PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Domingos Soares Leite

(atualizado em 31-outubro-2017)

 

 

Silvia Buttros

 

 

Domingos Soares Leite, nasceu aos 08-02-1676 da freguesia de São Pedro Fins termo da Vila da Feira Bispado do Porto (termo no “de genere” do filho José). Era filho de Domingos Soares Leite, da mesma freguesia e de Domingas Leite da freguesia de Fornos termo da vila da Feira Portugal.

 

Casou na terra com Domingas Lobo de Oliveira, natural de Taubaté-SP, filha de Amaro Lobo de Oliveira, natural de Jacarei-SP e Maria de Barros, natural de Taubaté, neta materna de Maria Bicudo de Brito e Estevão de Barros Cardoso - aportes à GP: Sebastião Fernandes Camacho - SL. 6, 338, 3-1.

 

Tiveram os filhos, q.d.:

1- Rosa Maria de Jesus

2- Rita Soares Leite

3- Quitéria Soares Leite

4- Manoel Soares Leite

5- Maria Soares Leite

6- José Soares Leite, padre

7- João Soares Leite

 

1- Rosa, legatária da bisavó Maria de Barros: “Deixo a minha tris(sic) neta Rosa, filha de meu neto Domingos Soares, uma crioula”.

          Rosa Maria de Jesus casou com Domingos Francisco de Abreu, filho de Gabriel Francisco e Cristina de Abreu, naturais de Santa Marinha de Anais, Arc. Braga. Pais de, q.d.:

1-1 Teresa de Jesus em fevereiro de 1760 casou com Dionisio Pedroso, filho de Mateus Martins de Brito e Eugenia Maria de Jesus, neto paterno de Antonio Pedroso de Alvarenga e Maria da Luz do Prado, neto materno de Francisco Pires da Costa e Maria da Cunha da Conceição.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos [--] fevereiro de 1760 na capela da Senhora Aparecida, Dionisio Pedroso, f.l. Mateus Martins e Eugenia Maria nmaterno de Francisco Pires da Costa e Maria da [----]eição, npaterno Antonio Pedroso e Maria da Luz = cc Teresa de Jesus, f.l. Domingos Francisco e Rosa Maria, np Gabriel Francisco e Cristina de Abreu, naturais de Marinha Anais Arc. Braga, nm Domingos Soares Leite de Portugal e de Domingas Loba desta freguesia.

1-2 Francisco Gonçalves de Abreu em junho de 1761 casou com Eugenia Maria de Jesus, viúva de Mateus Martins de Brito, filha de Francisco Pires da Costa e Maria da Conceição supra citados.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos trinta e hum de junho(sic) de 1761 Francisco Gonçalves de Abreu, f.l. Domingos Francisco de Abreu e Rosa Maria de Jesus, np ignora e nmaterno de Domingos Soares Leite e Domingas Lobo = cc Eugenia Maria de Jesus, n. desta, f.l. Francisco Cunha(sic) e Maria da Conceição e viúva que ficou de Mateus Martins de Brito [danificado]

Eugenia Maria de Jesus e seu primeiro marido Mateus Martins de Brito, filho de Antonio Pedroso de Alvarenga, natural da Parnaiba e Maria da Luz do Prado, natural de Guaratingueta, tiveram os filhos, q.d.:

I- Dionisio Pedroso casou com Teresa de Jesus em 1-1 supra.

II- Francisco de Alvarenga aos 19-06-1765 casou com Andreza Leme Moreira, filha de José Moreira de Castilho e Maria Nunes de Brito, neta paterna de Salvador Moreira e Isabel de Arruda e neta materna de João Pacheco e Domingas de Brito.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 19-06-1765 Francisco de Alvarenga, n. desta, f.l. do defunto Mateus Martins e Eugênia Maria, nts desta freguesia, n.p. de Maria da Luz e n.m. de Francisco Pires = cc Andreza Leme Moreira, da Campanha, filha de José Moreira de Castilho e Maria Nunes de Brito, n.p. de Salvador Moreira e Isabel de Arruda e n.m. de João Pacheco e Domingas de Brito.

III- Maria Domingues de Jesus aos 24-10-1758 casou com João Fernandes da Silva, natural de Guaratingueta, filho de José Dias Morgado e Maria Bicudo de Brito, neto paterno de Matias de Oliveira e Catarina Rodrigues e neto materno de Amaro Lobo e Maria de Barros

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 24-10-1758 João Fernandes da Silva, desta, filho de José Dias Morgado e Maria Bicudo de Brito, n.p.; de Matias de Oliveira e Catarina Rodrigues e n.m. de Amaro Lobo e Maria de Barros, com Maria Domingues de Jesus, desta, filha de Mateus Martins e Eugênia Maria, n.p. de Antonio Pedroso e Maria da Luz e neta mat. de Francisco Pires e Maria da Conceição,

IV- (Segundo SL. 7, 468, 6-7) Manoel Martins de Brito casou com Antonia da Silva Neves, filha de João Portes da Cunha e Izabel da Silva Leme. Com geração na GP.

SL. 7, 468, 6-7 Antonia da Silva Neves, de Taubaté, foi C.c. Manuel Martins de Brito, f.o de Mateus Martins de Brito e de Eugênia Maria Teve q. d.: 7-1

V- Miguel Martins Correa em 1752 casou com Maria Cordeiro de Jesus, filha de João Borges do Prado e Margarida Bicudo.

Casamentos de Guaratingueta - 1752; Copia de Gastao de Meireles França; RGB nº 7: N.º 200 - Miguel Martins Correia, desta, filho de Mateus Martins de Brito e Eugênia Maria de Jesus, com Maria Cordeiro de Jesus, de Taubaté, filha de João Borges do Prado e Margarida Bicudo.

Pais de, pelo menos:

V-1 José Martins Correa casou com Mariana da Conceição, ambos naturais de Guaratingueta, ela filha do Alferes Simão Martins Coelho, natural das Ilhas e de Maria de Moraes, natural de Guaratingueta (SL. 3, 313, 6-3 onde Mariana é citada sem o conjuge e sem a geração).

Pais de, pelo menos:

V-1-1 Marianna Gertrudes da Conceicao. em Itajubá Velha (atual Deelfim Moreira-MG) aos 27-11-1798 casou com Cristovão Pinto da Silva, natural de Pouso Alto-MG, filho de Jose Pinto da Silva, natural da Freguesia de Frende Bispado do Porto, e de Escolastica Francisca da Afonseca, natural de Pouso Alto, neto paterno. de Cristovão Pinto da Silva, natural de Vila Real, e de Bernarda Guedes da Silva, natural de Frende, neto materno de Manoel Rodrigues de Afonseca, natural de Santa Maria de Zezere, e de Bernarda Francisca, natural de Taubate - família Bento da Costa Preto Cap. 6º.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) 27-11-1798, Chistovam Pinto da Silva com Marianna Gertrudes da Conceicao. Ele natural de Pouso Alto, f.l. de Jose Pinto da Silva, nat. da Freguesia de Frende, Bispado do Porto, e de Escolastica Francisca da Afonseca, nat.l de Pouso Alto, n.p. de Cristovam Pinto da Silva, nat. de Vila Real, e de Bernarda Guedes da Silva, nat. de Frende, n.m. de Manoel Rodrigues de Afonseca, nat.l de Santa Maria de Zezere, e de Bernarda Francisca, nat. de Taubate. Ela nat. de Itajuba, f.l. de Jose Martins Correa e de Mariana da Conceição, ambos nat. de Guaratingueta, n.p. de Miguel Martins Correa, nat. de Guaratingueta, e de Maria Cordeira de Jesus, nat. de Taubate, n.m. do Alferes SImao Martins Coelho, bat. das Ilhas e de Maria de Moraes, nat. de Guaratingueta.

VI- Maximiano Correa da Silva aos 11-06-1767 casou com Ana Maria de Oliveira, natural de Taubate, filha de Eusébio de Oliveira e Antonia Bicudo Guedes.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 11-06-1767 Maximiano Correa da Silva n desta vila, f.l. Mateus Martins de Brito e Eugenia Maria de Jesus = cc Ana Maria de Oliveira, n. Taubate, f.l. Eusébio de Oliveira e Antonia Bicudo Guedes.

 

 

2- Rita Soares Leite aos 30-07-1743 em Guaratinguetá casou com Lourenço Correa da Silva, natural da vila de Colares, freguesia de N. Sra da Assunção Arc. Lisboa, filho de Manoel Dias da Silva e da falecida Maria Correa.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 30-07-1743 Lourenço Correa, n. da vila de Colares freguesia de N.Sa. da Assunção Arc. Lisboa, f.l de Manoel Dias da Silva e Maria Correa, falecida = cc Rita Soares, desta, filha de Domingos Soares e Domingas Loba.

          Lourenço, já falecido em 1790, e Rita tiveram, pelo menos, o filho:

2-1 José Soares da Silva em Guaratingueta aos 27-01-1790 casou com Isabel Maria, daí natural, filha de José Carlos de Souza e de Ana Maria Barbosa, neta paterna de Francisco de Moura Ferreira, natural de Taubate-SP e de sua mulher, neta materna de Estevão Rapozo Barbosa e Marinha Leme de Chaves, naturais de Guaratinguetá (SL. 3º, 45, 5-1).

Guaratingueta, SP aos 27-01-1790 nesta matriz de Guaratingueta, na presença das testemunhas o Ajudante Manoel da Silva Neves e Andre Soares da Silva, aquele casado e este solteiro filho de Lourenço Correa da Silva, já defunto, se receberam Jose Soares da Silva e Izabel Maria de Jesus, ambos moradores nesta freguesia, ele contraente natural desta vila, filho de Lourenço Correa da Silva, já defunto e de s/m Rita Soares Leite, aquele filho da Europa mas não souberam dizer de que freguesia, e esta natural desta vila, avós paternos não me disseram, por não saber, avos maternos Domingos Soares Leite, de cuja naturalidade se não deram noticia e Domingas Loba, natural desta vila. A contraente Izabel Maria de Jesus, natural desta vila, f. de Jose Carlos de Souza e de s/m Ana Maria Barbosa, ambos naturais desta vila. Avós paternos Francisco de Moura Ferreira, natural da vila de Taubate e da mulher deste não souberam dar noticia alguma; avós maternos Estevão Rapozo Barbosa, natural desta vila e Marinha Leme de Xaves natural desta vila.

          José Carlos de Souza e Ana Maria Barbosa, dispensados do impedimento de 2º grau de consanguinidade, se casaram aos 25-09-1759 em Guaratinguetá.

Guaratingueta-SP matr. - aos 25-09-1759 nesta matriz dispensados do impedimento de 2º grau de consanguinidade, test.: Pedro Leme do Prado e Jose Mora. Jose Carlos de Souza, f.l. Francisco de Mo-ra Ferreira e Catarina de Almeida, np Miguel de Souza e não disseram a avo, natural de Taubate, neto materno Antonio Raposo Barbosa n. de ---- e Maria de Lima n. de S. Paulo = cc Ana Maria Barbosa, f.l. Estevão Raposo Barbosa e Marinha Leme, np do mesmo Antonio Raposo e Maria de Lima, nm Pedro Rodrigues Malho natural de Taubate e Francisca ----- natural desta freguesia

2-2 Andre Soares da Silva, solteiro em 27-01-1790, testemunha no casamento do irmão José.

 

3- Quitéria Soares casou com Sebastião Machado Lima, filho de Domingos Machado Lima e Branca Raposo. SL. 3, 50, 3-4 onde constam 4 filhos, João Machado Lima não é citado.

3-1 Bras Esteves Leme em 1762 casou com a viúva Joana Ferreira de Freitas, natural de Taubaté, filha de Bartolomeu Ferreira de Castilho e Antonia Pinto Barbosa - família Jacques Felix, neste site.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos -- de -- de 1762 Braz Esteves Leme, desta, filho de Sebastião Machado Lima e Quitéria Soares Leite, n.p. de Domingos Machado Lima e Branca Raposo e n.m. de Domingos Soares Leite e Domingas Lobo, = cc Joana Ferreira de Freitas, de Taubaté, filha de Bartolomeu Ferreira de Castilho e Antonia Pinto Barbosa, viuva de Paulo Martins.

          Joana Ferreira de Freitas foi primeira vez casada aos 06-09-1755 com Paulo Martins Pedro, natural de Alvaracas Arc. Braga, filho de Domingos Afonso e Madalena Fernandes.

Guaratingueta, SP matr - aos 06-09-1755 nesta matriz na presença das testemunhas Balthazar do Rego e Jeronimo Francisco se casaram Paulo Martins Pedro, f.l. de Domingos Affonso e Madalena Fernandes, natural de Alvaracas Arc. Braga = Com Joana Ferreira, f.l. de Bartholomeu Ferreira de Castilho e de Antonia Pinta Barbosa, natural e fregueses todos de Taubaté.

 

3-2 Antonio Machado de Lima em 27-02-1762, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, casou com Bernarda Diniz de Chaves, filha de Diniz de Chaves e Izabel Paes. Geração em SL. 3, 51, 4-2.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio - aos 27/02/1762 Antonio Machado Lima, f.l. Sebastião Machado de Lima e Quiteria Soares [----] npaterno de [  ]e Branca Raposo, nmaterno de [-------] Soares e Domingas Lobo= cc Bernarda [--------] Chaves, f.l. Antonio Diniz de Chaves e Izabel Paes, natural desta freguesia, nm [------] e de Margarida Bicudo.

 

ACMSP Parte B - Dispensa Matyrimonial ano 1762.

Oradores Antonio Machado de Lima e Bernarda Diniz Chaves - 3º grau de consanguinidade - 07-01-1762 cidade de S. Paulo. Nts e moradores na freguesia de Guarat.ª deste bispado.

Branca Raposa de Lima e Margarida Bicuda foram irmãs, e de Branca Raposa nasceu Sebastião Machado Lima e deste Antonio Machado orador.

De Margarida Bicuda nasceu Izabel Paes e desta Bernarda Diniz Chaves oradora.

O orador por fragilidade humana tece copula com a oradora.

Inquirição das Testemunhas aos 29-12-1761 na vila de Santo Antonio de Guaratingueta:

Depoimento da oradora: não conhecera sua avó Margarida Bicuda, mas que sabia q dela nascera Izabel Paes mãe dela oradora (...) é orfã de pai, passa dos trinta anos e tem mais duas irmãs solteiras.

Depoimento do orador: confirma os itens

Testemunhas:

João Fernandes da Cunha, casado, morador no termo desta vila, n. da vila de Caminha Arc. Braga, vive de sua lavoura, de idade 25 anos.

Francisco Ferreira de Moraes, solteiro, n. e morador desta vila, de oficio de sapateriro de idade de 20 anos pouco mais ou menos

Cap. Pedro Leme do Prado, viuvo, morador desta vila e natural da vila de Taubate, q vive de sua lavoura, de idade de 51 anos, parente dos oradores em grau remoto.

 

3-3 Helena Soares Leite (ou Machado) aos 27-06-1765 casou com Angelo José Bittencourt, filho de Manoel José Bitencourt e Maria do Rego, neto paterno de João Garcia e Maria Leal, naturais das Ilhas e neto materno de Baltasar do Rego, de Guaratingueta, e Bernarda do Prado, de Taubaté, (SL. 3º, 52, 4-3 e SL. 3º, 74, 5-4)

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 27-06-1765 Angelo José, n. desta, filho de Manoel José Bitencourt e Maria do Rego, n.p. de Joam Garcia e Maria Leal, naturais das Ilhas e n.m. de Baltasar do Rego, desta, e Bernarda do Prado, de Taubaté, = cc Helena Machado, desta, filha de Sebastião Machado Lima e Quitéria Soares, n.p. de Domingos Machado e Branca Raposo e n.m. de Domingos Soares, de Portugal, e Domingas Lobo, desta.

Alem dos dois filhos descritos em SL. 3º, 74, 5-4, tiveram tambem:

3-3-3 Ignacio José de Bitencourt, natural de Guaratinguetá. Em Resende-RJ aos 15-06-1799 casou com Ana Francisca, natural de Guaratingueta, filha de José da Silva e Maria de Freitas.

15-06-1799 na matriz de Resende, pelo Vig. da Vara Antonio de Mattos Nobrega de Andrada. Ignacio José de Bitencourt. n/b em Guaratinguetá, f.l. de Angelo Ignacio Bitencourt e Ilena Soares de Lima; = cc. Anna Francisca, n/b Guaratinguetá, f.l. de José da Silva e Maria de Freitas. Test.: Guarda Mor Simplicio Correia da Costa e Francisco Correa da Costa (acervo Itamar Bopp ficha 0056).

3-4 Maria Soares da Conceição casou com José Rodrigues de Siqueira, filho de Francisco Borges Rodrigues e de Maria Fragoso

SL. 3, 52, 4-4 Maria Soares, casada em 1769 na mesma vila com José Rodrigues de Siqueira, f.o de Francisco Borges Rodrigues e de Maria Fragoso.

SL3, 79, 5-3 José Rodrigues de Siqueira, casou-se em 1769 em Guaratinguetá com Maria Soares da Conceição, f.a de Sebastião Machado de Lima e de Quiteria Soares.

 

3-5 João Machado Lima, natural de Guaratingueta, não é citado no rol de seus irmãos em SL.

          Em Prados-MG aos 27-07-1805 casou com Izabel Maria de Souza, daí natural, filha de Luiz da Costa Silva e de Maria de Souza, neta paterna de Luiz da Costa Silva e Joana Clara Tereza, neta materna de Pascoal de Souza Pereira e Barbara da Conceição - família “Pascoal de Souza Pereira”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz de S. João del Rei aos 27-07-1805 João Machado Lima, f.l. de Sebastião Machado Lima e Quiteria Soares Leite, n/b freguesia de Guaratinguetá Bispado de S.Paulo = Izabel Maria de Souza, f.l. de Luiz da Costa Silva e Maria de Souza, n/b nesta freguesia de Prados.

João e Izabel Maria tiveram, pelo menos:

3-5-1 Maria batizada em Tirandentes em 19-10-1806.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-10-1806 Passatempo, Maria, f.l. João Machado de Lima e Izabel Maria de Souza, padr.: Felisberto Martins Pereira e Barbara Luiza, filha de Luiz da Costa Silva, da freg. de Prados e os mais desta aplicação.

 

4- Manoel Soares Leite casou com Luiza Rodrigues Souto, com filhos esparsos na GP. Entre eles:

4-1 Brigida Soares Leite casou com Bento Manoel de Gusmão, filho do Cap. Inácio Xavier de Gusmão e de Branca Maria, casados em 29-09-1762, neto paterno de Andre Bernardes e Margarida Nunes, neto materno de Antonio de Bastos e Maria Barbosa. Por Margarida Nunes bisneto de Francisco Nunes e de Lucrecia Leme - família Lucrecia Leme Barbosa. Geração em SL. 3º, 54, 5-5.

Guaratingueta, SP Bento Manoel de Gusmão e Brigida Soares Leite - aos 06-05-1790 na capela de N. Sra da Conceição Aparecida filial desta matriz de Santo Antonio de Guaratingueta, nas presença das testemunhas o Ajudante Manoel da Silva Neves, casado e Joaquim de Meirelles Freire, solteiro filho do Cap. João de Meirelles Freire, se receberam Bento Manoel de Gusmão e Brigida Soares Leite, ambos fregueses desta matriz. Ele contraente natural desta vila, f. do Cap. Ignacio Xavier de Gusmão e de s/m D. Maria Branca de Jesus, de cujas naturalidades e dos avós paternos e maternos me não souberam dar noticia. E ela contraente natural desta vila, f. de Manoel Soares Leite e de s/m Luiza Rodrigues Souto, das naturalidades destes, e dos avos paternos e maternos se não souberam dar noticia alguma.

4-2 Ursula Soares Leite casou aos 18-09-1794 com Antonio de Bastos Antunes, filho de José de Bastos Antunes e Maria Joaquina da Conceição, naturais de Guaratingueta, neto paterno de Antonio de Bastos Antunes natural de Portugal e de Maria Barbosa de Lima, natural de Guaratinguetá, e neto materno de João da Motta e de Rosa Maria Pedrosa, naturais de Guaratinguetá. Geração em SL. 3º, 52, 5-4

Guaratingueta, SP Antonio de Bastos Antunes e Ursula Soares Leite. Aos 18-09-1794 nesta vila de Guaratingueta se receberam Antonio de Bastos Antunes, f.l. de Joseph de Bastos Antunes e de Maria Joaquina da Conceição, naturais desta vila, npaterno de Antonio de Bastos Antunes natural de Portugal e de s/m Maria Barbosa de Lima, natural desta vila, e neto materno de Felis da Motta alias João da Motta e de s/m Rosa Maria Pedrosa, naturais desta vila = Com Ursula Soares Leite, f.l. de Manoel Soares Leite, naturais desta vila e de s/m Luiza Rodrigues Souto, antural da cidade de São Paulo. De avos não declarou por já ter declarado no assento supra (neta paterna de Domingos Soares Leite, cuja naturalidade ignoram e de s/m Domingas Loba natural desta vila, e neta materna não souberam dizer). Testemunhas Manoel Serafim dos Anjos, solteiro e Antonio Rodrigues Maia, solteiro, e todos desta fregusia.

4-3 Genoveva Soares Leite aos 18-09-1794 casou com Inacio Pinto Barbosa, batizado aos 07-06-1767 em Aiuruoca-MG, filho de Gabriel Pinto Barbosa e de Ana Maria da Silva ai casados em 1763, neto paterno de Lourenço Correa Barbosa e Vitoria Barbosa, neto materno de Francisco Preto Pimentel e Joana Leme da Silva.

Guaratingueta, SP. Aos 18-09-1794 nsta matriz se receberam Ignacio Pinto Barbosa, f.l. de Gabriel Pinto Barbosa e de Ana Maria da Silva, naturais da freguesia da Aiuruoca Bispado de Mariana, npaterno não souberam dizer e pneto amterno de Francisco Preto Pimentel e de s/m Joana Leme da Silva, naturais desta vila. Com Genoveva Soares Leite, f.l. de Manoel Soares Leite, naturais desta vila, e de s/m Luiza Rodrigues Souto, já defunta, natural da cidade de S. Paulo, neta paterna de Domingos Soares Leite, cuja naturalidade ignoram e de s/m Domingas Loba natural desta vila, e neta materna não souberam dizer. Testemunhas Antonio Machado de Lima, casado e o Reverendo Coadjutro João da Costa Portella, todos desta freguesia.

 

Aiuruoca, MG - batismos- aos 07 junho 1767 cap. Rosario, Ignacio, f.l. de Gabriel Pinto Barboza e de Anna Maria da S.ª, nasceu aos 7 do mes, padr.: Ignacio Xavier --- (filho?) solteiro, soldado dragano (?) e d. Virgina Go---- (a linha esta cortada) mulher do sargento mor Dom.s de Olivr.[. Aiuruoca 26 junho 1767.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 14 agosto (?) 1763 Gabriel Pinto Barbosa e Anna Maria da Silva. Ele f.l. de Lourenço Correa e s/m Victoria Barbosa, n. da freg. de Lour.ª de Guimarães, trº do conc. de Guimarães do arc. de Braga, viuvo por falecimento de Domingas Martins. Ela f. de Francisco Pimentel e s/m Joanna L--- da Silva, n. -----

 

5- Maria Soares Leite casou aos 29-05-1747 com João Ribeiro Aranha, natural de Arrifana de Souza do Bispado do Porto, filho de Manoel Ribeiro Aranha e Maria Fernandes

Guaratingueta, SP em 29-05-1747 se receberam João Ribeiro Aranha, f.l. de Manoel Ribeiro Aranha e Maria Fernandes, n/b na Arrifana de Souza do Bispado do Porto = Cc. Maria Soares Leite, f. de Domingos Soares Leite e de s/m Domingas Loba, n/b na matriz desta vila. Test.: Revdo Dr. Gaspar de Souza Leal, vigario da vara e João da Costa Lima da freguesia da Piedade.

6- Padre José Soares Leite, habilitado de genere em São Paulo em 1749.

ACMSP - Parte A Aplicação Sacerdotal (genere et moribus) .

De genere de José Soares Leite ACMSP 1-22-206 (1749):

Diz José Soares Leite, natural da vila de Guaratinguetá, f.l. de Domingos Soares Leite natural da freguesia de Sanfins, termo da vila da Feira, bispado do Porto, e Domingas Lobo de Oliveira, natural da vila de Taubaté, n.p. de Domingos Soares Leite, natural da dita freguesia de Sanfins, e Domingas Leite, natural da freguesia de Fornos, n.m. de Amaro Lobo de Oliveira, natural da vila de Jacareí, e Maria de Barros, natural da vila de Taubaté.

Certidão: Rodrigo Brandão da Silva, Abade da Paroquial Igreja do Salvador de Fornos da Comarca da Feira, Bispado do Porto, certifico que informando-me nesta freguesia com pessoas antigas acerca do conhecimento de Domingas Leite, avó paterna do habilitando, e todos me disseram que ela fora natural do lugar de Casal de Matos, e casara na freguesia de Sanfins [ ].

Testemunhas:  o Reverendo Padre Manoel Marques de Matos, do dito lugar de Casal de Matos; Maria Marques, solteira, do mesmo lugar; Joana Paes, viúva, do mesmo; José de Pinho Pereira, do mesmo; João de Pinho, do lugar da Igreja; Feliciano Marques, do mesmo; Isabel Ferreira, viúva, do mesmo; Isabel Fernandes, viúva, do mesmo. Rodrigo Brandão da Silva.

Inquirição da freguesia de Sanfins: Aos 20/10/1751, nesta Igreja de São Pedro Fins, da Comarca da Feira, desta Bispado do Porto [ ] testemunhas: 1- Manoel dos Santos, homem lavrador e morador no lugar do Preca(?) desta freguesia; Fls. 14 Testemunha 2- José Leite, mestre alfaiate, morador no lugar dos Ceivados(?), desta freguesia de S. Pedro Fins; Fls. 15 Testemunha 3- o Reverendo Padre Manoel Homem Soares, Presbítero do hábito de São Pedro, morador no lugar das Mestras(?) desta freguesia; Fls. 16 Testemunha 4- o Reverendo Padre Domingos Homem Soares, Presbítero do hábito de São Pedro, morador no lugar da Aldeia(?) desta freguesia [ ].

(...) Certifico eu Manoel Antonio da Silva, escrivão dos livros findos, em como em um dos da freguesia de San Fins as folhas 5 se encontra o assento de teor seguinte: aos 08/02/1676 nasceu Domingos, f.l. de Domingos Soares e de sua mulher. Foram padrinhos Domingos Homem de Fornos, e Ana da Costa desta freguesia. E por verdade fiz este era ut supra. O Padre Zacharias Tavares de Payva.

 

7- João Soares Leite, natural de Guaratingueta. Em Viamão-RS casou com Domingas Nunes (ou Antunes Lobo ou de Lara), natural da Laguna-SC, filha de Manoel Nunes de Brito e Maria de Lara (ou Moraes) naturais de Guaratingueta.

Viamão-RS Igreja N Sra da Conceição matr - [inicio queimado] João Soares Leite, f.l. de Domingos Soares Leite e Domingas de Oliveira, batizado na freguesia de Guaratingueta = Com Domingas Nunes, f.l. de Manoel Nunes de Brito e Maria de Lara, e ela contraente batizada na vila de Laguna e moradores nesta freguesia.

Capitão João Soares Leite faleceu aos 21-05-1801 em Taquari-RS.

Taquari,RS. Aos 21-05-1801, nesta Matriz de São José de Taquari, faleceu da vida presente o Capitão João Soares Leite, homem casado com Dona Domingas de Tal, com o sacramento da penitência, e com falta dos mais, por morrer quase de repente, de velho para mais ou menos de noventa e quatro, deixou filhos e não fez testamento, era natural de São Paulo. Foi encomendado por mim, segundo o rito da Igreja, e sepultado dentro desta Matriz, de que para constar fiz este assento, que por verdade assinei. O Vigr.o Alexandre José Coelho da Costa.

Pais de, q.d.:

7-1 Genoveva Leite de Oliveira, batizada em 23-11-1751 em Viamão. Em Taquari aos 03-11-1770 casou com o Ten. Antônio Correa Sarafana, natural da Conceição dos Guarulhos-SP, filho do Cap. Francisco Correa Sarafana, natural da ilha do Faial e de sua primeira mulher Rosa Pires Ferreira, natural da dita Conceição dos Guarulhos, neto materno de Francisco Pires e de sua mulher Francisca da Conceição, naturais da dita freguesia da Conceição citados em 7-3.

Viamão-RS Igreja N. Sra da Conceição aos 13-11-1751 nesta matriz bat a Genoveva, f.l. de João Soares Leite e Domingas Antunes Lobo; foram padrinhos Manoel Fernando de Almeida, solteiro e Maria de Oliveiramulher de João Gracia.

 

Taquari, RS. Aos 03/11/1770, o Tenente Antônio Correia Serafana, natural e batizado na Igreja da Misericórdia da Cidade de São Paulo, f.l. do Capitão Francisco Correia Serafana, e de sua mulher D. Rosa Pires Ferreira, com D. Genoveva Leite de Oliveira, natural [o FS não digitalizou o verso desta folha e a frente da seguinte].

          Antonio faleceu aos 15-04-1787 e foi sepultado na matriz de Taquari.

Taquari, RS. Aos 15-04-1787, faleceu da vida presente, de idade de quarenta e um anos, sem sacramentos por ser de repente, e por não haver pároco nesta freguesia, Antônio Correa, marido de Genoveva Leite de Oliveira, f.l. do Capitão Francisco Correa Serafana, natural da Ilha do Faial, e de sua mulher Rosa Pires, natural da cidade de São Paulo. Foi encomendado por mim e a cruz da Fábrica segundo o Ritual Romano, e sepultado nesta Matriz, e por ele celebrei missa de corpo presente, de que para constar fiz este assento que assinei. O Vigr.o Mateus da Silveira e Souza.

Tiveram os filhos, batizados em Taquari, q.d.:

7-1-1 Francisca em 26-12-1773.

Taquari, RS. Aos 26-12-1773, Francisca, f.l. de Antônio Correia Serafana, natural da cidade de São Paulo, freguesia de N.S. da Conceição, e de Genoveva Leite, natural da Capela de Viamão; np de Francisco Correia Serafana, natural da Ilha do Faial, Bispado de Angra, e de Rosa Pires Ferreira, natural da dita cidade de São Paulo; nm do Capitão João Soares Leite, natural da vila de Guaratinguetá, Bispado de são Paulo, e de sua mulher Domingas Antunes, natural da vila [ ] Bispado do Rio de Janeiro. Padrinhos: Manoel [ ] e Gertrudes Lemes Barbosa.

7-1-2 Francisco Correa de Oliveira, em Triunfo-RS aos 16-07-1796 casou com Cecília Maria da Conceição, natural de Viamão-RS, filha de João Fernandes de Deus e Marta Ribeira.

Triunfo, RS Aos 16/07/1796, Francisco Correia de Oliveira, natural da freguesia de Taquari, f.l. do Tenente Antônio Correia Sarafana, e de Genoveva Leite de Oliveira, com Sizila Maria da Conceição, natural da Capela de Viamão, f.l. de João Fernandes de Deus e Marta Ribeira. Testemunhas: Joaquim José de Oliveira e Lucas Batista de Oliveira Fontoura.

7-1-3 Maria batizada em 18-01-1779.

Taquari, RS. Aos 18-01-1779, Maria, nascida aos dez do dito mês supra, f.l. de Antônio Correia Serafana, natural da freguesia de N.S. da Conceição de Guarulhos, Bispado de São Paulo, e de Matildes (sic) Leite, natural da Capela de Viamão, freguesia de N.S. da Conceição, deste Bispado; np do Capitão Francisco Correia Serafana, natural da Ilha do Faial, Bispado de Angra, e Rosa Pires Ferreira, natural da dita freguesia de N.S. da conceição dos Guarulhos, Bispado de São Paulo; nm do Capitão João Soares Leite, natural da vila de Guaratinguetá, Bispado de São Paulo, e de Domingas Antunes, natural da vila da Laguna, freguesia de Santo Antônio, deste Bispado. Padrinhos: Albano da Silva e Felix filhos de Francisco da Silva.

7-1-4 Joaquim Correa Sarafana, em Triunfo 13-08-1808, casou com Catarina Carlota da Conceição, daí natural, filha de Domingos Fernandes Viana e Jacinta Escolástica.

Triunfo, RS. Aos 13-08-1808, Joaquim Correia Sarafana, f.l. de Antônio Correia Sarafana, e de Genoveva Leite de Oliveira, natural da freguesia de Taquari, com Catarina Carlota da Conceição, f.l. de Domingos Fernandes Viana, e de Jacinta Escolástica, natural desta freguesia. Testemunhas: Juliano de Faria Lobato e Manoel Caetano da Cunha.

Pais de, q.d.:

7-1-4-1 Maria, batizada em Triunfo aos 03-11-1811.

Triunfo, RS. Batismos. Aos 03-11-1811, Maria, nascida a cinco de outubro, filha de Joaquim Correa Sarafana, e de sua mulher Catharina Carlota, naturais desta freguesia. Avós paternos, Antônio Correa, natural de São Paulo, e Genoveva de Oliveira, natural de Viamão; avós maternos, Domingos Viana, natural de Portugal, e Jacinta Escolástica, natural desta freguesia. Padrinhos: Vicente de Araújo e Maria Francisca de Araújo.

 

7-1-5 Antônio Correa Sarafana, batizado aos 15-09-1781 em Taquari.

Taquari, RS - Batismos. Aos 15-09-1781, Antonio, f.l. de Antonio Correia Serafanna, natural da freguesia de N.S. da Conceição dos Guarulhos, Bispado de São Paulo, e de Genoveva Leite de Oliv.ra, natural da Capela de Viamão, freguesia de N.S. da Conceição deste Bispado; np do Capitão Francisco Correia Serafana, natural da Ilha do Faial, Bispado de Angra, e Rosa Pires Ferreira, natural da dita freguesia dos Guarulhos; nm do Capitão João Soares Leite, natural da vila de Guaratinguetá, Bispado de São Paulo, e de Domingas Antunes, natural da vila da Laguna, freguesia de Santo Antônio, deste Bispado. Padrinhos: Antonio de Souza Carneiro, e Ritta Maria mulher de Francisco da Costa.

         Casou com Mariana Eufrasia de Oliveira, natural de Viamão, filha de José Machado de Oliveira, natural do Rio Grande, e de Maria Moreira, natural de Viamão. Pais de, q.d.:

7-1-5-1 João, batizado em Porto Alegre em 23-07-1821.

Porto Alegre, RS - Madre de Deus, Batismos. Aos 23-07-1821, João, nascido aos dois de junho, f.l. de Antônio Correa Sarafana, natural da freguesia do Triunfo, e de Mariana Eufrásia de Oliveira, natural de Viamão, onde são moradores. Np de Antônio Correa Sarafana, natural de São Paulo, e de Genoveva Leite de Oliveira, natural de Viamão; nm de José Machado de Oliveira, natural do Rio Grande, e de Maria Moreira, natural de Viamão. Padrinhos: João Manoel de Pontes, e Santa Ana.

 

7-2 Matildes Leite de Oliveira, batizada em 06-05-1754. Casou com Inácio Pires Correa, ou Inácio Correa Sarafana, natural da Conceição dos Guarulhos-SP, filho de Francisco Correa Sarafana e de Rosa Pires citados em 7-1 e 7-3.

Viamão-RS aos 06-05-1754 nesta freguesia bat a Amatildes, f.l. de João Soares Leite e Domingas de Lara, o pai , n. Guaratingueta Bispado de S. Paulo filho de Lourenço(sic) Leite e ignora a mãe, neta materna de Manoel Nunes e de Maria de Lara. A dita Domingas de Lara foi batizada na vila de Laguna. Foram padrinhos  Jose Carlos da Silva e D. Joana Velosa, solteira. São moradores do Rio de Tacuari.

Pais de, q.d.:

7-2-1 José Correa Sarafana batizado aos 24-06-1772 em Taquari. Em Triunfo aos 29-06-1795 casou com Rosa Maria de Jesus, natural de Triunfo, viúva de Renovato Barbosa e filha de de Matias Pereira da Silva, natural do Rio de Janeiro, e de Juliana Maria de Jesus, natural de Taquari - família “Lucrecia Leme Barbosa”, neste site.

Taquari, RS. Aos 24-06-1772, José, f.l. de Inácio Pires Correia, natural da freguesia da Conceição, Bispado de São Paulo, e de Ma [ ] Leite, natural de Viamão; np de Francisco Correa Sarafana, natural da Ilha do Faial, e de Rosa Pires natural de São Paulo; nm de João Soares Leite, natural [ ] e Domingas Antunes, natural [ ] [danificado].

 

Triunfo, RS. Aos 29/06/1795, José Correa Sarafana, natural da freguesia de Taquari, f.l. de Inácio Correa Sarafana e Matildes Leite de Oliviera, com Rosa Maria de Jesus, viúva por falecimento de Renovato Barbosa. Testemunhas: Henrique José Peixoto e Lucas Batista de Oliveira Fontoura.

Rosa Maria já era falecida em 15-06-1839 (casamento do filho Marcos). Tiveram os filhos batizados em Triunfo, q.d.:

7-2-1-1 Juliana, em 26-12-1796.

Triunfo, RS - batismos. Aos 26-12-1796, Juliana, nascida a 24 de julho próximo, f.l. de José Correa Serafana, natural de Taquari, e de Rosa Maria de Jesus, desta freguesia; np de Inácio Correa Serafana, natural de São Paulo, e de Matildes Leite de Oliveira, natural da Capela de Viamão; nm de Matias Pereira, natural do Rio de Janeiro, e de Juliana Maria de Jesus, natural de Taquari. Padrinhos: Vitoriano José Senteno, filho, e Juliana Maria de Jesus, por procuração.

7-2-1-2 Reginaldo, em 14-01-1798.

Triunfo, RS - batismos. Aos 14-01-1798, Reginaldo, f.l. de José Correa Serafana, e de Rosa Maria de Jesus; np de Inácio Correa Serafana e de Matildes Leite de Oliveira; nm de Matias Pereira da Silva, e de Juliana Maria de Jesus. Padrinhos: Manoel Feliz da Silva e não deram mais notícia.

7-2-1-3 Leonarda, em 29-04-1800.

Triunfo, RS - batismos. Aos 29-04-1800, Leonarda, nascida a 16 de setembro,  f.l. de José Correa Sarafana, e Rosa Maria de Jesus, natural da freguesia de São José de Tibiquary (sic); np de Inácio Correa Sarafana, natural de São Paulo, e de Matildes Leite de Oliveira, natural de Viamão; nm de Matias Pereira da Silva, natural do Rio de Janeiro, e de Juliana Maria de Jesus, natural de Viamão. Padrinhos: o Reverendo João Batista Leite de Oliveira, e Leonarda de Oliveira Salgado, por sua procuradora Florinda Maria de Jesus.

7-2-1-4 Rafael, em 08-07-1806.

Triunfo, RS - Batismos. Aos 08-07-1806, Rafael, f.l. de José Correa Sarafana, natural de Taquari, e Rosa Maria de Jesus, natural desta freguesia; np de Inácio Correa Sarafana, natural de São Paulo, e de Matildes Leite, natural de Viamão; nm de Matias Pereira, natural do Rio de Janeiro, e de Juliana Maria de Jesus, natural de Viamão. Padrinhos: José da Silva Barbosa e Rita da Rocha.

7-2-1-5 Constantino, em 20-05-1813.

Triunfo, RS - batismos. Aos 20-05-1813, Constantino, f.l. de José Correa Sarafana, e de sua mulher Rosa Maria de Jesus, naturais de Taquari; np de Inácio Correa Sarafana, natural de São Paulo, e de Matildes Leite de Oliveira, natural de Viamão; nm de Matias Pereira da Silva, natural do Rio de Janeiro, e de Juliana Maria de Jesus, natural de Viamão. Padrinhos: João Alves e clara Joaquina.

7-2-1-6 Eduardo, em 16-05-1815.

Triunfo, RS - batismos. Aos 16-05-1815, Eduardo, nascido a 4 de abril, f.l. de José Correa Sarafana, natural de Taquari, e Rosa Maria de Jesus, natural desta freguesia. Padrinhos: Eduardo Álvares Guimarães, e Cândida Álvares.

7-2-1-7 Marcos Correa Sarafana em Porto Alegre aos 18-05-1839 casou com Leopoldina Ferreira da Silva, natural de Porto Alegre, filha de Francisco de Paula e Maria Ferreira da Silva.

Porto Alegre, Madre de Deus, Matrimônios 1828-1839, imagem 283. Aos 18-05-1839, o Alferes Marcos Correia Sarafana, natural da freguesia do Triunfo, f.l. de José Correia Sarafana, e de Rosa Maria de Jesus, já falecida; com Leopoldina Ferreira da Silva, natural da dita freguesia, f.l. de Francisco de Paula, e de Mariana Ferreira da Silva. Testemunhas abaixo assinadas: João Pedro de Abreu e Ambrósio Machado de Ascenção(?).

7-2-1-8 Manoel Correa Sarafana batizado em Triunfo aos 22-04-1818.

Triunfo, RS - Batismos. Aos 22-04-1818, Manoel, nascido a 2 do corrente, f.l. de José Correa Sarafana, e de sua mulher Rosa Maria de Jesus, naturais de Taquari; np de Inácio Correa Sarafana, natural de São Paulo, e de Matildes de Oliveira, natural de Viamão; nm de Matias Pereira da Silva, natural do Rio de Janeiro, e de Juliana Maria de Jesus, natural de Viamão. Padrinho: Manoel Álvares Guimarães, solteiro.

          Em Porto Alegre, RS aos 15-06-1839 casou com Manuela Antônia de Lima, natural de Santo Antonio da Patrulha-RS, filha de Antonio Manoel de Souza e Teresa Maria de Oliveira.

Porto Alegre, RS - Madre de Deus, Matrimônios. Aos 15-06-1839, Manoel Correia Sarafana, natural da Capela de N.S. das Dores, distrito da vila de Triunfo, f.l. de José Correia Sarafana, e de Rosa Maria de Jesus, já falecida; com Manuela Antônia de Lima, natural e batizada na vila de Santo Antônio da Patrulha, f.l. de Antônio Manoel de Souza, e de Teresa Maria de Oliveira. Testemunhas: Teodoro José da Costa e Domingos Rodrigues Teixeira.

7-2-2 Angélica Maria de Jesus batizada em Taquari aos 06-04-1774. Em Triunfo aos 07-07-1795 casou com João da Silva Barbosa, aí batizado em 21-04-1764, filho de Francisco da Silva e Maria Leme Barbosa, neto paterno de João Fernandes da Silva e Isabel Nunes, neto materno de Jeronimo de Ornellas de Menezes e Lucrecia Leme Barbosa - família “Lucrecia Leme Barbosa”, neste site.

Taquari, RS. Aos 06-04-1774, Angélica, f.l. de Inácio Pires, natural da freguesia de N.S. da Conceição dos Guarulhos Bispado de São Paulo, e de Matildes de Oliveira, natural da freguesia de N.S. da Conceição da Capela de Viamão; np de Francisco Correa Sarafana, natural da Ilha do Faial, e de D. Rosa Pires Ferreira, natural da freguesia de N.S. da Conceição dos Guarulhos, Bispado de São Paulo; nm do Capitão João Soares Leite, natural da vila de Guaratinguetá do Bispado de São Paulo, e de Domingas Antunes, natural da vila da Laguna, Bispado do Rio de Janeiro. Padrinhos: Luís Batista assistente na freguesia Nova, por procuração que me apresentou o Sargento Antônio de Oliveira Pires, assistente nesta freguesia, e Do [ ] Maria de Jesus, assistente nesta freguesia.

 

Triunfo, RS. Aos 07/02/1795, João da Silva Barbosa, natural desta freguesia, f.l. de Francisco da Silva e de Maria Lemes Barbosa, com Angélica Maria de Jesus, natural de Taquari, f.l. de Inácio Correia Sarafana e de Matildes Leite de Oliveira. Testemunhas: Henrique José Peixoto e Luís Batista de Oliveira Fontoura.

7-2-3 Jerônimo, batizado em Taquari aos 12-08-1776.

Taquari, RS - batismos - aos 12-08-1776 bat Jeronimo, f.l. de Inácio Correia Serafana, natural da freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos [muito danificado]; foram padrinhos [-------------] Soares Leite e [---------------]

7-2-4 Fabiana, batizada em 19-11-1777.

Taquari, RS batismos. Aos 19-11-1777, Fabiana, nascida a 12 do dito, f.l. de Inácio Correia Serafana, natural da freguesia dos Guarulhos, Bispado de São Paulo, e de Matildes Leite Loba, natural de Viamão, freguesia de N.S. da Conceição deste Bispado; np de Francisco Correia Serafana, natural da Ilha do Faial, Bispado de Angra, e de Rosa Pires Ferreira, natural da freguesia dos Guarulhos, Bispado de São Paulo; nm do Capitão João Soares Leite, natural da vila de Guaratinguetá Bispado de São Paulo, e de Domingas [--- ] natural da vila da Laguna deste Bispado. Padrinhos: Domingos filho do Tenente Francisco da Silva, e [----------------]

7-2-5 Maria, batizada em 19-09-1782. Faleceu em 08-08-1783.

Taquari, RS - batismos. Aos 19-09-1782, Maria, nascida a 7 do dito mês e era, f.l. de Inácio Correia Serafana, natural da freguesia dos Guarulhos, Bispado de São Paulo, e de Matildes Leite Loba, natural de Viamão, freguesia de N.S. da Conceição deste Bispado; np de Francisco Correia Serafana, natural da Ilha do Faial, Bispado de Angra, e de Rosa Pires Ferreira, natural da freguesia dos Guarulhos, Bispado de São Paulo; nm do Capitão João Soares Leite, natural da vila de Guaratinguetá Bispado de São Paulo, e de Domingas Antunes natural da vila da Laguna deste Bispado. Padrinhos: [--------] e sua mulher D. [--------].

 

Taquari, RS - Óbitos. Aos 08-08-1783, Maria, de idade de um ano, filha de Inácio correia Serafana e de sua mulher Matildes Leite.

7-2-6 Juliana, batizada em Triunfo aos 03-04-1785.

Triunfo, RS. Aos 03/04/1785, Juliana, f.l. de Inácio Pires Correa, natural e batizado na freguesia de N.S. da Conceição do Bispado de São Paulo, e de Matildes Leite de Oliveira, natural e batizada na freguesia de Viamão; Np do Capitão Francisco Correa Serafana, natural da Ilha do Faial, e de sua mulher Rosa Pires Ferreira, natural e batizada na sobredita freguesia da Conceição; nm de João Soares Leite, natural e batizado na freguesia de Guaratinguetá, e de sua mulher Domingas Loba de Oliveira, naturals e batizada na freguesia de São Vicente, do Bispado de São Paulo. Padrinhos: Isidoro Vicente Pacheco, solteiro, e sua irmã Juliana Tomásia de Moraes, solteira, filha de Luís Vicente, desta freguesia.

7-3 Antônia Leite de Oliveira batizada em 22-01-1756.

Viamão-RS Igreja N. Sra da Conceição aos 22-01-1756 nesta matriz bat a Antonia, f.l. de João Soares Leite e Domingas Nunes, np de Domingos Soares Leite e Domingas Lobo naturais --------- do Bispado de S. Paulo, e nmaterna Manoel Nunes de Brito e Maria de Lara, naturais de Serra Acima. Foram padrinhos Manoel Gonçalves Meirelles e Antonia da Costa Barbosa, desta freguesia.

          Em Taquari aos 23-08-1791 casou com Cap. Francisco Correa Serafana, natural da Ilha do Faial.

Taquari, RS. Aos 23/08/1791, o Capitão Francisco Correa Serafana, natural da Ilha do Faial, e D. Antônia Leite de Oliveira, f.l. do Capitão João Soares Leite, e de D. Domingas Antunes Loba, natural da Capela de Viamão deste Bispado. Testemunhas: Francisco Teixeira Fagundes e José da Estrella Villarroya.

          Cap. Francisco foi primeira vez casado com Rosa Pires Ferreira, natural da freguesia da Conceição dos Guarulhos-SP, falecida em Taquari aos 27-04-1787, filha de Francisco Pires e de sua mulher Francisca da Conceição, naturais da dita freguesia da Conceição.

Taquari, RS - Óbitos. Aos 27-04-1787, faleceu da vida presente, de idade de 70 anos, sem sacramentos por ser de repente, e não haver então pároco nesta freguesia, Rosa pires, mulher do Capitão Francisco Correia Serafana, filha legítima de Francisco Pires, natural da freguesia de N.S. da Conceição da cidade de São Paulo, e de sua mulher Francisca da Conceição, natural da mesma freguesia. Não fez testamento, foi encomendada por mim, e a cruz da Fábrica, segundo o Ritual Romano, e sepultada dentro desta Matriz, de que para constar fiz este assento que assinei. O Vigr.o  Matheus da Silveira e Souza.

 

          Viúvo novamente, Cap. Francisco casou 3ª vez em Porto Alegre aos 20-05-1797 com Ana Inácia Francisca, viúva de José Cardoso Caldeira.

Porto Alegre, RS - Madre de Deus. Aos 20/05/1797, Francisco Correa Sarafana, viúvo de Antônia Leite de Oliveira, com Ana Inácia Francisca, viúva de José Cardoso Caldeira. Testemunhas: Leandro José de Magalhães e Antônio -----

          Faleceu Cap. Francisco em 12-12-1799 em Triunfo.

Triunfo, RS - Óbitos. Aos 12-12-1799, faleceu de estupor Francisco Correa Sarafana, de idade de mais de 80 anos, casado com Ana Ignacia Joaquina (sic), natural da Ilha do Fayal. Fez seu testamento. Foi por mim encomendado, e foi sepultado nesta matriz. De que para constar fiz este assento que assinei. O Vigr.o Manoel Marques de S. Paio.

 

7-4 Agostinha, batizada em 31-05-1757 em Triunfo.

Triunfo-RS Igreja N. Sra da Conceição aos 31-05-1757 na matriz desta paroquia de Sr. Bom Jesus do Triunfo bat a Agostinha, f.l. João Soares Leite, n. de Guaratingueta e de Domingas [danificado] natural de Laguna, np de Domingos Soares Leite e Domingas Loba, nts de Guaratingueta, e nmaterna de Manoel Nunes de Brito e Maria de Lara, nts de Guaratingueta. Foram padrinhos Francisco da Silva e s/m Maria Lemes Barbosa, todos desta freguesia.

7-5 Rita Leite de Oliveira, batizada em Triunfo-RS aos 02-03-1760.

Triunfo, RS Igreja Bom Jesus aos 02-03-1760 nesta matriz bat a Ritta, f.l. de João Soares Leite, natural de Guaratingueta e de s/mulher Domingas Nunes, natural [danificado]guna, neta paterna de  Domingos [danificado] Leite natural de Sam Pedro Fins no Bispado do Porto e de Domingas Loba natural de Guaratingueta, neta materna de Manoel Nunes de Brito e Maria de Moraes, de Guaratingueta. Foram padrinhos Francisco Xavier de Azambuja e Rita de Meneses, todos desta freguesia.

          Casou aos 15-01-1790 em Taquari com José Vital da Silva, filho de Francisco Vital da Silva e Polônia Catarina.

Taquari, RS. Aos 15/01/1790, José Vital da Silva, f.l. de Francisco Vital da Silva, e de Polônia Catharina, com D. Rita Leite de Oliveira, f.l. do Capitão João Soares Leite, e de D. Domingas Antunes Loba. Testemunhas: Joaquim José Lisboa e Sebastião da Silva Ferreira.

          Rita faleceu com 35 anos aos 18-03-1795, em Taquari.

Taquari, RS -Óbitos. Aos 18-03-1795, faleceu Rita Leite de Oliveira, com todos os sacramentos, e de idade de 35 anos; foi encomendada por mim segundo o rito da Igreja, e sepultada dentro desta Matriz, de que para constar fiz este termo que por verdade assinei. O Vigr.o José de Resende Novais.

          Tiveream, q.d.:

7-5-1 Manoel faleceu com seis meses em 11-03-1795.

Taquari, RS - Óbitos. Aos 11-03-1795, Manoel, inocente, com água de batismo de idade de 6 meses, f.l. de José Vital e de Rita Leite de Oliveira. Foi encomendado por mim segundo o Rito da Igreja, e sepultado dentro desta Igreja, de que para constar fiz este termo que por verdade assinei. O Vigr.o José de Res.de Novais.

 

7-6 João João Soares Leite, batizado em Triunfo-RS aos 21-09-1762. Em Taquari aos 05-01-1786 casou com Matildes Rosa do Sacramento, daí natural, filha de Manoel Rodrigues de Freitas e Maria Teresa.

Triunfo-RS Igreja N. Sra da Conceição aos 21-09-1762 na matris do Sr. Bom Jesus do Triunfo bat a João, f.l. de João Soares Leite, n. de Guaratingueta e Domingas Nunes, n. de Laguna, npaterno de Domingos [danificado] e Domingas L---, naturais de Guaratingueta, nmaterno de Manoel Nunes de Brito e Maria de Lara, naturais de Guaratingueta. Foram padrinhos Padre Thomas Clarque e Birgila Barbosa de Meneses desta freguesia.

 

Taquari, RS. Aos 05/01/1786, João Soares Leite, natural da freguesia do Triunfo, f.l. do Capitão João Soares Leite, e de D. Domingas, com Matildes Rosa do Sacramento, natural desta freguesia, f.l. de Manoel Rodrigues de Freitas, e de Maria Teresa. E hoje, nove do dito mês e era lhes dei as bênçãos. Testemunhas: o Capitão João Soares Leite e Francisco da Silva.

7-7 Luís Soares Leite, batizado em Triunfo aos 03-08-1766. Falecido solteiro em 04-04-1795 em Taquari.

Triunfo-RS Igreja N. Sra da Conceição aos 03-08-1766 na matriz desta paroquia de Sr. Bom Jesus do Triunfo bat a Luiz, f.l. de João Soares Leite, n. de Guaratingueta e Domingas Nunes, n. de Laguna, neto paterno de Domingos Soares Leite e Domingas Lobo, nts de Guaratingueta, nmaterno de Manoel Nunes de Brito e Maria de Lara, nts da mesma Guaratingueta. Fora padrinhos Luiz -- Pereira e Ana Maria de Oliveira, todos desta freguesia.

 

Taquari, RS - Óbitos. Aos 04-04-1795, faleceu da vida presente com o sacramento da penitência Luís Soares Leite, de idade de 25 anos pouco mais ou menos, f.l. do Capitão João Soares Leite, e de sua mulher Domingas de tal; foi encomendado por mim segundo o rito da Igreja, e sepultado dentro desta Matriz, de que para constar fiz este termo. O Vigr.o José de Rezendes Novais.

7-8 Teresa batizada em 30-12-1768.

Triunfo-RS Igreja N. Sra da Conceição aos 30-12-1768 na matriz desta paroquia de Sr. Bom Jesus do Triunfo bat a Teresa, f.l. de João Soares Leite, n. de Guaratingueta Bispado de S. Paulo e de Domingas Nunes, n. da vila de Laguna deste Bispado, neta paterna de Domingos Soares Leite e Domingas Lobo de Oliveira, neta materna de Manoel Nunes de Brito e Maria de Lara. Foram padrinhos o Alf. Agostinho Gomes Jardim e s/m Teresa Barbosa

7-9 Maria, batizada em Taquari em 22-01-1774.

Taquari, RS. Aos 22-01-1774, Maria, f.l. de João Soares Leite, natural da vila de Guaratinguetá, Bispado de São Paulo, e de sua mulher Domingas Antunes, natural da vila da Laguna deste Bispado; np de Domingos Soares Leite, e de Domingas Loba de Oliveira; nm de Manoel Nunes de Brito, e de Maria Lara. Padrinho: o Padre Manoel Garcia Mascarenhas, protetora N. Senhora.

7-10 Timóteo Soares Leite, batizado em Taquari aos 09-10-1776, casou duas vezes.

Taquari, RS - batismos. Aos 09-10-1776, Timoteo, nascido a 22 de agosto da dita era, f.l. do Capitão João Soares Leite, natural da vila de Guaratinguetá, freguesia de Santo Antônio, Bispado de São Paulo, e de Domingas [danificado ] ----Taubaté ------Mascarenhas. [danificado].

          Primeira vez, em Triunfo aos 06-05-1797, casou com Clemência de Jesus, viúva de Inácio de Amorim.

Triunfo, RS. Aos 06/05/1797, Timóteo Leite, natural da freguesia de Taquari, f.l. do Capitão João Soares Leite, e de Domingas Antunes, com Clemência de Jesus, viúva de Inácio de Amorim. Testemunhas: Joaquim José de Oliveira e Luís Batista de Oliveira Fontoura.

          Segunda vez, em Porto Alegre aos 26-10-1822, Timoteo casou com Teodora Maria, viúva de Jacinto Ferreira de Carvalho.

Porto Alegre, RS - Madre de Deus,. Aos 26/10/1822, Timóteo Soares Leite, viúvo de Clemência Maria de Jesus, sepultada no Cemitério da Fazenda das Pedras Brancas, com Teodora Maria, também, viúva de Jacinto Ferreira de Carvalho, sepultado na freguesia da Cachoeira. Testemunhas: Hildebrando de Freitas Pedroso e Vicente José de Almeida.