PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 9º Bento Gil de Siqueira

(atualizado em 06-abril-2019)

 

S.L. 8º, 99, 1-8;Bento Gil de Siqueira, fal. em 1705 em Taubaté onde ocupou o cargo de juiz de órfãos em 1670, e foi C.c. Maria da Luz. Teve 9 f.os (são citados seis):

2-1 Maria Cordeiro

2-2 Joanna Cordeiro

2-3 Marianna Cordeiro

2-4 Bento da Cruz

2-5 Francisco Cordeiro

2-6 Domingos Cordeiro Gil

 

Bartyra Sette

 

Bento Gil de Siqueira, natural de São Paulo, filho de Sebastião Gil e Feliciana Dias, foi casado com Maria da Luz Cordeiro, tambem natural de São Paulo, filha de Pedro de Oliveira, inventariado em 14-02-1643 (SAESP vol. 14, neste site) e Francisca Cordeiro, neta paterna de Rafael de Oliveira, inventariado em 5-07-1648 (SAESP vol. 3º) e sua primeira mulher Paula Fernandes, inventariada em 20-09-1714 (SAESP vol. 3º), neta materna de Domingos Cordeiro, inventariado em 1643 (SAESP vol. 8º) e sua primeira mulher Antonia de Paiva inventariada em 1629 (SAESP vol. 8º, neste site) família Rafael de Oliveira, neste site.

 

Capitão Bento e Maria fizeram testamento conjunto em Taubate aos 10-12-1698, declararam naturalidade, filiação e a geração de nove filhos, sendo dois incapazes. O testamento recebeu o cumpra-se em 15-06-1706 pelo falecimento de Bento.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Testadores Cap. Bento Gil de Siqueira e Maria da Luz

(...) aos 10-dezembro-1698 eu Bento Gil de Siqueira e minha mulher Maria da Luz (...) este nosso testamento: encomendam a alma.

Testamenteiros: Bento da Cruz, Francisco Cordeiro, Domingos Cordeiro, João Cordeiro, para quando morrer o derradeiro do casal porque morrendo minha mulher Maria da Luz sou eu Bento Gil seu testamenteiro e morrendo eu primeiro é ela minha testamenteira.

Encomendam o sepultamento e missas.

Declaro que sou natural de S. Paulo, f.l. de Sebastião Gil, que Ds haia e de Feliciana Dias e casado com Maria da Luz, natural de S. Paulo, filha de P.º de Oliveira e de Francisca Cordeira. Declaro que entre ambos temos nove filhos legitimos os quais são herdeiros de nossa fazenda. Três filhas foram dotadas a saber: Luzia Cordera, Joana Cordera e Mariana Cordera de que estão iguais no dote e pagas e satisfeitas do dote que lhe prometemos. Temos, alem das 3 filhas acima nomeadas, a Bento da Cruz, Francisco Cardoso, Domingos Cordero, João Cordero, Vicente Cordero, e a Maria Cordera os quais todos são nossos herdeiros.

O remanescente de nossa terça deixamos um a outro com a condição que por morte do derradeiro que ficar do casal ficara a terça a Vicente Cordero e Maria Cordera, nossos filhos, por serem incapazes de tratar da vida. (...) nesta vila de Taubate aos 10-dezembro-1698 Bento Gil de Siqueira = assino a rogo da testadora Maria da Luz e como testemunha = Cardoso

 

Aos 28-maio-1706 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate em moradas de Bento Gil de Siqueira onde eu tabelião vim e logo de sua mão a minha me foi dado estas duas folhas de papel que era o testamento que ele e sua mulher Maria da Luz haviam feito e mandado escrever por João Vaz Cardoso em a era de 1698.

 

Cumpra-se como nele se contem 5-junho-1706

Recibos diversos, entre eles

Recebi de Maria da Lux como testamenteira do defunto seu marido Bento Gil (por ofícios e missas) Taubaté 15-06-1706

 

Fihos do casal:

1- Luzia Cordeira

2- Joana Cordeira

3- Mariana Cordeira

4- Bento da Cruz

5- Francisco Cordeiro

6- Domingos Cordeiro Gil

7- João Cordeiro, s.m.n.

8- Vicente Cordeiro, incapaz.

9- Maria Cordeiro, incapaz

 

9-1 Luzia Cordeira, foi dotada.

 

9-2 Joana Cordeira, tambem dotada, foi casada com Antonio de Madureira Moraes, inventariado em Taubate em 17-11-1692. Deixou filha única de seu casal.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado - Antonio de Madureira Moraes

Inventariante: Joana Cordeira

 

17-11-1692- Vila de Taubate, paragem chamada Yuna sitio e fazenda q foi de Antonio de Madureira Moraes que Deus tem... a viúva Joana Cordeira, mulher q ficou do dito defunto, prestou juramento e declarou q seu marido não fizera testamento. Assinou por ela seu pai Bento Gil de Siqueira

 

Titolo dos filhos

Maria 6 meses pouco mais ou menos

 

Citados para as partilhas Bento Gil de Siqrª e João Subrinho de Moraes como procuradores da dona viúva e da órfã e a dona viúva com sua pessoa...

Termo de curadoria - 18-11-1692- a viúva Joana Cordeira fiada por seu pai Bento Gil de Siqueira

9-2-1 Maria, com 6 meses em 1692. Maria de Moraes Madureira casou primeira vez com Miguel Rodrigues do Prado, com 11 anos em 1685, filho de Francisco Borges Rodrigues, inventariado em 05-10-1685 e Luzia Rodrigues do Prado - família “Os irmãos Furtado” Cap. 1º.

          Miguel faleceu com testamento que recebeu o cumpra-se em 14-01-1719.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

 

Miguel Rodrigues do Prado 1719

Auto de inventário dos bens que ficaram por morte de Miguel Rodrigues do Prado.

Aos 06-março-1719 nesta vila em casas de morada da Dona viuva inventariante Maria de Madureira, dona viuva que ficou por morte de Miguel Rodrigues do Prado. Ficaram quatro filhos a saber dois machos e duas femeas e que o dito falecera aos 14 de janeiro deste presente ano e fizera testamento.

 

Titulo dos filhos, idades todos pouco mais ou menos:

- Francisco de idade 8 anos. (a margem casado)

- Joana de idade sete anos. (a margem casada)

- Antonio de cinco anos (a margem: falecido)

- Luzia de idade de oito meses

 

Termo de acostamento de testamento - aos 06-março-1719.

Testamento: (...) eu Miguel Roiz do prado (...) faço este testamento: encomenda a alma.

Testamenteiros: minha mulher Maria Madureira, a meu irmão Francisco Borges Roiz, e ao Cap. João Pires de Brito; encomenda o sepultamento e missas.

Sou natural desta vila de Taubate, f.l. de Francisco Rodrigues e de Luzia Roiz do Prado, Sou casado com Maria de Madureira, n. da vila de Taubate, f.l. de Antonio de Madureira e de s/m Joana Cordeira. Entre ambos tivemos quatro filhos a saber: Francisco, Antonio, Joana e Luzia que são nossos herdeiros legítimos

Declara bens - devedores - (...) e roguei a João Pires de Brito que este testamento escrevesse e por me achar incapaz pedi que por mim assinasse nesta vila de S. Francisco das Chas de Taubate paragem chamada Yuna no termo desta vila em minha casa e morada. Assino a rogo do testador Miguel Rodrigues do Prado = João Pires de Brito.

Aprovação: 13-janeiro-1719

Cumpra-se como nele se contem 14-janeiro-1719

 

Termo de Curadoria aos menores contidos neste inventário aos 06-março-1719 a Mateus Rodrigues do Prado

 

Bens - Avaliações - Partilhas

Meação da viúva = 569$590 reis

Meação liquida do defunto para se tirar a terça 544$070 reis.

Terça 181$350 reis - Remanescente: 163$416 reis

362$712 reis partidos por quatro herdeiros filhos, cabe a cada um 90$668

 

Aos 19-março-1719 tutor e curador dos orfãos deste inventário a João Roiz do Prado, tio paterno dos dito orfãos.

 

Da legitima dos avós Francisco Borges e Luzia Roiz coube a estes orfãos como consta do inventario deles 155$000 reis. Taubate 20-agosto-1727

 

Auto de Contas do tutor aos 07-outubro-1727: havia quatro orfãos: Francisco, Joana, Antonio e Luzia e estão em poder de sua mãe.

 

Termo de Curador e Tutor - ao primeiro-janeiro-1731 nesta vila pelo juiz foi dado tutor e curador aos orfãos deste inventário a saber Francisco Rodrigues e Luzia Rodrigues do Prado, em ausencia do tutor João Rodrigues do Prado, a João Borges do Prado primo dos ditos orfãos por parte paterna (...) aa João Borges do Prado.

 

Dizem Francisco Roiz, Antonio de Madureira, Luzia Roiz, moradores desta vila, orfãos que ficaram por falecimento de Miguel Roiz (...) por até o presente não terem tirado nada por sua mãe lhes assistir, querem os suplicantes os juros vencidos (...).

 

Folha de partilha a Manoel João de Oliveira por cabeça de sua mulher Joana Cordeira de Moraes, filha do defunto Miguel Roiz do Prado.

 

Diz Salvador Paes Malio, morador nesta vila, que falecendo da vida presente um orfão chamado Antonio, filho de Miguel Roiz, que Ds haja, antecessor do suplicante (...) por haver disposto ele, em falta do tutor que se acha ausente nas minhas dos goiases, e por os bens se acham em várias mãos a juros como constara do auto do inventário e partilhas

Taubate 11-10bro-1730

 

Despesas do sepultamento

 

Termo de dinheiro a juros que toma Salvador Coelho e deste se constitui devedor aos orfãos deste inventário da quantia de 30$000 reis - 23-novembro-1732 nesta vila, e sendo o tutor presente consentiu. aa. Salvador Coelho do Amaral.

a margem: o dinheiro deste termo pertence ao padrasto do orfão morto que o tem em seu poder.

 

          Segunda vez em Taubate em agosto de 1720, Maria casou com Domingos Luiz Leme, filho de Francisco Luiz Leme e Ana Gordinha. Domingos foi primeira vez casado com Izabel Bicuda, viúva de Francisco Nunes de Siqueira, filha de João Bicudo Correa, ourives e Maria Bicuda Leme (ou Maria Leme do Prado) falecida com testamento e inventariada em Taubate em 21-08-1702 - família José Martins do Prado in Maria Bicuda Leme ou do Prado, neste site.

          Ao casar com Maria, Domingos cometeu bigamia pois Izabel Bicudo ainda vivia. Domingos foi preso em 15-02-1725, enviado para Lisboa. Sentenciado em 17-06-1731 foi açoutado pelas ruas públicas de Lisboa, degredo por cinco anos para as galés.

Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa (proc. 2645, 1722-1735)

Crime/Acusação: bigamia

Data da prisão: 15/02/1725

Sentença: auto-da-fé de 17/06/1731. Abjuração de leve suspeito na fé, açoutado pelas ruas públicas de Lisboa, degredo por cinco anos para as galés, instruído na fé católica, penas e penitências espirituais. O réu casou segunda vez com Maria Morais de Madureira, sendo viva a primeira e legítima mulher.

 

(pesquisa Fabricio Gerin) Processo de Domingos Luís Leme (Inquisição de Lisboa, proc. 2645, 1722-1735)

Genealogia (10/02/1730):

Domingos Luís Leme, x.v. lavrador, natural da vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso, morador na vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, 35 anos. Seus pais já defuntos se chamavam Francisco Luís Leme, lavrador, e Ana Gordinha, naturais da cidade de São Paulo, moradores em Bom Sucesso. Seus avós paternos e maternos são defuntos, e só sabe o nome do avô paterno chamado Domingos Luís, natural da cidade de São Paulo.

Confissão - Lisboa (16/06/1725):

Domingos Luís Leme, haverá 16 ou 17 anos, se ajustou para casar com Isabel Bicuda, viúva que era de Francisco Nunes, filha de João Bicudo ourives e Maria Bicuda, natural da mesma vila, com a qual se recebeu em 10 de agosto. Fizeram vida marital por tempo de 2 anos de cujo matrimônio não tiveram filhos.

Domingos Luís Leme, Se resolveu, sem estar certo se era ou não viúvo, a casar com a dita Maria de Moraes Madureira, viúva de Miguel Rodrigues do Prado, e filha de Antonio de Madureira ourives já defunto e Joana Cordeira, natural da vila de Taubaté. Se casou em agosto de 1720 e teve 2 filhos e uma filha

 

Assentos de batismo dos filhos (Taubaté):

08/06/1721 - João, f. de Domingos Luís e Maria de Madureira - pp. Domingos Cordeiro e Francisca de Oliveira.

12/06/1722 - Domingos, f. de Domingos Luís Leme e Maria de Moraes Madureira - pp. Reverendo Vigário Licenciado Lourenço de Toledo Taques, vigário desta Matriz e Maria Ribeira.

09/06/1721 - Domingas, f. de Domingos Luís Leme e Maria de Moraes Madureira - pp. José Cardoso de Alvarenga e Maria Cordeira.

O casamento deve ter sido anulado porque em 1730, enquanto Domingos estava preso em Lisboa aguardando sua sentença, Maria de Moraes Madureira já estava casada com Salvador Paes Malio.

 

Maria de Moraes Madureira e Miguel Rodrigues do Prado tiveram quatro filhos (idades nem 06-03-1719):

9-2-1-1 Francisco, com 8 anos. Francisco Rodrigues casou.

9-2-1-2 Joana, com 7 anos. Joana Cordeira de Moraes casou com Manoel João de Oliveira.

9-2-1-3 Antonio com 5 anos. Antonio de Madureira vivia em 1727 e já era falecido em 1730.

9-2-1-4 Luzia Rodrigues de Moraes, batizada em Taubaté em 25-06-1718. Em 16-08-1732 pediu dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau para se casar com Martinho de Almeida Vieira, batizado em Taubate em 17-11-1708, filho de Jaques de Almeida e Maria Vieira Sarmento, neto materno de Manoel Vieira Sarmento e sua segunda mulher Domingas da Veiga, esta filha do Capitão Pedro Gil e Izabel da Cunha - Cap. 4º, nesta família e família Jaques Felix, neste site

 

Maria de Moraes Madureira e Domingos Luiz Leme tiveram três filhos batizados em Taubaté:

9-2-1-5 João, em 08-06-1721.

9-2-1-6 Domingas em 08-06-1721.

9-2-1-7 Domingos em 12-06-1722.

 

Maria de Moraes Madureira e Salvador Paes Malio tiveram, pelo menos:

9-2-1-8 Salvador Paes de Moraes, natural de Aiuruoca-MG. Aos 19-11-1749 casou com Isabel Nunes de Siqueira, daí natural, filha de Antonio de Barros Freire e Antonia Nunes de Siqueira - família José Martins do Prado, neste site.

Aiuruoca, MG aos 19-11-1749 nesta paroquial se receberam Salvador Paes de Moraes, f.l. de Salvador Paes Malho e Maria Madureira de Moraes = Com Isabel Nunes de Siqueira, f.l. de Antonio d[dobra] Ferreira(sic) e de Antonia Nunes de Siqueira. Ambos os contraentes naturais e batizados nesta freguesia da Aiuruoca. Test.: Diogo Pinto Torres, casado e o Ten. Francisco da S[dobra] casado, moradores nesta freguesia.

 

9-3 Mariana Cordeiro, foi dotada pelo pai.

 

9-4 Bento da Cruz, natural de Jundiai-SP, foi o segundo marido de Suzana de Gusmão, natural da ilha de S. Sebastião, filha dos falecidos Luiz de Gusmão e Violante Cardosa. Suzana era viuva de Antonio do Aveiro - família Gaspar Vaz Guedes.

          Bento faleceu com testamento em 16-01-1722 e foi inventariado por Suzana em 9 de março do mesmo ano. Declarou três filhos de seu casal e uma filha natural.

9-4-1n Maria, filha natural, se botou ao mundo e tem alguns filhos; dois são de branco e dois filhos de escravo, e um filho de gentio da terra”.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Auto de inventário aos 09-março-1722 em casas de morada de Suzana de Gusmão, dona viuva que ficou de Bento da Cruz. Declarou que o dito seu marido falecera em 16-janeiro deste presente ano com testamento que apresenta.

 

Titulo de filhos e netos:

- Agostinho Cardoso de Siqueira, casado.

- João Cardoso, casado.

- Maria de Gusmão, que faleceu, casada com Alexandre da Cruz e lhe ficarm os filhos seguintes:

Netos, idade pouco mais ou menos:

- Salvador, 10 anos.

- Ignacio nove anos

- Suzana sete anos.

 

Testamento: (...) eu Bento da Cruz faço este testamento: encomenda a alma.

Testamenteiros: a meu irmão Domingos Cordeiro e a meu filho Agostinho Cardoso de Siqueira e a Vitorino de Avero, e a Manoel Vieira de Amores; encomenda a alma e missas.

Sou natural da vila de Jundiai, f.l. de Bento Gil de Siqueira e de s/m Maria da Luz, ja defuntos. Sou casado com Suzana de Gusmão, natural da ilha de S. Sebastião, f.l. de --uis de Gusmão e de s/m Violante Cardosa, ja defuntos; e dentre ambos temos os filhos seguintes: Agostinho Cardoso de Gusmão, João Cardoso, Maria de Gusmão, meus herdeiros.

Casei minha filha Maria de Gusmão, ja defunta, com Alexandre da Cruz e dei em dote de casamento 200$000 reis em dinheiro corrente e (...).

Declaro que tenho uma filha natural por nome Maria, de solteiro, esta se botou ao mundo e tem alguns filhos; dois são de branco e dois filhos de escravo, e um filho de gentio da terra, estes serão administrados por meus filhos, e por morte deles ficarão livres e forros, sem pensão alguma de servirem nem serem administados por herdeiro algum os ditos meus filhos.

Legados: a Agostinho Cardoso ficara....; a meu enteado Vitorino de Avero ....; e a bastarda Maria a minha mullher com os dois filhos de branco, que estes se entregara a seus pais.

Declara bens, dividas. Deixo o remanescente de minha terça a minha mulher Suzana de Gusmão. (...) roguei a João Sobrinho de Moraes que este por mim escrevesse nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate ao primeiro do mes de janeiro de 1722 = Bento da Cruz

Aprovação: 02-janeiro-1722

Abertura aos 16-janeiro-1722

 

9-4-1 Agostinho Cardoso de Siqueira, casado. Faleceu “de um tiro de arma de fogo”. A mulher andava ausente, sem geração. Foi inventariado por João Cardoso de Gusmão em 12-março-1724

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado Agostinho Cardoso de Siqueira

Autos aos 12-março-1724 João Cardoso de Gusmão, irmão do defunto Agostinho Cardoso de Siqueira. Era casado e filho não tinha algum, a mulher andava ausente, e falecera abintestado por morrer de um tiro de arma de fogo.

 

Termo de louvamente por parte de Suzana de Gusmão, mãe do defunto.

Avaliações - Recibos - dividas -

 

Autuação de uma petição aos 22-fevereiro-1724 de Amaro de Freitas, morador nesta vila.

 

9-4-2 João Cardoso, casado.

9-4-3 Maria de Gusmão, dotada pelo pai, casou com Alexandre da Cruz de Oliveira. Já falecida em 1722, Maria foi representada no inventário paterno pelos três filhos de seu casal (idades em 09-03-1722).

1 Salvador que segue.

2 Inacio, 9 anos.

3 Suzana 7 anos.

 

9-4-3-1 Salvador Moreira de Castilho, com 10 anos em 1722. No sul de Minas Gerais e no Vale do Paraíba existem vários homônimos, mas este em questão foi para Barbacena onde aos 30-09-1734 casou com Maria Francisca de Jesus, natural da Ilha do Pico e filha de Francisco da Rosa Garcia e Izabel de Oliveira - família “Francisco da Rosa Garcia”.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). - casamentos, matriz, livro 1-A (1731-1741) fls. 114, 30/09/1734, Matriz, Salvador Moreira, natural de Taubaté, filho de Alexandre Cruz de Oliveira e de Maria de Gusmão, com Maria Francisca, de Santa Madalena da Ilha do Pico, filha de Francisco da Roza Garcia e de Izabel de Oliveira.

         Salvador faleceu aos 25-10-1758 e foi sepultado dentro da matriz de Barbacena

B7: Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG), aos 25-10-1758 fal. Salvador Mor.ª de Castilho, cc. Maria Francisca de Jesus. Foi sepultado dentro desta matriz. Não fez testamento por não ter do que testar.

 

         Salvador Moreira de Castilho e Maria Francisca de Jesus tiveram os filhos, q.d.:

9-4-3-1-1 Rosa Maria, em Barbacena aos 16-02-1750, casou com Bernardo Simões Senteyo, nascido em Santa Justa da cidade de Lisboa e filho de Manoel Simões Senteyo e de Josefa Maria da Conceição

B7: casamentos Barbacena - matriz, Bernardo Simões Senteyo, n/b freguesia de Santa Justa da Cidade de Lisboa, filho de Manoel Simões Senteyo e de Josefa Maria da Conceição, já falecida, com Rosa Maria, n/b/ na Borda do Campo, filha de Salvador Moreira de Castilho e de Maria Francisca

          Viúva, Rosa Maria faleceu aos 07-10-1789.

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) matriz aos 07-10-1789 fal. Rosa Maria, viuva de Bernardo Simoens Senteyo, sep. nesta matriz

          Foram filhos do casal, q.d.:

9-4-3-1-1-1 Inácia, batizada aos 02-11-1751

B7: batismos  Barbacena., aos 02-11-1751 matriz, IGNACIA, f.l. de Bernardo Simões Senteyo, n/b na freguesia Santa Justa da cidade de Lisboa, f.l. de Manoel Simões Senteyo e de Josefa Maria da Conceição, já falecida; = e de Rosa Maria, f.l. de Salvador Moreira de Castilho e de Maria Francisco de Jesus, n/b nesta freguesia. Padr.: Manoel Figueira de Chaves, digo João de Faria, solteiro, por pp apresentada por seu procurador Manoel Figueira de Chaves e. Sebastiana Maria de Jesus, solteira, filha do dito Salvador Moreira de Castilho. Todos desta freguesia.

9-4-3-1-1-2 Francisco Simões Senteyo, batizado aos 21-03-1754 em Barbacena-MG onde aos 22-10-1780 casou com Ana Joaquina do Espírito Sahnto, natural de Ouro Branco-MG, filha de Antonio Dutra Pereira e Josefa Maria de Jesus.

B7: batismos  Barbacena, matriz aos 21-03-1754, matriz, FRANCISCO nascido aos 13 do dito, f.l. de Bernardo Simões Senteyo, n/b freguesia de Santa Justa de Lisboa e de Rosa Maria de Jesus n/b nesta; np Manoel Simões Senteyo e de Josefa Maria da Conceição; nm de Salvador Moreira de Castilho natural da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo e Maria Francisca natural da Ilha do Pico. Padr.: Luiz de Lacerda Franco, viúvo.

 

B7: casamentos Barbacena-MG - aos 22-10-1780 nesta matriz, Francisco Simoens Senteyo, f. Bernardo Simoens Senteyo, já defunto e Roza Maria de Jesus, n/b nesta freguesia da Borda do Campo; = cc. Ana Joaquina do Spirito Santo, f.l. Antonio Dutra Pereira e Josefa Maria de Jesus, n/b na freg. de Santo Antonio do Ouro Branco. Test.: Cap. Jose de Souza Barreto e Jose Lourenço Ferreira.

Pais de, batizados em Barbacena, q.d:

9-4-3-1-1-2-1 Ermenegilda, aos 21-02-1789.

B7: Barbacena - matriz aos 21-02-1789 Ermenegilda, f.l. de Francisco Simoens Senteyo e Ana Joaquina do Espirito Santo. Padr.: Jose Antonio Ferras e s/m Leocadia Maria de Jesus.

9-4-3-1-1-2-2 Vitória, aos 21-02-1789.

B7: Barbacena - matriz aos 21-02-1789 Vitoria, f.l. de Francisco Simoens Senteyo e Ana Joaquina do Espirito Santo. Padr.: J.e Furtado de Figueiredo e Izabel Ferr.ª, viuva.

9-4-3-1-1-2-3 Vitória, aos 30-11-1790

B7: Barbacena -  407 matriz aos 30-11-1790 Vitoria, f.l. de Francisco Simoens Senteo e Ana Joaquina do Espirito Santo, padr.: Jose de Ar.º Braboza, solteiro, e Anna Antonia mulher de João de Souza Pacheco.

9-4-3-1-1-2-4 Maria, aos 30-11-1790

B7: Barbacena - matriz aos 30-11-1790 Maria, f.l. de Francisco Simoens Senteo e Ana Joaquina do Espirito Santo, padr.: José Correa Pinto, casado, e Maria Barbosa da Encarnação.

9-4-3-1-1-2-5 Maria, aos 30-05-1792

B7: Barbacena - matriz aos 30-05-1792 Maria, f.l. de Francisco Simoens Senteio e Ana Joaquina do Espirito Santo, padr.: Bernardo Homem da Costa e Ana, filha de Manoel de Ar.º Barb.ª

9-4-3-1-1-2-6 Francisca, aos 18-01-1794

B7: Barbacena - matriz aos 18-01-1794 Francisca, f.l. de Francisco Simoens Senteio e Ana Joaquina, padr.: Manoel Lopes da Rocha e Maria Vitoria, mulher de Simplicio Jose da S.ª.

9-4-3-1-1-3 Pulquéria Maria da Piedade, batizada aos 06-02-1756. Aos 23-11-1772 casou com Manoel Coelho dos Santos, natural da freguesia de S. Vicente de Alfenas Bispado do Porto, filho de João Coelho dos Santos e Maria de Souza.

B7: batismos  Barbacena - aos 06-12-1756 PULCHERIA, f.l. de Bernardo Simoens Senteyo natural da freguesia de Santa Justa da cidade de Lisboa e de s/m Rosa Maria de Jesus natural desta; np de Manoel Simoens Senteyo e s/m Josefa Maria da Conceição; nm de Salvador Moreira de Castilho natural da vila de Taubaté Bispado de S.Paulo e s/m Maria Francisca de Jesus natural da Ilha do Pico Bispado de Angra. Padr.; Padre Manoel de Barros.

 

B7: casamentos Barbacena-MG, matriz, aos23-11-1772 Manuel Coelho dos Santos,n.. da freguesia de S. Vicente Ferreira de Alfena Bispado do Porto, f.l. de João Coelho dos Santos e Maria de Souza; = cc. Pulquéria Maria da Piedade, n. desta freguesia, f.l. Bernardo Simoens Senteyo e Rosa Maria. Test.: Manoel Jose de Avilla e Jose Nunes.

9-4-3-1-1-4 Maria Francisca de Jesus, batizada aos 06-05-1759. Aos 27-11-1779 casou com José Peruche Castelo Branco, viúvo de Ana Felícia Clara. Geração de José Peruche em SL. 8º, 468, 3-1 e SL. 5º, 166, 6-9.

B7: batismos  Barbacena - matriz aos 06-05-1759 MARIA, f.l. de Bernardo Simoens Senteyo natural da freguesia de Sta. Justa da cidade de Lisboa e s/m Rosa Maria natural desta; np de Manoel Simoens Senteyo e s/m Josefa Maria da Conceição naturais da dita cidade; nm de Salvador Moreira de Castilho natural de Taubaté, Bispado de S. Paulo e s/m Maria Francisca natural da freguesia de Madalena Ilha do Pico Bispado de Angra. Padr.: Antonio Carvalho Porto solteiro e Maria Francisca mulher de Cosme da Costa.

 

B7: casamentos Barbacena-MG, matriz aos 27-11-1779 José Peruche Castelo Branco, viúvo que ficou de Anna Felicia Clara que se acha sepultada dentro desta matriz; = cc Maria Francisca de Jesus, f. Bernardo Simões Senteyo e de Rosa Maria de Jesus, n/b nesta freguesia da Borda do Campo

9-4-3-1-1-5 Bernardina, aos 23-11-1761. Bernarda Maria de Jesus aos 10-09-1780 casou com Antonio da Silva de Carvalho, natural de S. Gonçalo-RJ e filho de Bento da Silva de Carvalho e Ana Maria de Souza

B7: batismos  Barbacena -  matriz aos 23-11-1761 BERNARDINA nascida aos 15, f.l. de Bernardo Simoens Senteyo natural da freguesia de Sta. Justa da cidade de lisboa e s/m Rosa Maria natural desta; np de Manoel Simoens Senteyo e s/m Josefa Maria da Conceição naturais da dita cidade de Lisboa; nm de Salvador Moreira de Castilhos natural da vila de Taubaté Bispado de S. Paulo e s/m Maria Francisca de Jesus natural da freguesia de Magdalena Ilha do Pico Bispado de Angra. Padr.: Manoel Ferreira Armond e s/m Catherina Maria de Jesus.

 

B7: casamentos Barbacena-MG, matriz aos 10-09-1780 Antonio da Silva de Carvalho, f.l. de Bento da Silva de Carvalho e Ana Maria de Souza, n/b na freguesia de S. Gonçalo do Bispado do Rio de Janeiro; =  cc. Bernarda Maria de Jesus, f.l. de Bernardo Simoens Senteyo e Roza Maria de Jesus, n/b nesta freguesia da Boreda do Campo.

9-4-3-1-1-6 Valentim, aos 09-06-1765

B7: batismos  Barbacena -  matriz aos 09-06-1765, VALENTIM nascido aos 03, f.l. de Bernardo Simoens Senteyo natural da freguesia de Santa Justa cidade de Lisboa e s/m Rosa Maria natural desta; np de Manoel Simoens Senteyi e s/m Josefa Maria da Conceição naturais da cidade de Lisboa; nm de Salvador Moreira de Castilhos natural da vila de Taubaté Bispado de SPaulo e s/m Maria Francisca de Jesus natural da freguesia de Magdalena Ilha do Pico Bispado de Angra. Padr.: Cosme da Costa, casado e Maria Francisca, mulher de João Gls. de Carvalho.

9-4-3-1-1-7 Serafim Simões Senteyo, batizado em 24-11-1768 em Barbacena onde aos 12-09-1791, casou com Francisca Esméria de Jesus, filha de Antonio de Abreu Pacheco e Antonia Teresa.

B7: batismos  Barbacena - matriz aos 24-11-1768 Serafim , f.l. de Bernardo Simoens Senteio natural da cidade de Lisboa e s/m Rosa Maria natural desta; np de Manoel Simoens Senteio e s/m Josefa Maria da Conceição naturais da cidade de Lisboa, nm de Salvador Moreira de Castilho natural da vila de Taubaté Bispado de S. Paulo e s/m Maria Francisca de Jesus natural da ilha do Pico e freguesia de Madalena. Padr.: Cosme da Costa e Maria Francisca mulher de, digo, Padr.: Ignacio Rois da Ribra. e José Carnr.º, solteiros.

 

B7: casamentos Barbacena-MG, matriz aos 12-09-1791 Serafim Simões Senteyo, f.l. Bernardo Simões Senteyo e Roza Maria, n/b nesta freguesia; = cc. Francisca Esméria de Jesus, f.l. Antonio de Abreu Pacheco e Antonia Tereza, n/b na freguesia de Queluz.

9-4-3-1-1-8 José Simões Velho aos 26-11-1808 casou com Maria Felícia Villas Boas, filha de Manoel Rodrigues Tavares e Felícia Maria.

Barbacena, MG matr. - aos 26-11-1808 matriz da Sra da Piedade de Barbacena Jose Simões Velho, f.l. Bernardo Simões Senteio e Rosa Maria, n/b nesta matriz = cc Maria Felicia Villas Boas, f.l. Manoel Roiz Tavares e Felicia Maria, n/b nesta mesma matriz, test.: Manoel Ferreira de Sa Mourão e I. Jose de Almeida e Souza.

Pais de, q.d.:

9-4-3-1-1-8-1 Maximiano, batizado em 23-09-1809.

B7: Barbacena, MG - matriz aos 23-09-1809 Maximiano, f.l. de Jose Simoens Velho e Maria Felicia de Vilas Boas, padr.: Luiz Roiz de Ar.º e s/m Joaq.na Maria da Assumpção.

9-4-3-1-2 Sebastiana Francisca de Jesus, batizada em Barbacena aos 10-02-1738 onde aos 21-07-1755 casou com José de Castro Pinto, natural de Santa Maria Antime da vila de Guimarães, Arcebispado de Braga e filho de Cristóvão Pinto e Maria de Castro.

B7: batismos, Barbacena-MG. Aos 10-02-1738 SEBASTIANA, fa. de Salvador Moreira e s/m Maria Francisca, padr.: Domingos Vas, ferrador e Roza de Oliveira, filha de Antonio de Faria, todos moradores nesta freguesia.

 

B7: casamentos Barbacena, aos 21-07-1755 Jose de Castro, n/b na freguesia de Sta. Maria de Antime da vila de Guimarães, Arc. de Braga, f.l. de Cristovão Pinto e de Maria de Castro; = com Sebastiana Francisca de Jesus, n/b nesta freguesia, f.l. de Salvador Moreira de Castilho e s/m Maria Francisca de Jesus.

 

9-4-3-1-2-1 Domingos, batizado aos 13-05-1756 e falecido aos 24 de julho do mesmo ano.

B7: batismos  Barbacena, aos 13-05-1756 matriz, DOMINGOS, f.l. de Joze de Crasto Pinto, natural da freguesia de Sta. Maria de Antime Arc. de Braga e s/m Sebastiana Francisca de Jesus, natural desta freguesia; np de Cristovão Pinto e s/m Maria de Crasto, da dita freguesia; nm de Salvador Moreira de Castilho, natural da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo e s/m Maria Francisca de Jesus natural da freguesia de Magdalena da Ilha do Pico, Bispado de Angra. Padr.: Domingos Glz., solteiro, viandante e Maria Francisca, mulher de João Glz. de Carvalho.

 

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG), aos 24-07-1756 fal. Domingos, parvulo, f.l. de Jose de Crasto Pinto e s/m Seb.na Fran.ca.

 

9-4-3-1-2-2 Gertrudes, batizada aos 27-04-1757.

B7: batismos  Barbacena, aos 27-04-1757 matriz GERTRUDES, f.l. de Joze de Crasto Pinto, natural da freguesia de Sta. Maria de Antime, Termo de Guimarães, Arc. de Braga e s/m Sebastiana Francisca de Jesus, natural desta freguesia; np de Cristovão Pinto e s/m Maria de Crasto, da dita freguesia; nm de Salvador Moreira de Castilho, natural da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo e s/m Maria Francisca de Jesus natural da freguesia de Magdalena da Ilha do Pico, Bispado de Angra. Padr.: o dito Padre Manoel de Barros e Ignacia Joaquina de Oliveira, mulher de Manoel Rois de Araujo

          Gertrudes Maria Amalia de Castro aos 04-04-1781 casou com Cap. José de Souza Barreto, viúvo de Maria Joaquina de Santa Rosa.

Barbacena, MG aos 04-04-1781 nesta matriz se receberam Cap. Jose de Souza Barreto, viuvo de Maria Joaquina de Santa Rosa = com Gertrudes Maria Amalia de Castro, f.l. do Alf. Jose de Castro Pinto e de Sebastiana Francisca de Jesus, n/b nesta freguesia da Borda do Campo. Test.: Jose de Castro Pinto e Lauriano Jose de Castro.

 

9-4-3-1-3 Maria Francisca de Jesus batizada aos 16-10-1740 em Barbacena. Aí aos 17-09-1754 casou com João Gonçalves de Carvalho, natural de S. Pedro de Cerva Arc. de Braga e filho de Mateus de Carvalho e Joana Teixeira.

B7: - batismos, Barbacena-MG, aos 16-10-1740 MARIA, fa. de Salvador Moreyra e s/m Maria Francisca, padr.: Manoel de Lima, viandante e Maria da Luz, mulher de João Salgado.

 

B7: casamentos Barbacena, aos 17-09-1754 matriz, João Glz de Carvalho, n/b na freguesia de S. Pedro de Cerva, Arc. de Braga, f.l. de Matheus Carv.º e Joanna Teixeira; = com Maria Fran.ca de Jesus, n/b na freguesia da Borda do Campo, f.l. de Salvador Moreira de Castilho e s/m Maria Francisca de Jesus.

9-4-3-1-3-1 Joaquina Maria da Conceição, batizada aos 01-10-1759. Em 10-12-1778 casou com Luiz Rodrigues de Araújo, batizado em 14-03-1755 em Barbacena.

B7: batismos Barbacena - matriz aos 01-10-1759 JOAQUINA nascida aos 24-09, f.l. de João Gls. de Carvalho natural da freguesia de Cerva (?) Arc. de Braga e s/m Maria Francisca de Jesus natural desta freguesia; np de Matheus de Carvalho e s/m Joanna Teixeira da dita freguesia de Cerva; nm de Salvador Moreira de Castilho natural da vila de Taubaté Bispado de S. Paulo e s/m Maria Francisca de Jesus natural da freguesia Magdalena Ilha do Pico Bispado de Angra. Padr.: Pedro da Silva, solteiro e Maria do Rosário mulher de Manoel Lourenço de Barros.

 

Barbacena, MG aos 14-03-1755 LUIZ, f.l. Manoel Rois de Araujo e s/m Ignacia Joaquina natural desta freguesia; np de Antonio Rois de Araujo e de Benta de Oliveira do bispado do Porto. nm de Antonio Gls. de Moraes e s/m Anna Maria da Luz. padr.: Luiz Franco casado e Felicia de Mattos.

          Luiz Rodrigues de Araújo foi irmão inteiro de Estanislau Rodrigues de Araujo (casado com Maria Inacia da Silva, filha de José de Castilho de Ávila - família “Guiomar de Alvarenga” Cap. 4º), filhos de Manoel Rodrigues de Araújo, natural da freguesia de Silvade Bispado do Porto (filho natural do Dr. Antonio Rodrigues de Araújo e Benta de Oliveira) e Inácia Joaquina de Oliveira, batizada aos 09-08-1739 en Barbacena onde casaram em 05-02-1754, netos materno de Antonio Gonçalves de Moraes, natural de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra e Ana Maria da Luz, natural da freguesia de S. Pedro da cidade de Lisboa; por Antonio Gonçalves bisnetos de Domingos Gonçalves e de s/m Maria Dutra, e por Ana Maria bisnetos de Antonio Henrique Barradas e s/m Teresa de Jesus.

Barbacena, MG matr - aos 05-02-1754 na Igreja matriz de N. Sra do Pilar de S. João del Rei se receberam Manoel Rodrigues de Araujo, n/b na freguesia de Silvalde Bispado do Porto, filho natural do Dr. Antonio Roiz de Araujo e de Benta de Oliveira = com Ignacia Joaquina de Oliveira, n/b nesta freguesia, f.l. de Antonio Glz de Moraes, ja defunto e de s/m Ana Maria da Luz. Test.: Tomas da Silva, morador nesta freguesia e Francisco da Costa morador na Ressaca freguesia dos Prados.

          Antonio Gonçalves de Moraes, falecido em 22-10-1753 e Ana Maria da Luz, tiveram entre outros a filha Francisca, batizada em Barbacena aos 10-02-1749.

Barbacena, MG aos 22-10-1753 faleceu Antonio Gonçalves de Moraes. casado com Ana Maria, com os sacramentos da penitência e o sagrado viático. Foi sepultado no adro da capela de S. Ana do Barroso donde era morador.

 

Barbacena, MG aos 10-02-1749 na capela de Santa Ana do Barroso bat a Francisca, f.l. de Antonio Gonçalves, n. da freg. de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra e de Ana Maria, n. da freg. de S. Pedro da cidade de Lisboa, npaterna de Domingos Gonçalves e de s/m Maria Dutra da dita freguesia e bispado de Angra, nmaterna Antonio Henrique Barradas e s/m Teresa de Jesus da dita freguesia e cidade de Lisboa. Nasceu aos 25 de janeiro do mesmo ano e foram padrinhos Tomas da Silva e s/m Valentina de Mattos, moradores no Barroso.

 

9-4-3-1-3-2 Manoel, nascido aos 17 e batizado aos 22-02-1762.

B7: batismos  Barbacena - matriz aos 22-02-1762 MANOEL nascido aos 17, f.l. de João Gls de Carvalho natural da freguesia de S. Pedro de Cerva Arc. de Braga e s/m Maria Francisca natural desta; np de Matheus de Carvalho  e Joanna Teixeira naturais da dita freguesia; nm de Salvador Moreira de Castilho natural da vila de Taubaté Bispado de S. Paulo e s/m Maria Francisca natural da Ilha do Pico Bispado de Angra. Padr.: Domingos Gls, viandante do caminho e Sebastiana Maria, mulher de Jose de Crasto Pinto.

 

9-4-3-1-3-3 Luciana, batizada ao 11-03-1764.

B7: batismos  Barbacena - matriz aos 11-03-1764 LUCIANA nascida aos 29-02, f.l. de João Gls. de Carvalho natural da freguesia de S. Pedro de Cerva, Arceb. de Braga, f.l. de Mateus Carvalho e Joana Teixeira; e de s/m Maria Francisca, natural desta freguesia, filha l. de Salvador Moreira de Castilhos natural de Taubaté Bispado de S. Paulo e s/m Maria Francisca natural da freguesia de Madalena Ilha do Pico Bispado de Angra. Padr.: Francisco Ferreira Armond, solteiro e Catherina Maria mulher de Manoel Ferreira Armond.

 

9-4-3-1-3-4 Domingos, aos 31-08-1766

B7: batismos  Barbacena - Registro Velho ao 31-08-1766 DOMINGOS nascido aos 04, f. de João Gls de Carvalho natural da freguesia de S. Pedro de Cerca Com Vila Real Arc. Braga e s/m Maria Francisca natural desta; np de Matheus Carvalho e Joanna Teixeira naturais da dita fregusia de Cerva; nm de Salvador Moreira de Castilhos natural da vila de Taubaté Bispado de S.Paulo e s/m Maria Francisca natural da freguersia de Madalena Ilha do Pico Bispado de Angra. Padr. Manoel Rois da Costa e s/m Joana Maria de Jesus.

9-4-3-1-3-5  Joáo Inácio de Carvalho aos 15-05-1798 casou com Josefa Francisca do Carmo, filha de Antonio Dutra Pereira e Josefa Maria

B7: casamentos Barbacena - Ermida de N. Sra. das Dores de Lavrinha aos 15-05-1798 João In.co de Carvalho, f.l. de João Glz de Carvalho e Maria Francisca de Jesus, n/b nesta; = Josefa Francisca do Carmo, f.l. de Antonio Dutra Pereira e Josefa Maria, n/b freguesia de Ouro Branco.

9-5 Francisco Cordeiro Gil, natural de Taubate, casou com Maria Francisca de Oliveira, ambos já falecidos em 1749 (casamento da filha Maria). Pais de, q.d.:

9-5-1 Bento Gil de Siqueira, batizado aos 27-12-1713 em Taubate. Em Mogi Guaçu aos 19-5-1743 com provisão, casou com Maria Rodrigues Sobrinha, batizada em Jacarei em 24-3-1719, filha de Antonio Pereira da Silva e Maria Rodrigues Sobrinha

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1743

Contraentes Bento Gil de Siqueira e Maria Rodrigues Sobrinha 22-março-1743.

Ele f.l. de Francisco Cordeiro Gil e de s/m Maria Francisca de Oliveira, natural da vila de Taubate e de presente assistente na freguesia da Conceição de Mogi do Campo. Ela f. de Antonio Pereira da Silva e de s/m Maria Rodrigues Sobrinha, nts da vila de N. S. da Conceição de Jacarei termo de Taubate e de presente assistente e freguesa em Mogi do Campo.

 

Matriz de S. Francisco das Chagas da vila de Taubate: aos 27-dezembro-1713 bat a Bento, filho de Francisco Cordeiro e de s/m Maria Francisca de Oliveira. Foram padrinhos João de Souza  Barbosa e Barbara de [---------] Antonio Bartº. de Lima. Taubate 9-fevereiro-1743.

 

Testemunhas da contraente:

Vila de N. S. Conceiçãol de Jacarei: aos 24-março-1710 bat a Maria f. de Antonio Pereira da Silva e de s/m Maria Rodrigues Sobrinha. Foram padrinhos Manoel Pereira de [apagado] e Maria da Cunha. Jacarei 16- fev- 1643.

 

Maria Rois Sobrinha, natural da vila de Jacarei, foi contratada para se casar com Joseph da Costa Peixoto, não sendo feito por não ser a contento da contraente, e de presente Joseph da Costa casado na freguesia de N. S. da Conceição e deu a suplicante certidão de seu recebimento.

Aos nove de ju-------- de 1739  na ---la de Nossa Senhora do Bom Sucesso, sem impedimento, e testemunhas Manoel de Moraes Ferreira, e Tiago? Ribeiro da Silva. Joseph da Costa Peixoto, f.l. de Domingos da Costa Castanho e de Teresa Duarte, naturais de Guimarães Arc. Braga, e viuvo que ficou de Maria Vieira, f.l. de Silvestre Vieira e de Rosa [apagado] naturais de Taubate e ao presente moradores no Rio das Mortes na freguesia de N. Sra dos Prados = com ------ Frr.ª de Souza, f.l. de Luiz Ferr.ª de Souza e de Nicacia da Cunha Lopes moradores nesta freguesia.

 

Lv1 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Bento Gil de Siqueira cc Maria Rodrigues Sobrinha aos 19-5-1743, Mogi do Campo. Ele f. de Francisco Correa Gil e Maria Francisca de Oliveira. Ela f. de Antonio Pereira da Silva e Maria Rodrigues Sobrinha.

9-5-2 Maria Cordeira, natural de Taubate. Em Mogi Guaçu aos 2-1-1749 casou com Antonio Cardoso de Azevedo, natural da Parnaiba, filho de Angelo Cardoso de Azevedo e Josefa de Oliveira Barros.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1748

Antonio Cardoso de Azevedo e Maria Cordeira 1748.

Ele f.l. de Angelo Cardoso de Azevedo e de s/m Josefa de Oliveira Barros, n/b na vila de Parnaiba. Ela f.l. Francisco Cordeiro Gil e s/m Maria Francisca de Oliveira, n/b na vila de Taubate e depois moradores na freg. de Mogi do Campo.

 

Matriz de Santa Ana da Parnaiba = aos 17-março-1726 bat a Antonio, f. de Angelo Cardoso e de s/m Josefa de Oliveira, foram padrinhos Baltazar Rodrigues Fam e Luzia Leme Bicuda.

Paroquial de Taubate = (...) não achei o assento de batismo da contraente.

 

Lv1 cas 1738-1739 (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Antonio Cardoso de Azevedo cc Maria Cordeirra aos 2-1-1749, Mogi do Campo. Ele n. Parnaiba, f. de Angelo Cardoso e Josefa de Oliveira. Ela n. de Taubate, f. Francisco Cordeiro Gil e Maria Francisca (ambos falecidos).

 

Mapa de População Mogi Guaçu 1767- 7 fevereiro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

im 15 Antonio Cardoso de 41. Maria Cord.ª de 35.

Filhos Angelo de 15, Antonio 13, Ana 11, Martinha de 9.

Irmãs Quiteria de 33, Maria de  8 anos.

 

9-5-3 Gertrudes de Jesus, natural de Taubate. Em Mogi Guaçu em 5-5-1749 casou com José da Costa Cabral, natural de Taubate, filho de Manoel da Costa Cabral e Eugenia Pedrosa de Toledo - família Gaspar Vaz Guedes.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1749

Jose da Costa Cabral e Gertrudes de Jesus 22-fevereiro-1749

Ele f.l. de Manoel da Costa Cabral e Eugenia Pedrosa de Toledo, ja defuntos, natujrais e batizados na vila de S. Francisco das Chagas de Taubate. Ela n. da vila de Taubate, f.l. de Francisco Cordeiro Gil e Maria Francisca de Oliveira, moradores que foram em Taubate e de presente a contraente moradora na freg. de N. S. da Conceição de Mogi do Campo.

 

Vila de Taubate: aos 8-fevereiro?-17[manchado] bat a Jose, f. de Manoel da Costa Cabral e de s/m [manchado] Pedrosa de Toledo. Padrinhos Manoel [manchado] e Mariana de Freitas.

- Vendo os livros de batizados não achei o assento da dita contraente.

 

Lv1 cas 1738-1739 (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Jose da Costa Cabral cc Gertrudes de Jesus aos 5-5-1749, Mogi do Campo. Ele n. Taubate, f. Manoel da Costa Cabral e Eugenia Pedrosa de Toledo. Ela n. Taubate, f. Francisco Cordeiro Gil e Maria Francisca, (ambos falecidos).

9-5-4 Manoel Cordeiro, natural de Taubate. Em Mogi Guaçu aos 15-6-1752 casou com Maria Rodrigues de Jesus, natural de Jacarei, filha de Domingos Dias da Silva e Maria Rodrigues de Jesus.

Lv1 cas 1738-1739 (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. M----l --beiro de Siqueira cc Maria Rodrigues de Jesus aos 15-6-1752 em Mogi-Guassu. Ele n. Taubate f. Francisco Cordeiro e Maria Francisca. Ela n. Jacarei, fa. de ----- Dias e Maria Rodrigues

Manoel e Maria tiveram, pelo menos:

9-5-4-1 cc Ana Rodrigues, natural de Mogi Guaçu onde aos 16-6-1773 casou com Luiz Correa da Silva, natural de Mogi Guaçu, filho de Manoel Garcia Mulano, n Jacarei e Isabel Correa da Silva n Sorocaba, np João Garcia Mulano e Lauriana Bicuda,naturais de Jacarei (SL. 6º, 465, 4-3), nm João Correa de Oliveira, n cidade do Rio de Janeiro) e Isabel Vaz Coelha, n cidade de S Paulo.

Lv2 cas 1762-1775 (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Luiz Correa da Silva cc Ana Rodrigues aos 16-6-1773 de manhã, Mogi Guassu. Ele n. Mogi Guassu, f. Manoel Garcia Mulano (n vila Jacarei) e Isabel Correa da Silva (n vila Sorocaba), np João Garcia Mulano e Lajuriana Bicuda (nats Jacarei) nm João Correa de Oliveira (n cidade do Rio de Janeiro) E Isabel Vaz Coelha (n cidade de S Paulo). Ela n. Mogi Guassu, fa. Manoel Cordeiro (n vila de Taubate) e Maria Rodrigues (n Jacarei) np Francisco Cordeiro Gil e Maria Francisca de Oliveira (nats de Taubate) nm Domingos Dias da Silva e Maria Rodrigues (nats Jacarei).

9-6 Domingos Cordeiro Gil, filho de Bento Gil de Siqueira e Maria da Luz Cordeiro, casou com Antonia Coutinho de Peralta, batizada aos 29-11-1698 em Conceição dos Guarulhos, filha de Manoel Garcia de Peralta e Eufrosina Ribeiro, neta paterna de Sebastião da Costa Garcia e Joana de Peralta, neta materna de Andre Mendes Vidigal e Antonia Coutinho - família Amaro Domingues

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 09-11-1698 bat Antonia, f.l. Manoel Gracia de Peralta e Eufrosina Ribr.ª, padr.: João da Costa ----- e Antonia Coitinha

          Domingos foi inventariado em Taubate em 17-10-1735 por Antonia.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Apelante Estevão Cabral do Prado inventariado Domingos Cordeiro Gil

Sentença de Formal de Partilha a favor de Estevão Cabral do Prado

 (...) por morte e falecimento do defunto Domingos Cordeiro Gil, pelos quais autos de inventario aos 17-outubro-1735, nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate em casa e sitio donde morou o defunto Domingos Cordeiro Gil , pela viuva Antonia Coutinha, mulher do dito defunto em cujo poder existe seus bens (...).

Trechos do inventário, muito danificado.

          Por inúmeras contendas de seu filho Domingos, Antonia Coutinho de Peralta em 24-03-1756 fez o inventário de seus bens, reservando-se a terça para seu sustento.

HMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariados, em vida, os bens de Antonia Coutinha Peralta

Diz Antonia Coutinha de Peralta, dona viuva que ficou de Domigos Cordeiro Gil, moradora desta vila que ela por se ver perturbada de contendas que lhe tem arguido seu filho Domingos Cordeiro e para se isentar destas contendas e da administração quer a suplicante de sua livre vontade dar toda a sua fazenda  bens que possue a inventário para deles se fazer partilhas judicialmente a seus herdeiros, ficando-lhe somente a sua terça livre para com ela desembargadamente se sustentar e alimentar (...).

Sejam citados todos herdeiros: João Garcia Cardoso, Domingos Cordeiro Gil, Antonio Coutinho Cordeiro e Gaspar Monteiro de Andrade (..).

 

Aos 24-março-1756 termo de composição.

 

Titulo dos filhos:

1- João Garcia Cordeiro, casado, maior.

2- Domingos Cordeiro Gil,maior, casado.

3- Antonio Coutinho Cordeiro, maior, casado.

4- Maria Coutinha, casada com Gaspar Monteiro de Andrade.

 

Declaração dos bens da inventariante Antonia Coutinha de Peralta.

Auto de Partilhas 03-abril-1756:

 

Monte liquido 8:414$134 reis

Terça: 2:804$711 reis

cada um dos 4 herdeiros: 1:402$355 reis

Pagamentos/Quitações.

 

Domingos Cordeiro Gil e Antonia Coutinho de Peralta tiveram quatro filhos:

1- João Garcia Cordeiro

2- Domingos Cordeiro Gil

3- Antonio Coutinho Cordeiro, casado

4- Maria Coutinha casada com Gaspar Monteiro de Andrade.

 

9-6-1 João Garcia Cordeiro, natural de Taubate, casado com Marta Barbosa de Jesus, tambem natural de Taubate, filha de Salvador do Prado Barbosa, batizado em Taubate em 18-07-1689 e Estácia Antunes, batizada em Taubate em 09-02-1694 onde casaram em 02-09-1714, neta paterna de Domingos Luiz Cabral e Violante de Siqueira, neta materna de Antonio Correa da Veiga e Marta de Miranda Portes,nesta família Cap. 4º.

Entre os filhos do casal:

9-6-1-1 João Antunes Cordeiro, batizado em Taubate em 02-09-1745. Em 1764 habilitou-se as ordens sacras.

ACMSP - Processos de Habilitação de Genere et Moribus

25-julho-1764 João Antunes Cordeiro.

João Antunes Cordeiro, batizado em S. Francisco das Chagas da vila de Taubate, filho de João Garcia Cordeiro, e de Marta Barbosa de Jesus naturais da freguesia de Taubate. NP de Domingos Cordeiro Gil, n. de Taubate e Antônia Coutinho de Peralta, n. da freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos; NM de Salvador do Prado Barbosa, e Estácia Antunes, ja defuntos.

Vila de S. Francisco das Chagas de Taubate - Testemunhas, entre outras:

- Antonio Gomes Botelho, morador nesta vila, natural da vila de Pindamonhangaba, vive de ser sacristão da matriz desta vila, de idade 62 anos.

- João Leite de Miranda, casado, natural e morador desta vila, de idade 52 anos

 

Testemunhas em S. Paulo - 05-novembro-1765

- Francisco de Godoy Moreira, n. da freg. de Mogi das Cruzes, casado e morador nesta freguesia, de idade 84 anos.

- Ignacio Cabral Dorneles, natural e morador nesta freguesia, casado, vive de syas lavouras, de idade 56 anos.

- Cristovão da Cunha de Moraes, n. da freguesia da Sé da cidade de S. Paulo, casado e morador nesta freguesia onde vive de suas lavouras, de idade de 68 anos.

Freguesia de S. Francisco das Chagas de Taubate:

Batismo do habilitando: aos 02-setembro-1745 batizei e pus os santos oleos a [apagado o restante]

Batismo do avô materno do habilitando: aos 18-julho-1689 bat a Salvador, f. de Domingos Luiz Cabral e de Violante de Siqueira; foram padrinhos o P.e João [apagado] Siqueira e Catarina do Prado mulher de Domingos Luiz Cabral.

Batismo do avo materna do habilitando: em 09-fevereiro-1694 bat a Estacia, f. de Antonio Correa e de s/m Martha de Miranda Portes; foram padrinhos Manoel Correa da Veiga e [apagado] Soares,

Casamento dos avós maternos: aos 02-setembro-1714 se receberam Salvador Barbosa, f.l. do Cap. Domingos Luiz do Prado e de s/m Catarina do Prado = com Estacia da Veiga, f. do Cap. Antonio Correa da Veiga e de s/m Martha de Miranda, todos naturais desta freguesia de Taubate, sendo presentes Gaspar Pereira de Castro e Josefa do Prado.

Taubate, Agosto de 1765.

 

Freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos:

Batismo do avo paterna do habilitando: [apagado]

 

Autos de Patrimonio.

 

9-6-2 Domingos Cordeiro Gil casou com Andreza de Castilho, falecida em 30-11-1718 em Taubate e inventariada em 25-02-1719. Foram cinco os filhos do casal:

1- Francisco Cordeiro de Castilho

2- Ana Cordeira de Castilho

3- Jose Moreira Cordeiro ou de Castilho

4- Salvador Moreira Cordeiro

5- Francisca Moreira, com 3 anos em 1719, Faleceu em 27-12-1729, herdaram seus irmãos supra.

 

9-6-2-1 Francisco Cordeiro de Castilho, com 16 anos em 1719.

 

9-6-2-2 Ana Cordeira de Castilho, com 11 anos em 1719. Casou com Estevão Cabral do Prado, filho de Domingos Luiz Cabral e Catarina do Prado de Siqueira. Geração no Cap. 4º Pedro Gil, nesta família.

 

9-6-2-3 José Moreira Cordeiro ou de Castilho, batizado em 25-08-1705, casou com Maria Antonia de Castilho (ou de Freitas), batizada em 16-02-1711 e casados em 13-02-1725, filha do Mestre de Campo Sebastião Ferreira de Albernaz e Izabel de Castilho. - família Guiomar de Alvarenga, neste site.

Habilitação de Salvador e Francisco Moreira da Costa 1794:

- no Livro 3 f. 11v se acha: aos 25-08-1705 batizei a Jose, filho de Domingos Cordeiro e de sua mulher Andreza de Castilho e lhe pus os santos óleos. Padrinhos o Cap. Sebastião de Siqueira Gil e Maria Pedrosa.

 

- no Livro 3º de batizados desta freguesia a f 66 se acha: aos 16-02-1711 batizei e pus os santos oleos a Maria, f. de Sebastião Ferreira Albernaz e de s/m Izabel de Castilho, foram padrinhos Salvador Moreira de Castilho e Estacia da Veiga.

 

Casamento dos avós paternos: 13-fevereiro-1725 nesta paroquial de S. Francisco das Chagas de Taubate se receberam Jose Moreira de Castilho com Maria Antonia de Freitas, fregueses desta paroquial e foram dispensados no 4º grau por linha lateral assim da parte paterna como materna; e o contraente filho de Domingos Cordeiro Gil e de Francisca(sic) Cordeira(sic) de Castilho e a contraente filha do Mestre de Campo Sebastião Ferreira Albernaz e de Izabel de Castilho. Foram testemunhas o Cap. do Prado e Miguel Pinheiro de Mendonça.

 

         Maria Antonia testou em 25-10-1737, faleceu em 18-10-1744 e foi inventariada em 14-09-1745. Durante a inventariança José casou segunda vez.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada Maria Antonia de Castilho  cc Jose Moreira Cordeiro

Inventário que se fez por morte de Maria Antonia de Castilho, moradora nesta vila, mulher que foi de Jose Moreira Cordeiro.

Autos aos 14-setembro-1745 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate no sitio de Jose Moreira Cordeiro, viúvo da defunta.

 

Titulo dos filhos orfãos (idades pouco mais ou menos):

- Maria de idade 14 anos.

- Jose de 12 anos

- Ana de 8 anos

- Salvador, de 6 anos

- João de 4 anos

- Antonio de dois anos.

 

Bens - Avaliações - Partilhas

 

Monte Mor liquido 1:745$788 reis

872$854 reis a meação do viúvo

240$900 reis terça liquida

96$988 reis para cada um dos seis herdeiros

 

Treslado do Testamento de Maria Antonia: (...) aos 25-outubro-1737 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubat4e em o sitio da Rosa Claras donde vivo e moro, eu Maria Antonia (...) faço este testamento: encomenda a alma.

Testamenteiros: Jose Moreira Cordeiro, meu marido, e a Manoel Vieira de Amores,e a meu irmão Antonio de Padua Moreira; encomenda o sepultamento e missas.

Sou natural desta vila, f.l. de Sebastião Ferreira Albernaz. que Ds haja, e de s/m Izabel de Castilho. Sou casada com Jose Moreira Cordeiro, f.l. de Domingos Cordeiro Gil e de s/m Andreza de Castilho, ja defuntos, naturais e moradores desta vila. Declaro que deste matrimonio tivemos tres filhos Maria, Jose e Ana, todos de sete anos para baixo; quais são meus legitimos e universais herdeiros. Declara bens. Legados, entre eles: por esmola a duas filhas de Manoel Garcia Soares, Maria e Ana, 50$000 reis. O remanescente de minha terça deixo para meus filhos (...) assino a rogo da testadora Maria Antonia = Graldo Pinheiro a Veiga

Aprovação aos 27-outubro-1737

Termo de abertura: aos 18-outubro-1744 nesta vila

Cumpra-se como nele se contem 18-outubro-1744

 

Aos 02-novembro-1752 nesta vila em casas de morada do juiz dos orfãos, veio notificado Jose Moreira Cordeiro para efeito de dar fiança a quantia de 581$928 reis da legitima der seus filhos orfãos por haver casado segunda vez; e por estar de presente disse que ele se obrigava por sua pessoa e seus bens moveis e de raiz (...) e disse dava por seu fiador e principal pagador a Lourenço Rodrigues do Prado, o qualo por estar presenhte disse se obrigava por sua pessoa e bens moveis e de raiz da mesmas sorte de seu fiado.

 

Novo fiador: Estevão Cabral do Prado.--/outubro-1755

 

Partilhas - Pagamentos aos 14-maio-1766

- ao cabeça de casal/ ao herdeiro Jose de sua legitima/ a herdeira Maria, hoje casada com João Peres de Gusmão/

ao co-herdeiro Salvador Correa da Silva, por cabeça de sua mulher Ana de sua legitima/ ao herdeiro Salvador de s/legitima/ ao herdeiro João de s/legitima/ ao herdeiro Antonio de s/legitima.

 

Pagamentos do remanescente da 3a.

 

José e Maria Antonia tiveram seis filhos:

9-6-2-3-1 Maria Antonia de Castilho, com 14 anos em 1745, casou com Aferes João Pires de Gusmão, filho de Andre Bernardes de Brito e Margarida Nunes Rangel. Familia João Peres de Gusmão, capitão

9-6-2-3-2 José com 12 anos. José Moreira Cordeiro (ou de Castilho) casou com Marta de Jesus, filha de Antonio Garcia da Cunha e Maria Antunes Cardoso - família Maria do Prado e seu marido Miguel de Almeida.

          Segunda vez em Itajuba aos 27-08-1776 casou com Margarida Nunes Rangel, filha de Francisco Xavier Bernardes e Ines Pedrosa de Moraes - família Narciso de Faria e Silva guarda mor.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 1 aos 27-8-1776 José Moreira de Castilho, nat. Taubaté, filho de José Moreira Cordeiro e de Maria Antonia de Castilho, ambos naturais de Taubaté, neto pat. de Domingos Cordeiro Gil e de Isabel Moreira*, ambos naturais de Itajubá, neto materno de não sabia, com Margarida Nunes Rangel, nat. de Itajubá, filha de Francisco Bernardes Xavier, nat. Guaratinguetá e de Inez Pedrosa de Morais, D. Viuva, nat. Aiuruoca, neto paterno de André Bernardes de Brito e de Margarida Nunes Rangel, nats. Guaratinguetá, neto materno de Narciso de Faria, nat. Parnaiba e de Maria Pedrosa de Alvarenga, nat. Mogi das Cruzes.

*nota: Engano no nome da avó paterna do orador.

 

9-6-2-3-3 Ana com 8 anos. Casou com Salvador Correa da Silva.

9-6-2-3-4 Salvador com 6 anos.

9-6-2-3-5 João Moreira de Castilho, batizado em 17-09-1741. Aos 30-01-1764 casou com Ana da Costa Manso, batizada em 07-10-1750 filha de João da Costa Manso e Maria Rodrigues Portes. Geração na família "Costa Manso - Portes del Rei".

9-6-2-3-6 Antonio com dois anos em 1745

 

9-6-2-4 Salvador Moreira Cordeiro, com 7 anos em 1719 (inventário materno). Em julho de 1726 já estava casado com Bernardina Correa de Freitas, batizada em Taubate em 02-06-1712, filha do Mestre de Campo Sebastião Ferreira Albernaz e Izabel de Castilho - família Guiomar de Alvarenga.

         Salvador foi inventariado em 1735 por Bernardina que em 20-02-1738 casou segunda vez com Francisco Rodrigues Tenorio, filho de João de Barros de Alcaçova e de Maria Tenoria. Bernardina casou ainda uma terceira vez com Luiz Fernandes da Costa.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado Salvador Moreira Cordeiro 1735

(não tem o inicio) pela dita Bernardina Correa promete declarar a verdade de tudo (...) assina a rogo da dita Antonio de Paiva Moreira.

 

Termo de Tutoria - em as casas que ficaram por falecimento do defunto Salvador Moreira donde o juiz dos orfãos foi vindo, ali o dito juiz nomeou tutor dos orfãos do dito defunto Salvador Moreira Cordeiro a Jose Moreira Cordeiro tio dos ditos orfãos (assina Jose Moreira de Castilho).

 

Titulo dos filhos:

- Antonio, de 6 anos.

- Francisco de 4 anos

- Maria de dois anos

- outro póstumo.

 

Bens - Avaliações -

 

(...) assina a rogo da inventariante seu irmão Antonio de Padua (assina Antonio de Padua Moreira).

 

Partilhas - Monte Mor liquido 1:472$420 reis.

736$216 reis a meação da viúva

692$970 reis a meação liquida do defunto

230$990 reis a terça-feira

461$980 para os quatro orfãos, pertence a cada um 115$495 reis.

 

Pagamentos efetuados.

a viuva de sua meação.

aos quatro herdeiros orfãos.

 

Diz Francisco Roiz Tenorio, morador desta vila, que em sua casa e a seu cargo se acham tres orfãos, filhos de Salvador Moreira Cordeiro que Ds haja, a saber: Antonio, Francisco e Maria os quais tem suas legitimas a juros (...).

 

Auto de arrematação dos bens do defunto Salvador Moreira - 22-janeiro-1736 anos nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate.

 

Diz Jose Moreira Cordeiro, morador da vila de Taubate, que por falecimento de Salvador Moreira de Castilho das legitimas que couberam a beneficio de partilha ao orfãos filhos do dito defunto tem no suplicante zelado e cuidade ate o presente como tudo dos ditos menores, q foi obrigado pelo Juizo do Orfãos por razão de ser o suplicante tio e irmão do dito defunto, e pq haveram dois anos pouco mais ou menos, serve na dita tutela e há outros parentes do mesmo grau e mais velhos com capacidade que possão suprir, pela razão de que se acha o suplicante fazendo uma viagem de grande demora, e juntamente outras molestias que lhe fazem penosa a dita ocupação.

 

Termo de distrato de tutoria 23-novembro-1738

 

Dizem Bernardina Correa, viuva e bem assim seu filho orfão Antonio, maior de catorze anos, que pela petição junta (...) para que desse tutor e curador aos orfãos (...).

 

Diz Antonio Correa Moreira, morador desta vila, que por falecimento de seu pai Salvador Moreira de Castilho lhe tocou de herança (...) (pede dinheiro dos juros para seu alimento). 10-agosto-1747

 

Dizem Antonio, Francisco e Ana, filhos legitimos de Salvador Moreira que eles tem carencia de vestuaria  (...).

 

Justificante Manoel do Rego Lima por cabeça de sua mulher Ana Francisca. Aos 26-abril-1751 nesta vila de Francisco das Chagas de Taubate Manoel do Rego Lima casado com uma orfã filha de Salvador Moreira Cordeiro, cuja legitima não pode haver sem habilitação (...).

 

(...) o tutor, Antonio de Padua Moreira, dos orfãos do defunto Salvador Moreira.

Testemunhas 26-abril-1751 nsta vila:

- Jacinto Antonio Carmo. morador nesta vila, solteiro, vive de sua agencia, idade 22 anos.

- Cap. Antonio Luiz Pereira, morador nesta vilas, casado, vive de sua fazenda, de idade 43 anos.

- Jose Garcia de Abreu, morador nesta vila, casado, vive do seu sitio, de idade 57 anos.

- Antonio Correa da Silva, morador nesta vila, solteiro, vive de sua agencia, de idade 32 anos.

- Antonio de Freitas, morador nesta vila, solteiro, vive de suas lavouras, de idade 32 anos.

 

Ei por justificada a petição. Taubate 26-abril-1751

 

1735 - Salvador Moreira Cordeiro - Nomeação e penhora que faz Mariana de Freitas por um mandado do Juiz dos Orfãos por parte dos herdeiros de Salvador Moreira Cordeiro

 

Aos 29-dezembro-1740 em casas de morada de Domingos Pacheco Mascarenhas aí por Mariana de Freitas, mulher do dito, foi dado execução do mandado por onde foi feito esta penhora dos bens que tinham para satisfação da quantia declarada no dito mandado (...). De tudo se deu por entregue João Vaz Cardoso de todos os bens depositados (...) (assinam João Vaz Cardoso e Mariana de Freitas de Toledo).

 

O Cap. Joseph Moreira Cordeiro, Juiz de Orfãos trienal nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate (...) vão a casas de morada de Domingos Pacheco Mascarenhas aonde reside sua mulher Mariana de Freitas e lhe façam apreenção de todos os bens assim moveis como de raiz qu lhe acharem para pagamento da quantia que constar nas escrituras de obrigação e fiança aos orfãos de Salvador Moreira Cordeiro, assim nas partes dos orfãos como nas mais duvidas e parcela pertencentes aquele monte a que ele se obrigou na cidade do Rio de Janeiro como devedor originario da fazenda que flhe foi vendida (...) 29-dezembro-1741

 

Pagamentos feitos:

- a viuva 152$515

- a cada um dos 4 orfão 38$128: herdeiro Antonio/ a Francisco/ a Maria/ a Ana//

 

Diz Antonio Correa, f.l. de Salvador Moreira Cardoso, que Ds haja, orfão deste inventario que ele se acha em idade de 17 anos vivendo em casa de sua mãe, para alimentos e sustentação dos mais irmãos menores (pede dinheiro dos juros). 21-fevereiro-1745

 

27-abril-1750 termo de tutoria e curadoria aos orfãos ao Alferes Francisco Guedes de Azevedo

 

O Lic. João de B., Passos vigario colado na igreja matriz de S. Francisco das Chagas de Taubatecertifico que: fiz provimento em todos os livros dos assentos de batizados desta freguesia e neles achei ter o Alferes Francisco Guedes de Azevedo cinco filhos, um macho e quatro femeas por nomes Tomas, Maria, Madalena, Francisca, Quiteria, todos menores, os quais eu os batizei sendo o mais velho de 14 anos e todos eles estão debaixo da administação de seu pai (...) Taubate 12-julho-1750

 

Partilhas - pagamentos:

- ao orfão Antonio 115$495

- ao orfão Francisco 115$495

- a orfã Maria 115$495

- a orfã Ana 115$495

Termo de conclusão aos 12-maio-1752

 

Bernardina Correa de Freitas e Salvador Moreira Cordeiro tiveram quatro filhos:

9-6-2-4-1 Antonio Correa Moreira, com 6 anos em 1735.

9-6-2-4-2 Francisco Ferreira de Albernaz com 4 anos. Casou com Ana Francisca de Jesus, filha de Carlos Cardoso Cabral (SL. 7º, 349, 3-1). Entre seus filhos:

9-6-2-4-2-2 Maria Ferreira Albernaz, batizada em Pindamonhangaba. Em 30-12-1782 pediu dispensa doimpedimento de consanguinidade em 4º grau para se casar com José Antunes de Siqueira, viúvo de Maria Luiza Ferreira falecida em Taubate em 08-02-1777, e filho de Manoel Antunes de Siqueira e PASCOA Moreira (SL. 7º, 464, 6-1 e SL. 3º, 75, 5-3)

ACMSP Dispensas matrimoniais ano 1782

José Antunes de Siqueira e Maria Ferreira Albernaz - consanguinidade em 4º grau - 30-dezembro-1782

José Antunes de Siqueira, natural e morador na vila de Taubate e Maria Ferreira Albernaz, natural e moradora na vila de Pindamonhangaba.

De Catarina Dias nasceu Antonio de Siqueira Gracia e este gerou a Manoel de Siqueira Antunes, e este gerou a Jose Antunes de Siqueira.

Marta de Miranda era irmã legitima de Catarina Dias, e desta Marta nasceu Carlos Cardoso Cabral e este gerou a Ana Francisca de Jesus e deste nasceu Maria Ferreira Albernaz

 

- Inquirição das testemunhas:

 

Querem casar Jose Antunes de Siqueira, viuvo que ficou de Maria Luiza, sepultada nesta vila de Taubate = com Maria Ferreira de Albernaz, f.l. de Francisco Ferreira Albernaz e Ana Francisca de Jesus, n/b na vila de Pindamonhangba e dispensados do parentesco no 4º grau de consanguinidade.

Certidões:

- aos 08-fevereiro-1777 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate onde era freguesa, faleceu Maria Luiza Ferreira, mulher de Jose Antunes de Siqueira, de idade de 25 anos pouco mais ou menos.

- aos cinco dias do mes de dezembro de mil setecentos e sesenta eSe(sic) anos bat a M.ª, f.l de Francisco Ferreira Albernaz e s/m Ana Francisca de Jesus, foram padrinhos Jose de Andrade, solteiro filho de Francisco Roiz e Bernardina Correa sua mãe, e Catarina Vieira, solteira, filha de Carlos Cardoso e sua mulher Francisca Correa da Silva, todos desta freguesia. Pindamonhangaba 30-março-1783

 

9-6-2-4-3 Maria com dois anos em 1735.

9-6-2-4-4 Ana, póstuma. Em 25-04-1751 Ana Francisca de Andrade estava casada com Manoel do Rego Lima. Pais de, pelo menos:

9-6-2-4-4-1 Salvador Barbosa do Prado, 1º testamenteiro do irmão José.

9-6-2-4-4-2 José do Rego Lima, natural de Taubate, foi casado com Izabel Maria de Oliveira. José, assistente em Baependi e viúvo, testou em 06-10-1699 e faleceu em 16 do mesmo mês. Deixou legados entre outros: a mãe Ana Francisca de Andrade, ao tio Reverendo José de Andrade. Declarou sete filhos do seu casal, os menores tutelados pelo tio Salvador Barbosa do Prado.

Baependi, MG Igreja N. Sra do Monserrate Livro aos 16-10-1799 foi sepultado dentro desta matriz Jose do Rego Lima, viuvo, de uma febre podre nas tripas. Fez seu solene testamento:

(...) eu Jose do Rego Lima, filho de Manoel do Rego Lima e Ana Francisca de Andrade natural da vila de Taubate Bispado de S. Paulo, de presente assistente nesta freguesia de Baependi Bispado de Mariano.

Testamenteiros em 1º meu irmão Salvador Barbosa do Prado que mora comigo, em 2º Baltazar Rodrigues ----, em 3º Ten Manoel Pereira Pinto, em 4º o Cap. João Fernandes da Silva, em 5º Sarg. Mor Gabriel Antonio Mesquita, em 6º Domingos Francisco Casqueiro Braga e falecendo eu em Taubaté, em 1º sempre o referido meu irmão, em 2º o Revdo Jose de Andrade Silva, em 3º o Sargento Mor João Francisco de Abreu Guimarães, em 4º Cap. Antonio Moreira de Castilho.

Fui casado com Izabel Maria de Oliveira, já falecida e tive sete filhos a saber: Maria cc João Baltazar dos Santos = Ana, viuva de Francisco de Paula Vieira = Manoel = Joaquim = Joaquina = Florinda = Antonio = meus universais herdeiros.

Declaro que a legitima de meus filhos menores se acham em meu poder como tutor deles. E constou em partilha judicial a cada um duzentos e tantos mil reis como melhor constara do inventário , menos da legitima da minha filha Maria mulher do sobredito João Baltazar que já esta paga e me deu recibo que está junto ao inventário tudo em S. João del Rei.

Deixo a minha mãe Ana Francisca de Andrade 50$000 rs;  (...) meu tio o Revdo Jose de Andrade.

Deixo 20 oitavas de ouro a Maria, filha ou enteada de Manoel Bicudo de Serqueira em Pouso Alto, para ajuda de se casar.

Deixo 20 oitavas de ouro a herdeira de Damião Rodrigues que se acha casada com Antonio Jose de Souza, por alguns descuido que eu teria quando fui caixeiro do dito Damião.

Declaro que por conhecer a capacidade de meu irmão e meu primeiro testamenteiro, Salvador Barbosa do Prado, para bem reger as legitimas que por minha morte ficarem pertencendo a meus filhos menores o nomeio tutor dos mesmos.

Roguei a Padre Domingos Rodrigues Afonso que me escrevesse este meu testamento e como testemunha assinasse. Bapendi 6 de Outubro de 1799 João do Rego Lima

 

9-6-2-4-4-2-1 Maria casada com João Baltazar dos Santos

9-6-2-4-4-2-2 Ana, viuva de Francisco de Paula Vieira

9-6-2-4-4-2-3 Manoel

9-6-2-4-4-2-4 Joaquim

9-6-2-4-4-2-5 Joaquina

9-6-2-4-4-2-6 Florinda

9-6-2-4-4-2-7 Antonio do Rego Lima, natural de Pouso Alto. Em Delfim Moreira aos 22-06-1828 casou com Maria Joaquina de S. José, natural de Taubate, filha de Manoel Alves Soares e Joaquina Maria de Jesus.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3 fls.63 aos 22-06-1828 Antonio do Rego Lima, f. Jose do Rego Lima e Isabel Maria de Jesus, nat de Pouso Alto = cc Maria Joaquina de S. Jose, f. Manuel Alves Soares e Joaquina Maria de Jesus, nat de Taubate.