PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Os Irmãos Cunha de Carvalho - Carvalho Cunha

(atualizado em 19-dezembro-2015)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Oriundos de Santo André de Morales Concelho de Celorico de Bastos Arcebispado de Braga, os três irmãos fixaram-se em Minas Gerais deixando grande geração no sul mineiro, sul fluminense e leste paulista.

Eram filhos de Antonio da Cunha e Teodósia Alvares da Cunha. A ascêndencia de Teodósia foi desenvolvida pelo descendente e pesquisador Aguinaldo Ribeiro da Cunha Filho in Revista ASBRAP 9.

 

Ascendência paterna dos Irmãos Cunha de Carvalho - Carvalho da Cunha

 

§ 1º - Antonio da Cunha de Carvalho

§ 2º - Domingos Carvalho da Cunha

§ 3º - Francisco da Cunha de Carvalho

 

 

§ 1º ANTONIO DA CUNHA DE CARVALHO

 

Coronel Antonio da Cunha de Carvalho casou-se com Bernarda Dutra da Silveira, filha de Francisco Furtado Dutra e Florência Francisca das Neves, moradores em Aiuruoca.

 

Bernarda faleceu com testamento onde declarou terem 16 filhos sendo treze vivos em 1792. Coronel Antonio faleceu em sua fazenda dos Pilões em Aiuruoca aos 13-08-1803 (inventário neste site, disponibilizado por Aguinaldo Ribeiro da Cunha Filho).

 

A geração de Antonio e Bernarda está desenvolvida na família “Bernarda Dutra da Silveira” neste site.

 

 

§ 2º DOMINGOS DE CARVALHO DA CUNHA

(atualizado em 19-dezembro-2015)

 

Domingos de Carvalho da Cunha casou-se na Capela de S. Miguel do Cajuru aos 09-09-1750 com Francisca Jorge, natural de São João del Rei, filha de Leandro Jorge e Andreza Dias de Castilho.

Casamentos - Igreja N. Sra. da Conceicão de Aiuruoca, Comarca do Rio das Mortes -  aos 09 set 1750 Cap. S. Miguel do Cajuru - Domingos de Carvalho, n. e b. freg. Sto Andre de Molares, termo de Bastos, arc. Braga; c/ Francisca Jorge, n. e b. freg. N. Sra. do Pillar de S. João del Rei, f.l. de Liandro Jorge e Andreza Dias de Castilho.

Francisca, viúva, foi inventariada em 1809 na Capela do Livramento em Aiuruoca(inventário neste site, disponibilizado por Moacyr Villela). Deixou seis filhos, alguns já falecidos e representados por seus filhos:

 

1- Manoel Carvalho da Cunha, casado;

2- Bernardo Alves de Carvalho, batizado em 19-09-1762. Inventariante materno.

Aiuruoca, MG aos 19-09-1762 na Capela de N. Sra do Porto desta freguesia bat a Bernardo, f.l. Domingos Carvalho da Cunha e de Francisca Jorge, foram padrinhos Domingos Alz ------ e Rosa Maria, mulher de Antonio de Seixas Ribeiro. Aiuruoca 13 de março de 1763

 

          Aos 13-09-1797 casou com Albina Maria do Espirito Santo, natural de Aiuruoca, filha de José Garcia Mulano e Joana Damasceno e Lara casados em Aiuruoca em 14-11-1765. José, batizado em 24-03-1743, filho de João Gracia Mulano e Felipa de Oliveira e Joana Damasceno, batizada em Barbacena aos 11-11-1743 filha natural de João Martins Bonilha e Antonia Maria, neta paterna de Manoel de Lara e de Ana Maria de Siqueira.

Aiuruoca, MG aos 13-09-1797 na Capela do Turvo se receberam Bernardo Alves de Carvalho, f.l. de Domingos Carvalho e Francisca Jorge = E Albina Maria do Espirito Santo, f.l. de Jose Garcia Mulano e Joana Damasceno e Lara. Nts e bts nesta freguesia.

 

Aiuruoca, MG aos 14-9bro-1765 na Capela da Sra do Bom Sucesso dos Serranos se receberam Jose Gracia de Oliveira, f.l. de João Gracia Mulano e Felipa de Oliveira, batizado nesta freguesia = Com Joana Damacena Lara, filha natural de João Martins Bonilha e Antonia Maria, batizada na freguesia da Borda do Campo.

 

Aiuruoca, MG aos 24-03-1743 nesta matriz bat a Jose, f.l. de João Garcia Molano e Felipa de Oliveira do Prado; foram padrinhos Cosme de Souza Castro e Luzia Pereira, mulher de João Domingues, todos desta freguesia.

 

Barbacena, MG aos 11-11-1743 na Capela da Ibitipoca desta freguesia de N. Sra da Borda do Campo bat a Joana, filha natural de João Martins Bonilha e de Antonia Maria, solteiros, neta paterna de Manoel de Lara e s/m Ana Maria de Siqueira e pela materna se não pode saber. Foram padrinhos João Pires de Mattos e Ursula Martins de Menezes, Nasceu a dita Joana aos 23 do mes de outubro do dito ano, seu avo paterno é natural da cidade de S. Paulo e sua avó paterna de Taubate.

3- Maria Francisca, já falecida, foi casada com Bento(?) Fernandes e representada no inventário materno por nove filhos (situação em 1809):

3-1 Laureana Maria Fernandes casada com Felizardo da Silva Paes;

3-2 Feliciana Maria, casada com João Alves Palmeira;

3-3 João Fernandes, casado.

3-4 Antonio, solteiro.

3-5 Claudina Fernandes, solteira.

3-6 Vitoriano, solteiro.

3-7 Luciano, solteiro, 18 anos.

3-8 Manoel, solteiro, 16 anos.

3-9 Florinda, solteira, 14 anos.

 

4- Rita Maria da Cunha, batizada em Aiuruoca, na Capela do Porto do Turvo aos 23-11-1792 casou-se com Manoel da Rocha Porto, natural de São João del Rei, filho de Antonio Carlos de Vasconcellos, portugues e Catharina Josefa Felicia natural de São João del Rei.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos -  aos 23 novembro 1772 - capela Porto do Turvo - Manoel da Rocha Porto, f.l. de Antonio Carlos de Vasconcellos e Catharina Josefa Felicia, n. e b. freg. N. Sra. do Pilar da Vila de S. João del Rei. Com Rita Maria da Cunha, f.l. de Domingos Carvalho da Cunha e Francisca Jorge, n. e b. N. Sra. da Conceição de Aiuruoca. Test.: Manoel do Valle Ribeiro, Pedro Martins Tostes.

          Rita Maria faleceu antes de 1798 e Manoel casou segunda vez em 26-01-1798 com Ana da Fonseca Cabral, viúva do Dr. João Ribeiro de Freitas, família “Gonçalo de Almeida Collaço”.

São Jose del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. 26-01-1798; Pilar de São João del Rei; Manoel da Rocha Porto; viúvo de Rita Maria de Carvalho; = cc. Ana da Fonseca Cabral; viúva do Dr.João Ribeiro de Freitas

 

No inventário materno (1809) Rita foi representada por treze filhos:

4-1 Manoel, 38 anos, casado

4-2 João Francisco, 30 anos, casado. Batizado aos 03-10-1779

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 03 out 1779 Porto do Turvo - João, nascido aos 05 setembro p.p., f.l. de Manoel da Rocha Porto n. da freg. de S. João del Rei e s/;m Rita Maria n. desta freg. de Aiuruoca; np de Antonio Carlos e s/m Catharina Josefa naturais da freg. de S. João del Rei; nm de Domingos Carvalho, n. de B---- e s/m Francisca Jorge n. da freg. de S. João. padr.: Manoel de Souza Rodrigues e s/m Anna Maria da freg. da Borda do Campo.

4-3 Fernando José da Rocha, casado aos 19-05-1797 com Rosa Maria doo Espírito Santo, filha de Antonio Gonçalves da Costa e de Ana Maria do Espírito Santo - família “Bernardo Gomes Alves”.

Aiuruoca, MG aos 19-05-1797 na matriz da vila de S. João del Rei se receberam Fernando Jose da Rocha, f.l. de Manoel da Rocha Porto e de Rita Maria = E Rosa Maria do Espirito Santo, f.l. de Antonio Gonçalves e Ana Maria do Espirito Santo. Naturais e batizados nesta freguesia de N. Sra da Conceição da Aiuruoca. Testemunhas Jose de Moraes Castro Sarmento e Jose da Cruz Silva.

4-4 João da Rocha Porto, solteiro, 28 anos.

4-5 Maria Jacinta do Espírito Santo, casada com Jose Lopes de Morais;

4-6 Rita Maria da Cunha, batizada aos 06-01-1781. Em 1809 estava casada com Manoel da Cruz Silva.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 06 janeiro 1781 cap. Sr. Bom Jesus dos Maguinhos ----, filial da Igreja Nova da Borda do Campo, Ritta, f.l. de Manoel da Rocha Porto e Ritta Maria da Cunha; padr.: Manoel Carvalho da Cunha e Anna Gomes mulher de Antonio Gonçalves da (Costa?).

4-7 Eufrasia Maria do Espírito Santo, natural de Aiuruoca, em Baependi em 1801 casou-se com Tomé Pereira da Silva, natural de Aiuruoca, filho natural de Francisca Inácia Xavier e Manoel da Silva Pereira.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 20 dias do mes (borrado) de 1801 matriz de Baependi - Thome Pereira da Silva, filho natural de Francisca Ignacia Xavier e de Manoel da Silva Pereira; c/ Eufrasia Maria do Espirito Santo, f.l. de Manoel da Rocha Porto e de Ritta Maria da Cunha.

Ns. e bts. nesta freg. de Aiuruoca.

 

Pais de, q.d.:

4-7-1 Francisco Fernandes da Silva, natural de Aiuruoca, em Andrelândia aos 10-10-1842 casou-se com Jacinta Leopoldina, daí natural, filha de Simeão Moreira dos Santos e Rosa Maria de Seixas, neta materna de Antonio de Seixas Ribeiro e Rosa Maria Pires. Família “Antonio de Seixas Ribeiro”, neste site.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 66  A des de oitubro de mil oito centos e quarenta e dois em Caza de Justino Francisco da Silva, e Oratorio a hi erecto por licença da Vara deste Termo, feitas as deligencias do estilo, e em prezença das Testemunhas Justino Francisco da Silva, e Ignacio da Silva Landim, recebi em Matrimonio os Contrahentes Francisco Fernandes da Silva, filho legitimo de Thome Pereira da Silva, e Eufrazia Maria do Spirito Sancto, natural da Freguezia d'Aiuruoca, com Jacintha Leopoldina, filha legitima de Simeão Moreira, ja falescido, e Roza de Seichas, natural desta Freguezia, de que para constar fis este assento, assignando-se a rogo de Justino Francisco Manoel Joaquim Mendanha.

Manoel Joaq.m Mendanha

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

4-7-2 Mariano Pereira da Silva, com 24 anos em 27-08-1847, casou com Mariana Luiza de Carvalho, com 19 anos, filha do falecido Joaquim Alves da Cruz e Rosa Maria da Conceição

Andrelandia, MG aos 27-08-1847 nesta matriz Mariano Pereira da Silva e Mariana Luiza de Carvalho. Ele branco de idade 24 anos, f.l. Tome Pereira da Silva e Eufrasia Maria do Espirito Santo. Ela branca de 19 anos, f.l. Joaquim Alves da Cruz, já falecido, e Rosa Maria da Conceição. Test.: Francisco Fernandes e Jose Antonio

4-8 Margarida Maria da Cunha, na matriz de Baependi ao 27-01-1802, casou-se com Joaquim Dias Pereira, ambos naturais de Aiuruoca, filho natural de Ana Paes.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 27 jan 1802 matriz de Baependi - Joaquim Dias Pereira, f. natural de Anna Pais; c/ Margarida Maria da Cunha, f.l. de Manoel da Rocha Porto e Ritta Maria da Cunha. Ns. e bts. nesta freg. de Aiuruoca.

Pais de, d.q.:

4-8-1 Manoel, batizado em Aiuruoca aos 24-06-1807

Igreja Católica, N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 24 junho 1807 matriz, Manoel, f.l. de Joaquim Dias Pereira e Margarida Maria da Cunha, padr.: alf. Romão Gonçalves Gil e Escholastica Maria de Jesus, mulher de Joseph da Silva Sá.

4-9 Beralda, batizada aos 22-11-1785. Solteira em 1809

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 22 novembro 1785 Porto Turvo, Beralda, f.l. de Manoel da Roxa Porto e Ritta Maria; padr.: Manoel de Sousa Rodrigues e Laureana Antonia (?)

4-10 Francisca Maria de Jesus aos 04-02-1810 casou com José Ribeiro de Freitas, filho Dr. João Ribeiro de Freitas e Ana da Fonseca Cabral. Geração na família “Gonçalo de Almeida Collaço”

          Francisca Maria teve a filha natural:

4-10-11 Maria, batizada aos 30-11-1809.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-11-1809 Padre Gaspar, Maria, filha natural de Francisca Maria filha de Manoel da Rocha Porto, padr.: Luiz da Fonseca Cabral e Josefa Maria de Jesus.

4-11 Ana Rosa de Jesus (ou da Rocha) aos 31-05-1806 casou com Lourenço José dos Anjos, batizado aos 24-08-1783, filho de Custódio José dos Anjos e Eugênia Maria de Jesus, família “José Rodrigues Duarte”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. - aos 31-05-1806 matriz do Pilar de S. João del Rei; Lourenço Jose dos Anjos, f.l. Custodio Jose dos Anjos e Eugenia Maria de Jesus n/b S. Jose; cc Ana Rosa de Jesus, f.l. Manoel da Rocha Porto e Rita Maria da Cunha, n/b Aiuruoca; test.: Jose Cardoso Amado.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-08-1783 Bichinho, Lourenço, f.l. Custodio Jose dos Anjos e Eugenia Maria, padr.: Francisco Teixeira de Carvalho e Ifigenia Maria Veloza.

Pais de, batizados em Tiradentes-MG, q.d.:

4-11-1 Manoel, aos 11-09-1808.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-09-1808 Padre Gaspar, Manoel, f.l. Lourenço Jose dos Anjos e Ana da Rocha, padr.: Inacio Cardoso Amado, casado e s/filha Maria, todos da dita aplicação;

4-11-2 José, em 21-12-1809.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-12-1809 Padre Gaspar, Jose, branco, f.l. Lourenço Jose dos Anjos e Ana Rosa de Jesus, padr.: Alf. Joaquim Felix Raposo e Maria Ribeira mulher de Joaquim Ribeiro, todos da dita aplicação.

4-12 Jacinto José da Rocha aos 10-06-1809 casou com Joaquina Maria de Souza, filha de Manoel de Souza.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. - aos 10-06-1809 matriz da Sra do Pilar da vila de S. João del Rei; Jacinto Jose da Rocha, f. [danificado] Rocha Porto e Rita Maria da Cu[danificado], n/b Aiuruoca; cc Joaquina Maria de Souza, f.l. Manoel de Souza [danificado] Jesus, n/b e moradora [danificado]; test.: Jose J---- de Andrade e Joaquim Correira da Fonseca

4-13 Hipólita Maria de Jesus aos 31-08-1812 casou com Vicente Rodrigues do Prado, filho de José Rodrigues do Prado e Felícia Maria da Boa Morte.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, - cas. - aos 31-08-1812 matriz da Sra do Pilar da vila de S. João del Rei; Vicente Rodrigues do Prado, f.l. Jose Rodrigues do Prado e Felicia Maria da Boa Morte, n/b na freg. da Sra. da Conceição de Prados; cc Hipolita Maria de Jesus, f.l. Manoel da Rocha Porto e Rita Carvalha da Cunha, n/b freg. Aiuruoca e moradora na aplicação do Padre Gaspar da Sra do Pilar desta freguesia; test.: Manoel Antonio de Castro, Joaquim Dias Barbosa e Antonio de Souza Lopes

 

5- Ana Maria da Assunção (ou da Cunha), natural de Aiuruoca, na Capela do Porto do Turvo aos 21-02-1773 casou-se com Bonifácio José da Rocha, irmão de Manoel em -4 supra, filhos de Antonio Carlos de Vasconcellos e Catarina Josefa Felicia.

Igreja Católica, N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos -  21 fevereiro 1773 - capela do Porto do Turvo; Bonifacio Jose da Rocha, f.l. de Antonio Carlos de Vasconcellos e Catharina Josefa Felicia, n. e b. na freg. de S. João del Rei; com Anna Maria da Assumpção, f.l. de Domingos Carvalho da Cunha e Francisca Jorge, n. e b. na freg. de Aiuruoca.

 

Ana Maria e Bonifácio já eram falecidos em 1809. Foram representados, no inventário da avó materna, por quatro filhos:

5-1 Antonio José da Rocha, batizado aos 07-12-1773. Em 1809 era viúvo de Ana Maria.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 07 dez 1773 Porto do Turvo, ANTONIO n. aos 10 nov, f.l. de Bonifacio Jose da Rocha n. da freg. S. João del Rei e s/m Anna Maria n. desta freguesia; np de Antonio Carlos de Vasconcellos, de Portugal, e s/m Catharina Josefa n. da freg. de S. João del Rei; nm de Domingos Carvalho n. Bastos freg. de St. Andre de Mollares arc. Braga e s/m Francisca Jorge n. freg. de S. João del Rei; padr.: João Martins Bonilha solteiro e, Francisca Jorge mulher de Domingos Carvalho.

5-2 Galdina (?)casada com Francisco Antonio.

 

5-3 Bonifácio José da Rocha, batizado aos 21-05-1778. Era casado em 1809.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 21 maio 1778, BONIFACIO, nascido em 15 do presente, f.l. de Bonifacio Joze de Roxa, n. freguesia de N. Sra. do Pilar da Vila de S. Joam e s/m Anna Maria n. desta freguesia da Sra. da Conceição de Juruoca; np de Antonio Carlos e s/m Catharina Josefa da dita freguesia de S. Joam; nm de Domingos Carvalho n. da cidade de Braga e s/m Francisca Jorge n. da freg. de S. Joam; padr.: Manoel da Roxa Porto e, Josefa Maria de Almeida  mulher de Felippe de Soisa; todos desta freguesia.

5-4 Inácio José da Rocha, também já casado em 1809.

 

6- Rosa Maria (ou Joaquina) da Cunha, em fevereiro de 1775 casou com João Delgado da Silva, natural de S. João del Rei, filho de José Delgado da Silva e de Mariana de Jesus.

Aiuruoca, MG aos trinta(sic) dias do mes de fevereiro de 1775 na Capela da Sra do Porto do Turvo se receberam João Delgado da Silva, f.l. de Jose Delgado da Silva e de Mariana de Jesus, batizado na freguesia de S. João del Rei - E Rosa Joaquina da Conceição, f.l. de Domingos Carvalho da Cunha e de Francisca George, batizada na freguesia da Aiuruoca. Testemunhas Tomas Garcia da Costa e Alf. Tome Bezerra de Sá.

          Rosa, já falecida em 1809, foi representada no inventário materno por oito filhos de seu casal:

6-1 Francisca Joaquina da Silva casada com José Joaquim.

6-2 Felícia Joaquina da Silva, casada com Amaro Gonçalves Chaves.

6-3 Maria Francisca da Silva, casada com Joaquim Nunes.

6-4 Vicência Joaquina da Silva, casada com Manoel Luis Soares.

6-5 Rosa Joaquina da Silva, solteira, de idade 24 anos.

6-6 Angélica Joaquina da Silva, casada com Antonio Soares.

6-7 José, solteiro, 18 anos.

6-8 Bernardino, solteiro, 16 anos.

 

 

§ 3º FRANCISCO DA CUNHA DE CARVALHO

(atualizado em 17-novembro-2013)

 

Tenente Coronel Francisco da Cunha de Carvalho natural de Molares, onde nasceu aos 17 de outubro de 1736 e foi batizado aos 22 do mesmo mês.

Molares, Celorico de Basto, distrito de Braga. Aos 17-10-1736 nasceu Francisco filho legítimo de Antônio da Cunha e Teodósia Álvares do lugar da Costa desta freguesia e foi batizado aos 22 do mesmo mês de outubro e da mesma era a cima de 1736, foram padrinhos Francisco Carvalho Pinto e madrinha Mônica Pinto solteiros ambos filhos de Gonçalo Carvalho e Luísa Pinto da mesma freguesia pelo qual assina o Padre Antônio Pinto de que fiz este termo (pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

Casou, em Serranos aos 09-10-1772, com Ana Vitória Pereira, natural de São João del Rei, filha de Francisco da Costa Pereira, natural de Santa Maria de Canedo Arcebispado de Braga e Helena Maria de Jesus, natural de São João del Rei, neta materna de Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, esta uma das famosos Três Ilhoas. Família “Diogo Garcia”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 09 outubro 1772 - Serranos - Francisco da Cunha de Carvalho, f.l. de Antonio da Cunha e Theodosia Alves, n. e b. na freg, de Santo Andre de Molares, arc. de Braga; com Anna Victoria Pereira, f.l. de Francisco da Costa Pereira e Elena Maria de Jesus, n. desta freg. de Aiuruoca, e batizada na de Pillar da vila de São João del Rei.

 

Francisco se estabeleceu em Livramento, atual Liberdade-MG aonde faleceu em 24 de março de 1811, com inventário iniciado em 1812 por sua viúva (neste site, disponibilizado por Moacyr Villela).

Foram filhos do casal:

1- Alferes Antonio da Cunha de Carvalho

2- Ana Joaquina

3- Teodozia Alves

4- Teresa Alves

5- Maria Teodozia

6- Francisco Alves da Cunha

7- Francisca Maximiana

8- Helena Teodozia

9- Luiza Teodozia

10- Manoel Alvares da Cunha

11- Jose Alves da Cunha

12- Porcina Alves

13- Delfina

14- Ana Vitória

 

1- Antonio da Cunha de Carvalho, alferes, nascido aos 16-10 e batizado aos 01-11-773.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 01 nov 1773 Serranos, ANTONIO n. 16 out., f.l. ten, Francisco da Cunha de Carvalho e s/m Anna Victoria, elle n/b freg. de Santo Andre de Moranes (?) arc. Braga, f.l. de Antonio da Cunha e Theodosia Alvres. Nmaterno de Francisco da Costa Pr.a e s/m Elena Maria de Jesus; padr.: cap. Antonio da Cunha de Carvalho e Elena Maria de Jesus viuva.

          Casou-se no Livramento aos 07-01-1795 com Inácia Jacinta de Carvalho, aí batizada aos 05-06-1774, filha de João Batista de Carvalho e Rita de Siqueira Paes, neta paterna de Bartolomeu Farto e Mariana Leite, neta materna de Clemente de Siqueira e Izabel Colona - família “Clemente de Siqueira”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 05 junho 1774 Livramento, IGNACIA, f.l. de João Baptista de Carvalho e Ritta Paes de Sequeira, padr.: Francisco Teixeira de Azevedo e Anna Angelina ----

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 07 janeiro 1795 Livramento - Alf. Antonio da Cunha de Carvalho, f.l. do Ten-Cel Francisco da Cunha de Carvalho e D. Anna Victoria Pereira;

c/Ignacia Jacinta de Carvalho, f.l. de João Baptista de Carvalho e de Ritta de Siqueira.

Ns. e bts. nesta freg. de Aiuruoca.

Alferes Antonio e Inácia foram pais de, q.d. batizados no Livramento:

1-1 Antonio, batizado aos 19-03-1796.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -, aos 19 março 1796 Livramento, Antonio, f.l. do alf. Antonio da Cunha de Carvalho e Ignacia Jacinta de Carvalho; padr. Bartolomeu Farto de Carvalho casado e, Ritta de Siqueira Pais viúva. Todos desta freguesia.

1-2 Teresa Alves da Cunha, batizada em 13-12-1801. Em 1822 requereu dispensa para se casar com seu tio paterno Alf. José Alves da Cunha 11 abaixo.

1-3 Francisco, batizado aos 01-04-1804.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 01 abril 1804  Livramento, Francisco, f.l. do alf. Antonio da Cunha de Carvalho e Ignacia Jacintha de Carvalho; padr.: Francisco Alvares de Carvalho e d. Maria Lydora de São Joseph, filhos do ten. cel. Francisco da Cunha de Carvalho. Todos desta freguesia.

1-4 Manoel, batizado aos 01-01-1806.

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 01 janeiro 1806 Livramento, Manoel, f.l. de Antonio da Cunha de Carvalho e Ignacia Jacinta de Carvalho; padr.: alf. Manoel Francisco da Rosa  freg. de Lavras e d. Anna Joaquina mulher do alf. Joseph Rodrigues d'Oliveira.

 

2- Ana Joaquina de São José, batizada aos 22-04-1775. No Livramento aos 20-10-1789 casou-se com o Alferes Joseé Rodrigues de Oliveira, filho de José Rodrigues Braga e Bernardina Caetana do Sacramento. Geração na família “Bernardina Caetana do Sacramento”, neste site.

 

3- Teodósia Alves da Cunha, também no Livramento aos 29-01-1794 casou-se com o Capitão João Rodrigues de Oliveira, morador no Termo de Barbacena, irmão do Alferes José Rodrigues de Oliveira supra. Geração na família supra citada.

 

4- Teresa Alves da Cunha (ou de São José), batizada na Aiuruoca em 19-03-1779. Aos 11-06-1797 casou-se com João Rodrigues Braga, natural do Arcebispado de Braga, filho de Bento Rodrigues e Emerenciana Pinheira.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 19 março 1779 - Serranos, Theresa, f.l. do tinente Francisco da Cunha de Carvalho e Anna Vitoria; padr.: Manoel Jose de Novaes solteiro e, Theresa esta mulher de João Ferreira Vilarinho, todos desta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 11 junho 1797 Livramento - João Rodrigues Braga, f.l. de Bento Rodrigues e Emerenciana Pinheira, n. e b. arc. Braga; c/ Theresa Alvares da Cunha, f.l. do ten-cel Francisco da Cunha de Carvalho e d. Anna Victoria Pereira, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca.

Teresa e João fora pais de, q.d.:

4-1 Venâncio Rodrigues Alves, batizado aos 11-12-1798. Casou-se com Maria Leopoldina de Barros, filha de Francisco José de Barros, batizado em Aiuruoca aos 14-09-1777 e Luisa Ludovina Mendes casados aos 23-11-1801, neta paterna do Capitão José de Barros Monteiro e Ana Teresa de Assunção, neta materna de Manoel Mendes de Abreu e Dorotéa Maria de Jesus, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 11 dez 1798 Livramento, Venancio, f.l. de João Rodrigues Braga e Theresa Alvares da Cunha; padr.: Ten-Cel. Francisco da Cunha de Carvalho e s/m D. Anna Victoria Pereira.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - Livramento aos 23 nov 1801 Francisco Joseph de Barros, f.l. do Cap. Joseph de Barros Monteiro e D. Anna Teresa de Assumpção;

c/ Luiza Ludovina Mendes, f.l. de Manoel Mendes de Abreo e Dorothea Maria de Jesus.

Ns. e bts. nesta freg. de Aiuruoca.

          Pelo Capitão José natural da freguesia de S. Martinho do Aliviado Bispado do Porto, Venância era bisneta de Manoel Ribeiro de Barros natural da dita freguesia e de Rosa Monteiro natural da freguesia de Santo Martinho de Fornos, também Bispado do Porto; por Ana Teresa natural de Prados, bisneta de Francisco Rodrigues Goulart natural da Ilha do Pico e de Leonor da Assunção natural de Prados.

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 14 set 1777 FRANCISCO, f.l. do cap. Joze de Barros Monteiro n. freg. de S. Martinho de Aliviado do bisp. do Porto e Anna Teresa da Assunçam n. da freg. Sra. Conceição dos Prados; np de Manoel Ribeiro de Barros n. da dita freg. de S. Martinho e s/m Rosa Monteiro n. da freg. de Sto. Martinho de Fornos bispado do Porto; nmaterno de Francisco Rodrigues Goulart n. da Ilha do Pico e s/m Leonor da Assunção n. da freg. dos Prados; padr.: Revdo. Matias Pinto de Andrade e d. Margarida Clara de Azevedo mulher de Manoel Marinho de Moura.

 

          Venâncio e Maria Leopoldina em 1838 eram moradores no Livramento no fogo 1, com vários filhos e 14 escravos.

Censo Livramento 30-10-1838, fogo 1

Venancio Rodrigues Alves, branco, 38, casado, lavrador

Maria Leopoldina, branco, 32, casado

João, filho

Francisco, filho

Luiza, filho

Teresa, filho

Eduvirge, filho

Gabriela, filho

14 escravos

Entre seus filhos:

4-1-1 Francisca, batizada aos 25-04-1824 padrinhos o avô materno e a avó paterna.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 25 abril 1824 Livramento, FRANCISCA, fa. l. de Venancio Rodrigues Alvarenga (?) e Maria Leopoldina; padr.: Francisco Jose de Barros avô materno e d Teresa Alvares de Sam Jose cc. João Rodrigues Braga, avó paterna. Todos desta freguesia.

4-1-2 Luiza Ludovina Alves, batizada aos 25-09-1825. Em 1848 habilitou-se para casar com seu tio paterno Manoel Alves Rodrigues, 4-8 abaixo.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 25 set 1825 Livramento, LUIZA, f.l. de Venancio Alves Rodrigues e D. Maria Leopoldina Barros, padr.: João Rodrigues Braga e D. Luiza Ludovina mulher do alf. Francisco Jose de Barros.

4-2 Esméria, batizada aos 10-01-1800.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 10 jan 1800  Livramento, Esmeria, f.l. de João Rodrigues Braga e D. Thereza Alves da Cunha; padr.: Revdo. Joseph Pais Ferreira por pp. que apresentou o Alf. Joseph Rodrigues de Oliveira e D. Maria Joaquina de S. José. Todos desta freguesia.

4-3 José, batizado aos 07-06-1801.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 07 junho 1801 Livramento, Joseph, f.l. de João Rodrigues Braga e D. Theresa Alves da Cunha; padr.: João Alves Garcia e Joaquina Antonia de S. José, mulher do Alf. Jose Alves Garcia. Todos desta freguesia.

4-4 Antonio, batizado aos 26-08-1804.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 26 ago 1804 matriz, Antonio, f.l. de João Rodrigues Braga e Theresa Alvares; pdr.: João Rodrigues de Oliveira e D. Helena, filha do Ten. Cel. Francisco da Cunha de Carvalho, todos desta freguesia.

4-5 Manoel, batizado aos 02-03-1806.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 02 março 1806 Livramento, Manoel, f.l. de João Rodrigues Braga e d. Theresa Alvares da Cunha, padr.: cap. Antonio da Costa Pereira e d. Francisca Lydora da Cunha, solteira, filha do ten. cel. Francisco da Cunha.

4-6 Ana, batizada aos 02-07-1811.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 02 julho 1811 Livramento, Anna, f.l. de João Rodrigues Braga e D. Theresa Alvares da Cunha, padr.: Alf. Joseph Venancio de Carvalho e D. Maria Lydora de São Joseph.

4-7 Luiz, batizado aos 16-08-1818.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 16 agosto 1818 Livramento, LUIZ, f.l. de João Rodrigues Braga e Dona Theresa Alves da ---; padr.: Luiz Marianno da Conceição e Dona Porci-- Alves da Cunha

4-8 Manoel Alves Rodrigues, batizado aos 12-10-1821. Em 1848 habilitou-se para casar com sua sobrinha Luiza Ludovina Alves 4-1-2 supra (processo matrimonial neste site).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 22 out 1821 Livramento, MANOEL, f.l. de João Rodrigues Braga e Theresa Alvares de São Joaquim, padr.: alf. João Thomas por ppp apres. pelo alf. Antonio ---- e Anna Victoria cc. Luiz Mariano. Os padrinhos da freg. de Pirai, bispado do Rio de Janeiro.

5- Maria Eleodora (Teodósia no inventário paterno) de São José, aos 26-02-1805 casou-se com José Venâncio de Carvalho, natural de Lavras do Funil, filho do Alferes José Pereira de Jesus e Teodora Maria de Mendonça, neto paterno de João Pereira de Carvalho e Ana Maria do Nascimento, neto materno de Bernardo Gonçalves Chaves e Francisca Maria de Mendonça (família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 3º).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 26 fev 1805 Livramento - Joseph Venancio de Carvalho, f.l. do Alf. Joseph Pereira de Jesus e Theodora Maria de Mendonça, n. e b. freg. Lavras do Funil; c/Maria Lydora de São Joseph, f.l. do Ten Cel Francisco da Cunha de Carvalho e D. Anna Victoria, n.  e b.; nesta freguesia.

 

          Maria Eleodora e Alferes José foram moradores em Carrancas:

Censo de Carrancas 02-11-1831, fogo 14

Jose Venancio ( de Carvalho), branco, 53, casado, lavrador

Maria Eleodora (de São Jose), branco, mulher, 48, casado

Jose, filho, 24, solteiro

Manoel, filho, 20, solteiro

Eleuterio, filho, 19, solteiro

Antonio, filho, 14

João, filho, 12

Maria, filho, 10

60 escravos

 

          Alferes José faleceu em 07-02-1857 e foi inventariado no ano seguinte, primeiro por seu filho Joaquim Venâncio Pessoa e, após o falecimento deste, por seu filho José Venâncio. Compareceram no inventário os filhos:

5-1 Francisco Teodoro (Venâncio no inventário paterno) de Carvalho casado com Delfina Eleutéria de Oliveira e Cunha, filha de João Rodrigues de Oliveira e Teodósia Alves da Cunha (família “Bernardina Caetana do Sacramento”).

          Francisco já era falecido em 1854 e foi representado por seus filhos:

5-1-1 Balbina Venância de Carvalho casada com Manoel Rodrigues da Silva, morador em Franca (Na Procuração  Ubaldina Jesuína de Carvalho casada com Manoel Rodrigues da Silva);

5-1-2 Laudelina, solteira, 28 anos;

5-1-3 Honorato Venâncio (ou José) de Carvalho, casado com Ana de Tal, morador em Franca.

5-1-4 Justiniano Venâncio de Carvalho, solteiro, idade 26 anos;

5-1-5 Jose Venâncio de Carvalho, 24 anos;

5-1-6 Olívia Venância de Carvalho, casada com Julio Cesar de Barros Ribeiro (Na procuração Maria Felisbina de Carvalho, casada com Julio Cesar de Barros Ribeiro em Franca);

5-1-7 Ovídio Venâncio de Carvalho, solteiro, 20 anos;

5-1-8 Maximiniano Venâncio de Carvalho, solteiro, 18 anos;

5-1-9 Teodoro Venâncio de Carvalho, 17 anos;

5-1-10 Dulcidia Venância, 15 anos;

5-1-11 Francisco Venâncio, 12 anos;

5-1-12 Francisca Venância, 11 anos;

5-1-13 Ernesto Venâncio, 8 anos;

5-1-14 Adelaide Venância de Carvalho

 

os dois abaixo não comparecen no inventário do avô paterno:

5-1-15 Malvina, batizada na Capela do Livramento aos 12-03-1826.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 12 março 1826 Livramento MALVINA, f.l. de Francisco Theodoro de Carvalho e Delfina Eleutéria d'Oliveira, padr.: José Venâncio de Carvalho por pp apres. por Cap. João Rodrigues d'Oliveira e D. Anna Theodora d'Oliveira; o padrinho de Carrancas os mais desta.

5-1-16 Eleutério, batizado na Capela do Livramento aos 15-04-1827.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 15 abril 1827 Livramento, ELEUTHERIO, f.l. de Francisco Theodoro de Carvalho e D. Delfina Eleutheria, padr.: Cap. João Rodrigues d'Oliveira e s/m D. Theodosia Alves.

 

5-2 José Venâncio de Carvalho, casado com Delfina Teodora de São José, morador na fazenda do Tanque, município de Rio Preto.

5-3 Maximiano José de Carvalho, batizado em 30-05-1808. Casou com Ana Bárbara de Mendonça (ou da Encarnação), filha de Boaventura Gonçalves Chaves e Bárbara Eufrásia da Encarnação, família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 3º.

Carrancas, MG igreja N. Sra da Conceição 30-05-1808 cap. N. Sra da Conceição do Porto bat. Maximiano, f.l. Jose Venancio de Carvalho e D. Maria Leodora de S. Jose, padr.: Antonio Alves da Cunha e D. Purcinda(sic) Alves da Cunha

          Morador na Província do Rio de Janeiro, Freguesia de Santa Isabel – Valença. Entre seus filhos:

5-2-1 Marcelino, batizado em 30-10-1848.

L. 1 - 1830 / 1862 - Batizados - fl. 87 v. - Igreja de São Joaquim de Barra Mansa, 30.10.1848 - Marcelino - fl. de Maximianno José de Carvalho e de Anna Bárbara de Mendonça - np. de José Venâncio de Carvalho e de Maria Eliodora da Cunha - nm. De Boaventura Gonçalves Chaves e Bárbara Eufrásia da Encarnação - foi baptizado em urgente necessidade p/seu tio materno, Joaquim Gonçalves Chaves.(pesq. Plinio Marcondes de Carvalho)

5-4 Joaquim Venâncio Pessoa, inventariante, solteiro, faleceu durante o inventario em abril de 1858 no Rio de Janeiro;

5-5 Eleutério Venâncio de Carvalho.

5-6 Maria Venância de São José Carvalho casada com Antonio Teodoro de Carvalho, morador no município de Franca, Província de São Paulo. Antonio Teodoro, filho de Francisco Theodoro de Mendonça e Delfina Francisca de Andrade (família “Souza Monteiro-Monteiro Lopes” Cap. 1º, § 7º)

5-7 Antonio Venâncio de Carvalho, viúvo em 1858, morador no Termo de Lavras- Luminárias. Foi casado com Maria Nicesia Diniz Junqueira, filha do Alferes Marcelino de Souza Diniz e Joaquina Diniz Junqueira; família “Souza Diniz” Cap. 1º.

5-8 João Venâncio de Carvalho, casado, morador na Província do Rio de Janeiro. 2º inventariante paterno.

 

6- Francisco Alves da Cunha, tenente, batizado aos 06-01-1782. Aos 03-05-1810 casou-se com Floriana Rosa Moreira, filha do Capitão Manoel Moreira da Costa e Perpétua Maria de Jesus (família “Manoel Moreira da Costa”).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos, aos 06 janeiro 1782 Varador, Francisco, f.l. de Francisco da Cunha de Carvalho e Anna Vitoria Pereira; padr.: Antonio de Magalhães Passos e Rosa Mariana, mulher de Francisco da Costa.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 03 maio 1810 matriz - Ten. Francisco Alvares da Cunha, f.l. do Ten-Cel. Francisco da Cunha de Carvalho e D. Anna Victoria Pereira; c/ D. Floriana Rosa Moreira, f.l. do Cap. Manoel Moreira da Costa e D. Perpetua Maria de Jesus.

 

          Francisco e Floriana foram pais de, q.d., batizados no Livramento:

6-1 Francisco, batizado aos 24-02-1811.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 24 fev 1811 Livramento, Francisco, f.l. do ten. Francisco Alvares da Cunha de Carvalho e D. Floriana Rosa Moreira, padr.: Ten. Cel. Francisco da Cunha de Carvalho  e D. Perpetua Maria de Jesus, viuva.

6-2 Constança, madrinha por procuração no batismo da irmã Leopoldina.

6-3 Graciana, batizada aos 02-02-1813.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 02 fev 1813  Livramento, GRACIANA, f.l. do Ten. Francisco Alvares da Cunha e Floriana Roza Moreira; padr.: Francisco Antonio Nogueira e D. Maria Alvares de São Joaquim fregueses estes de ------.

6-4 Felisbina, batizada aos 19-09-1815.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 19 set 1815 Livramento, FELISBINA, f.l. do Ten. Francisco Alvares da Cunha e D. Floriana Roza Moreira; padr.: Jose Venancio Pereira e D. Hypolita Jaciantha de Barros cc. o ten. Manoel Teixeira Marinho.

6-5 Maria Madalena de S. José, batizada aos 19-09-1821.  Maria Madalena fez seu testamento no Ribeirãoi das Vacas em 17-10-1856. Sem geração, instituiu herdeiro o marido Manoel Luiz Moreira.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 19 set 1821 Livramento, MARIA MAGDALENA, f.l. do Ten. Francisco Alvares da Cunha e D Floriana Rosa Moreira; padr.: o Padre Manoel Rodrigues de Faria e D. Francisca Villela.

 

S. Vicente de Minas - Igreja S. Vicente Ferrer - Testamento de: Maria Madalena de S. Jose.

Sou n. da freguesia do Livramento, f.l. Francisco Alz da Cunha e Floriana Rosa Moreira. Sou cc Manoel Luiz Moreira.

Nomeio por meus herdeiros a meu marido Manoel Luiz Moreira e Testamenteiro em 1º lugar; em 2º lugar ao S. Mor Zeferino Jose dos Santos e em 3º a João Carlos de Menezes.

Do remanescente da minha terça deixo a minha afilhada Deolinda Marcolina, filha de Eleuterio Venancio de Carvalho, 200$000 rs.

Ribeirão das Vacas  25-11-1856 Maria Madalena de S. Jose

6-6 Leopoldina, batizada aos 17-10-1784.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 17 out 1824 Livramento, LEOPOLDINA, f.l. do ten. Francisco Alvares da Cunha e d. Floriana Rosa Moreira, padr.: o revdo. Severino Villela e Delfina Candida de Jesus, por pp apres. por Francisco e Constança, filhos do mesmo tenente; a madrinha da freg. de Carrancas, os mais desta.

6-7 José Cândido, batizado aos 29-01-1826.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 29 jan 1826 Livramento, JOSE CANDIDO, f.l. do Ten. Francisco Alves da Cunha e D. Floriana Rosa Moreira, padr.: Cap. Francisco de Paula Rodrigues da freg. de Ibitipo-- e D. Helena Lidora desta freguesia.

6-8 Pudenciana, batizada aos 20-04-1828.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 20 abril 1828 Livramento, PUDENCIANA, f.l. do Ten. Francisco Alves de Carvalho e D. Floriana Rosa Moreira, padr.: Jose Venancio de Carvalho e D. Innocencia Claudina de São Jose, o padrinho de Carrancas, os mais desta.

7- Helena Teodozia (ou Eleodora) de São José ou Alves da Cunha, batizada aos 07-06-1785. Aos 22-09-1808 casou-se com Antonio da Costa Veloso, natural de Itajubá, filho de Antonio da Costa Veloso e Ana Maria de Jesus.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 07 junho 1785 Serranos, Elena, f.l. do ten-cel Francisco da Cunha de Carvalho e d. Anna Victoria; padr.: ten. João Ferreira Villarinho e s/m d. Theresa da Cunha de Carvalho.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 22 set 1808  - Livramento - Antonio da Costa Velloso, f.l. de Antonio da Costa Velloso e Anna Maria de Jesus, n. e  b. freg. de Itajubá, bisp. de SP; c/ D. Helena Elydora de São Joseph, f.l. do Ten. Cel. Francisco da Cunha de Carvalho e d. Anna Victoria, n. e b. nesta freguesia.

 

          Antonio faleceu aos 04-03-1829, com 50 anos, com testamento registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca. Sem geração nomeou sua mulher herdeira de seus bens.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 04 março 1829, 50 anos, c/test. Antonio da Costa Velloso cc Helena Alvares da Cunha, capela do Livramento.

F. leg. de Antonio da Costa e Ana Rodrigues, falecidos, n. freg. Aiuruoca.

Testamenteiros: 1- m/mulher Helena Alvares da Cunha; 2- cap. João Rodrigues d'Oliveira; 3- ten. Francisco Alvares da Cunha.

no texto:

-a m/afilhado/a Emerenciano/a, f. de meu cunhado e compadre alf. Manoel Alvares da Cunha.

Não tenho herdeiros forçados, herdeira minha mulher. Livramento de Aiuruoca 11 outubro 1827. Registrado --- ---- 1829.

 

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

Baependi Testamento 1819 a 1823,

Registro do Testamento de Antonio da Costa Velloso.

Eu, Antonio da Costa Velloso, f.l. Antonio da Costa e Ana Rodrigues, já falecidos, bat. na Freguesia de Itajubá e morador nesta da Aiuruoca.

Testamenteiros: 1º a minha mulher Ilena Alvares da Cunha, 2º Cap. João Rodrigues de Oliveira, 3º ao Tenente Francisco Alvares da Cunha.

Deixo a meu afilhado Emerenciano, f. de meu cunhado e compadre o Alferes Manoel Alvares da Cunha.

Não tenho herdeiros forçados porque meus pais são falecidos e não tive descendentes nem solteiro, nem de matrimonio, portanto instituo minha universal herdeira no remanescente de todos os meus bens a minha mulher Dona Ilena Alvares da Cunha.

Livramento da Freguesia de Aiuruoca, 11-10-1827

Aprovação: nesta fazenda denominada Pinhal aos 12-10-1827

Abertura: aos 02-03-1829

Aceitação: 30-03-1829 por D. Elena Leodora de São Jose

 

8- Francisca Maximiana de São Joaquim, batizada aos 08-04-1787 em Serranos. No Livramento aos 08-01-1810 casou-se com Veríssimo Jose Vieira, natural da Vila da Praia, Bispado de Angra, filho de Antonio Vieira e Maria do Carmo.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 08 abril 1787 Serranos, Francisca, f.l. do ten. cel. Francisco da Cunha de Carvalho e d. Anna Victoria Perera; padr.: cap. Antonio de Arantes Marques e Maria filha de Joam Luis.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 08 jan 1810 - Livramento - Verissimo Joseph Vieira, f.l. de Antonio Vieira e Maria do Carmo, n. e b. na vila da Praya, Ilha Terceira, bisp. de Angra; c/ D. Francisca Maximiana de São Joaquim, f.l. do Ten. Cel. Francisco da Cunha de Carvalho e D. Anna Victoria, n. e b. nesta freguesia.

 

          Pais de, q.d., batizados no Livramento:

8-1 Cândida, aos 05-12-1813.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 05 dez 1813  Livramento, CANDIDA, a segunda com o nome, f.l. de Verissimo Jose Vieira e D. Francisca Maximiana de S. Jose (sic) padr.: Alf. Jose Venancio da --- fregues de Lavras e D. Theresa Alvares da Cunha cc João Rodrigues Braga.

8-2 Ana, aos 16-07-1815.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 16 julho 1815 Livramento, ANNA, f.l. de --rissimo Jose Vieira e Francisca Alves da Cunha; padr.: Jeronimo d'Arantes Marques por pp. apresentada por Joze Alves da Cunha e Theodozia Alves ---.

8-3 Veríssima, aos 28-12-1816.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 28 dez 1816 livramento, VERISSIMA, f.l. de Verissimo Jose Vieira e Francisca Alvares da Cunha; padr.: Ten. Francisco Alvares da Cunha e Dona --- Mendes de Brito.

8-4 José, aos 11-08-1825.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 11 agosto 1825 Livramento, JOSE, f.l. de Verissimo Jose Vieira e Francisca da Cunha, padr.: Manoel Alves da Cunha e d. Luisa Theodora de S. José esta da freg. de Ibitipo-- (lombada do livro), oa mais desta.

 

9- Luiza Teodozia (Teodora) de São José, batizada aos 17-04-1789. Aos 26-11-1807 casou-se com o Alferes Luiz Rodrigues da Costa, natural de Barbacena, filho do Capitão João Rodrigues da Costa e Felicia Maria da Fonseca, neto paterno de Miguel Rodrigues da Costa e Ignácia Pires, neto materno de Luiz Marques da Fonseca, natural da vila de Santarem e de Rosa Maria de Bessa natural do Rio de Janeiro, família “Miguel Rodrigues da Costa”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -. aos 17 abril 1789 Livramento - Luiza, f.l. do Ten. Cel. Francisco da Cunha de Carvalho e D. Anna Vitoria Pereira; padr.: Alf. Antonio da Costa Pereira solteiro e D. Margarida da Cunha, filha do Cel. Antonio da Cunha de Carvalho, todos desta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 26 nov 1807 - Livramento - Luiz Rodrigues da Costa, f.l. do Cap. João Rodrigues da Costa e D. Felicia Maria d'Affonseca, n. e b. freg. Barbacena; c/ D. Luisa Theodora de São Jose, f.l. Ten-Cel Francisco da Cunha de Carvalho e D. Anna Victoria Pereira, n. e b. nesta freguesia.

 

Alf. Luiz faleceu sem testamento em 06-08-1821 e foi inventariado no mesmo ano, inventário neste site. Durante a inventariança Luiza casou segunda vez com o Tenente José Martins de Andrade.

Foram filhos de Luiz e Luiza, segundo o inventário, idades em 14-11-1821

 

9-1 Luiza Teodora da Cunha, batizada em 22-05-1809. Em 1822 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau para se casar com José Teodoro da Cunha, filho de João Rodrigues de Oliveira e Teodosia Alves da Cunha, família “Bernardina Caetana do Sacramento”.

9-2 José, com 11 anos em 1821.

9-3 Manoel, com 110 anos.

9-4 Francisco com 7 anos.

9-5 Delfina, com 5 anos.

9-6 Joaquim, com 2 anos.

 

10- Manoel Alvares da Cunha, não é citado no inventário paterno, mas comparece no termo de tutela (nome danificado), solteiro em 29-01-1816. O nome de Manoel foi encontrado no testamento de seu cunhado Antonio da Costa Velloso 7 supra.

          Manoel casou-se com Inocência Claudina de São José, filha de Francisco de Paula Rodrigues e Constança Claudina da Costa. Geração na família “Bernardina Caetana do Sacramento”.

          Entre seus filhos:

10-1 Emerenciana, batizada aos 03-10-1823, afilhada dos tios afim Antonio da Costa Veloso e Floriana Rosa Moreira em 7 e 6 supra. Emerenciana foi legatária do padrinho Antonio “a m/afilhado/a Emerenciano/a, f. de meu cunhado e compadre alf. Manoel Alvares da Cunha”.

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 03 out 1823 Livramento, EMERENCIANA, fa.l. do af. Manoel ---- Cun--- e Inocencia Claudina; padr.: Antonio da Costa Velloso e Flo----na Rosa Moreira cc. Ten. Francisco Alvares da Cunha.

 

11- José Alves da Cunha, batizado em 13-08-1793. Com dispensa de consanguinidade, casou com sua sobrinha Teresa Alves da Cunha 1-2 supra:

Aiuruoca, MG livro misto 1821-1827 e 1822

Alf. Jose Alz da Cunha e D. Teresa Alvares da Cunha -  consanguineo em 2º grau misto com 1º.

Q o orador é irmão do Alf. Antonio da Cunha de Carvalho, pai da oradora

Q o orador teve copula ilicita com Victoriana prima irmã da oradora - afinidade em 2º grao.

Q o pai da oradora tem 8 filhos

Alf. Jose Alves da Cunha, f.l. T. Cel. Francisco da Cunha de Carvalho e D. Ana Vitoria, n/b na capela do Sr. Bom Jesus do Livramento filial da matriz de Aiuruoca = com Teresa Alves da Cunha, f.l. do Alf. Antonio da Cunha de Carvalho e D. Inacia Hyacintas de Carvalho, n/b na capela do Sr. Bom Jesus do Livramento filial da matriz de Aiuruoca.

No L. 6 p. 48v se acha: aos 13-08-1793 na ermida do Sr. Bom Jesus do Livramento filial desta matriz de N. Sra da Conceição da Aiuruoca bat. a Jose, f.l. Ten. Cel. Francisco da Cunha de Carvalho e D. Ana Vitorias Pereira, padr.: Ten. João Rodrigues com pp q apresentou o Alf. Antonio de Carvalho Cunha, e D. Ana Joaquina mulher de Jose Rodrigues, esta da freguesia da vila de Barbacena e os mais desta.

No 7º a p. 134v: aos 13-12-1801 na ermida do Livramento filial desta matriz da Aiuruoca bat a Teresa, f.l. Alf. Antonio da Cunha de Carvalho e de Inacia Joaquina de Carvalho; foram padrinhos o Ten. João Francisco Junqueira por pp a Manoel Francisco Guimarães, e D. Teresa da Cunha mulher do Ten. João Ferreira Villarinho. O padrinho da freguesia das Lavras e os mais desta.

Aiuruoca 22-01-1822

Testemunhas: 1ª - O Cap. João Rodrigues de Oliveira, natural deste bispado, morador nesta aplicação onde vive de agricultura, homem branco, casado, de idade de 46 anos.

Venancio Roiz Alves, natural deste bispado e morador nesta aplicação onde vive de negocio de tropa, homem branco, solteiro de idade de 23 anos.

Lourenço Jose Leal, natural da cidade de Lisboa e morador nesta aplicação onde vive do oficio de sapateiro, homem branco, solteiro, de idade de 28 anos.

Pais de, q.d.

11-1 Constança, batizada aos 13-04-1825

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 13 abril 1825 Serranos, CONSTANÇA, f.l. de Jose Alves da Cunha e Thereza Alves da Cunha da freg. de ---, padr.: Jose Venancio de Carvalho cc., e D. Innocencia Claudina de S. Jose mulher do Alf. Manoel Alves da Cunha.

12- Porcina Alves, solteira, com 18 anos em 1812.

 

13- Delfina, solteira, com 15 anos em 1812.

 

14- Ana Vitória, 14 anos em 1812. Batizada aos 18-07-1799

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -, aos 18 julho 1799 Livramento, Anna, f.l. de Francisco da Cunha de Carvalho e d. Anna Vitoria Pereira; padr.: Vitorianno Luis Gonçalves e d. Thereza Maria de Jesus, viuva, por p.p. que apresentou d. Maria Alves da Cunha; a madrinha da freguesia das Lavras e os mais desta freguesia.

 

________________________________________________________________________________________________________

 

Ascendência paterna dos Irmãos Cunha de Carvalho - Carvalho da Cunha

 

 

Vinicius da Mata Oliveira.

 

 

1- Antônio da Cunha, era natural da freguesia de Fafe, no concelho de mesmo nome, onde foi batizado aos 22 de abril de 1685

Fafe, Fafe, distrito de Braga. M.el de Souza Homem pároco desta Igreja de Santa Eulália batizei e pus os santos óleos e fiz as mais cerimônias sacramentais a Antônio fº de Pº de Fr.tas e de sua m.er C.na da Cunha do lugar do passo de pardelhas, foram padrinho e madrinha An.to de Fr.tas e sua irmã C.na solt.ra do mesmo lugar e todos desta freguesia em fé do que aos 22-04-1685 o batizei. M.el de Souza Homem.

          Casou-se na freguesia de Molares, no concelho de Celorico de Basto, aos 08 de junho de 1726 com Teodósia Álvares da Cunha

Molares, Celorico de Basto, distrito de Braga. Eu o Padre Antônio Pinto cura desta Igreja de Santo André de Molares aos 08-06-1726 assisti ao matrimônio que entre si se celebraram Antônio da Cunha filho legítimo de Pedro de Freitas e de sua mulher Catarina da Cunha do lugar do Paço freguesia de Santa Eulália de Fafe concelho de Monte Longo com Teodósia Álvares da Cunha filha legítima de Gonçalo Carvalho já defunto e de sua mulher Luísa Pinto do lugar das Eiras desta freguesia de Santo André de Molares sem impedimento algum, testemunhas o Padre João Cardoso Osório sobrinho do reverendo Abade Luís de Mesquita Pimentel e mais o povo que se achou presente de que fiz este assento. Padre Antônio Pinto.

          Teodósia Álvares da Cunha, era natural do lugar e Casa das Eiras em Molares, onde foi batizada em 21 de janeiro de 1697, filha de Gonçalo Carvalho e Luísa Pinto, com ampla ascendência descrita na obra Os Carvalhos de Basto

Molares, Celorico de Basto, distrito de Braga.  Aos 21-06-1697 nesta Igreja batizei eu D.os Cardoso Osório a Teodósia fª legítima de Gonçalo Carvalho e de sua m.er C.na (sic) Pinta m.ers no lugar das Eiras desta fr.ga foram padrinhos Teodósia solt.ra fª de Bernardo da Silva de Carvalho e Miguel Pinto de Mesquita da fr.ga de S. Pedro de Bertelo  de que fiz este assento. Domingos Cardoso Osório.

          Antônio faleceu aos 15 de dezembro de 1760, e Teodósia aos 06 de agosto de 1781

Molares, Celorico de Basto, distrito de Braga. Antônio da Cunha casado que foi com Teodósia Álvares do lugar da Costa desta freguesia faleceu aos 15-12-1760 com todos os sacramentos não fez testamento este enterrado dentro desta Igreja de que fiz este termo era ut supra.

 

Molares, Celorico de Basto, distrito de Braga. Teodósia Álvares viúva do lugar da Costa desta freguesia de S. André de Molares faleceu aos 06-08-1781 com todos os sacramentos está enterrada dentro desta Igreja e para constar fiz este assento era ut supra. João da Mota Ribeiro Pároco.

Além dos três filhos que vieram para o Brasil, Antônio e Teodósia também tiveram:

1-4 Rosa, nascida aos 10 de novembro de 1727, e batizada aos 14 do mesmo mês

Molares, Celorico de Basto, distrito de Braga. Aos 14-11-1727 eu o Padre Serafim Álvares Abade encomendado desta Paroquial Igreja batizei e pus os santos óleos a Rosa filha legítima de Antônio da Cunha e de sua mulher Teodósia Álvares moradores no Bairro da Costa desta freguesia nasceu esta menina em os 10 dias deste dito mês e ano, foram padrinhos André Pinto solteiro filho que ficou de Gonçalo Carvalho e Catarina solteira filha que ficou de Pedro de Freitas da freguesia de Santa Eulália de Fafe e fiz este termo. Pe. Serafim Álvares.

1-5 Torcato, nascido aos 30 de março de 1729, e batizado em 03 de abril

Molares, Celorico de Basto, distrito de Braga. Torcato filho legítimo de Antônio da Cunha e de sua mulher Teodósia Álvares do lugar da Costa desta freguesia nasceu aos 30-03-1729 e foi batizado aos 03 dias do mês de Abril por mim o Padre João Teixeira de Neiva, foram padrinhos Torcato Álvares de Carvalho filho de Francisco Álvares e de Maria Carvalho e madrinha Ana da Silveira mulher de Antônio da Cunha todos desta freguesia de que fiz este termo. O Padre João Teixeira de Neiva.

1-6 Luísa, nascida aos 26 de abril de 1731, e batizada aos 29 do mesmo mês

Molares, Celorico de Basto, distrito de Braga. Aos 26-04-1731 nasceu Luísa filha legítima de Antônio da Cunha e de sua mulher Teodósia Álvares do lugar da Costa e foi batizada aos 29 dias do dito mês de Abril e da mesma era a cima de 1731 por mim o Padre João Teixeira de Neiva, foram padrinhos O Reverendo Padre Gonçalo da Cunha Rego vigário de Gagos e madrinha Catarina solteira filha de Francisco Álvares e Maria Carvalho desta mesma freguesia de que fiz este termo. João Teixeira de Neiva.

1-7 Rosa Maria, nascida aos 08 de maio de 1734 e batizada no mesmo dia

Molares, Celorico de Basto, distrito de Braga. Aos 08-05-1734 nasceu Rosa Maria filha legítima de Antônio da Cunha e de sua mulher Teodósia Álvares do lugar da Costa desta freguesia e logo no mesmo dia foi batizada por se achar com perigo de vida por mim o Padre João Teixeira de Neiva, foram padrinhos o Padre André Pinto de Carvalho e madrinha Ana Machado mulher de Francisco Carvalho todos da mesma freguesia de que fiz este termo. João Teixeira de Neiva.

1-8 Manoel, nascido aos 04 de agosto de 1738, e batizado aos 10 do mesmo mês

Molares, Celorico de Basto, distrito de Braga. Aos 04-08-1738 nasceu Manuel filho de Antônio da Cunha e de sua mulher Teodósia Álvares do lugar da Costa desta freguesia e foi batizado aos 10 dias do dito mês e era a cima de 1738 o Padre João Cardoso Osório lhe pus os santos óleos, foram padrinhos Antônio Carvalho Pinto solteiro filho de Gonçalo Carvalho e de Luísa Pinto do lugar das Eiras desta freguesia e madrinha Maria Pinto mulher de Manoel da Rocha do lugar de São Pedro freguesia de Santa Cristina de Arões de que fiz este termo que assinei. O Padre João Cardoso Osório.

 

PAIS

 

 

2- Pedro de Freitas era natural da freguesia de Fafe, onde foi batizado aos 07 de fevereiro de 1644, filho de Domingos Gonçalves e de Isabel Gonçalves

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 07-02-1644 batizei eu Hierônimo Dias cura desta Igreja de Santa Eulália a Pedro filho de Domingos Gonçalves do passo de Pardelhas e de sua m.er Isabel Gonçalves, foram padrinhos Pº e Fr.ca de Fr.tas solt.ra das Figueiras todos desta e por verdade fiz e assinei dia ut supra. Hierônimo Dias.

          Casou-se aos 27 de outubro de 1680 com Catarina Francisca da Cunha

Fafe, Fafe, distrito de Braga. M.el de Souza Homem pároco desta Igreja de Santa Eulália na forma do Sagrado Concílio Tridentino Pº de Freitas fº de D.os G.lz já defunto e de sua mulher Isabel G.lz e C.na Fr.ca da Cunha fª de Matias Fr.co e de sua m.er Mª Fr.ca todos do lugar de passo de pardelhas desta dita freguesia em os 27-10-1680 estando por testemunhas presentes Pº G.lz da Lage, Fr.co Alv.es e Him.ro G.lz de pardelhas todos desta dita freguesia e este escrevi e me assinei com minha própria mão. M.el de Souza Homem.

 

3- Catarina Francisca da Cunha, foi batizada em 1º de abril de 1661, filha de Matias Francisco e de Maria Francisca

Fafe, Fafe, distrito de Braga. No 01-04-1661 batizou de minha licença o Pe. Ignácio da Costa da fr.ga de Santa Comba de Fornellos a João digo a Catarina fª de Matias Fr.co e de sua mulher Mª Fr.ca foram padrinhos João solteiro irmão do pai da batizada e madrinha Catarina fª de Domingos G.lz do passo de Pardelhas desta fr.ga e por verdade fiz e assinei dia ut supra. Hierônimo Dias.

 

AVÓS

 

 

4- Domingos Gonçalves, casou-se com Isabel Gonçalves aos 11 de maio de 1625.

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 11-05-1625 se receberam por palavras de presente de mim Pº Vaz Carreira Vig.ro desta Igreja e das t.as abaixo nomeadas Domingos G.lz e Isabel G.lz do passo de pardelhas desta fr.ga, t.as Domingos Fr.co e a maior parte da freguesia e por verdade fiz e assinei. Pº Vaz Carreira.

          Faleceu na freguesia de Fafe aos 21 de dezembro de 1651.

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 21-12-1651 faleceu Domingos G.lz do Passo de Pardelhas com todos os sacramentos e por verdade fiz e assinei dia ut supra. Hierônimo Dias.

5- Isabel Gonçalves, falecida aos 21 de março de 1692.

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 21-03-1692 faleceu Isabel G.lz viúva e mãe de Ant.o de Freitas do passo de pardelhas com todos os sacramentos não fez testamento do que fiz este termo dia mês e era ut supra. M.el de Souza Homem.

 

 

6- Matias Francisco, era natural da freguesia de Santa Cristina de Arões, onde nasceu aos 21 de fevereiro de 1642 e foi batizado aos 24 do mesmo mês, filho de Roque Francisco da Cunha e de Maria Gonçalves

Santa Cristina de Arões, Fafe, distrito de Braga. Sexta feira 21-02-1642 nasceu Matias fª de Roque Fr.co e de sua mulher Maria G.lz do lugar de S. Pedro desta freguesia de Sta. Cristina de Arões e aos 24 dias do dito mês o batizei nesta dita Igreja, foram padrinhos Gaspar Álvares solt.ro da herdade e Maria G.lz da barroca solt.ra ambos da mesma freguesia e por verdade fiz este termo e assinei Santa Cristina 24 de feverº de 1642. Antônio Barreiros Abade.

          Casou-se na freguesia de Fafe aos 25 de maio de 1660 com Maria Francisca

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 25-05-1660 dados os banhos na forma do Sagrado Concílio Tridentino eu o Pe. Hierônimo Dias cura desta Igreja de Santa Eulália recebi por palavras de presente a Matias Fr.co filho de Roque Fr.co do lugar de S. Pedro da fr.ga de Sa. Cristina de Arões e de sua mulher Maria G.lz com Maria Francisca fª de Fr.co M.iz do passo de pardelhas meu freguês e de sua mulher Catarina Lopes, foram testemunhas o R.do Domingos de Araújo e João da Maia ambos de Fafe e mais gente que presente estava e por verdade fiz e assinei dia ut supra. O Cura Hierônimo Dias.

          Faleceu Matias Francisco aos 29 de abril de 1706 na freguesia de Fafe

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Matias Fr.co do passo de pardelhas faleceu aos 29-04-1706 com todos os sacramentos da escritura que fez o seu genro Pº de Fr.tas em fé do que fiz este termo e me assinei. M.el de Souza Homem.

7- Maria Francisca, foi batizada na freguesia de Fafe aos 19 de março de 1637, filha de Francisco Martins e de Catarina Lopes

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 19-03-1637 batizei eu Hierônimo Dias cura desta Igreja de Santa Eulália de Fafe a Maria fª de Fr.co M.iz do passo de Pardelhas e de sua mulher Catarina Lopes, foram padrinhos Pedro e Catarina cunhados do dito Fr.co M.iz e por verdade fiz e assinei dia ut supra. Hierônimo Dias.

          Faleceu Maria Francisca aos 07 de setembro de 1705

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Mª Fr.ca m.er de Matias Fr.co do passo de pardelhas faleceu aos 07-09-1705 com todos os sacramentos não me consta que fizesse testamento de que fiz este termo e me assinei. M.el de Souza Homem.

 

 

BISAVÓS

  8 e 9

10 e 11

 

12- Roque Francisco da Cunha, era morador no lugar de São Pedro, na freguesia de Santa Cristina de Arões, onde casou aos 21 de abril de 1641 com Maria Gonçalves

Santa Cristina de Arões, Fafe, distrito de Braga. Roque Fr.co de S. Pº recebi eu o Pe. Cosme Mendes de Campos cura desta Igr.a com sua mulher Mª G.lz conforme ao Sagrado Concílio Tridentino aos 21-04-1641 sendo testemunha toda a freguesia que presente estava. Cosme Mendes de Campos.

          Faleceu Roque Francisco da Cunha aos 03 de junho de 1690

Santa Cristina de Arões, Fafe, distrito de Braga. Aos 03-06-1690 faleceu Roque Fr.co da Cunha m.or em S. Pº recebeu os sacramentos e foi sepultado dentro da Igreja fez testamento e por verdade fiz este dia era ut supra. O Abade Bar.ros.

13- Maria Gonçalves, falecida aos 03 de julho de 1682

Santa Cristina de Arões, Fafe, distrito de Braga. Aos 03-07-1682 faleceu Mª G.lz m.er de Roque Fr.co de S. Pº foi enterrada na Igr.a recebeu todos os sacram.tos e não fez testam.to e por verdade fiz este assento dia era ut supra. O Abade Bar.ros.

 

14- Francisco Martins, era natural da freguesia de Fafe, onde foi batizado em 1º de junho de 1598, filho de Pedro Francisco e de Isabel de Freitas

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Ao 01-06-1598 batizei Fr.co fº de Pº Fr.co e de sua mulher Isabel de Freitas, foram padrinhos Diogo de Sampaio e Irea fª de G.lo P.iz de fornelo de S.ta Comba e por verdade assinei aqui. Pº Vaz Carreira.

          Casou-se aos 09 de abril de 1636 com Catarina Lopes

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 09-04-1636 recebi por palavras de presente procedendo os banhos conforme o Sagrado Concílio Tridentino a Fr.co M.iz fº de Pº Fr.co do passo de pardelhas e de sua m.er Isabel de Fr.tas com C.na Lopes fª de Pº Lopes de Bouças e de sua mulher C.na G.lz, foram t.as Gaspar João da Pedra de Bouças e Pº Fr.co do passo de Pardelhas e muita mais gente que se achou presente e por verdade fiz e assinei dia ut supra. Hierônimo Dias.

          Faleceu Francisco Martins em Fafe aos 10 de março de 1662

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 10-03-1662 faleceu Fr.co M.iz do Paço de Pardelhas desta freg.a com todos os sacramentos e por verdade me assinei hoje dia mês ut supra. Hierônimo Dias.

 

15- Catarina Lopes, foi batizada aos 13 de março de 1602, filha de Pedro Lopes e de Catarina Gonçalves

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Em 13-03-1602 batizei a Catarina fª de Pº Lopes o novo de Bouças e de sua mulher Catarina G.lz, foram padrinhos Pº G.lz e Beatriz fª de Heitor P.iz de calvelos. Carreira.

          Faleceu Catarina Lopes, na freguesia de Fafe aos 16 de janeiro de 1663

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 16-01-1663 faleceu Catarina Lopes vª que ficou de Fr.co M.iz do passo de Pardelhas com todos os sacramentos e por verdade fiz e assinei dia ut supra. Hierônimo Dias.

 

TRISAVÓS

 

 

 

28- Pedro Francisco, falecido no lugar do Passo de Pardelhas aos 19 de fevereiro de 1623, casado que foi com Isabel de Freitas.

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 19-02-1623 se faleceu Pº Fr.co do passo de Pardelhas. Carreira.

29- Isabel de Freitas, falecida pouco tempo depois do marido aos 08 de abril de 1623

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 08-04-1623 se faleceu Isabel de Freitas mulher que ficou de Pº Fr.co do paço de pardelhas fez testamento. Carreira.

 

 

30- Pedro Lopes, filho de Pedro Lopes e de Isabel Pires, alcunhado nos arquivos paroquiais de “o novo” para diferenciá-lo de seu pai, casou-se aos 25 de março de 1596, com Catarina Gonçalves

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Em 25-03-1596 se receberam em minha presença e das t.as abaixo nomeadas Pº Lopes fº de Pº Lopes de bouças e de sua mulher Isabel P.iz com Catarina G.lz fª de Gº Álvares de Fafe e de sua mulher Maria Álvares já defunta e também se receberão Gaspar G.lz fº do dito Gº Álvares e da dita sua mulher com Maria Álvares fª do dito Pº Lopes e da dita Isabel Pires sendo testemunhas Gº da Costa Abade de quinebães, e Baltazar Lopes, e Juº Alv.es de quinebães, e Antº da Costa fº do dito Abade, e Gº P.iz de Bouças, e Gº F.rz o novo do assento, e Mateus Alv.es de pardelhas e por verdade assinei aqui. Pº Vaz Carreira.

          Faleceu Pedro Lopes aos 13 de maio de 1639

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 13-05-1639 faleceu Pedro Lopes de Bouças com todos os sacramentos e por verdade fiz e assinei dia ut supra. Hierônimo Dias.

31- Catarina Gonçalves, filha de Gonçalo Álvares e de Maria Álvares, faleceu aos 06 de abril de 1617

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Aos 06-04-1617 faleceu de vida presente Catarina Gonçalves mulher de Pedro Lopes de Bouças fizeram-lhe sua enterração com quatro padres e suas ofertas acostumadas.

 

 

TETRAVÓS

 

 

 

60 e 61- Pedro Lopes e Isabel Pires, que além do filho Pedro Lopes “o novo”, tiveram também:

60-1 Maria Álvares, casada no mesmo dia que o irmão, aos 25 de março de 1596 com Gaspar Gonçalves

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Em 25-03-1596 se receberam em minha presença e das t.as abaixo nomeadas Pº Lopes fº de Pº Lopes de bouças e de sua mulher Isabel P.iz com Catarina G.lz fª de Gº Álvares de Fafe e de sua mulher Maria Álvares já defunta e também se receberão Gaspar G.lz fº do dito Gº Álvares e da dita sua mulher com Maria Álvares fª do dito Pº Lopes e da dita Isabel Pires sendo testemunhas Gº da Costa Abade de quinebães, e Baltazar Lopes, e Juº Alv.es de quinebães, e Antº da Costa fº do dito Abade, e Gº P.iz de Bouças, e Gº F.rz o novo do assento, e Mateus Alv.es de pardelhas e por verdade assinei aqui. Pº Vaz Carreira.

 

62 e 63 Gonçalo Álvares e Maria Álvares, falecida no lugar de Monte de Fafe aos 02 de outubro de 1593.

Fafe, Fafe, distrito de Braga. Em 02-10-1593 se faleceu Maria Alv.es mulher de Gº Alv.es do Monte de Fafe abitestada e por verdade assinei aqui digo fez apontamento de palavra Pº Vaz o escrevi. Pº Vaz Carreira.

Pais tambem de:

62-1 Gaspar Gonçalves casado com Maria Álvares, citados em 60-1.