PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

DOMINGAS FERROA

 

Bartyra Sette

 

 

Domingas Ferroa era natural da Parnaiba onde testou em 07-09-1680. Declarou sua naturalidade, seu casamento com Manoel Fernandes Homem e a geração de seis filhos. Seu testamento recebeu o cumpra-se no mesmo mês e ela foi inventariada por Manoel aos 9 de dezembro do mesmo ano.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Inventario de Domingas Ferroa

Autos aos 09-12-1680 no termo desta vila de Santana da Parnaiba, sito e fazenda de Manoel Fernandes Homem, viuvo declarante.

Herdeiros: o viuvo Manoel Fernandes Homem

Felipe

Manoel

Suzana

João

Nazario

Izabel

 

Testamento: aos 07-09-1680 eu Domingas Ferroa (...) testamenteiro meu marido Manoel Fernandes Homem.

Sou natural desta vila da Parnaiba, cc Manoel Fernandes Homem e temos quatro filhos e duas filhas.

Cumpra-se setembro de 1680.

 

1- Felipe Fernandes, inventariado em 28-12-1696 na Parnaiba, foi casado com Ana Fernandes. Deixou geração legitima e bastarda.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Felipe Fernandes 28-12-1696 Vila de Santana da Parnaiba

viuva Ana Fernandes.

Coube aos dois orfãos -----

Manoel Fernandes Home, ------, paternal de Francisco filho bastardo de Felipe Fernandes filho do dito Manoel Fernandes Home. - Apresentou uma petição que ele era herdeiro do dito defunto.

 

2- Manoel Fernandes Homem, na Parnaiba em 1712, casou com Isabel Bicudo, filha do falecido Anastacio da Costa e Isabel Bicudo, neta paterna de Simão Rodrigues Coelho, falecido e de Clara Diniz, neta materna de Manoel Gonçalves Cardoso e Sebastiana de Siqueira; in aportes à GP “Anastacio da Costa - SL VII, 248, 1-1” neste site.

ASBRAP 2, Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz.- Manoel Fernandes Homem, f. de Manoel Fernandes Homem e de Domingas Ferrão, ambos fal., com Isabel Bicudo, f. de Anastacio da Costa, fal. e de Isabel Bicudo - (ano 1712)

3- Suzana

 

4- João. Segundo a GP, João Fernandes Homem casou com Maria Rosa de Siqueira, filha de Anastacio da Costa e de Isabel Bicudo, citados em 2. Com geração de sete filhos.

SL. 8, 240, 4-2 Maria Rosa de Siqueira foi casada com João Fernandes Homem, falecido em 1734 em Parnaíba, f.º de Manoel Fernandes Homem e de Domingas Ferraz.

 

5- Nazario

 

6- Izabel