PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

DIOGO PEREIRA

(atualizado em 04-novembro-2015)

 

 

Bartyra Sette

Colaboração: Paola Dias

 

 

Diogo Pereira foi batizado em 02-07-1687 em Salvador Ilha do Faial, filho de Diogo Pereira e Madalena Rodrigues.

de genere do neto Manoel 1783:

Em os dous dias do mes de Julho do ano de / mil seisCentos, e outenta, e septe baptisei a Diogo / filho // [fl 43v] // filho de Diogo Pereira e de sua mulher Magdalena Rodriguez: forão / padrinhos Francisco Homem Cardoso e Magdalena de Santo Antônio / qual Constituio seu procurador a seu Irmão Jozé / Pereira do Amaral para que em seu nome recebesse o dito / menino da Sagrada fonte do baptismo, e todos / são filhos do Ajudante Francisco Homem Cardoso fregueses do / Salvador da Ilha do Fayal excepto o baptisado / e seos pais, que são desta Freguesia e me assigno Ama - / dor Fernandes Correa.

 

Aos 23-03-1716 em Santa Maria Madalena da Ilha do Pico, casou-se com Teresa Josefa, viúva do piloto Pedro Vieira Botelho, filho de João Vieira e Maria Santa.

de genere do neto Manoel 1783:

Em os vinte e tres dias do mes de Marco de / mil septeCentos, e desaseis sendo de manham / em esta Paroquial Igreja de Santa Maria Magdalena do / Pico, feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio / Tridentino sem se discobrir impedimento algum, por mandado / meu Como Ouvidor e em minha presença como Parocho / e de mais testemunhas o Padre Cura Manoel Gonçalvez Estevão Gonçalvez / e outros, se casarão soLemnemente facie Ecclesiae // [fl 44] // Com palavras de prezente Diogo Pereira filho de Diogo Pereira / e de sua mulher Magdalena Rodriguez, e Teresa Jozefa / filha de Antônio de Andrade e de sua mulher Maria Vieira viu - / va do piloto Pedro Vieira Botelho filho de João / Vieira e de Maria Santa estes naturaes da Conceicam de Angra / e os mais naturaes e moradores nesta dita Freguesia aos quais não / dei as benções por Ser ja viúva e para constar fis es - /te termo O Vigario João Pereira Cardoso = o Cura Manoel / Gonçalvez = Estevão Gonçalvez (...).

 

Teresa Josefa, batizada aos 21-06-1687, era filha de Antonio de Andrade e Maria Vieira.

de genere do neto Manoel 1783:

Em os vinte, e hú dias do mês de Junho / do ano de mil seisCentos, e outenta, e septe bapti - / sou o Reverendo Pároco Vigário Amador Fernandes Correa / a Teresa filha de Antônio de Andrade e de sua mulher Maria / Vieira forão padrinhos eu o Padre Cura Antônio de Andrade / e Lusia Sylveira mulher de Andre Jorge, todos desta / Freguesia e me assigno Antônio de Andrade

 

Diogo Pereira e Teresa Josefa tiveram filhos batizados na matriz da vila de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico:

de genere do neto João 1779:

fl 22]

(...) Faço Saber que na Matriz da Villa / de santa maria Magdalena da / Ilha do Pico Bispado de Angra se / denunsiarão Maria rozalia de Je / zus Urcula Clara de Jezus There / za Bernarda de Jezus rita Maria / Rozalia Maria filhas do Alferes / Diogo Pereira e de Thereza Jozefa / de Jezus naturais da freguezia / e Villa de Santa Maria Magda / Lena da Ilha do Pico Bispado de / Angra moradores na freguezia // [fl 22v] // Freguezia de Nossa Senhora da Com / Ceição dos Carijos do Campo Co / marca do rio das mortes do Bispa / do de Mariana Onde Satisfizerão / aos preceitos ds coaresmas proxi / mas pacada e porque Se querião / mostrar Livres e dezempididas / para tomarem o estado de caza / das aonde Sam moradoras Sem / andarão de nunSiar no Seu natu / ral a fim de Se lhe passar carta de / Banhos em forma e Sendo dadas / os ditos tres Banhos na dita Matriz / na forma do Sagrado Concilio / tridintino lhas não Sahio em - / pedimento algum como me Cons / tou pella Certidão dos reverendos / Parochos da dita Igreja Matriz / ante mim reconhecida e outro / Sim da mesma me Constar ser / em o Suplicantes Baptizadas / a Saber Maria Rozalia de Jezus / Baptizada aos dés dias do mes de / Outubro de mil e Sete Sentos e de / zanove Annos Urcula clara // [fl 23] // CLara de Jezus Baptizada aos de / zaceis dias do mez de Janeiro de mil / e Sete Centos e Vinte e dois Annos / Thereza Bernarda de Jezus aos vin / te e Seis dias do mes de fevereiro / de mil Sete Centos e vinte e Co / atro Annos rita Maria Baptiza / da aos dois dias do mez de Outubro / de mil e Sete Centos e vinte e Seis / Annos rozalia Maria Baptizada / aos vinte e Oito dias do mes de Julho / de mil e SeteSentos e Vinte e nove / annos (...)

 

Teresa Josefa de Jesus faleceu em 27-02-1754 e foi sepultada na Capela de Nossa Senhora da Glória da Ressaca, filial de Prados:

Prados, MG aos 27-02-1754 faleceu Teresa Josefa de Jesus, mulher que fora Diogo Pereira. Sepultada dentro da Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca, filial desta matriz. Não fez testamento.

 

1- Maria Rosália de Jesus, batizada aos 10-10-1719, casou duas vezes sem geração. Aos 05-05-1749 na Ressaca filial de Barbacena-MG, com Felipe Dutra, nascido no Espirito Santo da Feiteira Bispado de Angra e filho de Francisco Dutra e Ana Maria.

Barbacena, MG aos 05-05-1749 na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca, filial da freguesia dos Prados, sem impedimento algum se casaram Felipe Dutra, f.l. de Francisco Dutra, ja defunto e de Ana de Jesus Maria, natural da freguesia do Esp. Santo da Feteira Ilha do Faial Bispado de Angra = Com Maria Rosaria de Jesus, f.l. de Diogo Pereira e Teresa Josefa de Jesus, n. da freguesia da vila de S. Maria Madalena da Ilha do Pico do dito Bispado. Ambos moradores nesta freguesia de N. Sra da Piedade da Borda do Campo.

 

          Aos 06-11-1764 casou segunda vez com o Furriel Tomás Luiz, natural do Espírito Santo da Ilha do Faial e filho de Pedro Rodrigues Serpa e Maria da Boa Viagem.

Barbacena, MG aos 06-11-1764 na Capela de São Jose do Ribeirão, filial desta matriz de N. Sra da Piedade da Borda do Campo, sem impedimento algum e com provisão se receberam Tomaz Luiz, natural do Espírito Santo da Ilha Faial Bispado de Angra, filho leg. de Pedro Rodrigues Serpa e de Maria da Boa Viagem, com Maria Rosália de Jesus, viúva de Felipe de Utra, f.l. de de Diogo Pereira e de Tereza Jozefa de Jesus, porque foram dispensados do parentesco que entre eles havia. Testemunhas o P. Jose Lopes de Oliveira e Jose Lopes de Oliveira.

 

          Maria Rosália testou em 13-08-1783. Sem geração instituiu universal herdeiro ao marido, Furriel Tomás Luiz. Faleceu aos 30-06-1790.

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) matriz aos 30-06-1790 faleceu Maria Rozalia de Jesus  casada com o Furriel Tomas Luiz. Foi sep. dentro da matriz, fez testamento.

Test.:

(...) aos 13-08-1783 neste sitio chamado da Borja(?) termo da vila de S. Jose, Minas e Comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana, eu Maria Rozalia de Jesus (...) faço ete meu testamento na forma seguinte:

Sou filha legitima do Alf. Diogo Pereira e s/m Teresa Josefa de Jesus, ambos já defuntos. Sou batizada na freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico Bispado da Ilha Terceira.

Declaro que fui casada com Felippe Dutra, já defunto, casei pobre sem meus pais me darem coisa alguma, nem parentes alguns e fiquei pobre pela morte do dito meu marido. Declaro que sou casada segunda vez com o Furriel Tomas Luiz, que este por me fazer esmola casou comigo sem interesse de bens algum porque os não tinha, e suposto que o falecido primeiro meu marido deixasse umas terras de planta abaixo da serra tinha-se marca, mas sem ser medida nem demarcada, que o dito meu marido a fez medir e demarcar e a respeito delas tem havido demandas que mais se tem gasto com elas do que elas valem.

Declaro que deste matrimonio não tive filhos, nem do primeiro.

Declaro que deixo em primeiro lugar ao dito meu marido o Furriel Tomas Luiz por meu herdeiro universal e testamenteiro de tudo que me podia tocar por meação; em 2º a Luiz Antonio de Barros morador na Ressaca, em 3º a Domingos da Cunha Lopes morador no Palmeira (...).

 

2- Úrsula Clara de Jesus, batizada aos 16-01-1722

 

3- Teresa Bernarda de Jesus, batizada aos 26-02-1724 na matriz da vila de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico. Em Prados aos 02-06-1749 casou com Antonio Manoel, natural de S. Pedro de Rates Arc. Braga, filho dos falecidos Baptista Manoel e Maria Correa.

Prados, MG aos 02-06-1749 na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca, filial desta matriz, se receberam Antonio Manoel, f.l. de Baptista Manoel e Maria Correa, ja defuntos, n/b na freguesia de São Pedro de Rates Arc. Braga = E Teresa Bernarda de Jesus, n. da freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra, f.l. de Diogo Ferr.ª(sic) e de Teresa Josefa de Jesus. Testemunhas Manoel Gomes Sandim e Francisco da Costa.

          Teresa testou na Fazenda das Tres Pontas aos 24-09-1752. Nomeou testamenteiro o marido e herdeiras da terça as duas filhas do casal. Faleceu em 24 de setembro do mesmo ano:

Prados, MG aos 09-10-1752 faleceu Teresa Bernarda mulher de Antonio Manoel. Foi sepultada dentro da Capela da Ressaca. Fez seu testamento cujo teor é o seguinte: Aos 23-09-1772 eu Teresa Bernarda de Jesus (...) encomenda a Alma. Testamenteiro a Antonio Manoel, meu marido.

Sou casada com Antonio Manoel e tenho do dito matrimonio duas filhas, uma por nome Teresa e outra por nome Maria, e não tenho mais filho algum.

Declara devedores. Herdeiras do remanescente da terça as duas filhas. (...) Fazenda das Tres Pontas aos 24-09-1752 Eu o Padre Vieira Botelho que este fiz a rogo da testadora Teresa Bernarda.

3-1 Teresa, batizada em Prados aos 27-08-1750.

Prados, MG aos 27-08-1750 na Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca bat a Teresa, f.l. de Antonio Manoel e Teresa Bernarda de Jesus; foram padrinhos o Sarg. Mor Manoel Rodrigues Senra(?), casado da vila de S. Jose, e Ursula Clara de Jesus, solteira desta freguesia.

3-2 Maria em 25-08-1752.

Prados, MG aos 25-08-1752 na Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca bat a Maria, f.l. de Antonio Manoel e Teresa Bernarda; foram padrinhos o Revdo Pedro Vieira Botelho e Maria Rosalia, casada, todos desta freguesia.

 

4- Rita Maria de Jesus, batizada aos 02-10-1726. Em Prados-MG aos 27-04-1756 casou com João Pacheco Pimenta, natural de N.Sra. da Conceição da Ribeira Grande, Ilha de S. Miguel e filho de Manoel Paheco Pimenta e Izabel de Almeida.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - [danificado] Abril de mil setecentos e sincoenta e [danificado]  João Pacheco Pimenta, n/b na freguesia de N. S. da Conceição da Ribeira Grande Ilha de S. Miguel Bispado de Angra, f.l. de Manoel Pacheco Pimenta e Izabel de Almeida; = Ritta Maria de Jesus, n/b freguesia de S. Maria Madalena da Ilha do Pico, Bispado de Angra, f.l. do Alferes Diogo Pereira e Theresa Josefa. Testemunhas: Francisco Correa e João de Moira.

 

de genere do filho Manoel 1783:

= Certifico mais, que vendo o Livro // [fl 30] // Livro 4o que de de p[re]]zente serve [a]os assentos dos / cazados nelle a f 8 achei hú do theor seguinte / Aos vinte, e septe dias do mez de Abril [de] [mil] se - / pte Centos cincoenta, e seis annos na capella / de nossa Senhora da Gloria da Resaca, fili = / al desta Matriz dos Prados, em cuja fregue = / zia os contrahentes infra são moradores, feitas / as denunciaçoens, e precedendo Provizão do / Muito Reverendo Doutor vizitador Jozeph / dos Santos, e licença minha, na prezença do Re = / verendo Pedro Vieira Botelho, e das teste - / munhas Francisco Corrêa, João de Moura / abaixo assignadas, e outras muitas, se caza - / rão por palavras de prezente, et in facie / Eccleziae João Pacheco Pimenta, natural / e baptizado na (...) filho legitimo de (...) com Ritta / Maria de Jesus, natural e baptizada (...) / filha legitima do (...); e logo lhes deu as / bençoens nupciais na forma do Ritual / Romano e para constar mandei fazer / este assento neste lugar, por não man / dar o assento a tempo o Reverendo ca -  pellão, e o assignei = o vigario Manoel / Martins de Carvalho = Francisco Correa = // [fl 30v] // Correa = João de Moura = (...) Prados 2 de / Maio de 1779

Manoel Martinz de Carvalho

 

            Manoel Pacheco Pimenta foi batizado aos 04-09-1690 , filho de João Pacheco e Maria Ferreira. Aos 13-06-1714 casou com Izabel Ferreira, batizada aos 29-06-1687 e filha de Manoel de Almeida e Catarina Lopes.

Assento de batismo dos avós paternos do habilitando

Em os quatro dias do mes de Septembro [de] [mil] / seiscentos, e noventa annos baptizei [Manoel] / filho de João Paxeco Baganha e Maria Ferrey / ra sua mulher: forão Padrinhos Cypriano Teyxey / ra, e Anna de Oliveyra Era ut Supra // O Cura Mathias Nunes (...)

 

Em vinte, e nove de Junho de mil. Seis centos, e / outenta. e sete annos baptizou o Reverendo Pa / dre Manoel Lopes Cordeyro a Izabel filha de / Manoel de Almeyda, e Sua mulher Catherina Lo - / pes foy Padrinho Egidio Cabral, fiz para Cons - / tar era ut Supra // o Cura Manoel de Souza / Fagundes // (...)

 

Assento de casamento dos avós paternos do habilitando

Aos Treze dias do mes de Ju / nho de mil, e sete centos, e quatorze an - / nos de manhã nesta Igreja da Senhora / da Conceição desta villa da Ribeira gran / de da Ilha de São Miguel, feitas as De / nunciasoes primeiro nella dadonde os Con / trahentes são Freguezes, e se Dezobriga / rão a Quaresma passada deste dito an / no dos perceitos quadragesemaes, e na Ma / tris da Senhora da Estrella da mesma Villa / da onde são naturaes, e na Ermida do Sal / vador do Murado [?] deu Lemite, e na do Ap / postollo são Pedro da Ribeira secca da / mesma Villa, sem impedimento algum / como constou das Certidoes dos Parochos das / ditas Igreja, por Mandado do Reve / rendo O[u]vidor deste [D]estrito o Doutor / Francisco da Costa Carmim Se cazarão / solemnemente por palavras de prezen / te, na presensa de mim Mathias Nu / nes de Mello Vigario desta Igreja, e das // [fl 56] // [rasgado quatro palavras] Padre Simão de / [rasgado quatro palavras] Teixeira Ajudan / [te] [ne]sta dita Vil[a] [e] Freguezia, Morado / [corroído duas palavras] e de outras mais pessoas Manoel / Pacheco filho de João Pacheco, e de Maria / Ferreira sua mulher, e Izabel de Almei / da filha de Manoel de Almeida e de Ca / tharina Lopes sua mulher ja defunta / todos moradores desta Villa, e Freguezia / aos quais dei Logo as Bencaos confor - / me ao Rito da Santa Igreja de que fiz / este Termo, que assignei com as ditas Tes / timunhas Era ut supra O vigario Ma / thias Nunes de Mello = Padre Simão / de Souza Vivo = Manoel Theixeira (...)

 

João, viúvo, testou em 28-08-1793 e faleceu em 03-12-1796. Declarou quatro filhos de seu casal sendo vivos somente a filha Maria e a neta Maria filha de Teresa:

Prados, MG obitos. aos 03-12-1796 na Aplicação da Ressaca capela da Sra da Gloria filial desta matriz de Prados faleceu João Pacheco Pimenta, viuvo, foi sepultado dentro desta matriz, fez seu solene testamento. (...) eu João Pacheco Pimenta (...) sou natural da vila da Ribeira Grande Ilha de S. Miguel e freguesia de N. Sra da Conceição Bispado de Angra, f.l. Manoel Pacheco Pimenta e Izabel de Almeida, falecidos.

Fui casado com Rita Maria de Jesus, falecida, de cujo matrimonio tivemos os filhos seguinte: o Padre Manoel Paulino, já falecido = Maria Rita da Conceição cc Manoel Roiz Valle Ribeiro = Teresa Josefa de Jesus cc Jose Tavares de Mello e tiveram uma menina por nome Maria e a dita minha filha Teresa já falecida = Francisco Antonio, ja falecido.

Instituo por minhas legitimas herdeiras a dita minha filha Maria cc Manoel Roiz Valle Ribeiro = e a minha neta Maria, filha de minha filha Teresa e Jose Tavares de Mello.

Testamenteiros em 1º meu genro Manoel Roiz Valle Ribeiro em 2º a Jose Tavares de Mello Denis e em 3º Alf. Bento Glz.

28-08-1793 João Pacheco Pimenta

 

4-1 Manoel Paulino Pimenta de Almeida, batizado em Prados-MG aos 07-08-1758. Habilitou-se em 1783 (de genere neste site, colaboração de Paola Dias). Já falecido em 1793 (testamento paterno)

4-2 Francisco, batizado aos 07-11-1763. Francisco Antonio, já falecido em 1793.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG).-N.Sra. da Gloria da Ressaca (f. matriz Prados) fls. 34 batizados 1761-1765, lv. 5º, 20, 07/11/1763, Francisco filho de João Pacheco Pimenta e de Rita Maria de Jesus, neto paterno de Manuel Pacheco Pimenta e de Izabel de Almeida, Neto materno de Diogo Pereira e de Tereza de Jesus.

4-3 Maria Rita da Conceição aos 31-01-1784 casou com Manoel Rodrigues Valle Ribeiro, filho do Capitão João Rodrigues Valle e Izabel Ribeira, neto paterno de João Rodrigues e Joanna Gonçalves, neto materno de Manoel Machado Pestana e Anna Francisca Garcia. Geração na família “João Pereira Themudo” Cap. 2º 4-1-6.

B7- Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ressaca aos 31-01-1784 Manoel Ribeiro Valle, f.l. do Capitão João Rodrigues Valle e Izabel Ribeira, n/b na freguesia da Borda do Campo = Maria Ritta da Conceição, f.l. de João Pacheco Pimenta e de s/m Ritta Maria de Jesus, n. desta.

 

         Por João Rodrigues, Manoel era bisneto de Gonçalo Rodrigues e Eusébia Francisca Fernandes pais tambem de:

- Antonio Rodrigues, pai de Manoel Rodrigues Valle “o qual é andante deste caminho das Minas”  legatários de Inácio

- Izabel Rodrigues, viúva com geração, legatária do irmão Inácio.

- Inácio Rodrigues Guimarães, alferes, natural de S. Martinho da vila de Ruivaens Arcebispado de Braga. Faleceu com cerca de 60 anos aos 09-09-1760 em Barbadcena-MG onde fez seu testamento aos 09-03-1758. Solteiro, deixou legados aos irmãos supra e herdeiro ao sobrinho João Rodrigues Valle, filho de João Rodrigues.

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 09-09-1760 fal. o Alferes Ignacio Roiz Guimarães, solteiro, idade 60 anos, pouco mais ou menos. Sepultado na Capéla mor desta matriz.Fez testamento

(...) 09-03-1758 eu Ignacio Roiz Guim.es (...) faço este testamento na forma seguinte:

Testamenteiros: João Roiz Valle meu sobrinho, Manoel de Araujo, Manoel Roiz Valle meu sobrinho (...).

Pedidos de missas (...).

Sou n. da freg. de S. Martinho da vila de Ruivaens Arcebispado de Braga, f.l. Gon.lo Roiz e s/m Euzebia Fran.ca, já falecidos. Nunca fui casado e assim não tenho herdeiro algum forçado.

Declaro que em todo o monte é quatorze mil cruzados pouco mais ou menos em dividas que se me devem, escravos que possuo (...)

Delcara bens;devedores e dividas (...).

Legado para o irmão Antonio Roiz e a irmã izabel Roiz (...).

(...) o defunto meu irmão João Roiz e s/m Joanna Glz Silva é uma filha por nome Anna a qual deixo 200$000 de dote (...) e se minha sobrinha falecer antes instituo por herdeiro na dita deixa a meu sobrinho Antonio Roiz, irmão da dita minha sobrinha (...).

Declaro que de meus pais tive minha herança como filho ordeiro, cuja erdade deixo ao dito meu sobrinho, filho do dito meu irmão, chamado Antonio Roiz acima declarado, ao qual falecendo sem herdeiros forçados lhe substituo por herdeiro ou herdeiros os que herdarem os bens da casa do dito meu irmão. Como no capitulo atras deixo declarado (...).

(...) se a dita minha irmã Izabel Roiz, já viúva, tiver alguma filha (...) a qual não sei o nome, lhe deixo 200$000 e quando faleça sem herdeiro forçado em caso tal lhe instituo por herdeiros dos ditos 200$000 aos irmãos da dita minha sobrinha, filhos da dita minha irmã.

Deixo a meu irmão Antonio Roiz 200$000 e na falta deste a seu filho.

Deixo a minha afilhada Genoveva, filha de João Pr.ª, a qual esta em casa de Estevão dos Reis Mota, 100$000 para ajuda de seu casamento e se esta falecer antes de casada, lhe instituo por herdeira dos ditos 100$000 a minha afilhada Leonor, filha de Jose Dutra e s/m Fran.ca Maria do Sacramento.

Deixo a meu sobrinho Manoel Roiz Valle, filho de meu irmão Antonio Roiz, o qual é andante deste caminho das Minas, dois pretos Francisco e Antonio Magro de Nação Angola e tambem lhe deixo um --- que o dito me deve, e outro sim lhe deixo mais 400$000 réis em dinheiro.

Deixo a meu sobrinho João Roiz Valle, filho de meu irmão João Roiz, o qual meu sobrinho é casado nesta freguesia, todos os moveis que se acharem das minhas portas p.ª dentro, (...) trastes de casa e tudo o mais que se achar (...).

(........)

Arraial do Campo Lide em os 09-03-1758

 

4-4 Teresa Josefa de Jesus aos 15-09-1788 casou com José Tavares de Mello, filho de José Tavares de Mello e Antonia Tavares Diniz. Viúvo, José Tavares aos 30-09-1799 casou segunda vez com Joana Marcelina de Magalhães, filha de Francisco José Vaz Dias e Ana Joaquina de Magalhães.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ressaca aos 15-09-1788 Joze Tavares de Mello, f.l. de Joze Tavares de Mello e Antonia Tavares Denis, n/b freguesia de Carijos = Theresa Josefa de Jesus, f.l. de João Pacheco Pimenta e Rita Maria de Jesus, n/b nesta.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Olho d'Água aos 30-09-1799 Joze Tavares de Mello, viuvo de Thereza Josepha de Jesus, n. e morador na freguesia da vila de Queluz = Joanna Marcelina de Magalhaens, f.l. de Francisco Joze Vas Dias e Anna Joaquina de Magalhaens, n/b nesta freguesia de Prados.

 

          Teresa Josefa e José tiveram a filha unica:

4-4-1 Maria Teresa de Jesus aos 08-11-1813 casou com Manoel Gonçalves de Rezende, filho de Antonio Castorio da Silva Rezende e Ana Maria Gonçalves

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida do Engenho aos 08-11-1813 Manoel Gonçalves de Rezende, f.l. de Antonio Castorio da Silva Rezende e Anna Maria Gonçales, n/b nesta freguesia de Prados = Maria Thereza de Jesus, f.l. de Jose Tavares de Mello e Thereza Josefa de Jesus, n/b na freguesia de Barbacena.

 

5- Rosália Maria de Jesus, batizada aos 28-07-1729. Aos 01-05-1754 casou com José Garcia da Silveira, batizado aos 29-09-1720 em N. Sra. das Angustias, Ilha do Faial, filho de José Garcia Duarte e Joana da Silveira casados aos 08-08-1717, neto materno de Francisco Silveira e Maria de Santo Ambrozio

de genere do filho João 1779:

Assento de Casamento dos pais do habilitando

No primeiro dia do mez de Maio de mil septe / centos cincoenta, e quatro annos na capella de Nossa Senhora da Gloria / filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, em cuja / freguezia os contrahentes infra são moradores, feitas as denunciacoins / na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição e preceden - / do Provizão do Reverendo Doutor Joze Sobral e Soiza Vigario da / Vara desta Comarca, e licença minha na prezença do Reverendo / Capellam Pedro Vieira Botelho, e das testemunahs abaicho assignadas / João Pacheco Pimenta Estevão dos Reis Motta, e outros mui = / tas, se cazarão por palavras de prezente, et in facie Eccleziae / Joze Garica da Sylveira natural e baptizado na (...) filho legitimo de (...) com Rozalia Maria de Jezus natural, e baptizada (...) filha legitima do (...), e logo lhes deo as bencoins nupci / aes na forma do Rittual Romano: e para constar mandei fazer / este assento neste lugar pelo Reverendo Capellão me não mandou a tem - / po, e o assignei = o vigario Manoel Martins de Carvalho = João Pacheco Pimenta = (...)

[fl 20]

Observação - A certidão de banhos de José Garcia da Silveira traz a seguinte informação: "outro sim da certidam dos Reverendos Parochos da Supra dita freguesia de nossa Senhora das Angustias me constara, nella Ser bautizado o dito Jozé Garcia da Sylveira aos vinte, e nove dias do mes de Septembro do anno de mil, Sete centos, e vinte (...)".

 

          José Garcia Duarte, batizado aos 18-03-1691, era filho de Manoel de Souto e Catarina Correa

-de genere do neto João 1779:

Assento de batismo do avô do habilitando

Em os dezouto dias do mes de Março / do anno de mil seiscentos, e noventa e hum baptizei a Jozé filho de / Manoel de Souto Lavrador, e Sua Legitima mulher Catharina Correa / forão padrinhos Paschoal Sylveira filho de Francisco Mdo Medeiro [?] e Ângela Correa / mulher de Francisco Fernandes Velozo todos freguezes desta freguesia, Fis e a / signei em o mesmo dia, mes, e era ut Supra = O Cura Thomé godinho / Ribeiro =

 

Assento de Casamento dos avós paternos do habilitando

E certifico finalmente que <em> outro Livro da mesma Paroquia Em que se / Lanção os termos de Cazados a fl 6 está o termo Seguinte = Em os outo / dias do mes de Agosto do anno de mil Sette Centos, e dezacete Sendo / de tarde nesta Paroquial Igreja de Nossa Senhora das Angustias desta vila de Horta / desta Ilha do Fayal feitas as denunuciações na forma do Sa[gr]ado // [fl 60v] // ConcilioTridentino, nesta dita Igreja e nas mais Parochias desta Vila / como hé costume, Sem Se descubrir impedimento algum, como cons / ta do mandado do Reverendo Ouvidor Ecclesiástico o Licenciado Gaspar Pereira de Lacerda, que fica / no Cartorio desta Sanchristia, em prezença de mim Symão de - / Barros Borges vigario Confirmado nesta dita Igreja Sendo tambem pre - / zentes Manoel Correa morador nesta mesma freguesia, e Diogo da Costa morador / na freguesia da Matris desta vila e outras muytas pessoas, que prezentes / Se acharão, Celebrarão Solemne matrimonio Joze gracia mariante / filho de Manoel de Souto, e de Sua mulher Catarina já defuntos com Joanna / da Sylveira filha de Francisco Sylveira Lavrador, e de Sua mulher Maria de Santo An - / brozio todos naturaes, e freguezes desta [d]ita Igreja onde os Contrahentes / forão bauptizados, e desobrigados a quaresma passada, e logo lhes dei / as bencoens nupsiaes Conforme os rittos, e Cerimonias costumadas / da Santa Madre Igreja de que fis este termo, que aSignei com as mesmas / testemunhas em o dito dia, mes, e anno ut Supra = O vigário Symão de Barros / Borges = Manoel Correa = Diogo da Costa;  E por que não dizem mais, nem / menos os ditos termos, a cujos livros me reporto, passo a prezente e / por verdade me aSigno em 26 de Agosto de 1780

O Vigário Francisco Xavier da sylveira

 

Rosária Maria faleceu aos 02-05-1806 com testamento e foi sepultada na capela da Ressaca. Foi inventariada no mesmo ano:

Prados, MG obitos - aos 02-05-1806 na capela da Ressaca filial desta matriz faleceu Rosaria Maria de Jesus, mulher de Jose Garcia da Silveira, sepultada dentro da dita capela. Fez seu testamento: (...) aos 26-04-1806 nesta fazenda do sitio da Tapera, Minas e comarca do Rio das Mortes em casas de minha morada, eu Rosaria Maria de Jesus (...)

Testamenteiros 1º m/filho Francisco Antonio, em 2º meu filho Manoel Garcia, 3º a Manoel Roiz Valle Ribeiro.

Fui casada com Jose Garcia da Silveira de cujo matrimonio tive: Francisco = Manoel = Jose = Clara = Teresa = Rosaria = Ana = Vicencia = todos nossos filhos e legitimos herdeiros.

Rosaria Maria

 

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1806  Caixa: 338

Inventariado: Rosalia Maria de Jesus

Inventariante: Jose Gracia da Silveira - viúvo

Testamenteiro: Francisco Antonio da Silveira - filho

Local: Prados, termo da Vila de São Jose – Fazenda sitio da Tapera capela de Nossa Senhora da Gloria da Ressaca.

Anotado por: Moacyr Villela 

 

Faleceu a testadora na aplicação da Capela da Ressaca, filial de Prados em 2 de Maio de 1806. Todos os herdeiros maiores.

 

Testamento de Rosalia Maria de Jesus escrito em 23 de abril de 1806 onde declara que foi casada com Jose Garcia da Silveira “de cujo matrimonio tive que ficaram Francisco, Manoel, Jose, Clara, Teresa, Rosalia, Ana, Vicencia. Todos nossos filhos.”

 

 “Diz Jose Garcia(sic) da Silveira morador em sua fazenda das Tres Pontes da Ressaca que a menos de dois meses faleceu sua mulher Rosalia Maria de Jesus.. declara que lhe fizeram alguns de seus filhos um testamento sem que eles estivessem habeis para isso e como os filhos que existem desse matrimonio são todos maiores pede o suplicante que se proceda ao inventario...declarou que os herdeiros que haviam de seu casal e ficaram por falecimento de sua mulher eram os seguintes:

 

- Jose Garcia da Silveira;

- Francisco Antonio da Silveira. Testamenteiro da dita sua mãe;

- Manoel Francisco da Silveira;

- Jacob Gracia da Silveira que ao presente não tem ele inventariante noticia de onde esteja;

- Teresa Bernarda de Jesus casada com Felipe Antonio de Almeida;

- Rosalia Maria de Jesus casada com João Garcia de Oliveira;

- Clara Joaquina casada com Inacio Antonio de Melo;

- Vicencia Rita Maria de Jesus casada com Joaquim Dias Ladeira

- Ana Francisca casada com João Alves. Assistindo no Termo de São Bento do Tamandua

 

Bens dados a inventario:

- Fazenda de cultura chamada “As Tres Pontes” com casas de vivenda, paiol, currais. Terras de planta e campos de criar – 2.550.000

- Uma sesmaria de cultura na paragem da “Pedra Menina” – 800.000;

 

Dividas ativas

- Deve 73.080 João Pacheco Pimenta sogro de Manoel Rodrigues Vallle casado com Maria Rita contra o falecido Estevão dos Reis Mota

 

- Na Ilha do Faial “há dinheiro – 450.000 reis na mão de Manoel de Souza como comprador dos bens pertencentes a seu pai”

 

MONTE MOR  - 9.026.357 reis

Declara o viúvo em 26 de junho de 1806 que “o herdeiro Jacob Gracia da Silveira... que não tem parte dele a mais de 25 anos”

 

Foram filhos do casal:

5-1 José Garcia da Silveira, batizado em 09-03-1756.

Prados, MG aos 09-03-1756 na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca; bat a Jose, f.l. Jose Garcia da Silveira e Maria Rosalia de Jesus, npaterno de Jose Garcia Duarte e de s/m Joana da Silveira da freguesia de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial, npaterno de Diogo Pr.ª e de s/m Teresa de Jesus da freguesia e vila da Madalena todos Bispado de Angra. Foram padrinhos Jose Pacheco Pimenta, solteiro e Ana Joaquina, mulher de Antonio de Faria assistentes nesta freguesia dos Prados.

          Faleceu com testamento aos 17-02-1809. Solteiro, sem geração, instituiu  os rmãos  seus herdeiros universais.

Prados, MG - [Ressaca - Jose Garcia da Silvr.ª] Aos 17-02-1809 na capela da Ressaca filial desta matriz de Prados faleceu Jose Garcia da Silveira, solteiro, morador nas Três Pontas, sepultado dentro da dita capela. Fez seu testamento cujo teor é o seguinte: - (...) eu Jose Garcia da Silveira, f.l. de Jose Garcia da Silveira e Rozalia Maria de Jesus, ambos falecidos, nal. da freg. de N Sra da Conceição dos Prados faço este meu testamento (...).

Testamenteiros em 1º a m/irmão Francisco Antonio da Silveira, em 2º a m/cunhado Felipe Antonio de Almeida, em 3º ao Alf. Manoel Jose Pereira morador nas Três Pontas.

Por falecimento de meus ditos pais, entre eu e os mais herdediros fizemos uma partilha amigavel. Das partes que me tocar tanto nesta fazenda da Tapera, ou Três Pontas, como na fazenda dos gerais chamada a Pedra Menina, como herdeiro dos ditos meus pais o que melhor ha de constar da partlha que se fizer em Juizo competente.

Sempre fui solteiro, e pq meus pais são falecidos instituo por meus universais herdeiros de todos os meus bens, pagas as minhas dividas e funeral, sufragios e legados, a meus irmãos e irmãs todos em igual parte, e que seus maridos não possam dispor delas.

Legados: a m/afilhada Candida, filha de Mel. Alz, 20 oitavas de ouro e a Coleta, filha de m/irmã Clara mulher de Inacio Antonio de Mello, outras vinte oitavas, as quais meu testamenteiro não entregara a seus pais sim é para ajuda de casarem-se ou elas tenham idade para receberem.

Escrito a meu rogo por Antonio Jose Lopes da Cruz nesta fazenda e citio da Tapera das Três Pontas aos 10-02-1809 = signal de Jose Garcia da Silveira.

5-2 Rosalia Maria de Jesus batizada em 16-06-1757. Casou com João Garcia de Oliveira.

Prados, MG aos 16-06-1757 na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca; bat a Rosalia, f.l. Jose Garcia da Silveira e Rosalia Maria de Jesus, np de Joseph Garcia Duarte e Joana da Silveira, da freg. de N. Sra das Angustias Ilha do Faial; nm do Alf. Diogo Pereira e Tereza Joseph, da freguesia da Madalena ilha do Pico, todos Bispado de Angra. Padrinhos: João Pacheco Pimenta e s/m Rita Maria de Jesus, todos moradores nesta dita freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados.

 

5-3 Padre João Garcia da Silveira, batizado aos 15-10-1758. Habilitou-se em 1779 (De genere neste site, colaboração de Paola Dias). Faleceu aos 26-06-1793 com testamento:

Prados, MG aos 15-10-1758 na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca; bat a João, f.l. de Joseph Garcia, n. de N.Sra. das Angustias, da ilha do Faial e s/m Rosalia Maria de Jesus, n. da freg. de Madalena, na ilha do Pico; np de Joseph Garcia duarte e Joana da Silveira, da dita freg.; nm de Diogo Pereira e Tereza Joseph, da ilha do Pico. Padrinhos: Diogo Pereira, avô do dito, e Rita Maria de Jesus, mulher de João Pacheco Pimenta, todos moradores nesta.

 

(RMJ: Igreja Nossa Senhora do Pilar, São João del Rei-MG Óbitos) Faleceu ao 26-06-1793. Testamento- Em nome de Deus Amem. Eu o Pe João Garcia da Silvrª(...) Testamenteiros: meu pai José Garcia da Silvrª,  Antonio Pereira de Mello (...) minha irmã Anna Fca, meu cunhado Felipe Antonio de -meida. Possuo hua sesmaria de --- cita nos Gerais da Pedra Menina e dous escravos, doação de meus pais para o patrimônio. Deixo 20$000 para minha irmam Vicência, solteira. 20$000 para minha irmam Clara Joaquina c.c. Ignácio Antonio de Mello. Deixo 6$000 para minha comadre Francisca Roza c.c. Antonio Prª de Oliveira. A mesma quantia (mais um escravo) para minha irmam Anna Francisca. 12$000 a Lizarda flha de minha irmam Thereza Bernarda. 26-06-1793

 

5-4 Jacob, batizado aos 07-11-1763. Jacob Gracia da Silveira “ao presente não tem ele inventariante noticia de onde esteja”. Jacob se ausentou por volta de 1780 e não mais retornou ou deu notícias à familia.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG).-N.Sra. da Gloria da Ressaca (f. matriz Prados) fls. 34 batizados 1761-1765, lv 5º, 20, 07/11/1763, Jacob, filho de José Garcia e de Rosália Maria, neto paterno de José Garcia Duarte e de Joana da Silveira, neto materno de Diogo Pereira e Teresa Josefa.

 

5-5 Ana Francisca de Jesus, batizada aos 20-03-1765. Legatária do irmão Padre João Garcia da Silveira. Aos 11-05-1800 casou com João Alves dos Reis, natural do Rio de Janeiro, filho de Simão Alves de Sampaio e Custódia Francisca dos Reis.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG).- N.Sra. da Gloria da Ressaca (f. matriz Prados) fls. 34 batizados 1761-1765, lv 5º, 38 verso, 20/03/1765, Anna filha de José Garcia da Silveira e de Rosália Maria.

 

Barbacena, MG matr. aos 11-05-1800 na capela da Sra dos Remedios filial desta matriz de Barbacena, João Alz dos Reis, f.l. Simão Alz de S. Payo e Custodia Francisca dos Reis, natural do Bispado do Rio de Janeiro = cc Ana Francisca, f.l. Jose Garcia da Silveira e Rozalia Maria, n. desta freguesia de Barbacena. Test.: Serafim João do Rosario e Damaso Jose de Castro.

 

5-6 Vicencia Rita de Jesus (ou das Neves) aos 04-02-1799 casou com Joaquim Dias Ladeira, filho do Sargento Mor Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas, família “Manoel Dias Ladeira”

B7- Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Livramento aos 04-02-1799 Joaquim Dias Ladeira, f.l. do Sargento Mor Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas = Vicencia Ritta de Jesus, f.l. de Jose Garcia da Silveira e Rozalia Maria de Jesus. Nts/bts nesta.

 

          Vicencia faleceu em 07-10-1810 com testamento. Sem geração legitima, declarou dois filhos naturais:

5-6-1 Cândido

5-6-2 Fernando, ambos em companhia de Francisco Luiz em 1810.

Prados, MG obitos. Aos 07-10-1810 fal. Vicencia Rita das Neves mulher do Guarda Mor Joaquim Dias Ladeira, sepultada dentro da capela da Ressaca filial desta matriz de Prados e tinha seu testamento solene: (...) eu Vicencia Maria das Neves (...)

Testamenteiros: em 1º Francisco Luiz, em 2º meu cunhado Felipe Antonio, em 3º meu irmão Francisco Antonio.

Fui cc Joaquim Dias Ladeira de cujo matrimonio não tivemos filhos e constituo por meus universais herdeiros a dois meninos chamados Candido e o outro Fernando os quais estão em companhia de Francisco Luiz, cujos meninos os tive em solteira.

Legados: a uma enjeitada que tenho em meu poder chamada Porcina, vinte oitavas.

Sitio das Três Pontas 05-10-1810

 

5-7 Teresa Bernarda de Jesus, aos 09-05-1786 casou com Felipe Antonio de Almeida, filho de Agostinho Rodrigues da Costa e Ana Felipa Maria da Assunção.

B7- Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Capela da Ressaca aos 09-05-1786 Philippe Antonio da Almeida, f.l. de Agostinho Rodrigues da Costa e Ana Philippa Maria de Assumpção, n/b freguesia de Sto. Antonio da vila de S. José = Thereza Bernarda de Jesus, f.l. de Jose Garcia da Silveira e Rozalia Maria de Jesus, n/b freguesia Prados.

 

          Pais de, pelo menos:

5-7-1 Lizarda, legatária do tio Padre João.

 

5-8 Clara Joaquina aos 07-01-1789 casou com Inácio Antonio de Mello, filho de Antonio Pereira de Mello e Izabel de Pontes de Oliveira, família “Souza Caldas”.

B7- Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 07 de Janeiro de 1789 Ignacio Antonio de Mello, f.l. de Antonio Pereira de Mello e Izabel de Pontes = Clara Joachina, f.l. de Joze Garcia da Silveira e de Rosalia Maria. Nts/bts nesta.

 

Foram irmãos inteiros de Inácio Antonio:

- Manoel Pereira de Mello aos 28-02-1784 casou com Maria Antonia de Jesus, filha de Pedro Vieira da Silva e Leonor de Jesus.

B7- Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 28--02-1784 Manoel Pereira de Mello, f.l. de Antonio Pereira de Mello e Izabel de Pontes de Oliveira, n/b na freguesia de Prados = Maria Antonia de Jesus, f.l. de Pero Vieira da Silva e de Leonor de Jesus, n/b freguesia de Aiuruoca.

- Ana Paula de Mello aos 25-04-1781 casou cojm Luiz da Fonseca Cabral, filho de Manoel da Fonceca Cabral e Isabel da Cruz de Almeida

B7- Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 25-04-1781 Luiz da Fonceca Cabral, f.l. de Manoel da Fonceca Cabral e Isabel da Cruz de Almeida, n/b e morador na freguesia da vila de S. José; = Anna Paula de Mello, f.l. de Antonio Pereira de Mello e Isabel de Pontes, n/b e moradora nesta freguesia de N. Sra. da Conceição de Prados.

 

Clara e Inácio tiveram, q.d.:

5-8-1 José Antonio de Mello, natural de Prados. Em S. João del Rei em 27-07-1813 casou com Joana Umbelina de Lima, filha natural do Cap. Bento Francisco de Lima e Rosa Maria de Jesus, exposta a Felicia Barbosa da Silveira, família “Amaro da Silveira”.

Pais de, q.d.:

5-8-1-1 José, batizado em 24-07-1814.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 24-07-1814, Jose, f.l. Jose Antonio de Mello e Joana Umbelina de Lima, padr.: Cap. Bento Francisco de Lima e s/filha Maria Silvana.

5-8-1-2 João, em 26-02-1816.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 26-02-1816 João, f.l. Jose Antonio de Mello e Joana Umbelina de Lima, padr.: Antonio da Fonseca Mattos e Rita Arnalda.

5-8-1-3 Umbelina, em 21-09-1817.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 21-09-1817, Umbelina, f.l. Jose Antonio de Mello e Joana Umbelina de Lima, padr.: Alf. Aureliano de Almeida e Magalhães e Ana Ribeira Quinta, casada

5-8-1-4 Rita, em 10-05-1819

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 10-05-1819, Rita, f.l. Jose Antonio de Mello e Joana Umbelina de Lima, padr.: Alf. João Pereira e s/m Paula.

5-8-1-5 Maria, em 01-08-1821

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 01-08-1821, Maria, f.l. Jose Antonio de Mello e Joana Umbelina de Lima, padr.: Pe. João Ferreira Leite e Ana Josefa de Jesus.

5-8-1-6 Cândida, em 29-09-1822

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 29-09-1822 Candida, f.l. Jose Antonio de Mello e Joana Umbelina de Lima, padr.: Inacio Antonio de Oliveira e Antonio da Silveira.

5-8-2 Coleta, legatária do tio José Garcia da Silveira:”a Coleta, filha de m/irmã Clara mulher de Inacio Antonio de Mello, outras vinte oitavas”.

5-9 Joaquim Garcia da Silveira aos 24-10-1798 casou com Ana Alves de Jesus, filha do Alferes Manoel Alves da Costa e Maria Madalena. Não é citado no testamento materno nem representado no inventário.

B7- Prados Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 24-10-1798 Joaquim Garcia da Silveira, f.l. de Jose Garcia da Silveira e Rozalia Maria de Jesus = Anna Alves de Jesus, f.l. do Alf. Manoel Alves da Costa e Maria Magdalena. Nts/bts nesta.

 

5-10 Francisco Antonio da Silveira nascido em Prados. Casou em Barbacena aos 16-02-1795 com Maria Joaquina de Jesus daí natural, filha de Antonio Martins Pacheco e Joana Maria.

B7: casamentos Barbacena (1752-1781) Aos 16-02-1795 na capela da Sra. dos Remedios filial desta matriz de Barbacena, Francisco Antonio da Silveira, f.l. de José Garcia da Silveira e Rozaria Maria, n/b na freguesia dos Prados; = cc. Maria Joaquina de Jesus, f.l. Antonio Mrz. Pacheco e Joana Maria, n/b nesta freguesia. Test.: Patricio Jose da S.ª Moura e Felipe Antonio de Alm.da 

          Cremos ser o mesmo casal, Francisco Antonio e Maria Joaquina, inventariados aos 19-11-1827 em São José, ambos falecidos em 1823, ele em agosto e ela em setembro. As primeiras declarações estão muito confusas, provavelmente distorcidas. No inventário, neste site, alem dos herdeiros-filhos, comparece como parte interessada, Ana Francisca, filha de José Garcia e Rosália, 5-3 supra.

          Francisco Antonio e Maria Joaquina de Jesus deixaram nove filhos, cujas idades são condizentes com a data de casamento de seus pais (situação em 1827):

5-10-1- Maria Joaquina de Jesus, casada com Manoel Joaquim     

5-10-2- Ana, casada com Felisberto Antonio

5-10-3- Manoel Antonio da Silveira, solteiro, 27 anos.

5-10-4- Esméria, casada com José Bernardes (ou José Barbosa de Castro)

5-10-5- Joaquina, casada com Ignacio José da Silva

5-10-6- Francisco, solteiro, 20 anos.

5-10-7- José, solteiro, 18 anos.

5-10-8- Antonio, solteiro, 16 anos

5-10-9- Francisca, solteira, 14 anos

5-11 Manoel Francisco da Silveira, 2º testamenteiro materno