PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Domingos Nunes de Mendonça e Catarina Leite do Prado

 

 

Bartyra Sette

 

Domingos Nunes de Mendonça, exposto em casa de João Nunes de Siqueira, foi batizado na Sé de São Paulo em 30-11-1705. Casou com Catarina Leite do Prado, exposta em casa de Francisco Leite de Miranda.

De Genere do neto José Correa Leite:

Certifico que revendo os Livros de Batizados, em um deles a f 217 achei o assento do teor seguinte: aos 30-11-1705 anos bat a Domingos, exposto em casa de Joam Nunes de Siqueira, foram padrinhos Luiz Gonçalves e Catarina Rodrigues, João Gonçalves da Costa. Não se continha mais no dito assento a que me reporto por verdade, juro aos Santos Evangelhos. São Paulo 7 de Junho de 1789 o Cura Firmiano Dias Xavier.

 

Foram moradores em Pindamonhangaba onde encontramos os filhos:

 

1- Antonio Leite de Mendonça, batizado em Pindamonhangaba em 27-03-1736. Aos 18-08-1768 em Aiuruoca casou com Francisca Teresa de Toledo, filha de Manoel Correa Arnaut e Teresa Joaquina de Toledo - na família Francisco Felix Correa, neste site.

SL. 5, 490, 3-5 Francisca Teresa de Toledo foi casada com o capitão Antonio Leite de Mendonça, filho de Domingos Nunes de Mendonça e de Catharina Leite

De Genere do filho José Correa Leite:

Revendo os L.os dos batizados desta matriz em o 2º deles a f. 39 se acha o assento do batismo do pai do suplicante, cujo teor é p seg.: em os 27-03-1736 bat. a Antonio, f. de Domingos Nunes de Mendonça e de s/m Catarina Leite, foram padrinhos Antonio da Cruz e Antonia Cabral da Silva, todos desta vila de Pindamonhangaba, Vila de Pindamonhangaba aos 6 de 9bro de 1793.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas.. aos 18 agosto 1768, Antonio Leite de Mendonça e D. Francisca Theresa de Tolledo.

Ele f.l. de Domingos Domingos Nunes de Mendonça e Catharina Leite, n. freg. Pindamonhangaba, bisp. de SP.

Ela f.l. do alf. Mel. Corr.ª Arnaut e D. Theresa Joaq.na de Tolledo, b. na freg. da Lagoa.

Entre os filhos do casal:

1-1 José Correa Leite, batizado em Pindamonhangaba aos 02-11-1772. Habilitou-se às Ordens Sacras em 1789.

SP. SP ACMSP Parte A Aplicação Sacerdotal (genere et moribus) ano 1789

Habilitando José Correa Leite (Pindamonhangaba) - 29-08-1789 nesta cidade de S. Paulo

Diz Jose Correa Leite, n. da vila de Pindamonhangaba deste bispado de S. Paulo, f.l. de Antonio Leite de Mendonça, n. da dita vila e de Francisca Teresa de Toledo, n./b na freguesia de N. Sra da Conceição da Aiuruoca Bispado de Mariana, neto paterno de Domingos Nunes de Mendonça, n. desta cidade de S. Paulo filho de pais incognitos exposto em casa de Joam Nunes de Siqueira e de Caterina Leite, n/b na dita vila de Pindamonhangaba filha de pais incognitos exposta em casa de Francisco Leite de Miranda, e neto materno de Manoel Correa Arnau, n/b na freguesia de S. Lourenço da cidade e Patriarcado de Lisboa filho leg. de Lucas Correa e de Maria Josefa Soto Maior, e de Teresa Joaquina de Toledo, n/b na capela de N. Sra do Porto do Rio Grande freguesia das Carrancas.

 

Diz Domingos Nunes de Mendonça, da vila de Pindamonhangaba, filho de pais incognitos, exposto em casa de Joam Nunes de Siqueira, natural e batizado na freguesia da Sé desta cidade de S. Paulo que ele necessita o teor do assento de seu batismo (...):

Certifico que revendo os Livros de Batizados, em um deles a f 217 achei o assento do teor seguinte: aos 30-11-1705 anos bat a Domingos, exposto em casa de Joam Nunes de Siqueira, foram padrinhos Luiz Gonçalves e Catarina Rodrigues, João Gonçalves da Costa. Não se continha mais no dito assento a que me reporto por verdade, juro aos Santos Evangelhos. São Paulo 7 de Junho de 1789 o Cura Firmiano Dias Xavier.

 

Certifico que no primeiro livro dos batizados desta freguesia a folha 36 se acha o assento do teor seguinte: Em oito de setembro batizei uma filha do Cap. Mor Joam de Tolledo por nome Teresa, foram padrinhos Simão Alves e Potencia Leite e por verdade manei fazer este assento hoje oito de setembro de 1723.

 

Certifico que, tambem no primeiro livro dos casamentos a folhas 70 achei o assento do teor seguinte: aos 23-04-1741 Manoel Correa Arnout, cc. Teresa Joaquina de Toledo, esta f.l. Cap. Mor João de Toledo Piza e D. Maria Pedrosa, e aquele f.l. Lucas Correa Arnaut e Maria Josepha Sotto Mayor, da cidade de Lisboa e a contraente n/b nesta freguesia.Test.: Simão Alves Martinho e Francisco Xavier.

 

Revendo-se os livros dos batizados desta matriz, em o L. 5º a f 68 v. se acha o assento do batismo do suplicante, e do teor seguinte: aos 02-11-1772 nesta matriz de N. Sra. do Bom Sucesso da vila de Pindamonhangaba bat a Jose, f. de Antonio Leite de Mendonça e de s/m Francisca Teresa de Toledo; foram padrinhos Gaspar Nunes casado com Angela Maria, e Ametildes Leite mulher de Ignacio Correa do Prado, todos moradores e fregueses desta.

 

Revendo os Los. dos batizados desta matriz em o 2º deles a f. 39 se acha o assento do batismo do pai do suplicante, cujo teor é p seg.: em os 27-03-1736 bat. a Antonio, f. de Domingos Nunes de Mendonça e de s/m Catarina Leite, foram padrinhos Antonio da Cruz e Antonia Cabral da Silva, todos desta vila de Pindamonhangaba, Vila de Pindamonhangaba aos 6 de 9bro de 1793.

 

2- Amatildes Leite, madrinha do sobrinho José en 02-11-1772, filho de Antonio supra citado. Casada com Ignacio Correa do Prado, filho de Antonio do Prado da Costa e Margarida Bicudo Correa

SL. 3, 197, 5-3 Ignacio Correa do Prado cc 1763 em Pindamonhangaba com Amatildes Leite filha de Domingos Nunes de Mendonça e de Catharina Leite, np Domingos Nunes e Ignez de Mendonça, de SP, nm Francisco Leite de Miranda e de Anna Maria de Oliveira.

 

3- Gaspar Nunes de Mendonça teve, com Inacia do Prado, o filho natural:

SL. 6, 453, 5-1 Angela Maria Leme casada em 1763 n'essa villa (Pindamonhangaba) com Gaspar Nunes de Mendonça f.º de Domingos Nunes de Mendonça e de Catharina Leite, n. p. de Domingos Nunes e de Ignez de Mendonça n. m. de Francisco Leite de Miranda e de Anna Maria de Oliveira.

 

3-1n Inacio Leite de Mendonça, natural de Pindamonhangaba. Em Aiuruoca aos 21-08-1781 casou com Ana da Rocha e Souza, aí batizada em 12-04-1763, filha de João da Costa Rabello e Teresa Soares Pereira.

Aiuruoca, MG aos 21-08-1781 na Capela do Rosario da Alagoa se receberam Inacio Leite de Mendonça, filho natural de Gaspar Nunes de Mendoça e Ignacia do Prado, n/b na freguesia de Pindamonhangaba Bispado de S. Paulo = Com Ana da Rocha e Souza, f.l. de João da Costa Rabello e Teresa Soares Pereira, n/b nesta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 12 abril 1763 Alagoa, Anna, f.l. de João da Costa Rabelo, alias, Luiz da Costa Rabelo e s/m Theresa Soares, padr.: Manoel Soares Coelho.

 

4- Manoel Nunes de Mendonca, natural de Pindamonhangaba. Em Aiuruoca aos 04-04-1762 casou com Ana Joaquina de Toledo, aí batizada em 17-04-1742, irmã inteira de Francisca Teresa de Toledo citada em 1. Geração na família Francisco Felix Correa, neste site.

SL. 5, 490, 3-1 Ana Joaquina de Toledo que C.c. Manuel Nunes de Mendonca, natural de Pindamonhangaba, f.o de Domingos Nunes de Mendonça e de Catarina Leite.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG aos 04 Abril 1762 Manoel Nunes de Mendonça e D. Anna Joachina de Toledo.

Ele f.l. de Domingos Nunes de Mendonça e s/m Catharina Leite, n. freg. da vila de Pindamonhangaba, bisp. de SP; ela f.l. do alf. Manoel Correa --- e s/m D. Theresa Joachina de Toledo, n. desta freg.

Manoel teve o filho natural:

4-1n Manoel Nunes de Mendonça, natural de Guaratinguetá. Em Itajuba Velha aos 24-07-1784 casou com Catarina Leite, natural da Parnaiba, filha de Leandro Leme e Quiteria Paes, neta paterna de Manoel Pinheiro e Ana do Prado, neta materna de José Alvres Pereira e Escolastica de Oliveira Garcia.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 1 fls. 6 aos 24-07-1784 Manuel Nunes de Mendonça, f. ilegitimo de Manuel Nunes de Mendonça e Inacia das Neves, nat de Guaratingueta, np Domingos Nunes de Mendonça e Catarina Leite do Prado, nm Antonio Leal e Ignez de Lima = cc Catarina Leite, nat da Parnaiba, f.l.; de Leandro Leme e Quiteria Paes, np Manuel Pinheiro e Ana do Prado, nm Jose Alvres Pereira e Escolastica de Oliveira Garcia.

5- Liberata Leite, natural de Pindamonhangaba. Em Itu aos 31-07-170 casou com José Pompeu da Silva, filho de Guilherme Pompeu de Brito e Joana de Mariz casados na Parnaiba em 27-04-1729, neto paterno do falecido do Cap. Mor Pedro Frazão de Brito e Izabel Buena, neto materno do falecido Paulo de Aguiar Lara, ja defunto e de s/m Maria de Brito da Silva, todos naturais da Parnaiba.

SL. 4, 297, 4-7 José Pompeu da Silva, casou em 1770 em Itu com Liberata Leite, natural de Pindamonhangaba, f.ª de Domingos Nunes de Mendonça e de Catharina Leite.

Itu, SP aos 31-07-1770 nesta matriz e testemunhas Lourenço Leite da Silva, desta freguesia e Estanislau de Campos Leite, da freguesia de Araçariguama, solteiros. Se receberam Jose Pompeu da Silva, n. da vila de Parnaiba, f. de Guilherme Pompeu de Brito e de Joana de Marins, naturais da vila de Parnaiba = com Liberata Leite, n/b na vila de Pindamonhangaba, f.l. de Domingos Nunes de Mendonça, natural da cidade de S. Paulo e de Catarina Leite, natural da dita vila de Pindaminhangaba. A contraente é moradora nesta vila de Itu e o contraente em Parnaiba. O contraente é neto paterno de Pedro Frazão de Brito, natural de Mogi Guaçu e de Izabel Buena, n. da dita vvila de Mogi Guaçu, neto materno de Paulo de Aguiar Lara e de Martia de Brito Silva, ambos naturais da vila de Parnaiba. A contraente neta paterna de pais e avós incognitos e materna tambem de pais incognitos.

 

Santana de Parnaiba-SP aos 27-04-1729 nesta matriz Guilherme Pompeu de Brito, f.l. do Cap. Mor Pedro Frazão de Brito, que Deus haja, e de s/m Izabel Buena = cc Joana de Marins, f.l. de Paulo de Aguiar Lara, ja defunto e de s/m Maria de Brito da Silva, todos naturais desta vila de Parnaiba. Foram tetemunhas Simão Francisco Serra e Antonio Bueno da Silva e Maria Leme mulher de Gaspar de Brito Peixoto e Maria Cardosa Franca mulher de João da Costa Bezerra, todos moradore desta dita vila.