PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

DOMINGOS GONÇALVES DE MORAES

(atualizado em 18-setembro-2015)

 

Bartyra Sette

Moacyr Villela

 

 

Domingos nasceu na Freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico, no dia 5-12-1713 e foi batizado aos 10 do mesmo mês, filho de João Jorge, já falecido em 1783 e de Josefa Dutra casados em 26-02-1713, neto paterno de Pedro Jorge e Ana Luis já falecidos em 1713 e materno de Domingos Gonçalves já falecido em 1713 e Maria Dutra

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico – Domingos nasceu aos cinco foi batizado aos 10 de dezembro de 1713, filho de João Jorge e Josefa Dutra naturais da Madalena Padrinho Estevão Gonçalves e testemunha o mesmo padrinho e Antonio Jorge (pesq. Moacyr Villela).

 

Livro casamentos Madalena Ilha do Pico. Em 26-02-1713 João Jorge filho de Pedro Jorge e Ana Luis já defuntos com Josefa Dutra filha de Domingos Gonçalves já defunto e Maria Dutra todos desta freguesia (pesq. Moacyr Villela).

Irmãos de Domingos, nascidos na Madalena, q/d ((pesquisa Moacyr Villela):

- Ana nasceu aos quatro e foi batizada aos sete de agosto de 1818. Padrinhos reverendo padre Manoel Gonçalves e madrinha Maria Dutra mulher de Antonio Gomes da Rosa.

- Antonio nasceu em 16 e foi batizado em 20 de Outubro de 1721. Padrinhos Antonio Gonçalves e Francisca Dutra filha de Francisco Gonçalves e Maria Dutra.

- Ana nasceu aos três e foi batizada aos sete de abril de 1726. Padrinhos Manoel Dutra filho de Antonio Gomes e sua mulher Maria Dutra e madrinha Violante Maria da Conceição filha de Pedro João.

- Ana nasceu aos 20 e foi batizada aos 25 de abril de 1728. Padrinhos Francisco Jorge filho de Antonio Jorge Luis e Agada Nunes madrinha Ana Dutra filha de Francisco Rodrigues e Agada Rodrigues.

- Rita nasceu aos 13 e foi batizada aos 18 de dezembro de 1730. Padrinhos José Dutra filho de Antonio Gonçalves e Maria Dutra que foi a madrinha.

- Manoel nasceu aos 29 de julho e foi batizado aos três de agosto de 1734. Padrinhos o padre Francisco Feliz e madrinha Domingas de São José filha de João Vieira Cardoso e Ana Rodrigues.

 

Domingos casou duas vezes. Primeira vez, por volta de 1750 ou pouco antes, com Ana Maria de Jesus, nascida aos 12-04-1735 na freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico filha de João Gaspar e sua segunda mulher Maria Rodrigues, neta paterna de Pedro Gaspar e Catarina Luis e materna de Fernando Rodrigues e Domingas Rodrigues (ascendência e naturalidade de Ana Maria no termo de batismo de seu filho Domingos, na freguesia de Prados MG).

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico –– Ana nasceu aos 12-04-1735 e foi batizada aos 17 do mesmo mês filha de João Gaspar e Maria Rodrigues naturais da Madalena Padrinhos Estácio Dutra de Medeiros madrinha Ana Maria filha de Francisco Vieira Cardoso e Luiza de Faria (pesquisa Moacyr Villela).

 

            João Gaspar, pai de Ana Maria, batizado aos 16-03-1687, casou duas vezes sempre na freguesia da Madalena do Pico. Primeira vez em 02-03-1710 com Isabel do Rosário filha de Pascoal Rodrigues Paes e Maria Dutra.

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico – João em 16-03-1687 filho de Pedro Gaspar e Catarina Luis Padrinhos Francisco Dutra freguês de Nossa Senhora da Conceição da Ilha do Faial e Maria de Castro filha do alferes Manoel Rodrigues (pesquisa Moacyr Villela).

 

Livro casamentos Madalena Ilha do Pico - Em 02-03-1710 João Gaspar filho de Pedro Gaspar e Catarina Luis já defunta com Isabel do Rosário filha de Pascoal Rodrigues e Maria Dutra (pesquisa Moacyr Villela).

 

            Viúvo de sua primeira mulher, João Gaspar casou em 25-06-1724 com Maria Rodrigues, nascida no dia 20 e batizada aos 24 de fevereiro de 1699. Maria Rodrigues era irmã de Antonio Rodrigues da Costa que também emigrou para as Minas Gerais (família Antonio Rodrigues da Costa, neste site).

Livro casamentos Madalena Ilha do Pico - Em 25-06-1724 João Gaspar filho de Pedro Gaspar e Catarina Luis viúvo de Isabel do Rosário filha de Pascoal Rodrigues Paes e de sua mulher Maria Dutra com Maria Rodrigues filha de Fernando Rodrigues e de Domingas Rodrigues (pesquisa Moacyr Villela).

 

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico – Maria nasceu aos 20 de fevereiro de 1699 e foi batizada aos 24 do mesmo mês filha de Fernando Rodrigues e Domingas Rodrigues padrinho Manoel Rodrigues Cerpa e madrinha Isabel Gonçalves mulher de Antonio Gaspar (pesquisa Moacyr Villela).

 

Segunda vez. Domingos casou com Escolástica de Oliveira de Jesus sua inventariante.

 

Escolastica era filha de Manoel de Oliveira Couto e Maria da Silva Brito; família “Manoel de Oliveira Couto”.

 

Domingos faleceu com testamento ditado em 13-03-1783 na sua Fazenda do Pinhal, Paragem do Ribeirão do Pinhal, Aplicação da Capela de Santa Ana do Garambéu, Freguesia da Borda do Campo Termo da Vila de São João del Rei, aberto aos 03 de Julho do mesmo ano.

 

Foram seus filhos, segundo seu testamento e inventário (neste site):

 

Com Ana Maria da Conceição, idades em 1783:

 

1- Joana, 32 anos, casada com Antonio Rodrigues dos Santos.

 

2- Domingos Gonçalves, batizado na capela de Nossa Senhora da Ressaca aos 24-04-1753. Em 1783 estava casado com Maria Vicência dos Anjos.

Livro de batismos de Prados - MG –– Na capela de Nossa Senhora da Gloria da Ressaca Domingos batizado em 24 de abril de 1753, filho de Domingos Gonçalves de Morais e de Ana Maria, neto paterno de João Jorge e de Josefa Dutra e materno de João Gaspar e Maria Rodrigues todos da Vila e Freguesia da Madalena da Ilha do Pico Padrinhos o alferes Francisco Ferreira da Silva solteiro e Úrsula Clara solteira (pesquisa Moacyr Villela).

          Pais de, q.d.:

2-1 Ana, batizada em 10-08-1782.

Barbacena, MG bat. - aos 10-08-1782 cap. da Ibitipoca filial desta matriz bat Ana n. aos 25 do dito mes, f.l. Domingos Gonçalves de Moraes e Maria Vicencia dos Anjos, padr.: Antonio Rodrigues Gomes, casado e Ana Antonia da Trindade, solteira.

 

3- Antonio Gonçalves de Moraes, 28 anos. Aos 15-07-1783, casou com com Ângela Joaquina de Santo Antonio, filha de Manoel Francisco da Silva e Isabel Francisca do Espírito Santo, família “Manoel Francisco da Silva” Cap. 7º.

 

4- Rita Maria da Conceição, 24 anos, casada com Antonio Lopes Chaves. Rita Maria faleceu em 27-03-1806 e foi inventariada pelo viúvo no mesmo ano. Compareceram 4 filhos do casal (inventario neste site colaboração de Adonias Ribeiro Franco Júnior e Adair Franco dos Reis):

4-1 Antonio, com 18 anos.

4-2 Inocêncio, com 16.

4-3 Germano com 13 anos.

4-4 Laurena, batizada em 1795.

B7: Barbacena-MG batismos suplemento - Santa Rita ano de 1795 LAUREANA, f.l. de Antonio Lopes Chaves e Ritta Maria da Conceição. Padr.: Sargento Mor Antonio Pedroso Galvão por pp q ap. Francisco Lopes e Luiza Emerenciana mulher de Francisco Jose Maxado.

 

5- Manoel Gonçalves de Moraes, 22 anos, solteiro em 1783. Em 1788 estava casado com Maria (Vicência), filha de José Lopes Guimarães, natural da freguesia de Santa Maria de Antime Concelho de Monte Longo do Arcebispado de Braga e Maria da Luz, neta paterna de  Jerônimo Fernandes e Catarina Lopes,

            José e Maria da Luz foram moradores em Barbacena, proprietários da Fazenda O Corgo, onde ele ditou seu testamento. Faleceu aos 21-05-1790, com testamento de 06-02-1790 declarando nove filhos:

- Izabel, casada com João Pascoal

- Vicência, casada com Manoel Gonçalves de Moraes

- Antonio Lopes , assinou por seu pai no testamento

- José

- Miguel

- Jerônimo

- Joaquim

- Manoel

- Rita

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) fls. 186 Ibitipoca aos 21-05-1790 fal. Jose Lopes Guimarães. Sep. na capela de N. Sra da Conceição de Ibitipoca .

Test.:

06-02-1790 nesta minha fazenda chamada o Corgo de Jose Correa, Aplicação de Ibitipoca freguesia da Borda do Campo, termo da vila de S. João, eu Jose Lopes Guimarães (...) faço este testamento na forma seguinte:

Testamenteiros: Rogo aos meus genros Manoel Goncalves de M.es, João Pascoal e ao sr. Domingos Glz. de M.es (...).

Sou natural da freguesia de Santa Maria de Antime, concelho de Monte Longo Arc. de Braga, f.l. Jeronimo Fernd.es e Catarina Lopes, já defuntos. Sou cc. nesta freguesia com Antonia da Luz de cujo matrimonio temos os filhos seguintes: Izabel, cc. João Pascoal; = Vicencia, cc. Manoel Glz. de Moraes; = Antonio = Jose = Miguel = Jeronimo = Joaquim = Manoel = e Rita.

Declara dividas; institui a alma por herdeira do remanescente da terça.

(...) roguei a meu filho Antonio que por mim assinasse e mandei ao escrivão deste fizesse esta declaração e eu Antonio Rodrigues dos Santos que escrevi a rogo do testador = assino a rogo de meu pai: Antonio Lopes. = como testemunha que este escrevi a rogo do testador: (aa) Antonio Rodrigues dos Santos.

 

6- Maria, 20 anos, casada com José de Gouvêa. Comparar com outro de mesmo nome na família “José de Gouvêa”.

          Maria Teresa de Jesus e José de Gouvea Silva comparecem no censo de 1831 de Santa Ana do Garambeu, vizinhos do genro Francisco Antonio Villas Boas.

censo 08-10-1831 Santa Ana do Garambéu, 3º quarteirão, fogo 58,

Jose Gouveia Silva branco 70 casado lavrador

Maria Teresa de Jesus branca 62 casada

Francisco de Paula branco 36 casado lavrador

5 escravos

          José faleceu abintestado em 01-02-1839 e foi inventariado por Maria Teresa em 11 de setembro do mesmo ano. Tiveram três filhos que chegaram a idade adulta (inventário e divisão de terras neste site, colaboração de Adonias R. Franco Jr. e Adair Franco dos Reis):

6-1 Ana Maria do Espírito Santo casou em 24-05-1803 com Francisco Antonio Villas Boas (termo no inventário de João de Abreu Villas Boas, no site de Luís Antonio Villas Boas)

          Francisco, batizado em 10-02-1782, filho de João de Abreu Villas Boas (natural de S. Lourenço da Mata Arc. Braga) e Josefa Maria de Jesus, batizada aos 25-09-1747 em S. João del Rei onde casaram em 02-05-1763. Francisco era neto paterno de Antonio de Abreu e Teresa da Costa, neto materno de Bento Rabelo de Carvalho (natural de S. Nicolau Conselho de Cabeceiras de Basto Arc. Braga) e Maria Teresa de Jesus; por Bento bisneto de João de Oliveira e Maria Gonçalves de Carvalho, por Maria Teresa ascendência na família “Alves Pedrosa”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 10-02-1782 Francisco, f.l. João de Abreu Billas Boas e Josefa Maria de Jesus, padr.: Bento Rabelo de Carvalho, casado da freg. de Aiuroca e Catarina de S. Jose, casada desta freguesia.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 02-05-1763 João de Abreu Villas Boas, da freg. de S. Lourenço da Mata Arc. Braga, f.l. Antonio de Abreu e Teresa da Costa = cc Josefa Maria do Carmo, desta, f.l. Bento Rabelo de Carvalho e Maria Teresa de Jesus. Test.: Manoel Alves Pedrosa e João Francisco Junqueira.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 25-09-1747 Josefa, f.l. Bento Rabelo de Carvalho, n. freg. S. Nicolau Conselhode Cabeceiras de Basto Arc. Braga e Maria Teresa, n. freg. N. Sra das Angustias da ilha do Faial Bispado de Angra, np João de Oliveira e Maria Gonçalves de Carvalho, nm Manoel Gonçalves e Antonia da Graça; padr.: João Pereira de Carvalho e s/m Maria do Nascimento

          Francisco e Ana Maria comparecem no censo de 1831 vizinhos dos pais de Ana:

Censo 08-10-1831 Santa Ana do Garambéu, 3º quarteirão, fogo 59

Francisco Antonio Villas Boas, branco, 42, casado, lavrador

Ana Maria do Espirito Santo, branca, 42, casada, fiadeira

Antonio Joaquim Villas Boas, branco, 16, solteiro lavrador

Francisco Antonio, beanco, 14, solteiro, lavrador

Manoel Joaquim Villas Boas, branco, 13, lavrador

8 escravos

 

6-2 Francisco de Paula de Gouvea, já falecido em 1839, foi representado no inventário paterno por quatro filhos:

6-2-1 Ana Teresa casada com Joaquim Venâncio de Oliveira

6-2-2 Floriana casada com Custódio José Alves.

6-2-3 Manoel, com 22 anos em 1839.

6-2-4 José, com 14 anos.

 

6-3 Joaquim de Gouveia, com 40 anos em 1839.

 

 

Domingos Gonçalves de Moraes teve com Escolástica, idades em 1783:

 

7- Ana Joaquina de Jesus, 17 anos, solteira. Em 1788 “se acha justa para se casar com Francisco da Silveira”.

 

8- Francisca, 15 anos, solteira. Francisca de Oliveira do Sacramento e tambem Francisca Joaquina de Jesus.

 

9- Luiz, 10 anos. Luiz Gonçalves de Moraes.