PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 4º Pedro Gil, capitão

(atualizado em 06-abril-2019)

 

SL 8º, 36,1-1 Capitão Pedro Gil, natural de S. Paulo, faleceu com testamento em Taubaté em 1668, e foi 1.º casado com Violante de Siqueira, falecida em 1656, em Taubaté, f.ª de Francisco Borges e de Helena Rodrigues; e 2.ª vez com Izabel da Cunha f.ª de Jeronimo da Veiga e de Maria da Cunha..

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Pedro Gil, filho de Sebastião Gil e Feliciana Dias, com 35 anos em 1663 conforme declarou no inventario de Francisca Luiz, nora de Damião de Moraes.

Pedro casou duas vezes. Primeiro com Violante de Siqueira, filha de Francisco Borges e sua mulher Helena Rodrigues. Foram moradores em São Paulo onde nasceu sua filha em 1650. Em seguida mudaram para Taubaté onde Violante faleceu com inventario aberto pelo viúvo aos 06-03-1656.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada Violante de Siqueira - 1656

Autos aos 06-03-1656 vila de Taubate.

Inventariante Pedro Gil, por morte de sua mulher Violante de Siqueira.

Titulo dos filhos:

uma filha por nome Violante.

um filho por nome Sebastião

um filho por nome Domingos

 

Pedro casou em segundas com Izabel da Cunha, filha de Jeronimo da Veiga e Maria da Cunha. Faleceu em Taubaté com inventario aberto aos 23-10-1668. Em 1670 Izabel, viúva de Pedro Gil, compareceu como herdeira no inventario de sua mãe SAESP vol. 17º, neste site. Testou em 02-04-1683, declarando três filhos que teve com Pedro Gil - família Maria da Cunha e Jeronimo da Veiga, neste site.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

 

Inventariado Cap Pedro Gil

Inventário: Taubate

Autos aos 23-outubro-1668 no sitio e fazenda de Dona viuva Izabel da Cunha, mulher do defunto.

Inventariante, a viúva. Assinou a seu rogo por não saber escrever, João Batista.

 

Titulo dos filhos da primeira mulher Violante de Siqueira:

- mulher de Domingos Rodrigues do Prado = Sebastião de 16 anos = e Domingos de 14 anos, órfãos.

 

Filhos desta mulher segunda:

- Domingas, de idade 11 anos = Jeronimo, 8 anos, pouco mais ou menos = Maria, 3 anos pouco mais ou menos = Catarina, 2 anos pouco mais ou menos.

 

Termo de curadoria a Manoel Gil, dos dois orfãos Sebastião e Domingos.

27-outubro-1668 no termo desta vila de S. Francisco das Chagas em sitio e fazenda do defunto Pedro Gil, por Manoel Gil foi dito e requerido(...): que o defunto seu irmão Pedro Gil o deixou em seu testamento por curador dos dois órfãos seus sobrinhos Sebastião e Domingos, filhos do dito defunto (...).

 

Folha de partilha que se fez a dona viuva por morte de sua filha Catarina -

Sebastião Gil de Siqueira e Domingos Gil de Siqueira, filhos do defunto Pedro Gil e de sua mulher Violante de Siqueira, ambos derfuntos, que eles suplicantes tem idade remida, juizo e entendimento e são capazes e suficientes para governar suas fazendas. (ano 1674)

 

[inicio apagado] declaro que me deve Matias Gomes, morador na vila de Mogi dois mil reis. Meu primo Manoel da Silva Gil, morador na vila de Ubatuba me deve 4 mil reis de resto de um conhecimento. O Cap. Manoel Frz me deve ..... O Cap. Manoel Frz Edra me deve .... Declaro que meu primo Francisco da Cunha me deve .....; meu primo Gaspar da Cunha me deve .....

Devo a meu irmão Pascoal Gil ..... As terras em que lavra meu irmão Antonio Gil e tem seu sitio, lavrara nelas assim ele como seus herdeiros enquanto viverem e se as não poderão vender, e que sendo algum de meus herdeiros lavrar juntamente nas ditas terras o poderão fazer.

(mais devedores) Francisco Ribeiro Banhos.

Declaro que minha sogra Maria da Cunha, moradora na vila de S. Paulo, me deve de resto de dote de casamento que me prometeu meu sogro, seu marido, 40 mil reis...

Declaro que tenho dois fihos bastardos, os quais deixam meus irmãos qual quizer para os criar e doutrinar.

Encomenda missas e sepultamento.

Deixo e peço a meu irmão Manoel Gil queira ser curador de seus sobrinhos Sebastião e Domingos e os mandara ensinar e doutrinar como seus filhos.

Deixo a minha mulher Izabel da Cunha por minha testamenteira e herdeira de minha terça (...). Roguei e pedi ao tabelião desta vila Sebastião Miz Pra. este fizesse e comigo assinasse, 19-dezembro-1668. Segue-se a aprovação.

Cumpra-se como nele se contem. S. Francisco das Chagas aos 24 de outubro de 166? anos.

 

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada Izabel da Cunha

Inventariante: Manoel Vieira Sarmento

Abertura: (existe apenas parte do miolo da folha)

Testamento

02-corroido -1683 estando eu doente de cama....Primeiramente (encomendou a alma, fez invocações pias). Testamenteiros: Cap M.el Vieira Sarm.to e minha filha (corroído) e meu (corroído)

Declaro que sou nat de S Paulo filha leg de Hieronimo da Vega e Maria da Cunha;fui cc com o defunto Pº Gil com três erderos a saber Domingas da Vega, Mª da Cunha e HI (corroído) da Vega. Domingas da Vega casei com o Cap M.el Vrª Sar( ) ..pago do que lhe prometi (declarou bens entre eles um sitio no termo de Taubaté e casas na vila, escravos)... Pei a meu cunhado Pascoal Gil asinasse este testamento por mim, 02-04-1683

Seguem avaliações, leilão de bens e tomada de dinheiro a ganhos

 

Filhos de Pedro Gil e Violante de Siqueira

1- Violante de Siqueira

2- Sebastião Gil de Siqueira

3- Domingos Gil de Siqueira

 

Filhos de Pedro Gil e Maria da Cunha

4- Domingas

5- Jeronimo, com 8 anos em 1668.

6- Maria, 3 anos em 1668. Segundo Silva Leme morreu solteira, como sua irmã Catarina abaixo

7- Catarina, com dois anos, faleceu ainda durante o inventario do pai, herdou sua mãe.

 

4-1 Violante de Siqueira, batizada na Sé de S Paulo em maio de 1650

N Sra da Assunção- Batizados 1650 – Aos --- de Mayo bauptizei e puz os santos óleos a Violante fº de Pº Gil e Violante de Siqueira Padrinhos Sebastião Gil e Sebastiana Pimentel

          No inventario do pai em 1668 Violante já estava casada com Domingos Rodrigues do Prado, filho de Francisco Rodrigues e Antonia Furtado. Em abril de 1715 Domingos e Violante fizeram testamento conjunto onde declararam sua filiação e descendência. Por falecimento de Domingos o testamento recebeu o “cumpra-se” aos 09-05 do mesmo ano e dia 25 de abril foi aberto inventario de seus bens.

          Violante refez o testamento aos 02-05-1721 e teve seu inventario aberto no dia sete do mesmo mês e ano.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado; Capitão Domingos Rodrigues do Prado- Inventariante: Violante de Siqueira

25-05-1715- Sitio no bairro de Aguasay, vila de Taubaté onde estava a viúva Violante de Ciqueira... assinou seu procurador Domingos Gonçalves Ramos

Titulo dos herdeiros do casal

Francisco Rodrigues do Prado já defunto que foi casado com Maria da Veiga de que ficaram quatro filhos machos e hua femea todos de menor idade

Domingos Rodrigues do Prado- Deonizio Rodrigues do Prado- Salvador Rodrigues do Prado- Euzebio Rodrigues do Prado- Manoel Rodrigues do Prado- João Rodrigues do Prado

Catherina de Ciqueira cc Domingos Luiz Cabral- Antonia Furtada cc João Cabral da Silva já defuntos deixando a filha Antonia Furtada cc Andre do Prado Leme - Violante de Siqueira cc Belchior Felix Correia- Felipa Rodrigues já defunta cc João Monteiro de Queiroz, deixando o filho Manoel menor de idade- Josepha Rodrigues cc o Cap Gaspar Pereira de Castro

 

Seguem muitas folhas com declaração de bens, administrados e créditos

– Testamento- Aos 18-04-1715 - Saibam .. que eu Domingos Rois do Prado e minha mulher Violante deSiqrª estando em perfeito juízo....Primeiramente encomendamos nossas almas.... Rogamos sejam testamenteiros: Francisco Alvares Correa, filho Manoel Rodrigues do Prado, genro Gaspar Pereira de Castro, Domingos Gls’ Ramos. (fazem disposições sobre o sepultamento na Matriz da vila, acompanhamentos etc)

Somos ambos naturais de S Paulo filhos leg de Fran.co Roiz q deus aja e Antonia Furtada e de Pedro Gil e Violante de Siqrª todos já defuntos. Somos casado face a Igreja, tivemos doze filhos – foram casadas e dotadas cinco filhas a saber Antonia Furtada já defunta deixou uma filha minha neta cc Andre do Prado; Catharina de Siqrª cc Domingos Luiz Cabral; Violante de Siqueira cc Belchior Felis Correia; Felipa Roiz cc João Montrª de Queiroz; Josepfa Roiz cc Gaspar Pereira de Castro

Afora as filhas acima temos sete filhos a saber Francisco Roiz do Prado já defunto, Deonizio Roiz do Prado, Manoel Roiz do Prado, João Roiz do Prado que não devem nada ao monte, e os outros são Domingos Roiz do Prado e Salvador Roiz do Prado e Euzebio Roiz do Prado que temos nas minas (e levaram gentio da terra que pertence ao monte e devem repor)

Declararm créditos e que não deviam nada a ninguém.

Cumpra-se: Taubate, 9-05-1715

Codicilio- 24-04-1715- Pede para ser sepultado no Convento de Sta Clara

 

Folha de Partilha de João Rodrigues do Prado- 1725 a 1730

 

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada Violante de Siqueira 1721

Autos aos 07-junho-1721 no sitio que ficou da defunta Violante de Siqueira termo a vila de S. Francisco das Chagas, inventariante seu filho Dionisio Roiz do Prado.

Diz Manoel Roiz do Prado, testamenteiro da defunta sua mãe Violante de Siqueira (...).

Treslado do Testamento: (...) aos 02-maio-1721 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate em casas de minha vivenda, eu Violante de Siqueira (...) faço este testamento; encomenda a alma. Testamenteiros em 1º a meu filho Salvador Rodrigues do Prado, em 2º a Manoel Rodrigues do Prado e em 3º ao Cap. Domingos Cordeiro; encomenda o sepultamento e missas.

Sou natural da vila de S. Paulo, f.l. de Pedro Gil e de s/m Violante de Siqueirqa, ja defuntos. Fui casada nesta vila com Domingos Rodrigues do Prado, ja defunto, de cujo matrimonio tivemos dezoito filhos, dos quais são vivos nove a saber: Domingos Rodrigues do Prado =  Dionisio Rodrigues do Prado = Salvador Rodrigues do Prado = João Rodrigues do Prado = Euzebio Rodrigues do Prado = Manoel Rodrigues do Prado = Catarina de Siqueira casada com Domingos Luiz Cabral = Violante de Siqueira casada com Belchior Feliz Correa = Josefa do Prado casada com Cap. Gaspar Pereira de Castro. Declaro que faleceu com herdeiros Francisco Rodrigues do Prado = Antonia Furtada casada com João Cabral, ja defunto = e Felipa Rodrigues do Prado casada com João Monteiro de Queiroz. Todas as minhas filhas foram dotadas. Declaro que os mais filhos que houve de matrimonio morreram de menor idade,

Declara bens. Distribuiu peças do gentio da terras: a seu filho Dionisio Rodrigues do Prado// e Ana Felix sua mulher// a meu filho Euzebio Rodrigues do Prado // a m/filho Manoel Rodrigues do Prado = a meu filho Salvador Rodrigues do Prado.

O remanescente de minha terça deixo a meu filho Dionisio Rodrigues do Prado

(...) pedi ao tabelião Pedro de Souza da Fonseca que este por mim escrevesse (...) Violante de Siqueira

Aprovação 02-maio-1721

Auto de inventário aos 08-maio-1721 inventariante Dionisio Rodrigues do Prado, filho da defunta.

Titulo dos filhos da defunta, vivos:

1- Domingos Roiz do Prado

2- Dionisio Roiz do Prado

3- Savador Roiz do Prado

4- Euzebio Roiz do Prado

5- Manoel Roiz do Prado

6- João Roiz do Prado

Filhas viúvas:

7- Catarina de Siqueira cc Domingos Luiz Cabral.

8- Violante de Siqueira cc Belchior Felix Correa

9- Josefa do Prado cc Cap. Gaspar Pereira de Castro

Filhos de que ficaram filhos:

- Francisco Roiz do Prado, casado que foi com Maria da Veiga, de que lhe ficaram e tem de presente os filhos seguintes:

- Francisco Rodrigues de 20 anos

- Violante de Siqueira de treze anos.

- Domingos Rodrigues de doze anos.

- Antonia Furtada, defunta, casada que foi com João Cabral da Silva, ja defuto, que lhe ficou a filha seguinte:

- Antonia Furtada cc Andre do Prado Leme.

- Felipa Rodrigues do Prado, defunta, casada com João Monteiro de Queiroz de que ficou um filho seguinte:

1- Manoel, de menor idade.

 

Avaliações/ Dividas e Devedores

Mont mor liquido 9:385$598 reis que partidos por onze(sic) herdeiros da a cada um 853$236 reis.

 

Pagamento a primeira dotada Catarina de Siqueira.

Pagamento a Francisco Rodrigues do Prado

Pagamento a herdeira da defunta Antonia Furtada.

Pagamento a herdeira Violante de Siqueira por cabeça a Belchior Felix.

Pagamento a Dionisio Roiz.

Pagamento a Salvador Roiz.

Pagamento a Euzebio Roiz

Pagamento a Manoel Roiz do Prado

Pagamento a João Roiz do Prado

Pagamento ao herdeiro João Monteiro de Queiroz por cabeça de Felipa Roiz do Prado

Pagamento a Gaspar Pereira por cabeça de Josefa Roiz.

Treslado do inventário.

Autos de Contas tomadas de Manoel Roiz do Prado - aos -- de junho de 1724

 

Segundo os testamentos e inventários, Domingos e Violante tiveram:

4-1-1 Francisco Rodrigues do Prado, casou com Maria Antunes da Veiga, filha de Manoel Correa da Veiga - família Maria da Cunha e Jeronimo da Veiga.

          Francisco faleceu em fins de 1708 com inventario aberto aos 25-02-1709. Deixou cinco filhos e um por nascer. Desses filhos três sobreviveram e herdaram nos inventários dos avós, pelo que foram seguidamente pedidas transcrições destes inventários a favor dos herdeiros netos para bem de seus direitos.

          Casou Maria Antunes da Veiga em segundas com Pedro de Brito Leme, moradores em Pindamonhangaba onde tiveram filhos, aportes à GP: Pedro de Brito Leme - SL. VI, 328, 4-4, neste site.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar

Inventariado Francisco Rodrigues do Prado

Autos aos 25-fevereiro-1709 nesta vila em o sitio e fazenda do Cap. D.os Roiz do Prado para fazer inventário dos bens e fazenda de Francisco Roiz do Prado em cuja paragem e casa estava Maria Antunes da Veiga, dona viuva que ficou do dito. Assinou a seu rogo seu pai o Cap. Manoel Correa da Veiga.

Titulo de Filhos: Joseph = Francisco = Domingos = Violante = João = a viuva pejada.

Avaliações

Pagamento a viuva de sua meação.

Pagamento feito aos cinco orfãos com o que esta no ventre da viuva que fazem seis.

Diversos recibos, entre eles (im 493) Recebi do Cap. Domingos Rodrigues do Prado, a esmola de duas missas de corpo presente ditas pela alma do defutno seu filho Francisco Roiz. Taubate primeiro-fevereiro-1709 Pedro dos Reis Pimentel.

Recebi do do Cap. Domingos Rodrigues do Prado, a esmola de cincoenta missas q serão pela alma do defunto seu filho Francisco Roiz neste Convento de Santa Clara. Taubate 29-dezembro-1708 anos.

Recebi de Salvador Roiz do Prado duas patacas de acompanhamento de um Anjinho, filho de Francisco Roiz do Prado, q Ds haja, e assim mais 3 patacas da cova e da cruz da fabrica. 6-outubro-1709

O enterro e mais gastos deste filho devia sair de sua legitima e não do monte.

Partilhas:

- ao herdeiro Manoel Roiz Moreira por cabeça de sua mulher Violante de Siqueira

 

Formal de Partilhas - Documento incompleto

25-02-1709

Suplicante Francisco Rodrigues Portes, morador nesta vila, que ele fez requerimento ao juiz dos orfãos para q se lhe passassem umas casas que lhe ficaram em folha de partilhas a ele e aos mais herdeiros, e ainda havia um orfão de menor (...)

Diz Francisco Roiz Portes, morador nesta, que por falecimento de seu pai Francico Roiz do Prado que Ds haja, se mostrou pertencer a ele e seus irmãos entre os quais ha um menor, umas casas de telha nesta vila (..,.).

 

Diz Domingos Rodrigues do Prado, filho de Francisco Roiz do Prado, que ele se acha emancipado, e q mostra estar casado, com idade uso e razão para poder reger seus bens (...)

 

Inventariante Maria Antunes da Veiga, viuva que ficou de Francisco Rodrigues do Prado, com seus filhos que ficaram do dito defunto dando lhes partilhas de seus bens 25-fevereiro-1709.

Titulo dos filhos: Joseph = Francisco = Domingos = Violante = João = e Miguel dos quais somente se acham Francisco = Violante = e Domingos.

 

Julgo estas partilhas por sentença Cumpra-se como nelas se contem Taubate 15-abril-1709 Heronimo Ferreira de Mello.

Casando-se a dita viuva segunda vez com Pedro de Brito Leme (...)

 

Pagamento feito ao herdeiro Domingos Roiz do Prado.

 (...) nos autos do inventário de Domingos Rodrigues do Prado, avo do justificante, em os quais se acha a parte que pertence aos herdeiros, todos juntos, filhos do dito Francisco Rodrigues do Prado, legitima de seus avos, incluido e declarado na folha de partilhas (...).

 

 (...) inventario dos bens que ficaram por morte do defunto Domingos Rodrigues do Prado cujos autos por mim foram sentenciados - 26-fevereiro-1725 inventariante Manoel Rodrigues do Prado filho deste defunto Domingos Rodrigues do Prado e Violante de Siqueira e cabeça de casal para fazer inventário dos bens dos ditos defuntos.

 

Titulo dos filhos: Domingos Rodrigues do Prado, de maior = Dionisio Rodrigues do Prado, de maior = Euzebio Rodrigues do Prado, de maior = Salvador Rodrigues do Prado, de maior = Manoel Rodrigues do Prado, de maior =

Filhas casadas: Catarina do Prado de Siqueira cc Cap. Domingos Luiz Cabral

= Violante de Siqueira cc Belchior Felis

= Josepha do Prado casada com Gaspar Pereira de Castro

Filhos defuntos com filhos:

Francisco Rodrigues do Prado, casado, lhe ficaram tres filhos: Francisco Rodrigues, casado/ Violante de Siqueira, casada com Manoel Rodrigues/ Domingos Rodrigues do Prado

= Antonia Furtada de que lhe ficou uma filha casada com Andre do Prado e se chama Antonia Furtada

= Felipa do Prado, defunta, casada que foi com Manoel Monteiro e lhe ficou um menor chamado Manoel Monteiro.

Se fizera termo de curador ao ausente João Rodrigues e Domingos Rodrigues do Prado e a dois orfãos Manoel Monteiro e Domingos

 

Inventariado Francisco Rodrigues do Prado

Requerente o herdeiro Domingos Rodrigues do Prado aos 29-03-1725

Dizem os herdeiros que ficaram do defunto Francisco Rodrigues do Prado para efeito de porem em arrecadação algumas dividas que lhe couberam por folha de partilhas por morte de seus avos D.os Rodrigues do Prado e Violante de Siqueira (...).

Treslado do pedido:

Autos aos 26-fevereiro-1725 nesta vila, Manoel Rodrigues do Prado, filho dos defuntos Domingos Rodrigues do Prado e Violante de Siqueira, cabeça de casal, para fazer inventário dos bens dos ditos defuntos.

 

Titulo dos filhos: Domingos Rodrigues do Prado, de maior = Dionisio Rodrigues do Prado, de maior = Euzebio Rodrigues do Prado, de maior = Salvador Rodrigues do Prado, de maior = Manoel Rodrigues do Prado, de maior = João Rodrigues do Prado, de maior = Filhas casadas: Catarina do Prado de Siqueira cc Cap. Domingos Luiz Cabra = Violante de Siqueira cc Belchior Felis = Josepha do Prado vasada com Gaspar Pereira de Castro = Filhos defuntos com filhos: Francisco Rodrigues do Prado, casado, lhe ficaram filhos: Francisco Rodrigues, casado/ Violante de Siqueira, casada com Manoel Rodrigues/ Domingos Rodrigues do Prado = Órfã Antonia Furtada de que lhe ficou uma filha casada com Andre do Prado e se chama Antonia Furtada = Felipa do Prado, defunta, casada que foi com Manoel Monteiro e lhe ficou um menor chamado Manoel Monteiro.

 

          Segundo seu inventario, os de seus pais e as petições de seus filhos, Francisco Rodrigues do Prado e Maria Antunes da Veiga tiveram ao todo seis filhos, dos quais José, João e Miguel (póstumo) faleceram ainda na inventariança do pai. Compareceram no inventario da avó paterna:

4-1-1-1 Francisco Rodrigues Portes, com 20 anos em 1721

4-1-1-2 Violante de Siqueira Gil, com 13 anos em 1709, em 1721 estava casada com Manoel Rodrigues Moreira. Manoel foi inventariado por Violante em 1740. Compareceram 7 filhos.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventario dos bens que ficaram do defunto Manoel Roiz Moreira.

Inventariante Violante de Siqueira

Autos em 1740 nesta vila, presente Violante de Siqueira, viuva que ficou do defunto Manoel Rodrigues Moreira. Seu marido havia falecido com testamento e que tinham sete filhos: Ana / Andreza/ Violante / Maria / Ignacio / Manoel / Francisco.

 

Titulo dos filhos:

1- Ana, de 16 anos.

2- Andreza, de 13 anos.

3- Violante, de dez anos.

4- Maria,. 7 anos.

5- Ignacio, 6 anos.

6- Manoel, 3 anos

7- Francisco, oito meses.

 

Bens - avaliações - dividas que se deve ao casal - dividas que o casal deve - partilhas

 

Termo de tutoria dos orfãos deste inventário a Eleuterio Felix de Oliveira - 03-maio-1740

 

Diz Violante de Siqueira Gil, da vila de Taubate, viuva que ficou de Manoel Roiz Moreira (...).

 

Conta tomada neste inventario da legitima dos orfãos - 15-setembro-1752 Violante de Siqueira, mãe e tutora dos orfãos Manoel, Francisco, Ignacio, Maria, Violante, Andreza e Ana (...).

 

Auto de sequestro feito em uma morada de casas de Violante de Siqueira Gil - 05-[danificado]-1761

Diz Violante de Siqueira Gil, viuva que ficou de Manoel Roiz Moreira, que ela esta obrigada por este juizo a satisfação das legitimas de seus filhos, pela falencia dos fiadores Eleuterio Felix e Francisco Roiz (...) e ofereceu por seus fiadores e pagadores a Joam Leite de Miranda e Verissimo de Siqueira do Prado.

 

Termo de tutoria aos 09-fevereiro-1761 nesta vila em casas de morada de João Leite de Miranda, para tutora e curadora de seus filhos a viuva Violante de Siqueira Gil (...).

4-1-1-2-1 Ana de 16 anos, em 1740.

4-1-1-2-2 Andreza, de 13 anos.

4-1-1-2-3 Violante, de dez anos

4-1-1-2-4 Maria, 7 anos.

4-1-1-2-5 Ignacio, 6 anos.

4-1-1-2-6 Manoel, 3 anos

4-1-1-2-7 Francisco, oito meses.

4-1-1-3 Domingos Rodrigues do Prado, com 12 anos em 1709. Em petição não datada, declarou ser maior e casado, capaz de gerir seus bens. Disse Silva Leme que foi casado com Maria de Todos os Santos mas é certo que o marido desta Maria foi filho de Francisco Borges Rodrigues e Luzia Rodrigues, conforme seu testamento.

SL. 3, 320, 4-3 Domingos Rodrigues do Prado, com 12 anos casou mais tarde com Maria de Todos os Santos f.ª de Amaro Gil Cortes e de Mariana de Freitas.

 

4-1-2 Domingos Rodrigues do Prado, filho de Violante de Siqueira e Domingos Rodrigues do Prado. Casou com Leonor Bueno da Silva, filha de Bartolomeu Bueno da Silva e Joana de Gusmão.

SL. 3, 316, 3-3 capitão-mor Domingos Rodrigues do Prado, falecido em 1738, foi cc. Leonor de Gusmão (ou Bueno da Silva) fa. do capitão-mor Bartholomeu Bueno da Silva (o moço) e Joanna de Gusmão - (1, 513)

 

Domingos e Leonor foram moradores em Carrancas, MG, onde ela faleceu viúva aos 11-01-1754.

Carrancas, MG aos 11-01-1754 no lugar dos serranos desta freguesia faleceu D. Leonor Buena da Silva, viuva do Cap. Domingos Rodrigues [---dobra]do, natural da Parnaiba e f.l. do Cel. Bartolomeu Bueno da Silva e Joana de Gusmam. E faleceu de idade de [---dobra]venta e nove anos com todos os sacramentos e abintestado. Sepultada na capela do lugar dos Serranos.

Tiveram ao menos q.d:

4-1-2-1 Domingos Rodrigues da Silva, casou em Carrancas aos 19-04-1746 com Maria Jorge de Araujo, natural de Parnaiba-SP, filha de Pascoal Leite Paes e Maria de Araujo. Com geração descrita na familia Os Bueno da Fonseca em Lavras-MG, cap 3º

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) fls. 28 aos 19-04-1746 Domingos Rodrigues da Silva, f.l. Domingos Rodrigues do Prado e Leonor Boena e Silva; = cc. Maria Jorge de Araújo, n. freg. N. Sra. da Penha da vila de Parnaiba com S. Paulo, f.l. Pascoal Leite Paes e Maria de Araujo, neste site.

         Viuvo, Domingos casou em Jacuí-MG aos 30-08-1769 com Maria Pereira da Assunção natural da Borda do Campo-MG, filha de Miguel Pereira Lisboa e Ignez da Assunção - familia Amaro de Mendonça Coelho.

Jacui, MG aos 30-08-1769 matriz Ten. Domingos Rodrigues da Silva, viuvo de D. Maria Jorge de Araujo = cc D. Maria Pereira da Assunção, f.l. Cap. Miguel Pereira Lisboa e D. Ignez da Assunção, n/b na freg. de N. Sra da Conceição da Bitipoca freg. da Borda do Campo.

4-1-2-2 Bartolomeu Bueno da Silva, natural de Pitangui, casou em Carrancas com Izabel Bueno da Fonseca, filha de Francisco Bueno da Fonseca e Maria Jorge, com geração na família Os Bueno da Fonseca em Lavras-MG, cap 4º.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) (inicio em folha faltante) Bartolomeu Bueno da Silva, n/b na freg. de Pitangui, f.l.Cap. Domingos Rodrigues do Prado e Leonor Buena da Silva Prado(Prado riscado sic); = cc Isabel Bueno da Fonseca, n/b na cidade de S. Paulo, f.l. Cap. Mor Francisco Bueno da Fonseca e Maria Jorge, já falecida. Testemunhas Simão Alves Chaves morador em S. Gonçalo da Vituruna, e Carlos Martins, ambos casados

 

4-1-3 Dionizio Rodrigues do Prado casou com Estacia da Veiga, filha de Jeronimo da Veiga e Maria Moniz de Miranda - familia Maria da Cunha e Jeronimo da Veiga

 

4-1-4 Salvador Rodrigues do Prado casou com Felipa de Siqueira da Silva (ou de Camargo), filha de Francisco de Camargo Santa Maria e Maria de Siqueira - família Duarte Pacheco de Albuquerque Cap. 3º.

SL. 3, 315, 3-2 Salvador Rodrigues do Prado casou-se em S. Paulo com Filippa de Siqueira de Albuquerque Camargo f.ª de Francisco de Camargo Santa Maria e de Maria de Siqueira de Albuquerque. Faleceu Salvador Rodrigues do Prado em 1752 no caminho de Goiás e deixou pelo seu inventário (C. O. de S. Paulo) o f.º único:

Pais de:

4-1-4-1 Francisco Rodrigues da Silva casou com Maria Clara da Anunciação, batizada na Sé de S. Paulo em 03-03-1735, filha de Alexandre Monteiro de Sampaio e de Petronilha da Assunção Alvares.

SP, SP aos 03-março-1735 bat a Maria, f. de Alexandre Monteiro de Sampaio e de s/m Petronilha da Assunção Alvres, foram padrinhos Tome Alvres de Castro, casado e Manoela da [----/ mulher de Ma[-------/.

         Francisco faleceu em 15-09-1761 de um tiro que lhe deram. Maria casou segunda vez, com provisão de 1764, com José da Piedade Soares, batizado aos 24-01-1721 na freguesia Espirito Santo no lugar de Carregal Bispado de Lamego, filho de Manoel Dias Soares e Maria Antunes. Maria Clara faleceu em Conceição dos Guarulhos em 07-11-1769.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1764

Jose da Piedade Soares e Maria Clara da Anunciação

Autos de Justificação a favor de Jose da Piedade 24-outubro-1764

Diz Jose da Piedade Soares, n/b na freguesia do Espirito Santo no lugar de Carregal Bispado de Lamego, f.l. de Manoel Dias Soares e Maria Antunes, que para se casar com Maria Clara da Anunciação, viuva que ficou de Francisco Roiz da Silva, lhe é preciso justificar ser livre e desimpedido.

Depoimento do Justificante: (...) tinha de idade 43 para 44 anos, pouco mais ou menos e que tem de idade 16 para 17 anos saiu de sua patria em direitura a Lisboa onde residiu seis ou sete anos na freguesia de S. Nicolau (...) veio para o Rio de janeiro e passou para esta cidade aonde residiu alguns anos e depois passou para Goias, depois para a vila de Curitiba onde tem assistido ate o presente e que na sua patria, e cidade de Lisboa se mantivera sempre libre e desimpedido e que nunca prometera casamento a mulher alguma, e que nas minas de Goiases não se demorava em arraial algum por mais tempo de quatro meses.

 

Testemunhas:

-Antonio Gomes Machado, n. da freguesia de N. Sra do Vale das Romans e morador nesta cidade, solteiro, vive de seus negocios, de idade 35 anos.

- Manoel Batista Simões, n. da freguesia de N. Sra dads Neves da vila de --- Flores Bispado de Coimbra, casado e morador nesta cidade, 49 anos

- Antonio Jose Braseiro, n. da freguesia de S. Miguel de Passos Bispado de Coimbra, casado e morador nesta cidade, 44 anos.

 

Testemunhas na vila de Curitiba.

 

Autos de Casamento 19-dezembro-1764

Certidão - Sé de São Paulo: aos 15 de 7bro de 1761 anos faleceu o Tenente Francisco Roiz da Silva casado com Maria Clara da Anunciação, natural desta cidade, filho leg. de Salvador Roiz do Prado e de s/m Felipa de Siqueira da S.ª, sem sacramento algum por morrer instantaneamente de um tiro; enterrado na capela da veneravel ordem 3ª; faleceu sem testamento. S. Paulo 19-dezembro-1764.

 

Quer casar Jose da Piedade Soares, n. do lugar do Carregal Freguesia do Espirito Santo Bispado de Lamego, f.l. de Manoel Dias Soares e Maria Antunes = com Maria Clara da Anunciação, viuva de Francisco Roiz da Silva, filha leg. de Alexandre Monteiro de Sampaio e de s/m Petronilha da Anunciação ja defuntos. A contraente natural da cidade de S. Paulo do mesmo bispado.

 

Certidão de banhos da freguesia de S. Nicolao e de Santa Maria Mayor ambas da cidade de Lisboa e da naturalidade do orador - fiador Manoel Jose da Encarnação

 

Recebi 50$000 reis que pagou Jose da Piedade Soares por não apresentar banhos de sua naturalidade e das freguesia de S. Nicolao e de Sta. Maria Maior da cidade de Lisboa e certidão do seu batismo. S. Paulo 4-março-1768

 

Apresenta os banhos e o batismo: Paroquial igreja da freguesia do Carregal deste Bispado: Jose ad Piedade Soares natural da dita freguesia do Carregal aonde foi batizado em os 24 de janeiro de 1721, f.l. de Manoel Dias Soares e de Maria Antunes; e assistiu por algum tempo na fregusia de S. Nicolao e Santa Maria Mayor da cidade de Lisboa e casado com fiança a banhos na cidade de S. Paulo com Maria Clara da Anunciação, viuva de Francisco Rodrigues da dita cidade (...).

 

Guarulhos, SP aos 07-11-1769 faleceu no bairro das Lavras Velhas Maria Clara da Anunciação n. da cidade de S. Paulo e moradora nesta freguesia, teria 33 anos, cc Jose da Piedade.

 

4-1-5 Euzebio Rodrigues do Prado, filho de Violante de Siqueira e Domingos Rodrigues do Prado. Pai ao menos de:

1-1-5-1 Josefa Rodrigues do Prado legatária do tio João Rodrigues do Prado

4-1-6 Manoel Rodrigues do Prado casou com Joana de Oliveira, filha de João Felix Lobo e Maria de Oliveira - família Jaques Felix. Manoel Faleceu aos 03-06-1749, com inventario aberto por sua viúva.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado: Manoel Rodrigues do Prado

Inventariante: A viúva Joana de Oliveira

0?-03-1750- a viúva declarou que seu marido falecera aos 03-06-1749 com testamento que apresentaria. Assinou a seu rogo seu filho Verissimo de Siqueira do Prado.

Filhos

João Rodrigues cc Maria Moreira

Ver[-----]mo de Siqueira do Prado cc Fran.ca Morª Lima (Verissimo em justificação)

Joanna de Olivrª casada com An.to Barreto Moreyra

Theodora solteira 25 anos

Anna solteira

Liberata- solteira

Ign.ca

Agueda

 

Avaliações

Pagamento feito a Joam Rodrigues do Prado 66$000

Pagamento feito a Mª Roiz filha do testador (parte de seu pagamento no valor de um negro arrematado por seu irmão João Roiz do Prado)

Pagamento a Josepha do Prado viúva de Gaspar Pereira 23$000

Pagamento a ---toria Felix; Pagamento feito a ???? filha de Claudio Cabral; Pagamento feito a filha de Salvador Barbosa 30$000; Pagamento a Irman.dade do Senhor dos Passos

Pagamento a Verissimo de Siqueira –

Pagamento a Miguel Pinheiro de Rezende 145$445

Pagamento feito a Francisco Gomes

Pagamento feito a Miguel Rodrigues e mais erdeiros seus irmans 36$900

Pagamento feito a Luiz da Sylva; ao Cap Mor D.os Afonso Felix;

 

Termos de Arrematações

Cobranças de dividas

13-04-1750- Justificação de João Roiz de Olivrª nesta vila m.or q falecendo seu pai Manoel Roiz do Prado se fez inventario e partilhas. E pq seu pai lhe e a dever..... testemunhas: Verissimo de Siqueira do Prado, casado, 30 anos, irmão do justificante. Guilherme Moreira, nesta vila morador, 46 anos, cunhado do justificante- Francisco de Arruda Lemme parente por afinidade-

No inventario de Manoel Rodrigues do Prado foram arrolados os seguintes filhos herdeiros:

4-1-6-1 João Rodrigues do Prado casado com Maria Moreira, viúva de Manoel Fernandes Malvão, filha de Manoel Rodrigues Moreira e Ana Ribeiro Leme - família “Gaspar Vaz Guedes”.

4-1-6-2 Verissimo de Siqueira do Prado, casado, declarou 30 anos em 1750. Casou com Francisca de Arruda (ou Moreira), filha de Manoel Rodrigues Moreira, falecido com inventario aberto aos 18-01-1757, e Ana Ribeiro Leme - família Gaspar Vaz Guedes.

4-1-6-3 Joana de Oliveira, casada com Antonio Barreto Moreira, falecida em Taubaté aos 01-12-1758. Joana deixou dez filhos com idades entre 16 e 2 anos. Em 1767 Antonio prestou termo de obrigação e fiança da legitima dos órfãos seus filhos por ter se casado novamente.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Joana de Oliveira cc Antonio Barreto Moreira

Auto de inventario dos bens que ficaram por falecimento de Joana de Oliveira, moradora que foi no termo desta vila, casada com Antonio Barreto Moreira - ao primeiro-dezembro-1758 nesta vila.

Inventariante o cabeça de casal Antonio Barreto Moreira. Sua mulher falecera aos dois de novembro do presente ano.

Titulo dos filhos:

1- Joseph, 16 anos.

2- Maria, 12 anos.

3- Bernarda, 11 anos.

4- Coletto de 10 anos.

5- Eufrasia de 9 anos.

6- Ana de 5 anos.

7- Antonio de 8 anos.

9- Catarina de 3 anos.

10- Ursula, de 2 anos.

Declaração de Bens/ Dividas que a fazenda deve/

Auto de Partilha 09-dezembro-1758

Termo de tutoria e curadoria aos 20-dezembro-1758 dos orfãos menores a seu pai Antonio Barreto Moreira

Termo de obrigação e fiança que da Antonio Barreto Moreira para as legitimas de seus filhos menores, de sua primeira mulher Joana de Oliveira, defunta. 09-maio-1767.

Fiador: Verissimo de Siqueira do Prado e Manoel Correa Moreira

Diz Antonio Barreto Moreira, morador desta vila, (...) vinha trazer os bens que pertenciam aos orfãos filhos dele suplicante, para serem arrematados e reduzidos a dinheiro e este ser recolhido ao cofre, por se haver o suplicante casado segunda vez (...).

4-1-6-4 Teodosia 25 anos, solteira

4-1-6-5 Ana, solteira

4-1-6-6 Liberata, solteira.

4-1-6-7 Inacia

4-1-6-8 Agueda

4-1-6-9 Maria Rodrigues: Pagamento feito a Mª Roiz filha do testador” (parte de seu pagamento no valor de um negro arrematado por seu irmão João Roiz do Prado)

 

4-1-7 João Rodrigues do Prado natural de Taubaté onde foi batizado em perigo de vida aos 25-06-1693. Em 1747, com 54 anos de idade e morador em S João del Rei, pediu provisão para casar com Mariana Bueno de Souza ou de Araújo, batizada em S Paulo em 1709, filha de Guilherme da Veiga Bueno e Izabel de Souza de Araújo, neta paterna de Baltazar da Costa da Veiga e Maria Bueno de Mendonça, família Domingos de Góes.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais- Ano 1747

Diz João Rodrigues do Prado nat de Taubaté e por hora assistente em S João del Rei bisp do RJ que está contratado para casar com Mariana Boena de Souza, sem impedimentos, precisa da provisão ... quer casar o Cap João Rodrigues do Prado nat e bat na freg de S Francisco das Chagas de Taubaté filho leg de Domingos Rodrigues do Prado e Violante de Siqueira Gil já defuntos com Marianna Buena de Souza bat na freg de S Paulo filha leg de Guilherme da Veiga Bueno já defunto e Izabel de Souza

Lv de Bat Catedral de SP fls 240 – Marianna filha de Guilherme da Vega e s/m Izabel de Souza – Padrinhos: Mestre de Campo Domingos da Sylva Bueno de Catherina de Siqueira- (Acima deste assento está um de 08-01-1709 e logo abaixo um de 10-02-1709)

Lv 2º de bat Igreja Matriz de S Francisco das Chagas de Taubaté- fls 27v?- 25-06-1693 – João fl de Domingos Roiz do Prado de Violante de Siqrª- não tem padrinho pq nasceo em perigo – Padre João de Faria Fialho

          Cap. João faleceu com testamento ditado em 03-02-1758 em Madre de Deus do Rio Grande comarca de S. João del Rei e aberto em 25 de abril do mesmo ano e foi inventariado pela viúva Mariana Buena de Araujo. Deixou legados a diversos sobrinhos (inventário neste site colaboração de Moacyr Villela):

- Maria Rodrigues do Prado, moradora em Taubaté, herdeira da terça parte das fazendas. Sem identificação da filiação.

- Inácia, moradora em Taubaté, filha de Gaspar Pereira

- Josefa Rodrigues do Prado, filha de Euzébio Rodrigues do Prado em 1758 estava contratada para casar com Manoel de tal.

- os filhos de Manoel Rodrigues do Prado.

 

          Mariana casou segunda vez aos 16-07-1764 com Manoel Filgueiras de Brito, portugues, filho de Francisco Filgueiras e de sua mulher Maria Carvalha, inventariado em 1781. Mariana faleceu aos 08-12-1788 com testamento redigido em Aiuruoca, na “paragem do Francês” onde morava, (testamento neste site colaboração de Moacyr Villela). Sem geração deixou por herdeiros sua irmã Izabel Maria e os sobrinhos filhos de seus irmãos Bento de Souza e Baltazar da Veiga e Silva - família Domingos de Goes, neste site.

 

4-1-8 Catarina do Prado de Siqueira, filha de Domingos Rodrigues do Prado e Violante de Siqueira, casou com Domingos Luiz Cabral, natural da Ilha Grande, filho de Domingos Cabral e Domingas Barbosa.

          Moradores em Taubaté onde tiveram casas e terras e onde moravam em seu sitio no bairro de Tremenbé. Aí foi aberto o inventario de Domingos aos 29-10-1726, deixando viúva, oito filhos machos e uma femea. Nessa ocasião dois de seus filhos estavam nas minas. Catarina testou em 25-05-1736 e teve inventario aberto aos 23-09 do mesmo ano.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado Domingos Luís Cabral 1726

29-10-1726 em casas e sitio de Domingos Luiz Cabral defunto, no bairro de Tremembé e sendo ai a viúva Catherina de Siqueira do Prado.... (assinou por ela seu filho Euzebio Roiz do Prado.

Rol dos Filhos

Estevão Cabral do Prado, casado 42 anos

Luiz Cabral do Prado, solteiro 40 anos

Salvador Barbosa do Prado casado 37 anos

Raymundo Cabral do Prado emancipado 36 anos

Luzindo Cabral, solteiro emancipado 30 anos

Francisco solteiro 27 anos

Claudio solteiro 21 anos

Serafino solteiro 24 anos

Domingas Barbosa cc Antonio da Cunha e dotada 19 anos.

 

Testamento: Aos 16-08-1726 eu Domingos Luiz Cabral doente de cama..... (encomendou a alma, invocações de praxe) Testamenteiros: Gaspar Pereira de Castro, e os filhos Estevão Cabral do Prado e Salvador Barbosa... fez determinações quanto ao seu funeral, missas e acompanhamentos... Sou cc Catherina de Siqueira do Prado por carta de ametade- da qual tenho os filhos a saber: Estevão Cabral = Luiz Cabral = Salvador Barbosa = Raimundo Cabral = Lusindo Cabral = Francisco Barbosa = Claudio Barbosa = Serafim Barbosa = Domingas Barbosa, de menor = - Sou nat da Ilha Grande – RJ filho leg de D.os Cabral e s/m Domingas Barbosa já defuntos.

Declarou os bens, os administrados, os escravos, declaro que tenho uma tenda de ferreiro..

 

Testamento de Domingos Luiz Cabral, serrado, cozido (...) e cinco pingos de lacre vermelho por banda e abonado por mim tabelião abaixo assinado nesta vila de Taubate 18-agosto-1726 = Pedro de Souzas da -----

Salvador Barbosa do Prado, testamenteiro do pai pede sejam citados para comparecerem nas partilhas Luiz Cabral do Prado e Luzindo Barbosa...

 

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada:Catarina do Prado de Siqueira

Vila de Taubaté- 23-09-1736- o filho Estevão Cabral prestou juramento para declarar os filhos e bens de sua mãe.

Titulo dos filhos

Estevão Cabral casado

Salvador Barbosa casado já defunto

Lucindo Barbosa casado

Raimundo Cabral casado

Serafino Barbosa

Francisco Barbosa

Claudio Barbosa Cabral

Domingas Barbosa cc Miguel Antunes

 

Segue a relação e avaliação dos bens

Citados as partilhas os que puderam ser citados.

 

Treslado do testamento de Catherina de Siqu.ra do Prado

 25-05-1736 doente de cama.... (Encomendou a alma e fez longas evocações pias) Rogo a Constantino de Oliveira e Diogo Barbosa do Rego queira ser meus testamenteiros- determinou ser sepultada na Igreja Matriz no altar de N Sra das Brottas, encomendou acompanhamentos e missas- sou nat desta vila filha de Domingos Rodrigues do Prado e Violante de Siqueira já defuntos. Viúva de Domingos Luiz Cabral já defunto- filhos: Estevão Cabral, Luiz Cabral, Salvador Barbosa já defunto e deixou filhos; Laurindo Cabral, Serafino Barbosa Raiuindo Cabral; Francisco Barbosa; Claudio Barbosa; Domingas Barbosa casada Miguel Antonio os quais são todos meus legítimos herdeiros. Luiz Cabral o qual totalmente deserdo de toda parte de minha fazenda por me haver posto a mão asperamente e ser comigo ímpio// ...declarou bens e negros e administrados alguns em poder de alguns filhos e do “meu irmão Manoel Rodrigues”... Deixou o restante da terça para ser distribuída igualmente entre minha neta Branca filha de Salvador Barbosa,, minha sobrinha Maria filha de meu irmão Manoel Rodrigues, e uma filha primeira de meu filho Claudio Barbosa ...-

 

Termo de curador dos órfão e herdeiros ausentes a João Cordeyro

Partilhas

Segundo seus inventários e testamentos, Domingos e Catarina foram pais de (idades em 1726):

4-1-8-1 Estevão Cabral do Prado, com 42 anos em 1726, estava casado com Ana Cordeiro de Castilho, filha de Domingos Cordeiro Gil e Andreza de Castilho, neta paterna de outro Domingos Cordeiro Gil e de Antonia Coutinho de Peralta - nesta família Cap. 9º Bento Gil de Siqueira.

4-1-8-1-1 Domingos Luiz Cabral, batizado em 27-01-1736. Em 1758 tirou provisão para se casar com Joana Batista Buena de Camargo, batizada na Sé de S. Paulo em 05-07-1734, filha de José Vitorino e Josefa Buena.

SL. 1º, 297,4-1 Joana Batista Bueno de Camargo, casada em 1758 com Domingos Luiz Cabral, f.o de Estevão Cabral do Prado e de Ana Cordeiro (de Taubaté).

ACMSP Dispensas matrimoniais ano 1758

Domingos Luiz Cabral e Joana Batista Buena de Camargo 28-janeiro-1758

Quer casar Domingos Luiz Cabral, f.l. de Estevão Cabral do Prado e de s/m Ana Cordeira, todos naturais e fregueses da vila de S. Francisco das Chagas de Taubate = com Joana Batista Buena de Camargo, f.l. de Joseph Vitorino de Camargo e de s/m Josefa Buena Rosada, todos naturais da cidade de S. Paulo e fregueses de N. Sra do Desterro da freguesia de Juqueri.

Certidões: Sé da cidade de S. Paulo: aos 05-julho-1734 bat a Joana filha de Joseph Vitorino e de s/m Josefa Buena, foram padrinhos João da Rocha de Mattos e sua mulher [rasgado] Buena.

Matriz de S. Francisco das Chagas de Taubate: aos 27-janeiro-1736 bat a Domingos, f.l. de Estevão Cabral do Prado e de s/m Ana Cordeira, foram padrinhos p Revdo Padre João da Silva ---- e Teresa de Jesus, todos fregueses desta paroquial.

 

Autos de justificação de estado livre a favor de Domingos Luiz Cabral - 22 de janeiro de 1758

Testemunhas:

- P.e Ignacio da Cunha, clerigo subdiacono, natural desta cidade ade S. Paulo de idade 32 anos

- Manoel Correa Bueno, natural e morador e casado nesta freguesia da Sé desta cidade, vive de suas lavouras, de idade 47 anos

 

4-1-8-1-2 Estevão Cabral do Prado, natural de Taubate. Em Resende-RJ aos 20-04-1773 casou com Maria Florencia, natural da Sé de S. Paulo, filha natural de Antonia Rodrigues.

20-04-1773 na Matriz de Campo Alegre pelo Vig. Francisco Xavier de Toledo. Estevam Cabral do Prado, n/b em S. Francisco das Chagas da vila de Taubaté, f.l. de Estevam Cabral do Prado, já defunto e Anna Cordeyra de Castilhos; = cc. Maria Florencia, n/b da Sé da cidade de São Paulo, f.l. digo filha natural de Antonia Rodrigues e pai incognito. Test.: Manoel Alves Vidal e João da Silva Fernandez (acervo Itamar Bopp - ficha 0285)

 

4-1-8-2 Luiz Cabral do Prado, solteiro com 40 anos, ausente nas minas. Foi deserdado pela mãe em testamento.

4-1-8-3 Salvador Barbosa do Prado (ou do Prado Barbosa) batizado em Taubaté em 18-07-1689. Aos 02-09-1714 casou com Estacia Antunes da Veiga, batiz\ada em em 09-02-1694, filha de Antonio Correa da Veiga e Marta de Miranda família Maria da Cunha e Jeronimo da Veiga, neste site.

Salvador faleceu nas minas de goiases e teve inventario de seus bens aberto em Taubaté aos 09-09-1738, deixando viúva e os cinco filhos (idades em 1738):

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventário que se fez por falecimento de Salvador Barbosa do Prado, desta vila, falecido nas minas dos goases.

Vila de Taubathe, 09-09-1738, em casas de morada do juiz de órfãos Sarg Mor Thome Portes del Rey sendo ahi Anna(sic) Antunes da Veiga viúva que ficou do defunto Salvador Barbosa do Prado seu marido, para  dar procedimento ao inventario....

Termo de tutoria.a Geraldo Pinheiro da Veiga irmão da inventariante cabeça de casal.

 

Titulo dos filhos

João 24 anos

Marta cc João Cordeiro, 20 anos

Catherina 18 anos

Branca 12 annos

Ignacia 11 anos pouco mais ou menos

 

Declaração de bens, pagamento de dividas

Acertos e quitações de dividas

 

Partilhas

4-1-8-3-1 João 24 anos

4-1-8-3-2 Marta Barbosa de Jesus casou com João Garcia Cordeiro, filho de Domingos Cordeiro Gil e Antonia Coutinho de Peralta nesta família Cap. 9º.

          Entre seus filhos:

4-1-8-3-2-1 João Antunes Cordeiro, batizado em Taubate aos 02-09-1745. Habilitou-se ao sacerdócio, com processo de 1764:

ACMSP - Processos de Habilitação de Genere et Moribus

25-julho-1764 João Antunes Cordeiro

João Antunes Cordeiro, batizado em S. Francisco das Chagas da vila de Taubate, filho de João Garcia Cordeiro, e de Marta Barbosa de Jesus naturais da freguesia de Taubate. NP de Domingos Cordeiro Gil, n. de Taubate e Antonia Coutinho de Peralta, n. da freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos; NM de Salvador do Prado Barbosa, e Estácia Antunes, ja defuntos.

Vila de S. Francisco das Chagas de Taubate - Testemunhas, entre outras:

- Antonio Gomes Botelho, morador nesta vila, natural da vila de Pindamonhangaba, vive de ser sacristão da matriz desta vila, de idade 62 anos.

- João Leite de Miranda, casado, natural e morador desta vila, de idade 52 anos

 

Testemunhas em S. Paulo - 05-novembro-1765

- Francisco de Godoy Moreira, n. da freg. de Mogi das Cruzes, casado e morador nesta freguesia, de idade 84 anos.

- Ignacio Cabral Dorneles, natural e morador nesta freguesia, casado, vive de suas lavouras, de idade 56 anos.

- Cristovão da Cunha de Moraes, n. da freguesia da Sé da cidade de S. Paulo, casado e morador nesta freguesia onde vive de suas lavouras, de idade de 68 anos.

 

Freguesia de S. Francisco das Chagas de Taubate:

Batismo do habilitando: aos 02-setembro-1745 batizei e pus os santos oleos a [apagado o restante]

Batismo do avô materno do habilitando: aos 18-julho-1689 bat a Salvador, f. de Domingos Luiz Cabral e de Violante de Siqueira; foram padrinhos o P.e João [apagado] Siqueira e Catarina do Prado mulher de Domingos Luiz Cabral.

Batismo do avo materna do habilitando: em 09-fevereiro-1694 bat a Estacia, f. de Antonio Correa e de s/m Martha de Miranda Portes; foram padrinhos Manoel Correa da Veiga e [apagado] Soares,

Casamento dos avós maternos: aos 02-setembro-1714 se receberam Salvador Barbosa, f.l. do Cap. Domingos Luiz do Prado e de s/m Catarina do prado = com Estacia da Veiga, f. do Cap. Antonio Correa da Veiga e de s/m Martha de Miranda, todos naturais desta freguesia de Taubate, sendo presentes Gaspar Pereira de Castro e Josefa do Prado.

Taubate, Agosto de 1765.

 

Freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos:

Batismo do avo paterna do habilitando: [apagado]

 

Autos de Patrimonio.

 

4-1-8-3-4 Branca, 12 anos. Legatária da terça da avó paterna

4-1-8-3-5 Ignacia 11 anos pouco mais ou menos

 

4-1-8-4 Raimundo Cabral do Prado com 36 anos em 1726.

4-1-8-5 Lucindo Cabral ou Barbosa, solteiro com 30 anos

4-1-8-6 Francisco Barbosa solteiro 27 anos.

4-1-8-7 Serafino Barbosa solteiro 24 anos

4-1-8-8 Claudio Barbosa, solteiro 21 anos em 1726. Sua filha primogênita recebeu parte da terça da avó materna em 1736

4-1-8-9 Domingas Barbosa Cabral, filha de Domingos Luiz Cabral e Catarina de Siqueira do Prado, com 19 anos em 1726. Casou com Miguel Antonio da Cunha (ou de Abreu), natural da Parnaíba, MG, filho de Antonio da Cunha de Abreu, natural da cidade de São Paulo e s/m Ana Bicuda, da vila de Parnaiba.

Campanha, MG aos 06-01-1748 nesta matriz bat a Sebastião, f.l. de Manoel Garcia, n. da freguesia de Pouso Alto deste bispado e de s/m Maria Ferreira natural da mesma freguesia; foram padrinhos Antonio de Almeida, solteiro, filho de Pedro Colasso de Armund da freguesia de N. Sra da Conceição de Jacarei, e Domingas Barbosa Cabral mulher de Miguel Antonio de Abreu.

         Miguel faleceu com cerca de 50 anos e foi sepultado na capela de S. Gonçalo filial da matriz da Campanha-MG em 27-11-1753.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 27-11-1753 foi sep. dentro da capela de S. Gonçalo Miguel Antonio da Cunha, cc Domingas Barbosa, natural da vila de Jacarei Bispado de S. Paulo, de 50 anos mais ou menos sem testamento.

 

Domingas e Miguel tiveram os filhos batizados em Aiuruoca, q.d.:

4-1-8-9-1 Anacleto em 17-09-1737

Aiuruoca, MG bat 1734-1749 im 14 aos 17-09-1737 nesta matriz bat a Anacleto, f.l. de Miguel Antonio da Cunha e Domingas Barbosa Cabral, foram padrinhos o Cap. Matias de Freitas, solteiro e Luiza de Souza mulher de João Vaz de Britto, todos moradores nesta freguesia.

4-1-8-9-2 Caetana Barbosa, solteira em 1762, madrinha de Teresa.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-07-1762 matriz, Teresa, f.l. Bento da Silva Caparica n. da vila de Almada Patriarcado de Lisboa e Quiteria Moreira n. da vila de Taubate-SP, padr.: João Rodrigues dos Anjos, solteiro e Caetana Barbosa, solteira filha de Miguel Antonio da Cunha, já defunto e de Domingas Barbosa, avos paternos(sic).

Nota: trocaram os avós maternos por paternos.

4-1-8-9-3 Lizarda Barbosa. Solteira em 1764.

Campanha, MG aos 09-08-1764 na capela de S. Gonçalo bat a Januario , f.l.de João de Souza Correa, n. da vila de Jacarei e Maria Moreira, n. da vila de Guaratingueta, ambos bispado de S. Paulo, avos paternos Thome da Costa e Izabel de Souza Correa, maternos Baltazar Botelho e Angela Moreira. Foram padrinhos Ignacio Barbosa Leyte, solteiro e Lizarda Barbosa, solteira filha de Domingas Barbosa Cabral.

4-1-8-9-4- Fabiano Barbosa Cabral, batizado aos 28-04-1750 em Campanha onde aos 08-07-1794 casou com Gertrudes Pinheira Cardosa, natural de Nazaré-SP, filha de Antonio Machado Lima e Ana Pinheira Cardosa - família “José de Bulhões”, neste site.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-04-1750 Fabiano, f.l. Miguel Antonio, n. vila Parnaiba e Domingas Barbosa, de Taubaté, np Antonio da Cunha de Abreu n. da cidade de SP e s/m Ana Bicuda da vila de Parnaiba, nm Domingos Luiz Cabral n. da Ilha Grande e s/m Catarina de Siqueira do Prado da vila de Taubate, padr.: Licenciado Manoel de Souza, e Feliciana dos Santos mulher do Sargento Mor Gaspar Guterres.

 

Campanha, MG matr - aos 08-07-1794 nesta matriz Fabiano Barbosa Cabral, f.l.de Miguel da Cunha e Domingas Barbosa Cabral, n/b nesta freguesia = cc Gertrudes Pinheira Cardosa, f.l.de Antonio Maxado Lima e de Ana Pinheira Cardosa, n/b na freguesia de Nazare bispado de S. Paulo.

 

4-1-9 Antonia Furtada, filha de Domingos Rodrigues do Prado e Violante de Siqueira, casou com João Cabral da Silva. Antonia faleceu de sobreparto em 1687 com inventario aberto pelo viuvo em 10-12 desse ano. João casou em segundas com Maria da Veiga, sem filhos desse matrimonio. Faleceu em Ouro Preto sem testamento e teve inventario aberto em Taubaté pela viúva aos 19-11-1702.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado João Cabral da Silva - Capitão 1702 e de sua mulher Antonia Furtada.

Inventario de João Cabral da Silva, inventariante Maria da Veiga sua mulher.

Auto de Inventario que se fez por morte de João Cabral da Silva – viúva cabeça de casal Maria da Veiga em casa onde estava Maria da Veiga viúva q ficou por de João Cabral da Silva falecido nas minas de Ouro Preto... disse que seu marido faleceu nas minas de ouro preto a três anos sem testa,mento, que deste matrimonio não havia filhos, que seu marido foi casado primeiramente com Antonia Furtada e desse matrimonio ficou uma filha Antonia Furtada.de catorze anos....

19-11-1702

Filha do 1º casamento- Antonia 14 anos

Seguem bens e avaliações.

pagamento a viúva

Pagamento a órfã Antonia

 

Autos de Inventario de Antonia Furtada

10-12-1687- João Cabral da Silva viuvo que ficou por falecimento de Antonia Furtada.

Titulo dos filhos

Antonia de 2 meses pouco mais ou menos

Segue avaliação de poucos bens, algumas terras e descrição de muita “pessoas do gentio”

 

4-1-9-1 Antonia Furtada com dois meses em dezembro de 1687, 14 anos em novembro de 1702. Casou depois com Andre do Prado Leme.

 

4-1-10 Violante de Siqueira casada com Belchior Felix Correa, filho de Manoel Vieira Sarmento e Maria Moreira - família Jaques Felix, neste site

4-1-11 Felipa Rodrigues, casou com João Monteiro de Queiroz. Faleceu antes de seu pai deixando um filho:

1-1-11-1 Manoel Monteiro

4-1-12 Josefa Rodrigues casada com o Cap Gaspar Pereira de Castro.

 

4-2 Sebastião Gil de Siqueira, filho de Pedro Gil e sua primeira mulher Violante de Siqueira, com 16 anos em 1668. Casou com Maria Bicuda Cabral, n. S. Paulo.

SL. 8, 44, 2-2 Capitão Sebastião Gil de Siqueira, f.º do capitão Pedro Gil § 1.º, casou com Maria Bicudo Cabral f.ª do capitão Antonio Bicudo Leme, o via-sacra, e de Francisca Romeiro Velho Cabral. V. 6.º pág. 299. Faleceu Maria Bicudo com testamento em 1743 e foi inventariada em Pindamonhangaba. Teve. 9 f.ºs (C. P. de Taubaté):

 

4-2-1 Salvador de Siqueira Leme, natural de Pindamonhangaba, casou com Joana Maria de Toledo, f.a do Capitão João Vaz da Cunha e de Ana Ribeiro Rodovalho.

Geração de cinco filhos em SL 8º, 44, 3-1, entre eles:

4-2-1-1 Luciano de Toledo, natural de Taubate. Em 1751, viúvo de Maria Correa da Silva, falecida em Guaratingueta em 20-12-1741 e filha de Manoel D. e sua mulher Maria Correa Moreira, tirou dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau misto com 3º para se casar com Catarina de Siqueira, batizada em Jacarei em 15-08-1731, filha do falecido Antonio Bicudo e Francisca Rodrigues Cardoso.

SL. 8, 343, 3-1 Catarina de Siqueira, que requereu dispensa de impedimento de consangüinidade para casar-se com Luciano de Toledo, f.o de (...) e de Ana Ribeiro Rodovalho, V. 5.o pag. 567. (C. Ec. de São Paulo).

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1751

Luciano de Toledo, natural de Taubate e Catarina de Siqueira, natural da vila de Jacarei - 19-outubro-1751

Auto de Dispensa do 4º grau de consanguinidade misto com 3º

Pq João Vaz da Cunha e Francisca Cardosa eram irmãos; deste João Vaz casado com Ana Ribeiro Rodovalho nasceu Ana Ribeira e nasceu Luciano de Toledo orador.

Pq de Francisca Cardosa nasceu Francisco Roiz da Cunha e deste procedeu Francisca Roiz Cardosa e desta nasceu Catarina de Siqueira oradora.

A oradora é orfã de pai.

 

Depoimento do orador: viuvo que ficou de [danificado] Correa da Silva, de idade que disse ser de [danificado]

João Vaz da Cunha e Francisca Cardosa eram irmãos; que deste João Vaz procedeu Joana Maria de Toledo e não Ana Ribeira como esta na petição; e desta Joana Maria de Toledo nascera ele orador.

Que de Francisca Cardosa nascera Francisco Rodrigues da Cunha e deste procedera Francisca Rodrigues Cardosa e desta nasceu Catarina de Siqueira oradora.

 

Testemunhas

Luciano de Toledo (...) mostrar ser viuvo de Maria Correa, a qual foi sepultada na matriz de Guaratingueta.

Igreja Matriz de S. Antonio de Guaratingueta - aos 20-dezembro-1741 faleceu Maria Correa, filha legitima de Manoel Delg[danificado] e de sua mulher Maria Correa Moreira, [danificado); fes testamento, seus testamenteiros Duarte [danificado] da Costa, Tome Ferreira Teixeira, e a seu marido Luciano Lara de Toledo.

- Matriz de N. Sra da Conceição de Jacarei - aos 15-agosto-1731 bat a Catarina, f. de Antonio Bicudo e de s/m Francisca Rodrigues, fopram padrinhos Baltazar [danificado] e Rita, casados, todos desta freguesia. Jacarei 29-junho-1752

 

4-2-1-2 Romualdo de Toledo Leme em 1739, com 32 anos, pediu dispensa do impedimento de consanguinidade em 4º grau para se casar com Maria Leme Barbosa, com 23 anos, filha do falecido João Leme do Prado de s/m Margarida da Conceição, neta materna de Serafino Correa e Branca Raposo - família Guiomar de Alvarenga Cap. 8º neste site.

ACMSP Dispensas Matrimoniais 1739

Romualdo de Toledo Leme e Maria Leme Barbosa  - 16-setembro-1739

Naturais e moradores na freguesia de N. Sra da Piedade de Iguapacare - impedimento de consanguinidade em 4º grau

Que Antonio Bicudo e Maria de Brito foram legitimos irmãos e Antonio Bicudo era pai de Maria Bicuda e desta nasceu Salvador de Siqueira Leme pai do orador Romualdo de Toledo Leme.

Que de Maria de Brito nasceu Branca Raposa e desta Margarida da Conceição ,mãe da oradora Maria Leme. A oradora é orfã de pai, com mais duas irmãs solteiras e quatro irmãos menores e sua mãe sem bens alguns.

 

Testemunhas:

- Lourenço Velho Cabral, natural desta vila de Sto. Antonio de Guaratingueta, morador na freguesia de N. Sra da Piedade, vive de sua lavoura, 78 anos, parente em grau terceiro.

- Lourenço de Amores do Prado, casado, n. da vila de S. Francisco das Chagas de Taubate e morador na freguesia de N. Sra da Piedade, vive de sua lavoura, de idade 54 anos.

- João Garcia Velho, casado, n. da vila de Taubate e morador na freg. de N. Sra da Piedade, vive de sua lavoura, de idade 56 anos, parente no 4º grau.

- João Batista Ribeiro, n. desta vila de Guaratingueta e morador na freg. de N. Sra da Piedade, solteiro, vive de sua lavoura, 55 anos, parente da oradora no 3º grau.

- Jose Roiz do Prado, casado, n. da vila de Taubate e morador na freg. de N. Sra da Piedade, de idade 60 anos

- Duarte Jassão da Costa, n. da cidade do Porto e morador nesta vila e nela casado, de idade de 44 anos

 

Depoimento dos oradores:

Romualdo de Toledo Leme, n. da vila de Taubate, f.l. de Salvador de Siqueira Leme e de s/m Joana Maria de Toledo, de idade 32 anos.

Maria Leme Barbosa, n. e moradora na freguesia de N. Sra da Piedade, f.l. de João Leme do Prado, ja defunto e de s/m Margarida da Conceição, de idade 23 anos.

4-2-2 José de Siqueira Gil, natural de Taubate casou duas vezes. Primeira vez com Maria do Pilar (ou Maria de Souza de Jesus) filha de Andre Dias Ferreira, n. da Ilha Grande do Bispado do Rio de Janeiro e Maria da Rocha Rebello, n. da vila de S. Ana de Mogi das Cruzes.

Mapa de População Mogi Guaçu 1765 - 2 de setembro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

im 14 fogo 187 Jose de Siqueira Gil de 65 anos. Maria do Pilar de 51, mulher.

Filhos Francisco de 22, Andre 26, Maria 24 anos.

 

Mapa de População Mogi Guaçu 1767- 7 fevereiro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

im 15 Jose de Siqueira Gil de 66 anos. Maria do Pilar de 52, mulher.

Filhos Francisco de 30, Andre 27,

Genro Silvestre Machado de 30 anos. Maria de Siqueira 24 anos, mulher.

 

         Segunda vez, em Mogi Guaçu aos 26-8-1771, casou com Ana Furquim Pedrosa, filha de Francisco Borges Xavier e Isabel Rangel, np Jeronimo Dias Barroso e Ana Furquim Pedrosa - família Claudio Furquim Frances.

Lv2 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Jose de Siqueira Gil cc Ana Furquim Pedrosa aos 26-8-1771, 9 h do dia, Mogi Guassu. Ele viuvo de Maria do Pilar, n. de Taubate, f. de Sebastião de Siqueira Gil e Maria Bicuda Cabral. Ela f. de Francisco Borges Xavier e Isabel Rangel, np Jeronimo Dias Barroso e Ana Furquim Pedrosa (no registro essas informações estão confusas).

         José de Siqueira Gil e sua primeira mulher Maria do Pilar (ou de Souza) tiveram os filhos, q.d.:

4-2-2-1 Inacio Dias de Siqueira, natural de Guaratingueta. Em Mogi Guaçu aos 09-10-1764 casou com Maria Xavier Furquim, dai natural, filha de Francisco Borges Xavier e Isabel Rangel, np Jeronimo Dias Barroso e Ana Maria Furquim, nm Jose Pereira Botelho e Maria Rangel - família Claudio Furquim Frances.

Lv2 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Ignacio Dias de Siqueira cc Maria Xavier Furquim aos 9-10-1764 Mogi Guassu. Ele n. vila de Pindamonhangaba, f. Jose de Siqueira Gil e Maria de Sousa de Jesus, np Sebastião de Siqueira Gil (n. vila Taubate) e Maria Bicuda Cabral (n. S. Paulo) nm Andre Dias Ferreira (n. da Ilha Grande do Bispado do Rio de Janeiro) e Maria da Rocha Rebello (n. da vila de S,. Ana de Mogi das Cruzes).

Ela n. Mogi Guassu, f. Francisco Borges de Xavier e Isabel Rangel, np Jeronimo Dias Barroso (n. S. Paulo) e Ana Furquim (n. vila Parnaiba) nm José Pereira Botelho e Maria Rangel.

4-2-2-2 Rita Maria de Jesus, batizada em Pindamonhangaba aos 15-10-1728. Em Mogi Guaçu aos 09-06-1749 casou com Pedro Vieira Fajardo, batizado em 7-1-1706 tambem em Pindamonhagaba, filho do falecido Manoel Vieira Fajardo e Catarina Bicudo (ou Teixeira)

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1749

Pedro Vieira Fajardo e Rita Maria de Jesus 7-maio-1749.

Ele f.l. de Manoel Vieira Fajardo, ja defunto e de s/ m Catarina Teixeira, nat/bat na vila de N. Sra do Bom Sucesso de Pindamonhangaba.

Rita Maria de Jesus, f.l. de Joseph de Siqueira Gil e de s/m Maria do Pilar de Jesus, nat/bat em a dita vila de Pindamonhangaba. Ambos fregueses nesta freguesia de N. S da Conceição de Mogi do Campo.

 

Vila de Pindamonhangaba = aos 7-janeiro-1706 bat a Pedro, f. de Manoel Vieira e s/mn Catarina Teixeira; padrinhos João de Souza e Mariana Cardosa.

= aos 15-outubro-1728 bat a Rita, f. de Jose de Siqueira Gil e s/m Maria do Pìlar de Jesus; padrinhos Francisco de Siqueira Gil e Maria da Rosa Rebela.

 

Lv1 (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Pedro Vieira (Fajardo) cc Rita de Jesus aos 09-06-1749 Mogi do Campo. Ele n. Pindamonhangaba, f. de Manoel Vie(ira Fajardo) e Catarina Teixeira. Ela n. Pindamonhangaba, f. de Jose de Siqueira Gil e Maria do Pilar de Jesus.

Geração de quatro filhos em SL. 8º, 46, 4-4, entre eles:

4-2-2-2-1 José Vieira Fajardo, natural de Mogi Guaçu, com 18 anos em 1765. Casou com Antonia Ribeiro, batizada na Campanha-MG em 12-09-1754, filha de João Ferreira Lobo, n. de Guaratingueta e Maria Pedrosa (ou da Conceição), natural de Lorena.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 12-09-1754 Antonia, f.l. João Ferreira Lobo n. da vila de Guaratingueta e Maria Pedrosa n. da freg. da Piedade bispado de SP, padr.: Salvador Correa, solteiro e Maria da Silva Tourinha cc João Pereira Povas.

Pais de, q.d., batizados na Campanha:

4-2-2-2-1-1 Maria aos 23-6-1771.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) fls. 180 aos 23-06-1771 Maria de oito dias, f.l. Jose Vieira Fajardo n. de Mogi Guaçu-SP e Antonia Ribeiro n. desta freguesia, padr.: João de Almeida, casado e Maria da Conceição, casada e avo da inocente e avô João Ferreira Lobo, falecido. Avos paternos Pedro Vieira Fajardo e Rita Maria de Jesus.

4-2-2-2-1-2 Rita em 29-9-1772.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) fls. 210 aos 29-09-1772 Rita de oito dias, f.l. Jose Vieira Fajardo n. Mogi Guaçu-SP e Antonia de tal n. desta Campanha, avos maternos João Ferreira Lobo e Maria da Conceição. Padr.: João de Almeida Loureiro e Maria da Conceição mulher de Pascoal Vieira.

Rangel, ele reinól e ela n. vila de Santos.

4-2-2-2-2 Ana Maria de Jesus, com 10 anos em 1765. Em Mogi Guaçu aos 11-4-1768 casou com Jeronimo Dias Ribeiro, natural da Cotia, filho de Antonio Ribeiro de Moraes, n. S. Paulo e Maria Lemes de Figueiredo, n. Cotia, np Francisco Dias Ribeiro e Maria Lemes, naturais de S. Paulo, nm Domingos Lemes de Figueiredo, n. Sorocaba e Isabel Gonçalves da Silva n. da Cotia. SL. 3º, 548, 4-5 onde Jeronimo consta sem a conjuge.

Lv2 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Jeronimo Dias Ribeiro cc Ana Maria de Jesus aos 11-4-1768, de tarde, Mogi Guassu. Ele n. Cutia e fregues desta, f. Antonio Ribeiro de Moraes (n. S. Paulo) e Maria Lemes de Figueiredo (n. Cutia) np Francisco Dias Ribeiro e Maria Lemes (nats S. Paulo) nm Domingos Lemes de Figueiredo (n. Sorocaba) e Isabel Gonçalves da Silva (n. da Cutia). Ela n. Mogi Guassu, fa. Pedro Vieira Fajardo e Rita Maria de Jesus (nats de Pindamonhangaba) np Manoel Vieira Fajardo e Catarina Teixeira (nats de S. Paulo), nm Jose de Siqueira Gil e Maria do Pilar (nats de T aubate).

4-2-2-3 Andre Dias de Siqueira batizado aos 23-10-1738 em Mogi Guaçu onde aos 07-07-1774 casou com Teresa Nunes de Jesus, dai natural, filha de Paulo Nunes Maciel e Angela Fernandes de Jesus  np João Nunes de Mattos e Teresa Fernandes de Jesus, nm de Manoel Pereira Tangerino  e Mecia de Andrade (n Guaratingueta).

Lv1 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Jose de Siqueira Gil cc Maria do Pilar. Pais de:

1) Andre, bat 23-10-1738 em Mogi do Campo (PP: Catarina Ferreira mer. de Bartolomeu Afonso).

 

Lv2 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Andre Dias de Siqueira cc Teresa Nunes de Jesus aos 7-7-1774, as 3 h tarde, Mogi Guassu. Ele n. Mogi Guassu, f. Jose de Siqueira Gil e Maria do Pilar (nats Taubate) np Sebastião de Siqueira Gil e Maria Bicudo Cabral (nats de Taubate) nm Andre Dias (n Taubate) e Maria de Jesus (n Pindamonhangaba). Ela n. Mogi Guassu, f. Paulo Nunes Maciel (n Mogi das Cruzes) e Angela Fernandes de Jesus (n Guaratingueta) np João Nunes de Mattos e Teresa Fernandes de Jesus, nm de Manoel Pereira Tangerino (n Alentejo de Portugal) e Mecia de Andrade (n Guaratingueta).

4-2-2-4 Maria de Jesus, n. Pindamonhangaba. Em Mogi Guaçu aos 07-04-1766 casou com Silvestre Machado de Souza, filho de Antonio Machado Teixeira e Maria da Conceição, np Antonio Pereira de Lemos e Isabel Machada, nm Manoel Dias e Maria Cabral, todos nats da ilha de São Jorge

Lv2 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Silvestre Machado de Sousa cc Maria de Jesus aos 7-4-1766 de manhã, Mogi Guassu. Ele f. Antonio Machado Teixeira e Maria da Conceição, np Antonio Pereira de Lemos e Isabel Machada, nm Manoel Dias e Maria Cabral, todos nats da ilha de São Jorge. Ela n. Pindamonhangaba, fa, de Jose de Siqueira Gil e Maria do Pilar (nats de Taubate), np Sebastião de Siqueira Gil e Maria Bicuda Cabral (nats de S. Paulo), nm João? Dias Ferreira (n. Ilha Grande) e Maria da Rocha Rabela (n. Mogi das Cruzes).

4-2-2-5 Francisco Dias de Siqueira, natural de Pindamonhangaba com 22 anos em 1765. Em Mogi Guaçu aos 06-02-1772 casou com Rita Correa de Jesus, natural de Pouso Alto-MG, filha Francisco Correa Rebelo, n. Portugal e Branca de Siqueira Aranha (ou Branca Correa de Siqueira) n Mogi das Cruzes onde casaram em 09-02-1734, np de Jose Correa de Souza e D. Antonia de Jesus, naturais do Rio de Janeiro, nm Manoel de Siqueira Aranha, n São Paulo e Domingas Correa Pinta de Alvarenga, n Mogi das Cruzes.

Lv2 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Francisco Dias de Siqueira cc Rita Correa de Jesus aos 6-2-1772 de manhã, Mogi Guassu. Ele n. vila de Pindamonhangaba (justificou a menoridade com que veio de sua terra), f. de Jose de Siqueira Gil (n Pindamonhangaba) e Maria Pilar de Jesus (n Pindamonhangaba) np Sebastião de Siqueira Gil e Maria Bicujda Cabral (nats Pindamonhangaba) nm Andre Dias (n Taubate) e Maria de Jesus (n Pindamonhangaba). Ela n. freg. Pousos Altos, fa. Francisco Correa Rebelo (n. Portugal) e Branca de Siqueira Aranha (n vila Mogi das Cruzes), nm Manoel de Siqueira Aranha (n São Paulo) e Domingas Correa Pinta de Alvarenga (n Mogi das Cruzes).

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 09-02-1734 Francisco Correa Rabello, f.l. Jose Correa de Souza e D. Antonia de Jesus, nts do Rio de Janeiro = cc Branca Correa de Siqueira, f.l. Manoel de Siqueira Aranha e Domingas Correa, Nts desta vila.

 

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1733-1734

Francisco Correa Rabello e Branca Correa de Siqueira - 26-janeiro-1734

Francisco Correa Rabello, morador na vila de Mogi, f.l. de Jose Correa de Souza e de s/m D. Antonia de Jesus, natural da cidade do Rio de Janeiro, batizado na freguesia de N. Sra da Piedade - Branca Correa de Siqueira , f. de Manoel de Siqueira Aranha e de s/m Domingas Correa, nts da vila de Mogi - Justificação de estado livre e desimpedido do contraente,

4-2-5 Francisca Romeiro casou com Fernando Munhoz Paes, já falecido em 1750, filho de Manoel Garcia da Cunha e Margarida Gago Bicudo família “Maria do Prado cc Miguel de Almeida”, neste site.

 

4-2-9 Violante de Siqueira Gil, natural de Guaratingueta, na crisma mudou o nome para Maria das Angustias de Jesus.

SL. 8, 65, 3-9 Violante de Siqueira, C.c. Domingos Fragoso, de Pindamonhangaba, viúvo de Maria Ramos, f.o de Gaspar de Campos Fragoso e de Maria Barreto. Teve 2 f.os:

          Casou com Domingos Fragoso de Abreu, já falecido em 1747. Pais de, pelo menos:

4-2-1 Sebastião de Siqueira Gil, batizado em Lorena em 25-12-1719. Com provisão, aos 2-12-1747 casou com a viuva Francisca Leme do Prado, filha dos falecidos Antonio do Prado Leme e de s/m Ana Ribeira.

         Francisca foi casada primeira vez com Manoel José de Castro falecido em Mogi Guaçu aos 24-5-1746. Com geração.

ACMSP Dispensas matrimoniais ano 1747 Sebastião de Siqueira Gil e Francisca Leme do Prado 2-janeiro-1747

Ele f.l. de Domingos Fragoso de Abreu, ja defunto e de s/m Maria das Angustias nome que tomou, quando se crismou, por ser antes Violante de Siqueira Gil, nat/bat na freg. N. S. da Piedade de Guaratingueta.

Francisca Leme do Prado, viuva de Manoel Joseph de Crasto, moradora em Mogi do Campo deste bispado. Os contraentes assistentes e moradores na freguesia de N. S. da Conceição de Mogi do Campo.

- Freguesia de N. S. da Conceição de Mogi do Campo - aos 24-maio-1746 se deu a terra a Manoel Joseph de Crasto, casado com Francisca Leme do Prado. Foi sepultado dentro da igreja.

 

Sebastião de Siqueira Gil, f.l. de f.l. de Domingos Fragoso de Abreu, ja defunto e de s/m Violante de Siqueira Gil, e hoje depois de crismada Maria das Angustias de Jesus.

Francisca Leme, f.l. Antonio do Prado Leme e de s/m Ana Ribeira, ja defuntos, naturais da cidade de S. Paulo e moradores na freguesia de N.S. da Conceição de Mogi do Campo. A contraente moradora na freg. de N. S. da Conceição do Mogi do Campo.

 

- Freguesia de N.S. da Piedade = aos 25-dezembro-1719 bat a Sebastião, f. de Domingos Fragoso de Abreo e [borrado] foram padrinhos Gaspar Tavares de Siqueira e Ana Ribeira.

 

Aos 20-novembro-1747 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate, por parte de Maria Pinta, filha do Coronel Luiz Pinto de Souza e s/m Barbara de Chaves, e por ela foi dito que era solteira, livre e desempedida e que nunca ate o presente lhe prometera casamento Sebastião de Siqueira Gil, f.l. de Domingos Fragoso de Abreu e de s/m Maria das Angustias, e nem tampouco contraira com ela dita verdadeiros esponsais e nem lhe prometera, e que de sua livre vontade e sem constrangimento de pessoa alguma da quitação ao suplicante

 

Lv1 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Sebastião de Siqueira cc Francisca ----- aos 2-12-1747 Mogi do Campo. Ele da freg. N. S. da Piedade, f. de Domingos Fragoso da Silva e Maria das Angustias. Ela viuva de Manoel Joa------

Sebastião e Francisca tiveram, pelo menos:

4-2-1-1 Ana Francisca das Angustias, natural de Mogi Guaço onde aos 18-6-1770 casou com Euquerio Antonio de Aguiar, filho de pais incognitos.

Lv2 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Euquerio Antonio de Aguiar cc Ana Francisca das Angustias aos 18-6-1770 em Mogi Guassu. Ele n. Mogi Guassu, filho de pais incognitos. Ela n. Mogi Guassu, f. Sebastião de Siqueira Gil e Francisca Leme?; np Sebastião de Siqueira Gil e Maria B-------.

 

4-3 Domingos Gil de Siqueira, filho de Pedro Gil e Violante de Siqueira, com 14 anos em 1668 (inventario do pai).

Domingos Gil de Siqueira, natural de S. Paulo, foi casado com Margarida Bicudo Romeiro, falecida com testamento em 1721, f.ª do capitão Antonio Bicudo Leme (o Via Sacra), e de Francisca Romeiro Velho Cabral, ambos naturais de S. Paulo e que foram moradores em Pindamonhangaba; faleceu em 1694 e teve 7 f.ºs:

 

          Casou com Margarida Bicudo Romeiro, filha de Antonio Bicudo Leme e Francisca Romeiro Velho de quem foi o primeiro marido. Viuva, Margarida casou em segundas com João de Siqueira da Veiga, falecido nas minas do Carmo com testamento em que deixa legados para os enteados Inacio e Salvador. Margarida teve seu inventario aberto pelo filho em 1732.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado: João de Siqueira da Veiga

Inventariante: Margarida Bicuda Romeira 02-02-1724

Diz Margarida Bicuda Romrª viúva q ficou do defunto João de Siqrª da Veiga que faleceo nas minas donde por sua morte foi feito o inventario dos bens que lhe ficarão naquela paragem (e havia alguns bens com ela e em S Paulo, queria levar a inventario para partilha dos bens entre os herdeiros e não havia menores)

Testamento – aos 17-04-1722 João de Siqueira da Veiga doente de cama..... Testamenteiros Manoel da Silva Salgado, Guarda Mor Maximiano de Oliveira, Domingos Dias da Silva e no povoado Domingos Afonso Felix, Gaspar Pereira e Luiz Pinto

Declaro que sou nat da Cidade de S Paulo bat na freg de N Sra da Conceição filho leg de João de Siqueira [----] já defunto e Luzia da Veiga- c em Taubaté com Margarida Bicuda Romeira dona viúva q ficou de Domingos Gil (sem filho ou erdeiro deste casal) erdeira unicamente minha mãe sendo viva- declarou os bens de raiz, muitas “almas” do gentio, - deixou objetos de prata aos enteados Salvador Bicudo e Inacio Bicudo... meu sobrinho Manoel da Silva Salgado- declarou dividas entre elas a sua mãe Luzia da Veiga da Cunha- caso a mãe fosse falecida, deixava a parte dele (legitimas) a Manoel Pedroso Crasto e sua mulher “irmã minha” Catharina de Siqueira- deixou a terça para a negra Rosa e seu filho Antonio (Pires?) de Siqueira  e a mulata ---- e seu filho Hieronimo Dias da Veiga (pelos bons serviços)- pediu a Antonio Fragoso este por ele fizesse no Arraial do Sumidoro, distrito da Vila de N Sra do Carmo – Cumpra-se 28-04-1724

 

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada Margarida Bicuda Romeira

1732 no sitio do Cap Ignacio Bicudo de Siqueira onde foi chamado Salvador Bicudo de Brito filho da defunta.

Titulo dos filhos herdeiros, todos maiores

Padre Antonio Bicudo de Siqueira

Cap Ignacio Bicudo de Siqueira

Salvador Bicudo de Siqueira

Francisca Romeira Cabral viúva q ficou de Manoel Pereira Villa Nova

Seguem avaliações

- termo de conclusão

Pagamentos ao erdeyro de Francisca Romeira da quantia de 3??.080

Pagamento feito ao erdeyro Ignacio Bicudo de Siqueira

Pagamento ao Salvador Bicudo de Brito

Fim dos pagamentos – sentença mandando cumprir – Publicação

          Margarida não teve filhos com o segundo marido. Em seu inventario, no titulo dos herdeiros, compareceram quatro filhos que teve com Domingos Gil de Siqueira, Violante de Siqueira Leme não é citada:

Nota: Filhos arrolados por SL que não constam no titulo dos herdeiros

-  Maria Bicudo de Siqueira, † com testamento em 1758 em Taubaté,

- Margarida Bicudo casou-se em 1721 com Manoel de Magalhães da Fonseca

 

4-3-1 Antonio Bicudo de Siqueira, batizado aos 05-12-1678. Habilitou-se ao sacerdócio em processo corrido em São Paulo em 1707.

Arquidiocese de São Paulo, Parte A, Aplicação Sacerdotal – Ano 1707 - Sentença: 02-03-1707- Padre Barreto de Lima vigário da Matriz de S Francisco das Chagas de Taubaté fez diligencias para apurar sobre a limpeza de sangue do habilitando Antônio Bicudo de Siqueira, e “achei ser natural desta vila de de Taubaté, filho legitimo de de Domingos Gil de Siqueira, e de sua molher Margarida Bicudo de Siqueira nat desta dita vila,  NP de Pedro Gil de Siqueira, e Violante de Siqueira; naturais e moradores q foram da Vª de S Paulo, NM de Antônio Bicudo Leme, e Francisca Romeiro Velho.nat e moradores q foram da vila de S Paulo”. (tidos por cristão velhos sem macula de sangue....)

Testemunhas:e/o Padre João de Faria Fialho, - Cap Antonio Delgado de Oliveira nat de S Paulo, moradoer de Taubaté,, 59 anos- Antonio de Barros Freire nat de S Paulo, morador em Taubaté, 65 anos- Maria Furtado viúva de Atonio Lopes Sardinha, 83 anos, nat de S Paulo e moradora em Taubaté a setenta amos mais ou menos.

Certidão de batismo do habilitando- S Fco das Chagas de Taubaté- Aos 05-12 puz os sagrados oleos a Antonio por ser batizado na ----( )- pelo Cap An.to Bicudo Leme, filho de Domingos Gil de Siqrª e Margarida Bicura Rom(  )... na era de 1678

 (na composição do patrimônio) ...traslado da escritura de uma chaquara que lhe tinha feito seu avô An.to Bicudo Lemme e bem assim sua molher Luzia Machada....

4-3-2 Capitão Inacio Bicudo de Siqueira, natural de Taubate. Casou com Bernarda Rodrigues da Silva. Capitão Inacio testou em 25-07-1735, declarou dois filhos de seu casal. Faleceu em Pindamonhangaba e seu testamento foi aberto em 02-08-1735. Compareceram os dois filhos citados e a viúva ficou pejada.

SL. 8, 37, 3-2 Capitao Ignacio Bicudo de Siqueria que foi casado com Bernarda Rodrigues da Silva filha de Domingos do Prado da Costa e de Izabel Rodrigues do Prado (SL 3,pag.197).Teve que descobrimos: 4-1 Capitão-mor Ignacio Bicudo de Siqueira

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Treslado de testamento do defunto Ignacio Bicudo de Siqueira.

(...) aos 25-julho-1735 eu Ignacio Bicudo de Siqueira (...) faço este testamento: encomenda a alma.

Testamenteiros: João Delgado de Oliveira e a meu compadre Sr. Diogo Barbosa Rego; encomenda o sepultamento e missas.

Sou natural desta vila de Taubate, f.l. de Domingos Gil de Siqueira e de Margarida Bicuda Romeira; sou casado nesta vila com Bernarda Rodrigues da Silva de cujo matrimonio temos dois filhos: Ignacio e Francisco os quais são meus universais herdeiros. Declara bens, entre eles um sitio que esta com terras que eram pertencentes a meu tio Pedro de Afonseca, que Ds. haja; cujas tenho penhorado por divida que o dito era a dever na fazenda da minha mãe que Deus haja, por caber na dita folha de partilha de minha irma Francisca Romeira e as ditas terras são quatro (...).; no texto: meu sobrinho João Moreira (...).

Declara devedores, entre eles: meu sobrinho Jacinto Pereira me deve (...); declara dividas. Declaro que em poder de meu primo Faustino Pereira e Silva tenho um credito (...);  instituo por universais herdeiras do remanescente de minha terça a minha sobrinha Ignacia e a minha cunhada Margarida as quais partirão entre si igualmente. (...) Neste sitio de Pajaçu(?) Eibiguaba termo desta vila aos 25 dias do mes de julho de 1735 anos Ignacio Bicudo de Siqueira.

Aprovação ao 01-agosto-1735

Abertura: aos 02-agosto-1735 me foi apresentado este testamento com que faleceu na vila de Pindamonhangaba o defunto Ignacio Bicudo de Siqueira, morador desta vila.

 

Inventario que se fez por morte de Ignacio Bicudo de Siqueira aos 05-setembro-1735 neste sitio que foi do dito defunto, presente a viuva do dito Bernarda Rodrigues da Silva inventariante.

 

Tutor dos orfãos, filhos do defunto Ignacio Bicudo de Siqueira, a seu parente Francisco Vieira de Toledo.

Titulo dos filhos: Ignacio de 5 ou 6 anos de idade e Francisco de 3 anos pouco mais ou menos, e outro o póstumo que anda na barriga.

 

Bens - avaliações - Partilhas

Monte liquido partido em duas partes:

meação da viúva: 332$381 reis

liquido para meação do defunto 303$141 reis.

Terça liquido 80$237 reis.

202$094 reis para os três herdeiros, cabe a cada orfão herdeiro 67$364 reis.

 

Pagamentos: a viúva/ ao funeral/ a terça/ aos orfãos/

 

Termo de conclusão aos 19-janeiro-1736 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate.

O dinheiro dos orfãos está em poder da viuva sua mãe, por escritura no cofre e com fiadores e sem juros porque lhe da os alimentos.

 

Filhos de Inacio e Bernarda Rodrigues:

4-3-2-1 Inácio batizado aos 29-04-1731. Capitão Mor Inacio Bicudo de Siqueira casou com Maria Vieira Marcondes, filha de Antonio Marcondes do Amaral, natural da Ilha de S Miguel, e Maria Madalena Correa.

         Viúva e dispensados do impedimento de afinidade no 4º grau, Maria Vieira casou segunda vez em Guaratingueta aos 25-06-1797 com Capitão Manoel Antonio dos Santos, viúvo de Catarina da Anunciação (SL. 3º, 76, 4-3).

Guaratingueta-SP matrimonios  aos 25-06-1797 nesta matriz dispensados no impedimento de afinidade no 4º grau e testemunhas  o Revdo Vigario João Gonçalves e Cap. Tomas Marcondes da Silva, casado. Cap. Manoel Antonio dos Santos, viuvo de Catarina da Anunciação = cc D. Maria Vieira Marcondes, viuva do Cap. Mor Inacio Bicudo de Siqueira. O contraente fregues desta vila e a contraente da vila de Pindamonhangaba

         Capitão Inacio e Maria Vieira foram moradores em Pindamonhangaba onde tiveram, entre outros, o filho:

4-3-2-1-6 Francisco Marcondes de Siqueira, habilitou-se ao sacerdócio em 1811.

ACMSP- Habilitação de Genere et Moribus, 1811

Diz Francisco Marcondes de Siqueira nat e morador na Vila Real de Pindamonhangaba filho leg do Cap Mor Ignacio Bicudo de Siqrª nat da Vila de Taubate e de D Mª Vrª Marcondes nat da Vila Real, np de Ignacio Bicudo de Siqrª e Bernarda Roiz de Siqrª nat de Taubate, nm do Cap Antonio Marcondes do Amaral enat da Ilha de S Miguel Bispado de Angra e de D. Mª Magdalena Correa nat da sobredita Vila Real (que ele quer tomar estado de sacerdote)

Certidão de batismo- Em 29-04-1731 bat Ignacio filho leg de Ignacio Bicudo de Siqueira e s/m Bernarda Rodrigues da Sylva. Padrinhos: Thimoteo Correa de Toledo nat e morador desta vila e Izabel de Castilho. Mulher q foi do Mestre de Campo Sebastiam Ferreira Albernaz –

Não foi encontrado o termo de casamento de Inacio Bicudo de Siqueira avô do habilitando.

4-3-2-2 Francisco de 3 anos em 1735.

4-3-2-3 póstumo.

 

4-3-3 Salvador Bicudo de Siqueira foi casado com Teodosia Peres de Gusmão, filha de João Correa de Azevedo e Maria da Conceição, de Parati-RJ.

4-3-3-1 Maria Nunes de Siqueira, em 07-09-1746 em Guaratingueta casou com João da Costa Silva, natural da freguesia de S. Miguel da Gandra Bispado do Porto, filho de José Moreira e Maria João.

Guaratingueta, SP em 07-09-1746 com provisão, João da Costa Silva f.l. Joseph Moreira e Maria João, natural da freguesia de S. Miguel da Gandra Bispado do Porto = cc Maria Nunes de Siqueira, f.l. Salvador Bicudo de Siqueira e Theodosia Peres de Gusman moradores desta vila e freguesia. Testemunhas João Machado Ludovico e Joseph do Rego Barbosa, ambos desta freguesia.

4-3-3-2 Francisco de Siqueira Gil, natural de Pindamonhangaba. Em Guaratingueta em 14-09-1762 casou com Maria Nunes da Silva, filha do falecido Joaquim Pereira Nunes e Maria Teixeira, neta materna de Antonio Teixeira e Maria Nunes naturais do Rio de Janeiro.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 14-09-1762 Francisco de Siqueira Gil, n. Pindamonhangaba, f.l. Salvador Bicudo de Siqueira e Teodosia Peres de Gusmão, np Domingos Gil e Margarida Bicuda, nmaterno João Correa de Azevedo e Maria da Conceição = cc Maria Nunes da Silva, f.l. do defunto Joaquim Pereira Nunes e Maria Teixeira, nmaterna Antonio Teixeira e Maria Nunes nts do Rio.

4-3-3-3 Salvador Fernandes de Siqueira, natural de Pindamonhangaba. Em Guaratingueta em 1759 casou com Amatildes de Moraes, filha de Miguel de Goes do Prado e Maria de (Moraes), neta paterna de Domingos de Goes e Antonia Furtada, neta materna de Luiz da Fonseca e Felipa Gaga naturais de Taubate

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos ??-??-1759 Salvador Fernandes de Siqueira, f.l. Salvador Bicudo e [----]osia Peres de Gusmão, n. de Pindamonhangaba = cc Amatildes de Mo[-----], f.l. Miguel de Goes do Prado e Maria de [----] np Domingos de Goes e Antonia Furtada, nm Luiz da Fonseca e Felipa Gaga nts de Taubate. O contraente npaterno de [danificado] e Margarida Bicuda nts de Taubate, nmaterno de Joam ------------ Azevedo e Maria Nunes nts do Rio.

Entre seus filhos:

4-3-3-3-1 José batizado em Guaratingueta aos 20-11-1785.

Batizados da Matriz de Santo Antônio de Guaratinguetá (20/11/1785 a 07/05/1788) por Joaquim Roberto Fagundes: José - Aos 20/11/1785. Filho de Salvador Fernandes de Siqueira e Amatildes de Morais. Bairro: São José. Padrinhos: Gonçalo do Rêgo Barbosa, casado, e Margarida Alves da Silva, casada.

4-3-3-4 Raimundo Correa da Silva, natural de Guaratingueta onde aos 19-02-1765 casou com Rita Maria de Jesus, filha de João Miguel do Rego e Paulina da Silva; n.p. de Baltasar do Rego e Bernarda Rodrigues e n.m. de João da Silva, do Alemtejo, e Vitória da Silva, de Taubaté.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 19-02-1765 Raimundo Correa da Silva, n. desta, f.l. de Salvador Bicudo e Teodosia Peres; n.p. de Domingos Gil e Margarida Bicudo, de Pinda e n.m. de João Correa e Maria da Conceição, de Parati, = cc Rita Maria de Jesus, desta, filha de João Miguel do Rego e Paulina da Silva; n.p. de Baltasar do Rego e Bernarda Rodrigues e n.m. de João da Silva, do Alemtejo, e Vitória da Silva, de Taubaté.

4-3-3-5 Luciano Correa da Silva aos 02-06-1766 casou com Rita Maria de Jesus, filha de Manoel Pinto Franco e Maria Correa de Lima

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio em 02-06-1766 Luciano Correa da Silva, f.l. Salvador Bicudo de Siqueira e Teodosia Peres de Gusmão = cc Rita Maria de Jesus, f.l. Manoel Pinto Franco e Maria Correa de Lima. Ambos os contraentes nts bts e moradores nesta.

4-3-4 Francisca Romeira Cabral, em 1732 era viúva de Manoel Pereira Vila Nova.

 

4-3-5 Violante de Siqueira Leme, natural de Pindamonhangaba, faleceu em Taubaté aos 06-09-1756. Declarou sua naturalidade, filiação, casamento com Pantaleão Ferreira de Toledo, e a geração de três filhos. Foi inventariada em 1 de outubro do mesmo ano. 

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventario que se fez por falecimento de Violante de Siqueira Leme, mulher que foi de Pantaleão Ferreira de Mendonça, moradora que foi no termo desta vila.

Autos ao 01-outubro-1756 em casas de morada que foram de Violante de Siqueira Leme, presente Pantaleão Ferreira de Mendonça, cabeça de casal. Sua mulher havia falecido aos 06-setembro deste preente ano com testamento, que havia casado só uma vez com o sobredito de cujo matrimonio lhe ficaram tres filhos.

 

Titulo dos filhos:

1- Domingos Ferreira, ja defunto, e deixou uma filha casada com Lucas de Freitas Fagundes.

2- Margarida Bicuda, viuva de Thome Portes, e tem filhos.

3- Maria da Conceição casada com o Cap. Francisco Vieira de Toledo.

 

Bens - avaliações - devedores - dividas - partilhas aos 29-11-1756

Monte liquido para se partir entre o casal 1:523$260 reis

cada parte 761$630 reis

Terça 253$876

507$752 reis

meio dote do defunto Thome Portes 254$720

meio dote de Francisco Vieira de Toledo 125$700 reis

Monte Mor= 887$872 que partido em 3 partes toca a cada herdeiro 295$957 reis.

 

Pagamento: ao cabeça de casal de sua meação 761$630 reis.// a herdeira Margarida Bicuda 295$957// ao herdeiro falecido Domingos Ferreira 295$957 reis//ao herdeiro Francisco Vieira 295$957.

Pagamento feito a legataria Escolastica 65$000 reis// as filhas solteiras de Margarida Bicuda do remanescente da terça 179$276 reis.

 

Diz Francisco Vieira de Toledo, morador desta vila, por cabeça de sua mulher Maria da Conceição, que no inventário e partilhas que se fez por falecimento de Fiolante de Siqueira, sua sogra, se acha o suplicante prejudicado na avaliação dos bens do seu dote (...).

 

im 498) Auto de emenda da partilha - 12-janeiro-1756

 

Treslado do testamento de Violante de Siqueira Leme.

(...) aos 23-agosto-1756 anos nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate eu Violante de Siqueira (...) faço este testamento; encomenda a alma.

Testamenteiros: a meu companheiro e esposo Pantaleão Ferreira de Mendonça e o meu [borrado] Manoel Ferreira de Toledo; encomenda o sepultamento e missas.

Sou natural da vila de Pindamonhangaba, f.l. de Domingos Gil e de Margarida Bicuda. Sou casada com Pantaleão Ferreira de Mendonça de cujo matrimonio tivemos os filhos seguintes: Domingos Ferreira casado que foi com Eleonor Moreira, ja defunta, e deixou uma filha. Margarida que foi casada com o defunto Thome Portes. Maria da Conceição casada com Francisco Vieira de Toledo.

Minha filha Margarida dei de dote quando se casou (...). Meu genro Francisco Vieira de Toledo lhe dei de dote (...). Declara bens.

Da minha terça se dara a minha neta Escolastica, filha que foi de Domingos Ferreira e mulher de Lucas de Freitas (...). O remanescente de minha terça se reparta por minhas netas orfãs e solteiras, filhas de minha filha Margarida. (...) Pedi a João Francisco Vieria este por mim fizesse e assinou nesta dita vila de Taubate era et supra. Assino a rogo da testadora Violante de Siqueira Leme = João Francisco Viera.

Aprovação 24-agoswto-1756

 

Diz Manoel Ferreira de Tolledo, morador desta vila, testamenteiro da defunta Violante de Siqueira Leme (...).

4-3-5-1 Domingos Ferreira de Mendonça, já falecido, foi casado com Leanor Moreira de Marins, filha de Antonio Correa de Abreu e Ana Moreira - família Jaques Felix. Leonor foi inventariada em Taubaté em 19-11-1734. Tiveram filha única.

4-3-5-1-1 Escolástica Ferreira de Marins, legatária da avó paterna, casada com Lucas de Freitas Fagundes, natural de Taubaté, filho de Manoel de Freitas Machado e Maria do Bom Sucesso. Geração na família Jaques Felix.

4-3-5-2 Margarida Bicuda, viuva de Thome Portes, e tem filhos.

4-3-5-3 Maria da Conceição casada com o Cap. Francisco Vieira de Toledo.

 

4-4 Domingas da Veiga, filha do Capitão Pedro Gil e sua segunda mulher Izabel da Cunha, com 11 anos em 1668. Foi a segunda mulher de Manoel Vieira Sarmento, falecido em 1720 deixando geração dos dois leitos descritos na família Jaques Felix, neste site.