PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

DOMINGOS RODRIGUES DE MATTOS

Aportes à Genealogia Paulistana

 

SL. 1º, 6, 5-4. Domingos Rodrigues de Mattos casado em 1683 em Itú com Potencia Leite irmã de Anna Ribeiro do n.o precedente. Com geração em Alvarengas Cap. 3.o § 7.o n.o 2-4.

 

SL. 5º, 242, 2-4 Potencia Leite, casou em 1683 em Itu com Domingos Rodrigues de Mattos f.o de Antônio Rodrigues de Mattos e de Maria de Mendonça. V. 1.o pag. 6. Faleceu em 1685 em Itu, dois anos depois de casada, pelo que provavelmente foi única a sua filha:

SL. 5º, 242, 3-1 Maria Leite de Miranda que C.c. João Gonçalves de Aguiar f.o de Antônio de Aguiar da Silva e de Ana. Cardoso. Tit. Bicudos. Faleceu em 1754 em Araritaguaba bom 70 anos de idade, e seu marido em 1740 em Itu com 70 anos.

 

 

Moacyr Villela

 

 

Domingos Rodrigues de Mattos era filho de Antonio Rodrigues de Matos e Maria de Mendonça, neto materno de João Gomes de Mendonça e Hilaria Alves, esta inventariada em 22-2-1654 (SAESP vol. 47º neste site).

 

Faleceu em 1728 na capela de São José do Ribeirão Abaixo freguesia do Furquim termo da Vila do Carmo (depois cidade Mariana) Minas Gerais. Testamenteiro o filho Francisco Rodrigues de Matos Silva.

 

Casou três vezes: A primeira vez com Potencia Leite, natural de São Paulo, filha de Mariana de Miranda e Sebastião Leme de Alvarenga, natural de S. Paulo e falecido com testamento de 29-09-1664 e inventariado em 23-02-1665 na Parnaíba:

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Inventariado Sebastião Leme de Alvarenga

Autos aos 23-02-1665 nas casas do dito defunto Sebastião Leme de Alvarenga vila de Santana da Parnaiba

Declarante a viuva Mariana de Miranda. Assina a seu rogo Aleixo Leme de Alvarenga.

Testamento aos 29-09-1664 eu Sebastião Leme Ribeiro(sic) sou natural da vila de S. Paulo, f.l. Francisco de Alvarenga e Luzia Leme, ja defunta. Sou cc Mariana de Miranda da qual tenho cinco filhos, dois machos e tres femeas e ela em cinta, que todos são meus herdeiros.

Testamenteiros m/mulher Mriana de Miranda e meu cunhado João Leite de Miranda.

Peco a meus irmãos Antonio Pedroso de Alvarenga e Aleixo Leme que sendo Ds servido de levar-me para si neste sertão, mandem buscar meus ossos (...)

(...) meu cunhado Fernão Bicudo.

Eu Antonio de Caldas Tello, escrivão o escrevi.

 

Herdeiros nesta fazenda: a viuva Mariana de Miranda.

- Antonio = Francisco = Luiza = Potencia = Ana = e Maria

 

Diz Leonor Gracia, dona viuva, e Miguel Gracia Bernardes e Manoel Gracia Bernardes que ficaram do defunto Manoel  Bernardes, que ao dito seu -------- devia Sebastião de Alvarenga a quantia de -----------

Potencia faleceu em Itu-SP, com testamento aberto em 06-08-1685.

Itu, SP aos [danificado]1685 faleceu Potencia Leite, natural da vila de S. Paulo e freguesa desta vila. filha de Sebastião Leme, ja defunto e de s/m Mariana de Miranda. Foi casada com Domingos Rodrigues de Mattos que deixou como seu testamenteiro.

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Juizo de Residuos - auto de contas de testamentos

Potência Leite, Itú

Testamenteiros: Domingos Rodrigues de Mattos, seu marido e Mathias de Mendonça, seu cunhado.

Testamento: aos 11-07-1685 eu Potencia Leite (...) faço este meu testamento na maneira seuinte:

Encomenda a alma. Sou natural da vila de S. Paulo e moradora nesta vila de N. Sra da Candelaria de Itu, filha de Sebastião Leme, ja defunto e de s/m Mariana de Miranda. Sou casada com Domingos Rodrigues de Matos de cujo matrimonio temos um casal de filhos, meus legitimos herdeiros.

Testamenteiros a meu marido Domingos Rodrigues de Matos e a meu cunhado Mathias de Mendonça.

Encomenda missas. (...)

Cumpra-se como nele se contem 6 de agosto de 1685.

 

Segunda vez Domingos casou com Maria de Aguiar, filha do Capitão Antonio de Aguiar. Faleceu Maria de Aguiar em Itú em 1702 deixando dois filhos menores e se fez inventario dos bens do casal naquela vila no mesmo ano. Cap. Antonio foi procurador de seus netos.

 

Terceira vez, Domingos casou com Maria Ribeira da Silva e passou com toda sua casa, para as minas de ouro chamadas Cataguás” de acordo com petição feita em 1717 nas Minas.

 

Domingos faleceu com testamento feito em São José do Rio abaixo (atual cidade de Barra Longa) em 03-01-1728 e aberto em 05-07-1728. Foi inventariado em 1730 por Maria Ribeira, com geração dos três matrimônios:

Mariana inventários do primeiro oficio ano 1730

Inventariado Domingos Rodrigues de Matos –

Inventariante Francisco Rodrigues de Matos e Silva

Autuação do testamento do defunto Domingos Rodrigues de Mattos nesta vila de Nossa Senhora do Carmo aos 18-04-1730, apresentado por Francisco Rodrigues de Matos e Silva como testamenteiro de seu pai o defunto.

 

Treslado do Testamento: (...) aos 03-01-1728 em São Jose do Rio abaixo (atual cidade de Barra Longa). Pede sepultamento na capela do Senhor Bom Jesus do Monte.

Deixa como herdeiros os filhos solteiros “maiores e menores”- Francisco; Domingos; Jose; Josefa; Maria; Mesia. Os demais filhos, como são as filhas casadas Maria; Ana, Luiza, se quiserem herdar devem entrar com os dotes que levaram. Deixa a terça para desfrute da mulher caso não passe a novas núpcias.

Abertura na freguesia do Furquim aos 05-07-1728. (não consta na transcrição aprovação de testamento)

 

Auto de inventario dos bens aos 20-04-1730 na capela de São Jose do Rio Abaixo freguesia do Senhor Bom Jesus do Furquim Termo da Vila do Carmo em casas de morada de Maria Ribeira da Silva, Dona viúva que ficou do defunto. Assina a seu rogo seu filho Francisco Roiz de Mattos e Silva.

 

Titulo de herdeiros:

Primeiro Matrimonio:

Maria Leite casada com João Gonçalves de Aguiar.

 

Segundo Matrimonio:

Antonio Rodrigues de Aguiar, já defunto casado que foi com Lucrecia Portes de cujo matrimonio ficaram dois filhos menores, a saber: João de idade que declarou ser de nove anos; Laura de idade onze anos.

 

Terceiro Matrimônio:

Francisco Rodrigues de Matos Silva, com 27 anos;

Luiza de Ouremiz, casada com Manoel Gomes Ferreira morador na freguesia do Furquim;

Josefa Ribeira da Silva 14 anos;

Domingos Rodrigues de Matos 12 anos;

Maria Ribeira da Silva nove anos;

Mesia Ribeira da Silva cinco anos;

Jose Rodrigues de Matos três anos.

 

Aos 20-04-1730 compareceu Manoel Gomes Ferreira casado com Luiza de Oremiz filha do defunto Domingos Rodrigues de Matos ...

Diz João Gonçalves de Aguiar morador na freguesia de Nossa Senhora da Penha de França de Araçariguama termo da Vila de Itu. Comarca de São Paulo...

As herdeiras Maria Leite, casada com João Gonçalves de Aguiar morador no termo de Itu, e Ana Cardosa de Aguiar casada com Antonio de Barros Silva morador na Vila do Carmo entram com embargo no inventario querendo Receber suas partes.

O procurador de Antonio de Barros Silva declara que Domingos Rodrigues de Matos tinha sido casado antes com Maria de Aguiar de quem teve uma filha por nome Ana Cardosa de Aguiar com quem o embargante esta casado.

O juiz manda acostar o inventário que se fez na Vila de Itu, encerrado em 10-05-1703, da segunda mulher Maria de Aguiar, filha do Capitão Antonio de Aguiar que foi nomeado procurador de seus netos. Entre os bens então inventariados se inclui um sitio com 580 braças de testada e três léguas para o sertão na paragem chamada Auarê Munduâ Mirim. Casas de morada na Vila de Itú e uma “armação” no sertão com vários índios dos quais, um deles pertence a seu filho Sebastião Leite.

 

Diz Domingos Rodrigues de Mattos, morador que foi nesta vila de Itu e se passou com toda a sua casa para as Minas do Ouro chamada Cataguas, que ele suplicante inventariou os bens que ficaram por falecimento da segunda sua mulher por nome Maria de Aguiar e como quer q o dito casal tivesse um casal de filhos herdeiros na fazenda a saber um por nome Antonio e outra por nome Ana (...).

 

Treslado do Inventário de Maria de Aguiar:

Autos aos 26-06-1702 nesta vila de Itu. Inventariante Domingos Rodrigues de Mattos, o viúvo.

Herdeiros nesta fazenda: o viúvo Domingos Rodrigues de Mattos = Antonio, filho = Ana, filha.

Procurador dos órfãos: Cap. Antonio de Aguiar, avô dos ditos.

Avaliação dos bens.

 (...) declarou que tinha uma armação no sertão e se obrigou depois e chegados a dar conta para se fazer partilhas, e que entre os quatro negros que tinha no sertão um deles era de seu filho Sebastião Leite. (...) 26-06-1702.

 

Vários recibos, entre eles:

- a esmola da cruz da fabrica, o acompanhamento que tudo importou 2.280 reis de que passei esta hoje 15-02-1702. Pe. Pedro de Souza, vigario .

- recebi de meu sobrinho Domingos Roiz de Mattos a quantia de 1920 reis da musica e acompanhamento de sua mulher (...) Hoje 09-03-1702 Ant.to Machado do Passo.

 

Diz Antonio de Barros Silva, por mim e por minha mulher Ana Cardosa, q é verdade q recebi de meu sogro o C. D.os Rodrigues de Mattos a legitima que coube a dita minha mulher por falecimento da defunta minha sogra Maria de Aguiar, como consta do inventário (...). Hoje 19-10-1717

 

Por este por mim feito e assinado, digo eu Antonio Roiz de Aguiar por mim e por parte de minha mulher Lucrecia Portes, que é verdade que recebi de meu pai o Cap. D.os Roiz de Matos toda a legitima que me coube por falecimento de minha mãe Maria de Aguiar, como consta no inventario (...).Hoje 19-10-1717

Para poder fazer as partilhar o juiz manda precatória para o cabo de esquadra citar a Lucrecia Portes e o tutor de seus filhos, na paragem da Encruzilhada freguesia de Baependi termo da Vila de São João Del Rei onde assiste

Das alegações finais: “Que o defunto marido da embargada (Maria Ribeira da Silva ) era sertanista rico e abonado e foi casado a primeira vez com Potencia Leite de quem teve dois filhos um por nome Sebastião já falecido e outro por nome Maria Leite. E falecendo sua mulher se procedeu a inventario dos bens.

Casado segunda vez com Maria de Aguiar da qual teve dois filhos Antonio já falecido e outro por nome Ana.”

 “Quando a viúva veio de Povoado para a companhia do defunto seu marido deixou em casa do embargante João Gonçalves de Aguiar uma peça...”.

 

Segundo seu inventário, Domingos teve geração dos três casamentos:

Com Potencia Leite:

1- Sebastião Leite

2- Maria Leite

 

 

Com Maria de Aguiar

3- Antonio Rodrigues de Aguiar

4- Ana Cardosa de Aguiar

 

Com Maria Ribeira da Silva, situação em 20-04-1730:

5- Francisco Rodrigues de Matos Silva, com 27 anos. Testamenteiro paterno.

6- Luiza de Ouremiz, casada com Manoel Gomes Ferreira morador na freguesia do Furquim

7- Josefa Ribeira da Silva, 14 anos

8- Domingos Rodrigues de Matos, 12 anos

9- Maria Ribeira da Silva, nove anos

10- Mesia Ribeira da Silva, cinco anos

11- José Rodrigues de Matos, três anos

 

1- Sebastião Leite. Em 1702, no inventário da segunda mulher, Domingos declara: “entre os quatro negros que tinha no sertão um deles era de seu filho Sebastião Leite”. Sebastião não comparece, nem é representado no inventário paterno, provavelmente porque faleceu antes do pai e não deixou herdeiros

 

2- Maria Leite de Miranda, filha de Domingos Rodrigues de Mattos e sua primeira mulher Potencia Leite (de Miranda). Casou com João Gonçalves de Aguiar, natural da Parnaíba, filho do Cap. Antonio de Aguiar (da Silva) e de Ana Cardosa - família “Alvaro Netto”, neste site.

          João faleceu em Itu em 01-02-1740.

Itu, SP ao 01-02-1740 nesta vila faleceu João Gonçalves de Aguiar, natural da vila da Parnaiba, f.l. de Antonio de Aguiar e de s/m Ana Cardosa, casado com Maria Leite da qual teve filhos. Morreu de idade de setenta anos pouco mais ou menos. Fez testamento, deixou por testamenteiros a seu genro Antonio Luiz e a seu filho Antonio de Aguiar.

Geração em SL. 5º, 242, 3-1, entre eles:

2-1 Antonio de Aguiar da Silva, natural de Itu, casou três vezes. Primeira vez aos 30-01-1732 casou com Izabel de Proença, natural da cidade de S. Paulo, filha do falecido Joaquim de Barros e Maria Soares Moreira.

          Em 17-08-1756, viúvo de Branca Luiza Flores, casou terceira vez com Ana Antonia Barbosa, filha de Francisco Barbosa de Almeida e de s/m Francisca da Silva Campos, np de João Barbosa de Abreu e de s/m Maria Soares de Almeida, nm de Antonio Correa da Silva e de s/m Cecilia Maria Bicuda, todos naturais da vila de Itu.

Itu, MG aos 30-01-1732 nesta matriz se receberam Antonio de Aguiar da Silva, f. de João Gonçalves de Aguiar e s/m Maria Leite de Miranda, moradores na freguesia de N. Sra da Penha de Araritaguaba = com Izabel de Proença, f. de Joaquim de Barros, ja defunto e de s/m Maria Soares Moreira, moradores desta dita vila de Itu. Test.: João de Godoy da Silva, o Cap. Salvador Martins Bonilha, este natural da cidade de S. Paulo e casado e assistente na dita freguesia de Araritaguaba, e aquele morador nesta dita vila de Itu.

 

Itu, MG aos 17-08-1756 nesta matriz se receberam Antonio de Aguiar da Silva, viuvo de sua primeira mulher Izabel de Proença e da segunda Branca Luiza Flores, e f.l. de João Gonçalves de Aguiar e de s/m Maria Leite de Miranda, estes naturais da Parnaiba e aquele desta vila de Itu e fregues da Araritaguaba, neto paterno de Antonio de Aguiar da Silva e de s/m Ana Cardosa e materno de Domingos Rodrigues de Mattos e de s/m Potencia Leite de Miranda, naturais todos da Parnaiba, = e Ana Antonia Barbosa, f. de Francisco Barbosa de Almeida e de s/m Francisca da Silva Campos, np de João Barbosa de Abreu e de s/m Maria Soares de Almeida, nm de Antonio Correa da Silva e de s/m Cecilia Maria Bicuda, todos naturais da vila de Itu. Test.: Francico Novaes de Magalhães, casado e Antonio Velloso de Almeida, casado.

2-3 Maria Leite, natural de Itu onde, aos 10-10-1735 casou com Antonio Luiz Coelho, natural do lugar de Odivelas Arc. Lisboa, filho do falecido José Luiz e Maria da Silva. Antonio Luiz foi testamenteiro do sogro.

Itu, MG aos 10-10-1735 se casaram Antonio Luiz Coelho, f.l. de Jose Luiz, já defunto e de s/m Maria da Silva, natural da freguesia de Nome de Jesus do lugar de Odivelas Arc. de Lisboa e morador o dito nesta vila de Itu = com Maria Leite, f.l. de João Gonçalves de Aguiar e Maria Leite, naturais e moradores da freguesia de N. Sra da Penha de Araritaguaba, termo desta dita vila. Testemunhas Cap. João de Souza Rodrigues, casado e Francisco Ribeiro Machado, solteiro.

2-4 Potencia Leite aos 26-08-1724 casou com Pedro Homem Albernaz, filho de Jordão Homem Albernaz e de s/m Joana de Almeida.

Itu, SP Pedro Homem Albernaz, f. de Jordão Homem Albernaz e de s/m Joana de Almeida = se recebeu com Potencia Leite, f. de João Glz de Aguiar e s/m Maria Leite, foram padrinhos João Gago Paes e Jose de Oliveira aos 26-08-1724.

 

3 – Antonio Rodrigues de Mattos (ou de Aguiar), filho de Domingos e de sua segunda mulher Maria de Aguiar. Foi casado em Itú com Lucrecia Portes.

          Vivia em 1717 quando passou recibo da legítima materna: “Por este por mim feito e assinado, digo eu Antonio Roiz de Aguiar por mim e por parte de minha mulher Lucrecia Portes, que é verdade que recebi de meu pai o Cap. D.os Roiz de Matos toda a legitima que me coube por falecimento de minha mãe Maria de Aguiar, como consta no inventario (...).Hoje 19-10-1717”

          Lucrecia Portes (del Rei), viúva, morava na Encruzilhada freguesia de Baependi em 1730 quando do inventario do sogro. Antonio foi representado no inventário paterno por dois filhos:

3-1 Laura com 11 anos em 1730. (mudou o nome na crisma ?) Maria da Conceição, natural de Itu-SP, em São João del Rei aos 27-12-1732 casou com Pascoal Vieira Monteiro, natural da freguesia de S. Pedro da Ilha Terceira Bispado de Angra, filho de João Vieira Monteiro e Ana da Conceição.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição, aos 27-12-1732 Pascoal Vieira Monteiro, da freg. de S. Pedro da Ilha Terceira, f.l. João Vieira Monteiro e Ana da Conceição = cc Maria da Conceição, da vila de S. Paulo, f.l. Antonio Rodrigues de Aguiar e Lucrecia Portes. Test.: João Luiz Porto e João Gonçalves Fontes.

Com grande geração em Carrancas, entre eles:

3-1-1 Clara Maria, batizada em 12-09-1746. Casou com Antonio de Mello, filho de Jacinto de Mello e Maria Tourinho da Silva ou Fragosa de Mello. Geração na família "Lourenço da Silva Tourinho", neste site.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-09-1746 Clara, f.l. Pascoal Vieira Monteiro e Maria da Conceição, padr.: Felis de Souza morador na Ibituruna freg. de S. João del Rei e D. Maria Alves da Porciuncula mulher de Francisco de Avila Fagundes desta freguesia.

3-1-2 João, batizado em 25-03-1753.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-03-1753 nasceu João, f.l. Pascoal Vieira Monteiro n. freg. de S. Pedro da Ilha Terceira e Maria da Conceição n. da vila de Itu Bispado de S. Paulo, moradores no Deserto Dourado desta freguesia, np João Vieira Monteiro e Ana da Conceição moradores na dita freguesia de S. Pedro, materno de Antonio Rodrigues de Aguiar e Lucrecia Portes moradores na dita vila de Itu. Foi batizado em casa de necessidade por Francisco Leme, solteiro filho de Mateus Leme Barbosa morador desta freguesia. De minha licença lhe poz os santos oleos o Padre Bento Ferreira no seu oratorio do Deserto Dourado aos 23-04 do mesmo ano.

 

3-2 João, com 9 anos em 1730. João Rodrigues de Aguiar, natural do Furquim, casou primeiro com Isabel Maria do Prado e pela segunda vez com Juliana Rodrigues Antunes – Tronco da família João Rodrigues de Aguiar neste site.

 

4 – Ana Cardosa de Aguiar casada, em vida do pai, com Antonio de Barros Silva moradores no termo de Mariana