PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

BERNARDO DA COSTA DE MENDONÇA

(atualizado em 20-junho-2016)

 

 

Nilza Cantoni

 

 

                   Bernardo da Costa de Mendonça, natural de São Vicente da Vila de Arreigada, Prelazia de Tomar, era filho de Manoel Martins e de Marianna da Costa, ambos já falecidos em 1768.

                   Em Santana do Garambéu-MG aos 15-11-1768 casou com Maria Teresa de Jesus, natural de São João del Rei-MG, filha de Manoel José do Bem e Teresa Maria de Jesus. Família “Manoel Jose do Bem”, 2.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Casamentos da Matriz de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena - Livro E-14 (Casamentos 1752/1781) fls. 117 Santana do Garambéu, 15/11/1768, Bemardo da Costa, natural de São Vicente da Vila de Arreigada, Prelazia de Tomar, filho de Manoel  Martins e de Marianna da Costa, ambos já falecidos, com Maria Thereza de Jesus, natural de São João deI Rei, filha de Manoel  Joze do Bem e de  Thereza Maria.

 

                   Bernardo foi inventariado pela viúva em 03-03-1812. Compareceram ou foram representados 13 filhos:

Museu Regional de São José del Rei

Caixa 287 - Inventário

03 de março de 1812

Inventariado: Bernardo da Costa de Mendonça

Inventariante: viúva Maria Tereza de Jesus

Pesquisa: Nilza Cantoni

Ribeirão dos Cavalos, Capela do Garambeo, em casa da viúva. Ela herdou, do pai, parte da Fazenda do Baú

Fls 2, filhos (com anotações do interior do inventário):

- Maria Narciza c/c Vital Antonio de Oliveira, de Barbacena;

- Tereza Maria de Jesus c/c Manoel Pires de Oliveira;

- Manoel da Costa de Mendonça, casado, morador em Campanha;

- Francisco Xavier de Mendonça, casado, morador em Campanha;

- Bernarda Maria c/c Manoel Francisco Pires, morador de Barbacena;

- Mariana Tereza de Jesus c/c Miguel de Almeida Ramos;

- Francisca Maria c/c Antonio de Almeida Ramos;

- Rita Maria c/c Manoel Antonio de Almeida

- João Tomé de Mendonça, casado, morador em Campanha;

- José Martins de Mendonça, casado, morador de Barbacena;

- Luciana Maria c/c João Francisco Pires;

- Joaquina Maria, solteira, 21 anos, tutor foi o irmão Francisco Xavier de Mendonça, depois consta que "pretende se casar com Venancio José Pires";

- Ana Maria casada que foi com Vicente Pires Mondim, pais de Rita 10 anos, Francisco 7 anos, Joaquim 5 anos e Vicente 3 anos.

 

1- Maria Narcisa de Jesus nasceu aos 29-10-1769 e foi batizada em 13 do mês seguinte. Casou com Vital Antonio de Oliveira, filho de José Rodrigues Braga e Bernardina Caetana do Sacramento. Geração na família “Bernardina Caetana do Sacramento”.

Barbacena, MG aos 13-11-1769 na capela da Bertioga, digo Garambeo, filial desta matriz, bat a Maria, f.l. de Bernardo da Costa de Mendonça e Maria Teresa. Foram padrinhos Manoel Jose de Bem e s/mulher Teresa de Jesus, desta freguesia. Nasceu aos vinte e nove de outubro do dito ano.

 

Notar:

Barbacena, MG aos 13-11-1770 bat. a Maria, f.l. de Bernardo da Costa e Maria Teresa. Foram padrinhos Manoel Jose de Bem e s/mulher Teresa de Jesus, todos desta freguesia. Nasceu no dia dezanove de outubro.

 

2- Teresa Maria de Jesus batizada em 15-10-1770. Aos 09-05-1792 casou com Manoel Pires de Oliveira, filho de Antonia da Luz e seu segundo marido Luiz Pires Mondim, família “João Delgado de Oliveira”.

Barbacena, MG aos 15-10-1770 na capela do Garambeo bat a Teresa, f.l. de Bernardo da Costa e Maria Teresa. Foram padrinhos Domingos Rois Carn.º e Maria das Neves mulher de Jose Garcia, da freguesia de São João.

 

3- Manoel da Costa de Mendonça, batizado em 02-01-1772.

Barbacena, MG aos 02-01-1772 na capela de Santa Ana do Garambeo bat a Manoel, f.l. de Bernardo da Costa, natural da vila de Arreigada Prelazia de Tomar, e de sua mulher Maria Teresa natural da freuesia de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei, neto paterno de Manoel Miz e de s/m Mariana da Costa, naturais da dita vila de Arreigada freguesia de S. Vicente Prelazia de Tomar do Patriarcado de Lisboa, neto materno de Manoel Jose de Bem, natural da Ilha do Faial e Bispado de Angra e de Teresa de Jesus, natural da freguesia de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei Bispado de Mariana. Foram padrinhos Manoel Jose Franco, solteiro e Maria Emerenciana mulher de Domingos Roiz.

          Em 1812 casado, morador em Campanha-MG. Muito provavelmente o casado duas vezes. Primeira vez com Ana Rosa de Jesus, filha de João Rodrigues Gomes e Mariana Rosa de Jesus, com geração na família “João da Silva de Oliveira”.

          Segunda vez aos 27-11-1809, Manoel casou com Sebastiana Maria do Espírito Santo, filha de Manoel José de Gouvea e Teresa de Paula - família Goulart de Andrade.

Barbacena, MG matr. - aos 27-11-1809 cap. Sta. Ana do Garambeo filial desta matriz, Manoel da Costa de Mendonça, viuvo de Ana Rosa = cc Sebastiana Maria do Espirito Santo, f.l. Manoel Jose de Gouvea e Teresa de Paula, n/b nesta capela, test.: Antonio V. de Vasconcellos e João Coutinho Portugal.

4- Ana Maria de Jesus (* Ana é citada como Helena no termo de casamento), já falecida em 1812, foi casada com Vicente Pires Mondim, filho de Antonia da Luz, natural de Taubaté-SP e seu segundo marido Luiz Pires Mondim, natural do Arcebispado de Braga-PT; família “João Delgado de Oliveira”.

          Ana Maria de Jesus foi representada no inventário paterno pelos quatro filhos de seu casal:

4-1 Rita, com 10 anos em 1812.

4-2 Maria, batizada em 29-10-1803, afilhada da avó paterna. Não comparece no inventário do avô materno.

B7: Barbacena - Santa Rita aos 29-10-1803 Maria, f.l. de Vicente Pires Mondim e Anna Maria de Jesus, padr.: Vicente Jose do Nascimento e An.ta da Luz, avó da batizada.

4-3 Francisco, com 7 anos em 1812.

4-4 Joaquim, com 5 anos

4-5 Vicente, com 3 anos em 1812.

 

5- Francisco Xavier de Mendonça. Em 1812 casado, também morador em Campanha-MG

 

6- Bernarda Maria de Jesus casada com Manoel Francisco Pires, moradores em Barbacena. Provavelmente o filho de Manoel Francisco Pires e Maria Pereira de Jesus. Família “Francisco de Oliveira Braga”.

          Foram filhos do casal segundo inventário, neste site, da filha Mariana Antonia de Jesus:

6-1 Mariana Antonia de Jesus casou com Severino José do Nascimento, filho de Alexandre Gomes do Nascimento e Ana Antonia de Jesus. Família “Maria Inácia de Jesus”.

          Mariana faleceu em 10-12-1834 e foi inventariada pelo viúvo em 1835. Sem filhos, herdaram seus pais. Falecendo Bernarda duarante a inventariança herdaram seus filhos, irmãos de Mariana.

6-2 Manoel José Pereira, já casado em 1835

6-3 Maria Constança de Jesus casada com José Esteves Pires

6-4 Antonio José Pereira já casado

6-5 Rita Francisca de Jesus casada com Francisco Gomes do Nascimento, irmão de Severino José do Nascimento supra. Família citada.

6-6 José Isidoro Pires, solteiro, com quinze anos em 1835.

6-7 Francisco de Paula Pires com doze anos.

 

7- Mariana Teresa de Jesus casada com Miguel de Almeida Ramos, filho de Antonio de Almeida Ramos e Maria de Oliveira Pedrosa. Geração na família “Francisco de Oliveira Braga” § 2º.

 

8- Francisca Maria casada com Antonio de Almeida Ramos, irmão de Miguel de Almeida Ramos supra. Geração na família citada 8.

 

9- Rita Maria casada com Manoel Antonio de Almeida

 

10- João Tomé de Mendonça, casado, morador em Campanha em 1812. Foi casado aos 21-11-1803 com Mariana Rosa de Jesus, filha de João Rodrigues Gomes e Mariana Rosa de Jesus, família “João da Silva de Oliveira”.

(pesq. Moacyr Villela) Aiuruoca, MG. [João Tomé de Mendonça com Mariana Rosa de Jesus] Aos 21 de Novembro de 1803 na Ermida do Bom Jardim da Freguesia de Barbacena feitas denunciações em Aiuruoca onde os contraentes são moradores e testemunhas Manoel Rodrigues Gomes e Manoel da Costa de Mendonça. Se receberam João Tomé de Mendonça, f.l. Bernardo da Costa de Mendonça e Maria Teresa de Jesus, nat/bat na freguesia da vila de Barbacena = cc Mariana Rosa de Jesus, f.l. João Rodrigues Gomes e Mariana Rosa de Jesus, nat/bat nesta freguesia da Aiuruoca..

Tiveram os filhos,q.d.:

10-1 Manoel Rodrigues da Costa, em Pouso Alegre em junho de 1826, casou com Maria Madalena Coutinha, natural de Barbacena, filha de João Coutinho Portugal e Teresa Margarida de Jesus

Pouso Alegre, MG aos 26-06-1826 nesta matriz, Manoel Rodrigues da Costa, f.l. João Tome da Costa e Mariana Rosa de Jesus = cc Maria Madalena Coutinha, f.l. João Coutinho Portugal e Teresa Margarida de Jesus. Ele natural de Aiuruoca e ela de Barbacena.

 

Pouso Alegre, MG Processo Matrimonial - 16-06-1826 nesta freguesia de Pouso Alegre. Contraentes Manoel Roiz da Costa e Maria Magalena Coutinho - sem impedimento

Manoel Rodrigues da Costa, f.l. João Tome da Costa e Mariana Roza de Jesus, n/b na freguesia da Aiuruoca e de presente morador na freguesia de Ouro Fino = com Maria Madalena Coutinha, f.l. João Coutinho Portugal e Teresa Margarida de Jesus, n/b na capela da Sra Sta do Garambeo filial de Barbacena e de presente nesta. 26 de junho de 1826

10-2 Francisco da Costa de Mendonça, em Pouso Algre aos 29-10-1829, casou com Ana Gonçalves de Jesus, natural de Barbacena, filha de Joaquim Jose Gonçalves e Ana Teodora de Jesus

Pouso Alegre, MG Francisco da Costa de Mendonça com Ana Gonçalves de Jesus. Aos 29-10-1829 nesta matriz de Pouso Algre, testemunhas Custodio da Cunha de Carvalho e o Sarg. Mor Jose Teodoro de Sá e Silva se receberam Francisco da Costa de Mendonça, f.l. João Thome da Costa e Mariana Rosa = com Ana Gonçalves de Jesus, f.l. Joaquim Jose Gonçalves e Ana Teodora de Jesus. Ele natural da vila de Barbacena e ela desta freguesia.

 

11- José Martins de Mendonça casado, morador em Barbacena em 1812. Provavelmente o casado com Maria Madalena de Jesus, filha de Manoel Francisco Pires e Maria Pereira de Jesus. Família “Francisco de Oliveira Braga”.

 

12- Luciana Maria de Jesus aos 09-11-1808 casou com João Francisco Pires, filho de Manoel Francisco Pires e Maria Pereira de Jesus. Geração na família supra citada.

 

13- Joaquina Maria, solteira com 21 anos em 1812, tutelada do irmão Francisco Xavier de Mendonça. Contratou casamento com Venâncio José Pires.