PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

DIOGO GARCIA

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

 

Regina Junqueira

Bartyra Sette

 

Diogo Garcia, nascido na Freguesia de Nossa Senhora das Angustias da Vila de Horta, Ilha do Fayal, deixou aqui no Brasil imensa descendência, assunto de vários estudos de genealogia. A começar pelo segundo volume de “As Três Ilhoas” do Dr José Guimarães, com dois livros dedicados exclusivamente à prole de Julia Maria da Caridade e Diogo Garcia.

 

Aqui colocamos apenas alguns dados que conseguimos e não estão em outros trabalhos nossos. E, porque encontramos ao longo de nossas pesquisas muitos descendentes seus, filhos e netos, para mais informações remetemos a outras famílias que disponibilizamos em nosso site.

 

O testamento de Diogo está guardado no Museu Regional de SJDR e disponível neste site. Foi aberto aos 16-04-1762 em sua casa na fazenda Rio Grande.

 

Segundo afirmou, ele era filho de Matheus Luiz e sua mulher Ana Garcia. Ana faleceu antes de 1704, porque nesse ano seu viúvo casou em segundas com Joana Fonseca:

RJ-Casamentos na Parochial Igreja de Nossa Senhora das Angustias da Vila de Horta, Ilha do Fayal

Aos 12-05-1704,  Matheus Luiz, viúvo de Ana Gracia com Joana Fonseca, viúva de João Gaspar. Presentes: Matheus Vieira e outros

 

Diogo Garcia e sua mulher Julia Maria tiveram:

1- Ana Maria do Nascimento, casou 2 vezes segundo declarou em testamento, disponível no site de Luís Antonio Villas Boas.

 “ Declaro que fui casada duas vezes, o primeiro Matrimônio com JOÃO PEREIRA DE CARVALHO de quem tive nove filhos, a saber : JOÃO, ANTÔNIO, ANA, JOSÉ, MANOEL, JERÔNIMO, FRANCISCO, MARIA e DOMINGOS, o segundo com MANOEL PEREIRA DO AMARAL, também já falecido, de quem tive seis filhos, a saber: JOAQUIM, VITÓRIA, TOMÁS, DOMINGOS, JULIA e TEREZA,”

          Ana Maria casou aos 12-07-1738 com João Pereira de Carvalho, batizado aos 06-02-1698 em Santa Maria do Canedo Arc. Braga, filho de Paulo Pereira e Maria de Carvalho casados aos 11-04-1685, neto paterno de outro Paulo Pereira e Margarida Alvares, neto materno de Izabel Ferreira e João de Carvalho.

S. João del Rei, MG Igreja N Sra do Pilar e capelas filiadas, cap. Sto Antonio aos 02-07-1738 João Pereira de Carvalho, n. freg. Santa Maria Canedo Arc. Braga, f.l. Paulo Pereira e Maria de Carvalho = cc Ana Maria do Nascimento, desta, f.l. Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade,  test.: Sarg. Mor Antonio de Moura e Cap. Pedro da Silva Miranda.

 

Arquivo Distrital de Braga, Santa Maria do Canedo, termo de Bastos, Arcebispado de Braga – Portugal. Aos seis de fevereiro de seis centos e noventa e oito, eu Manoel Velloso de Brito Vigário desta Igreja Baptizei, a João, f°; de Paulo Pereira e de sua mulher Maria Carvalho do (.......) . Forão padrinhos, João, solteiro f°. de Maria Gonçalves de Lima (.....) e Theresa, fª. de Antonio Jacintho dos Passos. Todos desta Freguezia. E por verd.e fiz este acto, era ut supra (pesq. Plinio Ursolino M. de Carvalho).

 

Arquivo Distrital de Braga, Santa Maria do Canedo, termo de Bastos, Arcebispado de Braga – Portugal. Aos onze dias do mês de Abril de mil seis centos e oitenta e cinco annos nesta Igreja de Canedo, se receberão um com outro, por palavras de prezente na forma do Sagrado Concilio Tridentino, perante mim e t.as adiante nomeados e com Sentença de Braga e dispensados no 4°. grau de consangüinidade por breve aplicação com cauza de infâmia, Paulo Pereira, filho de Margarida Álvares e de seu marido Paulo Pereira, defunto, com Maria Carvalho, filha de Isabel Ferreira e de seu marido João Carvalho, já defunto, todos do lugar do (Abeleiro), desta Freguezia, contra os quais não houve outro impedimento e forão bentos. Presentes Matias Gls(?) e Miguel Gls da (.........) todos desta Freguezia, por ser verdade fiz este assento e assigno (pesq. Plinio Ursolino M. de Carvalho).

 

João faleceu em Carrancas aos 24-07-1752 com testamento feito em São João del Rei em 25-07-1751:

Carrancas, MG Igreja N Sra das Conceição obitos - aos 24-07-1752 fal. João Pereira de Carvalho, fregues desta freguesia, casado com Ana Maria do Nascimento, sep. na capela da Veneravel Ordem Terceira da vila de S. João del Rei. Fez seu testamento na maneira seguinte:

(...) aos 25-07-1751 nesta vila de S. João del Rei, Minas do Rio das Mortes, eu João Pereira de Carvalho (...) faço este testamento:

Testamenteiros: Revdo Comissario e Irmão Ministro e mais irmãos da Veneravel Ordem Terceira de São Francisco desta vila, em 2º lugar ao Cap. Manoel Antunes Nogueira, em 3º ao Alf. Manoel Pereira do Amaral.

(...) sou natural da freguesia de Santa Maria de Canedo, termo da vila de Bastos, comarca de Guimarães Arc. de Braga, f.l. de Paulo Pereira e Maria de Carvalho, já defuntos. Sou casado com Ana Maria do Nascimento da qual tenho oito filhos, sete machos e uma femea os quais são meus herdeiros.

Antes de celebrar o matrimonio com a dita minha mulher tive uma escrava por nome Joana a qual teve uma filha por nome Caetana, que disse ser minha, o que não sei, a qual se acha casada com Simão da Silva Teixeira e para se efetuar o casamento lhe dei em dote 4 negros e 2 negras e uns matos  assim mais dois cavalos e duas vacas com suas crias (...).

Legados pios - Legados:

- a minha filha Ana 4$000 cruzados = a meus filhos 1:050$000 rs a saber 150$000 rs a cada um os quais se chamam: João = Antonio = Jose = Manoel = Jeronimo = Domingos = Francisco.

Declara bens - dividas e devedores

Pedi e roguei a Domingos Alz Fontes este me escrevesse e como testemunha se assinasse. - João Pereira de Carvalho

Alem da geração legitima, João Pereira teve de Joana, preta forra, q.d.:

1n1 Manoel Pereira de Carvalho, filho natural de Joana Pereira de Carvalho, escrava que foi de João Pereira de Carvalho. Aos 02-02-1761 casou com Agueda Maria, filha de Manoel Antonio Rates e Maria da Costa. Manoel Pereira faleceu em 21-08-1791 com testamento e foi inventariado pela viúva em 1797. Declarou filiação e cinco filhos de seu casal, um falecido. Agueda Maria de Jesus faleceu em 1816.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 02-02-1761 Manoel Pereira, desta, f. natural de Joana Pereira, preta forra = cc Agueda Maria, desta, f.l. Manoel Antonio Rates e Maria da Costa. Test.: Simão --- e Luiz Correa Lourenço.

 

Lavras, MG obitos - aos 21-08-1791 faleceu Manoel Pereira de Carvalho casado com Agueda Maria. Sepultado dentro da Ermida de S. Antonio do Rio das Mortes filial de S. Ana das Lavras do Funil. Fez seu solene testamento

 

CEMEC - CAMPANHA - Inventários de Campanha cx 1

Inventariado: Manoel Pereira de Carvalho - Inventariante: Aguida Maria  - viúva

Inicio do Inventario: 1797

Local - Rio Verde da Campanha

Transcrito por: Moacyr Villela

TESTAMENTO - trechos

Natural de São João Del Rei. Filho natural de João Pereira de Carvalho já falecido e de Joana Pereira de Carvalho, Preta forra escrava que havia sido de seu pai João, também já falecida, casado com Aguida Maria de quem tive 5 filhos um deles já falecido. Estão vivos: João, Manoel, Aguida e Luzia que todos vivem em minha companhia.

Primeiro Testamenteiro - minha mulher.

Todos os filhos são maiores de 25 anos e as filhas casadas e emancipadas.

DADOS DO INVENTARIO:

Louvados - Capitão Jose Gomes Branquinho, Antonio Domingos de Carvalho e Manoel Ferreira Gumarães

BENS -

- 8 escravos

- Sitio onde vive  - 300$000

- Outro sitio em sociedade com Manoel da Silveira Goularte - 800$000;

- Herança do pai da inventariante Manoel Antonio Rates - 88$890

Dotes -

- A Luzia Pereira de Carvalho casada com Antonio Ferreira de Morais - 2 escravos;

- A Aguida Maria casada com Manoel Jose Rodrigues - moradores na Aplicação do Espírito Santo das Catandubas, Freguesia de Lavras - 2 escravos

Declaração - Digo eu Manoel Pereira de Carvalho que ajustei com meu filho Manoel Pereira por 25 oitavas por ano para me feitorizar e administrar a minha Fazenda por me achar molesto e não pode andar. Assinado em Cachoeira a 26 de janeiro de 1786

MONTE MOR - 2:533$990

Declaração - 1837

-Diz Joaquim Jose Rodrigues filho da falecida Aguida Maria de Jesus e neto de Manoel Pereira de Carvalho que todo os herdeiros são moradores no Curato do Espírito Santo da Varginha, Termo da Vila de Lavras onde existe a Fazenda do casal. Viúva inventariante deste inventario faleceu em 1816. Testamenteiro seu filho João Pereira de Carvalho, sem que tenha sido feita a partilha.

 

1n1-1 João Pereira de Carvalho, batizado em S. João del Rei em 03-01-1762. Testamenteiro materno.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 03-01-1762 João, f.l. Manoel Pereira de Carvalho, pardo forro e Agueda Maria, padr.: Manoel Domingues, solteiro e Cipriana Antonia cc João de Araujo.

1n1-2 José, batizado em Carrancas em 14-08-1770. Já falecido em 1797.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-08-1770 altar portatil de Campo Belo do Deserto Dourado, Jose, f.l. Manoel Pereira de Carvalho e Agueda Maria, assistentes no sitio da Cachoeira das Tres Pontas, padr.: Jose da Costa, filho de Manoel Antonio Rates, e Caetana Francisca de Jesus mulher de Simão da Silva Teixeira, todos desta freguesia.

1n1-3 Manoel Pereira

1n1-4 Agueda Maria de Jesus, batizada em 12-04-1773. Casada com Manoel José Rodrigues, moradores na Aplicação do Espírito Santo das Catandubas, Freguesia de Lavras. Agueda já era falecida em 1837 quando seu filho Joaquim Jose Rodrigues faz declaração no inventário do avô materno:”Diz Joaquim Jose Rodrigues filho da falecida Aguida Maria de Jesus e neto de Manoel Pereira de Carvalho que todos os herdeiros são moradores no Curato do Espírito Santo da Varginha, Termo da Vila de Lavras onde existe a Fazenda do casal. Viúva inventariante deste inventario faleceu em 1816. Testamenteiro seu filho João Pereira de Carvalho, sem que tenha sido feita a partilha”.

Lavras, MG Igreja Santana aos 12-04-1773 na ermida do Campo Belo bat a Agada, f.l. Manoel Pereira de Carvalho e Agada Maria, padr.: Antonio Jose de Carvalho e Antonia Pereira Nunes mulher de João da Silva Teixeira.

1n1-5 Luzia Pereira de Carvalho, batizada em 23-04-1775. Casada com Antonio Ferreira de Moraes

Lavras, MG Igreja Santana aos 23-04-1775 na ermida do Campo Belo bat a Luzia, f.l. Mnaoel Pereira de Carvalho e Agada Maria, padr.: Joaquim Jose Freire, solteiro e Izabel  da Silva, solteira filha do falecido Simão da Silva Teixeira.

Pais de, q.d.:

1n1-5-1 Francisco,. batizado em 1805.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos no ano de 1805 com pouca diferença na capela do Espirito Santo filial desta matriz bat a Francisco f.l. de Antonio Ferreira de Moraes e Luzia Pereira de Carvalho, padr.: Joaquim Alz Ferreir e Agda Pereira de Jesus.

1n2 Caetana Francisca de Jesus, filha natural de Joana Pereira de Carvalho, natural da freguesia de S. Sebastião da vila do Ribeirão do Carmo-MG. Na capela de S. Miguel do Cajuru aos 09-11-1740 casou com Simão da Silva Teixeira natural da vila de Murça-PT, exposto.

S. João del Rei, MG Igreja N Sra do Pilar e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aonde os contraentes são moradores, aos 09-11-1740 Simão da Silva Teixeira, da freg. S. Sebastião termo da vila de Mursa Arc. de Braga, exposto em casa de João Fernandes e Mariana Teixeira moradores na dita vila de Mursa= cc Caetana Francisca de Jesus, n/b na freg. S. Sebastião termo da vila do Ribeirão do Carmo destas Minas Bispado do Rio de Janeiro, f. natural de João Pereira de Carvalho e Joana Pereira; test.: João Pereira de Carvalho e Diogo Garcia.

 

Caetana e Simão tiveram os filhos, q.d.:

1n2-1 Quitéria, batizada em Carrancas aos 27-12-1744, paddrinhos João Pereira de Carvalho e sua mulher Ana Maria do nascimento.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-12-1744 cap. N. Sra Conceição do Rio Grande, Quiteria, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus moradores no seu sitio novo alem do Rio Grande, padr.: João Pereira de Carvalho e s/m Ana Maria do Nascimento.

1n2-2 Antonio aos 30-08-1746.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 30-08-1746 Antonio, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus, padr.: Francisco Correa e s/irmã Luiza Inacia, solteiros, todos moradores alem do Rio Grande desta freguesia.

1n2-3 José, na capela S. Miguel do Cajuru aos 01-04-1748.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 01-04-1748 Jose, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus, padr.: Diogo Garcia e s/filha Julia Maria da Caridade.

1n2-4 Francisco da Silva Teixeira, batizado aos 28-02-1750. Em 23-02-1772 casou com Felizarda Bárbara da Silva, filha de Bárbara Maria de Moraes e pai incognito.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra do Rio Grande aos 28-02-1750 Francisco, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus, padr.: Manoel Pinto Cardoso por pp a Francisco Correa, e Maria Teresa de Jesus.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-02-1772 Francisco da Silva Teixeira, n. na freg. N. Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei e bat. nesta freguesia das Carrancas, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus; = cc. Felizarda Bárbara da Silva, f. Barbara Maria de Moraes e pai incognito, n/b nesta freguesia.

1n2-5 Mariana Francisca, batizada em 17-05-1752. Aos 06-10-1767 casou com Mateus Pereira, natural das Congonhas do Campo, filho de outro e Ana Lopes.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 17-05-1752 Mariana, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus, padr.: o Revdo Jose Sobral de Souza vigario da Vara com pp a João Garcia, e Antonia Maria mulher do dito João Garcia.

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-10-1767  Matheus Pereira, f.l. Matheus Pereira e Ana Lopes, n. da freg. N. Sra da Conceição das Congonhas do Campo; = cc. Mariana Francisca, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus, n. da freg. S. João del Rei.

1n2-6 Maria da Silva Pereira aos 19-09-1770 casou com Francisco de Oliveira Galante, filho de Manoel de Oliveira Galante, natural da Ilha de S. Miguel e Rita de Jesus, neto paterno de José de Oliveira e Maria Luiz de Aguiar, neto materno de Domingos Fernandes de Mattos e Catarina da Cunha, família “Manoel de Oliveira Galante”

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-09-1770 Francisco de Oliveira Galante, n/b nesta freguesia, f.l. Manoel de Oliveira Galante e Rita de Jesus, já defuntos; = cc. Maria da Silva Pereira, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus, n/b na freg. N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei.

 

1n2-7 João da Silva Pereira aos 16-02-1768 casou com Antonia Maria Pereira, filha natural de Maria Pereira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 16-02-1768 João da Silva Pereira, da freg. N. Sra do Pilar, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus = cc Antonia Maria Pereira, da freg. N. Sra do Pilar, f. natural de Maria Pereira.

1n2-8 Madalena Francisca de Jesus aos 23-11-1779 casou com Joaquim Pereira de Macedo, natural de Guarapiranga-MG, filho de José Pereira de Macedo e Joana Maria de Brito

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-11-1779 na ermida de S. Bento do Campo Belo, Joaquim Pereira de Macedo, f.l. Jose Pereira de Macedo e Joana Maria de Brito, n/b na freg. da Guarapiranga deste bispado de Mariana; = cc  Madalena Francisca de Jesus, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus, n/b nesta freguesia. Test.: Pedro da Silva de Afonseca, Simão da Silva Teixeira, Caetano da Silva Teixeira.

1n2-9 Caetano, batizado em 09-11-1760

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos aos 09-11-1760 Caetano, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus, padr.: Henrique Felis Teixeira e Julia Maria cc Diogo Garcia.

1n2-10 Miguel da Silva Teixeira batizado em 27-09-1762. Na Ermida de S. João Nepomuceno em 15-07-1783 casou com Maria Antonia dos Santos, filha natural de Angela Dias Vidal. Com geração.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Sto Antonio aos 27-09-1762 Miguel, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus, padr.: ---- Correa Lourenço e Joana.

 

Lavras, MG Igreja Santa Ana matr. - aos 15/Jul/1783, Ermida de S. João Nepomuceno, Miguel da Silva Teixeira, f. de Simão da Silva Teixeira e de Caetana Francisca de Jesus, nat. e bat. na freg. de S. Antônio do Rio das Mortes; c.c. Maria Antônia dos Santos, f. natural de Ângela Dias Vidal, nat. e bat. na freg. de Lavras. TT: Antônio Francisco da Silva e João da Silva Teixeira.(pesq. Silvia Buttros)

 

1n2-11 Manoel da Silva Pereira aos 13-10-1784 casou com Maria Antonia de Jesus, filha natural de Geraldo Bahia e Inacia, parda escrava.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 13-10-1784 Cap. S. Miguel do Cajuru, Manoel da Silva Pereira, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus; = cc. Maria Antonia de Jesus, f. natural de Geraldo ---- Bahia e Ignacia, parda escrava que foi de Jose do ---- da Fonseca.

1n2-12 Simão da Silva Teixeira aos 21-02-1802 casou com Leandra de Souza Fonseca, filha de José de Souza Leitão e Domingas Joaquina da Fonseca, família ”João Vieira da Fonseca”, neste site.

 

Entre os filhos de Ana e João Pereira:

1-1 João, batizado em 1739.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas,  cap. Sto Antonio do Rio das Mortes Pequeno em 1739 João, f.l. João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento, padr.: Antonio de Freitas e Julia Maria da Caridade cc Diogo Garcia.

1-2 Antonio Pereira de Carvalho, casou duas vezes. Aos 24-05-1760 com Ana Branca de Toledo, batizada em 07-01-1739, filha de Gaspar Francisco Ferreira e Gertrudes Maria de Toledo.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, em 24-05-1760 Antonio Pereira de Carvalho, desta, fl. do falecido João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento = cc Ana Branca de Toledo, desta, f.l. Gaspar Francisco Ferreira e Gertrudes Maria de Toledo. Test.: Gonçalo Ribeiro Brito e Gaspar Francisco Ferreira.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap Sto Antonio do Rio das Mortes Pequeno em 07-01-1739 Ana, f.l. Gaspar Francisco Ferreira e Gertrudes Maria de Toledo, madr.: Ana da Fonseca.

          Segunda vez aos 03-06-1781 com Jacinta Bernarda da Veiga, filha natural de Antonio Manoel da Veiga e Maria Antonia de Jesus.

RMJ: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR: 03-06-1781- Matriz, 6h do dia, Antonio Pereira de Carvalho, f. de João Pereira de Carvalho e Anna Maria do Nascimento, viúvo de Anna Branca de Toledo; c.c. Jacinta Bernarda da Veiga, filha natural de Antonio Manoel da Veiga e Maria Antonia de Jesus

Antonio e Ana tiveram, e.o.:

1-2-1 Joaquina Clara do Nascimento, em Carrancas aos 23-01-1779 casou com Pascoal Rodrigues da Silva, filho do Cap. Domingos Rodrigues da Silva e Maria Jorge; família “Bueno da Fonseca” Cap. 3º

1-2-2 Gabriel Antonio de Carvalho, batizado em 15-03-1763. Aos 16-01-1786 casou com Monica Pereira de Santo Agostinho, filha do Licenciado Amaro Pereira de Araújo e Maria Gonçalves Chaves. Geração na familia “Amaro Pereira de Araújo”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 15-03-1763 cap. Porto, Gabriel, f.l. Antonio Pereira de Carvalho e Ana Branca de Toledo, padr.: Manoel Pereira do Amaral e Ana Maria.

1-2-3 João, em 24-07-1764

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-07-1764 cap. Porto Real, João, f.l. Antonio Pereira de Carvalho e Ana Branca de Toledo, padr.: Domingos [dobra] de Andrade e Maria Joaquina de Toledo.

1-2-4 Clara Joaquina de Toledo, batizada em 17-10-1765. Aos 26-09-1780 casou com Francisco Antonio Pereira, filho de Domingos Antonio Pereira e Maria Gertrudes. Geração na família “Domingos Antonio Pereira”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-10-1765 cap. Porto Real, Clara, f.l. Antonio Pereira de Carvalho e Ana Branca de Tolledo, par.: Jose Pereira de Carvalho e Vitoria Maria.

1-2-5 Ana Branca de Toledo, batizada em 09-03-1767. Aos 21-05-1787 casou com Furriel João Marques Padilha, filho de outro e Maria de Barros, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 09-03-1767 cap. Porto Real, Ana n. aos 02, f.l. Antonio Pereira de Carvalho e Ana Branca de Toledo, padr.: Manoel Pereira de Carvalho e Brigida Angelica de Toledo.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 21-05-1787 paroquial de S. Ana, Furriel João Marques Padilha, f.l. de outro e D. Maria de Barros; = cc. D. Anna Branca de Toledo, f.l. Capitão Antonio Pereira de Carvalho e D. Anna Branca de Toledo. Nts/bts freg. das Lavras

         Pais de, q.d.:

1-2-5-1 José Quirino Marques de Barros, batizado em Santa Ana das Lavras em 18-11-1798. Em 1820 requereu dispensa de consanguinidade para se casar com Iria Placedina de São José, 1-12-8 abaixo.

Processo Matrimonial - Campanha-MG - Livro Misto 1810-1818

www.familysearch.org (record search pilot)

Qurem se casar Jose Quirino Marques de Barros, f.l. do Furriel João Marques Pad.ª e D. Ana Branca de Toedo, nat.. e bat. na freg. de Sta. Ana de Lavras e de presente morador na freg. da Campanha; = com D. Iria Placedina de S. Jose, f.l. do Cap. Domingos Jose Pereira, já falecido e D. Escolastica Teodora de Jesus, nat. e bat. na freg. da Campanha aonde mora e satisfaz os preceitos da Igreja.]

Depoimento da Contraente D. Iria Placidina de São Jose: tinha de idade 18 anos, f.l. do Cap. Domingos Jose Pereira e D. Escolastica Teodora de Jesus, natural e batizada nesta freguesia da Campanha onde vive solteira e desempedida; era parente do contraente em 3º grau de consanguinidade misto de 2º  em linha transversal

Depoimento do contraente, 24-05-1820 - Jose Querino Marques de Barros fo de João Marques Padilha e Anna Branca de Tolledo, nat de Santana de Lavras do Funil, quer cc D. Iria  (Rosedina!) de S Joze ou Iria Candida de Jesus, parentes em 3o misto de 2o grau de consangüinidade

Os contraentes são fidedignos, julgo disseram a verdade sobre seus depoimentos, 29-05-1820 Pe. Jose Carlos Frz Bravo

Batismos dos oradores:

“fls. 81 do L.º de assentos dos batizados nestas freg. de Sta. Ana das Lavras: = aos 18-11-1798 newsta matriz batizei e pus os santos oleos a Jose, f.l. do Furriel João Marques Padilha e D. Ana Branca de Toledo, doram padrinhos o Cap. Antonio Pereira de Carvalho e D. Jacinta Bernarda da Veiga, todos desta freguesia. O Coadjutor Joaquim Dias de Oliveira”

“em o L.º 7 a fls. 273v se acha o assento cujo teor é o seguinte =  aos 08-12-1799 nesta matriz de licença batizei e puz os santos oleos a Eria inocente de mes, f.l. do Cap. Domingos Jose Pereira e D. Escolastica Teodora de Jesus, foram padrinhos Jose de Jesus Teixeira e Teresa Maria de Jesus mulher de Pedro Custodio por pp em cujo lugar ficou D. Teresa Marcelina de Jesus filha do sobredito Cap. Domingos Jose Pereira, O Padre Manoel de Freitas Guimarães. Vila da Campanha da Princesa 26-05-1820”

Testemunhas:

- Coronel Mathias Gls Moinhos de Vilhena, homem branco, casado, natural da vila de S. João del Rei de idade de 65 anos, morador nesta vila da Campanha da Princesa que vive de advocacia, parente do orador. Que Domingos José Pereira era irmão inteiro de Antonio Pereyra de Carvalho por serem ambos fos de D Anna Maria do Nascimento ainda que filhos de diferentes pais por haver dois consorcios. De Antonio Pereyra de Carvalho procedeu Ana Branca de Tolledo e desta o orador José Quirino Marques. De Domingos Jose Pereira nasceu a oradora Iria Candida de Jesus. 3º grau misto de segundo em linha transversal desigual.

- Capitão Francisco Jose da Veiga, homem branco, casado, natural da vila de S. João del Rei, de idade 49 anos, moradore nesta freguesia da vila da Campanha onde vive de sua lavoura

- Iria Candida de Jesus, mulher branca, solteira, natural desta freguesia da Campanha de idade 17 anos, moradora nesta mesma freguesia onde vive em companhioa de sua mãe.

Foram canonicamente  proclamados sem impedimento. 07-05-1820

 

1-2-6 Rafael Antonio de Carvalho aos 06-11-1793 casou com Ana Esméria de Azevedo, filha do Ajudante Francisco Gonçalves de Azevedo e Jacinta Maria da Conceição, família “Jacome Fernandes das Neves”.

Entre os filhos do casal:

1-2-6-1 Ana, batizada por 1798.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos - No anno de mil sette centos e noventa e oito - com pouca differença - nesta Matriz o Reverendo Vigário Joaquim Dias de Oliveira - de licença baptizou e poz os Santos Óleos a Anna - fl. de Rafael Antonio de Carvalho e de D. Anna Esméria de Azevedo - fp. o Ajudante Francisco Gonçalves e s/ mulher - Do que fiz este assento, por informação de pessoas fidedignas e por não ter sido feito em tempo competente.

1-2-6-2 Marceliano em 15-05-1806.

Lavras, MG Igreja Santana aos 15-05-1806 nesta matriz bat a Marcelianno, f.l. Rafael Antonio de Carvalho e Ana Esmeria de Azevedo, padr.: Antonio Joaquim Rodrigues da Silva e D. Ana Izabel de Jesus.

1-2-6-3 José, em 23-02-1807.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos aos 23-02-1807 nesta matriz bat a Jose, f.l. Rafael Antonio de Carvalho e Ana Esmeria de Az.do, padrinhos Francisco Joaquim de Azevedo e Ana Branca de Toledo.

1-2-6-4 Maria, cerca de 1808.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos no anno de mil oito centos e oito - com pouca differença - nesta Matriz de Lavras - o Reverendo Coadjutor José Francisco Morato, baptizou e poz os Santos Óleos á Maria - fl. de Rafael Antonio de Carvalho e de Anna Esméria de Azevedo - fp. o Tenente Manoel  Antonio  Pereira  - do que fiz este asssento que assignei

1-2-6-5 Leodora em 04-01-1810.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos aos 04-01-1810 nesta matriz bat a Leodora, f.l. Rafael Antonio de Carvalho e Ana Esmeria de Azevedo, padr.: Cap. Jose Frz Penna e Monira Pereira de S. Agostinho.

 

1-2-7 Miguel José de Carvalho, batizado em 16-10-1770. Aos 20-05-1793 dispensados do 4º grau de consanguinidade, casou com Eufrásia Cândida Xavier, filha do Cap. José Bernardes Xavier e Ana Quitéria de Jesus. Capitão José Bernardes era filho de João Inácio Xavier e Maria da Encarnação, neto materno de Maria Leal que era  irmã de Diogo Garcia, daí o parentesco em quarto grau de consangüinidade entre Eufrásia e Miguel José, “Jacome Fernandes das Neves”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-10-1770 Miguel, f.l. Antonio Pereira de Carvalho e Ana Branca de Tolledo, padr.: Revdo Pedro Manoel Afonso da Cunha Pereira e Gertrudes Maria de Tolledo mulher de Gaspar Ferreira e avo do batizado por pp a Joaquina Pereira de Tolledo sua neta, todos fregueses desta.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil,. aos 20-05-1793 nesta matriz, Miguel Jose de Carvalho, f.l. Cap. Antonio Pereira de Carvalho e D. Anna Branca de Tolledo; = cc. D. Eufrasia Candida Xavier, f.l. Cap. Jose Bernardes Xavier e D. Anna Quiteria de Jesus. Nts/bts nesta freguesia.

 

Igreja Sant'Ana (Lavras, Minas Gerais) Casamentos - Pouso Alto aos 13-11-1792 Mig.el Jose de Carvalho e D. Eufrasia Candida Xavier, nts. e bts na freguesia de S. Ana das Lavras do Funil Bispado de Mariana, 4º grau consaguinidade porque:

- que Diogo Gracia era irmão da bisavó da oradora e deste Diogo Garcia procedeu Anna Maria do Nascimento e desta procedeu o Cap. Antonio Pereira de Carvalho e deste Miguel Jose de Carvalho - o orador.

- que da bisavó da oradora, Maria Leal, procedeu Maria da Encarnação e desta procedeu o Cap. José Bernardes Xavier e deste D. Eufrazia Candida Xavier - oradora. A oradora de presente órfã de pai.

Testemunhas:

1- Cap. Gaspar Jose de Abreu, morador na freguesia das Lavras do Funil, n/b na Freguesia de Freixo de Baixo Arc. de Braga, casado, vive de sua fazenda. (...) disse que não conheceu a Maria Leal por esta não vir a Minas, ter tido a sua residencia no Bispado do Rio de Janeiro, mas que sabe por ser constante, que era irmã do falecido Diogo Garcia (...).

2- Jose Garcia de Oliveira, morador na Freguesia das Lavras do Funil, n/b na Freguesia de Pindamonhangaba Bispado de S. Paulo, vive de sua roça, idade ---- (...)

3- Antonio Pinto de Moraes, morador na Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funl, n/b na mesma freguesia, casado, vive de sua roça, 47 anos (...).

4- Jose Franciso Pimenta, morador na Freguesia das Lavras, da mesma natural, e vive de seu oficio de carapina, 37 anos (...).

 

Miguel e Eufrasia tiveram os filhos, q.d.:

1-2-7-1 José, batizado em 26-07-1795.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos  Aos vinte e seis de Junho de mil sette centos e noventa e cinco, na Capella de Três Pontas, filial desta Matriz, o Reverendo Capelão Manoel José Vieira, baptizou solemnemente a José - fl. de Miguel José de Carvalho e de D. Eufrazia Candida Xavier, tendo sido padrinho : Felix José da Freiria, do que para constar fiz este assento por informações exatas, por não ter sido feito em tempo competentte (pesq. Plinio U. M. de Carvalho)

1-2-7-2 Miguel Jacintho de Carvalho Pereira, batizado cerca de 1796.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos - Aos dezoito de Novembro de mil oito centos e vinte e nove, em casa de minha residência, por pessoas fidedignas me consta que Miguel Jacintho de Carvalho Pereira - fl. de Miguel José de Carvalho e de D. Eufrazia Candida Xavier, nesta Matriz fora solemnemente baptizado há trinta e três annos, pouco mais ou menos, pelo Reverendo Coadjutor Joaquim Dias de Oliveira - fp. o Capitão Antonio Pereira de Carvalho e D.  Jacintha Bernarda da Veiga - do que para constar fiz este assento por não ter sido feito em tempo competentte (pesq. Plinio U. M. de Carvalho)

1-2-7-3 Francelina Graciana, batizada em 1804.

Lavras, MG Igreja Santana -Lv Suplemento - no ano de 1804 nesta matriz bat a Francelina Graciana, f.l. Miguel Jose de Carvalho e D. Eufrasia Candida Xavier, padr.: Antonio Jacinto Ribeiro e D. Jacinta Branquinha.

Antonio e Jacinta Bernarda tiveram, e.o.:

1-2-8 Mariana Clara do Nascimento aos 08-01-1810 casou com Flavio Antonio da Conceição, filho de José Isidoro da Silva e Laureana Angelica de Toledo Villas, família “Vicente Ferreira da Silva”.

B7: Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 08-01-1809 nesta matriz, Flavio An.to da Con.çam. f.l. do Alf. Jose Izidoro da S.ª e Laurianna Angelica Villas Boas; = cc. D. Mnn.ª Clara do Nascimento, f.l. do Cap. Antonio Per.ª de Carv.º e D. Jacintha Bern.da da Veiga. Nts. desta

 

1-3 Ana Maria do Nascimento (ou da Conceição), aos 28-11-1759 casou com Joaquim da Silva Campos, filho de João Alves Campos e Maria Leme da Silva; família “João Alves Campos”.

          Ana faleceu aos 07-07-1803 com testamento, sem filhos.

Cúria Diocesana de Campanha - Livro de Óbitos de Campanha CAMP LO-03 1796-1804 fl. (numero esta rasgado)

Testamento inserido no livro de óbitos.

Testadora: Ana Maria da Conceição

Data - 07/07/1803 data do falecimento

Local - Paragem chamada Palmela, Freguesia de Campanha.

Anotado por: Moacyr Villela.

TESTAMENTO - trechos

Aos sete dias do mês de julho de 1803 faleceu Ana Maria da Conceição casada com Joaquim da Silva Campos com todos os sacramentos. Idade 57 anos. Sepultada em hábito da Senhora do Carmo e acompanhada por mim e mais seis sacerdotes com seu solene testamento que vai copiado...

Copia do Testamento -.. .Ano de 1803 a quatro de maio na paragem chamada Palmela de todos os Santos em casas de minha vivenda, eu Ana Maria do Nascimento estando enferma...Sou natural da Vila de São João Del Rei, filha legitima de João Pereira de Carvalho já defunto e de Ana Maria do Nascimento ao presente ainda viva e moradora no Rio Grande, freguesia de Santa Ana das Lavras...declaro que sou casada com Joaquim da Silva Campos de cujo matrimonio não temos tido filhos.

Primeiro Testamenteiro - Meu marido,

Segundo - Capitão Domingos Jose Rodrigues;

Terceiro - Antonio Rodrigues

Meus Bens foram avaliados em 5 contos de reis, ficando liquida a minha meação em 2.500.000 reis. Fiz venda da meação a Antonio Pereira de Carvalho.

Herdeiros: Três enjeitados que os criei e tenho em minha casa: Floriana casada com Antonio Pereira de Carvalho, João e Emerenciano.

Deixo a Floriana minha herdeira casada com Antonio Pereira de Carvalho 400.000 reis que prometi no seu casamento e passei recibo quando vendi a meação a seu marido.

1-4 José Pereira de Carvalho, batizado em 13-07-1744. Casou com Teodora Maria de Mendonça. Geração na família “Amaro de Mendonça Coelho”, Cap. 3º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 13-07-1744 Jose, f.l. João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento, padr.: Manoel Antunes Nogueira e Catarina de S. Jose cc Caetano de Carvalho.

1-5 Manoel Pereira de Carvalho, batizado em 23-04-1746. Aos 13-02-1764 casou com Brigida Angélica de Toledo, batizada em 08-12-1745, filha de Gaspar Francisco Ferreira e Gertrudes Maria de Toledo.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 23-04-1746 Manoel, f.l. João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento, padr.: Padr Dr. Manoel Rosa Coutinho e Julia Maria da Trindade.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Nazare aos 13-02-1764 Manoel Pereira de Carvalho, f.l. do falecido João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento = cc Brigida Angelica, f.l. Gaspar Francisco Ferreira e Gertrudes Maria de Toledo, da capela de Nazare.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 08-12-1745, Brigida, f.l. Gaspar Francisco Ferreira e Gertrudes Maria de Toledo, padr.: Pedro de Almeia Oliveira e Antonia de Almeida cc Franisco Viegas.

 

          Brigida Angélica faleceu com testamento feito na Fazenda da Mutuca, 28 de Junho de 1819. Foi sepultada em São João Nepomuceno (testamento e inventário no site de Luís Antonio Villas Boas).

          Manoel faleceu com testamento aberto aos 05 07-1829 na Freguesia de Carmo do Rio Claro, termo da Vila de Jacuí. Brígida já era falecida ha muito tempo. Por testamenteiros deixou os filhos Joaquim José de Santana, João Pereira de Carvalho e Bento José de Carvalho.

Museu Regional de São João Del Rei - Livro de testamentos numero 42

Testador: Manoel Pereira de Carvalho

Testamenteiro: João Pereira de Carvalho

Data do Testamento - 14 de Março de 1821

Local - Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Claro - Termo da Vila de Jacui.

Transcrito por: Moacyr Villela

Faleceu em 5  de julho de 1829

"....natural da freguesia de São João Del Rei, filho legitimo de João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento, já falecidos, viuvo de Brígida Angélica de Toledo de cujo matrimonio tivemos filhos. Declaro que minha mulher faleceu há anos, sendo nossos filhos já todos maiores e emancipados e foi feita a partilha em igualdade

Primeiro Testamenteiro - Meu filho Joaquim Jose de Santana;

Segundo Testamenteiro - Meu filho João Pereira de Carvalho;

Terceiro Testamenteiro - Meu filho (Bento?) Jose de Carvalho.

Instituo herdeiro ao filho que aceitar a testamentária.

Escrito pelo Padre João Ferreira Leite na Vila de São João em 14 de março de 1821

Abertura - A 5 de julho de 1829 nesta Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Claro, Termo da Vila de São Carlos de Jacui - Comarca do Rio das Mortes.

Entre os filhos de Manoel e Brigida:

1-5-1 Ana Vitória, batizada em 06-07-1766. Casou com Inácio Gonçalves da Costa.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-07-1766 cap. Rosario, Ana, f.l. Manoel Pereira de Carvalho n. desta freguesia e Brizida Angelica de Tolledo n. freg. S. João del Rei, padr.: Ten. Diogo Bueno de Afonseca e s/m Joana Batista de Macedo

1-5-2 Solidonia Flavia de Toledo, batizada em 24-04-1769. Já falecida em 1819 (testamento materna) foi casada com José Vieira Ma\chado e representada no inventário marerno pelos cinco filhos de seu casal:

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-04-1769 Soledonia, f.l. Manoel Pereira de Carvalho e Brizida Angelica de Tolledo, padr.: Cap. Mor Manoel Antunes Nogueira por pp a Manoel Francisco de Tolledo, e D. Rita de Bustamante por pp a D. Ana Felicia.

1-5-2-1 Antonio Vieira Machado, batizado em 15-01-1802. Com 19 anos em 1821.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 15-01-1802 Antonio, f.l. Furriel Jose Vieira Machado e Solidonia Flabia de Toledo, padr.: Pe. Jeronimo Pereira de Carvalho com pp deste F. Joaquim da Silva, e Brizida Angelica de Toledo.

1-5-2-2 Josefa, com 17 anos em 1821. Casou com Vicente Ferreira da Costa

1-5-2-3 Bernardino Vieira Machado, com 15 anos.

1-5-2-4 Maria Brigida, cim 14 anos. Casou com José Leitão da Costa.

1-5-2-5 Candido Vieira Machado, batizado por 1809. Com 12 anos em 1821.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos no ano de 1809 na capela de S. João Nepomuceno bat a Candido, f.l. Jose Vieira Machado e Pocidonia(sic) Flavia, padr.: Cap. Mor Jose Fernandes Penna e Genoveva filha de Mateus Luiz.

1-5-3 José Joaquim de Santana, batizado em 28-02-1773. Casado

Lavras, MG Igreja Santana aos 28-02-1773 na capela do Rosario filial desta matriz bat a Jose, f.l. Manoel Pereira de Carvalho e Brizida Angelica de Toledo, padr. João Carlos(?) de Toledo Piza e D. Ana Maria do Nascimento por pp que apresentou Ana Branca de Toledo.

1-5-4 Gertrudes Maria Pereira, batizada em 13-03-1775. Aos 15-02-1792 casou com Manoel Gonçalves da Costa, viúvo de Joaquina Bernardes.

Lavras-MG Igreja Santa Ana aos 13-03-1775 nesta igreja matriz bat a Gertrudes, f.l. Manoel Pereira de Carvalho e Brisida Angelica de Toledo. Padr.: Ignacio Francisco de Tolledo, solteiro e Ana Branca mulher de Antonio Pereira de Carvalho tios maternos da batizada e todos desta freguesia.

 

Larvras, MG Igreja Santana aos 15-02-1792 na ermida do Santissimo Sacramento filial desta matriz Manoel Glz da Costa, viuvo de Joaquina Bernardes = cc Gertrudes Maria Pereira, f.l. Manoel Pereira de Carvalho e Brigida Angelica de Toledo, n/b nesta freguesia daz Lavras do Funil. Testemunhas Manoel Francisco Pires e Francisco Ribeiro Tostes.

Entre os filhos do casal:

1-5-4-1 Francisco, batizado em 20-05-1795.

Barbacena, MG Sta Rita aos 20-05-1795 Francisco, f.l. de Manoel Glz da Costa e Gertrudes Maria, padr.: Manoel Per.ª de Carv.º por pp q ap In.co Glz e Pocedonia filha do dito Per.ª.

1-5-4-2 Hipolito, em 24-08-1795

Barbacena, MG Sta Rita aos 24-08-1795 Hipolito, f.l. de Manoel Glz da Costa e Gertrudes Maria, padr.: Chrisostomo Vr.ª e Andreza Maria.

1-5-4-3 Esméria, em 13-09-1798.

Barbacena, MG Sta Rita aos 13-09-1798 Esmeria, f.l. de Manoel Glz da Costa e Gertrudes Maria, padr.: Manoel Francisco Pires e Brizida Angélica, avó do batizado.

1-5-4-4 Hipolito Gonçalves da Costa, batizado cerca de 1798(?).

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos  No anno de mil sette centos e noventa e oito - com pouca differença - na Capella de São João Nepomucento, filial desta Matriz o Pe. José Carlos Fernandes - de licença baptizou e poz os Santos Óleos a Hipolito Gonçalves da Costa - filho l. de Manoel Gonçalves da Costa e de Gertrudes Maria Pereira - fp. Manoel Pereira  de Carvalho e Brígida Angélica - do que fiz este assento, por informação de pessoas fidedignas e por me ser dito com juramento dos Santos Evangelhos, por José da Silva, que comigo assignou e por não ter sido feito em tempo competente. (pesq. Plinio U., M. de Carvalho)

1-5-4-5 Antonio, em 20-12-1803.

Lavras, MG Igreja Santana aos 20-12-1803 na capela de S. João Nepomuceno filial desta matriz de Santana das Lavras bat a Antonio, f.l. Manoel Gonçalves da Costa e Gertrudes Maria Pereira, padr.: João Pereira de Carvalho e Francisca Leonor de Toledo, todos desta freguesia.

1-5-4-6 Felisbina em 1813.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos - no anno de mil oito centos e treze - nesta Freguezia - o Pe. José Carlos Bravo, de licença baptizou e poz os Santos Óleos á Felisbina - fl. de Manoel  Gonçalves da Costa e de D. Gertrudes Maria  Pereira  - fp. Ignácio Goulart de Andrade e D.  Anna Joaquina (pesq. Plinio U., M. de Carvalho)

1-5-4-7 Manoel, em 1813

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos- no anno de mil oito centos e treze - com pouco mais ou menos - na Capella de São João Nepomucenno - o Pe. Manoel  Ribeiro - de licença baptizou e poz os Santos Óleos á Manoel - fl. de Manoel  Gonçalves da Costa e de D. Gertrudes Maria  Pereira  - fp.Matheus Luis e Marianna de Jesús - e por não achar asssento informado delle o lancei aqui para constar (pesq. Plinio U., M. de Carvalho)

1-5-5 Francisca Leonor, batizada em 11-07-1788. Casou com Francisco Antonio de Macedo.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos aos 11-07-1788 nesta matriz bat a Francisca, f.l. Alf. Manoel Pereira de Carvalho e Brigida Angelica de Toledo, padr.: Cap. Gaspar Jose de Abreu e D. Joaquina Clara do Nascimento.

Pais de, q.d.:

1-5-5-1 Brigida, batizada em 04-04-1813.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos - Aos quatro de Abril de mil oito centos e treze - na Capella de São João Nepomuceno - o Pe. Veríssimo José Pereira - de licença baptizou e poz os Santos Óleos a Brígida - fl. de Francisco Antonio de Macedo e de D. Francisca Leonor - fp. Manoel Pereira de Carvalho e D. Brígida Angélica de Tolledo - e por não ser informado delle o lancei (pesq. Plinio U., M. de Carvalho)

 

1-5-6 Francisco Inácio Pereira aos 13-05-1807 casou com Joaquina Gonçalves Cardosa, filha do Cap. Domingos Gomes de Macedo e Teresa Gonçalves Cardosa, família “Antonio Gonçalves dos Anjos”.

Sta Ana das Lavras do Funil, MG aos 13-05-1807 Cap. Sr. Bom Jesus dos Perdões, Francisco Ignacio Pereira, f.l. do Alf. Manoel Pereira de Carvalho e Brigida Angelica de Toledo, n/b nesta freg. Lavras; = cc D. Joaquina Gonsalves Cardosa, f.l. Cap. Domingos Gomes de Macedo e D. Teresa Gonsalves Cardosa, n. da vila de S. João del Rei.

1-5-7 Antonia Maria Profetiza, foi casada duas vezes. Primeira vez com Joaquim da Silva Xavier, filho de Amador da Silva Godinho e Antonia Francisca Xavier; família “Amador Godinho da Silva”. Joaquim faleceu com testamento redigido em 01-06-1807, sem geração.

         Segunda vez com João Baptista Fagundes, com geração.

1-5-8 João Pereira de Carvalho, solteiro com 33 anos em 1821.

1-5-9 Joaquim José de Carvalho, casado em 1821. Joaquim José de Santana, 1º testamenteiro paterno.

1-5-10 Genoveva Cândida, batizada em 08-09-1789. Casou com Manoel Antonio de Medeiros.

Lavras, MG Igreja Santana Suplementos aos 08-09-1789 nesta matriz bat a Genoveva, f.l. Manoel Pereira de Carvalho e Brigida Angelica de Toledo, padr.: Alf. Jose Pereira de Carvalho e D. Francisca Pereira de Carvalho

1-5-11 Bento José de Carvalho, com 30 anos em 1821.

 

1-6 Jerônimo, batizado em 19-10-1747.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-10-1747 Jeronimo n. aos 30-09, f.l. João Pereira de Carvalho n/b na freg. de Santa Maria de Canedo Arc. de Braga filho de Paulo Pereira e de Maria Carvalho; e Ana Maria do Nascimento n/b na freg. de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei filha de Diogo Garcia e Julia Maria do Espirito Santo nts da ilha do Faial d freg. de N. Sra das Angustias Bispado da Ilha Terceira, padr.: Alf. Daniel Simões Rego, solteiro desta freguesia e Antonia Maria mulher de João Garcia da freguesia de S. João del Rei.

1-7 Francisco, em 07-07-1749

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 07-07-1749 cap. Rio Grande, Francisco n. 28-06, f.l. João Pereira de Carvalho, n. de Bastos Arc. Brga e Ana Maria do Nascimento, n. do Rio das Mortes, npaterna(sic) de Diogo Garcia e Julia Maria naturais da Ilha do Faial, materna de [espaço]; padr.: seu avô Diogo Garcia e madrinha Julia Maria filha de Diogo Garcia

1-8 Domingos Pereira de Carvalho, batizado em 15-11-1750. Foi o segundo marido de Escolástica Maria do Bom Sucesso. Geração na família “Amaro de Mendonça Coelho”, Cap. 3º.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) [a margem: Luiz = erro chama-se Domingos] aos 15-11-1750 cap. N. Sra. da Conceição do Rio Grande, Domingos, f.l. João Pereira de Carvalho n. de Basto e Ana Maria n. do Tijuco da freg. de S. João del Rei, moradores no sitio do Saco, padr.: Daniel Simões Rego.

1-9 Maria Pereira de Carvalho, batizada em 27-07-1752. Casou duas vezes: aos 14-05-1770 com Francisco Pereira do Amaral, natural de S. João de Tarouca Bispado de Lamego, filho de Gonçalo Pereira e Ana do Amaral.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-07-1752 cap. Rio Grande, Maria, f.l. João Pereira de Carvalho, já defunto e Ana Maria do Nascimento, padr.: Jose Gracia, solteiro filho de Diogo Gracia fregues de S. João del Rei, e protetora N. Sra do Porto.

 

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-05-1770 Francisco Pereira do Amaral, n/b na freg. de S. Bras do Couto de S. João de Tarouca Bispado de Lamego, f.l. Gonçalo Pereira e Ana do Amaral; = cc.  Maria Pereira, n/b nesta, f.l. João Pereira de Carvalho, já defunto e Ana Maria do Nascimento.

          Segunda vez aos 07-12-1784 casou com João Manoel de Villas Boas, filho dos falecidos João de Villas Boas e Josefa Maria. Geração deste matrimônio na família “Domingos Leme da Silva”.

inventario materno:

9. Dona MARIA PEREIRA, casada que foi em primeiro matrimônio com FRANCISCO PEREIRA DO AMARAL e em segundo matrimônio com JOÃO MANOEL DE VILLAS BÔAS que se assiste e ela já falecida antes da morte da inventariada (...)

 

          Maria, falecida em 1807, teve filhos de ambos os matrimônios que a representaram no inventário materno. Entre eles:

1-9-1 Ana Maria do Sacramento, filha de Francisco Pereira do Amaral. Aos 13-10-1789 casou com Antonio Rodrigues Airão, filho de José Rodrigues Airão, já falecido e Joana Maria; família “José Rodrigues Airão”.

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 13-10-1789 matriz, Antonio Rodrigues Ayrão e Anna Maria do Sacramento. Ele f.l. de Jose Rodrigues Ayrão, já falecido e de Joana Maria, n/desta freguesia; a contraente f.l. do falecido Francisco Pereira do Amaral e de Maria Pereira de Carvalho, n/b na freguesia de Sta. Ana das Lavras.

 

Ana Maria, falecida em janeiro de 1807, foi representada no inventário da avó materna pelos filhos (situação em 21-07-1809):

Campanha, MG aos 14-01-1807 na capela do Espirito Santo da freguesia das Lavras foi sepultada, vitima de febre maligna, de idade de 28 anos Ana Maria do Sacramento, minha paroquiana, mulher de Antonio Rodrigues Airão morador no Rio Verde.

 

1-9-1-1 Manoel, batizado em 08-12-1807. Com 15 anos em 1809.

Campanha, MG aos 08-12-1792 nesta matriz bat, sub conditione o qual foi batizado em casa, a Manoel. f.l. Antonio Rodrigues Airão e Ana Maria do Sacramento. Foram padrinhos Joaquim da Silva Campos e Ana Maria do Nascimento.

1-9-1-2 José, em 05-10-1794. Com 13 anos em 1809.

Campanha, MG aos 05-10-1794 bat a Jose, f.l. de Antonio Rodrigues Airão e Ana Maria do Sacramento, moradores nesta freguesia. Foram padrinhos Miguel Antunes e Maria da Silva.

1-9-1-3 Joaquim, com 11.

1-9-1-4 Maria,batizada em março de 1797. Com 9 anos.

Campanha, MG aos [--] de março de 1797 bat a Maria, f.l. de Antonio Rodrigues Airão e Ana Maria do Sacramento. Foram padrinhos [-----------------] por pp que apresentou de Joaquim da Silva Campos, e Ana Maria do Nascimento.

1-9-1-5 Joaquina, com 7.

1-9-1-6 Ana, batizada em 24-06-1801. Não é citada no dito inventário.

Campanha, MG aos 24-06-1801 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Antonio Rodrigues Airão e Ana Maria do Sacramento. Foram padrinhos Jose Ferreira da Costa e Ana Maria do Sacramento.

1-9-1-7 Emerenciana batizada em 12-09-1803. Com 5 anos em 1809.

Campanha, MG aos 12-09-1803 nesta matriz bat a Emerenciana de 12 dias, f.l. de Antonio Rodrigues Airão e Ana Maria do Sacramento. Foram padrinhos Francisco Pereira da Costa e Genoveva Maria de Jesus mulher de João Batista da Costa.

1-9-2 José batizado em 28-08-1774. Não é citado no inventário da avó materna (21-07-1809).

Campanha, MG aos 28-08-1774 nesta matriz bat a Jose nascido de oito dias, f.l. de Francisco Pereira do Amaral, n. da freguesia de S. Bras do Bispado de Lamego e de Maria Pereira de Carvalho, n. da freg. da Conceição das Carrancas e hoje Santa An a das Lavras deste bispado de Mariana; avos patern os Gonçalo Pereira e Ana do Amaral, já defuntos, maternos de João Pereira de Carvalho, defunto e Ana Maria do Nascimento. Foram padrinhos o Ten. Jose Antonio da Fonseca e s/m Madalena Garcia.

1-9-3 Teresa Maria batizada em 16-05-1776. Em 1809 estava casada com Francisco Pereira da Costa e eram moradores nas Lavras.

Campanha, MG aos 16-05-1776 nesta matriz bat a Teresa nascida de 10 dias, f.l. de Francisco Pereira do Amaral, n. da freguesia de S. João da Tarouca do Bispado de Lamego, e de Maria Pereira de Carvalho n. da freguesia das Carrancas e hoje Santa Ana das Lavras deste bispado de Mariana; avos paternos Gonçalo Pereira e Ana do Amaral, maternos de João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento. Foram padrinhos Domingos Jose Rodrigues.

 

Campanha, MG Lv. Suplementos no ano de 1780, pouco mais ou menos, nesta matriz bat a Teresa, f.l. de Francisco Pereira do Amaral e Maria Pereira de Jesus. Foi padrinho Domingos Jose Rodrigues, e por não aparecer este assento o lancei aqui.

1-9-4 Julia Maria, batizada em 02-11-1777. Casou com Domingos Jorge e foram moradores em Bom Jesus dos Perdões. Já falecida em 1809 foi representada no inventário da avó materna por seus filhos.

Campanha, MG aos 02-11-1777 nesta matriz bat a Julia nascida de oito dias, f.l. de Francisco Pereira do Amaral, n. da freguesia de S. João da Tarouca do Bispado de Lamego, e de Maria Pereira de Carvalho n. da freguesia das Carrancas e hoje Santa Ana das Lavras deste bispado de Mariana; avos paternos Gonçalo Pereira e Ana do Amaral, maternos de João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento. Foram padrinhos Domingos Jose Roiz e Julia Maria de Jesus.

1-9-5 Francisco, batizado em 12-04-1779. Francisco Vicente, solteiro com 30 anos em 1809.

Campanha, MG aos 12-04-1779 nesta matriz bat a Francisco de quize dias, f.l. de Francisco Pereira do Amaral, n. da freguesia de S. João da Tarouca do Bispado de Lamego, e de Maria Pereira de Carvalho n. da freguesia das Carrancas e hoje Santa Ana das Lavras deste bispado de Mariana; avos paternos Gonçalo Pereira e Ana do Amaral, maternos de João Pereira de Carvalho, ja defunto e Ana Maria do Nascimento. Foram padrinhos João Antonio da Fonseca e s/m Francisca Teresa de Jesus.

1-9-6 Manoel batizado em 24-06-1781. Manoel Leandro, solteiro com 28 anos em 1809.

Campanha, MG aos 24-06-1781 nesta matriz bat a Manoel nascido de oito deste mes, f.l. de Francisco Pereira do Amaral, n. da freguesia de S. João da Tarouca do Bispado de Lamego, e de Maria Pereira de Carvalho n. da freguesia das Carrancas e hoje Santa Ana das Lavras deste bispado de Mariana; avos paternos Gonçalo Pereira e Ana do Amaral, maternos de João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento. Foram padrinhos o Guarda Mor Manoel Ferreira da Costa Neves e s/m D. Vitoria Maria.

 

Ana Maria do Nascimento e Manoel Pereira do Amaral tiveram. e.o.:

1-12 Domingos José Pereira do Amaral, batizado em 13-07-1760. Casou em Campanha aos 17-09-1780 com Escolástica Teodora de Jesus, filha do finado Capitão Manoel Leite Ferreira e Antonia do Espirito Santo e Gouvea, família Sargento Mor “Manoel Nunes de Gouvea”.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-07-1760 cap. Porto Real, Domingos n. aos 03, f.l. Alf. Manoel Pereira do Amaral n. S. Bras Bispado de Lamego e Ana Maria do Nascimento n. freg. S. João del Rei e moradores desta freguesia, padr.: Domingos Francisco do Couto, solteiro e Teresa Maria, solteira filha de Diogo Garcia moradores da freguesia de S. João del Rei.

 

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 17-09-1780 matriz, Domingos Joze Pereira do Amaral, f.l. do Cap. Manoel Pereira do Amaral e D. Anna Maria do Nascimento, n/b na freguesia das Carrancas, Lavras Bispado de Mariana; = com D. Escolastica Teodora de Jesus, f.l. do Cap. Manoel Leite Ferreira, já falecido, e D. Antonia do Espirito Santo e Gouvea.

Entre os filhos do casal:

1-12-1 Maria Escolastica do Nascimento batizada aos 15-08-1781. Aos 15-02-1798 casou com Manoel Ferreira de Brito, filho do Capitão Bento Ferreira de Brito e Inácia Gonçalves de Araújo. Geração na família “Vieira da Silva - Ferreira de Brito”.

Campanha, MG aos 15-08-1781 nesta matriz bat a Maria Escolastica nascida de dez dias, f.l.de Domingos Jose Perira do Amaral, n. da freg. das Lavras do Funil e Carrancas, e de D. Escolastica Teodora de Jesus, n. da Campanha, avos paternos Cap. Manoel Pereira do Amaral e D. Ana Maria do Nascimento, maternos o Cap. Manoel Leite Ferreira e D. Antonia do Espirito Santo Gouvea. Foram padrinhos o Guarda Mor Manoel Ferreira da Costa Neves, casado e D. Maria Teresa Angelica de Gouvea mulher de Paulo da Costa Teixeira por pp q apresentou da dita Ana Maria do Nascimento.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 15-02-1798 Manoel Ferreira de Brito, f.l. do Cap. Bento Ferreira de Brito e D. Ignacia Gonçalves de Araujo, n/b na freguesia de S. Ana das Lavras; = Maria Escolastica do Nascimento, f.l. do Cap. Domingos Jose Pereira do Amaral e D. Escolastica Theodora de Jesus, n/b nesta.

1-12-2 Teresa Cândida de São José batizada aos 28-07-1782. Aos 11-02-1801 casou com Francisco Pereira de Souza, filho do Ten. José Pereira de Souza e Anacleta Inácia Joaquina.

Campanha, MG aos 28-07-1782 nesta matriz bat a Teresa nascida a 4 deste, f.l. de Domingos Jose Pereira do Amaral, n. da freg. de S. Ana das Lavras deste bispado de Mariana e de D. Escolastica Teodora de Jesus, n. desta mesma freguesia, avos paternos Cap. Manoel Pereira do Amaral e D. Ana Maria do Nascimento, maternos o Cap. Manoel Leite Ferreira e D. Antonia do Espirito Santo Gouvea. Foram padrinhos Alf. Pedro Custodio Guimarães, solteiro morador em S. João del Rei por seu pp Luiz Antonio de Azevedo.

 

Campanha-MG - casamentos - aos 11-02-1801 Francisco Pereira de Souza, f.l. do  Tenente Jose Pereira de Souza e D. Anacleta Ignacia Joaquina, n/b/ na freguesia de Santa Ana do Sapucai, Bispado de S. Paulo = D. Theresa Maria Candida de São Jose, f.l. de Capitão Domingos Jose Pereira do Amaral e D. Escolastica Theodora de Jesus, n/b na vila da Campanha.

 

         Teresa faleceu em 31-10-1856 com testamento. Declarou os quatro filhos de seu casal:

Testamentos - Campanha da Princesa

Registro do testamento com que faleceu D. Thereza Maria Candida de S. Jose, aos 31-10bro-1856 de quem é testamenteiro o Cap. Fran.co Per.ª de Sz.ª e o P.e J.e Carlos Per.ª.

Eu, D. Thereza Maria Candida de S. Jose, f.l. do Cap. Domingos Jose Pereira e D. Escolastica Theodora de Jesus, n/b nesta freguesia e moradora nesta cidade. Sou cc. Cap. Francisco Pereira de Souza de cujo matrimonio tivemos quatro filhos a saber: Anna Escolastica, já falecida e sem sucessão = Jose Carlos = Lina, cc. Sargento Mor Francisco Pereira de Magalhães = e Maria Barbara, cc. Coronel Antonio Caetano Pereira, os quais são os meus legitimos herdeiros.

Testamenteiros: 1º meu marido Francisco Pereira de Souza conjuntamente com meu filho Jose Carlos Pereira e na falta de cada um servirá o que aceitar, 2º a meus genros acima nomeados e pela mesma forma.

(...) depois de meu falecimento se proceda o inventario em todos os meus bens entrando para a colação do monte os dotes que dei e doação que fiz pelos valores que tinham nesse tempo tomando a avaliação com meio dote em suas legitimas tirada a meação do dito meu marido se dividira a minha metade em três partes das quais duas pertencera dos pagamentos das legitimas de meus filhos e a terceira deixo o uso e fruto da mesma ao dito meu marido e por sua morte passara não só a mesma e toda a sua produção a nosso filho Jose Carlos Pereira.

Campanha, 13-08-1851 Thereza Maria Candida de São Jose

Aprovação: 19-11-1856 Declarou a testadora que quando fez este testamento não se lembrou de sua sobrinha e neta D. Emerina e por isso quer seo testamento da mesma a quantia de um conto de reis, D. Emerina filha do Coronel Antonio Caetano Pereira, e para constar faço esta aprovação.

Abertura: 31-12-1856

Aceitação: 04-01-1857 Cap. Francisco Pereira de Souza e o Tenente Jose Carlos Pereira

1-12-2-1 Ana Escolástica, batizada em 17-07-1803. Falecida antes de 1856, sem sucessão.

Campanha, MG aos 17-07-1803 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Francisco Pereira de Souza e Teresa Maria Candida de São José, brancos, foram padrinhos o Cap. Domingos Jose Pereira e D. Maria Escolastica do Nascimento.

1-12-2-2 José Carlos Pereira batizado em 23-10-1804. Casou com Teresa Maria Cândida. Faleceu com testamento aberto em 12-08-1870. Sem geração, instituiu herdeiros a mulher e as duas irmãs.

Campanha, MG aos 23-10-1804 bat a Jose, branco, f.l. de Francisco Pereira de Souza e Teresa Maria de São José, digo Candida, foram padrinhos o Alf. Silvestre da Costa Lima e Ana Pereira de Souza por pp q deles apresentaram o Cap. Francisco Moreira de Piza Barreto, e Ana Vitoria.

 

Testamentos - Campanha da Princesa

Registro do testamento com que faleceu Jose Carlos Pereira, aos 12-08-1870, de quem é testamenteiro o Major Mathias Ant.º Moinhos de Vilhena

Eu, Jose Carlos Pereira, f.l. do Capitão Francisco Pereira de Souza e D. Thereza Maria Candida, já falecidos, n. desta freguesia. Sou cc. D. Thereza Maria Candida com um contrato de não haver comunhão alguma de bens.

Não tenho ascendentes ou descendentes algum vivo, quer legitimo quer natural.

Testamenteiros: a meu compadre Mathias An.to Moinhos de Vilhena e na sua falta ao Capitão Domingos Honorio Lopes de Araujo.

Fiz doação do Sitio da Vargem Grande a minha supra dita mulher com as reservas e clausulas constante da Escritura Anti nupcial (...).

Deixo 600$000 réis para meu sobrinho e afilhado Jose Carlos Pereira.

Deixo para a minha mulher a minha fazenda de São Domingos comexceção unicamente dos duzentos alqueires legados aos meus escravos (...).

Do restante dos meus bens instituo por meus herdeiros a minha mulher e as minhas irmãs D. Maria Barbara e D. Lina Candida em igual parte, com declaração de não ficar o quinhão de cada uma sujeito a dividas alguma por mais privilegiada que seja, e aquela que não exitir viva ao tempo do meu falecimento será representada por seus herdeiros.

Campanha 28-07-1870 Jose Carlos Pereira

Aprovação 28-07-1870

Abertura 12-08-1870

Aceitação 17-08-1870 Major Mathias An.to Moinhos de Vilhena

 

1-12-2-3 Lina Cândida, batizada em 15-05-1808. Casada com o Sargento Mor Francisco Pereira de Magalhães. Muito provavelmente o filho de José Francisco Pereira e sua primeira mulher Maria Isabel de Magalhães. Geração na família “Antonio Rabelo” Cap. 2º.

Campanha, MG aos 15-05-1808 bat a Lina, f.l. de Francisco Pereira de Souza e Teresa Maria Candida de São José, foram padrinhos o S. Mor Jose Francisco Pereira e D. Escolastica, filha do Cap. Manoel de Paiva e Silva.

 

1-12-2-4 Maria Bárbara batizada em 04-12-1809. Casada com seu tio Coronel Antonio Caetano Pereira, Geração em 1-12-12 abaixo.

Campanha, MG aos 04-12-1809 bat a Maria, f.l. de Francisco Pereira de Souza e Teresa Maria Candida, foram padrinhos o Ten. Antonio Luiz Pinto e D. Francisca Antonia de Jsus.

1-12-3 Ana Vitória Blandina de S. José batizada em 20-01-1784. Casou com José Ribeiro da Silva. Faleceu com testamento em 02-07-1855. Sem geração, deixou legados aos sobrinhos e instituiu herdeiros os enteados.

Campanha, MG aos 20-01-1784 nesta matriz bat a Ana Vitoria de seis dias, f.l. de Domingos Pereira do Amaral, n. da freg. das Lavras e D. Escolastica Teodora de Jesus, n. deta freg., avos paternos o C. Manoel Pereira do Amaral e D. Ana Maria do Nascimento, maternos o C. Manoel Leite Ferreira e D. Antonia do Espirito Santo Gouvea. Foram padrinhos Joaquim Bernardo da Costa, solteiro e D.Maria Teresa de Gouvea mulher de Paulo da Costa Teixeira.

 

Testamentos - Campanha da Princesa

Registro do testamento com que faleceu D. Ana Vitoria Blandina de S. Jose, a 02-07-1855, de quem é testamenteiro o Cor.el Caet.º Per.ª.

Eu, Ana Vitoria Blandina de S. Jose, f.l. do Cap. Domingos Jose Pereira e D. Escolastica Theodora de Jesus, n/b nesta freguesia da Campanha, cc. Jose Ribeiro da Silva.

Não tendo de meu consorcio resultado filhos e não tendo herdeiros forçados, instituo por meus herdeiros os filhos legitimos de meu marido: Francisco de Paula Ribeiro = Jose Ignacio Ribeiro = João Baptista Ribeiro = Domingos Jose Ribeiro = a seus três netos, filhos de Anna Victoria mulher que foi de Jose Ignacio Ferreira de Britto. Com a condição porem que os bens que me pertencerem ficarão em poder e guarda de meu marido para uso e fruto seu durante sua vida.

Testamenteiros: 1º a meu marido, 2º a meu irmão Antonio Caetano Pereira, 3º a meu sobrinho Francisco de Paula Ribeiro.

Legados:

- a minha sobrinha e afilhada Messias, cc. Jose da Costa R-za, uma crioula.

- a minha sobrinha e afilhada Theodora, cc. Vicente Pereira Pinto, uma crioula; declaro que a dita minha afilhada se chama Escolastica Theodora e não só Theodora como foi escrito.

- deixo a minha sobrinha Anna Barbara, cc. Francisco de Paula Ribeiro a minha escrava Josefa;

- meu escravo Nicola mulhato, depois de servir o meu marido e por falta deste o meu irmão Antonio Caetano ou seus herdeiros por nove anos e depois de servir a Casa de Caridade por mais seis anos fique livre.

- minha escrava Bernardina mulhata (...) a meu irmão Antonio Caetano e em falta destes a sua filha, minha afilhada Marcolina (...).

- será dado a meus sobrinhos e afilhados: = Florencio Ferreira de Britto 50$000 = Anna Victoria, filha de minha irmã Escolastica, 50$000 = Maria Victoria, f. de minha irmã Izabel, 50$000 = Felisbina, f. de m/irmã Iria, 50$000 = Marcolina, f. de m/irmão Antonio Caetano, 70$000 = Maximiano, f. de m/irmão Domingos, 30$000 = a m/irmã Silveria 40$000.

Campanha, 09-05-1855 Anna Victoria Blandina de SãoJose

Aprovação: 09-05-1855

Abertura: 02-07-1855

Desistencia: 02-07-1855 Jose Ribeiro da Silva

Aceitação: 04-08-1855 Coronel Antonio Caetano Pereira

1-12-4 Domingos, batizado em 21-08-1785. Pai de Maximiano, legatário da tia Ana Vitória..

Campanha, MG aos 21-08-1785 nesta fre. bat a Domingos, f.l. de Domingos Jose Pereira do Amaral e D. Escolastica Teodora de Jesus, avos patenos o C. Manoel Pereira do Amaral e D. Ana Maria do Nascimento, maternos o C. Manoel Leite Ferreira e D. Antonia do Espirito Santo Gouvea,. Foram padrinhos o C. Domingos Jose Rodrigues, casado e D. Vitoria Maria de Jesus filha do S. M. Manoel Ferreira da Costa Neves.

1-12-5 Sargento Mor Luiz Antonio da Silva Pereira batizado em 14-03-1787. Foi o primeiro marido de Vitória Alexandrina de Magalhães, filha de José Francisco Pereira e Maria Isabel de Magalhães; família “Antonio Rabelo” Cap. 2º.

Campanha, MG aos 14-03-1787 nesta matriz bat a Luiz de nove dias, f.l. do Alf. Domingos Jose Pereira do Amaral, n. da freg. S. Ana das Lavras e de D. Escolastica Teodora de Jesus, avos patenos o C. Manoel Pereira do Amaral e D. Ana Maria do Nascimento, maternos o C. Manoel Leite Ferreira e D. Antonia do Espirito Santo Gouvea. Foram padrinhos o S. Mor Luiz Antonio da Silva por seu pp o Juiz Ordinario o Alf. Jose Joaquim Leite Ferreira, e D. Maria da Visitação, viuva.

1-12-6 Izabel Fortunata Cândida batizada em 15-07-1792. Casou com Antonio Ferreira de Brito, filho de José Ferreira de Brito e Maria Teresa de Faria. Geração na família “Vieira da Silva - Ferreira de Brito”.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 15-07-1792 bat a Izabel, f.l. do Alf. Domingos Jose Pereira e D. Escolastia Teodora de Jesus; foram padrinhos Antonio Teixeira de Tolledo e Quiteria Maria, flha de João Antonio de Azevedo.

         Entre seus filhos:

1-12-6-1 Maria Vitória, legatária da tia Ana Vitória.

1-12-7 José, batizado em 21-04-1794. José Inacio, falecido aos 12 anos, foi sepultado dentro da capela de N. Sra doRosariaoa em 15-06-1806.

Campanha, MG aos 21-04-1794 bat a Jose, f.l.do Alf. Domingos Jose Pereira e D. Escolastica Teodora de Jesus, avos patenos o C. Manoel Pereira do Amaral e D. Ana Maria do Nascimento, maternos o C. Manoel Leite Ferreira e D. Antonia do Espirito Santo Gouvea. Foram padrinhos Ten. Antonio Jose de Souza Dias e D. Teresa Vitoria de Jesus mulher do Ten. Joaquim Jose Marques Padilha.

 

Campanha, MG aos 15-06-1806 foi sepultado dentro da capela de N. Sra. do Rosario, Jose Inacio de idade de 12 anos, f.l. do Cap.Domingos Jose Pereira. Faleceu de uma malina

 

1-12-8 Francisco, batizado em 13-09-1795.

Campanha, MG aos 13-09-1795 nesta matriz bat a Francisco q nasceu a dez de agosto p.p., f. do Alf. Domingos Jose Pereira, n/b na capela de N. Sra do Porto filial das Lavras do Funil, e de s/mulher D. Solastica Teodora de Jesus, bat. nesta freg. da Campanha e nela recebidos; foram padrinhos Luiz Antonio de Azevedo e s/m Ana Josefa da Silveira.

1-12-9 João Batista Pereira, batizado em 23-10-1796. Com 40 anos e casado em 1835, foi testemunha em processo matromonial:

Campanha, MG aos 23-10-1796 nesta matriz bat a João, f. do Domingos Jose Pereira e D. Escolastica Teodora de Jesus, foram padrinhos o Ten. Simão da ilva Pereira e D. Maria Escolastica.

 

Dispensa Matrimonial 1835: Jose Bento Ferreira de Britto e Ana Izabel Lina

Testemunha: João Batista Pereira, branco, casado, de idade 40 anos n. da vila da Campanha, negociante, irmão inteiro das mães dos oradores. Disse que Jose Bento Ferreira de Britto e D. Ana Izabel Lina eram consanguineos em 2º grau da linha transversal igual duplicada por ser o orador f.l. de D. Escolastica Caciana Pereira, ja falecida, e irmã legitima de D. Izabel Fortunata Candida mãe da oradora. O orador é orfão de mãe.

 

         Pai de, e.o.:

1-12-9-1 Maria Mécia de São José requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau para se casar com Francisco de Paula Ferreira de Brito, filho dos finados Cap. Jacinto Ferreira de Brito e Escolastica Cassiana Pereira, família “Vieira da Silva - Ferreira de Brito” e 1-12-10 abaixo.

www.familysearch.org (record search pilot)

Três Pontas-MG Livro Misto 1832-1835

Oradores Francisco de Paula Ferreira de Britto e Maria Mecia de S. Jose

Testemunhas:

- João Batista Ferreira de Brito.

- Valentim de Abreu Salgado, branco, casado, n. e morador nesta mesma freguesia, de idade 20 anos, aos costumes disse nada. Que os oradores Francisco de Paula Ferreira de Britto e D. Maria Mecia de S. Jose são consanguineos em 2º grau de linha trasnsversal igual por ser o orador f.l. dos finados Cap. Jacinto Ferreira de Brito e D. Escolastica Casiana Pereira irmã uterina do Ten. João Batista Pereira pai da oradora

 

1-12-10 Escolástica Cassiana Pereira casou com Jacinto Ferreira de Brito, filho de Manoel Vieira da Silva e Custódia Maria. Geração na família “Vieira da Silva - Ferreira de Brito”.

         Entre seus filhos:

1-12-10-1 Ana Vitória, legatária da tia homônima.

1-12-11 Iria Placedina de S. José, batizada em 08-12-1799. Em 1820 requereu dispensa de consanguinidade para se casar com José Querino Marques de Barros, 1-2-5-1 supra.

         Entre seus filhos:

1-12-11-1 Felisbina, legatária da tia Ana Vitória.

 

1-12-12 Coronel Antonio Caetano Pereira, batizado em 05-08-1805, 2º testamenteiro da irmã Ana Vitória. Casou com sua sobrinha Maria Bárbara, filha de Francisco Pereira de Souza e Teresa Maria Cândida de São José, 1-12-2-4 supra.

Campanha, MG aos 05-08-1805 na capela de S. Gonçalo bat a Antonio, f.l. do Cap. Domingos Jose Pereira e D. Escolastica Teodora de Jesus, foram padrinhos Ten. Antonio Luiz Pinto e D. Maria ----ca de S. Jose.

 

Campanha, MG aos 05-08-1805 na capela de S. Gonçalo bat a Antonio, f.l. do Cap. Domingos Jose Pereira e D. Escolastica Teodora de Jesus, foram padrinhos Ten. Antonio Luiz Pinto e D. Maria ----ca de S. Jose.

         Entre seus filhos:

1-12-12-1 Emirena, legatária da tia paterna e avó materna:”Declarou a testadora que quando fez este testamento não se lembrou de sua sobrinha e neta D. Emerina e por isso quer seo testamento da mesma a quantia de um conto de reis, D. Emerina filha do Coronel Antonio Caetano Pereira”

1-12-12-2 Marcolina, legatária da tia Ana Vitória

 

1-12-13 Silvéria, legatária da irmã Ana Vitória.

 

1-13 Thomás de Aquino Pereira, batizado em 10-12-1758. Capitão Thomás casou 3 vezes. Primeiro com Ana Inácia da Costa, em segundas com Ana Custódia, e por fim com Bárbara Maria da Conceição que foi sua inventariante.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 10-12-1758 cap. Rio Grande, Tomas, f.l. Manoel Pereira do Amaral n. da freg. de S. Bras do Couto Bispado de Lamego e Ana Maria do Nascimento n. da vila de S. João del Rei, padr.: Diogo Garcia e s/m Julia Maria da Caridade.

          Ana Inacia, filha de João da Costa Guimarães e Isabel Pedrosa, faleceu aos 15-05-1808 com inventário aberto no mesmo ano na Fazenda da Serra do Saco. Teve 13 filhos descritos na família “Isabel Pedrosa”.

          Capitão Tomas faleceu aos 19-01-1834 com testamento de sete de dezembro do ano anterior, aberto no Curato de Nossa Senhora da Conceição do Porto, Freguesia de Carrancas, onde morava (inventário neste site). Declarou os três casamentos e os filhos que teve das duas primeiras mulheres.

          Alem dos treze que teve com a primeira mulher descritos na família “Isabel Pedrosa” como dito acima, Capitão Tomás teve com Ana Custódia mais cinco filhos:

1-13-14- Claudina Severina da Conceição, aos 09-02-1825 casou com Alexandre Jose Xavier, filho de José Maria de Oliveira e Bárbara Maria.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 09-02-1825 Alexandre Jose Xavier, f.l. Jose Maria de Oliveira e Barbara Maria; = cc. Claudina Severina, f.l. Cap. Tomas d'Aquino e D. Ana Costodia desta freguesia. Test.:  Silverio Pereira e Jacinto Jose.

1-13-15- Maria Custódia da Conceição casada com Casemiro Moreira da Silva, filho de Antonio Moreira da Silva, falecido aos 17-11-1846, e Lauriana Umbelina de São José falecida aos 20-8-1871 (inventários neste site), neto materno de José de Carvalho Duarte e Mariana Antonia já citados.

1-13-16- João Lourenço Pereira também referido como João Tomás de Aquino, solteiro, 21 anos. Aos 17-08-1836 casou com Francisca Maria de Paula, filha de Francisco de Paula Guimarães e Maria Venância Teixeira; família “Bento Ribeiro Salgado” § 2º.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 30 A 17 d'Ag.to 1836 em Caza de Fran.co de Paula Guim~ com Oratorio a hi erecto por provizão do S.r Vigr.o da Vara, as duas horas da tarde,  feitas as formulas do estilo, em prezença das Test.as Antonio Mr.a da Freg.a do Cajurú, e Jeronimo Ribr.o do Valle, da Aplicação da Pied.e recebi em Matr.o os CC. João Thomás d'Aquino, filho legitimo do falescido Thomás Pereira d'Aqn.o, e Anna Custodia, da Freg.a de Carrancas, com Fran.ca Maria de Paula f.a leg.a de Fran.co de Paula Guim~, e Maria Venancia Teixr.a desta Freg.a.

O Vigr.o Fran.co J.e de Sz.a Montr.o

1-13-17- Antonio Pereira da Costa, 19 anos, solteiro.

1-13-18- Rafael Pereira de Oliveira, solteiro, 16 anos..

 

1-14 Julia Maria de Jesus em 1809 era viúva do Capitão Domingos José Rodrigues:

inventario materno:

5. Dona JÚLIA MARIA DE JESUS, viúva do Capitão DOMINGOS JOSÉ RODRIGUES morador no Termo da Campanha.

Entre os filhos do casal:

1-14-1 Maria Rodrigues de Santiago, em Campanha aos 13-09-1803 casou com Antonio Manoel da Palma, natural de Guaratinguetá-SP, filho de Manoel Rodrigues da Fonceca e Maria do Rego Palma (SL. 3º, 80, 5-1)

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 13-09-1803 Antonio Manoel da Palma, f. de Manoel Rodrigues da Fonceca e Maria do Rego Palma, bat. na vila de Sto. Antonio de Guaratingueta Bispado de S. Paulo = D. Maria Rodrigues de Santiago, f.l. do Cap. Domingos Jose Rodrigues e D. Julia Maria de Jesus, n/b nesta.

1-15 Teresa Maria de Jesus, batizada em março de 1767. Casou com Pedro Custódio Guimarães filho de Domingos da Costa Guimarães e Rita de Souza do Nascimento. Em 1835 seus herdeiros fizeram partilha amigável de seus bens, incluindo metade da Fazenda do Saco e metade da Ponte do Rio Grande. Inventário de Teresa neste site e geração na família “Domingos da Costa Guimarães”.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos -- do mes de março de 1767 cap. Porto Real, Teresa n. ao 11-03, f.l. Cap. Manoel Pereira do Amaral e Ana Maria do Nascimento n. S. João del Rei, padr. Dr. Manoel Luiz de Brito por pp a -------. e Ana Maria do Nascimento.

 

RMJ: Paróquias de SJDR - Matrimonios, 11-09-1782 - N Sra do Porto, Alf. Pedro Custódio Guimarães, natural desta Freguesia de São João Del Rey, f do Alf. Domingos da Costa Guimarães e Donna Rita de Soiza do Nascimento. C.c. D. Teresa Maria Ferreira(sic)de Jesus, f. do capitão Manoel Pereira do Amaral e Donna Ana Maria do Nascimento.

2- Helena Maria do Espírito Santo ou de Jesus. Casou com o Capitão Francisco da Costa Pereira. Helena faleceu já viúva, em 27-03-1798 e foi sepultada na capela do Livramento. Seu inventário foi aberto no local denominado Taguaruçu da Aplicação de Bom Jesus do Livramento. Entre seus bens, a Fazenda da Piedade do Rio Grande.

          Segundo seu inventário, neste site, Helena e o Capitão Francisco foram pais de:

2-1 Francisco da Costa Pereira, capitão, inventariante dos bens de sua mãe. Foi sócio do irmão Manoel em datas minerais nas margens do Rio Grande, nas paragens do Capão do Gentio Ouro Fala. Casou com Rosa Mariana de Carvalho, falecida viúva aos 30-10-1832 com testamento copiado no livro de óbitos de Aiuruoca. Nele declarou doze filhos e vários netos.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 30 outubro 1832 c/test. D. Rosa Marianna de Carvalho, viúva do cap. Francisco da Costa Pereira.

N. e b. na freg. de Aiuruoca.

Fui cc. cap. Francisco da Costa Pereira, falecido, filhos:

Maria Francisca viuva de Manoel Joaquim da Silva;

Ana Rosa, viuva de Francisco Antonio Diniz;

Escolastica cc. Antonio da Silva Moreira;

Julia cc Antonio de Carvalho

Joaquina cc. Jose Ferreira;

Constancia cc Alexandre Alves Ferreira;

João da Costa Pereira;

Antonio da Costa Pereira;

Pulcino da Costa Pereira;

Luciana, falecida, que foi cc. Agostinho de Almeida, filhos: João, Rosa e Mariana em lugar de sua mãe).

Mariana cc. Manoel da Silva Moreira.

Francisca Victoria cc. Jose Antonio de Carvalho.

Testamenteiros, meus filhos: 1- João da Costa Pereira; 2-Antonio da Costa Pereira; 3- Pulcino da Costa Pereira.

legados:

-a m/neto Francisco, filho de Manoel da Silva ----

-m/filho João da Costa;

-m/filho Pulcino da Costa;

-a m/neta Maria, filha de Antonio da Silva Moreira;

-a m/filha Maria Francisca, viúva;

-a m/filha Francisca, cc. Jose Antonio de Carvalho;

-a m/filha Escolastica;

-a m/neto Antonio, filho de Alexandre Alves Ferreira;

-a m/filha Mariana;

-a m/netos Anna e Candido, filhos do falecido Francisco Antonio Diniz;

-a Mariana filha de Manoel Antonio de Carvalho.

Rio Grande, freg. de Aiuruoca  10 outubro 1832. Registrado aos 26 out 1832.

          Filhos de Francisco da Costa Pereira e Rosa Mariana de Carvalho:

2-1-1 Maria Francisca, aos 16-05-1806 casou no Livramento com Manoel Joaquim da Silva, filho de Pedro da Silva e Francisca Vieira família “Joana Vieira Pedrosa”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 16 maio 1806 - Livramento - Manoel Joaquim da Silva, f.l. de Pedro da Silva e Francisca Vieira; c/ d. Maria Francisca, f.l. do cap. Francisco da Costa Pereira e d. Rosa Marianna. Ns. e bts. nesta freguesia.

Manoel, já falecido em 1824, e Maria Francisca foram pais de, q.d.:.

2-1-1-1 Sabina Maria em 1824 requereu dispensa de consanguinidade para se casar com seu primo João Francisco Diniz 2-1-2-2 abaixo.

2-1-1-2 Francisca Maria de Jesus foi mãe de:

2-1-1-2-1 Ana Constança com 20 anos requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau misto de 3º da linha transversal igual para se casar com Francisco Ferreira Leal, filho de Helena Maria de Jesus e João Leal Borges; família “Antonio Vieira de Moraes” Cap 1º, § 1º.

 

2-1-2 Ana Rosa Pereira. Aos 22-01-1800 casou com Francisco Antonio Diniz, natural da Vila de Casembra, patriarcado de Lisboa, filho de de Antonio Diniz e Maria Joaquina. Em 1831 vivia em Alagoa de Aiuruoca segundo o censo e já era falecido no ano seguinte segundo testamento da sogra. Seus filhos Ana e Candido foram contemplados no testamento da avó materna.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 22 janeiro 1800 Livramento - Francisco Antonio Denis, f.l. de Antonio Denis e Maria Joaquina, n. e b. freg. S. Tiago da vila de Cesembra, patriarcado de Lisboa; c/ Anna Rosa, f.l. do cap. Francisco da Costa Pereira e D. Rosa Marianna, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca.

 

Censo de Alagoa de Aiuruoca 06-11-1831, fogo 143

Francisco Antonio Dinis, Branco, 57, casado, lavoura

Ana, Branco, 53, casado

Candido, Branco, 20, solteiro, tropeiro

Jose, Branco, 18, solteiro

Mariana, Branco, 15, solteiro

Candida, Branco, 13, solteiro

6 escravos

Entre seus filhos:

2-1-2-1 Maria Candida, batizada em 27-12-1802. Em 1821 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade para se casar com seu tio Antonio da Costa Pereira 2-1-10 abaixo.

2-1-2-2 João Francisco Diniz em 1824 requereu dispensa para se casar com sua prima Sabina Maria 2-1-1-1 supra.

Aiuruoca, MG livro misto 1823

Apresentação e Juramento - 1824

Depoimento do Contraente João Francisco Diniz, f.l. Francisco Antonio Diniz e Ana Rosa, residente nesta freguesia.

Juramento do orador: João Francisco Diniz, homem branco, solteiro, natural deste bispado e morador nesta freguesia, vive de tropa, de idade de 19 anos.

Testemunhas:

1ª Joaquim Lopes de Siqueira.

2ª Salvador Vieira da Silva, homem branco, casado, natural desta freguesia onde vive de lavoura, de idade 50 a 60 anos. Ana Rosa e Maria Francisca são irmãs e que destas provem os oradores João Francisco Diniz e Sabina Maria- consanguineos em 2º grau de linha transversal igual. A oradora é orfã de pai

2-1-2-3 Mariana, batizada em 05-11-1815.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 05 nov 1815 Livramento,. MARIANA, f.l. de Francisco Antonio Dinis e Anna Roza; padr.: Antonio da Costa Pereira e Mariann----

2-1-2-4 Francisco, batizado aos 16-01-1821. Francisco Antonio Diniz aos 23-10-1843 casou com sua prima Prudenciana Querubina de Jesus, filha de Joaquina Rosa do Nascimento 2-1-7 abaixo.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 16 jan 1821 Livramento, FRANCISCO, f.l. do alf. Francisco Antonio Dinis e Anna Roza Pereira ; padr.:  Jose Antonio de Carvalho cc., e d. Roza Mariana mulher do cap. Francisco da Costa Pereira.

2-1-3 Escolástica Maria de Jesus casada com Antonio da Silva Moreira. Pais de q.d:

2-1-3-1 José, batizado no Livramento aos 11-03-1821

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 11 março 1821 - Livramento - JOSE, f.l. de Antonio da Silva Moreira e de Escholastica Maria de Jesus; padr.: cap. Francisco da Costa Pereira e d. Rosa Mariana, avós (ma?)--ternos do baptizando.

2-1-3-2 Maria, legatária da avó materna: “a m/neta Maria, filha de Antonio da Silva Moreira

2-1-4 Julia Maria de Jesus (ou da Caridade como no batismo do filho José). Casou aos 16-05-1806 com Manoel Antonio de Carvalho, filho de Manoel Antonio e Maria Teresa de Carvalho

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 16 maio 1806 - Livramento - Manoel Antonio de Carvalho, f. de Manoel Antonio e Maria Theresa de Carvalho; c/ d. Julia Maria de Jesus, f.l. do cap. Francisco da Costa Pereira e d. Rosa Marianna. Ns. e bts. nesta freguesia.

Entre seus filhos:

2-1-4-1 Rosa, batizada aos 22-07-1809

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 22 julho 1809 Rosa, f.l. de Manoel Antonio de Carvalho e Julia Maria de Jesus, padr.: cap. Francisco da Costa Pereira e d. Constança Theodora do Nascimento.

2-1-4-2 José, aos 24-11-1811

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 24 nov 1811 Livramento, Joze, f.l. de Manoel Antonio de Carvalho e Julia Maria da Caridade, padr.: alf. Joze Alvares Ferreira cc. e  morador na freg. das Lavras e, d. Anna Rosa Pereira cc. alf. Francisco Antonio Dinis.

2-1-4-3 Ana, aos 22-10-1815

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 22 out 1815 Livramento, ANNA, f.l. de Manoel Antonio Carvalho e Julia Maria de Jesus; padr.: Jose Antonio de Carvalho e --za Bernardina.

2-1-4-4 Inacia, aos 18-02-1822

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 18 fev 1822 Livramento, IGNACIA, f.l. de Manoel Antonio de Carvalho e Julia Maria; padr.: Antonio da Silva e Ignacia Theresa de Carvalho cc Manoel Antonio da Cunha. Todos desta freguesia.

2-1-4-5 Maria, batizada aos 24-10-1824 com três meses de idade

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, batismos - aos 24 out 1824 Livramento, MARIA, n. há 3 meses, f.l. de Manoel Antonio de Carvalho e Julia Maria --- ; padr.: Joaquim Thomaz da Silva e s/m --- -- fregueses de Santa Anna do Pirai.

2-1-5 Luciana Joaquina Pereira, já falecida em 1832, foi casada com Agostinho de Almeida Ramos, filho de Agostinho de Almeida Ramos e Rita Maria de Jesus Andrade. Geração na família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 1, § 1º.

2-1-6 Mariana Policena, aos 16-05-1806 casou com Manoel da Silva Moreira, natural da Freguesia de S Veríssimo do bispado do Porto-PT, filho de Manoel da Silva e Maria Rosa

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 16 maio 1806 - Livramento - Manoel da Silva Moreira, f. de Manoel da Silva e Maria Rosa, n. e b. freg. de S. Verissimo, bispado do Porto; c/ d. Mariana Policena, f. do cap. Francisco da Costa Pereira e d. Rosa Marianna, n. e b. nesta freguesia.

Entre seus filhos:

2-1-6-1 Policeno, batizado aos 28-12-1824

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 28 dez 1824 Livramento, POLICENO, f.l. de Manoel da Silva Moreira e Mariana Policena; padr.: Policeno da Costa Pereira e Floriana -- Moreira cc. ten. Francisco Alvares da Cunha, todos desta freg.

2-1-6-2 Joaquim da Silva Moreira em 1846 requereu dispensa, do impedimento de consanguinidade em consanguinidade em 3º grau de linha transversal igual, para se casar com Delfina Moreira (ou Maria) Constantina, filha de Helena Maria de Jesus, neta materna de Antonio da Costa Pereira e Ana Marcelina do Rosário (2-2 abaixo) família “Antonio Vieira de Moraes” Cap 1º, § 1º.

Aiuruoca, MG Livro Misto 1845_1846 e 1845_1849

(22-06-1846) Dizem os oradores Joaquim da Silva Moreira e Delfina Mor.ª Constantina naturais e moradores deste bispado que:

Antonio da Costa Pereira era irmão de Francisco da Costa Pereira, deste proveio Mariana Policena e desta ele Joaquim da S.ª orador = e daquele proveio Helena Maria e desta ela oradora Delfina Mor.ª - consanguineos em 3º grau de linha transversal igual. A oradora é orfã de pais, tem mais irmãos.

 

Apresentação e juramento aos 05-05-1846

Joaquim da Silva Moreira, branco, solteiro, natural e morador desta freguesia, de idade de 19 anos. (aa)  Joaquim da Silva Moreira.

A oradora Delfina Maria(sic) Constantina, branca, solteira, nat. e mor. desta freguesia onde vive em companhia de um tio,

 

2ª test.: Jose Francisco Romano, branco, casado, natural da cidade de S. Paulo e morador desta freguesia de idade 40 anos.

2-1-7 Joaquina Rosa do Nascimento casada com José Alves Ferreira, filho de Pedro Ferreira Pires e Quitéria Alves de Jesus. Geração na família “Manoel Alves Taveira”.

2-1-8 Constança Teodora do Nascimento casada com Alexandre Alves Ferreira, irmão inteiro de José Alves Ferreira supra. Geração na família citada.

Censo de Carrancas 02-11-1831, fogo 5 (II)

Alexandre Alves Ferreira, branco, 54, casado, lavrador

Jose Teodoro Ferreira, branco, filho, 18, solteiro,

Antonio Teodoro Ferreira, branco, filho, 17, solteiro,

Francisco, branco, filho, 5,

Constancia Teodora, branco, esposa, 38, casado,

Ana Constancia, branco, filho, 15, solteiro,

Maria Marfisia, branco, filho, 13, solteiro,

30 escravos

2-1-9 João da Costa Pereira, 1º  testamenteiro materno.

2-1-10 Antonio da Costa Pereira, batizado em 08-12-1794, 2º testamenteiro materno. Em 1821 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade para se casar com sua sobrinha Maria Cândida, filha de Francisco Antonio Diniz e Ana Rosa Pereira 2-1-2-1 supra.

Aiuruoca, MG livro misto 1821-1827 .

Junho de 1821 - Antonio da Costa Pereira e Maria Candida - consanguinidade em 2º grau da linha transversa misto de 1º por ser o orador tio da oradora.

Antonio da Costa Pereira, f.l. Cap. Francisco da Costa Pereira e D. Rosa Mariana com Maria Candida, f.l. Francisco Antonio Diniz e Ana Rosa Pereira, nts e moradores nesta freg. da Aiuroca.

No L. 7º p. 53: aos 08-12-1794 na ermida do Livramento desta freguesia da Aiuruoca bat a Antonio, f.l. Cap. Francisco da Costa Pereira e de D. Rosa Mariana; foram padr.: o Ten. Cel. João Carlos por pp que por ele apresentou, e D. Joana Dias da Rosa, viuva. O padrinho a freg. de Antonio Dias do Ouro Preto, e os mais desta.

Em o L. 7(ou 9) f. 67v: aos 27-12-1802 na ermida do Livramento desta fregueia bat a Maria, f.l. Francisco Antonio Diniz e Ana Rosa Pereira, padr.: Cap. Antonio da Costa Pereira. O Vig. Jose de Abreu e Silva

Depoimento dos contraentes

 

Em 1831 o casal morava em Guapiara com uma dependente e 14 cativos:

Censo 1831 Guapiara - 5º quarteirão, fogo 1,

Antonio da Costa Pereira, Branco, 35, casado, roceiro, criador e tropeiro

Maria Candida, Branco, 28, casado, costureira

feminino, Branco, 8, costureira

14 cativos

Pais de, q.d.:

2-1-10-1 Maria, batizada aos 12-11-1825

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 12 nov 1825 Livramento, MARIA, f.l. do alf. Antonio da Costa Pereira e Dona Maria Candida, padr.: cap. Francisco da Costa Pereira e d. Anna Rosa mulher de Francisco Antonio Denis.

2-1-11 Pulcino da Costa Pereira, 3º  testamenteiro materno.

2-1-12 Francisca Vitoria casada com José Antonio de Carvalho

2-2- Antonio da Costa Pereira, alferes, solteiro, com 42 anos na abertura do inventário de sua mãe. Casou pouco depois aos 02-07-1800 com Ana Marcelina do Rosário, filha de Domingos João e Ana Maria do Rosário. Antonio faleceu em 1819 e deixou geração descrita na família “Antonio Vieira de Moraes” Cap 1º, § 1º.

2-3 Maria Pereira das Neves, em Aiuruoca aos 04-11-1767 casou com Antonio de Magalhães Passos, natural da freguesia de S. Sebastião de Passos Arc. de Braga, filho de Miguel de Mesquita e Eugenia de Magalhães.

Aiuruoca, MG aos 04-11-1767 na Capela da Sra do Bom Sucesso dos Serranos se receberam Antonio de Magalhães Passos, f.l. de Miguel de Mesquita e Eugenia de Mag.es, natural da freguesia de S. Sebastião de Passos Arc. de Braga = E Maria Pereira das Neves, f.l. de Francisco da Costa Pereira e Helena Maria de Jesus, n. desta freguesia.

          Capitão Antonio de Magalhães Passos já era falecido em 1800 (inventário da sogra). Entre os filhos do casal:

2-3-1 Maria Vitória de Magalhães, batizada em Serranos aos 26-09-1768. Aos 31-07-1793 no Livramento, casou com José de Faria Ferreira, natural da Freguesia da Ajuda da Ilha do Faial, filho de Francisco Furtado Ferreira e Ana Maria

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 26 7bro 1768 Serranos, Maria, f.l. de Antonio de Mag.es Passos e s/m Ma. Pr.ª das Neves, nasceu ao 14 deste mes, padr.: Joseph Gracia thio e Helena Maria de Jesus avó materna.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 31 julho 1793 Livramento - Jose de Faria Ferreira, f.l. de Francisco Furtado Ferreira e Anna Maria, n. e b. freg. da Ajuda, ilha Faial de Pedro Miguel, bisp. de Angra; c/ Maria Victoria de Magalhães, f.l. do cap. Antonio de Magalhães Passos e de d. Maria Pereira das Neves, n. e b. freg. Aiuruoca.

2-3-2 Manoel batizado em 18-06-1770.

Aiuruoca, MG aos 18-06-1770 na Capela da Sra do Bom Sucesso dos Serranos bat a Manoel, f.l. de Antonio de Magalhães Passos e Maria Pereira das Neves, foram padrinhos ------------- Correa e Ana -------------.

2-3-3 Julia, batizada aos 04-06-1772

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 04 junho 1772 cap. Serranos, JULIA, f.l. de Antonio de Magalhães Passos e s/m Maria Pereyra das Neves, q.n. aos 18 de mayo, padr.: Manoel da Costa Pereyra e Julia Maria da Caridade, viuva e moradora na freguesia de Sam João.

2-3-4 José de Magalhães Passos casou com  Leodora Inácia Policena, filha de João Pereira da Cruz natural do Rio de Janeiro e Úrsula Maria Caetana, natural de Lisboa. Entre seus filhos:

2-3-4-1 Antonio, batizado em Serranos aos 10-02-1805

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 10 fev 1805 Serranos, Antonio, f.l. de Joseph de Magalhães Passos e Lydora Ignacia; npaterno de Antonio de Magalhães Paqssos, n. de Bastos, arc. Braga e Maria Pereira das Neves, n. desta freguesia; nmaterno de João Pereira da Cruz n. do Rio de Janeiro e Ursula Maria Caetana, natural de Lisboa. Padr.: o cap. Manoel Moreira da Costa e Maria Pereira das Neves, viuva. Todos desta freguesia.

2-3-4-2 Cândida, batizada em Varadouro aos 19-03-1807

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 19 março 1807 Varadouro, Candida, f.l. do furriel Joseph de Magalhães Passos e Lydora Ignacia Policena, padr.: João Manoel Pereira e d. Maria Francisca do Espirito Santo mulher do alf. João da Silva Ferreira, todos desta freguesia.

2-3-4-3 José, batizado em Varadouro aos 11-06-1809

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 11 junho 1809 Varadouro, Joseph, f.l. do furriel Joseph de Magalhães Passos e d. Lydora Ignacia  ---, padr.: cap. João Francisco Junqueira da freg. de Baependi, por pp. que apresentou seu filho João Francisco e d. Perpetua Maria de Jesus, mulher do cap. Manoel Moreira da Costa.

2-3-5 Ana Esméria de Magalhães, batizada em 29-10-1776. Aos 22-01-1800 casou com José Gomes Alvares, filho de Bernardo Gomes Alvares e Antonia do Espirito Santo, família “Bernardo Gomes Alves”.

Aiuruoca, MG aos 29-10-1776 na Capela do Sr. Bom Jesus do Livramento bat a Ana, f.l. de Antonio de Magalhães Passos e Maria Pereira, foram padrinhos Manoel Jose de Novaes e D. Leonor da Assunção mulher do Cap. João Ribeiro da Silva.

2-3-6 Teresa Maria de Jesus batizada em 04-06-1780. Casou aos 28-02-1797 com  Manoel Monteiro de Pinho, natural de Barbacena, filho de outro e Rosa Joaquina da Costa.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -, aos 04 junho 1780 Livramento - Theresa, f.l. de Antonio de Magalhães Passos e s/m Maria Pereira, padr.: cap. Jose Ferreira Martins pp. que apresentou seu procurador Francisco da Costa Pereira e Maria Theresa de Novaes. Todos desta freguesia.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 28 fev 1797 Livramento, Manoel Monteiro de Pinho, f.l. do cap. Manoel Monteiro de Pinho e d. Rosa Joaquina da Costa, n. e b. freg. Barbacena; c/ d. Teresa Maria de Jesus, f.l. do cap. Antonio de Magalhães Passos e d. Maria Pereira das Neves, n. e b. nesta freguesia de Aiuruoca.

2-3-7 Genoveva Maria de Jesus batizada em 02-07-1782. Aos 10-08-1803 casou com Joaquim José de Novaes, filho de Domingos José de Novaes e Genoveva Maria do Rosário.

Aiuruoca, MG aos 02-07-1782 na Capela do Sr. Bom Jesus do Livramento bat a Genoveva, f.l. do Alf. Antonio de Magalhães Passos e Maria Pereira, foram padrinhos o Padre Francisco Monteiro Pereira e Ana, filha de João Luiz Gonçalves.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 10 ago 1803 Livramento - Joaquim Jose de Novaes, f.l. de Domingos Joseph de Novaes e Genovefa Maria do Rosario; c/ d. Genovefa Maria de Jesus, f.l. do cap. Antonio de Magalhães Passos e d. Maria Pereira das Neves. Ns. e bts. nesta freguesia.

2-3-8 Luciana Maria batizada em 25-08-1784.

Aiuruoca, MG aos 25-08-1784 na Capela do Sr. Bom Jesus do Livramento bat a Luciana, f.l. do Alf. Antonio de Magalhães Passos e Maria Pereira das Neves, foram padrinhos Antonio de Magalhães Passos e D. Luciana de Souza Soares, esta por pp que mandou a D. Rosa, mulher do Cap. Francisco da Costa Pereira.

         Casou na Capela do Varadouro aos 17-06-1807 com Antonio Joaquim da Costa, natural da Vila da Praia do Bispado de Angra, filho de Manoel Dias Coelho e Maria Joaquina

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 17 jun 1807 cap. Varadouro, Antonio Joaquim da Costa, f.l. de Manoel Dias Coelho e Maria Joaquina, n. e b. freg. da vila d Praia, bisp. de Angra.c/ Lucianna Maria, f.l. de Antonio de Magalhães Passos e Maria Pereira, n. e b. nesta freguesia.

2-4 Ana Vitória Pereira, casada com o Tenente Coronel Francisco da Cunha de Carvalho, filho de Antonio da Cunha e Teodozia Alvares. Geração na família “Os irmãos Cunha de Carvalho - Carvalho da Cunha” § 3º.

2-5 Manoel da Costa Pereira, Capitão. Natural de Aiuruoca, faleceu em Bom Jesus do Livramento em 1799, antes da abertura do inventário de sua mãe. Nunca se casou mas em testamento (neste site) reconheceu quatro filhos naturais:

2-5-1 Antonio da Costa Fernandes, 24 anos, solteiro, filho Joana Fernandes, mulher solteira já falecida

2-5-2 Ana Maria, moradora em Aiuruoca, 7 anos, filha de Catarina Benguela, escrava de Manoel. Ana da Costa Pereira casou aos 13-06-1804 em Baependí com Manoel Rodrigues de Jesus, filho de Baltazar Rodrigues de Jesus e Maria Rodrigues da Conceição. (Termo no inventário paterno).

Pais de, q.d.:

2-5-2-1 Felisberto Rodrigues da Costa Pereira em S. Joaquim-RJ aos 08-01-1838 casou com Marcelina Teixeira Ramos, viuva de Isidoro de Souza Martins.

S. Joaquim da Barra Mansa, RJ Lv. 1 de cas. fls.  4 aos 08-01-1838 Felisberto Rodrigues da Costa Pereira, f.l. de Manoel Rodrigues de Jesus e Ana da Costa Pereira = cc Marcelina Teixeira de Ramos, viuva de Isidoro de Souza Martins. Test.: João Manoel de Brito e Manoel dos Santos Marques.

2-5-2-2 Francisca Maria de Jesus em S. Joaquim-RJ aos 24-07-1839 casou com Joaquim Pedro de Vasconcellos, filho do Cap. Jeronimo José de Vasconcellos e Maria Madalena Soares.

S. Joaquim da Barra Mansa, RJ Lv. 1 de cas. fls. 7 e v. aos  24-07-1839 Joaquim Pedro de Vasconcellos, f.l. do Cap. Jeronimo Jose de  Vasconcellos e Maria Madalena Soares = cc Francisca Maria de Jesus, f.l. de  Manoel Rois de  Jesus e Ana da Costa Pereira. Test.: Manoel Francisco de Olveira e Mathias Jose Vieira Torres.

2-5-3 Maria, 3 anos, filha da mesma escrava Catarina. Maria da Costa Pereira casou em Aiuruoca aos 21-10-1808 com Francisco Pinto de Andrade, filho de Francisco Pinto de Andrade e Maria da Costa Pereira, conforme certidão no inventário paterno.

2-5-4- Joana 1 ano e meio, também filha de Catarina, Provávelmente a que casou em 1810 com Joaquim José de Oliveira:

Assento – Livro 5, fl 213v.. A 6 de março de 1810, na Capela do Senhor Bom Jesus do Livramento, casaram-se Joaquim Jose de Oliveira, filho legitimo de Inacio Jose de Oliveira e Mariana Pereira com (Ana?) da Costa Pereira. Testemunhas Antonio da Cunha de Carvalho e Venâncio Rodrigues Braga.

3- Julia Maria do Nascimento casou com Miguel Lopes da Silva, filho de Francisco Lopes e Maria Francisca Pereira do Lago. Geração na família “Miguel Lopes da Silva”

4- Maria do Espírito Santo casada com Domingos Villela, filho de Custódio Villela e Felicia de Cerqueira. Geração na família “Villela”.

5- José Garcia, aos 28-11-1772 casou com Maria de Nazaré, filha de José Rodrigues Goulart e Isabel Pedrosa. Geração na família “Isabel Pedrosa”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 28-11-1772 Jose Garcia, f.l. Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade = cc Maria de Nazare, da freg. Carrancas, f.l. Jose Rodrigues Goulart e Izabel Pedrosa, test.: Cap. Jose Ferreira Martins e Diogo Garcia.

6- Diogo Garcia Filho casou com Antonia Domingas da Ressurreição, filha natural de Ana, escrava que foi de Lourenço Leme de Brito. Geração na família “Diogo Garcia Filho”.

7- Tereza Maria de Jesus, batizada em 17-03-1737. Casou com José Ferreira Martins, português de Penafiel, falecido sem geração com testamento aberto em 01-05-1788:

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Sto Antonio aos 17-03-1737 Teresa, f.l. Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, padr.: João Pereira de Carvalho, solteiro e Ana Maria filha de Diogo Garcia.

 

Transcrito por: Moacyr Villela

Museu Regional de São João Del Rei – Livro de testamentos numero 7 FL.139 - Testador: Capitão José Ferreira Martins - Testamenteiro: Dona Teresa Maria de Jesus - viúva

Abertura do Testamento – 1 de Maio de 1788 - Local – Carrancas.

“....eu Jose Ferreira Martins...declaro que sou filho legitimo de Mateus Martins e de Joana Martins ambos já falecidos, nascido e batizado na Freguesia de São Cristóvão do Rio Tinto, Conselho de Gondemar, Comarca de Penafiel, Bispado do Porto...declaro que não tenho herdeiro algum forçado. Sou morador neste sitio denominado Santo Antonio do Ribeiro de Capivari das Carrancas, freguesia de Lavras....

Rogo a minha mulher Dona Teresa de Jesus que seja minha Testamenteira e a constituo minha universal herdeira.

Segundo testamenteiro – Jose Gonçalves Martins;

Terceiro Testamenteiro, meu caixeiro Jose Antonio, ambos moradores em São João Del Rei. 

Abertura em 1 de Maio de 1788

8- Catarina Maria do Espirito Santo, batizada em 20-11-1738. Casou com Gregório José Alves, filho de Simão Alves e Ana Antunes. Geração na família “Gregório José Alves”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 20-11-1738 Catarina, f.l. Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, padr.: Antonio Marques de Moraes e Rosa Maria de Jesus.

9- João Luiz Gonçalves, batizado em 10-08-1740. Aos 18-05-1761 casou com Maria Ângela da Cruz, filha de Antonio Martins Saldanha e Luzia da Cruz. Geração na família “Alferes João Luís Gonçalves”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 10-08-1740 João, f.l. Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, padr.: João Pr.ª de Carvalho e s/m Ana Maria do Nascimento.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Madre de Deus aos 18-05-1761 João Luiz Gonçalves, desta, f.l. Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade = cc Maria Angela, desta, f.l. Antonio Martins Saldanha e Luzia da Cruz; test.: Padre Matias Pas e Jose Leite Ribeiro.

10- Madalena Maria Garcia, batizada em 24-11-1743. Aos 15-08-1764 casou com Joseph Antonio da Fonseca e Alvarenga, natural de Santa Cruz de Alvarenga do bispado de Lamego, filho de Domingos Francisco e Maria Rodrigues

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 24-11-1743 Madalena, f.l. Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, padr.: Padre Bento Gomes da Silva e Helena Maria, casada.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 15-08-1764 Capela Madre de Deus, Joseph Antonio da Fonseca e Alvarenga, n/b na matriz de Santa Cruz de Alvarenga Bispado Lamego, f.l. Domingos Francisco e Maria Rodrigues, já falecidos; = cc. Magdalena Maria Garcia, n/b nesta, f.l. Diogo Garcia, já falecido e Julia Maria da Caridade.

11- Manoel, solteiro em 1762

12- Antonio, batizado em 10-04-1747. Solteiro em 1762.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 10-04-1747 Antonio, f.l. Diogo Garcia da freg. N. Sra da ----- e Julia Maria da Caridade da freg. N, Sra das Angustias Ilha do Faial, np Mateus Luiz e Maria Nunes, nm Manoel Gonçalves Correa e Ana Gracia, padr.: João Rezende Costa e Maria Antonia cc João Garcia.

13- Francisca Teresa (ou Maria) de Jesus, batizada em 11-09-1748. Casou em Madre de Deus aos 14-10-1765 com João Antonio Affonseca Alvarenga, também natural de Santa Cruz de Lamego, filho de Domingos Francisco e Maria Rodrigues já citados. Viúvo, João Antonio casou em segundas em Campanha aos 02-08-1786 com Josefa Gonçalves de Moraes, filha de Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves de Moraes, daí natural.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 11-09-1748 Francisca, f.l. Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, padr.: Manoel Rodrigues Guimarães e Ana Garcia cc João Pereira de Carvalho.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 14-10-1765 Cap. N. Sra. Madre de Deus, João Antonio Affonseca Alvarenga, n/b freg. Santa Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego, f.l. Domingos Francisco e Maria Rodrigues, já falecidos; = Francisca Theresa de Jesus, n/b nesta, f.l. Diogo Garcia já falecido e Julia Maria da Caridade.

 

B7: Campanha-MG - casamentos - no oratorio de S. Jose desta Freguesia aos 02-08-1786 o Guarda Mor Joam Antonio da Fonseca, viuvo de Francisca Teresa; = Josefa Gonçalves de Moraes, f.l. de Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves de Moraes, n/b nesta.

Pais de, q.documentamos:

13-1 Julia Maria da Caridade (neta) batizada em 08-02-1767. Casou em Campanha aos 08-06-1785  com Pantaleão Dias, natural de Santo André do Sobrado, bispado do Porto, filho de Manoel Dias e Maria Andreza

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-02-1767 Julia n. aos 24-01-1767, f.l. João Antonio da Afonseca n. da freg. de S. Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego e Francisca Teresa de Jesus n. da freg. de S. João del Rei deste bispado, np Domingos Francisco e Maria Rodrigues, falecidos e nts da mesma freguesia; maternos Diogo Gracia, falecido e Julia Maria da Caridade, nts da freg. N. S. das Angustias da Ilha do Faial. Padr.:  Jose Antonio de Afonseca, casado e Julia Maria da Caridade avó da batizada.

 

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 08-06-1785 Pantaleão Dias, f.l. de Manoel Dias e Maria Andreza, n/b na freguesia de Santo Andre do Sobrado Bispado do Porto; = Julia Maria da Caridade, f.l. o guarda Mor João Antonio da Fonseca e Francisca Teresa de Jesus, n/b nesta.

13-2 José Antonio de Fonseca batizado em 25-03-1769, casou três vezes. Primeiro aos 14-02-1790 com Ana Custódia do Evangelho, filha de João Gonçalves Valim e de Margarida Francisca do Evangelho.

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-03-1769 matriz, Jose n. aos 04, f.l. João Antonio da Fonseca n/b na freg. de S. Cruz de Alvarenga Bispado de Lameco e Francisca Teresa de Jesus n/b na freg. da vila de S. João del rei deste bispado, np Domingos Francisco e Maria Rodrigues, falecidos, maternos Diogo Garcia, falecido e Julia Maria da Caridade; padr.: Eu Jose Garcia com pp do Dr. Jose da Silveira e Souza, e Madalena Maria mulher do Alf. Jose Antonio da Fonseca.

 

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 14-02-1790 Alf. Jose Antonio de Afonseca, f.l. de João Antonio de Affonseca e Anna Francisca Teresa de Jesus, n/b nesta freguesia da Campanha = Anna Custodia do Evangelho, f.l. de João Gonçalves Valim e de Margarida Francisca do Evangelho, nb na freguesia da Borda do Campo.

          Viúvo, casou segunda vez com Joana Vitória. De novo viúvo e com filhos, terceira vez com Paula Maria do Espírito Santo. Alferes José Antonio faleceu aos 21-06-1843 com inventário (neste site colaboração de Ricardo R. P. G. Lobo) aberto no mesmo ano em Campanha da Princesa pela viúva, deixando dos três consórcios um total de dezoito filhos e netos já casados:

          Filhos do primeiro casamento:

13-2-1- João Custódio, casado;

13-2-2- Joaquim Gonçalves da Fonseca, casado;

13-2-3- José Custodio da Fonseca, casado;

13-2-4- Mariana Cândida casada com Fernando Antonio de Villas Boas, moradores em três Corações:

Relação dos Habitantes de Três Corações Jesus Maria José do Arraial do Rio Verde. Fogo 233

Fernando Antonio de Villas Boas, branco, 48, casado, lavrador

Mariana, branco, 40, casado

Faustino, 14; João, 13;  Joaquim,12;  José, 8;  Antonio,2.

9 escravos

13-2-5- Emerencianna, falecida, que foi casada com Joaquim Barreiros, representada pelos filhos:

13-2-5-1 José, casado;

13-2-5-2 João, casado

13-2-5-3 Francisco, casado

13-2-5-4 Bernardino, 19 anos

13-2-5-5 Bento, 18 anos

13-2-5-6 Rodrigo, 14 anos;

13-2-5-7 Ana Custódia, casada com João Mariano, gêmea de Maria Benta

13-2-5-8 Maria Benta casada com Joaquim Manoel.

13-2-6- Thereza Maria de Jesus, casada com Amaro Leite de Moraes.

 

Com sua segunda mulher Joana Vitória:

13-2-7- Joaquim José da Fonseca, casado;

13-2­8- José, casado

13-2-9- Ana, casada com José Rabello;

13-2-10- Francisca de Paula, casada com Domingos José Barreiros.

13-2-11- Cândida Maria do Espírito Santo, casada com Henrique da Costa que estava sumido há um ano

 

E do terceiro casamento com Paula Maria:

13-2-12- Antonio (Joaquim da Fonseca), casado.

13-2-13- Domingos (Antonio da Fonseca)  casado.

13-2-14- Francisco (Paulino da Fonseca) casado.

13-2-15- Silvestre Antonio da Fonseca, 16 anos

13-2-16- Maria casada com Joaquim Antonio Villas Boas.

13-2-17- Honório, 12 ano.

13-2-18- Manoel, 10 anos.

 

13-3 Teresa Maria da Fonseca, batizada em 24-01-1771. Casou primeiro com João Rodrigues da Costa, segunda vez com Florencio da Rosa Pereira que “desapareceu” por volta de 1810. Tereza faleceu aos 25-10-1861 com 93 anos de idade e testamento copiado no livro de óbitos de Três Corações-MG. Nomeou ao todo seis filhos sem esclarecer de qual leito:

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-01-1771 matriz, Teresa n. 21-12-p.p., f.l. João Antonio da Fonseca n. da freg. Santa Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego e Francisca Teresa de Jesus n. da freg. de S. João del Rei do Rio das Mortes deste bispado. Avos pat. Domingos Francisco e Maria Rodrigues, falecidos, maternos Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade. Padr.: Diogo Garcia, casado e Teresa Maria de Jesus mulher de Jose Ferreira Martins.

 

B7: Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - aos 25-10-1861 faleceu com seu solene testamento D. Theresa Maria de Jesus, viuva por falecimento de Florencio da Rosa, idade 93 anos.

Cópa do Testamento: (...) aos 01-08-1861 no sítio do Tucará (?) de D. Theresa Maria de Jesus.

Testemunhas: Tenente José Antonio da Fonseca; Joaquim Flavio Ximenes do Prado; Joaquim Flavio Ximenes Junior; Francisco Antonio da Fonseca e Jose Joaquim de Moraes.

Declarou ser filha legítima do Guarda Mor João Antonio da Fonseca e D. Francisca de Jesus, natural da freguesia da Campanha.

Ter sido casada com João Rodrigues da Costa e por seu falecimento casou em segundas com Florencio Rosa Pereira o qual desapareceu a mais de 50 anos, de cujos matrimonios existem: Julia, Magdalena, Francisco, Colecta, os filhos de meu filho Manoel Rodrigues da Costa, o filho de minha filha Maria os quais são meus legítimos herdeiros.

Testamenteiros: em 1º lugar a seu filho Francisco Pereira da Fonseca; em 2º João Rodrigues da Costa; em 3º Major Bernardes da Costa.

(...) missas por alma de sua filha Magdalena.

(...)

A rogo de D. Francisca Maria de Jesus por não poder escrever - Joaquim Flavio Ximenes do Prado.

13-3-1 Julia,

13-3-2 Madalena

13-3-3 Francisco Pereira da Fonseca, primeiro testamenteiro

13-3-4 Coleta,

13-3-5 Manoel Rodrigues da Costa, já falecido, deixando filhos

13-3-6 Maria, falecida deixando uma filha

13-3-7 Francisca, batizada em 12-09-1788. Filha de João Rodrigues da Costa, não é mencionada no testamento materno.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-09-1788 Lage, Francisca, f.l. João Rodrigues da Costa e Teresa Maria da Fonseca moradores na Campanha do Rio Verde, padr.: Manoel Antonio Pimentel, e Maria do Rosario.

13-4 João, batizado em 04-04-1773.

B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 04-04-1773 João n. 04-03, f. [não consta] e de sua mulher Teresa Maria de Jesus n. freg. S. João de Atibaia, ele n. da freg. de S. Cruz de Alvarenga Bispado de Lamego, padr.: Manoel Gonçalves Correa e D. Julia Maria da Caridade, viuva de Diogo Garcia. Avos paternos Domingos Francisco e Maria Rodrigues, falecidos, maternos Diogo GArcia, falecido e Julia aria dea Caridade. Declaro que o pai do batizado acima se chama João Antonio da Afonseca e a mãe Francisca Teresa de Jesus.

          João Antonio da Fonseca casou com Mariana Angélica Zeferina. Entre os filhos do casal:

13-4-1 Maria Inocência, batizada em 31-01-1803. Mãe de

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos aos 31-01-1803 na capela de S. Bento do Campo Belo filial desta matriz bat a Maria, f.l. João Antonio da Fonseca e Mariana Angelica Zeferrina, padr.: Ten. Manoel Tomas Villela e D. Inacia Maria.

13-4-1-1 Mariana Amélia do Epírito Santo requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º grau por ser o orador primo irmão da mãe da oradora, para se casar com João Antonio da Fonseca 13-5-2 abaixo.

Campanha-MG Livro misto 1748-1845

www.familysearch.org (record search pilot)

João Antonio da Fonseca e D. Mariana Amelia do Espirito Santo

Impedimento consanguinidade em 3º grau misto de 2º grau por ser o orador primo irmão da mãe da oradora

Depoimento do Orador João Antonio da Fonseca e da oradora D. Mariana Amelia do Espirito Santo

Testemunhas:

- Jose Marcelino da C----ta Barros, cidadão brasileiro, idade 55 anos mais ou menos, casado, vive de lavoura. (...) pq Antonio Joaquim da Fonseca, pai do orador, é irmão de João Antonio da Fonseca pai de Maria Inocencia mãe da oradora

- Jeronimo Jose de Souza cidadão brasileiro, 69 anos, solteiro, n. da freguesia de S. João del Rei e de presente morador nesta onde vive de ser lavrador

 (...) alem do pai da oradora ser pouco abastado dos bens da fortuna tem mais tres filhas para dar estado;

- Antonio Ferreira Gonçalves, cidadão brasileiro, 60 e tantos anos, casado, natural da freguesia da Campanha do Rio Verde e presentemente morador nesta onde vive de sua agencia;

 

13-5 Antonio Joaquim da Fonseca, natural de Campanha onde faleceu com testamento redigido em Rio Verde e aberto aos 23-04-1856. Foi casado com Maria Silvana (ou Silvéria) de Jesus com quem teve cinco filhos.

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871

Registro do testamento com que faleceu Antonio Joaquim da Fonseca, a 23-04-1856 de quem é testamenteiro Antonio Joaquim da Fon.ca.

Eu, Antonio Joaquim da Fonseca, f.l. de João Antonio da Fonseca e Francisca Maria de Jesus, já falecidos, n. da freg, da cidade da Campanha. Sou cc. Maria Silvana de Jesus de cujo matrimonio tivemos cinco filhos que são: Antonio = João = Jose = Francisco = Francisca, os quais são herdeiros das duas terças partes de meus bens.

Testamenteiros: 1º meu filho Antonio, 2º meu filho João, 3º meu filho Jose, 4º meu filho Francisco.

Dei a minha filha Francisca uma crioula (...) cujo doação é feita a minha terça.

O remanescente da terça será repartido por meus cinco filhos acima declarados.

Rio Verde 10-02-1856 Antonio Joaquim da Fonseca

Aprovação: 10-02-1856

Abertura: 23-04-1856

Aceitação: 05-05-1856 Antonio Joaquim da Fonseca, primeiro testamenteiro.

          Em 1831 moravam em Três Corações:

Relação dos Habitantes de Três Corações Jesus Maria José do Arraial do Rio Verde, Fogo 230

Antonio Joaquim da Fonseca, branco, casado, 50, lavrador

Maria Silvéria, branco, casado, 40

Antonio José, branco, 12

João, branco, 11

José, branco, 10

Francisco, branco, 9

Joaquim, branco, 8

12 escravos

Filhos:

13-5-1 Antonio Joaquim da Fonseca Junior, natural de Três Corações do Rio Verde, onde casou aos 04-11-1850 com D. Anna Martins de Souza e onde faleceu com testamento aberto aos 23-05-1857. Sem filhos legítimos ou naturais. Deixou missas para o a alma do irmão Joaquim, não citado no testamento do pai.

B7: Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) aos 04-11-1850 Antonio Joaquim da Fonceca Junior e D. Anna Martins de Souza. Test.: Antonio Joaquim da S.ª e João Antonio da Fonceca.

 

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu Antonio Joaquim da Fon.ca aos 23-05-1857 de quem é testamenteiro João Antonio da Fon.ca.

Eu, Antonio Joaquim da Fonseca, f.l. de Antonio Joaquim da Fonseca, já falecido, e D. Maria Silvana de Jesus, n. da freg. de Três Coraçãoes do Rio Verde e donde sou morador. Sou cc. D. Anna Martins de Souza de cujo matrimonio não temos tido filho algum e que este ato se seguiu por carta de Arras e do qual se observara suas condições e que não tive filho algum natural.

Testamenteiros: 1º meu irmão João Antonio da Fonseca, 2º meu irmão Jose Antonio da Fonseca, 3º meu irmão Francisco Antonio da Fonseca.

Deixa missas pela alma: de meu pai, meu irmão Joaquim (...)

Deixo a minha sobrinha e afilhada Maria, f. de meu irmão João, cin[danificado] mil réis.

Tenho em meu poder a quantia de quatro contos de réis pertencentes a minha mulher das terras da mesma que vendi, a quallhe será entregue.

O restante da minha terça deixo a minha mulher Anna Martins de Souza do qual terá uso e fruto durante a sua vida, e por seu falecimento passará esta herança aos meus quatro irmãos João, Jose, Francisco e Francisca, e no caso de haver falecido algum passara esta herança a seus herdeiros (...).

(...) no caso emque eu sobreviva a minha mãe se dira por alma da mesma cem mossas e instituo herdeiros das duas partes dos meus bens aos mesmos meus quatro irmãos ja mencionados.

Fazenda Cota 02-08-1856 Antonio Joaquim da Fonseca

Aprovação 01-09-1856

Abertura 23-05-1857

Aceitação 02-06-1857 João Antonio da Fonseca

13-5-2 João Antonio da Fonseca, primeiro testamenteiro do irmão. Requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º grau por ser o orador primo irmão da mãe da oradora, para se casar com Mariana Amélia do Epírito Santo 13-4-1-1 supra.

         Teve ao menos uma filha, Maria, legatária do tio e padrinho Antonio.

13-5-3 José Antonio da Fonseca, segundo testamenteiro do irmão Antonio

13-5-4 Francisco Antonio da Fonseca, terceiro testamenteiro

13-5-4 Francisca, recebeu uma “crioula” por conta da terça do pai. Tambem citada pelo irmão Antonio em testamento

13-6 Francisca Teresa de Jesus casou aos 29-07-1801 na capela dos Santissimos Corações de Jesus, Maria e Jose com Francisco Reginaldo do Amaral, filho de Jose Ferreira do Amaral e Ana Gonçalves de Moraes. Geração na família “Antonio Borges da Costa”.

13-7 Ana Francisca de Jesus aos 30-05-1799 casou com Manoel Borges da Costa, filho de Bonifacio Borges da Costa e Maria Joaquina de Gouvea. Geração na família “Antonio Borges da Costa”.

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 30-05-1799 Capela Corações de Jesus Maria e Jose, Manoel Borges da Costa, f.l. de Bonifacio Borges da Costa e Maria Joaquina de Gouvea; = Anna Francisca de Jesus, f. de João Antonio da Affonseca e Francisca Teresa de Jesus. Ambos nts/bts nesta.

14- Mateus Luiz Garcia, batizado em 21-12-1750. Aos 11-06-1771 em Aiuruoca-MG, casou com Francisca Maria de Jesus, filha de José Martins Borralho e Teodora Barbosa Lima. Geração na família “Os Barbosa Lima” I-Cap. 4º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição do Porto do Rio Grande aos 21-12-1750 Mateus, f.l. Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, padr.: Dr. Jose Sobral Souza e D. Josefa cc Cap. Mor Matias Gonçalves Moinhos,