PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Domingos Freire de Figueiredo e Ana de Godoy Moreira

(atualizado em 14-fevereiro-2018) 

 

SL. 6, 77, 2-6 Anna de Godoy Moreira falecida com testamento em 1726 em Mogi das Cruzes, foi casada com Domingos Freire de Figueiredo, natural de Ponte de Lima, filho de Gonçalo Freire e de Domingas de Figueiredo. Teve 5 filhos:

3-1 Maria Freire de Godoy que foi casada com Lourenço Correa de Moraes, † em 1736, f.º de João Martins Bonilha e de Maria Correa de Moraes. Com geração em Tit. Martins Bonilhas. SL, 7, 280, 3-7 Lourenço Correa de Moraes, fallecido em 1736, foi casado com Maria Freire de Godoy f.ª de Domingos Freire de Figueiredo e de Anna de Godoy Moreira, V. 6.º pag. 77. Teve 9 f.ºs, pelo inventario de seo pai em 1743:

(SL. 7) 4-1 Zacharias de Godoy Moreira

4-2 Rosa Freire de Godoy

4-3 Licenciado João Correa de Moraes

4-4 Ana das Neves

4-5 Bento Correa de Moraes

4-6 José Freire de Figueiredo

4-7 Maria da Annunciação casada com Estevão Pereira dos Santos

4-8 Leonor Jorge

4-9 Gertrudes de Moraes, ultima f.ª de 3-7.

3-2 Ana Moreira casou com o sargento-mor Domingos Rodrigues Freire, e teve 6 f.ºs:

3-3 Leonor Jorge, f.ª de 2-6, casou com Manoel de Lemos do Prado f.º de Lourenço de Lemos e de Maria de Freitas. Tit. Siqueiras Mendonças. SL. 7, 471, 3-1 Manoel de Lemos do Prado foi 1.º casado com Leonor Jorge, † em 1710 em Nazareth, f.ª de Domingos Freire de Figueiredo, natural de Portugal, e de Anna de Godoy Moreira, V. 6.º pág. 85;  pais de 4-1 a 4-3

4-1 Rosa Maria do Prado

4-2 Anna de Lemos

4-3 Miguel de Almeida Freire

3-4 Domingas Freire foi 1.º casada com Simão da Cunha Lobo, † em 1708, f.º de Lourenço de Lemos supra, com f.ª única em Tit. Siqueiras Mendonças; 2.ª vez casou em 1711 em Mogi das Cruzes com Feliciano Cardoso f.º de Antonio Rodrigues Lopes e de Maria da Luz Maciel. Com geração. do 2.º marido em Tit. Rodrigues Lopes Cap. 6.º § 3.º

3-5 Benta Freire, f.ª de 2-6, foi casada com Aparicio de Candia. Teve q. d.:

4-1 Maria de Candia Freire casada em 1745 em Mogi das Cruzes com João de Godoy Cardoso f.º de Antonio de Godoy Moreira e de Joanna Cardoso.

4-2 Domingos de Figueiredo Freire casado em 1740 em S. Paulo com Joanna de Godoy f.ª de Balthazar de Godoy Medeiros e de Maria Rodrigues Barbosa à pág. 8 deste. SL. 6, 8, 3-2 Joanna de Godoy casada em 1740 em S. Paulo com Domingos de Figueiredo Freire f.º de Aparicio de Candia.

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Domingos Freire de Figueiredo era filho de Gonçalo Freire e Domingas de Figueiredo naturais de Ponte de Lima. Em Mogi das Cruzes-SP aos 03-11-1679 casou com Ana Moreira, filha de Sebastião da Fonseca Pinto e Leonor Jorge; família “Sebastião da Fonseca Pinto”, neste site.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 03-11-1679 Domingos Freire, f. Gonçalo Freire e Domingas de Figueiredo, nts da vila de Ponte de Lima = cc Ana Mor.ª f. Sebastião da Fonseca  Pinto e Leonor Jorge

 

Ana faleceu com testamento em 25-03-1726 e foi inventariada em 10-12-1727. Domingos foi inventariado em 1731 em Mogi das Cruzes. Compareceram, ou foram representados, os cinco filhos citados na GP.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes - Inventários

Testamento Ana Moreira - aos 20-03-1726

Testamenteiros: meu marido Domingos de Figueiredo Freire, a Domingos Rz, e a meu genro Aparicio de Candia

Me deve Lourenço Correa, meu genro; deve a juros Francisco Alves Correa em Jacarei, desde a morte do defunto meu genro Simão da Cunha que se vera pelo inventario de Simão da Cunha.

Deve Antonio Leite de Barros ora assistente nas minas gerais do Catagua; me deve Aparicio de Candia, meu genro e tambem meu genro Feliciano Cardoso.

Do defunto meu pai Sebastião da Fonseca Pinto

Deixo a meu marido Domingos de Figueiredo Freire

Declaro que tivemos cinco filhas a saber: Maria Freire cc Lourenco Correa de Moraes = Domingas Freire com Feliciano Cardoso = Lionor Jorge , defunta, foi cc Manoel de Lemos do Prado tiveram  filhos = Ana Moreira cc Domingos Rz. = Benta Freire cc Aparicio de Candia.

Legados: a minha neta Maria Freire, filha de meu genro Domingos Rodrigues;

Sou cc Domingos de Figueiredo Freire, filha do defunto Sebastião da Fonseca Pinto e Lionor Jorge ja defunta. Tivemos do ditto meu marido cinco filhas as quais todas estão casadas

 

Autos do inventario aos 10-12-1727

Declarante: cabeça de casal Cap. Domingos de Figueiredo Freire.

Faleceu aos 25-03-1726

 

Titulo dos filhos: Maria Freire, ja defunta, foi cc Lourenço Correa de Moraes de quem ficaram 9 filhos = Leonora Jorge, ja defunta, foi cc Manoel de Lemos do Prado e ficaram 3 filhos = Domingas Freire c1c Simão da Cunha Lobo, uma filha c2c Feliciano ~Cardoso = Ana Moreira cc Domingos Rodrigues = Benta Freire cc Aparicio de Candia.

 

Sentença de fls de partilha do Cap. Domingos de Figueiredo Freire do que lhe tocou de legitima como cabeça de s/mulher por morte de seu sogro Sebastiao da Fonseca Pinto moradores desta vila de Mogi.

Autos do inventario em 29-04-1720 Sebastião da Fonseca Pinto

Declarante seu filho Marcos da Fonseca Pinto

Citei aos herdeiros deste inventario a saber: Fernando de Godoy Moreira = Marcos da Fonseca Pinto = Sebastião da Fonseca Pinto = Martinho da Fonseca Pinto = Cap. Domingos de Figueiredo Freire = Antonio de Pontes = os herdeiros todos do defunto Manoel da Fonseca =

 

Carta Apensa: meu primo, não ignoro o grande favor que V.M. me tem feito, nem v. merce as minhas molestias que nelas so me tenho foncessado, e como v.m. me sente agora com tanta abundancia quer ver se mas pode renovar (….) Primo muito amantissimo  Placido Cord.ro de Vasconcellos

 

Diz Antonio de Souza Dias por cabeça de s/m Rosa Maria do Prado, quer tirar sua fls de partilha no inv. da defunta Ana Moreira avo da sobredita sua mulher.31-05-1732)

 

 

(pesq. Fabricio Gerin) Inventarios do 2o. cartório de Moji das Cruzes: 1708-1734 ;

Domingos de Figueiredo Freire - 1731

Autos 16-05-1731

Titulo dos Filhos:

1- Maria Freire, já falecida. Foi cc. Lourenço Correa, nove filhos:

João Correa, 33 anos

Jose, 30

Maria, 20

Ana, 18

Rosa, 16

Leonor, 14

Gertrudes, 12

Bento, 9

Zacarias, 5

 

2- Leonor Jorge, cc. Manoel de Lemos do Prado. Já fal. ficaram tres filhos:

Rosa, 22 anos.

Ana, 21

Miguel, 20.

 

3- Feliciano Cardoso como cabeça de sua mulher Domingas Freire.

4- Cap. Domingos Rodrigues como cabeça de sua mulher Ana Moreira.

5- Aparicio de Candia como cabeça de sua mulher Benta Freire.

 

Requer a legitima: Manoel Nunes Pelouro, morador na freg. de S. João del Rei, que esta cc. Leonor de Moraes, filha de Lourenço Correa de Moraes e Maria Freire, já defuntos, moradores que eram da freg. da Conceição do termo da cidade de S. Paulo.

 

Diz Manoel Nunes Pelouro, n. da freg. de Santa Cruz do Castelo da cidade de Lisboa, f.l. de {danificado]thias Nunes e An.ta de Paiva, casado nesta freguesia de N. S. do Pilar da vila de S. João del Rei com Leonor de Moraes,nn. da freg. N. Sra. Conceição de S. Paulo, f.l. de Lourenço Correa de Moraes e Maria Freire.

 

Fls. 94 do Lv. de Casamentos de N. Sra. do Pilar de S. João del Rei: Aos vinte [------] de Janeiro de 1741 na Capela de N. Sra. da Conceição da Barra filial da matriz de N. Sra. do Pilar de S. João del Rei se receberam Manoel Nunes Pelouro e Leonor de Moraes. Test. Paulo da Silva da Fonseca e Domingos de Paiva.

 

Testemunha em 23-03-1743: Bento Correa de Moraes, morador na freg. de N. Sra. da Conceição termo de S. Paulo, solteiro, com 20 anos.

 

24-04-1739 João Correa de Moraes, tutor dos órfãos seus irmãos, filhos que ficaram de Maria Freire.

 

Diz Zacarias de Godoy Moreira, morador na freg. de N. Sra. Conceição termo desta cidade, f.l. Lourenço Correa de Moraes, já falecido e Maria Freire de Godoy, já falecida (...) como faleceu sua mãe de primeiro que sei pai (...).

 

Removimento de tutoria, 26-04-1739: removeu o tutor e nomeou a Angelo Vaz Pinto do órfão Zacarias.

 

Diz Miguel de Almeida do Prado, morador na freg. de Nazaré, neto materno de Domingos Figueiredo Freire e Ana Moreira (.,..) requer a legitima de seus pais.

 

Testemunha: Jose Lopes da Cunha, morador no termo da cidade de S. Paulo, sabia que o suplicante Miguel de Almeida do Prado era cc. Catarina Bicuda de Siqueira, filho de Manoel Lemos do Prado e Leonor Jorge e neto de Domingos de Figueiredo Freire e Ana Moreira, tinha de idade 25 anos.

 

Diz Cap. Baltazar da Veiga Bueno, morador no termo da cidade de S.Paulo, cc. Rosa de Godoy Moreira (...).

Paroco da freguesia de N. Sra. da Conceição certifico que se receberam Baltazar da Veiga Bueno com Rosa de Godoy Moreira, filha do Capitão Lourenço Correa de Moraes e Maria Freire

 

Encontramos mais informações referentes aos filhos:

 

1- Maria Freire, já falecida em 1731, foi casada com Lourenço Correa e representada no inventário do pai pelos nove filhos de seu casal.

1-1 João Correa de Moraes, com 33 anos em 1731. Em 1739 foi nomeado tutor de seus irmãos menores. Em Nazaré Paulista aos 15-07-1734 casou com Dorotea de Moraes Franco, filha de José de Moraes Franco, natural de Benevente Arc. Evora e de sua primeira mulher Maria de Oliveira, natural de Santos e falecida em Nazaré em 20-10-1752. Com provisão de 1758, José de Moraes casou segunda vez com Helena Rodrigues Buena com geração na família Joana Simoa Rodrigues, neste site.

Nazaré Paulista, SP igreja n. Sra de Nazaré - Casamentos - aos 15-07-1734 João Correa de Moraes f.l. Lourenço Correa de Moraes e Maria Freire nts da freg. da Conceição dos Guarulhos  = cc Dorotea de Moraes f.l. Jose de Moraes Franco e Maria de Oliveira ambos nts e moradores desta freguesia.

Geração de oito filhos em SL. 7º, 280, 4-3, entre eles:

1-1-6 Leonor de Oliveira Franca, batizada em Nazaré aos 18-07-1751, casou duas vezes. Em 15-12-1765, com provisão, casou com Antonio Luiz Ferreira, com 24 anos natural da freguesia de Santa Maria de Aguas Santas Comarca da Maia Bispado do Porto, filho de Manoel Luiz Ferreira e de s/m Maria Antonia de Jesus, já falecida.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1765

Antonio Luiz Ferreira e Leonor de Oliveira Franca

Autos de Impedimento posto aos banhos de Antonio Luiz Ferreira 27-agosto-1765

Antonio Luiz Ferreira, n/b na freguesia de Santa Maria de Aguas Santas concelho da Maia Bispado do Porto, assistente que foi no arraial de Iporanga distrito desta freguesia de Santo Antonio de Apiahy e de presente na cidade de S. Paulo, f.l. de Manoel Luiz Ferreira e de s/m Maria Antonia de Jesus, ja defunta = com Leonor de Oliveira Franca, n/b na freguesia de N. Sra de Nazare e nela assistente, f.l. do Licencicado João Correa de Moraes e de s/m Dorotea de Moraes, deste Bispado de S. Paulo.

 

Aos 18-julho-1765 tendo feito denunciação saiu Francisco Ribeiro Vieira Callassa meu fregues, morador em Iporanga, com o impedimento seguinte: que o contraente Antonio Luiz Ferreira tinha dado palavra de casamento, obrigando-se por escrito, a certa mulher moradora em Paranagua, e por prova me entregava a carta, e que tambem o dito contraente tinha tratado com ele casar-se com sua filha Izabel Eufrasia, e por verdade nos assinamos. Apiahy 18-julho-1765.

Depoimento do Impedido: Antonio Luiz Ferreira, n. da freguesia de Santa Maria de Agoas Santas Bispado do Porto e morador nesta cidade por ora, que vive de seu negocio, de idade 24 anos. Disse que tinha prometido casamento e celebrado esponsais com Izabel Eufrasia, filha de Francisco Ribeiro Vieira Calassam e que para se livrar destes esponsais lhe escrevera do Rio de Janeiro a carta retro dizendo que tinha dado palavra de casamento a uma mulher de Parnagua, sendo que tal palavra não deu e mulher alguma naquela vila e mais não depos.

Depoimento do Impediente: Francisco Ribeiro Vieira Calassa, n. da freguesia de S. Vicente e morador nas minas de Iporanga freguesia de Apiahy, que vive de minerar de idade 43 anos. Confirma os itens.

 

Procede o impedimento. O impedido o purque (...) S. Paulo 28-agosto-1765

Termo de quitação: 27-setembro-1765 [danificado] Apiahy a favor de Antonio Luiz Ferreira. (...) Izabel Eufrasia, f.l. de Francisco Ribeiro Calassa Vieira e de D. Maria Teresa Gomes, (...)  sedia dos esponsais que tinha contraido com Antonio Luiz Ferreira, lhe dava plena quitação para tomar o estado que lhe convier (...).

 

Freguesia de Nazare - aos 18-julho-1751 nesta igreja de N. Sra. de Nazare bat a Leonor, f.l. de João Correa de Moraes e de s/m Dorotea de Moraes, moradores nesta freguesia. Foram padrinhos Andre Alz de Castro, da cidade de S. Paulo e Margarida Nunes moradora nesta freguesia,

 

Nazare Paulista, SP aos 15-dezembro-1765 nesta matriz se receberam Antonio Luiz Ferreira, n. da freg. de Santa Maria das Aguas Santas Comarca da Maia Bispado do Porto, f.l. de Manoel Luiz Ferreira e de s/m Maria Antonia de Jesus, ja defunta, ambos naturais da dita freguesia de Santa Maria das Aguas Santas, nomes e cognomes dos avos paternos e maternos não deram noticia = com Leonor de Oliveira Franca, minha freguesa, natural desta freguesia, f.l. de João Correa de Moraes, n. de Mogi das Cruzes e de s/m Dorotea de Moraes n. desta freguesia, neta paterna de Jose de Moraes Franco, n. da freguesia de Benevente Arc. Evora e de s/m Maria de Oliveira n. da vila de Santos, ja defunta, neta materna de Lourenço Correa de Moraes, n. da cidade de S. Paulo e de s/m Maria Freire, n. de Mogi das Cruzes, ja defuntos. Test.: Revdo Padre Paulo Severo de Moraes e Oliveira, clerigo presbitero do habito de S. Pedro, tio da contraente e morador na cidade de S. Paulo e o Cap. Marcelo Pires de Moraes, casado, morador desta freguesia.

         Antonio Luiz faleceu em 22-10-1771 e foi sepultado na matriz de Nazaré. Em 03-11-1772, com provisão, Leonor casou segunda vez com Manoel Manso Machado, batizado em Mogi das Cruzes em 04-09-1738, filho de Antonio Machado Cardoso, n. dos Guarulhos e de Catarina Correa de Almeida, n. de Mogi das Cruzesw, neto paterno de Francisco Machado, n. dos Guarulhos e de Domingas Cardosa n. da cidade de S. Paulo, neto materno de Domingos de Almeida Ramos n. da vila de Obidos Bispado de Leiria e de s/m Barbara Correa de Alvarenga n. de Mogi das Cruzes (SL. 5º, 338, 5-5).

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1772

Autos de Casamento Manoel Manso Machado e Leonor de Oliveira França 28-outubro-1772

Quer casar Manoel Manso Machado, cujo nome alem da crisma e do batismo Manso, f.l. de Antonio Machado Cardoso e de Catarina Correa de Almeida, n/b nesta vila de Mogi das Cruzes e morador na freguesia de Juqueri = com Leonor de Oliveira Franca, viuva do Ten. Antonio Luiz Ferreira, n. e freguesa da freguesia de Nazaré.

- aos 04-setembro-1738 bat a Manso, f. de Antonio Machado e de s/m Catarina Correa de Almeida. Padrinhos Miguel Ribeiro da Silva e Domingas Cardosa. Mogi 19-8bro-1772.

- aos 22-outubro-1771 faleceu Antonio Luiz Ferreira casado com Leonor de Oliveira França, era natural da cidade do Porto, tinha de idade 35 anos, pouco mais ou menos, sepultado nesta matriz de Nazare. Não fez testamento. Nazare 20-8bro-1772.

 

Nazare Paulista, SP aos 03-novembro-1772 nesta matriz e testemunhas Angelo Leite, casado com Felicia Machada fregues da vila de Mogi das Cruzees, e Manoel Francisco de Moraes, solteiro filho de Manoel de Moraes Ferreira e de s/m Maria Nunes fregues desta freguesia; se casaram Manoel Manso Machado natural da vila de Mogi das Cruzes, f.l. de Antonio Machado Cardoso, n. da Conceição dos Guarulhos e de s/m Catarina Correa de Almeida n. de Mogi das Cruzes, neto paterno de Francisco Machado, n. da Conceição de Guarulhos e de s/m Domingas Cardosa n. da cidade de S. Paulo, neto materno de Domingos de Almeida Ramos n. da vila de Obidos Bispado de Leiria e de s/m Barbara Correa de Alvarenga n. de Mogi das Cruzes = com Leonor de Oliveira Franca, viuva de Antonio Luiz Ferrreira, n. desta freguesia e filha leg. de João Correa de Moraes, n. de Mogi das Cruzes e de s/m Dorotea de Moraes n. destqa freguesia, neta paterna de Lourenço Correa de Moraes n. da cidade de S. Paulo e de s/m Maria Freire, n. de Mogi das Cruzes, neta materna de Jose de Moraes Franco, n, de Benevente Arc. de Evora e de s/m Maria de Oliveira n. da vila de Santos. O contraente fregues de Juqueri e a contraente desta freguesia de Nazare.

Capitão Manoel Manso Machado faleceu em 28-12-1802. Sem geração deixou diversos legados.

Nazare Paulista, SP ob - aos 28-dezembro 1802 nesta freguesia e bairro da Caxoeira baixo faleceu o Cap. Manoel Manso Machado casado com Leonor de Oliveira França de idade de 64 anos, natural da vila de Mogi das Cruzes. Fez testamento, 1º testamenteiro a meu enteado Alferes Jose Antonio de Oliveira, em 2º a meu primo Alf. Antonio Joaquim Rodrigues, em 3º a meu compadre Jose Rodrigues Bueno. Encomendou o sepultamento e missas.

Declaro que se depois de minha morte se houver de ordenar meus afilhados Camilo ou Antonio, filhos de Manoel Jose Porto, e eles não tiverem ainda herdado, por ser ainda sua avó viva, é minha vontade se lhes faça patrimônio da minha fazenda e rogo a minha mulher lhes queira inteirar, antes de sua morte, com a sua fazenda (...).

Legados pios. Deixo a meu sobrinho Felizardo Joaquim de Almeida 50 mil reis; a m/sobrinha e afilhada Matildes, filha de meu irmão Cap. Pedro de Almeida Machado 10 mil reis; a m/sobrinha e afilhada Catarina, filha de meu cunhado Cap. Domingos Jose Duarte Passos 10 mil reis; a m/sobrinha e afilhada Escolastica, filha de meu cunhado Manoel de Oliveira Franco 10 mil reis.

Aceitou esta testamentaria o Alferes Jose Antonio de Oliveira.

Leonor e Antonio Luiz tiveram três filhos descritos em SL. 7º, 283, 5-6, entre eles:

1-1-6-1 Alferes José Antonio de Oliveira, testamenteiro do padrasto.

1-1-6-2 Manoela Rosa de Oliveira, batizada em Nazaré aos 19-11-1763. Aos 19-07-1787 casou com Manoel José Porto, natural da freguesia da Vitoria da cidade do Porto, filho de Manoel Tomas, n. da Sé do Porto e de s/m Maria de Jesus n. da freguesia da Vitoria do Porto, neto paterno de Domingos da Costa Leite e de s/m Ana da Costa nts da freguesia de S. Nicolau da cidade do Porto, neto materno de José da Costa Ramalho e de s/m Ignacia.

Entre os filhos do casal, citados no testamento de Manoel Manso Machado:

1-1-6-2-1 Antonio.

1-1-6-2-2 Camilo José de Oliveira, batizado em 19-11-1763. Habilitou-se as ordens sacras.

ACMSP Aplicação Sacerdotal - Parte B - ano 1810

Autos de Genere a favor de Camilo Jose de Moraes - 22-junho-1810.

Natural e batizado na freguesia de Nazare deste bispado, f.l. do Alf. Manoel Jose Porto, n/b na freguesia de N. Sra da Vitoria da cidade e Bispado do Porto, e de Manuela Rosa de Oliveira, da dita freguesia de Nazare, neto paterno de Manoel Tomas e de D. Maria de Jesus nts da dita freguesia de N. Sra da Vitoria, e materno do tenente Antonio Luiz Ferreira, n. da freguesia de Santa Maria de Aguas Santas Comarca da Maia do dito Bispado do Porto e de Leonor de Oliveira Franca, n. da sobredita freguesia de Nazare.

Testemunhas

- aos 29-junho-1788 nesta matriz da Senhora de Nazare bat a Camilo, f.l. de Manoel Jose Porto, natural da cidade do Porto e de s/m Manoela de Oliveira Franca natural desta freguesia, foram padrinhos o Cap. Manoel Manso Machado e s/m D. Leonor de Oliveira, todos moradores no bairro da Caxoeira e fregueses desta matriz.

- aos 19-novembro-1763 nesta matriz da Senhora de Nazare bat a Manoela, f. de Antonio Luiz Ferreira, natural da freguesia de Santa Maria de Aguas Santas Comarca da Maia Bispado do Porto, e de s/m Leonor de Oliveira Franca, n, desta freguesia, ambos meus fregueses, neto paterno de Manoel Luiz Ferreira e de s/m Maria Antonia de Jesus, ja defunta, ambos naturais da dita freguesia de Santa Maria de Aguas Santas, e neta materna de João Correa de Moraes, n. de Mogi das Cruzes e de s/m Dorotea de Moraes Franca n. desta freguesia, padrinhos os ditos João Correa de Moraes e s/m Dorotea de Moraes Franca; todos moraqdores e fregueses desta freguesia,

- aos 18-julho-1751 nesta igreja de N. Sra de Nazare bat condicionalmente por ter sido batizada, e pus os santos oleos a Leonor, f.l. de João Correa de Moraes e de s/m Dorotea de Moraes, moradores nesta freguesia, padrinhos Andre Alves de Crasto da cidade de S. Paulo e Margarida Nunes moradora nesta freguesia,

- aos 19-07-1787 nesta igreja matriz da Senhora de Nazare e testemunhas o Cap. Jose Correa de Moraes, solteiro e morador na cidade de S. Paulo e o Alf. Manoel de Oliveira Franco, casado e morador nesta freguesia; se receberam Manoel Jose Porto, n. da freguesia da Vitoria da cidade do Porto donde era fregues, f.l. de Manoel Tomas, n. da Sé do Porto e de s/m Maria de Jesus n. da freguesia da Vitoria do Porto, neto paterno de Domingos da Costa Leite e de s/m Ana da Costa nts da freguesia de S. Nicolau da cidade do Porto, neto materno de Jose da Costa Ramalho e de s/m Ignacia cujo cognome se não sabe, naturais da freguesia de Santo Ildefonso da cidade do Porto = com Manuela Rosa de Oliveira natural e freguesia desta freguesia, moradora no bairro da Caxoeira, f.l. do Ten. Antonio Luiz Ferreira, ja defunto n. da cidade do Porto e de s/m Leonor de Oliveira Franca n. desta freguesia, neta paterna de Manoel Luiz Ferreira e de s/m Maria Antonia de Jesus, nts da freguesia de Santa Maria deas Aguas Santas Comarca da Maia Bispado do Porto, neta materna de João Correa de Moraes, n. da vila de Mogi das Cruzes e de s/m Dorotea de Moraes Franca n. desta fregusia.

- aos 15-dezembro-1765 nesta matriz se receberam Antonio Luiz Ferreira, n. da freg. de Santa Maria das Aguas Santas Comarca da Maia Bispado do Porto, f.l. de Manoel Luiz Ferreira e de s/m Maria Antonia de Jesus, ja defunta, ambos naturais da dita freguesia de Santa Maria das Aguas Santas, nomes e cognomes dos avos paternos e maternos não deram noticia = com Leonor de Oliveira Franca, minha freguesa, natural desta freguesia, f.l. de João Correa de Moraes, n. de Mogi das Cruzes e de s/m Dorotea de Moraes n. desta freguesia, neta paterna de Jose de Moraes Franco, n. da freguesia de Benevente Arc. Evora e de s/m Maria de Oliveira n. da vila de Santos, ja defunta, neta materna de Lourenço Correa de Moraes, n. da cidade de S. Paulo e de s/m Maria Freire, n. de Mogi das Cruzes, ja defuntos. Test.: Revdo Padre Paulo Severo de Moraes e Oliveira, clerigo presbitero do habito de S. Pedro, tio da contraente e morador na cidade de S. Paulo e o Cap. Marcelo Pires de Moraes, casado, morador desta freguesia.

 

Autos de Patrimonmio e assina o ten. Jose Antonio de Oliveira a favor de Camilo Jose de Moraes. 11-dezembro-1810

Autos de Vita et Moribus - 12-novembro-1810

1-2 José, com 30 anos em 1731. José Freire de Figueirdo, segundo SL. 7, 285, 4-6, casou duas vezes. Primeira vez casou com Ana Maria da Cunha, com geração de uma filha. Segunda vez casou com Escolástica Bueno da Silveira. Alem dos dois filhos citados na GP, encontramos:

1-2-4 Inácio Bueno de Moraes, natural da freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos, bispado de S. Paulo. Inácio testou na Campanha-MG em 20-02-1810. Declarou naturalidade, filiação, o matrimônio com Josefa Maria da Silva e a geração legitima e ilegitima - família “José Rodrigues Airão”.

1-3 Maria Freire (de Moraes), com 20 anos em 1731. Em S. João del Rei-MG em 1731 casou com Estevão Pereira dos Santos, de Santa Marinha do Douro Arc. Braga, filho de Fulano Araújo e Ana Rodrigues.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, em 1731 Estevão Pereira dos Santos, f.l. --- Araujo e Ana Rodrigues = cc Maria Freire, test.: Antonio Rodrigues e --- Pereira.

Maria e Estevão foram moradores em São João del Rei onde tiveram os filhos, q.d:

1-3-1 Quitéria Freire dos Santos, batizada na Vila de São João Del Rei, moradora na Fazenda Congo Fino em São Tiago, aplicação da Vila de São José. Aos 19-10-1762 casou com Antonio Barbosa Nunes, natural de Guaratinguetá-SP, filho de Maximiano Barbosa de Figueiredo e Tomasia de Andrade.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 19-10-1762 Antonio Barbosa Nunes, da freg. de Guaratingueta-SP, f.l. Maximiano Barbosa de Figueiredo e Tomasia de Andrade, falecidos = cc Quiteria Freire dos Santos, desta, f.l. ---- Pereira dos Santos e Maria Freire. Test.: Francisco da Costa e Antonio Gonçalves de Siqueira.

 

Viúva, ditou seu testamento em setembro de 1817 e faleceu pouco depois de 09-12-1819.

(RMJ) SJDR- Óbitos - Testamento

Eu Quitéria Freire dos Santos, moradora na Aplicação de São Thiago da Villa de São João Del Rei Termo da Vila de São José (...) quero que sejam meus testamenteiros em primeiro lugar a meu filho Manoel Barbosa Nunes em segundo a Jose Gomes Carneiro em terceiro ao Alferes Joaquim Rodrigues Pacheco (...)Sou natural e batizada na Freguesia da Villa de São João Del Rei, filha legitima dos falecidos Estevão Pereira dos Santos e Maria Freire e fui casada com o falecido Antonio Barbosa Nunes de quem sou viúva de cujo matrimonio tivemos dois filhos que são o dito Manoel Barbosa Nunes meu primeiro testamenteiro e Maria Barbosa Nunes digo Maria Barbosa casada com o Guarda Mor José da Costa Rios (...) Fazenda do Congo Fino, termo da Vila de São José, aos ?dias do mês de Setembro de 1817

Nota: não há o termo de óbito mas o anterior é de 09-12-1819

Quitéria e Antonio tiveram:

1-3-1-1 Manoel Barbosa Nunes, batizado em 02-02-1768. Nomeado primeiro testamenteiro de sua mãe.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 02-02-1768 Manoel, f.l. Antonio Barbosa Nunes e Quiteria Pereira dos Santos, padr.: Pedro Domingues e Maria Barbosa.

          Manoel faleceu aos 13-06-1841 no distrito de São Tiago, termo da Vila de São José, com testamento redigido em São João Del Rei aos 17-01-1825. Nunca se casou, mas em testamento (neste site) perfilhou quatro filhos naturais:

Nota: Em 1831 Manoel Barbosa Nunes tinha um genro, Antonio Teodoro Viegas, a quem deu 200$000:”Recebi do meu sogro Manoel Barbosa Nunes duzentos mil réis cujos duzentos mil réis, por falecimento de meu sogro entrarei com eles a colação”

 

1-3-1-1-1 Francisco Barbosa Nunes, filho de Rosa Maria de Jesus, mulher parda e solteira.

1-3-1-1-2 Ana Polônia Barbosa, parda, filha de Francisca Mariana ou Francisca Atanazia, crioula forra e solteira. Ana casou com Manoel Albino da Costa.

1-3-1-1-3 Senhorinha Maria Freire, filha de Constancia Maria de Paiva, mulher branca e solteira, que, pelos serviços prestados a Manoel ganhou dele a terça e uma casa no Arraial de Bom Sucesso. Casou com José Inácio de Oliveira

1-3-1-1-4 Carolina Maria Barbosa, irmã inteira de Senhorinha supra. Casou com José Marques Pereira

1-3-1-2 Maria Barbosa, batizada em 29-06-1766. Casou aos 14-01-1788 com José da Costa Rios, natural de São Cristóvão dos Refojos. Geração na família “Origens dos Carneiros e Costa Rios”

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 29-06-1766 Maria, f.l. Antonio Barbosa Nunes e Quiteria Pereira dos Santos, padr.: Domingos Alves Canjiga e Maria Barbosa.

 

1-3-2 Lucas, batizado em 20-07-1738.

1-3-3 Maria Freire, em 1754/1755 em São João del Rei casou com José Leite de Siqueira, natural de Mogi das Cruzes, filho do Cap. Mor José Leite de Siqueira e Ângela Fernandes Lamin. José é citado na GP sem a conjuge e geração (SL. 7, 525, 4-6).

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare em 1755 Jose Leite de Siqueira, da freg. de Santa Ana de Mogi das Cruzes-SP, f.l. Cap. Mor Jose Leite de Siqueira e Angela Fernandes Lamin = cc Maria Freire, desta, f.l. Estevão Pereira dos Santos e Maria Freire, test.: Francisco Xavier Neves e Antonio da Cunha Barbosa.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas. Aos 07-02-1809 informado de pessoas fidedignas debaixo de juramento disseram que Jose Leite de Siqueira tinha sido casado com Maria Freire no ano de 1754 pouco mais ou menos na capela da Conceição da Barra administrando o sacramento do matrimonio o Revdo Capelão João Gomes em presença destas testemunhas Francisco Rodrigues Neves e Manoel da Silva Villas Frias, tudo com licença do Reverendo paroco que então era desta matriz o Dr. Mathias Antonio Salgado; e porque se não achou este assento abri este para constar. Era ut supra = o Vig. interino João Glz de Moura

 

Pais de, pelo menos:

1-3-3-1 Teresa batizada em 14-05-1759, padrinhos os avós paternos.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 14-05-1759 Teresa, f.l. Jose Leite de Siqueira, da freg. Santa Ana de Mogi das Cruzes-SP e Maria Freire, desta, npaterna do Cap. Mor José Leite de Siqueira, da vila de Mogi e Angela Lamim da freg. da Conceição da vila de Santos, nmaterna de Estevão Pereira Santos de Santa Marinha do Douro Arc. Braga e Maria Freire, de Santa Ana de Mogi, padr.: Cap. Mor Jose Leite de Siqueira e Angela Lamim.

1-3-3-2 Caetana Josefa do Espirito Santo aos 06-03-1798 casou com Francisco Xavier do Valle, viuvo de Ana Correa. Geração de Francisco e sua primeira mulher na família “Amaro Alves Madeira”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 06-03-1798 Francisco Xavier do Valle, viuvo de Ana Correa = cc Caetana Josefa do Espirito Santo, desta, f.l. Jose Leite de Siqueira e Maria Freire dos Santos, test.: Diacono Francisco da Costa Dias e Sacristão Antonio Gonçalves de Siqueira. Receberam as bençãos na capela de Bom Sucesso aos 12-06-1798

         Caetana, viúva, faleceu no Bom Sucesso em 10-08-1828.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos aos10-08-1828 fal. Caetana Josefa do Espirito Santo, viuva de Francisco X.er do Valle.

1-3-4 Lucas Pereira dos Santos, batizado aos 16-06-1740. Aos 18-02-1764 casou com Rosa da Costa de Godoy, natural da freguesia de Mogi das Cruzes-SP, filha de Miguel da Costa de Godoy e Ana Pedroso de Ramos, família “Godoys” neste site.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, ermida de N. Sra das Dores da Conceição da Barra aos 16-06-1740 Lucas, f.l. Estevão Pereira dos Santos e Maria Freire, padr.: Alf. Inacio Pereira da Cunha, casado.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 18-02-1764 matriz, Lucas Pereira dos Santos, n/b nesta freguesia, f.l. de Estevo Pereira dos Santos e Maria Freire de Moraes; = Roza da Costa de Godoi, n/b freg. Santa Ana da vila de Mogi das Cruzes Bispado de S. Paulo, f.l. Miguel da Costa de Godoi e Ana Pedroso de Ramos

         Lucas e Rosa já eram falecidos em 1786 (casamento da filha Teresa). Tiveram, q.d.:

1-3-4-1 Vitor, batizado em 20-06-1766.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 20-06-1766 Vitor, f.l. Lucas Pereira Santos e Rosa da Costa, padr.: Joaquim Jose Freire e Maria Freire.

1-3-4-2 Teresa da Costa aos 11-05-1786 casou com João da Costa Lima, batizado em 15-10-1747, filho do falecido João da Costa Lima e Francisca de Almeida, família “João Mendes de Leão”.

B7:Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas cas. - aos 11-05-1786 Capela de N. Sra. da Conceição da Barra, João da Costa Lima, f.l. João da Costa Lima, já defunto e Fran.ca de Almeida; = com Thereza da Costa, f.l. Lucas Per.ª dos Santos e Roza da Costa de Godoy, já falecidos. Ambos nts/bts nesta freguesia. Test.: Bras Freire de Sequeira e Felipe Vaz de Sequeira

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santo Antonio do Rio das Mortes aos 15-10-1747 João, f.l. João Costa Lima e Francisca Almeida Silva, padr.: Revdo Jose Mendes Leão, da freg. do Rio de Janeiro por pp, e Rita Correa Souza cc Domingos ---- Guimarães

 

1-3-4-3 Estevão Pereira dos Santos, batizado em 24-10-1769. Em 27-05-1797 casou com Silvéria Joaquina da Silva, exposta ao Padre José da Silva Tavares.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 24-10-1769 Estevão, f.l. Lucas Pereira Santos e Rosa da Costa, padr.: Jose Vaz de Siqueira e Anas.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, ermida de N. Sra das Dores da Conceição da Barra aos 27-05-1797 Estevão Pereira dos Santos, desta, f.l. Lucas Pereira dos Santos e Rosa da Costa = cc Silveira Joaquina da Silva, desta freguesia, exposta ao Padre Jose da Silva Tavares, test.: Licenciado Bento Antonio Souza Almeida e Gonçalo Ferreira.

Estevão e Silvéria tiveram os filhos, q.d.:

1-3-4-3-1 Ana, batizada em 21-12-1799.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 21-12-1799 Ana, f.l. Estevão Pereira Santos e Silveria Joaquina da Silva, padr.: Padre Francisco da Silva Tavares e D. Luiza Perpetua de Moura.

1-3-4-3-2 Maria, em 03-07-1802.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 03-07-1802 Maria, f.l. Estevão Pereira Santos e Silveria Joaquina da Silva, padr.: Alf. Francisco Jose Teixeira e Josefa Joaquina da Silva

1-3-4-3-3 Cecília, em 18-03-1805.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 18-03-1805 Cecilia, f.l. Estevão Pereira Santos e Silveria Joaquina da Silva, padr.: Cap. Bernardo Jose Gomes Carneiro e s/m Francisca Carneiro

1-3-4-3-4 Joaquim, em 1-04-1807

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 21-04-1807 Joaquim, f.l. Estevão Pereira Santos e Silveria Joaquina da Silva, padr.: Cap. Joaquim ---- da Silva e D. Josefa Joaquina de Moura, solteiros.

1-3-4-3-5 Francisco, batizado em 09-04-1810. Francisco de Paula Pereira, em Douradinho-MG aos 25-01-1832 casou com Ana da Cruz, filha de José Francisco Xavier e Maria Domingues da Silva.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 09-04-1810 Francisco, f.l. Estevão Pereira Santos e Silveria Joaquina da Silva, padr.: Cap. Joaquim Pio da Silva Tavares e D. Josefa Joaquina da Silva, viuva.

 

B7: Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 25-01-1832 Francisco de Paula Pereira, f.l. Estevão Pereira dos Santos e Silveria da Silva Tavares, n. da freg. da vila de S. João del Rei = cc Ana da Cruz, f.l. Jose Francisco Xavier e Maria Domingues da Silva, n. desta freguesia.

1-3-4-3-6 José em 30-08-1812.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 30-08-1812 Jose, f.l. Estevão Pereira Santos e Silveria Joaquina da Silva, padr.: Antonio Gomes Carneiro e D.. Maria Zeferina de Jesus, solteiros filhos do Cap. Bernardo Jose Gomes Carneiro

 

1-3-5 Ana, batizada em 01-11-1744.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, capela de N. Sra das Dores da Conceição da Barra aos 01-11-1744 Ana, f.l. Estevão Pereira dos Santos e Maria Freire, padr.: Manoel Ferreira Pereira e s/m Maria Leme de Oliveira.

1-3-6 Miguel Pereira de Araújo aos 12-11-1769 casou com Quitéria da Costa Correa, natural de Mogi das Cruzes-SP, filha de Miguel da Costa de Godoy e Ana Pedrosa Ramos, já citados - família “Godoys” neste site.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Nazare aos 12-11-1769 Miguel Pereira de Araujo, da freg. N. Sra do Pilar, f.l. do falecido Estevão Pereira dos Santos e Maria Freire = cc Quiteria da Costa Correa, de Mogi das Cruzes-SP, f.l. Miguel da Costa de Godoy e Ana Pedrosa Ramos, test.: João Vaz de Siqueira e João Ferreira.

Pais de, pelo menos:

1-3-6-1 José, batizado em 20-12-1780.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição aos 20-12-1780 Jose, f.l. Miguel Pereira de Araujo e Quiteria da Costa, padr.: Alf. Manoel Antonio.

1-3-7 Manoel, batizado em 06-08-1747.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, capela de N. Sra das Dores da Conceição da Barra aos 06-08-1747 Manoel, f.l. Estevão Pereira dos Santos e Maria Freire, padr.: Manoel Gomes Villas Boas e s/m D. Inacia Quiteria de Miranda.

1-3-8 Ana Maria Freire, batizada em 08-03-1750. Aos 11-06-1770 casou com Manoel Ferreira de Mello, natural de Santo Andre de Tolões - Bastos Arc. Braga, filho de Antonio Teixeira de Mello e Ana Vieira.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, capela de N. Sra das Dores da Conceição da Barra aos 08-03-1750 Ana, f.l. Estevão Pereira dos Santos e Maria Freire, padr.: João Vaz de Siqueira e s/m Gertrudes Maria.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 11-06-1770 Manoel Ferreira Melo, de Santo Andre de Tolões Bastos Arc. Braga, f.l. Antonio Teixeira Melo e Ana Vieira = cc Ana Maria Freire, desta, f.l. do falecido Estevão Pereira Santos e Maria Freire, test.: Diogo Martins da Silva e Antonio --- Rabelo.

1-3-9 Maria Madalena Pereira, batizada em 09-09-1752. Aos 11-02-1771 casou com Martinho Fernandes Portela, natural de S. Martinho Arc. Braga. filho dos falecidos Domingos Fernandes e Maria Antonia.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, capela de N. Sra de Nazare aos 09-09-1752 Maria Madalena, f.l. Estevão Pereira dos Santos e Maria Freire, padr.: Padre Dionisio Ferreira Alves.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição aos 11-02-1771 Martinho Fernandes Portela, de S. Martinho Arc. Braga, f.l. Domingos Fernandes e Maria Antonia, falecidos = cc Maria Madalena Pereira, da freg. N. Sra do Pilar, f.l. Estevão Pereira Santos e Maria Freire, test.: Paulo Pereira Magalhães e Manoel Silva Vaz.

 

Pais de, pelo menos:

1-3-9-1 Manoel, batizado em 20-09-1779.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição aos 20-09-1779 Manoel, f.l. Martinho Fernandes Portela e Maria Madalena. Batizado em necessidade.

1-4 Ana, com 18 anos

1-5 Rosa, 16 anos.

1-6 Leonor, com 14 anos em 1731. Leonor de Moraes (Freire) em S. João del Rei-MG em Janeiro de 1741 casou com Manoel Nunes Pelouro, natural da freguesia de Santa Cruz do Castelo da cidade de Lisboa, filho de Fulano Nunes e Antonia de Paiva.  Manoel requereu a legitima da mulher no inventário de Domingos.

Pais de, q.d.:

1-6-1 Catarina, batizada aos 16-11-1745 em Barbacena.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra, aos 16-11-1745 Catarina, f.l. Manoel Nunes Pelouro e Leonor de Moraes, padr.: Cap. Mor Jose Gomes de Oliveira e Catarina de Godoy

1-6-2 Matias Nunes dos Serafins, batizado aos 11-05-1748 em S. João del Rei-MG, casou duas vezes. Em Carrancas-MG aos 14-07-1778 com Madalena Pimenta de Godoy, natural de Mogi das Cruzes-SP, filha de Tomé Pimenta Pinto e Domingas de Godoy Rodrigues; família “Pimenta de Godoy”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo de Ibituruna aos 11-05-1748 Matias, f.l. Manoel Nunes Pelouro e Leonor de Moraes, padr.: Antonio Vaz de Siqueira.

 

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-07-1778 Matias Nunes dos Serafins, f.l. Manoel Nunes Pelouro e Leonor de Moraes Freire, n/b na freg. de S. João del Rei; = cc.  Madalena Pimenta de Godoy, f.l. Tome Pimenta Pinto e Domingas de Godoy Rodrigues, n/b na freg. Santa Ana da vila de Mogi das Cruzes bispado de S. Paulo, e de presente todos moradores nesta.

 

         Segunda vez, na capela de S. Gonçalo da Ibituruna aos 01-08-1785, casou com Maria Moreira da Conceição, natural de S. Bartolomeu-MG, filha de José Moreira e Caetana Maria da Conceição.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 01-08-1785 Capela S. Gonçalo da Ibituruna, Mathias Nunes dos Serafins, f.l.Manoel Nunes Pelouro e Leonor de Moraes Freire, n/b na freg. desta vila e viuvo de Magdalena Pimenta de Godoes; = cc. Maria Moreira da Conceição, f.l. de Jose Moreira e Caetana Maria da Conceição, n/b na freg. de S. Bartholomeu.

 

Matias e Madalena tiveram, pelo menos:

1-6-2-1 Joaquim, batizado em 10-05-1780.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo de Ibituruna aos 10-05-1780 Joaquim, f.l. Matias Nunes dos Serafins e Madalena Pimenta de Godoy, padr.: Antonio Luiz de Souza, solteiro e Antonia Maria de Jesus, casada.

 

1-6-3 Ana Maria das Neves, aos 28-10-1804 casou com Manoel Ferreira, natural de S. Pedro da Vila Real Arcebispado de Braga, filho de Domingos Ferreira e Josefa Rodrigues. Manoel era viúvo de Joaquina Alvares Chaves, casados aos 30-05-1793, ela filha de José Alvares Chaves e Helena Gonçalves Chaves.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 28-10-1804 Cap. S. Gonsalo da Ibituruna, Manoel Ferreira, viuvo de Joaquina Alvares Chaves; = cc. Anna Maria das Neves, f.l. de Manoel Nunez Pelouro e Leonor de Moraes Freire, n/b nesta freguesia.

 

B7: SJDRei, aos 30-05-1793 Capela S. Gonçalo da Ibituruna, Manoel Ferreira, f.l. Domingos Ferreira e Josefa Rodrigues, n/b na freguesia de S. Pedro da Vila Real Arcebispado de Braga; = cc. Joaquina Alvares Chaves, f.l. Jose Alvares Chaves e Helena Gonçalves Chaves, n/b nesta freguesia. FOTO

 

1-6-4 Antonia Maria de Paiva, natural de S. João del Rei onde aos 27-01-1780 casou com Domingos Gonçalves Veiga, natural de S. Genes Arc. Braga, filho de João Afonço e Maria Gonçalves. Domingos era viúvo de Brizida Maria de Santa Rosa.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 27-01-1780 Capela S. Gonçalo da Ibituruna, Domingos Gonçalves Veyga, viuvo de Brizida Maria de Santa Rosa, f.l. de João Afonço e Maria Gonçalves, n/b na freg. de S. Genes Arc. Braga; = cc. Antonia Maria de Paiva, f.l. Manoel Nunes Pelouro e Leonor de Moraes Freyre, n/b na freg. de SJDR

 

Antonia e Domingos tiveram, q.d.:

1-6-4-1 Ana, batizada em 24-02-1781

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-02-1781 Oliveira, Ana, f.l. Domingos Gonçalves Veiga e Antonia Maria de Paiva, padr.: Jose Moreira Bello e D. T---- de Moraes..

1-6-4-2 Lauriana, batizada aos 07-10-1782.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-10-1782 Oliveira, Lauriana, f.l. Domingos Gonçalves Veiga e Antonia Maria de Paiva, padr.: Francisco Machado Borges e Tomasia Maria.

1-6-4-3 Domingos, em 22-04-1792

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 22-04-1792 Domingos, f.l. Domingos Gonçalves da Veiga e Antonia Maria de Paiva, padr.: Cristovão Vaz de Siqueira e Ana Maria das Neves, solteira.

1-6-4-4 Joaquina, em 04-12-1792

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 04-12-1794 Joaquina, f.l. Domingos Gonçalves da Veiga e Antonia Maria de Paiva, padr.: Catarina Pinheiro de Jesus, viuva.

1-6-4-5 Joana, em 27-09-1797

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 17-09-1797 Joana, f.l. Domingos Gonçalves da Veiga e Antonia Maria de Paiva, padr.: Antonio Moreira de Souza, casado e Inacia Maria de Jesus.

1-6-4-6 Francisco de Paula Pacifico aos 21-11-1827 casou com Francisca de Paula, batizada em 21-12-1809, filha de Manoel Francisco da Rocha e Maria Francisca de Jesus.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 21-11-1827 Francisco de Paula Pacifico, f.l. de Domingos Gls Veiga e Antonia Maria de Paiva, n. da freg. Conceição da Barra = cc. Francisca de Paula, f.l. Manoel Francisco da Rocha e Maria Francisca de Jesus, n/b na freg. do Bom Sucesso

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 21-12-1809 Francisca, f.l. Manoel Francisco Rocha e Maria Francisca de Jesus, padr.: Francisco Xavier Vale e s/m Caetana Josefa do Espirito Santo.

 

1-6-5 Tomasia Maria da Assunção aos 12-01-1775 casou com Mateus Rios, natural de Santa Maria de Aguas Santas Arc. Santiago de Galiza, filho de Lourenço da Chamadoura e de Luiza Rios.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 12-01-1775 nesta matriz se casaram Matheos Rios, f.l. de Lourenço da Chamadoura e de Luiza Rios, natural e batizado na freguesia de Santa Maria de Agoas Santas Arc. de Santiago de Galiza = cc Thomazia Maria da Assunção, f.l. de Manoel Nunes Pelouro e de Leonor de Moraes Freire, natural e batizada na freguesia do Pilar. Testemunhas que assinam Jose da Silva da Fonseca e Padre Francisco da Costa Dias.

Tiveram os filhos, q.d.:

1-6-5-1 Luiza Maria Rios, batizada em 11-10-1781. Aos 02-09-1805 casou com João José da Cruz, natural de Prados-MG, filho de Acacio José da Cruz e de Rita Joaquina do Rosario. Geração na família Acácio José da Cruz.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 11-10-1781 na capela de S. Gonçalo do Ibituruna bat a Luiza, f.l. de Matheus Rios e de Thomasia Maria, foram padrinhos Domingos Gonçalves Veiga e s/mulher Antonia Maria, todos desta freguesia.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 02-09-1805 na capela de S. Gonçalo de Ibituruna e testemunhas Jose Vaz de Siqueira e Manoel Ferreira de Freitas. João Jose da Cruz, f.l. de Acacio Jose da Cruz e de Rita Joaquina do Rosario, n/b na freguesia dos Prados = cc Luiza Maria Rios, f.l. de Matheus Rios e Thomasia Maria da Assunção, n/b nesta freguesia.

1-6-5-2 Antonio, batizado em 05-01-1784.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 05-01-1784 na capela de S. Gon çalo do Ibituruna bat a Antonio, f.l. de Matheus Rios da chamadoura e de Thomasia Maria; foram padrinhos Antonio Luiz de Souza e Maria Ribeira de Jesus, casados, todos desta freguesia.

 

1-7 Gertrudes de Moraes Freire, nascida na freguesia de N. Sra. da Conceição dos Guarulhos, com 12 anos em 1731. Casou com João Vaz de Siqueira e foram moradores na Paragem da Lagoa Dourada de Conceição da Barra, termo da Vila de São João Del Rei, onde deixaram geração.

          Gertrudes faleceu septuagenária aos 08-08-1789, no sitio da Alagoa Verde, no estado de viúva, com testamento feito três dias antes.

B7: Óbitos - SJDRei, aos 08-08-1789 no sitio da Alagoa Verde, com 70 anos, D. Gertrudes de Moraes Freire, n. da freguesia de N. S. da Conceição dos Guarulhos, suburbio da cidade de S. Paulo, f. de Lourenço Correa de Moraes e s/m Maria Freire, já falecidos. Viuva de João Vaz de Sequeira. Sepultada nesta Capela de N. Sra. da Conceição da Barra, tudo conforme seu testamento. (...) instituiu testamenteiros em 1º lugar s/filho Braz Freire de Siqueira, em 2º a s/filho Felippe Vaz de Siqueira (...)

          O inventário dos bens de João Vaz e Gertrudes foi iniciado em 20-07-1790 (neste site). Compareceram os seguintes filhos do casal:

1-7-1 Ana Maria de Jesus aos 02-09-1772 casou com João da Costa Leal, filho de João Pires da Costa e Francisca da Silva. Família “João Pires da Costa, neste site. Foram moradores em Cabo Verde.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 02-09-1772 Cap. N. Sra. da Conceição da Barra, João da Costa Leal, f.l. João Pires da Costa e Francisca da Silva; = cc. Ana Maria de Jesus, f.l. João Vaz de Sequeira e Getrudes de Moraes Freire. ambos nts desta mesma freguesia

1-7-2 Clemente Vaz de Siqueira, com 42 anos em 1790. Faleceu aos 02-02-1807, com testamento escrito pouco antes na Fazenda da Lagoa Verde onde morava. Nomeou por testamenteiro Narciso, seu filho natural, ajudado por um de seus sobrinhos: Dionizio Leite de Siqueira, Manoel Venâncio dos Santos ou João Claudino dos Santos. Deixou 10 oitavas de ouro para sua prima Rosa Freire dos Santos.

         Segundo seu inventário e testamento (neste site) teve com Vitória, sua escrava, preta cativa e depois alforriada:

1-7-2-1 Narciso Vaz de Siqueira, pardo, com sete anos em 1808, único herdeiro do pai. Aos 22 anos estava casado com Ana Antonia da Silva

1-7-3 José Vaz de Siqueira, 40 anos em 1790, natural e morador em Conceição da Barra onde faleceu aos 03-06-1815 com testamento. Nessa data José tinha irmãos já falecidos. Solteiro, teve com Maria Francisca dos Santos dois filhos que reconheceu e nomeou por herdeiros:

1-7-3-1 Marcelino José de Siqueira. Herdou do pai a sesmaria e o engenho Ribeirão da Canjica onde moravam.

1-7-3-2 Rosa Josefa de Siqueira casada com Felis Vieira da Fonseca

RMJ- São João del Rei, óbitos – Conceição da Barra - Testamento:

Testamento de José Vaz de Siqueira falecido aos trez de Junho de mil oitecentos e quinze que he o q’ se  segue

Em nome de Deus Amem. Eu José Vaz de Sequeira Catholico Romano em cuja fé protesto morrer e viver. Sou filho legitimo de João Vaz de Sequeira e Gertrudes de Moraes Freire já falecidos. Sou natural desta aplicação de Nossa Senhora da Conceição da Barra onde tão bem sou morador na minha fazenda denominada Ribeirão da Canjica. (...) Declaro que sou solteiro e nunca fui casado. Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a Marcelino José de Sequeira em segundo lugar a Felis Vieira da Fonseca fazendo um só corpo com sua mulher Rosa Josefa de Sequeira neste segundo lugar a meo irmão o G. Mor Felipe Vaz de Sequeira. (Pediu para ser enterrado na Capela de Conceição da Barra envolto no habito de São Francisco, encomendou missas e alforriou alguns escravos para os quais deixou terras no Paiol de Pedro Amorin para que tivessem do que viver). Declaro que os bens que possuo são os que se acharem por meu falecimento (...) meu primeiro testamenteiro sempre viveu comigo e sabe de tudo quanto me pertence (...) Declaro que tenho dois filhos naturais pardos que são Marcelino José de Sequeira meu primeiro testamenteiro e Rosa Josefa de Sequeira casada com Felis Vieira da Fonseca que sempre viveram em minha companhia avidos de Maria Frca dos Santos mulher solteira aos quais meus dois filhos nomeio por meus universais herdeiros na forma das Leys do reino (...)Declaro que para evitar desordens q’ sempre há entre herdeiros ordeno e he minha vontade q’ meu filho Marcelino José de Sequeira fique senhor deste Engenho onde moro ficando-lhe pertencendo a Sesmaria q’ aqui tenho. Como tão bem as terras que possuo nos Cruzeiros e tão bem as terras em que sou sócio com Aleixo Roiz; e ordeno que Felis Vieira da Fonseca e sua mulher Rosa Josefa de Sequeira fiquem com as terras que possuo por compra que fiz a Ana Luiza Dias na paragem denominada Samambaia (ainda não quitadas e deverias ser pagas do monte) (...) Declaro que meu testamenteiro da minha terça dará a Maria Frca dos Santos a quantia de 100$000 em remuneração aos muitos serviços que dela tenho recebido (...)Vila de São João Del Rei, 14 de Março de 1815

1-7-4 Cristóvão Vaz .de Siqueira, 38 anos

1-7-5 Pedro Vaz de Siqueira, 36 anos. Na abertura do inventário de sua mãe estava ausente há anos em paragem não sabida. Guarda Mor Pedro Antonio de Moraes, natural de Nossa Senhora da Conceição da Barra, ditou seu testamento em Santana do Sapucai aos 08-05-1814 e faleceu aos 23-06 do mesmo ano, teria de idade 59 anos. Solteiro, reconheceu vários filhos naturais: “todos havidos de mulheres solteiras, livres, e desimpedidas”

(pesq. Silvia Buttros)Santana do Sapucaí, MG óbitos - Aos 23-06-1814 faleceu o Guarda Mor Pedro Antônio de Morais, solteiro, teria de idade 59. Foi amortalhado em hábito de N. S. do Monte do Carmo. Sepultado nesta Matriz, das grades para cima. Fez testamento que segue:

Em nome de Deus Amém, Eu o Guarda Mor Pedro Antonio de Moraes, estando enfermo da moléstia que Deus me deu, porem ainda de pe, e em meo perfeito Juizo e entendimento...(...) Declaro que sou natural do Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Barra, filial da Vila de São João Del Rei, filho legitimo de João Vaz de Siqueira e de sua mulher Gertrudes de Moraes Freire ambos já defuntos. Declaro que sou solteiro, e por miséria humana tenho os filhos seguintes: Ignez, casada com Antonio Fernandes Parreiras; Gertrudes, casada com Antonio Vieira; Brigida, casada com Ignacio Pinto; Maria, casada com Antonio Gonçalves; Clara, casada com José Garcia; Vicencia, casada com Joaquim Carneiro; Engracia, casada com Manoel Baptista; e Candida, casada com Feliciano de tal, todos havidos de mulheres solteiras, livres, e desimpedidas, moradoras nesta Freguesia e cada huma delas dei os dotes seguintes: a Ignez, huma escrava de nome Izabel, 50$000 em dinheiro e hum cavalo (...); a Gertrudes, huma escrava de nome Francisca e 100$000 em dinheiro (...); a Brigida, huma escrava de nome Maria, 50$000 em dinheiro e hum cavalo (...); a Maria, huma escrava de nome Florência, 50$000 em dinheiro e hum cavalo (...); a Clara, huma escrava também de nome Florencia, 50$000 em dinheiro e hum cavalo (...); a Vicencia, huma escrava de nome Felicia, 50$000 e hum cavalo (...); a Engracia, huma escrava de nome Caetana, 50$000 e hum cavalo (...); a Candida, huma escrava de nome Maria, 50$000 em dinheiro e hum cavalo(...) . (...) Declaro que tenho em minha companhia duas meninas ... hua chamada Anastacia de idade quatro annos e outra chamada Marta de idade de anno e meio filhas de Dionizia forra as quaes pelo muito amor que lhes tenho pelos haver criado deixo de esmola...(...) Doações e Missas (...) Declaro que por evitar duvidas entre meos herdeiros como todos se acham emancipados entre todos nomeiem dois homens desta freguezia ....conhecimentos necessários contanto que hum deles seja o Capitão Joze Antonio de Almeida (...) Nomeio para meos Testamenteiros em primeiro lugar a meo genro Joze Garcia Roza, em segundo lugar a meo genro Feliciano, em terceiro a meo genro Antonio Fernandes Parreiras, em quarto a meo genro Ignacio Pinto, em quinto a meo genro Antonio Gonsalves, para que juntos e in solidum possam ser meos Testamenteiros e administradores (...) Arraial de Santa Anna do Sapucahi aos oito de Maio de mil oito centos, e quatorze e vai escripto a meo rogo pelo Padre Manoel Martins Coimbra. Pedro Antonio de Moraes. Testemunhas: O Vigário Antonio Lopes Chaves, o Padre Manoel Dias de Abreu, Francisco Gonçalves Lima, e José Gonçalves Lima. Nada mais se continha....O Vigr° Antonio Lopes Chaves.

 

1-7-5-1 Ignez casada com Antonio Fernandes Parreiras

1-7-5-2 Gertrudes casada com Antonio Vieira

1-7-5-3 Brigida casada com Antonio Pinto

1-7-5-4 Maria casada com Antonio Gonçalves.

1-7-5-6 Clara casada com José Garcia Rosa

1-7-5-7 Vicência casada com Joaquim Carneiro.

1-7-5-8 Engracia casada com Manoel Batista.

1-7-5-9 Cândida casada com Feliciano de Tal.

 

1-7-6 André Vaz de Siqueira, padre, com 32 anos em 1790. Foi o primeiro testamenteiro nomeado pelo irmão Felipe

1-7-7 Brás Freire de Siqueira, 1º testamenteiro materno, com 32 anos em 1790. Aos 02-02-1806 casou com Maria Cleofa da Silva, filha de José Ferreira da Silva e Maria Cleofa Buena.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 02-02-1806 Ermida da fazenda doRibeirão, Aplicação de S. Gonçalo do Brumado, Alferes Bras Freire de Siqueira, f.l. João Vaz Siqueira e Gertrudes de Moraes Freire; = cc. Maria Cleofa da Silva, f.l. Joze Ferreira da Silva e Maria Cleofa Boena. Nts/bts nesta freguesia.

         Brás faleceu aos 22-04-1815 com inventário (neste site) aberto na fazenda Lagoa Verde. Deixou terras no “Catão do Rio Pardo”, freguesia de Cana Verde-SP. Geração legitima na família “João Gonçalves Mello”.

         Em solteiro, Braz teve um filho natural:

1-7-7-1 Simão Antonio de Siqueira, habilitado por sentença de justificação. Casou com Pascoa (Maria) Xavier Ferreira, filha do Padre Francisco Ferreira da Silva, com geração na família “João Gonçalves de Mello”.

1-7-8 Maria de Moraes Freire ou Freire de Siqueira, com 29 anos em 1790. Casou aos 11-12-1794 com Domingos Antonio Soares, natural da freguesia de Baiões Bispado de Viseu, filho de Manoel Soares e Ana Maria.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 11-12-1794 Capela Conceição da Barra, Domingos Antonio Soares, f.l. Manoel Soares e Ana Maria, n/b freguesia Baiões Bispado Vizeo; = cc. Maria de Moraes Freire, f.l. João Vaz de Siqueira e Gertrudes de Moraes Freire, n/b nesta freguesia.

1-7-9 Felippe Vaz de Siqueira, guarda-mor, 2º testamenteiro materno, 26 anos em 1790. Nomeado tutor dos sobrinhos, filhos de seu irmão Braz, declinou da função por estar de mudança para o Rio Pardo em São Paulo. Faleceu solteiro com testamento ditado aos  18-04-1822. Nele declarou sua naturalidade e filiação e reconheceu seis filhos naturais havidos de Euzebia Maria da Anunciação: João, José, Antonio, Carlos, Bernardina e Ana.

RMJ- São João del Rei, óbitos – Conceição da Barra - Testamento:

Em nome de Deus Amem. Eu Felipe Vaz de Sequeira morador na Aplicação de Nossa Senhora da Conceição da Barra freguesia da Villa de São João Del Rei (....) nomeio e quero sejam meus testamenteiros em primeiro lugar meu irmão o Padre André Vaz de Sequeira em segundo a Antonio Quintino dos Santos em terceiro a  Carlos Antonio de Sequeira (...) Sou natural e batizado na dita freguesia de São João Del Rei filho legitimo de João Vaz de Sequeira e Gertrudes de Moraes Freire ambos já falecidos sou solteiro e tenho seis filhos naturais por nomes João, José, Antonio, Carlos, Bernardina e Ana os quais tive de Euzebia Maria da Anunciação já falecida e por meus filhos os reconheço e como tais os criei e os tenho em minha companhia e são os meus legítimos herdeiros (...) e são meus únicos herdeiros descendentes.(...) Declaro que meu filho João e tambem erdeiro (já tinha levado 200$000 e deveria levar à colação para não prejudicar os demais). Testemunhas: Alferes José Antonio de Barros, Alferes José Gomes Carneiro, José dos Santos de Carvalho, Padre João Pedro dos Santos, Manoel Mendes de Souza, Marcos Severino dos Prazeres, Maximo Barroso Pereira, Presbítero Joaquim Bibiano Soares Batista. Sitio da Alagoa Verde. 18-04-1822.

 

1-8 Bento, 9 anos em 1731. Bento Correa de Moraes em Guarulhos aos 08-08-1764 casou com Ana Rodrigues Buena, filha de João Rodrigues Antunes e Joana Batista Buena, neta paterna de Belxior Rodrigues da Cunha e Margarida Cardosa todos desta freguesia, neta materna de Baltazar da Veiga Bueno e Ana Maria da Silveira naturais da cidade de S. Paulo

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição - aos 08-08-1764 e test.: João da Cunha Pinto e Carlos Pedroso de Moraes, casados. Bento Correa de Moraes, f.l. Lourenço Correa de Moraes e Maria Freire de Godoy, np João Martins Bonilha e Maria de Moraes todos desta freguesia, nmaterno de Domingos Freire de Figueiredo e Ana Moreira nts da vila de Mogi das Cruzes = cc Ana Rodrigues Buena, f.l. João Rodrigues Antunes e Joana Batista Buena, np Belxior Rodrigues da Cunha e Margarida Cardosa todos desta freguesia, nm Baltazar da Veiga Bueno e Ana Maria da Silveira nts da cidade de S. Paulo

1-9 Zacarias, 5 anos.

 

3- Leonor Jorge, já falecida em 1727(inventário materno), foi casada com Manoel de Lemos do Prado, filho de Lourenço de Lemos e Maria de Freitas. Manoel faleceu em Nazaré Paulista aos 23-11-1736, casado segunda vez com Izabel de Siqueira.

Nazaré Paulista, SP igreja N. Sra de Nazaré - aos 23-11-1736 fal. Manoel de Lemos do Prado com 60 anos de idade pouco mais ou menos natural da cidade de S. Paulo e morador ha 40 anos nesta freguesia, f.l. Lourenço de Lemos e Maria de Freitas, casado segunda vez com Izabel de Siqueira.

Leonor foi representada no inventário paterno pelos três filhos de seu casal:

3-1 Rosa, com 22 anos em 1731. Rosa Maria do Prado em 31-05-1732 já estava casada com Antonio de Souza Dias (inventário da avó materna)

3-2 Ana, 21

3-3 Miguel, 20. Miguel de Almeida do Prado (ou Freire), com 25 anos e morador em Nazaré, requereu a legitima de seus pais.

inventário do avô materno:

Diz Miguel de Almeida do Prado, morador na freg. de Nazaré, neto materno de Domingos Figueiredo Freire e Ana Moreira (.,..) requer a legitima de seus pais.

Testemunha: Jose Lopes da Cunha, morador no termo da cidade de S. Paulo, sabia que o suplicante Miguel de Almeida do Prado era cc. Catarina Bicuda de Siqueira, filho de Manoel Lemos do Prado e Leonor Jorge e neto de Domingos de Figueiredo Freire e Ana Moreira, tinha de idade 25 anos.

          Miguel casou com Catarina Bicuda, filha de Luiz Antunes e Ana Teixeira. Entre seus filhos:

3-3-1 Joana Bicuda, em Nazaré Paulista aos 15-12-17861 casou com José Rodrigues de Pontes, filho de Salvador Rodrigues de Pontes e Maria Correa Marques, família “Nunes de Pontes”.

Nazare Paulista Igreja N Sra de Nazre matr - aos 15-12-1761 nesta igreja e test.: Pedro Gomes Correa e Antonio Correa Marques. Jose Rodrigues de Pontes, f.l. Salvador Rodrigues de Pontes e Maria Correa Marques, np Antonio Rodrigues e Mariana de Pintes, nm João Correa Marques e Maria de Miranda Silva = cc Joana Bicuda, f.l. Miguel Frere e Catarina Bicuda, np Manoel de Lemos do Prado e Leonor Jorge, nm Luiz Antunes e Ana Teixeira, todos nts e fregueses desta.

4- Domingas Freire foi casada primeira vez com Simão da Cunha Lobo inventariado em Mogi das Cruzes-SP em 1708, deixou filha única:

Inventarios de Moji das Cruzes, SP:; 2º Cartório de Mogi das Cruzes

Simão da Cunha Lobo - 1708

marido de Domingas Freire

Titulo dos Filhos: uma filha por nome Maria da Cunha Freire, 1 ano e 4 meses.

Procurador e tutor da orfã: Manoel de Lemos do Prado

Testamento - aos 22-11-1707 vila Mogi de Santa Ana das Cruzes.

Eu Simão da Cunha sou cc Domingas Freire, temos uma filha.

Testamenteiros: meu irmão Manoel de Lemos.

Cumpra-se 27-11-1707

Diz o Capitão Domingos de Figueiredo Freire, morador nesta vila de Mogi que ele é tutor e curador de uma neta sua, filha que ficou de Simão da Cunha Lobo. (...) 07-10-1714.

Diz Feliciano Cardoso, morador nesta vila, tem em sua companhia uma sua enteada, órfã que ficou de Simão da Cunha Lobo. 08-10-1714.

          Segunda vez casou com Feliciano Cardoso, filho de Antonio Rodrigues Lopes e sua segunda mulher Maria da Luz Maciel, família “Joana Simoa Rodrigues”. Antonio faleceu em 24-09-1736 e foi inventariado no mesmo ano. Geração de cinco filhos:

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, - aos 24-09-1736 fal. Feliciano Cardoso marido de Domingas Freire. Não fez testamento e nem recebeu sacramentos por morrer de um tiro.

 

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes - Feliciano Cardoso

inventariante Domingas Freire

Autos 1736

Titulo dos Filhos: Antonio 24 = João 17 = Ana 20 = Maria (1ª) 18 = Maria (2ª) 14.

Curadoria a Antonio Rodrigues Cardoso

Aos 12-04-1740 Quinhões:

Da viuva Domingas Freire

Domingos da Cunha por cabeca de Ana Moreira filha do defunto Feliciano Cardoso

Antonio

João

Maria 1ª

Maria 2ª.

          Domingas foi inventariada em 1759:

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

Domingas Freire (inventariante: o filho João Rodrigues Freire), viúva de Feliciano Cardoso

Autos aos 11-12-1759

Inventariante seu filho João Rodrigues Freire

Falecera sem testamento aos 14-11 do ano presente. Fora casada duas vezes. A primeira com Simão da Cunha, uma filha; do segundo Feliciano Cardoso tivera cinco filhos, dois machos e tres femeas; havia um ausente com noticia certa de que é morto.

 

Titulo dos filhos do primeiro matrimonio: Maria da Cunha, que foi casada com Antonio Rodrigues Cardoso.

Do segundo:

Antonio, ausente, e com noticia de que eh morto, que tera de idade 50 anos

Ana, cc Domingos da Cunha Lobo, falecida deixou um filho por nome Feliciano que tera de idade 18 anos.

Maria, cc Roque de Siqueira

Maria, cc Cap. Roque de Souza Brito, falecida, deixou um filho orfão por nome Roque de 7 anos.

João Rodrigues Freire, 38 anos, casado

Domingas e Simão tiveram a filha única:

4-1 Maria da Cunha Freire (ou de Jesus), com 1 ano e 4 meses em 1708. Aos 10-06-1722 casou com Antonio Rodrigues Cardoso, filho de Antonio Rodrigues Lopes e Maria da Luz Maciel, família “Joana Simoa Rodrigues”.”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 10-06-1722 Antonio Rodrigues Cardoso f. Antonio Rois Lopes e Maria da Luz Maciel = cc Maria da Cunha f. Simão da Cunha, ja defunto e D.as Freire,

          Antonio faleceu com testamento em Mogi das Cruzes aos 21-11-1744 e foi inventariado no mesmo ano (inventário neste site). Declarou geração de oito filhos legitimos e um natural: “Vicente que é filho de mãe escrava, o qual libertei depois de casado”

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 21-11-1744 Antonio Rodrigues Cardoso marido q foi de Maria de Jesus. Testamenteiros João Pimenta de Abreu e Antonio Rodrigues Freire.

Maria da Cunha e Antonio Rodrigues tiveram oito filhos:

4-1-1 Angelo Rodrigues do Valle com 20 anos em 1745.

4-1-2 Simão Rodrigues Cardoso batizado em 22-01-1727. Com 17 anos em 1745.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 22-01-1727 Simão, f.l. Antonio Rodrigues Lopes e Maria da Cunha, np Antonio Rodrigues Lopes e s/m Maria da Luz Massier, nm(sic) Cap Domingos Freire e Ana Moreira, padr.: seu avo Antonio Rodrigues Lopes e sua avo Maria da Luz Masiel. E por me remeterme a dita certidão Revdo P.e de como tinha feito o dito batismo fiz este assento e o assinei. Mogi 6 de fevereiro de 1727. Vigario de Mogi Gervasio de Abrunhos.

         Em 1752, (inventário de seu sogro) Simão já estava casado com Rosa Pimenta, filha de Manoel da Cunha Gago, inventariado em 17-10-1752, e de Juliana Pimenta de Abreu família “Lazaro de Torres”.

Simão e Rosa tiveram 12 filhos citados em SL. 8º, 353, 2-2, dentre os quais:

4-1-2-1 Angelo Rodrigues Cardoso não consta no rol de seus irmãos na GP. Aos 20-01-1778 casou em Guarulhos com Isabel de Siqueira Paes, filha de Antonio de Siqueira Caldeira e Angela Fernandes Nogueira, neta paterna de Antonio de Siqueira Paes e Ana Ribeiro de Lima, neta materna de Bernardo de Chaves e Angela Fernandes Nogueira - família “Domingos de Góes”.

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de N.S.da Conceição de Guarulhos-SP, aos 20-01-1778 cas Angelo Rodrigues Cardoso, f.l. de Simão Rodrigues Cardoso e s/m Rosa Pimenta, nat. todos da vila de Mogi das Cruzes, np de Antonio Rodrigues Cardoso e s/m Maria da Cunha, também nat. de Mogi das Cruzes, nm de Manoel da Cunha e s/m Juliana Pimenta, nat. também de Mogi das Cruzes = cc. Izabel de Siqueira Paes, freguesa desta, f.l. de Antonio de Siqueira Caldeira e s/m Angela Fernandes Collassa, nat. da vila de Mogi das Cruzes, np de Antonio de Siqueira Paes e s/m Anna Ribeyra Martins, também nat. de Mogi das Cruzes, nm de Bernardo de Xaves e s/m Angela Fernandes Nogueira, nat. também de Mogi das Cruzes. Os contraentas nat.de Mogi das Cruzes, ele freguês também de Mogi das Cruzes

Testemunhas: Lourenço Franco de Camargo, casado com Anna Maria, e Manoel Pereira de Morais, casado com Ursula de Siqueira, pessoas bem conhecidas e fregueses desta freguesia.

4-1-2-2 Joaquim Rodrigues da Cunha aos 04-01-1783 casou em Guarulhos com Mecia Nunes de Siqueira, filha de Antonio de Siqueira Caldeira e Angela Fernandes Nogueira, supra citados - família “Domingos de Góes”.

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de N.S.da Conceição de Guarulhos-SP, aos 04-01-1783 cas Joaquim Rodrigues da Cunha, nat. e freguês de Mogi das Cruzes, f.l. de Simão Rodrigues Cardoso e s/m Rosa Pimenta, nat da vila de Mogi das Cruzes, np de Antonio Rodrigues Cardoso e s/m Rosa (sic) da Cunha, nat da dita vila de Mogi, nm de Manuel da Cunha e s/m Juliana Pimenta, nat também de Mogi das Cruzes = cc. Mecia Nunes de Siqueira, nat e freguesa desta, f.l. de Antonio de Siqueira Caldera e s/m Angela Nogueira Colassa, nat desta freguesia da Conceição, np de Antonio de Siqueira Paes e s/m Anna Ribeira Martins, nat de Mog das Cruzes, nm de Bernardo de Xaves e s/m Angela Fernandes Nogueira, nat de Mogi das Cruzes. Testemunhas: Manuel Pereira de Morais, casado com Ursula de Siqueira, e Francisco de Godoy Preto, filho solteiro de João de Siqueira, pessoas bem conhecidas e fregueses desta freguesia.

4-1-2-3 Manoel Rodrigues da Cunha, batizado em Mogi das Cruzes aos 06-06-1760. Aos 06-01-1783, com provisão, casou em Guarulhos com Custodia Maria de Jesus, aí batizada em 29-03-1755, filha de Antonio de Siqueira Caldeira e Angela Fernandes Nogueira, já citados, família “Domingos de Góes”.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1783 im 2 a 7

Manoel Rodrigues da Cunha e Custodia Maria de Jesus

Autos de Casamento aos 08-janeiro-1783.

Ele f.l. de Simão Rodrigues Cardoso e s/m Rosa Pimenta da Cunha. Ela f.l. de Antonio de Siqueira Caldeira e s/m Angela Nogueira Colassa. O contraente natural da vila de Santa Ana das Cruzes de Mogi e a contraente natural e batizada nesta freguesia de N. Sra. da Conceição dos Guarulhos.

- aos 29-março-1755 bat a Custodia, f. de Antonio de Siqueira e s/m Angela Nogueira Colassa, foram padrinhos Miguel Franco e sua mulher [---]nor de Camargo, todos desta freguesia. Conceição 25-dezembro-1782

- aos 06-junho-1760 nesta matriz bat a Manoel, f. de Simão Rodrigues Cardoso e s/m Rosa Pimenta; padrinhos o dizimeiro Manoel de Castro e Rosa Moreira de Jesus, casada, desta freguesia. Mogi das Cruzes 16-9bro-1782

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de N.S.da Conceição de Guarulhos-SP, aos 06-01-1783 cas Manuel Rodrigues da Cunha, nat e freguês de Mogi das Cruzes, f.l. de Simão Rodrigues Cardoso e s/m Rosa Pimenta, np de Antonio Rodrigues Cardoso e s/m Rosa (sic) da Cunha, nm de Manuel da Cunha e s/m Juliana Pimenta, todos nat de Mogi das Cruzes = cc. Custodia Maria de Jesus, nat e freguesa desta, f.l. de Antonio de Siqueira Caldeira e s/m Angela Nogueira Colassa, nat de Mogi das Cruzes, np de Antonio de Siqueira Pais e s/m Anna Ribeira Martins, nm de Bernardo de Xaves e s/m Angela Fernandes Nogueira, nat todos de Mogi das Cruzes.

Testemunhas: Simão Rodrigues da Cunha, casado com Rosa Pimenta, freguês de Mogi das Cruzes, e Angelo Rodrigues Cardoso, casado com Isabel Joaquina (sic) Paes, freguês desta, pessoas bem conhecidas.

4-1-2-4 Rosa Rodrigues, batizada em 09-05-1780. Aos 11-11-1797 em Mogi das Cruzes, com provisão, casou com Bento Ribeiro de Carvalho, filho de Antonio Rodrigues de Carvalho e Maria Ribeiro das Neves - família Miguel de Carvalho.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Bento Ribeiro de Carvalho e Rosa Rodrigues fregueses da matriz de Mogi das Cruzes

Autos aos 06-novembro-1797

Ele f.l. de Antonio Rodrigues e Maria Ribeira das Neves. Ela f.l. de Simão Roiz Cardoso e de Rosa Pimenta, ja defuntos, Os contraentes naturais e fregueses da vila de Santa Anas de Mogi das Cruzes.

- aos 10-fevereiro-1781 nesta matriz bat a Bento, f. de Antonio Bicudo e de s/m Maria Ribeira, padrinhos Francisco, solteiro filho de Francisco Ribeiro Lima e de s/m Ana das Neves Pereira, a qual serviu de madrinha. Os padrinhos fregueses de Jacarei.

- aos 09-maio-1780 nesta matriz bat a Ana, f. de Simão Rodrigues Cardoso e de s/m Rosa Pimenta; foram padrinhos Pedro Franco de Camargo casado com Francisca Josefa, e Maria de Jesus casada com Domingos Rodrigues Lopes, todos desta freguesia. Mogi das Cruzes 03-novembro-1797

 

(pesq.Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 11-11-1797 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, cas Bento Ribeiro de Carvalho, f.l. de Antonio Rodrigues de Carvalho e Anna (sic) Ribeira das Neves = cc. Rosa Rodrigues, f.l. de Simão Rodrigues Cardoso e Catharina Pimenta, digo, Rosa Pimenta. Testemunhas: Domingos Rodrigues Lopes e Francisco Ribeiro das Neves, casados.

4-1-2-5 Antonio Rodrigues Lopes aos 29-01-1799 em Mogi das Cruzes com casou Guiomar Gertrudes de Brito, filha de José Vieira de Britto e Vitoria Gomes. Família “Sebastião da Fonseca Pinto”.

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 29-01-1799 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, Antonio Rodrigues Lopes, f.l. de Simão Rodrigues Cardoso e Rosa Pimenta = cc. Guiomar Gertrudes, f.l. de José Vieira de Britto e Vitoria Gomes. Testemunhas: Domingos Rodrigues Lopes e Domingos de Siqueira Godinho, casados.

4-1-3 Antonio, batizado em 30-05-1730. Com 14 anos em 1745.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 30-05-1730 Antonio, f.l. Antonio Rodrigues Cardoso e Maria de Jesus, padr.: Faustino do Prado Xavier e Ana Moreira.

         Antonio Rodrigues Cardoso casou com Mariana Francisca do Rosario, natural da freguesia de Ribeira Seca da Ilha Terceira, filha de João Lourenço Molle e Gertrudes Maria Romeira.

Tiveram as filhas, q.d.:

4-1-3-1 Ana, batizada em Triunfo-RS em 04-08-1765.

Triunfo, RS aos 04-08-1765 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Antonio Rodrigues Cardoso n. vila de Mogi das Cruzes e Bispado de S. Paulo e Mariana Francisca do Rosario n. da Ribeira Seca Ilha Terceira, npaterna de Antonio Rodrigues Cardoso e de Maria de Jesus da mesma Mogi, neto materna de João Lourenço Molle e Gertrudes Maria Romeira. Foram padrinhos o mesmo avô João Lourenço Molle e Angelica Maria de Souza, todos desta freguesia,

4-1-3-2 Angelica em 20-07-1778.

Triunfo, RS aos 20-07-1778 nesta matriz bat a Angelica, f.l. de Antonio Rodrigues Cardoso n. de Mogi das Cruzes Bispado de S. Paulo e de Mariana do Rosario nat. da Ribeira Seca na Ilha Terceira, npaterna de Antonio Rodrigues Cardoso e de Maria de Jesus nts da mesma Mogi, neta materna de João Lourenço Molle e de Gertrudes Maria Romeira, nts da Ilha Terceira. Foram padrinhos Antonio Jose de Avis e Apolonia de Jesus.

4-1-4 Ana com 12 anos em 1745. Casou.

4-1-5 José Gabriel Moreira com 9 anos em 1745. Citado em SL. 8, 355, 2-5 e SL. 8, 355, 2-5 como João Gabriel Moreira.

         Aos 20-02-1770, José casou com Teresa Coelha de Jesus, natural de Mogi, filha de Domingos de Almeida Ramos e Escolastica Coelha, neta paterna de Domingos de Almeida Ramos e Barbaras Correa, neta materna de Domingos Coelho Barradas e Ignez Pedrosa Leite.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 20-02-1770 Jose Gabriel Moreira, n. desta, f.l. Antonio Rodrigues Cardoso e Maria da Cunha de Jesus, np Antonio Rodrigues Lopes e Maria da Luz, nm Simão da Cunha e Domingas Freire = cc Teresa Coelha de Jesus, n. desta, f.l. Domingos de Almeida Ramos e Escolastica Coelha, np Domingos de Almeida Ramos e Barbaras Correa, nm Domingos Coelho Barradas e Ignez Pedrosa Leite. Test.: Revdo Padre Antonio Gonçalves Torres, vigario colado desta matriz e Eugenio de Almeida Ramos cc Angela Pimenta de Abreu.

4-1-6 Ana, com 7 anos em 1745. Em 12-12-1758 vivia em companhia da mãe, com os irmãos Domingos e Rosa. Provavelmente a Ana Maria de Jesus que casou depois com Salvador Soares de Siqueira.

4-1-7 Domingos Rodrigues Cardoso com 6 anos. Aos 29-05-1763 casou com Ana Maria de Jesus, viuva de Pedro Fernandes de Barros.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 29-05-1763 Domingos Rodrigues Lopes, f.l. Antonio Rodrigues Cardoso, falecido n. da cidade de S. Paulo e Maria da Cunha de Jesus n. desta vila, np Antonio Rodrigues Lopes n. de S. Paulo e Maria de Jesus n. desta vila, nm Simão da Cunha n. da freg. de Nazare ou S. João de Atibaia deste bispado e Domingas Freire n. desta vila = cc Ana Maria de Jesus, viuva de Pedro Fernandes de Barros. Test.: Simão Rodrigues Cardoso, casado e R. P. Francisco Mendes do Couto

4-1-8 Rosa, com 3 anos em 1745. Em 12-12-1758 vivia em companhia da mãe. Em julho de 1759 Rosa Maria de Jesus casou com Francisco da Silveira Goulart, natural da Ilha do Faial, viúvo de Maria Josefa e filho de Mateus de Oliveira e Izabel da Silveira, neto paterno Antonio Rodrigues Lopes e Maria da Luz, neto amterno de Simão da Cunha, natural da freguesia de Nazare e Domingas Freire.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, em julho 1759 Francisco da Silveira Gularte, n. da Ilha do Faial Bispado de Angra, viuvo de Maria Josefa, f.l. Mateus de Oliveira e Izabel da Silveira, np João de Oliveira e não se pode saber o nome da avó, nm Joam da Silveira Goularte e Catarina de Utra todos nts da Ilha do Faial = cc Rosa Moreira de Jesus, f.l. Antonio Rodrigues Cardoso e Maria da Cunha de Jesus, np Antonio Rodrigues Lopes e Maria da Luz, nm Simão da Cunha, n. da freg. de Nazare e Domingas Freire, os mais nts desta de Mogi.

 

Domingas e Feliciano tiveram cinco filhos:

4-2 Antonio, com 24 anos em 1736. Ausente, s.m.n, em 1759.

4-3 Ana, 20 anos. Ana Moreira aos 01-07-1738 casou com Domingos da Cunha Lobo, filho de Jose da Cunha Lobo e Maria Fragosa de Mattos, família “Domingos de Góes”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 01-07-1738 Domingos da Cunha Lobo, f.l. Jose da Cunha e Maria Frago[--] de Mattos = cc Ana Moreira, f.l. Feliciano Cardoso e Domingas Freire. Todos nts e moradores desta.

          Ana faleceu em 04-10-1739. Foi representada no inventário materno pelo filho único de seu casal. Domingos casou segunda vez aos 16-06-1742 com Mariana Gomes de Vasconcellos, filha de Veríssimo Cordeiro e Domingas Moreira.

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 04-10-1739 fal. Ana Moreira mulher q foi de Domingos da Cunha Lobo, sem testamento.

 

4-3-1 Feliciano Duarte Lobo, com 18 anos em 1759. Aos 05-05-1767 casou com Rosa Maria de Almeida, filha de Domingos de Almeida Ramos e Escolastica Coelha, neta paterna de Domingos de Almeida Ramos e Barbara Correa, neta materna de Domingos Coelho Barradas e Ignez Pedrosa

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 05-05-1767 Feliciano Duarte Lobo, f.l. Domingos da Cunha Lobo e Ana Moreira, np Jose da Cunha Lobo e Maria Fragosa, nm Feliciano Cardoso e Domingas Freire = cc Rosa Maria de Almeida, f.l. Domingos de Almeida Ramos e Escolastica Coelha, np Domingos de Almeida Ramos e Barbara Correa, nm Domingos Coelho Barradas e Ignez Pedrosa. Ambos os contraentes nts e fregueses desta. Test.: Cap. Eugenio de Almeida Ramos cc D. Angela Pimenta, e Cap. Pantaleão Pedroso de Pontes cc D. Ana Moreira.

         Segunda vez aos 24-10-1780 Feliciano casou com Ana Maria Ortiz, batizada aos 14-09-1743 em São Paulo, filha de José Ortiz da Rocha e Escolastica Bueno de Lima. Geração na família Claudio Furquim Frances Cap. 6º.

 

4-4 Maria Freire, 18 anos em 1736. Casou com Cap. Roque de Souza Brito, natural do Porto, viúvo de Maria Pinta de Moraes. Terceira vez aos 03-08-1756, Cap. Roque casou com Ana Maria de Jesus, filha de Marcos Machado de Lima e Maria das Neves; família “Manoel da Cunha”, neste site.

       Cap. Roque e Maria Freire tiveram filho único:

4-4-1 Roque, com 7 anos. Roque de Souza Freire, casado em 1770.

 

4-5 João, 17 anos em 1736. João Rodrigues Freire aos 08-01-1751 casou com Catarina Pimenta de Abreu, filha de José de Candia de Abreu e Sebastiana do Prado Xavier - família Martim do Prado”, neste site.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 08-01-1751 João Rodrigues Freire, f.l. Feliciano Cardoso e Domingas Freire = cc Caterina Pimenta de Abreu, f.l. Jose de Candia de Abreu e Sebastiana do Prado Xavier. Ambos nts e moradores nesta mesma freguesia.

4-6 Maria (outra), batizada em 10-06-1723, com 14 anos em 1736. Maria da Luz Cardosa em 1745 casou com Roque de Siqueira Coelho, filho de Francisco de Barros Coelho e Catarina de Siqueira, família “Maria da Cunha e Jeronimo da Veiga”.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 10-06-1723 Maria, f.l. Feliciano Cardoso e Domingas Freire.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, em 1745 Roque de Siqueira Coelho, f.l. Francisco -- Coelho e Catarina de Siqueira = cc Maria da Luz Cardosa, f.l. Feliciano Cardoso e Domingas Freire, este desta freguesia de Mogi.

Entre seus filhos:

4-6-1 Maria de Siqueira, em Guarulhos aos 10-06-1766, casou com Timoteo de Candia de Abreu, batizado em Mogi das Cruzes aos 29-08-1729, filho de Luiz de Candia de Abreu e Margarida Vaz Pinta, neto paterno de Nuno de Goes, de Mogi e Izabel de Siqueira, de Santos-SP, família Lazaro de Torres.

Guarulhos, SP matr. - aos 10-06-1766 test.: Salvador Cubas de Camargo, casado e João Rodrigues dos Anjos, casado. Timoteo de Candia de Abreu, f.l. Luiz de Candia de Abreu e Margarida Vaz Pinta, natural da freguesia de Mogi das Cruzes, neto paterno de Sebastião de Candia e Catarina Pimenta naturais de Mogi das Cruzes, neto materno Nuno de Goes e Izabel de Siqueira ele de Mogi e ela da vila de Santos = cc Maria de Siqueira, f.l. Roque de Siqueira e Maria da Luz, naturais desta freguesia, neta paterna de Francisco de Barros e Catarina de Siqueira, neta materna de Feliciano Cardoso e Domingas Freire.

 

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 29-08-1729 Timoteo, f.l. Luiz de Candia e Margarida Vaz Pinta, padr.: Manoel Pimenta e Ana Maria da Silva mulher de Domingos Fernandes Belbezem.

Pais de, pelo menos:

4-6-1-1 Maria Arcangela de Siqueira, batizada em Conceição dos Guarulhos em 06-10-1773. Em Mogi das Cruzes aos 19-05-1801 casou com Francisco Nunes de Moraes, aí batizado em 06-10-1774, filho de Simão Nunes da Silva e Ana Nunes de Siqueira. Geração na família Miguel Fernandes Nogueira.

 

5- Benta Freire casada com Aparício de Cândia, com dois filhos citados na GP:

5-1 Maria de Cândia Freire casada em 1745 em Mogi das Cruzes com João de Godoy Cardoso filho de Antonio de Godoy Moreira e de Joana Cardoso.

          Pais de, q.d.:

5-1-1 Francisco de Godoy Cardoso, natural de Mogi das Cruzes. Em Carrancas-MG aos 14-06-1775 casou com Maria Gonçalves de Almeida, dai natural, filha de Domingos de Carvalho e Maria de Almeida.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-06-1775 Francisco de Godoy Cardoso, f.l. João de Godoy Cardoso e Maria Freire, n/b na freg. Santa Ana de Mogi das Cruzes; = cc  Maria Gonçalves de Almeida, f.l. Domingos de Carvalho e Izabel de Almeida, n/b nesta freguesia.

5-2 Domingos de Figueiredo Freire casado em 1740 em S. Paulo com Joana de Godoy filha de Balthazar de Godoy Medeiros e de Maria Rodrigues Barbosa família “Joana Simoa Rodrigues”.

          Pais de, q.d.:

5-2-1 Rosa Freire de Godoy, natural de Mogi das Cruzes. Em Carrancas-MG aos 10-02-1766 casou com Antonio Gomes da Silva, natural de S. João del Rei, filho de Gaspar Gomes da Silva.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 10-02-1766 Antônio Gomes da Silva, f.l. Gaspar Gomes da Silva, n/b na freg. N. Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei; = cc.  Rosa Freire de Godois, f.l. Domingos de Figueiredo Freire e Ana(sic) de Godois e Medeiros n. da freg. da vila de Mogi das Cruzes.

 

Pais de, pelo menos:

5-2-1-1 Joaquim, batizado em 16-07-1767

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-07-1767 matriz, Joaquim, f.l. Antonio Gomes da Silva n. da vila de S. João del Rei e Rosa Freire de Godois n, vila de Mogi Bispado de S. Paulo, padr.: Domingos de Figueiredo Freire e s/m Joana de Godoes, todos moradores desta.

5-2-1-2 Ana, batizada em 16-02-1769. Ana Moreira de Godoy aos 29-05-1783 casou com Pedro Martins Guyeros, filho de Diogo Martins Guyeros e Ana Maria Pires, família “Salvador Pires Monteiro”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-02-1769 matriz, Ana, f.l. Antonio Gomes da Silva e Rosa Freire de Godois, padr.: Domingos de Figueiredo Freire e Joana de Godoy Freire digo de Medeiros.

5-2-1-3 Maria, em 25-07-1771.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-07-1771 Maria n. aos 11, f.l. Antonio Gomes da Silva e Rosa Freire de Godois, padr.: Domingos de Figueiredo Freire e Joana de Godois e Medeiros,