PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Capitão DOMINGOS DOS REIS E SILVA

 

 

Regina Junqueira

Bartyra Sette

Colaboração de: Moacyr Villela

 

Domingos dos Reis e Silva foi um dos muitos portugeses que, atraidos pelo fascinio do ouro, deixaram sua terra natal e se aventuraram por terras num dantes já lavradas.

 

Domingos aqui chegou, casou com "moça da terra", formou sua fazenda e deixou seu legado na grande geração de povoadores, seus descendentes.

 

Gente que se alastrou por todo o sul de Minas Gerais e, numa segunda etapa, conquistou e povoou o oeste paulista.

 

Reservando um filho ao serviço da Igreja, muitos outros se ligaram por casamentos a famílias de mesmo perfil, como os Andrade, Branquinho, Resende, Carvalho Duarte e principalmente com a familia Villela.

 

E porque seus descendentes se entrelaçaram com muitas das famílias que estudamos, se tornou necessário organizar as primeiras gerações de sua enorme descendência neste estudo.

 

nota: as informações aqui contidas foram retiradas dos documentos disponibilizados no texto ou neste site.

 

DOMINGOS DOS REIS E SILVA

 

 

Domingos dos Reis e Silva, nasceu em São Bartolomeu de Bessa, Termo de Montealegre, Arcebispado de Braga, filho de Domingos Gonçalves Fontoura e Maria Gonçalves.

 

Casou em Barbacena-MG aos 19-05-1749 com Andreza Dias de Carvalho, natural de Barbacena, filha de Jacob Dias de Carvalho e de Francisca Pereira da Silva. Francisca, natural de Taubaté, faleceu em Barbacena aos 09-09-1765, filha de Manoel Pereira da Silva e de Joana Ayres (estudo Manoel Pereira da Silva Cap. 1º, 4, neste site).

Barbacena - aos 19-05-1749, matriz, Domingos dos Reis e Silva, n. de São Bartolomeu de Bessa, Termo de Montealegre, Arc. de Braga, filho de Domingos Glz. Fontoura, já falecido e de Maria Gonçalves, com Andreza Dias de Carvalho, n. desta freguesia da Borda do Campo, filha leg. de Jacob Dias de Carvalho e de Francisca Per.ª da Silva, deste bispado de Mariana

 

Em 1760 recebeu sesmaria de meia légua de na paragem de Furnas, vizinhas às terras dos Pouzos Reaes e Matolaque, no termo da Vila de São João Del Rei, sesmaria esta confirmada em 1776 (Requerimento e Carta de Confirmação neste site).

 

Aos 30-07-1770 tomou posse do cargo de Capitão de Ordenança a pé do distrito de Monte Video Comarca do Rio das Mortes, tendo sob seu comando 60 soldados e mais os oficiais (Carta patente neste site).

 

Domingos faleceu com testamento aos 28-11-1783 e foi inventariado em 1785 por sua viúva na Paragem do Pouso Real, Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Piedade do Rio Grande. Declarou em testamento os treze filhos do casal (inventário neste site):

 

§ 1º - Padre João dos Reis e Silva

§ 2º - Manoel dos Reis e Silva

§ 3º - Alexandre dos Reis e Silva

§ 4º - Maria Vitória dos Reis

§ 5º - Antonio dos Reis e Silva

§ 6º - Severina Jacinta dos Reis Silva

       - Ana dos Reis Silva como citada no testamento paterno ou, Maria Francisca com 20 anos, como citada no inventário.

§ 8º - Domingos dos Reis Silva

       - Francisco dos Reis Silva

§ 10º - Joaquim José dos Reis Silva

§ 11º - José Justiniano dos Reis

§ 12º - Joaquina Tomasia dos Reis

§ 13º - Luiza Pulqueria dos Reis

        - José, batizado aos 17-04-1752, não é citado no testamento paterno, somente seu irmão mais jovem.

Batismos Barbacena aos 17-04-1752 na matriz, JOZE, f.l. de Domingos dos Reis e Silva e s/m Andreza Dias de Carvalho, ele natural da freguesia de S. Bartolomeu de Bessa, Con. de Chaves; np de Domingos Glz Fontoura e Maria Glz do Arc, de Braga; nm de Jacob Dias de Carvalho e Fran.ca da Silva. Padr.: Joze Dias de Carvalho, filho do dito Jacob Diaz e Luzia Garcia, mulher de Martinho de Faria Moreira.

 


§ 1º Padre João dos Reis e Silva

 

Padre João dos Reis e Silva, batizado na Capela da Borda do Campo-Barbacena aos 05-10-1750. Presbítero secular do Habito de São Pedro, Padre João faleceu com testamento redigido na Fazenda Pouso Real aos 27-09-1802 e foi inventariado em 1807. Instituiu como seu herdeiro universal o irmão Antonio dos Reis Silva (inventário neste site).

Batismos  Barbacena aos 5-10-1750 capela da Borda do Campo, JOAM, filho l. de Domingos Reis e Silva e s/m Andreza Dias de Carvalho, ele natural da freguesia de S. Bartolomeu de Bessa, Con. de Chaves; np de Domingos Glz Fontoura e Maria Glz do Arc, de Braga; nm de Jacob Dias de Carvalho e Fran.ca da Silva. Padr.: Thome de Souza e D. Luiza Maria Xavier.

 


§ 2º Manoel dos Reis e Silva

 

Manoel dos Reis e Silva, nasceu aos 22 de janeiro de 1754 e foi batizado aos 30 do mesmo mês. Casou-se com Mariana Villela, filha de Domingos Villela e Maria do Espirito Santo.

Batismos  Barbacena  aos 30-01-1754 matriz, MANOEL, nascido aos 22 do dito mês, f.l. de Domingos dos Reis e Silva, natural da freguesia de S. Bartolomeu de Beça, Arc. de Braga, e s/m Andreza Dias de Carvalho, natural desta freeguesia; np de Domingos Gonçalves Fontoura e s/m Maria Gonçalves, naturais da dita freguesia de S. Bartolomeu; nm de Jacó Dias de Carvalho, natural da freguesia de S. Thiago dos Antães, Arc. de Braga e s/m Francisca Pereira da Silva, natural da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo. Padr.: Antonio Gonçalves Ribeiro, solteiro e, Anna Maria de S. José mulher de João Alves de Araújo.

 

Manoel faleceu na a sua Fazenda do Couro do Cervo em 1845 e foi inventariado no mesmo ano (inventário neste site). Geração no estudo “A Familia Villela” Cap. 11º.

 

 

§ 3º Alexandre dos Reis e Silva

 

Capitão Alexandre dos Reis e Silva, nasceu aos 24 e foi batizado aos 31-05-1756. Vivia em 1785.

Batismos  Barbacena - aos 31-05-1756 matriz, ALEXANDRE, nascido aos 24 deste mês, f.l. de Domingos dos Reis Silva, natural da freguesia de S. Bartolomeu de Bessa, Con. Chaves, Arc. Braga, e s/m Andreza Dias de Carvalho, natural desta freguesia; np de Domingos Glz Fronteira, natural da dita freguesia de S. Bartolomeu e de Maria Gls., natural da freguesia de Cham de S. Vicente da dita comarca; nm de Jaco Dias de Carvalho, natural da freguesia de S. Thiago dos Antaens, Termo de Monsão, Arc. de Braga e s/m Francisca Pereira da Silva, natural da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo. Padr.: Domingos Dias de Carvalho, solteiro e D. Anna Caetana de Bustamante, solteira, por pp Jaco Dias de Carvalho.

 


§ 6º Severina Jacinta dos Reis Silva

 

Severina Jacinta, com 22 anos em 1785. Aos 10-08-1789 casou-se com Joaquim Manoel do Nascimento Villela, filho de Domingos Villela e Maria do Espirito Santo. Severina faleceu aos 31-07-1828 e foi inventariada em 1829 pelo viúvo (inventário neste site). Geração no estudo “A Família Villela” Cap. 2º.

 

 

§ 10º Joaquim José dos Reis e Silva

(atualizado em 30-dezembro-2013)

 

Joaquim José tinha 13 anos em 1785. Aos 21-07-1800 casou com Maria Custódia do Nascimento, nascida em São João del Rei, filha de Manoel Pereira Penella e Ana Maria de Jesus, família “João Alves Campos”.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 21-07-1800 Capela S. Miguel do Cajuru, Joaquim Jose dos Reis, f.l. Cap. Domingos dos Reios Silva e D. Andreza Dias de Carvalho, n/b na freguesia de Barbacena; = cc. Maria Custodia do Nascimento, f.l. Manoel Pereira Penella e Ana Maria de Jesus, n. desta freguesia.

Pais de, q.d.:

10-1 Alexandre, batizado na capela do Campo Belo, teve por padrinhos Alexandre dos Reis e Jacinta Ponciana Branquinha.

Lavras, MG Igreja Santana bat 1804-1881 Lv Suplemento aos 25-12 de mil oitocentos e de[cortado] na capela de Campo Bello bat a Alexandre, f.l. Joaquim Jose dos Reis e D. Maria Custodia do Nascimento, padr.: Alexandre dos Reis e D. Jacinta Ponciana Branquinha.

10-2 José, batizado na ermida de S. Domingos em 03-03-1814.

Lavras, MG Igreja Santana bat 1778-1815 Lv Suplemento aos 03-03-1814 na ermida de S. Domingos bat a Jose, f.l. Alf. Joaquim Jose dos Reis e Maria Custodia do Nasdcimento, padr.: C. Joaquim Frz Ribeiro e D. Ana ---tª dos Reis, todos desta freguesia.

 


§ 12º Joaquina Tomasia dos Reis

 

Joaquina Tomasia dos Reis com onze anos em 1785. Aos 30-04-1792 casou com Francisco Tomás Villela, filho de Domingos Villela e Maria do Espírito Santo. Joaquina faleceu em 01-12-1809, geração no estudo “A Familíla Villela” Cap. 3º e inventário neste site.

Certifico que revendo o livro atual dos assentos de casamentos desta freguesia  a fl 362 está o assento do teor seguinte:

Aos trinta de Abril de mil setecentos e noventa e dois na Ermida de Nossa Senhora das Dores de Campina do Reverendo João dos Reis Silva desta Freguesia feitas  as canônicas diligências sem descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara desta Comarca e em presença das testemunhas Manoel dos Reis Silva e José Joaquim Gomes Branquinho, com licença do Reverendo Manoel Lourenço de Oliveira administrou o Sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram: FRANCISCO TOMÁS VILELA filho legítimo de DOMINGOS  VILELA e de MARIA DO ESPÍRITO SANTO, natural e batizado na Freguesia da Aiuruoca e = Dona JOAQUINA TOMÁSIA DOS REIS, filha legítima do Capitão DOMINGOS DOS REIS SILVA e de Dona ANDREZA DIAS DE CARVALHO, natural e batizada nesta freguesia e logo lhes deu as bênçãos na forma do Ritual Romano.

O Coadjutor Joaquim Pinto da Silveira

E não se continha mais no dito assento ai qual me reporto e juro in Verbo Parochi

São João del Rei, 18 de Agosto de 1794

O Coadjutor Joaquim Pinto da Silveira

 


§ 13º Luiza Pulqueria dos Reis

 

Luiza Pulqueria dos Reis com nove anos em 1785. Em Aiuruoca aos 18-04-1790 casou com Domingos Villela, filho de Domingos Villela e Maria do Espírito Santo. Luiza foi inventariada em 1810 (inventário neste site), geração no estudo “A Familíla Villela” Cap. 4º.

Gabriel da Costa Resende, Vigário Encomendado nesta Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, certifico que vendo os livros que servem dos assentos de casamentos no livro quinto atual  a fl 5 se acha o assento o assento do teor seguinte:

Aos dezoito dias de mês de Abril de mil setecentos e noventa anos pelas doze horas do dia  na Ermida do Senhor Bomfim filial desta Matriz de  Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, onde os contraentes são moradores feitas denunciações na forma do sagrado Concilio Tridentino e constituição sem descobrir impedimento algum como consta da Provisão que fica em meu poder e na presença do Reverendo João dos Reis com licença minha e das testemunhas assinadas no mandado, o Tenente Julião da Costa Resende, o Alferes João Luiz Gonçalves e outras muitas que presente se acharam por palavras de presente et in facie Eclésia, DOMINGOS VILELA filho legítimo de DOMINGOS  VILELA e de MARIA DO ESPÍRITO SANTO, natural e batizado na Freguesia da Aiuruoca e Dona LUIZA PULCHERIA DOS REIS, filha legítima do Capitão DOMINGOS DOS REIS SILVA e de Dona ANDREZA DIAS DE CARVALHO, natural e batizada na Vila de São João del Rei e logo receberam as bençãos na forma do Missal, e para constar fiz este assento que assinei ut supra.

O Vigário Gabriel da Costa Resende.

E nada mais continha no dito assento que fielmente transladei do próprio livro ao qual me reporto. Passo na verdade o que assino in verbo Parochi.

Aiuruoca, 14 de Julho de 1794

O Vigário Gabriel da Costa Resende.