PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

DOMINGOS LEME DA SILVA, capitão

(atualizado em 30-maio-2017)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Capitão Domingos Leme da Silva, o velho e Francisca Cardosa (Francisca Cardosa da Cunha na dispensa matrimonial do filho Francisco) foram moradores em Mogy das Cruzes na segunda metade do século XVI.

Francisca faleceu com testamento e foi sepultada em Julho de 1705 em Mogi. Capitão Domingos faleceu em agosto de 1715 com apontamento de 12 do mesmo mês e ano.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

2o. cartório de Moji das Cruzes:

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

 Francisca Cardosa - 1705

Testamento 27(?)-07-1705

Testamenteiros: meu marido e meu filho Domingos.

Sou cc. Domingos Leme da Silva e temos os filhos seguintes: Felipa = Joseph = Domingos = Joam = Maria = Francisca = Antonio = Francisco = Salvador = Manoel

Cumpra-se 28(?)-07-1705

Abertura 28(?)-07-1705

 

Paroquia de Sant’Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 26(sic) de junho de 1705 se enterrou a Francisca Cardoso, testamenteiros a seu marido Domingos Leme e a seu filho D.os Leme, e deixou a terça a uma filha sua.

 

SAESP - Inventários não publicados

Domingos Leme da Silva

Testamento: (...) aos 12 do mes de agosto de 1715 eu D.os Leme da Silva estando em meu perfeito juizo e entendimento (...) faço este meu apontamento. Encomenda a alma, missas (...).

Declaro que fui casado com Francisca Cardosa e que tivemos os filhos seguintes: Felipa = Joseph = Domingos = João = Maria = Francisca = Antonio = Francisco = Salvador = Manoel; todos são mesus herdeiros. Declaro que por morte de minha mulher fizemos partilhas.

Aprovação: Vila de Santa Ana das Cruzes de Mogi aos 12-agosto-1715

Recibos, entre eles: Recebi de Domingos Dias Leme (...) de acompanhamento do defunto seu pai (...) 16-agosto-1715

 

Foram dez os filhos do casal:

1- Felipa

2- José

3- Domingos Dias Leme, testamenteiro materno e fiador paterno no inventário da irmã Maria Leme da Silva.

4- João

5- Maria Leme da Silva casou com Manoel Dias de Siqueira, filho de Fernando de Siqueira Caldeira e Catarina Dias. Geração na família “Manoel de Siqueira Caldeira”.

6- Francisca

7- Antonio

8- Francisco Leme da Silva que segue.

9- Salvador, batizado aos 15-01-1678.

Paroquia de Sant’Ana de Mogi das Cruzes-SP, fls 21 (im 23) bat a Salvador aos 15-01-1678, f. Domingos Leme e s/m [------------] Cardosa, foram padrinhos Domingos [danificado]

10- Manoel Leme da Silva, que segue.

 

8- Francisco Leme da Silva casou duas vezes e foi morador nas Minas Gerais. Primeira vez com casou com Mécia Nunes de Siqueira (ou Lemes de Siqueira), falecida em Queluz (atual Conselheiro Lafaiete-MG) aos 09-06-1733 e sepultada na capela de Santo Amaro de Camapuã

Conselheiro Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos nove dias do mes de junho de 1733 faleceu Messia Leme de Siqueira mulher de Francisco Leme da Silva moradores no Camapoam, e foi sepultada na capela de Santo Amaro.

          Com dispensa, em 25-01-1734 em Mogi das Cruzes casou com a viuva Vitoria Coelha de Alvarenga, batizada em Mogi aos 24-12-1708, filha de Antonio Coelho de Azevedo e de s/m Rosa Pedrosa de Alvarenga, todos naturais de Mogi das Cuzes.

ACMSP - Dispensas Matrimoniais - Parte B - ano 1733-1734 vol. 20 fls. 31 im 32 e ss

Francisco Leme da Silva e Vitoria Coelha de Alvarenga - 14-01-1734

Diz Francisco Leme da Silva, morador da vila de Mogi, viuvo de Mecia Nunes de Siqueira, esta contratado para se casar com Vitoria Coelha de Alvarenga, viuva de Antonio Ferreira Delgado. Para conseguir o dito matrimonio é necessário justificar em como a dita sua mulher faleceu nas Minas Gerais e se enterrou na capela de Santo Amaro de Camapuam, freguesia de N. S. da Conceição dos Carijos aos 6(sic) de julho de 1733.

 

Francisco Leme da Silva, viuvo de Mecia Nunes de Siqueira, filho leg. de Domingos Leme da Silva e de s/m [danificado] Cardosa da Cunha, ja defuntos = com Vitoria Coelha de Alvarenga, viuva de Antonio Ferreira Delgado, f.l. de Antonio Coelho de Azevedo e de s/m Rosa Pedrosa de Alvarenga, todos naturais desta vila de Mogi.

 

O Padre João Miz Bonilha, vigario encomendado nesta paroquial matriz da vila de Jacarei certifico que revi o livro que serve nesta igreja de assento dos defuntos, e nele achei o seguinte: aos seis de junho de 1728 faleceu Antonio Ferreira Delgado, casado com Vitoria Coelho de Alvarenga, de idade de 40 anos, pouco mais ou menos, sem sacramento algum e testamento por não ter tempo. Seu corpo esta sepultado nesta dita igreja matriz de N. S. da Conceição da Parayba.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 25-01-1734 Francisco Leme da Silva, viuvo de Mecia Nunes de Siqueira = cc Vitoria Coelha de Alvarenga, viuva de Antonio Ferreira. Todos naturais desta freguesia.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 24-12-1708 Vitoria, f.l. Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedro[-----] de Alvarenga, padr.: o Sarg. Mor ------- e Maria da Rocha.

 

          Vitória foi casada primeira vez em Mogi em 1725 com Antonio Ferreira Delgado, falecido em Jacarei-SP em 06-06-1728, filho dos falecidos Jeronimo de Almeida e Felipa Ferreira, todos naturais do lugar do Espirito Santo freguesia de S. Sebastião Bispado de Coimbra.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, fls 66v em 1725 Antonio Ferreira Delgado, f. Jeronimo de Almeida e Felipa Ferreira, ja defuntos, nts do lugar do Espirito Santo freguesia de S. Sebastião Bispado de Coimbra = cc Vitoria Coelha de Alvarenga, f. Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedrosa de Alvarenga.

          Francisco, já muito velho, faleceu na Campanha em 03-05-1762. Teve geração de ambos os matrimônios.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio obitos - aos 03-05-1762 faleceu Francisco Leme da Silva, homem ja muito velho, casado com Vitoria Coelho. Foi sepultado no adro desta matriz da Campanha.(indicação de Eneida Rangel).

 

Francisco e Messia tiveram a filha, q.d.:

8-1 Maria Leme de Siqueira (ou do Prado) aos 10-09-1730 casou com Antonio Marques da Costa, filho de Manoel da Costa Lopes e Antonia Marques.

Conselheiro Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 10-09-1730 na capela de Santo Amaro do Camapuã, Antonio Marques da Costa, f.l. de Manoel da Costa Lopes e de s/m Antonia Marques = cc Maria Leme de Siqueira, f.l. de Francisco Leme da Silva e de s/m Messia Leme. Testemunhas o Lic. Bartholomeu Gomes, Fernando Pereira e Joam de Cubas.

Alf. Antonio Marques casou segunda vez aos 25-04-1741 com Rosa Maria de Brum, natural da Ilha do Faial, filha de Tome Garcia e Maria da Cruz.

Carijos, MG aos 25-04-1741 nesta matriz se receberam Antonio Marques da Costa, viuvo de Maria Leme da Silva = e Rosa Maria de Brum, natural da Ilha do Faial e f.l. de Tome Garcia e de s/m Maria da Cruz. Ambos os contraentes moradores nesta freguesia. Test.: Manoel Rodrigues Pereira e Gaspar de Oliveira.

Rosa Maria faleceu, viuva, aos 24-05-1797 deixando de seu casal cinco filhos:

Cons. Lafaiete-MG obitos - aos 24-05-1797 dentro da capela de Santo Amaro filial desta matriz da Real vila de Queluz foi sepultada Rosa Maria de Brum, viuva do Alf. Antonio Marques da Costa, deixou cinco filhos que são: João Garcia = Genoveva --sa = Francisco Marques = Jose Marques = Antonio Marques = e Eugenia falecida que foi casada com Jose Pacheco Lima desta freguesia.

 

          Maria Leme e Alf. Antonio tiveram dois filhos, q.d.:

8-1-1 Manoel Marques da Costa batizado em Carijós aos 02-08-1732:

Carijos, MG aos 02-08-1732 bat a Manoel, f.l. do Alf. Antonio Marques da Costa e de Maria Leme da Silva. Foram padrinhos Manoel da Silva Santos e Madalena da Sil digo Mecia Nunes.

         Faleceu aos 19 de Junho de 1798 em Carijos, com 66 anos e com testamento. Deixou por herdeira a irmã Maria Marques da Costa, viúva.

Conselheiro Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição [Mel. Marq. da Costa] aos 19-06-1798 faleceu Marques da Costa, f.l. do Alf. Antonio Marques e de Maria Lemes do Prado, natural desta freguesia, de idade de sessenta e seis anos, com todos os sacramentos, declaro que chama-se o falecido Manoel Marques da Costa, fez testamento e deixou por sua herdeira e testamenteira sua irmã Maria Marques da Costa, viuva; sepultado dentro da capela de Santo Amaro filial desta matriz.

8-1-2 Maria Marques da Costa batizada aos 27-02-1736:

Carijos, MG aos 27-02-1736 bat a Maria, f.l. do Alf. Antonio Marques da Costa e de Maria Leme da Silva. Foi padrinho o Cap. de Cavalos Bartolomeu Gomes.

         Foi casada com João de Almeida. Ambos sepultados em Carijos, João em 19-10-1794 e Maria em 30-12-1816. Tiveram os filhos: Manoel = Ana = Dionisia = e Maria.

Conselheiro Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 19-10-1794 dentro desta matriz de Queluz foi sepultado João de Almeida casado com Maria Marques de quem teve filhos: Manoel, Ana Dionisia e Maria. De idade oitenta anos, faleceu sem testamento

 

Conselheiro Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição [Maria Marques da Costa] aos 30-12-1816 dentro desta matriz da vila de Queluz foi sepultada Maria Marques da Costa, viuva que ficou de João de Almeida, já falecido, de quem teve filhos (...).

 

Francisco e Vitoria tiveram os filhos, q.d.:

8-2 Antonio Coelho da Silva batizado em Carijós aos 27-12-1734:

Carijos, MG aos 27-12-1734 bat Antonio, f.l. de Francisco Leme da Silva e Vitoria Coelho de Alvarenga; padrinhos Bartolomeu Gomes e Joana Leite mulher de Francisco Leme, o moço, todos moradores nesta freguesia.

          Antonio foi primeiro casado com Izabel da Silva Franco, batizada em Barbacena aos 16-11-1740, filha de Francisco Rodrigues Franco e Antonia Cabral da Silva e Vasconcellos.

Barbacena, MG aos 16-11-1740 na capela do Ribeirão bat a Isabel, f.l. de Francisco Rodrigues Franco e s/m Antonia Cabral da Silva. Foram padrinhos Manoel Glz, viandante e Angela de Souza mulher de Favião Pereira, E por ser verdade fiz este assento hoje 15 de dezembro era ut supra.

          Em Itu aos 19-10-1771, sem menção a viuvez, Antonio casou com Ursula Joana de Almeida, filha de Francisco Barbosa de Almeida e de Francisca da Silva Campos, neta paterna de João Barbosa de Abreu e Maria Soares, neta materna de Antonio Correa da Silva e Cecilia Maria de Campos (SL. 4º, 387, 7-1)

Itu-SP Igreja N Sra da Candelaria aos 19-10-1771 no bairro de Piracicaba desta freguesia e testemunhas Joaquim de Lara e o Cap. Andre Dias casado e de Aritaguaba e principalmente Jose Novaes, solteiro e Antonio de Aguiar, casado e desta freguesia se receberam por marido e mulher Antonio Coelho da Silva, n/b no arraial do Carijos do Bispado de Mariana e morador em Araritaguaba, filho de Francisco Leme da Silva e de Vitoria Coelha de Alvarenga, de cujas naturalidades não tive noticia = cc Ursula Joana de Almeida, n/b e moradora nesta vila, f. de Francisco Barbosa de Almeida e de Francisca da Silva Campos, sem noticia das naturalidades. O contraente neto paterno de Domingos Dias Leme e Maria(sic) da Silva e neto materno de Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedrosa de Alvarenga. A contraente neta paterna de João Barbosa de Abreu e Maria Soares, e neta materna de Antonio Correa da Silva e Cecilia Maria de Campos. Da naturalidade de todos me não deram noticia.

 

Antonio e Izabel tiveram, q.d.:

8-2-1 Izabel, batizada na Campanha em 28-02-1767.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-02-1767 Izabel n. aos 19, f.l. Antonio Coelho da Silva n. da freg. dos Carijos deste bispado e Izabel da Silva Franca n. da freg. Borda do Campo, deste mesmo bispado, np Francisco Leme da Silva, falecido e Vitoria Coelha, maternos Francisco Rodrigues Franco e Antonia Cabral da Silva e Vasconcellos. Padr.: Cap.Antonio Pereira de Sa com pp que apresentou o Cap. Mor Regente e Intendente Bento Pereira de Sa e D. Joana Felicia Moreira, viuva de Caetano Jose de Almeida.

 

8-2-3 Manoel José Coelho da Silva, batizado aos 02-10-1736 em Carijós-MG. Casou com Inácia Maria de Jesus, filha de Francisco Xavier Machado e Paula Moreira. Geração na família “Mateus Fernandes Agostim“.

Carijos, MG aos 02-10-1736 bat a Manoel, f..l. de Francisco Leme da Silva e Vitoria Coelha de Alvarenga; foram padrinhos Manoel Borges Ferreira e Joana Leite mulher de Francisco Leme, o moço.

8-2-4 José Coelho da Silva, batizado em 16-02-1739, casou com Ana Maria de Siqueira, filha de Paulo de Siqueira Caldeira e Maria Correa (ou do Sacramento).

Carijos, MG aos 16-02-1739 bat a Jose, f.l. de Francisco Leme da Silva e Vitoria Coelha de Alvarenga; foram padrinhos o Cap. Antonio Marques e Clara Maria mulher de Antonio Gomes.

Tiveram filhos batizados em Campanha, q.d.:

8-2-4-1 Antonio, em 20-05-1759.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-05-1759 Antonio, f.l. Jose Coelho da Silva e Ana Maria de Siqueira nts deste bispado, np Francisco Lemes e Vitoria Coelho, nm Paulo de Siqueira e Maria do Sacramento, padr.: Antonio Coelho da Silva, filho de Francisco Leme da Silva, e Luzia Maria do Sacramento mulher de Antonio Craveiro.

8-2-4-2 João, em 27-05-1761.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 27-05-1761 matriz, João, f.l. Jose Coelho n/b na freg. dos Carijos e Ana de Siqueira n/b nesta freg. da Campanha ambos bispado de Mariana, np Francisco Leme da Silva e Vitoria Coelha, maternos Paulo de Siqueira e Maria Correa, padr.: Domingos Velho da Silva, solteiro e Rosa Maria, solteira ambos filhos de Francisco Leme da Silva.

8-2-4-3 Maria, em 11-06-1763.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-06-1763 Campanha do Rio Verde, Maria, f.l. Jose Coelho da Silva n. freg. Carijos e Ana de Siqueira n. da freg. de Prados, ambos deste bispado, padr.: Manoel Jose Coelho, solteiro e Inacia Maria, solteira e filha de Francisco Xavier Machado. Np Francisco Leme da Silva, já defunto e Vitoria Coelha, nm Paulo de Siqueira Caldeira e Maria Correa, falecida.

 

8-2-5 Domingos Velho da Silva, batizado em 03-01-1742. Padrinho do sobrinho João 7-1-2-4-2.

Carijos, MG bat aos 03-01-1742 na capela de Santo Amaro bat a Domingos, f. de Francisco Leme da Silva e s/m Vitoria Coelho, foram padrinhos Manoel Gomes da Costa e Inacia da Rosa mulher de Bento Pereira Pinto, todos meus fregueses.

8-2-6 Rosa Maria, batizada em 01-06-1744. Solteira em 1761 quando foi madrinha do sobrinho João supra citado.

Carijos, MG bat aos 01-06-1744 na capela de Santo Amaro bat a Rosa, f.l. de Francisco Leme da Silva e Vitoria Coelha meuss fregueses. Neta paterna de Domingos Leme da Silva, natural da cidade de São Paulo e de s/m Francisca Cardosa natural da freguesia e vila de Santa Ana de Mogi, neta materna de Antonio Coelho de Azevedo, natural do Alentejo Portugal ignora a paroquia e de sua mulher Rosa Pedrosa de Alvarenga, natural da sobredita vila de Mogy. Nasceu aos 21 de maio proximo passado. Foram padrinhos Manoel Marques Ferreira, solteiro e Rosa Maria de Siqueira mulher de Domingos Leme do Prado, meus fregueses.

8-2-7 Vicente Coelho da Silva batizado em 01-01-1747.

Carijos, MG bat aos 01-01-1747 na capela de Santo Amaro bat a Vicente, f. de Francisco Leme da Silva e s/m Vitoria Coelha de Alvarenga meus fregueses, neto paterno de Domingos Leme da Silvae de s/m Francisca Cardosa da Silva, naturais da freguesia de Santa Ana da vila de Mogi, e neto materno de Antonio Coelho de Azevedo e de s/m Rosa Pedrosa de Alvarenga, da mesma vila de Mogi Bispado de S. Paulo. Nasceu aos dez de dezembro proximo passado, foram padrinhos Bento Pereira Pinto e Escolastica de tal, mulher de Manoel Barbosa meus fregueses.

         Em Itu aos 20-10-1771 casou com Angela Joaquina de Almeida, irmã inteira da supra citada Ursula Joana de Almeida.

Itu-SP Igreja N Sra da Candelaria aos 20-10-1771 no bairro de Piracicaba desta freguesia e testemunhas Luiz Domingues da Silva, casado desta freguesia e Jose Rodrigues Viana, com incerteza do estado e freguesia e principalmente em seu lugar Jose Novaes, solteiro tambem desta freguesia se receberam por marido e mulher Vicente Coelho da Silva, n/b no arraial do Carijos do Bispádo de Mariana e morador em Araritaguaba, filho de Francisco Leme da Silva e de Vitoria Coelha de Alvarenga, com incerteza da naturalidade = cc Angeka Joaquina da Silva alias de Almeida, n/b e moradora nesta vila, f. de Francisco Barbosa de Almeida e de Francisca da Silva Campos, sem noticia das naturalidades. O contraente neto paterno de Domingos Dias Leme e Maria da Silva e neto materno de Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedrosa de Alvarenga. A contraente neta paterna de João Barbosa de Abreu e Maria Soares, e neta materna de Antonio Correa da Silva e Cecilia Maria de Campos. Da naturalidade de todos me não deram noticia.

 

10- Manoel Cardoso Leme (tambem Manoel Leme da Silva), natural de Mogi das Cruzes-SP, em 04-05-1700 Manoel casou com Ignez Dias de Siqueira, filha de Fernando de Siqueira Caldeira e Catarina Dias, família “Manoel de Siqueira Caldeira”, neste site.

SL. 7, 537, 3-6 Ignez Dias de Siqueira, casada em 1688 na vila supra (Mogi das Cruzes) com Manoel Cardoso Leme, f.º de Domingos Leme da Silva e de Francisca Cardoso. Sem geração. (Como a precedente, não figura no inventário em 1713)

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 04-06-1700 Manoel Cardoso Leme, f. D.os [Leme] e s/m Francisca Cardosa = cc Ignez Dias de Siqueira f. Fernando de Si[-----] e s/m Catarina Dias.

 

          Viúvo e maior de 80 anos, Manoel faleceu em Campanha aos 20-05-1764.

Campanha, MG aos 20-05-1764 faleceu Manoel Lemes da Silva,. viuvo de Ignes Dias de Siqueira, natural da vila de Mogi das Cruzes, de idade de oitenta e tantos anos. Pobre, sem testamento sep. na matriz.

 

          Manoel e Ignez, que constam sem geração na Genealogia Paulistana (SL. 7, 537, 3-6), tiveram filhos nascidos em Mogi das Cruzes e povoadores do Sul de Minas Gerais, onde encontramos:

 

1- Catarina Dias de Siqueira

2- Manoel Leme da Silva

3- Luiz Leme da Silva

4- José Leme da Silva

5- Antonio Leme da Silva.

6- Maria Leme da Silva, falecida em Carrancas em 14-01-1754, casada com João Alves Campos, natural de Avintes Bispado do Porto. Tronco da família “João Alves Campos”.

Carrancas, MG Igreja N Sra da Conceição - Aos 14-01-1754 faleceu Maria Leme da Silva natural da freguesia do Ouro Branco deste bispado, casada com João Alves Campos natural da freguesia de Avintes Bispado do Porto e filha legitima de Manoel Leme da Silva e Ignez Dias de Siqaueira e faleceu de idade de 37 anos pouco mais ou menos, sepultada na capela do Rio Grande filial desta matriz de Carrancas, era freguesa desta freguesia.

 

 

10-1 Catarina Dias de Siqueira, natural de Mogi das Cruzes-SP. Aos 24-06-1719 em Ouro Branco-MG casou com João Rodrigues Carnotto.

CASAMENTOS DA PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO DE OURO BRANCO (1717‑1719) copiados por João Paulo Ferreira de Assis, do Livro S 23‑A (batizados, casamentos e  óbitos de Ouro Branco 1717‑1744), arquivado na Cúria  Metropolitana de Mariana, fls. 70 verso, matriz, João Rodrigues Carnotto, sem filiação, com Catarina Dias de Siqueira, natural de Mogi, filha de Manoel Leme da Silva e Ignez Dias de Siqueira.

10-2 Manoel Leme da Silva, natural de Mogi das Cruzes. Casou com Rita Maria de Jesus, natural da Conceição do Campo-MG, filha de Tomé Gonçalves de Marins, natural da Ilha Grande-RJ e Maria Velosa, natural de Carijós-MG.

Encontramos em Campanha-MG alguns filhos do casal:

10-2-1 Josefa Maria de Jesus, batizada aos 23-04-1741 em Congonhas do Campo-MG, madrinha do irmão José em 01-11-1756. Estava então casada com José Alves da Silva que foi o padrinho. Casou depois com João de Villas Boas, natural de S. Caetano-MG, filho de Miguel de Villas Boas, natural do Porto-PT e Brites de Penha de França natural da cidade do Rio de Janeiro.

Congonhas, MG Igreja N Sra da Consolação - Aos 23-04-1741 nesta freguesia  de N Sra da Conceição das Congonhas do Campo bat a Josefa, f.l. Manoel Leme da Silva e Rita da Silva, sendo padrinhos Antonio Pimenta Guimarães e Maria Veloso mulher de Tome Gonçalves, todos desta freguesia

         Josefa já era falecida em 09-10-1786 (batismo do neto Miguel, filho de Maria Eugênia). João, nomeado João Manoel no batismo do neto Antonio (filho de João) e em seu óbito, faleceu na Campanha com cerca de 70 anos, e foi sepultado aos 02-12-1799.

Campanha, MG aos 02-12-1799 foi sepultado dentro desta matriz João Manoel de Villas Boas, homem branco, viuvo, de idade de 70 anos pouco mais ou menos. Faleceu de hidropsia.

          Josefa Maria e João de Villas Boas tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

10-2-1-1 João Manoel de Villasboas batizado em 08-12-1760. Aos 07-12-1784 casou com Maria Pereira de Carvalho, viúva de Francisco Pereira do Amaral, filha de João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento - família “Diogo Garcia” neste site.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-12-1760 João, f.l. João de Villas Boas e Josefa Maria de Jesus, esta natural e bat. na freg. das Congonhas do Campo deste bispado filha leg. do Cap. Manoel Leme da Silva n. da vila de Mogi das Cruzes Bispado de S. Paulo e Rita Maria de Jesus n/b na dita freg. de Congonhas do Campo. O pai n/b na freg. de S. Caetano deste bispado filho leg. de Miguel de Villas Boas n. do Porto no pe de Barcellos e D. Brites da Penha de França n. da cidade do Rio de Janeiro; padr.: Cap. Manoel Leme da Silva e s/m Rita Maria de Jesus.

Campanha, MG Igreja Sto. Antonio aos 07-12-1784 nesta matriz se receberam João Manoel de Villasboas, f.l. de João de Villas Boas e Josefa Maria, ja defuntos = Com Maria Pereira, viuva de Francisco Pereira do Amaral falecido nesta freguesia e de onde é natural o contraente.

          Maria faleceu, com cerca de 60 anos na Campanha, e foi sepultada aos 19-05-1807, com geração de ambos os matrimônios que a representaram no inventário materno. Geração do primeiro matrimônio na família supra citada.

Campanha, MG aos 19-05-1807 foi sepultada dentro desta matriz Maria Pereira de Carvalho, mulher de João Manoel de Villas Boas. Faleceu de caimbras de sangue, de idade de 60 anos pouco mais ou menos.

João Manoel e Maria Pereira tiveram cinco filhos:

10-2-1-1-1 João Plácido, batizado em 16-10-1785. Com 18 anos em 1809.

Campanha, MG aos 16-10-1785 nesta matriz bat a João de doze dias, f.l. de João Manoel de Villas Boas, n. desta freguesia e de Maria Pereira de Jesus, n. da freguesia das Carrancas das Lavras. Avos paternos João de Villas Boas e Josefa Maria, maternos Ana Maria do Nascimento e João Pereira de Carvalho. Foram padrinhos Joaquim da Silva Campos e s/m Ana Maria.

10-2-1-1-2 Antonio Joaquim, batizado em 18-12-1791. Com 16 anos.

Campanha, MG aos 18-12-1791 nesta matriz bat a Antonio, f.l. de João Manoel de Villas Boas e Maria Pereira. Foram padrinhos João Manoel de Villas Boas, avô do batizado, e Maria Eugenia mulher de Manoel Pereira Lopes.

10-2-1-1-3 Teodora batizada em 13-07-1794. Com 14 anos em 1809.

Campanha, MG aos 13-07-1794 nesta matriz bat a Teodora, f. de João Manoel Villas Boas e Maria Pereira de Jesus; foram padrinhos o Revdo Bernardo da Silva Lobo e Teodora de Jesus.

 

Campanha, MG Lv. Suplemento no ano de 1794, pouco mais ou menos, nesta matriz bat a Teodora, f.l. de João Manoel Villas Boas e Maria Pereira de Jesus. Foi padrinho o Pe. Bernardo da Silva Lobo e Teodora Maria de Jesus; e por não aparecer este assento, informado dele, o lancei aqui.

10-2-1-1-4 Maria Leodora aos 04-10-1808 casou com Teotonio da Rocha Simões, natural da freguesia de Terra Chã Bispado de Angra, filho de Francisco Simões e de Izabel Correa.

Campanha, MG matr 1794-1809 im 220 aos 04-10-1808 se receberam Theotonio da Rocha Simões, f.l. de Francisco Simões e de Izabel Correa, n. da freguesia de Terra Chã Bispado de Angra = Com Maria Leodora, f.l. de Joam Manoel de Villas Boas e Maria Pereira.

10-2-1-1-5 Mariana batizada em 06-01-1796. Com 12 anos em 1809.

Campanha, MG aos 06-01-1796 nesta matriz bat a Mariana, f.l. de Joam Manoel de Villas Boas,n. desta freguesia e de Maria Pereira n. da freguesia de S. João del Rei. Foram padrinhos Joam de Almeida Ferrão e sua mulher Mariana Barbara Ferreira.

 

10-2-1-2 Maria Eugênia de Jesus batizada em 10-01-1762. Casou com Manoel Ferreira Lopes, natural de S. Miguel de Borba de Godim Arc. de Braga, filho dos falecidos Luiz Ferreira Mole e Maria Lopes.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-01-1762 Maria, f.l. João de Vilas Boas n. freg. S. Caetano deste bispado e Josefa Maria de Jesus n/b na freg. das Congonhas do Campo deste bispado, np Miguel de Vilas Boas, já defunto e D. Brites de Penha de França, nm Cap. Manoel Leme da Silva e Rita Maria de Jesus, padr.: P.e  Bernardo da Silva Lobo, e D. Teresa viuva de Jose Pedro.

Entre os filhos do casal, batizados na Campanha:

10-2-1-2-1 Antonio em 14-06-1779.

Campanha, MG aos 14-06-1779 nesta matriz bat a Antonio nascido de onze dias, f.l. Manoel Ferreira Lopes, n. de Borba de Godim do Arc. Braga e de Maria Eugenia de Jesus, n. desta Campanha, npaterno de Luiz Ferreira Mole e Maria Lopes, ja defuntos, nmaternos de Joam de Villas Boas e Josefa Maria de Jesus. Foram padrinhos Joaquim da Silva Campos e s/m Ana Maria de Jesus.

10-2-1-2-2 Mariana Barbara Ferreira batizada em 18-11-1780.

Campanha, MG aos 18-11-1780 nesta matriz bat a Mariana nascida de nove dias, f.l. de Manoel Ferreira Lipes n. da freg. de S. Miguel de Borba de Godim do Arc. Braga e de Maria Eugenia de Jesus, n. da Campanha, avos maternos Joam de Villas Boas e Josefa Maria, avos paternos Luiz Ferreira Mole e Maria Lopes. Foram padrinhos o Alf. Francisco da Costa Teixeira e Maria Felicia de Jesus sua mulher.

          Aos 07-05-1794 casou com João de Almeida Ferrão, natural da freguesia de S. Pelagio termo da vila de Gouvea Bispado da Guarda, filho de Antonio Rodrigues Madaleno e de Rosalia de Almeida Ferrão.

Campanha, MG aos 07-05-1794 nesta matriz João de Almeida Ferrão, f.l. de Antonio Rodrigues Madaleno e de Rosalia de Almeida Ferrão, n/b na eque foi bispado de Coimbra e hoje do da Goarda = cc Mariana Barbara Ferreira, f.l. do Quartel Mestre Manoel Ferreira Lopes e Maria Eugenia de Jesus, n/b na freguesia da Campanha.

          Mariana foi sepultada dentro da matriz da Campanha em 26-05-1800.

Campanha, MG aos 26-05-1800 foi sepultada dentro da matriz Mariana Barbara, casada com o Cap. João de Almeida Ferrão, de idade de 19 anos. Faleceu de uma malina.

          João casou segunda vez aos 11-01-1801 com Maria Delfina de Mello Trant, natural de Ouro Preto, filha de Tomas Joaquim de Almeida Trant e Inácia Joaquina Francisca de Mello.

Campanha, MG aos 11-01-1801 nesta matriz Cap. João de Almeida Ferrão, viuvo de D. Mariana Barbara = cc D. Maria Delfina de Mello, f.l. de Tomas Joaquim de Almeida Trant e Inacia Joaquina Francisca de Mello, n/b na freguesia de N. Sra do Pilar de Ouro Preto.

          Maria Delfina, viúva, faleceu em Campanha com testamento de 07-01-1869 e aberto em 21-11-1871. Com geração:

Testamentos - Campanha da Princesa - Registro do testamento com que faleceu D. Maria Delfina de Mello Trant, de quem é testamenteiro o Cap. Fran.co de Alm.da Trant.

Eu, D. Maria Delfina de Mello Trant, viuva de João d'Almeida Ferrão, faço este meu testamento (...).

Tive diversos filhos na constancia de meu casamento, mas deles so existem vivos: D. Constancia, hoje viúva; = Francisco = e Pedro.

Testamenteiros: a meu filho Francisco Ferrão d'Almeida Trant e na sua falta a meu filho Pedro d'Alcantara Mello.

Declaro que meu filho Francisco me tem protegido e amparado desde que viuvei e a ele devo por credito a conta de rol (...).

Declaro que tenho criado e existe em minha companhia uma menina de nome Senhorinha, filha natural de meu falecido filho Antonio, que reconheço por minha neta.

Deixo a minha escrava Maria parda para minha neta Carlotinha, filha de minha filha Constancia.

A minha escrava Amelia servirá a meu filho Francisco ou aquem este ordenar, o tempo preciso para pagar o seu valor, findo fica liberta e, para adjutorio de sua liberdade deixo o restante de minha terça deduzidas as minhas disposições.

Cidade da Campanha 07-01-1869 Maria Delfina de Mello Trant

Aprovação 07-01-1869

Abertura 21-11-1871

Aceitação 11-12-1871 Cap. Francisco Ferrão de Almeida Trant

10-2-1-2-3 Manoel Corsino em 12-02-1783.

Campanha, MG aos 12-02-1783 nesta matriz bat a Manoel Cursino nascido de nove dias, f.l. de Manoel Ferreira Lopes n. da freg. de S. Miguel de Borba de Godim do Arc. Braga Termo de Braga Comarca de Guimarães e de Maria Eugenia de Jesus, n. da Campanha, avos paternos Luiz Ferreira Molle e Maria Lopes, avos maternos Joam de Villas Boas e Josefa Maria. Foram padrinhos Ana, filha destes, e Domingos Jose Rodrigues, casado.

10-2-1-2-4 João Pedro em 03-07-1784.

Campanha, MG bat 1784-1788 im 12 fls. 8 aos 03-07-1784 bat a João Pedro de nove dias, f.l. de Manoel Ferreira Lipes n. da freg. de S. Miguel de Borba de Godim do Arc. Braga e Maria Eugenia, n. desta freguesia da Campanha, avos paternos Luiz Ferreira Molle e Maria Lopes, avos maternos Joam de Villas Boas e Josefa Maria. Foram padrinhos o Cap. Jose de Azevedo ------------, e Ana Maria mulher de Antonio ---.

10-2-1-2-5 Miguel em 09-10-1786.

Campanha, MG aos 09-10-1786 nesta matriz bat a Miguel de onze dias, f.l. do Quartel Mestre Manoel Ferreira Lopes, n. da freg. de S. Miguel de Borba do Godim Arc. Braga e de Maria Eugenia de Jesus, n. desta Campanha, np de Luiz Ferreira Molle e Maria Lopes, nm de Joam de Villas Boas e Josefa Maria, já defunta. Foram padrinhos João Manoel de Villas Boas, casado, e Rita filha do falecido Manoel Leme da Silva.

10-2-1-2-6 Francisco em 15-05-1793.

Campanha, MG aos 15-05-1793 nesta matriz bat a Francisco, f.l. do Quartel Mestre Manoel Ferreira Lopes, n. da freg. de S. Miguel de Borba do Godim Arc. Braga e de Maria Eugenia de Jesus, n. desta freguesia, np de Luiz Ferreira Molle e Maria Lopes, nm de Joam de Villas Boas e Josefa Maria de Jesus. Foram padrinhos Antonio Marques de Oliveira e Teodora Maria de Jesus, solteira.

10-2-1-2-7 Domingos em 14-09-1796.

Campanha, MG aos 14-09-1796 nesta matriz bat a Domingos, f.l. do Quartel Mestre Manoel Ferreira Lopes e Maria Eugenia de Jesus; foram padrinhos João de Almeida Ferrão e D. Maria Barbara Ferreira.

10-2-1-3 BernardoJosé de Villas Boas batizado em 27-11-1763.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 27-11-1763 Bernardo, f.l. João de Villas Boas n. da freg. de S. Caetano e Josefa Maria de Jesus n. da freg. de Congonhas do Campo ambos deste bispado, padr.: Antonio Caetano de Souza, solteiro e Maria Felicia de Jesus, solteira e filha do Cap. Manoel Leme da Silva., Avos pat. Miguel de Villas Boas, falecido e D. Brites da Penha de França, maternos Cap. Manoel Leme da Silva e Rita Maria de Jesus.

          Em 15-06-1784 casou com Izabel Maria do Sacramento, ou Izabel Rodrigues, batizada em 09-06-1766, filha de Manoel Antunes da Rocha, natural de S. Pedro de Covelo Arc Braga e Ana Rodrigues, natural de Jacarei-SP, neto paterno de Pedro Gonçalves e Domingas Antunes, neto materno de Pedro Rodrigues e Catarina Bicuda.

Campanha, MG Igreja Sto. Antonio [Bern.do Jose de V.as Boas e Izabel Mor.ª do Sacramento] aos 15-06-1784 nesta matriz se receberam Bernardo Jose de Vilasboas, f.l. de João de Vilas Boas e de Josefa Maria(sic) do Rosario = Com Izabel Maria do Sacramento, f.l. de Manoel Antunes da Roxa e Ana Rodrigues Moreira. Ambos os contraentes naturais e batizados nesta matriz.

 

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-06-1766 matriz, Izabel, f.l. Manoel Antunes n. de S. Pedro de Covelo Arc Braga e Ana Rodrigues n. Jacarei-SP, np Pedro Gonçalves e Domingas Antunes, falecidos, maternos Pedro Rodrigues, falecido e Catarina Bicuda. Padr.: Jose Henriques, casado e Ana Teixeira de Jesus mulher de Cosme Damião.

Entre os filhos do casal:

10-2-1-3-1 Bernardo batizado em 29-05-1785.

Campanha, MG aos 29-05-1785 nesta matriz bat a Bernardo de vinte e nove dias, f.l. de Benardo Jose de Vilas Boas e Izabel Rodrigues, nts desta mesma freguesia; avos paternos João de Vilas Boas e Josefa Maria do Rosario, maternos Manoel Antunes da Rocha e Ana Rodrigues Moreira. Foram padrinhos Francisco Jose da Rocha, solteiro e Inacia Maria mulher de Pedro Ferraz.

10-2-1-3-2 João Candido em 24-03-1787.

Campanha, MG aos 24-03-1787 nesta matriz bat a João Candido de tres semanas, f.l. de Bernardo de Villas Boas e de Izabel Rodrigues, nts desta Campanha, np de Joam de Villas Boas e Josefa Maria, nmaterno de Manoel Antunes e Ana Rodrigues. Foram padrinhos João Antonio de Azevedo, casado e Ana filha do dito Joam de Villas Boas.

 

Provavel Duplicata:

Campanha, MG suplementos - no ano de 1789, pouco mais ou menos, nesta matriz bat a João, f.l. de Bernardo de Villas Boas e Izabel Rodrigues Moreira; foram padrinhos João Antonio de Azevedo, já falecido e Ana L---- moradora hoje em S. Paulo. E por não aparecer este assento, informado de duas testemunhas o lavrei aqui para todo o tempo constar.

10-2-1-3-3 Bárbara Maria de Jesus batizada em 16-08-1791.

Campanha, MG aos 16-08-1791 nesta matriz bat a Barbara, f,l, de Bernardo Jose de Villas Boas e de Izabel Rodrigues Moreira. Foram padrinhos Agostinho Jose e Izabel Rodrigues Moreira.

          Aos 13-07-1808 casou com Domiciano José da Costa, batizado em 07-09-1787, filho de Henrique Sergio da Costa e Ana Isabel do Espirito Santo, neto paterno de Henrique da Costa e Jeronima Maria de Jesus, neto materno de Manoel José Coelho da Silva e Inacia Maria de Jesus - família Sargento Mor Manoel Nunes de Gouvea, neste site. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 13-07-1808 Domiciano Jose da Costa, f.l. Henrique Sergio Costa e Ana Isabel do Espirito Santo = Com Barbara Maria de Jesus, f.l. Bernardo Jose Villas Boas e Isabel Rodrigues Moreira. Ambos naturais e batizados nesta freguesia da Campanha.

 

Campanha, MG aos 07-09-1787 nesta matriz bat a Domiciano, f.l. de Henrique Sergio da Costa e Ana Izabel de Jesus; foram padrinhos o Alf. Juiz Ordinario Jose Joaquim Leite Fereira, e Jeronima Maria de Jesus.

10-2-1-3-4 Maria batizada em 01-11-1795.

Campanha, MG aos 01-11-1795 bat a Maria, f.l. de Bernardo Jose Vilas Boas e Izabel Rodrigues Moreira; foram padrinhos Rodrigo Antonio da Silva, filho de Manoel da Silva, e Vitoria Maria de Jesus, filha de João Villas Boas, ambos solteiros e todos desta freguesia.

 

10-2-1-4 Ana Bernarda de Jesus, batizada em 02-02-1766. Aos 30-07-1789 casou com Salvador Machado de Oliveira, natural de Pindamonhangaba-SP, filho natural do falecido Sargento Mor Salvador Machado de Oliveira Vasconcellos e Ana Gonçalves.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-02-1766 Cap. S. Gonçalo, Ana, f.l. João de Villas Boas n. da freg. de S. Caetano deste bispado e Josefa Maria de Jesus n. desta freguesia, np Niguel de Villas Boas, falecido e Brites de Penha de França, maternos da Silva e Rita Maria de Jesus, padr.: Manoel Teixeira Ribeiro com pp de Gregorio Lopes dos Reis, e a mulher do mesmo(?) Jacinta Maria.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 30-07-1789 Salvador Maxado de Oliveira, filho natural do Sargento Mor Salvador Maxado de Oliveira Vasconcellos, já falecido, e de Ana Gonçalves, n/b freguesia da vila de Pindamonhangaba Bispado de S. Paulo; = Anna Bernarda de Jesus, f.l. de João de Villas Boas e de Josefa Maria de Jesus,já falecida, n/b nesta.

Pais de, pelo menos:

10-2-1-4-1 Francisca batizada em 01-01-1793.

Campanha, MG Igreja Sto. Antonio aos 01-01-1793 nesta matriz bat a Francisca, f.l. de Salvador Machado de Oliveira e Ana Nermarda de Jesus. Foram padrinhos o Ajudante Jose Teixeira de Mello, e D. Maria Izabel de Magalhães casada com Jose Franicsco.

10-2-1-5 Francisco em 13-07-1768. Francisco José Villas Boas aos 24-01-1794 casou com Ana Francisca de Jesus, filha de José Pereira Caixeta e Izabel Branca Benedita de Toledo, neta paterna de João Pereira Caixeta e Caetana do Rosario, neta materna do Alf. José da Costa e Moraes e Angela de Toledo Piza, família “João Pereira Caixeta”.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-07-1768 Francisco n. de dezessete dias, f.l. João de Villas Boas n. da freg. de S. Caetano e Josefa Maria de Jesus n. da freg. das Congonhas do Campo, ambos deste bispado, np Miguel de Villas Boas, falecido e D. Brites da Penha de França, maternos Manoel Leme da Silva e Rita Maria de Jesus; padr.: o Licenciado Francisco Jose de Mattos e Maria Felicia mulher de Francisco da Costa Teixeira com pp de Jacinta Maria da Conceição mulher do Ajudante Gregorio Lopes dos Reis.

10-2-1-6 José Carlos Villas Boas batizado em 10-06-1770. Em 13-07-1791 casou com Joana Felicia Moreira, batizada em 05-03-1764, filha do falecido Manoel Lourenço Barbosa e de Ana Maria da Conceição - família “Mateus Fernandes Agostim”.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-06-1770 matriz, Jose de doze dias, f.l. João de Villas Boas n. de S. Caetano e Josefa Maria de Jesus n. das Congonhas do Campo ambos deste bispado, np Miguel de Villas Boas e D. Brites da Penha de Fança, matenos Manoel Leme da Silva e Rita Maria de Jesus. Padr.: Francisco da Costa Teixeira, casado e o Cap. Manoel Leite com pp de sua mulher D. Antonia do Espirito Santo.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 13-07-1791 nesta matriz Jose Carlos de Vilas Boas, f.l. de João de Vilas Boas e Josefa Maria do Rosario, ja falecida = cc Joana Felicia Moreira, f.l. Manoel Lourenço Barbosa, ja defunto e Ana Maria da Conceição. Ambos nts/bts nesta freguesia da Campanha.

10-2-1-7 Antonio em 18-09-1772.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-09-1772 Antonio de seis dias, f.l. João de Villas Boas n. da comarca de Vila Rica deste bispado e Josefa Maria n. Congonhas do Campo deste bispado, avos pat. Miguel de Villas Boas e Brites da Penha de França, maternos Manoel Leme da Silva. Padr.: Paulo da Costa Teixeira, e Maria Felicia mulher de Francisco da Costa Teixeira

10-2-1-8 Vitória Alexandrina de Jesus batizada em 24-12-1774. Aos 09-06-1797 casou com Salvador de Albuquerque Bueno, natural da Cotia-SP, filho de José de Albuquerque Machado e de Vitória Buena de Camargo (ou da Costa) - família Pinto Guedes Cap. 2 § 5º.

Campanha, MG Igreja Sto. Antonio aos 24-12-1774 nesta matriz bat a Vitoria nascida a dez dias, f.l. de João de Villas Boas n. da freg. de S. Caetano deste bispado e de s/m Josefa Maria de Jesus, n. da freguesia das Congonhas do Campo deste mesmo bispado, avos paternos Miguel de Villas Boas, ja defunto e D. Brites da Penha de França, maternos o Cap. Manoel Leme da Silva e Rita Maria de Jesus. Foram padrinhos Joaquim Alvares Campos e Ana Maria do Nascimento.

 

Campanha, MG Igreja Sto. Antonio aos 09-06-1797 Salvador de Albuquerque Bueno, f.l. de José de Albuquerque Machado, e de Vitória Arouca?, digo, Buena de Camargo, natural e batizado na freguesia da Cotia, Bispado de São Paulo = Com Vitoria Alexandrina de Jesus, filha de João de Villas Boas, e de Josefa Maria de Jesus, natural e batizada nesta freguesia da Campanha. Testemunhas: Manoel Ferreira Lopes e José Bueno de Camargo (pesq. Silvia Buttros).

 

10-2-1-9 Teodora Leonarda de Jesus batizada em Campanha em 16-11-1776. Casou aos 12-02-1795 com João Rodrigues de Aguiar, natural de Triunfo-RS, filho de outro e de Isabel Maria do Prado. Geração na família “João Rodrigues de Aguiar”, neste site.

Campanha, MG Igreja Sto. Antonio. Aos desazeis de novembro de 1776 nesta matriz da Campanha bat a Teodora de oito dias, f.l. João de Villas Boas natural da freg. de S. Caetano e Josefa Maria de Jesus natural das Congonhas do Campo, ambos beste bispado de Mariana. Avos PP Miguel de Villas Boas e D. Brites de Penha de França. defuntos. Avos MM Manoel Leme [dobra] e Rita Maria de Jesus. Foram padrinhos Domingos Jose e sua mulher Julia Maria de Jesus.

10-2-1-10 Clara Josefa de Jesus batizada em 04-07-1780. Em 25-08-1796 casou com José Bueno de Camargo, filho dos falecidos José Bueno de Figueiredo e Ana Lopes da Costa.

Campanha, MG Igreja Sto. Antonio aos 04-07-1780 nesta matriz bat a Clara, de --to dias, f.l. de João de Vilasboas, n. da freguesia de S. Caetano deste Bispado de Mariana e de Josefa Maria de Jesus, n. da freg. das Congonhas do Campo deste bispado, avos paternos Miguel de Villas Boas e D. Brites de Penha de França, avos maternos o C. Manoel Leme da Silva e Rita Maria. Foram padrinhos Manoel Ferreira Lopes e s/m Maria Eugenia.

 

Campanha, MG Igreja Sto. Antonio aos 25-08-1796 nesta matriz se receberam Jose Bueno de Camargo, f.l. de Jose Bueno de Figueiredo e Ana Lopes da Costa, já defuntos= Com Clara Josefa de Jesus, filha de João de Villas Boas e Josefa Maria de Jesus, n/b nesta freguesia da Campanha.

10-2-2 Manoel Leme da Silva, batizado em 09-07-1749 em Campanha. Casou com Genoveva Maria, natural de Jacarei-SP, filha de Guilherme da Cunha Gago e Rosa Maria de Godoy; família “Sebastião Bicudo de Mendonça”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-07-1749 Manoel, f.l. Manoel Leme da Silva n. da vila de Mogi do bispado de S. Paulo e Rita Maria de Jesus n, da freg. de N. Sra da Conceição das Congonhas do Campo da comarca do Rio das Mortes deste bispado, padr.: Cap. Manoel Leme da Silva, avô do batizado, e D. Antonia do Espirito Santo Gouvea mulher de Antonio de Souza Rocha.

Pais de, q.d.:

10-2-2-1 Maria, batizada em Campanha em 24-01-1773.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-01-1773 Maria de sete dias, f.l. Manoel Leme n. desta freguesia e Genoveva Maria n. da freg. da vila de Jacarei-SP, avos pat. Manoel Leme da Silva e Rita Maria de Jesus, maternos Guilherme da Cunha Gago e Rosa Maria de Godoy. Padr.: esta e João de Villas Boas, casado.

10-2-2-2 Catarina Leme de Sene em Itu-SP aos 14-09-1802 casou com José Anastacio Pires, natural de Santo Amaro-SP.

(pesq. Joaquim dos Santos Neto) Itu, SP Igreja N Sra da Candelaria imagem 174 Jose Anastacio Pires e Catharina Leme de Sene.

Aos catorze dias do mês de Septembro de mil oito centos, e dous nesta Matriz da Villa de Itu, feitas as deligencias do estillo com Provisam do Juizo da Vara da Comarca em minha presença e das testemunhas Jose Francisco de Paula, e o Alferes Manuel Antunes casados se receberam solemnemente por marido, e mulher José Anastacio Pires naturais da Freguesia de Santo Amaro, filho de Joam Godinho da Cunha, e de sua mulher Anna Pires, naturais de Santo Amaro, netto, digo, ignoram os Avós, e Catharina Leme de Sene natural desta Villa de Itu, filha de Manuel Leme da Silva, e de sua mulher Maria Genoveva, todos naturais da Campanha do Rio Verde, netta pela parte paterna de Manuel Leme da Silva, natural da Villa de Mogi das Cruzes, e de sua mulher Ritta Maria de Jesus natural de Villa Rica, e pella materna netta de Guilherme da Cunha Gago, natural da Villa de Maimpendi Bispado de Mariana, e de sua mulher Rosa Maria de Oliveira natural da Villa de Jacarehi, deste Bispado, todos fregueses desta Villa.  Receberam as benças nupciaes, de que fis este assento, em que se asignaram as testemunhas. O Coadjutor Joaquim José de Araujo.

 

         José Anastácio era irmão inteiro de Custódio Pires Godinho (casado em Sto Amaro em 25-02-1802 com Ana Maria de Jesus SL. 8, 451, 5-1), filhos de João da Cunha Godinho e Ana Pires, netos paterno de Antonio Godinho Paes e Antonia Pereira da Cunha, e pela materna neto de João Pires Monteiro e Maria Moreira.

Santo Amaro, SP - Aos 25-02-1802 nesta matriz de Santo Amaro donde os contraentes são fregueses, dispensados do impedimento que tinham por consanguinidade em 3º grau, e testemunhas Francisco Xavier Pereira e Jorge Dias Ribeiro, casados. Se receberam Custodio Pires Godinho, f.l. João da Cunha Godinho e Ana Pires, neto paterno de Antonio Godinho Passes e Antonia Pereira da Cunha, e pela materna neto de João Pires Monteiro e Maria Moreira = cc Ana Maria de Jesus, f.l. Felipe Dias Furtado e Maria do Nascimento, neta paterna de Manoel Dias Furtado e Ana Pereira da Cunha, e pela materna de Gaspar Nunes e Maria Ribeira, aquele natural de Paranahyba, e os mais todos desta freguesia.

10-2-3 Antonio, batizado em 12-12-1751. Antonio Leme da Silva casou com Ana Maria Ribeira, filha de Jerônimo da Silva Leite e Ana Aires Pedrosa, família Domingos Alves Ferreira.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 12-12-1751 Antonio, f.l. Manoel Leme da Silva n. da freg. de Mogi e Rita Maria de Jesus n. freg. da Conceição do Campa deste bispado, np Manoel Leme da Silva e s/m Ignez Dias de Siqueira, nts da vila de Mogi bispado de SP, nm Tome Gonçalves de Marins n. da Ilha Grande bispado do Rio de Janeiro e s/m Maria Vellosa n. da freg. dos Carijos deste bispado, padr.: João Antonio da Silva, solteiro e Maria Caetana mulher de Domingos de Araujo.

          Antonio e Ana Maria tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

10-2-3-1 Vicente em 15-04-1776.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 15 de Abril de 1776 batismo de Vicente filho  legitimo de Antonio Leme e  Ana Maria . avos PP Manoel Leme da Silva e Rita Maria . MM Jeronimo da Silva Leite, e Ana Aires a qual foi madrinha e o dito Manoel Lemes

10-2-3-2 Ana Maria Silvéria do Espírito Santo, batizada em 05-10-1777. Aos 04-05-1794 casou com Bernardo da Cunha Cobra, viúvo de Maria Teresa do Rosário e filho de Bernardo da Cunha Cobra e Ana de Moraes de Gouvea, família “Manoel Nunes de Gouvea, sargento mor”.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 5 de Outubro de 1777 batismo de Ana nascida de 9 dias filha legitima de Antonio Leme da Silva natural desta Matriz e sua mulher Ana Maria tambem natural desta . avos PP Manoel Leme da Silva e Rita Maria de Jesus. MM Jeronimo da Silva Leite, falecido e Ana Aires Pedrosa. Padrinhos Inacio Alves Negrão casado e Ana Maria mulher de Antonio Luis Ferreira

 

Campanha-MG - casamentos -. matriz aos 04-05-1794 Bernardo da Cunha Cobra, viuvo que ficou por falecimento de Maria Tereza do Rosario e filho l. de Bernardo da Cunha Cobra e Anna de Moraes de Gouvea, n/b nesta freguesia = Anna Maria Silveria do Espirito Santo, f.l. de Antonio Leme da Silva e Anna Maria Ribeira, n. desta freguesia.

10-2-3-3 Tomé batizado em 09-05-1779.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 9 de Maio de 1779 batismo de Tome de 8 dias filho  legitimo de Antonio Leme da Silva  e sua mulher Ana Maria Ribeira . avos PPManoel Leme da Silva e Rita Maria de Jesus. MM Jeronimo da Silva Leite,  e Ana Aires Pedrosa. Padrinhos Manoel Leme da Silva o moço e Ana Maria de Jesus mulher de Luis Antonio de Morais

10-2-3-4 Maria, batizada em 03-06-1781.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 3 de Junho de 1781 batismo de Maria filha de Antonio Leme e Ana Maria Ribeira naturais desta . avos PPManoel Leme da Silva e Rita Maria de Jesus. MM Jeronimo da Silva Leite, e Ana Aires. Padrinhos Francisco de Oliveira e Maria Eugenia mulher de Manoel Ferreira Lopes

         Maria do Carmo de Nazaré em 1803 requereu revalidação do matrimonio com Januario Machado de Aguia, por impedimento ilícito “A oradora teve acesso criminoso com o dito Manoel Vaz Denis tio do orador”. Januário era filho de Antonio Machado de Aguiar e Genoveva Jacinta Clara e sobrinho materno de Manoel Vaz Diniz.

Processo Matrimonial - Campanha-MG - Livro Misto 1791

Termo de Abertura aos 24-03-1803 - oradores Januario Machado de Aguiar e Maria do Carmo de Nazare

Orador f.l. Antonio Machado de Aguiar e Genoveva Jacinta Clara, n/b na capela do Brumado filial da freg. de Congonhas do Campo aonde de presente é morador em casa de seus pais, de idade 25 anos.

Oradora Maria do Carmo de Nazare, 22 anos. Teve acesso criminoso com o dito Manoel Vaz Denis, tio do orador, o qual conheceu na vila de Tamandua para onde ela depoente tinha fugido da casa de seus pais e que aparecendo o orador na mesma vila de Tamandua lhe disse que era da Campanha para se casarem, ignorando o parentesco que entre eles havia. O orador nunca soube dos atos ilicitos que tinha tido o dito seu tio com ela depoente e se contratou e recebeu com ela depoente em matrimonio. Só depois de casados veio ao conhecimento o dito impedimento que ignoravam. Sabendo o pai dela depoente deu parte ao seu reverendo paroco o qual lhe determinou se separassem

 

Testemunhas

-Antonio Leme da Silva, homem branco, casado, n/b nesta freguesia da Campanha e nela morador onde vive de sua roça, de idade 49 anos, aos costume disse ser pai da oradora.

Disse q Manoel Vaz Diniz e Genoveva Jacinta Clara eram inteiros e legitimos irmãos por procederem dos mesmos progenitores, Da dita Genoveva Jacinta Clara casada com Antonio Machado de Aguiar nasceu o orador vindo por isso a ser este sobrinho do dito Manoel Vaz Denis. A oradora teve acesso criminoso com o dito Manoel Vaz Denis tio do orador antes que com esta se recebesse em matrimonio ignorando o parentesco que entre eles havia. Ignorando, tambem o orador a copula ilicita que teve o dito seu tio com a oradora, se recebeu com esta em sacramento de (...)

 

O orador (...)  copulas ilicitas q teve o dito seu tio com a oradora, se contratou e se recebeu com esta em sacramento de matrimonio. Que depois de ja casados os oradores vindo ao seu conhecimento do dito impedimento q ignorava orador, de ter a oradora conhecido carnalmente a seu tio, e a oradora de que era o dito Manoel Vaz Dinis tio do orador, foram separados pelo seu reverendo paroco e neste estado se acham.

Q a oradora é branca, pobre, maior de 20 anos e tem do orador um filho do mesmo matrimonio que desejam ser revalidado.

 

10-2-3-5 Josefa, batizada em 11-05-1783.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 11 de Maio de 1783 batismo de Josefa de 10 dias filha de Antonio Leme da Silva e Ana Maria  Ribeira naturais desta . avos PPManoel Leme da Silva e Rita Maria de Jesus. MM Jeronimo da Silva Leite, e Ana Aires Pedrosa. Padrinhos Inacio dos Santos casado e Maria Felicia mulher do alferes Francisco da Costa

10-2-3-6 Rita em 26-02-1785.

 (pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio. Aos 26 de Fevereiro de 1785 batismo de Rita de 8 dias filha legitima de Antonio Lemes da Silva e Ana Maria Ribeira naturais desta Freguesia. Avós paternos Manoel Lemes da Silva e Rita Maria de Jesus. Maternos Jeronimo da Silva Leite e Ana Aires Pedrosa. Padrinhos Luis Jose de Paiva solteiro e Inacia Antonia da Silveira mulher de Jose Teixeira Maciel

10-2-4 Ana em 30-03-1755.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 30-03-1755 matriz, Ana, f.l. Cap. Manoel Leme da Silva n. vila de Mogi-SP e Rita de Jesus n. da freg. de N. Sra da Conceição do Campo deste bispado, padr.: Guarda Mor Bento Pereira de Sa, solteiro e Ana Pires solteira filha do Cap. Miguel Pires.

10-2-5 José em 01-11-1756.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-11-1756 Jose, f.l. Cap. Manoel Leme da Silva n. vila Mogi Bispado de SPaulo e Rita Maria de Jesus n. da freg. de N. Sra da Conceição do Campo deste bispado, padr.: Jose Alves da Silva e s/m Josefa Maria irmã do batizado, todos moradores nesta freguesia.

10-2-6 Rita em 10-04-1759.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-04-1759 Rita, f.l. Manoel Leme da Silva e Rita Maria, padr.: Domingos Borges da Costa, casado e Ana Joana de Tolledo, solteira filha leg. do Cap. Miguel Pires.

10-2-7 João em 24-09-1761.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-09-1761 João, f.l. Manoel Leme da Silva n/b na vila de Mogi e Rita Maria de Jesus n/b na freg. das Congonhas do Campo, np Manoel Leme da Silva e Ignez Dias de Siqueira, maternos Tome Gonçalves de Mariz e Maria Velosa, padr.: Jose de Azevedo Braga, e D. Teresa Angelica de Toledo.

10-2-8 Ana em 27-11-1763

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 27-11-1763 Ana, f.l. Cap. Manoel Leme da Silva n. da freg. de Mogi das Cruzes-SP e Rita Maria n. da freg; das Congonhas do Campo deste bispado, padr.: Revdo Vigario atual Manoel Caetano Rodrigues, e D. Josna Felicia Moreira mulher de Caetano Jose de Almeida. Avos pat. Manoel Leme da Silva e Ignez Dias de Siqueira, falecida, maternos Tome Gonçalves Marins e Maria Velloza.

10-2-9 José em 17-04-1766

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-04-1766 matriz, Jose, f.l. Manoel Leme da Silva n da freg. de Mogi das Cruzes-SP e Rita Maria de Jesus n. freg. Congonhas do Campo deste bispado, np Manoel Leme da Silva e Ines Dias de Siqueira, falecidos, maternos Tomes Ginçalves Marins e Maria Velosa. Padr.: Antonio Baldaque com pp do Cap. Bento Pereira de Sa, e Maria Felicia de Jesus mulher de Francisco da Costa Teixeira.

10-2-10 Rita em 06-06-1769.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-06-1769 Rita, f.l. Manoel Leme da Silva n. freg. Mogi das Cruzes-SP e Rita Maria de Jesus n. freg. das Congonhas do Campo, np Manoel Leme, falecido e Ignez Dias de Siqueira, maternos Tome Gonçalves de Mariz e Maria Veloza; padr.: Licenciado Francisco Jose de Mattos, e Maria Felicia com pp de Ana Maria do Nascimento.

 

10-3 Luiz Leme da Silva, natural de Ouro Branco-MG. Casou com Antonia Maria de Jesus, natural da freguesia da Piedade (Lorena)-SP, filha de Lourenço Ribeiro e Gracia de Andrade.

Pais de, batizados em Campanha-MG, q.d.:

10-3-1 Salvador, batizado em 21-04-1749. Salvador de Souza Leme ou Leme de Souza ou ainda Leme da Silva casou com Ana Mauricia da Silveira, natural da Campanha, filha de João Garcia da Rosa natural da Ilha do Pico e Joana de Moura Rocha, neta paterna de Custódio Gonçalves e Maria Gracia da Silveira, neta materna de Manoel de Moura Rocha, natural da cidade de São Paulo e Joana Fernandes Lamin natural de Jacarei-SP, familia “Lamin” - desentroncados.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 21-04-1749 Salvador, f.l. Luiz Leme da Silva n. freg. Sto Antonio do Ouro Branco deste bispado e Antonia Maria n. da freg. N. Sra da Piedade comarca de Guaratinguetá bispado de S. Paulo, padr.: Manoel Leme da Silva, tio do batizado e s/m Rita Maria da Silva, todos meus fregueses.

          Ana Mauricia faleceu com testamento e foi sepultada aos 06-08-1801.

Campanha, MG aos 06-08-1801 na ermida dos S. Corações foi sepultada D. Ana Marcelina, branca, fez seu solene testamento.

Pais de, q.d.:

10-3-1-1 Ana, batizada em 25-07-1770.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-07-1770 cap. S. Gonçalo, Ana, f.l. Salvador de Souza e Ana Mauricia, np Luiz Leme e Antonia Maria, nm João Garcia da Rosa Joana de Moura. Padr.: Alf. Manoel Teixeira Ribeiro e Jacinta Maria mulher do Ajudante Gregorio Lopes.

10-3-1-2 Maria Joaquina do Espirito Santo batizada em 17-10-1773. Aos 19-02-1792 casou com Salvador de Freitas Cardoso, natural de S. Ana do Sapucai, filho de Antonio Bicudo e de Rita Cardosa.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-10-1773 cap. S. Gonçalo, Maria de treze dias, f.l. Salvador Leme da Silva e Ana Mauricia, padr.: Manoel de Souza Ribeiro e Bernarda Maria do Sacramento.

Campanha, MG aos 19-02-1792 nesta matriz Salvador de Freitas Cardoso. f.l. de Antonio Bicudo e de Rita Cardosa, n/b na freguesia de S. Ana do Sapucai = cc Maria Joaquina do Espirito Santo, f.l. Salvador de Souza Leme e de Ana Mauricia da Silveira, n/b nesta freguesia da Campanha.

Entre os filhos do casal:

10-3-1-2-1 Manoel, batizado em 07-08-1794.

Campanha, MG aos 07-08-1794 na capela de S. Gonçalo bat a Manoel, f.l. de Salvador de Freitas e de Maria Joaquina, foram padrinhos João Francisco ---- e Ana Rosa sua mulher.

10-3-1-3 Francisca Maria de Jesus, batizada aos 24-08-1775 na Campanha onde aos 21-05-1799 casou com João Nunes de Brito, natural de Jacarei-SP, filho de Salvador Nunes de Brito e Inácia Rodrigues.

Campanha, MG aos 24-08-1775 nesta matriz bat a Franisca nascida de quinze dias, f.l. Salvador de Souza, n. desta matriz da campanha e de Ana Mauricia da Silveira, n. de S. Tome desta freguesia da Campanha, foram padrinhos Francisco da Costa Teixeira e s/m Maria Felicia de Jesus. Avos paternos Luiz Lemos da Silva e Antonia Maria, esta da vila de Guaratingueta bispado de S. Paulo e aquele do Ouro Branco bispado de Mariana, avos maternos João Garcia da Roza, das Ilhas e Joana de Moura, n. de Jacarei bispado de S. Paulo.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 21-05-1799 João Nunes de Brito, f. de Salvador Nunes de Brito e s/m Ignacia Rodrigues, n/b na vila de Jacarei Bispado de S. Paulo; = Francisca Maria de Jesus, f. de Salvador Leme de Souza e Anna Mauricia da Silveira, n/b na freguesia da Campanha.

         João faleceu aos 25 anos e foi sepultado aos 25-10-1802.

Campanha, MG aos 25-10-1802 foi sepultado no adro da capela de S. Gonçalo, João Nunes de Brito, casado, de idade de vinte e cinco anos, de malina.

Pais de, pelo menos:

10-3-1-3-1 Ana Maria batizada em 24-03-1800.

Campanha, MG aos 24-03-1800 na capela de S. Gonçalo bat a Ana Maria, f.l. de João Nunes e Francisca Maria, foram padrinhos Salvador Lemes da Silva e Ana Mauricia.

 

10-3-1-4 Antonio em 24-06-1777.

Campanha, MG aos 24-06-77 na capela de S. Gonçalo bat a Antonio, f.l. de Salvador de Souza Leme e de Ilena ou Ana Mauricia da Silveira, foram padrinhos Antonio dos Anjos, e Rosa Maria de Jesus.

10-3-1-5 Rita em 27-06-1779.

Campanha, MG aos 27-06-79 nesta matriz bat a Rita nascida de um mes, f.l. de Salvador de Souza Leme e de Ana Mauricia, naturais da Campanha, avos paternos Luiz Leme e Antonia Maria, maternos João Garcia e Joana de Moura. Foram padrinhos o Alf. Francisco Jose de Mattos e Maria Eugenia cc Manoel Ferreira Lopes com pp de Maria Felicia de Jesus mulher do alf. Francisco da Costa Teixeira.

10-3-1-6 José em 29-09-1781.

Campanha, MG aos 29-09-81 nesta matriz bat a Jose de um mes, f.l. de Salvador de Souza Leme e de Ana Mauricia, naturais da Campanha, avos paternos Luiz Leme da Silva e Antonia Maria de Jesus, maternos João Garcia da Rosa e Joana de Moura Roxa. Foram padrinhos o C. Manoel Jacinto Torres e s/m D. Maria Joaquina.

10-3-1-7 José em 14-02-1784.

Campanha, MG aos 14-02-84 nesta matriz bat a Jose de oito dias, f.l. de Salvador de Souza Leme e de Ana Mauricia, nts desta freguesia, np de Luiz Leme e Antonia Maria, nm de João Garcia e de Joana de Moura a qual foi a madrinha. Batizei condicionalmente por ter sido batizado em casa.

10-3-1-8 Delfina em 31-07-1785.

Campanha, MG 1784-1788 batismos; 36; aos 31-07-85 neta matriz bat a Delfina de nove dias, f.l. de Salvador de Souza Leme e de Ana Mauricia da Silveira, nts desta freguesia, avos paternos Luiz Leme da Silva e Antonia Maria de Jesus, maternos João Gacia da Rosa e Joana de Moura rocha Foram padrinhos Francisco de Paula Leite, solteiro e Ana Maria de Oliveira, solteira.

 

10-3-2 Maria, em 02-11-1751. Maria Teresa de Jesus casou com Joaquim Pires Vieira, batizado em Carrancas aos 23-12-1732, filho de Bartolomeu Francisco e Catarina Bicuda. Geração na família “Manoel Bicudo Leme”.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-11-1751 Maria, f.l. Luiz Leme da Silva, n. da freg. de Sto Antonio do Ouro Branco deste bispado e Antonia Maria, n. da vila de Guaratingueta, np Manoel Leme da Silva e Ignez Dias de Siqueira, nts da vila de Mogi, nm Lourenco Ribeiro e s/m Garcia de Andrade, ambos da vila de Pindamonhangaba Bispado de S. Paulo, padr.: Miguel Luiz Colasso e D. Escolastica Joaquina, solteiros filhos do Sarg. Mor Ignacio Moreira de Alvarenga.

10-3-3 Ana, em 16-12-1753.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-12-1753 Ana, f.l. Luiz Leme da Silva e Antonia Maria, padr.: Antonio de Souza Rocha e Josefa, filha de Manoel Leme

10-3-4 Ana Maria do Bom Sucesso, batizada em 03-08-1755. Casou com Roberto Francisco Vieira, batizado em Carrancas-MG em 29-05-1746, filho de Bartolomeu Francisco e Catarina Bicuda, já citados. Geração na família “Manoel Bicudo Leme”.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-08-1755 Ana, f.l. Luiz Leme da Silva n. da freg, de Sto Antonio do Ouro Branco dos Carijós deste bispado e Antonia Maria n. de Guaratingueta-SP, np Manoel Leme da Silva e s/m Ignez Dias de Sequeira nts da freg. de Carijos, nm Lourenço Ribeiro e s/m Gracia de Andrade nts de Guaratingueta, padr.: Inacio da Silva, solteiro e Izabel Sobrinha de Almeida mulher de Caetano Furquim de Campos.

10-3-5 Rosa Maria de Jesus, batizada em 21-08-1757. Aos 07-06-1780 casou com José Alves dos Santos, batizado em 01-11-1746, filho de Francisco Alves de Oliveira e Maria Leme de Oliveira, neto paterno de Miguel Francisco e Ângela Alvares.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 21-08-1757 Rosa, f.l. Luiz Leme da Silva natural e batizado em Sto Antonio do Ouro Branco deste bispado e Antonia Maria n/b na vila de Guaratingueta bispado de SPaulo, padr.: Caetano Jose de Almeida, solteiro e Ana Maria da Conceição mulher de Manoel Lourenço Barbosa

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 07-06-1780, Jose Alves dos Santos, desta, f.l. Francisco Alves de Oliveira e Maria Leme de Oliveira = cc Rosa Maria de Jesus, n. freg. Campanha do Rio Verde, f.l. Luiz Leme da Silva e Antonia Maria de Jesus, test.: .Joaquim Pinto da Silveira e Francisco da Costa.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 01-11-1746, Jose, f.l. Francisco Alves de Oliveira e Maria Leme de Oliveira, np Miguel Francisco e Angela Alvares, padr.: Bento Andre Pereira, por pp a Luiz da Silva, e Josefa de Moraes cc Cap. Mor Matias Gonçalves Moinho

 

10-4 José Leme da Silva, natural de Congonhas do Campo-MG, casou com Antonia Maria de Jesus natural de S. José da cidade da Bahia, filha de Manoel Gonçalves da Silva e Luzia Pereira dos Reis.

Tiveram os filhos batizados em campanha-MG, q.d.:

10-4-1 Felisberto, em 26-06-1758.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-06-1758 Felisberto, f.l. Jose Leme da Silva n. freg. Congonhas do Campo deste bispado e Antonia Maria de Jesus n. da freg. de S, Jose da Itapororoca Bispado da Bahia padr.: Alberto Pires Mon. casado e Izabel da Luz mulher de Jose Barbosa Pires.

10-4-2 Pascoa, em 06-05-1760.

B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-05-1760 cap. S. Gonçalo, Pascoa, f.l. Jose Leme da Silva n. freg. das Congonhas do Campo deste bispado e Antonia Maria de Jesus, n. freg. S. Jose Bispado da Bahia, np Manoel Leme da Silva e Ignez Dias de Siqueira nts de Mogi das Cruzes Bispado de SPaulo, maternos Manoel Gonçalves da Silva e Luzia Pereira dos Reis nts da freg. de S. Jose de Itapororo Arc. Bahia; padr.: Manoel Vieira, solteiro e Ana Maria, solteira filhos de Manoel Vieira Ambre.

10-4-3 Rita, em 06-09-1762.

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 06-09-1762 Rita, f.l. Jose Leme da Silva, n/b na freg. das Congonhas do Campo e Antonia Maria de Jesus, n/b na freg. S. Jose da cidade da Bahia; np Manoel Leme da Silva e Ignez Dias de Siqueira, nm Manoel Gonçalves da Silva e Luzia Pereira dos Reis. Padr.: João Rodrigues dos Anjos, solteiro e Luzia Alvares da Costa mulher de Antonio Martins.

10-4-4 Ana, em 16-07-1767.

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-07-1767 cap. S. Gonçalo, Ana, f.l. Jose Leme da Silva n/b na freg. das Congonhas do Campo e Antonia Maria de Jesus n/b na freg. de S. Jose da cidade da Bahia, np Manoel Leme da Silva e Ignez Dias da C., falecidos, maternos Manoel Gonçalves da Silva e Luzia Pereira dos Reis, Padr.: Ambrosio de Almeida, solteiro e Maria Rosa, casada.

10-5 Antonio Leme da Silva casou com Maria Antunes, filha de José Rodrigues do Prado e Margarida Sobrinha Antunes: “SL. 3, 306, 4-6 4-6 Maria Antunes casou-se com Antonio Leme da Silva f.º de Manoel Leme da Silva e de Ignez Dias de Siqueira, da Campanha, Minas Gerais, e foram pais de:  5-1 a 5-4”

Entre seus filhos:

10-5-4 Francisco Leme da Silva, de Atibaia, casado em 1776 em Itu com Hermenegilda Maria de Campos, f.a de Antônio de Campos Bicudo e de Rosa de Almeida, n. p. de Filipe de Campos Bicudo e de Isabel de Arruda (SL. 2º, 173, 5-2). Pais de, q.d.:

10-5-4-1 Antonio de Campos Bicudo, natural de Itu-SP. Em Campo Belo-MG aos 13-07-1803 casou com Antonia Marcelina do Carmo, filha de Joaquim Alves Taveira e Maria José do Espírito Santo, família “Manoel Alves Taveira”.

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 13-07-1803 Capela S. Bento do Campo Belo, Antonio de Campos Bicudo, n/b na vila de Itu Bispado de SP, f.l. de Fran.co Le--[lombada] da S.ª e Ermenegilda Maria de Campos; = cc. Antonia Marcelina do Carmo, f.l. de Joaquim Alz Taveira e Maria Jose do Espirito Santo, n/b nesta.