PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

Cap. 5º Amaro Gil

(atualizado em 08-janeiro-2018)

 

SL. 8º, 1-4 Capitão Amaro Gil Cortes, f.º do Cap. 5.º, foi casado com Marianna de Freitas f.ª do capitão Manoel Fernandes Vieira e de Maria Cubas; faleceu em 1675 em Taubaté com testamento e teve 11 f.ºs:

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Amaro Gil nasceu em São Paulo por volta de 1630, filho de Sebastião Gil e Feliciana Dias. Foi morador em Taubaté onde em 1663 depondo nos autos de inventario de Francisca Luiz, declarou 33 anos de idade, dois anos a menos que seu irmão Pedro, então com 35 anos.

Amaro casou com Mariana de Freitas, natural de São Paulo, filha de Manoel Fernandes Edra e Maria Cubas, família Jorge de Edra e s/m Paula Fernandes. Amaro faleceu com testamento que recebeu o “cumpra-se” aos 10-07-1685, com inventario aberto pela viúva no ultimo dia do mesmo mês e ano.

Mariana faleceu com testamento que recebeu o “cumpra-se” aos 10-06-1710, e inventario aberto muitos anos depois aos 29-11-1721.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado Amaro Gil

Inventariante: Mariana de Freitas

- 31-07-1685 em casas de morada do defunto Amaro Gil onde foi o juiz e sendo la achou a dona viúva Mariana de Freitas e lhe deu juramento. Por ela foi apresentado o testamento.

- Testamento – Em nome da SS.ma trindade .....Aos 28-05-1685 eu Amaro Gil doente de cama ..... faço este testamento na forma seguinte

Primeiramente encomendo minha alma......Rogo a minha mulher Marianna de Freitas e a meus filhos Miguel Gil e Salvador Gil (serem testamenteiros) Sou natural da Vila de S Paulo filho de Sebastião Gil e de s/m Feliciana Dias já defuntos de legitimo matrimonio

Sou cc minha mulher Marianna de Freitas filha do Ca.pam M.el Frz Edra já defunto e s/m Maria Cubas defunta do qual matrimonio temos os filhos seguintes Miguel// Salvador// Manoel// Bastião// Francº// filhas  Florencia// Maria// outra Maria// Anna// Francisca outra Maria// os quais f.os e f.as sam meus universais erdeiros

Declaro que tenho nesta villa huas casas de dous lanços.. partindo com Hiermº Correa e da outra banda com minha cunhada Ilena Roiz que eu próprio fiz com minha família e os chãos foi troqua que fiz com meu falecido irmão Bastião Gil q he publico e sabido..(Declarou as terras que tinha)

Me deve meu sobrinho o Cap M.el Garcia Velho... Deve Marta de Miranda dona viúva....

Deixou o resto da terça para a mulher e filhas.

Cumpra-se 10-07-1685 - Cumpra-se 10-07-1685.

 

TITULO dos FILHOS

Miguel Gil de Siqueira cc Antonia Futada

Salvador Gil cc Marina de Chaves

Manoel Gil viuvo

Sebastião Gil 27 anos pouco mais ou menos

Florencia das Neves 25 anos pouco mais ou menos

Maria dos Reis 23 anos pouco mais ou menos

Anna de Siqueira 20 anos pouco mais ou menos

Maria de Siqueira 14 anos pouco mais ou menos

Francisco Cubas 13 anos pouco mais ou menos

Francisca Cubas 12 anos pouco mais ou menos

Maria Dias 9 anos pouco mais ou menos

Seguem avaliações

 

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada Mariana de Freitas

Inventariante Maria da Conceição, beata

Autuamento de petição para se proceder a inventario dos bens que ficaram de Mariana de Freitas. Aos 29-novembro-1721 nesta vila

 

Testamento: aos 07-dezembro-1709 eu Mariana de Freitas (...) faço este testamento: encomenda a alma.

Testamenteiros: a meu genro Cap. João Vaz Cardoso, e a Manoel da Silva Salgado; encomenda o sepultamento e missas.

Sou natural da vila de S. Paulo, f.l. de Manoel Fernandes Yedra e de Maria Cubas, ja defuntos. Fui casada com o Cap. Amaro Gil Cortes e tivemos onze filhos a saber: Miguel, Salvador, Manoel, Sebastião, Francisco que morreu sendo filho familia, Florencia, Maria, Ana, Maria, Francisca e Maria; os quais são meus legitimos herdeiros. Das filhas casei tres: Florencia com Antonio Jorge Paes; Francisca com João Vaz Cardoso; Maria de Todos os Santos com Domingos Rodrigues do Prado que as dotei conforme minha pobreza. Declara bens. Não devo cousa alguma nem se me devem. Herdeira do remanescente da terça, havendo, a minha filha Maria Dias. (...) nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate em minha propria casa aos 07-dezembro-1709 assino a rogo da testadora Mariana de Freitas = Joseph Leite de Abreu.

Aprovação 09-dezembro-1709

 

Aos 10-junho-1710 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate em casas do Juiz Ordinario pelo Secretario da Irmandade Terceira de Nosso Padre de S. Francisco foi apresentado este testamento de Mariana de Freitas, lacrado com tres pingos de lacres (...) de que de tudo mandou o juiz fazer este termo de abertura (...).

Cumpra-se como nele se contem 10-junho-1710

 

Recibos diversos.

 

Diz Maria da Conceição, beata, que ela esta de posse de alguns bens que ficaram por falecimento de sua mãe Mariana de Freitas (...).

Dizem Ana de S. Clara e Maria da Conceição, beatas, moradoras na vila de Taubate, legitimas herdeiras de sua mãe Mariana de Freitas (...).;

 

Segundo seus inventarios, Amaro e Mariana foram pais de:

1 Miguel Gil de Siqueira

2 Salvador Gil

3 Manoel Gil

4 Sebastião Gil

5 Florencia das Neves

6 Maria dos Reis

7 Anna de Siqueira

8 Maria de Siqueira

9 Francisco Cubas

10 Francisca Cubas

11 Maria Dias

 

5-1 Miguel Gil de Siqueira, já estava casado em 1685 com Antonia Furtado. Faleceu com testamento redigido aos 26-12-1699, e inventario aberto aos 12-04-1700 pela viúva.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado Miguel Gil de Siqueira

Autos aos 12-04-1700 nesta vila em casas do Cap. Antonio Jorge Paes, inventariante a viuva Antonia Furtada, mulher do dito Miguel Gil.

Titulo de filhos: Joseph = Miguel = Salvador = Amaro = Mariana = Joana = Maria = Bernarda = Antonia = Marina

Testamento: Aos 26-12-1699 eu Miguel Gil de Siqueira (...) encomenda a alma. Testamenteiros: Sebastião de Siqueira Gil, meu primo e a Salvador Frz Furtado meu tio, e a Bento Gil de Siqueira, meu tio. Encomenda o sepultamento e missas.

Sou natural da vila de Taubate, f.l. de Amaro Gil de Siqueira, ja defunto e de Mariana de Freitas, Sou casado na vila de Taubate e tenho quatro filhos e seis filhas a saber: Joseph = Miguel  = Salvador = Amaro = Mariana = Joana = Maria = Bernarda = Antonia = Marinha.

(...) Taubate 26-dezembro-1699.

(...) e não se continha mais no dito testamento que copiei fielmente a que me reporto (...) Em os 16-novembro-1702.

 

Residuos: conta do testamento com que faleceu Miguel Gil de SDiqueira a qual se toma a seus testamenteiros Sebastião de Siqueira Gil, Salvador Frz Furtado e Bento Gil de Siqueira - 16-novembro-1702

Testamento: repetição do dito.

Aprovação: 27-dese4mbro-1699 nsta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate.

Cumpra-se como pede Taubate 5-dezembro-1700

Cumpra-se como pede Taubate 5-dezembro-1700

 

Com geração de dez filhos em SL 8º, 86, 2-1, entre eles:

5-1-1 José de Siqueira Gil (José da Silva de Siqueira, ou José de Siqueira Bicudo) casou com Isabel Tavares da Silva

SL. 8º, 86, 3-1 José de Siqueira Gil, já fal. em 1740, foi C.c. Isabel Tavares da Silva, f.a de Antônio Tavares de Mello, fal. em 1736 em Pindamonhangaba, e de Ana da Silva. Teve: 4-1 a 4-4.

4-1 Ana da Silva, já fal., foi casada e teve: 5-1 Maria

4-2 Francisco da Silva, casou em 1748 em Guaratinguetá com Isabel ....

4-3 Antônio

4-4 Roque Bicudo da Silva

 

SL. 3º, 87, 4-3 Isabel Antunes casada com Francisco da Silva filho de Jose de Siqueira Bicudo e Isabel Gil, de Pindamonhangaba - titulo Dias.

 

5-1-1-2 Francisco da Silva casou com Izabel Antunes de Miranda, filha de Bras Esteves Leme e de Maria da Silva Antunes.

SL. 8º, 86, 4-2 Francisco da Silva casado em 1748 em Guaratinguetá com Izabel ...

 

5-1-1-2-1 José da Silva Lopes, casou com Margarida de Jesus Maria, filha de João Portes da Cunha e Izabel da Silva Leme.

SL. 7º, 468, 6-6 Margarida de Jesus Maria, natural de Itajubá, casou em 1779 em Guaratinguetá com José da Silva Lopes, f.o de Francisco da Silva e de Isabel Antunes de Miranda, de Taubaté.

 

5-1-1-2-2 Manoel da Silva Leme, natural de Guaratingueta. Em Cunha aos 29-08-1793, casou com a viúva Rosa Francisca da Conceição, filha de Domingos Afonso Lima e de Catarina das Neves. Rosa foi primeira vez casada aos 14-2121-1786 com Antonio Soares da Silva, natural de Jacarei, filho de José de Gois da Silva e de Antonia Soares de Jesus, naturais da vila de Mogi das Cruzes; np de João Soares de Siqueira.

ASBRAP 10-81: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803) fls. 54v. aos 29-08-1793 Manuel da Silva Leme, n. b. em Guaratingueta, f. de Francisco da Silva Leme, f., e de Isabel Antunes de Miranda, np de Jose da Silva de Siqueira e de Isabel de Tal; falecidos, nm de Bras Esteves e de Maria da Silva (23); = com Rosa Francisca da Conceição, viuva de Antonio Soares da Silva. Tt. Joaquim Angelo do Prado e Maximo Pereira de Macedo.

 

ASBRAP 10-60: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803), fls. 31 aos 14-11-1786 Antonio Soares da Silva, n. em Jacarei, f. de José de Gois da Silva e de Antonia Soares de Jesus, naturais da vila de Mogi das Cruzes; np de João Soares de Siqueira; = com Rosa Francisca da Conceição, fa. de Domingos Afonso Lima e de Catarina das Neves. Tt. Francisco Duarte do Espirito Santo e Joaquim Angelo do Prado

 

5-1-1-4 Roque Bicudo da Silva, em Guaratingueta aos 12-01-1752, casou com Maria Barbosa de Lima, filha de João Machado Ludovico e Ana Maria da Cunha (SL. 3º, 49, 4-3).

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio em 12-01-1752 se receberam Roque Bicudo da Silva, f.l. de Jose de Siqueira e Izabel Bicuda, n/b na vila de S. Francisco das Chagas de Taubaté = Maria Barbosa de Lima, f.l. João Machado Ludovico e Ana Maria da Cunha, n/b nesta fregusia. Testemunhas Manoel Alvares Franco e Baltazar do Rego Paes

5-1-6 Joanna do Prado de Siqueira casou com Manoel Paes da Fonseca. Pais de, e.o.:

5-1-6-1 Rosa de Sene Cordeiro casou com Matias Rodrigues Sobrinho, filho de João Sobrinho de Moraes e Maria Gonçalves Cabral, neto materno de João Preto de Moraes e Beatriz Gonçalves - nesta família Cap. 7º. Geração em SL. 8, 97, 4-4.

5-1-6-2 Miguel Rodrigues do Prado casou com Maria Bicudo, filha de Manoel Homem de Azeredo e Branca Raposo, ambos de Pindamonhangaba, neta materna de Domingos Gomes da Costa e Beatriz Barbosa - família Lazaro de Torres, neste site.

Entre os filhos do casal:

5-1-6-2-1 Francisco José dos Santos, natural de Taubaté. Em Guaratinguetá aos 11-11-1766, casou com Inácia Barbosa, natural de Taubaté, filha de Bartolomeu Ferreira e Antonia Pinto Barbosa, neta paterna de João Ferreira e Violante Rodrigues e neta materna de Francisco Pinto de Macedo e Ana Rodrigues de Faria - família “Jaques Felix”.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 11-11-1766 Francisco Jose dos Santos, f.l. Miguel Rodrigues do Prado e Maria Bicuda= cc Ignacia Barbosa, f.l. Bartolomeu Ferreira e Antonia Pinto Barbosa. Ambos os contraentes nts e bts na vila de Taubate e moradores nesta. O contraente neto paterno de Ma[--------]e Afonseca e --na do [------------] nts da vila de Taubate, nm Manoel Homem de -----edo e Branca Raposo nts da vila de Pindamonhangaba. A contraente np Joam Ferreira e Violante Rodrigues e nm Francisco Pinto e Ana Rodrigues.]

5-1-6-2-2 Bento Rodrigues, em Guaratinguetá aos 11-07-1765, casou com Maria Ramos, daí natural, filha de Roberto Francisco e Antonia do Rego casados em Guaratingueta em 1737, neta paterna de Manoel Francisco da Cunha e Maria da Conceição, de Guaratinguetá e neta materna de Manoel Gonçalves, de Portugal, e Joana da Mota, de Santos ou de S. Paulo.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 11-07-1765 Bento Rodrigues, f.l. de Miguel Rodrigues e Maria Bicudo; nts. de Taubaté, n.p. de Manoel Paes da Fonseca, de Taubaté e Joana do Prado, de Pinda e n.m. de Manoel Homem e Branca Raposo, ambos de Pinda, = cc Maria Ramos, desta, f.l. de Roberto Francisco e Antonia do Rego, ambos desta; n.p. de Francisco Dias(sic) e Maria da Conceição, ambos desta e n.m. de Manoel Gonçalves, de Portugal, e Joana da Mota, de S. Paulo.

 

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio ano 1737 Roberto Francisco, f.l. Manoel Francisco da Cunha e Maria da Conceição, natural e morador nesta = cc Antonia do Rego, filha na[dobra]al (natural?) de Manoel Gonçalves do Rego e Joana da Motta, natural da vila de S---os e moradora nesta vila

5-1-6-3 Carlos Paes da Fonseca casou com Francisca de Arruda Cabral, filha de Manoel Nunes de Souza, natural da ilha Grande e Tomasia Ribeira de Alvarenga, natural de Taubate - família “Gabriel Nunes e Izabel Pedrosa Rangel”, neste site.

Carlos e Francisca tiveram, q.d.:

5-1-6-3-1 Tomas Francisco Leme, natural de Taubaté. Em Resende-RJ aos 07-02-1783 casou com Josefa Moreira, filha de Euzebio Ferreira e Izabel Pedrosa de Brito.

07-02-1783 na freg. do Campo Alegre pelo Vig. Henrique Jose de Carvalho. Thomaz Francisco Leme, n/b na freg. de S. Francisco das Chagas da Vila de Taubaté, f.l. de Carlos Paes da Fonseca e Francisca de Arruda; = cc Josepha Moreira, n/b nesta freguesia, f.l. de Euzebio Ferreira e Izabel Pedroza de Brito (acervo Itamar Bopp - ficha 0159)

Obs.: na ficha 0521-duplicata- a data é vinte e sete de fevereiro e tem as Testemunhas: Manoel Francisco Rodrigues, homem solteiro, natural de Taubaté, com 80 anos. Joaquim Alvares Moreira, homem solteiro, natural de Taubaté, com 28 anos.

5-1-8 Bernarda Rodrigues do Prado, batizada em Taubate aos 19-07-1693. Casou com Baltazar do Rego Barbosa, filho de Salvador da Motta de Oliveira e Maria do Rego Barbosa.

Habilitação Sacerdotal Manoel José Bittancourt - ano 1769

Paroquial de S. Francisco das Chagas da vila de Taubate - no Lv. 2 a f 128v se acha o assento do teor seguinte: bat a Bernarda, f. de Miguel Gil de Siqueira e de s/m Antonia Furtada. Foram padrinhos Pedro de Oliveira e Luzia Rodrigues do Prado. em 19 de julho de 1693 anos.

Geração de sete filhos em SL. 3º, 68, 3-2, entre eles:

5-1-8-1 Maria do Rego Barbosa batizada aos 04-02-1716 em Guaratingueta-SP.

         Em 28-02-1744, viúva de Bento Francisco do Couto, Maria casou com Manoel José de Bittencourt, batizado aos 23-05-1707 na freguesia de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial.

Faial / Horta / Angústias/ batismos - Manoel, filho de João Gracia e de s/m Maria Leal, nasceu aos 17-05-1707 e foi batizado aos 23 dias do mesmo mes de maio da era acima. Foram padrinhos: Andre Gonçalves, filho de Francisco de Vargas desta freguesia da paroquia do Espirito Santo do lugar da Feiteira. Foram testemunhas Manoel Fernandes da ----- fregues desta paroquia.

         Manoel José, filho de João Garcia Pinheiro (ou Luiz), batizado em 26-05-1669 na freguesia de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial e de Maria Leal, batizada na freguesia do Divino Espirito Santo da Feteira aonde se casaram, neto paterno de Matheus Luiz e de sua mulher Ana Garcia, neto materno de Francisco de Vargas Leal e de sua mulher Barbara Guedes (Processo de Habilitação sacerdotal de Manoel José Bittencourt 1769).

Faial / Horta / Angústias/ batismos -

Em os 26 dias do mes de maio de 1669 bat. a João, f. de Matheus Luiz e de s/m Ana Garcia, foram padrinhos Mathias George e Agueda Nunes mulher de Francisco Rodrigues, carpinteiro.

Entre os irmãos de Manoel José, batizados na freguesia de N. Sra das Angustias:

I- Maria, batizada em 06-01-1705.

Faial / Horta / Angústias/ batismos -

Maria, filha de João Gracia Luiz e s/m Maria Leal fregueses desta paroquia de N. Sra das Angustias, que nasceu em os 30 dias do mes de dezembro de 1705 e foi batizada nesta mesma matriz em os 6 dias do mes de janeiro da era acima, foram testemunhas Mateus Vieira Maciel, filho de Manoel Ferreira de Mello, naturais da vila de S. Roque da Ilha do Pico, e Antonio, digo Manoel Roz da Rosa, natural da freguesia do Espirito Santo da Feiteira,[A margem: os padrinhos desta criança foram Luiz Gracia, filho de Mateus Luiz, e Mariana Dias mulher do mesmo Mateus Luiz.

II- Rosa Maria de Jesus, batizada em 19-02-1719. Em S. João del Rei-MG aos 13-06-1739 casou com Antonio do Valle Ribeiro, filho de André do Valle Ribeiro e Teresa de Moraes. Geração na família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º, neste site.

 

Foram filhos de Maria do Rego Barbosa:

5-1-8-1-1 Maria Francisca das Neves, natural de Guaratingueta, filha de Maria do Rego e seu primeiro marido Bento Francisco do Couto. Aos 20-04-1751 casou com Jeronimo Francisco Guimarães, natural de S. Paio de Guimarães, Arc. de Braga, filho dos falecidos Domingos Francisco e Anastacia de Freitas.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 20-04-1751 se receberam Jeronimo Francisco Guimarães, filho natural de [danificado] Francisco e de sua mulher Anastacia de Freitas, já defuntos, natural e batizado na freguesia de S. Payo de Guimarães Arc. Braga = com Maria Francisca das Neves, filha de Bento Francisco e de sua mulher Maria do Rego, natural e batizada nesta freguesia.

          Guarda Mor Jeronimo Francisco faleceu aos 28-07-1771 com 40 anos incompletos. Geração em SL. 3º, 68, 5-1.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio - aos 28-07-1771 faleceu o Guarda Mor Jeronimo Francisco Guimarães, morador desta freguesia, filho legitimo de Domingos Francisco e de s/m Anastacia de Freitas, natural de Guimarães, casado com Maria Francisca das Neves, de idade de quarenta anos incompletos. Foi repentina a morte, não fez testamento.

 

Entre os filhos de Maria do Rego Barbosa e Manoel José de Bittencourt, citados na GP:

5-1-8-1-3 Maria Francisca da Encarnação, citada na GP como Maria Teixeira da Encarnação, em 1770 requereu dispensa de afinidade licita para se casar com João da Costa Manso, viúvo de Porcina Maria, esta filha de Maria da Conceição, neta materna de Maria Leme do Prado que foi filha de Salvador Gil de Siqueira irmão de Miguel Gil pai de Bernarda Roiz, avó materna de Maria Francisca da Encarnação. Geração na família “Costa Manso - Portes del Rei”.

5-1-8-1-4 Angelo José Bittencourt, natural de Guaratinguetá. Aos 27-06-1765 casou com Helena Machado (tambem Soares de Lima), daí natural, filha de Sebastião Machado Lima e Quitéria Soares, neta paterna de Domingos Machado e Branca Raposo e neta materna de Domingos Soares, de Portugal, e Domingas Lobo, de Guaratingueta.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 27-06-1765 Angelo José, n. desta, filho de Manoel José Bitencourt e Maria do Rego, n.p. de Joam Garcia e Maria Leal, naturais das Ilhas e n.m. de Baltasar do Rego, desta, e Bernarda do Prado, de Taubaté, = cc Helena Machado, desta, filha de Sebastião Machado Lima e Quitéria Soares, n.p. de Domingos Machado e Branca Raposo e n.m. de Domingos Soares, de Portugal, e Domingas Lobo, desta.

Alem da geração de dois filhos citados na GP, encontramos:

5-1-8-1-4-3 Inácio José de Bittencourt, natural de Guaratinguetá. Em Resende-RJ aos 15-06-1799 casou com Ana Francisca, natural de Guaratingueta, filha de José da Silva e Maria de Freitas.

15-06-1799 na matriz de Resende, pelo Vig. da Vara Antonio de Mattos Nobrega de Andrada. Ignacio José de Bitencourt. n/b em Guaratinguetá, f.l. de Angelo Ignacio Bitencourt e Ilena Soares de Lima; = cc. Anna Francisca, n/b Guaratinguetá, f.l. de José da Silva e Maria de Freitas. Test.: Guarda Mor Simplicio Correaia da Costa e Francisco Correa da Costa (acervo Itamar Bopp - ficha 0056)

5-1-8-1-5 Manoel José Bittencourt, batizado em Guaratinguetá em 18-02-1753. Em 1769 habilitou-se às ordens sacras.

(indicação Geraldo Dutra de Andrade Neto) ACMSP - Parte A - Aplicação Sacerdotal - Genere et Moribus ano 1769

Manoel José Bittancourt - ano 1769

04-12-1769 - Autos de diligencia a favor do habilitando Manoel Jose Bettancourt, n/b na vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo onde é morador e adido a Igreja de N. Sra Aparecida, f.l. de Manoel Jose Bitancourt, n. da Ilha do Faial Bispado de Angra e batizado na freguesia de N. Sra das Angustias, e de Maria do Rego Barbosa, n/b na dita freguesia de Guaratingueta, neto paterno de João Garcia Pinheiro e de s/mulher Maria Leal, naturais da mesma ilha do Faial e batizado ele na dita freguesia de N. Sra das Angustias e ela na do Divino Espirito Santo na Feteyra. Neto materno de Balthazar do Rego, natural da freguesia de Guaratingueta e de Bernarda Rodrigues, natural da freguesia de Taubate, deste bispado.

 

Testemunhas - Guaratingueta 02 de janeiro de 1670:

- Rdo João de Moraes e Aguiar

- Rdo Antonio Ramos Barbas

- Rdo. Jose T---- Leite

- Cap. Manoel da Silva Reys im 166

- Ten. Jose ???????

- Jose Ferreira de Sá.

- Manoel Nogueira -----

- Manoel Alz Franco

- Antonio da Motta Barros im 170, casado, natural da vila de Vianna Arc. Braga, morador nesta vila, de idade 52 anos pouco mais ou menos.

 

Testemunhas - Taubaté 15 de janeiro de 1770:

- Francisco de Lima Pais

- Joam Leyte de Miranda

- Joam Francisco Vieira

- Antonio Gomes Botelho

- Jose Glz Vianna

- Guilherme Mor.ª Cabral

- Manoel Vr.ª de Amores im 184

- Rdo Pe. Salvador Pinheiro de Jesus

- Luiz de Souza Portugal

- Joaq. dos S.tos Alves de Abreu

 

Testemunhas na Freguesia da Senhora das Angustias 11 janeiro 1772.

 

[--sem o início--] sem impedimento algum, nesta paroquial do Divino Espirito Santo, João Garcia, filho de Matheus Luiz e de sua mulher Anna Garcia, fregueses de Nossa Senhora das Angustias desta ilha = e Maria Leal, filha de Francisco de Vargas Leal e de sua mulher Barbara Guedes, defunta, naturais desta freguesia. (...) Dia mes e era ut supra.

 

(...) em um dos livros desta paroquial de N. Sra das Angustia o termo seguinte: Em os 26 dias do mes de maio de 1679 bat. a João, f. de Matheus Luiz e de s/m Ana Garcia, foram padrinhos Mathias George e Agueda Nunes mulher de Francisco Rodrigues, carpinteiro.

 

Certifico que em um dos livros da era de 1750 achei o assento seg.= aos 18-02-1753 bat a Manoel, f.l. de Manoel Joseph Bitancourt e de Maria do Rego de Jesus. Foi padrinho Hyeronimo Francisco Guimarães e Ana Maria, casados, todos desta freguesia.

 

Em a era de 1739 nele a f 76 v achei o assento seguinte: aos 04-02-1716 bat a Maria, f.l. de Baltazar ---- e de s/m Bernarda do Prado; foram padrinhos Manoel Francisco da Costa e Izabel Paes.

 

Em um dos livros de assentos de casamentos do ano de 1736 e nele a fl. 37 se acha o termo seg.: aos 28-02-1744 se receberam Manoel Jose de Bitancourt, f.l. de João Garcia Pinheiro, já defunto e de s/mulher Maria Leal, natural da ilha do Faial, e batizado na freguesia de Nossa Senhora das Angustias do Porto Pim Bispado de Angra = com Maria do Rego de Jesus, viúva de Bento Francisco, filha leg. de Baltazar do Rego Barbosa e de s/m Bernarda Rodrigues do Prado, natural batizada  moradora e freguesa nesta matriz de Santo Antonio de Guaratingueta. Test.: Manoel da Motta Paes, Jose do Rego Barbosa e Maria do Rego, casados, moradores nesta vila.

 

Paroquial de S. Francisco das Chagas da vila de Taubate - no Lv. 2 a f 128v se acha o assento do teor seguinte: bat a Bernarda, f. de Miguel Gil de Siqueira e de s/m Antonia Furtada. Foram padrinhos Pedro de Oliveira e Luzia Rodrigues do Prado. em 19 de julho de 1693 anos.

 

Auto de Patrimonio a favor do habilitando Manoel Jose Bitancourt - 07-05-1779

 

5-1-8-1-6 Francisca Maria do Rego de fato casou em 1762 em Guaratinguetá com Agostinho José de Souza conforme Silva Leme. Agostinho era natural do lugar de Sam Paio e filho de Domingos Francisco de Sousa e Isabel Angélica. Francisca casou em segundas com José de Sousa Filgueiras, português do Porto, filho de Manoel de Sousa Filgueiras e Rosa Maria de Sousa.

Casamentos de Guaratingueta - 1762; Copia de Gastão de Meireles França; RGB nº 7: N.º 400 - Agostinho José de Sousa, de Sam Paio de Guimarães, filho de Domingos Francisco de Sousa e Isabel Angélica, com Francisca Maria, desta, filha de Manoel José de Bitencourt e Maria do Rego de Jesus. A contraente, n.p. de João Garcia e Maria de tal, da Ilha do Faial e n.m. de Baltasar do Rego, desta, e Bernarda Rodrigues, de Taubaté.

 

Casamentos de Guaratingueta - 1765; Copia de Gastão de Meireles França; RGB nº 7: N.º 492 - José de Sousa Filgueiras, do Porto, filho de Manoel de Sousa Filgueiras e Rosa Maria de Sousa, com Francisca Maria do Rego, desta, viuva de Agostinho José e filha de Manoel José Bitencourt e Maria do Rego, n.p. de João Garcia e Maria de tal, das Ilhas e n.m. de Baltasar do Rego, desta e Bernarda do Prado, de Taubaté.

 

          Francisca Maria do Rego e seu segundo marido José de Souza Filgueiras tiveram os filhos batizados em Tiradentes-MG, q.d.:

5-1-8-1-6-1 Maria, em 28-04-1783.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-04-1783 Oliveira, Maria, f.l. Jose de Souza Filgueira e Francisca Maria, padr.: Revdo Vigario Carlos Correa de Toledo e Mello cuja pp apresentou Manoel Vieira, e Ana Maria mulher de Jose Vieira.

5-1-8-1-6-2 Ignez Angélica de Santa Rita, batizada aos 02-02-1786. Aos 08-02-1819 com Manoel Ferreira de Castro, filho de Vicente Ferreira de Castro e Maria Madalena da Encarnação; família “Alexandre Dias de Souza”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-02-1786 Oliveira, Ignez, f.l. Jose de Souza Filgueiras e Francisca Maria, padr.: Vigario Antonio Jose de Abreu, por pp que apresentou o Alf. Manoel Pinto de Barros, e Ana Maria da Conceição, mulher do dito Barros.

5-1-8-1-6-3 Carlos José de Souza, batizado em 30-03-1788. Aos 03-09-1821 casou com Laura Delfina de Jesus, filha de Manoel Pinto de Barros e Rozenda Delfina de Jesus.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-03-1788 Oliveira, Carlos, f.l. Jose de Souza Filgueira e Francisca Maria, padr.: Revdo Vigario Carlos Correa de Toledo e Mello, e D. Gertrudes Maria de Camargo.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 03-09-1821; Oliveira; Carlos José de Souza; f. José de Souza Felgueiras e Francisca Maria do Rego; = cc. Laura Delfina de Jesus; f. Manoel Pinto de Barros e Rozenda Delfina de Jesus; ambosos contraentes naturais, batizados e moradores na dita freguesia da vila de São José. Test.: Alf. Alexandre José da Silveira e Alf. Manoel JOsé Cardoso.

5-1-8-1-6-4 Ana Luiza de Souza, natural de Barbacena-MG, aos 28-04-1800 em Tiradentes casou com Pedro Martins Mondim, ai batizado em 26-10-1770, filho de Manoel Martins Mondim e Rosa Maria de Jesus (ou de Santa Ana).

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 28-04-1800; Capella Sr.dos Passos de Oliveira; Pedro Martins Mondim; f. Manoel Martins Mondim e Rosa Maria de Jesus; n. Oliveira; = cc. Ana Luiza de Souza; f. José de Souza Filgueiras e Francisca Maria do Rego; n. Barbacena e moradores nesta freguesia. Test.: Revdo. Francisco Barbosa da Cunha e Francisco Fabião Cordeiro.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-10-1770 Oliveira, Pedro, f.l. Manoel Martins Mondim e Rosa Maria de Santa Ana, padr.: Jose Fernandes Martins e Mariana Josefa de Jesus.

Ana e Pedro tiveram filhos batizados em Tiradentes, q.d.:

5-1-8-1-6-4-1 Francisco, aos 15-02-1801

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-02-1801 Oliveira, Francisco n. a dezasete(sic) de Fevereiro do dito ano, f.l. Pedro Martins Mondim e Ana Luiza de Souza, padr.: Jose Pedro de Souza e Maria Luiza.

5-1-8-1-6-4-2 Rita, batizada aos 01-05-1802. Rita Cândida de Oliveira aos 26-04-1819 casou com Francisco Correa da Silva, natural de Barbacena, filho de Antonio Correa da Silva e Ana Perpétua.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-05-1802 Oliveira, Rita, f.l. Pedro Martins Mondim e Ana Luiza, padr.: Cap. Januario Gracia Lial e Ignes, filho de Jose de Souza Filgueiras.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 26-04-1819; Oliveira; Francisco Correia da Silva; f. Antônio Correa da Silva e Ana Perpétua; Barbacena; = cc. Rita Cândida de Oliveira; f. Cap. Pedro Martins Mondim e Ana Luiza da Silva; n. n. São José. Test.: Carlos José de Souza e Francisco Luiz da Costa.

5-1-8-1-6-4-3 Maria, aos 15-09-1803.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-09-1803 Oliveira, Maria, br. n. aos 04, f.l. Pedro Martins Mondim e Ana Luiza de Souza, padr.: Ten. Francisco Fernandes Lima e s/m Maria Justina.

5-1-8-1-6-4-4 Rofino, aos 03-02-1805.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-02-1805 Oliveira, Rofino n. aos 22-01, f.l. Pedro Martins Mondim e Ana Luiza de Souza, padr.: Antonio da Silveira Bitancurt e Rozenda Francisca de Oliveira, todos desta aplicação.

 

Encontramos em Aiuruoca-MG mais um filho e neto do casal Manoel José Bettencourt e Maria do Rego que não constam da GP:

5-1-8-1-7 Antonio José de Bittencourt, casou em Aiuruoca aos 22-02-1789 com Ana Maria da Conceição filha de Manoel Pereira Gularte e Maria da Conceição, família “João Pereira Goulart”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 22 fevereiro 1789 na cap. da Sra. da Piedade, filial da matriz de S. João del Rei. Antonio Joseph de Bittencourt e Anna Maria da Conceição.

Ele f.l. de Manuel Jose Bittencourt e Maria do Rego.

Ela f.l. de Manuel Pereira Gularte e Maria da Conceição.

Pais de q.d:

5-1-8-1-7-1 Manoel, batizado aos 14-03-1790.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos, aos 14 março 1790 capela da Piedade, filial da matriz de S. João del Rei - Manoel, f.l. de Antonio Joseph de Betancor e de Anna Maria da Conceição; padr.: João Pereira Goularte e Anna Lourença. Todos desta freguesia de Aiuruoca.

 

5-2 Salvador Gil de Siqueira, filho de Amaro Gil e Mariana de Freitas. Casou com Marina de Chaves, filha de João do Prado Martins e Maria Leme, Aportes João do Prado Martins.

          Salvador faleceu com testamento redigido aos 05-08-1686 e “cumpra-se” de 09-03-1691, com inventariado aberto no mesmo ano pela viúva. Marina faleceu com seu testamento que recebeu o “cumpra-se” aos 23-07-1705 e seu inventario foi aberto em março do ano seguinte.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado Salvador Gil de Siqueira

Inventariante – Marina de Chaves

Auto de Inventario q mandou fazer o Juiz Cap Belchior Feliz Correa dos bens q ficaram por falecimento de Salvador Gil de Siqrª

Taubaté aos 21-05-1691 no sitio e fazenda do defunto Cap.am Salvador Gil de Siqueira donde se achou a Dona viúva Marina Chaves mulher q ficou do dito defunto.........disse que seu marido fizera testamento e codicilio- Antonio Jorge assinou pela viúva

Titulo dos filhos

Salvador 12 anos; Maria 10 anos; Anna 7 anos; Antonio 5 annos; Francisca 6 annos; Barbara ano e meio.

Testamento – Taubaté – 05-08-1686 –eu Salvador Gil... Primeiramente encomendo minha alma.... Rogo a meu tio Pascoal Gil e a meu irmão Sebastião Gil (serem seus testamenteiros)

Declaro ser nat desta vila de S Francisco das Chagas de Taubate filho leg de  Amaro Gil e s/m Mariana de Freitas. Sou cc Marina de Chaves de cujo matrimonio temos (corroído) Antonio, Francisca, os quais são nossos legitimos herdeiros... Deixo o remanescente da terça a minha mulher

Cumpra-se: 09-03-1691

Faço esta clareza ... fui pra o sertão com a armação de meu primo Sebastião de Siqrª..

Declaro que meu primo Seb.am Lemme me deve...

Minha tia The[dobra] da Silva.

Seguem avaliações

partilha das pessoas (couberam duas peças para cada órfão)

Curador da viúva: Salvador Frz Lobo

 

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada Marina de Chaves

Autos aos 09-03-1706 nesta vila; inventariante Salvador Gil do Prado, filho mais velho de Marina de Chaves mulher que ficou de Salvador Gil de Siqueira.

Testamento (...) encomenda a alma.

Testamenteiros: meu filho Salvador Gil do Prado e a meu sobrinho Pascoal Gil de Siqueira; encomenda o sepultamento e missas.

Sou natural desta vila de Taubate, f.l. de João do Prado Miz re de s/m Maria Leme, ja defuntos; fui casada com Cap. Salvador Gil de Siqueira, ja defunto, natural desta dita vila, f.l. de Amaro Gil, ja defunto e de s/m Mariana de Freitas, e dentre ambos tivemos os filhos seguintes: Salvador Gil do Prado = Antonio do Prado = Maria Leme = Ana do Prado = Francisca do Prado = Barbara de Chaves meus universais herdeiros.

Declara bens, entre eles: pedaço de chãos que partem com minha irmã Maria da Silva.

O remanescente de minha terça deixo a minha filha Ana do Prado, e sendo caso elsa faleça antes dfe tomar estado, deixo a sua irmã Maria Leme. (...) 21-02-1705 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate = Marina de Chaves

Aprovação 12-03-1705

Cumpra-se como nele se contem Taubate 23-julho-1705

Recibos diversos.- Avaliações

          Salvador e Marina tiveram os filhos (idades em 1691):

5-2-1 Salvador Gil do Prado, com 12 anos, testamenteiro da mãe

5-2-2 Maria Leme com 10 anos. Casou com Manoel Garcia de Peralta, filho de Sebastião da Costa Garcia e Joana de Peralta. viuvo de Eufrosina Domingues - família Amaro Domingues.

          Maria e Manoel fizeram testamento conjunto em 30-06-1727, aberto em fevereiro de 1732, por falecimento de Manoel. Manoel deixou quatro filhas de seu primeiro leito:

- Joana de Peralta, casada com João Maciel da Cunha

- Escolatica Domingues cc Salvador Gil do Prado

- Gertrudes de Jesus, beata, habilitou-se a herança paterna

- Antonia Coutinho de Peralta cc Domingos Cordeiro Gil

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado: Manoel Garcia Peralta

Inventariante- Maria Leme do Prado

26-05-1732 no citio de morada do defunto Manoel Garcia de Peralta e estando ai a viúva Maria ( )eme do Prado

Titulo dos filhos

Antonio, 20 para 21 anos, emancipado

Salvador 18 anos emancipado

Marinha 16 anos emancipada

Maria 10 anos

 

Titulo dos bens moveis.

 

Pagamento a viuva de 228$070 reis

Pagamento ao herdeiro Salvador Gil de 71$875 reis

Pagamento ao herdeiro Domingos Cordeiro Gil de 71$875 reis

Pagamento feito a beata Gertrudes de 71$873 reis

Pagamento ao orfão Antonio de 71$873 reis

Pagamento ao orfão Salvador de 71$873 reis

Pagamento a orfã Marinha 71$873 reis

Pagamento a orfã Maria 71$873 reis

 

Diz Maria Leme do Prado viúva de Manoel Garcia Peralta (que se fez inventario e divisão entre os erdeiros e que um deles Antonio “di menor cujo se acha com ela suplicante” e quer receber sua legitima, de que é fiador Bernardo Guedes de Toledo)

 

Diz Antonio Correa de Toledo por cabeça de sua mulher Mª da Conceição filha leg de Mel Gracia de Peralta (pede os juros da legitima.

 

Diz Clemente de Toledo Piza, morador desta vila, que al suplicante pertnce, como aos mais herdeiros de Manoel G. de Peraltas, por cabeça de sua mulher, 8$800 reis (...).

 

Diz Gertrudes de Jesus, m.or desta V que depois das partilhas feitas por falecimento de seu pai Manoel Garcia de Peralta dos bens do cazal cuja metade pertence aos erder.os e sendo a suplicante u’a delas......

 

Sentença de folha de formal partilha passada a favor de Salvador Fernandes de Peralta, pelo que lhe pertença no inventário do defunto seu pai Manoel Garcia de Peralta. 26-maio-1732

 

Partilhas - Monte Mor 456$140 reis.

cada parte 228$070

Terça  52$383 reis.

2/3 em 104$766 que junto com meios dotes importa em 503$126 reis partidos por sete herdeiros, importa a cada herdeiro 71$875 reis.

 

Folha de partilha – 28-02-1743 – Quitação escrita a rogo por Francisco da Silva Morª e assinada por Salvador Frz’ de Peralta

 

Termo de conclusão - aos 10-setembro-1761 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate fiz estes autos de inventário do defunto Manoel Garcia de Peralta.

 

Por Domingos Cordeiro Gil, pp de sua mãe Antonia Coutinha de Peralta, herdeira do defunto foi dito e requerido ao dito juiz dos orfãos que não tinham citado os herdeiros do defunto Manoel Garcia de Peralta para efeito das partilhas (...).

 

Procuração que Fazem Jose Moreira Cordeiro, Francisco Cordeiro Gil e Dona Antonia Coutinha de Peralta e João Garcia Cordeiro e Gaspar Monteiro de Andrade

07-setembro-1761 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate

Procuradores Nomeados: João Vaz de Toledo e ao herdeiro Domingos Cordeiro Gil

Fins: uma causa que moviam aos herdeiros do defunto Manoel Garcia de Peralta sobre as partilhas.

 

Bens - Avaliações -

 

Auto de emenda de partilhas 20-outubro-1761

Importam as duas partes com o acrescimo 148$766

Importa o dote do primeiro dotado João Maciel em 190$800 reis.

Do segundo dotado Salvador Gil em 406$720 reis.

Do terceiro dotado Domingos Cordeiro Gil em 390$000 reis

Mostrasse somar tudo em 2:036$286 reis que partido por sete herdeiros por estar excluida a herdeira beata Gertrudes de Jesus, toca a cada um deles 290$898 reis.

 

Pagamentos:

- ao co-herdeiro João Maciel.

- a Salvador Gil por cabeça de s/mulher

- ao co-herdeiro Domingos Cordeiro Gil

- ao herdeiro Antonio Garcia de Peralta

- ao herdeiro Salvador Fernandes de Peralta

- ao co-herdeiro Clemente de Toledo

- a Antonio Correa de Toledo por cabeça de sua mulher

 

Pagamento das reposições.

 

Diz Domingos Cordeiro Gil, por si e como procurador de sua mãe e irmãos, que por requerimento de Antonio Peralta e Antonio Correa de Toledo, se pelos pelos suplicantes uma injustya reposiçãono inventario do defunto Manoel Garcia Peralta, pai e avô dos suplicantes e suplicados, e porque a dita reposição foi injusta, fizeram os suplicantes requerimento para a emenda das partilhas primeira e restituição da injusta reposição havida pelos suplicados comm alguma malicia (...).

 

Dizem Maria Leme do Prado e os mais herdeiros de Manoel Garcia de Peralta, moradores nesta vila, e Antonia Coutinha de Peralta e seu filho João Garcia Cordeiro e Antonio Coutinho e Gaspar Monteiro por cabeça de sua mulher, (...) emenda das partilhas.

 

Testamenteiros Manoel Garcia de Peralta e Maria Leme do Prado

Treslado de testamento

Aos 30-06-1727, vila de Taubate, eu Manoel Garcia de Peralta e minha molher Maria Leme do Prado.... Rogamos a Salvador Gil do Prado, Cap Antonio da Cunha Garcia e Manoel Dias de Siqueira sejam testamenteiros.

Declaro q sou nat da vila de S Paulo, filho de Sebastião da Costa Garcia e Joana de Peralta, fui cc Efrosinia Domingues tivemos quatro filhas  Joana de Peralta, Escolastica Dominges, Gertrudes de Jesus, Antonia Coutinha. Casei Joana de Peralta com João Maciel da Cunha.... Casei Escolastica Domingues com Salvador Gil do Prado - casei Antonia Coutinha com Domingos Cordeiro Gil. Casei segunda vez com Maria Leme do Prado do qual matrimonio temos quatro filhos: Antonio, Salvador, Marinha e Maria. Declara bens.

Declaro eu Maria Leme do Prado - sou nat de Taubate filha leg de Salvador Gil e Marinha de Chaves- sou cc Manoel Garcia de Peralta, tivemos quatro fihos a saber, Antonio, Salvador, Marinha, e Maria (...).

 

(...) e não se continha mais no dito testamento (...) 23-setembro-1732.

 

Termo de abertura: -- de fevereiro de 1732

 

Seguem recibos dos acompanhamentos fúnebres, pagos pelo testamenteiro Salvador Gil do Prado.

 

Maria Leme do Prado e Manoel Garcia de Peralta tiveram quatro filhos

5-2-2-1 Antonio, com 20 para 21 anos em 1732. Antonio Garcia de Peralta.

5-2-2-2 Salvador Fernandes de Peralta, 18 anos em 1732. Em 1743 deu quitação de sua legitima

5-2-2-3. Marinha 16 anos em 1732. Marinha Garcia de Peralta casou com Clemente de Toledo Piza, filho de Vasco Fernandes Rodovalho e Maria Moreira - família Guiomar de Alvarenga Cap. 10º, neste site.

5-2-2-4 Maria da Conceição com 10 anos. Seu marido Antonio Correa de Toledo requereu sua legitima paterna.

 

5-2-3 Ana do Prado, 7 anos em 1691.

5-2-4 Francisca do Prado, filha de Salvador Gil e Marina de Chaves, com 6 anos em 1691. Casou com Pedro Rodrigues de Maia, filho de João Rodrigues de Maia e Catarina Rodrigues, com 6 anos em 1684 (inventario paterno) em aportes à GP: João Vieira da Maia- SL. V, 7, 3-1.)

Pais de:

5-2-4-1 Pedro Rodrigues da Silva, nascido em S João del Rei, casou em Guaratinguetá aos 13-02-1765 com Ursula Maria da Penha filha de Francisco de Moura e Catarina Almeida; n.p. de Miguel de Sousa e Bárbara Moreira e n.m. de Antonio Raposo e Maria de Lima.

Santo Antonio de Guaratinguetá – matrimônios- aos 13-02-1765-  Pedro Rodrigues da Silva, n. de S. João del Rei, f.l. de Pedro Rodrigues da Maia e Francisca do Prado; n.p. de João Vieira Maia e Catarina Rodrigues, e n.m. de Salvador Gil e Marinha de Chaves, = cc Ursula Maria da Penha, desta, f.l. de Francisco de Moura, falecido e Catarina Almeida; n.p. de Miguel de Sousa e Bárbara Moreira e n.m. de Antonio Raposo e Maria de Lima.

5-2-4-2 Marinha Leme, casada com Estevão Raposo Barbosa, filho de Antonio Raposo e Maria de Lima. Geração em SL. 3º, 41, 3-1, entre eles:

5-2-4-2-2 Pedro Rodrigues, batizado em 22-12-1732, casou em Guaratinguetá aos 25-01-1763 com Margarida Francisca, batizada em 11-02-1740, filha de Francisco de Moura Ferreira e Catarina de Almeida, irmã de Reginaldo abaixo.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais-03-01-1763

Dizem Pedro Roiz fl lef de Estev.am Raposo e s/m Maria leme e Mª da Foncª(sic)  filha de Francisco de Moura ferrª e s/m Catherina de Almeida, todos nat de Guaratingueta ( que são impedidos em 2º grau de consanguinidade)

--- petição dos oradores Pedro Roiz e Margarida Francisca que não podem casar por impedimento de consanguinidade de 2º grau porquanto Estevão Raposo e Catherina de Almeida são irmão e daquele procedeo o orador e desta a oradora.

Guatatingueta-lLv de Bat fl 31- Aos 22-12-1732 bat Pedro fl de Estevão Raposo Barbosa e Marinha Leme. Padrnhos: Joam Correa de Almeida e Marianna da Silva todos fregueses e moradores desta vila.

Ms liv fl 87- 11-02-1740 bat Margarida filha de Francisco Moura Ferreira e s/m Catherina de Almeida. Padrinhos: Carlos Pedroso da Silveira e Izabel Paes da Silva todos moradores nesta vila.

 

Santo Antonio de Guaratinguetá – matrimônios- aos 25-01-1763 Pedro Rodrigues, f.l. Estevam Raposo e Marinha Leme, n.p. de Antonio Raposo e Maria de Lima e n.m. de Pedro Rodrigues e Francisca do Prado, = cc Margarida Francisca, desta, filha de Francisco de Moura e Catarina de Almeida, n.p. de Miguel de Sousa e [-------] n.m. de Antonio Raposo e Maria de Lima.

 

5-2-4-2-4 Francisca da Paz de Menezes, natural de Guaratingueta onde aos 22-04-1761 casou com seu primo Reginaldo Alves de Moura natural de Atibaia, filho de Francisco de Moura Ferreira e Catarina de Almeida neto paterno de Miguel de Souza Silva do Rio de Janeiro e Barbara Moreira de Taubate, nm de Antonio Raposo e Maria de Lima. Parentes em segundo grau de consanguinidade, precisaram de dispensa para se casar.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais- 1761- Autos de dispensa de 2º grau de consanguinidade com os quais se acham ligados os oradores Reginado Roiz de Moura e Fra.ca da Paz de Meneses

- Estevão Raposo Bzª e Catharina de Almeida são irmãos e q de Estevão Raposo procedeu Francisca da Paz a oradora e de Catharina de Almeida nasceu Reginaldo Alz’ o orador.

Tiveram copula por fragilidade humana e a oradora está pejada

Que os pais da oradora são muito pobres e não podem dotá-la e têm mais quatro filhas solteiras e seis filhos

Testemunhas confirmaram as alegações, os oradores receberam as punições, cumpriram e apresentaram os certificados de cumprimento das obrigações..

 

Santo Antonio de Guaratinguetá – matrimônios- aos 22-04-1761 nesta matriz dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, test.: Pedro Leme do Prado e Antonio Vieira. Reginaldo Alves de Moura, f.l. Francisco de Moura Ferreira e Catarina de Almeida = cc Francisca da Paz de Menezes, f.l. Estevão Raposo Barbosa e Marinha Leme, neta paterna de Antonio Raposo e Maria de Lima, natural ele de Atibaia e ela desta freguesia, neta materna de Pedro Rodrigues da Maya e Francisca do Prado; e ele contraente neto paterno de Miguel de Souza Sylva e Barbara Moreira de Taubate ela, ele do Rio de Janeiro, e materno de Antonio Raposo e Maria de Lima

 

5-2-4-3 Maria da Silva Leme, casada com Andre da Silva Tourinho, filho de de Lourenço da Silva Tourinho, do Rio de Janeiro, e Maria Fragoso de Melo, de Pindamonhangaba. Pais ao menos de:

5-2-4-3-1 Maria de Freitas Maciel casou em Guaratingueta aos 30-09-1765 com José da Silva Barbosa, filho de José da Silva Barbosa e Isabel Rodrigues, n.p. de Antonio Raposo Barbosa e Maria de Lima e n.m. de Antonio Rodrigues Sarmento, do Rio de Janeiro, e Francisca Vieira, de Taubaté,

Santo Antonio de Guaratinguetá – matrimônios-aos 30-09-1765 Jose da Silva Barbosa, desta, filho de José da Silva Barbosa e Isabel Rodrigues; n.p. de Antonio Raposo Barbosa e Maria de Lima e n.m. de Antonio Rodrigues Sarmento, do Rio de Janeiro, e Francisca Vieira, de Taubaté, = cc Maria de Freitas Maciel, de S. João del Rei, filha de André da Silva e [----------] da Silva Leme, n.p. de Lourenço da Silva Tourinho, do Rio de Janeiro e Maria Fragoso de Melo, de Pinda; n.m. de Pedro Rodrigues Maia, de Pinda e Francisca do Prado, de Taubaté.

5-2-4-3-2 Branca, batizada na Campanha em 31-05-1748.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 31-05-1748 Branca, f.l. Andre da Silva Tourinho e Maria da Silva Leme, nts da freg. N. Sra da Conceição do Rio Grande da comarca do Rio das Mortes, padr.: João Pedro da Silva e Jeronima Correia mulher de Francisco Teixeira da Silva.

 

5-2-5 Antonio do Prado Leme, 5 anos. Casou com Maria Antunes de Miranda filha de Pedro Teixeira da Cunha e Maria Antunes da Estrela, família Maria da Cunha e Jeronimo da Veiga.

          Antonio faleceu aos 20-04-1726 com inventario aberto pela viúva em 16 de outubro do mesmo ano.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado Antonio do Prado Leme 1726

Inventariante: Maria Antunes

Aos 16-10-1726 na vila de Taubaté, Maria Antunes viúva que ficou do Ten Antonio do Prado Leme .... disse que seu marido falecera aos 20-04-1726

Titolo dos Filhos-

Marinha 10 anos,

Leandro 8 anos,

Claudia 5.anos, 

Salvador 4 anos

– Nomação de bens- declaração de dividas

 

Antonio e Maria Antunes tiveram quatro filhos:

5-2-5-1 Marinha de Chaves, com 10 anos em 1726. Em 1735, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau atingente ao 4º, casou com Lourenço Rodrigues do Prado, filho de João Delgado de Escobar e de Antonia Furtado do Prado, neto paterno de Ignez Gonçalves (ou Gil) irmã de Amaro Gil pai de Salvador Gil de Siqueira avô paterno de Marinha de Chaves.

ACMSP Dispensas Matrimoniais - ano 1735

(capa) Lourenço Rodrigues do Prado e Marinha Cadiz Chaves

Lourenço Rodrigues do Prado e Marinha de Chaves - 16-feverreiro-1735

Ele f. de João Delgado e por esta via neto de Ignez Glz e por parte da oradora Marinha de Chaves, filha de Antonio do Prado, ja defunto, e por esta via bisneta de Amaro Gil.

Os oradores naturais e moradores neste bispado e moradores na Capitania de S. Paulo (...) sem primeiro serem dispensados no 3º grau de consanguinidade atingente ao 4º.

Pq Ignez Glz era irmã de Amaro Gil, e de Ignez Glz era filho João Delgado e deste é filho o orador Lourenço Roiz do Prado.

De Amaro Gil, irmão de Ignez Glz, é filho Salgador Gil e deste é filho Antonio do Prado, ja defunto, e deste é filha Marinha de Chaves, oradora.

Vila de S. Francisco das Chagas de Taubate - 29-dezembro-1734 inquirição das testemunhas.

 

         Marinha faleceu aos 12-02-1750. Viúvo de Marinha de Chaves, em Guaratinguetá aos 16-02-1751 Lourenço casou com Bárbara Moreira de Castilho, filha de Francisco de Moura Ferreira e Catarina de Almeida (SL. 3º, 45, 4-8).

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 16 de fevereiro de 1751 Lourenço Rodrigues do Prado, por seu legitimo procurador Antonio Raposo Barbosa, viuvo de Marinha de Chaves da vila de Taubate = cc  Bárbara Moreira de Castilho, n/b nesta freguesia, filha de Francisco de Moura Ferreira e Catarina de Almeida

 

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada: Marinha de Chaves

Inventariante Lourenço Rodrigues do Prado

Ano de 1754 - Auto de Inventario aos 20-01-1754-

Inicio rasurado, aos 13-abril-1750 –disse que sua mulher falecera aos 12-02-1750- assinou L.ço Roiz do Prado

Titulo dos Filhos Orphãos

João 10 anos pouco mais ou menos

Antonio 8 anos pouco mais ou menos

Francisco, de 6 anos, pouco mais ou menos.

Luiz de 5 anos, pouco mais ou menos.

Lourenço de 2 anos, pouco mais ou menos.

 

– Relação de bens - partilhas

07-03-1750- Termo de tutoria a Lourenço Rodrigues do Prado

Mostrasse que duas partes que fica partivel pelos herdeiros faz soma de 326$586 reis.

Mostrasse que partido o monte acima por cinco herdeiros, toca a cada um 65$317 reis

Pagamento aos herdeiros: João/ Antonio/ Francisco/ Luiz/ Lourenço.

 

Termo de nova fiança que dá Lourenço Roiz do Prado- 14-junho-1758.

20 de dez 1771 Quitação que dá Francisco Roiz Chaves da legitima materna a seu defunto pai.

Quitação que dá João Rodrigues Furtado De sua legitima materna aos 30-12-1761 (que lhe devia seu defunto pai Lourenço Rodrigues do Prado)

 

Conforme seu inventario, Marinha de Chaves e Lourenço tiveram cinco filhos, todos machos:

5-2-5-1-1 João Rodrigues Furtado com 10 anos em 1750

5-2-5-1-2 Antonio Rodrigues do Prado, batizado em Taubaté em 02-11-1739. Em 1763 tirou provisão para se casar com Úrsula Bueno de Azevedo, batizada em Conceição dos Guarulhos em 24-09-1747, filha de Manoel Bueno de Azevedo, natural da freguesia de N. Sra do Desterro de Juqueri e de s/m Francisca de Siqueira Pires, natural da Conceição dos Guarulhos.

ACMSP Dispensas Matrimoniais - ano 1763

Autos de Casamento de Antonio Roiz do Prado e Ursula Buena de Siqueira 04-fevereiro-1763

Ele natural da vila de Taubaté e ela natural da freg. da Conceição dos Guarulhos e moradora na de Juqueri. A contraente é orfã e muito pobre.

 

Antonio Roiz do Prado, n/b na vila de Taubate e morador nesta cidade de S. Paulo, f.l. de Lourenço Roiz do Prado e de s/m Marina de Xaver, ja defunta - com Ursula Buena de Siqueira, natura/bat na freguesoa de N. Sra. da Conceição dos Guarulhos e de presente moradora na freg. de N. S. do Desterro de Juqueri, f.l. de Manoel Bueno de Azeredo e de s/m Francisca de Siqueira Pires, ja defuntos.

 

Certidões:

- Matriz de S. Francisco das Chagas de Taubate -  Lv. de batizados f.9: aos 02-novembro-1739 anos bat a Antonio, f. de Lourenço Roiz do Prado e de s/m Marinha de Chaves, naturais e moradores nesta freguesia, foram padrinhos Antonio Gonçalo de Oliveira, casado com Teresa de Jesus, e Claudia, solteira filha de Antonio do Prado todos desta freguesia. Taub.e 29 de 7bro de 1762

- Freg. de N. Sra da Conceição dos Guarulhos - livro de batizados a f.37: aos 24-setembro-1747 anos nesta igreja de N. Sra da Conceição dos Guarulhos bat a Ursula, f. de Manoel Bueno de Azevedo, natural da freguesia de N. Sra do Desterro de Juqueri, e de s/m Francisca de Siqueira Pires, n. desta freguesia da Conceição e ambos fregueses, Foi padrinho Bernardo Guedes de Toledo, fregues da Santa Sé de S. Paulo. Conceição dos Guarulhos 30 de janeiro de 1763.

5-2-5-1-3 Francisco Rodrigues Chaves, com 6 anos em 1750. Deu quitação da legítima materna em 1771.

5-2-5-1-4 Luiz, 5 anos

5-2-5-1-5 Lourenço com 2 anos em 1750. Já era falecido em 02-12-1754.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Documento avulso

Diz Lourenço Roiz do Prado, morador desta vila, que falecendo sua primeira mulher e casando se segunda vez ficou obrigado aa fiançar as legitimas dos filhos menores, e porque o fiador que existia é falecido, quer renovar a fiança na pessoa de Estacio Antonio Muniz (...)

 (...) dar fiança que deve a seus filhos orfãos de sua primeira mulher Marinha de Chaves, que por haver se casado segunda vez foi obrigado a dar fiança, e sendo dado por fiador Geraldo Cubas Ferreira este é falecido (...). (24-maio-1758)

Testemunhas.

 

Diz Lourenço Roiz do Prado, morador desta vila, que ele é obrigado a segurar as legitimas de cinco filhos menores que ficaram por falecimento de sua mãe Marinha de Chaves,e porque dos cinco menores um é falecido, Lourenço, em cujo enterro fez dispendio de 27.470 reis cuja despesa se lhe deve levar em conta no compito de sua legitima pelos recibos que dela consta.

Recebi de Lourenço Roiz do Pado pelo enterro de seu filho Lorenço, de menor idade, (...) Taubate 24-agosto-1755

Idem, idem de um enterro que se fez a um seu filho. Taubate 2-dezembro-1754.

 

De outro leito, talvez de sua segunda mulher, Lourenço teve ao menos uma filha, que não foi filha de Marina de Chaves, conforme está em SL. 8º, 88, 4-1.

- Ana Bárbara de Jesus, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, casou com Diogo Barbosa do Rego, filho de outro Diogo Barbosa do Rego e de Catarina de Oliveira do Prado (SL. 7º, 346, 2-2), neto materno de David do Prado da Costa e Maria de Oliveira Cardoso (SL. 8º, 89, 3-3), por David bisneto de Maria Colaço da Costa irmã de Francisco Borges este pai de Antonia Furtado avó paterna de Ana Bárbara.

ACMSP Dispensas Matrimoniais - ano 1769

Autos de Dispensa de 4º grau de consanguinidade - Diogo Barbosa do Rego e Anna Barbara de Jesus, moradores da vila de Taubate - 02-maio-1769

Q Francisco Borges e Maria Colaço da Costa foram irmãos. Q Maria Colaço da Costa pario a David do Prado da Costa, este gerou a Catarina de Oliveira do Prado, desta nasceu Diogo Barbosa do Rego orador.

Q Francisco Borges gerou a Antonia Furtada, desta nasceu Lourenço Roiz do Prado e este gerou a Ana Barbara de Jesus oradora.

Autos conclusos em 13-setembro-1763.

5-2-5-2 Leandro 8 anos,

5-2-5-3 Claudia filha de Antonio do Prado Leme e Maria Antunes, com 5.anos em 1726, solteira em 1739, madrinha do sobrinho Antonio, filho de Marinha. Provavelmente citada como Cândida na GP. Claudia Brigida de Jesus, natural de Taubaté, casou três vezes. Primeira vez com Domingos Fernandes Lima, natural da freguesia de S. Miguel de Espozende Arc. de Braga, falecido em 21-06-1750. Segunda vez em 1754, com provisão, casou com Domingos Francisco do Monte, batizado na freguesia de Sta Marinha de Alheyra Arc. Braga em 08-03-1715, filho de Francisco João do Monte e Maria Domingues. Domingos Francisco faleceu em 27-08-1773.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1754

Domingos Francisco do Monte e Claudia Brigida de Jesus

Autos de justificação de estado livre de Domingos Francisco do Monte - 18-maio-1754

Domingos Francisco do Monte, f.l. Francisco João do Monte e de s/m Maria Domingues, natural da freguesia de Sta. Marinha de Alheyra Arc. Braga e morador nesta cidade (...)

 

Testemunhas.

 

Certifico eu Antonio de Sobral e Albuquerque, abade da paroquial de [-------] de Alheyra do termo de Barcelos e Arc. primas [-----------] livro dos batizados o assento do teor seguinte [danificado]: Maria Domingues do lugar da Alheyra desta e o batizei aos ?????? do sobredito mes e ano; padrinhos Man.l Peres, casado com Maria Esteves lugar do Lem, e madrinha Luiza filha de Luiz Man.l e de sua mulher Cn.ª Gls. do lugar Igr.a. Testemunhas oo mesmo Luiz Man .l e Dionisio [ ]za  casado com Izabel Dias do sobredito lugar Igr.a, todos desta freguesia. Santa Maria de Alheyra [dobra]lo 8 do ano supra. Alheyra setembro primeiro de 1749

 

Autos de Casamento de Domingos Francisco do Monte e Claudia Brigida de Jesus - 05-junho-1754.

Domingos Francisco do Monte, f.l. de Francisco João do Monte e de s/m Maria Domingues, natural e batizado na freguesia de Sta. Marinha de Ahheyra Arc. da cidade de Braga = e Claudia Brizida de Jesus, viuva de Domingos Fernandes Lima. Ambos fregueses desta Sé.

Certidão - Catedral de S. Paulo: (fl.15) aos 21-junho-1750 anos faleceu Domingos Fernandes, casado com Claudia Brigida de Jesus, do qual matrimônio tiveram uma filha por nome Maria, e no testamento que fez declarou. S. Paulo 3-junho-1756

 

Diz Domingos Francisco do Monte que ele junta os banhos em forma a que se obrigou apresentar dentro do tempo combinado (...). 9-março-1757

[inicio danificado] freguesia de Sta Marinha de Atheyra termo de Barcelos desta comarca e arcebispado Primaz (...): Domingos Francisco do Monte, f.l. Francisco João do Monte e de s/m Maria Domingues, ja defunta, natural e batizado na dita freguesia de Sta Marinha da Alheyra e assistente na cidade de S, Paulo não resultou impedimento para que deixe de tomar qualquer estado que quizer (...). O contraente foi solenemente batizado em oito de M.ço de 1715 anos, ele f.l. dos pais acima nomeados, e foi residente alguns anos na cidade de Lx.ª antes de ir para o Brasil (...). 19 de Xbro de 1749.

Terceira vez, com provisão de 1776, Claudia casou com Miguel Franco do Prado, viúvo de Leonor de Camargo falecida em 23-01-1770 em Guarulhos, filha do falecido Francisco de Camargo Ortiz e Maria da Cunha - família Duarte Pacheco de Albuquerque Cap. 3º. Geração de Miguel e Leonor em SL. 2º, 293, 5-4.

Guarulhos, SP aos 23-01-1770 fal. no bairro das Lavras Velhas, Leonor de Camargo natural e moradora nesta, teria 50 anos, f. Francisco de Camargo Ortiz, falecido e Maria da Cunha. Cc. Miguel Franco do Prado.

 

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1776

Autos de Casamento de Miguel Franco do Prado e Claudia Brigida de Jesus 22-maio-1776

Certidões:

Sé de S. Paulo: - aos 27-agosto-1773 faleceu com todos os sacramentos,de idade de sessenta anos mais ou menos, Domingos Francisco do Monte, casado com Claudia Brigida de Jesus e não fez testamento. S. Paulo -- de maio de 1776

Freg. N. Sra da Conceição - aos 23-01-1770 fal. no bairro das Lavras Velhas, Leonor de Camargo natural e moradora nesta, teria 50 anos, f. Francisco de Camargo Ortiz, falecido e Maria da Cunha. Cc. Miguel Franco do Prado

 

Quer casar Miguel Franco do Prado, viuvo de Leonor de Camargo = com Claudia Brigida de Jesus, viuva de Domingos Francisco do Monte, Ele fregues de N. Sra da Conceição dos Guarulhos e ela freguesa da Sé da cidade de S. Paulo.

Autos conclusos 29 de novembro

Claudia e Domingos Fernandes tiveram a filha única:

5-2-5-3-1 Maria Fernandes da Conceição, batizada nem 17-12-1747 na Sé onde casou aos 23-01-1763 com Antonio José Pinto, filho de Domingos Pinto e de s/m Maria da Silva, naturais da freguesia de Santa Eulalia de Barrosas, neto materno de Manoel da Silva e de s/m Maria do Couto.

          Pais de, pelo menos:

5-2-5-3-1-1 Padre Manoel José Fernandes Pinto, batizado na Sé de S. Paulo em 14-02-1776. Habilitou-se em 1797.

(pesquisa Sílvia Buttros) ACMSP Aplicação Sacerdotal - ano 1797

Manoel José Pinto (de S. Paulo)

Autos de deligencias de Genere a favor de Manoel Jose Pinto - 06-outubro-1797.

Filho legitimo do Ajudante Antonio Jose Pinto e de s/m Maria Fernandes da Conceição, natural aqueles [danificado]

 

Manoel Jose Pinto, natural desta cidade, f.l. do Ajudante Antonio Jose Pinto, n. da freguesia de Sta Eulalia de Barrosas do lugar de Souza do termo da vila de Guimarães Arc. de Braga, e de Maria Fernandes da Conceição, natural desta mesma cidade, neto paterno de Domingos Pinto e de s/m Maria Ribeira, neto materno de Domingos Fernandes Lima, n. da freguesia de S. Miguel de Espozende Arc. de Braga e de s/m Claudia Brizida de Jesus, n. da vila de Taubate deste bispado. S. Paulo 16-8bro-1797

 

Assento de casamento de seus pais e nascimento de sua mãe e o seu:

Certidões:

- aos 14-fevereiro-1776 anos nesta Sé bat a Manoel, f. de Antonio Jose Pinto e s/m Maria Fernandes da Conceição. Foram padrinhos o Dr. Antonio Fernandes do Valle, casado e Maria da Cruz, solteira filha de Domingos Francisco do Monte, ja defunto, todos desta freguesia.

- em outro livro de batizados: aos 17-dezembro-1747 nesta Sé bat a Maria, f. de Domingos Fernandes Lima e de s/m Claudia Brizida de Jesus, fui padrinho eu Manoel Jose Vaz, paroco desta Sé.

- Livro de Casamentos desta Sé (f. 56) aos 23-janeiro-1763 anos nesta Sé se receberam Antonio Jose Pinto, f.l. de Domingos Pinto e de s/m Maria da Silva, naturais da freguesia de Santa Eulalia de Barrosas, cujos avos paternos me não disseram, e neto materno de Manoel da Silva e de s/m Maria do Couto, cujas naturalidades não disseram = com Maria Fernandes da Conceição, natural desta cidade, f.l. de Domingos Fernandes Lima, n. do Porto e de Claudia Brizida de Jesus, natural de Taubaté, nmaterna de Antonio do Prado Leme e s/m Maria Antunes de Miranda, naturais da vila de Taubate, npaterna me não souberam dizer, Ambos os contraentes fregueses desta Sé.. S. Paulo 13 de fevereiro de 1790.

 

Faltam duas certidões, batismo de sua avó materna e do casamento da mesma, as quais não se acham por serem antiquissimos os seus assentos (...).

 

Autos de deligencias do Patrimonio:

05-outubro-1797 diante o Ajudante Antonio Gomes Maxado doou ao Licenciado Manoel Jose Pinto um sitio com casas de vivenda e moinho de moer trigo na freguesia de N. Sra. da Conceição de Jaguari, termo da cidade de Atibaia deste bispado.

 

Depoimento do doador - o Ajudante Antonio Gomes, homem solteiro, natural da vila de ouro Calvo provincia da Beyra, desta vila morador que vive de suas fazendas, de idade 75 anos. (aa) Antonio Gomes Machado

 

Avaliação do sitio e terras doadas ao dito Reverendo Manoel Jose Fernandes Pinto (...)

im 3053) Diz o P.e Manoel Jose Fernandes Pinto, que ele quer lhe mande dar posse parcial de uma terras, casas e moinho que lhe doou o Ajudante Antonio Gomes Maxado na paragem chamada Canivete (...). (aa) Pe. Manoel Jose Fernandes Pinto.

 

Claudia e Domingos Francisco do Monte tiveram, segundo a GP, a filha:

5-2-5-3-2 Maria da Cruz do Monte casou em 1781 em S. Paulo com Francisco José de Camargo, filho de Inácio Garcia da Costa e Joana Paes da Silveira.

SL. 3º, 8, 4-1 Francisco José de Camargo casado em 1781 em S. Paulo com Maria da Cruz do Monte f.ª de Domingos Francisco do Monte, natural de Portugal, e de Claudia Brigida de Jesus, por esta, neta de Antonio Leme do Prado e de Maria Antunes de Miranda, de Taubaté (C. O. de S. Paulo).

 

5-2-5-4 Salvador, filho de Antonio do Prado Leme e Maria Antunes, com 4 anos em 1726

 

5-2-6 Barbara de Chaves, um ano e meio. Foi casada com Coronel Luiz Pinto de Souza inventariado em Taubate em 03-junho-1751. Tiveram oito filhos:

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado Coronel Luiz Pinto de Souza 1751

Inventariante Barbara de Chaves

Faltam as primeiras folhas.

Declaração de bens pela inventariante.

Dividas que se devem ao monte. Entre os devedores:

Bernarda Rodrigues, viuva de Ignacio Veludo de Siqueira

Dividas que se devem ao monte por credito - Bens de raiz -

 

Aos 03-junho-1751 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate em casas de morada que foram do defunto o Coronel Luiz Pinto de Souza, presente a cabeça de casal dona viuva que ficou por falecimento do dito defunto Barbara de Chaves, a qual disse ter declarado todos os bens que havia no monte(...). Por ela assinou seu filho Thimoteo Pinto de Souza.

 

Termo de curadoria do herdeiro ausente Miguel Botelho de Lomim  - aos 05-junho-1751 a Domingos Teixeira de Almeida

 

(...) escrivão desta vila citei as partes todas para as partilhas deste inventário em suas proprias pessoas a saber: dona viuva Barbara de Chaves, e Thimoteo Pinto de Souza, Tenente João Lopes da Rocha, ao curador ad lidem dos orfãos Francisco Co-----, ao curador Domingos Teixeira de Almeida, ao procurador, da dona viuva do defunto Manoel de Azevedo e Souza, o Capitão João Ferreira Torres, e Luiz Pinto de Souza, e Jose Pinto de Souza, Taubate 06-junho-1751 anos Antonio Gomes Botelho

 

Monte Mor 5:580$464 reis

Meação da viúva 2:790$232 reis

Terça 909$290 reis

3:114$682 partidos por oito herdeiros, toca a cada um a quantia de 389$335 reis

 

Pagamento feito a D. viuva inventariante: 2:790$232

Pag. ao herdeiro Manoel de Azevedo 389$335

Pag. ao herdeiro Miguel Botelho 389$335

Pag. ao herdeiro João Lopes da Rocha 389$335

Pag. ao herdeiro Thimoteo Pinto de Souza 389$335

Pag. ao herdeiro Luiz Pinto de Souza 389$335

Pag ao herdeiro Jose Pinto de Souza 389$335

Pag. ao herdeiro Manoel Pinto de Souza 389$335

Pag. a herdeira Maria 389$335

Pagamento a terça

 

Termo de tutoria ao Cap. João Ferreira Torres aos 22-maio-1752 aos orfãos deste inventário do defunto Luiz Pinto de Souza.

 

No mesmo dia (05-maio-1754) deu quitação Luiz Pinto e Jose Pinto.

 

A este inventario esta pertencendo 550$000 reis que se fez de restituição no do defunto Manoel de Azevedo, dos quais se deve fazer partilha neste (...).

Proceda partilhas da quantia dita, citadas as partes. Taubate 23-8bro-1755

 

Pagamentos feitos: a divida de Andreza Roiz de Oliveira da quantia de 20$530 reis.

A viuva cabeça de casal Barbara de Chaves 264$750/ ao herdeiro Thimoteo Pinto de Souza 33$093/ Luiz Pinto de Souza 33$093/ a Jose Pinto de Souza 33$093/ ao orfão Manoel Pinto 33$093/ a viuva Josepha Pinta de Souza 33$093/ ao tenente João Lopes da Rocha 33$093/ ao herdeiro Miguel Botelho 33$093/ a Domingos T. de Almeida 33$093/

 

Diz Andreza Roiz de Oliveira, moradora desta vila, viuva de Francisco Roiz Portes, que a ela esta sendo devedores pela sentença de formal de partilha os herdeiros do defunto Luiz Pinto de Souza a quantia de 20$500 reis (...) e porque tem noticia que por este juizo se fabrica a partilha de restituição feita a fazenda do dito coronel, requer se lhe faça pagamento da dita quantia citada a viuva e mais herdeiros dependentes. 13-9bro-1755 anos

5-2-6-1 Josefa Pinta de Souza, natural de Taubate, casou com Manoel de Azevedo e Souza, natural da freguesia de N. Sra das Neves da Ilha de S. Jorge Bispado de Angra, filho de Antonio Alves Machado e Maria de Avila Bittencourt. Manoel já era falecido em 03-06-1751.

         Tiveram, pelo menos, os filhos:

5-2-6-1-1 Maria Quitéria de Jesus, batizada em Taubaté aos 19-09-1737. Em 1775 tirou dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau para se casar com Manoel Jaques Albernaz, batizado em Taubaté aos 20-08-1741, filho de Inacio Jaques Albernaz e Marta da Silva, naturais de Taubate, neto materno de Domingos do Prado Leme - nesta família Cap. 3º Pascoal Gil.

ACMSP - Dispensas Matrimoniais ano 1775

Manoel Jacques Albernaz e Maria Quiteria de Jesus (ou de Moraes), naturais e moradores na vila de Taubate.

Autos de dispensa de 4º grau de consanguinidade - aos 03-julho-1775.

Eles oradores procedem de duas irmãs a saber: Maria da Silva Leme e Marina de Chaves.

Q de Maria da Silva Leme nasceu Domingos do Prado Leme, este gerou a Marta da Silva e desta nasceu M.el Jaques Albernaz o orador. 178416

Q de Marina de Chaves nasceu Barbara de Chaves e desta nasceu Josefa Pinto de Souza e desta nasceu Maria Quiteria de Jesus oradora.

A oradora tem mais de 30 anos, é orfã de pai e mãe, vive a sombra de um irmão sem ter nada de seu Que o dito seu irmão esta a tomar estado tambem de casado e não podera manter a oradora,

 

Inquirição das testemunhas na vila de Taubate- 16-junho-1775:

- Ten. Antonio Correa Thiago, casado e natural desta vila, de idade 47 anos, vive de seu negocio,

- Venancio Benevenuto, casado, natural desta vila, de idade 50 anos, vive de sua agencia.

- João Barbosa do Prado, casado e natural desta vila, de idade de sessenta [danificado]

- Capitão João Francisco Vieira, caado e natural desta vila, de idade de 45 anos, vive de seus negocios,

 

Depoimento dos oradores:

Manoel Jaques Albernas, f.l. de Ignacio Jaques Albernas e de Marta da Silva, solteiro, era natural desta vila de Taubate e batizado nesta mesma vila, tem de idade 30 anos.

Maria Quiteria de Jesus, f.l. de Manoel de Azevedo e Souza e de Josefa Pinta de Souza, ja defuntos, era natural e batizada nesta vila, que tinha de idade 37 anos, vivia a sombra de seu irmão Pedro de Alcantra e do trabalho de suas mãos.

 

Certidões: aos 20-agosto-1741 bat a Manoel, f. de Ignacio Jaques e de s/m Marta da Silva, naturais desta freguesia; foram padrinhos Antonio de Siqueira Garcia, casado e Clara Dias mulher de Francisco Tome todos moradores nesta freguesia.

- aos 19-setembro-1737 bat a Matria Quiteria, f. de Manoel de Azevedo e Souza e de s/m Josefa de Souza Pinta, moradores nesta vila, o pai é natural da ilha de S. Jorge freguesia de N. Sra das Neves filho de Ant.º Alves Machado e de s/m Maria de Avila Bitancur Bispado de Angra, e sua mulher é natural desta vila de Taubate; foram padrinhos Miguel [danificado] de Rezende marido de Francisca da Cunha, e [danificado]tinha viuva, todos desta vila de Taubate.

 

Notifiquei os oradores Manoel Jaques Albernas e Maria Quiteria de Moraes (...).

 

Autos de Casamento de Manoel Jaques Albernas e Maria Quiteria - 17-julho-1776

 

5-2-6-1-1 Pedro Alcantara, solteiro em 1775.

 

5-2-6-2 Timoteo Pinto de Sousa, em Guaratingueta aos 16-08-1744, casou com Maria Leme do Rego, filha de Salvador da Mota Paes e Maria Bicudo Leme.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 16-08-1744 Timoteo Pinto de Sousa, de Taubaté, f.l. de Luiz Pinto de Sousa e Bárbara de Chaves, = cc Maria Leme do Rego, f.l. de Salvador da Mota Paes e Maria Bicudo Leme

Tiveram os filhos, q.d.:

5-2-6-2-1 Maria Leme de Jesus, natural de Taubate. Em Guaratingueta aos 03-08-1762 casou com Manoel José de Araujo, filho de Domingos de Araujo e Rita Maria, falecida, np Estevam Gonçalves e Sebastiana de Araujo, naturais de S. Martinho, Arc. de Braga, nm Duarte Jasson da Costa, n. do Porto e Rosa Maria do Prado, n. de Pindamonhangaba - familia Jasson da Costa.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 03-08-1762 Manoel Jose de Araujo, f.l. Domingos de Araujo e Rita Maria, falecida, np Estevam Gonçalves e Sebastiana de Araujo, naturais de S. Martinho, arceb. de Braga, nm Duarte Jasson da Costa, n. do Porto e Rosa Maria do Prado, n. de Pinda, = cc Maria Leme de Jesus, n. de Taubaté, f.l. de Timoteo Pinto de Souza e Maria Leme do Rego, n.p. de Luiz Pinto de Sousa, de Portugal e Bárbara Chaves, de Taubaté, n.m. de Salvador da Mota Paes e Maria Bicudo Leme, naturais desta.

5-2-6-2-2 Antonio Pinto de Souza, em Guaratingueta aos 08-04-1766, casou com Bernarda Fragosa Leme, f.l. Gaspar Vaz de Siqueira e Joana Maria Barbosa - família Gaspar Vaz Guedes, neste site.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio em 08-04-1766 Antonio Pinto de Souza, f.l. Timoteo Pinto de Souza e Maria Leme Barbosa = cc Bernarda Fragosa Leme, f.l. Gaspar Vaz de Siqueira e Joana Maria Barbosa. Ambos os contraentes nts bts e moradores nesta.

5-2-6-2-3 Joaquim Pinto de Souza, em Baependi aos 26-10-1784, casou com Ana Pires Monteira, f.l. Domingos Rodrigues Simões e Ignez Monteira de Alvarenga.

Baependi, MG aos 26-10-1784 nesta matriz, sem impedimento. Joaquim Pinto de Souza, f.l. Timoteo Pinto de Souza e Maria Lemes Barbosa, n/b na vila de S. Francisco das Chagas de Taubate bispado de S.Paulo = cc Ana Pires Monteira, f.l. Domingos Roiz Simões e Ignez Monteira de Alvarenga, n/b nesta mesma freguesia de Baependi.

5-2-6-3 Miguel Botelho, em 1751 estava ausente.

5-2-6-4 Luiz Pinto de Souza.

5-2-6-5 José Pinto de Souza

5-2-6-6 João Lopes da Rocha

5-2-6-7 Manoel Pinto de Souza

5-2-6-8 Maria.

5-3 Manoel Gil Cubas, filho de Amaro Gil e Mariana de Freitas, era viuvo em 1685. Faleceu com inventario aberto aos 11-04-1708, estando casado com Maria Moreira, filha de Antonio Delgado de Oliveira, (avô de suas filhas) e Joana de Castilho, nm de Manoel Vieira Sarmento e Maria Moreira, família Jaques Felix, neste site.

          Falecendo Manoel Gil, seu corpo recebeu os acompanhamentos religiosos pelos quais foram emitidos recibos datados de outubro de 1693. Em seu inventario, a viúva Maria Moreira teve por curador o Capitão Belchior Felix Correa e em 1710 estava novamente casada com Antonio Soares da Rocha.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado: Manoel Gil Cubas

Inventariante

Auto de petição apresentada a mim tabelião dos órfãos por parte de Joseph da Rocha Prrª m.or nesta villa aos 11-04-1708.

 

Auto de inventario q mandou fazer o juiz ordinário e dos órfãos Hieronimo Ferreira de Mello dos bens e fazenda q ficou por morte e falecim.to de Manoel Gil Cubas que Deos tem (pagina apagada, leitura comprometida).

Recibos dados a João Vaz Cardoso por acompanhamentos do corpo de Manoel Gil Cubas datados de outubro de 1693. E um recibo dado por João Vaz Cardoso a Anto Delgado de Olivrª de dinheiro q este devia a Manoel Gil Cubas

(pagina borrada leitura prejudicada) Assino a rogo da viúva Maria Morª , Belchior Felix Correa

- Titolo dos filhos

Apolonia 10 anos pouco mais ou menos

Izabel 2 anos pouco mais ou menos

Joana 4 meses anos pouco mais ou menos

 

Seguem as avaliações e descrição dos administrados, dividas etc.

Citação as partilhas- a Dona viuva Maria Moreira e seu curador Capitão Belchior Felix Correa e ao curador dos órfãos Sebastião Gil Cortez, tio legitimo dos orfãos;

Quinhão das dividas- Quinhão da Viuva- Quinhão da órfã Apolonia- Quinhão da órfã Izabel- Quinhão da órfã Joana

 

Termo de dinheiro a ganhos tomado por Anto Gorge Pais

 

termo de ...folhas de partilhas do q coube a Apolonia de Siqueira - 23-01-1697 apareceu Antonio Delgado de Oliveira e bem assim Domingos Dias Leme e por ele foi dito que (Antonio Delgado de Oliveira lhe pagou a legitima de sua mulher Apolonia de Siqueira)

 

Recebi do Sr João Bautista (como testamenteiro de Joseph Velloso o dinheiro que este devia neste inventario- ) como procurador de minha mulher Izabel Moreira....19-07-1706- assinou Joseph da Rocha Prª

 

21-03-1710- Apareceu Antonio Delgado de Oliveira e por ele foi dito que ele era a dever no quinhão de sua neta Izabel Moreira... e foi chamado Joseph da Rocha Perera marido da dita Izabel Moreira ( e lhe foi entregue o dinheiro)

 

Aos 26-03-1710 nas casas do Juiz ordinário e dos órfãos João Vaz Cardoso estando presente o Cap Antonio Delgado de Oliveira, Antonio Soares da Rocha, Joseph da Rocha Perera e Domingas Loba mulher que foi de João da Costa de Moraes (e todos eles juntos pediram ao juiz que executasse sua sentença...o que aconteceu e ficaram todos pagos e satisfeitos

 

Termo de Curadoria – 26-03-1710 – A órfã Joana estava sem curador porque sua mãe tinha se casado com Anto Soares da Rocha; foi feito curador a Antonio Delgado de Oliveira avô da dita órfã sua neta.

 

Diz D.os Roiz ---rª m.or em Guaratingueta q ele suplicante esta cazado com Joan- de Siqrª filha de M.el Gil q Deus aja....

 

02-04-1712- apareceu Domingos Roiz Morera ora estante nesta villa e por ele foi dito (que fazia seu bastante procurador a Jose da Rocha Pereira para procura-lo na cobrança da folha de partilhas que coube a sua mulher Joana de Castilho)

 

          Manoel Gil Cubas deixou as filhas:

5-3-1 Apolonia de Siqueira, com 10 anos na abertura do inventario do pai (1693?). Considerando que Manoel era viuvo em 1685, Apolonia seria filha da primeira mulher de Manoel Gil. Apolonia casou com Domingos Dias Leme que em 23-01-1697 deu quitação da legitima de sua mulher.

5-3-2 Izabel Moreira, com 2 anos no inventario do pai. Casou com José da Rocha Pereira que recebeu a legitima de sua mulher da mão do avô dela, Antonio Delgado de Oliveira

5-3-3 Joana de Castilho ou de Siqueira, com meses de idade quando perdeu o pai. Casou depois com Domingos Rodrigues Moreira, que requereu a legitima de sua mulher

 

5-4 Sebastião Gil, filho de Amaro Gil e Mariana de Freitas, solteiro com 27 anos em 1685. Sebastião Gil Cortez casou depois com Izabel Mendes Bicudo, viúva de Manoel Rodrigues Bicudo. Faleceu com testamento redigido aos 06-08-1717, no qual declarou sua filiação e seu casamento.

Arquivo do ESP- Arquivo Digital - Testamentaria de Sebastião Gil Cortez

Testamento: Eu Sebastião Gil Cortez.. Primeiramente encomendo a alma....

Rogo a minha mulher Izabel.Mendes Bicuda ..... Sou nat de Taubate filho de Amaro Gil e s/m Marianna de Freitas, sou cc Izabel Mendes Bicuda viúva de Manoel Roiz Bicudo. (...) 06-08-1717

 

5-5 Florencia das Neves, filha de Amaro Gil e Mariana de Freitas, com 25 anos em 1685. Em 1709 estava casada com Antonio Jorge Paes.

 

5-6 Maria dos Reis (ou Dias), com 23 anos em 1685. Herdeira do remanescente da terça materna.

 

5-7 Ana de Siqueira, com 20 anos em 1685

 

5-8 Maria de Siqueira, 14 anos no inventario do pai

 

5-9 Francisco Cubas, com 13 anos em 1685. Já falecido em 1709 :”que morreu sendo filho familia”.

 

5-10 Francisca Cubas, filha de Amaro Gil e Mariana de Freitas tinha 12 anos em 1685. Francisca de Freitas Cortez casou com João Vaz Cardoso, batizado na Sé de São Paulo em 18-09-1661, filho de João Vaz da Cunha e Ana Ribeiro Rodovalho - família Gaspar Vaz Guedes.

Francisca faleceu viúva aos 08-04-1763.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Autos de Inventario de Francisca de Freitas Cortez

15-05-1753 em casa do juiz dos órfãos onde foi João de Tolledo para dar a inventario os bens que ficaram de sua falecida mãe Francisca de Freita Cortez. Sob juramento disse que sua mãe faleceu com testamento aos 08-04-1753 e somente fora casada com o defunto seu pai João Vaz Cardoso

Titulo dos filhos

Amaro de Toledo Cortez de mayor

Thimoteo Correa de Toledo, de mayor

João de Toledo Piza de mayor

Andre Correa de mayor

Anna de Toledo cc Bartholomeo Fialho de Azevedo de cujo matrimonio tem filhos assistentes nas minas gerais de Ouro Branco

Marianna de Freitas cc Domingos Pacheco de Mascarenhas de cujo matrimonio tem filhos

Maria de Toledo já defunta casada q foi com Luiz da Silva Pinto com filhos órfãos menores

Padre Frei Sima de Jesus frei franciscano

Antonio qe morreu de menor

 

Declaração dos bens que faz João de Toledo Piza que são os seguintes......

Termo de juramento do erdero Andre Correa de Toledo (pra declarar bens)

 

Diz Luiz da Sª Pinto morador na Boa Vista termo de Guaratinguetá (que seu sogro João Vaz Cardoso lhe deu em dote 200 braças no citio...

termo de entrega dos autos aos partidores

(Há embargos quanto as avaliações e patilhas, ajustes entre os herdeiros etc

 

Treslado do Testamento de Francisca de Freitas Cortez: (...) aos 24-outubro-1752 anos eu Francisca de Freitas (...) faço este testamento: encomenda a alma.

Testamenteiros: a meu filho Thimoteo Correa de Toledo, a meu filho João de Toledo Piza; encomenda o sepultamento e missas.

Sou natural desta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate, f.l. de Amaro Gil de Siqueira e de Mariana de Freitas, ja defuntos. Fui casada com João Vaz Cardoso, que Deus haja, de cujo matrimonio tivemos nove filhos a saber: Amaro, Simas, Thimoteo, Joam, Andre, Ana, Mariana, Maria e Antonio que faleceu de menor .

Declaro que tambem Maria é falecida depois de casada e tem filhos que lhe ficaram.

Declaro que das três filhas que tenho, primeiramente se casou Ana a quem se deu ....; depois se casou Mariana e se lhe deu ....; mai se casou Maria e se lhe deu...

Declara bens. Declaro qu me deve meu filho Andre Correa ....; Remanescente de minha terça constituo por minha universal herdeira a minha neta Liberata, filha de meu genro Domingos Pacheco (...).

Aprovação 30-janeiro-1753

Termo de abertura aos 08-abril-1753

Francisca e João tiveram:

5-10-1 Amaro de Toledo Cortez casou com Marta Rodrigues de Miranda, filha de Mateus Rodrigues do Prado e Maria Antunes da Estrela - família Maria da Cunha e Jeronimo da Veiga.

          Marta faleceu com inventario aberto pelo viuvo ao 01-07-1743. Deixou nove filhos com idades entre 18 e 2 anos, oito deles relacionados em SL 5º, 546, 3-1 a 3-8

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventario que se faz por morte de Marta de Mir.da moradora nesta vª

Inventariante: Amaro de Toledo Cortez

Ao 01-07-1743, Vila de Taubaté, bairro do Uma , no citio de Amaro de Toledo Cortez viuvo q ficou por falecimento de Marta Rodrigues de Miranda

Im 619- Titulo dos órfãos q ficaram

Manoel 18 anos; João 16; Aguida 14; Luzia 12, Mecia 9, Ines 8, Xisto 5, Lourenço 3, Marianna 2 anos

Titulo dos bens

635 e segs- Pagamentos de 66$427 cada:  ao órfão Manoel, João, Aguida, Luzia, Tereza, Ines, Xisto, Lourenço, Marianna

 

Entre os filhos de Amaro e Marta:

5-10-1-4 Luzia Francisca de Toledo, com 12 anos em 1743. Casou com Domingos Vieira da Silva filho de Carlos Cardoso Cabral, nascido em Taubaté, e de Francisca Correa, com geração de seis filhos em SL 7º, 358, 4-1 a 4-4.:Encontramos mais:

5-10-1-4-7 Antonio Vieira Cortez casou em Cunha aos 26-07-1787 com Maria de Almeida, filha de Manoel Monteiro de Almeida e de Rosa Maria dos Santos.

Fagundes, Joaquim Roberto- Casamento da Matriz da Vila de Cunha, in Revista ASBRAP 10.

Antônio Vieira Cortês, fº do Sargento Mor Domingos Vieira da Silva e de Luísa Francisca de Toledo, naturais de Pindamonhangaba; n.p. de Carlos Cardoso Cabral, n. em Taubaté, e de Francisca Correia, n. em Pindamonhangaba; n.m. de Amaro de Toledo Cortês e de Marta de Miranda, n. em Taubaté, com Maria de Almeida, fª de Manuel Monteiro de Almeida e de Rosa Maria dos Santos, naturais de Cunha; n.p. de Nicolau Monteiro de Almeida, n. no Algarve, e de Florência da Silva, n. em Cunha; n.m. José dos Santos Sousa, n. em Lisboa, e de Zeferina Francisca de Gouvêa. Tt.: Cap. José Carlos da Silva Cortês, casado e morador em Pindamonhangaba, e Manuel Lopes Monteiro Silva. Vigário Antônio Benedito da Assunção. Fls. 34 – 26-JUL-1787.

5-10-1-5: Tereza de Toledo Cortez, provavelmente a citada como Mecia no testamento da mãe, com 9 anos em julho de1743. Casou com Jeronimo de Campos Moreira natural da freguesia de São Pedro da Croca- PT. Já viúva em 1789, com 53 anos de idade, vivia em Cunha na companhia do filho Joaquim.

Arquivo do ESP- Acervo Textual- Maços de População- Cunha 22-12-1789- Tereza de Toledo Cortez, filho Joaquim 19 anos, 8 escravos, vive de lavouras, uma morada de casas na vila, um sitio, plantações de feijão, arroz, gado vacum, porcos, 8 escravos

Entre os muitos filhos de Tereza e Jeronimo:

5-10-1-5-1 Maria de Toledo casou, em Cunha aos 25-06-1782, com Antonio José das Neves, natural de S Mamede-PT, filho de Antonio Dias e Ana das Neves.

Fagundes, Joaquim Roberto- Casamento da Matriz da Vila de Cunha, in Revista ASBRAP 10.  Antônio José das Neves, fº de Antônio Dias e de Ana das Neves, n. na freguesia de S. Mamede, com Maria de Toledo, fª de Jerônimo de Campos Moreira, n. na freguesia de São Pedro da Croca, e de Teresa de Toledo Cortês, n. em Taubaté; n.m. de Amaro de Toledo Cortês. Tt.: João de Sousa Santiago e o Tenente Luís da Silva Ferreira. Vigário Bartolomeu de Carvalho Pinto. Fls. 13v. – 25-JUN-1782.

5-10-1-5-2 Antonio Ramalho de Toledo, natural de Cunha, onde casou aos 28-05-1784 com Maria Joaquina de Oliveira, filha de José Rodrigues Santiago e de s/m Lucinda Maria de Oliveira

Fagundes, Joaquim Roberto- Casamento da Matriz da Vila de Cunha, in Revista ASBRAP 10. Antônio Ramalho de Toledo, n. e bat. em Cunha, fº de Jerônimo de Campos Moreira e de Teresa de Toledo Cortês; n.m. de Amaro de Toledo Cortês e de Marta de Miranda, naturais de Taubaté, com Maria Joaquina de Oliveira, n. e bat. em Cunha, fª de José Rodrigues Santiago e de s/m. Lucinda Maria de Oliveira, fal.; n.m. João Monteiro Ferraz, n. em Mesão Frio, e de Ana Gomes de Sousa, n. na Ilha Grande. Tt.: Alferes Antônio Pires Querido Portugal e João Monteiro Ferraz. Vigário Bartolomeu de Carvalho Pinto. Fls. 24 – 28-MAIO-1784

5-10-1-5-3 Bento Alves de Toledo casou, em Cunha em 01-07-1799 com Luisa Maria da Conceição, filha de Manoel Rodrigues da Costa e de Maria Luísa. Foi um dos testamenteiros de sua mãe e prestou contas do dito testamento em 1809.

Fagundes, Joaquim Roberto- Casamento da Matriz da Vila de Cunha, in Revista ASBRAP 10. Bento Alves de Toledo, n. e bat. em Cunha, fº de Jerônimo de Campos Moreira e de Teresa de Toledo Cortês, com Luísa Maria da Conceição, n. e bat. em Cunha, fª de Manuel Rodrigues da Costa e de Maria Luísa; n.m. de Francisco Pereira de Sousa e s/m. Marcelina Álvares. Tt.: José Felipe de Araújo e o Coadjutor Inácio de Toledo Silva. Vigário João Pereira da Costa. Fls. 77 – 1º-JUL-1799.

5-10-2 Timoteo Correa de Toledo casou com Ursula Romeira (ou Ursula Izabel de Mello), batizada em 16-05-1720 como Izabel e crismada como Ursula, filha de Manoel Vieira de Amores e s/m Ignacia Ferreira de Loyola - família Guiomar de Alvarenga, neste site.

SL- V- 547- 2-2 Timotheo Correa de Toledo, nascido em 1703 em Taubaté, casou em 1735 com Ursula Izabel de Mello f.ª do capitão Manoel Vieira de Amores e de Ignacia Ferreira de Layola. Tit. Costas Cabraes. Timotheo Correa de Toledo foi algum tempo morador em S. João de El-Rei; depois de viúvo recebeu ordens sacras e foi vigário de Pindamonhangaba. Quando cantou sua 1.ª missa foi acolitado por seus dois f.ºs padres descritos adiante. Teve 8 f.ºs:

 

Entre os filhos do casal:

5-10-2-1 Carlos Correa de Toledo, batizado em Taubate aos 18-04-1736. Habilitou-se as ordens sacras em 1763.

ACMSP - Aplicação Sacerdotal ano 1760 im 549

Autos de deligencias de genere a favor de Carlos Correa de Toledo 28-maio-1763

Carlos Correa de Toledo, natural e morador na vila de Taubate e batizadeo na igreja matriz, f.l. de Thimoto Correa de Toledo e de s/m Ursula Izabel de Mello, ja defuntos, naturais da vila de Taubate e nela batizados e casados e moradores, neto paterno de João Vaz Cardoso, familiar do Santo Oficio, e de s/m Francisca de Freitas Cortes, neto materno do Ca. Manoel Vieira de Amores e de Ignacia Ferreira de Loyola, todos naturais e batiazados e casados e moradores na sobredita vila de Taubate.

 

Diz Carlos Correa de Toledo como as deligencias pela parte paterna se acham feitas, por ser o suplicante filho legitimo de Timoteo Correa de Toledo que hoje se acha ordenado presbitero, só lhe restam s da parte materna as quais todas dependem somente da vila de Taubate donde o suplicante é natural, (...) espera o suplicante se lhe façam as deligencias pelo amor de Ds. em razão de sua pobreza.

 

Testemunhas.

 

Certidões - Taubaté:

Batismo do habilitando - aos 18-abril-1736 nesta paroquial de S. Francisco das Chagas de Taubate bat a Carlos, f. de Timoteo Correa, natural desta vila e nela morador, e de s/m Ursula Romeyra, natural desta vila, foram padrinhos o msmo Revdo. Pe. que o batizou e Antonia Coutinha, viuva de Domingos Cordeiro desta vila.

batismo da mãe do habilitando - aos 16-maio-1720 bat a Izabel, f. de Manoel Vieira de Amores e s/m Ignacia Ferreira de Loyola, foram padrinhos Lourenço de Amores e Izabel de Faria Albernaz.

batismo da avó materna do habilitando - aos 25-janeiro-1703 bat a Ignacia, f. de Sebastião Ferreira e de s/m Izabel de Castilho, foram padrinhos João Pedroso e Izabel Fragosa.

Casamento dos pais do habilitando - em 18- abril-1730(sic) se receberam Timoteo Correa de Toledo, n/b nesta freguesia, f.l. do Cap. João Vaz Cardoso e de s/m Francisca de Freitas = com Ursula Romeyra, n/b nesta freguesia, f.l. do Cap. Manoel Vieira de Amores e de s/m Ignacia Ferreira, Testemunhas o P.e da igreja de Pindamonhangaba Francisco Garcia Bautista, e João Paes Domingues

 

Dos livros de assentos de batizados não consta o do batismo do avô do suplicante, e tambem dos livros dos casamentos; e só consta de um caderno das lembranças do dito avô que diz: Recebi me com a Ignacia Ferreira de Loyola aos onze de setembro de 1715; e a mim me lembra que os vi recebendo sendo ----- o P.e Antonio Barreto de Lima.

Não cause duvida se chamar, a mãe do suplicante, no seu batismo Izabel e no seu casamento Ursula, porque este foi da crisma e aquele do batismo. Taubate 23-julho-1763.

 

Autos de Patrimonio

5-10-2-5 Bento Cortez de Toledo, natural de Taubaté. Habilitou-se as ordens sacras em 1780.

Bento Cortez de Toledo, natural de Taubaté. Arquidiocese de São Paulo

ACMSP - Aplicação Sacerdotal ano 1780

Aos 04-abril-1780 autos de deligencias por requerimento de Minas Gerais a favor de Bento Cortez de Toledo.

Testemunhas em Taubate:

Jeronimo Angelo dos Santos/ Ignacio Carvalho da Silvas/ Estevão Raposo Barbosa / Constantino Miz da Motta.

Obs: danificado e apagado.

 

5-10-2-7 Angela Mariana de Toledo casou com o Alferes João Leite do Prado.

S.L. 5º, 557, 3-7 Angela Marianna de Toledo casada em 1764 em Pindamonhangaba com João Leite do Prado, da mesma vila, f.º de Manoel Leite do Prado e de Francisca Vieira, n. p. de Francisco Leite de Miranda e de Maria do Prado, n. m. de José Vieira Fajardo e de Maria da Rocha

 

Pais de, pelo menos:

5-10-2-7-1 Timoteo Correa Leite (ou de Toledo), natural de Guaratingueta. Em Resende-RJ aos 20-02-1787 casou com Francisca Teresa de Jesus, n/b Guaratinguetá, filha de Venceslau do Amaral e Silva e Ana de tal.

20-02-1787 na matriz do Campo Alegre pelo Coadjutor Francisco Xavier de Toledo. Thimoteo Correa Leite, n/b na vila de Guaratingueta, f.l. do Alferes João Leite do Prado e Angela Marianna de Toledo; = cc. Francisca Teresa de Jesus, n/b Guaratinguetá, f.l. de Venceslau do Amaral e Silva e Ana F.... ilegivel (acervo Itamar Bopp - ficha 0193)

5-10-2-7-1-1 Maria Correa Leite, aos 30-12-1801 em Taubate, casou com Manoel Marcondes do Amaral, batizado em Pindamonhangaba em 10-04-1782, filho do Cap. Antonio Marcondes do Amaral e Ana Joaquina de Sá.

Pais de, q.d.:

5-10-2-7-1-1-1 Francisco Marcondes do Amaral, batizado em Taubaté em 02-11-1802. Habilitou-se as ordens sacras em 1822.

ACMSP - Aplicação Sacerdotal ano 1822

Autos de Genere a favor de Francisco Marcondes do Amaral 03-dezembro-1822

Diz Francisco Marcondes do Amaral, n/b na vila de Taubate, f.l. do Ten. Manoel Marcondes do Amaral e de D. Maria Correa Leite, n. da dita vila, neto paterno de Antonio Marcondes do Amaral, n. do lugar de Achadinha da ilha de S. Miguel do Bispado de Angra e de Ana Joaquina de Sá, n. da vila de Guaratingueta deste bispado, neto materno de Thimoteo Correa de Toledo e de Francisca Teresa de Jesus, naturais da vila de Taubate.

 

(...) ordens necessárias para as deligencias de genere, admitindo a justificação de fraternidade do Ten. Manoel Marcondes do Amaral, pai do suplicante, com o R.do Lourenço Marcondes de Sá habilitado neste bispado.

 

Inquirição de Testemunhas em Taubate.

 

Certidões:

- (Pindamonhangaba) aos 10-04-1782 bat a Manoel, f.l. do Cap. Antonio Marcondes do Amaral e de Ana Joaquina de Sá, foram padrinhos Antonio da Silva Salgado e s/m Maria Ferraz de Araujo, todos desta vila - Jose de Andrade ee Silva. Vila Real aos 20-abril-1826.

- (Taubate) aos 30-dezembro-1801 nesta matriz de Taubate se receberam Manoel Marcondes do Amaral, f.l. do Cap. Antonio Marcondes do Amaral e D. Ana Joaquina de Sá, naturalo e batizado na vila de Pindamonhangaba = com Maria Correa Leite, f.l. de Thimoteo Correa Leite e de s/m Francisca Teresa de Jesus, natural e batizada nesta freguesia. Test.: Ignacio Gonçalves Ramos digo Luiz Jose Carneiro e Lourenço Marcondes.

- (Taubate) aos 02-novembro-1802 nesta matriz de S. Francisco as Chagas de Taubate bat a Francisco, f. de Manoel Marcondes do Amaral e Maria Correa Leite; padrinhos o Reverendo Francisco Moreira da Costa com pp do Licenciado Lourenço Marcondes, e D. Ana de Sá digo Rosa de Sá mulher do Ten Cel. Antonio Moreira, todos desta vila. Taubate 19-abril-1826

 

 (...) se não encontraram  os assentos de batismo e casamento de seus avós maternos, Thimoteo Correa de Toledo e Francisca Correa(sic) de Jesus, talvez por antiguidade.

 

Autos de Patrimonio

5-10-3 João de Toledo Piza casou primeira vez com Francisca de Godoy, filha de João Pires de Godoy e Margarida Pereira

SL, V, 558, 2-3 Tenente João de Toledo Piza, f.º de João Vaz Cardoso § 2.º, foi 1.º casado com Francisca de tal e 2.ª vez casou em 1753 em Pindamonhangaba com Leonor Correa Leme, viúva, natural dessa vila, f.ª de Salvador Correa Leme e de Maria de Faria Ribeiro. Tit. Bicudos. Serviu os cargos públicos de juiz ordinário e de órfãos trienal em Taubaté, e faleceu em 1784, sendo inventariado em Guaratinguetá, sem geração, da 1.ª mulher, porém teve (C. O. de Guaratinguetá) da 2.ª 4 f.ºs:

SL. 6, 4, 3-6 Francisca de Godoy, C.c. João de Toledo, f.o de João Vaz Cardoso e de Francisca de Freitas.

 

5-10-4 Andre Correa de Toledo

SL, V, 558, 2-4 André Correa de Toledo foi morador na Meia Ponte onde casou. ad. Geral. Vol 9: 2-4 cc. Gertrudes de Andrade, vol. 6, pag. 534.

SL. 6, 534, 2-2 Gertrudes de Andrade, que casou na Meia Ponte com André Corrêa de Toledo, f.o do Capitão João Vaz Cardoso e de Francisca de Freitas Cortês.

 

5-10-5 Ana de Toledo Piza casou com Bartolomeo Fialho de Azevedo, natural de São Bartolomeu de Oriola, Bispado de Évora. Em 1753 moravam nas minas de Ouro Branco com seus filhos.

Geração em S.L. 5º, 558, 2-5, entre eles:

5-10-5-7 Luzia da Conceição de Toledo, natural da Cachoeira do Campo-MG. Casou com Cap. Domingos Moreira Fernandes, natural de de Santa Maria de Perozelo, Bispado do Porto, filho de Manoel Fernandes, e Maria Fernandes.

5-10-5-7-1 José batizado em Ouro Branco em 07-10-1737. José Moreira Fernandes habilitou-se as ordens sacras.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 07-10-1737 na capela do Engenho do Cap. Mor Domingos Moreira Fernandes bat a Jose, f.l. do dito Cap. Mor e D. Luzia da Conceição de Toledo,. foram padrinhos o Cap. Francisco Rodrigues Villarinho e Josefa Maria, mulher de Constantino Barbosa da Cunha, todos fregueses e moradores nesta freguesia.

 

ACMSP - Aplicação Sacerdota ano 1758

Autos de deligencias de genere feitas neste bispado por requisitória do de Mariana a favor do habilitando Jose Moreira Fernandes 11-abril-1759 nesta cidade de S. Paulo.

 

Bispado de Mariana:- Jose Moreira Fernandes, natural da freguesia de Sto. Antonio do Ouro Branco deste bispado, f.l. do Cap. Mor Domingos Moteira Fernandes, natural da freguesia de Santa Maria de Perozelo, Bispado do Porto, e de s/m D. Luzia de Toledo, natural da freguesia de N. Sra. de Nazare da Cachoeira do Campo deste bispado, neto paterno de Manoel Fernandes e de s/m Marias Fernandes, naturais da dita freguesia de Santa Maria de Perozelo, neto materno de Bartolomeu Fialho, natural da vila de São Bartolomeu de Oriola termo da vila de Viana Arc. de Évora, e Ana de Toledo, natural da freguesia de S. Francisco das Chagas de Taubate Bispafdo de S. Paulo.

 

Inquirição das testemunhas Taubate 01-fevereiro-1758

Manoel Vieira de Amores/ Antonio Pio Ferreira/ Rique Frz Vianna/ Manoel Nunes de Souza/ Antonio de Siqueira Garcia/ Vitoriano Correa Nunes/ Antonio Pires Ferreira/ Bernardo Teixeira.

 

5-10-5-7-2 Ana Maria Moreira, em Ouro Branco aos 22-01-1752, casou com Manoel Pereira Guimarães, natural da freguesia de S. Sebastião da vila de Guimarães, filho dos falecidos Domingos Martins Sampaio e s/m Izabel de Macedo.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 22-01-1752 Manoel Pereira Guimarães, f.l. Domingos Martins Sampaio e s/m Izabel de Macedo, ja defuntos, n/b na freg. de S. Sebastião da vila de Guimarães = cc D. Ana Maria, f.l. Cap. Mor Domingos Moreira Fernandes e D. Luzia da Conceição de Toledo, n/b na freg. de Santo Antonio do Ouro Branco;

Entre os filhos do casal:

5-10-5-7-2-1 Margarida batizada em 12-09-1754.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 12-09-1754 bat a Margarida, f.l. Manoel Pereira Guimarães e Ana Maria moradores na freg. de Santo Antonio da Itabira. Neta paterna de Domingos Martins Sampaio natural de Bastos e Izabel de Macedo natural de Rossas da comarca de Guimarães ambos do Arc. de Braga, e pela materna do Cap. Mor Domingos Moreira Fernandes natural da freg. de Santa Maria de ------ de Arrifama de Souza Bispado do Porto e de Luzia da Conceição de Toledo, natural da freguesia da Cachoeira deste bispado de Mariana. Foram padrinhos o Revdo Padre Frei Ubaldo(?) Maria de Parma, conventual na cidade do Rio de Janeiro, que mandou pp a Jose Moreira Fernandes, e Maria da Assunção mulher de João Luiz Branco de Santa Ana, moradora na freguesia de Itaverava.

 

5-10-5-9 Ana Maria de Toledo casou com Bernardo de Souza Caldas, familiar do Santo Ofício, filho dos falecidos João da Costa e s/m Bernarda de Souza, naturais de Santa Maria de Perozello termo da vila de Arefana de Souza Bispado do Porto.

1geração de sete filhos citados em SL. 5, 559, 3-9, entre eles:

5-10-5-9-3 Bernarda batizada em 17-12-1748 em Ouro Branco:

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 17-12-1748 bat a Bernarda n. aos 09, f.l. Bernardo de Souza Caldas e Ana Maria de Toledo, npaterna de João da Costa e s/m Bernarda de Souza, ja defuntos, naturais de Santa Maria de Perozello termo da vila de Arefana de Souza Bispado do Porto, e pela materna de Bartolomeu Fialho de Azevedo e s/m Ana de Toledo Piza, moradores na Itatiaia. Padrinhos o Cap. Domingos Moreira Fernandes e s/m D. Luzia da Conceição de Toledo, fregueses e moradores nesta freguesia e os pais da criança na de Itaverava.

 

5-10-6 Mariana de Freitas de Toledo casada com Domingos Pacheco de Mascarenhas, filho de Joana do Prado e seu terceiro marido Atanazio de Figueiredo Castello Branco - família “os irmãos Furtado” Cap. 1º.

S.L. 5º, 559, 2-6; Mariana de Toledo, f.a do § 2.0, casou em 1724 em Taubaté com Domingos Pacheco de Mascarenhas, natural desse lugar, f.o de Atanazio de Figueiredo Castello Branco fal. em 1751 em Pindamonhangaba e de Joana do Prado. Domingos Pacheco em 1751 era morador na Encruzilhada. Teve: 3-1 a 3-4.

 

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventario de Salvador Moreira Cordeiro:

1735 - Nomeação e penhora que faz Mariana de Freitas por um mandado do Juiz dos Orfãos por parte dos herdeiros de Salvador Moreira Cordeiro

Aos 29-dezembro-1740 em casas de morada de Domingos Pacheco Mascarenhas aí por Mariana de Freitas, mulher do dito, foi dado execução do mandado por onde foi feito esta penhora dos bens que tinham para satisfação da quantia declarada no dito mandado (...). De tudo se deu por entregue João Vaz Cardoso de todos os bens depositados (...) (assinam João Vaz Cardoso e Mariana de Freitas de Toledo).

 

O Cap. Joseph Moreira Cordeiro, Juiz de Orfãos trienal nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate (...) vão a casas de morada de Domingos Pacheco Mascarenhas aonde reside sua mulher Mariana de Freitas e lhe façam apreenção de todos os bens assim moveis como de raiz que lhe acharem para pagamento da quantia que constar nas escrituras de obrigação e fiança aos orfãos de Salvador Moreira Cordeiro, assim nas partes dos orfãos como nas mais duvidas e parcela pertencentes aquele monte a que ele se obrigou na cidade do Rio de Janeiro como devedor originario da fazenda que lhe foi vendida (...) 29-dezembro-1741

5-10-7 Maria de Toledo Cortez casou com Luiz da Silva Porto, filho de Domingos da Silva e Maria Ferreira.

          Moradores em Boa Vista, termo da vila de Guaratinguetá. Maria faleceu antes de sua mãe deixando filhos órfãos.

Geração de dez filhos citados em S.L. 5º, 559, 2-8:

5-10-7-1 Timoteo Correa de Toledo, habilitou-se ao sacerdócio. Doou as terras de seu patrimônio para a irmã Genoveva,

5-10-7-2 Floriano da Silva de Toledo, natural de Taubaté, habilitou-se ao sacerdócio em 1750.

ACMSP- Aplicação Sacerdotal ano 1750

Autos de Inquirição de genere de Floriano da Silva de Toledo - aos 09-dezembro-1750

Floriano da Silva de Toledo, n/b na freguesia de S. Francisco das Chagas da vila de Taubate deste bispado, f.l. de Luiz da Silva Porto, n/b na Sé da cidade do Porto e de s/m Maria de Toledo Piza, n/b na sobredita freguesia de S. Francisco das Chagas da vila de Taubate. Neto paterno de Domingos da Silva, n/b na freguesia da Sé da cidade do Porto ou em S. João da Foz e de Maria Ferreira, n/b na mesma freguesia da Sé do Porto, neto materno de João Vaz Cardoso, n/b na Sé desta cidade e de Francisca de Freitas Cortez, n/b na freguesia de S. Francisco das Chagas da vila de Taubate..

 

Inquirição das Testemunhas

Patrimonio

5-10-7-3 Bonifácio da Silva Toledo, batizado na capela do Facão (Cunha) aos 19-12-1740. Hbilitou-se ao sacerdócio em 1763

ACMSP- Aplicação Sacerdotal ano 1763

Autos de deligencias de genere neste bispado de S. Paulo a favor do habilitando Bonifacio da Silva de Toledo - aos 16-outubro-1763

Bonifácio da Silva Toledo, natural da freguesia de Nl. Sra da Conceição do Facão tempo em que era capela da freguesia de Sto. Antonio da vila de Guaratingueta, f.l. de Luiz da Silva Porto, natural da freguesia da Sé da cidade do Porto, e de Maria de Toledo Cortez, natural da fregusia de S. Francisco das Chagas da vila de Taubaté. NP de Domingos da Silva, e Maria Ferreira, nts da dita fregusia da Sé Bispado do Porto; NM de João Vaz Cardoso, natural desta ciudade e Francisca de Freitas Cortez n. a sobredita freguesia de Taubate.

 

Certidão: aos 19-dezembro-1740 na capela do Facão bat a Bonifacio, f. de Luiz da Silva Porto e de s/m Maria de Toledo, foram padrinhos Domingos da Silva e Maria Nunes de Siqueira, todos moradores no Facão ee freguesia desta vila. Guaratinguet 10-setembro-1763

 

(...) mostra mais o habilitando justificar a fraternidade a ser irmão legitimo do Dr. Floriano da Silva e Toledo, habilitado neste Juizo por serem ambos nfilhos dos mesmos poais e netos dos mejs avos declarados.

 

Autos de justificação de fraternidade

Autos de patrimonio

5-10-7-4 Tenente Luiz da Silva Ferreira, natural do Facão, casou com Maria (ou Monica) Felizarda, tambem natural do Facão, filha do Cap. Nuno dos Reis, n. da freguesia de S. Domingos, Patriarcado de Lisboa, e de Ana da Silva, natural de Guaratinguetá.

S.L. 5º, 559, 3-4 Luiz da Silva Porto casou-se.

 

         No censo de 1795 declarou 68 anos de idade .Morava com sua mulher Monica Felizarda de 47 anos, alguns agregados e 22 escravos.

 

Entre os inúmeros filhos do casal:

5-10-7-4-1 Ana Maria dos Reis, natural de Cunha onde aos 04-06-1783, casou com Antonio Alves de Castro, natural da freguesia de Mouzelos comarca da Feira Bispado do Porto, filho de Manoel Alvares de Castro e de s/m Ana Coelho; np de João Alvares de Castro e de Maria Alves, n. na freguesia de Mouzelos, comarca da Feira, Bispado do Porto; nm Manuel Jorge e de Maria Coelho, naturais da mesma freguesia.

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803): fls. 18v. aos 4-06-1783, Antonio Alves de Castro, n/b na freg. de Mouzelos, comarca da Feira, Bispado do Porto, f. de Manuel Alvares de Castro e de s/m Ana Coelho; np de João Alvares de Castro e de Maria Alves, n. na freguesia de Mouzelos, comarca da Feira, Bispado do Porto; nm Manuel Jorge e de Maria Coelho, naturais da mesma freguesia. Ana Maria dos Reis, n/b Cunha, fa. do Tenente Luis da Silva Ferreira e de s/m Maria Felizarda, naturais da freguesia do Facão; np de Luis da Silva Porto, natural da cidade do Porto e de Maria de Toledo Cortês, n. em Taubaté; nm do Cap. Nuno dos Reis, n. da freguesia de S. Domingos, Patriarcado de Lisboa, e de Ana da Silva, n.; na Guaratinguetá.  test.: Cap. Vitoriano dos Santos Sousa e José Vaz da Silva.

Ana Maria e Antonio tiveram ao menos:

5-10-7-4-1-1 Maria Ferminiana do Amor Divino, afilhada da tia-avó Genoveva, em casa de quem se criou.

5-10-7-4-2 Joaquina Maria de Toledo, natural de Cunha, onde casou em 01-10-1797 com Francisco Jose Fernandes filho de Pedro Fernandes e de Anastácia Gaspar, naturais da freguesia de São João Batista de Lasmares da Vila Real, arcebispado de Braga, n.p. de José Gonçalves e de Maria Alves e n.m. de Sebastião Fernandes e de Isabel Gaspar.

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803- Francisco José Fernandes, fº de Pedro Fernandes e de Anastácia Gaspar, naturais da freguesia de São João Batista de Lasmares (sic), comarca de Vila Real, arcebispado de Braga; n.p. de José Gonçalves e de Maria Alves; n.m. de Sebastião Fernandes e de Isabel Gaspar, com Joaquina Maria de Toledo, n. em Cunha, fª do Tenente Luís da Silva Ferreira e de Dona Mônica Felizarda; n.p. de Luís da Silva Porto, n. no bispado do Porto, e de Maria de Toledo Cortês, n. na vila de Taubaté; n.m. do Cap. Nuno dos Reis, n. em Lisboa, e de Ana da Silva, n. em Guaratinguetá. Tt.: José Gomes de Siqueira e José Vaz da Silva. Vigário José de Almeida Leme. Fls. 69v. – 1º-OUT-1797.

5-10-7-5 José Vaz da Silva, primeiro testamenteiro da irmã Genoveva abaixo. Teve ao menos o filho:

5-10-7-5-1 Nuno, afilhado e legatário da tia Genoveva

5-10-7-6 Genoveva de Toledo Silva, batizada no Facão. Em Cunha aos 13-11-1781 casou com Antonio Ferrão de Carvalho, f. de Manuel Ferrão, n. da freguesia de S. Cosme termo da vila de Gouveia, comarca da Guarda, Bispado de Coimbra, e de Maria Dias, da mesma freguesia.

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803): aos 13-nov-1781 Antonio Ferrão de Carvalho, f. de Manuel Ferrão, n. na freguesia de S. Cosme termo da vila de Gouveia, comarca da Guarda, Bispado de Coimbra, e de Maria Dias, da mesma freguesia; = com Genoveva de Toledo Silva, n.b. na capela de Itacurussá, freg. do Facão, filial de Taubaté, f. de Luis da Silva Porto, n. da cidade e Bispado do Porto, e de Maria de Toledo, n. em Taubaté, np de Domingos da Silva e s/m Maria Ferreira, naturais da cidade do Porto; nm de João Vaz Cardoso, n. na cidade de São Paulo e de s/m Francisca de Freitas, n. em Taubaté. tt.: Gaspar Gomes da Silva e Manuel Rodrigues Correia.

         Em 1789, no censo de Cunha, declarou ter 60 anos de idade, vivia de suas lavouras em terras do patrimônio de seu irmão Reverendo Timoteo de Toledo. Possuia 9 escravos e viviam com ela uma casal de agregados: Antonio Jose de Sampaio e sua mulher Ana Joaquina.

Arquivo do ESP- Maços de População- Cunha 1789- Genoveva de Tolº Sª vive de lavouras com terras do patrimônio do R.ev Telledo – 9 escravos – Agregados: Antonio Jose de S Payo e Anna Maria sua m.er- Bens rendim.tos: morada de casas na vila, animais, gado, cavalos etc.

 

         Genoveva faleceu com testamento aberto aos 06-10-1799. Sem filhos nem herdeiros necessários deixou diversos legados para afilhados.

Arquivo do ESP- Digital - Testamentaria de Genoveva de Toledo Silva- Cunha 1805

Cel Antonio Jose de Macedo- testamenteiro

Testamento

Em nome da SS.ma Trindade... Eu Genoveva de Tolledo Silva gravemente doente....

Primeiramente encomendo a alma...

Sou nat desta vila de Cunha batizada na Capela velha, filha leg de Luiz da Silva Porto e s/m Maria de Tolledo Cortez, fui cc Antonio Ferrão de Carvalho já falecido de cujo matrimonio não tivemos filho alguns nem tenho erdeiros forçados por já serem falecidos meus pais e avós. Peço e rogo em primeiro lugar a meu irmão Jose Vaz da Silva em segundo lugar a meu irmão Luiz da Sª Ferreira e em terceiro lugar a Antonio Jose de Macedo queiram ser meus testamenteiros.

(Corpo enterrado na Matriz, determinou acompanhamentos)

Deixo a minha afilhada Maria Ferminiana do Amor Divino filha do meu compadre Antonio Alves de Crasto e s/m Anna Maria criada em minha casa...

Deixo a minha irmã Francisca Maria de Tolledo Silva.....

Deixo a minha afilhada Francisca filha de Lourenço Monteiro Ferraz...

Deixo a meu afilhado Nuno filho de meu irmão Jose Vaz da Silva..

Deixo a Maria Lodivina exposta em minha casa hoje morando em casa do Alf Antonio Pires Querido...

Encomendou missas, deixas para serviçais, as casas da vila para o compadre Lourenço Monteiro Ferraz na falta dele a seus filhos.

Possuo mais as terras do patrimônio do meu irmão Padre Thimoteo que mas deu.......

Vila de Cunha 06-02-1798 Cunha

Cumpra-se- 04-10-1799  Abertura 06-10-1799

 

5-10-7-7 Francisca Maria de Toledo e Silva casou com Antonio Ramos da Silva, natural de Pindamonhangaba. Pais de, pelo menos:

SL.5, 559, 3-7 Francisca que C.c. Antônio Ramos da Silva e teve: 4-1 Maria Francisca

 

5-10-7-7-1 Maria Francisca Ramos casou com Lourenço Monteiro Ferraz, filho de João Monteiro Ferraz, natural de Mesão Frio Bispado de Lamego e de Dona Ana Gomes de Souza, natural da Ilha Grande. Entre os filhos do casal:

5-10-7-7-1-1 Francisca Maria, natural de Cunha, afilhada e legatária da tia Genoveva. Casou aos 20-11-1799, com Antonio Marcelino, natural da freguesia de Santo Antonio da Lapa, deste bispado, filho de Bernardino Alvares e de Josefa Maria.

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803):aos 20-11-1799 Antonio Marcelino, n.b. na freguesia de Santo Antonio da Lapa, deste bispado, f. de Bernardino Alvares e de Josefa Maria; = Francisca Maria, n.b. Cunha, f. de Lourenço Monteiro Ferraz e Dona Ana de Souza, nm de Antonio Ramos e s/m Francisca Maria da Silva. tt. Manuel Pereira de Toledo e o Coadjutor Inacio de Toledo e Silva.

5-10-7-7-1-2 Maria Felizarda da Silva, natural de Cunha onde aos 26-05-1778, casou com Jose Pereira de Sousa, n. em Cunha, filho de Jose Pereira de Sousa, natural de Paramos, termo da Feira, bispado do Porto, e de Cordula Maria Bueno, natural de Cunha, np deJoão Alvares de Oliveira e de Teresa Pereira, naturais de Paramos, nm de Diogo Bueno, naturalo de Pindamonhangaba e de Gertrudes da Maia, n. no Rio de Janeiro.

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803):aos 26-05-1788 Jose Pereira de Sousa, n. em Cunha, f. de Jose Pereira de Sousa, n. em Paramos, termo da Feira, bispado do Porto, e de Cordula Maria Bueno, n. em Cunha, np deJoão Alvares de Oliveira e de Teresa Pereira, naturais de Paramos, nm de Diogo Bueno, n. em Pindamonhangaba e de Gertrudes da Maia, n. no Rio de Janeiro; = com Maria Felizarda da Silva, n. em Cunha, fa. de Lourenço Monteiro Ferraz e Maria Francisca Ramos, np de João Monteiro Ferraz, n. em Mesão Frio, bispado de Lamego, e de D. Ana Gomes de Sousa, n. na Ilha Grande, nm de Antonio Ramos da Silva, n. em Pindamonhangaba e de Francisca Maria da Silva, n. em Cunha, Tt. Francisco Jose da Rocha e João Monteiro Ferraz.

5-10-7-7-1-3 Manoel Monteiro Ferraz, natural de Cunha onde aos 20-04-1799, casou com Teodora Monteiro de Toledo, daí natural, filha de José Monteiro Ferraz e de Catarina Maria de Toledo, np de João Monteiro Ferraz e Dona Ana de Sousa, nm de Luiz da Silva Porto - 5-10-7-10-4 abaixo

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803):aos 20-04-1799 Manuel Monteiro Ferraz, n.b. em Cunha, f, de Lourenço Monteiro Ferraz e Maria Francisca, np de João Monteiro Ferraz e de s/m Dona Ana de Sousa, nm de Antonio Ramos e Francisca Maria; = com Teodora Monteiro de Toledo, n.b. em Cunha, fa. de Jose Monteiro Ferraz e de Catarina Maria de Toledo, np de João Monteiro Ferraz e Dona Ana de Sousa, nm de Luis da Silva Porto. Tt. Manuel Pereira de Toledo e Antonio Jose de ----.

 

5-10-7-9 Francisca Joaquina de Toledo Silva , filha de Maria de Toledo Cortez e Luis da Silva Porto, casou com Francisco Pereira de Carvalho, natural de Paramos termo de Feira do Bispado do Porto-PT. Pais ao menos de:

5-10-7-9-1 Maria Eufrasia Pereira, nat de Cunha onde casou aos 27-05-1788 com Jose Lopes de Araujo, filho de Francisco de Araújo e de Leonor Lopes, naturais da freguesia de Nossa Senhora da Corredoura, bispado de Lamego

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803- José Lopes de Araújo, fº de Francisco de Araújo e de Leonor Lopes, naturais da freguesia de Nossa Senhora da Corredoura, bispado de Lamego, com Maria Eufrásia Pereira, n. em Cunha, fª de Francisco Pereira de Carvalho, n. em Paramos, termo da Feira, bispado do Porto, e de Francisca Joaquina de Toledo Silva, n. em Cunha; n.p. de João Antônio de Carvalho; n.m. de Luís da Silva Porto, n. na cidade do Porto, e de Maria de Toledo Cortês, n. em Taubaté. Tt.: Manuel Antônio Barata e Francisco Pereira de Sousa. Vigário Antônio Benedito da Assunção. Fls. 39v. – 27-MAIO-1788.

5-10-7-10 Catarina Maria de Toledo casou com José Monteiro Ferraz, filho de João Monteiro Ferraz e s/m Ana Gomes já citados. Foram pais de, q.d.

5-10-7-10-1 Maria da Silva Ferraz aos 04-03-1790 casou com Estolano Francisco, n. em Mogi das Cruzes, filho de Manoel José Machado e de Maria das Chagas de Jesus; np de Antonio José Machado e de Vitoria Barbosa, nm de Brás Francisco Ramalho e de s/m Luisa Pedrosa

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803) aos 04-03-1790 Estolano Francisco, n. em Mogi das Cruzes e fregues de Taubaté, f. de Manuel José Machado e de Maria das Chagas de Jesus; np de Antonio Jose Machado e de Vitoria Barbosa, nm de Brás Francisco Ramalho e de s/m Luisa Pedrosa; = com Maria da Silva Ferraz, fa. do Licenciado José Monteiro Ferraz e Dona Catarina Maria de Toledo, np de João Monteiro Ferraz e s/m Ana Gomes, nm de Luis da Silva Porto e s/m Maria de Toledo Cortes. tt. Teofilo Luis da Silva e Jose Vaz da Silva.

5-10-7-10-2 Joaquina Antonia aos 05-07-1790 casou com João de Macedo, f. de Francisco José de Macedo e s/m Mariana Francisca de Sampaio.

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803) fls. 46 aos 05-07-1790 João de Macedo, f. de Francisco Jose de Macedo e s/m Mariana Francisca de Sampaio; = com Joaquina Antonia, fa de Jose Monteiro Ferraz e de Catarina Maria de Toledo. tt. Padre Floriano da Silva Toledo e Nuno da Silva Reis.

5-10-7-10-3 Ana Josefa aos 20-01-1799 casou com Leonardo Pimenta de Oliveira, n.b. Cunha, f. de Andre Rodrigues Cordeiro e Narcisa Maria de Oliveira, nm de João Monteiro Ferraz e Dona Ana de Sousa, já citados.

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803) fls. 74 aos 20-01-1799 Leonardo Pimenta de Oliveira, n.b. Cunha, f. de Andre Rodrigues Cordeiro e Narcisa Maria de Oliveira, nm de João Monteiro Ferraz e Dona Ana de Sousa; = com Ana Josefa, n.b. em Cunha, fa. de José Monteiro Ferraz e de Catarina Maria de Toledo, np de João Monteiro Ferraz e de Dona Ana de Sousa, nm de Luis da Silva Porto. Tt. Manuel Pereira de Toledo e João Alves Fernandes de Magalhães.

5-10-7-10-4 Teodora Monteiro de Toledo, batizada em 07-01-1744, aos 20-04-1799 casou com Manoel Monteiro Ferraz, batizado em 26-01-1744, filho de Lourenço Monteiro Ferraz e Maria Francisca - 5-10-7-7-1-3 supra.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1799 vol 2383

Dizem Manoel Monteiro Ferraz e Thedora Monteira de Toledo da vila d Cunha deste bispado (que estão contratados para casar, foram proclamados e dispensados do impedimento de “2º grau liquido de consanguinidade e de 3º tb de consanguinidade mixto de 2º)

Com o favor de Deus querem casar Manoel Monteiro Ferraz fº leg de Lourenço Monteiro Ferraz e Maria Francisca Ramos já fal nat e bat nesta Matriz com Theodora Monteiro de Toledo fª leg de Jose Monteiro Ferraz e Catharina Maria de Toledo Sylva bat nesta matriz dispensados de 2º grau de consanguinidade e de 3º mixto

Certidões-

Lv bat fls 56- aos 26-01-1774 nesta Matris de N Sra da Conceição do Facão bat M.el fl de Lourenço Monteiro Ferraz e Maria Francisca Ramos- padrinhos Antonio Caetano Solteiro fl do furriel Alberto Caetani França e Genoveva de Toledo Silva filha de Luiz da Sª Porto.

Lv bat  fls 67- Aos 07-01-1777 nesta Matriz do Facão  bat Theodora fª leg de Jose Monteiro Ferraz e Catharina Maria de Tolledo foram padrinhos cap Vitorino dos S.tos Souza casado e Margarida da Sª solteira filha de Luiz da Sª Porto.

E pedem autorização para se casar na Capella da Boa Vista de Cunha.

5-10-7-11 Emiliana Maria de Toledo casou com Thomaz da Silva Reis, filho do Cap. Nuno dos Reis dos Santos, n. Benfica, Patriarcado de Lisboa e de Ana da Silva n. em Guaratingueta. Entre seus filhos:

5-10-7-11-1 Maria Francisca dos Reis casou aos 03-06-1786 com Francisco Lourenço Guimarães, filho de Manoel Domingues Barreto e de Rosa Lourenço; np de Antonio Domingues Barreto

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803). aos 03-06-1786 Francisco Lourenço Guimarães, f. de Manuel Domingues Barreto e de Rosa Lourenço; np de Antonio Domingues Barreto = com Maria Francisca dos Reis, fa. de Tomaz da Silva Reis e Emiliana Maria da Silva. np do Cap. Nuno dos Reis dos Santos, n. Benfica, Patriarcado de Lisboa e de Ana da Silva n. em Guaratingueta; nm de Luis da Silva Porto, n. da cidade do Porto, e de Maria de Toledo Cortes, n. em Taubaté. tt. Alf. Nuno dos Reis e José dos Reis dos Santos.

5-10-7-11-2 Catarina Maria dos Reis aos 03-06-1788 casou com Manoel Aires do Amaral, filho de Manoel Francisco Aires e de Maria de Jesus, np de Manoel Francisco Aires e Isabel Francisca de Jesus, do lugar do Amial; nm de João de Paiva e Mariana de Paiva.

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803). aos 03-06-1786 Manuel Aires do Amaral, f. de Manuel Francisco Aires e de Maria de Jesus, np de Manuel Francisco Aires e Isabel Francisca de Jesus, do lugar do Amial; nm de João de Paiva e Mariana de Paiva; = com Catarina Maria dos Reis, fa. de Tomaz da Silva Reis e Emiliana Maria de Jesus, np do Cap. Nuno dos Reos, n. em Benfica, Patriarcado de Lisboa, e de Ana da Silva, n. em Guaratingueta, nm de Luis da Silva Porto, n. da cidade do Porto, e de Maria de Toledo Cortes, n. na vila de Taubate. Tt. Cap. Jose Gomes de Siqueira e Ten. Luis da Silva Ferreira.

5-10-7-11-3 Alferes Antonio da Silva Reis, em Campanha-MG aos 09-02-1791, casou com Josefa Maria de Mello, filha do Ajudante José Teixeira de Mello e D. Maria do Carmo - familia Viveiros - Cap. 1º.

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 09-02-1791 Alferes Antonio da Silva Reis, f.l. de Tomas da Silva Reis e de Emiliana Maria de Toledo e Silva, n/b na freguesia do Facam na vila Nova de Cunha Bispado de S. Paulo = D. Josefa Maria de Mello, f.l. do Ajudante Joze Teixeira de Mello e D. Maria do Carmo, n/b nesta matriz.

 

5-10-8 Simão de Jesus, frei franciscano

5-10-9 Antonio, faleceu em menoridade

 

5-11 Maria Dias, com nove anos em 1685. Maria de Todos os Santos casou com Domingos Rodrigues do Prado, filho de Francisco Borges e Luzia Rodrigues do Prado - família Os irmãos Furtado Cap. 1º..

          Domingos faleceu aos 28-02-1717 com testamento.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado Domingos Rodrigues do Prado, o moço

Autos aos 16-agosto-1717 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate em casas de morada de Maria de Todos os Santos, dona viuva que ficou de Domingos Rodrigues do Prado, o moço. Ficaram dois filhos machos e o dito defunto falecera aos 28 dias do mes de fevereiro deste presente ano e fizera testamento que logo apresentou.

- Titulo dos Filhos:

Amaro Gil do Prado, 12 anos e meio.

Bernardo de idade de 3 para 4 anos.

16-agosto-1717 curador dos menores Cap. Matheus Rodrigues do Prado.

Bens e Avaliações/ Partilhas.

Declarou a inventariante que seu marido deixou uma espingarda de esmola a um bastardo por nome Manoel, que se tirara da terça, e com o remanescente dela deixa se reparta por seus filhos.

Monte Mor 1:272$280 reis.meação da viuva 636$140 reis

Remanescente da terça 183$180 reis

Para cada menor junto com o remanescente da terça 295$770 reis.

 

Testamento: (...) aos 28-julho-1716 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Tauabte eu D.os Roiz do Prado (...) faço este testamento: encomenda a alma.

Testamenteiros: a meu cunhado João Vaz Cardoso, e a João Sobrinho de Moraes; encomenda o sepultamento e missas.

Sou casado com Maria de Todos os Santos e tive dois filhos legitimos e minha mulher pejada, os quais são meus legitimos herdeiros.

Declara bens - Devo a minha mãe Luzia Roiz 40 mil reis e lhe deixo 12 mil reis da minha terça; declaro que tenho um bastardo por nome Manoel, o qual fica livre desempedido de qualquer servidão e lhe deixo 12 mil reis de minha terça e uma espingarda. O remanescente de minha terça deixo para meus filhos. Taubate 18-julho-1716 D.os Roiz do Prado.

Abertura: aos 28-fevereiro-1717 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubaté foi apresentado ao juiz ortdinário o testamento de D.os Roiz do Prado para que o abrisse por que o testador era falecido (...)..

Cumpra-se como nele se contem 28-fevereiro-1717

 

Aos 02-maio-1731 termo de curador do orfão Bernardo Roiz na pessoa de Salvador Moreira de Castilho, primo por parte materna do orfão, por ser casado na terra.

 

Diz Amaro Gil, morador nesta vila, orfão que ficou por falecimento de seu pai D. os Roiz do Prado, que lhe é necessario haver os ganhos de dinheiro que lhe coube (...).

 

Maria de Todos os Santos e Domingos foram pais de:

5-11-1 Amaro Gil do Prado com 12.5 anos em 1717

5-11-2 Bernardo Rodrigues com 3 para 4 anos, recebeu por curador Salvador Moreira de Castilho, seu primo por parte materna..

5-11-3 Um por nascer em julho de 1716, não arrolado no inventario de 16-08-1717.