PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

DOMINGOS DA COSTA GUIMARÃES

(atualizado em 17-dezembro-2014)

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Domingos da Costa Guimarães nasceu e foi batizado na Freguesia de Santa Eulália de Formentões Termo da Vila de Guimarães Arcebispado de Braga. Era filho de Bento Ribeiro e Domingas da Costa. Ainda na primeira metade do século XVIII veio para o Brasil, e se fixou em São João Del Rei onde deixou geração.

 

Em São João del Rei, aos 02-05-1746 casou com Rita de Souza do Nascimento, aí batizada em 08-09-1730, filha de José da Costa Fialho e Maria de Souza Delgada, neta paterna de Manoel Francisco Feio e Antonia Maria Fialho naturais de Lisboa-PT, avós maternos incognitos “por ter sido sua mãe exposta” (informações no De Genere de João da Costa Guimarães, neste site); família “José da Costa Fialho”.

de genere 1776 do filho João:

[Cópia o Registro de Casamento dos pais do Habilitando:]

Aos 02/05/1746 anos nesta Paroquial [sic] de São Jo/ao de el Rey (...) se casaram com palavras de presen/te Domingos da Costa Guimaraens natural e batiza/do na freguesia de Santa Eulália de Formentoens / termo da Vila de Guimaraens Arcebispado de Bra/ga filho legitimo de Bento Ribeiro já defunto e de / sua mulher Domingas da Costa, e Ritta de Souza / do Nascimento, natural e batizada nesta Freguesia de / Nossa Senhora do Pilar desta Villa de São João de El Rey / filha legitima de Jose da Costa Fialho, e de sua mulher / Maria de Souza Delgada (...) o Coadjutor Migu/el de Castilho e Góes = D. Manoel da Rosa Coutinho /

 

Domingos e Rita, já falecidos, tiveram a partilha amigável de seus bens iniciada por herdeiros em 02-08-1796 (inventário neste site):

 

1- José da Costa Souza em 03-07-1780 casou com Geralda Maria Joaquina de Paiva, filha de José de Paiva e Silva e Maria Josefa da Trindade. Geração na família "Juliana de Oliveira Cunha”.

RMJ: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 03-07-1780 - Capela do Espírito Santo da Freguesia de Lavras, José da Costa Soiza, f do Alferes Domingos da Costa Guimarães e Donna Rita de Soiza Nascimento; c.c. Geralda Maria Joaquina de Paiva, f de José de Paiva e Silva e Maria Josepha da Trindade. Ambos desta.

 

2- Domingos José da Costa Guimarães, batizado em 12-07-1749. Aos 24-09-1777 casou com Custódia Maria de Jesus e Silva, filha do Capitão Vicente Ferreira da Silva e Custódia Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 12-07-1749 Domingos, f.l. Domingos da Costa Guimarães e Rita de Souza Nascimento, padr.: Lucio Silva Souza e D. Maria de Souza Delgado.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 24-09-1777 no oratório do Dr. Antonio José de Mello. Domingos Jose da Costa, f.l. do Alferes Domingos da Costa Guimarães e D. Rita Maria do Nascimento, n/b nesta mesma freguesia; = cc. D. Custodia Maria de Jesus e Silva, f.l. Capitão Vicente Ferreira da Silva e D. Custodia Maria de Jesus, n/b na cidade

 

3- Maria Teodora de Jesus, batizada em 02-02-1751, casou duas vezes. Primeira vez em 1775 com José Ribeiro do Valle, filho de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 02-02-1751 Maria, f.l. f.l. Domingos da Costa Guimarães e Rita de Souza Nascimento, padr.: Francisco de Mendonça, solteiro e sua tia Inacia Caetana de Souza, casada (cc Jose Ribeiro de Carvalho).

 

RMJ: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, set-1775 - Matriz - Capela de -----ora-da Conceição, José Ribeiro do Valle, filho de Antonio do Valle Ribeiro e Roza Maria de Jesus. C.c. Maria Theodora de Jesus, filha do Alf. Domingos da Costa Guimarães e Rita de Soiza Nascimento

 

          Segunda vez em 01-10-1791 com Antonio Antonio Ferreira da Rosa, natural da freguesia de N. Sra. da Boa Nova da Ilha do Pico Bispado de Angra.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas., aos 01 outubro 1791 - matriz da vila de S. João del Rei- Antonio Ferreira da Rosa e d. Maria Teodora de Jesus.

Ele f.l. de Antonio Ferreira da Rosa e Maria da Rosa, n. e b. freg. de N. Sra. da Boa Nova da Ilha do Pico, bispado de Angra.

Ela f.l. do alf. Domingos da Costa Guimarães e d. Ritta de Souza do Nascimento, n. e b. na freg. d vila de S. João, viuva do falecido Jose Ribeiro.

 

          Foram filhos das primeiras nupcias, q.d.:

3-1 Maria, batizada em 25-10-1778

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos, aos 25 outubro 1778 cap. Madre de Deos, filial de S. João del Rei - Maria, f.l. de Joseph Ribeiro do Vale e Maria Theodora de Jesus; padr.: cap. João de Mendonça Coelho casado e, Luzia Perpetua de Moura, solteira, esta da freguesia da vila de S. João del Rei e os demais desta freguesia de Aiuruoca.

 

3-2 José Ribeiro do Valle batizado em 24-10-1779. Casou com Maria Antonia Duarte, filha de José de Carvalho Duarte e Mariana Antonia de Jesus. Geração na família “Os Carvalho Duarte”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 24 outubro de 1779 cap. Madre de Deus, Jose, f.l. de Joze Ribeiro do Vale e s/m Maria Theodora de Jesus, padr.: João Teixeira Marinho e Anna, solteira, tia materna do batizado.

 

4- Pedro Custódio Guimarães, batizado em 30-07-1752. Em 11-09-1782 casou com Teresa Maria de Jesus, filha do Capitão Manoel Pereira do Amaral e Ana Maria do Nascimento. Família “Diogo Garcia”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo aos 30-07-1752 Pedro, f.l. Domingos da Costa Guimarães e Rita de Souza Nascimento, padr.: Joaquim ---eira e Maria de Souza.

 

Paróquias de SJDR - Matrimonios, 11-09-1782 - N Sra do Porto, Alf. Pedro Custódio Guimarães, natural desta Freguesia de São João Del Rey, f do Alf. Domingos da Costa Guimarães e Donna Rita de Soiza do Nascimento. C.c. Dona Theresa Maria Ferreira(sic) de Jesus, f. do capitão Manoel Pereira do Amaral e Dona Ana Maria do Nascimento

Foram proprietários da Fazenda do Saco, onde foi iniciado o inventário de Teresa aos 05-03-1835. Era já viúva e entre seus bens, além da sua meação na fazenda do Saco, deixou metade da Ponte do Rio Grande. Em seu inventário, neste site, compareceram treze filhos:

4-1 Maria Custódia de São José, batizada em 16-11-1783,  casou com Manoel Dias de Oliveira, família “Frutuoso Dias de Oliveira”

Lavras, MG Igreja Santana aos 16-11-1783 na capela N. Sra da Conceição do Porto filial desta matriz at a Maria, f.l. Alf. Pedro Custodio Guimarães e D. Teresa Maria Ferreira(sic) de Jesus, padr.: o Revdo Padre Jeronimo Pereira de Carvalho e D. Ana Maria do Nascimento, viuva.

4-2 Francisco de Paula Guimarães, batizado em 08-10-1787. Aos 16-06-1811 casou com Maria Venância Teixeira, filha de Manoel Ribeiro Salgado e Margarida Teixeira de São José. Geração na família “Bento Ribeiro Salgado” § 2º.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos aos 08-10-1787 na ermida de N Sra da Conceição do Porto bat a Francisco, f.l. Alf. Pedro Custodio Guimarães e D. Teresa Maria de Jesus, padr.: Do[dobra] Jose e D. Vitoria Maria de Jesus.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas., aos 16 jun 1811 capela Madre de Deos - Francisco de Paula Guimarães, f.l. do alf. Pedro Custodio Guimarães e d. Theresa Maria de Jesus, n. e b. freg. de Lavras do Funil; =c/ d. Maria Venancia Teixeira, f.l. de Manoel Ribeiro Salgado e d. Margarida Teixeira de S. Jose, n. e b. nesta freguesia.

4-3 José Hipólito Guimarães, alferes, aos 24-10-1810 casou com Mariana Zeferina de São José, exposta em casa do Capitão Joaquim Pereira do Amaral. Em 1835 José era viúvo;

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 24-10-1810, Alferes José Hipolito Guimarães, f.l. do Alf. Pedro Custodio Guimarães e D. Theresa Maria de Jesus; = cc. Marianna Zeferina de S. Jose, exposta em casa do Capitão Joaquim Pereira do Amaral. Nts/bts nesta.

4-4 Silvéria (Jesuína) de São José, batizada em 08-10-1789. Casou com Manoel Jacinto de Carvalho;

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos aos 08-10-1787 digo 89 na capela de N. Sra da Conceição do Porto filial desta matriz bat a Silveria, f.l. Alf. Pedro Custodio Guimarães e D. Teresa Maria de Jesus, padr.: o Ajudante Jer. de Andrade Brito e D. Maria Monteira de Souza.

4-5 Cândida Joaquina (ou Umbelina) de São José, batizada em 30-06-1794. Em 1814 estava casada com Joaquim Inácio de Carvalho, filho de José Pereira de Carvalho, falecido aos 28-12-1814, e de Teodora Maria de Mendonça, neto paterno de João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 30-06-1794 na ermida de N. Sra da Conceição do Porto Real filial desta matriz bat a Candida, f.l. Pedro Custodio Guimaraes e D. Teresa Maria de Jesus, padr.: o G. M. Manoel Ferreira da Costa Neves e D. Leon[dobra] Pereira de Jesus.

          Foram proprietários das fazendas da Rocinha e Engenho da Serra na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas.

Relação dos Habitantes do Distrito de Nossa Senhora da Conceição do Porto em 1831 (Capela do Saco - Carrancas) - 42

Joaquim Ignacio de Ca?, Branco, 41, Casado, Livre, Boiadeiro

Candida Umbelina, Branca, 38, Casada, Livre

Joam Alberto, Branco, 18, Solteiro, Livre, Familia

José Maximilianno, Branco, 14, Solteiro, Livre, Familia

Francisco Joaquim, Branco, 12, Solteiro, Livre, Familia

Maria Umbelina, Branca, 6, Solteira, Livre, Familia

          Em 1862 (inventário de Cândida) possuíam 211 escravos, muitos deles na Fazenda de Santa Bárbara em Valença RJ. Tenente Joquim Inácio faleceu em 02-12-1871, com testamento. Geração na família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 3º e inventários do casal, neste site.

 

4-6 Antonia Joaquina de São José aos 02-09-1817 casou com João José Lopes, natural da freguesia de S. Jerônimo Arcebispado de Braga, filho de Domingos José de Araújo e Domingas Lopes.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-09-1817 João Jose Lopes, f.l. Domingos Jose de Araujo e Domingas Lopes, bat. na freg. de S. Jeronimo Arc. de Braga; = cc D. Antonia Joaquina de São Jose, f.l. Alf. Pedro Custodio Guimarães e D. Teresa Maria de Jesus, bat. na freg. de Carrancas.

 

            Domingos José de Araújo e sua mulher Domingas Lopes, moradores que foram na Freguesia de S Jerônimo (salvo improvável homonia), tiveram outro filho que também veio para  o Brasil: José Lopes de Araujo, casado com Gertrudes Maria de Jesus, filha do Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus Correa, com descendência na família Antonio Vieira de Moraes Cap 1º, § 8.

 

          Em 1831 comparecem no censo João com 48 anos, Antonia com 35 e dois filhos:

Relação dos Habitantes do Distrito de Nossa Senhora da Conceição do Porto em 1831 (Capela do Saco - Carrancas) 24

João José Lopes, Branco, 48, Casado, Livr, Tropeiro

Antonia Joaquina, Branca, 35, Casada, Livre

José Pedro, Branco, 11, Solteiro, Livre, Familia

Maria Umbelina, Branca, 11, Solteira, Livre, Familia

Entre seus filhos:

4-6-1 Maria Umbelina de São José, com 11 anos em 1831. Aos 30-11-1839 casou com Antonio Joaquim de Carvalho, filho de Manoel Antonio de Carvalho e Rosa Joaquina.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 30-11-1839 Antonio Joaquim de Carvalho, f.l. Manoel Antonio de Carvalho e Rosa Joaquina; = cc Maria Umbelina de São Jose, f.l. João Jose Lopes e D. Antonia Joaquina de São Jose.

 

4-7 João Pedro Guimarães, casado em 1835. Possivelmente o casado em 07-10-1832 com Bárbara Vicência do Amor Divino e já falecido em 1836 quando Barbara contrai matrimônio com Tomás José de Aquino, filho de Januario Ferreira da Costa e Rita Felisbina de Cássia; família “João Gonçalves de Mello”.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 07-10-1832 cap. S. Tiago dispensados de consanguinidade em 3º e 4º grau duplicado, João Pedro Guimarães, n. da freg. de Carrancas = cc D. Barbara Vicencia, f.l. do Cap. João Gonçalves de Mello e D. Rita Clara de Jesus, n. e moradora nesta freguesia. Test.: Francisco de Paula Pereira e Manoel Dias de Oliveira.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 26-09-1836 cap. S. Tiago, Tomas Jose de Aquino, f.l. Januario Ferreira da Costa e Rita Felisbina de Cassia, n. desta freg. = cc Barbara Vicencia do Amor Divino, viuva de João Pedro Guimarães. Ambos moradores na aplicação de S. Tiago, test.: Jose Justino da Silva e Alexandre Gls Pereira.

          Pais de, q.d.:

4-7-1 José, batizado aos 06-10-1833.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cap. S. Tiago aos 06-10-1833 Jose, f.l. João Pedro Guimarães e Barbara Vicencia do Amor Divino, padr.: Custodio ---- com pp a Jose Alexandre de Mello, e Rita Clara de Jesus.

 

4-8 Rita Carolina de São José, batizada em 06-10-1797, casada com Francisco de Paula Machado;

Carrancas, MG Igreja N. Sra da Conceição aos 06-10-1797 na capela da Sra do Porto filial desta matriz bat a Rita, f.l. Pedro Custodio Guimarães e D. Teresa Maria de Jesus, padr.: Cap. Thopmas de Aquino Pereira e D. Rita Marcelina de Magalhães, e por não aparecer este assento o lavrei aqui depois de informado.

4-9 Teresa Cândida de São José, batizada em 30-06-1794. Casada com o Tenente Coronel Francisco de Paula Pereira;

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos aos 30-06-1794 na ermida de N. Sra da Conceição do Porto Real filial desta matriz bat a Candida, f.l. Pedro Custodio Guimaraes e D. Teresa Maria de Jesus, padr.: o G. M. Mnaoel Ferreira da Costa Neves e D. Leon[dobra] Pereira de jesus.

4-10 Mecias Cândida de Jesus casada com João Batista Pereira (citado como João Bonifacio Pereira no inventário da sogra). Entre os filhos do casal:

4-10-1 Ana Cândida Umbelina de São José aos 15-04-1850 casou com José Manoel de Oliveira, viúvo de Ana Flora Emília de Figueiredo.

B7: casamentos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) aos 15-04-1850 Jose Manoel de Oliveira, viúvo por falecimento de D. Anna Flora de Figueiredo; = D. Anna Candida Umbelina de S. José, f.l. do Tenente João Baptista Pereira, já falecido, e D. Messias Candida de Jesus. Test.: José Fernandes Avelino e Francisco de Paula Pereira.

 

          Ana Flora faleceu aos 09-09-1848, com 56 anos declarados. Deixou de seu casal uma filha: Maria, com ano e meio em 1850 (inventário neste site).

B7- Óbitos 1810-1854 Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), aos 09-7brº-1848 faleceu Anna Flora de Figueiredo, 56 anos, encomendada.

4-10-2 Joaquim Inácio Pereira em Três Corações-MG aos 23-10-1848, dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Carolina Cândida dos Reis, filha do Tenente João Bernardes Pinto e Maria Cristina, ambos falecidos. Família “Villela” Cap 11º

Matriz Três Corações do Rio Verde aos 23-10-1848 dispensados do impedimento de consanguinidade, Joaquim Ignacio Pereira, f.l. do Tenente Baptista Pereira, falecido, e D. Messias Candida de Jesus; = com D. Carolina Candida dos Reis, f.l. do Tenente João Bernardes Pinto e D. Maria Cristina, já falecidos. Test.: Jose Francisco Pereira e Francisco Bernardes Pinto.

 

4-11 Domingos Custodio Guimarães, solteiro, 33 anos

 

4-12 Joaquim Pedro Guimarães solteiro com 28 anos em 1835. Em 09-10-1835 casou com Margarida Clara de Azevedo, filha de Bonifacio Antonio de Azevedo e Sabina Emerenciana de Mendonça (família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 2º).

 

4-13 Ana Vitória de São José, casada com João Antonio Gonçalves de Almeida.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos ?? de J.º de 1834 matriz, test.: Balbino de tal e Cel. Francisco Isidoro. João Antonio Gonçalves de Almeida e D. Ana Vitoria de S. Jose.

 

5- Padre João da Costa Guimarães, batizado em 28-04-1754. Padre João habilitou-se em 1776 em Mariana-MG (De Genere neste site).

 

 

6- Ana Custódia de Paula casou duas vezes. Primeira vez aos 11-02-1781 com Felisberto Ribeiro do Vale, irmão de José Ribeiro do Valle em -3 supra, filhos de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

          Segunda vez aos 28-11-1793 com Valeriano José da Rosa, filho de José Luiz Soares e Maria Rosa.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 28 nov 1793 - Valerianno Joseph da Rosa, f.l. de Joseph Luiz Soares e de Maria Rosa, n. e b. freg. de Botete, termo de Obidos, comarca de Leiria, patriarcado de Lisboa; = c/Anna Custodia de Paula, viuva de Felisberto Ribeiro do Valle.

 

Ana e Felisberto tiveram, q.d.:

6-1 Inácio Ribeiro do Valle, batizado aos 28-12-1782.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 28 dezembro 1782 - Porto do Turvo - Ignacio, f.l. de Felisberto Ribeiro do Valle e Anna -----dia (dobra do lv) de Paula; padr.: Jose Ribeiro do Vale.

          Inácio casou duas vezes. Aos 03-10-1803 com Ana Custódia da Conceição, filha do Capitão José Alves Lima e Ana Maria da Conceição. Família “Capitão José Alves Lima”. Segunda vez, aos 19-01-1842, casou com Bárbara de Arantes, filha de Manoel Rufino de Arantes e Ana Joaquina de Carvalho, família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 2º, § 8º.

 

Inácio e Ana Custódia tiveram os filhos, q. documentamos:

6-1-1 Ana, batizada em 02-09-1804

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 02 set 1804 cap. Madre de Deus, Anna, f.l. de Ignacio Ribeiro do Valle e Anna Custodia da Conceição; padr.: Valeriano Joseph da Rosa e d. Anna Maria da Conceição da vila de S. João.

6-1-2 Valeriana Leopoldina (ou Maria de Jesus) casou duas vezes. Primeiro com Vicente de Pádua (Pereira da) Silva, filho do Alferes João da Silva Pereira e de Vicência Maria do Sacramento. Geração na fampilia “Manoel Luiz da Silva”.

 (digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 22 (corria o ano de 1835) A trese de Julho as honse horas do dia nesta Matris do Turvo recebi em Matrimonio os Contrahentes Vicente de Padua filho legitimo de João da S.a Pr.a, e Valeriana Leopoldina f.a leg.a do C. Ignacio Ribeiro do Valle, e lhes dei as bençãos nupciais em prez.ca das Test.as o Rd.o An.to Ferr.a Arantes, e João Gualberto de Carvalho.

 

Segunda vez, aos 03-11-1841 casou com Manoel Rodrigues Costa, viúvo de Carlota Maria de Oliveira.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 59  A tres de novembro de mil oito centos e quarenta e hum nesta Matris do Turvo as tres horas e meia da tarde, feitas as deligencias do estilo, e em prezença das Testemunhas João Gualberto de Carvalho, e Francisco Ribeiro d'Assis recebi em Matrimonio os Contrahentes Manoel Rodrigues Costa, Viuvo de Carlota Maria d'Oliveira, da Freguezia de Chapeos d'Uvas, com Valeriana Maria de Jezus, Viuva de Vicente de Padua e Silva, sepultado em S. Vicente, hoje Freguezia dos Serranos: de que para constar fis este assento.

Fran.co Ribr.o de Assis

João Gualberto de Carv.o

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

 

6-1-3 João Batista, batizado aos 24-06-1825

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 24 junho 1825 cap. Turvo, baptizante o padre Antonio Ferreira Arantes, JOÃO BAPTISTA, f.l. do cap. Ignacio Ribeiro do Valle e d. Anna Custodia da Conceição. Fui eu o padrinho por pp a João Gualberto de Carvalho e d. Anna Ignacia . o Vigario Jose de Abreu e Silva.

6-1-4 Rita, batizada em 24-06-1827.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 24 junho 1827 cap. Turvo, RITA, f.l. do cap. Ignacio Ribeiro do Valle e d. Anna Custodia, batizada em perigo por Antonio Belford de Arantes.

 

 

7- Micaela Emerenciana do Nascimento casada com Antonio Teixeira Marinho, filho do João Teixeira Marinho e Inacia Maria de São Jose. Geração na família “João Teixeira Marinho”.

 

8- Matias da Costa Guimarães casou duas vezes. Primeira vez com Rita Joaquina do Nascimento, falecida em 27-12-1798, filha de Maria Teresa de Jesus e de Manoel Ferreira de Brito  família “Manoel e Bento Ferreira de Brito”. Maria Teresa de Jesus era irmã de Ignacia Maria de Jesus, ambas filhas de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus, família “Familia Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2.

 

Segunda vez aos 31-07-1799, dispensados do impedimento de afinidade em 2º grau, Matias casou com Maria Josefa Teixeira, batizada em 09-11-1762, filha do Capitão João Teixeira Marinho e Ignacia Maria de Jesus. Geração deste matrimônio na família “João Teixeira Marinho”.

(pesq. Moacyr Villela) Processo matrimonial – AEAM – Mariana  numero 7315 - 1799

Orador – Matias da Costa Guimarães, viúvo de Rita Joaquina do Nascimento

Oradora – Maria Josefa Teixeira filha do Capitão João Teixeira Marinho e de dona Inacia Maria de Jesus, tem de idade 36 para 37 anos.

Impedimento por afinidade em segundo grau

Dona Maria Josefa(sic) de Jesus era irmã legitima de Dona Inacia Maria de Jesus ambas filhas de Antonio Ribeiro do Valle e de Dona Rosa Maria de Jesus

De Maria Josefa nasceu a falecida mulher do orador Rita Joaquina do Nascimento e de Dona Inacia Maria nasceu a oradora Dona Maria Josefa Teixeira

Os pais da oradora tem 7 filhos e o orador tem duas meninas filhas de sua primeira mulher  uma com 12 anos e a outra com 11 anos de idade

Assento de óbito – livro atual(1799) fl.178 aos 27-12-1798 faleceu Rita Joaquina do Nascimento casada com Matias da Costa Guimarães foi sepultada na capela da Madre de Deus do Rio Grande

Assento de batismo. Livro primeiro fl.7V – Aos 09-11-1762 batismo de Maria, nascida a 18 dias, na capela da Madre de Deus filha legitima do Capitão João Teixeira Marinho e de Dona Inacia Maria de Jesus. Padrinhos Manoel Marinho de Moura e Maria Teresa de Jesus mulher de Manoel Ferreira de Brito.

 

          Alferes Matias foi inventariado em 1835, deixando entre outros bens metade da Fazenda das Posses e casa em Madre de Deus. Em seu inventário (neste site) compareceram os filhos de ambos os matrimonios.

Matias e sua primeira mulher Rita Joaquina tiveram duas filhas:

 

8-1 Maria Joaquina das Dores, casada com Luiz Ribeiro do Valle, herdeiros da terça do Alferes Matias.

          Luiz era filho de Joaquim José Ribeiro e Antonia Maria da Conceição, neto paterno de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus, família ““Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

Censo curato Turvo 1831, quarteirão 2, fogo 18

Luis Ribeiro do Valle, branco, 40 anos, casado, agricultor

Maria das Dores, branca, 34 anos, casada, fiadeira

Rita de Cassia, branca, 12 anos, solteira;

Ana Candida, branca, 9 anos;

Joaquim Ribeiro, branco, 10 anos;

Miguel Ribeiro, branco, 8 anos;

Maria da Assunção, branca,6 anos;

Maria Theodora, branca, 2 anos;

Luzia, branca, 1 ano;

Francisco Gui,,,(?), branco, 4 anos

24 escravos

Entre os filhos de Maria Joaquina e Luiz:

8-1-1 Maria Teodora, com 2 anos em 1831. Com 22 anos em 19-10-1846 quando se casou com Joaquim Martins de Almeida, morador em S. Joaquim-RJ, filho de Vitoriano Martins de Almeida e Margarida Cândida - família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º § 2º.

8-2 Ana Francisca, casada com Manoel da Costa Goulart.

 

9- Antonio Manoel da Costa (Guimarães), aos 01-10-1791 casou com Maria Luiza do Valle, natural de Aiuruoca, filha de Antonio do Valle Ribeiro e Ana Francisca de Oliveira, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” neste site.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 01-10-1791 Antonio Manoel da Costa, desta, f.l. Alf. Domingos da Costa Guimarães e Rita de Souza Nascimento = cc D. Maria do Valle, da freg. da Aiuruoca, f.l. Antonio do Valle Ribeiro e s/m Dona [buraco]a Francisca de Oliveira, test.: Padre João da Costa Guimarães, Matias da Costa Guimarães e João Peixoto do Amaral.

Pais de, q.d.:

9-1 Secundino, batizado em 15-07-1792.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 15-07-1792 Secundino n. 01-07-1792, f.l. Antonio Manoel da Costa Guimarães e Maria Luiza do Vale, padr.: Clemente Vaz de Siqueira e Ana Francisca de Oliveira, viuva.

9-2 José, em 28-07-1793.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 28-07-1793 Jose, f.l. Antonio Manoel da Costa Guimarães e Maria Luiza do Vale, padr.: Felipe Jose da Costa, solteiro e Ana Custodia do Vale, viuva.

9-3 Inácia em 29-09-1794.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 29-09-1794 Inacia, f.l. Antonio Manoel da Costa Guimarães e Maria Luiza do Vale, padr.: Mateus da Costa Guimarães e D. Josefa Joaquina, solteira (f. de Antonio ? do Rio Grande).

9-4 Maria em 05-05-1796.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra Madre de Deus aos 05-05-1796 Maria, f.l. Antonio Manoel da Costa Guimarães e Maria Luiza do Vale, padr.: Alf. Antonio Teixeira Marinho, da freg. de Aiuruoca.

9-5 Ana, batizada em 18-04-1799 na capela de S. Vicente Ferrer da Formiga.

Divinopolis, Diocese de Divinopolis aos 18-04-1799 na capela de S. Vicente Ferrer da Formiga bat a Ana nascida aos oito de março, f.l. Antonio Manoel da Costa e Maria Luiza do Valle, npaterna de Domingos da Costa Guimarães, natural da vila de Guimarâes Arc. Braga e de Rita de Souza do Nascimento natural da freg. da vila de S. João del Rei, neta materna de Antonio do Valle Ribeiro e Ana Francisca de Oliveira natural esta da vila de Guaratingueta do Bispado de S. Paulo. Padrinhos Domingos Antonio a Silveira e Josefa Emerenciana do Sacramento mulher e Francisco Velho, todos desta freguesia e para constar fiz este assento aos 22 janeiro 1800.

 

10- Felipe José da Costa, em 20-06-1796 na capela da Piedade, casou com Ana Lourença da Conceição, f.l. de João Lourenço do Amaral e Leonarda Pereira de Jesus; família “Izabel Rosa de Jesus”.

Aiuruoca, MG aos 20-06-1796 na capela da Piedade filial de S. João del Rei e testemunhas Antonio Ferreira Roza e Matias da Costa Guimarães, se casaram Felipe Joseph da Costa, f.l. do Alf. Domingos da Costa Guimarães e Rita de Sousa do Nascimento, n/b na vila de S. João del Rei = cc Ana Lourença da Conceição, f.l. de João Lourenço do Amaral e Leonarda Pereira de Jesus, n/b nesta freguesia da Aiuruoca.

Pais de, pelo menos:

10-1 Maria Jacinta da Conceição, natural da Aiuruoca. Em Boa Esperança aos 25-11-1824 casou com Mateus da Silva Coelho, natural de Lavras e filho de José da Silva Coelho e de Mariana Luísa do Espirito Santo, neto materno de Mateus Luis Garcia e Francisca Maria de Jesus; família “Os Barbosa Lima” I-Cap. 4º. 3-1.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 25-11-1824 - Mateus da Silva Coelho, nat. de Lavras e f. de José da Silva Coelho e de Mariana Luísa do Esp. Santo = cc Maria Jacinta da Conceição, nat. de Aiuruoca e f. de Filipe José da Costa e de Ana Lourença da Conceição.

10-2 Ana Vitória de Jesus, natural da Aiuruoca. Em Boa Esperança aos 05-09-1824 casou com Flávio José Pereira, natural de Lavras e filho de José Pereira Machado e de Joaquina Maria do Nascimento.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 5-9-1824 Flávio José Pereira, nat. Lavras e f. de José Pereira Machado e de Joaquina Maria do Nascimento = cc Ana Vitória de Jesus, nat. de Aiuruoca, f. de Filipe José da Costa e de Ana Lourença da Conceição.

 

11-  Ana(?) ----- da Costa

 

12- Valeriano José dos Reis.