Anna Victoria, filha de meu irmão Francisco; e Luzia, filha de minha irmã Luiza e do meo compadre Manoel Joaquim de Santa Ana, o que couber a cada um dos meus onze irmãos, com igualdade.

- a minha afilhada, filha do meu compadre Jose de Moraes, 11$000 réis;

- deixo a minha imagem de N. Sra. da Conceição a minha sobrinha Anna Antonia.

Depois de cumpridas todas as minhas desposições o que ficar da minha meação deixo a terça a minha mulher.

O meu testamenteiro cumprirá tudo com brevidade e terá em premio de seu trabalho aquilo que importar a vintena dos meus bens onze irmãos e duas sobrinhas e o meu compadre Manoel Joaquim acima declarado são os herdeiros universais de minha meação e aquilo que havera tocar aos que são falecidos seja repartido com igualdade entre seus filhos.

Fazenda do Retiro 12-08-1854 Jose Ferreira de Toledo

Aprovação: 12-08-1854

Cumpra-se 26-09-1854

Abertura: 26-09-1854

 

          Maria Cleofa, natural de Lavras do Funil, filha de Joaquim José Barreiro e Ana Joaquina de Jesus, foi primeira vez casada com o Alferes José de Moraes Machado. Maria Cleofa faleceu com testamento aberto aos 11-04-1861, declarou os dois matrimônios e os seis filhos do primeiro:

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamentocomque faleceu D. Maria Cleofa de Jesus aos 11-04-1861 de quem é testamenteiro Joaquim Cassiano de Moraes.

Eu, Maria Cleofa de Jesus, f.l. Joaquim Joze Barreiro e Anna Joaquina de Jesus, ambos já falecidos, n. da vila de Lavras do Funil e moradora nesta Freguesia S. João Baptista do Douradinho Termo da cidade da Campanha Bispado de S. Paulo. Fui cc. Alferes Joze de Moraes Machado, já falecido, de qual matrimonio tive seis filhos a saber: Anna = Justina = Joze = Miguel = Ritta e =Joaquim. Fui c2c Joze Ferreira de Tolledo, tambem já falecido, de cujo matrimonio não tive filhos algum.

Testamenteiros: 1º a meu filho Joaquim, 2º meu filho Miguel, 3º meu sobrinho Joaquim Pereira Caxeta.

Deixo a minha neta Maria, f. de minha filha Rita, 50$000 réis; dei em minha vida para m/filha Rita, a escrava Luiza empreço de 300$000; dei a meu filho Joaquim a escrava Francelina (...) cujo valor tambem se incluira na minha terça; deixo para meu filho Miguel 100$00, também da terça; deixo para todos os meus netos que forem meus afilhados, 10$000 a cada um.

Douradinho, 07-05-1855 Maria Cleofa de Jesus

Aprovação 07-05-1855

Abertura 11-04-1861

Aceitação 11-04-1861 Joaquim Cassiano de Moraes

Filhos de Maria Cleofa e José de Moraes Machado:

I- Ana

II- Justina

III- Jose

IV- Miguel

V- Rita, mãe de Maria legatária da avó materna

VI- Joaquim Cassiano de Moraes, testamenteiro materno.

 

3-4-5-4 ????? pais de:

3-4-5-4-1 Joaquim Pereira Caixeta, sobrinho de José e de Maria Cleofa de Jesus, foi nomeado 3º testamenteiro de ambos.

 

3-4-5-5 Francisco, pai de, pelo menos:

3-4-5-5-1 Ana Vitória, legatária do tio José

 

3-4-5-6 Luiza casada com Manoel Joaquim de Santa Ana, pais de, pelo menos:

3-4-5-6-1 Luzia, legatária do tio José

 

3-4-5-7 ????? pais de:

3-4-5-7-1 Ana Antonia, legatária do tio José: “deixo a minha imagem de N. Sra. da Conceição a minha sobrinha Anna Antonia.”

 

3-4-5-8 ????? pais de:

3-4-5-8-1 José de Arimathea Moraes, segundo testamenteiro do tio João Ferreira de Toledo: “2º a meu sobrinho Joze de Arimathea Moraes”

 

3-7 Inácio de Toledo Piza, natural de Taubaté. Faleceu na Campanha e foi sepultado aos 23-08-1754, solteiro.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 23-08-1754 dei sepultura dentro desta paroquial igreja de Santo Antonio a Ignacio de Toledo Piza, solteiro de idade 30 anos pouco mais ou menos, f.l. Cap. Mor João de Toledo Piza Castelhano, já defunto natural da ciade de S. Paulo e s/m Maria Poderosa natural de Taubate do mesmo bispado e moradores nesta freguesia. Faleceu com todos os sacramentos e não fez testamento.

 

3-9 Teresa Joaquina de Toledo, batizada aos 08-09-1723 em Carrancas-MG.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) em 08 de setembro batizei uma filha do Cap. Mor João de Toledo por nome Teresa, padr.: Simão Alves e Potencia Leite; e por ser verdade mandei fazer este assento hoje 28-09-1723

          Aos 23-04-1741, casou com Manoel Correa Arnaut, natural de Lisboa, filho de Lucas Correa Arnaut e Maria Josefa Sotto Maior.

B7: - casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) -  na capela N. Sra do Rosário do Rio Grande aos 23-04-1741 Manoel Correa Arnout, cc. Teresa Joaquina de Toledo, esta f.l. Cap. Mor João de Toledo Piza e D. Maria Pedrosa, e aquele f.l. Lucas Correa Arnaut e Maria Josepha Sotto Mayor, da cidade de Lisboa e a contraente n/b nesta freguesia. Test.: Simão Alves e Francisco Xavier

 

 

MANOEL CORREA ARNAUT, ascendência

 

 

          Segundo Silva Leme (SL. 5º, 490, 2-9) tiveram treze filhos.

3-1 Anna Joaquina de Toledo que casou com Manoel Nunes de Mendonça, natural de Pindamonhangaba, filho de Domingos Nunes de Mendonça e de Catharina Leite. Com geração.

3-2 Joaquim Correa Harnaut, solteiro

3-3 José Correa Harnaut, solteiro

3-4 Rita Maria de Toledo, solteira

3-5 Francisca Theresa de Toledo foi casada com o capitão Antonio Leite de Mendonça, filho de Domingos Nunes de Mendonça e de Catharina Leite. Teve q. d.: 4-1 a 4-5

3-6 Maria Fenix de Toledo, fal. solteira.

3-7 Úrsula Margarida de Toledo, fal. solteira.

3-8 Genoveva da Trindade e Toledo, fal. solteira.

3-9 Quitéria de Toledo, fal. solteira.

3-10 Escolástica de Toledo,  solteira.

3-11 Joaquina de Toledo, fal. solteira.

3-12 Antônio Manoel de Toledo natural de Aiuruoca, casou em 1789 em Pindamonhangaba com Ana Pimenta do Espirito Santo f.a de Antonio de Sousa Pimenta e de Escolástica Leite. Teve q. d.: 4-1 e 4-2

3-13 Inácio Corrêa Arnaut, solteiro.

 

          Segundo Silva Leme (SL. 5º, 490, 2-9) Manoel e Teresa Joaquina tiveram treze filhos.

3-9-1 Ana Joaquina de Toledo batizada em 17-04-1742.

Aiuruoca, MG aos 17-04-1742 bat a Ana, f.l. de Manoel Correa Arnaut e Thereza Joaquina, foram padrinhos o Sarg. Mor Simão Alvares Mosinho e D. Arcangela Furquim mulher do Sarg. Mor Francisco do Rego, todos desta freguesia

         Aos 04-04-1762 em Aiuruoca casou com Manoel Nunes de Mendonça, natural de Pindamonhangaba-SP, filho de Domingos Nunes de Mendonça e Catharina Leite do Prado - família Domingos Nunes de Mendonça e Catarina Leite do Prado, neste site.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 04 Abril 1762 Manoel Nunes de Mendonça e D. Anna Joachina de Toledo. Ele f.l. de Domingos Nunes de Mendonça e s/m Catharina Leite, n. freg. da vila de Pindamonhangaba, bisp. de SP; ela f.l. do alf. Manoel Correa --- e s/m D. Theresa Joachina de Toledo, n. desta freg.

 

         Pais de, q.d.:

3-9-1-1 Ana de Mendonça, batizada aos 22-12-1762.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 22 dez 1762 Anna, f.l. de Manoel Nunes de Mendonça, natural da vila de Pindamonhangaba e s/m d. Anna Joachina de Toledo natural desta freguesia; npaterno de D.os Nunes de Mendonça e de s/m Catharina Leyte; nmaterna do alf. Mel. Corr.ª Arnaut e s/m d. Theresa Joachina de Toledo; padrinhos JOze Pinto de Miranda e d. Ritta Maria tia do batizado.

          Ana (Leonor ou Joaquina) de Mendonça (ou de Toledo) aos 08-02-1782 casou com José Ferreira dos Santos, natural de Baependi, filho de João Ferreira dos Santos e Maria José de Jesus, família “José Martins do Prado”.

Aiuruoca, MG. Aos 08/02/1782, matriz, José Ferreira dos Santos, f.l. de João Ferreira dos Santos e de Maria Joseph de Jesus, natural e batizado na freguesia de Baependi, com D. Ana Leonor de Toledo, f.l. do Guarda Mor Manoel Nunes de Mendonça e D. Ana [cortado] batizada nesta freguesia da Aiuruoca. Testemunhas: José João e Domingos Ribeiro do Prado (pesq. Silvia Buttros).

          Em 1809 (dispensa matrimonial do filho José) tinham: “3 filhas solteiras e uma viúva com um filho, as quais esta sustentando”. Entre eles:

3-9-1-1-1 José Ponciano Ferreira, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau (neste site) casou com sua prima Ana Eduarda Rendon Ordones, ambos com 22 anos em1809. Ela filha de Manoel de Avila da Silveira e Justa Inocência Margarida do Céu, ambos já falecidos em 1809. 3-3-1-1-1 supra.

3-9-1-1-2 Rita de Cassia Ferreira, natural de Aiuruoca, aos 23-02-1800 casou com Patricio José Machado, filho de José Machado e Quiteria Francisca da Trindade.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, - aos 23 fev 1800 matriz - Patricio Joseph Machado, f.l. de Joseph Machado e d. Quiteria Francisca da Trindade; cc Ritta Cassia Ferreira, f.l. de Joseph Ferreira dos Santos e d. Anna Leonor de Toledo. Ns. e bts. nesta freguesia.

          Em 28-07-1813 casou com Clemente Machado Pereira, batizado em Aiuruoca em 29-12-1765, filho de Antonio Machado Pestana e Izabel Pedrosa de Brito, neto materno de Maria Barbosa.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 28 jul 1813 matriz - Clemente Machado Pestana, f.l. de Antonio Machado e Izabel Pedrosa, n. e b. nesta freg. = Cc. Ritta de Cassia Ferreira, viuva de Patricio Jose Machado.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 29 de dezembro 1765 Clemente, f.l. de Antonio Machado Pestana e Isabel Poderosa s/m, padr. Mel. da Sylva solteiro. e Maria Barbosa avó materna.

          Rita feleceu aos 09-11-1836, sem geração por ter falecido o filho Gabriel:

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 09 novembro 1836 matriz c/test. Rita de Cassia Ferreira cc. Clemente Machado Pestana.

F.l. de Jose Ferreira dos Santos e Anna Leonor de Toledo, falecidos, n. e b. freg. de Aiuruoca.

no texto:

-meu primeiro marido Patricio Jose Machado.

-pela alma de meu filho Gabriel.

Não tenho herdeiros de ambos os matrimonios.

-herdeiro o marido Clemente Machado Pereira.

Registrado aos 13 novembro 1836.

          Clemente, septuagenário, faleceu com testamento em 25-07-1841. Sem geração legítima, instituiu por universal herdeiro o filho natural Vicente Ferreira Machado.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG 25 julho 1841 Clemente Machado Pestana, septuagenario, f.l. de Antonio Machado Pestana e Izabel Ped---a de Brito, falecidos, n. e b. Aiuruoca.

Declaro que de meu matrimonio com Rita de Cassia Ferreira não temos filhos.

Em solteiro tive o 1º testamenteiro que instituo meu herdeiro.

Testamenteiros:

1- Vicente Ferreira Machado

2-m/mulher

3-Gabriel Lopes de Siqueira.

Aiuruoca 08 março 1830.

3-9-1-1-3 Maria Perpetua de Toledo batizada em 19-07-1789.

Aiuruoca, MG aos 19-07-1789 na capela de Santa Ana da Gupiara filial desta matriz da Aiuruoca bat a Maria, f.l. Joseph Ferreira dos Santos e D. Ana Leonor de Tledo, padr.: o Ten. Julião da Costa Rezende, casado e D. Ana Maria da Conceição mulher do Cap. Joseph Correa Arnaut de Toledo, o padrinho da freguesia dos Prados, os mais desta da Aiuruoca.

          Em 1821 requereu dispensa dos impedimentos de consanguinidade e afinidade ilícita para se casar com Joaquim Alves de Mendonça, filho de Manoel Joaquim de Mendonça e sua primeira mulher Maria José de Jesus - nesta família em 3-9-1-3-1.

 

3-9-1-2 Mariana, batizada aos 10-11-1764. Mariana de Toledo Leite aos 31-10-1783 casou com Bernardo Gomes Alves, filho de outro e Antonia do Espírito Santo. Geração na família “Bernardo Gomes Alves”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 10 nov 1764 matriz, Marianna, f.l. de Manoel Nunes de Mendonça e s/m d. Anna Joachina de Tolledo, padr.: Manoel Antonio Borralho casado, e d. Branca Zepherina de Tolledo  solteira.

 

(pesq. Moacyr Villela) Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição. Aos 31 de Outubro de 1783 Casamento de Bernardo Gomes Alves  filho legitimo de Bernardo Gomes Alves  e Antonia do Espirito Santo com Mariana de Toledo Leite filha legitima do guarda mor Manoel Nunes de Mendonça e de Dona Ana Joaquina de Toledo naturais desta Freguesia de Aiuruoca

 

3-9-1-3 Manoel Joaquim de Mendonça casou com Maria José de Jesus. Segunda vez aos 26-10-1799 casou com Joana Maria de São José, filha de Custodio Soares e Inacia Maria de Jesus, neta paterna de Antonio Soares e Maria Gomes, neta materna de Manoel Caetano da Costa e Inacia de Jesus Mattos - família Inácia de Jesus Mattos e seus dois maridos

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 26 out 1799 matriz - alf. Manoel Joaquim de Mendonça, viuvo de Maria Joseph de Jesus; c/ Joanna Maria de São Joseph, f.l. de Custodio Soares e Ignacia Maria de Jesus, n. e b. freg. Aiuruoca.

          Manoel Joaquim e Maria José tiveram, pelo menos, o filho:

3-9-1-3-1 Joaquim Alves de Mendonça, batizado em Aiuruoca em 11-07-1787.

          Em 1821 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau, e de afinidade ilícita em 1º grau,  em 2º grau e em 2º grau misto de 1º para se casar com Maria Perpetua de Toledo, filha de José Ferreira dos Santos e Ana Leonor (ou Joaquina)  de Toledo (ou de Mendonça) nesta família em 3-9-1-1-2.

Aiuruoca, MG livro misto - 1821 - Joaquim Alz de Mendonça e Maria Perpetua de Tolledo - consanguinidade em 2º grau da linha transversa por serem primos co-irmãos e mais afinidade ilicita em 1º grau de linha transversa pq o orador conheceu carnalmente a uma irmã da oradora e tambem com afinidade ilicita em 2º grau e em 2º grau misto de 1º por haver a oradora conhecido um tio e um primo do orador

Joaquim Alz de Mendonça, f.l. Manoel Joaquim de Mendonça e Maria Jose de Jesus, falecidos, n/b nesta freg. N. Sra da Conceição da Aiuruoca e

Maria Perpetua de Tolledo, f.l. Jose Ferreira dos Santos e Ana Leonor de Toledo, ja falecida, batizadas na capela da Sra Santa Ana da Guapiara filial desta matriz onde são moradores.

no L. 5 de bat. a f. 180v: aos 11-07-1787 nesta matriz de N. Sra das Conceição da Aiuruoca bat a Joaquim, f.l. Manoel Joaquim de Mendonça e Maria Jose de Jesus, padr.: o Guarda Mor Manoel Nunes de Mendonça e Margarida Alves Lopes mulher de Jose Francisco Toste.

No mesmo Livro a f 259v: aos 19-07 de mil oitocentos e oito e nove anos na capela de Santa Ana de Gubiara filial desta matriz da Aiuruoca (imagem 198) bat a Maria,a f.l. Jose Ferreira dos Santos e D. Ana Leonor de Tolledo; foram padrinhos o Ten. Julião da Costa Rezende, casado e D. Ana Maria da Conceição mulher do Cap. Jose Correa Arnaut de Toledo; o padrinho da freg. dos Prados, os mais desta.

16-11-1821 Apresentação e Depoimento do contraente e da contraente.

3-9-1-4 Francisa Teresa de São José batizada aos 20-10-1766. Aos 27-11-1793 na Guapiara casou com o Tenente Julião da Costa Rezende, viúvo de Ana Gonçalves de Moura. Julião era filho de João de Rezende Costa e Helena Maria de Jesus. Geração no estudo “João de Rezende Costa”.

Aiuruoca, MG aos 20-10-1766 na capela da Sra da Guapiara bat a Francisca, f.l. de Manoel Nunes de Mendonça e D. Ana Joaquina de Toledo, que nasceu em 2 do dito mes, foi padrinho Teburcio B--- Pinto.

3-9-1-5 Rita Leocadia de Toledo batizada em 19-09-1768.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 19 dias de 7bro de 1768 Guapiara, Ritta, f.l. de Manoel Nunes de Mendonça e sua mulher Anna Joaq.na de Toledo, padr.: Maria Soares e Fr.co Ribr.º Mag.es, solteiros. Aiuruoca 21 set 1768

          Em 1831, com  60 anos e solteira, comparece no censo de Aiuruoca:

Mapa de População, distrito de Aiuruoca - 10 nov. 1831; 3º quarteirão, fogo 9- Rita Leocadia de Toledo, br., 60 anos, solt. Costureira.

          Rita faleceu aos 19-09-1835 com testamento registrado na matriz de Aiuruoca.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 19 setembro 1835, matriz, D. Rita Leocadia de Toledo.

F.l. do guarda mor Manoel Nunes de Mendonça e Anna Joaquina de Toledo, falecidos.

Testamenteiros:

1-guarda mor Joaquim Carlos de Mendonça.

2-m/irmão alf. Theodoro (?) Correa de Mendonça.

legados:

-m/irmão Antonio Manoel;

-pela alma de Francisco Garcia.

no texto:

tenho na mão de: Francisco Borgia  e Modesto Guimarães..

17 setembro 1835 registrado aos 20 setembro 1835.

3-9-1-6 Teresa, batizada aos 06-08-1770 na Capela do Guapiara. Teresa Joaquina de São José teve o filho:

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-, aos 06 agosto 1770 capela Guapiara, THERESA, g.n. aos 28 (?) julho proximo, f.l. de Manoel Nunes de Mendonça e d. Anna Joaq.na de Toledo; padr.: Antonio Jose de Azevedo e d. --- Theresa de ---.

3-9-1-6-1 Francisco Ferreira de Andrade, exposto aos 15-03-1793 a porta do Ten. Julião da Costa Rezende. Em 1822 requereu dispensa para se casar com Eulalia Umbelina de S. José, filha de Joaquim Carlos de Mendonça e Jeronima Paulina do Amaral 3-9-1-9-2:

Aiuruoca, MG livro misto 1822 e 1823

Francisco Ferreira de Andrade e Eulalia Umbelina de S. Jose - consanguinidade em 2º grau da linha transversa, assim mais afinidade ilicita em 1º grau com 2º duplicado em linha transversa pq o orador conheceu carnalmente uma irmã e a duas primas irmãs da oradora.

Itens:

Q Joaquim Carlos de Mendonça é irmão de D. Teresa Joaquina, desta provem o orador e daquele a oradora - consanguineos em 2º grau de linha transversa.

Que o orador teve copula com Balbina, Rita e Ana irmã e primas da oradora.

 

O orador conheceu carnalmente a Balbina, irmã da oradora, e a Rita e Ana primas da mesma, coforme requereu mas não ha publicidade, conf. julgo, pq as testemunhas nada disseram a este respeito (...).

 

Quer se casar Francisco Ferreira de Andrade, exposto ao Ten. Julião da Costa Rezende = e Holalia Umbelina f.l. do G. Mor Joaquim Carlos de Mendonça e Jeronima Paulina. Batizados e moradores nesta freguesia.

No L. 6 p.96 se achsa: Aos 15-03-1793 foi exposto a porta do Ten. Julião da Costa Rezende, Francisco inocente, batizado em casa de necessidade pelo dito Tenente Julião da Costa Rezende, e eu lhe pus os santos oleos na capela de Santa Ana da Guapiara desta freguesia da Aiuruoca. Foi testemunha o mesmo tenente e para constar fiz este assento. O Vig. Gabriel da Cota Rezende.

No 7º p. 247 se acha: aos 31 do mes de setembro do ano de 1796 nesta matriz de N. Sra da Conceição da Aiuruoca bat a Eulalia, f.l. do Guarda Mor Joaquim Carlos de Mendonça e D. Jeronima Paulina do Amaral, foram padr.: Francisco Garcia Soares e D. Maria Justina de Toledo.

Aiuruoca 20-01-1822

 

Testemunhas:

Jose Ponciano Ferreira, homem branco, casado, natural desta freguesia onde vive de agricultura, de idade 34 anos, parente dos oradores. São consanguineos no 2º grau por descenderem de dois irmãos D. Teresa Joaquina de S. Jose e o Guarda Mor Joaqum Carlos de Mendonça

Antonio Jose Ferreira, homem branco, viuvo, n. freg. Santa Elalia de Soberoza e morador nesta da Aiuruoca aonde vive de agricultura, de idade 31 anos, parente dos oradores por afinidade. Os oradores são primos coirmãos por descenderem de dois irmãos 3ª Alf. Theodoro Correa de Mendonça, homem branco, casado, natural desta freguesia onde vive de lavoura, de idade 41 anos, aos costumes disse ser parente.

 

Depoimento dos oradores : (...) parentes em 2º grau por ser o orador filho de D. Teresa Joaquina e a oradora do Guarda Mor Joaquim Carlos estes inteiros irmãos. Disse que tem triplicado impedimento de afinidade ilicita com a oradora

3-9-1-7 Úrsula batizada em 06-07-1772.

Aiuruoca, MG aos 06-07-1772 nesta paroquial bat Ursula, f.l. de Manoel Nunes de Mendonça e D. Ana Joaquina de Toledo, q nasceu aos vinte de junho do dito ano, foram padrinhos Cosme do Rego Barros, casado e D. Ursula de Toledo, solteira filha do Ten. Manoel Correa Arnaut, todos desta freguesia.

3-9-1-8 Maria Justina de Toledo, batizada aos 01-06-1774.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 01 junho 1774 matriz - (a margem MARIA JUSTINA) MARIA n. aos 18 de mayo, f.l. de Manoel Nunnes de Mendonça e d. Anna Joaquina de Toledo; np de Domingos Nunnes de Mendonça e Catharina Leite naturais do bispado de SPaulo, nm do ten. Manoel Correa Arnaut e d. Theresa Joaquina de Toledo n. da cidade de Lisboa e ella da vila de S. João del Rei; padr.: eu o dr. Jose Justino de Olivr.a Gondim e Gaspar Nunnes de Mendonça.

 

          Maria Justina faleceu aos 14-08-1821 com testamento registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca. Deixou viúvo Antonio José Ferreira, sem geração.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG- 14 agosto 1821 - guadragenaria, Maria Justina de Tolledo, cc. Antonio Jose Ferreira, c/test.

Filha leg. do guarda mor Manoel Nunes de Mendonça e de Anna Joaquina de Tolledo, já falecidos, n. e b. na freg. de Aiuruoca.

Testamenteiros: 1- Antonio Jose Ferreira; 2- m/irmão Antonio Manoel Arnaut; 3-m/irmão guarda mor Joaquim Carlos de Mendonça.

legados:

- a m/ sobrinha e afilhada Justa, f. de Jose Ponciano Ferreira de Mendonça.

Não tenho herdeiros forçados e, sendo cc. Antonio Jose Ferreira não temos filhos.

         Provavelmente, Antonio José, é o mesmo que casou segunda vez com Ana Joaquina da Silva, filha de Joaquim Lopes de Siqueira, falecido em 23-01-1820 e Joana Maria da Silva. Família “Maria de Siqueira”.

 

3-9-1-9 Guarda Mor Joaquim Carlos de Mendonça, batizado aos 25-03-1776 na matriz de Aiuruoca. Em 1800 casou com Jerônima Paulina do Amaral.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 25 março 1776 matriz, JOACHIM, f.l. de Manoel Nunes de Mendonça, n. Pindamonhangaba, freg. da vila Snr. Bom Sucesso, bisp. de SPaulo e de Anna Joaquina de Toledo, n/b nesta mesma freg. padr.: revdo, João de Rezende Costa. Npaterno de Domingos Nunes de Mendonça n. da cidade de SPaulo e Catharina --- n/b freg. N.Sra. Bom Sucesso da vila de Pindamonhangaba; nmaterno de Manoel Correa Arnaut n/b Lysboa e d. Theresa Joachina de Tolledo n/b freg. ---- Carrancas.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 10 dias do mes de --- de 1800 cap. Passatempo filial da matriz de Sto. Antonio da vila de S. Joseph; Joaquim Carlos de Mendonça, f.l. do guarda mor Manoel Nunes de Mendonça e de d. Anna Joaquina de Toledo, n. e b. nesta freg. de Aiuroca; = c/ d. Jeronima do Amaral, viuva de Joaquim Joseph de Andrade.

 

          Jerônima Paulina era viúva de Joaquim José de Andrade com quem teve os filhos, q.d.:

I- Balbina Cândida de Oliveira, em 1805 na Guapiara, casou com Antonio Manoel Arnaut de Mendonça, irmão do Guarda Mor Joaquim Carlos.

II- Venância Eulina de Andrade aos 04-06-1808 casou com Francisco Gomes Alves de Mendonça, filho de Bernardo Gomes Alves e Mariana de Toledo Leite. Família “Bernardo Gomes Alves”.

 

Joaquim e Jerônima comparecem no censo de Guapiara em 1831:

Censo 1831 Guapiara - 1º quarteirão: 25

Joaquim Carlos de Mendonça, Branco, 56, casado, roceiro

Jeronima Paulina, Branco, , 57, casado,

Jose, Branco, exposto, 10, escola

Teodora, Branco, exposto, 14, solteiro, costureira

Ana, Branco, exposto, 12, solteiro, costureira

Ana Bernarda, cabra, liberta, 20, solteiro, rendeira

16 cativos

          Guarda mor Joaquim faleceu aos 29-08-1842 com testamento (danificado) registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca. Tiveram filhos, dos quais cinco já eram falecidos.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 29 agosto 1842, septuagenario, guarda mor Joaquim Carlos de Mendonça; matriz Aiuruoca.

F. l. do guarda mor Manoel Nunes de Mendonça e Anna Joaquina de Toledo, n. e morador na freg. de Aiuruoca.

Testamenteiros: 1- m/ mulher Jeronima Paulina do Amaral e Jose Carlos de Araujo; 2- Joaquim Jose de Andrade; 3- Francisco Gomes Alves.

Tivemos alguns filhos dos quais 5 são falecidos, e são os de nome:

Carlos Alexandrino foi cc. Mariana Cherubina de Jesus deixando os filhos seguintes: Alexandrina, Maria Anna e Carlos.

(nota: o restante está queimado)

3-9-1-9-1 Carlos Alexandrino de Mendonça, aos 02-03-1829 casou com com Maria Querubina de Jesus, exposta ao Ten. Tomás Coelho dos Santos. Já falecido em 1842, deixando os filhos: Alexandrina, Maria Ana e Carlos.

S. Vicente de Minas, MG - Igreja S. Vicente Ferrer - aos 02-03-1829 no oratorio do Ten. Tomas Coelho dos Santos. Carlos Alexandrino de Mendonsa, f.l. do G. Mor Joaquim Carlos de M.ça e D. Jeronima do Amaral = cc D. Mariana Querubina de Js. exposta ao Ten. Tomas Coelho dos Santos. Test.: Zeferino Jose dos Santos e Francisco Correa Nunes

 

3-9-1-9-2 Eulalia Umbelina de São José, batizada em 31-12-1793. Em 1822 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversa, assim mais afinidade ilicita em 1º grau com 2º duplicado em linha transversa para se casar com Francisco Ferreira de Andrade, exposto a porta do Ten. Julião da Costa Rezende, filho de Teresa Joaquina de São José 3-9-1-6-1 supra.

 

3-9-1-10 Ângela Bernarda de Mendonça e Toledo batizada em 26-02-1778. Aos 10-11-1800 casou com o Alferes Manoel Lopes Guimarães, filho de Francisco Antonio Lopes e Ana Maria de Siqueira. Geração na família “Maria de Siqueira”.

Aiuruoca, MG aos 26-02-1778 bat Angela, f.l. de Manoel Nunes de Mendonça e D. Ana Joaquina de Toledo, foram padrinhos o Alferes Joaquim Correa de Toledo com procuração que apresentou do Tenente João ---- ----- morador no Rio de Janeiro, e d. Ana Maria de Jesus mulher do Alferes Joaquim Correa de Toledo.

 

3-9-1-11 Teodoro Correa de Mendonça, batizado em 23-02-1781. Alferes, 2º testamenteiro da irmã Rita. Casou com Joana Maria do Espirito Santo, filha de José Joaquim dos Santos e Francisca Teresa do Espirito Santo.

Aiuruoca, MG aos 23-02-1781 nesta matriz bat a Teodoro, f.l. de Manoel Nunes de Mendonça e Ana Joaquina de Toledo, foram padrinhos o Revdo Vigario Antonio Caetano de Almeida Villas Boas por pp que me apresentou em seu nome o Alf. Joaquim Correa de Toledo, e D. Gervasia Leme de Siqueira mulher do Alf. Romão Gonçalves Gil.

          Pais de, q.d.:

3-9-1-11-1 Francisco, batizado aos 25-07-1816, padrinhos os avós maternos.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-, aos 25 julho 1816 matriz, Francisco, f.l. do alf. Theodoro Correa de Mendonça e de Joanna Maria do Espirito Santo, padr.: Jose Joaquim dos Santos e Francisca Theresa do Espirito Santo avós maternos do batizando.

3-9-1-12 Joaquina de Santa Rosa, batizada aos 24-09-1782

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 24 set 1782 Gupiara - Joaquina de Santa Rosa, f.l. de Manoel Nunes de Mendonça e Anna Joaquina de Tolefo; pdr.: guarda mor Manoel Teixeira Sam Payo e d. Escolastica Barros da Silva sua mulher.

3-9-1-13 Antonio Manoel Arnaut de Mendonça, batizado aos 29-12-1785 na Guapiara onde em 27-10-1805 casou com Balbina Candida de Oliveira, filha do Tenente Joaquim José de Andrade e Jerônima Paulina do Amaral, citada em 3-9-1-9 supra

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 29 dezembro 1785 Guapiara, Antonio, f.l. do guarda mor Manoel Nunes de Mendonça e d. Anna Joaquina de Toledo; padr.: Jose Correa Arnaut de Toledo e d. Escolastica Bernarda da Silva, mulher do capitão Bernardo Teixeira da Cunha.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 27-10-1805 Gupiara - Antonio Manoel Arnaut de Mendonça, f.l. de guarda mor Manoel Nunes de Mendonça e d. Anna Joaquina de Toledo, n. e b. nesta freguesia; = c/ Balbina Candida d'Oliveira, f.l. do ten. Joaquim Joseph de Andrade e d. Jeronima Paulina do Amaral, n. e b. freg. da vila de São Joseph.

 

3-9-2 Joaquim José Correa de Toledo, batizado aos 14-05-1743. Casou duas vezes. Primeira vez, aos 10-09-1782, com Ana Joaquina da Conceição, e segunda vez aos 17-12-1801 com Maria Antonia de Carvalho, filha de Manoel Mendes de Carvalho e Antonia Maria de Souza. Família “Os Mendes de Carvalho” Cap. 4º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 14 maio 1743 matriz, Joaquim, f. de Manoel Correa Arnaut e s/m d. Theresa Joaquina de Toledo, padr.: Antonio Ferreira de Faria e d. Maria Fenix de Toledo, solteiros.

 

Aiuruoca, MG aos 10-09-1782 nesta matriz se casaram Alf. Joaquim Jose Correa de Toledo, f.l. de Manoel Correa Arnaut e D. Teresa Joaquina de Toledo = E Ana Joaquina, f.l. de Custodio Bernardino da Silva e Fermiana Pereira. Ambos naturais desta freguesia.

 

         Ana Joaquina da Conceição era filha de Custódio Bernardino Silva natural da freguesia de Sta. Maria da Murtoza, Bispado do Porto e Fermiana Pereira de Brito natural da freguesia da Sra. da Conceição do Serro Frio deste bispado; neta materna de Izabel Rodrigues Pereira e de Gonçalo Pereira de Brito.

Izabel Rodrigues em 11-04-1751 já era viuva de Gonçalo Pereira de Brito. Pais de, q.d.:

I- Quitéria Pereira de Brito, aos 11-04-1751, casou com José dos Santos Alvarinho Freitas, freguesia de São Salvador de Tagilde ARc. Braga, filho de Matias de Freitas e de Angela Gaspar de Freitas.

Aiuruoca, MG. Aos 11/04/1751, Matriz, José dos Santos Alvarinho, f.l. de Matias de Freitas e de Angela Gaspar de Freitas, natural e batizado na freguesia de São Salvador de Tagilde, Arcebispado de Braga, com Quitéria Pereira de Brito, f.l. de Gonçalo Pereira de Brito, já defunto, e de Isabel Rodrigues Pereira, natural e batizada na freguesia de N.S. da Conceição do Mato Dentro do Serro Frio. Testemunhas: o Licenciado Diogo Pinto Torres, casado, e Manoel Alves Souto, casado (pesq. Silvia Buttros).

             Pais de, q.d.:

I-1 Bernardo, batizado aos 28-08-1763, madrinha a avó materna.

B7: Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 28 agosto 1763 matriz, Bernardo, f.l. de Jose dos Sanctos Alvarinho Freytas e s/m Quiteria Pr.ª de Britto, padr.: João Rois Moinhos e Izabel Rodrigues Pr..ª sua avó materna.

I-2 Ana Justina dos Santos, batizada aos 28-07-1766. Aos 28-01-1793 casou com Narciso Portes de El Rei, natural de Barbacena, filho de Agostinho Portes de El Rei e Luisa Maria da Conceição. Pais de:

1-2-1 João Nepomuceno, batizado em Fevereiro de 1800.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 28 julho 1766 matriz, Anna, f.l. de Joseph dos S.tos Alvarinho e Freytas e s/m Quiteria Pr.ª de Britto, padr.: vigario colado Ignacio Jose de Sza. e Anna, solteira, filha de João ----ves, prima carnal da baptizada. Aiuruoca 28 julho 1766

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 28 janeiro 1793 matriz - Narciso Portes de El Rei f.l. de Agostinho Portes de El Rei e de Luisa Maria da Conceição, n. e b. vila Barbacena; = Anna Justina dos Santos, f.l. de Joseph dos Santos Alvarinho e Quiteria Pereira de Brito, n. e b. freg. Aiuruoca.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 02 (?) fev 1800 matriz, João Nepomuceno, f.l. de Narciso Portes del Rei e Anna Justina dos Santos; padr.: João ----

I-3 Maria Severina da Conceição, batizada aos 19-02-1772. Casou com João Teixeira Rodrigues, filho de Jose Teixeira Pinto e Josefa Rodrigues da Conceição. Família “Sargento Mor José Rodrigues Braga”.

I-4 Nicolau Antonio de Freitas aos 24-11-1802 casou com Rosa Inacia Moreira, filha de Manoel Moreira da Costa e sua primeira mulher Maria Correa da Estrela. Família “Manoel Moreira da Costa”Cap. 1º.

II Fermiana Pereira de Brito, natural do Serro Frio. Aos 01-07-1756 casou com Custódio Bernardino Silva, natural da freg. Sta. Maria da Murtoza, bispado do Porto., filho de João da Silva e Maria João.

Aiuruoca, MG. Ao 1°/07/1756, Matriz, Custódio Bernardino Silva, f.l. de João da Silva e de Maria João, natural e batizado na freguesia de Santa Maria da Murtosa, Comarca da Feira, Bispado do Porto, com Fermiana Pereira de Brito, f.l. de Gonçalo Pereira de Brito, e de Isabel Rodrigues Pereira, natural e batizada na freguesia de N.S. da Conceição do Mato Dentro do Serro Frio. Testemunhas: Manoel Antônio Teixeira, Boaventura Lopes Leite (pesq. Silvia Buttros).

             Pais de, q.d.:

II-1 Ana Joaquina da Conceição casada com Joaquim José Correa de Toledo

II-2 Miguel Joaquim Bernardino, batizado aos 27-04-1763. Aos 08-06-1789 casou com Clara Rosa de Jesus, filha de João Pereira da Cruz e Ursula Maria Caetana. Clara Rosa era irmã de Perpetua Maria de Jesus, segunda mulher de Manoel Moreira da Costa, família supra citada Cap. 1º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 22 abril 1763 matriz, Miguel, f.l. de Custodio Bernardino da Silva e s/m Fermianna Pereyra de Britto, padr.: Ignacio Joseph de Sousa padrinho e madrinha sua tia Quiteria P. de Britto.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 08 junho 1789 - Serranos - Miguel Joaquim Bernardino, f.l. de Custodio Bernardino e Fermianna Pereira, n. e b. freg. Aiuruoca; c/ Clara Rosa de Jesus, f.l. de João Pereira da Cruz e Ursula Maria Caetana. n. e b. freg. de S. João del Rei.

Pais de, q.d.:

II-2-1 João, batizado aos 10-12-1797

B7: batismos capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca- aos 10 dezembro 1797 Varador, JOÃO, f.l. de Manoel digo de Miguel Joaquim Bernardino e de Clara Rosa de Jesus; padr.: sargento mor Antonio de Castro e Souza e Medranho, homem casado, morador na freguesia de Baependi, por procuração que delle me apresentou o alferes Francisco Teixeira desta mesma freguesia e d. Perpetua Maria de Jesus, mulher do capitão Manoel Moreira da Costa. Todos desta freguesia.

II-2-2 Domingos aos 08-07-1799

B7: batismos capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca-  aos 08 julho 1799 DOMINGOS, f.l. de Miguel Joaquim Bernardino e Clara Roza de Jesus; padr.: Antonio Pereira da Silva solteiro e, d. Thereza da Cunha, mulher do tenente João Ferreira Vilarinho, todos desta freguesia.

II-2-3 Vicente Ferreira Bernardino casou com Maria Gabriela, filha de José da Costa Moreira e Brigida Constança Bernardina da Silva. Pais de, q.d.

         II-2-3-1 Perciliana, batizada aos 09-10-1850 Amparo-RJ.

(pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)  Igreja N. Sra. do Amparo,  lv. bat. 3,  1849 a 1857 Fl 5v, 09/10/1850, Perciliana, nasc 22/08, fl Vicente Ferreira Bernardino e Maria Gabriela Bernardino NP Miguel Joaquim Bernardino e D Clara Roza de Jesus NM Jose da Costa Moreira e D Brígida Constancia Bernardino. Padr: Carlos Evangelista Moreira e D Maria de Jesus por sua procuradora D Anna Bernardina Moreira.

         II-2-3-2 Ana, aos 03-05-1867 em S. Joaquim-RJ.

(pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho) L. 7 - 1867 / 1869 - Batizados - fl. 3 - Igreja de São Sebastião - Barra Mansa / RJ 3.05.1867 - Igreja de São Sebastião - Barra Mansa / RJ - Anna - natural desta Freguezia  - n. 5.05.1865 - fl. Vicente Ferreira  Bernardino e D. Maria Gabriella Bernardina - natural de Minas - np. Miguel Joaquim  Bernardino e D. Clara Roza de Jesús - nm.  José da Costa Moreira  e D. Brígida Constança  Bernardina - fp. o Major Joaquim  Leite Ribeiro  de Almeida e s/m. D. Francisca Maria de Almeida

 

 

O Alferes Joaquim José Correa de Toledo e Ana foram pais de, pelo menos:

3-9-2-1 Antonio Joaquim de Toledo (ou da Silva Toledo), batizado aos 18-06-1783 na matriz de Aiuruoca, falecido aos 28-05-1828 com testamento registrado na matriz de Aiuruoca, deixando viúva Ana Venancia Teixeira, filha natural de Maria Rosa, e duas filhas suas universais herdeiras. Antonio Joaquim e Ana casaram na capela da Lagoa aos 02-06-1802.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 18 junho 1783 matriz, Antonio, f.l. do Alf. Joaquim Jose Correa de Toledo n. desta freguesia e de Anna Joaquina de Sá, n. desta freguesia; np do Ten. Manuel Correa Arnaut n. da cidade de Lisboa e D. Theresa Joaquina de Toledo n. da freg. de Carrancas; nm de Custodio Bernardinho n. da freguesia de S. Maria de Matosinho, comarca de -aira, bispado do Porto e Fermeanna Pereira de Brito (?) n. da freg. Sra. da Conceição do Serro Frio. Padr.: Padre Manoel Fernandes Fialho e D. Anna Joaquina mulher do Alf. Jose Joaquim de Oliveira.

 

Igreja N. Sra. da Conceição - Aiuruoca: aos 22 maio 1828, 48 anos, c/test. o alf. Antonio Joaquim de Toledo, viuvo de D. Anna Venancia.

F. leg. do alf. Joaquim Jose Correa de Toledo e de D. Ana Joaquina da Conceição, falecidos, n. e b. na freg. de Aiuruoca.

Testamenteiros: 1-m/ irmão Francisco de Paula Correa; e- m/irmão Amaro Justiniano de Toledo; 3- Justino de Paiva; 4- ten. Jeronimo de Araujo.

Sou cc. D. Anna Venancia e tenho 2 filhas:Maria cc. João Evangelista e, Isabel cc. Jose Joaquim, ambas minhas universais herdeiras.

Registrado aos 23 maio 1828.

3-9-2-1-1 Maria, casada com João Evangelista

3-9-2-1-2 Isabel, casada com José Joaquim

3-9-2-1-3 Joaquim, batizado aos 26-12-1804, não consta no testamento paterno.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  226 aos 26 dez 1804 Alagoa, Joaquim, f.l. de Antonio Joaquim da Silva Correa e Anna Venancia Teixeira; padr. cap. Manoel Teixeira Martins e d. Maria Victoria Nogueira por pp. que apresentou Maria Victoria de São Joseph, desta freguesia.

3-9-2-2 Ana Custódia de Paula, batizada na matriz aos 15-06-1784, tendo por padrinhos Revdo. José Xavier da Silva Toledo por pp que apresentou Custodio Bernardino Silva e Fermeana Pereira de Brito. Casou em Serranos aos 18-05-1801 com Antonio Rodrigues Pacheco, filho de João Pacheco Tostes e Francisca Maria de Jesus.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - Serranos, aos 18 maio 1801 - Antonio Rodrigues Pacheco, f.l. de João Pacheco Tostes e Francisca Maria de Jesus; c/ Anna Custodia de Paula, f.l. do Alf. Joaquim Joseph Correa de Toledo e Anna Joaquina. Ns. e bts. freg. Aiuruoca.

3-9-2-3 Joaquim, batizado aos 26-06-1785, na matriz de Aiuruoca.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 26 junho 1785 matriz - Joaquim, f.l. do alf. Joaquim Jose Correa de Toledo e Anna Joaquina, padr.: alf. Damaso da Costa Moreira e d. Theresa da Cunha mulher do alf. João Ferreira Vilarinho. Np do ten. Manuel Correa Arnaut, n. da cidade de Lisboa e d. Theresa Joaquina d Toledo, n. da freg. de Carrancas; nm do cap. Bernardino Silva, n. freg. Sta. Maria da Mortuoza, comarca da -eyra (Feyra?), bispado do Porto e Fermianna Pereira de Britto n. freg. dea Sra. da Conceição do Serro Frio deste bispado.

3-9-2-4 Francisco de Paula Correa, batizado aos 21-06-1786. Foi o primeiro testamenteiro do irmão Antonio supra.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 21 junho 1786 matriz, Francisco, f. l. do alf. Joaquim Jose Correa de Toledo e Anna Joaquina; np Manoel Correa Arnaut, n. da cidade de Lisboa e d. Theresa Joaquina de Toledo, n. freg. Carrancas; nm Custodio Bernardino Silva, n. Sta. Maria da Mortuosa, comarca de Feyra (?), bispado do Porto e Fermiana Perera de Brito, n. freg. Sra. Conceição do Serro Frio, deste bispado de Mariana.

Padr.: lic. Jose Marques Alves e Anna Joaquina mulher do alf. Francisco da Costa Moreira, por p.p. que dela apresentou Anna, solteira, filha de Quiteria Perera.

3-9-2-5 Isabel Bernardina de Toledo, falecida em Aiuruoca aos 17-04-1832, aos 38 anos, com testamento registrado na matriz de Aiuruoca aos 26-04-1832. Deixou como herdeiro Joaquim, filho de seu irmão.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 17 abril 1832 c/testamento, 38 anos, D. Isabel Bernardina de Toledo.

F.l. do alf. Joaquim Correa de Toledo e Anna Joaquina da Conceição, falecidos, n. e b. freg. Aiuruoca.

Testamenteiros: - Gonçalo Antonio da Silva Pereira; 2- guarda mor Joaquim Carlos de Mendonça; 3- ----

Herdeiro Joaquim, filho de meu irmão.

16 abril 1832 Registrado aos 26 abril 1832.

3-9-2-6 Amaro Justiniano de Toledo, 2º testamenteiro do irmão Antonio.

3-9-2-7 João, batizado aos 01-10-1797.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 01 out 1797 Turvo, João, f.l. do alf. Joaquim Joseph Correa de Toledo e Anna Joaquina; padr.: Francisco de Souza Barbosa e Marianna Vitoria mulher de Manoel Pires. Todos desta freguesia.

 

3-9-3 José Correa Arnaut de Toledo, batizado aos 06-10-1744, casou duas vezes. Primeiro aos 26-06-1777 com Ana Maria da Conceição, viúva, filha do Capitão Cosme do Rego Barros e Maria Barbosa de Lima. Estudo “Os Barbosa Lima” II- Cap. 1º.

         José, segunda vez aos 25-11-1801, casou com Ana Mendes de Carvalho, filha de Joaquim Mendes de Carvalho e Maria Josefa de Carvalho. Geração na família “Os Mendes de Carvalho” Cap. 3º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 06 out 1744 matriz, Joze, f. de Manoel Correa Arnaut e s/m d. Theresa Joaquina de Toledo, padr.: Manoel de Sousa Vieyra casado e, d. Maria do Rego Barros, solteira filha do sargento mor Francisco do Rego Barros, todos desta freguesia.

3-9-4 Rita, batizada aos 22-12-1746

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 22 dez 1746 matriz, Rita, f.l. de Manoel Correa Arnaut natural da cidade de Lixboa e de s/m d. Thereza Joaquina de Tolledo, natural do bispado de S.Paulo, padr.: Domingos Guedes Pimentel natural de --nde, bispado do Porto, e d. Joanna de Toleledo, todos desta freguesia.

 

3-9-5 Francisca Teresa de Toledo, batizada em 06-01-1749.

Aiuruoca, MG aos 06-01-1749 bat a Francisca, f.l. Manoel Correa Arnaut e Teresa Joaquina de Toledo, cuja nasceu em 23 de Dezembro do dito ano(sic); foi padrinho Bento Pereira de Sá, de que  me informei de pessoas fidedignas para fazer este termo (...) Aiuruoca 6 de 9bro de 1765

         Aos 18-08-1768 em Aiuruoca, casou com Antonio Leite de Mendonça, batizado aos 27-03-1736 em Pindamonhangaba-SP, filho de Domingos Nunes de Mendonça e Catarina Leite do Prado, ambos expostos - família Domingos Nunes de Mendonça e Catarina Leite do Prado, neste site.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas.. aos 18 agosto 1768, Antonio Leite de Mendonça e D. Francisca Theresa de Tolledo.

Ele f.l. de Domingos Domingos Nunes de Mendonça e Catharina Leite, n. freg. Pindamonhangaba, bisp. de SP.

Ela f.l. do alf. Mel. Corr.ª Arnaut e D. Theresa Joaq.na de Tolledo, b. na freg. da Lagoa.

SL. 5, 490, 3-5 Francisca Teresa de Toledo foi casada com o capitão Antonio Leite de Mendonça, filho de Domingos Nunes de Mendonça e de Catharina Leite. Teve q. d.: 4-1 a 4-5

             SL. 5, 490, 4-1 José Corrêa Leite que habilitou-se de genere, mas não se ordenou; faleceu solteiro em 1825 em Pindamonhangaba, deixando uma f.a natural. (C. O. de Pindamonhangaba)

 

         Entre seus filhos, citados em SL. 5, 490, 3-5:

3-9-5-1 José Correa Leite, batizado em Pindamonhangaba aos 02-11-1772. Habilitou-se às Ordens SAcras em 1789.

SP. SP ACMSP Parte A Aplicação Sacerdotal (genere et moribus) ano 1789

Habilitando José Correa Leite (Pindamonhangaba) - 29-08-1789 nesta cidade de S. Paulo

Diz Jose Correa Leite, n. da vila de Pindamonhangaba deste bispado de S. Paulo, f.l. de Antonio Leite de Mendonça, n. da dita vila e de Francisca Teresa de Toledo, n./b na freguesia de N. Sra da Conceição da Aiuruoca Bispado de Mariana, neto paterno de Domingos Nunes de Mendonça, n. desta cidade de S. Paulo filho de pais incognitos exposto em casa de Joam Nunes de Siqueira e de Caterina Leite, n/b na dita vila de Pindamonhangaba filha de pais incognitos exposta em casa de Francisco Leite de Miranda, e neto materno de Manoel Correa Arnau, n/b na freguesia de S. Lourenço da cidade e Patriarcado de Lisboa filho leg. de Lucas Correa e de Maria Josefa Soto Maior, e de Teresa Joaquina de Toledo, n/b na capela de N. Sra do Porto do Rio Grande freguesia das Carrancas.

 

Diz Domingos Nunes de Mendonça, da vila de Pindamonhangaba, filho de pais incognitos, exposto em casa de Joam Nunes de Siqueira, natural e batizado na freguesia da Sé desta cidade de S. Paulo que ele necessita o teor do assento de seu batismo (...):

Certifico que revendo os Livros de Batizados, em um deles a f 217 achei o assento do teor seguinte: aos 30-11-1705 anos bat a Domingos, exposto em casa de Joam Nunes de Siqueira, foram padrinhos Luiz Gonçalves e Catarina Rodrigues, João Gonçalves da Costa. Não se continha mais no dito assento a que me reporto por verdade, juro aos Santos Evangelhos. São Paulo 7 de Junho de 1789 o Cura Firmiano Dias Xavier.

 

Certifico que no primeiro livro dos batizados desta freguesia a folha 36 se acha o assento do teor seguinte: Em oito de setembro batizei uma filha do Cap. Mor Joam de Tolledo por nome Teresa, foram padrinhos Simão Alves e Potencia Leite e por verdade manei fazer este assento hoje oito de setembro de 1723.

 

Certifico que, tambem no primeiro livro dos casamentos a folhas 70 achei o assento do teor seguinte: aos 23-04-1741 Manoel Correa Arnout, cc. Teresa Joaquina de Toledo, esta f.l. Cap. Mor João de Toledo Piza e D. Maria Pedrosa, e aquele f.l. Lucas Correa Arnaut e Maria Josepha Sotto Mayor, da cidade de Lisboa e a contraente n/b nesta freguesia.Test.: Simão Alves Martinho e Francisco Xavier.

 

Revendo-se os livros dos batizados desta matriz, em o L. 5º a f 68 v. se acha o assento do batismo do suplicante, e do teor seguinte: aos 02-11-1772 nesta matriz de N. Sra. do Bom Sucesso da vila de Pindamonhangaba bat a Jose, f. de Antonio Leite de Mendonça e de s/m Francisca Teresa de Toledo; foram padrinhos Gaspar Nunes casado com Angela Maria, e Ametildes Leite mulher de Ignacio Correa do Prado, todos moradores e fregueses desta.

 

Revendo os Los. dos batizados desta matriz em o 2º deles a f. 39 se acha o assento do batismo do pai do suplicante, cujo teor é p seg.: em os 27-03-1736 bat. a Antonio, f. de Domingos Nunes de Mendonça e de s/m Catarina Leite, foram padrinhos Antonio da Cruz e Antonia Cabral da Silva, todos desta vila de Pindamonhangaba, Vila de Pindamonhangaba aos 6 de 9bro de 1793.

 

3-9-7 Úrsula Margarida de Toledo, (falecida solteira segundo a GP.) aos 25-08-1775 em Aiuruoca, casou com Antonio Francisco Braga, filho de Manoel Francisco Braga e Teresa Maria de Jesus. Geração no estudo “Manoel Francisco Braga”.

3-9-8 Genoveva de Jesus, em 08-11-1870, com seu irmão Antonio Manoel, ambos solteiros, foram padrinhos da sobrinha Joaquina  filha de Úrsula supra.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 08 novembro 1780 matriz - Joaquina f.l. de Antonio Francisco Braga e d. Ursula Margarida de Toledo. padr.: Antonio Manoel de Toledo e sua irmã Genoveva de Jesus, solteiros.

 

3-9-9 Quitéria Joaquina de Toledo, (falecida solteira segundo a GP.) Aos 17-06-1776 em Aiuruoca casou com Antonio Barbosa Passos, filho de Manoel Barbosa Passos e Ana Maria Joaquina.

Aiuruoca, MG. Aos 17/06/1776, na Matriz, Antônio Barbosa Passos, nat. da freguesia de S. Antônio da freguesia (sic) de São José, f.l. de Manoel Barbosa Passos, e de D. Ana Maria Joaquina; e D. Quitéria Joaquina de Toledo, natural desta freguesia, f.l. do Tenente Manoel Correia Arnaut, e D. Teresa Joaquina de Toledo, já defuntos. Testemunhas: João Gomes de Araújo, e Joaquim José Correia de Toledo (pesq. Silvia Buttros)

3-9-10 Escolástica Joaquina de Toledo aos 15-12-1778 na matriz de Aiuruoca casou com Inácio Gomes Alvares, filho de Bernardo Gomes Alves e sua primeira mulher Antonia Maria do Espirito Santo. Geração na família “Bernardo Gomes Alves”.

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição aos 15-12-1778 test.: Revdo Coadjutor Joawquim Jose Maya e Francisco Affonso Villar. Ignacio Gomes Alvares, f.l. Bernardo Gomes e Antonia Maria do Spirito Santo = cc D. Escolastica Joaquina de Toledo, f.l. Ten. Manoel Correa Arnaut e D. Teresa Joaquina de Toledo. Naturais ambos e batizados nesta freguesia.

 

3-9-11 Joaquina Escolástica de Toledo, (falecida solteira segundo a GP), aos 05-09-1774 na matriz de Aiuruoca dispensados do impedimento de consanguiniade de 4º grau, casou com Francisco José de Andrade, natural de Taubaté-SP, filho de Antonio dos Santos Vianna e Clara Maria de Jesus (SL. 5, 436, 3-1), neto paterno de Placido dos Santos Vianna e Izabel de Castilho, neto materno de Antonio Gonçalves do Prado e Maria da Veiga Fragoso, família Giom ar de Alvarenga Cap. 10º, neste site.

ACMSP - Dispensas matrimonias livro misto 1774- 1797

oradores Francisco Jose de Andrade e D. Joaquina Escolastica de Toledo

Q Marinha Fragosa foi irmã legitima de Ana Ferreira de Toledo. Que d dita Marinha Fragosa procedeu Maria da Veiga e desta nasceu Clara Maria de Jesus e desta o orador Francisco Jose de Andrade.

Q da dita Ana Ferreira de Toledo procedeu Maria Pedrosa e desta D. Teresa Joaquina de Toledo e desta a oradora D. Joaquina Escolastica de Toledo - 4º grau de consanguinidade

Testemunhas aos 21-04-1774:

- Manoel Francisco Correa, morador no arraial da Campanha, 40 anos, vive de negocios, n. de S. João del Rei, parente dos oradores.

- Sebastião Lopes dos Reis, homem casado, n. desta freguesia de Aiuruoca, 28 anos, vive de roça, solteiro,

- Jose Francisco Toste, morador nesta freguesia, natural de Taubate Bispado de S. Paulo, de idade 40 anos, vive de ser caixeiro, as costumes disse nada.

- Izidoro Ferreira Bastista, casado, n. da cidade do Rio de Janeiro, moradores nesta freguesia, de idade 30 anos, vive de seu oficio de sapateiro, aos costumes disse nada.

- Antonio de Barros Freire, casado morador nesta freguesia, de idade 64 anos, vive de roça, natural da vila de Pindamonhangaba bispado de S. Paulo, aos costumes disse [danificado] parentesco algum com os oradores.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 05 setembro 1774 - matriz - Francisco Jose de Andrade e D. Joaquina Escolastica de Tolledo.

Ele f.l. de Antonio dos Santos Vianna e Clara Maria de Jesus, n. e b. em Taubaté.

Ela f.l. do ten. Manoel Correa Arnaut e D. Theresa Joaquina de Toledo.

Dispensados do parentesco cons. de 4º grau, legitimada a prole.

 

         Joaquina e Francisco tiveram, q.d.:

3-9-11-1 Matildes, batizada aos 31-06-1776

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 31 jan 1776 matriz, MATILDES n. aos 21, f.l. de Francisco Jose de Andrade e de d; Jooaquina Esco--stica (Escolastica?) de Toledo, padr.: Manoel de Mora-- Peixoto. Todos desta fregusia.

3-9-11-2 Mariana, aos 27-10-1779

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 27 outubro 1779 matriz - Marianna, f.l. de Francisco Jose de Andrade e d. Joaquina Escolastica de Toledo, padr.: Jose Joaquim de Oliveira ----- e d. Ursula Joaquina (sic) de Toledo, mulher de Antonio Francisco Braga.

3-9-12 Antonio Manoel de Toledo, solteiro em 1780 quando é padrinho da sobrinha Joaquina, filha de Úrsula.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 08 novembro 1780 matriz - Joaquina f.l. de Antonio Francisco Braga e d. Ursula Margarida de Toledo. padr.: Antonio Manoel de Toledo e sua irmã Genoveva de Jesus, solteiros.

3-9-13 Inácio Correa de Toledo (Arnaut), batizado aos 06-01-1765 em Aiuruoca onde aos 12-02-1791, casou com Ana Maria da Silva, natural de Pouso Alto, filha de Antonio Gomes Madeira e Josefa Maria da Silva.

Aiuruoca, MG aos 06-01-1765 bat a Inacio, f.l. do Alf. Manoel Correa Arnaut e Teresa Joaquina de Toledo, foram padrinhos Roque de Souza Magalhães e s/m D. Ana Inacia Xavier.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 12 fevereiro 1791 - matriz - Ignacio Correa de Toledo e Anna Maria da Silva.

Ignacio Correa Arnaut f.l. de Manoel Correa Arnaut e d. Theresa Joaquina de Toledo, n. e b. Aiuruoca.

Ela f.l. de Antonio Gomes Madiera (sic) e Josefa Maria da Silva, n. e b. freg. Pouso Alto.

(nota: Ignacio a margem: Ignacio Correa de Toledo e no termo Ignacio Correa Arnaut.)

 

         Inácio e Ana Maria tiveram, pelo menos, dois filhos: Jo-- e Severina, padrinhos de Tertuliano:

B7: Igreja Católica, N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 23 junho 1825 matriz TERTULIANO, f.l. de Innocencio Xavier d'Almeida e Antonia Vieira, padr.: Jo-- e Severina, filhos de Ignacio Correa Arnaut.

 

3-10 Maria de Lara e Toledo, natural de Taubaté-SP. Em Carrancas-MG aos 05-03-1737 casou com Manoel Cavalheiro, natural de São Paulo, filho de Martinho Garcia, já falecido e Ana Pires.

SL. 5, 493, 2-10 Maria de Lara de Toledo casou em 1737 (C. Ec. de S. Paulo) com Manuel Cavalheiro Lumbria f.o do capit. o Martinho Garcia Lumbria e de Ana Pires da Silva.

SL. 6, 522, 3-3 Manoel Cavalheiro Lumbria casado em 1737 (C. Ec. de S. Paulo) com Maria de Lara de Toledo f.ª de João de Toledo Piza Castelhanos e de Maria Pedroso.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 05-03-1737 Manoel Cavalheiro, n. da cidade de S. Paulo, f.l. Martinho Garcia, já falecido e Ana Pires; = cc  D. Maria de Lara e Toledo, f.l. Cap. Mor João de Toledo e D. Maria Pedrosa, n. da vila de Taubaté.

 

3-11 Maria, batizada em 15-09-1727 em Carrancas. Maria Fênix de Toledo casou com Manoel de Campos de Oliveira, filho do  Tenente Coronel Pedro Vaz de Campos e de Escolástica de Oliveira Paes (SL. 4, 174, 2-2).

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) em 15-09-1727 bat. Maria, f.l. Cap. Mor João de Toledo e D. Maria Pedrosa, padr.: Cap. Mor Francisco Viegas e D. Ana de Toledo, do Rio Grande. Fr. Manoel da Cruz.

3-11-1 Ana, batizada em Carrancas em 28-04-1748.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-04-1748 cap. Rio Grande, Ana, f.l. Manoel de Campos de Oliveira e Maria Fenix de Toledo, padr.: Antonio de Toledo e Lara morador na cidade de S. Paulo por pp que apresentou o Cap. Mor João de Toledo Piza Castellanos, e Maria Pedrosa mulher do dito capitão mor.

3-11-2 Luzia Fenix de Toledo em 1794 requereu dispensa de consanguinidade em 3º grau para se casar com Gabriel Teixeira, 3-2-2-10 supra, filho de Manoel Teixeira Ribeiro e Maria Rosa de Toledo.

Processo Matrimonial - Campanha-MG - Livro Misto 1791

ampanha: oradores Gabriel Teixeira e D. Luzia Fenis de Tolledo - 06-06-1794 Mariana

Dizem Gabriel Teixeira, n. da freg. de Santo Antonio do Val da Piedade da Campanha do Rio Verde = e D. Luzia Fenis de Tolledo, n. da freg. de Santa Luzia da capitania de Guaiases e assistente ha muitos anos na mesma Camapanha do Rio Verde - 3º grau de consanguinidade,

- Q D. Branca de Toledo e D. Maria Fenis de Toledo eram irmãs legitimas por serem filhas de João de Toledo Pisa e de Maria Pedrosa, que foram casados.

- q de D. Branca de Toledo nasceu D. Maria Rosa de Toledo e desta o orador Gabriel Teixeira; e daquela D. Maria Fenis de Toledo nasceu D. Luzia Fenis de Toledo oradora - 3º grau de consanguinidade,

- q o orador, por fragilidade humana, teve ajuntamento carnal com a oradora, levando-a de sua virgindade,

 

3-11-3 Escolastica Joaquina de Oliveira casou com Antonio de Oliveira Carvalho, natural da freguesia de Santa Lucrecia de Ponte de Douro Arc. Braga. f.l. Manoel de Oliveira e Maria Rodrigues de Carvalho.

         Antonio testou na Vila da Campanha da Princesa aos 06-05-1802. Faleceu com 61 anos e foi sepultado aos 14-06-1802. Declarou seis filhos de seu casal e um filho natural:

Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 14-06-1802 nesta matriz da Campanha foi encomendado Antonio de Oliveira Carvalho, de 61 anos de idade com seu testamento.

Copia do Testamento: (...) eu Antonio de Oliveira de Carvalho n. da freguesia de Santa Lucrecia de Ponte de Douro Arc. Braga. f.l. Manoel de Oliveira e Maria Rodrigues de Carvalho, falecidos.

Sou cc D. Escolastica Joaquina de Oliveira de cujo matrimonio tenho seis filhos que são> Maria - Antonio - Domingos - Ana - Francisco - e Antonio de Padua; e assim mais tenho um filho natural por nome Manoel de Oliveira de Carvalho, que todos instituo nas duas partes dos meus bens.

Testamenteiros em 1º a dia minha mulher D. Escolastica Joaquina de Oliveira, em 2º m/filho Manoel de Oliveira de Carvalho, em 3º m/filho Antonio de Oliveira de Carvalho, e em 4º a m/filho Domingos de Oliveira de Carvalho.

Missas pelas almas de meus pais, de meu tio Padre Antonio de Oliveira (...).

Meu filho Antonio de Oliveira de Carvalho anda estudando com o designio de se ordenar, e sendo assim lhe deixo da minha terça 400$000 rs para suas despesas e em caso de que ele senão ordenar se repartirão igualmenre por todos os meus herdeiros os quais deixo na mesma forma todo o remanescente da dita terça.

Vila da Campanha da Princesa aos 06-05-1802 Antonio de Oliveira Carvalho

         Escolastica foi sepultada na capela de S. Gonçalo em 04-12-1810:

Campanha, MG aos 04-12-1810 foi sepultada no adro da capela de S. Gonçalo Escolastica Maria, mulher de Antonio de Oliveira Ribeiro morado nos suburbios do Tanque, tendo de idade 51 anos.

 

3-11-3-1n Alferes Manoel de Oliveira de Carvalho, natural de Santa Luzia dos Goiases, filho natural de Antonio de Oliveira Carvalho e de Faustina Gonçalves de Jesus. 2º testamenteiro paterno.

          Aos 29-11-1806 em Campanha, casou com Maria Maria Bela de Sousa, filha do Alf. Antonio Luiz de Andrade e de D. Maria Bela de Souza, família “João de Araujo Ribeiro”.

Campanha, MG aos 29-11-1806 Alf. Manoel de Oliveira Carvalho, filho natural de Antonio de Oliveira Carvalho e de Faustina Gonçalves de Jesus, n/b na freguesia de Santa Luzia de Goiases bispado do Rio de Janeiro = cc D. Maria Maria Bela de Sousa, f.l.do Alf. Antonio Luiz de Andrade e de D. Maria Bela de Souza, batizada nesta freguesia da Campanha.

 

Filhos legitimos de Antonio de Oliveira Carvalho e Escolastica Joaquina:

3-11-3-1 Maria Fenix de Oliveira ou de Carvalho natural de Santa Luzia dos Goiases. Em Campanha aos 04-07-1802 casou com Francisco Valentim de Mello, natural de Pintangui-MG, filho de Manoel Neto de Mello e Maria de Jesus de Camargo

Campanha, MG aos 04-07-1802 na capela do Rosario desta vila da Campanha Francisco Valentim de Mello, f.l. de Manoel Neto de Mello e s/m D. Maria de Jesus de Camargo, n/b na freguesia de Pitangui = cc D. Maria Fenis de Oliveira, f.l. de Antonio de Oliveira Carvalho e Escolastica Joaquina de Oliveira, n/b em Santa Luzia dos Goiases bispado do rio de Janeiro.

Pais de, pelo menos:

3-11-3-1-1 Manoel, batizado em 23-09-1803.

Campanha, MG Igreja Sto Antono aos 23-09-1803 nesta matriz bat a Manoel, f.l. Francisco Valentim de Mello natural da freg. da vila de Pitangui deste bispado e D. Maria Fenix de Oliveira natural de Santa Luzia de Guaiases do Bispado do Rio de Janeiro. Avos paternos Manoel Neto de Mello e Maria de Jesus de Camargo. Maternos Antonio de Oliveira Carvalho, ja defunto e D. Escolastica Joaquina de Oliveira. Foram padrinhos esta com procuração que apresentou de Izabel Geralda de Camargo, e Antonio de Oliveira de Carvalho filho do dito Antonio de Oliveira.

3-11-3-2 Antonio de Oliveira de Carvalho, 3º testamenteiro paterno.

3-11-3-3 Domingos de Oliveira de Carvalho, 4º testamenteiro paterno

3-11-3-4 Ana, batizada em 05-11-1791.

Campanha, MG aos 05-11-1791 nesta matriz bat a Ana, f.l. Antonio de Oliveira Carvalho e D. Escolastica Joaquina de Oliveira, avos paternos Manoel de Oliveira e Maria Rodrigues, maternos Manoel de Campos de Oliveira e D. Maria Fenis de Toledo. Foram padrinhos D. Emanuela, filha destes, e o batizante (Revdo Bernardo da Silva Lobo).

3-11-3-5 Francisco, batizado em 19-07-1796.

Campanha, MG aos 19-07-1796 nesta matriz bat a Francisco, f.l. Antonio de Oliveira Carvalho, foram padrinhos o Cap. Antonio Bueno do Prado e D. Ana Leonor de Gusmão. Declaro que é filho de Antonio de Oliveira Carvalho e de s/m Escolastica Joaquina de Oliveira.

3-11-3-6 Antonio de Padua.

 

____________________________________________________________________________________

 

MANOEL CORREA (ARNAUT), ascendência

 

Silvia Buttros

 

O processo de Inquirição de Genere et Moribus do Padre José Correa Leite nos forneceu a freguesia de origem de Manoel Correa Arnaut, possibilitando-nos a pesquisa nos livros do Arquivo Distrital de Lisboa. A ausência do “Arnaut” em seus pais e avós paternos e maternos nos sugere que o acréscimo foi feito para evitar alguma homonímia. O “Sotto Mayor” acrescido ao nome de sua mãe não pode ser explicado, também. Contudo, pelo lado materno não nos foi possível avançar por ser a mesma natural de Alenquer, freguesia de São Pedro, cujos livros disponíveis não alcançam as datas desejáveis.

 

1 – MANOEL CORREA ARNAUT, batizado na freguesia de São Lourenço, da cidade de Lisboa, aos 23/01/1704, filho de Lucas Correa e de Maria Josepha.

Aos 23/01/1704, Manoel, filho legítimo de Lucas Correa e de Maria Josepha. Padrinhos: Joseph Correa, e D. Clara Maria, e tocou em seu nome, por procuração sua, Martinho da Silva, e por testemunha da verdade fiz este assento que assinei dia, mês era ut supra. O P.e João Caldeira de Moura. 

 

2 – LUCAS CORREA foi batizado na freguesia de Santa Justa aos 28/10/1677, filho legítimo de José Correa e Mariana da Costa.

Aos 28/10/1677, Lucas, filho de Jozeph Correa, e de sua mulher Mariana da Costa, moradores na Bitesga. Padrinhos: João Correa, e Jozepha Maria.

Casou em 1ªs núpcias aos 25/09/1700, com Ignez de Almeida, filha de Francisco da Silva e Maria Correa.

Aos 25/09/1700, Lucas Correa, filho de Joseph Correa, já defunto, e de Mariana da Costa, moradores nesta freguesia, e Ignez de Almeida, filha de Francisco da Silva e de Maria Correa, já defuntos, viúva que ficou de Joseph Roiz. Testemunhas: Estêvão Francisco, e João de Freitas. O Prior Duarte de Souza.

 

Casou em 2ªs núpcias aos 22/08/1701, com Maria Josefa, Ambos os casamentos ocorreram na freguesia de São Lourenço, da cidade de Lisboa.

Aos 22/08/1701, Lucas Correa, viúvo que ficou de Ignez de Almeida, filho de Joseph Correa, defunto, e de Marianna da Costa, natural desta Cidade, e batizado na freguesia de Santa Justa, e morador nesta de São Lourenço, com Maria Josepha, filha de Joseph Teixeira, e de Serafina Soares, defuntos, natural de Alenquer, batizada na freguesia de São Pedro da dita vila, e moradora nesta de São Lourenço, donde são fregueses. Testemunhas: André Ribeiro, morador em São Lourenço, e Francisco Gomes, morador na freguesia de São Cristóvão.

 

3 – MARIA JOSEFA, batizada na freguesia de São Pedro de Alenquer, filha legítima de José Teixeira e Serafina Soares.

 

4 – JOSÉ CORREA e 5 – MARIANA DA COSTA, moradores na Bitesga, freguesia de Santa Justa, da cidade de Lisboa.

 

6 – JOSÉ TEIXEIRA e 6 – SERAFINA SOARES, moradores na freguesia de São Lourenço, da cidade de Lisboa.

 

 

 

_______________________________________________________________________________________________

 

DESENTRONCADA

(atualizado em 11-janeiro-2015)

 

 

1d- Ana Ferreira (tambem Correa, batismo de 1d-5), parda forra (1d-3-3). Casou com João Francisco Grillo, chamado Manoel Tavares, natural da freguesia de S. Tiago de Lustosa Arc. Braga (naturalidade em 1d-4 e 1d-5).

            Ana e João Francisco em 1773 apadrinham a neta Josefa, filha de Maria Ferreira.

            Pais de, q.d.:

1d-1 Ângela Ferreira de Jesus casou com Antonio da Silva Lemos, natural da Piedade-SP, filho de Martinho de Lemos Bicudo e Antonia Pedrosa de Marins, família “Martinho de Lemos Bicudo”.

          Angela faleceu na Campanha e foi sepultada aos 14-12-1808 no adro da matriz.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 14-12-1808 foi sepultada no adro desta matriz Angela de tal, mulher de Antonio da Silva Lemos, falecida de idade 70 anos de molestia cronica.

          Foram filhos do casal, q.d.:

1d-1-1 Domingos Francisco Leme batizado em 28-04-1766. Aos 02-07-1789 casou com Lucrecia Maria da Conceição, filha de Jose Vieira da Cunha e Ana da Conceição.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-04-1766 matriz, Domingos n. ha oito dias, f.l. Antonio da Silva Lemos n/b na freg. da Piedade e Angela Ferreira de Jesus n/b em Santa Rita da vila de S. João del Rei deste bispado, np Martinho de Lemos Bicudo e Antonia Pedrosa Maris, já defunta, maternos João Francisco Grilo e Ana Ferreira; padr.: Jose da Costa Godinho, casado e a dita Ana Ferreira.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 02-07-1789 Domingos Francisco Leme, f.l. Antonio da Silva Leme e de Angela Ferreira = cc Lucrecia Maria da Conceição, f.l. de Jose Vieira da Cunha e Ana da Conceição. Ambos os contraentes nts/bts nesta freguesia.

1d-1-2 Tomasia Maria batizada em 18-03-1769. Tomásia Quitéria aos 09-05-1786 casou com José Francisco Monteiro, batizado em 15-07-1764, filho de Francisco Xavier Monteiro natural de S. João del Rei, e Joana Francisca de Lima natural da Piedade-SP, neto paterno de Pascoal Vieira Monteiro, natural da Ilha Terceira e Maria da Conceição.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-03-1769 mattriz, Tomasia Maria n. de oito dias, f.l. Antonio da Silva Lemos n. de Baependi e Angela Ferreira n. de S. Rita da freg. de S. João do Rio das Mortes, np Martinho de Lemos e s/mulher já falecida, maternos Ana Ferreira e seu marido João Francisco de Grillo o qual foi padrinho e sua filha Maria.

 

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG A 9 de Maio de 1786 casamento de Jose Francisco Monteiro  filho legitimo de Francisco Xavier Monteiro e  Joana Francisca de Lima  com Tomazia Quiteria filha legitima de Antonio da Silva Lemos  e sua mulher Angela Ferreira de Jseus.ambos contraentes naturais da Campanha.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-07-1764 Jose, f.l. Francisco Xavier Monteiro n. vila S. João del Rei deste bispado e Joana Francisca Lima n. freg. da Piedade bispado de S. Paulo, padr.: Luiz Colasso Moreira, viuvo e Ana Mecia Ferreira. Avos pat. Pascoal Vieira Monteiro n. da Ilha Terceira e Maria da Conceição.

1d-1-3 Ana Maria em 22-01-1772.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 22-01-1772 matriz, Ana Maria de nove dias, f.l. Antonio da Silva Lemos n. de Baependi e Angela Ferreira n. da Campanha, avos pat. Martinho de Lemos e Antonia Pedrosa, falecida, maternos João Francisco Grillo, chamado Manoel Tavares, e Ana Ferreira. Padr.: Genoveva, solteira filha destes e o L.do Domingos Ferreira da Fonseca, casado.

1d -1-4 Rosa Maria em 1776

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG A 3 de Setembro de 1776 batizado de Rosa Maria  nascido de 8 dias legitima de Antonio da Silva Leme natural de Baependi e de Angela Ferreira natural da Freguesia da Vila de São João Del Rei avós PP Martinho de Lemos Bicudo e Maria Pedrosa e MM João Francisco Grilo e Ana Ferreira . foram padrinhos Francisco Xavier Monteiro e a dita Ana Ferreira

1d- 1-5 Tome em 1779

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG A 16 de Janeiro de 1779 batizado de Tome de 16 dias legitimo de Antonio da Silva Leme natural de Baependi e de Angela Ferreira natural de Santa Rita da Freguesia de São João Del Rei . avos paternos Martinho de Lemos e Antonia Pedrosa. Maternos João Francisco Grilo e Ana Ferreira. Padrinhos Francisco Antonio Rodrigues e sua mulher Agostinha Maria

1d-1-6 Antonia Maria de Jesus batizada em 1781. Aos 17-05-1801 casou com José Vieira da Silva, batizado aos 01-05-1778, filho de Lourenço da Silav Cardoso e Izabel Vieira da Assunção.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG A 29 de Março de 1781 batizado de Antonia  filha legitima de Antonio da Silva Leme natural de Baependi e de Angela...natural de Santa Rita  da freguesia de... avos paternos Martinho de Lemos e Antonia de tal . Maternos João Francisco Grilo e Ana Ferreira . padrinhos Jose Ribeiro viuvo e Ana Bernarda mulher de Jose de Souza Teixeira.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 17-05-1801 nesta matriz Jose Vieira da Silva, f.l. de Lourenço da Silva Cardoso e de Izabel Vieira de Asunção = cc Antonia Maria de Jesus, f.l.de Antonio da Silva Leme e Angela Ferreira. Ambos nt e bts nesta freguesia.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 01-05-1778 nesta matriz bat a Jose, de oito dias, f.l. de Lourenço da Silva Cardoso e Izabel Vieira; foram padrinhos Joam de Almeida Naves e Lugarda da Silveira.

1d- 1-7 Maria em 1787

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG A 2 de Maio de 1787 batizado de Maria  de 18 dias legitima de Antonio da Silva Lemee de Angela Ferreira de Jesus foram padrinhos Antonio Alves viuvo e Lucrecia Vieira solteira filha de Jose Vieira da Cunha

 

1d-2 Maria Ferreira dos Santos casou com Salvador Rodrigues Limão, filho de José Rodrigues Limão e Francisca Nunes da Silva, neto paterno de Francisco Rodrigues Limão e Francisca Tavares, neto materno de Antonio Velho e Ana da Costa, em Aportes a GP “Francisca Tavares”. Tiveram ao menos:

1d-2-1 Josefa, batizada em 27-10-1773

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 27-10-1773 matriz, Josefa de oito dias, f.l. Salvador Rodrigues Limão n. da Campanha e Maria Ferreira dos Santos n. feg. S. João del Rei. Avos paternos Jose Rodrigues Limão e Francisca da Silva, maternos João Francisco Grillo e Ana Ferreira, padr.: estes mesmos.

 

1d-3 Genoveva Francisca, batizada em 09-10-1753. Casou com Francisco Gonçalves Leite, natural de Cotia-SP, filho de Salvador Gonçalves Leite e Maria Pedrosa Pinheira.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-10-1753 Genoveva, f.l. João Francisco Ferreira e Ana Ferreira, padr.: Manoel Martins Camelo, solteiro

Pais de, q.d.:

1d-3-1 Ana, batizada em 06-05-1773.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-05-1773 matriz, Ana de oito dias, f.l. Francisco Gonçalves Leite n. de Monserrate de Cotia e Genoveva Francisca n. da Campanha, avos patermos Salvador Gonçalves e Maria Pedrosa, maternos João Francisco e Ana Ferreira, padr.: Manoel Barbosa de Lima e Angela Ferreira mulher de Antonio da Silva Lemos.

1d-3-2 Francisco, em 24-12-1774.

Campanha, MG aos 24-12-1774 nesta matriz bat a Francisco nascido de doze dias, f.l. de Francisco Gonçalves Leite n. da freguesia de Cutia de S. Paulo e de s/m Genoveva Francisca de Lima, n. desta freguesia da Campanha. Avos paternos Salvador Gonçalves e Maria Pedrosa Pinheira, avos maternos João Francisco Grillo e Ana Ferreira a qual foi madrinha e seu filho Manoel Francisco.

1d-3-3 Maria, em 07-02-1777.

Campanha, MG aos 07-02-1777 bat a Maria nascida de doze dias, f.l. de Francisco Gonçalves Leite n. da freguesia de Cutia de S. Paulo e de s/m Genoveva Francisca de Lima, n. desta freguesia da Campanha. Foram padrinhos Jose Francisco Machado, caado e Maria Ferreira dos Santos, mulher de Salvador Rodrigues Limão. Avos paternos Salvador Gonçalves Leite e Maria Pedroza Pinheira, paternos João Francisco Grillo e Ana Ferreira, parda forra.

 

1d-4 Francisco Barbosa Lima batizado em 24-02-1756. Aos 22-07-1783 casou com Gertrudes Maria de Jesus, batizada em 03-01-1768, filha de João de Oliveira Cardoso, natural de Taubate-SP e Ana Maria de Almeida, natural de Baependi-MG, neta paterna de Francisca Cardosa e avô ncognito, neta materna de Henrique Pereira e Joana Francisca.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-02-1756 matriz, Francisco, f.l. João Francisco Ferreira(sic) n. da freg. de S, Tiago de Lustosa Arc. Braga termo do Porto e Ana Ferreira n. freg. de S. João del Rei deste bispado, padr.: Felipe Esteves, solteiro e Francisca Barbosa mulher de Manoel Martins Canedo.

 

Campanha, MG aos 22-07-1783 nesta matriz e testmunhas João Francisco Grilo e Jeronimo Ferreira d Mello se receberam Francisco Barbosa de Lima, f.l. de João Francisco Grilo e de Ana Ferreira = cc Gertrudes Maria de Jesus, f.l. de João de Oliveira Cardoso e Ana Maria de Almeida. Ambos nts desta freguesia.

 

Campanha, MG aos 03-01-1768 nesta matriz bat a Gertrudes, f.l. de João de Oliveira, n. de Taubate-SP e de Ana de Almeida, n. de Baependi-MG, avos paternos Francisca Cardosa, solteira e avo incognito, avos matenos Henrique Pereira e Joana Francisca, padrinhos Antonio Xavier de Souza com pp de Antonio Coelho, e Maria Cubas deste arraial.

 

Francisco e Gertrudes tiveram os filhos, q.d.:

1d-4-1 Angela, batizada em 01-07-1784.

Campanha, MG aos 01-07-1784 nesta matriz bat a Angela de nove dias, f.l. de Francisco Barbosa de Lima e Gertrudes Maria, naturais desta freguesia. Foram padrinhos João Francisco Grilo e s/m Ana Ferreira.

1d-4-2 Pedro em 02-05-1786.

Campanha, MG aos 02-05-1786 nesta matriz bat a Pedro de seis dias, f.l. de Francisco Barbosa de Lima e Gertrudes Maria, naturais desta freguesia. Foram padrinhos Domingos da Silva, filho de Antonia da Silva Leme, e Ana Ferreira mulher de Joam Francisco Grilo avos maternos do batizado.

1d-4-3 João em 07-06-1788.

Campanha, MG aos 07-06-1788 nesta matriz bat a Joam de treze dias, f.l. de Francisco Barbosa de Lima e Gertrudes Maria, naturais desta freguesia. Foram padrinhos Ignacio Paes, casado e Antonia Maria, filha de Agueda Cardosa.

1d-4-4 Francisco em 05-03-1796.

Campanha, MG aos 05-03-1796 nesta matriz bat a Francisco, f. de Francisco Barbosa de Lima e Gertrudes Maria, foram padrinhos Joaquim Pereira da silva, e Antonia Vieira da Luz.

1d-4-5 Tome em 04-01-1801.

Campanha, MG aos 04-01-1801 nesta matriz bat a Tome, f. de Francisco Barbosa, pardo forro e Gertrudes Maria, foram padrinhos João Antonio de Oliveira e Manoela Francisca.

1d-4-6 Maria falecida com quinze dias e sepultada aos 18-12-1804.

Campanha, MG aos 18-12-1804 foi sepultada no adro desta matriz Maria de quinze dias, f. de Francisco Barbosa Lima morador no Passatempo.

1d-5 Raimundo, batizado aos 25-01-1758. Não recebeu os santos óleos por não dar tempo.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-01-1758 foi batizado em casa por necessidade por Antonio Guedes, Raimundo, f.l. João Francisco Ferreira(sic) n. de S. Tiago de Lustosa Arc. Braga e Ana Correa n. vila S. João del Rei deste bispado; e não recebeu os santos oleos por não dar tempo.

 

1d-6 Manoel Francisco padrinho, com sua mãe, do sobrinho Francisco, 1d-3-2