PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

FELIX GONÇALVES TENÓRIO

(atualizado em 26-maio-2016)

 

Antonio Carlos de Castro

 

 

Felix Gonçalves Tenório, natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora de Monte Serrat da cidade de São Paulo, filho de Domingos Gonçalves Martins, natural da cidade do Pôrto e baptizado na freguezia de São Nicolau e de sua mulher Ana Tenório, natural e batizada na freguesia de São Roque da cidade de São Paulo. Casou com Izabel Gonçalves de Almeida, natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Conceição da cidade de São Paulo, filha de Ignacio de Oliveira Ramos, natural da cidade do Pôrto e de sua mulher Maria Ribeyra Peralta, natural e batizada na freguesia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Sam Paulo (informações no termo do batismo da filha Maria - 10 abaixo).

 

Foi irmão de Izabel, Ignácio de Oliveira Ramos que casou com Josefa Soares dos Santos (padrinho no casamento da sobrinha Isabel Gonçalves de Almeida 6 abaixo)

 

Felix e Izabel foram moradores na paragem “Ferros” em Guarapiranga-MG.

 

Pela cronologia, estimamos que Felix nasceu nos primórdios do século XVIII. Lembramos que por esta época em São Paulo, o apelido “Tenório” era usado pelos descendentes do bandeirante Martim Rodrigues, que Pedro Taques “batizou” de “Martim Rodrigues Tenório de Aguiar”. SL vol 4º, Título Tenórios, onde se vê também que eram muito relacionados com os Gonçalves, entre outros dos primeiros povoadores da Capitania de São Vicente. Ainda desentroncado.

 

Felix faleceu aos 17-08-1769 e foi inventariado pela viúva no ano seguinte:

AHCSM - Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana-MG

Documento: Inventário

Inventariado: Felix Gonçalves Tinorio

Inventariante: Izabel de Almeida Ramos

Data: 1770

Local: Paragem chamada os Ferros, freguesia de Piranga

Referência:: Cx:85 / A:1855 / 1ºof

Transcrição feita por Izabella Fátima de Oliveira Sales a pedido de Antônio Carlos de Castro

[fl1] [Abertura:]

Inventário que se fez dos bens que / ficaram por falecimento de Felis Gonsalves / Tinorio casado que foi com Izabel de Almei/da Ramos, moradores nesta paragem chamada / os ferros freguesia  da Piranga onde faleceu / sem Testamento em 17/08/1769.

[fl2] [Título de herdeiros:]

- D. Quiteria casada com o Capitão Jose Gonçalves Vieira.

- Anna casada com Constantino Soares Teixeira

- João Gonçalves - 40 anos

- Antônio Gonçalves - 38 anos

- Agostinho Gonçalves - 36 anos

- Izabel casada com Domingos Lopes de Carvalho - 34 anos

- Domingos Gonçalves - 32 anos

- Manoel Gonçalves - 30 anos

- Jose Gonçalves - 29 anos

- Maria casada com Manoel da Costa Almeida - 28 anos

- Joaquim Gonçalves - 27 anos

- Margarida Gonçalves - 22 anos

- Francisca solteira - 20 anos

- Rita Gonçalves- 18 anos

 

Foram 14 os filhos do casal (idades em 1770):

 

1- Quitéria Gonçalves de Almeida, natural do Sumidouro. Com processo matrimonial de 1743 casou com José Gonçalves Vieira, natural da freguesia de S. Julião das Taboaças conselho de Vieira ARc. Braga, filho de Bento Gonçalves e Domingas Vieira. Geração na família “Gonçalves Leal”.

Pesquisa de José Olinto Xavier da Gama

Arquivo Eclesiastico Arquidiocese de Mariana-MG

Processo Matrimonial = data 1743

Local=Guarapiranga

José Gonçalves Vieira e Quitéria Gonçalves de Almeida

Declarou ser filho legitimo de Bento Gonçalves e sua mulher Joana Vieira, natural e batizado na freguesia de São Julião das Taboaças, conselho de Vieira,Arcebispado de Braga,Portugal. Ela declarou ser filha legítima de Félix Gonçalves Tenório e Isabel de Almeida, natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Sumidouro.

 

2- Ana casada com Constantino Soares Teixeira, natural da vila de São Miguel de Roã,termo da Vila de Avidana de Souza, Bispado do Pôrto, filho de João Teixeira e sua mulher Maria Soares.

Pesquisa de José Olinto Xavier da Gama

Arquivo Eclesiastico Arquidiocese de Mariana-MG

Processo Matrimonial-

Constantino Soares Teixeira e Ana Gonçalves Tenório

Declarou Constantino ser filho de João Teixeira e sua mulher Maria Soares,natural e batizado na vila de São Miguel de Roã,termo da Vila de Avidana de Souza,Bispado do Pôrto, Portugal. Ela batizada na freguezia de NS da Conceição de Guarapiranga, filha de Félix Gonçalves Tenório e Izabel de Almeida Ramos

 

3- João Gonçalves com 40 anos em 1770, natural do Sumidouro. João Gonçalves Tenório casou duas vezes; primeira vez na freguesia do Serro Frio, casou com Maria de tal. Segunda vez, por 1767, casou com Ana Francisca Cardoso, batizada em 08-05-1747 na capela de Santo Antonio filial de Guarapiranga, filha do falecido Paschoal Cardoso, natural e batizado na freguesia de Santo Antonio, bispado de Angra, e Ana Francisca Cardoso, natural e batizada na freguesia de São Sebastião-MG, neta materna de Bartolomeu Gonçalves e Maria Antunes.

Pesquisa de José Olinto Xavier da Gama

Arquivo Eclesiastico Arquidiocese de Mariana-MG

Processo  Matrimonial  3754

1767= Guarapiranga=

João Gonçalves Tenório e Ana Francisca Cardoso

Diz, João Gonçalves Tenório, filho legitimo de Félix Gonçalves Tenório e Isabel de Almeida Ramos, batizado e natural da freguesia de Sumidouro, que quer receber em matrimonio a Ana Francisca Cardoso, filha legitima de Paschoal Cardoso, natural e batizado na freguesia de Santo Antonio, bispado de Angra, já defunto e Ana Francisca Cardoso, natural e batizada na freguesia de São Sebastião, desta comarca, filha de Bartolomeu Gonçalves e Maria Antunes.

Ela nascida em 27 de abril de 1747 e batizada em 8 de maio de 1747 na capela de Santo Antonio do Rio Abaixo,filial de Guarapiranga.

Declarou o contraente  que foi casado com Maria,na freguesia do Serro Frio e encontra-se viúvo

OBS= não tem data do casamento

João e Ana Francisca tiveram os filhos, q.d.:

3-1 Manoel Gonçalves Tenório em 1793 tirou provisão para se casar com Maria Angélica de Jesus, batizada em 10-02-1769 na matriz de N. Sra da Conceição de Piranga, filha João Rodrigues Campos e Margarida da Luz.

Pesquisa de José Olinto Xavier da Gama

Arquivo Eclesiastico Arquidiocese de Mariana-MG

Processo Matrimonial 6693

Lugar =Piranga - Ano de 1793=

Manoel Gonçalves Tenório e Maria Angélica de Jesus

Diz Manoel Gonçalves Tenório,filho legitimo de João Gonçalves Tenório e Ana Francisca Cardoso que deseja receber em casamento a Maria Angélica de Jesus, filha legitima de João Rodrigues Campos e Margarida da Luz.

Certidão de Batismo

No dia 10 de fevereiro de 1769,na matriz de NS da Conceição de Piranga,O reverendo Lino Lopes de Mattos,baptizou e pós óleos santos a Maria Angélica,nascida em 22 de janeiro de 1769  na freguesia de Guarapiranga

3-2 João Gonçalves Tenório, natural de Guarapuiranga. Em 27-03-1795 casou com Lourença Maria de Jesus, natural de Curral del Rei, filha de Raimundo Souza e Ana Maria Ribeiro.

Pesquisa de José Olinto Xavier da Gama

Arquivo Eclesiastico Arquidiocese de Mariana-MG

Processo Matrimonial 3755

Local =Piranga = Ano=1795

Diz, João Gonçalves Tenório,filho legitimo de João Gonçalves Tenório e Ana Francisca Cardoso,natural e batizado na freguesia de Guarapiranga, que deseja receber em matrimonio a Lourença Maria de Jesus,filha legitima de Raimundo Souza e Ana Maria Ribeiro, natural da freguesia de Curral Del Rey

Data casamento=27 de março de 1795

3-3 Domingos Gonçalves Tenório, natural de Guarapinranga. Em 1799 tirou provisão para se casar com Ana Francisca Cardoso, natural de Guarapiranga, filha de Manoel Coelho Barbosa e Maria Joaquina.

Pesquisa de José Olinto Xavier da Gama

Arquivo Eclesiastico Arquidiocese de Mariana-MG

Processo Matrimonial= 1878

Local=Piranga = Data= 1799

Diz,Domingos Gonçalves Tenório,filho legitimo de João Gonçalves Tenório e Ana Francisca Cardoso,filha legitima de Manoel Coelho Barbosa e Maria Joaquina,ambos nascidos na freguesia de Guarapiranga e moradores  no ribeirão Conceição da mesma freguesia

 

4- Antônio Gonçalves, com 38 anos.

 

5- Agostinho Gonçalves Tenório, com 36 anos. Solteiro em 1769, foi padrinho da sobrinha Maria Madalena, filha de Quitéria supra.

 

6- Izabel Gonçalves de Almeida, em 1747 foi madrinha da sobrinha Ana Maria, filha de Quitéria. Em 1770, com 34 anos. Em 05-10-1756 casou com Domingos Lopes de Carvalho, natural da freguesia de Santo André do Rio Douro, cabeceira de baixo, Arcebispado de Braga, filho de Simeão Lopes e Benta Domingas

Pesquisa de José Olinto Xavier da Gama

Arquivo Eclesiastico Arquidiocese de Mariana-MG

Processo Matrimonial =Ano 1756 = Piranga MG

Domingos Lopes de Carvalho e Isabel Gonçalves de Almeida

Declarou ser filho de Simeão Lopes e Benta Domingas, nascido e batizado na freguesia de Santo André do Rio Douro, cabeceira de baixo, Arcebispado de Braga, Portugal, e Isabel filha de Félix Gonçalves Tenório e Izabel de Almeida Ramos, natural e batizada na freguesia de NS da Conceição de Guarapiranga.

Casaram dia 5 de outubro de 1756 na matriz de Guarapiranga, sendo padrinhos Ignácio de Oliveira Ramos, filho de Maria Ribeyra da Peralta e sua mulher Josefa Soares dos Santos

 

7- Domingos Gonçalves, com 32 anos.

 

8- Manoel Gonçalves Tenório, batizado em 26-11-1739 em Guarapiranga. Casou em 23-12-1786 com Maria Isabel Conceição, batizada na capela de São Domingos em 13-09-1762, filha do falecido José Rodrigues Negrão e Maria do Nascimento.

Pesquisa de José Olinto Xavier da Gama

Processo  Matrimonial numero 6624 - Ano de 1786=

Manoel Gonçalves Tenório e Maria Isabel Conceição

Pesquisa de José Olinto Xavier da Gama

Diz Manoel Gonçalves Tenório,filho legitimo de Félix Gonçalves Tenório e Isabel de Almeida,já defuntos,que quer receber em matrimônio a Maria Isabel da Conceição,filha legitima de José Rodrigues Negrão, já falecido e de Maria do Nascimento, naturais e moradores  de Santana dos Ferros,freguesia de Guarapiranga

Casaram em 23 de dezembro de 1786

Ele foi batizado em 26/11/1739 na Igreja de NS da Conceição  de Guarapiranga,sendo seus padrinhos José Leme e Isabel Nunes

Ela batizada 13/9/1762 na capela de São Domingos

 

9- José Gonçalves, com 29 anos.

 

10- Maria Gonçalves dos Anjos, batizada em 29-01-1744. Foi madrinha do sobrinho Francisco Sales, filho de Quitéria. Em 1770 estava casada com Manoel da Costa Almeida

Pesquisa de José Olinto Xavier da Gama

Arquivo Eclesiastico Arquidiocese de Mariana-MG

Processo Matrimonial Registro=6268

Local = Piranga = Ano 1759

Manoel da Costa Almeida e Maria Gonçalves dos Anjos

Transcrito do original por Luciana Viana Assunção, Arquivista da Cúria de Mariana

“Diz Maria Glz dos Anjos, filha legitima de Tellis Gonçalves Tinorio e sua mulher Izabel de Almeyda, nacida e Baptizada na Frg.ª de nossa Sra. da Conceição de Guarapiranga que para se cazar careça de certidão de Batismo Pello que. Correa - P A Vm.e mande Passar do que constar no Livro de seu assento. ERM.ce

Antonio Monteyro de Noronha,escrivam e ajudante da Camara episcopal por sua Exma Rever.,certifico que em meo poder ,e cartório da Camara se acham os livros sendo dos acentos de batizados da freguezia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga e acha as folhas cento e quinze a se acha um assento de theor e forma seguinte=e a vinte e nove de janeyro de mil setecentos e quarenta e quatro na Capella de Santo Antonio Do Rego de Abaixo,baptizou e pós óleos santos o Padre Roque Leal a Maria,nascida a dezasseis do mesmo mês, de janeyro, filha legitima de Félix Gonçalves Tinózio, natural e baptizado na freguezia de Nossa Senhora de Monte Serrat da cidade de São Paulo e de sua mulher Izabel de Almeyda Ramos, natural e baptizada na freguezia de Nossa Senhora da Conceyção da cidade de San Paulo,netta pela parte paterna de Domingos Gonçalves Martins, natural da cidade do Pôrto e baptizado na freguezia de São Nicolau e de sua mulher Ana Tinózio, natural e baptizada na freguezia de São Roque da cidade de São Paulo e netta por parte materna de Ignacio de Oliveira Ramos ,natural da cidade do Pôrto e de sua mulher Maria Ribeyra Peralta,natural e baptizada na freguezia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Sam Paulo, foram padrinhos Jozé Gonçalves Vieyra e Quitéria Gonçalves Tinózia, de que fis este assento João Barbosa e Maciel - Cidade de Mariana aos oito dias de mayo do anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil sete sentos e sinquenta e nove. Antonio Monteyro de Noronha Escrivam.

 

11- Joaquim Gonçalves Tenório, com 27 anos em 1770. Em 1769 tirou provisão para se casar com Benta Maria da Conceição, batizada em Vila Nova de Sabará, filha de Bento e Maria Josefa.

Pesquisa de José Olinto Xavier da Gama

Arquivo Eclesiastico Arquidiocese de Mariana-MG

Processo Matrimonial = Ano 1769 = Congonhas

Joaquim Gonçalves Tenório e Benta Maria da Conceição

Declarou ,Joaquim Gonçalves Tenório ser filho legitimo de Félix Gonçalves Tenório e Isabel de Almeida,morador da Barra do Bacalhau,freguesia de NS da Conçeição de Guarapiranga que queria casar com Benta Maria da Conceição,batizada na freguesia de Roça Grande da Vila Nova de Sabará,filha de Bento e Maria Josefa.

 

12- Margarida Gonçalves, com 22 anos.

 

13- Francisca Gonçalves de Almeida, solteira com 20 anos. Foi madrinha, juntamente com o irmão Agostinho, da sobrinha Maria Madalena.

 

14 Rita Gonçalves, com 18 anos em 1770. Rita Maria Gonçalves casou em 10-11-1783 com Antonio Martins Guimarães, natural de Santa Maria do Salto, Concelho de Monte Longo Comarca de Guimarães Arcebispado de Braga, filho de João Martinez e Francisca Messias.

Pesquisa de José Olinto Xavier da Gama

Arquivo Eclesiastico Arquidiocese de Mariana-MG

Processo Matrimonial - Ano 1783 - Guarapiranga

O reverendo Lino Lopes de Barros,formado na Universidade de Coimbra,Portugal, declarou que querem casar,Antonio Martins Guimarães,filho de Joan Martinez e Maria Messias, natural de Santa Maria de Salto,Vila de Guimarães,Portugal e Rita Maria Gonçalves Tenório,natural e batizada na freguesia de NS da Conceição de Guarapiranga,filha legitima de Fèlix Gonçalves Tenório e Isabel de Almeida, neta paterna de Domingos Gonçalves......(comido de Cupim),batizado na freguesia de São Nicolau em Lisboa,Portugal,neta materna de Maria Rybeira da Peralta,natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Vila de São Paulo.

Casaram em 10 de novembro de 1783 na matriz de Guarapiranga.

 

          O casal se estabeleceu na localidade de Bom Jardim na Barra do Bacalhau, atual Guaraciaba.

          Antonio faleceu em 27-10-1794, deixando testamento do mesmo ano (Arquivado na Casa Setecentista de Mariana), onde declarou além de sua naturalidade, filiação, que era casado com Rita Maria Gonçalves, tendo dois filhos:

14-1 Francisco Antonio Martins Guimarães de 9 anos

14-2 João Antônio Martins Guimarães, de 7 anos. Alferes João possuía uma propriedade em Bandeirantes, distrito de Mariana. Faleceu em 1830, deixando inventário arquivado na Casa Setecentista de Mariana.onde consta casado com Maria Lucinda de São José e os seguintes filhos na mesma data:

14-2-1 Antonio Martins Guimarães, com 20 anos

14-2-2 Maria Lucinda de São José (filha), casada com Antônio José de Miranda

14-2-3 Manoel Martins Guimarães, com 17 anos

14-2-4 João Calisto Guimarães, com 15 anos

14-2-5 Joaquim Martins Guimarães, com 13 anos

14-2-6 Luis Martins Guimarães, com 12 anos

14-2-7 Joana Martins Guimarães, com 10 anos

14-2-8 Ana Martins Guimarães, com 9 anos

14-2-9 Domiciano Martins Guimarães, com 7 anos. Na relação dos Eleitores Legiveis de Mariana em 1878, Arquivo da Câmara de Mariana,constava ser filho de João Antonio Martins Guimarães e Maria Lucinda, morador do 17 quarteirão na cidade, e proprietário da Fazenda da Vargem em Bandeirantes. Casou com Ana Maria Leopoldina da Silva, pais de:

14-2-9-1 Francisca Martins Guimarães, nascida em 1854  em Mariana

14-2-9-2 Joaquim Antônio Martins Guimarães, nascido em 1855 em Mariana. Casou com sua prima Maria Delphina Guimarães(14-2-10-1) e veio  residir na região do arraial de Pirapetinga, atual Manhumirim, onde possuia várias casas e três propriedades rurais,sendo as principais as de São Bento e Ranchão. Faleceu em Pirapetinga em 29 de junho de 1903,segundo consta em Atestado de óbito do Cartório de Registro Civil de Manhumirim MG.

          Em seu inventário arquivado no Fórum da Comarca de Manhuaçu do mesmo ano constam os filhos:

14-2-9-2-1 José Teófilo Martins Guimarães casado com Augusta Martins

14-2-9-2-2 Fortunata Leopoldina Guimarães, nascida em 1883. Em 21 de novembro de 1898 casou com Carlos Nogueira da Gama, natural de Piau MG, filho de José Basílio Nogueira e Maria Rosa.

Cartório de Registro Cívil de Pessoas Naturais Manhumirim MG. Certifico que no Livro n 1 de Casamentos , a folha 136 v sob o numero 247,consta o de Carlos Nogueira da Gama e Fortunata Leopoldina Guimarães efetuado em 21 de novembro de 1898, sendo o contraente natural de Piau, municipio de Rio Novo, com 27 anos na data do casamento, filho de José Basilio Nogueira e de Maria Roza Nogueira; e a nubente natural de Manhumirim Minas com 15 anos de idade na època do casamento, filha de Joaquim Antônio Martins Guimarães e Maria Delfina Guimarães.

14-2-9-2-3 David Antonio Martins Guimarães, nascido em 1885, solteiro

14-2-9-2-4 Sebastiana Guimarães casada com Felício

14-2-9-2-5 Margarida Guimarães, solteira, nascida em 1897

 

14-2-10 Sebastião Martins Guimarães, com 5 anos em 1830. Foi morador em Mariana e possuidor de vários imóveis, sendo três casas na Rua Direita, sesmaria de terras, culturas, crias e lavras de ouro no lugar chamado Ponte Grande no Distrito de São Sebastião (Bandeirantes). Era casado com Fortunata Leopoldina da Silva Guimarães, que faleceu em 19 de abril de 1875, deixando inventário (arquivado na Casa Setecentista de Mariana) onde consta que o casal teve duas filhas:

14-2-10-1 Maria Delphina Guimarães casada com Joaquim Antônio Martins Guimarães, 14-2-9-2 supra.

14-2-10-2 Francisca Leopoldina Guimarães casada com Manoel Ângelo da Silva