PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Francisco Duarte da Mota

(atualizado em 16-julho-2014)

 

 

Moacyr Villela

 

 

Francisco Duarte da Motta, natural da freguesia de Valongo do Lugar de Arrancada do Bispado de Coimbra, já era morador no Mato Dentro (depois capela de Nossa Senhora de França da Lage) em 1723 ano em que contribuiu na proporção de 2 escravos para o pagamento dos Quintos Reais.

 

Casou com Maria de Góes, natural da freguesia de N. Sra. do Pilar da vila de São João del Rei do bispado de Mariana.

 

Francisco faleceu em 30-10-1752 e teve cinco filhos legítimos e duas filhas naturais, segundo declarou sua viúva no inventário aberto em 1752 (neste site, colaboração de Moacyr Villela):

Carrancas, MG obitos - dos assentos dos mortos que de presente serve nesta dita parochia e nele a fl 204 achei um assento cujo teor e forma é o seguinte: Aos 30-10-1752 faleceu nesta freguesia de Santo Antonio da vila de São Jose, Francisco Duarte da Motta casado com Maria de Goes, fregues que era da freguesia das Carrancas. Foi sepultado nesta matriz da dita vila de que era irmão do Sacramento, Não fez testamento. (...)e tresladei do dito livro ao qual me reporto. Vila de São Jose 04-06-1753 Jose Barbosa Pereira

 

1n- Rita da Motta, filha natural de Maria da Motta, foi dotada pelo pai. Aos 30-09-1742 casou com Manoel Correa da Silva, natural da freguesia da Sé do Rio de Janeiro, filho de Elias Correa da Silva e Maria de Faria.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais), aos 30-9-1742 Manuel Correa da Silva, pardo, n/b na freguesia da Sé do Rio de Janeiro, f.l. Elias Correa da Silva e Maria de Faria; = cc Rita da Mota, n/b na freg. de Sto. Antonio da vila de S. Jose, f. nat. de Maria da Mota escrava que foi de Francisco Duarte da Mota e pai incognito.

 

          Manoel e Rita batizaram filhos em Carrancas, q.d.:

1n-1 Izabel aos 29-11-1744.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-11-1744 Izabel, f.l. Manoel Correa da Silva e Rita da Motta, pardos forros, padr.: Antonio da Motta Ferreira e Sanxa Maria da Motta, solteiros filhos de Francisco Duarte da Motta, todos moradores nesta freguesia.

1n-2 Anastácio em 17-10-1746.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-10-1746 cap. S. Gonçalo da Ibituruna, Anastacio, f.l. Manoel Correa da Silva n. da cidade do Rio de Janeiro e Rita da Mota n. da freg. da vila de S. Jose da comarca do Rio das Mortes, padr.: Inacio Moreira de Souza, casado morador junto ao Rio Grande desta freguesia e Juliana Vieira mulher de Inacio de Araujo da freguesia de S. João del Rei.

1n-3 Maria em 19-05-1749 na capela do Rosario da Beturuna, padrinho Luiz Gomes, solteiro

1n-4 Antonio, aos 30-03-1750 na cap. S. Gonçalo da Beturuna padrinho Bartolomeu Boeno do Prado

1n-5 Tomasia aos 25-05-1752 nas Lavras do Funil em casa de D. Maria da Costa Mança com dispensa, por necessidade.

1n-6 Apolonia aos 18-10-1753 na capela da Ibituruna

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 18-10-1753 Cap. Ibituruna, Apolonia, f.l. Manoel Correa da Silva e Rita da Motta, np Elias Correa e Maria de Faria, maternos de Maria mina, todos nts do Rio de Janeiro, padr.: Francisco Duarte, solteiro e Maria Gonçalves, todos moradores e fregueses desta.

 

2n- Faustina da Motta, batizada em 26-01-1726, filha natural de Maria de Nazaré, mina, alforriada no batismo pelo pai. Vivia em companhia da madrasta.

inserido no inventário paterno:

Acento: Livro de batizados  da Freguesia de...(ilegivel)... Aos 26 dias do mes de janeiro de 1726 anos na igreja matriz dessa Vila o padre...(ilegivel)...Ferreira de Carvalho batizou e pôs os santos óleos a Faustina filha de Maria de Nazaré Mina, escrava de Francisco Duarte da Mota. Foram padrinhos Jose Vaz Caldas e Micaela de Goes mulher de Manoel Gonçalves Avintes todos moradores nesta Freguesia e pelo dito Francisco Duarte da Mota foi dito que a forrava...

 

Filhos legitimos de Francisco Duarte da Motta e Maria de Góes:

 

1- Sancha Maria da Motta, solteira em 1744 quando foi madrinha com o irmão Antonio da sobrinha Izabel 1n-1 supra.. Em 1752 estava casada com Caetano Martins da Fonseca, filho de Manoel Martins Machado, natural da freguesia de Creychamil do termo de Barcelos Arc. de Braga e Izabel da Fonseca Pinto natural da vila de Santos-SP, neto paterno de Manoel Rodrigues Sobreiro filho de Maria Francisca que foi filha de Manoel Francisco e sua primeira mulher Maria Francisca.

Izabel da Fonseca Pinto, viúva com 28 anos e moradora em S. José do Rio das Mortes em 31-01-1726, requereu dispensa do impedimento de afinidade lícita para se casar com Teodoro de Amorim de Miranda, com 26 anos natural da Vila Cova freguesia de Santa Maria Arc. de Braga, filho de Marinho Fernandes de Miranda e de Vitória Jerônima, neto materno de Jerônima Francisca filha de outra Jerônima Francisca segunda mulher de Manoel Francisco supra citado.

(pesq. Moacyr Villela) Processo matrimonial – AEAM – Mariana numero 7735 Rio das Mortes 31-01-1726

Orador – Teodoro de Amorim de Miranda filho legitimo de Marinho Fernandes de Miranda e de Vitória Jerônima, 26 anos, natural da Vila Cova, Freguesia de Santa Maria, Arcebispado de Braga

Oradora – Isabel da Fonseca Pinto viúva de Manoel Martins Machado que era filho legitimo de Manoel Rodrigues Sobreiro. Casou nas Minas. Ela tem 28 anos e mora em São José do Rio das Mortes

Encontram-se impedidos porque:

1- A mãe do orador Vitória Jerônima é filha de Jerônima Francisca e esta filha de outra Jerônima Francisca casada segunda vez com Manoel Francisco.

2- Manoel Francisco foi primeiro casado com Maria Francisca de quem nasceu outra Maria Francisca que foi mãe de Manoel Rodrigues Sobreiro pai de Manoel Martins Machado

3- Manoel Martins Machado foi marido da oradora que hoje é viúva. Por parte de cujo marido vem o impedimento ao orador por ser segundo neto do mesmo Manoel Francisco de que procede o orador e o seu antecessor marido que foi da oradora

Testemunhas:

- Manoel Rabelo Rosa, natural de Santa Maria , Vila Cova , Braga , morador no Rio de Janeiro, casado, mestre de uma barca de João Francisco da Costa , 50 anos; Diz que conhece Manoel Rodrigues Sobreiro morador na freguesia de Creixomil mística à do orador.

- José Rodrigues, natural de San Paio de Prilhal, termo de Barcelos, homem marítimo que navega do Reino para o Brasil, solteiro de 47 anos. Diz que sabe que a mãe do orador é prima de Manoel Rodrigues Sobreiro pai de Manoel Martins falecido marido da oradora pois as mães de Vitória e Manoel Rodrigues Sobreiro eram meia irmãs, filhas do mesmo pai que foi casado duas vezes

 

Sancha Maria e Caetano foram pais de, pelo menos:

1-1 Ana, batizada em Tiradentes em 29-09-1754.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-09-1754 matriz, Ana, f.l. Alf. Caetano Martins da Fonseca e Sancha Maria da Mota, np Manoel Martins Machado, natural do termo de Barcelos Arc. de Braga freg. de Creychamil e Izabel da Fonseca Pinto natural da vila de Santos bispado de S. Paulo, nm de Francisco Duarte da Mota natural da freguesia de Valongo do Lugar de Arrancada do Bispado de Coimbra e Maria de Goes natural da freguesia de N. Sra. do Pilar da vila de São João del Rei do bispaso de Mariana, padr.: Domingos Barbosa Pereira .

          Ana Tomasia da Motta casou com Alf. Antonio Marques Pinto natural da freguesia de S. Mamede do Valongo Bispado de Penafiel, filho de Antonio Francisco, natural da dita freguesia de S. Mamede filho de Manoel Francisco e Maria João, e de Teresa Marques naturaç da mesma freguesia filha de Antonio Martins e Maria Marques.

Tiveram filhos batizados em Tiradeentes, q.d.:

1-1-1 Ana, batizada em 09-11-1777.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos nove dias do mes de Novembro de 1777 matriz, Ana, f.l. Antonio Marques Pinto e Ana Tomasia da Motta, padr.: Sargento Mor Domingos Barbosa Pereira e s/m D. Ana Maria Cerqueira de Pinho todos desta freguesia.

         Ana Marques da Motta aos 15-01-1807 casou com Alexandre Moreira dos Santos, batizado em 16-09-1765, filho de Sebastião Moreira Peixoto e Angela Maria do Espirito Santo

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 15-01-1807 matriz; Alexandre Moreira dos Santos, f.l. Sebastião Moreira Peixoto e Angela Maria do Espirito Santo, n/b Oliveira; cc Ana Marques da Mota, f.l. Alf. Antonio Marques Pinto e Ana Tomasia da Mota, n/b nesta matriz; test.: Alf. Manoel Pereira dos Santos Vianna e Antonio Marques Pinto, moço.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-09-1765 Oliveira, Alexandre, f.l. Sebastião Moreira e Angela Maria do Espirito Santo, padr.: Francisco de Souza Maya, solteiro e Angelica Maria, solteira.

 

         Alexandre casou segunda vez com Maria Felicia do Espirtio Santo, natural do Serro Frio, filha natural de Antonia da Silva do Rosario. Alexandre testou em 28-02-1832, sem geração de ambos os matrimônios. Maria Felicia testou em 23-09-1846.

Santo Antonio do Amparo, MG Igreja Santo Antonio óbitos Testamento de Alexandre Moreira dos Santos: (...) declaro que sou f.l. de Sebastião Moreira Peixoto e Angela Maria do Espirito Santo, já falecidos, nat/bat na capela de N Ssra da Oliveira filial de Santo Antonio da vila de São Jose comarca d o Rio das Mortes. Fui cc Ana Marques da Motta de cujo matrimonio não tivemos filho algum e de quem fiquei viuvo; e ao presente me acho casado com Maria Felicia do Espirito Santo de quem até o presente não temos filho algum nem outro herdeiro algum legitimo que meus bens possa herdar.

Testamenteiros em 1º a m/mulher Maria Felicia do Espirito Santo, em 2ºAntonio Alves Gonçalves, em 3º Manoel Antonio de Carvalho. Instituo por minha herdeira universal a dita minha mulher (...) Fazenda do Carvalho,. Aplicação de Santo Antonio do amparo 28 de fevereiro de 1832 - Alexandre Moreira dos Santos. Segue-se a aprovação.

E para constar faço este termo Amparo 20 de agosto de 1840 O Vig. Pedro Fernandes de S. Thiago

 

Santo Antonio do Amparo, MG Igreja Santo Antonio Test. de D. Maria Felicia do Espirtio Santo, natural da Prahuna no Serro Frio, f. natural de Antonia da Silva do Rosario, já falecida. Fui cc Alexandre Moreira dos Santos, ja falecido, de cujo matrimonio não tivemos filhos. Testamenteiros em 1º Francisco Rodrigues Vaz, em 2º Antonio Joaquim Borges, em 3º Jose Vaz de Freitas, em 4º Vicente Pacheco de Jesus. Deixo por minha universal herdeira a Candida Flora de Santa Ana, cc Antonio Joaquim Borges, moradores no municipio de Franca os quais foram moradores na aplicação do Bom Sucesso. Santo Antonio do Amparo 23 de setembro de 1846.

Nada mais se continha Amparo 17-08-1850.

 

1-1-2 Manoel Marques Pinto, batizado em 03-10-1778. Aos 11-08-1801 casou com Rita Maria de Jesus, filha de Antonio de Sousa Coimbra e Maria da Conceição, neta paterna de Manoel de Souza e Maria Luiz, neta materna de Diogo Pereira Braga e Antonia de Arantes de Jesus. Geração na família “José Vieira de Brito”.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-10-1778 matriz, Manoel, f.l. Antonio Marques Pinto e Ana Tomasia da Motta, npaterno de Antonio Francisco e Teresa Marques, nmaterno do Alf. Caetano Martins da Fonseca e Sancha Maria da Motta. Padr.: a dita Sancha e o Padre Miguel Rebello Barbosa.

1-1-3 Padre Antonio Marques Pinto, batizadp e, 16-04-1783.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-04-1783 matriz, Antonio, f.l. Antonio Marques Pinto e Ana Tomasia da Motta, padr.: Antonio Pedroso de Carvalho Galvão e D. Eulalia filha do Sarg. Mor Luiz Vaz de Toledo.

 

Padre Antonio faleceu com testamento aberto em 01-08-1734:

Tiradentes e capelas filiadas, óbitos, Testamento com que faleceu o Reverendo Antonio Marques Pinto

(...) ordeno o meu testamento da forma seguinte:

Testamenteiros: em 1º o Reverendo Vigario Jose Lameda d'Oliveira, em 2º meu mano o Padre Jose Marques da Motta, e por minhas herdeiras as minhas sobrinhas.

Declaro que deixo forros e libertos a meus escravos Lourenço e Raimundo, e nesta forma hei por concluido este meu testamento, e por não poder escrever pedi ao Padre Laureano Antonio do Sacramento por mim escrevesse, e depois de o ter ouvido ler, e achar conforme ter ditado,. Vila de S, Jose 30-07-1834. Declaro que o testador por não poder escrever pedio e rogou a João Bruno da Fonseca assinasse em seu lugar sendo testemunhas presentes João Patricio Lopes e Jose Alves da Cunha Torga. Assino a rogo do testador o Reverendo Anonio Marques Pinto, João Bruno como testemunha, que escrevi e vi assinar o Padre Laureano Antonio do Sacramento.

Aprovação: Tabelião Joaquim Gonçalves Ramos, no mesmo dia e era supra.

Abertura: pelo Juiz Municipal o Sargento Mor João Antonio de Campos no primeiro de Agosto de 1834.

1-1-4 Bento, batizado em 04-08-1785.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-08-1785 matriz, Bento, f.l. Antonio Marques Pinto e Ana Tomasia, padr.: Padre Bento Cortez de Toledo.

1-1-5 Cherubina, batizada em 11-06-1787. Cherubina Marques, em 18910 madrinha juntamente com o irmão Padre Antonio.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-06-1787 matriz, Cherubina, f.l. Antonio Marques Pinto e D. Tomasia da Mota, padr.: Cap. Luiz Cardoso Fontes, morador na vila de S. João de Rei, e D. Maria Caetana Hermelinda de Souza Soares, filha do Dr. Domingos Jose de Souza, desta freguesia.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-02-1810 matriz, Missias n. 23-01, f. natural de Antonia crioula, escravos do Ajudante Manoel Marques Temudo, padr.: Revdo Antonio Marques Pinto e Cherubina Marques filha de Antonio Marques Pinto, todos desta freguesia.

 

1-1-6 Maria Florinda de Jesus batizada em 22-05-1780. Aos 18-01-1800 casou com Manoel Pereira dos Santos, natural da freguesia de Santa Maria Maior Vila de Viana Arc. Braga, filho de João Antonio Nicolau Pereira e Maria Rosa.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-05-1780 matriz de Santo Antonio, Maria nascida aos 15 do dito mes, f.l. Antonio Marques Pinto e Ana Tomasia da Mota, padr.: Manoel da Costa Maya e Pedro Ferreira Belza, todos moradores nesta dita vila, Vila de São Jose 02-01-1800

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas.; 18-01-1800; Matriz; Manoel Pereira dos Santos; f. João Antonio Nicolau Pereira e Maria Roza; n/b na Freg. S. Maria Mayor da Colegiada Matriz da Vila de Viana - Arceb.Braga; = cc. Maria Florinda de Jesus; f. Antonio Marques Pinto e Ana Thomasia da Motta; n. São José. Test.: Revdo Bernardo Boaventura de Moraes, Cap. Manoel da Costa Maya e outros muitos desta vila.

 

         Alferes Manoel em 1810 já tinha acrescentado o toponimico “Viana” a seu nome:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-12-1810 matriz, Maria Cecilia n. 22-11, f.l. Francisco Jose de Santa Ana e Maria Custodia, padr.: Cap. Pedro Rodrigues de Faria, casado da freg. de S. João del Rei, e Maria Florinda de Jesus mulher do Alf. Manoel Pereira dos Santos Viana, e os mais desta freguesia.

 

1-1-7 Flavia Domitila da Motta batizada em 29-08-1789. Dispensados do impedimento de afinidade licita em 1º grau aos 22-06-1822 casou com Manoel Pereira dos Santos Vianna, natural de Viana Arc. Braga, filho de João Antonio Nicolau Pereira e Maria Rosa

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-08-1789 matriz, Flavia n. aos 20, f.l. Antonio Marques Pinto n. de S. Mamede do lugar de Valogo comarca da Maia Bispado de Penafiel e Ana Tomasia da Motta n. desta dita vila de S. Jose, np Antonio Francisco e Teresa Marques nts da dita paragem de S. Mamede, nm do Alf. Caetano Martins da Fonseca e D. Sancha Maria da Motta nts desta sobredita vila de S. Jose, padr.: Ten. Manoel Jorge Ribeiro, solteiro morador nesta mesma vila.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas 22-06-1822; dispensados do impedimento de afinidade licita de 1º grau; matriz; Manoel Pereira dos Santos Vianna; f.l. João Antônio Nicolau Pereira e Maria Rosa; n/b vila de Viana Arceb.Braga; cc D. Flávia Domitilla da Motta; Alferes Antônio Marques Pinto e D. Ana Thomasia da Motta; n/b São José. Test.: Cap. Mor Manoel da Costa Maia, Cap. João Antonio de Campots todos moradores nesta vila.

         Tenente Manoel, viúvo, em 29-09-1823 casou com Messias Perpétua do Amor Divino, filha do Guardamor Bartholomeu de Sousa Soares e Bernarda de Proença e Lara, família “Ribeiro da Silva” de S. Gonçalo do Brumado Cap. 2.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, 29-09-1823; Ermida N.S.Conceição da B.Vista; Tte. Manoel Pereira dos Santos Vianna, viúvo de Flávia Domitila da Motta - Ermida N.S.Conc.Boa Vista do Guardea Mor  Bartolomeu S.; = cc. Messias Perpétua do Amor Divino; f. Guardamor Bartholomeu de Sousa Soares e Bernarda de Proença e Lara; n. São José;

1-1-8 Flavio, batizado em 15-12-1791.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-12-1791 matriz, Flavio(sic) n. aos 17-10, f.l. Furriel Antonio Marques Pinto e Ana Tomasia da Motta, moradores nesta vila, padr.: Revdo Flavio Antonio de Moraes Salgado coadjutor da freg. de Santa Ana das Lavras do Funil e D. Joana Maria da Motta mulher de Luiz Gomes Salgado, tambem moradora nas Lavras do Funil por pp que apresentou Manoel da Costa Maya morador nesta dita vila.

1-1-9 José, nasceu aos 08-12-1793 e foi batizado em 05-01 do ano seguinte.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-01-1794 matriz, Jose n. aos 08-12-1793, f.l. Alf. Antonio Marques Pinto n. da freg. de S. Mamede do Valongo Bispado de Penafiel e D, Ana Tomasia da Mota n. desta dita freguesia de Santo Antonio da vila de S. Jose onde são moradores, np Antonio Francisco n. da dita freguesia de S. Mamede filho de Manoel Francisco e Maria João, e de Teresa Marques n. da mesma freguesia filha de Antonio Martins e Maria Marques; neto materno do Alf. Caetano Martins da Fonseca e D. Sancha Maria da Motta naturais desta dita freguesia de Santo Antonio esta filha de Francisco Duarte da Motta e Maria de Gois; padr.: Jose Pereira Guimarães, solteiro morador nesta dita vila. Declaro que o dito Alferes Caetano Martins da Fonseca é filho de Manoel Martins Machado e Izabel da Fonseca Pinto. O Vig. Mel. Gomes de Souza.

1-1-10 Padre José Marques da Motta, batizado em 11-04-1795. 2º testamenteiro do irmão Padre Antonio.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-04-1795 matriz, Jose n, 27-03, f.l. Furriel Antonio Marques Pinto, n. da freg. de S. Mamede de Valongo Bispado de Penagfiel e D. Ana Tomasia da Motta, n. desta dita freguesia de Santo Antonio da vila de S. Jose onde são moradores, np Antonio Francisco, n. da dita freg. de S. Mamede filho de Manoel Francisco e Maria João, e de Teresa Marques, n. da mesma freguesia filha de Antonio Martins e Maria Marques; neto materno do Alf. Caetano Martins da Fonseca filho de Manoel Martins Machado e Izabel da Fonseca Pinto, e de D. Sancha Maria da Motta filha de Francisco Duarte da Motta e de Maria de Gois naturais desta dita freguesia de Santo Antonio; padr.: Alf. Jose Vicente de Almeida e Ana Marques, solteiros, esta irmã do dito batizado e todos moradores nesta vila de S. Jose.

 

2- Antonio Ferreira da Motta padrinho em 1744, juntamente com a irmã Sancha, da sobrinha Izabel 1n-1 supra, ambos solteiros. Com 24 anos em 1752 se encontrava ausente.

 

3- Francisco Duarte da Motta, batizado em 16-04-1738. Solteiro em 1756

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-04-1738 Francisco, f.l. Francisco Duarte da Motta e Maria de Goes, da Cachoeira do Rio Grande; padr.: Francisco Xavier do Prado e Teresa de Afonseca Pinta.

 

4- Claudio da Motta Ferreira, batizado em 09-07-1741.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 09-07-1741 Claudio, f.l. Francisco Duarte da Motta e Maria de Goes, padr.: Diogo Bueno da Afonseca e Maria da Costa Mansa mulher de Braz da Silva Lopes.

 

5- Joana Maria da Motta, batizada em 05-04-1744. Aos 03-02-1761 casou com Luiz Gomes Salgado, filho do falecido João Gomes Salgado e Francisca de Moraes, neto paterno de João Gomes e Maria Simões. neto materno de Luiz Marques das Neves e Maria de Moraes Raposo. Geração na família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 1º.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 05-04-1744 Joana, f.l. Francisco Duarte da Motta e Maria de Goes, padr.: o Revdo Padre Francisco Jorge Martins e Francisco Viegas de Menezes da freguesia de S. João del Rei; e o dito inocente e pais moradores no Fonil desta freguesia.

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 03-02-1761 Luiz Gomes Salgado, f.l. do defunto João Gomes Salgado e D. Francisca de Moraes, n/b freg. N. Sra da Conceição dos Prados desta comarca do Rio das Mortes; = cc. Joana Maria da Motta, f.l. do defunto Francisco Duarte da Motta e Maria de Goes, n/b nesta freguesia da Sra da Conceição das Lavras da comarca do Rio das Mortes.