PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Licenciado Domingos Coelho

(atualizado em 07-novembro-2010)

 

 

Antônio Carlos de Castro

 

 

              Licenciado Domingos Coelho, natural da freguesia de Santa Maria da Roseira, Arcebispado de Braga-PT, filho de Domingos Coelho e Ângela Gonçalves, naturais da mesma freguesia. Casou com Feliciana Izabel Maria de Oliveira, natural da Freguesia da Sé do Bispado de Mariana-MG, filha do Sargento mor Antonio Duarte e Francisca Pinto de Oliveira

            Sargento Mor Antonio Duarte, nascido na freguesia de Santa Maria Maior de Táboa, Bispado do Porto, casou com Francisca Pinto de Oliveira, nascida em Mariana-MG. Professo na ordem de Cristo, Sargento Mor faleceu viúvo em 25-11-1771 e foi inventariado por seu filho Capitão João Duarte Pinto. Compareceram no inventário (neste site), alem de Feliciana Izabel, os filhos:

I- Mariana Rosa Clara de Oliveira casada com o Guarda-mor João Ferreira Almada, filho de João Gonçalves e Maria Ferreira, naturais da Vila da Almada, Patriarcado de Lisboa. Mariana já era viúva no inventário paterno.

             Pais de, q.d.:

I-1 Francisca, batizada em 05-03-1760 em Mariana-MG

Igreja N.Sra. da Assunção, Mariana-MG,  Arquidiocese de Mariana, Microfilme n.o 1284524/Item 1(cont.)/Livro de Batismos/Pag.35. Batismo de Francisca:

Pais: Guarda-mor Joam Ferreira Almada e Marianna Roza Clara de Oliveira. Avós paternos: José Gonçalves e Maria Ferreira, naturais da Villa de Almada, Patriarchado de Lisboa. Avós maternos: Sargento-mor Antônio Duarte, n.al da Freg.a de Jaboyão(?), Bispado de Coimbra e Francisca Pinta de Oliveira, n.al da cid.e de Marianna.

Foi batizada na Capella da Vargem. Padrinhos; Sarg.-mor Antônio Duarte e D.Maria Pinta de Oliveira, todos desta freg.a.

Padre: Valério Alves de Carvalho.

Pároco: Luciano Per.a da Costa.

II - Padre Antônio Pinto, com 30 anos em 1771.

III– Ana Genoveva casada com o Alferes Manoel Fernandes Quintão;

IV – Cap. João Duarte Pinto, com 26 anos em 1771, inventariante paterno.

V - Manoel Duarte, com 24 anos em 1771.

VI – Felício Benício Duarte, com 22 anos.

 

              Domingos Coelho e Feliciana Izabel tiveram oito filhos, segundo inventário do filho João:

1 - Licenciado João Coelho Duarte, faleceu em 19-02-1788 na paragem do Rio Acima, freguesia de Guarapiranga. Solteiro, sem descendentes, herdaram seus sete irmãos (inventário neste site).

 

2 – Francisca Clara Umbelina de Jesus, com 28 anos em 1788, casada com o Capitão Antônio Gomes Sande, filho de Manoel Gomes da Conceição e Maria Gomes Sande, ambos naturais da freguesia de São Nicolau , Cabeceira de Basto do Arcebispado de Braga-PT. Filhos do casal q.d:

2-1 Francisca, nascida em 11-09-1789 em Piranga-MG, e batizada em 13-11-1789.

Igreja Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Mariana, Registros Paroquiais 1757-1887 Microfilme no.1284539/Livro de Batismos/Item 4/Pag.157. Francisca. Foi batizada na Matriz.

Pais: Cap.Antônio Gomes Sande, n.al da freg.a de São Nicolao, Bispado de Braga e D.Francisca Clara Umbelina de Jesus, na. desta freg.a.. Avós paternos: Manoel Gomes da Conceição e Maria Gomes Sande, naturaes da sobredita São Nicolao, Arcebispado de Braga. Avós maternos: Domingos Coelho da freg.a de Marianna, deste Arc. e Feliciana Izabel Maria da Freg.a da Sé, Bispado de Marianna.

Padrinhos: Ajudante de Ordens Antônio Xavier de Resende, solteiro, morador em Villa Rica c/proc. que apresentou Luis da Motta de Carvalho e Ana Esméria de São Joaquim, solteira.

Celebrante: João Ferreira Almeida. Pároco: Christovão Jorge de Barcellos.

2-2 Tereza Altina Sande de Oliveira, nascida em 30-11-1793 em Piranga-MG e batizada em 31-12-1793. Legatária do tio Lino.

Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Mariana, Registros Paroquiais 1757-1887 Microfilme n.o 1284540/Item 1/Livro de Batismos dos anos de 1780-1799/Fl.170v. Batismo de Tereza:

Pais: Cap.Antônio Gomes Sande e Francisca Clara Umbelina de Jezus.

Avós Paternos: Manoel Gomes da Conceição e Maria Gomes, naturais da freg.a de São Nicolau, Concelho de Cabeceira de Basto, Arcebispado de Braga. Avós Maternos: L.do Domingos Coelho, natural da freg.a de Sancta Maria da Rozeire, do sobredito Arcebispado de Braga e D.Felicianna Izabel Maria de Oliveira, natural da freg.a da Sé deste Bispado de Marianna.

Padrinhos: Cap. Jozé Ribeiro de Carvalho(?), nascido na Passagem da cidade de Marianna e D.Marianna Clara de Oliveira, viúva(?) do Goarda-mor João Ferreira Almeida(?), moradora nesta freg.a.

Padre: Jozé de Franco Correa.

Pároco: Christovão Jorge de Barcellos.

2-3 Antônia, nascida em 10/11/1789 em Piranga-MG e batizada aos 19 do mesmo mês.

Igreja Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Mariana, Registros Paroquiais 1757-1887 Microfilme n.o 1284539/Item 4/Livro de Batismos/Pag.36 e 37. Batismo de Antônia:

Pais: Cap.Antônio Gomes Sande e Francisca Clara Umbelina de Jezus.

Avós Paternos: Manoel Gomes da Conceição e Maria Gomes, naturais da freg.a de São Nicolau, Concelho de Cabeceira de Basto, Arcebispado de Braga. Avós Maternos: L.do Domingos Coelho, natural da freg.a de Sancta Maria da Mesaria, do sobredito Arcebispado de Braga e D.Felicianna(?) --- Maria de Oliveira, natural da freg.a da Sé deste Bispado de Marianna.

Padrinhos: Alferes Manoel Vieira de Souza, casado e Luiz Clara da Encarnação, m.er do alferes Eugênio da Cunha Osório, todos desta freg.a

Padre: José Gomes de Oliveira.

Pároco: Christovão Jorge de Barcellos.

Batizado na Matriz.

2-4 Reverendo Antônio Gomes Sande, nascido em 28-04-1798 em Piranga-MG e batizado em 14-08-1798. Legatário do tio Lino e afilhado e 2º testamenteiro do tio Joaquim.

Igreja Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Mariana, Registros Paroquiais 1757-1887 Microfilme n.o 1284539/Livro de Batismos/Item 4/Pag.48. Batismo de Antônio:

Pais: Antônio Gomes Sande, n.al da Freg.a de S.Nicolau, Conc. de Cabeceiras de Basto, Arc. de Braga e Francisca Clara Umbelina de Jesus, n.al desta freg.a. Avós paternos: Manoel Gomes da Conceição e Maria Gomes, n.ais da sobredita freg.a de S.Nicolau. Avós maternos: Licenciado Domingos Coelho, n.al da freg.a de S.Maria de Moreira(?), Conc. de Serarico de Basto, Arc. de Braga e Feliciana Izabel Maria de Oliveira, n.al da Freg.a da Sé de Mariana.

Padrinhos: Alferes Joaquim Coelho de Oliveira Duarte, casado, e Anna Esméria de São Joachim, solteira, todos desta freg.a.

Pároco: Christovão Jorge de Barcellos.

Foi batizado na Matriz.

 

3 – Capitão Mor José Coelho Duarte, com 26 anos em 1788. Inventariante do irmão João. Já era falecido em 1833 deixando herdeiros, segundo o testamento de seu irmão Joaquim:”em poder dos três Herdeiros do finado meu Irmão Capitão Mor José Coelho, quais, José Coelho, Francisco Coelho, e Felicianno Coelho”. Foi casado com Francisca Maria de São José.

3-1 Alferes Francisco Coelho Duarte, natural de Queluz-MG, aos 25-08-1826 casou com Francisca Cândida de Lima, natural de Congonhas do Campo-MG, filha do Capitão José Rodrigues Lima e Maria Antonia de Oliveira.

B7: casamentos Barbacena (1808-1838) Borda do Campo aos 25-08-1826 Alferes Francisco Coelho Duarte, f.l. do Cap. mor Joze Coelho Duarte e D. Francisca Maria, n/b na freguesia de Queluz; = D. Francisca Candida de Lima, f.l. do Cap. Joze Roiz Lima e D. Maria Antonia de Oliveira, n/b freguesia de Congonhas do Campo.

3-2 Alferes Feliciano Coelho de Oliveira Duarte aos 06-02-1826 casou com Constancia Emidia de Lima, filha do Capitão José Rodrigues de Lima e Maria Antonia já citados.

B7: casamentos Barbacena-MG, matriz aos 06-02-1826 Alferes Feliciano Coelho de Oliveira Duarte, f.l. do  Capitão mor José Coelho Duarte e D. Francisca Maria de São José; = D. Constança Emidia de Lima, f.l. do Capitão José Rodrigues Lima e de D. Maria Antonia.

Entre seus filhos:

3-2-1 José Rodrigues Lima Duarte, em S. João del Rei aos 11-10-1854, casou com Carlota Batista Machado, filha do falecido Com. Carlos Batista Machado e Maria Teresa Batista Machado, neta paterna do Cap. João Batista Machado e Ana Joaquina dos Santos, família “José Vieira de Brito”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, no oratorio da chacara do falecido Com. Carlos Batista Machado aos 11-10-1854 Jose Rodrigues Lima Duarte, de Barbacena, f.l. Com. Feliciano Coelho Duarte e Constancia Emidia Lima Duarte = cc Carlota Batista Machado, f.l. Com. Carlos Batista Machado, falecido e Maria Teresa Batista Machado. Test.:Com.  Feliciano Coelho Duarte e Ten. Cel. Francisco Jose Alves Santiago.

 

4 - Antônio, com 19 anos em 1788.

 

5 – Joaquim Coelho de Oliveira Duarte, com 17 anos em 1788. Casou em Mariana-MG em 25-01-1792 com Maria Ermelinda Duarte da Purificação e Freitas, com 9 anos em 1785, filha do Sargento mor Manoel Pereira Duarte e Joana Jacinta Claudia de Freitas.

            Sargento Mor Manoel Pereira Duarte, nascido na cidade do Rio de Janeiro, era filho do Capitão Francisco Pereira Duarte e Maria Josefa do Souto. Manoel Pereira faleceu com testamento em 09-06-1785. Declarou os filhos legítimos e um filho natural tido no estado de solteiro: Francisco com 13 anos em 1785. Foi inventariado no mesmo ano. Joana Jacinta foi inventariada em 1833.

            Tiveram, segundo os inventários (neste site) os filhos:

I- Maria Hermelinda da Purificação, com 9 anos em 1785.

II- Inácia, com 7 anos. Não comparece no inventário materno.

III- Francisco, com um ano. Desembargador Francisco de Paula Pereira Coelho Duarte, no Maranhão em 1833. Chanceler Mor e Conselheiro de Sua Majestade, foi o herdeiro da irmã Maria Hermelinda.

IV- Izabel, com 15 dias em 1785. Com 48 anos em 1833.

 

          Joaquim faleceu em 03-05-1833 e Maria Ermelinda em 12-06-1848. Sem geração (testamentos e inventários neste site).

Certidão de Casamento de Joaquim Coelho Duarte e Maria Ermelinda Duarte da Purificação e Freitas.

Igreja N.Sra. da Assunção, Mariana-MG, Capelinha de S.Thereza, Arquidiocese de Mariana-MG, Microfilme No.1284526/Item1/Fl.102(97).

Registros Paroquiais, 1711-1980

Pais do noivo: L.do Domingos Coelho e D.Felicianna Izabel Maria de Oliv.a

Pais da noiva: S.Mor Manoel Pereira Duarte e D.Joanna Jacintha Claudia de Freitas.

Testemunhas: Rev.do Cura Antonio Duarte Pinto e o Conego Joam Paulo de Freitas.

Padre: Martinho de Freitas Guim.s.

Vigário: Antonio Duarte Pinto.

 

6 – Ana Esméria de São Joaquim, nascida em 08-01-1773 em Piranga-MG e batizada aos 18 do mesmo mês.

Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Mariana, Registros Paroquiais 1757-1887 Microfilme n.o 1284539/Item 3/Livro de Batismos/pag.181v. Batismo de Ana:

Pais: Licenciado Domingos Coelho, n.al e bat. na Freg.a de S.Maria de Roseira e D.Feliciana Izabel de Oliveira, n.al e batizada na Freg.a da Sé de Marianna. Avós Paternos: Domingos Coelho e Angella Gonçalves da mesma Freg.a, Arcebispado de Braga. Avós Maternos: Sarg.-mor Antônio Duarte, n.al e batizado na Freg.a da Sé de Mariana e D.Francisca.

Padrinhos: Alferes Manoel Frz Quintão, casado, morador na Freg.a de S.o Antonio do Itaverava.

Pároco:G.ar dos Reis da Silva.

Batizada na Matriz.

          Ana já era falecida em 1833, conforme citado no testamento do irmão Joaquim, seu testamenteiro.

 

7 – Maria Benedita de Oliveira, com 8 anos em 1788. Segunda herdeira nomeada no testamento do irmão Joaquim Coelho de Oliveira Duarte.

 

8 – Lino Coelho de Oliveira Duarte, com 8 anos em 1788. Casou com Francisca Caetana de Oliveira Duarte. Lino faleceu com testamento em 21-02-1830 na Paragem chamada Seringa, freguesia de Guarapiranga. Declarou um filho legitimo e um natural tido no estado de solteiro:

8-1 João Lino, filho natural, com 22 anos em 1830, morador no Arraial de Guarapiranga

8-2 João, legítimo, com 5 anos em 1830.