PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Domingos Alves Ferreira, capitão

(atualizado em 04-fevereiro-2018)

 

SL. 5º, 431, 1-1 Capitão Domingos Alves Ferreira casou em Taubaté com Thomazia Pedroso da Silveira, f.ª do mestre de campo Carlos Pedroso da Silveira e de Izabel de Sousa Ebanos Pereira. Teve os 13 f.ºs seguintes: 2-1 a 2-13.

2-7 Amatildes Alves Jacintha cc. Francisco do Rego Barros, filho do sargento mor Francisco do Rego Barros e Archangela Furquim da Luz

2-8 Leonor Moreira cc. Antonio de Faria Sodre, natural de Pitangui, filho de Miguel de Faria Sodre e Veronica Dias Leite com geração.

2-9 Genoveva da Trindade cc. Jose Ferraz de Araujo, irmão de Antonio de Faria Sodre do 2-8)

2-10 Jutgardis

2-13 Barbara Moreira de Castilho casou com o coronel Bento Fernandes Furtado de Mendonça, natural de Taubaté (irmão de Boaventura Furtado, do padre Salvador Fernandes Furtado, de Maria de Freitas Cardoso que foi casada com o sargento-mor João de Sousa Taveira e de outros) f.º do coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça, natural da mesma vila, e de Maria Cardoso de Siqueira, n. p. de Manoel Fernandes Edra e de Maria Cubas, n. m. de Antonio Cardoso e de Maria Rodrigues de Siqueira. Faleceu o coronel Bento Fernandes com testamento em 1765 no Serro Frio, onde morava havia 60 anos. Teve 9 f.ºs:

“Notas a lapís feitas pelo autor nos volumes da Genealogia Paulistana”, publicadas por Carlos da Silveira em Subsidios Genealógicos (Biblioteca Genealógica Brasileira” nº 3) pag. 100: volume V pág. 432 (2-13)- onde se diz Salvador Fernandes Furtado de Mendonça - vol. 8, 85.

3-3 Thomazia

3-8 Barbara

 

 

Bartyra Sette

 

 

Capitão Domingos Alves Ferreira, natural de Taubate, era filho de outro e de Andreza de Castilho, neto materno de Francisco Alvares Correa e Guiomar de Alvarenga - família Guiomar de Alvarenga, neste site.

 

Casou com Tomásia Pedroso da Silveira, natural de Taubaté-SP, filha do Mestre de Campo Carlos Pedroso da Silveira e de Izabel de Sousa Ebanos Pereira. Tiveram filhas que deixaram geração no sul de Minas Gerais. O casal já era falecido em 1780 (casamento da filha Hugarda).

 

Domingos Alves Ferreira teve outros filhos, com Domingas Ribeiro do Prado, que também deixaram descendência em MG:

 

1b- Ana Ayres Pedrosa (também Ayres Góes), natural de Baependi-MG, onde nasceu em casa de seu pai, para onde sua mãe se mudara. Como seu pai era casado, Ana foi exposta ao nascer em casa de José Aires e criada por sua madrinha Maria Pedrosa da Silva.

          Casou primeira vez com Jerônimo da Silva Leite, natural da Sé do Rio de Janeiro, filho de Baltazar de Siqueira e Bernarda da Costa Cardosa.

          Jerônimo, que se chamava também Antonio da Silva Leite, faleceu aos 06-03-1768 com 41 anos:

Certidão no Processo matrimonial de Inácio Alves Negrão e Ana Aires Pedrosa, Lv Misto de Campanha:

L. 3º das Mortes a fls. 28v consta o assento seguinte: Aos 06-03-1768 faleceu Jeronimo da Silva Leite casado com Ana Aires Pedrosa, natural do Rio de Janeiro, de 41 anos mais ou menos, pobre. Foi sepultado dentro da matriz.

 

          Ana casou segunda vez com Inácio Alves Negrão, natural de Prados-MG, filho de Matias Alvares Negrão e Maria de Mariz do Prado. Geração na familia “Martins do Prado - Marins do Prado”. Como Miguel Martins do Prado, avô materno de Ana, era irmão da avó materna de Inacio tiveram que abrir processo em 1784 para obter dispensa e revalidar o matrimônio, onde se apurou a ascendência de Ana. Nessa ocasião também foi dito que ela tinha sete filhos do primeiro casamento, três machos e quatro fêmeas, e uma filha do segundo.

Ana Ayres e Jerônimo tiveram os filhos, q.d.:

1b-1- Inácia Antonia da Silveira, natural de Baependi, casou com José Teixeira Maciel, filho de Valério Teixeira Maciel e Joana Pinheiro da Silva. Tiveram filhos batizados na Campanha-MG, q.d.:

1b-1-1 Antonio Teixeira Castro e Silva, em 08-03-1770. Casou com Maqria da Candelária, filha de Francisco José de Campos e sua segunda mulher Escolastica de Mendonça Silva. Geração na família “Rocha do Canto”, neste site.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-03-1770 matriz, Antonio de sete dias, f.l. Jose Teixeira Maciel n. da vila da Ilha Grande Bispado do Rio de Janeiro e Inacia Antonia da Silveira n. freg. de Baependi deste bispado; np Valerio Teixeira Maciel e Joana Pinheira, maternos Jeronimo de tal, falecido e Ana Aires Pedrosa. Padr.: esta e Inacio Alvares com pp do Tenente Jose de Oliveira.

1b-1-2 Ana Maria, em 10-08-1772.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 10-08-1772 matriz, Ana Maria de treze dias, f.l. Jose Teixeira Maciel n. da Ilha Grande do Bispado do Rio de Janeiro e Inacia Antonia da Silveira n. deste bispado de Mariana da freg. de Baependi, avos pat. Valerio Teixeira Maciel e Joana Pinheira, maternos Jeronimo da Silva e Ana Pedrosa. Padr.: Joaquim Gomes Lima e Ana Mecia da Veiga mulher de Tome Moreira.

1b-1-3 Inácio, em 08-08-1773

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-08-1773 matriz, Inacio de quinze dias, f.l. Jose Teixeira Maciel n. Ilha Grande do Bispado do Rio de Janeiro e Inacia Antonia da Silveira n. do Rio Grande da freg. de Baependi deste bispado, avos paternos Valerio Teixeira Maciel e Joana Pinheira da Silva, maternos Jeronimo da Silva Leite e Ana Aires Pedrosa, Padr.: Jose Alvares da Silva, casado e Maria filha de Maria Cardosa

1b-2 José, batizado na Campanha em 09-06-1753.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-06-1753 Jose, f.l. Antonio(sic) da Silva Leite e Ana Aires Goes, padr.: Jose Roz da Fonseca, e Josefa de Siqueira moradores nesta freguesia.

1b-3 Ana, em 17-08-1756. Ana Maria Ribeira casou com Antonio Leme da Silva, filho de Manoel Leme da Silva e Rita Maria de Jesus. Geração na família “Domingos Leme da Silva”.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-08-1756 matriz, Ana, f.l. Jeronimo da Silva Leite n/b na Sé da cidade do Rio de Janeiro e Ana Ayres n. freg. Baependi deste bispado, padr.: Jose Alves da Silva Braga cc Josefa Maria de Jesus, e Maria Pedrosa mulher de Jose Ayres moradores nesta freguesia.

1b-4 Jeronimo em 18-10-1758

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-10-1758 Jeronimo, f.l. Jeronimo da Silva Leite n. freg. da Sé do Rio de Janeiro e Ana Ayres n. da freg. de Baependi deste bispado, padr.: Jeronimo da Silva Rocha, solteiro e Domingas Gonçalves mulher de Jose Borges.

1b-5 Francisco Alves da Silva, batizado em 08-03-1760, aos 06-11-1780 casou com Ana Leme de Moraes, natural de Lorena-SP e filha de João Batista Bonfante e Ana Leme da Silva.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-03-1760 Francisco, f.l. Jeronimo da Silva Leite e Ana Ayres, padr.: Antonio da Silva Gago, casado. O batizado neto paterno de Baltazar Siqueira e Bernarda da Costa n. do Rio de Janeiro, nmaterna avós incognitos.

 

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 06-11-1780 matriz, Francisco Alvares da Silva, f.l. de Jeronimo da Silva Leite e Anna Aires Pedrosa, n/b na Campanha; = Anna Leme de Moraes, f.l. de João Batista Bunfante e Anna Leme da Silva, n/b freguesia da Piedade do Bispado de S. Paulo.

Entre os filhos do casal:

1b-5-1 Jeronimo Alves da Silva, batizado em Campanha aos 20-04-1790. Em junho de 1822 requereu dispensa do impdimento de afinidade ilicita em 2º grau de linha transversa para se casar com Ana Izabel de Jesus, batizada em 04-11-1804, filha de Francisco Manoel Coelho e Rita Maria de Jesus - família “Mateus Fernandes Agostim”.

Campanha-MG Livro misto - Junho de 1822

Oradores Jeronimo Alves da Silva e Ana Izabel de Jesus

Impedimento de afinidade ilicita em 2º grau da linha transversa, porque o orador conheceu carnalmente a uma prima co-irmã da oradora

Jeronimo da Silva, f.l. Francisco Alves e Ana Lemes da Silva com Ana Izabel de Jesus, f.l. Francisco Manoel Coelho e Rita Maria de Jesus. Ambos nts/bts nesta freguesia.

Em o Lº 6º a f 53 se acha o assento de teor seguinte: Aos 20-04-1790 nesta matriz da Campanha bat. a Jeronimo, filho legitimo de Francisco Alves da Silva. Foram padrinhos Domingos Alves Ferreira, solteiro e Ana Maria do Nascimento mulher de Joaquim da Silva Campos. o Vig. Antonio de Souza Monteiro Galvão.

Em o Lº 7º a f 444v se acha o assento de teor seguinte: Aos 04-11-1804 bat. a Ana, branca, f. de Francisco Coelho e Rita Izabel(sic). Foram padrinhos Alf. Antonio Teixeira Castro e Josefa Maria de Jesus. o Coadjutor Luiz Dias da Silva Torres.

1b-6 Domingos Alves Ferreira, batizado em 31-07-1753. Aos 04-08-1790 casou com Maria Joaquina de Jesus, batizada em 13-06-1768, filha de Manoel José Coelho, natural de Carijós-MG e Inácia Maria de Jesus, natural da Campanha, neta paterna de Francisco Leme e Vitória Coelha, neta paterna de Francisco Xavier Machado e Paula Moreira. Família “Mateus Fernandes Agostim”.

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 31-07-1763 Domingos, f.l. Antonio da Silva Leite e Ana Ayres, padr.: Jose Ferreira S. Payo, solteiro e Ana Joana de Toledo, solteira e filha do Cap. Miguel Pires Barreto.

 

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 04-08-1790 matriz, Domingos Alves Ferreira, f.l. de Jeronimo da Silva Leite, já falecido e Ana Aires Pedroza; = Maria Joaquina de Jesus, f.l. de Manoel Jose Coelho e de Ignacia Maria de Jesus. Ambos nts/bts nesta.

 

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-06-1768 matriz, Maria n de um mes, f.l. Manoel Jose Coelho n. dos Carijos deste bispado e Inacia Maria da Luz desta freguesia, np Francisco Leme e Vitoria Coelha nm Francisco Xavier Machado e Paula Moreira, padr.: João Antonio de Azevedo com pp de Francisco Jose Ferreira, e Maria Felicia cc Francisco da Costa.

1b-7 Maria Silvéria do Prado, batizada em Campanha em 26-01-1766. Aos 16-07-1788 casou com Joaquim Jose da Silva (ou de Souza), natural de Santa Ana do Sapucai, filho de Antonio Homem de Souza e Ana Barbosa Leme.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-01-1766 matriz, Maria, f.l. Jeronimo da Silva Leite n. da freg. da Sé do Rio de Janeiro e Ana Ayres Pedrosa n. da freg. de Baependi deste bispado, padr.: Caetano Jose de Almeida, casado e Margarida Rodrigues Bicuda mulher de Antonio Jose de Mira. Avos paternos Baltazar de Siqueira e Bernarda da Costa Cardoza, maternos Domingos Alvares Ferreira, falecido e Domingas Ribeira do Prado.

 

B7: Campanha-MG - casamentos - matriz aos 16-07-1788 Joaquim Jose da Silva, f.l. de Antonio Homem de Souza e Anna Barbosa Leme, n/b freguesa de S. Anna do Sapucai Bispado de S. Paulo = Maria Silveria do Prado, f.l. de Jeronimo da Silva Leite, já falecido, e Anna Aires Pedroza, n/b nesta.

 

          Maria Silvéria faleceu aos 07-05-1813:

Santana do Sapucaí, MG - Óbitos. Aos 07/Maio/1813, faleceu Maria Silvéria, mulher que era de Joaquim José de Souza, teria de idade 45 anos, pouco mais ou menos. Sepultada no Adro desta Matriz. O Vigr° Ant° Lopes Chaves(pesq. Silvia Buttros).

 

1b-8 Rita Maria do Carmo, batizada em 05-09-1768. Aos 25-05-1790 casou com João Antonio do Prado, filho de Antonio Homem de Souza natural de Parati-RJ e Ana Barbosa natural de Lorena-SP, supra citados citados.

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 05-09-1768 Rita nascida de onze dias, f.l. Jeronimo da Silva Leite, que se chamava tambem Antonio da Silva Leite, n. da cidade do Rio de Janeiro e Ana Aires Pedrosa n. de Baependi, avos maternos incognitos, avós paternos não sabia dar nomes; padr.: Alf. Jose de  Oliveira e D. Rita Maria, viuva.

 

Santana do Sapucaí, MG matr aos 25/Maio/1790, nesta freguesia, João Antônio do Prado, f.l. de Antônio Homem de Souza, nat. da Vila de Parati, e de Ana Barbosa, nat. da Pieda, Bisp. de São Paulo; c.c. Rita Maria do Carmo, f.l. de Jerônimo da Silva Leite, já defunto, nat. do Rio de Janeiro, e de Ana Aires Pedrosa, Nat. de Baependi, Bisp. de Mariana, ela contraente, natural da Campanha, Bisp. de Mariana. O Vigr° Manoel Negram do M. Carmelo(pesq. Silvia Buttros)

 

2b Francisco Alves Ferreira, natural de Baependi, filho natural de Domingos Alves Ferreira e Domingas Ribeira. Aos 18-10-1756 casou com Ana Gonçalves, filha dos falecidos Francisco Gonçalves Machado e Pascoa Loba - família Jacques Felix, neste site.

Pais de, pelo menos:

2b-1 Francisco, batizado na Campanha em 24-06-1760.

Campanha, MG aos 24-06-1760 nesta matriz bat a Francico, f.l. de Francisco Alvares Ferreira e de Ana Gonçalves, foram padrinhos Jose Rodrigues de Afonseca e s/m Maria Nogueira.

 

Entre as filhas do Capitão Domingos Alves Ferreira, já falecido em 1761 e sua mulher Tomásia Pedroso da Silveira encontramos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro documentos de:

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-03-1761 matriz, Joaquim, f.l. Francisco do Rego Barros n. freg. Aiuruoca deste bispado e D. Matildes Alvares Jacinta n/b na vila de Guaratingueta-SP, paroquianos da matriz de Baependi; e foi batizado o dito inocente com licença do seu reverendo paroco atual João Maciel da Costa. Avos paternos Francisco do Rego Barros e Arcangela Furquim Xavier Pedrosa, maternos o Cap. Domingos Alvares, já defunto e Tomasia Pedrosa; padr.: Manoel Tavares e s/m D. Maria Zeferina.

 

5- Bernarda Pedrosa da Silveira casou com Antonio Ferraz de Araujo, natural de Parnaiba, filho de Antonio Rodrigues de Miranda e Maria Pires de Araujo.

RMJ Dispensa Matrimonial- 1726-1727 - ACMSP Vol 11 estante 4 gaveta 3

Antonio Ferraz de Araujo 26-03-1726

Filho legitimo de Antonio Roiz de Miranda e sua molher Maria Pires e seus pais eram moradores neste bairro de Araçariguama e fregues da Villa de Parnahiba e com licensa de seu paroco foi ele Suplicante batizado nesta Matriz da Cidade de São Paulo a despeito de que nela se achava sua Avó já veterana e tinha gosto de o amadrinhar como com efeito foi batizado nesta Matriz (foi passada a certidão na época,  se perdeu e não se achava o assento no livro da Matriz de São Paulo nem na de Parnahiba, precisa justificar que foi batizado na Matriz de São Paulo).

Testemunha e.o.

Jacinto Gomes dise que o justificante foi batizado no mes de Julho de 1703

Reverendo Padre Antonio Nunes de Siqueira

Geração de 15 filhos em SL. 3º, 130, 4-1, entre eles:

5-4 Inacio de Souza Botafogo, natural de Pindamonhangaba. Em Guaratingueta aos 22-07-1761, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, casou com Ana Barbosa de Jesus, aí batizada em dezembro de 1737, filha de Francisco de Moura Ferreira e Catarina de Almeida Lima, neta paterna de Miguel de Souza e Silva e Barbara Moreira de Castilho, neta materna de Antonio Raposo Barbosa e Maria de Lima do Prado (SL. 3º, 45, 4-4)

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1761

Oradores Inacio de Souza Botafogo e Ana Barbosa de Jesus (ora Ana Barbara de Jesus) 14-maio-1761

Autos de dispensa do 3º grau de consanguinidade em que estão ligados os oradores, ele natural de Pindamonhangaba e ela de Guaratingueta, e ambos moradores e fregueses da matriz de Guaratingueta deste bispado.

1- Pq D.os Alvares Ferreira era irmão legitimo de Barbara Moreira e que de D.os Alz procedeu Bernarda Pedrosa e desta nasceu Ignacio de Souza, orador.

2- Pq de Barbara Moreira nasceu Francisco de Moura e deste procedeu Ana Barbosa, oradora.

 

Depoimento do orador e da oradora. Testemunhas

Freguesia de N. Sra do Bom Sucesso de Pindamonhangaba:- na capela do Rosario filial desta matriz, quando era curada, aos 02-fevereiro-1737(?) bat Ignacio, f.l. de Antonio Ferraz de Araujo e de s/m Bernarda Pedrosa, foram padrinhos Francisco [----] de Faria e [----] Ribeira filha solteira de Pascoal Leite. Pindamonhangaba 30-junho-1761

- (f.70) aos vinte e [----] do mes de dezembro de 1737 bat Ana, f. de Francisco de Moura Ferreira e de s/m Catarina de Almeida, foram padrinhos Jose da Silva e Bernarda de Souza Evanos, todos moradores e fregueses desta vila. Guaratingueta -- de julho de 1761

 

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 22-07-1761 dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, Inacio de Souza Botafogo n. Pindamonhangaba, f.l. Antonio Ferraz de Araujo e Bernarda Pedrosa n. de Taubate e ele de S. Paulo, np Antonio Rodrigues de Miranda e Maria Pires nts de S. Paulo, nm Domingos Alves Ferreira  n. de Taubate e Tomasia Pedrosa desta freguesia = cc Ana Barbosa de Jesus, n. desta, f.l. Francisco de Moura Ferreira, n. de Taubate e Catarina de Almeida, n. desta, np de Miguel de Souza n. do Rio de Janeiro e de Barbara Moreira n. Taubate, nm Antonio Raposo e Maria de Lima nts de S. Paulo e fregueses desta.

Pais de, q.d.:

5-4-1 Maria Pires de Araújo, natural de S. Luís de Paraitinga. Em Guaratingueta aos 21-12-1788 casou com Bento Pinto de Magalhães, natural de S. João del Rei-MG, filho de outro e de Maria do Rosario Accioli de Albuquerque. Geração na família “Bento Pinto de Magalhães”.

5-4-2 Bento Ferraz de Araujo, batizado em Guaratingueta em 23-06-1767. Em Resende-RJ aos 08-04-1795, dispensados do parentesco de consanguinidade em 2º grau, casou com Ana Francisca de Moura, batizada em Pindamonhangaba aos 26-02-1769, filha de João de Araujo Ferraz e Antonia Bernarda, 5-5-4 abaixo.

08-04-1795 na Matiz de Resende perante o Reverendo Antonio de Mattos Nobrega de Andrade. Bento Ferraz de Araujo, b. na Igreja Matriz de Guaratingueta, SP, no dia 3 de Julho de 1767, f.l. de Ignacio de Souza Botafogo e Da. Anna Barbosa de Jesus, naturais de Guaratinguetá; = cc. sua prima Anna Francisca de Moura, bat, na Matriz de Pindamonhangaba no dia 26 de Dezembro de 1769, f.l. de João de Araujo Ferraz e Da. Antonia Bernarda de Padua, ambos naturais de Guaratinguetá e moradores nesta freguesia de Campo Alegre. E por haver grao de parentesco entre os contraentes, houve a sentença seguinte: O Doutor Jose de Souza Azevedo Pizarro de Araujo, Comissario do Santo Oficio, Conego Prebendado na Santa Igreja Catedral da cidade do Rio de Janeiro e Visitador Geral Ordinario do Reconcavo da mesma cidade e das Comarcas de Parati, Ilha Grande e Campo Alegre, pelo Excelentissimo e Reverendissimo Senhor Dom Jose Joaquim Justiniano Mascarenhas Castel Branco por mercê de Deus e da Santa Sede Apostolica, Bispo deste Bispado do Rio de Janeiro e do Conselho de Sua Magestade Fidelissimo a que Deus guarde. Aos muitos Reverendo Senhores Doutores Desembargadores Provisores, Vigarios Gerais, e da Vara, Abades, Reitories Curaes, Vigarios Coadjutores, Clericos de Missas e Ordens Sacras e Notarios Apostolicos de Sua Santidade, Ministros de Justiça, Oficiais e mais pessoas dela, aqueles a quem perante quem e a cada um dos quais esta minha Carta de Sentença for apresentada, e o verdadeiro conhecimento dela deva e haja de pertencer o seu devido efeito, e inteiro cumprimento de Justiça e com ela da minha parte se pedir e e querer por qualquer forma, via ou razão que seja, a todos em geral, e cada um em particular em suas juridições e desfrutos Saude e Paz para sempre em Jesus Cristo Nosso Senhor Redentor que de todos é o verdadeiro remedio e salvação:= Faço-lhes Saber em como perante mim se tratarão e procederão e forão por mim vistos e sentenciados uns Autos de Dispensa em que são Oradores BENTO FERRAZ DE ARAUJO e ANNA FRANCISCA DE MOURA. Visto tudo sobre causa e razão do que do decurso desta minha sentença se fará expressa menção, e entre si e demais coisas escritas conteudas e dela daremos ditos autos e se via o termo de autuação na forma seguinte: AUTUAÇÃO = Ano de Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e noventa e cinco, aos seis dias do mes de fevereiro do dito ano, nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre em casas de morada do Reverendo Vigario Colado dela Henrique Jose de Carvalho onde se achava aposentado o Muito Reverendo Senhor Doutor Visitador Jose de Souza de Azevedo Pizarro de Araujo, comigo Secretario da visita abaixo declarada, ai, por parte dos Oradores acima declarados me foi apresentada uma sua petição despachada pelo dito Senhor Doutor Visitador para efeito de eu autuar, a qual petição logo aceitei em observancia ao dito despacho e a autuei e em que ao diante se segue do que para constar fiz esta autuação, eu Manoel Francisco Seguro, Secretario do Visitador Geral do Reconcavo que o escrevi = E nada mais continha em o dito termo de Autuação, depois do qual se via a petição do teor seguinte: Reverendissimo Senhor Doutor Visitador. Dizem os Oradores Bento Ferraz de Araujo e Anna Barbosa de Moura, ambos naturais e batizados na Freguesia de Santo Antonio de Guaratinguetá, Bispado de São Paulo, e moradores nesta Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre, que eles estão contratados, e se querem casar na forma do Sagrado Concilio Tridentino mas não podem conseguir sem primeiro serem dispensados do impedimento de segundo grau de consanguinidade em que se acham legitimamente ligados, porque: Ignacio de Souza Botafogo é irmão legitimo de João de Araujo Ferraz e que deste procedeu a Oradora Anna Francisca de Moura e daquele o Orador Bento Ferraz de Araujo: Provarão os oradores que por razão do parentesco e vizinhança, se começaram afeiçoar-se um ao outro, chegando o orador a levar a oradora de sua honra e virgindade de que resultou pejar a mesma oradora, e havendo suspeita ente seus pais e irmãos de sua desonra e com medo deles se ausentou de sua casa em companhia do orador para esta Freguesia, onde esta a seis meses em casa e companhia dos pais do mesmo orador que nesta dita freguesia residem a dois anos e pouco com toda a sua família. Provaram que a oradora pela desonestidade e prenhes, em que se acha, e tambem por estar ausente de seus pais, se não casar com o orador que quer a receber por sua legitima mulher, não será facil encontar outro homem de sua qualidade, que com ela case, vindo a ficar exposta a miseria do mundo, que se devem acautelar: Provam os oradores que eles não possuem bens algum, nem esperam heranças de seus pais porque o pai do orador tem só dois escravos e seis filhos com o mesmo orador, e o da oradora tem só tres escravos e treze filhos com a oradora, a saber sete femeas e seis machos, por cuja razão pouco ou nada a vir a tocar aos mesmos oradores; porem que o orador é robusto, agil e industriozo, para ao querer pelo seu braço com que trate a oradora e sustente seus filhos: - Provam que a oradora, posto fosse raptada pelo orador, esteja em casa de seus pais, contudo não se comunica com ele, e vive honestamente; e que o seu casamento não foi contratado com animo de facilitarem a dispensa, nem tambem a cupula carnal que entre si tiveram porque o orador não fez tenção de casar-se com a oradora, sinão depois que a conheceu pejada, e que viu o perigo em que estava:= Portanto pedem a Vossa Reverendissima pelo Amor de Deus os oradores se sirva de admiti-los a justificar as premissas de duvidas, e aprovada a dispensa sobre o dito impedimento em virtude das Faculdades Apostólicas Vossa Reverendissima cometerá por Sua Excelencia Reverendissima emposta a penitencia salutar "e forabund ad Dominum" = É o que se continha em a supra dita petição que sendo me apresentada nela dei o meu despacho na forma seguinte: = Autuada junte quem a disponhão. = Visitador Pizarro = Por bem do qual  meu despacho produzirão os oradores suas testemunhas e prestaram os seus depoimentos e tendo o concluido a sua prova se me fizeram os Autos conclusos os quais sendo por mim vistos e examinados neles proferi a minha sentença invocato. Vistos estes autos suplicados oradores Bento Ferraz de Araujo e Anna Francisca de Moura testemunhas e depoimento, mostra-se que os mesmos oradores tem contratado entre si casar-se na forma do Sagrado Concilio Tridentino e o não podem fazer sem dispensação com o parentesco do segundo grau de consanguinidade, porque mostra-se que Ignacio de Souza Botafogo é irmão legitimo de João de Araujo Ferraz e que deste procedeu a oradora Anna Francisca de Moura e daquele o orador Bento Ferraz de Araujo; mostra-se mais que os oradores po razão de parentesco e vizinhança se começaram a se afeiçoar-se entre si e de tal modo que em resulta ficou a oradora pejada do que procedeu e que para evitar os efeitos do temos justos aos castigos de seus pais e irmãos se ausentara destes e seguira em companhia do orador para esta freguesia, onde assiste a seis meses em casa e companhia de seus pais do mesmo orador, que nesta mesma fregusia residem ha dois anos com toda a sua familia; mostra-se mais que a oradora pela desonestidade e prenhez em que se acha e por estar ausente de seus pais sem se casar com o orador que a quer receber por sua legitima mulher, não será facil encontrar outro homem de sua qualidade que com ela queira se casar, ficando por essa mesma causa exposta as mundanas miserias, que precisam e devem casar-se. Mostra-se mas que os oradores não possuem bens alguns nem esperam heranças de seus pais, porque anda que o pai do orador tem dois escravos estes do seu valor, divididos por seus filhos pouco ou nada pode vir a caber a cada um, e do mesmo modo, ainda que o pai da oradora tem tres escravos, estes ou o seu valor repartidos por treze filhos pouco ou nada pode tocar a cada um, porem que toda esta indigencia pode ser suprida pelo orador com a sua industria e agilidade para efeito de tratar a oradora e seus filhos competentemente. Mostra-se ultimamente que a oradora inda que raptada não se comunica com o orador, e vive honestamente; e que este casamento não foi contratado com animo de facilitar-se a dispensa nem tambem a cupula carnal que tiveram, porque so depois de se conhecer pejada a oradora e considerando por isso em que ambos se achavam é que se contrataram a casar e nestes termos estam nos de obterem a Graça pedida. Portanto pelas Faculdades Apostolicas a Sua Excelentissima Reverendissima concedidas e a mim delegadas, os absolvo, e hey por absolver de toda e qualquer censura ou penna eclesiastica em que estejam incursos para o fim somente de obterem a dita dispensa e os dispenso e hey por dispensado do dito impedimento para que possam valida e livremente contrair matrimonio e soleniza-lo em face da Igreja, guardada a forma do Tridentino e Constituições e lhes legitimo a prole que desse matrimonio nascer e tiver nascido com condição porem que esta dispensa só tera efeito depois de cumpridas penitencias saudaveis seguintes: Servirão estes oradores a sua Matriz, varrendo-a e fazendo mais que lhes for mandado fazer pelo Reverendo Paroco em beneficio da Fabrica quarenta dias: Rezem cada um quarenta rosarios inteiros, façam exames de consciencia para se confessarem tres vezes dentro dos quarenta dias e outras tantas comunhões, e assistirem por ultimo em tres dias de preceitos a Missa conventual com velas acesas que deixaram para a Fabrica e tudo isso ofereção a Paixão do Senhor em sufragio pelas Almas. E nesta forma mando se lhe de Sentença para os Autos pelo toca ao Escrivão somente, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre, aos dez de fevereiro de mil setecentos e noventa e cinco. Visitador Jose de Souza de Azevedo Pizarro de Araujo. E não se continha mais coisa alguma na mencionada e minha sentença, que assim por mim dada e proferida, tambem foi publicada do que se fes termo nos autos dos quais ora por parte dos oradoares me foi pedido e requerido que do processo dos mesmos autos lhes mandasse dispensar sua dita Sentença Civil de Dispensa e por ser o seu requerimento justo e com forma de Direito lhe mandei passar e é presente do qual mando a todas as Justiças de minha Jurisdição que sendo-lhes apresentada, indo por mim assinada e selada com o Sello que é valiosa, ex causa cumpram, guardam e façam muito e inteiramente cumprir, como nela se contem e declara, para que o interponho minha Autoridade Ordinária, e Direito Judicial. Dada nesta Freguesia de Nossa Senhora do Campo Alegre sob o meu sinal e Selo aos sete dias do mes de fevereiro de mil setecentos e noventa e cinco anos, De Chancelaria e assinatura e selo nada por ser dispensa desta na forma do Regimento Secular mil cento e trinta reis, do registro oitenta reis. Eu Manoel Francisco Seguro, Secretario do Visitador do Reconcavo que escrevi. assinado Jose de Soiza Azevedo Pizarro de Araujo = Visitador - Reg. fls. 3 1º 4 aos 16-2-1795. Testemunhas do casamento de Bento Ferraz de Araujo com Anna Francisca de Moura: 1º Bento Pinto de Magalhães, casado, natural da freguesia de N.S. do Pilar da Vila de São João del Rei, morador na freguesia de Campo Alegre, que vive de seu negocio, de idade de trinta e um anos, sabendo ler e escrever. 2º Manoel Ferraz de Araujo, homem casado, natural da freguesia de Guaratinguetá, morador nesta freguesia do Campo Alegre, que vive do seu negóco, idade de 42 anos, sabendo ler e escrever, tio legítimo de Bento Ferraz de Araujo, por ser irmão de seu pai. 3º Manoel Antonio da Rocha, homem casado, natural da vila de Guaratingueta, morador no Arraial e freguesia de Campo Alegre, que vive do seu negocio, que tem a idade de 49 anos e sabe ler e escrer. - Certidão assinada por Monsenhor Pizarro de Araujo dando o casal por casados legitimamente: Christi Nomine Invocato - Sentença longa, nos mesmos dizeres da anterior proclamada.... e no final diz:- Portanto pelas Faculdades Apostolicas a sua Reverendissima concedidas e a mim delegadas, os absolvo e os hey por absolvidos de toda e qualquer conjura, ou pena Eclesiastica em que estão incursos para o fim somente de obterem esta dispensa, e os dispenso e os hey  por dispensados do impedimento para que possam valida e livremente contrair o matrimonio e solenisa-lo na face da Igreja, guardada a forma do Tridentino e Const. e lhes legitimo a prole que desse matrimonio nascer e tiver nascido, com as condições porem que essa dispensa só tera efeito, depois de cumpridas as penitencias saudaveis seguintes: já descritas e cumpridas, e etc... assinado Vigario Jose de Soiza Azevedo Pizarro de Araujo. (Acervo Itamar Bopp fichas 0617 e ss)

         Entre os filhos de Bento e Ana Francisca:

5-4-2-1 Francisco, batizado em Resende em 19-03-1804.

19-03-1804 Francisco, f.l. de Bento Ferraz de Araujo e Ana Francisca; np de Ignacio de Sousa Botafogo e Ana Barbosa de Jesus; nm de João de Araujo Ferraz e Antonia Bernarda, todos naturais de Guaratinguetá. Padr.: Ignacio de Sousa Botafogo e Maria Joaquina de Sousa. Bat. pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp ficha 0736)

5-4-2-2 Antonio Ferraz de Araujo casou com Ana Maria (de Naqzare ou do Nascimento), filha de Francisco Martins de Araujo e Mariana Gertrudes da Conceição. Entre os filhos do casal.:

5-4-2-2-1 Francisco, batizado em Rezende em 03-05-1828.

03-05-1828 Francisco, f. Antonio Ferraz de Araujo e Ana Maria (Araujo); np Bento Ferraz e Ana Francisca; nm Francisco Martins de Araujo e Mariana Gertrudes da Conceição; padr.: Joaquim Ferreira Couto e Francisca Pereira da Conceição (Acervo Itamar Bopp ficha 1263).

5-4-2-2-2 Mariana em 29-01-1830.

29-01-1830 Mariana, n. 20, f. Antonio Ferraz de Araujo e Ana Maria Nazareth (Acervo Itamar Bopp ficha 1318)

5-4-2-2-3 Maria em 04-12-1833.

04-12-1833 Maria, f.l. Antonio Ferraes de Araujo, n. Resende e Ana Maria do Nascimento, n. Guaratinguetá; np Bento Ferraes de Araujo e Ana Francisca; nm Francisco Martins de Araujo e Mariana Gertrudes da Conceição; padr.: Manoel Antonio da Silva Guimarães e Francisca Maria da Silva (Acervo Itamar Bopp ficha 1539)

5-5 João de Araújo Ferraz em Guaratinguetá aos 22-07-1761, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, casou com Antonia Bernarda, filha de Francisco de Moura Ferreira e de Catherina de Almeida supra citados.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1761

Oradores João de Araujo e Antonia Bernarda - 14-maio-1761

Autos de dispensa de consanguinidade em 3º grau, ele natural de Pindamonhangaba e ela de Guaratingueta e ambos moradores na freguesia de N. Sra de Guaratingueta.

1- Pq D.os Alz Ferreira era irmão legitimo de Barbara Moreira, e que de D.os Alz procedeu Bernarda Pedrosa e desta nasceu João de Araujo, orador.

2- Pq de Barbara Moreira nasceu Francisco de Moura e deste procedeu Antonia Bernarda, oradora.

Depoimento dos oradores - testemunhas

 

Guaratingueta-SP aos 22-07-1761 dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, testemunhas Ignacio Botafogo e Francisco Xavier. Se receberam João de Araujo Ferraz, f.l. Antonio Ferraz de Araujo e Bernarda Pedrosa, natural de Pindamonhangaba e o pai de S. Paulo e a mãe desta freguesia, neto paterno de Antonio Rodrigues de Miranda e M[danificado] Pires de Araujo nts de S. Paulo, e materno de [danificado]gos Alves Ferreira natural de Taubate e [danificado]za da Silveira natural de Taubate = com Antonia Bernarda, f.l. Francisco de Moura Ferreira e de Catherina de Almeida natural desta freguesia e a mãe e o pai de Taubate, npaterna de Miguel de Souza e Barbara Moreira, ele de Portugal ou do Rio de Janeiro e ela ---------, neta materna de Antonio Raposo e Maria de Lima nts de S. Paulo.

Entre os filhos do casal, citados em SL. 3º, 133, 5-5:

5-5-4 Ana Francisca de Moura, batizada em Pindamonhangaba em 26-02-1769. Em Resende-RJ aos 08-04-1795, dispensados do parentesco de consanguinidade em 2º grau, casou com Bento Ferraz de Araujo, filho de Inacio de Souza Botafogo e Ana Barbosa de Jesus. Geração em 5-4-2 supra.

 

7- Amatildes Alves Jacintha foi a primeira mulher de Francisco do Rego Barros, filho do sargento mor Francisco do Rego Barros e Arcangela Furquim da Luz. Geração na família”Antonio Furquim da Luz”.

 

8- Leonor Moreira de Marins, natural de Guaratinguetá-SP, casada com Antonio de Faria Sodre, natural de Pitangui, filho de Miguel de Faria Sodre e Veronica Dias Leite (SL. 2, 499, 5-1).

          Antonio casou segunda vez com Ana Clara de Jesus, filha de Antonio Pereira da Silva e Tomasia de Oliveira. Geração deste matrimônio na família Joana Simoa Rodrigues, neste site.

Leonor e Antonio tiveram outros filhos, além dos cinco citados na GP (SL. 2º, 499, 5-1): Zeferina e Ana abaixo citadas.

8-1 Bento de Faria Sodre, natural de Pitangui-MG, casou duas vezes.

SL. 2, 499, 6-1 Bento de Faria Sodré, habilitado de genere..

          Primeira vez Bento casou com Maria Joaquina Moreira de Souza. Segunda vez casou com Maria Freire do Carmo.

          Capitão Bento faleceu em Sabara com testamento de 18-02-1834 aberto em 24 do mês seguinte. Declarou naturalidade, filiação, os dois matrimonios e as filhas, sendo uma natural, tida antes de seu primeiro matrimônio, e legitimada pelo segundo.

Maria Freire do Carmo, além da filha natural legitimada, teve tambem a filha Bárbara, segundo testamento do padrasto.

Foram filhas do Cap. Bento:

8-1-1 Umeliana, filha natural do Cap. Bento e de Maria Freire do Carmo, legitimada pelo posterior casamento dos pais. Casou com Braz Manoel Teixeira Lompa.

8-1-2 Manoela, filha legitima do Cap. Bento e sua primeira mulher Maria Joaquina Moreira de Souza. Casou com Manoel Luiz Rodrigues Velho.

 (pesquisa Sílvia R.do Prado Mendes Buttros)

APM, Câmara Municipal de Sabará, Registros de Testamentos, CMS00246

Registro do Testamento do Capitão Bento de Faria Sodré. Em nome de Deus Amém, eu, Bento de Faria Sodré achando-me gravemente enfermo, mas em perfeito juízo e entendimento, e querendo dispor de minha vida ordeno o meu testamento pela forma seguinte: Sou Católico Romano cuja religião sempre professei, e nela pretendo morrer. Sou natural e batizado na Vila de Pitangui, filho legítimo de Antônio de Faria Sodré e sua mulher D. Leonor Moreira de Marins, já falecidos. Fui casado com D. Maria Joaquina Moreira de Souza Sodré, já falecida, e deste consórcio só me resta uma filha de nome Manoela, casada hoje com Manoel Luiz Rodrigues Velho. Acho-me casado com D. Maria Freire do Carmo Sodré, de quem houve no estado de solteiro uma filha de que pelo meu consórcio se acha legitimada a qual chama-se Umeliana, esta casada com Braz Manoel Teixeira Lompa, e aos ditos meus filhos instituo por meus legítimos herdeiros das duas partes de meus bens. Declaro e instituo por minha testamenteira minha mulher D. Maria Freire do Carmo a cujo cargo deixo o meu funeral, e à mesma instituo por herdeira de minha terça, e com o juramento dela de será cumprido este meu testamento. Declaro que no ajuste do casamento de minha filha Manoela com Manoel Luiz Rodrigues Velho não convencionamos de receber ele certos bens e ficar sem direito a mais herança, e depois de casado passamos disto papéis de que o mesmo tem um outro, tudo como melhor consta dos mesmos, mas se o mesmo quiser entrar na minha herança ficará sujeito a todos os encargos e responsabilidades a que fica obrigada a minha outra herdeira. Declaro que no estado de solteiro dei a minha mulher, que é hoje, uma escrava de nome Lúcia a qual parindo uma filha, sua Senhora, ainda solteira, a deu à sua filha Bárbara, e depois de acharmo-nos casados, casando-se esta, a mesma minha mulher lhe deu com consentimento meu 200$000. Declaro que dei à dita Bárbara filha de minha mulher, uma escrava de nome Mariana, e porque lhe não dei título da mesma, apesar de que transferi para ela a posse e domínio da mesma escrava que se acha em seu poder por isso faço esta declaração para que meus herdeiros e testamenteira não procurem pela dita escrava. Espero que a dita minha mulher se desvele na criação dos meus netos encaminhando-os pelos caminhos da honra e do dever a fim de que se tornem bons cidadãos e venham a ser útil à sua Pátria. E nesta forma tenho feito este meu testamento que vai escrito a meu rogo pelo Tabelião Antônio Avelino da Silva Diniz, e pelo haver conforme o ditei, e não puder escrever assino pelo mesmo a meu rogo nesta Vila do Sabará aos 24 de Fevereiro de 1834. Assino a rogo do testador Antônio Avellino da Silva Diniz. É o que contém em o dito testamento que foi apresentado pelo Tabelião Antônio Avelino da Silva Diniz, e aberto pelo Juiz Municipal, o Capitão Bento Roiz. De Moura e Castro. Sabará, 18 de Março de 1834.

 

8-2 José Joaquim de Faria casou em Jacarei-SP em 1768 com Vitória Maria, filha de Pedro de Moraes Moniz e Maria Mendes Paes. Com geração de 4 filhos em SL. 2º, 499, 6-2.

SL. 2, 499, 6-2 José Joaquim de Faria, que casou em 1768 em Jacarei com Vitória Maria, f.a de Pedro de Moraes Moniz e de Maria Mendes Paes. Tit. Rodrigues Lopes. Teve q. d.: 7-1 a 7-4.

 

          José Joaquim de Faria casou segunda vez com Mariana Alvares da Rocha, filha de João da Rocha Moreira e Genoveva Rosa Madruga. Viandantes, de Jacarei, tiveram em Tiradentes-MG a filha, q.d.:

8-2-5 Zeferina, batizada aos 20-5-1793.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-05-1793 Oliveira, Zeferina, f.l. Jose Joaquim de Faria e Mariana Alvares da Rocha, viandantes de Jacarei, npaterna de Antonio de Faria Sodre e Leonor Moreira de Marins, nmaterna de João da Rocha Moreira e Genoveva Rosa Madruga, padr.: Alf. Antonio Affonço Bragança e s/m Ana Francisca de Santa Ana.

8-5 Maria Eufrasia de Faria, natural de Pitangui-MG, casou com Antonio Pinto da Costa, natural de Prados-MG, filho de Luiz Pinto da Costa e Perpetua de Oliveira (SL. 8, 360, 1-2), neto paterno de Antonio Pinto Leitão e de Joanna Cardoso, neto materno de Jose Vaz Moniz e Ana Pires de Oliveira familia “Joana Simoa Rodrigues”.

SL. 2, 358, 6-5 Maria Eufrázia de Faria, natural de Pitangui, foi C.c. Antônio Pinto da Costa, f.o de Luís Pinto da Costa e de Perpétua de Oliveira. Teve q. d.: 7-1 e 2.

Antonio faleceu em Resende-RJ em 03-09-1798, viúvo, com 55 anos.

03-09-1798 faleceu em Resende e enterrado dentro da Matriz de Resende, Antonio Pinto da Costa, 55 anos, viúvo de Maria Eufrasia de Farias (Acervo Itamar Bopp- ficha 0028A).

 

Entre os filhos do casal:

8-5-1 Leonor Maria de S. José casou com o viúvo Manoel José Machado, ambos naturais de Mogi das Cruzes, ele filho de Antonio José Machado, natural da cidade de Lisboa e Vitoria de Jesus Barbosa, natural de Mogi das Cruzes. Manoel José foi primeira vez casado com Maria das Chagas de Jesus, filha de Brás Francisco Ramalho e Luzia Pedrosa, com geração deste matrimônio na família “André de Fontes”.

         Terceira vez, Manoel José casou com Maria Rosa de São José 8-5-4, irmã inteira de Leonor Maria de S. José.

Leonor e Manoel José tiveram, pelo menos:

8-5-1-1 Brizida Maria da Conceição, natural de S. José dos Campos-SP. Casou com João Monteiro de Brito, natural de Jacarei-SP, filho de Ignacio Pais de Brito, natural de Jacarei e Ana Francisca Barbosa, natural do Rio Grande do Sul.

          Tiveram os filhos batizados em Resende-RJ (acervo Itamar Bopp - ficha):

8-5-1-1-1 Maria em 20-03-1813.

20-03-1813 Maria, f.l. de (Jose) João Monteiro de Brito, n. Jacarei e Brigida Maria, n. S. Jose; np Ignacio Pais de Brito, n. Jacarei e Ana Francisca, n. Faxina; nm de Manoel Jose Macedo Machado e Leonor Maria de São Jose, naturais de Moiges; padr.: Revdo Jose Antonio Martins de Sá e Leonor Maria de São Jose. Bat. em Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (0876)

8-5-1-1-2 Manoel em 26-11-1814.

26-11-1814 Manoel, n. 06-11, f.l. de Juam Monteiro de Brito, n. Jacarei e Brizida Maria, n. de São Jose; np Ignacio Reis(sic) de Brito, e Ana Francisca Barbosa, naturais de Jacarei; nm Manoel Jose Machado e Leonor Maria de São Jose, n. Mogi das Cruzes; padr.: Jose Monteiro de Brito e Fra.ca Rosa de Jesus. Bat. na Matriz de Resende pelo Padre Manoel Serafim dos Anjos (0777)

8-5-1-1-3 José em 31-03-1816.

31-03-1816 na Matriz de Resende pelo Coadjutor Mariano Jose da Rocha, Jose, f.l. de João Monteiro de Brito, n. Jacarei e Brizida Maria da Conceição, n. S. Jose Bispado de S. Paulo; np Ignacio Pais de Brito e Ana Francisca, n. Jacarei; nm Manoel Jose Machado e Leonor Maria de São Jose, n. Mogi das Cruzes; padr.: Antonio Joaquim de Avilla e Mathildes Umbelina de Castro. (0958)

8-5-1-1-4 Manoel em 13-04-1825.

09-05-1846 nesta vila de Resende, por despacho do vigario da vara interino me foi ordenado que abrisse o assento de batismo de Manoel, f.l. João Monteiro de Brito e de sua finada mulher Da. Brisida Maria de Jesus e que assinassem as testemunhas de tudo na forma seguinte: - Aos 13-04-1825 nesta Matriz de Resende, o Padre Jose Antonio Martins de Sá, então vigario desta freguesia, batisou e pos os santos oleos ao inocente Manoel n. a 5 do mesmo mes, f.l. João Monteiro de Brito e Brizida Maria de Jesus, np de Ignacio Pais de Brito e Ana Francisca, aquele natural da vila de Jacarei Bispado de S. Paulo e esta da Provincia do Rio Grande do Sul, Bispado do Rio de Janeiro, e neto materno de Manoel Jose Machado e Eleonor Maria de São Jose, o primeiro natural de Mogi das Cruzes Bispado de S. Paulo e a segunda da vila de Jacarei do mesmo bispado; padrinhos Jose Monteiro de Brito e Protetora N. S. e por me ser assim ordenado lavrei o presente assento que me assino com as testemunhas João Baptista Monteiro e Ignacio Monteiro de Brito, testemunhas presenciais do mesmo batismo, não podendo servir nesta ocasião o padrinho por já ser falecido. Estava assinado por todos (3952)

8-5-1-1-5 Pedro em 16-04-1827.

16-04-1827 em Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Pedro, f.l. de João Monteiro de Brito e Brigida Maria; padr.: Joaquim Baptista Torres e D. Ignacia, mulher de Domingos Gomes Jardim (1046)

8-5-1-1-6 Teresa em 28-12-1829.

28-12-1829 Thereza, n. 08, f. João Monteiro de Brito e Brigida Maria (1318v)

 

8-5-1-2 Maria batizada em Resende-RJ aos 25-08-1800.

25-08-1800 Maria, f.l. de Manoel Jose Machado e Leonor Maria de São Jose, ambos n. Mogi das Cruzes; np Antonio Jose Machado, n. da cidade de Lisboa e Vitoria de Jesus Barbosa, n. Mogi das Cruzes; nm Antonio Pinto da Costa, n. da vila dos Prados e Maria Eufrasia, n. de Pitangui. Padr.: Sargento Mor Manoel Valente d'Almeida e o Capitão Miguel Pedroso Queiróz. Bat. em Resende pelo Vig. Luiz Manoel Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp - ficha 0605)

8-5-2 João Damasceno Sodré casou com Maria do Rosário, filha de Antonio Pinto de Abreu e de Escolástica da Cunha - família “Lazaro de Torres”.

SL. 2, 358, 7-2 João Damasceno Sodré, casado em 1799 em Mogi das Cruzes com Maria do Rosário, f.a de Antônio Pinto de Abreu e de Escolástica da Cunha, V. 5.o pag. 322.

 

8-5-3 Ana Perpetua da Luz, natural de Mogi das Cruzes. Em Resende-RJ aos 10-01-1797 casou com Bento Pinto de Abreu, natural de Mogy das Cruzes, filho de Antonio Pinto de Abreu e da falecida Escolastica da Cunha (citada como da Silva no termo do casamento) - família “Lazaro de Torres”.

10-01-1797, na matriz de Resende, pelo vig.º Ant.º de Matos de Nobrega de Andrada. Bento Pinto de Abreo, n. de Mogy das Cruzes, f.leg. de Antonio Pinto de Abreo e Escolastica da Silva(sic), já defunta; = casou-se com Anna Perpetua da Luz, n. e batizada Mogy das Cruzes, f.leg. de Antonio Pinto (Acervo Itamar Bopp- ficha 0001)

8-5-4 Maria Rosa de São José foi a terceira mulher de seu cunhado Manoel José Machado, viuvo segunda vez de Leonor Maria de São José 8-5-1.

         Maria Rosa e Manoel José tiveram, pelo menos, o filho:

8-5-4-1 Felix batizado em 06-09-1795 em Resende-RJ.

06-09-1795 Felix, n. 29-08, f.l. de Antonio de(sic) Manoel Jose Machado e Maria Rosa de São Jose, nat. Mogi das Cruzes, np Antonio Jose Machado, n. de Nasareth de Lisboa e Victoria de Jesus Barbosa, n. Mogi das Cruzes, nm Antonio Pinto da Costa, n. do Arraial dos Prados e Maria Eufrazia, n. da Pitangueiras Bispado de Mariana. Padr.: Guarda Mor Simplicio Correia da Costa e Marianna Antonia Teixeira. Bat. em Resende pelo Padre Coadjutor Joaquim Jose Gonçalves Resende (Acervo Itamar Bopp- ficha 0428)

8-6 Zeferina, batizada na Campanha em 17-03-1751.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 17-03-1751 Zeferina, f.l. Antonio de Faria Sodre n. da freg. do Pilar da vila de Pitangui e Leonor Moreira Martins n. da vila de Guaratingueta, np Miguel de Faria Sodre n. da Ilha de S. Sebastião e s/m Veronica Dias Leite n. da vila da Parnaiba, nm Cap. Domingos Alves Ferreira e s/m Tomasia Pedrosa da Silveira ambos nts da vila de Taubate, padr.: Eduardo Jose Caetano, e Maria Zeferina mulher de Manoel Tavares.

8-7 Ana, em 03-07-1753.

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-07-1753 Ana, f.l. Antonio de Faria Sodre e Leonor Moreira de Merim(sic), padr.: Francisco Xavier da Silva por pp Francisco de Sales Xavier, e Teresa da Silva de Toledo.

 

9- Genoveva da Trindade (Botafogo), natural de Baependi-MG casou com José Ferraz de Araújo, natural de Pitangui-MG, filho de Miguel de Faria Sodré e Veronica Dias Leite Ferraz. Ttiveram, além da filha Maria Ferraz de Araújo citada na GP (SL. 2, 501, 5-3), os filhos q.d.:

9-2 Ana, batizada em Campanha-MG em 09-02-1761.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-02-1761 Ana, f.l. Jose Ferraz de Araujo n, da freg. Pitangui e Genoveva da Trindade Botafogo n. desta freguesia e deste bispado, padr.: Manoel Tavares e s/m Maria Zeferina. Avos paternos Miguel de Faria Sudre, já defunto e Veronica Dias, maternos Domingos Alvares Ferreira e D. Tomasia Pedrosa.

9-3 Úrsula, em 14-04-1765.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 14-04-1765 cap. S. Gonçalo, Ursula, f.l. Jose Ferraz de Araujo n/b na vila de Pitangui deste bispado e Genoveva da Trindade n/b em Baependi; np Miguel de Faria Sodre e Veronica Dias Leite, nm Doningos Alvares Ferreira e Tomasia Pedrosa, padr.: Inacio Xavier de Toledo e D. Ursula de Toledo filhos de Francisco Xavier da Silva.

9-4 Úrsula em 12-09-1767

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 12-09-1767 cap. S. Gonçalo, Ursula, f.l. Jose Ferraz de Araujo n. de Pitangui e Genoveva da Trindade n. de Baependi, np Miguel de Faria Sodre e Veronica Dias, maternos Domingos Alvares Ferreira e Tomasia Pedrosa, padr.: Francisco de Sales e Ursula, filhos de Francisco Xavier da Silva.

9-5 Tomé, em 01-01-1770

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-01-1770 cap. S. Gonçalo, Tome de vinte e oito dias, f.l. Jose Ferraz de Araujo n/b freg. Pitangui e Genoveva da Trindade bat. na freg, de Baependi ambos bispado de Mariana, np Miguel de Faria Sodre e Veronica Dias Leite, maternos Domingos Alvares Ferreira e Tomasia Pedrosa, padr.: Gregorio Lopes dos Reis e Manoel Teixeira Ribeiro com pp de Jeronimo Correa Guimarães.

 

10- Hugarda da Silveira e Sá (citada por Silva Leme como Jutgardis) era natural de Guaratinguetá-SP. Em Campanha-MG aos 02-12-1780 casou com João de Almeida Naves, natural da Parnaiba-SP, filho de Francisco Camelo Pessoa e Inacia de Almeida Naves, já falecidos em1780.

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 02-12-1780 na Ermida de S. Jose do Rio Verde, João de Almeida Naves, f.l. de Francisco Camelo Pessoa e Inacia de Almeida Naves, já falecidos, n/b na freguesia de S. Anna da Vila de Parnaiba Bispado de S. Paulo; = com Hugarda da Silveira e Sá, f.l. de Domingos Alves Ferreira e de Tomasia Pedroza da Silveira, já falecidos, n/b na vila de Guaratinguetá Bispado de S. Paulo.

João de Almeida Naves, viúvo, aos 04-11-1789 casou com Teresa Maria do Rosário, natural de Aiuruoca.

B7: Campanha-MG - casamentos - matriz aos 04-11-1789 João de Almeida Naves, viuvo que ficou de Lugarda da Silveira e Sá, sepultada nesta matriz; = Teresa Maria do Rosario, f.l. de Francisco Dutra de Macedo e Ritta Maria da Silva, n/b na freguesia de Aiuruoca deste bispado.

Teresa Maria era filha de Francisco Dutra de Macedo, natural da Ilha do Faial e Rita Maria da Silva, natural de Tiradentes-MG casados em Aiuruoca em 01-03-1756, neta paterna de Domingos Dutra de Macedo e de Maria de Castro de Oliveira, neta materna de João Simões Roza e Marcelina da Silva.

B7: casamentos  igreja N. Sra. da Conceicão de Aiuruoca, comarca do rio das Mortes; aos 01 março 1756 - Gupiara - Francisco Dutra de Macedo, f.l. de Domingos Dutra de Macedo e de Maria de Castro de Oliveira, n. e b. freg. ---, da ilha do Faial; = c/ Ritta Maria ---, f.l. de João Simoens Roza e de s/m Marcelina ---mez da Sylva, n. da vila de S. Joseph.

Foram irmãos inteiros de Teresa Maria, e.o.:

- Joaquim Dutra de Macedo, batizado em 15-07-1764. Aos 14-01-1796, casou com Ana Maria da Conceição, irmã de José Marques Francisco abaixo.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 15-07-1764 Joaquim, f.l. Francisco Dutra de Macedo n. da Ilha do Faial freg. da Feiteira e Rita Maria n. da vila de S. João del Rei deste bispado, padr.: Ponciano Ferreira, solteiro e Madalena Cardosa mulher de Domingos Borges da Costa. Avos pat. Domingos Dutra de Macedo e Maria de Crasto de Oliveira, falecidos, maternos João Simões Rosa e Marcelina Gomes da Silva.

 

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 14-01-1796 Joaquim Dutra de Macedo, f.l. de Francisco Dutra de Macedo e Rita Maria da Sylva, já falecida,n/b nesta; = Anna Maria da Conceição, f.l. de Jeronimo Marques, já falecido e Anna Ribeira, n/b na freguesia das Lavras.

 

- Rosa Maria da Luz aos 05-06-1794 casou com José Marques Francisco, natural de Lavras, filho de Jeronimo Marques Francisco, já falecido em 1794 e Ana Ribeira da Costa.

B7: Campanha-MG - casamentos - matriz aos 05-06-1794 Jose Marques Francisco, f.l. de Jeronimo Marques Francisco, já falecido e Anna Ribeira da Costa, n/b na freguesia de Lavras = Rosa Maria da Luz, f.l. de Francisco Dutra de Macedo e de Rita Maria da Sylva, ja falecidos, n/b e moradora nesta.

 

13- Bárbara Moreira de Castilho casada com o Coronel Bento Fernandes Furtado, filho do Cap. Salvador Fernandes Furtado de Mendonça e Maria Cardoso de Siqueira. Geração na família “Salvador Fernandes Furtado de Mendonça”, neste site.