PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

FELIPE DE ABREU

 

 

Bartyra Sette

 

 

Felipe de Abreu, natural de Santa Ana da Parnaíba casou com Francisca de Siqueira de Moraes, natural da freguesia de Nossa Senhora da Penha de França, ambas do Bispado de São Paulo.

         Comparar com Francisca de Siqueira, filha do Sargento Mor Manoel de Moraes e Siqueira e s/m Teresa de Brito casados em Santa Ana do Parnaíba (SL. 7º, 54, 2-5)

SL. 7, 54, 2-5, Sargento-mor Manoel de Moraes e Siqueira, casou em 1692 em Santana de Parnaíba com Teresa de Brito, f.a de Manuel de Brito Nogueira e de Ana de Proença. V. 4.o pag. 300. Fal. Teresa de Brito em 1713 em Santana de Parnaíba, e teve 13 f.os (C. O. de S. Paulo):

3-4 Francisca de Siqueira

 

 

Felipe e Francisca foram moradores em Queluz-MG onde batizaram filhos:

 

1- Teresa de Jesus casou com Domingos Pacheco Campos, natural da vila Franca da Ilha de S. Miguel, filho de Antonio Nunes Barbosa e Ana de São José.

Tiveram os filhos, q.d.:

1-1 Maria batizada em 08-12-1755.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 08-12-1755 na capela de Santa Ana bat a Maria, f.l. de Domingos Pacheco e Teresa de Brito, nasceu aos 30 de novembro, foram padrinhos Agostinho Barroso da Cunha Viana e Domingas de Lima do Prado, solteira, filha de Felipe de Abreu. Avos paternos Antonio Nunes Barbosa e Ana de São Jose naturais da ilha de São Miguel, freguesia da vila Franca, avos maternos Felipe de Abreu e Francisca de Siqueira naturais da freguesia de Santo Antonio(sic) da Pernaiba Bispado de S. Paulo.

1-2 Quiteria em 22-05-1758.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 22-05-1758 na capela de Santa Ana, bat a Quiteria nascida aos doze do dito mes, f.l. de Domingos Pacheco Campos e de Teresa de Brito, foram padrinhos Manoel Fernandes da Costa e Quiteria Antonia mulher de Manoel Alvres Braga.

1-3 João em 17-05-1761.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 17-05-1761 bat João nascido aos 8 do dito mes e ano, f.l. de Domingos Pacheco Campos e Teresa de Jesus, np de Antonio Moniz Barbosa e Ana de São Jose da freguesia de vila Franca da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra, e nmaterno de Pjelippe de Abreu e de Francisca de Siqueira de Moraes, desta dita freguesia dos Carijos. Foram padrinhos Jeronimo Ribeiro de Crasto e Rosa Maria de Jesus, sua mulher.

1-4 Rosa em 15-05-1763.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 15-05-1763 na capela de Santa Ana, bat a Rosa, f.l. de Domingos Pacheco Campos e Teresa de Jesus, foram padrinhos Antonio da Fonseca e Ana Maria de Abreu, mulher de Agostinho Barroso.

1-5 José em 13-03-1766.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 13-03-1766 na capela de Santa Ana, bat a Jose nascido a cinco do mesmo mes, f.l. de Domingos Pacheco e s/m Teresa de Jesus, np de Antonio de Moraes Barbosa e s/m Ana de São Jose, nts da ilha de S. Miguel, nm de Felipe de Abreu e s/mulher, natural de Surucaba Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Antonio Pereira Guimarães e Ana Maria da Purificação.

 

2- Maria de Abreu casou com Manoel Fernandes da Costa, natural da freguesia de Santa Maria de Adaufe comarca de Vila Real Arc. Braga, filho de Domingos Fernandes da Costa e Maria Dias

Pais de, q.d.:

2-1 Domingos Fernandes da Costa aos 10-02-1792 casou com Maria Luisa da Silva, filha do Alf. Luís da Silva Pinto e Leonor Pereira da Silva. Geração na família “Silva Pinto” de Queluz, neste site.

Aos 10/02/1792, na  Capella de Santo Amaro, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Real Villa de Queluz, da Comarca do Rio das Mortes, Bispado de Mariana, ... sem descobrir impedimento algum canônico nem eu o saber ... das testemunhas Antonio da Silva Pinto e Manoel Pereira da Silva ... se receberam em face da Igreja por palavras de prezente Domingos Fernandes da Costa, filho legítimo de Manoel Fernandes da Costa e de Maria de [danificado], e Maria Luiza da Silva, filha legítima do Alferes Luís da Silva Pinto e Leonor Pereira da Silva,  naturaes e baptizados nesta Freguezia... (pesq. Diego Duque Guimarães).

2-2 Manoel batizado em 02-03-1757.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 02-03-1757 na capela de Santo Amaro bat a Manoel nascido em vinte de fevereiro do mesmo ano, f.l. de Manoel Fernandes da Costa e de Maria de Abreu, np Domingos Fernandes da Costa e Maria Dias, naturais de Santa Maria de Adaufe comarca de Vila Real Arc. Braga, e neta materna de Felipe de Abreu e Francisca de Siqueira naturais de Santa Ana da Parnaiba Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Thome Jose e Josefa de Abreu.

2-3 Felicia em 17-06-1759.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 17-06-1759 na capela de Santo Amaro bat a Felicia nascida aos sete dias do dito mes, f.l. de de Manoel Fernandes da Costa e de Maria de Abreu, np Domingos Fernandes da Costa e Maria Dias, naturais da freguesia de Santa Maria de Adaufe comarca de Vila Real Arc. Braga, e nmaterna de Phelipe de Abreu e de s/m Francisca de Siqueira nts da freguesia de SAnta Ana da Parnaiba Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Manoel Carvalho e Quiteria Antonia mulher de Manoel A. Braga.

2-4 Tomasia em 05-10-1761.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 05-10-1761 na capela de Santo Amaro bat a Tomasia nascida aos vinte e tres de setembro do dito ano, f.l. de Manoel Fernandes da Costa e Maria de Abreu, np Domingos Fernandes da Costa e Maria Dias, naturais da freguesia de Santa Maria de Adaufe comarca de Vila Real Arc. Braga, e nmaterna de Phelipe de Abreu e de s/m Francisca de Siqueira nts da freguesia de Santa Ana da Parnaiba Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Thomas Pinheiro da Silva e Domingas de Lima.

2-5 José em 07-11-1765.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 07-11-1763 na capela de Santo Amaro bat a Jose nascido a 23 de outubro do dito ano, f.l. de Manoel Fernandes da Costa e de s/m Maria de Abreu, neto pela parte paterna(sic) de Felipe de Abreu n. da vila de Santa Ana da Parnaiba Bispado de S. Paulo e de Francisca de Siqueira n. da freguesia de Arassariguama Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Jeronimo Ribeiro de Crasto e s/m Rosa Maria de Jesus, todos desta freguesia.

2-6 João em 26-06-1766.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 26-06-1766 na capela de Santo Amaro bat a João nascido aos dezoito do dito mes, f.l. de Manoel Fernandes da Costa e de s/m Maria de Abreu, neto pela parte paterna Domingos Fernandes da Costa e Maria Dias, naturais da freguesia de Santa Maria de Adaufe Arc. de Braga, e nm de Felipe de Abreu e Francisca de Siqueira, naturais de Santa Ana de Parnaiba Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Domingos Pacheco Campos e Domingas de Lima mulher de Manoel Carvalho, todos desta freguesia.

 

3- Ana Maria de Abreu, batizada em 11-03-1736. Casou com Agostinho Barroso da Cunha Vianna, natural da freguesia de S. Pedro do Rio Concelho de Monte Alegre Arc. Braga, filho de José Francisco, n/b no Mosteiro de Vieira e Agueda Francisca, n/b na freguesia de S. Pedro do Rio.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 11-03-1736 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Phelipe de Abreu e de Francisca de Moraes, foram padrinhos o Sarg. Mor Alexandre Pereira de Araujo e Joana do Prado mulher de Domingos Dias Vieira,

Pais de, q.d.:

3-1 Maria batizada em 29/01/1754; Maria n. aos 18 do dito, padr.: Antonio Gomes de Souza, solt. e Maria de Abreu mulher de Manoel Fernandes da Costa.

3-2 Ana, aos 17-05-1756.

Conselheiro Lafaiete, MG 17/05/56; Ana q nasceu aos sete do mesmo mes, f.l. de Agostinho Barroso da Cunha Vianna e Ana Maria de Abreu, np de Jose Francisco e Agueda Francisca, naturais da freguesia de Santo Estevão Concelho de ---- Arc. Braga, e nm de Felipe de Abreu e Francisca de Siqueira, naturais da freguesia de N. Sra da Penha de França Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Domingos Francisco Ribeiro, e Teresa de Brito todos desta freguesia.

3-3 Josefa, batizada aos 17/05/58; nascida aos 8 do dito mes, padrinhos Domingos Pereira ----- e Manoel Fernandes da Costa com pp de Maria de Abreu Siqueira sua mulher.

3-5 Antonio, batizado em 23-07-1759.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 23-07-1759 bat Antonio, nascido aos 12 do dito mes, f.l. de Agostinho Barroso da Cunha Vianna e de Ana Maria de Abreu, npaterno de Jose Francisco, n/b na mosteiro de Vieira e de s/m Agueda Francisca, n/b na fregeusia de S. Pedro do Rio Concelho de Monte Alegre ambos ARc. Braga. Foram padrinhos Domingos Pereira Zebral e Josefa, filha de Phelippe de Abreu todos desta freguesia. E o sobredito batizado neto materno de Phelipe de Abreu natural da freguesia da Parnaiba da Sra. SAnta Ana, e de Francisca de Siqueira de Moraes, da freguesia de N. Sra da Penha de Franca da Saruamã, todos do Bispado de S. Paulo.

3-6 Josefa batizada em 01-02-61; nascida aos 21 de janeiro, padrinhos Manoel Fernandes da Costa e Domingas de Lima mulher de Manoel Carvalho.

3-7 Agostinha batizada em 27/05/64; padrinhos Manoel Pereira Lagoa e Teresa Angelica de Jesus mulher do Lic. João Pinto Salgado.

3-8 João Barroso da Cunha, batizado em 01-07-1766. Casou com Ana Felícia do Prado, batizada em Queluz aos 28-03-1776, filha de Estevão de Amores do Prado e Angelica Maria de Leão.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 01-07-1766 nesta matriz bat a João nascido a 23 de junho do dito ano, f.l. de Agostinho Barroso da Cunha Vianna e Ana Maria de Abreu, npaterno de Jose Francisco, n/b no Mosteiro de Vieira e de s/m Agueda Francisca n/b na freguesia de S. Pedro do Rio Concelho de Monte Alegre, ambos do Arc. Braga, e pela materna de Felipe de Abreo n da freguesia de Santa Ana da Parnaiba e de Francisca de Siqueira de Moraes da freguesia de N. Sra da Penha de França estes do Bispado de S. Paulo, e moradores nesta freguesia. Foram padrinhos Domingos Pacheco e Izabel de Miranda mulher de Gabriel Pereira de Souza, todos desta freguesia.

 

Conselheiro Lafaiete, MG aos 28-03-1776 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Estevão de Amores do Prado e de Angelica Maria de Leão, Foram padrinhos o Reverendo Martinho Rodrigues da Costa e Maria Vaz Cardosa, todos desta freguesia.

Pais de, pelo menos, batizados em Queluz:

3-8-1 Domingos em 25-12-1796.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 25-12-1796 nesta matriz bat a Domingos. f.l. de João de Souza da Cunha e de s/m Ana Felicia do Prado, np de Agostinho Barroso da Cunha, natural de Vianna e Ana Maria de Abreu, n. desta vila, nm de Estevão de Amor, n. da freguesia do Furquim e Amngelica de Leão desta vila, ambos Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Ignacio Rodrigues Victoriano, casado e Teresa Francisca de Jesus, viuva; todos desta freguesia.

3-8-2 Ana em 28-03-1776.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 28-03-1776 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Estevão de Amores do Prado e de Angelica Maria de Leão, Foram padrinhos o Reverendo Martinho Rodrigues da Costa e Maria Vaz Cardosa, todos desta freguesia.

 

4- Domingas de Lima, ou de Abreu, batizada em 20--07-1739. Casou em 1761 com Manoel Carvalho, natural da da freguesia de N. Sra Mamede Bispado de Coimbra, filho de Simão Carvalho e Maria João.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 20-07-1739 nsta matriz bat a Domingas, f.l. de Felipe de Abreu e Francisca de Siqueira, padrinhos o Ajudante Domingos Dias Vieira, casado e Leonor da Conceição mulher de Jose da Costa Oliveira, todos moradores nesta freguesia.

 

Conselheiro Lafaiete, MG aos nove dias do mes de [danificado] de 1761(?) na capela de Santo Amaro se receberam Manoel Carvalho, n/b na freguesia [danificado] Bispado de [danificado], f. de ---------------- e s/m Maria João = com Domingas de Lima, n/b na freguesia dos [danificado].

Pais de, q.d., batizados na capela de SAnto Amaro:

4-1 Jeronima em 22-08-1762.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 22-08-1762 na capela de Santo Amaro bat a Jeronima nascida aos onze do dito mes, f.l. de Manoel Carvalho e de s/m Domingas de Lima, foram padrinhos Manoel Fernandes da Costa e Jeronima, filha de Jeronimo da Costa. Neta paterna de Simão Carvalho e Maria João, do lugar [-----] Bispado de Coimbra, e neta materna de Phelippe de Abreu, n. da vila de Santa Ana da Parnaiba e de Francisca de Serqueira de Moraes, n. da freguesia de N. Sra da Penha de Saru---- Bispado de S. Paulo.

4-2 Manoel em 01-01-1765.

Conselheiro Lafaiete, MG 01-01-1765 na capela de Santo Amaro bat a Manoel, f.l. de Manoel de Carvalho e de s/m Domingas de Abreu, npaterno de Simão Carvalho e Maria João naturais da freguesia de N. Sra Mamede Bispado de Coimbra, e nmaterna de Felipe de Abrreu, n. da cidade de S. Paulo e de Francisca Sequeira n. da mesma cidade. Foram padrinhos Francisco da Costa Xavier e s/m Francisca Mariana Rosa, todos desta freguesia.

4-3 José aos 26-03-1767.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 26-03-1767 na capela de Santo Amaro bat a Jose nascido a dezenove do dito mes, f.l. de Manoel Carvalho e de Domingas de Lima, np de Simão Carvalho e de Maia João, da freguesia de Sam Mamede de Talhadas Bispado de Coimbra, e nm de Felipe de Abreu e de Francisca de Siqueira naturais da vila de Parnaiba Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Manoel Fernandes da Costa e Maria de Abreu.

 

5- Josefa de Abreu, batizada em 23-02-1762. Casou com Antonio Pereira de Vasconcelos (Guimarães), natural da vila de Guimarães ARc. de Braga, filho de Leandro Pereira de Vasconcelos e de s/m Catarina Pereira.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 23-02-1762 nesta matriz se receberam Antonio Pereira de Vasconcellos, f.l. de Leandro Pereira de Vasconcellos e de Catarina Pereira, n,. da freguesia de Santa Cristina de Sergedelo Comarca de Guimarães Arc. de Braga = com Josefa de Abreu, f.l. de Phelippe de Abreu e de Francisca de Serqueira moradores nesta dita freguesia dos Carijos.

Pais de, pelo menos:

5-1 Manoel batizado em 15-03-1763.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 15-03-1763 na capela de Santo Amaro bat a Manoel nascido aos 5 do dito mes, f.l. de Antonio Pereira de Vasconcellos Guimarães e de Josefa de Abreu, npaterno Leandro Pereira e Catarina Pereira naturais da freguesia da freguesia de Santa Cristina de Sergedelo Arc. Braga, nmaterno de Phelippe de Abreu natural da vila de Santa Ana da Parnaiba e de Francisca de Serqueira n. da freguesia de N. Sra da Penha de Arassariguama, todos do Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Manoel Fernandes da Costa e s/m Maria de Abreu.

5-2 Miguel em 08-10-1765.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 08-10-1765 na capela de Santo Amaro bat a Miguel nascido aos 29 do mes de setembro do dito ano, f.l. de Antonio Pereira de Vasconcellos, n. da vila de Guimarães Arc. de Braga e de s/m Josefa de Abreu, n. desta dita freguesia de Carijos, npaterno de Leandro Pereira de Vasconcelos e de s/m Catarina Pereira, naturais da vila de Guimarães Arc. Braga, e nmaterno de Felipe de Abreu e de s/m Francisca de Siqueira naturais da vila de Parnaiba Bospado de S. Paulo. Foram padrinhos Jose Ribeiro de Carvalhaes, solteiro e Domingas de Lima [danificado] de Manoel Carvalho, todos desta freguesia.