PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Fagundes do Nascimento

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

 

A família “Fagundes do Nascimento” originou-se da união de duas famílias distintas que se reuniram pelo casamento de dois irmãos “Fagundes” naturais de Portugal, com duas moças da família “Gomes do Nascimento”, O duplo apelido foi consolidado por outras uniões posteriores, através de casamentos endogâmicos.

 

Francisco Fagundes e sua mulher Domingas de Souza, moradores em São Salvador dos Briteiros, Arcebispado de Braga, tiveram ao menos dois filhos que vieram para o Brasil e aqui que se casaram na famíla “Gomes do Nascimento” dando origem aos “Fagundes do Nascimento”, uma das famílias mais influentes do lugar, segundo depoimento de todas as testemunhas no processo matrimonial de Alexandre Gomes do Nascimento.

 

João Gomes do Nascimento, natural de Santa Maria da Cova, termo de Barcelos, filho de Manoel Fernandes e Maria Gomes, foi o patriarca da família Gomes do Nascimento de Barbacena. Casou na Capela da Bertioga aos 05-10-1745 com Rita Maria da Conceição. (família “Maria Inácia de Jesus” neste site).

Barbacena - Casamentos - aos 05-10-1745 Bertioga, João Gomes do Nascimento, n/b freguesia de Sta. Maria, Vila Cova, Termo de Barcellos, Arc. de Braga, f.l. de Manoel Fernandes e s/m Maria Gomes; = com Rita Maria da Conceição, natural da freguesia de S. José, f.l. de Daniel de Souza Pimentel e s/m Leonor Rodrigues Cid. Testemunhas: Manoel de Azevedo Mattos dessa dita freguesia e Manoel de Mattos da freguesia da vila de S. Joam del Rey.

 

Rita era filha de Daniel de Souza Pimentel, natural da cidade do Rio de Janeiro e Leonor Rodrigues Cid, natural de Taubaté. Por Daniel, neta de Pedro dos Reis Pimentel e Ignez de Souza, e por Leonor de João Antunes de Brito e Apolonia de Albernaz. Famílias “Francisco de Oliveira Braga e Escolástica de Albernaz”, neste site.

Batismos, Barbacena-MG - aos 19-01-1746 LUIS, f.l. de Daniel de Souza Pimentel, natural da cidade do Rio de Janeiro e s/m Leonor Rodrigues Cide, natural da vila de Taubaté; np de Pedro dos Reis Pimentel e s/m Ignez de Souza; nm de Joam Antunes de Brito e s/m Apolonia de Albbernas. Padr.: Luis Machado e Antonia Ribeiro.

 

O casal teve 14 filhos entre machos e fêmeas, entre as quais Verônica Maria da Conceição, que casou com Agostinho Fagundes, e  Francisca Maria da Conceição, que veio a se casar com Custódio da Cruz Fagundes, irmão de Agostinho, ambos filhos dos portugueses Francisco Fagundes e Domingas de Souza. Estes dois casais foram os troncos dos “Fagundes do Nascimento” sul mineiros.

 

Cap 1º Agostinho Fagundes

Cap 2º Custódio da Cruz Fagundes